Edilene Coffaci de Lima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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  • Última atualização do currículo em 10/10/2018


Possui mestrado (1994) e doutorado (2000) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo . Em 2008 esteve como pós-doutoranda na Universidade de Paris X (Ouest-Nanterre) e em 2015 cumpriu mais um período de pós-doutoramento, na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edilene Coffaci de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, E. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia.
Rua General Carneiro, 460 - 6º Andar
Centro
80060-150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33605106
Fax: (41) 33605316
URL da Homepage: http://www.humanas.ufpr.br/portal/antropologiasocial


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Com os olhos da serpente. Homens, animais e espíritos nas concepções Katukina sobre a natureza, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: katukina; natureza-cultura; simbolismo.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1994
Mestrado em Ciência Social (Antropologia Social).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Katukina: história e organização social de um grupo pano do alto Juruá,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: katukina; história; organização social e parentesco.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores.
1985 - 1989
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Tutela e controle: relações de poder na reserva indígena Barão de Antonina (PR).
Orientador: Kimiye Tommasino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígenas.
2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2008
Pós-Doutorado.
Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Patrimônio
Antropologia Norte-Americana
3/2002 - Atual
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia dos Objetos
Antropologia e História
Etnologia Indígena
Seminários de Pesquisa
Teoria Antropológica I
Teoria Antropológica II
3/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Antropologia, .

3/2015 - 4/2015
Extensão universitária , Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, .

Atividade de extensão realizada
Atividade de curadoria no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Montagem da exposição Kãchi Katukina..
12/2011 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, .

Cargo ou função
Coordenação do PPGAS.
03/2010 - 02/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes / Departamento de Antropologia, .

Cargo ou função
Representante do DEAN no Conselho Setorial de Pesquisa.
08/2010 - 11/2010
Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa
03/2010 - 06/2010
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Patrimônio
7/2005 - 6/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenação do PPGAS/UFPR.
5/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia.

Atividade de extensão realizada
Mostra de Filmes Etnográficos.
5/2002 - 6/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia.

Cargo ou função
Vice-Coordenadora do PPGAS/UFPR.
10/2001 - 6/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Antropologia.

Cargo ou função
Membro do comitê setorial de pesquisa.
9/2004 - 4/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Comissão do Vestibular Indígena da UFPR.

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 2

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (professor substituto), Carga horária: 20

Atividades

3/2004 - 3/2004
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociabilidade e Representações
3/1995 - 11/1995
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e História
Antropologia


Linhas de pesquisa


1.
Etnologia Indígena
2.
Saberes, memórias e territorialidades

Objetivo: Conceituações e classificações da natureza. Produção, transmissão e processos de negociações de saberes coletivos e individuais. Direitos intelectuais sobre conhecimentos tradicionais. História, memória e territorialidade..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: conhecimentos tradicionais; direitos intelectuais; kampo; katukina.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Documentos dispersos: os Xetá e seus acervos
Descrição: Na metade do século passado, os Xetá (conhecidos na literatura também como Setá, Chetá, Hetá, Aré e Ñadereta, entre outros), grupo indígena de língua tupi-guarani, fragilizado demograficamente e violentado de diferentes maneiras, teve consolidado o contato com os brancos, na Serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Por meio envenenamentos, remoção forçada, raptos de crianças e mortes, os brancos, a partir da frente cafeeira que adentrou o território do grupo, fizeram com que os Xetá sucumbissem nos primeiros anos de contato efetivo, tendo sofrido uma severa redução demográfica. As informações colecionadas pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná ? Kozák, como cinetécnico, e Loureiro Fernandes como professor de Antropologia ? são hoje ainda fundamentais para entender o que se passou no trágico enredo que tragou os índios. Interagindo com os Xetá e com seus colonizadores, ambos legaram importantes registros (artigos, cadernetas de campo, cartas, mapas, fotos, filmes e objetos recolhidos em campo) etnográficos que, no decurso do tempo, foram se convertendo em registros históricos, dado que permitem marcar seja o contato com os brancos sejam as direções que tomaram os sobreviventes dos Xetá após a usurpação de seu território. Vivendo como exilados desde a efetivação do contato, em anos recentes, jovens lideranças organizaram-se e passaram a reivindicar a demarcação de seu antigo território. Neste novo contexto, tornaram-se decisivos os antigos registros produzidos pelos dois autores mencionados (além de outros), depositados, principalmente, em instituições museais ? o Museu Paranaense (MPR), o Centro de Estudos Bandeirantes (CEB) e o Museu Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR) ? para o encaminhamento de suas reivindicações. Buscarei neste projeto aprofundar o tratamento dos documentos produzidos por Loureiro Fernandes e Kozák, ambos falecidos na década de 1970, indicando, sobretudo, as diferenças na forma como fizeram seus registros e, ao mesmo tempo, como esses vêm servindo, aos novos pesquisadores e aos próprios indígenas, a fins políticos: seja com vistas à demarcação do antigo território xetá ? processo que ainda não foi concluído pelo Estado ? seja o reconhecimento da memória da violência sofrida pelo grupo. Pretende-se, assim, detalhar e desenvolver a ideia de Leopold (2008), sobre ?a segunda vida? dos registros etnográficos, quando materiais obtidos em campo extrapolam os fins pelos quais foram originalmente concebidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Coordenador / Rafael Pacheco - Integrante / Ana Clara Ferruda Zilli - Integrante / Gian Carlos Teixeira Leite - Integrante.
2015 - Atual
Idas e vindas: territórios indígenas e deslocamentos compulsórios no período militar (1964-1985)
Descrição: Em meados de 2013 veio a público aquele que ficou conhecido como Relatório Figueiredo, organizado pelo procurador Jader Figueiredo em 1967, peça fundamental na decisão de extinguir o Serviço de Proteção aos Índios (SPI), com a consecutiva criação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O conjunto documental, que estava desaparecido há mais de 40 anos, ultrapassa 7 mil páginas, nas quais se plasmam relatos de fraudes e roubos do patrimônio indígena, intimidações, ameaças, torturas, envenenamentos e assassinatos de populações indígenas localizados de norte a sul do país. A violência permanecia presente entre populações indígenas localizadas no Centro-Oeste e Norte e buscava-se subtrai-las do caminho, pois supostamente "desconhecidas" não deixariam pistas de seu trágico destino, como parece ter sido tentado com os Tapayuna e, em diferentes proporções, também com os Kaiabi, os Waimiri-Atroari e os Panará, entre outros. Os deslocamentos forçados, expediente recorrente à época, não são, contudo, reservados apenas àqueles recém-contatados. Grupos contatados há muito, mas mesmo assim fragilizados diante do poderio militar, como pode ser pensado o caso dos Ofaié-Xavante, que também foram forçosamente deslocados: localizados no alto Paraná, na margem direita do mesmo rio (na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso), mas deslocados, em 1978, para a Serra da Bodoquena, no interior do território kadiwéu - transferidos compulsoriamente, portanto, do sudeste para o noroeste sulmatogrossense. Em qualquer das alternativas, tratar-se-ia de "abrir" terras para forjar ali uma nova ocupação. No caso tanto dos Kaiabi quanto dos Ofaié, o inconformismo e a inadaptação em terras de outros forçaram, após algum tempo, longas jornadas de volta - pouco mais de setecentos quilômetros vencidos a pé, no caso do último grupo mencionado - ao antigo território. Não faltam relatos de tão brutal violência na história das populações indígenas no Brasil e o que se pretende com o projeto que ora se apresenta não é apenas expor os descalabros, mas sobretudo conhecer a documentação relativa a período tão recente e oculto, senão escondido, de nossa história. A investigação de tal documentação, em grande parte já reunida pelo projeto Armazém da Memória (www.armazemdamemoria.com.br) e também disponível no Arquivo Nacional, seguramente irá proporcionar a construção de um melhor entendimento da história indígena recente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2012 - 2016
Um mundo de ?coisas?, ou sobre as transformações katukina (pano)
Descrição: Este projeto inscreve-se em um esforço de tratar teórica e etnograficamente a simultaneidade e imbricação de dois processos em curso entre os Katukina (de língua pano) a partir do início deste século: as transformações que sucederam a popularização do uso do kampô (Phyllomedusa bicolor) no meio urbano concomitante à pavimentação da BR-364 que imprimiu profundas transformações no dia-a-dia do grupo. Neste sentido, interessam-me os efeitos sociológicos e conceituais que se processam entre os Katukina no contexto contemporâneo. A ideia é seguir neste esforço a partir dos materiais sobre o kampô, mas também a partir de um escopo mais amplo, buscando abordar parte do vocabulário relativo às formas de aprender e a transmissão de conhecimentos, e em que medida são vigentes e passam por inovações no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, buscarei explorar as novas práticas de consumo dos Katukina e suas elaborações em torno do ?perder?, verbo recorrente quando se discutem os conhecimentos tradicionais, o patrimônio material e imaterial e a valorização cultural, mas sobre o qual eles têm suas próprias interpretações. Nos dias de hoje, com as notáveis mudanças incrementadas a partir da pavimentação da BR-364, um discurso que evoca a perda se faz ainda mais freqüente e acompanho os Katukina em suas elaborações que não deixam de imprimir alterações àquela que reconhecem como sendo sua própria tradição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
2008 - 2014
Intellectual and cultural rights protection on traditional people and traditional knowledge. Case studies in Brazil
Descrição: This project aims at generating an understanding by all stake-holders involved and particularly traditional people of the effects not to be confused with simply financial returns - of a regime of intellectual and cultural rights on the lives of traditional people and their continued production of knowledge, based on a number of Brazilian case-studies. Such case studies will be selected to highlight the effects of state policies, of forums of decision and of contracts dealing with TK and should be chosen among the so-called failures as well as the alleged successes. We will consider cultural as well as intellectual rights, since instruments pertaining to one and the other of these rights have been called upon by traditional people. We have chosen for leading the case studies experienced researchers with long-standing knowledge of the people they will work with. Activities will consist of straightforward ethnography, annual meetings and a final symposium. The results of this investigation would be submitted to the people concerned. They would translate into a video and a publication in a creative commons regime that would help traditional communities representatives appraise the consequences on their peoples lives and knowledge of adopting different policies or varieties of intellectual and cultural rights. They would also translate into a symposium focusing on Brazil for promoting a forum that would foster information, dialogue and innovative institution building involving all parties concerned, namely traditional people and their organizations, the academy and research institutions, different sectors of government and the industry..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Integrante / Manuela Carneiro da Cunha - Coordenador / Laure Emperaire - Integrante / Paulo Roberto Homem de Góes - Integrante / Dominique T. Gallois - Integrante / Geraldo Andrello - Integrante / Marcela S. Coelho de Souza - Integrante.Financiador(es): Fundação Ford - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
2008 - 2011
Os Katukina, o kampô e a "cultura"
Descrição: Desde 1925 é conhecido o uso que grupos indígenas da região do alto rio Juruá fazem da secreção da rã Phyllomedusa bicolor. Nos últimos anos, inicialmente através de um seringueiro que, nos anos 1960, aprendeu a servir-se do kampô entre os Katukina e, posteriormente, através de membros das religiões ayahuasqueiras, o kampô ganhou espaço no meio esotérico e difundiu-se em diversas cidades brasileiras ? e mesmo além da fronteira nacional. Neste projeto, de cunho teórico e etnográfico, busco formular uma análise das recentes transformações do uso do kampô entre os Katukina, com base numa reflexão sobre como essa difusão urbana do uso da secreção entre populações não-índias afeta e interage com as concepções nativas. Desde o início da popularização do kampô no meio urbano, as populações indígenas usuárias da secreção do kampô (que inclui, entre outras, os Katukina, Yawanawa, Kaxinawa, Yaminawa e Marubo), regionalmente, e os Katukina, especificamente, estão às voltas com novos problemas que, entre outras coisas, reportam a uma discussão sobre a propriedade e o manejo social desse conhecimento, e sobre o estatuto da autoridade nativa, dentro e fora de suas aldeias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Coordenador / Paulo Roberto Homem de Góes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1
2005 - 2007
Populações indígenas do alto rio Juruá e a biodiversidade: acompanhamento do Projeto Kampô do Ministério do Meio Ambiente
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo acompanhar e avaliar as repercussões sociológicas da execução do Projeto Kampô , organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) a partir de uma solicitação dos índios Katukina, falantes de uma língua pano, localizados na região do alto Juruá (AC). Os Katukina chamam de kampô o anuro Phyllomedusa bicolor, do qual usam a secreção principalmente como um estimulante cinegético. Nos últimos cinco anos, o uso da secreção do kampo disseminou-se nos centros urbanos e os Katukina solicitaram ao MMA a proteção de seus conhecimentos tradicionais. Dado que os conhecimentos e o uso da secreção da Phyllomedusa bicolor são partilhados com outros grupos indígenas do sudoeste amazônico, o "Projeto Kampô" (do MMA) será desenvolvido também entre os Kaxinawá e Yawanawá. A equipe é integrada por médicos, herpetólogos, biólogos moleculares e antropólogos...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edilene Coffaci de Lima - Coordenador.Financiador(es): Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7


