Marcelo Augusto Rauh Schmitt

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1958021878056697
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Graduação em Ciencia da Computação (1989). Graduação em Odontologia (1994). Mestrado em Ciência da Computação (1993) Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Porto Alegre. Durante o ano de 2015 coordenou o Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS. Atualmente é diretor geral do Campus Porto Alegre do IFRS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Augusto Rauh Schmitt
Nome em citações bibliográficas
SCHMITT, M. A. R.;SCHMITT, Marcelo A. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre.
Rua Cel. Vicente, 281
Centr
90030040 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085722
URL da Homepage: www.poa.ifrs.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Ferramentas de gerência de projetos como recurso de aprendizagem, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Palavras-chave: aprendizagem colaborativa; coordenação; colaboração; gerenciador de projetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação.
1990 - 1993
Mestrado em Computação.
Instituto de Informática, UFRGS, Brasil.
Título: Um modelo de gerencia de configuracao de redes locais,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Liane Margarida Rockenbach Tarouco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1990 - 1994
Graduação em Odontologia.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1986 - 1989
Graduação em Computação.
Instituto de Informática, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Design and Development of Educational Technology.
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.
2013 - 2013
II Fórum Permanente de Formação Docente. (Carga horária: 32h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da carreira EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .

Cargo ou função
Conselheiro.
03/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, Mestrado Profissional em Informática na Educação.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso.
02/2016 - Atual
Direção e administração, Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Diretor Geral do Campus Porto Alegre.
02/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, Conselho do Campus.

Cargo ou função
Presidente do Conselho do Campus.
08/2015 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Informática na Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem
Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador (CSCL)
03/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Técnico de Redes de Computadores.
2/2011 - Atual
Ensino, Tecnólogo em Sistemas para Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores I
Sistemas Operacionais
Redes de Computadores II
Informática na Sociedade
01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Porto Alegre, .

03/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas de informática nos cursos técnicos de informática e de redes de computadores
Introdução a Redes de Computadores
Laboratório de Instalação de Serviços
Roteamento
Linguagem de Programação PHP
07/2015 - 02/2016
Direção e administração, Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Informática na Educação.
08/2014 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, .

Cargo ou função
Conselheiro no Conselho do Campus Porto Alegre do IFRS - representante docente eleito.
08/2013 - 07/2014
Ensino, Ciências - Biologia e Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
01/2010 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior, .

Cargo ou função
Conselheiro.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática na Educação II
08/2009 - 12/2012
Direção e administração, Campus Porto Alegre, Núcleo de Educação à Distância do Campus Porto Alegre.

Cargo ou função
Coordenador.
3/2011 - 11/2012
Direção e administração, Campus Porto Alegre, Área acadêmica de informática.

Cargo ou função
Coordenador de área acadêmica.
5/2010 - 3/2011
Direção e administração, Campus Porto Alegre, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2010 - 5/2010
Direção e administração, Campus Canoas, .

Cargo ou função
Diretor de ensino.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Escola Técnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em 2009-2010 houve a migração da Escola da UFRGS para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Esta é a razão do encerramento da vínculo.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto Escola Técnica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Bolsa DTI, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

9/1997 - 7/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas nos cursos técnicos de Redes de Computadores e Sistemas de Informação
12/2004 - 12/2008
Direção e administração, Escola Técnica, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
07/2006 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Legislação e Regimentos do Conselho Universitário.
03/2005 - 03/2007
Direção e administração, ADIFERS - Associação dos Dirigentes das Ecolas Técnicas Federas do RS, .

Cargo ou função
Presidente.
9/2003 - 12/2004
Direção e administração, Escola Técnica, .

Cargo ou função
Vice-Diretor de Unidade.
03/2001 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , Escola Técnica, .

Serviço realizado
Coordenador do Núcleo de Informática.
07/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Linguagem PHP (30h).
06/2003 - 08/2003
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Linguagem PHP (30h).
12/2002 - 01/2003
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Linguagem PHP (30 horas-aula).
10/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Linguagem PHP (30h).
06/2001 - 06/2001
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de Curso de Extensão em Power Point (15h).
06/2001 - 06/2001
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de curso de extensão em windows 98 (15h).
05/2001 - 05/2001
Extensão universitária , Escola Técnica, .

Atividade de extensão realizada
Coodenador de Curso de Extensão em windows98 (15h).

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40

Atividades

01/1996 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , POP-RS, .

Serviço realizado
Atividades de gerência operacional da rede.


