Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8994500349624319
  • Última atualização do currículo em 06/10/2015


Possui mestrado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), cuja dissertação é nomeada: Níveis de Desenvolvimento Sócio-Afetivo e Cognitivo para a Construção da Identidade do Indivíduo- Correlações entre Moreno e Piaget e doutorado em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1994), com a Tese: Psicodrama e Construtivismo como uma Psicopedagogia- Estudos com crianças e Adolescentes. Ambas Orientadas pelo Prof. Doutor Lino de Macedo. Possui título de especialista em Terapia Familiar em Hospital, pela Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP (2004). Atualmente é professora colaboradora da Sociedade de Psicodrama de São Paulo- PUCSP e professora registrada por períodos no Instituto Sedes Sapientiae pelo Departamento de Psicodrama (DPSedes). Coordenadora Geral do DPSedes (gestão 2015-17). Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Psicologia da Infância do Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São paulo (UNIFESP) e Profa Colaboradora do Curso de Epecialiização em Psicodrama da Associação Paranaense de Psicodrama (Curitiba). Coordenou o Setor de Pesquisa da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae de 1995-1997 e a área de Pesquisa da Diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (gestões 2003-4; 2005-6). Coordenou a Criação e implementação do Curso de Educação Continuada em Psicodrama - Nível II e III (2008-09) do DPSedes e faz parte do grupo de Coordenação do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (desde 2004). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Social e da Personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: psicodrama, construção de conhecimento, relações interindividuais, construtivismo, desenvolvimento sócio-afetivo-cognitivo e sistêmica constutivista. Atua na área clínica, em consultório particular com crianças, famílias, adultos e grupos e na área de educação, formando psicodramatistas, por intermédio de orientação de suas monografias e supervisão de projetos sociais e clínicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler
Nome em citações bibliográficas
WECHSLER, M. P.F

Endereço


Endereço Profissional
Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP.
R. João Ramalho, 182
Perdizes
05008-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 38733155


Formação acadêmica/titulação


1990 - 1994
Doutorado em Psicologia.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Título: Psicodrama e Construtivismo como uma psicopedagogia - estudos copm crianças e adolescentes, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Lino de Macedo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
Palavras-chave: Matriz de Identidade; grupo; Psicodrama; Psicopedagogia; Relações Interindividuais; Jogo de papéis.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
1984 - 1989
Mestrado em Psicologia Escolar.
Instituto de Psicologia da USP.
Título: Níveis de Desenvolvimento Sócio-Afetivo e Cognitivo para a Construção da Indentidade do Indivíduo: Correlações entre Moreno e Piaget,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Lino de Macedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Construção de Conhecimento; Desenvolvimento sócio-afetivo-cognitivo; Moreno e Piaget.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Relações Interpessoais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Setores de atividade: Educação; Saúde humana e serviços sociais.
2001 - 2003
Mestrado profissional em Terapia Familiar em Hospital.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Da des-construção à re-construção de sentidos e funções: apresentação e análise do processo de terapia familiar numa família com paciente identificado com funcionamento psicótico, Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Maria Rita D´Ângelo Seixas.
Palavras-chave: Socionomia; Terapia Familiar Sistêmica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Setores de atividade: Educação; Atividades de atenção à saúde humana.
1985 - 1988
Especialização em Curso de Psicodrama.
Instituto Sedes Sapientiae.
Título: Um estudo sobre a formação da Identidade: Correlações entre Moreno e Piaget.
Orientador: Antonio Gonçalves dos Santos.




Atuação Profissional



Sociedade de Psicodrama de São Paulo- PUCSP, SOPSP-PUCSP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador
Outras informações
Além das aulas regulares de orientação de Monografias,sempre no 1o. semestre do 3o. ano(o curso tem 2 anos e 1/2), também dou Seminário de Pesquisa, disciplina que atende aos alunos que não acabaram suas monografias no tempo regular.