Membro de corpo editorial


2001 - Atual
Periódico: CAMPOS (UFPR)


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Revisor de periódico


2010 - 2010
Periódico: Campos (UFPR)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:16
Total de citações:108
Lima, Edilene C.  Data: 20/07/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, E. C.2018LIMA, E. C.. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA, v. 8, p. 571-597, 2018.

2.
8LIMA, E. C.2017LIMA, E. C.; Pacheco, Rafael . Povos Indígenas e Justiça de Transição: reflexões a partir do caso Xetá. Aracê. Direitos Humanos em Revista., v. 4, p. 219-241, 2017.

3.
LIMA, E. C.2016LIMA, E. C.. Exílios índios: sobre deslocamentos compulsórios no período militar. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 3, p. 18-35, 2016.

4.
LIMA, E. C.2015LIMA, E. C.. O kãchi no MAE/UFPR: sobre uma experiência de curadoria compartilhada. CAMPOS (UFPR), v. 16, p. 44-58, 2015.

5.
1LIMA, E. C.2014 LIMA, E. C.. Nosso conhecimento vale ouro: sobre o valor do trabalho de campo. Anuário Antropológico, v. 39, p. 73-98, 2014.

6.
10LABATE, Beatriz C.2014LABATE, Beatriz C. ; LIMA, E. C. . Medical Drug or Shamanic Power Plant: The Uses of Kambô in Brazil. Ponto.Urbe (USP), v. 15, p. xx, 2014.

7.
11LIMA, E. C.2014LIMA, E. C.. Um festival e seu reverso: etnografia involuntária. Campos (UFPR), v. 14, p. 275-285, 2014.

8.
9LIMA, E. C.2014LIMA, E. C.. Um objeto ou um técnica? O caso do kampô.. R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR, v. 6, p. 21-33, 2014.

9.
3LIMA, E. C.2012 LIMA, E. C.. 'A gente é que sabe' ou sobre as coisas katukina (pano). Revista de Antropologia (USP. Impresso), v. 55, p. 139-169, 2012.

10.
4LIMA, E. C.2008LIMA, E. C.. Cobras, xamãs e caçadores entre os Katukina (pano). Tellus (UCDB), v. 15, p. 35-57, 2008.

11.
5LIMA, E. C.2007LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz C. . ??Remédio da Ciência? e ?Remédio da Alma?: os usos da secreção do kambô (Phyllomedusa bicolor) nas cidades. Campos (UFPR), v. 8, p. 71-90, 2007.

12.
6LIMA, E. C.2005LIMA, E. C.. Kampu, kampo, kambô. O uso do sapo-verde entre os Katukina.. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, v. 32, p. 254-267, 2005.

13.
7LIMA, E. C.1997LIMA, E. C.. A onomástica katukina é pano?. Revista de Antropologia (USP. Impresso), São Paulo, v. 40, n.2, p. 7-30, 1997.

