Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9168412252510262
  • Última atualização do currículo em 06/07/2018


Biológa (1986) e doutora em Ciências (ênfase em Bioquímica e Imunologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Possui experiência em gestão universitária nas áreas da Extensão e Ensino de Graduação. Atuou em projetos de pesquisa em esquistossomose e Doença de Chagas com ênfase em Imunologia Aplicada. Coordena projetos de pesquisa em toxoplasmose com ênfase em epidemiologia molecular e imunogenética. Atuou como professora associada de Imunologia na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) de 1994 a 2014. Atualmente é professora adjunta de Parasitologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro no campus em Macaé. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ Macaé Prof Aloíso Teixeira.
Avenida Aluízio da Silva Gomes
Granja dos Cavaleiros
27930560 - Macaé, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27962552
URL da Homepage: http://www.macae.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1992
Doutorado em Bioquímica e Imunologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estudo Sobre a Reatividade Celular e humoral de Indivíduos Infectados e não Infectados pelo S. mansoni, residentes em área endêmica, a antígenos derivados de vermes adultos do parasita, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Rodrigo Correa de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Schistosoma mansoni; T cell western blot; citocinas.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular / Especialidade: Imunorregulação.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular / Especialidade: Imunoepidemiologia.
Setores de atividade: Saúde Humana.
1983 - 1986
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


1992 - 1994
Pós-Doutorado.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular / Especialidade: Imunoepidemiologia.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente (desde julho de 2003) atuo como Pró-Reitora de Extensão

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisdora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2007 - Atual
Direção e administração, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, .

Cargo ou função
09/2005 - Atual
Ensino, Licenciatura em Biologia pelo consorcio CECIERJ, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imunologia
10/1997 - Atual
Extensão universitária , Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Biologia do Reconhecer.

Atividade de extensão realizada
Assistência a Saúde.
12/1995 - Atual
Ensino, Biociências e Biotecnologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Epidemiologia
Produção de Citocinas Humanas e Estados Infecciosos
Seminários em Toxoplasmose
3/1995 - Atual
Ensino, Biociências, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imunologia complementar
Biologia Parasitária I
Biologia Parasitária II
Imunobiologia
12/1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biociências e Biotecnologia, Laboratório de Biologia do Reconhecer.



Linhas de pesquisa


1.
Imunoepidemiologia da Toxoplasmose

Objetivo: A epidemiologia da infecção pelo T. gondii em seres humanos, os indicadores de contaminação ambiental, bem como parâmetros da resposta imune de indivíduos (com infecção adquirida ou congênita) são investigados e, analisadas a sua inter-relação. Esse conjunto de parâmetros é também utilizado em estudos de imunogenética, visando identificar genes associados à manifestação de sintomas (oculares) da infecção toxoplásmica. Esse projeto tem sido desenvolvido em colaboração com a Universidade de Cambridge na Inglaterra envolvendo o intercâmbio de alunos para treinamento no exterior com bolsa pelo Programa de Pós-graduação em Biociências da UENF..
Palavras-chave: Toxoplasma gondii; epidemiologia; contaminação ambiental; Imunogenética; Uveítes; Toxoplasmose.
2.
Regulação da resposta imune de pacientes infectados pelo T. gondii

Objetivo: Esta linha de pesquisa estuda o perfil da resposta imune de pacientes infectados pelo Toxoplasma gondii apresentando lesões oculares. Alguns parâmetros da resposta imune in vitro dos pacientes são avaliados, em presença de imunomoduladores (por exemplo citocinas) e correlacinados com a manifestação ocular da doença. Almeja-se identificar parâmetros da resposta imune com valor preditivo para o desenvolvimento de lesões oculares no inicio da infecção para o manejo racional da doença clínica..
Palavras-chave: Toxoplasma gondii; Uveítes; citocinas; imunorregulação; toxoplasmose congênita.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
Imunoepidemiologia da Toxoplasmose Ocular na região sudeste: uma proposta de cooperação interinstitucional promovendo a consolidação de novas linhas de pesquisa na fronteira do conhecimento em Imunogenética e epidemiologia molecular no interior do estado
Descrição: O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório, cosmopolita, que infecta diversas espécies de animais homeotérmicos, inclusive o homem. Campos dos Goytacazes figura como um dos locais de maior importância epidemiológica, da toxoplasmose não só no estado, mas em todo o mundo. A questão epidemiológica da toxoplasmose em Campos trouxe luz à dimensão ambiental no contexto da transmissão hídrica da doença para grandes contingentes populacionais vivendo sob condições sanitárias precárias, possibilitou e fomentou a colaboração entre grupos de pesquisa no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Tais colaborações proporcionaram o desenvolvimento da pesquisa em diversos campos do saber. Visando consolidar nova linha de pesquisa no interior do estado do Rio de Janeiro promovendo e ampliando a inserção do interior do estado na fronteira do conhecimento em imunogenética e epidemiologia molecular da toxoplasmose, propusemos nesse projeto, a partir de estudo preliminar que demonstrou sua viabilidade técnica e operacional, estabelecer estudo de base populacional ampliada, interdisciplinar e interinstitucional em imunogenética e epidemiologia. A formação de recursos humanos em Bio-informática consiste em proposta inovadora envolvendo a participação de mais quatro instituições além da UENF. O Toxoplasma ocupa o segundo lugar no ranking de publicações dos modelos de protozoários causadores de doenças em seres humanos, estando à sua frente apenas o Plasmodium, o que justifica sua excelência enquanto modelo de estudo para a proposta em questão. Para além dessa importância, tem-se a realidade da vinculação da toxoplasmose em Campos à pobreza e precariedade sanitária ambas, com dimensão de importância indiscutível para a Saúde Pública não só de campos, mas de diversos municípios da região sabidamente com condições similares à de Campos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1994 - Atual
Imunologia Epidemiologia e Clínica da Toxoplasmose no Norte do Rio de Janeiro
Descrição: Este projeto de pesquisa e extensão, tem como objetivo investigar aspectos epidemiológicos, clínicos e imunológicos da toxoplasmose em Campos dos Goytacazes. Trata-se de um projeto que vem assistir uma demanda importante de saúde pública da região norte do estado do Rio de Janeiro atendendo assim um dos objetivos de implantação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Do ponto de vista epidemiológico os esforços tem sido feitos no sentido de se identificar os fatores de risco a que está exposta a população. O levantamento epidemiológico tem conduzido a nossa pesquisa também em direção ao estudo da contaminação ambiental pelo parasita com vistas ao seu isolamento e sua caracterização genética, Do ponto de vista dos aspectos clínicos, temos focalizado na apresentação clínica da doença congênita cuja prevalência é provavelmente uma das mais elevadas no país e no mundo. Uma tese de doutorado foi desenvolvida versando sobre este tema e originou e consolidou a criação de um ambulatório de referência para toxoplasmose (diagnóstico e tratamento). Temos trabalhado em colaboração com a rede européia de estudos em toxoplasmose congênita (EMSCOT- European Multicentre Studies on Congenital Toxoplasmosis) que hoje está organizada como Brasil-EMSCOT. A investigação dos aspectos imunológicos tem como meta investigar a resposta imune de hospedeiros humanos apresentando diferentes graus de morbidade em resposta a estímulos antigênicos específicos que possam estar ligados à manifestação ou à proteção da manifestação de sintomas. Os resultados que temos obtido acerca da imunorregulação diferencial de pacientes apresentando diferentes graus de patologias da toxoplasmose ocular e de pacientes sem nenhuma manifestação de patologias têm subsidiado discussões que abrem novas perspectivas de abordagem e investigação sobre Imunologia Clínica com implicações terapêuticas tanto para humanos quanto para animais de experimentação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira - Coordenador / Fernando Orefice - Integrante / Daniele Seipel da Silva Azeredo - Integrante / J P Dubey - Integrante / Annelise M W Oliveira Abreu - Integrante / Juliana Azevedo da Silva - Integrante / Ricardo Guerra Peixe - Integrante / Wesley Ribeiro Campos - Integrante / Daíse Malheiros Meira - Integrante / Jeffrey L Jones - Integrante / Ruth Gilbert - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Centers for Disease Control and Prevention - Cooperação / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3
1994 - Atual
Imunopatologia da Doença de Chagas
Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar em grupos de pacientes chagásicos com e sem sintomas cardíacos, parâmetros de resposta imunológica específica que sejam preditivos de doença cardíaca. Um grupo de mais de 100 pacientes (apresentando-se com e sem doença cardíaca) vem sendo seguidos há 8 anos. O perfil da resposta imune específica encontrado define grupos clínicos e os parâmetros de resposta avaliados se mostram como bons indicadores de evolução clínica da doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira - Integrante / Juliana de Assis Silva Gomes - Integrante / Rodrigo Correa Oliveira - Coordenador / Giovanni gazzinelli - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2010 - 2014
Toxoplasmose Conhecer para prevenir
Descrição: O Projeto versa sobre ações de Educação para a população em geral e para grupos específicos (manipuladores de alimentos por exemplo) e educação continuada para profissionais da saúde.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira - Coordenador / Alba Lucínia Peixoto Rangel - Integrante / MANGIAVACCHI, B. M. - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Global Water Pathogen Project
Descrição: The Global Water Pathogen Project (GWPP) is implemented by the International Hydrological Programme (IHP) of the United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO), and Michigan State University (MSU). http://www.waterpathogens.org/about http://www.waterpathogens.org/book/toxoplasma-gondii.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: ISRN Immunology
2008 - 2009
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso)