Atividades

03/1998 - Atual
Ensino, Pós-Graduação Latu sensu em Psicodrama: SOPSP-PUC, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Monografias

Instituto Sedes Sapientiae, DPS- SEDES, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor registrado por períodos
Outras informações
No período entre 1995-1997, exerci a função de Coordenadora do Setor de Pesquisa, Documentação e Publicação da Clínica Psicológica do Inst. Sedes Sapientiae, além de professora de Psicodrama do Departamento de Psicodrama

Atividades

03/1992 - Atual
Ensino, Curso de Psicodrama, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Supervisão sde atendimento Grupais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Relações Interpessoais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Nery, Maria da Penha2010Nery, Maria da Penha ; WECHSLER, M. P.F . Análise de Sociodrama para Pesquisa - uma proposta. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 18, p. 89-102, 2010.

2.
WECHSLER, M. P.F2007WECHSLER, M. P.F. Pesquisa e Psicodrama. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 15, p. 71-78, 2007.

3.
WECHSLER, M. P.F1998WECHSLER, M. P.F. Educação para o Século XXI - Métodos de Ação. Revista de Psicologia Catharsis, São Paulo, v. 20, p. 11-14, 1998.

4.
WECHSLER, M. P.F1997 WECHSLER, M. P.F. A Matriz de Identidade numa perspectiva Construtivista: locus de construção de conhecimento. Revista Brasileira de Psicodrama, São Paulo, v. 5, n.1, p. 21-28, 1997.

5.
WECHSLER, M. P.F1996WECHSLER, M. P.F; BERENSTEIN, J. . Construção de Conhecimento e Relações Interindividuais. Cadernos de Pesquisa, Registros e Anotações da Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, v. 06, p. 45-53, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WECHSLER, M. P.F. Psicodrama e Construtivismo - Uma leitura Psicopedagógica. 2a.. ed. São Paulo: Annablume, 1999. v. 1. 254p .

2.
WECHSLER, M. P.F. Relações entre Afetividade e Cognição: de Moreno a Piaget. 2a.. ed. São Paulo: Annablume, 1998. v. 1. 112p .

Capítulos de livros publicados
1.
WECHSLER, M. P.F. Os três Registros Lacanianos (Real, Imaginário e Simbólico) e a clínica psicodramática. In: Saltini, Cláudio; Flores, Herval Gonçalves. (Org.). Lacaneando - idéias, sensações e sentidos nos Seminários de Lacan. Rio de Janeiro: Wak, 2010, v. , p. 311-332.

2.
WECHSLER, M. P.F; WECHSLER, R. . Aspectos Sociais, Afetivos e Cognitivos da Saúde da Criança em Idade Escolar. In: Marcondes, Eduardo;Costa Vaz,Flavio Adolfo; Ramos, José Lauro Araújo; Okay, Yassuhito. (Org.). Pediatria Básica - Pediatria Geral e Neonatal. 9a.ed.São Paulo: Sarvier, 2002, v. tomo I, p. 623-625.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WECHSLER, M. P.F. O Jogo de papéis na perspectiva do teatro Terapêutico e a busca de uma Identidade: Atualizando as cenas. In: XI Congresso Brasileiro de Psicodrama e 4o. Encontro Latino Americano de Psicodrama, 1998, Campos de Jordão. Anais XI Congresso Brasileiro de Psicodrama e 4o. Encontro Latino Americano de Psicodrama - FEBRAP, 1998. v. 1. p. 240-256.

2.
WECHSLER, M. P.F. Psicodrama e Construtivismo: um modo de se conceber a aquisição de conhecimento. In: 1o. Congresso IberoAmericano de Psicodrama, 1997, Salamanca. Anais 1o. Congresso IberoAmericano de Psicodrama. Salamanca: Instituto de Estudios de Iberoamérica y Portugal e Universidad de Salamanca, 1997. v. 1. p. 821-828.

3.
WECHSLER, M. P.F. Um estudo sobre a Formação da Identidade do Indivíduo: Correlações entre Moreno e Piaget. In: VI Congresso Brasileiro de Psicodrama, 1988, Salvador. Anais 6o. Congresso Brasileiro de Psicodrama - FEBRAP, 1988. v. 1. p. 47-79.

