Vilmar Gonzaga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4791080385427794
  • Última atualização do currículo em 26/04/2012


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1987), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (1991) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia/Fitopatologia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: nematóides, Meloidogyne, Pratylenchus, detecção, identificação, multiplicação in vitro e quarentena vegetal . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vilmar Gonzaga
Nome em citações bibliográficas
GONZAGA, V.

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, Laboratório de Quarentena Vegetal.
EMBRAPA-LAB.QUARENTENA VEGETAL-PARQUE ESTAÇAO BIOLOGICA-PQEB,W/5 NORTE
ASA NORTE
70770-900 - Brasilia, DF - Brasil - Caixa-postal: 02372
Telefone: (61) 34484779
Ramal: 4779
Fax: (61) 34484624
URL da Homepage: http://www.cenargen.embrapa.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, MORFOMÉTRICA E MULTIPLICAÇÃO IN VITRO DAS SEIS ESPÉCIES MAIS COMUNS DE Pratylenchus Filipjev, 1936 QUE OCORREM NO BRASIL, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Jaime Maia dos Santos.
Palavras-chave: Caracterização morfológica; morfometria; multiplicação; Pratylenchus spp..
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Nematologia.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
1988 - 1991
Mestrado em Agronomia (Fitopatologia).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: Reação de cultivares e linhagens de feijoeiro (Phaseolus vulgares L.) a Meloidogyne javanica e M. incognita raça 3 e avaliação de plantas antagonistas para o controle destes nematóides.,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Silamar Ferraz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Meloidogyne; Phaseolus vulgares; Controle.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1983 - 1987
Graduação em Agronomia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, Laboratório de Quarentena Vegetal.


Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais.
Vínculo institucional

1993 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1993 - 9/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Epamig, Centro Regional de Pesquisa do Norte de Minas.

Linhas de pesquisa
Fitopatologia/Nematologia


Linhas de pesquisa


1.
Fitopatologia/Nematologia
2.
Detecção, caracterização, identificação e controle de fitonematóides.

Objetivo: Adequar técnicas para utilizá-las na identificação e erradicação, rápida e segura, de fitonematóides presentes em material vegetal..
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
Setores de atividade: Produção Vegetal.
Palavras-chave: Detecção; identificação; Erradicação; fitonematóides; Germoplasma; Sementes.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Base de dados de fungos e nematóides em plantas no Brasil: modernização e atualização

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador / Marta A S Mendes - Integrante / PALHARES, L. - Integrante / Dilson da Cunha Costa - Integrante.
2010 - 2013
Caracterização de danos e estratégias de manejo integrado de nematóides das lesões radiculares (Pratylenchus spp.) em sistemas agrícolas no Cerrado.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador / Jaime Maia dos Santos - Integrante / Juvenil Enrique Cares - Integrante / Dilson da Cunha Costa - Integrante / Alexandre Moura Cintra Goulart - Integrante.
2010 - 2011
Levantamento de Informações e Análise de Riscos para Pragas de Poaceae de Nove Gêneros de Importância Econômica para o Brasil

Descrição: O projeto será desenvolvido sob a coordenação do Núcleo Temático de Segurança Biológica da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com a colaboração de especialistas da área de fitossanidade da Embrapa Trigo, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Arroz e Feijão e Universidade de Passo Fundo. Serão levantadas e analisadas as pragas de poáceas dos gêneros Zea, Avena, Sorghum Triticum, Oryza, Secale, Tritisecale, Saccharum e Phalaris. A execução do projeto se dará em duas fases: a primeira, que será a elaboração da ficha de informações das pragas e a segunda, que serão as ARPs. Adotando-se o roteiro e considerações da Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias da FAO (NIMF nº 11), a ARP será dividida em três estágios, sequenciais: 1- iniciação da ARP; 2 Avaliação de Risco de Pragas; 3 Manejo de Risco de Praga. Conforme as conclusões das etapas, a ARP pode ser interrompida na primeira, na segunda etapa e no início da terceira etapa. A terceira etapa completa será realizada apenas para pragas que forem consideradas de alto risco. A obtenção dos dados tanto para as fichas como para as ARPs será por meio de consulta à literatura, aos bancos de dados especializados, aos documentos regulamentadores nacionais e internacionais. As ARPs serão realizadas por meio de análise argumentativa, embasados em literatura reconhecida e seguindo parâmetros estabelecidos pelas normativas reguladoras internacionais. Como estratégias do projeto, o pessoal envolvido será treinado em ARP no primeiro semestre de 2010. Também será realizado um workshop após os 12 meses do início do projeto, antes do terceiro estágio da ARP, para que as equipes apresentem os resultados e proposição de pragas potencialmente quarentenárias. O andamento do projeto será monitoramento por meio de três relatórios semestrais. Os produtos gerados serão as fichas de informação das pragas quarentenárias A1 para o Brasil, ARPs para pragas consideradas quarentenárias e, documentos com recomendações .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador.
2007 - 2010
Rastreabilidade e análise de risco das pragas que ameaçam a segurança biológica de espécies vegetais envolvidas na produção de agroenergia