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Emerging Infectious Diseases
2006 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research
2004 - Atual
Periódico: Parasite Immunology
2008 - Atual
Periódico: The Journal of Infectious Diseases
2005 - Atual
Periódico: Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
2009 - Atual
Periódico: PLoS Neglected Tropical Diseases
2009 - Atual
Periódico: FEMS Immunology and Medical Microbiology
2010 - Atual
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Human Immunology
2013 - Atual
Periódico: Journal of Immunological Methods (Print)
2012 - Atual
Periódico: Proceedings of the National Academy of Sciences, India
2013 - Atual
Periódico: Journal of Immunological Methods (Print)
2013 - Atual
Periódico: Epidemiology and Infection (Print)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Inflammation (London. Online)
2013 - Atual
Periódico: Journal of Inflammation (London. Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Celular/Especialidade: Imunoepidemiologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: imunogenética.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Nakano award of Citation, Centers for Disease Control and Prevention.
2002
Prêmio Regional Sudeste do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
2001
Eco-Cidadão, ONG-Eco-cidadão.
1999
Prêmio Carlos Chagas, Fundação Oswaldo Cruz.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:27
Total de citações:982
Fator H:17
Bahia-Oliveira, Lilian M.G.  Data: 19/11/2013

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2018BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA; LIBORIO-NETO, ADAIL ORRITH ; DUDUS, MARTA MACIEL . Microcefalia por toxoplasmose congênita em tempos de epidemia por Zika vírus no Brasil. SCIENTIA MEDICA (PORTO ALEGRE. ONLINE), v. 28, p. 29527, 2018.

2.
MANGIAVACCHI, B. M.2016MANGIAVACCHI, B. M. ; VIEIRA, F. P. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; HILL, D. . Salivary IgA against sporozoite-specific embryogenesis-related protein (TgERP) in the study of horizontally transmitted toxoplasmosis via T. gondii oocysts in endemic settings. Epidemiology and Infection (Print), v. 144, p. 1-10, 2016.

3.
VIEIRA, FLÁVIA PEREIRA2015VIEIRA, FLÁVIA PEREIRA ; ALVES, MARIA DA GLÓRIA ; MARTINS, LIVIA MATTOS ; RANGEL, ALBA LUCÍNIA PEIXOTO ; DUBEY, JITENDER PRAKASH ; HILL, DOLORES ; BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA . Waterborne toxoplasmosis investigated and analysed under hydrogeological assessment: new data and perspectives for further research. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online), v. 110, p. 929-935, 2015.

4.
DE JESUS, LAURA NÉSPOLI NASSAR PANSINI2015DE JESUS, LAURA NÉSPOLI NASSAR PANSINI ; DE CASTRO ZACCHE TONINI, ALINE ; BARROS, GEISA BAPTISTA ; COELHO-DOS-REIS, JORDANA GRAZZIELA A. ; BÉLA, SAMANTHA RIBEIRO ; DO VALLE ANTONELLI, LIS RIBEIRO ; MACHADO, ANDERSON SILVA ; CARNEIRO, ANA CAROLINA AGUIAR VASCONCELOS ; ANDRADE, GLÁUCIA MANZAN QUEIROZ ; VASCONCELOS-SANTOS, DANIEL VITOR ; JANUÁRIO, JOSÉ NÉLIO ; TEIXEIRA-CARVALHO, ANDRÉA ; VITOR, RICARDO WAGNER ALMEIDA ; FERRO, ELOÍSA A.V. ; MINEO, JOSÉ ROBERTO ; BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; LEMOS, ELENICE MOREIRA . IgA and IgG1 reactivities assessed by flow cytometry mirror clinical aspects of infants with ocular congenital toxoplasmosis. Journal of Immunological Methods (Print), v. 428, p. 001-003, 2015.

5.
PEIXE, Ricardo Guerra2014PEIXE, Ricardo Guerra ; BOECHAT, MARCELA SANTANA BASTOS ; RANGEL, ALBA LUCINIA PEIXOTO ; ROSA, RHONIA FRANCA GOMES ; PETZL-ERLER, MARIA LUIZA ; Bahia-Oliveira, Lilian MG . Single nucleotide polymorphisms in the interferon gamma gene are associated with distinct types of retinochoroidal scar lesions presumably caused by Toxoplasma gondii infection. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 109, p. 99-107, 2014.

6.
MARTINS, LIVIA MATTOS2014MARTINS, LIVIA MATTOS ; RANGEL, ALBA LUCINIA PEIXOTO ; PEIXE, Ricardo Guerra ; SILVA-DOS-SANTOS, PRISCILA SANTOS PINTO ; LEMOS, ELENICE MOREIRA ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA . Specific IgM, IgG and IgG1 directed against Toxoplasma gondii detected by flow cytometry and their potential as serologic tools to support clinical indirect fundoscopic presumed diagnosis of ocular disease. Journal of Immunological Methods (Print), v. 417, p. 97-106, 2014.

7.
DUTRA, M. S.2013DUTRA, M. S. ; BELA, S. R. ; PEIXOTO-RANGEL, A. L. ; FAKIOLA, M. ; CRUZ, A. ; GAZZINELLI, A. ; QUITES, H. F. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; Ricardo Guerra Peixe ; CAMPOS, Wesley Ribeiro ; HIGINO-ROCHA, A. C. ; E Nancy Miller ; Blackwell, J M ; ANTONELLI, L. R. ; GAZZINELLI, R. . Association of a NOD2 gene polymorphism and responsiveness of Th17 lymphocytes with ocular toxoplasmosis. The Journal of Infectious Diseases, v. 207, p. 152-163, 2013.

