Paulo Knauss de Mendonça

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9236533842481264
  • Última atualização do currículo em 15/07/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1998), tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França (2006). É professor do departamento de História e membro do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e exerce o cargo de Diretor do Museu Histórico Nacional (MHN). É sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ), membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA), do Grupo de Estudos de Arte Pública na América Latina (GEAP) e sócio da Associação Nacional de História (Anpuh). Desenvolve pesquisa sobre as relações entre Arte, Imagem e Cultura Visual, bem como, História, Memória e Patrimônio Cultural. É autor de vários trabalhos, entre os quais mais recentemente se inclui o livro "The Rio de Janeiro Reader - history, politics, culture" (DUP,2016), em co-autoria com Daryle Williams e Amy Chazkel. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Knauss de Mendonça
Nome em citações bibliográficas
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Fluminense, Departamento de História.
Campus do Gragoatá bl. O / sl. 201(LABHOI)
S. Domingos
24210350 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292832
URL da Homepage: http://historia.uff.br/labhoi


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Imaginária urbana e poder simbólico: escultura pública no Rio de Janeiro e Niterói, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Ismênia de Lima Martins.
Palavras-chave: História do Brasil; História da Imagem; Escultura Pública; História Urbana; Arte e Sociedade; História Política.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Desenvolvimento Urbano.
1988 - 1990
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Combate pelo fato: A França Antártica e a afirmação do domínio colonial lusitano na América,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Afonso Carlos Marques dos Santos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1984 - 1987
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2007
Pós-Doutorado.
Universidade de Estrasburgo, UE, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/1999 - Atual
Ensino, Doutorado em História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de Pesquisa (Cultura e Sociedade)
02/1992 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Imagem
História Oral
Introdução ao Estudo da História
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Teoria, Métodos e Historiografia
08/2002 - 07/2004
Direção e administração, Departamento de História, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
04/2000 - 07/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Licenciaturas, .

Cargo ou função
Presidente.

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, APERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2015
Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Diretor Geral

Atividades

10/2015 - Atual
Direção e administração, Museu Histórico Nacional, .

Cargo ou função
Diretor.

Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
A dor da cidade: memória, trauma e acontecimento na cidade de Niterói
Descrição: A pesquisa discute relações entre cidade, memória e trauma a partir da história do acontecimento. A imagem do retorno do fato marca uma virada historiografia contemporânea que revigorou o interesse pelo estudo dos acontecimentos e da curta duração a partir de novos pontos de vista. Nesse sentido, a pesquisa relaciona história do acontecimento e história da memória, procurando caracterizar processos produção de lembranças e esquecimentos a partir de acontecimentos traumáticos que mobilizam a memória urbana. Desse modo, a reflexão interroga a tradição dos estudos de história urbana que entaizam perspectivas saudosistas e líricas da memória da cidade, sacralizando o passado. Daí a abrodagem do acontecimento traumático ser indicado para uma abordagem crítica do passado da cidade. O estudo pretende investigar três eventos da história da cidade de Niterói, RJ: a revolta das barcas de 1959; o incêndio do circo de 1961; e a ocupação do ginásio esportivo Caio Martins como presídio político em 1964. Trata-se de caracterizar processos de enquadramento da memória, disputa da memória e de memória subterrânea. O resultado pretende ser a reunião de um conjunto de artigos reunidos em livro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Objetos do Rio: 450 anos de história da cidade - memória, história e materialidade
Descrição: O projeto de pesquisa pretende destacar as relações entre memória e materialidade a partir da abordagem histórica, procurando explorar o campo da história de objetos. O estudo dos objetos se relaciona com questões da cultura material e do consumo, sendo tema tradicional de disciplinas como a Museologia, a Antropologia e a História da Arte. Contemporaneamente, o campo do estudo da produção de sentidos renovou a abordagem da história dos objetos. Por outro lado, do ponto de vista da construção disciplinar da História, não se pode deixar de considerar que a tradição dos antiquários tomou os objetos na sua materialidade como fontes centrais do conhecimento histórico. A partir da história da cultura material que a historiografia contemporânea incorporou os objetos à pesquisa histórica. Mais recentemente, os objetos passaram a se constituir como objetos de estudo particular, sendo caracterizados como agentes da história. Nesse sentido, cabe salientar o lugar central que os objetos ocupam nos processos de construção de memória, constituindo-se em representações do passado, caracterizados pelo seu potencial de ressonância e evocação do passado. A pesquisa tem como meta a produção de um livro sobre objetos que permitem abordar a história da cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Sentidos da Arte Estrangeira no Brasil
Descrição: A pesquisa pretende tratar a presença da arte estrangeira no Brasil entre o fim do século XIX e a primeira metade do século XX, discutindo seus significados e importância na construção do sistema de arte no Brasil. A organização da pesquisa se sustenta, em primeiro lugar, no estudo de coleções de arte europeia, buscando caracterizar a prática de colecionar arte estrangeira, a partir da análise de suas formas de aquisição, acumulação, organização, exibição e desmembramento. Num segundo momento, a pesquisa pretende investigar biografia de peças artísticas europeias, para em seguida investigar a história de exposições de arte europeia no contexto da Segunda Guerra Mundial e anterior à criação da Bienal de Artes de São Paulo. Trata-se de um estudo que procura propor um enfoque original sobre a história da arte no Brasil não insistindo no estudo da produção artística de caráter nacional, procurando, porém, evidenciar como a produção de sentidos sobre a arte estrangeira está condicionada por um olhar local contextualizado que nacionaliza as leituras da arte estrangeira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Governadores em Foco: A Construção da Imagem dos Chefes de Governo do Estado da Guanabara e do novo Estado do Rio de Janeiro na Coleção Fotográfica Oficial (1960-1999)
Descrição: O projeto tem como objeto de estudo a construção da imagem dos chefes de governo estadual a partir da análise da coleção de fotografias da Coordenaria de Comunicação Social ? CCS do Governo do Estado do Rio de Janeiro, existente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro - APERJ. A coleção engloba as imagens produzidas pelo serviço oficial a serviço dos governadores do antigo estado da Guanabara e do novo estado do Rio de Janeiro, abarcando o período entre 1960 e 1999, na seqüência dos governos de Carlos Lacerda a Marcello Alencar. O conjunto documental é composto por aproximadamente 50 mil itens documentais, divididos entre negativos, contatos e fotografias ampliadas, além de fichas remissivas e de controle. Ao final, a interrogação deve conduzir a uma caracterização dos usos e funções a partir da história administrativa da CCS e da memória dos fotógrafos da agência de fotográfica, bem como estudar as formas e sentidos das fotografias dos governadores, para discutir relações entre imagem e política na história do Brasil contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Knauss de Mendonça - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2006 - 2012
Imagens Urbanas no Brasil: escultura pública e grafite urbano contemporâneo
Descrição: Este projeto tem como objetivo discutir o universo da imaginária urbana. O recorte recai sobre o estudo de dois tipos de imagens urbanas: a escultura pública e o grafite urbano contemporâneo. O estudo investiga a história dos sentidos atribuídos aos espaços urbanos e às cidades no Brasil, para problematizar os processos de construção de identidades sociais e interrogar o patrimônio cultural. Ao lado disso, o estudo pretende colocar em discussão aspectos da história da arte no Brasil, pouco valorizados na historiografia e ressaltar como a arte pública se define como um campo de relações entre a sociedade civil e a sociedade política, entre o Estado e os movimentos sociais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2013 - Atual
Digitalização dos Folhetos Apreendidos pelas Polícias Políticas do Rio de Janeiro
Descrição: Trata-se de projeto de digitalização de documentos apresentado ao Programa para Bibliotecas e Arquivos Latino Americanos - PLALA, dirigido pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da Universidade de Harvard, EUA, que vai garantir preservação e difusão de acervo da polícia política das décadas de 1930 a 1970, de grande interesse para a pesquisa da história política do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Paulo Knauss de Mendonça - Coordenador / Maria Teresa Bandeira de Mello - Integrante.
2010 - 2012
Memória Iconográfica, Sonora e Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto tem por objetivo criar suporte ao desenvolvimento de estudos e pesquisas históricas, por meio de ações de conservação e preservação que possibilitem o armazenamento e acondicionamento adequados dos documentos iconográficos, sonoros e audiovisuais do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro ? APERJ visando sua disponibilização ao usuário. Trata-se de investimento importante na infra-estrutura da pesquisa no Estado do Rio de Janeiro com o propósito de estimular a pesquisa científica e os estudos analíticos de fontes documentais inéditas e atuar como mecanismo para promover a produção do conhecimento histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Knauss de Mendonça - Coordenador / Maria Teresa Bandeira de Mello - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Restauração, Acondicionamento e Informatização da Documentação do Fundo: Presidência da Província do Rio de Janeiro (1757-1889)
Descrição: O projeto teve como objetivo o tratamento técnico de conservação do acervo, constituído por 90 metros lineares de documentos que constitui o fundo documental da Presidência de Província do Rio de Janeiro - século XIX. Ao longo do projeto foram tratados 282 códices e 75 mapas e plantas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paulo Knauss de Mendonça - Coordenador.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro
2012 - Atual
Periódico: Acervo (Rio de Janeiro)
2012 - Atual
Periódico: Anais do Museu Mariano Procópio
2011 - Atual
Periódico: Patrimônio e Memória (UNESP)
2011 - Atual
Periódico: Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso)
2008 - Atual
Periódico: Aedos - Revista do corpo discente do PPGH da UFRGS
2007 - Atual
Periódico: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
2003 - 2004
Periódico: Revista História Hoje (São Paulo)
2002 - Atual
Periódico: Transit Circle (Porto Alegre)
2002 - Atual
Periódico: Tempo. Revista do Departamento de História da UFF


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Anos 90 (Online) (Porto Alegre)
2012 - 2012
Periódico: Acervo (Rio de Janeiro)
2012 - Atual
Periódico: Revista da UNIFA (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Anais do Museu Mariano Procópio
2013 - 2013
Periódico: História Oral (Rio de Janeiro)
2013 - Atual
Periódico: Passagens: Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica
2013 - Atual
Periódico: Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História d
2013 - 2013
Periódico: Revista Eletrônica Expedições: Teoria da História e Historiografia
2013 - 2013
Periódico: Estudos Historicos (Rio de Janeiro)
2012 - 2012
Periódico: Anais do Museu Histórico Nacional
2015 - Atual
Periódico: Museologia e Patrimônio
2017 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Ibero-americanos
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS IBERO-AMERICANOS (PUCRS. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História e Patrimônio Cultural.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Imagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Oral.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Urbana.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: Educação e Ensino de História.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Sócio Correspondente, Instituto Histórico de Petrópolis.
2014
Sócio Correspondente, Instituto Histórico e Geográfico de Campina Grande.
2010
Membro, Comitê Brasileiro de História da Arte - CBHA.
2009
Sócio Honorário, Instituto HIstórico e Geográfico Brasileiro.
2005
Sócio Titular, Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KNAUSS, Paulo2015KNAUSS, Paulo. O legado do artista: arte brasileira na Coleção Galdino Guttmann Bicho. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, v. 45, p. 301-321, 2015.

2.
KNAUSS, PAULO2015KNAUSS, PAULO. Pero de Vila Nova, o francês que se integrou ao mundo colonial português. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, v. 22, p. 75-83, 2015.

3.
KNAUSS, Paulo2014KNAUSS, Paulo; MAIA, Eric . Niterói, 1964 - Memórias da prisão esquecida: a Operação Limpeza e o cárcere político do Caio Martins. Acervo, v. 27, p. 99-120-120, 2014.

4.
KNAUSS, PAULO2013KNAUSS, PAULO. Jogo de olhares: índios e negros na escultura do século XIX entre a França e o Brasil. História (São Paulo. Online), v. 32, p. 122-143, 2013.

5.
KNAUSS, Paulo2013KNAUSS, Paulo; NASCIMENTO, Mariana. B. ; BUENO, Danilo. A. . Arquivos Vivos da Administração Pública: O Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro (PGD-RJ). Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, v. 3, p. 189-211, 2013.

6.
KNAUSS, Paulo2013KNAUSS, Paulo. Novos olhares sobre o ensino de História. Revista do Professor, v. 5, p. 14-17, 2013.

7.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2012KNAUSS, Paulo. Nossas ruas têm história. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, v. 19, p. 339-341, 2012.

8.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2012KNAUSS, Paulo. A cartografia impressa do Brasil. Navigator (Rio de Janeiro), v. 8, p. 149-151, 2012.

9.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2011KNAUSS, Paulo. A presença dos estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil a partir da década de 50 do século XX. Varia História (UFMG. Impresso), v. 27, p. 581-597, 2011.

10.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2010KNAUSS, Paulo. Os corsários franceses do Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 170, p. 83-102, 2010.

11.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2010KNAUSS, Paulo. A interpretação do Brasil na escultura pública: arte, memória e história. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 171, p. 219-232, 2010.

12.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2010KNAUSS, Paulo; KRAAY, Hendrik . A inauguração da estátua de José Bonifácio na visão de um correspondente estrangeiro, 7 de setembro de 1872. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 171, p. 279-289, 2010.

13.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2010KNAUSS, Paulo. Patrimônio cultural e desenvolvimento científico no Brasil. Parcerias Estratégicas (Brasília), v. 15, p. 349-356, 2010.

14.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2010KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 19&20 (Rio de Janeiro), v. V, p. 55, 2010.

15.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2009KNAUSS, Paulo. Arte pública e direito à cidade: o encontro da arte com as favelas no Rio de Janeiro contemporâneo. Tempo e Argumento, v. 1, p. 17-29, 2009.

16.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2009KNAUSS, Paulo. História da arte como história da imagem: aproximações. Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas), v. 3, p. 51-59, 2009.

17.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2009KNAUSS, Paulo. Por onde anda a escola na atualidade: Ensino Médio, livros didáticos e ensino de História. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES, v. 15, p. 117-142, 2009.

18.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2009KNAUSS, Paulo. Usos do passado, arquivos e universidade. Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU), v. 40, p. 9-16, 2009.

19.
FREITAS, Carla2009FREITAS, Carla ; KNAUSS, Paulo . Usos eletrônicos do passado: digitalização de documentos e política de arquivos. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 4, p. 11-24, 2009.

20.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2009KNAUSS, Paulo. Do academicismo ao art déco: arquitetura e escultura pública no Rio de Janeiro. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, v. 170, p. 379-391, 2009.

21.
AZEVEDO, F. L. N.2008AZEVEDO, F. L. N. ; KNAUSS, Paulo . Território das Américas: usos do passado e relações interamericanas nas ruas do Rio de Janeiro. Diálogos (Maringá), v. 12, p. 183-205, 2008.

22.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2008KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90 (UFRGS), v. 15, p. 151-168, 2008.

23.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2008KNAUSS, Paulo. História e ética: a historiografia como fato moral. História Unisinos, v. 12, p. 140-147, 2008.

24.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2008KNAUSS, Paulo. No rascunho do Novo Mundo: os espaços e os personagens da França Antártica. História (São Paulo), v. 27, p. 143-153, 2008.

25.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2008KNAUSS, Paulo. Os sentidos da arte estrangeira no Brasil: exposições de arte no contexto da Segunda Guerra Mundial. Esboços (UFSC), v. 19, p. 187-198, 2008.

26.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2007KNAUSS, Paulo. A cidade como sentimento: história e memória de um acontecimento na sociedade contemporânea - o incêndio do Gran Circus Norte-Americano em Niterói, 1961. Revista Brasileira de História, v. 53, p. 25-54, 2007.

27.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2007KNAUSS, Paulo. Atualidade do patrimônio: entre a celebração dos 70 anos do IPHAN e os roubos de bens culturais. Revista Cidade Nova (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-6031 Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro), v. 1, p. 175-185, 2007.

28.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2007KNAUSS, Paulo. Imagens que povoam a cidade: ate pública no Rio de Janeiro contemporâneo. Cadernos de Antropologia e Imagem (UERJ), v. 25, p. 153-169, 2007.

29.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2007KNAUSS, Paulo. O nome do Brasil: usos do passado e política da língua. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v. 168, p. 291-304, 2007.

30.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2006KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura (UFU), v. 8, p. 97-119, 2006.

31.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2006KNAUSS, Paulo. Scaling down the monumental: how public art came to inspire community action in Rio. Review: Literature and Arts of the Americas, v. 73, p. 45-62, 2006.

32.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2006KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M. . Memória em movimento: a experiência videográfica do LABHOI/UFF. História Oral (Rio de Janeiro), v. 9, p. 143-158, 2006.

33.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2006KNAUSS, Paulo. Inventory of differences from a South-Amercian Perspective. Review of International American Studies, v. 1, p. 14-16, 2006.

34.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2005KNAUSS, Paulo. O desafio de representar o futuro: a estátua eqüestre de d. Pedro II e os sentidos da escultura monumental no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 37, p. 239-252, 2005.

35.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2005KNAUSS, Paulo. Discurso de Posse. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, v. 14, p. 41-56, 2005.

36.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2005KNAUSS, Paulo. O desafio da ciência: modelos científicos no ensino de história. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 25, p. 279-295, 2005.

37.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2001 KNAUSS, Paulo. O cavalete e a paleta: arte e prática de colecionar no Brasil. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 33, p. 23-44, 2001.

38.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2001KNAUSS, Paulo. Villegagnon e a França Antártica: uma reavaliação. Notícia Bibliográfica e Histórica (PUCCAMP), Campinas, v. XXXIII, n.181, p. 133-135, 2001.

39.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO2000KNAUSS, Paulo. O descobrimento do Brasil em escultura: imagens do civismo. Projeto História (PUCSP), São Paulo, v. 20, p. 175-192, 2000.

40.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO1997KNAUSS, Paulo. O poder e a estatuária. Caderno Cultural (Brasília), Rio de Janeiro, 1997.

41.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO1997KNAUSS, Paulo. A construção da imagem de Oswaldo Cruz. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. IV, n.2, 1997.

42.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO1997 KNAUSS, Paulo. Imagem do espaço, imagem da história: a representação espacial da cidade do Rio de Janeiro. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 135-148, 1997.

43.
KNAUSS, Paulo;KNAUSS, PAULO1988KNAUSS, Paulo. Annales; os contornos da renovação. Arrabaldes, Petrópolis, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize (Org.) ; ALVES, M. (Org.) ; PAIVA, Diego Sousa de (Org.) ; CARNEIRO, M. (Org.) ; CZIZEWESKI, G. M. (Org.) ; PEREIRA, A. T. (Org.) ; VIANA, M. L. (Org.) ; SILVA, C. F. (Org.) ; ASSIS, S. A. B. (Org.) . Outros objetos do olhar: história e arte. 1. ed. Niterói: LABHOI-UFF, 2016. v. 1. 115p .

2.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize (Org.) . Objetos do Olhar: História e Arte. 1. ed. São Paulo: Rafael Copetti, 2015. v. 1. 286p .

3.
WILLIAMS, D. ; CHAZKEL, A. ; KNAUSS, Paulo . The Rio de Janeiro Reader: history, culture, politics. 1. ed. Durham, US-London, UK: Duke University Press, 2015. v. 1. 390p .

4.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M. (Org.) ; MOTTA, Marly (Org.) . Nos tempos da Guanabara, 1960-1975 - uma história visual. 1. ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo - Edições de Janeiro, 2015. v. 1. 319p .

5.
MALTA, Marize (Org.) ; VELLOSO, Monica Pimenta (Org.) ; OLIVEIRA, Cláudia de (Org.) ; KNAUSS, Paulo (Org.) ; BESSONE, T. (Org.) ; CARDOSO, Rafael (Org.) ; MARÇAL, Joaquim (Org.) ; LOPES, Aristeu Elisandro Machado (Org.) ; GONÇALVES,, Denise (Org.) ; VERGARA, Moema de Rezende (Org.) ; CAVALCANTI, Ana (Org.) ; NERY, Laura (Org.) . Revistas ilustradas: modos de ler e ver no Segundo Reinado. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011. v. 1. 190p .

6.
KNAUSS, Paulo; RICCI, Claudia ; CHIAVARI, Maria . Brasil: uma cartografia. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010. v. 1. 152p .

7.
GRINBERG, Lucia (Org.) ; KNAUSS, Paulo (Org.) . Memórias da Justiça Federal: depoimentos. 1. ed. Rio de Janeiro: CCJF, 2009. v. 1. 210p .

8.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília (Org.) ; BICALHO, M. F. (Org.) ; QUADRAT, Samantha Viz (Org.) . Culturas políticas, memória e historiografia. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009. v. 1.

9.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M. (Org.) ; LUCCA, Tania Regina de (Org.) . História: catálogo do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio - PNLEM/2008. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2007. v. 1.

10.
KNAUSS, Paulo; Calainho, Daniela Buono (Org.) . Usos do Passado - XII Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2006. v. 1.

11.
KNAUSS, Paulo. Oeste americano: quatro ensaios de história dos Estados Unidos de Frederick Jackson Turner. 1a. ed. Niterói: Ed UFF, 2004. v. 1.

12.
KNAUSS, Paulo; Sonia Torres (Org.) ; MAUAD, A. M. (Org.) . Sentidos da Americanidade / Senses of Americaness - Anais da XIII Jornada de Estudos Americanos. 1. ed. Rio de janeiro: ABEA - Assoc. Bras. de Est. Americanos, 2004. v. 1.

13.
KNAUSS, Paulo. Sorriso da Cidade: Imagens Urbanas e História Política de Niterói. 1a.. ed. Niterói: Niterói Livros, 2003. v. 1. 213p .