14.
8LIMA, E. C.1994LIMA, E. C.. Katukina, Yawanawa e Marubo: desencontros míticos e encontros históricos. Cadernos de Campo (USP), São Paulo, v. 4, p. 1-19, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA, E. C.; Córdoba, Lorena (Org.) . Os outros dos outros: relações de alteridade na Etnologia Sul-Americana. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2011. v. 1. 270p .

2.
LIMA, E. C.; Coelho de Souza, Marcela S. (Org.) . Conhecimento e cultura: práticas de transformação no mundo indígena. Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2010. v. 1. 260p .

Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, E. C.; Pacheco, Rafael ; Silva, Maria Angelita . Xetá: a renitente batalha. In: Beto Ricardo; Fany Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 2011/2016. 1ed.São Paulo: Insituto Socioambiental, 2017, v. 1, p. 781-784.

2.
LIMA, E. C.; MAIOR NETO, O. S. S. ; Osowski, Raquel ; Salles, Jefferson de Oliveira . Síntese das graves violações aos povos indígenas constantes no Relatório da Comissão Estadual da Verdade - Teresa Urban. In: Carlos Frederico Marés Souza Filho; Daniela Mamed; Manuel Munhoz Caleiro; Raul César Bergold. (Org.). Os Avá-guarani no oeste do Paraná : (re) existência em Tekoha Guasu Guavira. 1ed.Curitiba: Letra da Lei, 2016, v. 1, p. 360-390.

3.
LIMA, E. C.. A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais. In: Manuela Carneiro da Cunha; Pedro Cesarino. (Org.). Políticas culturais e povos indígenas. 1ed.São Paulo: Editora da UNESP, 2014, v. 1, p. 91-113.

4.
LIMA, E. C.. Pelos varadouros do alto Juruá: cultura e política, saber e saber-fazer. In: Andreas Hofbauer; Claude Lépine; Lilia Schwarcz. (Org.). Manuela Carneiro da Cunha: o lugar da cultura e o papel da Antropologia. 1ed.Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012, v. 1, p. 159-172.

5.
LIMA, E. C.. Sobre mortes e omissões. In: Fany Ricardo; Beto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 2006-2010. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2011, v. 1, p. 528-530.

6.
LIMA, E. C.; ALMEIDA, M. W. B. ; IGLESIAS, M. P. . Petróleo, gás, estradas e populações tradicionais. In: Fany Ricardo; Beto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 2006-2010. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2011, v. 1, p. 522-525.

7.
LIMA, E. C.. Quem são os Noke Kuin? Acerca das transformações dos Katukina (Pano). In: Edilene Coffaci de Lima; Lorena Córdoba. (Org.). Os outros dos outros. Relações de alteridade na Etnologia Sul-Americana. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2011, v. 1, p. 135-147.

8.
LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz Caiuby . L'expansion urbaine du kampo (Phyllomedusa bicolor). In: Sébastien Baud; Christian Ghasarian. (Org.). Des plantes psychotropes. Initiations, thérapies et quêtes de soi. 1ed.Paris: Imago, 2010, v. , p. 137-172.

9.
LIMA, E. C.. Kampu, kampô, kambô: os usos do sapo-verde entre os Katukina. In: Edilene Coffaci de Lima; Marcela Coelho de Souza. (Org.). Conhecimento e cultura: práticas de transformação no mundo indígena. Brasília: Athalaia Gráfica e Editora, 2010, v. 1, p. 19-35.

10.
LIMA, E. C.. Entre o mercado esotérico e os direitos de propriedade intelectual: o caso do kampô (Phyllomedusa bicolor). In: Sandra Kishi; John Kleba. (Org.). Dilemas do acesso à biodiversidade e aos conhecimentos tradicionais. Direito, política e sociedade. 1ed.Belo Horizonte: Fórum, 2009, v. , p. 45-68.

11.
LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz Caiuby . A expansão urbana do kampo: notas etnográficas. In: Labate, B. C.; Goulart, S. L; Fiore, M.; MacRae, E.; Carneiro, H. S.. (Org.). Drogas e cultura: novas perspectivas. Salvador: EDUFBA, 2008, v. , p. 315-344.

12.
LIMA, E. C.. As novas formas do kampô: elementos de uma sociologia da disseminação urbana dos saberes nativos. In: Marc Lenaerts; Ana María Spadafora. (Org.). Pueblos indígenas, plantas y mercados. Amazonía y Gran Chaco.. Bucharest: Zeta Books, 2008, v. , p. 167-197.

13.
LIMA, E. C.. BR-364 e os Katukina: a história se repete. In: Beto Ricardo; Fany Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 2001-2005. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006, v. , p. 586-587.

14.
LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz Caiuby . Das florestas acreanas aos grandes centros urbanos. In: Beto Ricardo; Fany Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 2001/2005. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006, v. , p. 590-591.

15.
LIMA, E. C.. Habitantes: Katukina. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações.. São Paulo: Cia das Letras, 2002, v. , p. 169-176.

16.
LIMA, E. C.; ALMEIDA, M. W. B. ; AQUINO, T. V. ; MENDES, M. K. ; IGLESIAS, M. P. . Caçar. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. São Paulo: Cia das Letras, 2002, v. , p. 311-335.

17.
LIMA, E. C.. Classificação dos animais do alto Juruá pelos Katukina. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 437-443.

18.
LIMA, E. C.; MARTINI, A. ; AQUINO, T. V. ; MENDES, M. K. . Cobras. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações.. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 577-600.

19.
LIMA, E. C.; ARAUJO, G. J. ; MENDES, M. K. ; FRANCO, M. P. ; CUNHA, M. C. ; ARAÚJO, M. B. ; WOLFF, C. S. . Cozinhar e comer. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações.. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 359-379.

20.
LIMA, E. C.; MENDES, M. K. ; AQUINO, T. V. ; SMITH, M. ; PIYÃKO, M. . Bichos de Pena. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro B. de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações.. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 511-541.

21.
LIMA, E. C.; CUNHA, M. C. ; MENDES, M. K. ; COSTA, E. L. ; EMPERAIRE, L. . Casa. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro Barbosa de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 229-247.

22.
LIMA, E. C.; FRANCO, M. P. ; ALMEIDA, M. W. B. ; AQUINO, T. V. ; IGLESIAS, M. P. ; MENDES, M. K. . Botar Roçados. In: Manuela Carneiro da Cunha; Mauro Barbosa de Almeida. (Org.). Enciclopédia da Floresta. O Alto Juruá: práticas e conhecimentos das populações. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. , p. 249-283.

23.
LIMA, E. C.. BR-364: no caminho dos Katukina. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 1996-2000.. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000, v. , p. 575-578.

24.
LIMA, E. C.. Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. In: Júlio César Melatti. (Org.). Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. São Paulo: Instituto Socioambiental, 1998, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LIMA, E. C.. Direitos Intelectuais indígenas. Sem Fronteiras (Curitiba), Curitiba, , v. 3, p. 90 - 93, 01 nov. 2010.

2.
LIMA, E. C.; ALMEIDA, M. W. B. ; IGLESIAS, M. P. . Petróleo, gás, estradas e populações tradicionais no alto Juruá. Página 20, Rio Branco, 29 abr. 2007.

3.
LIMA, E. C.; ALGRANTI, Nicole . Um sonho antigo. Produção cultural de um CD e um filme entre os Katukina do Campinas/BR-364.. Página 20., Rio Branco, p. 22 - 23, 12 set. 2005.

4.
LIMA, E. C.. Os impactos do asfaltamento da BR-364 na vida dos Katukina do rio Campinas. Página 20, Rio Branco (AC), 08 maio 2005.

5.
LIMA, E. C.. Os Katukina, a BR e o futuro. Página 20, Rio Branco - AC, p. 10 - 11, 28 maio 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz Caiuby . Remédio da ciência e remédio da alma: os usos do kambô (Phyllomedusa bicolor) nas cidades. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Goiânia: ABA, 2006. v. 2.