8.
Jamieson, S E2010 Jamieson, S E Peixoto-Rangel, A L Hargrave, A C Roubaix, L-A de Mui, E J Boulter, N R Miller, E N Fuller, S J Wiley, J S Castellucci, L Boyer, K Peixe, R G Kirisits, M J Elias, L de Souza Coyne, J J Correa-Oliveira, R Sautter, M Smith, N C Lees, M P Swisher, C N Heydemann, P Noble, A G Patel, D Bardo, D Burrowes, D , et al.McLone, D Roizen, N Withers, S Bahia-Oliveira, L M G McLeod, R Blackwell, J M ; Evidence for associations between the purinergic receptor P2X7 (P2RX7) and toxoplasmosis. Genes and Immunity, v. 1, p. 1-2, 2010.

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2009BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; Dardé ML ; AMENDOEIRA, M. R. . Editorial: Toxoplasma gondii centennial anniversary: 100 years of research to celebrate all over the world. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 104, p. 129-131, 2009.

10.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2009BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; SILVA, J. A. ; RANGEL, A. L. P. ; Bastos-Boechat MS ; ABREU, Annelise M W Oliveira ; Massara, CL ; PEIXE, Ricardo Guerra . Host immune response to Toxoplasma gondii and Ascaris lumbricoides in a highly endemic area: evidence of parasite coimmunomodulation properties influencing the outcome of both infections. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 104, p. 273-280, 2009.

11.
RANGEL, A. L. P.2009 RANGEL, A. L. P. ; E Nancy Miller ; Lea Castellucci ; Liliani de Souza Elias ; PEIXE, Ricardo Guerra ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; BLACKWELL, J. M. . Candidate gene analysis of ocular toxoplasmosis in Brazil: evidence for a role for toll-like receptor 9 (TLR-9). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 104, p. 1187-1190, 2009.

12.
Gilbert RE2008Gilbert RE ; Freeman K ; Lago EG ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; Tan HK ; Wallon M ; Buffolano W ; Stanford MR ; Petersen E . Toxoplasma gondii causes more severe ocular disease in Brazil than Europe: prospective cohort study of children with congenital toxoplasmosisOcular sequelae of congenital toxoplasmosis in Brazil compared with Europe. PLoS Neglected Tropical Diseases (Online), v. 2, p. e277. doi:10.13, 2008.

13.
DUBEY, J P2008DUBEY, J P ; Velmurugan GV ; Chockalingam A ; Pena HFJ ; Nunes de Oliveira L ; Gennari SM ; Leifer CA ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; Su C . Genetic diversity of Toxoplasma gondii isolates from chickens from Brazil. Veterinary Parasitology, v. 157, p. 299-305, 2008.

14.
THIEBAUT, R.2007THIEBAUT, R. ; SYROCOT, ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . Effectiveness of prenatal treatment for congenital toxoplasmosis: a meta-analysis of individual patients' data. Lancet, v. 369, p. 115-122, 2007.

15.
MOURA, Lenildo de2006 MOURA, Lenildo de ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; JONES, Jeffrey L ; CAMARGO, N J ; TREVISAN, R ; GRAÇA, R M T ; SILVA, A J ; MOURA, I ; DUBEY, J P ; GARRET, D O . Waterborne Toxoplasmosis, Brazil, from Field to Gene. Emerging Infectious Diseases, Estados Unidos, v. 12, n.2, p. 326-329, 2006.

16.
GOMES, J. DE A. S.2005GOMES, J. DE A. S. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; ROCHA, M. O. C. ; BUSECK, S. ; MARTINS, M. M. ; SILVA, João Santana da ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Type 1 chemokine receptor expression in Chagas' disease correlates with morbidity in cardiac patients.. Infection and Immunity, Estados Unidos, v. 73, n.12, p. 7960-7966, 2005.

17.
TOVI, Lehman2004TOVI, Lehman ; GRAHAM, Douglas ; DAHL, Er ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; GENARI, Solange ; DUBEY, J P . Variation in the structure of Toxoplasma gondii and the roles of selfing, drift, and epistatic selection in maintaining linkage disequilibria. Infection, Genetics and Evolution, Estados Unidos, v. 4, n.2, p. 107-114, 2004.

18.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2003 BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; JONES, J ; SILVA, Juliana Azevedo da ; CRESPO, Cristiane ; ORÉFICE, Fernando ; ADDISS, David . Highly endemic waterborne toxoplasmosis in north Rio de Janeiro Satate, Brazil. Emerging Infectious Diseases, v. 9, n.1, p. 55-62, 2003.

19.
SILVA, Daniele Azeredo da2003SILVA, Daniele Azeredo da ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; SHEN, S ; TOVI, Lehman ; DUBEY, J P . Prevalence of Toxoplasma gondii in chickens from a highly endemic area to humans in southern Brazil. The Journal of Parasitology, v. 89, n.2, p. 394-396, 2003.

20.
GOMES, Juliana de Assis Silva2003GOMES, Juliana de Assis Silva ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; ROCHA, M O C ; MARTINSFILHO, O A ; GAZZINELLI, Giovanni ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Evidence that Development of severe Cardiomiopathy in human Chagas Disease is due to a Th-1 specific Immune response. Infection and Immunity (Print), v. 71, p. 1185-1193, 2003.

21.
DUBEY, J P2003DUBEY, J P ; GRAHM, D H ; SILVA, Daniele Seipel da ; LEHMAN, Tovi ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . Mouse mortality, genotype and oocysts shedding by cats infected with Toxoplasma gondii isolates from free ranging chickens from Rio de Janeiro Brazil. The Journal of Parasitology, v. 89, p. 851-853, 2003.

22.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2001BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; OLIVEIRA, A. M. W. A. ; SILVA, Juliana Azevedo ; OREFICE, F. . Toxoplasmosis in Southeastern Brazil: an alarming situation of highly endemic acquired and congenital infection In: Recent Trends in Research on Congenital Toxoplasmosis. International Journal for Parasitology, Austrália, v. 31, p. 114-144, 2001.

23.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA2000BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GOMES, Juliana de Assis Silva ; CANÇADO, J. R. ; FERRARI, T. C. A. ; LUZ, Z. M. P. ; MOREIRA, M. C. V. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Immunological and Clinical Evaluation of Chagasic Patients Subjected to Chemotherapy During the acute phase of Trypanosoma cruzi infection 14-30 years ago. The Journal of Infectious Diseases, v. 182, p. 634-638, 2000.

24.
OLIVEIRA, Rodrigo Correa1999OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; GOMES, J. DE A. S. ; LEMOS, E. M. ; CARDOSO, G. M. ; REIS, D. D. ; ADAD, S. ; E Crema ; Martins-Filho, O. A. ; MOC, C. ; GAZZINELLI, G. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . The role of Immune Response on the development of sever clinical forms of human Chagas Disease. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 94, p. 253-255, 1999.

25.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA1998BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GOMES, Juliana de Assis Silva ; LEMOS, E. M. ; LUZ, Z. M. P. ; PEREIRA, M. E. S. ; COFFMAN, R. L. ; DIAS, J. C. P. ; R, C. J. ; ROCHA, M. O. C. ; MOREIRA, M. C. V. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Interferon gamma in human Chagas disease: protection or pathology?. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 31, p. 127-131, 1998.