14.
KNAUSS, Paulo; GABRIEL, C. . Macaé: Memória e História. 1. ed. Macaé: Prefeitura de Macaé, 2002. v. 1.

15.
KNAUSS, Paulo. Roteiro documental para a história de Macaé. 1. ed. Macaé: Prefeitura de Macaé, 2001. v. 1.

16.
KNAUSS, Paulo; MONTEIRO, A. M. ; GABRIEL, C. ; ABREU, M. . Niterói são outros 500; história local no ensino fundamental. , 2000.

17.
KNAUSS, Paulo. Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999. 191p .

18.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L. (Org.) . Cidade múltipla: temas de história de Niterói. 1. ed. Niterói: Niterói Livros, 1997. v. 1. 259p .

19.
KNAUSS, Paulo. O Rio de Janeiro da pacificação: franceses e portugueses na disputa colonial. 1. ed. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1991. v. 1. 135p .

Capítulos de livros publicados
1.
KNAUSS, Paulo. D. Leopoldina e a arte no Brasil. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; MARINS, Álvaro; BEZERRA, Rafael Zamorano. (Org.). D. Leopoldina e seu tempo: sociedade, política, ciência e arte no século XIX. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2016, v. 1, p. 121-134.

2.
KNAUSS, PAULO. A construção da perspectiva: história do olhar e arte no Brasil. In: SPINI, Ana Paula; LEHMKUHL, Luciene; SILVA, Valéria Mara da. (Org.). Imagens na escrita da história. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti, 2016, v. 1, p. 32-47.

3.
KNAUSS, PAULO. Janela para a cidade. In: Beatriz Kushnir e João Luiz Vieira. (Org.). Rio 450 anos de cinema. 1ed.Rio de Janeiro: Em Tempo, 2016, v. 1, p. 72-84.

4.
KNAUSS, Paulo. O legado do artista: arte brasileira na coleção Galdino Guttmann Bicho. In: Paulo Knauss; Marize Malta. (Org.). Objetos dol olhar: história e arte. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti, 2015, v. 1, p. 44-64.

5.
KNAUSS, Paulo; ALVES, M. . Guilherme Guinle: arte e colecionismo no Brasil da primeira metade do século XX. In: Ana Cavalcanti; Marize Malta; Sonia Gomes Pereira. (Org.). Coleções de arte: formação, exibição, ensino. 1ed.Rio de Janeiro: Rio Books, 2015, v. 1, p. 223-232.

6.
KNAUSS, Paulo. A guerra da Guanabara: a fundação da cidade do Rio de Janeiro e a metáfora da pacificação. In: Ilmar Rohloff de Mattos; Jaime Pacheco dos Santos; Roberto Anunciação Antunes. (Org.). Rio de Janeiro: histórias concisas de uma cidade de 450 anos. 1ed.Rio de Janeiro: SME, 2015, v. 1, p. 13-24.

7.
KNAUSS, Paulo. Caminhos do Patrimônio Fluminense. In: Carmen Silvia Machado et alii. (Org.). Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. 1ed.Rio de Janeiro: In-folio, 2015, v. 1, p. 08-19.

8.
KNAUSS, Paulo. A França Antártica e a conquista do Rio de Janeiro. In: Paulo Roberto Pereira. (Org.). 450 anos da cidade de São Sebstião do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Academia Carioca de Letras-Batel, 2015, v. 1, p. 251-259.

9.
KNAUSS, Paulo. Passado pitoresco: a literatura e a historiografia da verossimilhança de Luiz Edmundo. In: MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. (Org.). Os vice-reis no Rio de Janeiro: 250 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2015, v. 1, p. 261-276.

10.
KNAUSS, Paulo. Jogo de formas: art déco e escultura pública no Rio de Janeiro. In: Maria Bernadete Ramos Flores e Patricia Peterle. (Org.). História e Arte: herança, memória, patrimônio. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014, v. , p. 66-84.

11.
KNAUSS, Paulo. Usos do passado e patrimônio cultural. In: Dalva Reinheimer & Rosane Marica Neumann. (Org.). Patrimônio Histórico nas comunidades teuto-brasileiras. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2014, v. 1, p. 16-30.

12.
KNAUSS, Paulo. A imaginação cartográfica e os mapas do Brasil. In: Ana Lucia Villas-Bôas; Marta de Almeida. (Org.). Ciência no Brasil contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: Museu de Astronomia, 2014, v. 1, p. 11-27.

13.
KNAUSS, Paulo. A luta continua: usos do passado, democracia e arquivos da repressão no Brasil. In: Angélica Müller; Inez Stampa; Marco Aurélio Santana. (Org.). Documentar a ditadura: arquivos da repressão e da resistência. 1ed.Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2014, v. 1, p. 90-101.

14.
KNAUSS, Paulo. Arte e política: imagem e cultura visual. In: Arthur Freitas; Rosane Kaminski. (Org.). História e arte: encontros disciplinares. 1ed.São Paulo: Intermeios, 2013, v. 1, p. 55-64.

15.
KNAUSS, Paulo. As Américas em monumento: escultura pública e relações interamericanas no Brasil. In: FÁBREGAS, Marcela Drien; RODRÍGUEZ, Teresa Espantoso; CARRASCO, Carolina Venegas.. (Org.). Transitos, apropriaciones y marginalidades del arte público en América Latina. 1ed.Santiago, Chile: Universidad Adolfo Inbañez, 2013, v. 1, p. 359-371.

16.
KNAUSS, Paulo. A documentação de Vassouras e do Vale do Paraíba no acervo da Presidência da Província - século XIX. In: Neusa Fernandes e Olínio Gomes P. Coelho. (Org.). História e geografia do Vale do Paraíba. 1ed.Vassouras: IHGV, 2013, v. 1, p. 273-279.

17.
KNAUSS, Paulo. Usos do passado e tempo presente: arquivos da repressão e conhecimento histórico. In: VARELLA, Flavia; MOLLO, Helena M.; PEREIRA, Mateus Henrique de Faria; MATA, Sérgio da. (Org.). Tempo presente e usos do passado. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2012, v. , p. 143-155.

18.
KNAUSS, Paulo. Amaral Peixoto e a arquitetura fluminense: a construção do patrimônio fluminense. In: Andréa Telo da Côrte. (Org.). Amaral Peixoto: história, memória, política. 1ed.Niterói: FUNARJ-MHAERJ, 2012, v. , p. 113-128.

19.
KNAUSS, Paulo; VILAÇA, Fabiano . O Roteiro dos Sete Capitães: história e documento. In: GABRIEL, Adelmo; LUZ, Margareth da. (Org.). Roteiro dos Sete Capitães: documento e ensaios. 1ed.Macaé: Funemac, 2012, v. 1, p. 93-128.

20.
KNAUSS, Paulo; Brum,Ignácio Sergio Mario . Encontro marcado: a favela como objeto da pesquisa histórica. In: Marco Antonio da Silva Mello; Luiz Antonio Machado da Silva; Leticia de Luna Freire; Soraya Silveira Simões. (Org.). Favelas cariocas: ontem e hoje. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2012, v. 1, p. 121-140.

21.
KNAUSS, Paulo. Modernités importées: le portrait de Suzanne Bloch de Pablo Picasso et les représentations de l'art étranger au Brésil.. In: Daniel Aarão Reis; Denis Rolland. (Org.). Modernités nationales, modernités importées entre Ancien et Nouveau Monde, XIXéme-XXIème siècles. 1ed.Paris, França: L´Harmattan, 2012, v. 1, p. 251-260.

22.
KNAUSS, Paulo. Presença de estudantes: o encontro de museus e escola no Brasil da década de 50 do século XX. In: Francisco Régis Lopes Ramos; Antônio Luiz Macedo e Silva Filho. (Org.). Cultura e Memória. 1ed.Fortaleza: UFC; Instituto Frei Tito, 2012, v. 1, p. 351-366.

23.
KNAUSS, Paulo; OLIVEIRA, Camila da Costa . Usos do passado e arquivos da polícia política. In: Samantha Viz Quadrat. (Org.). Caminhos cruzados: história e memória dos exílios latino-americanos no século XX. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. 1, p. 289-300.

24.
KNAUSS, Paulo. Arte e política. In: Marcelo Campos; Maria Berbara; Roberto Conduru; Vera Beatriz Siqueira. (Org.). História da Arte: ensaios contemporâneos. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011, v. 1, p. 174-182.

25.
KNAUSS, Paulo. Macaé: usos do passado e sentidos da história local. In: AMANTINO, Marcia; RODRIGUES, Claudia; ENGEMANN, Carlos; FREIRE, Jonis. (Org.). Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé (séculos XVII ao XIX). 1ed.Rio de Janeiro: Apicuri, 2011, v. 1, p. 15-27.

26.
KNAUSS, Paulo. O Brasil na escultura de Louis Rochet. In: PINHEIRO, Liliana. (Org.). Olhar dos viajantes. 1ed.São Paulo: Duetto, 2010, v. 1, p. 78-81.

27.
KNAUSS, Paulo. O Retrato de Suzanne Bloch de Pablo Picasso e os sentidos da arte estrangeira no Brasil. In: Daniel Aarão Reis e Denis Rolland. (Org.). Intelectuais e Modernidades. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2010, v. 1, p. 293-302.

28.
KNAUSS, Paulo. Projeto premiado: a estátua equestre de d. Pedro I no desenho de Maximiano Mafra. In: Marize Malta. (Org.). O ensino artístico, a história da arte e o museu d. João VI. 1ed.Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2010, v. 1, p. 161-170.

29.
KNAUSS, Paulo. Art étranger et modernité nationale: les sens de l?art étranger au Brésil durant la Seconde Guerre Mondiale. In: ROLLAND, Denis; REIS, Daniel Aarão. (Org.). Modernités Alternatives. L?Historien face aux discours et representations de la modernité. 1ed.Paris: Harmattan, 2009, v. 1, p. 321-333.

30.
KNAUSS, Paulo. Por onde anda a história na atualidade da escola: Ensino Médio, livros didáticos e enisno de História. In: Helenice Rocha; Marcelo magalhães; Rebeca Gontijo. (Org.). A escrita a história escolar: memória e historiografia. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2009, v. 1, p. 293-308.

31.
KNAUSS, Paulo. Usos do passado e patrimônio cultural: sobre roubos e furtos de bens culturais na atualidade. In: CARVALHO, Claudia S.R. de; GRANATO, Marcus; BEZERRA, Rafael Z.; BENCHETRIT, S.. (Org.). Um olhar contemporâneo sobre a preservação do patrimônio cultural material. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2008, v. , p. 304-314.

32.
KNAUSS, Paulo. Macaé: usos do passado e sentidos da história local. In: FERNANDES, Neusa; COELHO, Olínio Gomes P.. (Org.). História e geografia fluminense. 1ed.Rio de Janeiro: IHGRJ - CREA-RJ, 2008, v. , p. 181-192.

33.
KNAUSS, Paulo. Sentidos da arte estrangeira no Brasil. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis. (Org.). Modernidades alternativas. Rio de Janeiro: FGV, 2008, v. , p. 207-221.

34.
KNAUSS, Paulo. A festa da imagem: a afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. In: Ana M. T. Cavalcanti; Camila Dazzi; Arthur Valle. (Org.). Oitocentos - arte brasileira do Império à Primeira República. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes - UFRJ, 2008, v. , p. 178-186.

35.
KNAUSS, Paulo. Imágenes de las Américas a partir de Brasil: entre la democracia y la globalización. In: VILLAFAÑE, Victor L.; CASTRO MARIÑO, Soraya.. (Org.). Estados Unidos y América Latina: los neuvos desafios. Mexico: Jorale Editores, 2007, v. 1, p. 91-107.

36.
KNAUSS, Paulo. Images da amizade: escultura pública e relações interamericanas no Brasil. In: Angela de Castro Gomes. (Org.). Direitos e cidadania: memória, política e cultura. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2007, v. , p. 269-293.

37.
KNAUSS, Paulo. Usos do passado: apresentação. In: CALAINHO, Daniela Buono; Knauss, Paulo. (Org.). Usos do passado XII encontro Regional de História. Niterói: Anpuh-Rio, 2006, v. 1, p. 5-5.

38.
KNAUSS, Paulo. Brasil, terra de corsários: Du Clerc e Duguay-Trouin, o conde d´Estaing. In: MARIZ, Vasco. (Org.). Brasil-França: Relações históricas no período colonial. 136ed.Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2006, v. 1, p. -117.

39.
KNAUSS, Paulo. Fontes para o estudo da história da presença francesa na américa portuguesa. In: MARIZ,Vasco. (Org.). Brasil-França: relações históricas no periódo colonial. 181ed.Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2006, v. 1, p. -.

40.
KNAUSS, Paulo. O spray faz a diferença. In: Sueli de Lima et. alii. (Org.). Tinta no morro. Rio de Janeiro: Centro de Artes da Mangueira - UNESCO, 2004, v. , p. 23-30.

41.
KNAUSS, Paulo. História de coleção e história de exposição. In: José neves Bittencourt, Sarah F. Benchetrit & Vera Lucia Botrel Tostes. (Org.). História repesentada: o dilema dos museus. 1ed.Rio de Janerio: Museu Histórico Nacional, 2003, v. 1, p. 127-134.

42.
KNAUSS, Paulo. A imagem do índio brasileiro: escultura , regionalismo e disputa simbólica. In: João Cézar de Castro Rocha. (Org.). Nenhum Brasil existe: pequena enciclopédia. Rio de Janeiro: Topbooks, 2003, v. , p. 1049-1061.

43.
KNAUSS, Paulo. Entre normas e conflitos: o cotidiano escolar na documentação do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. In: SBHE - Soc. Bras. de Hist da Educação. (Org.). Educação no Brasil: história e historiografia. 1a.ed.Campinas: Autores Associados, 2001, v. , p. 205-216.

44.
KNAUSS, Paulo. Grafite Urbano Contemporâneo. In: Sonia Torres. (Org.). Raízes e rumos: perspectivas interdisciplinares em estudos americanos. 1a.ed.Rio de Janeiro: Sette Letras, 2001, v. , p. 334-353.

45.
KNAUSS, Paulo. A França Antártica, a França Equinocial e os corsários franceses do século XVIII. In: Paulo Roberto Pereira. (Org.). Brasiliana da Biblioteca Nacional. 1ed.Rio de Janeiro: FBN-MinC, 2001, v. 1, p. 161-174.

46.
KNAUSS, Paulo. Sobre a norma e o óbvio. In: Sonia Nikitiuk. (Org.). Repensando o ensino de história. 4aed.São Paulo: Cortez, 2001, v. 1, p. 26-46.

47.
KNAUSS, Paulo. Imaginária ubana: escultura pública na paisagem construída do Brasil. In: Heliana A. Salgueiro. (Org.). Paisagem e Arte. 1a.ed.São Paulo: CBHA, 2000, v. 1, p. 407-414.

48.
KNAUSS, Paulo. Imagens da cidade: monumentos e esculturas no Rio de Janeiro. In: Antonio Herculano Lopes. (Org.). Entre Europa e África. 1ed.Rio de Janeiro: Topbooks, 2000, v. , p. 289-300.

49.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, F. N. . Imagens da aproximação: periódicos literários e a circulação de idéias entre Brasil e Argentina nos anos 30. In: Fundação Alexandre de Gusmão. (Org.). A visão do outro: seminário Brasil-Argentina. 1ed.Brasília: FUNAG, 2000, v. 1, p. 641-662.

50.
KNAUSS, Paulo. Imagerie urbaine et civisme: murs et places de Rio de Janeiro et Niterói. In: Kátia de Queiroz Mattoso; Idelette Muzart Fonseca dos Santos; Denis Rolland. (Org.). Materiaux pour une histoire culturelle du Brésil. 1ed.Paris: L'Harmattan, 1999, v. 1, p. 55-71.

51.
KNAUSS, Paulo; ABREU, M. ; BELLUCCO, H. . Esfinges urbanas: quadros da imaginária urbana. In: Paulo Knauss. (Org.). Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999, v. , p. 136-160.

52.
KNAUSS, Paulo. O homem brasileiro possivel: monumento da Juventude Brasileira. In: Paulo Knauss. (Org.). Cidade vaidosa: imagens urbanas do Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Sette Letras, 1999, v. , p. 29-44.

53.
KNAUSS, Paulo. O suplicante: João de Bolès entre os portugueses.. In: ANPUH. (Org.). História em debate. 1ed.São Paulo: InFour, 1992, v. , p. -.

54.
KNAUSS, Paulo. Terra da pacificação: franceses e portugueses na disputa colonial. In: Denise Rollemberg. (Org.). Que história é essa?; novos temas e problemas em história. 1ed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KNAUSS, Paulo. Às margens do pedestal. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 74 - 79, 06 mar. 2015.

2.
KNAUSS, Paulo. A estátua que não houve. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 76 - 79, 05 out. 2012.

3.
KNAUSS, Paulo. A ciência e os arquivos: uma parceria antiga. Rio Pesquisa (FAPERJ), Rio de Janeiro, p. 34 - 36, 15 jul. 2012.

4.
KNAUSS, Paulo; ELIAS, R. . O combate pelo fato. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 05 out. 2011.

5.
KNAUSS, Paulo. Patrimônio cultural e desenvolvimento científico. Informe Anpuh, São Paulo, p. 1 - 1, 16 nov. 2009.

6.
KNAUSS, Paulo. Patrimônio cultural e ciência. Jornal da Ciência, Rio de Janeiro, p. 8 - 8, 10 jul. 2009.

7.
KNAUSS, Paulo. Tragédia sem fim: Quase meio século depois, ainda arde a lembrança do pior incêndio da história ? o do Circo Norte-Americano, em Niterói.. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 10 jul. 2009.

8.
KNAUSS, Paulo. Quais os novos significados?. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 05 jul. 2009.

9.
KNAUSS, Paulo. Imagens incômodas da história do Brasil. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 31 jan. 1998.

10.
KNAUSS, Paulo. A verdade tropical de Caetano. História e Mem´roia, Rio de Janeiro.

11.
KNAUSS, Paulo. A ameaça dos estrangeiros. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.

12.
KNAUSS, Paulo. O espaço dos dominados. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.

13.
KNAUSS, Paulo. Universidade: as razões da crise. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro.

14.
KNAUSS, Paulo. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Nova Escola, São Paulo.

15.
KNAUSS, Paulo; MASARANI, L. . O dia-a-dia das caravelas. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, , v. 26.

16.
KNAUSS, Paulo. Piratas e corsários. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro.

17.
KNAUSS, Paulo; ABREU, M. . 1498 - o ano que Vasco da Gama chegou à Índia. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KNAUSS, Paulo. Imaginação escultórica e identidade étnica no século XIX: O Negro Horácio de Louis Rochet, entre a França e o Brasil. In: XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2012, Campinas. [Com/Con]tradições da História da Arte, 2012.

2.
KNAUSS, Paulo. The tragic memory: city and social trauma. In: XII International Oral History Conference, 2002, Pietermaritzburg. The power of oral history, memory, healing and development. Pietermartizburg, África do Su: IOHA - University of Natal, 2002. v. 4. p. 1667-1674.

3.
KNAUSS, Paulo. Olhares sobre a Cidade: As formas do imaginário urbano In:Cidade Galeria: Arte e Espaços Urbanos.. In: VIII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

4.
KNAUSS, Paulo. Imagens da cidade: monumentos e esculturas do Rio de Janeiro. In: VII Encontro Regional de História - ANPUH-RJ, 1997, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Regiona de História - ANPUH-RJ. Rio de Janeiro: UERJ - ANPUH-RJ, 1997.

5.
KNAUSS, Paulo; NIKITIUK, S. . Laboratório de Ensino de História: uma experiência na formação de professores. In: II Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de Hstória, 1995, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de Professores Pesquisadores na Áreae do Ensino de História. Niterói: EdUFF, 1995.

6.
KNAUSS, Paulo. Roma é logo ali! Os Descobrimentos, o Rio de Janeiro e a historiografia. In: V Encontro Regional de História-ANPUH-RJ, 1994, Niterói. Anais do V Encontro Regional de História - ANPUH-RJ. Niterói: UFF-ANPUH-RJ, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KNAUSS, Paulo. Arte e diplomacia: exposições de arte no contexto da Segunda Guerra Mundial nas Américas. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos; XXIV Simpósio Nacional de História - caderno de resumos. São Leopoldo: ANPUH - Oikos, 2007. p. 410-410.

2.
KNAUSS, Paulo. Arte e prática de colecionar no Brasil: memória de colecionador, história e museus. In: XXIII Simpósio Nacional de História, 2005, Londrina. História: Guerra e Paz. Londrina: Mídia - Anpuh, 2005. p. 384-384.

3.
KNAUSS, Paulo. Imagens da América:escultura pública e representação das relações interamericanas no Brasil. In: Encontro Regional de História, 2004, Rio de Janeiro. XI Encontro Regional de História - Democracia e conflito, 2004.