2.
LIMA, E. C.; LABATE, Beatriz Caiuby . De kampo a Phyllomedusa bicolor: velhos e novos usos da secreção do sapo-verde dos Katukina. In: XIX Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. 29º Encontro Anual da Anpocs, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. C.; Pacheco, Rafael . Os Xetá e seus acervos: memória histórica, política e afetiva (Paraná, Brasil). In: 56° Congresso Internacional dos Americanistas, 2018, Salamanca. 56° Congresso Internacional dos Americanistas, 2018.

2.
LIMA, E. C.; Pacheco, Rafael . Acervos e memória xetá: 'como a gente vivia'. In: 25 anos de História dos Índios no Brasil: balançis perpectivas da história indígena, 2017, São Paulo. 25 anos de História dos Índios no Brasil: balançis perpectivas da história indígena. São Paulo, 2017. v. 1. p. 31-31.

3.
LIMA, E. C.. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). In: VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, 2016, Coimbra. VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. Futuros Disputados.. Lisboa: Associação Portuguesa de Antropologia., 2016. v. 1. p. 106-106.

4.
LIMA, E. C.. 'La restituition, ça n'exist pas': négociations et insatisfactions sur le terrain chez les Katukina (Acre, Brésil). In: Colloque International Ethnographies plurielles IV. Restitution et diffusion des données d?enquête, 2014, Dijon. La restitution des données en ethnographie. Recueil des résumés. Dijon: Maison des Sciences de l'Homme, 2014. v. 1. p. 20-21.

5.
LIMA, E. C.. As metamorfoses do kampô (Katukina). In: Local vocabularies of heritage. Variabilities, negotiations, transformations., 2012, Évora - Portugal. Congress Book. Local vocabularies of heritage. Variabilities, negotiations, transformations., 2012. v. 1. p. 31-31.

6.
LIMA, E. C.. Quem são os Noke Kuin? Acerca das transformações dos Katukina (pano). In: VIIII Reunión de Antropología do Mercosur, 2009, Buenos Aires. RAM 2009. Buenos Aires, 2009. v. 1.

7.
LIMA, E. C.. As novas formas do kampô: elementos de uma sociologia da disseminação urbana dos saberes nativos. In: V Congresso Europeu CEISAL de Latinoamericanistas, 2007, Bruxelas. V Congresso Europeu CEISAL de Latinoamericanistas. Bruxelas, 2007.

8.
LIMA, E. C.. De lá para cá: a migração dos Katukina. In: V Reunião de Antropologia do Mercosul, 2003, Florianópolis. V Reunião de Antropologia do Mercosul. Antropologia em perspectivas. Programa e Resumos. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. p. 174-174.

9.
LIMA, E. C.. Xamanismo e parentesco: notas a partir dos Katukina (Pano). In: XXIII Reunião Brasileira de Antropologia, 2002, Gramado, 2002.

10.
LIMA, E. C.. A morte e os destinos dos mortos entre os Katukina (pano). In: XXIV Encontro Anual da Anpocs, 2000, Petrópolis. XXIV Encontro Anual da Anpocs. Programa e Resumos., 2000. p. 91-91.

11.
LIMA, E. C.. Os animais no xamanismo katukina. In: XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998, Caxambu. Programa e Resumos do XXII Encontro Anual da ANPOCS, 1998.

12.
LIMA, E. C.. A onomástica katukina (pano): a reposição dos nomes ancestrais. In: XX Reunião Brasileira de Antropologia, 1996, Salvador. Resumos da XX Reunião Brasileira de Antropologia, 1996. p. 57-57.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, E. C.. Como se estabelecem fronteiras? Sobre disciplinas, etnias e territórios. Conferência de encerramento apresentada no XXIV Congresso da Associação Nacional Junguiana do Brasil: Fronteiras.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, E. C.. Sobre indígenas exilados, e vice-versa: pensar com Clastres, comunicação proferida no evento A atualidade do pensamento de Pierre Clastres. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, E. C.; Pacheco, Rafael . Povos Indígenas e Justiça de Transição: passado, presente e futuro do extermínio indígena no Brasil republicano. Apresentado no GT Povos indígenas e violação dos direitos dos pvoos indígenas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LIMA, E. C.. Raptos, envenenamentos, remoções forçadas e outras práticas violentas dirigidas aos povos indígenas no Brasil, apresentado na Mesa Redonda Povos Indígenas e Populações Tradicionais, que teve lugar no Seminário de Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LIMA, E. C.. O Kãchi no MAE/UFPR: sobre a efemeridade das formas e a perenidade das pedras. Comunicação apresentada na Mesa Redonda 'Experiênias e Reflexões sobre curadorias compartilhadas' no I Seminário de Etnologia e Museus da UFPR.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, E. C.. O kampô como um objeto técnico? De volta a Cuiabá. Conferência de encerramento no II Colóquio de Antropologia da UFMT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LIMA, E. C.. Antropologia dos objetos e curadoria compartilhada a partir de uma experiências com os Katukina. Comunicação apresentada em Mesa Redonda no II Colóquio de Antropologia da UFMT. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, E. C.. Deslocamentos compulsórios de populações indígenas no período militar: especulações primeiras. Comunicação apresentada na XI Reunião de Antropologia do Mercosul.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LIMA, E. C.. 'Retorno não existe': expectativas, insatisfações e incertezas no trabalho de campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LIMA, E. C.. O Kampô enquanto coisa: objeto ou técnica. Comunicação apresentada na Mesa Redonda 'Objetos e Técnicas', no III Seminário de Antropologia da UFSCar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LIMA, E. C.. A internacionalização do kampô (via ayahuasca): difusão global e efeitos locais. Trabalho apresentado no Seminário Políticas Culturais e Povos Indígenas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA, E. C.. Aonde leva o desenvolvimento? Dez anos da pavimentação da BR-364 na Terra Indígena Katukina, Acre, Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, E. C.. 'Nosso conhecimento vale ouro' ou sobre o valor do trabalho de campo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
LIMA, E. C.. As muitas transformações do kampô katukina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
LIMA, E. C.. "A gente é que sabe": a "cultura" a partir do kampô entre os Katukina (pano). 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
LIMA, E. C.. Les Katukina, le kampo et la 'culture' / Conference de la Société des Américanistes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
LIMA, E. C.. Qui sont les Katukina? A propos de quelques transformations (Amazonie bresilienne) / Seminaire des Americanistes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
LIMA, E. C.. Conhecimentos tradicionais e educação escolar indígena: apontamentos a partir do caso kampô dos Katukina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
LIMA, E. C.. Kampu, kampo, kambô. Transformações do uso do sapo-verde entre os Katukina.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
LIMA, E. C.. Paixões do corpo e intervenções terapêuticas: descompassos entre as concepções katukina (pano) e ocidental. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
LIMA, E. C.. Revisão do Componente Indígena do EIA/RIMA da BR-364 - Katukina das TIs do rio Campinas e rio Gregório. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
LIMA, E. C.. Cobras, xamãs e caçadores na cosmologia katukina. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
LIMA, E. C.. Índios no Brasil: 500 anos de Transição?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
LIMA, E. C.. Quem tem a palavra: notas sobre o xamanismo katukina. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
LIMA, E. C.. O simbolismo das serpentes entre os Katukina (pano). 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
LIMA, E. C.; Silva, Filipe Ribeiro . New Urban Practices Around Kambô 2018 (Texto informativo).

2.
LIMA, E. C.; AZOLA, F. ; Zelic, Marcelo . Entrevista com Marcelo Zelic: Sobre o Relatório Figueiredo, os indígenas na Comissão Nacional da Verdade e a defesa dos Direitos Humanos. Londrina: Mediações. Revista de Ciências Sociais, 2017 (Entrevista).

3.
LIMA, E. C.; OLIVEIRA, J. E. . Remoções forçadas de grupos indígenas no Brasil republicano. Londrina, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
LIMA, E. C.; CARDOSO, M. D. . Amazônia: sociedade e natureza (Homenagem a João Valentin Wawzyniak). Londrina, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L. ; Córdoba, Lorena ; VILLAR, D. ; CARID NAVEIRA, M. . Etnografia como antídoto: entrevista com Philippe Erikson. Curitiba: Campos. Revista de Antropologia Social, 2011 (Entrevista).