Descrição: As inovações tecnológicas apontam como uma das prioridades mundiais salvaguardar o meio ambiente. De acordo com a FAO, no quesito referente à substituição dos combustíveis fosséis por energias limpas e seguras, a agronergia, que terá a atribuição de auxiliar no desenvolvimento de pessoas que vivem em áreas rurais e no desenvolvimento industrial, que deve buscar alternativas seguras para o problema da emissão de gases. Um Plano Nacional de Agroenergia foi lançado pelo Governo Federal em 2005, assinalando a eliminação dos perigos fitossanitários entre as principais diretrizes da agenda de PD&I na geração da agroenergia. Esta proposta está sendo apresentada para o desenvolvimento de soluções que integrem a geração de agroenergia e a eliminação de perigos fitossanitários ao agronegócio. As culturas contempladas na proposta são, cana-de-açúcar, canola, mamona, soja, girassol, dendê, coco, pinhão-manso, as quais também foram apontadas como prioritárias por outros setores da economia envolvidos na produção de agroenergia. Para cada uma dessas culturas será realizada análise de risco de pragas atuais e potenciais associadas às mesmas. Nesse contexto, essa proposta estabelece o desenvolvimento de metodologias preventivas para a identificação da vulnerabilidade da agricultura da energia buscando ainda medidas fitossanitárias para a mitigação dos riscos potenciais, tais como otimização de métodos de diagnóstico, georeferenciamento de pragas, visando a produção sustentável, a competitividade do agronegócio brasileiro e o apoio às políticas públicas nesse setor. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador / Marta A S Mendes - Integrante / Jaime Maia dos Santos - Integrante / Abi Soares dos Anjos Marques - Integrante / Arailde Fontes Urben - Integrante / Denise Návia Magalhães Ferreira - Integrante / Edson Junqueira Leite - Integrante / João Flávio Veloso da Silva - Integrante / José Clerio Rezende Pereira - Integrante / Juvenil Enrique Cares - Integrante / Luadir Gasparotto - Integrante / Luiz Alberto M. Palhares de Melo - Integrante / Olinda Maria Martins - Integrante / Ranyse Barbosa Querino - Integrante / Regina Maria Dechechi Gomes Carneiro - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
ESTUDOS AVANÇADOS UTILIZANDO MÉTODOS BIOTECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS PARA IDENTIFICAÇÃO, DIFERENCIAÇÃO DE ESPÉCIES DE DITYLENCHUS E SUA DIVERSIDADE GENÔMICA VISANDO A SEGURANÇA BIOLÓGICA DA AGRICULTURA

Descrição: A introdução de pragas potencialmente nocivas ao sistema produtivo pode ter conseqüências desastrosas de natureza sócio-econômica e ambiental. Para proteger nossa agricultura e o sucesso do agronegócio é de vital importância o fortalecimento do sistema de defesa fitossanitária nacional. Nematóides parasitas de plantas são uma das principais pragas da agricultura no mundo, causando graves perdas na produção em diversas culturas. Métodos de diagnósticos precisos, sensíveis, específicos e rápidos precisam ser desenvolvidos e/ou otimizados para auxiliar os serviços de fiscalização e quarentena, impedindo assim a entrada no país de pragas exóticas. O fitonematóide Ditylenchus dipsaci parasita mais de 450 espécies de plantas e variações intra-específicas são responsáveis pela existência de um complexo de raças, que são diferenciadas umas das outras pela taxa de multiplicação em hospedeiros seletivos. Trabalhos anteriores mostraram que apenas uma raça foi encontrada no Brasil, a raça de cebola (= alho), outras raças importantes como a da aveia; alfafa; feijão, se introduzidas poderão causar graves prejuízos a outras culturas. A correta identificação de espécies e raças de fitonematóides é essencial para evitar a introdução, o estabelecimento e a disseminação dessa praga, recomendando medidas de controle. A identificação de nematóides é tradicionalmente realizada com base em caracteres morfológicos, muitas vezes difícil de diferenciar, quando se trata de espécies muito próximas, e impossível, no caso de raças. Este projeto tem como objetivo principal utilizar ferramentas moleculares, como PCR, clonagen e sequenciamento, escolha de oligonucleotídeos específicos e mobilidade eletroforética dos ADNs heteroduplexes (HMA), na tentativa de identificar e diferenciar espécies e raças de Ditylenchus, assim como estudar a diversidade genética dessa praga. Espera-se com esse estudo obter resultados que possam auxiliar na proteção das culturas, evitando a entrada e/ou disseminação de .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador / Soraya Cristina Leal Bertioli - Integrante / Vera Lucia Perussi Polez - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
INOVAÇÃO E SUPORTE TECNOLÓGICO PARA A DEFESA FITOSSANITÁRIA NO BRASIL

Descrição: Promover o avanço científico e tecnológico na área de defesa fitossanitária é estratégico para o agronegócio nacional. O desenvolvimento de métodos para o diagnóstico de pragas devem dar suporte à identificação rápida e acurada de pragas quarentenárias ou de interesse econômico para o Brasil e, portanto, à inspeção e fiscalização do trânsito internacional de produtos vegetais. O estabelecimento de protocolos padronizados de diagnósticos que sejam aceitos pelas Organizações Nacionais e Regionais de Proteção de Plantas (ONPP e ORPP) e pela Organização Mundial do Comércio podem também auxiliar no desembaraço de produtos agrícolas brasileiros para exportação. Através do levantamento de fatores que afetam impactos econômicos de pragas com risco de introdução no Brasil é possível a simulação de seu comportamento e modelagem. Assim, consegue-se obter informações técnico-científicas de suporte às políticas públicas mais eficientes para o sistema de defesa fitossanitária governamental, e desta forma evitar prejuízos ao agronegócio nacional. A capacitação contínua de técnicos da EQGV é necessária para a manutenção da qualidade dos serviços prestados. Da mesma forma, o estabelecimento ou estreitamento de parcerias com centros de reconhecimento internacional nas diversas áreas de fitossanidade ou de suporte a estas são fundamentais para incrementar o desenvolvimento tecnológico de suporte à defesa fitossanitária. .
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Integrante / Marta A S Mendes - Integrante / Abi Soares dos Anjos Marques - Integrante / Arailde Fontes Urben - Integrante / Denise Návia Magalhães Ferreira - Coordenador / Olinda Maria Martins - Integrante / Vera Lucia Perussi Polez - Integrante / Dilson da Cunha Costa - Integrante / Norton Polo Benito - Integrante / Luiz Adriano Maia Cordeiro - Integrante / Gabriella Magarelli - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA O MONITORAMENTO E MANUTENÇÃO DA SEGURANÇA BIOLÓGICA DAS ESPÉCIES VEGETAIS, VISANDO A MELHORIA DO SISTEMA DE DEFESA AGROPECUÁRIO BRASILEIRO