Apresentações de Trabalho
1.
WECHSLER, M. P.F. Coordenadora da Atividade Sociodrama - Tempo para o Tempo - em Espaços Públicos Fechados - Ciclo em Cena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WECHSLER, M. P.F. Mesa Redonda- Processamento na Clínica de Crianças - Apresentadora e Debatedora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
WECHSLER, M. P.F. Trans-Formações - Como Fazer Pesquisas- Papel de Articuladora. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
WECHSLER, M. P.F. Coordenadora da Roda de Orientadores - O Processo de Construção de Monografias. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
WECHSLER, M. P.F; DAVOLI, C. ; MAURO, Mônica ; MARRA, Marlene ; GREEB, M. ; BAPTISTA, M. . course with 2 sessions - Social Interventions: Practices with Large Groups in Comunities and Public Spaces. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
WECHSLER, M. P.F. Coordenadora do Sociodrama que reuniu todos Diretores, Egos-Auxiliares e participantes da Comunidade em Cena. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
WECHSLER, M. P.F; NEMENZ, Rina . Sociodrama na Comunidade em Cena - Grupo de Kardecista de Terceira Idade"- Ego-Auxiliar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
WECHSLER, M. P.F; SOUZA, Andrea Cláudia ; BOBLAT, Gilvanice, ; DUARTE, M ; MONTEIRO, R.F. . Coordenadora da Atividade: AQUECIMENTO PARA COMUNIDADE EM CENA E PROTOCOLO DE PESQUISA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
WECHSLER, M. P.F. Pesquisa Psicodramática: Da Des-Construção à Re-Construção de Sentidos e Funções: Recortes do processo de Terapia Familiar numa família com paciente identificado com funcionamento psicótico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
WECHSLER, M. P.F; MARINO, M. ; FAVA, S. R. S. ; SGORBISSA, M. L. . Apresentadora da Pesquisa Socionômica em Co-Criação - Comunidade em Cena. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
WECHSLER, M. P.F. Apresentadora da Atividade Pesquisa Socionômica: Da Des-Construção à Re-Construção de Sentidos e Funções: Recortes do processo de Terapia Familiar numa família com paciente identificado com funcionamento psicótico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
WECHSLER, M. P.F. Atividade Científica: Diálogos Psicodramáticos: PESQUISA E PSICODRAMA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FAVA, S. R. S. ; WECHSLER, M. P.F ; MARINO, M. ; SGORBISSA, M. L. . TEXTO FRAGMENTOS: DA CONSERVA CULTURAL À RE-CRIAÇÃO Responsabilidade DEC (Diretoria de Ensino e Ciência da FEBRAP gestão 2003-2004). 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
WECHSLER, M. P.F. A Pesquisa-Ação e o Métodos Socionômicos: uma Conexão Possível. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
WECHSLER, M. P.F; WECHSLER, R. ; SEIXAS, M.R. ; VIEIRA, D. F. . Coordenadora\Diretora do Sociodrama feito na Ong Ação Social Técnica (AST) - Comunidade em Cena 14. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
WECHSLER, M. P.F. Processo de Produção de Conhecimento que responda a uma demanda de Necessidade de Aprendizagem em relação ao Planejamento Familiar, Sexualidade e Afetividade a partir de 4 regiões Brasileiras. mimeografado, 1997 (Projeto: práticas de IEC em Temas de Planejamento Familiar para Grupos Comunitários).

Demais trabalhos
1.
WECHSLER, M. P.F; MARINO, M. ; SGORBISSA, M. L. ; FAVA, S. R. S. . Pesquisa Comunidade em Cena. 2004 (Pesquisa em andamento) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REZENDE, M.M.; OLIVEIRA, V.B.i; WECHSLER, M. P.F. Participação em banca de Andrea Cláudia de Souza. " Programas de Escola Promotora de Saúde: Estudo com ". 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia da Saúde) - Universidade Metodista de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
L´ABBATE, S.; WECHSLER, M. P.F; NUNES, E. D.; RODRIGUES, H.B.C.. Participação em banca de Luiz Carlos Contro. "Grupos de Apoio ao Processo de Trabalho em Saúde: articulações teórico-práticas entre Psicodrama e Análise Institucional". 2009. Tese (Doutorado em Departamento de Medicina Preventiva e Sociual\FCM) - Universidade Estadual de Campinas.




Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Beatriz Antunes Petrilli. "Experimentar, Sentir , Viver e Processar: Articualções sobre o caminhar na construção do Papel de Diretor de Psicodrama e as Teorias psicodramáticas de desenvolvimento e aprendizagem humana". 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama - Nível I) - Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

2.
Sandra Forjaz Lesbaupin. "Da Adolescência à busca da Identidade de um Adulto-Jovem: O Processo de Transformação na Psicoterapia Psicodramática Bipessoal". 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama Nível II) - Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

3.
Camila Young da Silva. " O Psicodrama como abordagem teórico-metodológica de intervenção Psicossocial em uma ONG do minicípio de São José dos Campos". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

4.
André Marcelo Dedomenico. "Processos de Subjetivação: uma produção de pensamento a partir de uma prática psicodramática num Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama Nível II) - Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

5.
Fernanda Mendes Aguiar da Matta. "Dialogando com os Sentidos da Drogadição para os Pacientes internados numa Instituição de Recuperação: Uma Aabordagem Psicodramática". 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

6.
Marina Amadeu Batista Bragante. Grupo Auto Dirigido como espaço de intersecção entre o pedagógico e o terapêutico: uma reflexão a partir da prática". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

7.
Debora Pereira Lima. "Do Barco à deriva ao estabelecimento de rotas: encontros e desencontros entre Diretor Psicodramatista e Grupo de Educadores do NPPE Campo Limpo". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

8.
Rina Cleide Nemenz. " Psicodrama e Jogos Infantis: Reflexões acerca de psicoterapia com crianças a partir de uma experiência como terapeuta estqagiária na Clínica do Istituto Sedes Sapientiae". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama - Nível I) - Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

9.
Cristiane A. de Moraes. " O Ego-Auxiliar contribuindo para a visibilidade do co-inconsciente grupal : apresentação e reflexões das oficinas de criatividade e espontaneidade do programa de educação para jovens e adultos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

10.
Edson dos Santos Junior. "O Drama em Jogo: tornando orgânico o ensino de ciências e biologia". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

11.
Jonas Wolff. " Abrindo portas para a construção dos valores humanos numa empresa privada: apresentação e reflexões a partir da prática sociodramática". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

12.
Maria Lucia V.Cacavallo. "Reaprender a brincar- o resgate da imaginação no cotidiano da escola de educação infantil". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

13.
Thales M. G. Vidal. "A re-significação dos vínculos do assistente social no exercício da construção e no desenvolvimento do Papel: um estudo de caso e acompanhamento do serviço social". 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

14.
Maria Lúcia Narciso Russo. "O Teatro de Reprise na perspectiva do Ator e Diretor: semelhanças e diferenças". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

15.
Renata Lira Miranda Palmiere. "Do Homem Invisível ao Homem Inteiro: a socionomia como palco para a educação corporqativa e desenvolvimento pessoal". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

16.
Vera Lúcia de Oliveira. "O Processo Sociodramático na co-construção da autonomia: experiências no Programa de Garantia de Renda Familiar Mínima no Município de Guarulhos". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

17.
Adriana Garcia. "Os Métodos Socionômicos como facilitadores na resignificação das narrativas de adolescentes de baixa renda". 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama - Nível I) - Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

18.
Daniela Teles Rosso. "Caminhando em direção a uma parceria entre avaliadores e grupo de candidatos: relato de uma experiência dfe um processo seletivo para cargos gerenciais de um hospital privado". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

19.
Isabella Vilarinho de Souza. "Contadores de Histórias: o resgate de personagens significativos através do Psicodrama". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

20.
Letusa de Albuquerque Cardoso. "O Olhar Psicodramático na Formação Inicial do Papel de Consultores de Serviços Financeiros". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