6.
LIMA, E. C.. Papo de Índio, de Terri Aquino. Curitiba: Campos. Revista de Antropologia Social, 2011 ((Resenha)).

7.
LIMA, E. C.. resenha de Les néo-indiens, de J. Galinier e A. Molinié. Paris: Journal de la Société des Américanistes, 2011 ((Resenha)).

8.
LIMA, E. C.. Os Katukina hoje. Rio Branco: Fundação Elias Mansur, 2010 (Texto informativo).

9.
LIMA, E. C.. Nem mocinhos nem vilões, apenas contemporâneos. Londrina: Folha de Londrina, 2009 (Entrevista).

10.
LIMA, E. C.. A economia dos Mbya-Guaranis: trocas entre homens e entre deuses e homens na ilha da Cotinga. Curitiba, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

11.
LIMA, E. C.. Diálogos à flor da pele... Nota sobre as saudações na Amazônia. Curitiba: Campos. Revista de Antropologia Social, 2009. (Tradução/Artigo).

12.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid ; SMILJANIC, Maria Inês . Uma antropologia engajada: entrevista com Terence Turner. Curitiba: Campos. Revista de Antropologia Social, 2008 (Entrevista).

13.
LIMA, E. C.. Kulijaman, Mataliwa & Camargo, Elliane. Kaptëlo. L'origine du ciel de case et du roseau à flèches chez les Wayana (Guyane). Paris, CTHS-GADEPAM, 2007.. São Paulo: Revista de Antropologia, 2007 ((Resenha)).

14.
LIMA, E. C.; SMILJANIC, Maria Inês . Júlio Cezar Melatti: etnógrafo e divulgador da Antropologia. Curitiba: Campos, 2006 (Entrevista).

15.
LIMA, E. C.. Coisas de Índio. Curitiba: Campos, 2005. (Tradução/Artigo).

16.
LIMA, E. C.. Erros repetidos: a pavimentação da BR-364 e os Katukina. Curitiba: Campos. Revista de Antropologia Social., 2001 (Texto informativo).

17.
LIMA, E. C.; PINTO, Márnio Teixeira . Roque Laraia. Entre a antropologia e o indigenismo: reflexões sobre uma trajetória.. Curitiba: Campos, 2001 (Entrevista).

18.
LIMA, E. C.; SENA, Vera Olinda . Posfácio Noke Shoviti. Rio Branco, 2000. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LIMA, E. C.. Integrante da Comissão da área de Antropologia e Arqueologia de avaliação de recursos à Avaliação Quadrienal da CAPES. 2017.

2.
LIMA, E. C.. Os Xetá: extraviados, sobreviventes, vivos?. Relatório da Comissão Estadual da Verdade. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Revista Mundaú. 2018.

2.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Aceno (UFMT). 2017.

3.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Revista de Antropologia (USP). 2017.

4.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / R@u. Revista de Antropologia. 2016.

5.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Cadernos de Campo (USP). 2016.

6.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc Netherlands Organisation for Scientific Research (NWO). 2016.

7.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Revista de Antropologia (USP). 2015.

8.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / VIvências. 2015.

9.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Ciência Hoje. 2014.

10.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Anuário Antropológico. 2013.

11.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc / Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2013.

12.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc CAPES - participação em evento no exterior. 2012.

13.
LIMA, E. C.. Parecer CAPES - doutorado no exterior. 2011.

14.
LIMA, E. C.. Parecer CAPES - evento no exterior. 2011.

15.
LIMA, E. C.. Parecer CNPq - evento no exterior. 2011.

16.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc Campos. Revista de Antropologia Social. 2011.

17.
LIMA, E. C.. Parecer CNPq - evento no exterior. 2010.

18.
LIMA, E. C.. Parecer CAPES - evento no exterior. 2010.

19.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc Campos. Revista de Antropologia Social. 2010.

20.
LIMA, E. C.. Pareer ad hoc para Campos, Revista de Antropologia Social. 2009.

21.
LIMA, E. C.. Pareceres ad hoc CNPQ. 2009.

22.
LIMA, E. C.. Pareceres FUNDECT-MS. 2009.

23.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc Anthropologicas. 2009.

24.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para Editora da UFPR. 2007.

25.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para FUDECT-MS. 2007.

26.
LIMA, E. C.. Parecer para a Campos. Revista de Antropologia Social.. 2006.

27.
LIMA, E. C.. Parecer para a revista Meio Ambiente e Desenvolvimento.. 2006.

28.
LIMA, E. C.. Parecer para Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais. 2005.

29.
LIMA, E. C.. Parecer para revista Mediações. 2004.

30.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a Revista de Antropologia (USP). 2003.

31.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a FAPEAL. 2003.

32.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a CAPES. 2003.

33.
LIMA, E. C.. Revisão do Componente Indígena do EIA-RIMA da BR-364. Katukina dos rios Campinas e Gregório. 2001.

34.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a Revista de Antropologia (USP). 2001.

35.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a Editora da UFPR. 2001.

36.
LIMA, E. C.. Parecer ad hoc para a Fundação Araucária. 2000.

37.
LIMA, E. C.. Perícia Antropológica sobre o Parque Nacional da Reserva do Divisor - rios Môa e Azul (Acre). 1993.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, E. C.. Situação dos povos indígenas e comunidades tradicionais, concedida à AMAPAR - Associação de Magistrados do Paraná. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, E. C.; KATUKINA, N. R. . Kãchi Katukina no UFPR Notícias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, E. C.. Campos. Revista de Antropologia.. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
LIMA, E. C.; SCHELIGA, E. ; Carvalho, Patricia ; BEVILAQUA, Cimea Barbato . Campos. Revista de Antropologia. 2016. (Editoração/Periódico).

3.
LIMA, E. C.; SCHELIGA, E. ; Carvalho, Patricia . Campos. Revista de Antropologia Social. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
LIMA, E. C.; SMILJANIC, Maria Inês . Campos. Revista de Antropologia Social 8(2). 2007. (Editoração/Periódico).

5.
LIMA, E. C.; CHAVES, Christine de Alencar ; BEVILAQUA, Cimea Barbato ; LANNA, Marcos Pazzanese Duarte . Campos. Revista de Antropologia Social. 2003. (Editoração/Periódico).

6.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Cimea Barbato ; CHAVES, Christine de Alencar . Campos - Revista de Antropologia Social. 2002. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
LIMA, E. C.. Entrevista sobre Grupos indígenas e Populações tradicionais. 2017 (Entrevista).

Demais trabalhos
1.
LIMA, E. C.; TASSINARI, Antonella Imperatriz . Coordenação do GT Pesquisas em Andamento em Etnologia Indígena, na V Reunião de Antropologia do Mercosul.. 2003 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, E. C.; SOUZA FILHO, C. F. M.; KOZICKI, K.. Participação em banca de Raquel de Souza Ferreira Osowski. Não mais e ainda não: memória, esquecimento e o marco temporal para demarcação de terras indígenas. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

2.
LIMA, E. C.; SILVA, C. L.; Lourenço, Sonia. Participação em banca de Arlene Boa Morte Paula Ferreira de Almeida. Os peixes não sobem escadas: aspectos da cosmologia, da territorialidade e das resistências do povo Manoki. 2017. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; Amoroso, Marta. Participação em banca de Pedro Henrique Ribas Fortes. Entre a Política Indígena e a Política Indigenista: Um Estudo Sobre as Relações Políticas Entre Índios e Não Índios em Curitiba no Século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

4.
LIMA, E. C.; Guérios, Paulo Renato; CHAVES, W. N. D.. Participação em banca de Carlos Eduardo Silveira. Folclore, cultura e patrimônio: da produção social do(s) fandango(s). 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

5.
FERNANDES, Ricardo Cid; LIMA, E. C.; ALMEIDA, L. K.. Participação em banca de Maria Helena Amorim Pinheiro. Emergência contemporânea do ritual do Kiki. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

6.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Cimea Barbato; Magnani, José Guilherme. Participação em banca de Tiemi Kayamori Lobato da Costa. Indígenas e não indígenas na administração pública: uma etnografia da Secretria de Estado para os Povos Indígenas (SEIND) do Amazonas. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

7.
PÉREZ GIL, L.; WIIK, Flávio; LIMA, E. C.. Participação em banca de Carolina Cunha Casão. Etnografando o sistema de parto na Terra Indígena Mococa. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

8.
MACAGNO, Lorenzo; LIMA, E. C.; Hernandez, H.R.G.. Participação em banca de Ruben Miguel Mario Taibo. Lobolo(s) no Moçambique contemporâneo: mudança social, espíritos e experiências de união conjugal na cidade de Maputo. 2012. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

9.
LIMA, E. C.; ERIKSON, P.. Participação em banca de Alexis Drach. Les objets pour touristes dans les Andes. 2008 - Université Paris X.