Descrição: Dentre estas responsabilidades de uma organização oficial de proteção fitossanitária estão: a inspeção de cargas vegetais e de seus produtos envolvidos em trocas internacionais com vistas a prevenir a introdução e/ou disseminação de pragas; a proteção de áreas em perigo e a identificação, manutenção e vigilância de áreas livres ou de baixa prevalência de pragas; a manutenção da segurança fitossanitária de cargas antes da exportação; a distribuição, dentro do território da parte contratante, de informações sobre pragas regulamentadas e meios de preveni-las e controlá-las. Todas estas atividades podem ser fortalecidas com a participação dos fiscais agropecuários nos pontos de fiscalização da vigilância agropecuária (portos, aeroportos, correios etc.) e com o apoio fundamental de laboratórios oficiais e credenciados, pertencentes a rede nacional de laboratórios agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), capacitados tecnicamente a realizar análises de detecção, diagnóstico e identificação das pragas de risco para o país. Os procedimentos e protocolos de diagnósticos fitossanitários, utilizados hoje pelos laboratórios nacionais necessitam ser harmonizados internamente para estar em acordo com as normas internacionais, em especial a NIMF Nº 27, que trata dos protocolos de diagnóstico para as pragas regulamentadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Integrante / Abi Soares dos Anjos Marques - Integrante / Arailde Fontes Urben - Integrante / Denise Návia Magalhães Ferreira - Integrante / Olinda Maria Martins - Integrante / Vera Lucia Perussi Polez - Integrante / Dilson da Cunha Costa - Coordenador / Norton Polo Benito - Integrante / Luiz Adriano Maia Cordeiro - Integrante / Gabriella Magarelli - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Plataforma Tecnológica para o Sistema de Segurança Biológica Agrícola

Descrição: A Estação Quarentenária Vegetal (EQV) é de extrema importância para o sistema de pesquisa agrícola do país. Sua atribuição é a de analisar material vegetal de pesquisa intercambiado (importação, exportação e transito interno) que pode conter pragas de alto risco. Estas pragas podem comprometer o agronegócio brasileiro e a sua inserção no mercado mundial. Em caso de introdução de apenas uma praga quarentenária, além do impacto na agricultura, desastres ambientais e sócio-econômicos, podem, também, ocorrer. Os resultados obtidos no período de janeiro de 2005 a setembro de 2008 mostram a importância desta EQV. O total de acessos analisados para este período foi de 86.255, correspondendo a uma média mensal de 6.893 acessos, incluindo amostras fiscais. Nos materiais analisados um total de 2.608 pragas foi identificado e tratado, sendo que desse total, 142 foram exóticas ao país. Os principais produtos importados pelo país analisados na EQV foram: milho, cevada, feijão, algodão, amedoim, kiwi, pinus, soja, cedro, eucalipto, uva, mandioca, café, dendê, citros, girassol, pêssego, pimenta, prunus, canola, amaryllis, bismarckia, bromélia, lírio, tulipa, solo, romã, oliveira, cevada, trigo-duro, triticale, batata-inglesa. Estes materiais foram procedentes de: Estados Unidos, Holanda, Argentina, México, Chile, Costa Rica, Filipinas, Colômbia, Austrália, Bélgica, Itália, Tailândia, Uruguai, Peru, Angola, Coréia do sul, África do Sul, Paraguai, Portugal, Porto Rico, Quênia, Cuba, Alemanha, França, Japão, Índia, Israel..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Integrantes: Vilmar Gonzaga - Coordenador / Marta A S Mendes - Integrante / Abi Soares dos Anjos Marques - Integrante / Arailde Fontes Urben - Integrante / Denise Návia Magalhães Ferreira - Integrante / Olinda Maria Martins - Integrante / Vera Lucia Perussi Polez - Integrante / Dilson da Cunha Costa - Integrante / Norton Polo Benito - Integrante / Luiz Adriano Maia Cordeiro - Integrante.
Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Nematologia Brasileira
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Horticultura Ornamental (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Nematologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Defesa Fitossanitária.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados da Embrapa 1998, Empresa de Pesquisa Agropecuária.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONZAGA, V.2010GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Estudo Comparativo de Multiplicação In Vitro de Seis Espécies de Pratylenchus em Cilindros de Cenoura. Nematologia Brasileira, v. 34, p. 226-230, 2010.

2.
GONZAGA, V.2009GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Detecção de Pasteuria thornei em Pratylenchus brachyurus e P. zeae. Nematologia Brasileira, v. 33, p. 103-105, 2009.

3.
CHARCHAR, J. M.2007CHARCHAR, J. M. ; GONZAGA, V. ; VIEIRA, J. V. ; OLIVEIRA, V. R. ; MOITA, A.W. ; ARAGÃO, F. A. S. . Efeito da rotação de culturas no controle de Meloidogyne spp. em cenoura na região Norte do estado de Minas Gerais.. Nematologia Brasileira, v. 31, p. 173-179, 2007.

4.
TENENTE, R. C. V.2007TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; BOAS, L. L. C. . Avaliação de diferentes métodos para extração de cistos de Heterodera glycines de maostras de sementes de soja.. Nematologia Brasileira, v. 31, p. 72-77, 2007.

5.
CHARCHAR, J. M.2003CHARCHAR, J. M. ; GONZAGA, V. ; GIORDANO, L. B. ; BOAUT, L. S. ; REIS, N. V. B. ; ARAGAO, F. A. S. . Reação de cultivares de tomateiro à infecção por populações mista de Meloidogyne incognita raça 1 e M. javanica em estufa plástica e campo.. Nematologia Brasileira, Brasília, v. 27, n.1, p. 49-54, 2003.

6.
TENENTE, R. C. V.2002TENENTE, R. C. V. ; BOAS, L. L. C. ; GONZAGA, V. ; S NETO, S. ; ROCHA, H. . Reação de Clones de Bananeira (Musa spp.) ao Nematóide Meloidogyne incognita (Kofoid & White,1919) Chitwood,1949, Raça 2.. Horticultura Brasileira, Jaboticabal - SP, v. 13, n.4, p. 12-22, 2002.

