Carlos Alberto Marques

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3495241443602221
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professor Titular junto ao Dep. de Metodologia de Ensino (MEN/CED/UFSC, desde 1998). Licenciado, Bacharel (1988), Mestre em Química pela UFSC (1991) e Doutor em Ciências Químicas (Universitá degli Studi di Venezia, Itália -1995). Pós-doutorado em Ensino da Química Verde (Itália, 2010). Diretor do Centro de Educação-CED (2002-2008), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) (2012-2016). Diretor da Divisão de Ensino da Soc. Brasileira de Química (2014-2016), Chefe do Departamento MEN (1999-2001). Ministra aula na Licenciatura em Química (Metodologia e Prática de Ensino) e na Pós-Graduação (PPGECT) (Metodologia da Pesquisa e Ensino de Ciências: contribuições da epistemologia). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, ensino de química, ensino da química verde, enfoque CTS-A e perspectiva freireana de educação. Bolsista PQ CNPq. Em pós-doutoramento na Faculdade de Ciências, Universidade do Porto (Portugal), 2017/2018, tema: Domínios e padrões da Química Verde: implicações ao seu ensino (Capes). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Alberto Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.
Campus Universitário
Trindade
88040970 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37214181
Ramal: 6420


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Dottorado di Richerca in Scienze Chimiche.
Universita Degli Studi Di Venezia, U.D.S.V., Itália.
Título: Degradazione per via Chimica di Composti Organici Conteneti Alogeni, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Pietro Tundo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Hydrodehalogenation Of Polyhalogenated Aromatics; Hydrodehalogenation Of Polyhalogenated Benzenes; Hydrodehalogenation Under Multiphase Conditions; Hydrodehalogenation With Pd/C; Hydrodehalogenations Of Aryl Halides.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Fabricação de Produtos Químicos Orgânicos.
1989 - 1991
Mestrado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Preparação de Derivados da 2,2,2-Tricloro-1-Arilatanonas e da 1,1,1-bis-Tricloroacetona,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: CESAR ZUCCO.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Reaction Of Hexachloroacetones.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1984 - 1988
Graduação em Licenciatura Em Química.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2010
Pós-Doutorado.
Università Ca' Foscari Venezia, UNIVE, Itália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências / Especialidade: ensino de química.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Recém-doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Recém doutor do CNPq, junto ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, ministrando a disciplina Qualidades de Águas I e no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, ministrando a disciplina Métodos Analíticos e Instrumentais.



Linhas de pesquisa


1.
Experimentação no Ensino de Química

Objetivo: Discutir e investigar o papel das ativiades experimentais no ensino de química e as perspectivas pedagógicas, epistemológicas e ambientais de sua inserção nos processos de formação de professores de química.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: experimentação no ensino de ciências; Formação de Porfessores; Licenciaturas.
2.
Formação de Professores de Química

Objetivo: Investigar e discutir os processos formativos dosprofessores de química, bem como a atuação dos mesmos nas redes de ensino..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: formação de professores; currículo.
3.
Ensino de Química na Perspectiva da Química Verde

Objetivo: Discutir as possbilidades e dificuldades do ensino de química na perspectiva da química verde e os processos atuação e de formação inicial e continuada de professores, a partir desta perspectiva..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e de Química.
Palavras-chave: Química Verde; formação de professores.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inserção das dimensões sociocientífica e socioambiental em cursos técnicos de instituições públicas mato-grossenses: contribuições do enfoque Ciência-Tecnologia e Sociedade

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza em 13/03/2017.
Descrição: A pesquisa, organizada em Rede, é de natureza qaulitativa e empírica, buscando investigar sobre a inserção das dimensões sociocientífica e socioambiental no ensino e para a formação de profissionais técnicos (ensino técnico) de duas instituições públicas de educação profissional mato-grossenses. A questão de pesquisa é: Quais as contribuições da inserção de temas sociocientíficos e socioambientais ? que vislumbrem a formação da consciência crítica dos sujeitos ? para o ensino de cursos técnico?Como resultados, espera-se a caracterização do modo como temas sociocientíficos e socioambientais encontram-se inseridos em cursos do ensino técnico ? tanto pela análise dos projetos pedagógicos de cursos quanto pelas compreensões sobre CTS expressas por professores e estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Domínios e padrões da Comunidade Epistemológica QV: convergências e particularidades ao Ensino da Química Verde
Descrição: O projeto constitui-se em uma proposta de pesquisa, teórica e empírica, sobre os fundamentos da Química Verde (QV) e sua inserção no ensino de química e na formação do químico, especialmente professores. Busca-se analisar produções científicas e relatos de experiências, disponíveis na literatura da área da Química, da Educação e da Educação Científica, produzidos pela Comunidade Epistemológica QV, caracterizando e problematizando as convergências e particularidades em seus domínios e padrões, bem como as ressonâncias destes ao/no ensino da QV em cursos de Química no país. Associando-se às várias trabalhos de nosso Grupo de Pesquisa (GIEQ/UFSC), o presente estudo se localiza nas discussões temáticas envolvendo os doze princípios da QV; aos princípios da prevenção, precaução, da incerteza científica e dos postulados termodinâmicos, os quais tem o fito de contribuir com a construção de um quadro teórico-metodológico a esse respeito e, principalmente, apoiar o ensino da QV. No âmbito do tema desse Projeto convergem ainda outros estudos investigativos de componentes do Grupo, cuja natureza e objetivos se associam à melhoria da educação científica que se somam aos esforços societários em prol da sustentabilidade ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Adélio A.A.S.C. Machado - Integrante / Fábio Peres Gonçalves - Integrante / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Anelise Maria Regiani - Integrante / Aniara Ribeiro Machado - Integrante / Leonardo Victor Marcelino - Integrante / Leila Cristina Aoyama Barbosa - Integrante / Carolina dos Santos Fernandes - Integrante / Eduardo Antônio Zampiron - Integrante / Franciani Becker Roloff - Integrante / Nádia Magalhães da Silva Freitas - Integrante / Patricia Link Runtzel - Integrante / Gustavo Gaciba da Silva - Integrante / Nicolle Ruppenthal - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Educação Química para a Sustentabilidade Ambiental: relações entre postulados e princípios clássicos e emergentes da Química
Descrição: Constitui-se de ema pesquisa teórica e empírica relativa ao tema da sustentabilidade ambiental no âmbito da Química. Busca-se evidenciar e analisar ideias, correntes de pensamentos, produções científicas, argumentos e resultados de pesquisa no campo educacional, sobre a importância de postulados e princípios clássicos e emergentes da Química, como os da Química Verde, da Termodinâmica e da Precaução, salientando suas implicações a essa ideia-conceito, isto é, à busca da Sustentabilidade Ambiental e de uma Educação Química Ambientalmente Sustentável.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Eduardo Antônio Zanpiron - Integrante / Rejane Maria Ghisolfi da Silva - Integrante / Fábio Peres Gonçalves - Integrante / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Anelise Maria Regiani - Integrante.
2011 - 2013
EDUCAÇÃO QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA QUÍMICA VERDE E DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Descrição: O projeto abrange dois eixos de atuação. O primeiro constitui-se em uma investigação sobre situações de ensino envolvendo professores de Química visando evidenciar e discutir estilos de pensamento sobre sustentabilidade ambiental associada à Química, particularmente sobre atividades orientadas pela perspectiva da Química Verde. O outro, relaciona-se a estudos e processos formativos envolvendo a temática da sustentabilidade ambiental na educação química, problematizando e racionalizando os resultados dessa e de outras pesquisas, via intercâmbio de pesquisadores do GIEQ (PPGECT-UFSC) e professores do Departamento de Química da Universidade do Porto (PT)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estilos de Pensamento sobre Sustentabilidade Ambiental na Educação Química
Descrição: O projeto constitui-se em uma pesquisa sobre os estilos de pensamento de professores de química sobre o conceito de sustentabilidade ambiental, discutindo as implicações deste nos processos de educação Química. Para tanto, tomar-se-á as contribuições da epistemologia do conhecimento de Ludwik Fleck e especialmente os aportes da Química Verde (QV). A análise dos dados será conduzida pela análise documental, e pela Análise Textual Discursiva no tocante as entrevistas com professores pertencentes às grandes áreas da Química, da QV e da Química Ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Sustainable Education and Environmental Development (SEED) in Latin America - IUPAC
Descrição: Green Chemistry provides a fertile field for cooperation, as it covers many aspects of modern chemistry and creates a real basis for sustainable development. Two previous IUPAC have been completed in these topics: a book on Green Chemistry in Latin America (Eds. Pietro Tundo and Rita Hoyos de Rossi IUPAC project 2002-064-1-300) and the translation from Italian to Spanish by Patricia Vázquez of book Introduzione alla Chimica Verde (IUPAC project 2005-015-1-300). There are several Green Chemistry national networks in developing countries, but it is necessary to make a solid effort to build up a large network covering all Latin America. The thematic points on which the project is based are related to the three spheres of interaction that are the very basis of human and social development: The relation to ourselves, to others and to the environment. We have to deal with complex issues arising from activities such as climate change, diminishing biodiversity, irresponsible exploitation of resources, peaking of oil production, pollution, resource depletion and concentration, risks of alienation from fellow humans and of destroying Earth as we know it. The question that needs addressing from an educational and scientific perspective is: How do we approach the critical analysis and implementation of the various solutions that are advanced such as alter-globalization, community-supported agriculture, eco-development, ecological economics, industrial ecology, life-cycle assessment, organic production, amongst others? Today several Latin-American countries are working on Green Chemistry topics but the quality of their efforts and results needs improvement. Project SEED includes a different and attractive way to enter into these topics..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
As questões ambientais nos Cursos de Licenciatura em Química no Brasil: perspectivas, avanços e desafios
Descrição: O projeto pesquisa tem como objetivo discutir o tratamento dado às questões ambientais nos programas de ensino em cursos Licenciatura em Química no país, com ênfase na região sul e sudeste. Pretende-se investigar e discutir os enfoques adotados nos estudos das questões ambientais, bem como as visões de meio ambiente e de Ciência presentes nos programas de ensino e no material didático das diferentes disciplinas dos cursos selecionados. O referencial analítico principal é o da Química Verde e as discussões atuais relativas à Educação Ambiental. A análise dos dados será conduzida pela análise documental e as entrevistas com professores pela Análise Textual Discursiva.. Carlos Aberto Marques - Coordenador / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / José Carlos Gesser - Integrante / Joanez Aparecida Aires - Integrante / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Vânia Gomes Zuin - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Juliana Cardoso Coelho - Integrante / Adriana Lopes Leal - Integrante / Joanez A. Aires - Integrante / Renata Hernandez Lindemann - Integrante / Fábio, Peres Gonçalves - Integrante / Maria do Carmo Galiazzi - Integrante / Yunes, Santiago - Integrante / Gesser, José Carlos - Integrante / Zuin, Vânia G. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
PROCESSOS AVALIATIVOS NACIONAIS COMO SUBSÍDIOS PARA A REFLEXÃO E O FAZER PEDAGÓGICOS NO CAMPO DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Descrição: compreender a relação entre sistemas nacionais de avaliação, com ênfase no ENEM, seus princípios, instrumentos e resultados, assim como outras bases de dados sobre educação do INEP, como o Censo Escolar, e micro-análises de sala de aula ou da realidade e das condições locais, como subsídios para elaborações de práticas e reflexões pedagógicas e curriculares pelo professor; 2. compreender como professores da rede pública representam, interpretam e utilizam bases de dados do INEP na relação com seu trabalho pedagógico; 3. compreender o sistema nacional de avaliação de aprendizagem representado pelo ENEM, a partir de três eixos complementares: as representações de leitura da ciência, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e da noção de interdisciplinaridade que esse sistema subentende; 4. contribuir para construir política de formação de professores para a área de ciências da natureza. . Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 2) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Demetrio Delizoicov - Integrante / Sylvia Maestrelli - Integrante / Irlan von Linsingen - Integrante / Carlos Alberto Marques - Integrante / Henrique César da Silva - Integrante / Alice Pierson - Integrante / Suzani Cassiani - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Integrante / Suzani Cassiani - Coordenador.
2007 - 2009
A problematização acerca da experimentação no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química
Descrição: A pesquisa visa contribuir na sinalização de possibilidades para a abordagem e a problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional dos formadores e na formação inicial de professores de química. Buscar-se-á autores ou co-autores, docentes das disciplinas integradoras e das grandes áreas da química, em cursos de licenciatura em química que publicam artigos científicos (resumos, capítulos de livros, livros didáticos, artigos completos, etc.) sobre temas de experimentação no ensino de ciências naturais. O período investigado será de 1997 a 2007. A interpretação qualitativa das informações se sustentará nos princípios da análise textual discursiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Fábio, Peres Gonçalves - Integrante.
2007 - 2008
A perspectiva agroecológica no ensino de química em escolas do campo de Santa Catarina
Descrição: A pesquisa visa discutir e investigar como e quais são as articulações entre o currículo escolar do campo os princípios da agroecologia e da química verde, materializados no ensino da química. Para tanto estar-se-á acompanhando o ensino de químca e outra disciplinas científico-técnicas de uma escola técnica em agroecologia e de ensino médio do campo na Região de Fraiburgo (SC)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Renata Hernandez Lindemann - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Mobilidade Internacional para o fortalecimento e diversificação cultural das licenciaturas em Ciências Biologicas e em Química ? UFSC
Descrição: Programa de Licenciaturas Internacionais - Capes envolvendo alunos dos Cursos de Licenciatura em Química e de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade de Coimbra (Portugal).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Carlos Alberto Marques - Coordenador / Fábio, Peres Gonçalves - Integrante / Santiago Francisco Yunes - Integrante / Maria Risoleta Freire Marques - Integrante / Kieiv Resende M. de Sousa - Integrante / Carlos José de Carvalho Pinto - Integrante.
2013 - Atual
Green Chemistry in Higher Education: toward a green chemistry curriculum for Latin American and African universities
Descrição: Contributing to permanently establish Green Chemistry as a component of the training of Chemistry professionals in their initial courses and to promote the public understanding of Green Chemistry principles by showing their involvement in most aspects of common life and current demands nowadays;.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso)