10.
FERNANDES, Ricardo Cid; TASSINARI, Antonella Imperatriz; LIMA, E. C.. Participação em banca de Lilianny Rodriguez Barreto dos Passos. Associações Indígenas: um estudo das relações entre Guarani e Terena na Terra Indígena de Dourados - MS. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

11.
STOLL, S.; PUTTINI, R.; LIMA, E. C.. Participação em banca de Eveline Stella de Araújo. Médicos, médiuns e mediações: um estudo etnográfico sobre médicos-espíritas. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

12.
LIMA, E. C.; LITTLE, Paul; RAMOS, Alcida. Participação em banca de Homero Moro Martins. Os Katukina e o kampô: aspectos etnográficos da construção de um projeto de acesso a conhecimentos tradicionais. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

13.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; BRANDT, Antônio. Participação em banca de José Maria Trajano Vieira. Entre a aldeia e a cidade: o trânsito dos Guarani do Mato Grosso do Sul. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

14.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; BARRETO, Margarita. Participação em banca de Flávia Lac. Os Kaingang e o turismo em Iraí (RS). 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

15.
LIMA, E. C.; BAPTISTA, Selma; RUBEN, Guillermo Raul. Participação em banca de Maria Izabel Malinowski. A Antropologia no Paraguai: uma redução às avessas?. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

16.
LIMA, E. C.; PINTO, Márnio Teixeira; LIMA, Tânia Stolze de. Participação em banca de Adriana Cristina Replevicz Albernaz. Tradição, mudança e o sentido da história entre os Kaiowá Guarani. 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

17.
LIMA, E. C.; SANTOS, S. C.; HELM, C.. Participação em banca de Ana Cristina Vanali. O botocudo tybagiano: análise da obra de Telemaco Borba. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MERCANTE, M. S.; LIMA, E. C.; LANGDON, Esther Jean; SAEZ, Oscar Calávia. Participação em banca de Marcelo Simão Mercante. A seringueira e o contato: memória, conflitos, situação atual e identidade dos Manchineri no sul do Acre.. 2000. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
FERNANDES, Ricardo Cid; Amoroso, Marta; Pereira, Levi Marques; Maizza, Fabiana; LIMA, E. C.. Participação em banca de Paulo Roberto Homem de Góes. Morfológicas: um estudo etnológico de padrões socioterritoriais entre os Kaingang (dialeto Paraná) e os Mbya (Litoral sul). 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Coelho de Souza, Marcela S.; LIMA, E. C.; SILVA, Márcio F.; CAYON, L.; LUCIANI, J. K.. Participação em banca de Nicole Soares Pinto. Entre as Teias do Marico: parentes e pajés djeoromitxi. 2014. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

3.
Wenceslau, Marina E.; LIMA, E. C.; Sahr, Cicilian L. Lowen; Bahl, Miguel; Gandara, Luiz. Participação em banca de Djanires Lageano de Jesus. A (re)tradicionalização dos territórios indígenas pelo turismo: um estudo comparativo entre os Kadiwéu (Mato Grosso do Sul - BR) e Maori (Ilha norte - NZ). 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
ALMEIDA, M. W. B.; Laraia, Roque; Shepard Jr, Glenn; Garcia dos Santos, Laymert; LIMA, E. C.. Participação em banca de Érika Mesquita. Ver de perto pra contar de certo. As mudanças climáticas sob os olhares dos moradores da floresta do alto Juruá. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
LITTLE, Paul; LIMA, E. C.; PIMENTA, José; SILVA, Carmem Lúcia; Sautchuk, Carlos Emanuel. Participação em banca de Frederico César Barbosa de Oliveira. Quando resistir é habitar: lutas pela afirmação territorial dos Kaiabi do baixo Teles Pires. 2010. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade de Brasília.

6.
BEVILAQUA, Ciméa Barbato; LIMA, C.; NADALIN, S.; MENDONÇA, J. M.; PÁDUA, J. A.; LIMA, E. C.. Participação em banca de Francisco Bento da Silva. Acre, a pátria dos proscritos: prisões e desterros para as regiões do Acre em 1904 e 1910. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

7.
LIMA, E. C.; LANGDON, Esther Jean; SAEZ, Oscar Calávia; PINTO, Márnio Teixeira; FAUSTO, Carlos. Participação em banca de Laura Perez Gil. Metamorfoses yaminawa. Xamanismo e socialidade na Amazônia peruana. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA, E. C.; Bahl, Miguel; Sahr, Cicilian L. Lowen. Participação em banca de Djanires Lajeano de Jesus. Turismo entre indígenas: estudos de caso no Mato Grosso do Sul e Nova Zelândia. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Mestrado
1.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.; CARID NAVEIRA, M.. Participação em banca de Bianca Hammerschidt. Tramando afetos: manipulação de corpos e desejos através da magia amorosa entre os Shipibo-Conibo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LIMA, E. C.; LOURENCO, S.; SILVA, C. L.. Participação em banca de Arlene Boa Morte Paula Ferreira de Almeida. Os efeitos das usinas hidrelétricas na cosmologia e na territorialidade Manoki. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Cimea Barbato; PÉREZ GIL, L.. Participação em banca de Lise Vogt Flores. Quem merece viver? Uma etnografia dos processos judiciais de medicamentos contra o estado. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

4.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; BROCHIER, L.. Participação em banca de Pedro Henrique Ribas Fortes. Entre a política indígena e a política indigenista: um estudo sobre as relações políticas entre índios e não índios em Curitiba no século XIX. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

5.
Bahl, Miguel; LIMA, E. C.. Participação em banca de Sandra Dalila Corbari. Relação entre visitantes e visitados em comunidades indígenas na visão dos pesquisadores: análise das teses e dissertações brasileiras entre 1999 e 2012. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Universidade Federal do Paraná-Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

6.
AHLERT, M.; Guérios, Paulo Renato; LIMA, E. C.. Participação em banca de Christopher Augusto Carnieri. A italianidade em movimento: diálogo identitário entre ítalo-brasileiros e italianos, moralidade e cultura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

7.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.; FERNANDES, Ricardo Cid. Participação em banca de Maria Helena de Amorim Pinheiro. A emergência do ritual do Kiki no contexto contemporâneo.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

8.
LIMA, E. C.; CARID NAVEIRA, M.; FERNANDES, Ricardo Cid. Participação em banca de Lucas Cimbaluk. A criação da aldeia Água Branca na TI Apucaraninha: "política interna", moralidade e cultura.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

9.
BEVILAQUA, Ciméa Barbato; LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.. Participação em banca de Tiemi K. Lobato da Costa. Índios e não-índios na administração pública: uma etnografia da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas do estado do Amazonas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

10.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; MACAGNO, Lorenzo. Participação em banca de Flávia Lac. Os Kaingang de Iraí e o turismo (exame de qualificação de mestrado). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.. Participação em banca de Luana Maria de Souza.Contextos e processos da formação de coleções etnográficas entre os Xetá. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LIMA, E. C.; Guérios, Paulo Renato; BEVILAQUA, Cimea Barbato. Participação em banca de Mariana Zarpellon.Fala de mim: análise de um filme compartilhado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