26.
OLIVEIRA, Rodrigo Correa1998OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; LCC, M. ; Falcão P L ; Viana IRC ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; SILVEIRA, A. M. S. ; FRAGA, L. A. O. ; Prata A ; Coffman RL ; Lambertucci JR ; Cunha-Melo, JR ; Martins-Filho, O. A. ; Wilson, RA ; Gazzinelli G . Cytokines as determinats of Resistance and Pathology in Human Schistosoma mansoni infection. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 31, p. 171-177, 1998.

27.
Morgan J1998Morgan J ; COLLEY, D. G. ; DIAS, J. C. P. ; Gontijo ED ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; POWELL, M. . Analysis of anti-Trypanosoma cruzi antibody isotype specificities by western blot in sera from patients with different forms of Chagas disease. The Journal of Parasitology, v. 84, p. 641-643, 1998.

28.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA1996BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; SIMPSON, A. J. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Evidence that cellular immune responses to soluble and membrane associated antigens are independently regulated during human schistosomiasis mansoni. Parasite Immunology, v. 18, p. 53-63, 1996.

29.
MORGAN, J.1996MORGAN, J. ; DIAS, J. C. P. ; CONTIJO, E. D. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; COLLEY, D. G. ; POWELL, M. . Anti Trypanosoma cruzi antibody isotype profiles differ in patients with different clinical manifestation of Chagas'. American Journal of Tropical Medicine and Hygiene, v. 55, n.4, p. 355-364, 1996.

30.
BRITO, C. A.1992BRITO, C. A. ; SIMPSON, A. J. G. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; RABELLO, A. L. T. ; ROCHA, R. S. ; LAMBERTUCCI, J. R. ; GAZZINELLI, G. ; KATZ, N. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Analysis of anti-keyhole limpet haemocyanin antibody in Brazilians supports its use for the diagnosis of acute schistosomiasis mansoni. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 86, p. 53-56, 1992.

31.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.;Bahia-Oliveira, L M G;Bahia-Oliveira, Lilian MG;OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA BAHIA;BAHIA-OLIVEIRA/, LILIAN MARIA GARCIA;BAHIA-OLIVEIRA, LILIAN MARIA GARCIA1992BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GAZZINELLI, G. ; SANTOS, S. M. E. ; MELO, J. R. C. ; FRAGA, L. A. O. ; SILVEIRA, A. M. S. ; VIANNA, I. ; CARMO, J. ; A, S. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Differential Cellular reactivity to adult worm antigens of patients with different clinical forms of schistosomiais mansoni. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 86, p. 139-142, 1992.

32.
Gazzinelli G1992Gazzinelli G ; Viana IRC ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; SILVEIRA, A. M. S. ; QUEIROZ, C. C. ; CARVALHO, O. S. ; FRAGA, L. A. O. ; COLLEY, D. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Immunological Profile of Patients from endemic Areas Infected with Schistosoma Mansoni. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 87, p. 139-142, 1992.

33.
OLIVEIRA, Rodrigo Correa1989OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; PEARCE, E. J. ; OLIVEIRA, G. C. ; GOLGHER, D. B. ; KATZ, N. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; CARVALHO, O. S. ; GAZZINELLI, G. ; SHER, A. . The human immune response to defined immunogens of Schistosoma mansoni: Eleveted antibody levels to paramyosin in stool-negative individuals from two endemic areas in Brazil. Transactions of the Royal Society of Tropical Medicine and Hygiene, v. 83, p. 798-804, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; KANASHIRO, M. M. . Imunologia Volume 2. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundacao CECIERJ, 2005. 248p .

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; KANASHIRO, M. M. . Imunologia Volume 1. Rio de Jneiro: Fundacao CECIERJ, 2005. v. 1. 231p .

Capítulos de livros publicados
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; Peixoto-Rangel, A L ; Bastos-Boechat MS ; MANGIAVACHI, B. M. ; Mattos L. M ; Ferraz FB ; Almeida M.B ; PEIXOTO, E. M. W. ; PEREIRA, Flávia Vieira ; Ricardo Guerra Peixe . Immunological and Immunogenetic Parameters on the Diversity of Ocular Toxoplasmosis: Evidence to Support Morphological Criteria to Classify Retinal/Retinochoroidal Scar Lesions in Epidemiologic Surveys. In: Olgica Djurković Djaković. (Org.). Toxoplasmosis - Recent Advances. 1ed.: InTech, 2012, v. , p. 145-172.

2.
ORÉFICE, Fernando ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . Toxoplasmose. In: Fernando Oréfice. (Org.). Uveíte Clínica e Cirúrgica. 2ed.Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2005, v. 2, p. 699-809.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Human Chagasic Cardiomyopathy correlates with strong Th-1 response.. In: Strategic Research Steering Committee Meeting on Progress Towards Functional Genomics, 1999, Salvador, 1999.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GOMES, Juliana de Assis Silva ; GAZZINELLI, G. ; SILVEIRA, A. M. S. ; DOUGHTY, B. L. . CD4 + human reactivity to Schistosoma mansoni fractions antigens. In: Fourth international Symposium on Schistosomiasis, 1993, Rio de Janeiro, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Juliana Azevedo ; OREFICE, F. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . Differences in the immune response to T. gondii are associated with social and sanitary conditions in Campos dos Goytacazes RJ. In: XXV Meeting of the brazilian society of Immunology, 2000, Florianopolis, 2000.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Social Conditions are Associated with prevalence of toxoplasmosis in Campos dos Goytacazes RJ Brazil. In: XXVII Annual Meeting on basic Research in Chagas Disease. XVI Annual Meeting of Brazilian Society of Protozoology, 2000, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), 2000. v. 95. p. 23-23.

3.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GOMES, Juliana de Assis Silva ; ROCHA, M. O. C. ; MARTINS FILHO, O. A. ; CARDOSO, G. M. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . High percentage of CD3+ cells expressing Interferon-gamma in their cytoplasm correlates with the cardiac form of Chagas'disease. In: First International Congress on Cytokines/Chemokines in infectious Diseases., 1999, Bethesda, 1999.

4.
GOMES, Juliana de Assis Silva ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; ROCHA, M. O. C. ; Martins-Filho, O. A. ; CARDOSO, G. M. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Avaliação de citocinas intracitoplasmáticas em células mononucleares do sangue periférico de pacientes chagásicos após estimulação in vitro com antígenos derivados de . cruzi. In: Dez anos de citometria de fluxo no Brasil, 1998, Rio de Janeiro. Memórias do Instituto Oswaldo cruz, 1998.

5.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GOMES, Juliana de Assis Silva ; LEMOS, E. M. ; LUZ, Z. M. P. ; GAZZINELLI, G. ; CANÇADO, J. R. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . IL-2 but not IL-12 is the major cytokine related to the hifh levels of Interferon gamma production in patients with the cardiac form of Chagas'disease. In: XXIV Reunião anual de Pesquisa Básica em doença de Chagas, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, 1997.

6.
Carvalho-Queiroz, C. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; SMYTHIES, L. ; DOWLING, M. A. ; FRAGA, L. A. O. ; SILVEIRA, A. M. S. ; WILSON, R. A. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Anti-carbohyadrate isotype response in individuals resistant and suceptible to the Schistosoma mansoni infection.. In: XXI Reunião da Sociedade Brasileira de Imunologia International Meeting on Cytokines, 1996, Angra dos Reis, 1996.