7.
TENENTE, R. C. V.2000TENENTE, R. C. V. ; MANSO, E. C. ; GONZAGA, V. . Detected nematodes in imported plant germplasm in 1995 to 1998 years.. Nematologia Brasileira, Brasília, v. 24, n.1, p. 79-81, 2000.

8.
GONZAGA, V.1999 GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; PINHEIRO, F. P. ; RODRIGUES, V. ; TARCHETTI, P. . Eradication technique of plantt parasitic nematodes from infested maize, oat and rice seeds.. Nematropica, Florida, v. 29, n.1, p. 5-16, 1999.

9.
GONZAGA, V.1999GONZAGA, V. ; FONSECA, J. N. L. ; BUSTAMENTE, P. G. ; TENENTE, R. C. V. . Intercâmbio de germoplasma de cucurbitáceas. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 17, n.Suplemento, p. 6-9, 1999.

10.
GONZAGA, V.1995GONZAGA, V. . Nematóides na cultura da cebola. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 17, n.183, p. 51-53, 1995.

11.
GONZAGA, V.1994 GONZAGA, V. ; FERRAZ, S. . Seleção de plantas antagonistas a Meloidogyne incognita raça 3 e M. javanica. Nematologia Brasileira, Campinas, v. 18, n.1 e 2, p. 57-63, 1994.

12.
GONZAGA, V.1994GONZAGA, V. ; FERRAZ, S. . Efeito da incorporção da parte aérea de algumas espécies vegetais no controle de Meloidogyne incognita raça 3.. Nematologia Brasileira, Campinas, v. 18, n.1 e 2, p. 42-49, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TENENTE, R. C. V. (Org.) ; GONZAGA, V. (Org.) ; PALHARES, L (Org.) ; TENENTE, M. S. M. (Org.) . Bibliografia Brasileira de Nemtóides Volume II.. Brasília: Embrapa, 2002. v. 1. 386p .

Capítulos de livros publicados
1.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. . Táticas quarentenárias para o controle de doenças de plantas. In: Wilmar C da Luz. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 1999, v. 7, p. 259-270.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, C. S. ; GONZAGA, V. ; MAGALHAES, J. C. C. ; AMARAL, Z. P. S. ; COUTINHO, M. V. ; LIMA, L. H. C ; FRAZAO, H. S. ; SANTANA, E. F. ; PENALOZA, A. P. S. . O Programa de Manutenção, Qualificação e Calibração de Equipamentos e Instrumentos de Medição da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. In: Congresso da Qualidade em Metrologia, 2009, Sâo Paulo. ENQUALAB 2009, 2009. v. TT061. p. 1-5.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, A.S. dos A., ; GONZAGA, V. ; SANCHES, M. M. ; MENDES, M. A. S. ; VICENTINI, G. C. . A ameaça das doenças quarentenárias aos sistemas produtivos.. In: XLIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. Tropical Plant Pathology. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2011. v. 36. p. 1371-1373.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos ; TENENTE, R. C. V. . OCCURRENCE OF PRATYLENCHUS SPECIES IN DIFFERENT REGIONS OF BRAZIL. In: XLIII Onta Annual Meeting, 2011, Coimbra. XLIII Onta Annual Meeting, 2011. p. 153-153.

2.
AZEVEDO, B. ; RISSOLI, V.R.V. ; GONZAGA, V. ; CARES, J.E. ; TENENTE, R. C. V. . INTELLIGENT TEACHING ASSISTANT SUPPORTING NEMATODE LEARNING. In: XLIII Onta Annual Meeting, 2011, Coimbra, Portugal. XLIII Onta Annual Meeting, 2011. p. 105-105.

3.
MAGARELLI, G. ; GONZAGA, V. ; COSTA, D.C. ; POLEZ, V.L.P. ; SILVA, J. R. C. V. ; MALAQUIAS, J. V. ; CAMPOS, E. G. . Desenvolvimento e validação de método analítico para diagnóstico molecular de nematoides utilizando a técnica de PCR. In: XVI Congresso Brasileiro de Metrologia, 2011, Natal. Proccedings do XVI Congresso Brasileiro de Metrologia, 2011.

4.
ANDRADE, E. P. ; SANTOS, J. R. P. ; CARES, J.E. ; CORDEIRO, M. C. ; SABATO, E. O. ; GUIMARAES, P. E. O. ; GONZAGA, V. . Avaliação da resistência de linhagens e híbridos de minho a Pratylenchus brachyurus e P. zeae. In: XLIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2010, Cuiabá. Tropical Plant Pathology, 2010. v. 35. p. S211-S211.

5.
GONZAGA, V. ; FERREIRA, D.N.M. ; MAGARELLI, G. ; MARTINS, O.M. ; OLIVEIRA, M. R. V. ; COSTA, D.C. ; Marques, A.S.A. ; MENDES, M. A. S. ; URBEN, A.F. ; VILACA, R. ; BATISTA, M. de F. ; POLEZ, V.L.P. ; CORDEIRO, L.A.M. ; BENITO, N.P. . Fitopatógenos interceptados pela Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal da Embrapa em materiais intercambiados no ano de 2008. In: XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2009, Rio de Janeiro. Tropical Plant Pathology, 2009. v. 34.

6.
MARTINS, D. M. S. ; GONZAGA, V. ; COSTA, D.C. ; POLEZ, V.L.P. . MOLECULAR DIAGNOSTIC OF Ditylenchus dipsaci IN IMPORTED POTATO GERMOPLASM. In: II Congesso Internacional de Namatologia Tropical, 2009. Namatologia Brasileira. v. 33. p. 295-295.

7.
ANDRADE, E. P. ; CORDEIRO, M. C. ; GONZAGA, V. ; CARES, J.E. . Molecular characterization of populations of Pratylenchus spp. through PCR-RFLP. In: II Congesso Internacional de Namatologia Tropical, 2009, Maceio. Nematologia Brasileira, 2009. v. 33. p. 292-292.