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2013
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: Química Nova na Escola (Impresso)
2004 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2008 - Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
2012 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2010 - Atual
Periódico: Alexandria (UFSC)
2010 - Atual
Periódico: INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS. IMPRESSO)
2012 - Atual
Periódico: CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE)


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina
2005 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Verde.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências e de Química.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Inglês
Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:32
Total de citações:510
Fator H:12
Marques CA  Data: 20/12/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARQUES, C. A.2018MARQUES, C. A.; MACHADO, A. A. S. C. . Una visión sobre propuestas de enseñanza de la Química Verde. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 17, p. 19-43, 2018.

2.
LAMBACH, Marcelo2018LAMBACH, Marcelo ; SILVA, A. F. G. ; MARQUES, C. A. . Avaliação de processos para a formação docente fundamentados na perspectiva dialógico-problematizadora: categorias de análise. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), p. 1, 2018.

3.
MARCELINO, L. V.2018MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. . CONTROVÉRSIAS SOBRE OS TRANSGÊNICOS NAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 20, p. e9253, 2018.

4.
GONÇALVES, F. P.2017GONÇALVES, F. P. ; MACHADO, A. ; GUAITA, R. I. ; PINTO, R. ; PIRES, T. ; YUNES, S. F. ; MARQUES, C. A. . La dimensión ambiental de la experimentación en la enseñanza de la química: consideraciones sobre el uso de la métrica holística «estrella verde». Educación Química, v. 28, p. 99-106, 2017.

5.
MARCELINO, L. V.2017MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. . ABORDAGENS EDUCACIONAIS DAS BIOTECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS DA ÁREA. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 22, p. 61-77, 2017.

6.
MARCELINO, L. V.2017MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. . Compreensões de Professores sobre Abordagens das Biotecnologias no Ensino de Química. ALEXANDRIA (UFSC), v. 1, p. 119-142, 2017.

7.
FREITAS, N. M. S.2017FREITAS, N. M. S. ; MARQUES, C. A. . ABORDAGENS SOBRE SUSTENTABILIDADE NO ENSINO CTS: EDUCANDO PARA A CONSIDERAÇÃO DO AMANHÃ. EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 33, p. 219-235, 2017.

8.
BARBOSA, L. C. A.2017BARBOSA, L. C. A. ; MARCELINO, L. V. ; ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. . COMPREENSÕES SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO TÉCNICO. Revista Mundi, v. 2, p. 18-1-18-18, 2017.

9.
SOUZA, L. C. A. B.2017SOUZA, L. C. A. B. ; MARQUES, C. A. . AGRO É TECH, AGRO É POP? RACIONALIDADES EXPRESSAS POR PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO AGRÍCOLA BRASILEIRO Agro is. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 27, p. 58-76, 2017.

10.
SOUZA, LEILA CRISTINA AOYAMA BARBOSA2017SOUZA, LEILA CRISTINA AOYAMA BARBOSA ; MARQUES, CARLOS ALBERTO . Discussões Sociocientíficas sobre o Uso de Agrotóxicos: uma Atividade Formativa Problematizada pelo Princípio da Precaução. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 17, p. 495-519, 2017.

11.
BARBOSA, L. C. A.2017BARBOSA, L. C. A. ; MARCELINO, L. V. ; ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. . Compreensões sobre Sustentabilidade Ambiental em Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Técnico. Revista Mundi Sociais e Humanidades, v. 2, p. 18-1-18-18, 2017.

12.
MACHADO, A. R.2016MACHADO, A. R. ; SILVA, R. M. G. ; MARQUES, C. A. . Sentidos e significados de problema e problematização em um processo de (re)planejamento coletivo de uma situação de estudo. Ciência & Educação, v. 22, p. 23-42, 2016.

13.
RAMOS, M. G.2016RAMOS, M. G. ; MASSENA, E. P. ; MARQUES, C. A. . Química Nova na Escola - 20 anos: um patrimônio dos educadores químicos. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 116-120, 2016.

14.
GONÇALVES, FÁBIO PERES2016GONÇALVES, FÁBIO PERES ; MARQUES, CARLOS ALBERTO . A Experimentação na Docência de Formadores da Área de Ensino de Química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 38, p. 84-98, 2016.

15.
FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS2016FERNANDES, CAROLINA DOS SANTOS ; MARQUES, CARLOS ALBERTO ; DELIZOICOV, DEMÉTRIO . CONTEXTUALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 9-28, 2016.

16.
MACHADO, A. R.2016MACHADO, A. R. ; Ghisolfi, R. M ; MARQUES, C. A. . Problema no contexto de uma Situação de Estudo (SE): implicações à formação docente. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 7, p. 1224-1230, 2016.

17.
SILVA, 7. M. G.2016SILVA, 7. M. G. ; MACHADO, A. R. ; MARQUES, C. A. . ?Problema? no contexto de uma Situação de Estudo (SE) ? implicações à formação docente. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. 7, p. 1224-1230, 2016.

18.
FERNANDES, C. S.2016FERNANDES, C. S. ; MARQUES, C. A. ; DELIZOICOV D. . . CONTEXTUALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E A PERSPECTIVA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE.. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. v. 18, p. 9-28, 2016.

19.
SILVA, R. M. G.2016SILVA, R. M. G. ; MACHADO, A. R. ; MARQUES, C. A. . ?Problema? no contexto de uma Situação de Estudo (SE) ? implicações à formação docente. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. extra, p. 1224-1230, 2016.