Linhas de pesquisa


1.
Tecnologia da Informação aplicada à educação

Objetivo: Entender, pesquisar e desenvolver soluções computacionais para auxiliar e contribuir no processo ensino-aprendizagem (presencial ou à distância, individual ou em grupo)..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: EAD; TIC; Inclusão digital; aprendizagem colaborativa.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A combinação de jogos de tabuleiro com jogos digitais no processo de aprendizagem
Descrição: Um dos problemas enfrentados, atualmente, pela escola básica é a dificuldade de diálogo entre os alunos (nativos digitais) e os professores que não possuem fluência digital [Presky 2001]. Nesse sentido, esta pesquisa, que é o tema de uma dissertação de mestrado no Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS, tem como foco a análise dos benefícios advindos da combinação da utilização de jogos e games na educação como recurso pedagógico. Pretende-se desenvolver um jogo de tabuleiro em conjunto com um jogo digital, voltados para o ensino de Artes na escola básica, bem como avaliar a aplicação destes recursos educativos na rede pública, com uma visão construtivista baseada na aprendizagem colaborativa. A metodologia envolve duas etapas: (a) elaboração de dois produtos: um jogo de tabuleiro e um jogo digital, os quais deverão possuir um design similar, de modo a possibilitar uma proposta de ensino integrada entre alunos nativos digitais e professores imigrantes digitais; (b) a avaliação da aplicação destes dois objetos educacionais em três escolas da rede pública, por meio de coleta de dados a ser feita através de observação não participativa e de entrevistas com grupos focais durante e ao final da aplicação do jogo. Tem-se como hipótese que a disponibilização aos professores de uma versão do jogo nas mídias que lhes são conhecidas facilite a sua familiarização com a utilização do game, de modo a habilitá-los a utilizar esse recurso educativo no ensino de Artes, como mediadores no processo de ensino/aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / André Peres - Integrante / Míria Santanna dos Santos - Integrante / Karen G. Santos - Integrante / Éderson Ayres Castro - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 2
2016 - Atual
Cursos de Extensão em Institutos Federais através de MOOC
Descrição: Este projeto tem como foco investigar a utilização de MOOC (Massive Open Online Courses) como ferramenta de apoio à criação e oferta de cursos de extensão. Para fundamentação deste estudo, é realizada uma análise dos elementos de conversação possíveis entre os MOOC e sua gênese na teoria conectivista, com as questões educacionais discutidas nos conceitos de sociedade em rede e cibercultura. A partir desta análise espera-se aprofundar como os estudos sobre o conhecimento em redes podem evidenciar ou trazer à discussão pontos de atualização necessários em teorias pedagógicas tradicionais, desenvolvidas muito antes da atual conjuntura e inserção da tecnologia da informação na educação. Para tanto, o estudo será organizado de forma a tratar sobre: fundamentação histórica e ideológica dos MOOC, a apresentação do Open edX como alternativa de plataforma agregadora e estudos em outras ferramentas open source semelhantes, características do aprendizado na sociedade em rede e por fim uma discussão sobre a educação inserida no contexto da cibercultura. Como resultado, espera-se a definição de fundamentos necessários para escolha e implementação de uma plataforma agregadora para cursos de extensão que atenda às necessidades dos Institutos Federais e proporcione um ambiente estimulante à expansão da oferta destes cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / Gabriela Pereira - Integrante / Alexandre Adriano dos Santos Lima - Integrante.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.Número de orientações: 2
2014 - Atual
eduScrum - projetos de aprendizagem baseados em Scrum
Descrição: O projeto aqui apresentado busca auxiliar os processos auto-regulatórios de aprendizagem desenvolvidos através de projetos de aprendizagem colaborativos. Com base em aspectos como abrangência do escopo e dinamicidade dos projetos e necessidade de coordenação das atividades desenvolvidas pelos alunos, acreditamos ser possível o uso de metodologías ágeis no gerenciamento de projetos de aprendizagem, especificamente a metodologia Scrum. Assim o projeto eduScrum, visa o desenvolvimento de uma ferramenta adaptada ao ambiente Moodle que sirva de instrumento de apoio à coordenação dos projetos de aprendizagem desenvolvidos de forma colaborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / Karen Selbach Borges - Integrante / Silvana Marx Nakle - Integrante.
2014 - Atual
Learning Analytics - Desenvolvimento de ferramenta para coleta, medição, análise e relatório de dados educacionais