7.
GOMES, Juliana de Assis Silva ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Cytokine production in human Chaga's disease after specific antigenic stimulation: evidence of an incomplete role of Il-10 controlling the IFN-g Production. In: Reunião da Sociedade Brasileira de Imunologia International Meeting on cytokines, 1996, Angra dos Reis, 1996.

8.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; FRAGA, L. A. O. ; HAGAN, P. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Produção de Interferon gama in vitro e de IgE no soro de pacients esquistossomóticos e de indivíduos resistentes a infecção por S. mansoni. In: VI reunião anual da federação de sociedades de biologia experimental, 1991, Caxambu, 1991.

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; SANTOS, S. M. E. ; COLLEY, D. G. ; GAZZINELLI, G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Análise da resposta celular de pacientes infectados pelo S. mansoni a antígenos de vermes adultos através de western de células T. In: IV Reunião anual da federação de sociedades de biologia experimental, 1989, Caxambu, 1989.

10.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GAZZINELLI, G. ; COLLEY, D. G. ; MELO, J. R. C. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Comparative analysis of cellular and humoral response of intestinal and hepatointestinal patients in antibody and T cell western blots. In: Second international Symposium on Schistosomiais, 1989, Belo Horizonte, 1989.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
OLIVEIRA, Rodrigo Correa1999OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; MOREIRA, M. C. V. ; CARDOSO, G. M. ; REIS, D. D. ; ADAD, S. C. ; MARTINS FILHO, O. A. ; ROCHA, M. O. C. ; GAZZINELLI, G. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. . The role of the immune response on the development of severe clinical forms of human Chagas disease.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 94, p. 253-255, 1999.

2.
ALVARENGA, N. J.1997ALVARENGA, N. J. ; BRONFEN, E. ; BOTELHO, A. L. A. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; GOMES, Juliana de Assis Silva ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa ; MORATO, M. J. . Human Immune Resposnse to triatomine embryo extract. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 30, n.1, p. 53-54, 1997.

3.
GAZZINELLI, G.1991GAZZINELLI, G. ; VIANNA, I. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; SILVEIRA, A. M. S. ; FRAGA, L. A. O. ; QUEIROZ, C. C. ; CARVALHO, O. S. ; COLLEY, D. G. ; OLIVEIRA, Rodrigo Correa . Immunological profiles of patients from endemic areas infected with Schistosoma mansoni. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 87, p. 139-142, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. A Rede Brasilleira de Pesquisa em Toxoplasmose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Parâmetros Imunológicos e Genéticos na Toxoplasmose Ocular: Uma Proposta Para a Classificação de Lesões Retinocoroidais em Levantamentos Epidemiológicos-. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Bahia-Oliveira, L M G. Os desafios da inclusão produtiva e a contribuição das instituições de ensino superior públicas para pensar as necessidades e potencialidades da região. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Bahia-Oliveira, L M G. Programa Municipal para Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da Toxoplasmose em Campos dos Goytacases. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplasmose. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Bahia-Oliveira, L M G. As pesquisas destinadas a cura da Toxoplasmose. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Bahia-Oliveira, L M G. A Toxoplasmose como um Problema de Saúde Pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplasmose. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplamose Gongênita - Epidemiologia da Toxoplasmose Congênita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
Bahia-Oliveira, L M G. Transmissão Hídrica da Toxoplasmose. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplasmose - Epidemiologia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Bahia-Oliveira, L M G. Epidemiologia e risco de toxoplasmose. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Bahia-Oliveira, L M G. Diversity of scar toxoplasmic uveitis versus patient immune profiles and Epidemiology of Toxoplasma in Brazil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplasmose em Campos dos Goytacazes: uma questão social?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
Bahia-Oliveira, L M G. Toxoplasmosis in Brazil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Bahia-Oliveira, L M G. Epidemiologia da Toxoplasmose. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Bahia-Oliveira, L M G. 'Epidemiologia da Toxoplasmose'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Bahia-Oliveira, L M G. Associação entre as condições sociais e a da prevalência da Toxoplasmose. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Bahia-Oliveira, L M G. O sistema imunológico: um sistema de defesa?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CUPOLILO, E. ; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G. ; Dardé ML . Prefacio do Volume da Revista Memorias do Instituto Oswaldo Cruz Vol 104 (2), 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Bahia-Oliveira, L M G; LAGO, E. G. . Toxoplasmose é mais perigosa no Brasil. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Bahia-Oliveira, L M G; Gomes T C A E ; Camplelo L G B G ; Duarte NS ; Sales BA . Direitos Humanos Coletânea Informação Cidadã. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para-didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Maycon Bruno de Almeida. Estudo comparativo do padrão de reconhecimento por anticorpos contra antígenos de Toxoplasma gondii, Ascaris suum e Heligmosomoides polygyrus em infecções experimentais. 2011. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Francielle Bonet Ferraz. Avaliação Imunogenética de polimorfismos de único nucleotídeo no receptor purinérgico P2X7 potencialmente associados à gravidade da toxoplasmose ocular. 2011. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
Quites, H.F.O; BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Humberto Ferreira de Oliveira Quites. Fatores de Risco para a infecção com toxoplasma gondii em comunidade Rural do Vale do Jequitinhonha Minas Gerais. 2009. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de João Cláudio Damasceno de Sá. Mecanismos de evasão do Toxoplasma gondii frente a macrófagos ativados. 2009. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Marcela Santana Bastos Boechat. Perfil de quimiocinas em pacientes portadores de lesão ocular decorrente da infecção pelo toxoplasma gondii no Município de Campos dos Goytacases. 2008. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Giselle Almeida Barreto. UENF, extensão e políticas de saúde: um debate acerca da relação entre universidade, comunidade e poder público na região norte fluminense. 2008. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

7.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; KANASHIRO, M. M.. Participação em banca de Lívia Mattos Martins. Isotipos anti-Toxoplasma gondiii: ferramentas para a classificação, datação de cicatrizes retinocoroidais toxoplásmicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Luciana Santos Barbosa Moura. As doenças perodontais na infância e adolescência sob enfoque sócio-econômico, nutricional e imunológico.. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Luciana Santos Barbosa Moura. Avaliação de inter-relação de parâmetros imunológicos estado nutricional e enteroparasitoses na severidade das doenças periodontais. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; ARNHOLDT, A. C. V.. Participação em banca de Marcela Santana Bastos Boechat. Identificação do perfil de quimiocinas em pacientes portadores de lesão ocular decorrente de infecção pelo Toxoplasma gondii no município de Campos dos Goytacases. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

11.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Bianca Magnellli Mangiavachhi. Iga fecal como ferramenta imunoepidemiológica para estudar a prevalência da infecção toxoplasmática em crianças de 0 a 4 anos expostas a alto risco de contaminação pelo Toxoplasma gondii. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

12.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana Guzzo Fonseca. Novos Conceitos sobre o problema da agua. 2005. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

13.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; ABREU, Annelise M W Oliveira; ACOSTA, E. M.. Participação em banca de Luciana dos Santos Barbosa. Avaliação da Inter-relação de parâmetros imunológicos, estado nutricional e enteroparasitoses na severidade das doenças perodontais. 2005. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