8.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos ; TENENTE, R. C. V. ; MATOS, C.B. . Parasitismo de Pasteuria thornei em Pratylenchus brachyurus e P. zeae. In: XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2008, Belo Horizonte. Tropical Plant Pathology. Brasília, 2008. v. 33. p. S69-S69.

9.
OLIVEIRA JUNIOR, G. P. ; SOUSA, A. I. M. ; GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; ARAUJO, A. C. G. . ULTRASTRUCTURAL IDENTIFICATION OF Ditylenchus dipsaci. In: Simposio de Microscopia no Cerrado, 2008, Pirinópolis. Simposio de Microscopia no Cerrado, 2008.

10.
CONCEICAO, F. N. B. ; GONZAGA, V. ; RISSOLI, V.R.V. ; TENENTE, R. C. V. ; MARTINS, D. M. S. ; COSTA, D.C. . Elaboração de um sistema de informações como recurso computacional para as análises moleculares de fitonematóides. In: XIII ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 2008, Brasília. XIII ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 2008.

11.
CONCEICAO, F. N. B. ; RISSOLI, V.R.V. ; GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. . Bioenergia: Rastreabilidade de produtos interceptados e contaminados com fitonematóides. In: Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp, 2008. Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Unaerp.

12.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; CARES, J.E. ; RISSOLI, V.R.V. . Interception of Plant Parasitic Nematodes by the Quarantine Station of Embrapa, Brazil, in Imported Plant Material.. In: Fifth International Congress of Nematology, 2008, Brisbane. 5th International Congress of Nematology, 2008. p. 324-324.

13.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; PRATES, M. ; MARTINS, I. . Aplicação da técnica de criopreservação para espécies de Pratylenchus. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiânia. XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 105-105.

14.
RISSOLI, V.R.V. ; GONZAGA, V. ; SANTOS, T.O. ; SANTOS, J.T.S. ; TENENTE, R. C. V. . Utilização de um banco de imagens para identificação de nematóides de expressão econômica para o Brasil, com eêfase no grupo Pratylenchus.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007, Goiânia. XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2007. p. 120-120.

15.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; CARES, J. E. . NEMATODES DETECTED IN IMPORTED GERMPLASM BY BRAZIL IN THE YEAR OF 2006. In: 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA, 2007, Córdoba. 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2007. v. 39. p. 68-68.

16.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. . STANDARD OPERATIONAL PROCEDURE TO APPLY IN NEMATOLOGICAL LABORATORY OF EMBRAPA, BRAZIL. In: 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA, 2007, Córdoba. 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2007. v. 39. p. 68-69.

17.
RISSOLI, V.R.V. ; SANTOS, T.O. ; CARES, J. E. ; GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. . NEW TOOL TO SUPPORT THE IDENTIFICATION OF Ditylenchus SPECIES, BASED ON COMPUTER SCIENCE. In: 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA, 2007, Córdoba. 39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2007. v. 39. p. 97-98.

18.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos ; COSTA,, M. A. F. . Multiplicação de Pratylenchus spp. in vitro em cilindros de cenoura.. In: XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 2006, Salvador. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2006. v. 31. p. 208-208.

19.
GIMENES, R. ; BECARO, C. K. ; SOARES, P. L. M. ; BARBOSA, B. F. F. ; GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Estudo da patogenicidade de Dactylella sp. ao nematóide das lesões radiculares (Pratylenchus zeae). In: XXVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 2006. Nematologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2006. p. 62-62.

20.
BECARO, C. K. ; GIMENES, R. ; SOARES, P. L. M. ; BARBOSA, B. F. F. ; GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Avaliação da patogenicidade de Dactylella sp. ao nematóide das lesões radiculares dos citros (Pratylenchus jaehni). In: XXVI Congresso Brasileiro de Nematologia, 2006. Nematologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2006. p. 59-59.

21.
SLOMP, L. ; GONZAGA, V. ; PEREIRA, P. S. ; FRANCA, S. C. ; SINGARETTI, S. ; BELEBONI, R. O. . Atividade nematicida dos extratos de Tithonia diversifolia, Serjania erecta, Tabernaemontana catharinensis, Casearia sylvestris e Zeyheria montana.. In: XII Seminário Mineiro de Plantas Medicinais e VII Encontro da Rede Fitocerrado, 2006, Ituiutaba. XII Seminário Mineiro de Plantas Medicinais e VII Encontro da Rede Fitocerrado. Ituiutaba: Universidade do Estado de Minas Gerais, 2006.

22.
BECARO, C. K. ; SOARES, P. L. M. ; BARBOSA, B. F. F. ; GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Patogenicidade de Arthrobotrys musiformis e A. oligospora a Pratylenchus jaehni in vitro. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 117-117.

23.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Chave ilustrada para as espécies de Pratylenchus no Brasil com ênfase na distinção entre P. jaehni e espécies estreitamente relacionadas.. In: XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005, Piracicaba. XXV Congresso Brasileiro de Nematologia, 2005. p. 116-117.

24.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos . Identificação das principais espécies de Pratylenchus que ocorrem no Brasil. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2005, Brasília. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2005. v. 30. p. 171-171.

25.
SLOMP, L. ; GONZAGA, V. ; PEREIRA, P. S. ; FRANCA, S. C. ; MAURO, S. M. Z. ; BELEBONI, R. O. . Padronização de um novo bioensaio para a prospecção de bioinseticidas utilizando o nematóide Pratylenchus zeae. In: VI Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto, 2005, Ribeirão Preto. VI Congresso de Iniciação Científica e Pesquisa da Universidade de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2005.

26.
TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, R. V. ; GONZAGA, V. ; NASCIMENTO, H. I. . Computing System to Support the Nematological Analysis Of Imported Plant Germplasm by Brazil.. In: XV International Plant Protection Congress, 2004, Beijing. XV International Plant Protection Congress. Beijing: China Society of Plant Protection, 2004. v. 1. p. 19-19.