3.
LIMA, E. C.; Guérios, Paulo Renato; BEVILAQUA, Cimea Barbato. Participação em banca de Gabriella Ane Dresch.Entre instituições e projetores: José Loureiro Fernandes e os usos dos filmes etnográficos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
Rickli, João Frederico; LIMA, E. C.; Braga, Geslline. Participação em banca de Caian Alberto Andrade de Mello Bruschetta.Cura e devoção: a vida e a sabedoria das benzedeiras de Rebouças - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

5.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; SILVEIRA, M. S.. Participação em banca de Bárbara Ridder Barros.Educação Patrimonial: reflexões acerca do patrimônio cultural e propriedade intelectual. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Cimea Barbato; Rickli, João Frederico. Participação em banca de Joelcyo Véras Costa.Verdade, ciência e direitos: uma etnografia da perícia criminal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

7.
PÉREZ GIL, L.; LIMA, E. C.; Rickli, João Frederico. Participação em banca de Suzana Aparecida Ferreira de Deus.Os benzedores e os outros: do universo das relações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

8.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.; PRESTES, Andreia Baia. Participação em banca de Adriane dos Santos Tavella Ferrari.Jogos e brincadeiras: o lúdico no processo de aprendizagem das crianças indígenas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

9.
SILVEIRA, M. S.; BRAGA, S.; LIMA, E. C.. Participação em banca de Márcio Giovani Macedo.O místico e a rede: grupos místico-esotéricos, novas religiões e religiosidades na internet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

10.
LIMA, E. C.; CARID NAVEIRA, M.; SALLAS, A. L.. Participação em banca de Aline S. Araújo Vörös.Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR: diálogo e interação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

11.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.; ROSATTO, Márcia. Participação em banca de Renata de Pina Costa.A incorporação dos objetos Urubu Kaapor no acervo do MAE e do Museu Paranaense. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

12.
CARID NAVEIRA, M.; LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.. Participação em banca de Gustavo Godoy e Silva.Formas, cópias, regressões e fragmentação em mitologias ameríndias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

13.
GUERIOS, Paulo R.; LIMA, E. C.; SALLAS, A. L.. Participação em banca de Carlos Eduardo Silveira.Fandangueiros, folcloristas e produtores culturais: um estudo sobre a trajetória conceitual do fandango. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

14.
LIMA, E. C.; BODÊ, Pedro; DIGIOVANNI, Rosângela. Participação em banca de Tiemi K. Lobato da Costa.Construindo o "oficial": o processo de elaboração de uma política pública de recursos hídricos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

15.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Ciméa Barbato; PORTO, Liliana. Participação em banca de Claudinei Uhlmann.O Jogo das Identidades Profissionais: Uma Etnografia do Processo de Reestruturação do Setor de Tecnologia da UFPR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

16.
LIMA, E. C.; LANNA, Marcos Pazzanese Duarte; BEVILAQUA, Ciméa Barbato. Participação em banca de Homero Moro Martins.Dádiva nas relações políticas do futebol. Um estudo sobre o Coritiba Football Club. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

17.
BUENO, G.; LIMA, E. C.; HARTUNG, M.; BONIN, A. M.. Participação em banca de Glicimar Bueno.Alvorada, uma reflexão sobre mitos no interior do Paraná. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

18.
MALINOWSKI, M. I.; LIMA, E. C.; LIMA, C.; BAPTISTA, Selma. Participação em banca de Maria Izabel Malinowski.A Antropologia no Paraguai: uma introdução. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELIA, B.; OLIVEIRA, J. E.; LIMA, E. C.. Concurso público para provimento de cargo docente da carreira de Magistério Superior, na área de Antropologia - Etnologia Indígena (Povos Guarani), conforme Edital n. 96 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
LIMA, E. C.; ANDRELLO, G.; LEIRNER, P.; ALMEIDA, H. B.; GONCALVES, M. A.. Concurso Público para Professor Adjunto, Antropologia, UFSCar. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

3.
LIMA, E. C.; TASSINARI, Antonella Imperatriz; Head, Scott; IORIS, Edviges; SILVA, Márcio F.. Concurso Público para Provimento de três vagas de Professor Adjunto na área de História da Antropologia. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
LIMA, E. C.; BEVILAQUA, Cimea Barbato; GOLDMAN, Márcio; MELATTI, Júlio César; TOLEDO, Luiz Henrique de. Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Antropologia da UFPR. 2006. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; Guérios, Paulo Renato. Processo Seletivo para Professor Substituto do Depto Antropologia UFPR. 2017. Universidade Federal do Paraná.

2.
LIMA, E. C.; Guérios, Paulo Renato; FERNANDES, Ricardo Cid. Processo Seletivo para Ingresso no PPGA / mestrado. 2017. Universidade Federal do Paraná.

3.
LIMA, E. C.; SCHELIGA, E.; PÉREZ GIL, L.. Processo Seletivo para ingresso no PPGA / doutorado. 2016. Universidade Federal do Paraná.

4.
LIMA, E. C.; PÉREZ GIL, L.; SCHELIGA, E.. Processo Seletivo para Professor Substituto de Antropologia no DEAN. 2014. Universidade Federal do Paraná.

5.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid; Guérios, Paulo Renato. Processo Seletivo para ingresso no PPGAS / Doutorado. 2014. Universidade Federal do Paraná.

6.
LIMA, E. C.. Comitê Avaliador Externo do II Encontro de Iniciação Científica da UNILA. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

7.
BEVILAQUA, Ciméa Barbato; LIMA, E. C.; PORTO, Liliana. Processo para Professor Substituto no DEAN. 2011. Universidade Federal do Paraná.

8.
LIMA, E. C.. Parecerista no IV Prêmio ABA/FORD de Antropologia e Direitos Humanos. 2006. Associação Brasileira de Antropologia.

9.
LIMA, E. C.; CHAVES, Christine de Alencar; BALHANA, C. F.. Processo Seletivo para Professor Substituto do Departamento de Antropologia / UFPR. 2003. Universidade Federal do Paraná.

10.
LIMA, E. C.; CHAVES, Christine de Alencar; STOLL, S.. Processo Seletivo para Ingresso no PPGAS/UFPR. 2001. Universidade Federal do Paraná.

11.
LIMA, E. C.. Processo Seletivo para Ingresso no PPGAS/UFPR. 1999. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, E. C.; Biesek, Kátia ; Chinda, Luciano . Os Xetá e seus acervos: antropologia, história e arqueologia. 2018. (Outro).

2.
LIMA, E. C.; Biesek, Kátia ; Chinda, Luciano . Colóquio José Loureiro Fernandes (1903-1977), 40 anos depois: Um balanço de suas contribuições. 2017. (Outro).

3.
LIMA, E. C.; Pereira, Levi Marques ; LIma, Daniela ; Baines, Stephen . Coordenação da MR Remoções de Grupos Indígenas no Brasil republicano, no 41° Encontro Anual da ANPOCS. 2017. (Congresso).

4.
LIMA, E. C.; ROSATTO, Márcia . Coordenação do GT Antropologia dos Objetos, Patrimônio e Museus na IX Semana de Antropologia e Arqueologia da UFPR. 2017. (Outro).

5.
LIMA, E. C.; KATUKINA, N. R. ; KATUKINA, F. S. S. ; ROSATTO, Márcia . Kãchi Katukina. 2015. (Exposição).

6.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid ; SCOTT, R. P. ; BARRETTO FILHO, H. T. ; OLIVEIRA, R. ; ZEA, E. S. ; BRONZ, D. ; RAMOS, L. ; MOTA, L. T. ; GÓES, Paulo Roberto Homem de . Fórum Permanente sobre Desenvolvimento - Seminário Antropologia e Desenvolvimento. 2013. (Outro).

7.
LIMA, E. C.; ANDRELLO, G. ; GALLOIS, D. . Coordenação do GT Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos culturais e intelectuais entre povos amazônicos. 2012. (Congresso).

8.
LIMA, E. C.; CARID NAVEIRA, M. ; BEVILAQUA, Ciméa Barbato ; GUERIOS, Paulo R. ; MACAGNO, Lorenzo ; PÉREZ GIL, L. ; MUNIAGURRIA, L. . Comissão organizadora / comitê acadêmico da IX Reunião de Antropologia do Mercosul. 2011. (Congresso).