14.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Betina Ivana Terra Azevedo. Investigação de alterações genéticas no receptor de IFN-gama em himanos: uma abordagem diagnóstica para hipersusceptibilidade à infecção pelo BCG. 2004. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

15.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Alba Lucínia Peixoto Rangel. Toxoplasmose em pequenos cetáceos do norte do estado do Rio de Janeiro: modo de infecção e contribuição ao diagnóstico. 2004. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

16.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Daniele Seipel da Silva Azeredo. Caracterização parasitológica e genética de isolados de Toxoplasma gondii obtidos de galinhas domésticas (Gallus domesticus) nos municípios de Campos dos Goytacazes Conceição de Macabú e Carapebus/RJ. 2003. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

17.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Daniele Seipel da Silva. Caracterização parasitológica e genética de isolamentos de Toxoplasma gondii obtidos em galinhas no município de Campos dos Goytacases. 2003. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

18.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Luciana Cordeiro de Araújo. Prevalência da infecção de HIV no município de Campos dos Goytacases. 2003. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; OLIVEIRA, Francisco C Rodrigues. Participação em banca de Cristiane da Silva Stabenow. Identificação de Sarcocystis falcatula do Gambá e sua patogenicidade para Periquito Australiano. 2003 - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

20.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Marina Porcaro. Modulação de moléculas co-estimulatórias na fase inicial da infecção por paraccocidioides Brasiliensis (Splendore 1912) em linhagens de camundongos susceptíveis e resistentes. 2002. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

21.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Betina Ivana Terra Azevedo. Correlação entre hipersusceptibilidade à infecção microbacteriana em humanos e mutações no receptor de interferon-gama. 2002. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Carlos Eduardo Silva Verona. Condição física e custo de lactação de fêmeas selvagens de Callitrix Jacchus e Leotopthecus rosalia: compisição do leite hemograma e bioquímica do sangue. 2001. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

23.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de (Juliana Azevedo Silva). Avaliação da resposta Imunológica contra antígenos de toxoplasma gondii e Ascaris lumbricoides em pacientes residentes em áreas co-endêmicas para ambos parasitas em Campos dos Goytacazes. 2001. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

24.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Veronica Gomes Monteiro. Aspectos celulares da interação Toxoplasma gondii célula hospedeira. 2000. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

25.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Carlos Tadeu Roestolato. Contribuição ao estudo do processo de interação entre Trypanosoma cruzi e a célula hospedeira. 2000. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

26.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Carlos Tadeu Fonseca Rosestolato. Contribuição ao Estudo do Processo de Interação entre Trypanosoma cruzi célula hospedeira.. 2000. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

27.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana de Assis Silva Gomes. Avaliação Imunológica de Pacientes Chagásicos submetidos ao tratamento específico durante a fase aguda da infecção. 1998.

28.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Clarice Abramo. Reatividade Cruzada entre os soros de pacientes com leishmaniose, toxoplasmose doença de Chagas e antígenos de formas sanguíneas de Plasmodium falciparum avaliada através do teste de imunofluorescência indireta. 1993. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

29.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Maria Leticia Boechat de Andrade. Caracterização citomorfológica e funcional de células peritoneais de gerbilos. 1992. Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Eleonor Gastal Lago. Estrategias de controle da Toxoplasmose Congenita. 2006. Tese (Doutorado em MedicinaPediatria e Saude da Crianca) - Pontificia Univercidade Catolica do Rio Grande do Sul.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Flávia Lima Ribeiro Gomes. Influxo e remoção de neutrófilos na polarização da resposta imune inata contra Leishmania major. 2004. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Andréa Teixeira de Carvalho. Estudos de Aspectos Imunocitoquímicos Associados às formas clínicas da esquistossomose mansoni humana. 2004. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Eurico Silveira Camargo Neto. Diagnóstico da Toxoplasmose, da Doença de Chagas, da Citomegalovirose e da Rubéola Congênitas em Amostras de Sangue Impregnado em papel filtro. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Annelise Maria Wilken de Abreu Oliveira. Toxoplasmose congênita: aspectos epidemiológicos, clínicos e imunológicos da infecção em Campos dos Goytacazes, RJ. 2003. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Cláudia Soares Zouain. Avaliação do papel de PIII e P24 na Imunomodulação da esquistossomose. 2002. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Regina Célia de Souza Campos Fernandes. Pesquisa de anticorpos contra determinantes de virulência da Escherichia coli enteropatogênica em colostros, soros e fezes de lactentes humanos. 2002. Tese (Doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Sarah Maria Singulano Cinque. Aspectos da resposta imune celular na infecção pelo Helicobacter heilmaniii: fatores relacionados ao hospedeiro e ao microrganismo. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana de Assis Silva Gomes. Aspectos Imunológicos da resposta imune na doenca de Chagas. 2002. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

10.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Diana Cordeiro Taboada. Análise dos fenótipos de células do líquido pericárdico em pacientes com miocardiopatia chagásica e outras cardiopatias. 2000. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

11.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Suzane Pretti Figueiredo Neves. Avaliação Imunológica da Interação materno-fetal na doença de Chagas humana. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

12.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; GAZZINELLI, R.; MINEO, C. R.. Participação em banca de Mohamed Mohamed Anwer Elsaid. Identificação e caracterização de proteínas de taquizoítas e bradizoítas de Toxoplasma gondii através de anticorpos monoclonais e utilização em ensaio de imunoproteção. 1999. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; RABELO, A. L. T.. Participação em banca de Iramaya Rodrigues Caldas Viana. Imunidade a esquistossomose mansoni em indivíduos residentes em área endêmica: relação entre resistência a infecção e resposta celular e humoral. 1997. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Alba lucínia Peixoto Rangel. Toxoplasmose ocular em Campos dos Goytacazes: investigação de fatores imunogenéticos e ambientais determinantes na manifestação de retinocoroidites toxoplásmica. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Flávia Pereira Vieira.Estudo piloto sobre a prevalência da toxoplasmose em portadores de deficiências visuais em Campos dos Goytacases. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Adaisa Paes Viana.Uma Leitura sobre os conteudos referentes a toxoplasmose ministrados em Ciencias e Biologia em escolas estaduais do municipio de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Daniele Seipel da Silva Azeredo.Estudo Piloto sobre a contaminação ambiental pelo Toxoplasma gondii na cidade de Campos dos Goytacazes. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Participação em banca de Juliana Azevedo Silva.Avaliação preliminar da Resposta Imune Celular em Pacientes com toxoplasmose na região norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Concurso Público para professor Associado vaga de imunologia no Centro de Biociências e Biotecnologias da UENF. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Concurso Público para professor associado para ocupar vaga de microbiologia no Centro de Ciências Tecnologias Agropecuárias. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Outras participações
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Julianna Maria da Cunha de Oliveira Santos. 2012. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; OLIVEIRA, Francisco C Rodrigues. Exame de Qualificação de Doutorado de Edwards Frazão Teixeira. 2009. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; KANASHIRO, M. M.. Exame de Qualificação de Doutorado de Alba Lucínia Peixoto Rangel. 2007. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Annelise Maria de Oliveira Wilken de Abreu. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Josane Miimann. 2002. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Regina Célia de Souza Campos. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Cláudia Maria Costa de Almeida. 2001. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

8.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Gonçalo Apolinário de Souza Filho. 1997. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Exame de Qualificação de Doutorado de Hendrik Bos. 1997. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Brasileiro de Toxoplasmose.A Rede Brasileira de Toxoplasmose. 2013. (Simpósio).