27.
TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, R. V. ; GONZAGA, V. ; NASCIMENTO, H. I. ; TENENTE, G.C. M. V . Nematological Research of Brazilian Bibliographical References Accessed Via Internet.. In: XV International Plant Protection Congress, 2004, Beijing. XV International Plant Protection Congress. Beijing: China Society of Plant Protection, 2004. v. 1. p. 21-21.

28.
TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, R. V. ; GONZAGA, V. ; NASCIMENTO, H. I. ; SILVA, J. F. V. . Study by computing system in nematological analysis of plant germplasm imported by Brazil from Asian countries, during the last 22 years.. In: XV International Plant Protection Congress, 2004, Beijing. XV International Plant Protection Congress. Beijing: China Society of Plant Protection, 2004. v. 1. p. 28-28.

29.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos ; SESSO, S. R. . Ocorrência de Pratylenchus vulnus ALLEN& JENSEN, 1951, em amarílis.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2004. v. 29. p. 198-198.

30.
GONZAGA, V. ; Santos, J. M. dos ; SILVA, V. R. . Espécie de Pratylenchus ocorrentes em diferentes culturas.. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sosiedade Brasileira deFitopatologia, 2004. v. 29. p. 217-217.

31.
TENENTE, R. C. V. ; MARINHO, V. de A., ; MARQUES, A.S. dos A., ; MENDES, M. A. S. ; BATISTA, M. de F. ; URBEN, A. F., ; FONSECA, J. N. L. ; MARTINS, A. M., ; GONZAGA, V. . Quarentena de Germoplasma Vegetal, Medida Fitossanitária para a Proteção da Agricultura Brasileira.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia,, 2003, Uberlândia. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2003. v. 28. p. 261-261.

32.
TENENTE, R. C. V. ; ENCINAS, V. B. ; TENENTE, G.C. M. V ; PALHARES, L ; GONZAGA, V. . Banco de dados bibliográficos sobre nematóides exóticos do grupo Xiphinema.. In: XXXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Recife. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2003. v. 27. p. 96-96.

33.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; MATTOS, J. K. A. . Detection and eradication of plant parasitic nematodes in imported germplasm in Brazil.. In: IV International Congress of Nematology, 2002, Tenerife. Nematology. Leiden: Brill Academic Publishers, 2002. v. 4. p. 161-161.

34.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PRATES, M. ; COSTA, M. ; J.G.DIAS, . Método de Fenwick aplicado à extração de cistos de diferentes tipos de solo infestado com Heterodera glycines.. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia,, 2001, Marília. Anaus do XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia,. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2001. p. 75-75.

35.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PALHARES, L. ; TENENTE, M. ; FERREIRA, B. . Bibliografia brasileira de nematóides - um novo catálogo para pesquisas no Brasil.. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001, Marília. ANAIS. XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2001. p. 128-128.

36.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; TENENTE, M. ; PALHARES, L. ; FERREIRA, B. . Catálogo de ocorrências de nematóides relatados em plantas no Brasil. Atualização.. In: Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001, Marília. ANAIS. XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2001. p. 129-129.

37.
TENENTE, R. C. V. ; PALHARES, L. ; GONZAGA, V. ; SOUZA, A. . Novo acervo bibliográfico sobre fitonematóides exóticos do grupo Heterodera. . Novo acervo bibliográfico sobre fitonematóides exóticos do grupo Heterodera.. In: Congresso Brasileiro de Nematologia, 2001, Marília. ANAIS. XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2001. p. 130-130.

38.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; CARNEIRO, R. G. ; PRATES, M. ; RAZUCK, R. C. ; COSTA, M. ; OLIVEIRA, L. . Nematóides detectados em material importado e sua erradicação - ano 2000.. In: XXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, Marília. ANAIS. XXIII Congresso Brasileiro de Nematologia. Piracicaba: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2001. p. 131-131.

39.
TENENTE, R. C. V. ; CARRIJO, O. A. ; GONZAGA, V. ; S NETO, S. ; CHAVES, A. ; AZEVEDO, I. . Water depth influences on development of banana clones (Musa spp.) and the interation in resistanc evaluation to Meloidogyne javanica.. In: XXXII Congresso da Organização dos Nematologistas da América Tropical, 2001, Varadero. Anais do XXXII Congresso da Organização dos Nematologistas da América Tropical (ONTA),, 2001.

40.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; SANTOS, D. ; SOUZA, I. . Aplicação da termo e quimioterapia para erradicação de nematóides em sementes de beterraba importadas.. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2001, São Pedro - SP. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2001. p. 341-341.

41.
BOAS, L. L. C. ; TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; SANT'ANA, G. F. ; S NETO, S. . Avaliação da resistência de clones de bananeira (Musa spp.) ao nematóide Meloidogyne incognita.. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. p. 76-76.

42.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; CARNEIRO, R. G. . Nematóides detectados em germoplasma importado - Ano 1999.. In: XXII Congresso Brasileiro de Nematologia, 2000, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Nematologia. Brasília: Sociedade Brasileira de Nematologia, 2000. p. 120-120.

43.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; BOAS, L. L. C. ; PRATES, M. . Uma metodologia promissora para detecção de cistos em sementes.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 337-337.

44.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; PRATES, M. . Eficiência do método de peneiramento a seco na detecção de cistos de Heterodera glycines em sementes de soja.. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2000, Belém. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2000. v. 25. p. 341-341.

45.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; TARCHETTI, P. ; RODRIGUES, V. . Erradicação de Ditylenchus dipsaci em sementes de milho importadas.. In: XXXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1999, Curitiba. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1999. v. 234. p. 347-348.

46.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PRATES, M. ; RAZUCK, R. C. . Comparação de métodos de extração de Aphelenchoides besseyi em sementes de Panicum maximum.. In: XXXII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1999, Curitiba. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1999. v. 24. p. 348-348.