4.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M. . A memória em movimento: A experiência videográfica do labhoi / uff. In: VII Congresso Nacional de História Oral, 2004, Goiânia. História e Tradição Oral - VII Congresso Nacional de História Oral, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
KNAUSS, Paulo; MAIA, E. . Niterói, 1964 - memórias da prisão esquecida. Textos de Historia (UnB), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
KNAUSS, PAULO. História Oral na pesquisa do Patrimônio cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
KNAUSS, PAULO. O Museu Histórico Nacional e as nações em movimentp. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
KNAUSS, PAULO. A história e a pesquisa sobre a cidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
KNAUSS, PAULO. Questões socialmente vivas e história pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
KNAUSS, PAULO. Patrimônio e história militar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
KNAUSS, PAULO. Arte e Cultura Visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
KNAUSS, PAULO. Formas da historiografia: em torno da obra de Manoel Salgado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
KNAUSS, PAULO. O destino das peças: história dos bens culturais móveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
KNAUSS, PAULO. Games e Muses - a história em jogo no Museu Histórico Nacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
KNAUSS, PAULO. Horizontes do patrimônio documental fluminense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
KNAUSS, PAULO. Memória e comunidades de sentido: história de coleções e história de objetos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
KNAUSS, PAULO. A presença da arte nos museus históricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
KNAUSS, PAULO. A fotografia nas instituições culturais brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
KNAUSS, PAULO. Museos y exposiciones entre Brasil y Mexico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
KNAUSS, Paulo. Índios e negros no salão: a escultura de Louis Rochet e a representação étnica nas artes do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
KNAUSS, Paulo. Índios no saláo de arte: representação étnica na esculturado século XIX entre o Brasil e a França. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
KNAUSS, Paulo. O passado como problema: a historiografia dos EUA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
KNAUSS, Paulo. Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
KNAUSS, Paulo. Passado pitoresco: literatura e historiografia da verosimilhança de Luiz Edmundo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
KNAUSS, Paulo. Memória e cidade: traumas e esquecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
KNAUSS, Paulo. Produção de Conhecimento e políticas públicas para arquivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
KNAUSS, Paulo. Jogo de escalas: art déco e escultura pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
KNAUSS, Paulo. Formação inicial de professores na UFF: a Coordenacão de Licenciaturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
KNAUSS, Paulo. As Américas em monumento: escultura pública e relações interamericanas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
KNAUSS, Paulo. História em Quadrinhos no mundo dos imprssos: modos de ler e ver. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
KNAUSS, Paulo. Índio e negros no salão de arte: a escultura de Louis Rochet e a representação étnica nas artes do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
KNAUSS, Paulo. Documentos a serviço do interesse público e geral. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
KNAUSS, Paulo. O profissional de história e o patrimönio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
KNAUSS, Paulo. Usos eletrônicos do passado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
KNAUSS, Paulo. Criar, ver e pensar: um acervo para a República. Rio de Janeiro, RJ, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
KNAUSS, PAULO. Viagem ao Brasil de Franz Joseph Frühbeck. Rio de Janeiro: Camera Books, 2017 (Orelha).

3.
KNAUSS, PAULO. Quando o mar virou Rio - O mar e o museu. Rio de Janeiro: Estúdio M'Baraka, 2017 (catálogo de exposição).

4.
KNAUSS, PAULO. A casa rosa do Leblon. Rio de Janeiro: IHGRJ, 2016 (Resenha).

5.
KNAUSS, Paulo. Syllloge Nvmmorvm Romanorvm Brasil I. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
CALDEIRA, B. ; KNAUSS, Paulo . Tão Importante, tão esquecido: o bairro da Misericórdia. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
KNAUSS, Paulo. Prefacio. Rio de Janeiro, RJ, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
KNAUSS, Paulo. D. Leopoldina e seu tempo: sociedade, política, ciência e arte no século XIX. Rio de Janeiro, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

9.
KNAUSS, Paulo. Antiqualhas e Memórias do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Academia Carioca de Letras - Ed. Batel, 2015 (Resenha).

10.
KNAUSS, Paulo; ROITER, M. A. . Rio de Janeiro como destino: cartazes de viagen, 1910-1970 - Coleção Berardo. RIO DE JANEIRO: Museu Histórico Nacional, 2015 (catálogo de exposição).

11.
KNAUSS, Paulo. Largo da Misericórdia. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

12.
KNAUSS, Paulo. Os vice-reis no Rio de Janeiro: 250 anos. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

13.
KNAUSS, Paulo. O Negócio. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

14.
KNAUSS, Paulo. Música e civilização: a atividade musical no Rio de Janeiro oitocentista (1808-1863). São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

15.
KNAUSS, Paulo; MIRANDA, Victorino Chermont. . Bibliografia Fluminense - história dos municípios. Rio de Janeiro: IHGRJ, 2013 (catálogo bibliográfico).

16.
KNAUSS, Paulo. Oléo sobre tela, olhos para a história. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

17.
KNAUSS, Paulo. Cidade, memória e educação. juiz de Fora, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

18.
KNAUSS, Paulo. Capítulos de História da Baixada Fluminense. Seropédica, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

19.
KNAUSS, Paulo. O moderno em aberto. Belém do Pará, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

20.
KNAUSS, PAULO. Espaços da arte contemporânea. São Paulo, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

21.
KNAUSS, Paulo; VILAÇA, Fabiano ; FREITAS, Carlos Roberto de Bastos . Roteiro dos Sete Capitães. Macaé: Funemac, 2012 (Transcrição e edição de documento histórico).

22.
KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, M. S. . A República e seus símbolos. Rio de Janeiro: Museu da República, 2012 (catálogo de exposição).

23.
KNAUSS, Paulo; CABRAL, D. . Dossiê Temático: Estado, poder e administração (Revista Acervo). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012 (Periodico).

24.
KNAUSS, Paulo. Integralismo em foco: imagens e propaganda política. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

25.
KNAUSS, Paulo. O Museo Nacional de La Inmigración: história, memória, representação - Buenos Aires, 1985-2003. São Leopoldo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

26.
KNAUSS, Paulo. Um novo olhar sobre o país vizinho. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

27.
KNAUSS, Paulo. Um porto para o Rio: imagens e memórias de um álbum centenário. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

28.
KNAUSS, Paulo. Cidade Alta: história, memórias e estigma de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

29.
KNAUSS, Paulo. História, verdade e ética. Guarapuava, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

30.
CABRAL, Dilma ; KNAUSS, Paulo . Estado, poder e administração. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

31.
KNAUSS, Paulo. Caravana Farkas. Annablume, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

32.
KNAUSS, Paulo. O Brasil contado às crianças. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

33.
KNAUSS, Paulo. Olhar decorativo. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

34.
KNAUSS, Paulo. Nunca é tarde para ser feliz? a imagem das favelas pelas lentes do Correio da Manhã. Curitiba, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

35.
KNAUSS, Paulo. Dimensões da cultura fotográfica no sul do Brasil - orelha. Ijuí/RS, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

36.
VILAÇA, Fabiano ; FREITAS, Carlos Roberto de Bastos ; SOFFIATI, A. ; KNAUSS, Paulo . Manuscritos de Manoel Martins do Couto Reis, 1785. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

37.
KNAUSS, Paulo; MENDONÇA, Ina de . Historiografia e nação no Brasil, 1838-1857. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011. (Tradução/Livro).

38.
KNAUSS, Paulo. Usos contemporâneos do passado. Rio de Janeiro: APERJ e CCJF, 2010 (catálogo de exposição: Ruy Santos: imagens apreendidas).

39.
OLIVEIRA, Margarida Dias de ; MIRANDA, S. ; LUCCA, Tania Regina de ; KNAUSS, Paulo . Guia de livros didáticos: PNLD 2011 - História. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica, 2010 (Guia de livro didático).

40.
KNAUSS, Paulo. A exposição do centenário. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

41.
KNAUSS, Paulo. Futuro do Pretérito: escrita da história e história de museu (orelha). Fortaleza, CE, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

42.
KNAUSS, Paulo; KRAAY, Hendrik . O aniversário da Independência Nacional Inauguração de uma estátua. Rio de Janeiro: Revista do IHGB, 2010. (Tradução/Outra).

43.
KNAUSS, Paulo. A sultana do Paraíba. Rio de Janeiro, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

44.
KNAUSS, Paulo. La Belle Vitrine - Manaus entre dois tempos (1890-1910). Manaus, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

45.
KNAUSS, Paulo. A memória visual da Constituinte e a iconografia da esperança: arte e política no Brasil. Rio de Janeiro: Museu da República, 2008 (catálogo de exposição).

46.
KNAUSS, Paulo. Praça XV, projetos do espaço público - contracapa. Edotira, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

47.
KNAUSS, Paulo. Poses e flagrantes. Niterói, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

48.
KNAUSS, Paulo. A Invenção do Brasil - orelha. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

49.
ABUD, K. M. ; KNAUSS, Paulo . Ensino de História: novos horizontes. Campinas: CEDES UNICAMP, 2005 (Periodico).

50.
KNAUSS, Paulo; MENDONÇA, Ina de . Oeste Americano. Niterói: EDUFF, 2004. (Tradução/Livro).

51.
KNAUSS, Paulo. Almanaque de Educação Patrimonial. Nterói: Fundação Euclides da Cunha, 2003 (almanaque).

52.
KNAUSS, Paulo. Guia de fontes para a história do franco-brasileira. Rio de Janeiro: IHGB, 2003 (Resenha).

53.
KNAUSS, Paulo; ROLLAND, D. . L´école publique au Brésil. Paris, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

54.
KNAUSS, Paulo. Educação para todos. Rio de Janeiro, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

55.
KNAUSS, Paulo. Imagens do inimigo: oposição e dissidência política nas fotografias do Ministério da Segurança de Estado da República Democrática da Alemanha. Niterói: Revista Tempo - UFF, 2003. (Tradução/Artigo).

56.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M. . Dossiê Temático: Imagem e Cultura Visual (Revista Tempo, n. 14). Rio de Janeiro: Sette Letras, 2002 (Periodico).

57.
KNAUSS, Paulo; Sonia Torres . Transit Circle; Revista Brasileira de Estudos Americanos. Rio de Janeiro: Contracapa, 2002 (Periodico).

58.
KNAUSS, Paulo. Diretrizes para a formação de professores na UFF. Niterói, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

59.
KNAUSS, Paulo. Dossiê temático: Coleção. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2001 (Periodico).

60.
KNAUSS, Paulo. A presença estrangeira no Brasil colonial - a França Antártica, a França Equinocial e os Corsários franceses do século XVIII. Rio de Janeiro: FBN-MinC, 2000 (catálogo de exposição).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
KNAUSS, Paulo; MIRANDA, S. ; LUCCA, Tania Regina de ; OLIVEIRA, Margarida Dias de . Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Livro Didático 2011 - História. 2009.

2.
KNAUSS, Paulo. Coordenação Geral do Programa Nacional do LIvro Didático de Ensino Médio / PNLEM - História. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
KNAUSS, Paulo. Leituras da cidade: cultura urbana no Brasil contemporâneo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
KNAUSS, Paulo. Ressonãncias> Rio de Janeiro, 1964. 2015 (Curadoria de exposição).

2.
KNAUSS, Paulo; VASQUEZ, P. K. ; MARCO, Katia de . Antonio Parreiras e seu museu. 2013 (Curadoria de exposição).

Demais trabalhos
1.
KNAUSS, Paulo. Curso de História da Imagem (8h/aula) durante o XXI Simpósio Nacional de História. 2001 (curso) .

2.
KNAUSS, Paulo. O uso de fontes históricas III (4h/aula), atividade da disciplina Metodologia do Ensino II. 2001 (curso) .

3.
KNAUSS, Paulo. Correção das provas de História do Vestibular 2000. 2000 (curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KNAUSS, PAULO; RODRIGUES, Ana Célia; SILVA, Margareth. Participação em banca de Marta Myrrha Ribeiro Soares. Identificação do patrimônio documental arquivístico do município de Angra dos Reis, RJ: o guia do APERJ e a ISDIAH como base do instrumento de pesquisa. 2018. Dissertação (Mestrado em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.

2.
KNAUSS, PAULO; RODRIGUES, Ana Célia; VELLOSO, Lucia Maria; CAMARGO, A. M. A.. Participação em banca de Rafaela Augusta de Almeida. A política de gestão de documentos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: uma proposta metodológica para elaboração dos instrumentos arquivísticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KNAUSS, PAULO; CARLONI, Karla G.; MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Participação em banca de Clarissa Ramos Gomes. Postais para ver: cartofilia no Brasil na primeira metade do século XX na coleção Estella Bustamante. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
KNAUSS, PAULO; SCHEINER, Tereza C.; UZEDA, Helena C.. Participação em banca de Alessandra de Oliveira Marçal. A Realidade Aumentada como ferramenta de mediação: análise crítica de sua aplicação no Museu Histórico Nacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
INDOLFO, A. C.; KNAUSS, Paulo; GAK, L. C.; SILVA, Margareth. Participação em banca de Eduardo Luiz dos Santos. Diagnóstico da situação arquivística da Universidade Federal de Viçosa. 2017. Dissertação (Mestrado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
KNAUSS, Paulo; COLCHETE, Antonio.; BRAIDA, Frederico; ABDALLA, J. Gustavo. F.. Participação em banca de Camila Caixeta Gonçalves. Praça Tiradentes: o espaço público através da imaginária urbana. 2017. Dissertação (Mestrado em AMBIENTE CONSTRUÍDO) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

7.
SOUZA, M. B. M. E.; MENEGUELLO, C.; VERMEERSCH, Paula; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Diomedes de Oliveira Neto. Ecos das catedrais: representações do neogótico na neocristandade dos sertões de Pernambuco na década de 1920. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; NACIF, Maria Cristina Volpi; MARTINS, Tatiane C.. Participação em banca de Wagner Louza de Oliveira. Os museus de Sofia Jobim: indumentária e experiência estética entre o público e o privado. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
KNAUSS, Paulo; Brum,Ignácio Sergio Mario; LEROUX, L.. Participação em banca de Vanessa de Andrade Lira dos Santos. Juventudes em trânsito: experiência e modos de ver e ser no cotidiano escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
KNAUSS, Paulo; TERRA, Carlos G.; CAVALCANTI, Ana M. T.; REINALDIM, Ivair; RIBEIRO, Marcus Tadeu D.. Participação em banca de Bianca da Silva Ávila. Reflexões sobre pintura de paisagem e individualidade: o Grupo Grimm. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
KNAUSS, PAULO; FERNANDES, C. V. N.; PEREIRA, S. G.. Participação em banca de Matheus F. A. M. Drumond. Uma pérola mais que imperfeita: excertos historiográficos sobre arte colonial luso-brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo; CASANOVA, Andrea. Participação em banca de Marcele de Oliveira Gonçalves. Jackson Pollock no Brasil: o informalismo na IV Bienal de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
KNAUSS, Paulo; FLORES, Maria Bernadete Ramos; MARTINS, I. L.. Participação em banca de Pamella Amorim Liz. O homem das Bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

14.
KNAUSS, Paulo; COSTA, C. M.; DEZEMONE, M.. Participação em banca de Marta Cristina Soares Dile Robalinho. Os objetos no Ensino de História: um olhar para o século XIX no Museu da República. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
KNAUSS, Paulo; FERREIRA, M. M.; COSTA, C. M.. Participação em banca de Bruno Ornelas da Cunha. Jogo Urbano: História Local no Ensino de História. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

16.
KNAUSS, Paulo; VIANA, L. M.; GRINBERG, Keila. Participação em banca de Igor Pereira Fagundes. A história do índio Antônio Felipe Camarão. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

17.
KNAUSS, Paulo; ALBERTI, V.; SOARES, M. L.; KORNIS, Monica de Almeida. Participação em banca de Gilvânia Faria de Lima. Os desafios da preservação e da exposição de obras de arte: o caso do acervo Piranesi na Biblioteca Naiconal. 2016. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

18.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; LEITE, J. S.. Participação em banca de Luiza de Cavalcanti Azeredo Ferreira. E a cultura? O Centro Nacional de Refer}encia Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

19.
MENDONCA, L.; CERBINO, B.; MALTA, Marize; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Luiz Marcelo da Silveira Resende. Revista A Estação e as transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprensa no século XIX. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

20.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo; RAINHO, M. C. T.. Participação em banca de Mariana Monteiro da Silva. O governo Medici nas lentes da Agência Nacional (1971-1974). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

21.
KNAUSS, Paulo; JARDIM, J. M.; INDOLFO, A. C.; RODRIGUES, Ana Célia; ASSIS, J. M. F.. Participação em banca de Zenaide de Freitas Santos. Dimensões arquivísticas na implementação da Lei de Acesso à Informação: perspectivas no Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

22.
KNAUSS, Paulo; INDOLFO, A. C.; RODRIGUES, Ana Célia; SANTOS, P. R. E.. Participação em banca de Leandro Pinheiro de Carvalho. Diagnóstico dos serviços arquivísticos do Poder Executivo do município de Duque de Caxias. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

23.
KNAUSS, Paulo; BORGES, M. E.; SERPA, Élio C.. Participação em banca de Nathália de Freitas. A representação visual do Pincel Atômico em Goiás na década de 1980. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Goiás.

24.
KNAUSS, Paulo; GUIMARAENS, D. P.; ROCHA, E. B.. Participação em banca de José Luiz Grunewald Miglievich Leduc. Modernos e autoritários: as duas arquiteturas do poder expressas pelo Palácio da Fazenda e pelo Palácio da Educação e Saúde. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

25.
KNAUSS, Paulo; RODRIGUES, Ana Célia; SILVA, Marua Celina. S. M. E.. Participação em banca de Mariana Batista do Nascimento. Manual de identfiicação de atribuições de órgão produtor: parâmetros para identfiicação das atribuições do órgão produtor visando a elaboração de plano de classificação de documentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

26.
KNAUSS, Paulo; LIMA, Ricardo Gomes; BERBARA, M. C. L.. Participação em banca de Nanímia Conde Ferreira de MOraes Góes Viegas. Centro de Arte de Nova Friburgo: transformações e interlocuções. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

27.
KNAUSS, Paulo; LIMA, Ricardo Gomes; CAMPOS, E. C.. Participação em banca de Débora Mendes Bregue Daniel. Se essa rua fosse minha: espaõ urbano, políticas públicas e percurso de artistas de rua em Florianópolis. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

28.
KNAUSS, Paulo; LEMOS, Renato; CASANOVA, Andrea. Participação em banca de Karina Pinheiro Fernandes. As dores e as cores do povo: o realismo socialista nas ilustrações do Tribuna Popular (1945-1947). 2013. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
KNAUSS, Paulo; RODRIGUES, Ana Célia; VELLOSO, Lucia Maria. Participação em banca de Carla Regina Petrópolis Vieira de Castro Freitas. Diplomática como método para a padronização da produção documental: contribuições para definição de requisitos para o Programa de Gestão de Documentos do Estado do Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

30.
KNAUSS, Paulo; DODEBEI, Vera; RIBEIRO, Leila Beatriz; FARIAS, F. R.. Participação em banca de Thaisa Paula Rangel Leite. Praça Floriano; entreo espaço construído e o movimento da vida. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

31.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; SPINI, Ana Paula. Participação em banca de Maria Clara Ferreira Leite Garcia. Iraque em cena: cinema,opinião pública e o mito da guerra nos Estados Unidos da América. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

32.
KNAUSS, Paulo; FIGUEIREDO, A. M.; MALTA, Marize. Participação em banca de Moema de bacelar Alves. Do Lyceu ao Foyer: exposições de arte e gosto no Pará da virada do século XIX para o século XX. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

33.
KNAUSS, Paulo; RIBEIRO, Leila Beatriz; GEIGER, A.. Participação em banca de Antonio Tostes Baêta Vieira. Os cassinos Trio de Luxo do Rio de Janeiro: Atlântico, Copacabana, Urca. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

34.
FRANÇA, Jean-Marcel Carvalho; KNAUSS, Paulo; FENERICK, José Adriano. Participação em banca de Renato Aurélio Mainente. Música e civilização: a atividade musical no Rio de Janeiro oitocentista (1808-1863). 2012. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

35.
KNAUSS, Paulo; RAMOS, Eloisa; POSSAMAI, Zita Rosane; HARRES, Marluza Marques. Participação em banca de Maíne Barbosa Lopes. Como un justo reconocimiento a los inmigrantes? A imigração na Argentina pelo Museu Nacional de La Inmigración de Buenos Aires. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

36.
KNAUSS, Paulo; FREIRE MEDEIROS, Bianca; Mario Grynspan; JALLES, Christiane; VILLAROUCA, Marcio Grijó. Participação em banca de Fabiana de Oliveira Martins da Costa. Os 3 P´s da produção cultural: Brasil de Tuhu - da concepção do projeto à promoção de uma experiência cultural. 2012. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

37.
VINHOSA, Luciano; OLIVEIRA, L. S.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Rosane dos Santos Cantanhede Kaplan. Grafite/Pichação: circuitos e territórios na arte de rua. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

38.
KNAUSS, Paulo; FIGUEIREDO, A. M.; SARGES, M. N. S.. Participação em banca de Raimundo Nonato de Castro. Sobre brilhante efeito: hsitória e narrativa visual na Amazônia em Antonio Parreiras (1905-1908). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Pará.