Descrição: Propõe-se, aqui, realizar pesquisa em uma área de conhecimento que começa a consolidar-se sob a denominação de Learning Analytics, comumente definida como a coleta, a medição, a análise e o relatório de dados educacionais gerados por sistemas automatizados de apoio à aprendizagem. Este projeto foi selecionado no final de 2013 na chamada MEC/Setec/CNPq nº 94/2013 ? Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica e faz parte de uma parceria com o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Levando-se em conta que (a) as instituições de ensino utilizam ambientes virtuais de aprendizagem para apoiar suas atividades pedagógicas; (b) estes sistemas armazenam quantidade razoável de informação a respeito dos alunos; (c) o professor deve ser instrumentalizado com informações que lhe permitam proporcionar o crescimento do aluno; e (d) os dados brutos armazenados nos AVAs são de difícil análise por parte do docente; pretende-se identificar de que forma pode-se transformá-los em informações úteis ao processo ensino-aprendizagem. O projeto de pesquisa produzirá tecnologia que poderá ser utilizado em conjunto com ambientes virtuais de aprendizagem nas diversas instituições de ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / Liane Margarida Rockenbach Tarouco - Integrante / Fábio Yoshimitsu Okuyama - Integrante / Márcia Häfele Islabão Franco - Integrante / Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral - Integrante / Felipe Dias Costa Zielinski\ - Integrante.
Número de orientações: 2
2012 - Atual
Repositório de objetos de aprendizagem IFRS
Descrição: O projeto insere-se no contexto da pesquisa na área de tecnologia para a educação. Pretende-se pesquisar o uso de repositórios de objetos de aprendizagem e criar no IFRS uma estrutura para suportar a disponibilização destes elementos à toda comunidade de usuários da Internet. Cada vez mais, multiplica-se a produção de materiais didáticos utilizados em sala de aula ou em cursos a distância. Há uma repetição de esforços e, portanto, uma utilização ineficiente de recursos humanos. Tal situação é realidade no mundo, no país, nos Institutos Federais e no IFRS. A reutilização de materiais já desenvolvidos e testados em um campus do IFRS por professores de outros campi permite a economia de recursos e o intercâmbio de conhecimentos. A expansão desta reutilização para outros Institutos amplia a comunicação de saberes por todo país. Embora os objetos de aprendizagem tragam consigo a promessa da reusabilidade, tal promessa só se realiza na medida em que estiverem disponibilizados em repositórios conhecidos, com mecanismos de busca eficientes e integrados a ambientes virtuais de aprendizagem. Desta forma, pretende-se desenvolver pesquisa que conduza à construção de um repositório de objetos de aprendizagem que atenda a estas características e que possibilite ao IFRS constituir-se em referência de divulgação de objetos de aprendizagem para a educação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / Evandro Manara Miletto - Integrante / Jonathan Alba - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Ambiente aquático - um mundo a descobrir!
Descrição: Este projeto tem por objetivo atender ao edital ANA-CAPES/DEB Nº 18/2015. O proponente é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que apresenta experiência relacionada com o tema água e seu ensino, bem como no uso de informática na educação. Tal realidade é comprovada por uma equipe multidisciplinar que tem a participação de docentes dos seguintes cursos: Mestrado em Informática na Educação, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Ciências da Natureza: Habilitação em Biologia e Química (LCN), Técnico em Biotecnologia e Técnico em Química. O tema ?Água? será desenvolvido para o ensino médio e será disponibilizado na forma de objetos educacionais do tipo simulador, o qual permitirá o desenvolvimento dos temas "Química e hidrosfera", "Interação entre os seres vivos" e "Qualidade de vida das populações humanas?. Ao se abordar tais temas, pretendemos desenvolver as competências de Ciências da Natureza indicadas nos PCNs, bem como promover a Educação Ambiental inerente a essa problemática. Este simulador proporcionará a atribuição de diferentes parâmetros e variáveis relacionados a um ambiente aquático, viabilizando a reflexão acerca desse ecossistema, bem como uma análise crítica frente às interações e alterações efetuadas nesse meio. O objeto educacional ?Ambiente aquático um mundo a descobrir!? simulará parte de uma bacia hidrográfica, em especial um rio que passa por uma cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Marcelo Augusto Rauh Schmitt - Coordenador / Rodrigo Prestes Machado - Integrante / Aline Grunewald Nichele - Integrante / Andréia Modrzejewski Zucolotto - Integrante / Karin Tallini - Integrante / Liliane Madruga Prestes - Integrante / Paulo Artur Konzen Xavier de Mello e Silva - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação
2017 - 2017
Periódico: REVISTA SCIENTIATEC