2.
XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. Parâmetros Imunológicos e Genéticos na Toxoplasmose Ocular: Uma Proposta Para a Classificação de Lesões Retinocoroidais em Levantamentos Epidemiológicos-. 2013. (Congresso).

3.
XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul. A rede Brasileira de Pesquisa em Toxoplasmose. 2013. (Congresso).

4.
Workshop de apresentações orais sobre Toxoplasmose durante o XVIII INTERNATIONAL CONGRESS ON TROPICAL MEDICINE AND MALARIA and the XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine. Protozoan: Toxoplasmosis. 2012. (Congresso).

5.
Mesa Redonda sobre Toxoplasmose.Toxoplasmose Pós-Natal e Congênita no norte do Rio de JAneiro, Dez anos de Pesquisa do Campo ao Gen. 2009. (Encontro).

6.
44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. A toxoplasmose como um problema de saúde pública. 2008. (Congresso).

7.
44 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Toxoplasmose Ocular versus perfil imune de pacientes expostos a alto risco de infecção. 2008. (Congresso).

8.
Toxoplasma Centennial Congress: from discovery to public health management. Environmental research on toxoplasmosis: where can it take us?. 2008. (Congresso).

9.
8 Aniversário do Centro de Controle de zoonoses.Toxoplasmose. 2007. (Outra).

10.
XXX Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste.Debatedora. 2007. (Encontro).

11.
3 º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. ' Pré-Vestibular Social teorema-UENF: A Pós Graduação no Pré-Vestibular". 2006. (Congresso).

12.
I Seminário de Poíticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Seminário).

13.
Toxo & Food. Key note-Toxoplasma infection in Brazil- a different disease?. 2006. (Congresso).

14.
Toxo & Food. Round table- toxoplasmosis in humans is it realistic to reduce the risck through toxoplasma free food?. 2006. (Congresso).

15.
III Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal. Epidemiologia da Toxoplasmose congënita. 2005. (Congresso).

16.
III Semana de Integração Acadêmica - Encontro de Pró-Reitores de Extensão do Estado do Rio de Janeiro: Fortalecimento da ações.Avaliação Institucional da Extensão Universitária. 2005. (Encontro).

17.
II Jornada de Extensão Universitária da FMTM. 2005. (Outra).

18.
I Seminário sobre qualidade de Vida para lideranças Comunitárias.Conservação do Meio Ambiente. 2005. (Seminário).

19.
VIII Congresso Íbero - Americano de Extensão Universitária. Tecnologia e Produção. 2005. (Congresso).

20.
XXI Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2005. (Encontro).

21.
XXVIII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. 2005. (Encontro).

22.
VI SACAMEV - Sexta Semana Acadêmica de Medicina Veterinária.Toxoplasmose em Comunidades Carentes. 2004. (Outra).

23.
XIII Congresso Brasileiro de parasitologia veterinária e I simpósio Latino-Americano de Richettsioses. Bovine toxoplasmosisin Campos dos Goytacases, Rio de Janeiro State, Brazil. 2004. (Congresso).

24.
XIII Congresso Médico da Cidade de Campos e XXIII Congresso da SUPEM. Epidemiologia da Toxoplasmose. 2004. (Congresso).

25.
XXV Congresso do Hospital São Geraldo. Transmissão Hídrica da Toxoplasmose. 2004. (Congresso).

26.
International Conference on Toxoplasmosis. Key note: Epidemiology of Toxoplasma in Brazil: Primarily a waterborne infection. 2003. (Congresso).

27.
International Conference on Toxoplasmosis. Oral Presentation: Diversity of toxoplasmic scar uveitis versus patient immune profiles. 2003. (Congresso).

28.
Curso básico de Uveítes.Epidemiologia da Toxoplasmose no norte do Rio de Janeiro. 2002. (Outra).

29.
IV EMSCOT-Workshop on congenital toxoplasmosis.Isolation of Toxoplasma gondii from Municipal Drinking Water implicated in a toxoplasmosis Epidemic in Brazil. 2002. (Encontro).

30.
IV EMSCOT-Workshop on Congenital Toxoplasmosis.Evidence of Waterborne Toxoplasmosis in a highly endemic area in Brazil. 2002. (Encontro).

31.
XII Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Oftamologia. Toxoplasmose ocular na região nordeste do estado do Rio de Janeiro - Estudo epidemiológico e classificação das lesões retinocoroidiais. 2002. (Congresso).

32.
. XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease;XVI Anual Meeting of Brazilian Society of Protozoology Caxambu.. 2000. (Congresso).

33.
. XXV Meeting of the Brazilian Society of Immunology.. 2000. (Congresso).

34.
Fórum da Saúde e Meio Ambiente.Degradação Ambiental e Vetores Epidemiológicos durante o Fórum da Saúde e Meio Ambiente.. 2000. (Encontro).

35.
Infectious Diseases Seminar.Social Conditions are associated with prevalence of toxoplasmosis in Campos dos Goytacazes. 2000. (Seminário).

36.
XXI Congresso Internacional do Hospital São Geraldo.. Epidemiologia da toxoplasmose. 2000. (Congresso).

37.
. Tropical Diseases Research Program;Strategic Research Steering Commitee Meeting on Progress Towards Functional Genomics.. 1999. (Congresso).

38.
. I Workshop de Retina e Úvea. 1999. (Congresso).

39.
. XIV Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e II Reunião Aplicada em Leishmaniosis.. 1998. (Congresso).

40.
. I Congresso Íbero Latino Americano de Citometria de Fluxo. 1997. (Congresso).

41.
. I Congresso Íbero Latino Americano de Ctometria de Fluxo.. 1997. (Congresso).

42.
. VII Encontro do Clube de Ciências no Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.. 1997. (Congresso).

43.
.Seminário no Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense.. 1997. (Seminário).

44.
XXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Imunologia-International Meeting on Cytokines.. XXI Reunião anual da Sociedade Brasileira de Imunologia-International Meeting on Cytokines.. 1996. (Congresso).

45.
.Seminário no Centro de Biociências e Biotecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense.. 1995. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. IVTH International Congress on Congenital Toxoplasmosis ICOCT. 2010. (Congresso).

2.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.; AMENDOEIRA, M. R. ; LAGO, E. G. ; GENNARI, S. ; Rosangela Zacarias ; BELFORT, R. ; MUCCIOLLI, C. . Toxoplasma Centennial Congress: from discovery to public health management. 2008. (Congresso).

3.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. XXIX ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. 2006. (Congresso).

4.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Educação em Direitos Humanos A trasnsversalidade dos Direitos Humanos na Formação do Professor-Pesquisador. 2006. (Outro).

5.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. XXIX Encontro do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas da região Sudeste. 2006. (Outro).

6.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Uma visão social. 2006. (Outro).

7.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. Toxo & Food. 2006. (Congresso).

8.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. XXVIII ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. 2005. (Congresso).

9.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. VII Congresso Ibero - Americano de Extensão Universitária. 2005. (Congresso).