39.
KNAUSS, Paulo; PANDOLFI, Dulce; GOMES, A. C.. Participação em banca de Carlos Eduardo Leal Guimarães. A memória e a história a nos guiar no Rio de Janeiro: uma proposta de guia turístico. 2012. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

40.
KNAUSS, Paulo; LIMA, Ricardo Gomes; VICTORIO Fo., Aldo. Participação em banca de Alexandre Henrique Monteiro Guimarães. Escadaria Selaron: metáfora urbana da cidade maravilha mutante. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

41.
KNAUSS, Paulo; ROLLEMBERG, Denise; FREIRE MEDEIROS, Bianca. Participação em banca de Katia Iracema Krause. O rato vai à guerra: como Mickey Mouse se tornou imagem de poder nos EUA, 1928-1946. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

42.
AZEVEDO, Cecília; BLANCHETTE, T. G.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Fabio Vieira Guerra. Super-heróis Marvel e os conflitos sociais e políticos nos EUA (1961-1981). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

43.
KNAUSS, Paulo; KORNIS, Monica de Almeida; MAUAD, A. M.; LINO, S.. Participação em banca de Wallace Andrioli Guedes. Brasil canibal: antropofagia e tropicalismo no Macumaíma de Joaquim Pedro de Andrade. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

44.
BITHENCOURT, M.; MOTA, M. A. R.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Rafaela Ales da silva Balsinhas. Postando o ideal: a emissão de selos postais moçambicanos pelo Estado Novo português (1931-1961). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
KNAUSS, Paulo; ABREU, Martha; LIMA, Ricardo Gomes. Participação em banca de Luana da Silva Oliveira. Barra do Piraí ainda é terra de jongueiros: patrimônio familiar e patrimônio cultural entre permanências e rupturas. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

46.
ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de; KNAUSS, Paulo; VIANA, Helder do Nascimento. Participação em banca de Diego Souza de Paiva. (Por) entre pedra e tela: a construção de uma memória republicana (Natal, 1906-1919). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

47.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo; MONTORO, Tania Siqueira. Participação em banca de Gabriel F. Marinho. A migração das imagens: o uso de imagens de arquivo no cinema documentário brasileiro. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

48.
CONDURU, R. L. T.; LIMA, Ricardo Gomes; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Mônica Maria Linhares Castrioto. Artes de Exu - Intervenções artísticas e representações afor-brasileiras no Rio de Janeiro: Tridente de NI e Exu dos Ventos. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

49.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; LISSOVSKY, M.. Participação em banca de Marcos Felipe de Brum Lopes. Mario Baldi: experiências fotográficas e a trajetória do "repórter perfeito" (1896-1957). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

50.
OLIVEIRA, Margarida Dias de; PEIXOTO, Renato Amado; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Wesley Garcia Ribeiro Silva. Cartografias dos tempos urbanos - Natal (década de 1960). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

51.
LOPES, Valdei; MATA, Sergio da; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Walter Francisco Figueiredo Lowande. Os sentidos da preservação: história da arquitetura e práticas preservacionistas em São Paulo (1937-1986). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

52.
KNAUSS, Paulo; LUCAS, Meize Regina de Lucena; RIOS< Kênia Sousa. Participação em banca de Delano Pessoa Carneiro. Pintura na travessia: a paisagem litorânea na obra de Raymundo Cela (1930-1950). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará.

53.
COUTO, Maria de Fátima Morethy; VALLE, M. A. A.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Sabrina de Albuquerque de Araujo Costa. A arte pública de Zenon Barreto na cidade de Fortaleza. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

54.
KNAUSS, Paulo; MACIEL, Laura Antunes; SILVA, Zélia Lopes da. Participação em banca de Tamara Paola dos Santos Cruz. As escolas de samba sob vigilância e censura na ditadura militar: memórias e esquecimentos. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

55.
KNAUSS, Paulo; BORGES, M. E.. Participação em banca de Maria Madalena Roberto Cabral. Arte Pública: sua função e significado no espaço urbano de Goiânia. 2010. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás.

56.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; BLANCHETTE, T. G.. Participação em banca de Fabio Vieira Guerra. Super-heróis Marve e os conflitos sociais e políticos nos EUA (1961-1981). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

57.
KNAUSS, Paulo; DODEBEI, Vera; RIBEIRO, Leila Beatriz; ORRICO, Evelyn. Participação em banca de Gerlane Bezerra Rodrigues Morais. Monumentos de Vitória da Conquista: patrimônio cultural e discursos de memórias. 2009. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

58.
LEHMKUHL, Luciene; KNAUSS, Paulo; ANDRADE, Marco Antonio Pasqualini. Participação em banca de Dino Giovanni Carbonel. Do memorial ao Uberlândia Clube: deslocamentos urbanos e temporais. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

59.
KNAUSS, Paulo; CONDURU, R. L. T.; LEHMKUHL, Luciene. Participação em banca de Caroline Fernandes Silva. O moderno em aberto: o mundo das artes em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Santos Feio. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

60.
KNAUSS, Paulo; MONTEIRO, Rodrigo Bentes; AMARAL, Catarina Costa d´. Participação em banca de Luiz Fabiano de Freitas Tavares. Da Guanabara ao Sena: relatos e cartas sobre a França Antártica nas guerras de religião. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

61.
DEL PRIORE, Mary; RODRIGUES, Claudia; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Maria da Conceição Vilela Franco. A morte conta a vida: sentenciamento, assassinatos e sepulturas como elementos de construção da memória macaense. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

62.
KNAUSS, Paulo; ABREU, Regina; LIMA, Evelyn Furquim Werneck; RIBEIRO, Leila Beatriz. Participação em banca de William de Souza Vieira. Cenas da cidade: de cinema à igreja - a memória do Cine Palácio Campo Grande. 2009. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

63.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; MEDEIROS, Sabrina E.. Participação em banca de Alexandre Guilherme da Cruz Alves Junior. Discursos americanos de cooperação. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

64.
ARAUJO, Valdei Lopes de; KNAUSS, Paulo; NEVES, G. P. C. P.; NEVES, L. B.. Participação em banca de Bruno Gianez. Fernão Lopes (c. 1380/90-1459?): Crônica e História em Portugal (sec. XIV e XV). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

65.
ABREU, Maurício; KNAUSS, Paulo; CORREA, Roberto Lobato. Participação em banca de Rafael Luiz Leite Lessa Chaves. O processo de imposição da toponímia no Recôncavo da Guanabara no período colonial. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

66.
KNAUSS, Paulo; CHRISTO, Maraliz; LIMA, F. J. M.LIMA, Fabio Martins de Lima. Participação em banca de Rogério Rezende Pinto. Alfredo Ferreira Lage, suas coleções e a constituição do Museu Mariano Procópio. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

67.
KNAUSS, Paulo; GOMES, A. C.. Participação em banca de Carolina Machado de Senna Figueiredo. As vozes do circo social. 2007. Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

68.
KNAUSS, Paulo; CHRISTO, Maraliz; Brandâo, Angela. Participação em banca de Erick de Oliveira Vidal. As capas da Bossa Nova: encontros e desencontros dessa história cultural. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

69.
KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Dyonne Chaves Boy. Construção de um Centro de Memória na Serrinha. 2006.

70.
Uhle, rita Ana; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Ana Rita Uhle. " De casaca ao pé da estação. História do Monumento a Campos Sales. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

71.
Borges, Cabral Daniel; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Daniel Cabral Borges. Imagem e comunicação visual no discurso político da Era Vargas. 2006. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

72.
Mendes, Clímaco P. Lúcia vera; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Vera Lúcia Pedra Clímaco Mendes. " Tanta gente sem terra e tanta terra sem gente: movimento do mutirão de Nova Aurora (1979-1995)". 2006. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

73.
Brum,Ignácio Sergio Mario; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Mario Sergio Ignácio Brum. " O POVO ACREDITA NA GENTE": Rupturas e Continuidades no Movimentos Comunitário das Favelas Cariocas nas décadas de 1980 e 1990. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

74.
Lima, R.M.O.R (Regina Maria de Oliveira Ribeiro); KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Regina Maria de Oliveira ribeiro Lima. "A máquina do tempo: representações do passado, história e memória na sala de aula". 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

75.
KNAUSS, Paulo; ABUD, K. M.; SCHAPOCHNIK, N.. Participação em banca de Milton Joeri Fernandes Duarte. Representações dos movimento político-culturais a década de 60 nos jovens de ensino médio. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

76.
KNAUSS, Paulo; FARIA, F. A.; SOUZA, J. J. V.. Participação em banca de Maria da Conceição. Cidade, polítca e memória: o quebra-quebra das barcas, Niterói - 1959. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

77.
PEREIRA, A. M. M.; KNAUSS, Paulo; COSTA, I. T. M.; MAUAD, A. M.; SANTANA, M. A.. Participação em banca de Adriana Maria Martins Pereira. Lentes de Memória: a fotografia amadora e o Rio de Janeiro de Alberto Sampaio (1888-1930). 2004. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

78.
KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Lucia Helena Torres. Tradiçã e revolução em Grandjean de Montigny. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

79.
ARAÚJO, M. S.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Marcelo da Silva Araújo. Vitrines de Concreto na Cidade: Juventude e Grafite em São Gonçalo. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

80.
VALLE, F. E.; KNAUSS, Paulo; GARCIA, R. L.; VALLA, V. V.. Participação em banca de Fernando Esteban do Valle. Tripulantes da Nação: histórias e embates cotidianos na escola pública.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

81.
MICHAHELLES, M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Marina Michahelles. A Colônia Alemã do Rio de Janeiro: A Sociedade Germania e a Construção de uma Identidade Teuto-Brasileira. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

82.
MESQUITA, L. P.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Luciano Pires Mesquita. A Guerra do Pós-Guerra: O cinema Norte-Americano e a Guerra do Vetnam.. 2003. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

83.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; COSTA, L. F. C.. Participação em banca de Syrléa Marques Pereira. Mulheres imigrantes italianas e suas 'caixinhas de lembranças': memória e fotografia delimitando a fronteira étnica e construindo identidades.. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

84.
PORTZ, S.; KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Solange Portz. Paisagens da Memória. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

85.
NEVES, M. C.; KNAUSS, Paulo; RAMINELLI, R. J.. Participação em banca de Martha Couto Neves. Fragmentos do Olhar Europeu sobre o Brasil nos Atlas da Época Moderna. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

86.
ANDRADE, E. P.; KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, S.; SANDRA. Participação em banca de Everardo Paiva Andrade. Mais história e ainda mais docência: por uma epistemologia da prática docente. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

87.
NEVES, M. C.; KNAUSS, Paulo; RAMINELLI, R.. Participação em banca de Martha Couto Neves. Cartas do Brasil em Atlas Europeus: um olhar estrangeiro sobre a colônia. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

88.
MOSCHEN, M. P.; KNAUSS, Paulo; SOUZA, V. S.. Participação em banca de Marieta Pimentel Moschen. Alberto da Veiga Guinard - Interpretações dos elementos compositivos da expressividade nas pinturas paisagísticas de Guinard no período de 1940 a 1960.. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

89.
WEBER, A. V.; KNAUSS, Paulo; GUEDES, S. L.; PESSANHA, D.. Participação em banca de Alexandre de Vasconcelos Weber. Sistema de sucessão e herança de posse habitacional em favelas. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

90.
VASQUEZ, P. K.; KNAUSS, Paulo; GURÁN, M. R.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Pedro Karp Vasquez. Visões do Invisível: a fotografia de autor de Duane Michals. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
KNAUSS, Paulo; BERBARA, M. C. L.; CARDOSO, Rafael; SIQUEIRA, Vera. B. C.; DIAS, Elaine C.. Participação em banca de Alberto Martin Chillon. A escultura e seu ofício no Brasil do Segundo Reinado. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
KNAUSS, Paulo; GARCEZ, Paulo; LANNA, Ana Lucia D.; SOARES, Gabriela. P.; CHIARELLI, Tadeu. Participação em banca de Michelli Cristine Scapol Monteiro. São Paulo na disputa pelo passado: o monumento à Independência de Ettore Ximenex. 2017. Tese (Doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO) - Universidade de São Paulo.

3.
KNAUSS, Paulo; RODRIGUES, A. E. M.; MELLO, J. S. B.; SALADINO, Alejandra; ABREU, Regina. Participação em banca de Marria de Simone Ferreira. Percursos da memória: narrativas sobre patrimônio no Museu de Arqueologia de Itaipu. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; OLIVEIRA, Emerson Dionísio.; Távora, Maria Luiz; CHRISTO, Maraliz. Participação em banca de Diego Souza de Paiva. O David do Brennand e o protagonismo das cópias na história da arte: trajetórias e espaços expositivos de um objeto de arte particular. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CATÃO, Beatriz.; HERMANN, Jacqueline; GOMES, Francisco J. S.; SOUZA, Evergton Sales; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Vinícius Cardoso Miranda. O padroeiro principal: poderes locais e o culto político-religioso a São Sebastião no Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CASANOVA, Andrea; FERREIRA, Muniz G.; SOUZA, M. B. M. E.; RIBEIRO, Jayme Lucio F.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Karina Pinheiro Fernandes. Os tons da política: os artistas plásticos e o PCB (1945-1950). 2017. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
KNAUSS, Paulo; BRANDÃO, Tania; REIS, Angela C.; SILVA, Adilson F.; LUCCA, Tania Regina de. Participação em banca de Valmir Aleixo Ferreira. Revista Comoedia (1946-1952), A fortaleza do velho: entre materialidade e bem cultural, disputas e conflitos no processo de especialização da imprensa carioca e sua inserção no sistema teatral. 2017. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
MALTA, Marize; PEREIRA, S. G.; CAVALCANTI, Ana; RIBEIRO, Marcus Tadeu D.; Távora, Maria Luiz; KNAUSS, Paulo; CONDURU, R. L. T.. Participação em banca de Adriana Sanajotti Nakamuta. Hanna Levy no Brasil: história, teoria e crítica de arte no patrimÔnio (1937-1947). 2016. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; FIGUEIREDO, Tatiana S. Poggi; GOMES, Ivan Lima; BLANCHETTE, T. G.. Participação em banca de Fabio Vieira Guerra. A crônica dos quadrinhos: Marvel Comics e a história recente dos EUA (1980-2015). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
KNAUSS, Paulo; ROLLEMBERG, Denise; FICO, Carlos; NAPOLITANO, Marcos; SACRAMENTO, Igor P.. Participação em banca de Katia Iracema Krause. O Brasil de Amaral Netto, o repórter - 1968-1985. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
KNAUSS, Paulo; CAMPOS, E. C.; COELHO, Mario C.; FLORES, Maria Bernadete Ramos; MELO, Victor Andrade; VAZ, Alexandre F.; STEAD, E.. Participação em banca de Michele Bete Petry. Revistas como exposição arte do espetáculo e Arte Nova (Rio de Janeiro, 1995-1904). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
KNAUSS, Paulo; GONCALVES, Marcia. A.; GUIMARÃES, Lucia Maria Pachoal; NERY, Laura M.; CHIAVINATTO, Iara Lis F.. Participação em banca de Paulo Roberto de Jesus Menezes. Quem não é visto, não é lembrado: produção e difusão do conhecimento histórico nas galerias ilustradas no Brasil do século XIX (1800-1860). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
KNAUSS, Paulo; FRANÇA, Jean-Marcel Carvalho; BESSONE, T.; CAMILOTTI, Virginia C.; ARAUJO, Karina Anhezini. Participação em banca de Renato Aurélio Mainente. Reformar os costumes ou servir o público: visões sobre o teatro no Rio de Janeiro oitocentista. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

14.
KNAUSS, Paulo; ROLLEMBERG, Denise; SACRAMENTO, Igor P.; Beatriz Kushnir; ANDRADE, Ana Lucia M.. Participação em banca de Wallace Andrioli Guedes. Censura, posicionamento político e indústria cinematográfica na ditadura militar: uma análise da trajetória de Roberto Farias e do filme Pra Frente Brasil. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

15.
KNAUSS, Paulo; BITTENCOURT, Libertad. B.; ABDALA JR, R.; AVILA, A. L.; VILELA, A. L. O.. Participação em banca de Rafael Gonçalves Borges. Como o Oeste se perdeu: representação, nação e modernidade no no Wester (1969-2012). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

16.
ABREU, Regina; FREIRE, J. R. Bessa; MARTELETO, R. M.; KNAUSS, Paulo; CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Participação em banca de José Geraldo Esquerdo Furtado. História e memória entre ruínas: o patrimônio ferroviário em Além Paraíba. 2015. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

17.
KNAUSS, Paulo; Angela Ancora; VENANCIO, P.; CAMPOS, M. G. L.; AMADO, M. C.. Participação em banca de Juliana Maria Jabor Santos Faria. Diálogos possíveis entre a arte, a cidade e o patrimônio: o proejto esculturas urbanas (1994/7) na cidade do Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
KNAUSS, Paulo; FRIDMAN, F.; OLIVEIRA, Margarida Dias de; CAMPOS, E. C.; CASANOVA, Andrea. Participação em banca de Wesley Garcia Ribeiro Silva. Intérpretes da cidade: cultura urbana em meados do século XX (cidade Natal). 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

19.
MALTA, Marize; KNAUSS, Paulo; Angela Ancora; CAVALCANTI, Ana; QUIRICO, T.. Participação em banca de André Monteiro de Barros Dorigo. Crer para ver: a imagem retórica dos Sete Pecados Capitais e o olhar moral da tradição cristã à contemporaneidade. 2015. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
KNAUSS, Paulo; VAZ, Lilian Fessler; DUARTE, Cristóvão Fernandes; PEREIRA, M. S.; MARTINS, M. A. F.. Participação em banca de Maria Pace Chiavari. O retrato fotográfico institucional do Rio de Janeiro, Capital Belle Époque (1906-1922). 2015. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
KNAUSS, Paulo; SQUEFF, L. C.; CAVALCANTI, Ana; MALTA, Marize; FIGUEIREDO, A. M.. Participação em banca de Caroline Fernandes Silva. No tempo dos leilões: a construção dos sentidos da arte no Brasil entre os séculos XIX e XX. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

22.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; CASANOVA, Andrea; FACINA, Adriana; QUADRAT, Samantha Viz. Participação em banca de William da Silva e Silva. Grafite urbano contemporâneo: cultura na era da globalização. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

23.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; GURÁN, M. R.; LISSOVSKY, M.; TURAZZI, M. I.. Participação em banca de Marcos Felipe de Brum Lopes. Mario Baldi: fotografias e narrativas da alteridade na primeira metade do século XX. 2014. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

24.
KNAUSS, Paulo; CASANOVA, Andrea; SOUZA, M. B. M. E.; REIS, D. A.; SEGRILLO, A.. Participação em banca de Rodrigo Reis Maia. Morte à arte: o construtivismo e os desafios da formação de uma cultura soviética (1917-1932). 2014. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
KNAUSS, Paulo; LOPES, F. Régis.; SILVA FILHO, Antonio. L. M. E.; LUCAS, Meize Regina de Lucena; VENÂNCIO, Giselle M.. Participação em banca de Paula Virginia Pinheiro Batista. Arquivo de si e do Ceará: a coleção e a escrita de Guilherme Studart (1892-1938). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Ceará.

26.
KNAUSS, Paulo; MENEGUELLO, C.; MARINS, P. C. G.; RUBINO, S.; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Ana Rita Uhle. Monumentos celebrativos: aproximações entre arte e história (São Paulo, 1925-1963). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; LINO, S.; SOIHET, Rachel; PEDRO, J. M.. Participação em banca de Flavio Copio Esteves. Reinventando o político nas telas: gênero, memória e poder no cinema brasileiro (décadas de 1970 e 1980). 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

28.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MOTTA, Marly; Tunico Amancio; SANTIAGO JUNIOR, F. C. F.. Participação em banca de Carlos Eduardo Pinto de Pinto. Imaginar a cidade real: o Cinema Novo e a representação da modernidade urbana carioca (1955-1970). 2013. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

29.
KNAUSS, Paulo; DODEBEI, Vera; CHUVA, Márcia Regina Romeiro; ABREU, Regina; ABREU, Marcelo S.. Participação em banca de Gerlane Bezerra Rodrigues Morais. Imagens urbanas, patrimônio cultural e memória social no Brasil contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

30.
KNAUSS, Paulo; IZECKSOHN, Vitor.. Participação em banca de Fernanda Lima Rabelo. De experts a bodes expiatórios: identidade e formação da elite técnica do DASP e a reforma do serviço público federal no Estado Novo (1938-1945). 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
KNAUSS, Paulo; BITTENCOURT, Libertad. B.; REINATO, E. H.; ALENCAR, M. A. G.; ABDALA JR, R.. Participação em banca de José Luis de Oliveira e Silva. Discursos de memória, expectativa e identidade: o fazer cinematográfico de Cipriano e o agenciamento das imagens de sertão na cultura piauiense. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

32.
KNAUSS, Paulo; WEHLING, A.; CEZAR, Temístocles; CHUVA, Márcia Regina Romeiro; VENÂNCIO, Giselle M.. Participação em banca de Maria Isabel Ribeiro Lenzi. Para aprendermos a história sem nos fatigar: a tradição do antiquariado e a historiografia de Gilberto Ferrez. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

33.
KNAUSS, Paulo; DUARTE, Cristóvão Fernandes; SCHULZ, Sonia Hilf; MACHADO, Denise Barcellos Pinheiro; PESSÔA, José. Participação em banca de Paula Silveira de Paoli. Entre relíquias e casas velhas: a arquitetura das reformas urbanas do Prefeito Pereira Passos no centro do Rio de Janeiro (1902-1906). 2012. Tese (Doutorado em Urbanismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
KNAUSS, Paulo; Mario Grynspan; LEITE, Marcia da Silva Pereira; PANDOLFI, Dulce; CAVALCANTI, Mariana. Participação em banca de Mauro Henrique de Barros Amoroso. Caminhos do lembrar: a construção e os usos políticos da memória no morro do Borel. 2012. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

35.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MENEZES, Ulpiano Toledo Bezerra de; Laura Graziela Gomes; LISSOVSKY, M.. Participação em banca de Maria do Carmo Teixeira Rainho. Moda e revolução nas páginas do Correio da Manhã: Rio de Janeiro, 1960-1970. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

36.
KNAUSS, Paulo; DENIS, R. C.; MASSAO, João; MARÇAL, Joaquim; LEONÍDIO, Otávio. Participação em banca de Pedro Sánchez Cardoso. Gráfica de rua: estratégias e táticas na cultura visual de rua do Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

37.
KNAUSS, Paulo; CEZAR, Temístocles; CHUVA, Márcia Regina Romeiro; VENÂNCIO, Giselle M.; WEHLING, A.. Participação em banca de Maria Isabel Lenzi. Para aprendermos a história se os fatigar: a tradição do antiquariado e a historiografia de Gilberto Ferrez. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

38.
MAUAD, A. M.; BARBOSA, M.; GRINBERG, Lucia; KNAUSS, Paulo; ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. Participação em banca de Sônia Maria de Meneses Silva. A operação midiográfica: a produção do acontecimento e conhecimento histórico através dos meios de comunicação - a Folha de São Paulo e o golpe de 1964. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

39.
CARVALHO, J. M.; CARDOSO, Rafael; KNAUSS, Paulo; SEGALLA, Ligia; LEMOS, Renato. Participação em banca de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade. A Semana Ilustrada e a Guerra contra o Paraguai: primordios da fotoreportagem no Brasil. 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

40.
KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, Lucia Maria Pachoal; SERPA, Élio C.; SANDES, Noé Freire; MARTINS, Alice Fátima. Participação em banca de Rafael Alves Pinto Júnior. A cultura de morar no Brasil nas páginas de Casa e Jardim, Casa Caludia e Arquitetura e Construção. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Goiás.