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática educativa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Krassmann, A. L.2017Krassmann, A. L. ; Herpich, Fabricio ; Silva, Alvaro ; Grando, Anita ; SCHMITT, M. A. R. ; Tarouco, L.M.R. ; Abreu, C . FastAIML: uma ferramenta para apoiar a geração de base de conhecimento para chatbots educacionais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

2.
ZIELINSKI, F. D. C.2015ZIELINSKI, F. D. C. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.

3.
BORGES, K. S.2014BORGES, K. S. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; NAKLE, S. M. . eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014.

4.
TAROUCO, L. M. R.2013 TAROUCO, L. M. R. ; RODRIGUES, A. P. ; SCHMITT, M. A. R. . Integração do Moodle com Repositórios Abertos. PERSPECT CIENC INF, v. 18, p. 66-85, 2013.

5.
RODRIGUES, A. P.2013RODRIGUES, A. P. ; TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; CAZELLA, S. . A interoperação com repositórios digitais: protocolos e exemplos. Ciência da Informação (Online), v. 40, p. 349-363, 2013.

6.
SCHMITT, M. A. R.2013SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. ; RODRIGUES, A. P. ; ALBA, J. . Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

7.
TAROUCO, L. M. R.2010TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Adaptação de metadados para repositórios de objetos de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, p. 1-11, 2010.

8.
TAROUCO, L. M. R.2009TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; VICARI, Rosa . Gestão colaborativa de conteúdo educacional. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, p. 1-10, 2009.

9.
SCHMITT, M. A. R.2008SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. . Metaversos e laboratórios virtuais possibilidades e dificuldades. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

10.
SCHMITT, M. A. R.2006SCHMITT, M. A. R.. Dificuldades apresentadas pelo modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-7, 2006.

11.
SCHMITT, M. A. R.2005SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. ; ABEGG, Ilse ; COSTA, Janete ; FOOHS, Marcelo ; Santos, F. ; RUDUIT, R ; Lindemann V. ; HAETINGER, Daniela . Twiki, uma ferramenta de co-autoria livre. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, p. 1-12, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A. ; LOUREIRO, C. A. H. . Redes de Computadores II - Níveis de Transporte e Rede. 1. ed. Bookman, 2014. 126p .

2.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A. ; LOUREIRO, C. A. H. ; OLIVEIRA, A. M. . Redes de Computadores III - Níveis de Enlace e Físico. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v. 1. 176p .

3.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A. ; LOUREIRO, C. A. H. . Redes de computadores - nível de aplicação e instalação de serviços. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. v. 1. 173p .

Capítulos de livros publicados
1.
Santanna dos Santos, Míria ; Peres, Camila ; SCHMITT, Marcelo A. R. ; Peres, Andre . Digital Game Design Tutorial for Use in the Basic School. Advances in Educational Technologies and Instructional Design. 1ed.: IGI Global, 2018, v. , p. 63-88.

2.
SCHMITT, M. A. R.; ABREU, I. . O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem. In: Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Cristiane de Souza AbreU. (Org.). Mídias na Educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. 1ed.: , 2017, v. , p. 499-512.

3.
TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Adaptação de Metadados para Repositórios de Objetos de Aprendizagem. In: Manuel Caeiro Rodriguez; Ricardo Azambuja Silveira; Paula Escudeiro. (Org.). TICAI 2010: TICs para aprendizagem da engenharia. : IEEE , Sociedad de Educacion, 2011, v. , p. 55-60.

4.
TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; RODRIGUES, A. P. ; VICCARI, R. M. . Gestão Colaborativa de Conteúdo Educacional. In: Carlos Vaz de Carvalho; Ricardo Azambuja Silveira; Manuel Caeiro Rodriguez. (Org.). TICAI2009: TICs para a Aprendizagem da Engenharia. : IEEE, Sociedade de Educação, 2011, v. , p. 13-20.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M. A. C. ; ARNT, K. O. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; RAMOS, J. C. S. . O sentido do trabalho na vida das pessoas: uma análise à luz da formação continuada. In: CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoal. Anais IV CONEDU, 2017. v. 1.

2.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. . CLPMtool - Collaborative Learning Project Management Tool for Moodle. In: COLLA 2014, The Fourth International Conference on Advanced Collaborative Networks, Systems and Applications, 2014, Sevilla. COLLA 2014, The Fourth International Conference on Advanced Collaborative Networks, Systems and Applications, 2014. p. 21-27.

3.
RODRIGUES, A. P. ; TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. . The Use of Web Services as a Strategy for Integration of LORs to LMSs. In: XVII Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, 2011, La Plata. XVII Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, 2011.