20.
BARBOSA, L. C. A.2016BARBOSA, L. C. A. ; MACHADO, A. A. S. C. ; MARQUES, C. A. . O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DE DISCUSSÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 137-152, 2016.

21.
Fernandes, C.S2015Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. . Noções de Contextualização nas Questões Relacionadas ao Conhecimento Químico no Exame Nacional do Ensino Médio. Química Nova na Escola (Impresso), v. 37, p. 294-304, 2015.

22.
MARQUES, C. A.2015MARQUES, C. A.; Roloff, Franciani ; MARCELINO, L. V. ; BARBOSA, L. C. A. ; MACHADO, A. R. . Compreensões de pesquisadores químicos sobre Sustentabilidade Ambiental: possíveis influências na formação de professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 9, p. 79-92, 2015.

23.
BARBOSA, L. C. A.2015BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. . Sustentabilidade Ambiental e Postulados Termodinâmicos à Luz da Obra de Nicholas Georgescu-Rogen. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 19, p. 1124-1132, 2015.

24.
Zuin, V. G.2015Zuin, V. G. ; MARQUES, C. A. ; ROLOFF, F. B. ; VIEIRA, M. S. . Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 10, p. 79-90, 2015.

25.
SILVA, M. D.2015SILVA, M. D. ; GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . Práticas Pedagógicas em Ciência da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 497-518, 2015.

26.
SANGIOGO, F. A.2015SANGIOGO, F. A. ; MARQUES, C. A. . A não transparência de imagens no ensino e na aprendizagem de Química: as especificidades nos modos de ver, pensar e agir. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 57-75, 2015.

27.
FERNANDES, C. S.2015FERNANDES, C. S. ; MARQUES, C. A. . Noções de contextualização nas questões relacionadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. Quimica Nova na Escola, v. 37, p. 294-304, 2015.

28.
SILVA, M. D.2015SILVA, M. D. ; GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . Práticas pedagógicas em ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental com estudantes cegos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 497-518, 2015.

29.
Roloff, Franciani2014Roloff, Franciani ; MARQUES, C. A. . QUESTÕES AMBIENTAIS NA VOZ DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE QUÍMICA EM DISCIPLINAS DE CUNHO AMBIENTAL. Química Nova (Impresso), v. 37, p. 549-555, 2014.

30.
Lambach, Marcelo2014Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 85-100, 2014.

31.
Lambach, Marcelo2014Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Lavoisier e a influência nos Estilos de Pensamento Químico: contribuições ao ensino de química contextualizado sócio-historicamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 9-30, 2014.

32.
MARQUES, C. A.2014MARQUES, C. A.; Roloff, Franciani ; MARCELINO, L. V. ; MACHADO, A. R. ; BARBOSA, L. C. A. . Compreensões de Pesquisadores Químicos sobre Sustentabilidade Ambiental: possíveis influências na formação de professores de Química. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 01, p. 79-92, 2014.

33.
LAMBACH, Marcelo2014LAMBACH, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Estilos de Pensamento de Professores de Química da EJA do Paraná em Processo de Formação Permanente. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 85-100, 2014.

34.
Gonçalves, F. P.2013Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . PROBLEMATIZACIÓN DE ACTIVIDADES EXPERIMENTALES EN LA ENSEÑANZA > Y EN EL DESARROLLO PROFESIONAL DE FORMADORES DE PROFESORES DE QUÍMICA. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 67-86, 2013.

35.
Fernandes, C.S2013Fernandes, C.S ; ZANPIRON, Eduardo Antônio ; MARQUES, C. A. ; Delizoicov ; Gonçalves, F. P. ; ODA, Y. . A Explicitação do Conhecimento Discente Acerca de Temas Ambientais: Reflexões para o Ensino de Ciências da Natureza. Quimica Nova na Escola, v. 35, p. 57-65, 2013.

36.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2013MARQUES, C. A.; Gonçalves, F. P. ; YUNES, S. F. ; Adélio A.A.S.C. Machado . Sustentabilidade ambiental: um estudo com pesquisadores químicos no Brasil. Química Nova (Impresso), v. 36, p. 914-920, 2013.

37.
MARQUES, CARLOS ALBERTO2013 MARQUES, CARLOS ALBERTO; MACHADO, ADÉLIO A. S. C. . Environmental Sustainability: implications and limitations to Green Chemistry. Foundations of Chemistry, v. 1, p. 1-25, 2013.

38.
FERNANDES, C. S.2013FERNANDES, C. S. ; ZAMPIRON, E. A. ; GONCALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. ; ODA, W. Y. ; DELIZOICOV D. . . A explicitação do conhecimento discente acerca de temas ambientais: reflexões para o Ensino das Ciências da Natureza. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 57-65, 2013.

39.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2013MARQUES, C. A.; SILVA, R. M. G. ; GONÇALVES, F. P. ; FERNANDES, C. S. ; SANGIOGO, F. A. ; REGIANE, A. M. . A abordagem das questões ambientais: contribuições de formadores de professores de componentes curriculares da área de Ensino de Química. Química Nova (Online), v. 36, p. 600-606, 2013.

40.
FERNANDES, C. S.2013FERNANDES, C. S. ; ZAMPIRON, E. A. ; GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. ; ODA, W. Y. ; DELIZOICOV, D. . A explicitação do conhecimento discente acerca de temas ambientais: reflexões para o Ensino das Ciências da Natureza. Química Nova na Escola (Impresso), v. 35, p. 57-65, 2013.

41.
GONÇALVES, F. P.2013GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . Problematización de las actividades experimentales en la formación y la práctica docente de los formadores de profesores de Química. Enseñanza de las Ciencias, v. 31, p. 67-86, 2013.

42.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2013MARQUES, C. A.; GONÇALVES, F. P. ; Yunes, S. F. ; MACHADO, A. A. S. C. . Sustentabilidade ambiental: um estudo com pesquisadores químicos do Brasil. Química Nova (Online), v. 36, p. 914-920, 2013.

43.
MACHADO, A. R.2013MACHADO, A. R. ; LAMBACH, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Formação permanente de professores de Química ? contribuições da perspectiva dialógica-problematizadora. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, v. 1, p. 1, 2013.

44.
Gonçalves, F. P.2012Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . A problematização das atividades experimentais na educação superior em Química: uma pesquisa com produções textuais docentes. Parte II.. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 837-843, 2012.

45.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2012MARQUES, C. A.. Estilos de pensamento de professores italianos sobre a Química Verde na educação química escolar. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, p. 316-340, 2012.

46.
Regiani, A. M.2012Regiani, A. M. ; MARQUES, C. A. . O Contexto Amazônico na produção acadêmica de licenciandos em Química da Universidade Federal do Acre: revelações de um percurso formativo. Química Nova na Escola (Impresso), v. 34, p. 67-74, 2012.

47.
GONCALVES, F. P.2012GONCALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . Pesquisas e publicações acerca da experimentação no ensino de química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 181-204, 2012.

48.
Fernandes, C.S2012Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. . A contextualização no ensino de ciências: a voz de elaboradores de textos teóricos e metodológicos do Exame Nacional do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS. Impresso), v. 17, p. 509-527, 2012.

49.
GONÇALVES, F. P.2012GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . A circulação inter e intracoletiva de conhecimento acerca das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência de formadores de professores de Química. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 467-488, 2012.

50.
GONÇALVES, F. P.2012GONÇALVES, F. P. ; MARQUES, C. A. . A circulação inter e intracoletiva de pesquisas e publicações acerca da experimentação no ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 181-204, 2012.

51.
Gonçalves, F. P.2011Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . A problematização das atividades experimentais na educação superior em Química: uma pesquisa com produções textuais docentes. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 889-905, 2011.

52.
Lambach, Marcelo2009Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Ensino de Química na educação de jovens e adultos: relação entre estilos de pensamentos e formação docente. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 14, p. 219-235, 2009.

53.
LEAL, A. L.2008 LEAL, A. L. ; MARQUES, C. A. . O conhecimento químico e a questão ambiental na formação docente. Química Nova na Escola (Impresso), v. 29, p. 30-34, 2008.

54.
COELHO, Juliana Cardoso2007COELHO, Juliana Cardoso ; MARQUES, C. A. . Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 09, p. 1-17, 2007.

55.
COELHO, Juliana Cardoso2007COELHO, Juliana Cardoso ; MARQUES, C. A. . A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de química. Química Nova na Escola (Impresso), v. 25, p. 14-19, 2007.

56.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2007 MARQUES, C. A.; COELHO, Juliana Cardoso ; Gonçalves, F. P. ; LINDEMANN, R. H. ; MELLO, L. C. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva ; ZANPIRON, Eduardo Antônio . Visões de meio ambiente e suas implicações pedagógicas no ensiino de química na escola média. Química Nova, v. 30, p. 2043-2052, 2007.

57.
Gonçalves, F. P.2007Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. ; Delizoicov . O desenvolvimento profissional dos formadores de professores de química: contribuições epistemológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, p. 51-67, 2007.

58.
GONÇALVES, Fábio Perez2006 GONÇALVES, Fábio Perez ; MARQUES, C. A. . Contribuições Pedagógicas e Epistemológicas em Textos de Experimentação no Ensino de Química. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 11, p. 1, 2006.

59.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO2002MARQUES, C. A.; DINIZ-REREIRA, J. E. . Fóruns das Licenciaturas em universidades brasileiras: Construindo alternativas para a formação inicial de professores. Educação & Sociedade (Impresso), Campinas/SP, v. 78, p. 171-183, 2002.

60.
REZENDE, M. C.1997REZENDE, M. C. ; MARQUES, C. A. ; DALL'OGLIO, E. L. ; ZUCCO, C. . The Reaction Of Hexachloroacetones With Diamines. Liebigs Ann/Recueil, Weinheim, p. 925-929, 1997.