41.
KNAUSS, Paulo; LAGO, Luciana Corrêa do; LEITE, Marcia da Silva Pereira; VAZ, Lilian Fessler; BURGOS, Marcelo Tadeu Baumann. Participação em banca de Mario Sergio Ignácio Brum. Cidade Alta: memórias e estiga de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

42.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MARTINS, I. L.; MONTEIRO, C.; MUAZE, Mariana. Participação em banca de Lucia Terezinha Gregory. Retratos, Instantâneos e lembranças: a trajetória e o acervo da fotógrafa Írica Kaefer, Marecha Rondon (1954-1990). 2010. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

43.
KNAUSS, Paulo; FERREIRA, M. M.; LUCCA, Tania Regina de; GOMES, A. C.; CAPELATO, M. H. R.. Participação em banca de Marcelo Santos de Abreu. Os mártires da causa paulista: culto aos mortos e usos políticos da Revolução Constitucionalista de 1932 (1932-1957). 2010. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
KNAUSS, Paulo; GUAZELLI, C. A. B.; CEZAR, Temístocles; NEUMANN, Eduardo Santos; FARINATTI, Luis Augusto. Participação em banca de Arthur Lima de Ávila. Território contestado: a reescrita da história do Oeste Norte-Americano (c.1985-c.1995). 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

45.
KNAUSS, Paulo; SOUZA, M. B. M. E.. Participação em banca de Tamara Quirico Moraes. Inferno e Paradiso: Dante e Giotto e as representaçãoes do juizo final na pintura Toscana do século XIV. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
KNAUSS, Paulo; ABREU, Martha; NEVES, Frederico de Castro; MARTINS, I. L.; ROSENDAHL, Z.. Participação em banca de Agenor Soares e Silva Junior. Cidades sagradas: a Igreja católica e as transformações urbanas no Ceará (1870-1920). 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

47.
KNAUSS, Paulo; SCHAPOCHNIK, N.; BITENCOURT, C. M. F.; CAPELATO, M. H. R.; ZAMBONI, Ernesta. Participação em banca de José Ricardo Oriá Fernandes. O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar para o ensino de hsitória (1934-1961). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

48.
KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, M. S.; CARVALHO, J. M.; LOPES, Valdei; CEZAR, Temístocles. Participação em banca de Rodrigo Turin. Tempos cruzados: escrita etnográfica e tempo histórico no Braisl oitocentista. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
KNAUSS, Paulo; GARCINDO, Eliane; SOUZA, M. B. M. E.; WASSERMANN, Claudia; FERRERAS, N. O.. Participação em banca de Rodrigo Gonçalves Beauclair. Muralismo mexicano: intelectuais e artistas na tentativa de forjar a nação. 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

50.
AZEVEDO, Cecília; KNAUSS, Paulo; LIMONCIC, F.; IZECKSOHN, Vitor.; REIS F., Daniel Aarão. Participação em banca de Leslie Lothar Cavalcanti Hein. Millennium: o imaginário social da Era Atômica (1945-1953). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

51.
Laura Graziela Gomes; Heitor Frúgoli; Cornélia Eckert; AUGUSTO, C. F.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Margareth da Luz Coelho. O melhor de Niterói é a vista do Rio - políticas culturais e intervenções urbanas: o MAC e o Caminho Niemeyer. 2008. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal Fluminense.

52.
KNAUSS, Paulo; Angela Ancora; André Queiroz; Távora, Maria Luiz; COSTA, Roaleno. Participação em banca de Luizan Pinheiro da Costa. Pixação: arte contemporânea. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

53.
CAPELATO, M. H. R.; FERRERAS, N. O.; AZEVEDO, Cecília; MEDEIROS, Sabrina E.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Raquel Paz dos Santos. Um Olhar sobre o país vizinho: representações do Brasil e da Argentina no contexto das relações diplomáticas (1930-1954). 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

54.
KNAUSS, Paulo; Tunico Amancio; MAUAD, A. M.; KORNIS, Monica de Almeida; MORETTIN, E. V.. Participação em banca de Vitória Azevedo da Fonseca. O cinema na história: pesquisa e criação em três experiências cinematográficas dos anos 1990. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

55.
KNAUSS, Paulo; PEREIRA, S. G.; CHRISTO, Maraliz; CAVALCANTI, Ana. Participação em banca de Reginaldo da Rocha Leite. A imagem e a semelhança: a prática da cópia das pinturas européias na Academia Imperial das Artes. 2008. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

56.
MAUAD, A. M.; MARTINS, I. L.; Fernando Dumas; Célia Costa; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Maria Teresa Bandeira de Mello. Imagens da memória: uma história visual da malária. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

57.
KNAUSS, Paulo; CALABRE, L.; NEVES, L. B.; LINO, S.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Sonia Maria de A. I. Wanderley. Cultura, Política e Televisão: entre a massa e o popular (1964-1979). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

58.
KNAUSS, Paulo; ORTHOFF, G.; TAVORA, M. L.; BRUM, J. T.; VENANCIO, P.. Participação em banca de Ricardo Tamm Lessa de Sá. Incidência pública anônima. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

59.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MARTINS, I. L.. Participação em banca de Eduardo Vilela Thielen. Fotografias da Saúde na Amazônia. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

60.
KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Italo Bruno Alves. Investigação Sobre o Objeto Lápis e a Relação Arte-Universidade: Um Estudo Sobre o Habitat Universitário Como Meio Expressivo. 2005. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

61.
KNAUSS, Paulo; NEVES, G. P. C. P.; SEVCENKO, N.; SALLES, R.. Participação em banca de Luiz Fernando Pereira das Neves Franco. Defeito Mecânico: mito e trabalho no paraíso de Sergio Buarque de Holanda. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

62.
CAMPOS, M. C.; KNAUSS, Paulo; MACHADO, H. F.. Participação em banca de Maristela Chicharo de Campos. O Governo da Cidade: Elites Locais e Urbanização em Niterói (1835-1890). 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

63.
KNAUSS, Paulo. Participação em banca de ivan Coelho de Sá. Academis de modelo vivo e bastidores da pintura acadêmica brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

64.
KNAUSS, Paulo; CANABARRO, I. S.. Participação em banca de Ivo dos Santos Canabarro. A Construção de uma cultura fotográfica: Imagens da Imigração no sul do Brasil. 2003. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

65.
KNAUSS, Paulo; PEREIRA, S. G.. Participação em banca de Ruth Nina Vieira Ferreira Levy. A exposição do centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 90. 2003. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

66.
KESSEL, C.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Carlos Kessel. Entre o Pastiche e a Modernidade: Arquitetura Neocolonial no Brasil. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

67.
TAVARES, M. F. D.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Maria de Fátima Duarte Tavares. Um deserto a atravessar: paisagem e nacionalidade industrial - Rio de Janeiro. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

68.
LAGO, D. C.; KNAUSS, Paulo; MIRANDA, L. R. M.; RIBEIRO, N. P.. Participação em banca de Dalva Cristina Lago. Estudo da formação de produtos de corrosão em monumentos de bronze da cidade do Rio de Janeiro - aplicação de pátinas artificiais em restauração. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

69.
FERNANDES, C. V. N.; KNAUSS, Paulo; PEREIRA, S. G.; SANTOS, A. C. M.; SOUZA, M. B. M. E.; GUIMARÃES, M. S.. Participação em banca de Cybele Vidal Neto Fernandes. Os caminhos da arte: o ensino artístico na Academia Imperial de Belas Artes. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

70.
CONDURU, R. L. T.; KNAUSS, Paulo; SEGAWA, H.; FONTES, V.; SEGRES, R.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Roberto Luiz Torres Conduru. Ilhas da razão: arquitetura racionalista do Rio de Jaeniro no século XX. 2000. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

71.
RIBEIRO, N. P.; KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, M. S.; SANTOS, A. C. M.; SOUZA, M. B. M. E.; RIBEIRO, M.. Participação em banca de Nelson Porto Ribeiro. Espaço e iconologia na arte de Mestre Valentim. 2000. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

72.
BARROS, C. E. M.; KNAUSS, Paulo; SANTOS, A. C. M.; GUIMARÃES, M. S.; CAMPOS, A.; FALCON, F.. Participação em banca de Clara Emília Monteiro de Barros. Da materialização à legitimação do passado: a monumentalidade como metáfora do Estado. 1999. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

73.
BRASIL, V. M.; KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, M. S.; SANTOS, A. C. M.; AZEVEDO, F. N.. Participação em banca de Vanessa Maria Brasil. Margens e veredas do São Francisco: as vozes do rio.. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
VENÂNCIO, Giselle M.; RAFFAINI, Patricia T.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Roberta Ferreira Gonçalves. As desventuras do Tico-Tico: a formação da moderna criança-cidadã através de uma revista infantil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

2.
KNAUSS, PAULO; RODRIGUES, Ana Célia; SCHMIDT, Clarissa M. S.; MENDO, Concepción Carmona; SOUZA, Renato Tarcísio B.. Participação em banca de Danilo André Bueno. Gestão de Documentos no âmbito das políticas arquivísticas do Poder Executivo Estadual Brasileiro. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KNAUSS, PAULO; GOMES, A. C.; FIGUEIREDO, A. M.. Participação em banca de Iza Vanesa Pedroso de Freitas Guimarães. Na planície amazônica (1926): Raymundo Moraes e a reinvenção da Amazônia no início do século XX. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

4.
KNAUSS, PAULO; FIGUEIREDO, A. M.; NASCIMENTO, Ana Paula. Participação em banca de Moema de Bacelar Alves. Artistas brasileiros em trânsito: relações entre centro e periferia no mundo da pintura (1889-1930). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

5.
KNAUSS, Paulo; SCHAPOCHNIK, N.; ABUD, K. M.. Participação em banca de Regina Célia Soares Claro. Olhar a África: afrodescendentes, representações sociais, fontes visuais e consciência histórica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

6.
KNAUSS, Paulo; ABREU, Regina; LIMA NETO, M. R.; SÁ, Ivan Coelho de; CARVALHO, Rosane M. R.. Participação em banca de vera Lucia Mangas da Silva. Museu da República: um palácio de memórias. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
KNAUSS, Paulo; RODRIGUES, A. E. M.; MELLO, J. S. B.. Participação em banca de Maria de Simone Ferreira. Estratos de um tempo presente: percursos de memória n Museu de Arqueologia de Itaipu atrafés das narrativas do patriimônio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
MALTA, Marize; FERREIRA, P.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Diego Souza de Paiva. Astúcias da pedra: a trajetória de uma cópia do David de Michelangelo e as relações entre objeto de arte e espaço expositivo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
KNAUSS, Paulo; CARDOSO, Rafael; BERBARA, M. C. L.. Participação em banca de Alberto Martin Cillon. Estatuário, escultor, artesão: a escultura e seu ofício no Brasil oitocentista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Fabio Vieira Guerra. Quadrinhos como crônicas: a abordagem do cotidiano dos EUA nas narrativas da Marvel Comics. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
KNAUSS, Paulo; CASANOVA, Andrea; FRIDMAN, F.. Participação em banca de Wesley Garcia Ribeiro Silva. Caminhos para o progresso: relações de poder e cultura urbana (Natal, 1950-1974). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

12.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; SQUEFF, L. C.. Participação em banca de Caroline Fernandes Silva. No tempo dos leilões: a construção dos sentidos da arte no Brasil entre os séculos XIX e XX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; VENÂNCIO, Giselle M.. Participação em banca de Ivan Lima Gomes. HQ´s nacionais: política e histórias em quadrinhos no Brasil e no Chile entre os anos de 1960 e 1970 - o caso das editoras CETPA e Quimantú. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

14.
KNAUSS, Paulo; GUIMARÃES, Lucia Maria Pachoal; GONCALVES, Marcia. A.. Participação em banca de Paulo Roberto de Jesus Menezes. Para ler e ver histórias do Brasil: produção e difusão do conheciment histórico nas galerias ilustradas no século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; GURÁN, M. R.. Participação em banca de Marcos Felipe de Brim Lopes. Mario Baldi - fotografia e narrativa da alteridade na primeira metade do século XX. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

16.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; FACINA, Adriana. Participação em banca de William da Silva e Silva. Grafite urbano contemporâneo: cultura na era da globalização. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

17.
KNAUSS, Paulo; Angela Ancora; VAZ, Lilian F.; AMADO, M. C.. Participação em banca de Juliana maria Jabor Santos Faria. Diálogos possíveis entre arte e cidade: o projeto esculturas urbanas (1994), da sua concepção à experiência cotidiana. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
KNAUSS, Paulo; ABREU, Regina; CHUVA, Márcia Regina Romeiro; FREIRE, J. R. Bessa. Participação em banca de José Geraldo Esquerdo Furtado. História e memória entre ruiínas: o patrimönio ferroviário de aAlém Paraíba. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

19.
KNAUSS, Paulo; PEREIRA, Júnia S.; MORENO, A.; OLIVEIRA, M. A. T.; DUTRA, S. F.. Participação em banca de Jezulino Lucio Mendes Braga. Dilemas da história representada eensinada em museus. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
MALTA, Marize; KNAUSS, Paulo; CAVALCANTI, Ana; FERNANDES, Amaury. Participação em banca de André Monteiro de Barros Dorigo. Da tradição pictórica ao digital: a imagem retórica dos sete pecados capitais. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
KNAUSS, Paulo; SEGAWA, H.; CASANOVA, Andrea. Participação em banca de Gianne Maria Montedônio Chagastelles. O Rio de Janeiro arranha os céus: a verticalização da metrópole entre o pragmatismo e a fantasia da arquitetura de 1928 a 1945. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.; FRATUCCI, Aguinaldo César; CASTRO, Celso; CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Participação em banca de Hernán Venegas Marcelo. Patrimônio cultural e turismo em perspectiva histórica: encontros e desencontros na cidade de Paraty. 2011.

23.
MAUAD, A. M.; LISSOVSKY, M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Maria do Carmo teixeira Rainho. Moda e revolução nas páginas do Correio da Manhã: Rio de Janeiro, 1960-1970. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

24.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MOTTA, Marly. Participação em banca de Carlos Eduardo Pinto de Pinto. Imaginar a cidade real: o Cinema Novo e a representação da modernidade urbana carioca (1955-1970). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

25.
KNAUSS, Paulo; DODEBEI, Vera; ABREU, Regina. Participação em banca de Gerlane Bezerra Rodrigues Morais. Patrimônio cultural e memória social no Brasil contemporâneo: as imagens urbanas nas cidades de Vassouras e de Campos Goytacazes. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

26.
VENÂNCIO, Giselle M.; KNAUSS, Paulo; CHUVA, Márcia Regina Romeiro. Participação em banca de Mria Isabel Ribeiro Lenzi. A memória da civilização no Brasil construída por Gilberto Ferrez. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

27.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.; FRATUCCI, Aguinaldo César. Participação em banca de Hernan Venegas Marcelo. Historicizando o patrimônio e o turismo no Brasil: a cidade de Paraty como monumento. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

28.
AZEVEDO, Cecília; LAGO, Luciana Corrêa do; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Mario Sergio Ignácio Brum. Cidade Alta: memórias e estigma de favela num conjunto habitacional do Rio de Janeiro. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

29.
REIS F., Daniel Aarão; AZEVEDO, Cecília; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Leslie Lothar Cavalcanti Hein. Milenium - o imaginário social da Era Atômica (1945-1957). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

30.
KNAUSS, Paulo; CARVALHO, J. M.; CARDOSO, Rafael. Participação em banca de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade. Guerra do Paraguai: os primórdios da fotoreportagem brasileira na Semana Ilustrada, de Henrique Fleiuss. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; BARBOSA, M.. Participação em banca de Sônia Maria de Meneses Silva. A operação midiográfica: 1964, um golpe em três tempos - mídica, memória e esquecimento. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

32.
MARTINS, I. L.; KNAUSS, Paulo; ABREU, Martha. Participação em banca de Agenor Soares e Silva Junior. Cidades Sagradas: a Igreja Católica e as transformações urbanas no Ceará, 1870-1920. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

33.
GUAZELLI, C. A. B.; LEALL, E. C.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Aristeu Elisandro Machado Lopes. A República em traços e símbolos: a imprensa ilustrada e o ideário republicano, Rio de Janeiro 1868-1903. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

34.
GUIMARÃES, M. S.; NEVES, G. P. C. P.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Aldo Nelson Bona. Paul Ricoeur e uma epistemologia da história centrada no sujeito. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

35.
MAUAD, A. M.; MARTINS, I. L.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Lucia Teresinnha Macena Gregory. Fotografias e memórias: a trajetória da Foto Kaeffer na cidade de marechal Cândido Rondon, PR. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

36.
LEALL, E. C.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Elisabete da Costa Leall. Os filósofos em tintas: arte, positivismo e política na obra de Décio Villares e Eduardo de Sá.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; PEREIRA, R.. Participação em banca de Ana Beatriz Fernandes Cerbino. Ballet da Juventude: o nacional e o moderno na dança brasileira de 1945 a 1956. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

38.
CAMPOS, M. C.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Maristela Chicharo de Campos. Elites Locais e Urbanização: Niterói (1840-1890). 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

39.
CASTRO, R. C. R.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Rosana C. R. de Castro. Imagens e Evidências: a construção do imaginário no Rio de Janeiro do século XIX. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

40.
KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Ivo S. Canabarro. A cosntrução de uma cultura fotográfica: imagens da imigraçãono sul do Brasil. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

41.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MARTINS, I. L.. Participação em banca de Otoni Mesquita. La Belle Vitrine: O Mito do Progresso na Refundação da Cidade de Manaus - 1890/1910.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

42.
MICHAELLIS, M.; KNAUSS, Paulo; GOMES, A. C.. Participação em banca de Marina Michaellis. Clube Germânia: memória da imigração alemã no Rio de Janeiro. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

43.
BARROS, E. S.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Edval de Souza Barros. Negócios de Tanta importância. O Conselho Ultramarino na gestão da guerra e na construção da 'Pax Atlântica'portuguesa (1643-1695). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
PORTZ, S. S.; KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Solange da Silva Portz. Fotografia e a Construção de uma Memória sobre a Colonização do Oeste do Paraná, 1946-1955. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

45.
MAESIMA, C.; KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.. Participação em banca de Cacilda Maesima. Centros de Documentação e Pesquisa Histórica Universitários. Um estudo de caso no CDPH da Universidade Estadual de Londrina. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

46.
KESSEL, C.; KNAUSS, Paulo; FERREIRA, M. M.; SANTOS, A. C. M.. Participação em banca de Carlos Kessel. Entre o pastiche e o moderno: arquitetura neocolonial no Brasil. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
CONDURU, R. L. T.; KNAUSS, Paulo; SEGAWA, H.; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Roberto Luiz Torres Conduru. Ilhas da razão; arquitetura racionalista no Rio de Janeiro (1920-1980). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
MATTIETTO, Leonardo; KNAUSS, PAULO. Participação em banca de Diego Chagas de Souza. Construindo o segredo democrático: parâmetros de classificação de informações e imposição de sigilo na lei de acesso à informação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em DIREITO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
KNAUSS, PAULO; POSSAMAI, Zita Rosane; STEPHANOU, Maria; SILVEIRA, Eder. Participação em banca de Felipe Rodrigo Contri Paz. O artefato da raça: a biografia dos bustos raciais e os atravessamentos discursivos (1862-1930). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
KNAUSS, PAULO; CHRISTO, Maraliz; BARBOSA, Silvana M.. Participação em banca de Álvaro Saluan da Cunha. A guerra em imagem e texto: a coleção "Quadros históricos da Guerra do Paraguay". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
KNAUSS, PAULO; IZECKSOHN, V.; Marcos Bretas; CORREIA, Silvana A. B.. Participação em banca de Mariana Pastana Batista da Silva. A representação da memória em praça pública: os monumentos à Guerra do Paraguai no Rio de Janeiro (1894-1938). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
KNAUSS, Paulo; UZEDA, Helena C.; SCHEINER, Tereza C.. Participação em banca de Alessandra de Oliveira Marçal. Realidade Aumentada em Museus. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
RODRIGUES, Ana Célia; SILVA, Margareth; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Marta Myrrha Ribeiro Soares. Os Arquivos Municipais na Região da Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro: identificação do patrimônio documental arquivístico e a proposta de criação do Arquivo Público Municipal de Angra dos Reis. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Memória e Acervos) - Fundação Casa de Rui Barbosa.

7.
KNAUSS, Paulo; CARLONI, Karla G.; MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Participação em banca de Clarissa Ramos Goes. Postais para ver: cartofilia no Brasil na primeira metade do século XIX na coleção Estella Bustamante. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

8.
KNAUSS, PAULO; VIANA, L. M.; EYLER, Flavia M. S.. Participação em banca de Mateus Bertolino Sampaio. Das HQ´s à imaginação histórica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

9.
KNAUSS, PAULO; RODRIGUES, Ana Célia; SILVA, Margareth. Participação em banca de Marta Myrrha Ribeiro Soares. Identificação do patrimônio documental arquivístico dos municípios da região da costa verde do estado do rio de janeiro. 2017.