4.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. . The use of project management tools to support the coordination of collaborative learning. In: 3rd International Conference on Computer Supported Education (CSEDU 2011), 2011, Noordwijkerhout. Proceedings of the 3rd International Conference on Computer Supported Education, 2011. v. 2. p. 345-352.

5.
TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; VICARI, Rosa . Gestão de Objetos de Aprendizagem. In: Congreso de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 2010, Ushuaia. V Congreso de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, 2010. p. 1-10.

6.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. . O E-groupware em ambiente educacional. In: V Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2008, Gramado. V Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância - Anais, 2008.

7.
ZANK ; TIELLET, C. A. B. ; CUNHA, C. R. ; LONGHI, M. T. ; SCHMITT, M. A. R. ; BEHAR, P. A. . Construção de textos coletivos: experiências através de um groupware. In: V Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância, 2008, Gramado. V Congresso Brasileiro de Ensino Superior à Distância - Anais. São Paulo: ABED, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SCHMITT, M. A. R.; AMARAL, J. C. S. R. ; PINTO, K. L. J. . Políticas de Formação Continuada de docentes da Rede Estadual de Minas Gerais abordando o uso das Novas Tecnologias2016. In: I Seminário de Pós- Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2016, 2016, Bento Gonçalves. I Seminário de Pós- Graduação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2016, 2016.

2.
SCHMITT, M. A. R.; OKUYAMA, F. Y. ; FRANCO, M. H. I. ; ZIELINSKI, F. D. C. ; TAROUCO, L. M. R. . Uma ferramenta de learning analytics para o Moodle. In: TISE, 2015, Santiago do Chile. TISE 2015, 2015. v. 11. p. 821-824.

3.
TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Integração do Moodle com repositórios abertos. In: MoodleMoot São Paulo, 2010, São Paulo. MoodleMoot São Paulo. São Paulo: Universidade de Mackenzie.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, M. S. dos ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; CASTRO, E. A. ; PERES, A. ; VASCONCELOS, R. F. ; SANTOS, K. G. ; NITSCH, R. . A combinação de jogos de tabuleiro com jogos digitais no processo de aprendizagem.. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016, São Paulo. SBC ? Proceedings of SBGames 2016, 2016.

2.
BORGES, K. S. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com a Utilização da Ferramenta Scrumme. In: XVIII Conferencia Internacional sobre Informática na Educação - TISE 2013, 2013, Porto Alegre. Nuevas Ideas en Informática Educativa. v. 9. p. 703-706.

3.
TAROUCO, L. M. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Content Authoring and Management in/for the Moodle Environment. In: Moodle Moot US 2009, 2009, Orlando - FL. Moodle Moot US 2009, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, M. S. dos ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; CASTRO, E. A. ; SANTOS, K. G. ; PERES, A. ; NITSCH, R. ; VASCONCELOS, R. F. . A combinação de jogos de tabuleiro com jogos digitais no processo de aprendizagem. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. . The use of project management tools to support the coordination of collaborative learning. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHMITT, M. A. R.; CUNHA, C. R. ; LONGHI, M. T. ; TIELLET, C. A. B. ; ZANK . Construção de textos coletivos: experiências através de um groupware. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCHMITT, M. A. R.. Criptografia de chaves públicas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SCHMITT, M. A. R.. Projeto ICP da Escola Técnica da UFRGS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SCHMITT, M. A. R.. Um modelo de gerência de configuração de redes locais. Publicado pelo PGCC da UFRGS, 1993 (Dissertação de mestrado).

2.
SCHMITT, M. A. R.. Uma sintaxe para especificação de protocolos 1990 (Trabalho publicado no PGCC da UFRGS).

3.
SCHMITT, M. A. R.. Adaptação de um sistema distribuído para uma rede local 1989 (Trabalho de diplomação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SCHMITT, M. A. R.; Comitê Científico do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2018.