61.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1996MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Hydrodehalogenation Of Polyhalogenated Aromatics Under Multiphase Conditions With Hydrogen And Metal Catalyst: Kinetics And Selectivity. Gazzeta Chimica Italiana, Italia, v. 126, p. 317-327, 1996.

62.
BOMBEN, A.1996BOMBEN, A. ; MARQUES, C. A. ; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Synthesis Of Substituted Phenyl Ketones Via Pd-Catalysed Hydrodehagenation Of Their Polychlotinated Derivatives. SYNTHESIS, NEW YORK, v. 9, p. 1109-1114, 1996.

63.
SELVA, M.1995SELVA, M. ; MARQUES, C. A. ; TUNDO, P. . A Simple One-Pot Synthesis Of Functionalized Ketimines From Ketones And Amine Hydrochloride Salts. Syntheetic Communications, Netherlands, v. 25, p. 369-378, 1995.

64.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1995MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Facile Hydrodehalogenation With Hydrogen And Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions. 3 Selective Removal Of Halogen From Functionalized Aryl Ketones. J Org Chem, USA, v. 60, p. 2430-2435, 1995.

65.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1995MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Facile Hydrodehalogenation With Hydrogen And Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions. 3. Aryl Halide-Promoted Reduction Of Alcohols To Alkenes. J Org Chem, USA, v. 60, p. 2430-2435, 1995.

66.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1995MARQUES, C. A.; ROGOZNICHKOVA, O. ; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Selectivity In Hydrodelagenation Of Polychloro- And Polybromobenzenes Under Multiphase Conditions. J Mol Catal, A: Chemical, Belgium, v. 96, p. 301-309, 1995.

67.
SELVA, M.1995SELVA, M. ; MARQUES, C. A. ; TUNDO, P. . Selective Mono-Benzylation Of Methylene Active Componds With Dibenzylcarbonate. Benzylation Of Phenol. J Chem Soc, Perkin Trans I, Enghland, p. 1889-1983, 1995.

68.
BOMEN, A.1995BOMEN, A. ; MARQUES, C. A. ; SELVA, M. ; TUNDO, P. . A New Synthesis Of 2-Aryloxypropionic Acids Derivatives Via Selective Mono-C-Methylation Of Methyl Aryloxyacetonitriles By Dimethylcarbonate. Tetrahedron, Great Britain, v. 51, p. 11573-11580, 1995.

69.
SELVA, M.1994SELVA, M. ; MARQUES, C. A. ; TUNDO, P. . Selective Mono-Methylation Of Arylcetonitriles And Methyl Arylacetates By Dimethylcarbonate. J Chem Soc Perkin Trans, Enghland, p. 1323-1328, 1994.

70.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1994MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Facile Hydrodehalogenation With Hydrogen And Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions, Part Ii: Selectivity And Kinetics. J Org Chem, USA, v. 59, p. 3830-3837, 1994.

71.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1993MARQUES, C. A.; TUNDO, P. ; SELCA, M. . Hydrodehalogenation Of Polychlorinated Aromatic Halides By Hypophosphite With Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions. J CHEM SOC PERKIN TRANS I, England, p. 529-533, 1993.

72.
SELVA, M.1993SELVA, M. ; MARQUES, C. A. ; MONTANARI, F. ; TUNDO, P. . Reaction Of Oximes With Dimethylcarbonate: A New Entry To 3-Methyl-4,5-Disubstituted-4-Oxazolin-2-Ones. J Org Chem, USA, v. 58, p. 5765-5770, 1993.

73.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1993MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Facile Hydrodehalogenation With Hydrogen And Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions. J Org Chem, USA, v. 58, p. 5256-5260, 1993.

74.
SELVA, M.1993SELVA, M. ; MARQUES, C. A. ; TUNDO, P. . The Addition Reaction of Dialkylcarbonates to Ketones. Gazzetta Chimica Italiana, v. 123, p. 515-518, 1993.

75.
MARQUES, C. A.;MARQUES, CARLOS ALBERTO1992MARQUES, C. A.; TUNDO, P. ; SELVA, M. . Hydrodehalogenation Of Polychlorinated Aromatics With Pd/C Catalyst Under Multiphase Conditions. REND FISICAL ACC LINCEI, Italia, v. 3, n.4, p. 529-533, 1992.

Capítulos de livros publicados
1.
MARQUES, C. A.. Grupo de Investigação no Ensino de Química (GIEQ): trajetória e contribuições. In: José Francisco Custódio: David Antonio da Costa; Cláudia Regina Flores: Regina Célia Grando. (Org.). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para Pesquisa e Ensino. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 61-77.

2.
Gonçalves, F. P. ; FERNANDES, C. S. ; SZPOGANICZ, B. ; VIEIRA FILHO, V. J. V. ; Yunes, S. F. ; MARQUES, C. A. ; Adélio A.A.S.C. Machado . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM ARTICULAÇÃO COM A ABORDAGEM CTS NA EDUCAÇÃO EM QUÍMICA/ CIÊNCIAS. In: Fábio Peres Gonçalves; Carolina dos Santos Fernandes; Santiago Francisco Yunes. (Org.). Experimentação no ensino de ciências na interação entre educação superior e educação básica. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-22.

3.
Zuin, V. G. ; MARQUES, C. A. . Green Chemistry in Brazil: Contemporary Tendencies and Challenges and its Reflections on High School Level. In: Vania Zuin; Liliana Mammino. (Org.). Worldwide Trends in Green Chemistry Education. 1ed.Abingdon: Royal Society of Chemistry, 2015, v. 1, p. 103-123.

4.
REGIANI, A. M. ; MARQUES, C. A. ; DEUS, E. . Culturas e contextos da Amazônia na formação de professores de química. In: Anelise Maria Regiani. (Org.). Conhecimento Tradicional e Química: possíveis aproximações. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 27-44.

5.
Zuin, V. ; MARQUES, C. A. . Sustainable development, Green Chemistry and Environmental Education in Brazil. In: Inglo Eilks. (Org.). Science Education Research and Education for Sustainable Development (ESD). 1ed.Aachen: Shaker, 2014, v. 1, p. 147-156.

6.
Drews, F. ; MARQUES, C. A. . A difusão da Química Verde para a educação química escolar: um estudo da experiência italiana com a Revista Green. In: Márcia Goretti Lima da Silva. (Org.). Temas de Ensino e Formação de Professores em Ciências. 01ed.Natal: EDUFRN, 2013, v. 01, p. 234-246.

7.
Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. . O exame nacional do ensino médio enquanto política pública de avaliação educacional. In: Suzani Cassiani; Henrique César da Silva; Aliece Helena Campos Piersen. (Org.). Olhares para o ENEM na educação científica e tecnológica. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2013, v. 01, p. 155-172.

8.
Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E O ENSINO DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIA: IMPLICAÇÕES DOS DIFERENTES ESTILOS DE PENSAMENTO PARA A QUÍMICA. In: Peduzzi, Luiz O. Q.; Martins, André Ferrer P.; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012, v. 01, p. 331-354.

9.
TUNDO, P. ; SELVA, M. ; MARQUES, C. A. . Selective Mono-Methylation Of Arylacetonitriles And Methyl Arylacetates By Dimethylcarbonate: A Process Without Production Of Waste. In: Maurizio Seva; Pietro Tundo. (Org.). Green Chemistry: Desining chemistry for the environmental. 01ed.USA: AMERICAN CHEMICAL SOCIETY, 1996, v. , p. 01-251.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, C. A.. Italia-Brasile: le sfide comune per la formazione degli insegnanti. Green: la scienza al servizio dell'uomo e dall'ambiente, Italia, , v. 20, p. 27 - 35, 01 ago. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROLOFF, F. B. ; FREITAS, N. M. S. ; MARQUES, C. A. . Química Verde e seu ensino: análise em produções acadêmicas nacionais. In: XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC. São Paulo: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. ; MARCELINO, L. V. ; DIAS, E. D. S. . A circulação de conhecimentos em Química Verde em produções da SBQ: reflexos na formação dos químicos. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo do XVIII ENEQ. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 37-49.

3.
FREITAS, N. M. S. ; MARQUES, C. A. . Convergências entre o pressuposto da sustentabilidade e a abordagem CTS na educação científica: uma experiência analítica no contexto do ensino de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo do XVIII ENEQ. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 15-25.

4.
MARCELINO, L. V. ; ROLOFF, F. B. ; DIAS, E. D. S. ; BARBOSA, L. C. A. ; RUNTZEL, P. L. ; MARQUES, C. A. . A Evolução da Comunidade Epistêmica Química Verde: reflexões para o ensino de Química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo do XVIII ENEQ. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 40-52.

5.
GONÇALVES, F. P. ; YUNES, S. F. ; FERNANDES, C. S. ; MARQUES, C. A. ; MACHADO, A. . Abordagem CTS e atividades experimentais na educação em química/ciências: possíveis aproximações. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 25-37.

6.
RUNTZEL, P. L. ; MARQUES, C. A. . Espaços não formais de aprendizagem no contexto das pesquisas em ensino de química. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo do XVIII ENEQ. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 34-46.

7.
DIAS, E. D. S. ; ROLOFF, F. B. ; MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. . Análises das produções científicas da Seção de Química Verde da 37º RASBQ: repercussões ao seu ensino. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ, 2016, Florianópolis. Programa Completo do XVIII ENEQ. São Paulo: SBQ, 2016. v. 1. p. 27-39.

8.
BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. . O uso de agrotóxicos e incertezas científicas: problematização ao ensino técnico agrícola. In: VII Encontro Regional Sul de Ensino de Biologia, 2015, Criciúma. Anais do VII EREBIO. Criciúma: UNESC, 2015. v. 1. p. 75-87.