10.
SOUZA, M. B. M. E.; VERMEERSCH, Paula; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Diomedes de Oliveira Neto. Ecos da catedral: neogótico, neocristandade e modernização nos sertões de Pernambuco na década de 1920. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
KNAUSS, Paulo; LEROUX, L.; BRUM, Mario. S. I.. Participação em banca de Vanessa Andrade Lira dos Santos. Juventudes em trânsito: saberes e processos criativos dentro e fora da escola. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
KNAUSS, Paulo; SANTOS, Christiano Britto M.; PENNA, Fernando A.. Participação em banca de Pedro Henrique Castro Teixeira da Silva. Capitão América contra Justiceiro: análises e diferenças entre os dois personagens. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; Távora, Maria Luiz. Participação em banca de Marcele de Oliveira Gonçalves. A Escola de Nova York e a IV Bienal de São Paulo de 1957: intercâmbios da arte no contexto da Guerra Fria. 2015.

14.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.; ABREU, Martha. Participação em banca de Pamella Amorim Liz. O Homem da Bruxa: memórias e apropriações de Franklin Cascaes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

15.
KNAUSS, Paulo; KORNIS, Monica de Almeida; ALBERTI, V.; SOARES, M. L.. Participação em banca de Gilvânia Faria de Lima. Os desafios da preservação e da exposição de obras de arte: o caso da Coleção Piranesi da Biblioteca Nacional. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

16.
KNAUSS, Paulo; GABRIEL, C. T.; BUSTAMANTE, R.. Participação em banca de Rosana da Costa Maia. A Antiguidade e a praça: uma proposta pedagógca na fronteira entre a história vivida e a história ensinada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

17.
KNAUSS, Paulo; FERREIRA, M. M.; COSTA, C. M.. Participação em banca de Bruno Ornelas da Cunha. Jogo da memória: história local e ensino de história. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense.

18.
KNAUSS, Paulo; GRINBERG, Keila; VIANA, L. M.. Participação em banca de Igor Pereira Fagundes. Felipe Camarão - cavaleiro potiguar, serviço real e guerras pernambucanas: a construição de um livro paradidático. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade Federal da Fronteira Sul.

19.
KNAUSS, Paulo; COSTA, C. M.; DEZEMONE, M.. Participação em banca de Marta Cristina Soares Dile Robalinho. O Museu da República e o Império: o olhar para os objetos no ensino de História. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

20.
KNAUSS, Paulo; MENDONCA, L.; CERBINO, B.. Participação em banca de Luiz Marcelo da Silveira Resende. Revista Estação: uma estética gráfica no Rio de Janeiro do século XIX - transferências culturais entre Brasil e Europa através da imprnesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Arte) - Universidade Federal Fluminense.

21.
KNAUSS, Paulo; GUIMARAENS, D. P.; ROCHA, E. B.. Participação em banca de José Luiz Grunewald Miglievich Leduc. Moderno e autoritário: a contraditória linguagem arquitetônica adotada no Palãcio da Fazenda e no Palácio Capanema (1934-1938). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal Fluminense.

22.
KNAUSS, Paulo; JARDIM, J. M.; INDOLFO, A. C.; SILVA, E. P.; MICHENER, R. G.. Participação em banca de Zenaide de Freitas Santos. Dimensões arquivísticas da implementação da Lei de Acesso à Informação: perspectivas no Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

23.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; LEITE, J. S.. Participação em banca de Luiza de Cavalacanti Azeredo Ferreira. E a cultura? O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

24.
KNAUSS, Paulo; CONDURU, R. L. T.; SIQUEIRA, Vera. B. C.. Participação em banca de Raquel Silva Rodrigues. Colecionismo de arte no Rio de Janeiro na transição do XIX e XX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

25.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo; RAINHO, M. C. T.. Participação em banca de Mariana Monteiro da Silveira. Imagens de uma ditadura: o governo Médici pelas lentes da Agência Nacional (1971-1974). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

26.
KNAUSS, Paulo; CHUVA, Márcia Regina Romeiro; RIBEIRO, Leila Beatriz; GEIGER, Amir. Participação em banca de Antonio Tostes Baêta Vieira. As história, as memórias, o esquecimento dos cassinos Trio de Luxo do Rio de Janiero: Atlântico, Copacabana e Urca. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

27.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Participação em banca de Lucas Mendes Menezes. Fotografia amadora em Belo Horizonte: entre apertadores de botão e aficionados, 1951-1966. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

28.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.; LIMA, Ricardo Gomes. Participação em banca de Débora Mendes Bregue Daniel. Se essa rua fosse minha: espaços urbanos e políticas públicas para artistas de rua em Florianópolis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

29.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize; VALLE, Arthur G.. Participação em banca de Moema de Bacelar Alves. Do Lyceu ao Foyer: exposições de arte e gosto no Pará da virada do século XIX para o século XX. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

30.
KNAUSS, Paulo; AZEVEDO, Cecília; ROLLEMBERG, Denise. Participação em banca de Maria Clara Ferreira Leite Garcia. Guerra em cena: reprsentações sociais e históricas nos filmes sobre a Guerra do Iraque. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

31.
CHRISTO, Maraliz; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Rogério Rezende Pinto. Museu Mariano Procópio. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

32.
KNAUSS, Paulo; CHRISTO, Maraliz. Participação em banca de Erick de Oliveira Vidal. Capas de disco da Bossa Nova. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

33.
KNAUSS, Paulo; PANDOLFI, Dulce; Mario Grynspan. Participação em banca de Mario Sergio Ignácio Brum. Das Associações de Moradores às ONG´s: trajetórias de lideranças comunitárias em favelas do Rio de Janeiro. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Tomás André Lopes. Revolta da Vacina e as mudanças sociais que deram início aos confrontos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

2.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Jiovani Vieira Alcantara. Rio de Janeiro em face de proteção e violação da criança e do adolescente. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Sônia Marinho do Brazil Costa. Reformas Urbanísticas no Rio de Janeiro: de Passos a Dodsworth. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

4.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Marcus Vinicius de Oliveira Baptista. Rio de Janeiro: da cidade colonial à cidade capitalista. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Thiago Roberto Leal Basílio. Pedra, areia, cimento e cal: o Rio de Janeiro uma cidade em transformaçao. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Ivanilson de Melo Mendes. Imagens da História do Brasil Contemporâneo: análise crítica do livro didático. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

7.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Luisa de Olivaes Valle dos Santos. O Rio de Janeiro: das reformas de Pereira Passos à favelização. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Rodrigo da Fonseca Machado. A destruição de São João Marcos analisada pelos atores sociais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

9.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Sonia Maria Santos Pereira da Rocha. O ensino de história e a construção da brasilidade no fim do século XIX e início do século XX. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

10.
MELLO, J. C.; KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Janaína Cardoso de Mello. Da maçã à fotografia: usos e abusos do fruto visual na historiografia contemporânea. [leitor crítico]. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

11.
SANDRI, S. R.; KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Sinara Regina Sandri. A Fotografia como fonte histórica. [leitor crítico]. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

12.
KNAUSS, Paulo; VIANNA, M. P.. Participação em banca de Márcia Pinto Vianna. Memória e Tragédia: os acidentes na travessia Rio-Niterói (1835-1915) [leitor crítico]. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

13.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.. Participação em banca de Henrique José Miranda. A produção hsitoriográfica sobre d. Pedro II. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

14.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Silvia Renata de Sá Roriz Miziara. A fotografia na coleção Antonio Maria Fragoso. 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

15.
KNAUSS, Paulo; MOTTA, M. M. M.. Participação em banca de Claudia de Carvalho Malheiros. Os senhores da Colônia. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

16.
KNAUSS, Paulo; MAUAD, A. M.. Participação em banca de Luciana Gonçalves do Rosário. O público e o privado na cidade do Rio de Janeiro oitocentista. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

17.
KNAUSS, Paulo; BAUMANN, T. B.. Participação em banca de Monia Dias Gualda Bezerra. Mares sem fim: lucro e fé nas conquistas das novas terras. 1997. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KNAUSS, Paulo; BARAHONA, H.; MONICA, E. F.. Participação em banca de Michelle Silva de Oliveira.Civilização aos bárbaros: manifestaçõs e autoritarismo no Estado de Direito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

2.
KNAUSS, Paulo; VENÂNCIO, Giselle M.; FONSECA, Vitor M. M.. Participação em banca de Mariana simões Lourenço.Edição, documentos e história nacional: as publicações do Arquivo Nacional 91886-1922). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

3.
KNAUSS, Paulo; RODRIGUES, Ana Célia; SILVA, M. C. S. M. E.. Participação em banca de Mariana Batista do Nascimento.Parâmetros para identificação das atribuições do órgão produtor visando a elaboração de Plano de Classificação de Documentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Leandro Martins Machado.Um roteiro republicano pelo centro do Rio de Janeiro para alunso do encisno fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MAUAD, A. M.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Estefãnia Carolina Maciel Pereira da Silva.Mulher negra e sua imagem nas revistas de moda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

6.
VALLE, Arthur G.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Karina Pinheiro Fernandes.Antonio Parreirs: o pintor,a historiografia e as praia de Niterói. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

7.
CORREA, I. S.; KNAUSS, Paulo; OLIVEIRA, L. S.; RODRIGUES, L. A.. Participação em banca de Ivan S. Correa.O papel do Estado Brasileiro na cultura. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Cultural) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MIRANDA, H. J.; KNAUSS, Paulo. Participação em banca de Henrique José Miranda.A produção historiográfica sobre D. Pedro II [leitor crítico]. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KNAUSS, Paulo; COSTA, Luis Edegar O.; SANTOS, Nara Cristina. Concurso Público para Professor Adjunto na Área de História da Arte, Subárea Crítica, Teorias e Historiografia da Arte. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
KNAUSS, Paulo; MARIZ, Anna Carla A.; LEAL, Flavio. Concurso Público para Professor de Arquivologia / Documentação Audiovisual e Digital / Gestão de Documentos Arquivísticos. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
KNAUSS, Paulo; RIOS, K. S.; DUARTE, Ana. Rita. F.. Concurso Público para professor Adjunto - Setor de Estudo Prática de Ensino em História. 2013. Universidade Federal do Ceará.

4.
KNAUSS, Paulo; GLEZER, Raquel; GUIMARÃES, Lucia Maria Pachoal. Concurso Público de provas e títulos para provimento de vaga de professor de Teoria da História. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
KNAUSS, Paulo; GLEZER, Raquel; GUIMARÃES, Lucia Maria Pachoal. Concurso Público de provas e títulos para provimento de vaga de professor de Teoria da História. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
GRINBERG, Keila; BELTRÃO, Claudia; KNAUSS, Paulo. Concurso público para professor adjunto na área de Metodologia do Ensino. 2009. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
KNAUSS, Paulo; CALDAS, M.; COSER, Miriam; BRAGANÇA, Alvaro; MATA, Sergio da. Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira de Magistério Superior, Classe Adjunto, na área de História / Teoria e Metodologia da História. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
GABRIEL, C.; BITENCOURT, C. M. F.; KNAUSS, Paulo. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente do Departamento de Didática, Setor Didátia e Prática de Ensino de História. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
KNAUSS, Paulo; SOUZA, Adriana Barreto; ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de; LIMA, Ivana Stolze de; MORAES, Luiz Edmundo de Souza. Concurso Público de Provas e Títulos para a Professor Adjunto, na área de História / Historiografia e Teoria da História. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

10.
KNAUSS, Paulo. Processo soeletivo para professor adjunto de Didática da História. 2005. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11.
KNAUSS, Paulo. Concurso Públcio de Provas e Títulos para Professor Adjunto de Ensino de Arte. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
KNAUSS, Paulo. Processo Seletivo para a contratação de Professor Doutor 'MS-3', em RTC (24 horas semanais), para as disciplinas EDM 417/418 - Metodologia do Ensino de História I e II. 2003. Universidade de São Paulo.

Outras participações
1.
MARTINS, I. L.; Beatriz Kushnir; BESSONE, T.; CAMPOS, A.; KNAUSS, Paulo. XII Prêmio de Monografias Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2017. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

2.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; CAMPOS, A.; BESSONE, T.. XI Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos. 2016. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

3.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; BESSONE, T.; CAMPOS, A.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2015. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

4.
KNAUSS, Paulo. Comitê Científico do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2014. Comitê Brasileiro de História da Arte.

5.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; BESSONE, T.; CAMPOS, A.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2014. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

6.
KNAUSS, Paulo. Comissão Científica do V Seminário do Museu D. João VI. 2014. Museu D. João VI.

7.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; BESSONE, T.; CAMPOS, A.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2013. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

8.
KNAUSS, Paulo. III Seminario Internacional sobre Arte Público en Latinomáerica. 2013. Grupo de Estudios sobre Arte Público en Latinoamérica.

9.
KNAUSS, Paulo; COELHO, Eduardo dos Santos; LAIDLER, Christiane Vieira; SENNA, Marta; SOUZA, Euclides Maurício Siqueira de; GOMES, Charles Matheus Pontes; Isabel Lustosa; DIAS, Tânia Coeli Sobreira; CARVALHO, Cláudia Suely Rodrigues Carvalho; LYNCH, Christian. Programa de Bolsas para Pesquisador Vistante Senior da FCRB. 2012. Fundação Casa de Rui Barbosa.

10.
KNAUSS, Paulo; BESSONE, T.; MARTINS, I. L.; Beatriz Kushnir; CAMPOS, A.. Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos. 2012. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

11.
MARTINS, I. L.; Beatriz Kushnir; SOUZA, J. J. V.; Marcos G. Sanches; KNAUSS, Paulo. Prêmio de Pesquisa Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2011. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

12.
KNAUSS, Paulo. Programa CAPES/CNPq/DAAD - Comissão Multidisciplinar de avaliação de candidatos à bolsa de doutorado. 2011. Deutscher Akademischer Austauschdienst.

13.
MARTINS, I. L.; BESSONE, T.; Beatriz Kushnir; CAMPOS, A.; KNAUSS, Paulo. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2011. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

14.
KNAUSS, Paulo. Comitê Científico do I Congresso de História e Geografia do Vale do Paraíba. 2011. INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE VASSOURAS.

15.
KNAUSS, Paulo. Comitê Avaliador da Jornadas de Humanidades -Historia del Arte. 2011. Universidad Nacional del Sur.

16.
Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; BESSONE, T.; CAMPOS, A.; KNAUSS, Paulo. Prêmio de Monografias Afonso Carlos Marques dos Santos. 2010. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

17.
KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.; CAMPOS, A.; BESSONE, T.; Beatriz Kushnir. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2009. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

18.
KNAUSS, Paulo; Beatriz Kushnir; MARTINS, I. L.; CAMPOS, A.; BESSONE, T.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2008. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

19.
BESSONE, T.; Beatriz Kushnir; CAMPOS, A.; KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2007. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

20.
KNAUSS, Paulo; Ana Pessoa; Beatriz Resende; João Almino; Raquel Valença. Prêmio Casa de Rui Barbosa. 2007.

21.
CAMPOS, A.; KNAUSS, Paulo; MARTINS, I. L.; Beatriz Kushnir; BESSONE, T.. Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos. 2006. Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

22.
KNAUSS, Paulo. Jornada de Iniciação Científica. 2006. Fundação Getúlio Vargas.

23.
KNAUSS, Paulo. Jornada de Iniciação Científica / COC - FIOCRUZ. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

24.
KNAUSS, Paulo. 9º Encontro de Iniciação CientíficaPIBIC/FGV. 2005.

25.
KNAUSS, Paulo. Programa de Incentivo à Produção Científica. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
KNAUSS, Paulo. Avaliação Nacional dos Livros Didáticos de 5a a 8a séries - PNLD 2005 - Área de História.. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

27.
KNAUSS, Paulo. Participação na seleção de candidatos a doutorado na Alemanha. 2002. Cnpq.

28.
KNAUSS, Paulo; MOTA, M. A. R.; AZEVEDO, F. L. N.; LIMA, L. L. G.; NEVES, G. P. C. P.. II Concurso de Monografias do Arquivo do Estado do Rio de Janeiro. 2000. Governo do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5o. Forum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal.Biografia de uma edificação colonial: refuncionalização do Museu Histórico Nacional. 2018. (Outra).

2.
Aula Inaugural.Atualidade do Patrimônio Cultural: história e historiografia. 2018. (Outra).

3.
Ciclo de Palestrada - Uma obra, muitas histórias.Retrato de d. João VI com baía de Guanabara ao fundo. 2018. (Outra).

4.
Conferência.O retrato esquecido de d. João VI. 2018. (Outra).

5.
V Seminário de Museologia Experimental.História e Pesquisa de Coleções. 2018. (Seminário).

6.
XXIX Simpósio Nacional de História.Diálogos contemporâneos: Formas da historiografia, me torno da obra de Manoel Salgado. 2018. (Simpósio).

7.
A história e a pesquisa sobre a cidade.Vôo de pássaro: perspectivas históricas da cidade do Rio de Janeior. 2017. (Oficina).

8.
Aula Inaugural Turma 2016 do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHANnio.Pesquisa histórico no campo dos estudos do patrimônio cultural. 2017. (Outra).

9.
III Mesas Redondas sobre Fotografia e Patrimônio.A fotografia nas instituições culturais brasileiras: o caso do Museu Histórico Nacional. 2017. (Outra).

10.
II Seminário de Pesquisa em Memória da Museologia.Museus dirigidos por elas: experiência de gestão. 2017. (Seminário).

11.
II Seminário de Pesquisa e Museologia.Museus dirigidos por elas: experiencias de gestão. 2017. (Seminário).

12.
II Simpósio Nacional de História Militar.Patrimônio e Identidade Militar. 2017. (Simpósio).

13.
IV Encontro do Grupos MODOS: história da arte em museus.A presença da arte nos museus históricos. 2017. (Encontro).

14.
Seminário Comunidades de sentidos: História e dimensões do público.Questões socialmente vivas e história pública. 2017. (Seminário).

15.
Seminário Internacional Cultura, Ciência e Democracia.O destino das coleções: história e historiografia. 2017. (Seminário).

16.
Seminário Memória, Oralidade e Imagem.História, Memória e Coleções. 2017. (Seminário).

17.
Seminário Patrimônio Documental em Perspectiva.Horizontes do Patrimônio Documental Fluminense. 2017. (Seminário).

18.
Série Vida Acadêmica.A pesquisa no campo da história urbana. 2017. (Outra).

19.
XIII Jornadas Internacionais de Estudos das Monarquias Ibéricas: Nações em movimento.O Museu Histórico Nacional e as nações me movimento. 2017. (Outra).

20.
XII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Arte e cultura visual. 2017. (Outra).

21.
14a. Semana de Museus.O antigo Palácio da Justiça, seus bens culturais e a cidade do Rio de Janeiro. 2016. (Outra).

22.
3o. Simpósio Nacional de História Pública.História Pública e Usos do Passado. 2016. (Simpósio).

23.
8o. Colóquio do PPLB - 450 anos de portugueses no Rio de Janeior.Pero de Vila Nova, o francês que se integrou ao mundo colonial português. 2016. (Seminário).

24.
Center for Latin American Studies.Museums collections and the historiography of colonial art in Brazil. 2016. (Oficina).

25.
Center for Latin American Studies.Ex-votos and the colonial experience: religious art and historical painting in Portuguese America, 18th Century. 2016. (Outra).

26.
Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia.Os arquivos como fonte de transformação social. 2016. (Encontro).

27.
III Seminário de Ensino de História nas redes de formação: Narrativas do Rio.Fontes e Patrimônio: desafios para a produção da história do Rio de Janeiro. 2016. (Encontro).

28.
I Seminário Internacional História e Patrimônio Cultural.Historiadores, museólogos, arquitetos e arquivistas: fronteiras de práticas multidisciplinares. 2016. (Seminário).

29.
Jornada de História 2016.A história no campo do patrimônio cultural. 2016. (Outra).

30.
Seminário de Pesquisa em Memória e Museologia no Brasil - 10 anos do NUMMUS.Imagens que contam histórias: objetos do olhar. 2016. (Seminário).

31.
Seminário Museus e cidadania: alternativas à crise.Práticas museológicas alternativas na produção de conhecimento. 2016. (Seminário).

32.
Sessão de Estudos e Pesquisa.Atualidade do Museu Histórico Nacional: projetos e desafios. 2016. (Outra).

33.
V Congresso Sergipano de História. A história da cidade do Rio de Janeiro, de Felisbelo Freire. 2016. (Congresso).

34.
A importância dos lugares de memória para história social.Lugares de Memória: o conceito na obra de Pierre Nora. 2015. (Encontro).

35.
Cineclube AGCRJ - Rio, 450 anos de cinema.A cidade pela janela: eteriores e interiores do Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

36.
Curso de Extensão Universidade das Quebradas.Vôo de pássaro na cidade: percepções do espaço urbano do Rio de Janeiro - depois do mar e da terra, o céu. 2015. (Outra).

37.
França Antártica p o Rio antes da cidade.Pero de Vila Nova - o francês que se integrou no mundo colonial português. 2015. (Seminário).

38.
II Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil.Até o úlitmo lance: o leilão da coleção Bernardino Dias e o valor da arte. 2015. (Outra).

39.
IV Colóquio de Estudos sobre a Arte Brasileira do Século XIX - o ateliê do artista - o.Ciração e memória: o atelier de Antonio Parreiras. 2015. (Outra).

40.
Pensando os 450 anos do Rio de Janeiro a partir da favela.Caminhos da história carioca: rumo à favela. 2015. (Seminário).

41.
Pensando os 450 anos do Rio de Janeiro a partir da favela.A cidade antes da favela. 2015. (Seminário).

42.
Rio de Janeiro: 450 anos dde capitalidade.A construção da capitalidade carioca em perspectiva histórica. 2015. (Seminário).