Programas de computador sem registro
1.
SCHMITT, M. A. R.; ZIELINSKI, F. D. C. ; OKUYAMA, F. Y. ; FRANCO, M. H. I. ; TAROUCO, L. M. R. . Plugin Analytics Graphs para Moodle. 2015.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAROUCO, L. M. R. ; CARNEIRO, M. ; PINTO, M. E. B. ; DAHMER, A. ; SCHMITT, M. A. R. . Objetos digitais desafiam educação forma. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHMITT, M. A. R.. Curso de Roteamento patrocinado pela Trenamentos Internet/BR (2 edições). 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SCHMITT, M. A. R.. Curso de Roteamento patrocinado pela Internet/BR. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHMITT, M. A. R.; RAMOS, J. C. S.; CARNEIRO, M. L. F.. Participação em banca de Hairlaine Treici Freitas. O uso de tecnologias móveis na educação física - ensino fundamental anos finais e ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A.; NICOLAO, M.; OLIVEIRA, S.. Participação em banca de Éderson Ayres Castro. Portfólio digital interativo para mostras de iniciação científica no ensino fundamental: desafios e possibilidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
SCHMITT, M. A. R.; ESTABEL, L. B.; CAREGNATO, S. E.. Participação em banca de Priscila Saraiva Jacobsen. Pesquisa científica na pós-graduação: uma proposta tecnológica para a competência informacional. 2018.

4.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; MORAES, M. A. C.. Participação em banca de Daiane Padula Paz. El Mochilero: jogo digital educacional para o desenvolvimento da competência intercultural de aprendizes de língua espanhola. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; Schaeffer, A. E. F.; NETTO, J. C.. Participação em banca de Lucas Mendes Ribeiro Arbiza. SDN no Contexto de IoT: Refatoração de Middleware para Monitoramento de Pacientes Crônicos Baseada em Software-Defined Networking. 2016. Dissertação (Mestrado em PPGC - Programa de Pós Graduação em Computação UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; BACKES, L.; CASAGRANDE, C. A.; SARMENTO, D. F.. Participação em banca de Fabricia Py Tortelli Noronha. A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: análise da prática pedagógica aplicada no Ifrs. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Qualificações de Doutorado
1.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; BERCHT, M.; MEZZARI, A.. Participação em banca de Fabiana Santiago Sgobbi. Explorando autodeterminação, utilizando novas tecnologias para enseja autocuidado em obesos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
SCHMITT, M. A. R.; RAMOS, J. C. S.. Participação em banca de Hairlaine Treici Freitas. O uso de tecnologia na educação física escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; PEREIRA, G. A.; CASTAMAN, A. S.. Participação em banca de Anelise Maya Kwiencinski. EPININ: Escala Psicométrica para identificar níveis de intoxicação e nomofobia em estudantes do sistema superior de ensino. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; MORAES, M. A. C.. Participação em banca de Daiane Padula Paz. El mochilero: proposta de aplicativo para dinamizar o conhecimento de aspectos socioculturais de países hispanofalantes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; PRESTES, E.; MILETTO, E. M.. Participação em banca de Guaraci Vargas Greff. Pensamento computacional na escola básica: uma proposta de mobilização da aprendizagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; ESTABEL, L. B.; CAREGNATO, S. E.. Participação em banca de Priscila Jacobsen. Pesquisa científica na pós-graduação: uma proposta tecnológica para competência informacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; MORAES, M. A. C.; KRAEMER, G. M.. Participação em banca de HELENA RICARDO LEGUNES. AÇÕES DIGITAIS DE SENSIBILIZAÇÃO: ESPAÇOS PARA PENSAR A INCLUSÃO NO IFRS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

7.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; BERTAGNOLLI, S. C.; LOH, S.. Participação em banca de Heitor Luis Silva Peres. APLICABILIDADE DE WIKI INSTITUCIONAL EM CONJUNTO COM SISTEMA BPMS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

8.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; PERES, A.; FRISON, L. M. B.. Participação em banca de Fernando Sartori. SCRUM EM SALA DE AULA: METODOLOGIA ÁGIL COMO FORMA DE PROMOÇÃO DE PROCESSOS AUTORREGULATÓRIOS DA APRENDIZAGEM DISCENTE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

9.
SCHMITT, M. A. R.; MILETTO, E. M.; MARQUES, A. C.. Participação em banca de Rosana Nitsch. Letramento Maker: alfabetização tecnológica para fabricação digital. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

10.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.. Participação em banca de Fabricia Py Tortelli Noronha. A construção do conhecimento de algoritmos no contexto do hibridismo tecnológico: uma análise da prática pedagógica aplicada no ifrs. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de Tiago Gonzales Dermann.Conexão de um Módulo Eletrônico Educacional com Microcontrolador PIC em rede GSM utilizando Arduino e WebServices RESTfull. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; FRANCO, M. H. I.; NORONHA, F. P. T.. Participação em banca de Fausto Armando Bishoff.Jogo Educacional para auxiliar na alfabetização. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; CARVALHO, Tanisi Pereira; OKUYAMA, F. Y.. Participação em banca de Guilherme Para Renauld.Desenvolvimento de Jogo HTML5 multiusuário para rede social facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; CARVALHO, Tanisi Pereira. Participação em banca de Rosana da Silva Waszak.Sistema para monitoramento e auxilio do processo de ensino e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