9.
MARCELINO, L. V. ; BARBOSA, L. C. A. ; MACHADO, A. R. ; ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. ; COSTA, R. R. . Influências das Compreesões de Pesquisadores sobre Sustentabilidade Ambiental e Possíveis Implicações na Formação Inicial de professores de Química. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto: SBQ, 2014. v. 1. p. 2055-2065.

10.
ROLOFF, F. B. ; BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. ; MARCELINO, L. V. . A influência da Química Verde na produção de conhecimentos e práticas sobre Sustentabilidade Ambiental: uma análise em teses e dissertações. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVIIEncontro Nacional de Ensino de Química. Ouro Preto: SBQ, 2014. v. 1. p. 1764-1774.

11.
BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. . Sustentabilidade Ambiental e princípios da Termodinâmica: uma relfexão a luz da obra de Nicolas Georgescu-Rogen. In: V Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, 2013, Rio Grande. V EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental. Rio Grande: EDIGRAF/FURG, 2013. v. 1. p. 105-113.

12.
BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. . O princípio da precaução como aporte teórico para a educação ambiental. In: VII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013, Rio Claro- SP. Anais do EPEA. Rio Claro-SP: Unesps, 2013. v. 1. p. 1-12.

13.
SANGIOGO, F. A. ; MARQUES, C. A. . Potencialidades da abordagem psico-sócio-histórico-cultural da epistemologia de Fleck aos processos de ensino e aprendizagem em Ciências. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012, Salvador. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012. v. XVI. p. 1-12.

14.
Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. ; SILVA, A. F. G. . Estilos de Pensamento de Professores de Química da EJA do Paraná em Processo de Formação Permanente. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação de Química da Bahia, 2012, Salvador - Bahia. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012. v. 01. p. 1-12.

15.
Roloff, Franciani ; MARQUES, C. A. . A abordagem de questões ambientais em Disciplinas de Licenciaturas em Química: enfoques e perspectivas segundo seus formadores. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química / X Encontro de Educação de Química da Bahia, 2012, Salvador - Bahia. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012. v. 01. p. 1-12.

16.
Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. . Noções de contextualização associadas ao conhecimento químico no Exame Nacional do Ensino Médio. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - VIII ENPEC, 2011, Campinas - SP. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - VIII ENPEC, 2011. v. 01. p. 01-12.

17.
Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . A problematização das atividades experimentais na formação inicial de professores de Química: uma pesquisa com formadores. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - VIII ENPEC, 2011, Campinas -SP. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - VIII ENPEC, 2011. v. 01. p. 13-25.

18.
Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Educação Profissional e Tecnológica numa Perspectiva Dialógica-Problematizadora. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências ? VIII ENPEC, 2011, Campinas - SP. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências ? VIII ENPEC, 2011. v. 01. p. 26-38.

19.
Sangiogo, Fábio ; MARQUES, C. A. . Compreensões sobre Representações de Estruturas Submicroscópicas à luz da Epistemologia de Hessen e Bachelard. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências ? VIII ENPEC, 2011, Campinas - SP. Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências ? VIII ENPEC, 2011. v. 01. p. 29-41.

20.
Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . O conceito de substância: uma construção histórica a partir de diferentes estilos de pensamento. In: VIII ENPEC e I CIEC, 2011, Campinas. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 10-22.

21.
Fernandes, C.S ; LINDEMANN, R. H. ; MARQUES, C. A. . Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Perspectiva Freireana de Educação: possiveis convergências. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisados em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

22.
COELHO, Juliana Cardoso ; MARQUES, C. A. ; Delizoicov . A importância de distintas compreensões de problemas ambientais a luz da epistemologia de bachelard. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

23.
MARQUES, C. A.; Leal, A. L. . Articulação do Conhecimento Químico com a Problema'tica Ambiental na Formação de Docente. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ), 2001, Santa Maria (RS). 21 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2001. v. único. p. 88-88.

24.
MARQUES, C. A.; SELVA, M. ; TUNDO, P. . Le Selettivita Nella Idrogenazione Di Polialogenuri Arilici Funzionalizzati Con Pd/C e Ni-Raney In Condizioni Multifasiche. In: Incontro Costitutivo della Divisione di Chimica Ambientale della Societa Chimica Italaina, 1994. Le Selettivita nella Idrogenazione di Polialogenuri Arilici Funzionalizzati con Pd/C e Ni-Raney in Condizioni Multifasiche. Roma - Italia.

25.
MARQUES, C. A.. A Experiencia da Secretaria Municipal de Educacao de Florianopolis. In: A Pratica de Ensino em Questao - Avaliacao e Reestruturacao, 1986. A Experiencia da Secretaria Municipal de Educacao de Florianopolis. Florianopolis. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, M. V. ; MUENCHEN, C. ; MARQUES, C. A. . Abordagem temática: reflexões sobre a formação inicial dos professores de ciência da natureza a partir da epistemologia bachelardiana. In: XVII Congresso Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM, 2017, Santa Maria. XVII Congresso Internacional de Educação Popular - MOBREC/SM. Santa Maria (RS): EdUFSM, 2017. v. 1. p. 1-8.

2.
FERNANDES, C. S. ; MARQUES, C. A. . Processos de Desenvolvimento Profissional de Formadores de Professores de Ciências. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa no Educaçãp em Ciências, 2017, Florianópolis. XI ENPEC. São Paulo: ABRAPEC. v. 1. p. 1-8.

3.
MARCELINO, L. V. ; BARBOSA, L. C. A. ; ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. . Comuunidade Epestêmcia: conceito e imbricações à Química Verde e à Educação Cientítica e Tecnológica. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesqusia em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Enpec. Sâo Paulo: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-8.

4.
Lambach, Marcelo ; MARQUES, C. A. . Conscientização e estilo de pensamento: elementos no processo de constituição do ser professor de Química ao longo da formação docente. In: 34 Encontro de Debates sobre o Ensino de QUímica, 2014, Santa Cruz do Sul. 34 EDEQ Inovação no Ensino e Química: metodologias, interdisciplinaridade e Politecnia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014. v. 01. p. 700-707.

5.
LAMBACH, Marcelo ; MARQUES, C. A. ; DOCENTE, F. . Conscientização e estilo de pensamento: elementos no processo de constituição do ser professor de Química ao longo da formação docente. In: 34 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2014, Santa Cruz do Sul. Anais do 35° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2014. v. 1. p. 700-708.

6.
Lambach, Marcelo ; MACHADO, A. R. ; MARQUES, C. A. . Formação Permanente de Professores de Ciências do Ensino Médio: mudanças na prática pedagógica pela problematização crítica. In: IX ENPEC - Encontro NAcional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia (SP). Anais do IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 1-10.

7.
MARCELINO, L. V. ; MARQUES, C. A. . O princípio da precaução no ensino de química para a regulação social da ciência e tecnologia. In: IX ENPEC - Encontro NAcional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia (SP). Anais do IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 11-23.

8.
MACHADO, A. R. ; MARQUES, C. A. ; Ghisolfi, R. M . A circulação de conhecimentos e práticas sobre problematização em pesquisas divulgadas nos Enpecs. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia (SP). Anais do IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 24-34.

9.
BARBOSA, L. C. A. ; Roloff, Franciani ; MARQUES, C. A. . Abordagem sobre alimentos trangênicos por meio da alfabetização científica e tecnológica. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia (SP). Anais do IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 45-56.

10.
Roloff, Franciani ; MARQUES, C. A. . Cuidados em Laboratórios no Ensino de Química: princípios da QV e enfoque CTS. In: II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, 2010, Brasília. Anais do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Brasilia: Editora da UnB, 2010. v. 01. p. 202-203.

11.
Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. ; Zampiron, E. ; Gonçalves, F. P. . A problemática ambiental à luz do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade: apreensão do conhecimento discente. In: II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, 2010, Brasilia. Anais do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Brasília: Editora da UnB, 2010. v. 01. p. 228-228.

12.
Roloff, Franciani ; MARQUES, C. A. ; Fernandes, C.S ; Gonçalves, F. P. ; Drews, F. ; Ghisolfi, R. M . A inserção da QV na abordagem das questões ambientais en cursos de formação de professores de Química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasilia. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasilia: UnB, 2010. v. 01. p. 01-01.

13.
GONÇALVES, Fábio Perez ; MARQUES, C. A. ; LINDEMANN, R. H. ; COELHO, Juliana Cardoso ; Zampiron, E. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação permanente de professores de Química. In: VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006, Rio Grande. VI Encontro sobre Investigação na Escola, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, C. A.; Zuin, V. G. ; ROLOFF, F. B. ; VIEIRA, M. S. . Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. In: 38 Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia. http://www.sbq.org.br/38ra/cdrom/indiceautor.htm#M. São Paulo: SBQ, 2015. v. 1. p. 1-1.

2.
ROLOFF, F. B. ; DIAS, E. D. S. ; MARQUES, C. A. . A Química Verde em teses e dissertações: reflexos na compreensão e no ensino sobre sustentabilidade ambiental. In: 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia. http://www.sbq.org.br/38ra/. São Paulo: SBQ, 2015. v. 1. p. 1-1.

3.
DIAS, E. D. S. ; ROLOFF, F. B. ; MARQUES, C. A. . Um olhar em produções científicas sobre Química Verde nas RASBQ. In: 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia. http://www.sbq.org.br/38ra/. São Paulo: SBQ, 2015. v. 1. p. 1-1.

4.
MARQUES, C. A.. Comunidade epistemológica QV: âmbitos e padrões normativos. In: 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Águas de Lindóia. http://www.sbq.org.br/38ra/. São Paulo: SBQ, 2015. v. 1. p. 1-1.

5.
MARQUES, C. A.; Gonçalves, F. P. ; YUNES, S. F. ; Roloff, Franciani ; Adélio A.A.S.C. Machado . Opiniões de pesquisadores brasileiros de química sobre sustentabilidade ambiental. In: XIX Encontro de Química da Região Sul, 2012, Tubarão - SC. XIX Encontro de Química da Região Sul, 2012. v. 01. p. 1-12.