21.
Vanderlei Banci. "Canto Coral e Sociodrama na formação continuada de educadores da rede municipal de ensino". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

22.
Tatiana Guz. O Acompanhamento Terapêutico da perspectiva do Fonaudiólogo Sócio-psicodramatista". 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

23.
Clovis Paes Marques. O Corpo em Relação: O Encontro entre Psicodrama e Fisioterapaia. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE -PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

24.
Sandra Maria Alencar. Jogo Dramático como possibilidade de Investigação para o Levantamento de Necessidades e Dificuldades de Operadores de produção numa empresa privada: Uma poposta sociodramática para diagnóstico da empresa. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

25.
Luis Alberto Mendes de góes. Psicodrama e celebração: Um resgate da espiritualidade. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

26.
Marisa Markunas. A Socionomia no Desenvolvimento do Papel Profissional de Atleta. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

27.
Maurício Arroyo Torselli. O Psicodrama como facilitador do processo de ensino-Aprendizagem em um Trabalho de Orientação Sexual. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

28.
Marcia Guirão Pires Rogério. Proposta Sócio-psicodramática para o desenvolvimento dos Recursos Humanos na PUC-SP. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

29.
Maria Christina Ribeiro Pinto. Terapia Familiar Sociodramática Sistêmica como método de tratamento para pacientes com insônia: relato e reflexão sobre um caso. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

30.
Danielle Giacometti Nagy. O Psicodrama na Fonoaudiologia Educacional: Reflexões sobre um atendimento em grupo com deficientes mentais numa Instituição privada. 2001. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pos-Graduação Latu Sensu em Psicodrama) - COGEAE-PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

31.
Alexandre Campos de Souza. "O Teatro Espontâneo virtual: atualizando e refletindo sobre possibilidades". 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

32.
Cátia Cristina Suarez Ferraz. "O Axiodrama desvelando valores e possibilitando uma praxis profissional mais integrada: experiência com grupos de jovens no Centro de Pastoral da Juventude Anchietanum". 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

33.
Clotilde Martins Carmona. "Um Olhar psicodramático sobre os atravessamentos institucionais\sociais no desenpenho do Papel de Assistente Social. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

34.
Elenice Etsuko H. Ueda. "A abordagem psicodramática em educação facilitando o ensino e a aprendizagem". 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

35.
Maria Estela Severino Faustino. "Projeto Mulheridade: O Psicodrama na construção de grupos de espera no serviço público de saúde". 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

36.
Regina Aparecida Guimarães. " O Papel do Diretor Psicodramáticono no trabalho em uma Comunidade de adultos: o resgate da potência". 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

37.
Ana Duarte Lenotti. "O Psicodrama como facilitador da passagem da 4a. série para a 5a. série do ensino fundamental: trabalhos com educandos e educadores num contexto de orientação educacional". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

38.
Carmela Pecoraro. "O Ego-Auxiliar no trabalho de comunidade". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

39.
Emília Celina Buccieri Pedote. "Psicodrama como agente facilitadordas relações interpessoais de alunos de 5a. série numa escola estadual". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

40.
Henry Jasinowodolinski. "O Teatro de Reprise na perspectiva do ator". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

41.
Maria Ines Santos. "O desenvolvimento de pessoal na empresa: uma experiência de jogo dramático com enfoque axiológico". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

42.
Marly Batista dos Reis. "Adolescentes que sabem que fazem a vida: das contribuições de um processo educativo". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.

43.
Silvia de Oliveira Shunemann. "O desenvolvimento do Papel de Educadores numa perspectiva socionômica - o trabalho no Centro Comunitário Casa Mateus". 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicodrama) - Sociedade de Psicodrama de São Paulo e COGEAE PUCSP. Orientador: Mariangela Pinto da Fonseca Wechsler.



Outras informações relevantes


Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Diretoria de Ensino e Ciência da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP), gestão 2002-2004;

Membro da Associação Internacionalde Psicoterapia de Grupo (IAGP)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 20:17:42