5.
SCHMITT, M. A. R.; CARVALHO, Tanisi Pereira. Participação em banca de Yuri dos Santos Machado.Implementação de funcionalidade de Chroma Key no sistema de webconferência Mconf. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

6.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.. Participação em banca de Douglas Ritter Machado.Estudo da inserção de usuários na adaptação de aplicações Android para acessibilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; BULLA, L. A. S.; TAROUCO, L. M. R.; MACHADO, A. J. S.. Progressão de Sotero Serrate Mengue - UFRGS. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; BULLA, L. A. S.; TAROUCO, L. M. R.; MACHADO, A. J. S.. Progressão de Hubert Ahlert - UFRGS. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; SASSO, C. M. D.; ISAIA, S. M. A.; MOROSINI, M. C.. Progressão de Hubert Ahlert - UFRGS. 2015.

4.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; SASSO, C. M. D.; ISAIA, S. M. A.; MOROSINI, M. C.. Progressão de Geraldo Rivas Machado - UFRGS. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; Monteiro, C. C.; SOUSA, J. V.; RAMOS, R. F.. Progressão de Prof. Cesar Olavo de Moura Filho - IFCE. 2015. iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ.

6.
SCHMITT, M. A. R.; SCHMITT, M. A. R.; CASTELLO, J. P.; TOLDO JUNIOR, E. E.; BULLA, L. A. S.. Professores do Instituto de Ocanografia. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TISE. Uma ferramenta de learning analytics para o Moodle. 2015. (Congresso).

2.
3 º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.Learning Analytics - Desenvolviento de ferramenta para coleta, medição, análise e relatório de dados educacionais.. 2014. (Seminário).

3.
COLLA 2014, The Fourth International Conference on Advanced Collaborative Networks, Systems and Applications. CLPMTool - Collaborative Learning Project Management Tool for Moodle. 2014. (Congresso).

4.
2º Seminário Anual dos Servidores do IFRS.O trabalho como vivência e a instituição que queremos. 2013. (Seminário).

5.
2º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS.Repositório de objetos de aprendizagem do IFRS. 2013. (Seminário).

6.
XVIII Conferência Internacional sobre Informática na Educação. Desenvolvimento de projetos de aprendizagem com a utilização da ferramenta Scrumme. 2013. (Congresso).

7.
Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2012. (Congresso).

8.
III Encontrol Nacional de Educação à Distância da Rede das Escolas de Governo.Mesa Simultânea - Tecnologias x Questões Pedagógicas: Hierarquização nas Relações - Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Tecnologias Informacionais e Relacionais na Construção do Conhecimento. 2010. (Encontro).

9.
XV Ciclo de Palestras sobre Tecnologias na Educação.Seleção e Adaptação de Metadados para Repositório de Objetos de Aprendizagem. 2010. (Simpósio).

10.
XIII Ciclo de Palestras sobre Tecnologias na Educação.Gestão Colaborativa de Conteúdo Educacional. 2009. (Simpósio).

11.
1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2006. (Congresso).

12.
Conferência Estadual de Educação Profissional do Rio Grande do Sul. 2006. (Congresso).

13.
VIII Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação.Dificuldades apresentadas pelo modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem. 2006. (Simpósio).

14.
XXX REDITEC - Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Tecnológica do MEC. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHMITT, M. A. R.. Conferência Estadual de Educação Profissional do Rio Grande do Sul: Gestão e Planejamento. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Douglas Kellermann. recomendação de grupos e de objetos de aprendizagem para abordagem de temas transversais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Alexandre Adriano dos Santos Lima. Cursos de Extensão em Institutos Federais através de MOOC. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Miria Santanna dos Santos. JOGO DE TABULEIRO EDUCACIONAL: DE UM JOGO PARA O ENSINO DE ARTES A UM MODELO GENÉRICO PARA CRIAÇÃO DE MÚLTIPLOS JOGOS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, . Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexsandro dos Santos Cardozo. BIOLOGANDO: UMA ALTERNATIVA EM CIÊNCIAS/BIOLOGIA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

2.
Carla Borges Morais. Projeto Província de São Pedro: novas possibilidades tecnológicas para a melhora da escola pública. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

3.
Iracir de Abreu. O USO DE PARÓDIAS COM VÍDEOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

4.
LUCIANE AMARAL KIRCHNER. Videoaula Web: Conveniências para a Educação. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