43.
Rio de Janeiro: 450 anos de capitalidade.Rio: capital da cultura. 2015. (Seminário).

44.
Seminário D. Pedro II: história e memória.D. Pedro II e a escultura no Brasil. 2015. (Seminário).

45.
Singularidades do Rio de Janeiro na história do Brasil República.O patrimônio cultural da cidade na Era Vargas. 2015. (Seminário).

46.
Universidade das Quebradas.Vôo de pássaro na cidade: percepções do espaço urbano do Rio de Janeiro - depois do mar e da terra, o céu. 2015. (Outra).

47.
VIII - Colóquio História e Arte.Quando o olhar faz diferença: história dos objetos e cultura visual. 2015. (Outra).

48.
X Semana de História Política.Bens culturais e pesquisa histórica: história dos objetos e memória urbana. 2015. (Encontro).

49.
2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil.Lugares e narrativas da história pública: arte na cidade. 2014. (Simpósio).

50.
Arquivos da repressão e da resistência: configurações e usos sociais.Arquivos e memórias do autoritarismo no Brasil. 2014. (Outra).

51.
Curso História do Rio de Janeiro: Pelos 450 anos de fundação da cidade.A França Antártica e a fundação da cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

52.
I Congresso do Grupo de Estudos da Baixada Fluminense. Percursos de históriografia fluminense. 2014. (Congresso).

53.
II Seminário de História e Cultura: Imagens na escrita da história.Imagens artísticas: o encontro com a história. 2014. (Seminário).

54.
Seminário Arquivos de Arquitetura.Arquivos de Arquitetura: entre projetos e documentos. 2014. (Seminário).

55.
Seminário Transbordamentos: arte, espaço e urbanidade.As cidades que nos antecedem. 2014. (Seminário).

56.
Semionário Ressonâncias: Rio de Janeiro, 1964.O caso do Ginásio Caio Martins: memórias da prisão esquecida. 2014. (Seminário).

57.
VI Colóquio dos Institutos Históricos Brasileiros.O Rio de Janeiro e seu patrimônio cultural. 2014. (Outra).

58.
VII Colóquio His´toria e Arte - Objetos do Olhar.O legado do artista: leituras da arte no Brasil na Coleção Guttmann Bicho. 2014. (Outra).

59.
V Seminário do Museu D. João VI - Coleções de arte.Guilherme Guinle: arte e colecionismo no Brasil da Primeira Metade do século XIX. 2014. (Seminário).

60.
XXIII Jornada Arquivística da UNIRIO.A Lei de Acesso à Informação e as instituições arquivísticas. 2014. (Encontro).

61.
I Seminário Internacional Documentar a Ditadura: arquivos da repressão e da resistência.Documentos a serviço do interesse público e geral. 2013. (Seminário).

62.
Os historiadores nas instituições de guarda e divulgação documental patrimomnial.O historiador e os arquivos. 2013. (Outra).

63.
40 anos do Arquivo Histórico de Joinville.arquivos e usos contemporâneos do passado. 2012. (Outra).

64.
A cartografia nos arquivos: públicos, usos e acesso.O acervo cartográfico do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2012. (Seminário).

65.
Arquivo, Memória e Ditadura.Arquivo da repressão como fato arquivístico. 2012. (Outra).

66.
Curso - Portugueses no Rio de Janeiro.A presença monumental lusa no Rio de Janeiro. 2012. (Oficina).

67.
Entre arquivos e museus: práticas de organização ddocumentalall.Entre arquivos e museus: práticas de organização documental. 2012. (Oficina).

68.
I Congresso de Arquivo, Biblioteca e Museu. Arquivo e museu: movimentos de constituição, produção e circulação. 2012. (Congresso).

69.
II Encontro Docomomo Rio.Arquivos de arquitetura e gestão de documentos. 2012. (Encontro).

70.
III Seminário do Museu D. João VI.Mudanças e continuidades nas artes no Brasil de entreséculos. 2012. (Seminário).

71.
I Simpósio de História e Artes.História e cultura visual: percursos. 2012. (Simpósio).

72.
Patrimônio Histórico: possibilidades de pesquisa e mercado de trabalho.Patrimônio histórico: operações historiográficas. 2012. (Outra).

73.
Simpósio Internacional de História Pública.Arquivos e museus são lugares de memória pública?. 2012. (Simpósio).

74.
Simpósio Internacional Imagem, Cultura Visual e História da Arte.Jogo de olhares: índios e negros na escultura do século XIX entre a França e o Brasil. 2012. (Simpósio).

75.
Usos do passado, arquivos e universidade.Usos do passado, arquivos e universidade. 2012. (Outra).

76.
VI Encontro CEDAP.Usos eletrônicos do passado. 2012. (Encontro).

77.
VII Seminário Nacional do Centro de Memória.Desafios da memória para a produção do conhecimento histórico. 2012. (Seminário).

78.
VII Seminário regional de Memória, Arquivo, Biblioteca e Museu do Litoral Paulista e Vale da Ribeira.Da gestão de documentos à preservação da memória. 2012. (Seminário).

79.
XI Encontro Estadual de História.Preservar ou destruir? políticas públicas de gestão de acervos. 2012. (Encontro).

80.
XII Seminário de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.Usos do passado e patrimônio cultural. 2012. (Seminário).

81.
XV Encontro Regional de História Anpuh-Rio.Coordenação do Simpósio Temático Imagem e Cultura Visual. 2012. (Encontro).

82.
XXIII Jornada Arquivística da UNIRIO.A Lei de Acesso á Informação e as instituições arquivísticas. 2012. (Outra).

83.
Deleitar, instruir, mover - O Ensino de História e Manoel Salgado.Teoria da História e Ensino de História, a propósito do pensamento de Manoel Salgado. 2011. (Encontro).

84.
Direito Autoral e Documentos de Arquivo.As instituições de guarda e a política de acesso a documentos de arquivo. 2011. (Seminário).

85.
Encontro com a história, ciência e tecnologia.Mapas do Brasil: a história da cartografia como campo de estudo. 2011. (Encontro).

86.
Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memórias da prisão esquecida: o golpe de estado de 1964 e o ginásio Caio Martins na cidade de Niterói. 2011. (Encontro).

87.
I Congresso Nacional de História e Geografia do Vale do Paraíba. A província fluminense e seus papéis: o fundo documental da Presidência de Província no acervo do APERJ. 2011. (Congresso).

88.
I Encontro do Patrimônio Fluminense.Os caminhos do Patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Encontro).

89.
I Seminário Estadual para a Preservação de Bens Móveis e Integrados.Patrimônio e Políticas Culturais na atualidade brasileira. 2011. (Seminário).

90.
I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.Memórias da prisão esquecida - Niterói, 1964. 2011. (Seminário).

91.
I Seminário Internacional de História do Tempo Presente.Usos do Passado. 2011. (Seminário).

92.
I Seminário Internacional - Elementos Materiais da Cultura e Patrimônio.A presença de estudantes: o encontro de museus e escolas no Brasil da década de 50 do século XX. 2011. (Seminário).

93.
IV Seminário Memória, Documentação e Pesquisa.História Oral: a experiência do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. 2011. (Seminário).

94.
IX Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memórias da prisão esquecida: o golpe de 1964 e o ginásio Caito Martins na cidade de Niterói. 2011. (Encontro).

95.
Memória e Informação.Memorial do Rio: a nova sede do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

96.
Pensar a favela, pensa a história: uma homenagem a José Arhur Rios.Pensando as favelas para entender a cidade. 2011. (Encontro).

97.
VI Seminário Regional de Memória, Arquivo e Museu do Litoral Paulista e Vale da Ribeira.Memórias das cidades. 2011. (Seminário).

98.
X Congresso Mundial Art Déco. Contexto carioca da escultura pública Art déco. 2011. (Congresso).

99.
XXVI Simpósio Nacional de História.Negro Horácio: Louis Rochet e a escultura antropológica no século XIX. 2011. (Simpósio).

100.
XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte.Imaginação escultórica e identidade étnica: representações do negro no Brsil, século XIX. 2011. (Outra).

101.
4a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.Ciência e Cultura. 2010. (Outra).

102.
Colóquio Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje.As favelas ontem e hoje: genealogias da pesquisa urbana. 2010. (Outra).

103.
Colóquio História da Arte: Ensaios Contemporâneos.Arte e política. 2010. (Outra).

104.
Doce França - Recortes da vida privada na coleção do Museu Mariano Procópio.Os colecionadores brasileiros e arte francesa. 2010. (Outra).

105.
Ensino de História: desafios atuais - UFSC.Atualidade do estudo das Humanidades no Ensino Superior. 2010. (Outra).

106.
Fronteiras e Identidades: reflexões contemporâneas.Arte e política: perspectivas historiográficas. 2010. (Encontro).

107.
História e Museu.Símbolos da República. 2010. (Seminário).

108.
II Colóquio de História Fluminense - Amaral Peixoto: história, memória, política.Amaral Peixoto e a construção do patrimônio cultural fluminense. 2010. (Encontro).

109.
II Conferência Nacional de Cultura - Pré-conferência setorial de Cultura (Arquivos).Plenária Geral. 2010. (Outra).

110.
III Encontro de estudos sobre o ambiente construído do Brasil no século XIX.As estátuas nos prédios públicos do século XIX, especialmente nas escolas do Imperador. 2010. (Encontro).

111.
I Jornada de Estudos Fluminenses.O Estado do Rio na Primeira República. 2010. (Outra).

112.
IV Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usso do passado.Trauma, esquecimento e usos do passado. 2010. (Seminário).

113.
Revistas Ilustradas: modos de ler e ver o Rio de Janeiro na Primeira República.A crítica de arte nas revistas ilustradas brasileiras durante a Primeira República. 2010. (Seminário).

114.
Seminário Arquivos da Ditadura e Democracia: a questão do acesso.Os arquivos das polícias políticas no Brasil e as condições de acesso. 2010. (Seminário).

115.
Seminário de Pesquisa e Ensino de História - UFRRJ.Educação Patrimonial: museus e ensino de história. 2010. (Seminário).

116.
Solenidade posse de sócio honorário.A interpretação do Brasil na escultura pública: arte, memoria e história. 2010. (Outra).

117.
XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio - Memória e Patrimônio.Patrimônio, Arquivo e Ofício do Historiador. 2010. (Encontro).

118.
Annual Oral History Association Meeting. Painel de comunicações. 2009. (Congresso).

119.
Aula Inaugural - Programa de Pós-graduação em Cultura Visual / UFG.Sentidos da Arte Estrangeira no Brasil. 2009. (Outra).

120.
Aula Magna, curso do Instituto Superior de Administração Pública - Fundação Escola do Serviço Público.Memória e Informação: gestão de documentos públicos e construção do Estado. 2009. (Outra).

121.
III Semana de Produção Cultural - IH-UCAM.Grafite como arte urbana. 2009. (Encontro).

122.
I Jornada discente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.Cidadania, Memória e Reparação: o papel dos arquivos. 2009. (Outra).

123.
I Seminario Internacional sobre Arte Publico en Latinoamerica.A festa da imagem: afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX. 2009. (Seminário).

124.
IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana. Memória da educação fluminense: explorações do acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

125.
Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica.Usos do passado e arquivos: questões em torno da pesquisa histórica. 2009. (Outra).

126.
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História.Ensino Médio, historiografia escolar e ensino de História na atualidade. 2009. (Encontro).

127.
VII Perspectivas do Ensino e História.O lugar da História na reforma do EnsinMédio. 2009. (Encontro).

128.
XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association. Arte para el hemisferio: diplomacia cultural y arte moderno. 2009. (Congresso).

129.
XXV Simpósio Nacional de História - Diálofgos Contemporâneos.Patrimônio e Memória. 2009. (Simpósio).

130.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.O Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, e os sentidos da arte estrangeira no Brasil. 2009. (Simpósio).

131.
XXV Simpósio Nacional de História - História e Ética.O Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, e os sentidos da arte estrangeira no Brasil. 2009. (Simpósio).

132.
A gosto Popular.O que é a cultura popular - Cultura popular e mundo urbano contemporâneo. 2008. (Outra).

133.
Crise da imagem ou crise das teorias.Os sentidos da arte estrangeira no Brasil. 2008. (Simpósio).

134.
Diálogos & Aproximações: seminário de pesquisa de pós-graduação em História da UFRJ.Pesquisar em História: problemas e perspectivas - a questão ética. 2008. (Seminário).

135.
I Colóquio História e Arte: trânsitos da modernidade.Os sentidos da arte estrangeira no Brasil. 2008. (Encontro).

136.
I Simpósio de Políticas Públicas, História e Educação.Políticascurriculares de História e do Ensino de história no Brasil: desafios da cidadania. 2008. (Simpósio).

137.
I Simpósio Internacional de Artes Visuais - a natureza pública da arte.A solidão da escultura contemporânea. 2008. (Simpósio).

138.
IX Encontro Estadual de História - ANPUH-RS.O historiador e as fontes visuais: aproximações disciplinares. 2008. (Encontro).

139.
Seminário História do Tempo Presente.Relações entre arte e imagem: aproximações disciplinares. 2008. (Seminário).

140.
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História.Ensino de História, Museus e Patrimônio Histórico. 2008. (Encontro).

141.
V Seminário de Centros de Memória Empresariais e Universidades Brasileiras - Garantindo a permanência da memória.Memória e Arte. 2008. (Seminário).

142.
XIII Encontro de História Anpuh-Rio.Exposições de arte no contexto da Segunda Guerra Mundial no Brasil. 2008. (Encontro).

143.
XIX Jornada Arquivística da UNIRIO.Patrimônio documental fluminense: desafios e atualidade. 2008. (Outra).

144.
2º Seminário politícas culturais: diálogos e tendências.Bens Culturais desaparecidos e a noção de patrimônio.. 2007. (Seminário).

145.
Ciclo de Conferências em História Cultural.História e ética: a historiografia como fato moral. 2007. (Outra).

146.
Colóquio Espaços da arte contemporânea. "Arte e meio urbano". 2007. (Congresso).

147.
Curso Combate ao Furto, Roubo e Tráfico Ilícito de Bens Culturais.Atualidade e história de roubos e furtos de bens culturais no Brasil. 2007. (Outra).

148.
I Encontro Macaé em Fontes Históricas.Usos e sentidos da História de Macaé. 2007. (Encontro).

149.
II Seminário Arte, Cultura e Fotografia.História da arte como história da imagem: aproximações. 2007. (Seminário).

150.
Modernidades Alternativas.Arte e modernismo: exposições de arte e relações internacionais no contexto da Segunda Guerra Mundial. 2007. (Seminário).

151.
Semana de História UNIVILLE.Atualidade do Patrimônio em tempos de roubos de bens culturais. 2007. (Encontro).

152.
Seminário Um olhar contemporâneo sobre patrimônio cultural - MHN.Usos do passado e patrimônio cultural: sobre roubos e furtos. 2007. (Seminário).

153.
VII Encontro Regional Sudeste de História Oral memória e Política."Tudo se esquece! memória dos usos políticos do estadio Caio Martins,Niterói/RJ. 2007. (Encontro).

154.
XIV Jornada de Estudos Americanos - Américas: intermediações culturais. A América num campo expandido: American Studies numa perspectiva interamericana. 2007. (Congresso).

155.
I Seminário Pronex Direitos e Cidadania.Museu do Ingá: patrimonio cultural e identidade do estado do Rio de Janeiro. 2005. (Seminário).

156.
Quintas n Memorial.As três Américas de Carmem Miranda. 2005. (Encontro).

157.
Semana pedagógica de História.Escultura pública, patrimônio e memória urbana. 2005. (Encontro).

158.
11a. Jornada de Letras UFF.Grafite urbano no Brasil e memórias da juventude. 2004. (Seminário).

159.
2o. Seminário do Departamento de História - História e Imagem.A difícil imagem do futuro: a estátua equestre de d. Pedro II. 2004. (Seminário).

160.
Agenda Acadêmica 2004 UFF.Esapço vivido, memória e identidade. 2004. (Outra).

161.
Encontro Nacional de História Oral. Encontro Nacional de História Oral. 2004. (Congresso).

162.
V Encontro nacional Perspectivas do Ensino de História.GT Enisno de História e Patrimônio. 2004. (Encontro).

163.
Diálogos Contemporâneos: Cultura e Memória.V Encontro Regional de História Oral. A cidade entre o belo e o feio. História do grafite urbano no Brasil.. 2003. (Encontro).

164.
Formas da imaginária Urbana: escultura pública no Brasil.XXII Simpósio Nacional de História. 2003. (Simpósio).

165.
III Colóquio de História UFF-UMCP. Gênero e Sexualidade na História.III Colóquio de História UFF-UMCP. Universidade Federal Fluminense - University of Maryland at College Park. 2003. (Seminário).

166.
Seminário Internacional.Museus & Cidades. 2003. (Seminário).

167.
Seminário Internacional.O Papel da Sociedade Civil nas Novas Pautas Políticas. 2003. (Seminário).

168.
X Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Artes Visuais.Forma e Corpo: o grafite urbano como expressão pictórica contemporânea.. 2003. (Encontro).

169.
Colóquio Relações Luso-Brasileiras - enlaces e desenlaces.Painel Integrado Cultura e Sociedade III. 2002. (Outra).

170.
Gestão de Bens Culturais.O Patrimônio artístico Carioca (palestra). 2002. (Outra).

171.
Hip Hop Cultura em Movimento.Mesa-redonda Grafite. 2002. (Encontro).

172.
História representada: o dilema dos museus.História representada: o dilema dos museus [ coordenador e expositor]. 2002. (Seminário).

173.
I Conferência Regional de Educação.I Conferência Regional de Educação (conferência). 2002. (Outra).

174.
I Congresso de Pós-Graduação da FEUC. Arte e Prática de colecionar no Brasil [palestrante]. 2002. (Congresso).

175.
II Simpósio O Uso do Mar e sua Proteção - 500 anos da Baía de Guanabara.História e Relações Internacionais [palestra]. 2002. (Outra).

176.
O Futuro das Licenciaturas.O Futuro das Licenciaturas [debate]. 2002. (Outra).

177.
Reunião do Colegiado de Licenciaturas da UFF.Os Cursos de Licenciatura da UFF [palestra]. 2002. (Outra).

178.
Semana Comemorativa do 55º Aniversário da Faculdade de Educação da UFF.As Diretrizes Curriculares para as Licenciaturas [debate, coordenador/expositor]. 2002. (Outra).

179.
Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Semana de Monitoria/2002. 2002. (Outra).

180.
Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social.História: teoria, historiografia e cultura [debate]. 2002. (Seminário).

181.
Seminário Interno de Licenciaturas.A formação de professores, as reformas educacionais e os princípios norteadores de currículo [debate]. 2002. (Outra).

182.
Seminário PPGHIS 20 anos.História: teoria, historiografia e cultura [debate]. 2002. (Outra).

183.
Seminário PPGHIS 20 Anos.História: teoria, historiografia e cultura [debate]. 2002. (Seminário).

184.
V Encontro Estadual/RJ e IV da Região Sudeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE.Diretrizes Curriculares e a configuração das licenciaturas: o desafio de novos projetos [debate]. 2002. (Encontro).

185.
VI Encontro Nacional de História Oral - Tempo e Narrativa.Palavras e imagens de um acontecimento: o incêndio do Gran Circus norte-americano, Niterói, 1961.. 2002. (Encontro).

186.
V Semana de Monitoria.A Pesquisa na Sala de Aula [orientação de trabalho]. 2002. (Outra).

187.
X Encontro Regional de História da ANPUH/ História e Biografias.Olhares sobre a formação dos professores de história. 2002. (Encontro).

188.
X Encontro Regional de História da ANPUH História e Biografias.Olhares sobre a formação dos professores de História [mesa-redonda]. 2002. (Encontro).

189.
X Encontro Regional de História da ANPUH História e Biografias.Imagens do Trauma na História. 2002. (Encontro).

190.
XII Jornada de Estudos Americanos.Entre-Lugares e Entre-Identidades nas Américas [debate]. 2002. (Outra).

191.
XXI th International Oral History Conference. The Tragic Memory: City and Social Trauma. 2002. (Congresso).

192.
8º Encontro do Programa de Pós-Graduação da UFRJ.Cidade-Galeria - Arte e os espaços urbanos. 2001. (Encontro).

193.
After the quincentennial: history, memory and nation in Brazil.Workshop: Public sculpture and city identity: urban imagery as a field of research. 2001. (Encontro).

194.
Cidade Galeria: arte e espaços urbanos.As formas da imaginária urbana.. 2001. (Outra).

195.
IV Encontro Nacional de História Oral.Palavras e imagens de um acontecimento: o incêndio do Gran Circus Norteamericano - Niterói, 1961.. 2001. (Encontro).

196.
IV Encontro Regional Sudeste de História Oral.Memória e Exclusão. 2001. (Encontro).

197.
IV Encontro Regional Sudeste de História Oral.Palavras e imagens de um acontecimento: o incêndio do Gran-Circus Norte-Americano, Niterói,1961. 2001. (Encontro).

198.
O ensino da história entre a teoria da aprendizagem e a teoria do conhecimento. Mãos tecelãs no fazer da história..O ensino da história entre a teoria da aprendizagem e a teoria do conhecimento. Mãos tecelãs no fazer da história.. 2001. (Outra).

199.
Os corsários franceses na América portuguesa.Os corsários portugueses na América portuguesa.. 2001. (Outra).

200.
XXI Simpósio Nacional de História.História e escultura pública no Brasil: imaginário urbano e poder simbólico (coordenador de sessão de comunicação, tendo apresentado o trabalho: A imagem do imperador; o monumento a D. Pedro II). 2001. (Simpósio).