47.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; SALES, H. ; BOAS, L. ; ROCHA, H. ; S NETO, S. ; PRATES, M. . Resistant clones of banana to the nematodes Radopholus similis.. In: XXXI Congresso da Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1999, San Juan. Nematropica. DeLeon Springs: Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1999. v. 29. p. 136-136.

48.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PRATES, M. ; RAZUCK, R. C. . The role of quarantine in plant parasitic nematodes in imported germplasm and EMBRAPA's activites in Brazil.. In: XXXI Congresso da Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1999, San Juan. Nematropica. DeLeon Springs: Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1999. v. 29. p. 135-136.

49.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PERON, A. M. ; RODRIGUES, V. ; TARCHETTI, P. . Eradication techinique of Ditylenchus dipsaci and Pratylenchus sp. from imported and infested maize seeds.. In: XXX Congresso da Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1998, Mendonza. Nematropica. Mendonza: Organização dos Nematologistas da América Tropical, 1998. v. 28. p. 28-28.

50.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; RODRIGUES, V. ; TARCHETTI, P. . Effect of thermal treatment in peanut vegetative material imported and infested by Pratylenchus sp.. In: XXX Congresso da Organização dos nematologistas da América tropical, 1998, Mendonza. Nematropica. DeLeon Springs: Organização dos nematologistas da América tropical, 1998. v. 28. p. 29-29.

51.
CHARCHAR, J. M. ; GONZAGA, V. ; GIORDANO, L. B. . Perda de produtividade de tomateiro causada por infecção de uma população mista de Meloidogyne incognita raça 1 e M. javanica.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1998, Fortaleza. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1998. v. 23. p. 303-303.

52.
RESENDE, J. C. F. ; GONZAGA, V. ; SALOMON, O. P. ; SILVA, M. P. . Qualidade de sementes de feijão (Phaseolus vulgares L.) nas fases de colheita, trilhagem e beneficiamento.. In: Congresso Brasileiro de Sementes, 1997, Foz do Iguaçu. Informativo Abrates. Foz do Iguaçu: Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes, 1997. v. 7. p. 190-190.

53.
GONZAGA, V. ; CARRIJO, O. A. ; SILVA, J. B. ; SATURNINO, H. M. . Avaliação de híbrido de tomate para indústria.. In: II Congresso Ibero Americano de Ciências Hortícolas, 1997, Vilamoura. Anais do II Congresso Ibero Americano de Ciências Hortícolas. Vilamoua: Sociedade Iberoamericana de Ciências Hortículas, 1997. v. 2. p. 232-232.

54.
GONZAGA, V. . Nematóides associados a bananeiras na região Norte de Minas Gerais.. In: XXX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1997, Poços de Caldas. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1997. v. 22. p. 326-326.

55.
CHARCHAR, J. M. ; GONZAGA, V. ; GIORDANO, L. B. ; ARAGÃO, F. A. S. . Infecção do tomateiro por Meloidogyne incognita raça 1 e M. javanica influenciando em perda de produtividade.. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1997, Manaus. Anais do Congresso Brasileiro de Olericultura. Manaus: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1997. v. 37. p. 37-37.

56.
CHARCHAR, J. M. ; GONZAGA, V. ; RODRIGUES, A. G. ; VIEIRA, J. V. ; RITSCHEL, P. S. . Rotação de cultura no controle de Meloidogyne incognita raça 1 e M. javanica em cenoura na região da Jaíba, MG.. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 1997, Manaus. Anais do Congresso Brasileiro de Olericultura. Brasília: Sociedade Brasileira de Olericultura, 1997. v. 37. p. 37-37.

57.
SILVA, J. T. A. ; GONZAGA, V. ; SATURNINO, H. M. . Efeito da incorporação de leguminosas sobre a produção do feijoeiro.. In: XXII Reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas, 1996, Manaus. Anais da XXII Reunião brasileira de fertilidade do solo e nutrição de plantas. Manaus: Sociedade Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 1996. p. 30-31.

58.
BOAUT, L. S. ; GONZAGA, V. ; SATURNINO, H. M. . Groundnut Ring Spot Tospovirus on Field Pepper (Capsicum annuum) in Janaúba - MG.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1994. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1994. v. 19. p. 285-285.

59.
GONZAGA, V. ; RODRIGUES, A. G. ; CUNHA, G. A. P. ; MIRANDA, F. R. . Comportamento de cultivares de abacaxi irrigado no Norte de Minas. In: XIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 1994, Salvador. Anais do Congresso Brasileiro de Fruticultura. Salvador: Revista da Sociedade Brasileira de Fruticultura, 1994. v. 1. p. 33-33.

60.
MOURA, A. B. ; GONZAGA, V. ; ROMEIRO, R. S. ; AMORIN, A. C. F. ; OLIVEIRA, J. R. . Surto epidêmico de uma bacteriose da bananeira em Janaúba, Minas Gerais, Brasil.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1993, Aracajú. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1993. v. 18. p. 278-278.

61.
GONZAGA, V. ; FERRAZ, S. . Reação de cultivares de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) a Meloidogyne javanica e a M. Incognita raça 3.. In: XXV Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1991, Rio de Janeiro. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1991. v. 16. p. 22-22.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BOAS, L.2000BOAS, L. ; TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; SANT'ANA, G. F. ; S NETO, S. . Avaliação da resistência de clones de bananeira ( Musa spp.) ao nematóide Meloidogyne incognita.. Nematologia Brasileira, Brasília, v. 24, n.1, p. 121-122, 2000.

2.
GONZAGA, V.2000GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; CARNEIRO, R. G. . Nematóides detectados em germoplasma importado - Ano 1999. Nematologia Brasileira, Brasília, v. 24, n.1, p. 112-112, 2000.

3.
TENENTE, R. C. V.2000TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; BOAS, L. ; PRATES, M. . Uma metodologia promissora para detecção de cistos em sementes.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, p. 337-337, 2000.