6.
Oda, W. Y ; MARQUES, C. A. ; Gonçalves, F. P. ; Fernandes, C.S ; Zampiron, E. . O Enem e a salda de aula: um instrumento de pesquisa sobre prátias docentes. In: X Encontro sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande. Anais do X Encontro sobre Investigação na Escola. Rio Grande: Editora da Furg, 2010. v. 01. p. 84-84.

7.
MARQUES, C. A.; Gonçalves, F. P. ; Fernandes, C.S ; Roloff, Franciani ; Drews, F. ; Ghisolfi, R. M ; Yunes, Santiago ; Zuin, V. G. . A abordagem de questões ambientais no ensino de Químca: uma investigação na formação inicail de professores. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasilia. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química. Brasilia: UnB, 2010. v. 01. p. 45-45.

8.
LINDEMANN, R. H. ; MARQUES, C. A. . Contextualização e educação ambiental no ensino da Química: implicações a educação do campo. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

9.
LEAL, A. L. ; MARQUES, C. A. . A Formação do Técnico em Saneamento Ambiental numa Perspectiva Epistemológica.. In: VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

10.
MARQUES, C. A.. Formação de Professores de Química na Perspectiva da Quimica Verde. In: XIV Encontro Nacional do Ensino de Química, 2008, Curitiba. XIV ENEQ, 2008.

11.
GONÇALVES, Fábio Perez ; MARQUES, C. A. ; LINDEMANN, R. H. ; COELHO, Juliana Cardoso ; Amorim, F. ; Zampiron, E. . Pesquisas acerca da inclusão das questões ambientais no ensino de química e na formação de professores. In: 30 RA SBQ, 2007, Águas de Lindóia. 30 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.

12.
MARQUES, C. A.; GONÇALVES, Fábio Perez ; COELHO, Juliana Cardoso ; LINDEMANN, R. H. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva ; Zampiron, E. . Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação permanente de professores de química.. In: 26 EDEQ, 2006, Santa Cruz do Sul. Anais do 26 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2006.

13.
MARQUES, C. A.; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva ; MELLO, L. C. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; COELHO, Juliana ; LINDEMANN, R. H. ; ZANPIRON, Eduardo Antônio . A relação entre a Química e os problemas ambientais no discurso de professores de Química. In: 13o Encontro de Química da Região Sul - SBQ Sul, 2005, Florianópolis. 13o Encontro de Química da Região Sul - SBQ Sul, 2005.

14.
COELHO, Juliana ; MARQUES, C. A. . A chuva ácida na perspectiva de tema social: um estudo com professores de Química em Criciúma (SC). In: 13 Encontro de de Química da Regiaão Sul-SBQ Sul, 2005, Florianópolis. 13 Encontro de de Química da Regiaão Sul-SBQ Sul, 2005.

15.
MARQUES, C. A.; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva ; MELLO, L. C. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; COELHO, Juliana Cardoso ; LINDEMANN, R. H. ; ZANPIRON, Eduardo Antônio . A relação entre a Química e os problemas ambientais no discurso de professores de Química. In: XV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química - EDEQ, 2005, Ijuí. A relação entre a Química e os problemas ambientais no discurso de professores de Química, 2005.

16.
GONÇALVES, Fábio Perez ; MARQUES, C. A. . Texto de experimentação no ensino de Química: discursos pedagógicos e epistemológicos. In: 13 Encontro de Química da Região Sul- SBQ Sul, 2005, Florianópolis. 13 Encontro de Química da Região Sul- SBQ Sul, 2005.

17.
MARQUES, C. A.; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva ; MELLO, L. C. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; LINDEMANN, R. H. ; ZANPIRON, Eduardo Antônio . A relação entre a Química e os problemas ambientais no discurso de professores de Química. In: 5 Semana de Ensino, Pesquisa e Extenção - SEPEX, 2005, Florianópolis. 5 Semana de Ensino, Pesquisa e Extenção - SEPEX, 2005.

18.
MARQUES, C. A.. Texto de experimentação no ensino de Química: discursos pedagógicos e epistemológicos. In: XIV Encontro de Debates no Ensino de Química, 2004, Gôiania. XIV Encontro de Debates no Ensino de Química, 2004.

19.
Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . Um diálogo com a experimentação na revista Química Nova na Escola. In: XII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2004, Gôiania. XII ENEQ - As novas políticas educacionais e seus impactos no ensino de química, 2004, 2004.

20.
Gonçalves, F. P. ; MARQUES, C. A. . O texto de experimentação no Ensino de Química: discursos pedagógicos e epistemológicos. In: XXIV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2004, Caxias do Sul. XXIV Encontro de Debates sobre o Ensino de Química- Saberes e Fazeres do Educador em Química: Fenômenos de Múltiplas Áreas, 2004.

21.
MARQUES, C. A.; Leal, A. L. . Articulação do Conhecimento Químico com a Problemática Ambienttal na Formação Inicial de Professores. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química (XI ENEQ-SBQ), 2002, Recife (PE). XI ENEQ: Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade na Educação Química: o desafia da interação. Recife (PE): Imprensa univiersitária da Universidade Federal de Pernanbuco, 2002. v. 01. p. 90-90.

22.
MARQUES, C. A.; JESUS, R. B. . Os Usos da Energia na Concepção dos Alunos do Ensino Médio do CEFET/PR. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química (XI ENEQ-SBQ), 2002, Recife (PE). XI ENEQ Ciência, Tecnologia, Ambiente e Sociedade na Educação Química: o desafio da interação. Recife: Imprensa Universitária da Universidade Federal Rural de Pernanbuco, 2002. v. 01. p. 142-142.

23.
MARQUES, C. A.; PEREIRA, J. E. D. . As contribuições dos Fóruns das Licenciaturas em Universidades Brasileiras na Construção de Alternativas para a Formação Inicial de Professores. In: Seminário nacional Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro, 2001, Niterói. Universidade Federal Fluminense, 2001.

24.
TRAGTEMBERG, M. H. ; SOUZA, P. J. ; MARQUES, C. A. . Participacao Popular No Planejamento Educacional: Experiencia de Santa Catarina. In: 2 Reuniao Regional da SBPC, 1986. Participacao Popular no Planejamento Educacional: Experiencia de Santa Catarina. Blumenau-SC.

Artigos aceitos para publicação
1.
LAMBACH, Marcelo ; SILVA, A. F. G. ; MARQUES, C. A. . Limites e Avanços no Uso da Concepção Freireana em Curso de Formação de Professores de Ciências/Química da EJA. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, C. A.. Desafios Contemporâneos à Formação do Químico no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, M. V. ; MARQUES, C. A. . Formação inicial dos Professores de Ciências da Natureza: um olhar a partir de intervenções curriculares'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAUJO, M. I. O. ; MARQUES, C. A. ; GONCALVES, E. . ABORDAGEM TEMÁTICA: concepção de Professores das Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MARQUES, C. A.; RUNTZEL, P. L. ; Yunes, S. F. . Ambiente Temático Virtual para Simulaciones de Rutas de Síntesis em Química Verde. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MARQUES, C. A.; BARBOSA, L. C. A. ; MARCELINO, L. V. . The High use of Agrochemicals in Brazilian Agriculture: analysis by Prevention Principle and Precautionary Principle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARQUES, C. A.. Reconhecimento e Desafios da Profissão de Professor de Quimica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARQUES, C. A.. Uma Visão sobre Propostas de Ensino da Química Verde. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MARQUES, C. A.. Educação Científica e Tecnológica e a Questão da Sustentabilidade Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MARQUES, C. A.. A Química Verde no Contexto da Sustentabilidade Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BARBOSA, L. C. A. ; MARQUES, C. A. . Indícios de Racionalidade Instrumental e Alternativas para o seu enfrentamento em Projetos Pedagógicos de Cursos de Formação de Técnicos Agrícolas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARQUES, C. A.. Ensino de Química Verde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARQUES, C. A.. Sustentabilidade, Termodinâmica e Química Verde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Fernandes, C.S ; MARQUES, C. A. . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência: uma análise de teses e dissertações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MARQUES, C. A.. Educação Química na Perspectiva Verde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MARQUES, C. A.. Educação Química Verde: desafios 'as pesquisas em formação de professores e ao ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MARQUES, C. A.. Educação em Química Verde no Brasil: cenários e possibilidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MARQUES, C. A.. Educação Ambiental e (em) Movimentos Curriculares na Educação Química/Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
MARQUES, C. A.; COELHO, Juliana Cardoso . O ensino de química em direção a práticas transformadoras: relato de uma experiência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MARQUES, C. A.; GONÇALVES, Fábio Perez ; COELHO, Juliana Cardoso ; LINDEMANN, R. H. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação permanente de professores de química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Amorim, F. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; LINDEMANN, R. H. ; GALIAZZI, M. C. ; MARQUES, C. A. . A Biomassa como Tema no Ensino de Química: uma reflexão acerca de um processo de ensino e aprendizagem. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MARQUES, C. A.; Zampiron, E. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; LINDEMANN, R. H. ; COELHO, Juliana Cardoso ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Drogas no Ensino de Química. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
MARQUES, C. A.; LINDEMANN, R. H. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; COELHO, Juliana Cardoso ; Zampiron, E. ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação permanente de professores de química. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARQUES, C. A.. IX EPEA ? Encontro ?Pesquisa em Educação Ambiental. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
MARQUES, C. A.. Consultor Qualis Área Ensino da Capes. 2017.

2.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Química Nova na Escola. 2013.

3.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista de Pesquisa em Educação Ambiental. 2013.

4.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.

5.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Alexandria. 2013.

6.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Alexandria. 2012.

7.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Química Nova na Escola. 2012.