201.
XXI Simpósio Nacional de História.Grafite Urbano no Brasil Contemporâneo.. 2001. (Simpósio).

202.
Ciclo Idealizações da República..Imagens da República.. 2000. (Seminário).

203.
Coleções e construção da memória.Coleções e construção da memória (palestra).. 2000. (Outra).

204.
I Congresso Brasileiro de História da Educação. História, Memória e Documentação. 2000. (Congresso).

205.
III Encontro Estadual de Ensino de História.A epistemologia do ensino da História; confefência.. 2000. (Encontro).

206.
IV Semana de Monitoria.Comunicação Coordenada: Banco de Imagens: Construção de instrumento para o estudo da História através da Imagem [orientador]. 2000. (Outra).

207.
IX Simpósio Nacional de História.Colecionismo de Estado; o Museu do Ingá e a afirmação política do Estado do Rio de Janeiro.. 2000. (Simpósio).

208.
IX Simpósio Regional História, Memória e Comemorações.Olhares Historiográficos sobre o Brasil [presidente da Sessão]. 2000. (Simpósio).

209.
Seminário Internacional Celebrando a Nação.Monumentos de nacionalidade.. 2000. (Seminário).

210.
Seminário Permanente do CERLUB/MHN.Coleção, museus, patrimônio cultural (debatedor).. 2000. (Seminário).

211.
UFF Debate Brasil.Brasil: 500 de quê? (debatedor). 2000. (Outra).

212.
XI Jornada de Estudos Americanos. Raízes e Rumos.Grafite Urbano Contemporâneo (Jornada).. 2000. (Outra).

213.
Colloque franco-Brésilien. comunicação: Entre le passé et le futur: l'image du pouvoir dans la scuplture urbaine au Brésil. 1999. (Congresso).

214.
I Colóquio Internacional de História da Arte - Paisagem e Arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar..Imaginária Urbana: escultura pública e paisagem contemporânea.. 1999. (Outra).

215.
III Encontro de História da UFF - Descobrimentos e Redescobrimentos.Colonização e poder na América portuguesa.. 1999. (Encontro).

216.
I Seminário de Ensino de História do CAP/UERJ.Fontes e Metodologias no Ensino da História.. 1999. (Seminário).

217.
IV Colóquio de Estudos Históricos Brasil-Portugal. comunicação: No Rascunho do Novo Mundo: os projetos de França Antártica - século XVI. 1999. (Congresso).

218.
Linguagens visuais e comemoração: imaginária urbana..Linguagens visuais e comemoração: imaginária urbana.. 1999. (Seminário).

219.
XX Simpósio Nacional de História.Imaginária urbana: escultura pública e paisagem construída.. 1999. (Simpósio).

220.
.O lugar da ciência no ensino da história. A história contínua: do mundo a sala de aula - saber histórico escolar. 1998. (Seminário).

221.
II Seminário Brasil-Argentina: a visão do outro.História Colonial Brasil/Argentina (grupo de trabalho).. 1998. (Seminário).

222.
Seminário Internacional D. Pedro I: estadista de dois mundos..A imagem do imperador: imaginária urbana e poder simbólico.. 1998. (Seminário).

223.
VIII Encontro Regional de História - História e Religião.Estudo das Imagens Urbanas.. 1998. (Encontro).

224.
III Encontro de Professores e Estudantes de História de Duque de Caxias.Métodos Lógicos no Ensino de História.. 1997. (Encontro).

225.
Matériaux pour une historie culturelle: France et Brésil.Lieux de mémoire: la 'statuomanie'au Brésil. 1997. (Outra).

226.
Seminaire Metodologie d'Histoire.palestra - Imagerie Urbaine et Civisme au Brésil. 1997. (Seminário).

227.
Seminário 60 anos de Patrimônio no Brasil.Cidade e Memória.. 1997. (Seminário).

228.
Seminário As Formas do Estado.Formação do Estado na Época Moderna.. 1997. (Seminário).

229.
Seminário de História da Ciência e da Técnica.Imagens do Espaço: cartografia e pintura na Época Moderna.. 1997. (Seminário).

230.
Seminário Didádico e Currículo.Pesquisa na Sala de Aula.. 1997. (Seminário).

231.
Seminário História e Historiografia do Brasil..Corsários e Descobridores no Rio de Janeiro Colonial.. 1997. (Seminário).

232.
XIX Simpósio Nacional de História.Imaginária Urbana e Civismo.. 1997. (Simpósio).

233.
Encontro Fluminense de Estudantes de História.Uso de documentos em sala de aula.. 1996. (Encontro).

234.
I Seminário Brasil-Argentina: a visão do outro.História Colonial Brasil/Argentina (grupo de trabalho).. 1996. (Seminário).

235.
Seminário Multieducação na Escola.História na sala de aula.. 1996. (Seminário).

236.
Seminário Patrimônio Cultural e Educação.Missão Artística Francesa: Academicismo e Estado no Brasil.. 1996. (Seminário).

237.
Seminário Repensando o Ensino de História.História Comunitária e Pesquisa-Ação. 1996. (Seminário).

238.
Seminário Repensando o Ensino de História.História e Currículo. 1996. (Seminário).

239.
VII Encontro Regional de História.Imagens da cidade: monumentos e esculturas do Rio de Janeiro.. 1996. (Encontro).

240.
VI Seminário de Iniciação Científica da UFF.Niterói Memória: Imaginária Urbana e Historiografia (orientador).. 1996. (Seminário).

241.
I Encontro Nacional de Pós-Graduandos de História.A cidade do gosto; o Rio de Janeiro do início do século XX.. 1995. (Encontro).

242.
II Encontro de Professores e Alunos de História em Duque de Caxias.A construção dos conceitos de História. 1995. (Encontro).

243.
II Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História..Laboratório de Ensino de História: uma experiência na formação de professores [em co-autoria].. 1995. (Encontro).

244.
Seminário Entre Europa e África - a invenção do carioca no princípio do século.As imagens da cidade.. 1995. (Seminário).

245.
Seminário Formação de Supervisores de Alfabetização de Adultos.Os conhecimentos gerais na alfabetização de adultos.. 1995. (Seminário).

246.
VI Seminário de Iniciação Científica da UFF.A cidade representada: historiografia, cartografia e literatura no Rio de Janeiro do início do século XX (orientador).. 1995. (Seminário).

247.
XVIII Simpósio Nacional de História.A cultura de saraus no Rio de Janeiro.. 1995. (Simpósio).

248.
XVIII Simpósio Nacional de História.Esfinges da Cidade: estudos de imaginária urbana.. 1995. (Simpósio).

249.
Conversações possíveis no Salão Murtinho.O Sarau de Coelho Neto Seminário - Conversações possíveis no Salão Murtinho. 1994. (Seminário).

250.
I Colóquio Cidade, Poder e Memória.A cidade mapeada. Lab. Cidade e Poder/UFF. 1994. (Outra).

251.
I Encontro de Professores e Alunos de História em Duque de Caxias.Caminhos da Historiografia no período colonial. 1994. (Encontro).

252.
Seminário A Universidade vai à Sociedade.A disputa colonial e os franceses.. 1994. (Seminário).

253.
Seminário O Poder e suas Representações.O Estado Novo e a estatuária. Seminário. 1994. (Seminário).

254.
VI Encontro Regional de História.O Rio de Janeiro na imagem cartográfica. 1994. (Encontro).

255.
I Encontro de Professores Pesquisadores na Área do Ensino de História.Documentos Históricos na Sala de Aula.. 1993. (Encontro).

256.
XVI Simpósio Nacional de História.A França Antártica e suas utopias.. 1993. (Simpósio).

257.
Seminário América 500 anos: ensino e história.Os corsários na América.. 1992. (Seminário).

258.
Seminário de Avaliação - Concurso Público para o Magistério.A história e a formação de professores.. 1992. (Seminário).

259.
V Encontro Regional da ANPUH. Roma é logo ali! Os Descobrimentos, o Rio de Janeiro e a historiografia.. 1992. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KNAUSS, Paulo. Olympic Fine Arts 2016. 2016. (Exposição).

2.
KNAUSS, PAULO. XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o global e o local. 2016. (Outro).

3.
KNAUSS, Paulo. XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte - Novos Mundos: fronteiras, inclusão, utopias. 2015. (Congresso).

4.
KNAUSS, Paulo. História da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua trajetória. 2015. (Outro).

5.
KNAUSS, Paulo. História da Escola de Belas Artes: revisão crítica de sua trajetória. 2015. (Outro).

6.
KNAUSS, Paulo. XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2015. (Outro).

7.
KNAUSS, Paulo; ROITER, Marcio . O Rio de Janeiro como destino: cartazes de viagem. 2015. (Exposição).

8.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize . Comissão Organizadora do VII Colóquio História e Arte. 2014. (Outro).

9.
KNAUSS, Paulo; CORTE, Andrea Telo da . Ressonâncias: 1964. 2014. (Exposição).

10.
KNAUSS, Paulo; MARCO, K. ; VASQUEZ, P. K. . Antonio Parreiras e seu museu. 2013. (Exposição).

11.
KNAUSS, Paulo. Seminário Anpuh-Rio Idéias: Prêmio de Pesquisa. 2013. (Outro).

12.
KNAUSS, Paulo. Comitê Científico do I Seminário Internacional Documentar a Ditadura. 2013. (Outro).

13.
KNAUSS, Paulo. Seminário Internacional Labhoi 30 anos. 2012. (Outro).

14.
KNAUSS, Paulo. I Encontro Estadual de Arquivos. 2011. (Outro).

15.
KNAUSS, Paulo; MARCONDES, Carlos Henrique ; RODRIGUES, Ana Célia ; CUNHA, Rosângela . I Seminário de Estudos Arquivísticos - a gestão documental no contexto da administração pública estadual no Brasil. 2010. (Outro).

16.
KNAUSS, Paulo; LEHMKUHL, Luciene . Simpósio Temático - Imagens de arte e ética do olhar. 2009. (Outro).

17.
KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize ; OLIVEIRA, Cláudia de ; VELLOSO, Monica Pimenta . Seminário - O Rio de Janeiro oitocentista nas revistas ilustradas: modos de ler e ver arte, cultura e literatura no Segundo Reinador. 2009. (Outro).

18.
AZEVEDO, Cecília ; KNAUSS, Paulo . Culturas políticas, memória e historiografia. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Filipe Prado Mencari. Wenceslau Brás na caricatura. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Raphael Braga. Edoardo de Martino e as representações do noturno na pintura do Brasil do século XIX. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Mateus Bertolino. A imaginação histórica e as HQ´s no ensino de história. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Priscilla Perrud. Paulo Merten e a gravura no Brasil. Início: 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Iza Vanesa Guimarães. A Amazônia no pensamento social brasileiro. Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
Emerson De Carvalho Guimaraes. Patrimônio cultural em Niterói. Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Luciana de Fátima Marinho Evangelista. Pintura Mural no Brasil: Eugenio Sigaud. Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

5.
Sandra Freire. A gravura popular de cordel no Cariri. Início: 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

6.
Moema Bacellar Alves. Artistas em viagem: exposições de artistas brasileiros no entresséculos. Início: 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Clarissa Ramos Gomes. Postais para ver: cartofilia no Brasil na primeira metade do século XX na coleção Estella Bustamante. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

2.
Pamella Amorim Liz. O homem das bruxas: memórias e apropriações de Franklin Cascaes. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

3.
Bruno Ornelas da Cunha. Jogo Urbano: história local e ensino de história. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

4.
Marcele de Oliveira Gonçalves. Jackson Pollock no Brasil: o informalismo na IV Bienal de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

5.
Pedro Henrique Castro Teixeira da Silva. Capitão América versus Justiceiro: sentidos de Justiça e as guerras do século XX. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

6.
Mariana Batista do Nascimento. Manual de identificação de atribuições de órgão produtor: prâmetros para identficação das atribuições do órgão produtor visando a elaboração de plano de classificação de documentos. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

7.
Wallace Andrioli Guedes. Brasil canibal: antropofagia e tropicalismo no Macunaíma de Joaquim Pedro de Andrade. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

8.
Katia Iracema Krause. O rato vai à guerra: como Mickey Mouse tornou-se uma imagem do poder dos EUA, 1928-1946. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

9.
Luana da Silva Oliveira. Barra do Pirai ainda é terra de jongueiros: partrimônio familiar e patrimônio cultural entre permanências e transformações do Jongo no Sudeste. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

10.
Moema de Bacelar Alves. Do Lyceu ao Foyer: exposições de arte e gosto no Pará da virada do século XIX para o XX. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

11.
Débora Mendes Bregue Daniel. Se essa rua fosse minha: espaços urbanos e políticas públicas para artistas de rua em Florianópolis (1999-2009). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

12.
Maria Clara Garcia. Iraque em cena: cinema, opinião Pública e o mito da guerra nos EUA. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

13.
Caroline Fernandes. O moderno em aberto: mundos da arte em Belém do Pará e a pintura de Antonieta Santos Feio. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

14.
Mario Sergio Brum. "O povo acredita na gente": rupturas e continuidades no movimento comunitário das favelas cariocas nas décadas de 1980 e 1990.. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

15.
Michelle Silva de Oliveira. A guerra ilustrada: caricaturas em combate no Segundo Reinado. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

16.
Maria da Conceição Vicente de Almeida. Cidade, política e memória: o quebra-quebra das barcas em Niteerói, Rj - 1959. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

17.
Walter Luiz Carneiro Pereira. Óleo sobre Tela, Olhos para a História: Memória e Pintura Histórica nas Exposições Gerais de Belas Artes do Brasil Império (1872-1879). 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

18.
Marcelo Abreu. Regionalismo e Imaginária Urbana: Escultura Pública e Política na Cidade de Niterói no Século XX. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

19.
Lori Spitzer Speck. A cidade e a praça: memória e política no município de Marechal Candido Rondon, Oeste do Paraná. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

20.
Lucia Teresinha Macena Gregory. A imagem do pioneiro: a colonização do Oeste do Paraná na fotografia. 2002. 0 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

Tese de doutorado
1.
Fabio Vieira Guerra. A crônica dos quadrinhos: Marvel Comics e a história recente dos EUA (1980-2015). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

2.
Wesley Garcia Ribeiro Silva. Intérpretes da cidade: cultura urbana em meados do século XX (Cidade Natal). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

3.
Caroline Fernandes Silva. No tempo dos leilões: a construção dos sentidos da arte no Brasil entre os séculos XIX e XX. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

4.
William da Silva e Silva. Grafite urbano contemporâneo: cultura na era da globalização. 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

5.
Maria Isabel Lenzi. Para aprendermos a história se os fatigar: a tradição do antiquariado e a historiografia de Gilberto Ferrez. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

6.
Hernan Venegas Marcelo. Patrimônio cultural e turismo no Brasil em perspectiva histórica: encontros e desencontros na cidade de Paraty. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

7.
Mario Sergio Ignácio Brum. Cidade Alta: história, memórias e estigma de favela num conjunto habitacioal do Rio de Janeiro. 2011. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

8.
Aldo Nelson Bona. Paul Ricoeur e uma epistemologia da história centrada no sujeito. 2010. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

9.
Marize Malta Teixeira. O olhar decorativo: ambientes doméstico em fins do século XIX. 2009. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

10.
Agenor Soares e Silva Junior. idades sagradas: a Igreja católica e as transformações urbanas no Ceará (1870-1920). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

11.
Ana Beatriz Cerbino. Cenários cariocas: o Balé da Juventude entre a tradição e o moderno. 2007. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

12.
Beatriz de Moraes Vieira. A Palavra Perplexa: experiência histórica e poesia no Brasil nos anos 70. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

13.
Rogéria Moreira de Ipanema. ARTE DA IMAGEM IMPRESSA: a construção da ordem autoral e a gravura no Brasil do século XIX. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

14.
Otoni Moreira de Mesquita. La Belle Vitrine: O Mito do Progresso na Refundação da Cidade de Manaus - 1890/1910.. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Francisco Régis Lopes Ramos. FICÇÃO DE FATOos usos do passado naliteratura de Gustavo Barroso. 2012. Universidade Federal Fluminense, . Paulo Knauss de Mendonça.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sonia Maria Santos Pereira da Rocha. O ensino de história e a construção da brasilidade no fim do século XIX e início do século XX. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

2.
Deise Guilhermina da Conceição. Herói no imaginário popular. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

3.
Roberto Mattos de Mendonça. Rua Ramalho Ortigão: memória e história de uma rua central da cidade do Rio de Janeiro. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

4.
Jussara Garcia Celestino. Ensino de História e Políticas Educacionais (a proposta do ENEM). 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

5.
Jairo Lima de Oliveira. Imagens Urbanas e Poder Simbólico alegorias e enredos em destaque e apuração. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

6.
Luiz Alexandre Lellis. Imagens do novo mundo nos relatos de Colombo, Vespúcio e Caminha. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

7.
Sandra Nascimento de Vargas. Educação e autoritarismo no Estado Novo. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

8.
Tânia Mara Alves de Sá Siqueira. A Educação no início dos anos 60: da LDB à UnB. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

9.
Lilian Salomão Moreno. A rua na narrativa memorialista da cidade do Rio de Janeiro. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

10.
Alne Bastos Machado. A revolta de 1660-1661 no Rio de Janeiro. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

11.
Eloisa maria Lima Souto da Silva. As imagens produzidas nos livros didáticos no ensino de hsitória. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

12.
Warley da Costa. Abordagens da escravdião o livro didático. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

13.
Maurecir Guimarães de Moraes. Símbolo mulher na República. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

14.
Joselio Gomes de Souza. A revolução Praieira. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

15.
José Carlos Oliveira Santos. Igreja e poder na sociedade colonial. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

16.
Ila Ribeiro Monteiro Rios. Uma aboradgaem hsitoriográfica sobre o Estado Imperil Brasileiro. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

17.
Claudia Seixas Aguiar. Igreja e sociedade: a villa de S. Salvador dos Campos dos Goytacazes. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

18.
Carlso Augusto Souto de Alencar. Populism - umconceito historiográfico. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

19.
Ada Fernandes Berenger. A conjuntura pombalna e a nova ordem mundial - Campos dos Goytacazes. 1996. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina Pinheiro Fernandes. Antonio Parreiras: o pintor, a historiografia e as praias de Niterói. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

Iniciação científica
1.
Vanessa Andrada Garcia. Memória dos fotógrafos de governo: a construção da imagem dos governadores do Estado da Gunabara e do novo Estado do Rio de Janeiro (1960-1999). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

2.
Clarissa Ramos Gomes. Governadores em foco: a construção da imagem dos chefes de governo do Estado da Gunabara e do novo Estado do Rio de Janeiro na coleçãofotográfica oficial (1960-1999). 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

3.
Eric Maia. Tudo se esquece!: Caio Martins e as memórias urbanas de Niterói. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

4.
Bruno Aragão Bastos. Tudo se esquece!: Caio Martins e as memórias urbanas de Niterói. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

5.
Eric Maia. IMAGENS DA AMÉRICA: ESCULTURA PÚBLICA E OS SENTIDOS DA AMERICANIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

6.
Juliana Magalhães. IMAGENS DA AMÉRICA: ESCULTURA PÚBLICA E OS SENTIDOS DA AMERICANIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

7.
Douglas Thomaz de Oliveira. História das imagens urbanas contemporâneas ? grafite urbano no Brasil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

8.
Tarsila Mancebo. História das imagens urbanas contemporâneas ? escultura pública no Brasil. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.

9.
Fabio Pires Bento. Cidade de Memórias: a multidão na história de Niterói (o quebra-quebra das barcas de 1959). 2003. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paulo Knauss de Mendonça.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
KNAUSS, Paulo2013KNAUSS, Paulo. Novos olhares sobre o ensino de História. Revista do Professor, v. 5, p. 14-17, 2013.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
KNAUSS, Paulo. Às margens do pedestal. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 74 - 79, 06 mar. 2015.



Outras informações relevantes


Membro do Conselho de Administração da Ong Enda Terceiro Mundo (Ong internacional com sede em Dakar, Senegal) (2003-2010)

Presidente Fundador da Associação Sem fins Lucrativos ENDA BRASIL (Ong brasileira com sede no Rio de Janeiro) (1998-2007)

Membro do Conselho Executivo da Associação Internacional de Estudos Americanos / IASA (2005-2007)

Presidente da Associação Brasileira de Estudos Americanos / ABEA (2004)

Vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos Americanos (2002-2003)

Presidente do Núcleo do Rio de Janeiro da Associação Nacional de História / ANPUH-Rio (2005-2006)

Segundo Tesoureiro do Núcleo do Rio de Janeiro da Associação Nacional de História / ANPUH-Rio (2003-2004)

Membro do Conselho Consultivo Nacional da Associação Nacional de História / ANPUH (2005-2006)

Membro do Conselho Estadual de Arquivos, como representante da Associação Nacional de História (2005-2006).

Vice-Presidente do Conselho Estadual de Arquivos (2008-)

Membro do Conselho Nacional de Arquivos, como representante da Anpuh (2006-2010)

Membro do Conselho Nacional de Arquivo, como representante dos Arquivos Estaduais (desde 2011)

Membro do Conselho Municipal de Nominação de Logradouros e Equipamentos Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2006-7)

Membro da Comissão Municipal de Paisagem Urbana (2010-)

Membro Suplente do Conselho Nacional de Políticas Culturais, representando segmento dos Arquivos (2008-

Sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro - IHGRJ (desde 2006)

Sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (desde 2010)

Membro do Conselho Editorial da Niterói Livros, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Niterói (2009-2012)

Membro de Grupo de Trabalho para analisar e propor medidas que visem o aperfeiçoamento da gestão e à reestruturação do Arquivo Nacional (DOU, n. 46, 9/3/2011).

Sócio correspondente do Instituto Histórico de Campina Grande.(desde 2014



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 17:18:38