9.
LIMA, E. C.; Coelho de Souza, Marcela S. ; CUNHA, M. C. . Coordenação do GT Conhecimento, criatividade e os efeitos dos direitos intelectuais e culturais entre povos amazônicos. 2010. (Congresso).

10.
LIMA, E. C.; GRUPIONI, D. F. . Coordenação do Simpósio Temático Redes Ameríndias: sujeitos, saberes e discursos. 2010. (Congresso).

11.
LIMA, E. C.; Córdoba, Lorena . Coordenação do GT 10 Os outros dos outros: relações interétnicas na etnologia sulamericana. 2009. (Outro).

12.
LIMA, E. C.; FERNANDES, Ricardo Cid . Etnologia Indígena: abordagens contemporâneas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Henrique Frasson Barbosa. "Por una vida digna": a produção de soja entre os Aché de Puerto Barra, Paraguay. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Filipe Silva Ribeiro. Do Kapum ao kambô: sobre a circulação de uma prática amazônica. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Gian Carlo Teixeira Leite. Aquele que hoje chamamos branco. Um estudo sobre os Kikãtxu como objeto do pensamento xetá.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Lays Gonçalves. Mulheres kaingang e acadêmicas da UFPR. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Domingos Aparecido Bueno da Silva. Duetos ou dualismos? Uma investigação inicial sobre interações entre seres humanos e não humanos através da música. Início: 2016. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Julina Ertes. Os Xetá no Centro de Estudos Bandeirantes: o acervo de Loureiro Fernandes. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras Português e Espanhol) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rafael Pacheco. Os Xetá e suas histórias: memória, estética, luta desde o exílio. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

2.
Letícia Fernandes. Nossos guerreiros continuarão: etnografia sobre os Nhandewa de Ywy Porã (Abatiá, PR). 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

3.
Bárbara Furquim. A História de Vida do Acervo de Cultura Popular do Litoral Paranaense do MAE/UFPR. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

4.
João Vitor Fontanelli dos Santos. Figuras da mata, ocupantes da cidade e do rio: imaginário etnográfico e etnografia das transformações Dâw - Rio Negro (AM). 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

5.
Ana Caroline Goulart. Experimentar, contestar e refazer-se: caminhos de sonhos e enfrentamentos percorridos por acadêmicos kaigang e guarani na universidade estadual de Londrina ? PR. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

6.
Karina da Silva Coelho. Entre ilhas e comunidades: articulações políticas e conflitos socioambientais no Parque Nacional do Superagui. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

7.
Paulo Roberto Homem de Góes. Infinito povoado: domínios, chefes e lideranças em um grupo indígena do alto Juruá. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

8.
Nicole Soares Pinto. Do poder do sangue e da chicha: os Wajuru do Guaporé (Rondônia). 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

9.
Joseane Zanchi Daher. Cinema de índio: uma realização dos povos da floresta. 2007. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

10.
Zélia Maria Bonamigo. A economia dos Mbya-Guaranis: trocas entre homens e entre deuses e homens na ilha da Cotinga, em Paranaguá (PR). 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

11.
Márcia Ribeiro. A morte e os mortos: um estudo comparativo sobre a noção de pessoa entre os Araweté, Krahó e Kaxinawá. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

12.
Letícia de Paiva Rothen. A vida na Barra: etnografia de uma comunidade de pescadores do litoral norte do Paraná. 2003. 105 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

13.
Valdirene Ganz. Os Mbyá e a natureza: um balanço bibliográfico. 2003. 133 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

14.
Fernando Dantas. O sujeito diferenciado: a noção de pessoa indígena no Direito Brasileiro.. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Edilene Coffaci de Lima.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Simone Becker. 2016. Universidade Federal do Paraná, . Edilene Coffaci de Lima.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Clara Ferruda Zelli. Os Xetá no acervo do Projeto Memória Indígena do Museu de Arqueologia e Etnologia (UFPR). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

2.
Beatriz Rangel Amorim. O Museu de Arte Indígena de Curitiba: reflexões sobre arte, colecionamento e trajetória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

3.
Gian Carlo Teixeira Leite. Do contato aos dias atuais: sete décadas de notícias sobre os Xetá da Serra dos Dourados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

4.
Fabiano Atenas Azola. O Relatório Figueiredo e os índios no sul do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

5.
Filipe Silva Ribeiro. O kampô na rede: difusão de uma prática tradicional indígena na web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

6.
Lays Gonçalves. Indígenas Estudantes na UFPR: os desafios do acesso e da permanência na universidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

7.
Marisa Cristina Rodrigues. Caixas e coisas: o MAE expandido. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

8.
Patrick Leandro Baptista. Índios, índios e índios: a aldeia Kakané Porã em Curitiba. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

9.
Edmar B. Brustolim. A quantas margens da cidade: cultura e política nas relações entre a Ilha dos Valadares e a cidade de Paranaguá-PR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

10.
João Vitor Fontanelli Santos. 'Civilização' e 'cultura' no alto rio Negro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

11.
Daniel Gustavo Ribeiro. Superagui em transformação. 2004. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

12.
Valdirene Ganz. Aspectos da relação dos Guarani com a natureza. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

13.
Kaciane Dalmaso Favero. Parque São Lourenço: um estudo sobre a relação homem/natureza na cidade de Curitiba. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

14.
Letícia de Paiva Rothen. Identidade étnica na Terra Indígena São Jerônimo da Serra - Paraná. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

Iniciação científica
1.
Gian Carlo Teixeira Leite. Do contato aos dias atuais: sete décadas de notícias sobre os Xetá da Serra dos Dourados. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

2.
Fabiano Azola. O Relatório Figueiredo e os índios no Sul do Brasil. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

3.
Ana Clara Ferruda Zilli. Os Xetá no acervo do projeto Memória Indígena. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

4.
Gustavo Zandoná. Rituais xamânicos em centros urbanos: sobre índios, brancos e outras aproximações. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

5.
Caian Alberto Andrade de Mello. Benzimento e cura na literatura antropológica. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

6.
Gustavo Zandoná. Trocas e viagens no xamanismo ameríndio. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

7.
Patrick Leandro Baptista. Índios, índios e índios: a aldeia de Kakané Porã em Curitiba. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

8.
João Vitor Fontanelli Santos. Os índios, a cultura e a. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

9.
João Vitor Fontanelli. Os Katukina, o kampô e a 'cultura'. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

10.
Valdirene Ganz. Natureza e cultura na literatura etnológica sulamerica - um panorama. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

11.
Valdirene Ganz. Natureza e cultura na literatura etnológica sul-americana - um panorama. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

Orientações de outra natureza
1.
Bianca Hammerschmidt. Estágio de Docência em Tópicos Especiais de Antropologia (Etnologia Indígena). 2017. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

2.
Fernanda Henrique. Estágio de Docência em Antropologia Norte-Americana. 2016. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

3.
Marisa Rodrigues. Monitoria no curso Antropologia e Dinâmicas da Cultura, ofertada ao curso de Ciências Sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Tesouro Nacional. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

4.
Augusto Barbosa da Silva. Monitoria no curso Antropologia e Dinâmicas da Cultura, ofertada ao curso de Ciências Sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Tesouro Nacional. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

5.
Joelcyo Veras Costa. Monitoria no curso Antropologia e Dinâmicas da Cultura, ofertada ao curso de Ciências Sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

6.
Bianca Hammerschmidt. Monitoria em Antropologia I. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Tesouro Nacional. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

7.
Edmar Brustamolin. Monitoria em Antropologia I. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

8.
Patrick Baptista. Monitoria em Antropologia I. 2010. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.

9.
Carolina Casao. Estágio de docência em Antropologia I. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edilene Coffaci de Lima.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA, E. C.; KATUKINA, N. R. . Kãchi Katukina no UFPR Notícias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LIMA, E. C.. Situação dos povos indígenas e comunidades tradicionais, concedida à AMAPAR - Associação de Magistrados do Paraná. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Membro do Comitê Estadual da Memória, Verdade e Justiça. Início dos trabalhos em agosto de 2018.



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