8.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista de Pesquisa em Educação Ambiental. 2012.

9.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2012.

10.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Educação e Pesquisa. 2012.

11.
MARQUES, C. A.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011.

12.
MARQUES, C. A.; da Rosa ; Irla . Presidente de Comissão de Revalidação de Título de Mestrado. 2008.

13.
MARQUES, C. A.. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da UFSC. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
YUNES, S. F. ; MARQUES, C. A. . Métricas da Química Verde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARQUES, C. A.; COELHO, Juliana Cardoso ; Amorim, F. ; GONÇALVES, Fábio Perez ; Yunes, Santiago ; Gesser, José Carlos . Formação de Profesores de Química na Perspectiva da Química Verde. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARQUES, C. A.; LINDEMANN, R. H. . A perspectiva agroecológica no ensino de química de escolas do campo de Santa Catarina. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
MARQUES, C. A.; GONÇALVES, Fábio Perez . Bases Teóricas das Atividades Experimentais. 2006. .

5.
MARQUES, C. A.; Gonçalves, F. P. ; LINDEMANN, R. H. ; MELO, L. C. ; ZANPIRON, Eduardo Antônio ; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Relação entre a Química e os Problemas Ambientais no Ensino-Aprendizagem da Química. 2005. (Relatório de pesquisa).

6.
MARQUES, C. A.; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Prática de Ensino de Química. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de Formação Continuada a Distância - Curso de Complementação para Licenciatura).

7.
MARQUES, C. A.; OLIVEIRA, Paulo Roberto da Silva . Metodologia de Ensino de Química. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Formação de Professores de Química a Distância).

Demais trabalhos
1.
MARQUES, C. A.. Tratamento de água - uma proposta para o ensino de Química. 2004 (Mini curso) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARQUES, C. A.; REGIANI, A. M.; Yunes, S. F.; KIOURANIS, N. M. M.. Participação em banca de Érica Dayane Souza Dias. A Cortina de Fumaça no Discurso Verde da Química: um olhar sobre produções científicas na 37 RASBQ. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MARQUES, C. A.; REGIANE, A. M.. Participação em banca de Danielly de Souza Nóbrega. Formação de Professores de Química no contexto da história da borracha nos seringais acrianos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Acre.

3.
EICHLER, M. L.; MACHADO, V. G.; SOUZA, K. A. D.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Ana Paula Gorri. Análise semiótica de representações molceulares na comunicação de conhecimentos sobre ácidos e bases em química orgânica: a primeira e a segunda tricotomia pierciana. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

4.
MARQUES, C. A.; AULER, D.; MEDIANEIRA, E.. Participação em banca de Caetano Castro Roso. A não centralidade do currículo em práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
MARQUES, C. A.; GONCALVES, F. P.; GARCIA, R. M. C.; BATISTA, V. J.; ANGOTTI, J. A. P.. Participação em banca de Ivani Cristina Voos. O processo educativo em Ciências da Natureza para Cegos em Cursos de Graduação em Fisioterapia: a tecnologia assistiva e as interações sociais. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

6.
GIRALDI, P. M.; MARQUES, C. A.; GONCALVES, F. P.. Participação em banca de Karine Oliveira das Neves. As atividades experimenatis e o ensino de Ciências: limites e possibilidades de atuação de coordenadores de laboratório de Ciências. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

7.
MARQUES, C. A.; ANGOTTI, José André Peres; ASSIS, Livia Mari. Participação em banca de Reny Bispo de Jesus Oliveira. Os usos da Energia na concepção dos alunos de química do CEFET-PR (unidade de Curitiba). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MARQUES, C. A.; da Rosa; Fiedler. Participação em banca de Adriana Lopes Leal. A Articulação do Conhecimento Químico com a Problemática Ambiental na Formação Inicial de Professores. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MARQUES, C. A.; Soares, R. S.; Modesto, P.. Participação em banca de Kátia Regina Bruno Silva. Aplicação de Protocolo de Avaliação de Resíduos Solidificados aos Lodos de Galvanoplastia (metais cromo e zinco) Incorporados em Matrizes de Cimento Portland. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
ANGOTTI, J. A. P.; FREITAS, N. M. S.; DINIZ-PEREIRA, J. E.; ESPINDOLA, M. B.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Elizandra Rêgo de Vasconcelos. Formação de Professores na Amazônia e Dimensões Socioambientais: um estudo sobre o PARFOR. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2.
MARQUES, C. A.; AULER, D.; Yunes, S. F.; GUIVANT, J. S.; FONSECA, L. C. S.; SANTOS, W. L. P.. Participação em banca de Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza. A problematização do Princípio da Precaução na formação do Técnico Agrícola: reflexões para o enfrentamento da racionalidade instrumental a partir de uma questão sociocentífica. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

3.
MARQUES, C. A.; DELIZOICOV, D.; AULER, D.; GONÇALVES, F. P.; KNOBEL, M.; SILVA, D. F.. Participação em banca de Rafaela Samagaia. Comunicação, divulgação e educação científica: Uma análise em função de modelos teóricos e pedagógicos. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

4.
SANTIN FILHO, O.; OLIVEIRA, A. L.; RODRIGUES, M. A.; TAKATA, N. H.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Marilei Costurina Mendes Sandri. Contribuições da Inserção do Enfoque CTSA e da Química Verde na Formação de Licenciandos em Química. 2016. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
ARAUJO, M. I. O.; CRZ, M. H. S.; CARDOSO, L. R.; CUNHA, M. M. S.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Ângelo Francklin Pitanga. A inserção das Questões Ambientais no Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe.

6.
FERNANDEZ, C.; MORADILLO, E. F.; AIRES, J. A.; ABIBI, M. L. V. S.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Laiton Passos Côrtes Junior. A dimensão ambiental na formação de professores de Química: um estudo de caso no curso da UFBA. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

7.
LISINGEN, I. V.; MORA, M. C. S.; MARQUES, I. C.; Delizoicov; CRUZ, F. F. S.; CASSIANI, S.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Pedro Manuel Franco-Avallaneda. Ensamblar museos de ciências e tecnologia: compreensões educativas a partir de três estudos de caso. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

8.
MARQUES, C. A.; LOPES, A. C.; PESSANHA, E. C.; ERN, E.; DALLABRIDA, N.. Participação em banca de Joanez Aparecida Aires. História da Disciplina Escolar Química: o caso de uma instituição de ensino secundário de Santa Catarina. 2006. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

9.
MARQUES, C. A.; Dagnino; Delizoicov; Trivelato; Zylbersztajn. Participação em banca de Décio Auler. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação de Professores de Ciências. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MARQUES, C. A.; AULER, D.; LISINGEN, I. V.. Participação em banca de Caetano Castro Roso. Contribuições do desenvolvimento das tecnologias sociais para a educação CTS: um estudo a partir de práticas desenvolvidas no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2.
SANTIN FILHO, O.; OLIVEIRA, A. L.; RODRIGUES, M. A.; ZUIN, V. G.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Marilei Casturina Mendes Sandri. Contribuições da Inserção do Enfoque CTSA e da Química Verde na Formação Didático-pedagógica de Licenciandos em QUímica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
MARQUES, C. A.; ALMEIDA, A. C. P. C.; VIEIRA, E. P. P.; MORAES, S. C.. Participação em banca de Elinete Oliveira Raposo. Educação para o Desenvolvimento Sustentável: potencialidades e limites da abordagem aso desafios socioambientais contemporâneos na formação de professores. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
MARQUES, C. A.; MACHADO, V. G.; EICHLER, M. L.. Participação em banca de Ana Paula Gorri. Análise semiótica das estruturas moleculares na comunicação dos conhecimentos de química orgânica. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2.
MARQUES, C. A.; YUNES, R.; AULER, D.. Participação em banca de Leonardo Victor Marcelino. Compreensões de professores sobre abordagem da biotecnologia no ensino de Química. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GESSER, J. C.; MARQUES, C. A.. Participação em banca de Alana Homerich.A menina que comeu césio: articulações entre Literatura e Ensino de Química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

2.
FERNANDES, C. S.; MARQUES, C. A.; MARQUES, M. R. F.. Participação em banca de Cristiane da Silva Prudêncio.A influência do PLI/QMC/UC na formação de professores de química: a experiência de uma licencianda da UFSC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

3.
MARQUES, C. A.; FERREIRA, L. M.. Participação em banca de Fábio Norio Iasunaga.Primavera Silenciosa: um estudo sob a perspectiva de abordagem transdiciplinar na educação química. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

4.
MARQUES, C. A.; YUNES, S. F.; GONCALVES, F. P.. Participação em banca de Ana Paula Welter.Histórias de estudantes de educação de Jovens e Adultos com a componente curricular Química. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

5.
MARQUES, C. A.; GONÇALVES, Fábio Perez; YUNES, S. F.. Participação em banca de Daiana Colombo Figueiredo.Uma análise do currículo do curso de graduação Química-Licenciatura UFSC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Colóquio da AFIRSE Portugal.Ensino da Química Verde: inovações curriculares para a evolução na formação em Química. 2018. (Encontro).

2.
XV Colóquio da AFIRSE Portugal.Um mapeamento da pesquisa acerca de cursos Pré-Universitários Populares no Brasil. 2018. (Encontro).

3.
XV Colóquio da AFIRSE Portugal.O papel das Questões Sociocientíficas na restruturação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. 2018. (Encontro).

4.
O Tempo dos Professroes. 2017. (Congresso).

5.
XIV Encontro Catarinense de Profissionais da Química.Desafios Contemporâneos à Formação do Químico no Brasil. 2017. (Encontro).

6.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.A Química Verde em teses e dissertações: reflexos na compreensão e no ensino sobre sustentabilidade ambiental. 2015. (Encontro).

7.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Comunidade epistemológica QV: âmbitos e padrões normativos. 2015. (Encontro).