10.
BAHIA-OLIVEIRA, L. M. G.. I Colloquim on Infectious Diseases. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rhonia França Gomes Rosa. Associação da toxoplasmose ocular com linfócitos T gama Delta e Polimorfismos de nucleotídeo único nos genes IL-10 e TNF-alfa em indivíduos de diferentes faixas etárias. 2014. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

2.
Francielle Bonet Ferraz. Estudo caso-controle e frequências alélicas de SNPs de P2RX7 em coorte de indivíduos com lesão ocular toxoplásmica no norte do estado do Rio de Janeiro.. 2012. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

3.
Ricardo Guerra Peixe. Associação entre Polimorfismos dos genes das Citocinas IL-13 e IFN-y e a retinocoroidite toxoplásmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

4.
Maycon Bruno de Almeida. Evolução de Parâmetros Clínico-Patológicos em Camundongos Experimentalmente Infectados com Ascaris Suum, Heligmosomoides Polygiyrus e Toxoplasma Gondii. 2012. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

5.
Flávia Pereira Vieira. Correlação entre a vulnerabilidade de aqüíferos e a incidência da toxoplasmose humana e animal em Campos dos Goytacases. 2010. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

6.
Livia Mattos Martins. Avaliação comparativa do perfil de isotipos anti-toxoplasma gondii em indivíduos portadores de uveítes toxoplásmicas por ELISA e Citometria de Fluxo. 2009. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

7.
Bianca Magnelli Mangiavacchi. IgA fecal e seus fragmentos como ferramenta imunoepidemiológica para estudar a prevalência da infecção toxoplásmica em crianças de 0 a 4 anos expostas a alto risco de contaminação pelo Toxoplasma gondii. 2009. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

8.
Marcela Santana Bastos Boechat. Perfil de quimiocinas em pacientes portadores de lesão ocular decorrente da infecção pelo toxoplasma gondii no Município de Campos dos Goytacases. 2008. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

9.
Luciana Santos Barbosa Moura. Avaliação de inter-relação de parâmetros imunológicos estado nutricional e enteroparasitoses na severidade das doenças periodontais. 2007. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

10.
Alba Lucínia Peixoto Rangel. Toxoplasmose em pequenos cetáceos do norte do estado do Rio de Janeiro: modo de infecção e contribuição ao diagnóstico. 2004. 98 f. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

11.
Daniele Seipel da Silva Azeredo. Caracterização parasitológica e genética de isolados de Toxoplasma gondii obtidos de galinhas domésticas (Gallus domesticus) nos municípios de Campos dos Goytacazes Conceição de Macabú e Carapebus/RJ. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

12.
Juliana Azevedo Silva. Avaliação da resposta Imunológica contra antígenos de toxoplasma gondii e Ascaris lumbricoides em pacientes residentes em áreas co-endêmicas para ambos parasitas em Campos dos Goytacazes. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

13.
Juliana de Assis Silva Gomes. Avaliação Imunológica de Pacientes Chagásicos submetidos ao tratamento específico durante a fase aguda da infecção. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Bianca Magnelli Mangiavacchi. IMUNOGLOBULINAS ANTÍGENO-ESPECÍFICOS EM AMOSTRAS DE FLUIDOS CORPORAIS DE BINÔMIO MÃE-FILHO RELACIONADOS COM A INGESTÃO DE CISTOS TECIDUAIS VERSUS OOCISTOS NA INFECÇÃO TOXOPLÁSMICA.. 2016. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

2.
Livia Mattos Martins. Identificação de Biomarcadores Associados ao Desenvolvimento de Toxoplasmose Ocular. 2015. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

3.
Flavia Pereira Vieira. Contaminação ambiental por oocistos de Toxoplasma gondii e toxoplasmose de veiculação hídrica sob a perspectiva da vulnerabilidade de aquíferos. 2015. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

4.
Marcela Santana Bastos Boechat. Perfil fenotípico e genotípico referente a IFN-gama, IL-13 e CXCL-10 associado a toxoplasmose ocular. 2014. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

5.
Alba Lucínia Peixoto Rangel. Toxoplasmose ocular em Campos dos Goytacazes: investigação de fatores imunogenéticos e ambientais determinantes na manifestação de retinocoroidites toxoplásmica. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

6.
Annelise Maria Wilken de Abreu Oliveira. Toxoplasmose congênita: aspectos epidemiológicos, clínicos e imunológicos da infecção em Campos dos Goytacazes, RJ. 2003. 330 f. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, . Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

7.
Juliana de Assis Silva Gomes. Aspectos Imunológicos da resposta imune na doenca de Chagas. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cíntia Alves Cardoso. Toxoplasmose em Campos dos Goytacazes: a extensão universitária promovendo a comunicação e a educação em saúde.. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adaisa Paes Viana. Uma Leitura sobre os conteudos referentes a toxoplasmose ministrados em Ciencias e Biologia em escolas estaduais do municipio de Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

2.
Daniele Seipel da Silva Azeredo. Estudo Piloto sobre a contaminação ambiental pelo Toxoplasma gondii na cidade de Campos dos Goytacazes. 2000. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

3.
Juliana Azevedo Silva. Avaliação preliminar da Resposta Imune Celular em Pacientes com toxoplasmose na região norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Keyssine de Oliveira Silva Ribeiro. Produção de anticorpos monoclonais contra o T gondii para fins diagnostico. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

2.
Beatriz Eleotéria Moraes. Produção de anticorpos monoclonais contra antígenos do Toxoplasma gondii reconhecidos por IgA fecal de crianças expostas a alto risco de contaminação pelo parasita.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

3.
Bianca Mangiavachi Magnelli. IgA fecal contra Toxoplasma gondii uma nova ferramenta para imunodiagnostico?. 2006. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

4.
Flávia Pereira Vieira. Toxoplasmose na Amazônia: investigação sobre veiculação hídrica da zoonose na região de Manaus. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

5.
Wander dos Santos Neto. Avaliação isotípica da resposta imune oral contra antígenos de Ascaris lumbricoides e Toxoplasma gondii em modelo experimental. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biociências) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

6.
Fernanda Santos Nascimento. Metodologias para detecção de oocistos de T. gondii em fontes de água doce. 2004. 78 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

7.
Alba Lucínia Peixoto Rangel. Avaliação sorológica para toxoplasmose em pequenos cetáceaos no norte do estado do Rio de Janeiro. 2001. 70 f. Iniciação Científica - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
Daiana Zambom de Oliveira. Toxoplasmose em Campos dos Goytacazes: a extensão universitária promovendo a comunicação e a educação em saúde.. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.

2.
Daiana Zambom de Oliveira. Toxoplasmose em Campos dos Goytacazes: a extensão universitária promovendo a comunicação e a educação em saúde.. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Temos trabalhado em linhas de pesquisa envolvendo duas grandes áreas que são as Ciências Biológicas (Imunologia) e mais recentemente da Saúde (Epidemiologia). Nossos trabalhos e projetos têm sido dedicados ao estudo da resposta imune (com vistas aos aspectos ligados a imunorregulação) de doenças infecciosas e parasitárias: inicialmente com esquistossomose, doença de Chagas e toxoplasmose, ao longo destes anos sempre trabalhando em Imunologia Clínica daquelas infecções. Nossos trabalhos têm despertado interesse da comunidade científica nacional e internacional. Nossas colaborações no nível nacional envolvem as seguintes instituições: FIOCRUZ, UFMG, UFRS e PUC-RS e no nível internacional: Centers for Disease Control and Prevention (CDC) United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos e na Europa: Institue of Child Health em Londres e Cambridge University. Faço parte do steering committee que investiga os efeitos do tratamento da toxoplasmose congênita em todo o mundo, pelo fato de se reconhecer a contribuição que os trabalhos desenvolvidos em Campos podem trazer a este tema. Estamos iniciando colaboração com o Jules Stein Eye Institute na a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 1:44:00