5.
Cleusa Simone Gaiardo Benatto. UM ESTUDO SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

6.
Márcia Daiane Kehl de Souza. Espaços Virtuais Escolares dissociados da internet ? um estudo de caso. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

7.
Kátia Coelho da Rocha. WIKI: uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de Matemática Financeira. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

8.
Marli Margarete Alves Cardoso. Do Caderno ao Blog ? Um desafio ao professor do ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

9.
Karla Susana Lagemann Isoppo. BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS MÍDIAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALBATROZ : UM ESTUDO DE CASO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação - Ciclo Avançado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lauro Correa Junio. Construção de uma solução aberta para o controle de acesso às instalações físicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

2.
Rodrigo Vieira. Rodrigo Vieira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

3.
Felipe Dias Costa Zielinski. Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal do rio Grande do Sul - bolsa de fomento interno. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

4.
Jonas Martinho Rodrigues Machado. Explorando o LDAP como base de autenticação e moderação para sistemas WEB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

5.
Silvana Marx Nakle. Desenvolvimento de uma ferramenta para coordenação de projetos de aprendizagem usando Scrum. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

6.
Eduarda da Silva Pereira de Souza. Leap Motion: Possibilidade de uso para Fisioterapia Remota. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

7.
Fellipe de Souza. Dispositivos móveis como ferramenta de acesso a Learning Analytics. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

8.
Jonas Henrique M. Korndorfer. Gerador de Formulários. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

9.
Jonathan Alba Videira. Integração de repositórios de objetos de aprendizagem com ambientes virtuais de aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

Iniciação científica
1.
Karen G. Santos. A combinação de jogos de tabuleiro com jogos digitais no processo de aprendizagem. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

2.
Felipe Dias Costa Zielinski. Learning Analytics - Desenvolvimento de ferramenta para coleta, medição, análise e relatório de dados educacionais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal do rio Grande do Sul - bolsa de fomento interno. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

3.
Jonathan Alba Videira. Repositório de objetos de aprendizagem do IFRS. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela Pereira. Cursos de Extensão em Institutos Federais através de MOOC. 2016. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

2.
Sérgio Vinícius Ferreira de Lima. Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Redes de Computadores. 2015. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

3.
Renan Luigi Martins Guarese. Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Informática. 2014. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.

4.
Rodrigo Moraes da Rocha. Estágio supervisionado de curso técnico. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso Técnico em Redes de Computadores) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Marcelo Augusto Rauh Schmitt.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SCHMITT, M. A. R.; ZIELINSKI, F. D. C. ; OKUYAMA, F. Y. ; FRANCO, M. H. I. ; TAROUCO, L. M. R. . Plugin Analytics Graphs para Moodle. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SCHMITT, M. A. R.2013SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. ; RODRIGUES, A. P. ; ALBA, J. . Depósito de objetos de aprendizagem em repositórios a partir da integração com ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.

2.
BORGES, K. S.2014BORGES, K. S. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. ; NAKLE, S. M. . eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-11, 2014.

3.
ZIELINSKI, F. D. C.2015ZIELINSKI, F. D. C. ; SCHMITT, M. A. R. ; SCHMITT, M. A. R. . Uma ferramenta gráfica para suporte à atividade docente no Moodle. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, p. 1-10, 2015.


Livros e capítulos
1.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A. ; LOUREIRO, C. A. H. . Redes de computadores - nível de aplicação e instalação de serviços. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. v. 1. 173p .

2.
SCHMITT, M. A. R.; PERES, A. ; LOUREIRO, C. A. H. ; OLIVEIRA, A. M. . Redes de Computadores III - Níveis de Enlace e Físico. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. v. 1. 176p .

1.
SCHMITT, M. A. R.; ABREU, I. . O uso de paródias com vídeos no processo de aprendizagem. In: Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Cristiane de Souza AbreU. (Org.). Mídias na Educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. 1ed.: , 2017, v. , p. 499-512.


Programa de Computador sem registro de patente
1.
SCHMITT, M. A. R.; ZIELINSKI, F. D. C. ; OKUYAMA, F. Y. ; FRANCO, M. H. I. ; TAROUCO, L. M. R. . Plugin Analytics Graphs para Moodle. 2015.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TAROUCO, L. M. R. ; CARNEIRO, M. ; PINTO, M. E. B. ; DAHMER, A. ; SCHMITT, M. A. R. . Objetos digitais desafiam educação forma. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 4:02:54