8.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.Desenvolvimento Sustentável, Química Verde e Educação Ambiental: o que revelam as publicações da SBQ. 2015. (Encontro).

9.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química..Um olhar em produções científicas sobre Química Verde nas RASBQ. 2015. (Encontro).

10.
29º EDEQ ? Encontro de Debates sobre o Ensino de Química..Segurança e tratamento de resíduos em laboratórios de química: Influências da química verde em cursos de licenciatura em química. 2009. (Encontro).

11.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Pesquisas e publicações acerca da experimentação no ensino de Química. 2009. (Encontro).

12.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Ciência, Tecnologia e Sociedade e a perspectiva freireana de educação: possíveis convergências. 2009. (Encontro).

13.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Pesquisas e Publicações acerca da experimentação no ensino de Química. 2009. (Encontro).

14.
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Contextualização e educação ambiental no ensino de Química: implicações a educação do campo. 2009. (Encontro).

15.
Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Ensino de Química e Agricultura: articulações com a Educação do Campo. 2008. (Encontro).

16.
O Currículo em Movimento. 2008. (Encontro).

17.
VIII Encontro sobre Investigação na Escola.O Ensino de Química em Direção a Práticas Transformadoras: relato de uma experiência. 2008. (Encontro).

18.
XIV Encontro Nacional de Ensino de Química.Educação Ambiental no Ensino de Química: práticas e desafios. 2008. (Encontro).

19.
6 SEPEX.Pesquisas acerca da problematizaçãode questões ambientais na formação permanente de professores de química. 2007. (Outra).

20.
II Encontro Extraordinário do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras.II Encontro Extraordinário do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros/Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras. 2007. (Encontro).

21.
II Encontro Extraordinário do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras.Análise das Políticas de Educação a Distância do MEC no campo da Formação de Professores. 2007. (Encontro).

22.
XXIII FORUMDIR - Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros e Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras.Educação a Distância no Contexto das Universidades Públicas e das Faculdades de Educação. 2007. (Encontro).

23.
26º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação permanente de professores de química. 2006. (Encontro).

24.
VI Encontro sobre Investigação na Escola.Pesquisas acerca da problematização de questões ambientais na formação de professores de química. 2006. (Encontro).

25.
VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEd Sul.Comitê Científico. 2006. (Seminário).

26.
IX Semana da Química - FURB.Palestra na IX Semana da Químca, na Universidade Regional de Blumenau (SC) sobre o tema: Os problemas no ensino de química: diagnósticos e perspectivas.. 2003. (Outra).

27.
XVII Encontrodo Forum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (ForumDir).XVII Encontrodo Forum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (ForumDir). 2003. (Encontro).

28.
Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ): Educando em Química com Novas Tecnologias.21o. EDEQ: Encontro de Debates sobre Ensino de Química. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
YUNES, S. F. ; REGIANI, A. M. ; MARQUES, C. A. . XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química -ENEQ. 2016. (Congresso).

2.
MARQUES, CARLOS ALBERTO; DELIZOICOV, D. ; BECHLER, R. ; SAMAGAIA, R. ; NASCIMENTO, S. . II Colóquio Internacional Tendências Contemporâneas da Comunicação Científica: Desafios e perspectivas.. 2014. (Congresso).

3.
MARQUES, C. A.. Encontro de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia das Universidade Públicas Barsileiras. 2006. (Congresso).

4.
MARQUES, C. A.. Curso de formação de professores de Química do Estado de Santa Catarina. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nicolle Ruppenthal. Educação Química na Cultura do Ambiente: a experiência de um Curso Pré-Universitário Popular. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Kelly Bernardo. Educação ambiental e Ensino de Ciências nas séries iniciais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. (Orientador).

3.
Nicolle Ruppenthal. Educação Química na Cultura do Ambiente: a experiência de um Curso Pré-Universitário Popular. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Patricia Link Runtzel. Ambiente Temático Virtual para Simulações de Rotas de Síntese em Química Verde: motivações de professores. Início: 2017. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. (Orientador).

2.
Leonardo Victor Marcelino. A Química Verde como Tecnologia Química?. Início: 2015. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. (Orientador).

3.
Matheus Fernando Mohr. A compreensão de Ciência e de Natureza a partir do enfoque agroecológico: ressignificando a formação em agronomia. Início: 2015. Tese (Doutorado em Dinter) - Universidade Federal da Fronteira Sul. (Orientador).

4.
Aniara Ribeiro Machado. O PAPEL DO PROBLEMA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM FÍSICA-LICENCIATURA. Início: 2014. Tese (Doutorado em Programa de Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Sanat Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Raphael Rodrigues Costa. A Construção do Conceito de Alfabetização Química. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fabiana R. Gonçalves e Silva Hussein. Início: 2018. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Patricia Runtzel. Espaços não formais na Educação Química. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Alberto Marques.

2.
Érica Dayane Souza Dias. A cortina de fumaça no discurso verde da Química: um olhar sobre produções científicas na 37° RASBQ. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

3.
Raphael Rodrigues Costa. O papel do conhecimento científico na constituição do sujeito-aluno na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

4.
Gustavo Gaciba da SIlva. Contribuições pedagógicas e formativas do PIBID aos discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza-Química do IFSC-SJ. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

5.
Bárbara Vieira de Souza. de pensamento de professores de química do ensino médio de Florianópolis sobre sutentabilidade ambiental. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

6.
Leonardo Victor Marcelino. Concepções de Docentes de Química sobre o Ensino de Biotecnologia. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Edcuação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

7.
Franciani Becker Roloff. Questões Ambientais em Cursos de Licenciatura em Química: as vozes do currículo e professores. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

8.
Franciele Drews. Abordagem de temáticas ambientais no ensino de Química: um olhar sobre textos destinados ao professor da escola básica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

9.
Carolina dos Santos Fernandes. O Exame Nacional do Ensino Médio e a Educação Química: em busca da Contextualização. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

10.
Fabricia Amorim. Abordagem contextualizada e interdisciplinar em projetos de ensno de ciências visando a inclusão social: um estudo mas escolas do Maciço do Morro da Cruz - Florianópolis (SC). 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

11.
Marcelo Lambach. Atuação e Formação dos Professores de Química na EJA: características dos Estilos de Pensamento - um olhar a partir de Fleck. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

12.
Juliana Cardoso Coelho. A Chuva Ácida na Perspectiva de Tema Social: um estudo com professores de química em Criciúma (SC). 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Científica e) - Universidade Federal de Sanat Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

13.
Fábio Peres Gonçalves. O Texto de Experimentação na Educação em Química: Discursos Pedagógicos e Epistemológicos. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

14.
Reny Bispo de Jesus Oliveira. Os usos da Energia na Concepção dos Alunos do Ensino Médio do CEFET-PR (unidade de Curitiba). 2003. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

15.
Adriana Lopes Leal. A Articulação do Conhecimento Químico com a Problemática Ambiental na Formação Incial de Professores. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

16.
Zeni Calbusch Teixeira. Currículo: políticas de formação e prática pedagógica na escola pública da região serrana de Santa Catarina. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação Superior) - Fundação Universidade Regional de Blumenau, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

17.
Sueli Wolff Weber. Vygotsky e Gramisc: Educacao Para Excluidos. 1998. Dissertação - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

Tese de doutorado
1.
Leila Cristina Aoyama Barbosa. A PROBLEMATIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO AGRÍCOLA: REFLEXÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA RACIONALIDADE INSTRUMENTAL A PARTIR DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍF. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Alberto Marques.

2.
Franciani Becker Roloff. ESTILOS DE PENSAMENTO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS, TESES E DISSERTAÇÕES. 2016. Tese (Doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

3.
Carolina dos Santos Fernades. A docência em Química problematizada e contextualizada a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: um olhar para os formadores de professores de Química. 2016. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Alberto Marques.

4.
Fábio André Sangiogo. REPRESENTAÇÕES DE ESTRUTURAS SUBMICROSCÓPICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: limites e potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Alberto Marques.

5.
Marcelo Lambach. Formação Continuada de Professores de Ciências/Química da EJA na Perspectiva Dialógico-Problematizadora Freireana. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Carlos Alberto Marques.

6.
Adriana Lopes Leal. RELAÇÕES ENTRE SANEAMENTO-QUÍMICA-MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NUMA PERSPECTIVA CRÍTICO-TRANSFORMADORA. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

7.
Renata Hernandez Lindemann. Ensino de Químca em Escolas do Campo com Proposta Agroecológica: contribuições a partir da perspectiva freireana de educação. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

8.
Juliana Cardoso Coelho. Processos Formativos para Práticas Transfomadoras: temas-dobradiças como contribuição para abordagem temática. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Orientador: Carlos Alberto Marques.

9.
Fábio Peres Gonçalves. A problematização das atividades experimentais no desenvolvimento profissional e na docência dos formadores de professores de química. 2009. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Alberto Marques.

10.
Joanez Aparecida Aires. História da Disciplina Escolar Química: o caso de uma Instituição de Ensino Secundário de Santa Catarina (1909-1942). 2006. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Coorientador: Carlos Alberto Marques.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Nádia Freitas Magalhães. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Carlos Alberto Marques.

2.
Anelise Maria Regiani. Energias Alternativas no ensino e na formação de professores de Química: possíveis contribuições do enfoque CTS e da Química Verde. 2010. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, . Carlos Alberto Marques.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiane da Silva Prudêncio. A Influência do Programa de Licenciaturas Internacionais na formação de professores de Química: a experiência de uma licencianda da UFSC. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Orientador: Carlos Alberto Marques.

Iniciação científica
1.
Nicolle Ruppenthal. Analise e divulgação da verdura química (EV) em atividades experimentais de disciplinas do Curso de Química da UFSC. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Carlos Alberto Marques.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, C. A.. Ensino de Química Verde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).





Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:45:20