4.
GONZAGA, V.2000GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; PRATES, M. . Eficiência do método de peneiramento a seco na detecção de cistos de Heterodera glycines em sementes de soja.. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 25, p. 341-341, 2000.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, J. R. P. ; ANDRADE, E. P. ; COSTA, D.C. ; GONZAGA, V. ; CARES, J.E. . Comparison of two methods for in vitro multiplication of Radopholus similis and Pratylenchus brachyurus in carrot cylinders. Tropical Plant Pathology (Impresso), 2012.

Outras produções bibliográficas
1.
GONZAGA, V. ; TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, V.R.V. ; CONCEICAO, F. N. B. ; CARES, J. E. . RASTREABILIDADE NO BANCO DE DADOS SOBRE NEMATÓIDES PARA CULTURAS ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DE AGROENERGIA INTERCEPTADAS PELA QUARENTENA DA EMBRAPA, BRASÍLIA, DF.. Embrapa, 2009 (Boletim Técnico).

2.
TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, V.R.V. ; FERREIRA, D.N.M. ; GONZAGA, V. ; SANTOS, T.O. ; SANTOS, J.T.S. . TENENTE, R. C. V. ; RISSOLI, V. R. V. ; FERREIRA, Denise Navia Magalhães ; GONZAGA, V. ; SANTOS, T.O. ; Santos, J. T. da S. . Banco de Imagens de Pragas: Identificação de ácaros e nematóides de expressão econômica e quarentenária para a agricultura brasileira.. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Boletim Técnico).

3.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; MONTEIRO, A. R., ; CARNEIRO, R. M. D. G. . Detecção e Medidas de Erradicação de Nematóides Associados a Germoplasma Vegetal Introduzido na Forma Propagativa.. Brasília: EMBRAPA, 2002 (Boletim Técnico).

4.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; RAZUCK, R. C. ; MENDES, A. P. ; PRATES, M. . Aplicação da termo e quimioterapia para erradicação de nematóides em sementes de aveia importada.. Brasília: EMBRAPA, 1998 (Pesquisa em Andamentto).

5.
SOUTO, R. F. ; RODRIGUES, M. G. V. ; ALVARENGA, C. D. ; SILVA, J. T. A. ; MAENO, P. ; GONZAGA, V. . Sistema de produção para a cultura da bananeira prata-anã no Norte de Minas.. Belo Horizonte: Empresa de Pesquisa Agropecuári de Minas Gerais, 1997 (Boletim Técnico).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PALHARES, L ; TENENTE, M. S. M. ; RISSOLI, R. V. . Bibliografia Brasileira de Nematóides. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
GONZAGA, V. ; MENDES, M. A. S. ; PERON, A. M. ; PRATES, M. ; RAZUCK, R. C. . Desenvolvimento e adequação de métodos de erradicação de pragas quarentenárias.. 1999.

2.
TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. ; PERON, A. M. ; PRATES, M. . Seleção de clones de bananeira resisitentes aos nematóides Radopholus similis e Meloidogyne incognita.. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, D.C. ; GONZAGA, V. . Identificação de fitonematoides de importância econômica e Quarentenária para o Brasil. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GONZAGA, V. . IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E CRIAÇÃO IN VITRO DE NEMATÓIDES DO GÊNERO PRATYLENCHUS. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
TENENTE, R. C. V. ; TENENTE, G.C. M. V ; GONZAGA, V. ; SILVA, J. F. V. ; MATTOS, J. K. A. . Curso de Nematóides formadores de cisto em Soja. 2001 (Curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
FAVORETO, L.; Santos, J. M. dos; GONZAGA, V.; BOICA JUNIOR, A. L.; PANIZZI, R. C.; LAPERA, C. A. I.. Participação em banca de Luciany Favoreto. Taxonomia, interação patógeno-hospedeiro, estudo fitossanitário e denematização de sementes de gramíneas forrageiras.. 2008. Tese (Doutorado em Agronomia (Entomologia Agrícola)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Santos, J. M. dos; GONZAGA, V.; BOICA JR, A. L.. Participação em banca de Bruno Flávio Figueiredo.Avaliação do crescimento micelial e esporulação de Paecilomyces lilacinus e Dactylella sp. em diferentes meios de cultura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrária e Veterinárias/UNESP/Jaboticabal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Conservação e uso de recursos genéticos vegetais - CARICOM.Quarentena de Germoplasma Vegetal. 2011. (Encontro).

2.
I Workshop Manejo Fitossanitário na Cultura da Batata.Intercâmbio e Quarentena de Germoplasma Vegetal na EMBRAPA. 2011. (Encontro).

3.
XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Diagnose e terapia em fitopatógenos. 2009. (Congresso).

4.
Workshop - Nematóides das Lesões Radiculares.Caracterização e multiplicação in vitro de espécies de Pratylenchus. 2009. (Outra).

5.
XLI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. QUARENTENA DE NEMATÓIDES NO BRASIL. 2008. (Congresso).

6.
XXVII Congresso Brasileiro de Nematologia. Identificação das principais espécies de Pratylenchus que ocorrem no Brasil e multiplicação in vitro, em cilindros de cenoura. 2007. (Congresso).

7.
39 ANNUAL MEETING ORGANIZATION OF NEMATOLOGISTS OF TROPICAL AMERICA. NEMATODES DETECTED IN IMPORTED GERMPLASM BY BRAZIL IN THE YEAR OF 2006. 2007. (Congresso).

8.
Remote Pest Identification Technical Workshop. 2007. (Encontro).

9.
I Workshop sobre Validação de Métodos de Ensaios Biológicos. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, D.C. ; PINHEIRO, J. G. ; FURLANETTO, C. ; GOULART, A. M. C. ; CARES, J.E. ; CARNEIRO, R.M.D.G. ; TENENTE, R. C. V. ; GONZAGA, V. . 29 Congresso Brasileiro de Nematologia. 2011. (Congresso).



Outras informações relevantes


Responsável pelo Núcleo de Gestão da Estação Quarentenária de Germoplasma Vegetal - NEQGV, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/07/2014 às 8:28:28