Carlos Bauer de Souza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8711715937181535
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Pesquisador e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), licenciado e bacharel em História, pelo Departamento de História, da Faculdade de Ciências Sociais, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestre (1992) e doutor (2001) em História, pelo Departamento de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, realizou os estudos de pós-doutoramento, em História da Educação, na Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas em 2005. Iniciou sua carreira docente, em 1983, lecionando história, no ensino fundamental, médio e nos cursos de magistério da rede pública do estado de São Paulo. Desde o início da década de 1990, tem se dedicado ao ensino superior e a realização de pesquisas acadêmicas, orientações de iniciação científica, mestrado, doutorado e a supervisão de estágios de pós-doutoramento. Atualmente é professor titular da Diretoria de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, editor do periódico acadêmico Cadernos de pós-graduação, da Universidade Nove de Julho; entre os anos de 2005 e 2017, foi o editor de Eccos, Revista Científica. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História e Historiografia da Educação, trabalhando com os seguintes temas: história da educação brasileira, atuação política e sindical dos trabalhadores em educação, história e teoria da profissão docente. Escreveu diversos artigos e capítulos de livros publicados na área educacional e outras afins, sendo autor dos livros Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil; A natureza autoritária do Estado no Brasil contemporâneo. Elementos de história e questionamentos políticos; Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984); Anton Makarenko; Educação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica; Breve história da mulher no mundo ocidental; A classe operária vai ao campus. Esboço de história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea; Teoria da História - A Educação no Brasil, Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire; Reflexões sobre o tempo e a história, a memória e a utopia na escola e História e internacionalismo da Escola Nacional Florestan Fernandes. ORCID ID https://orcid.org/0000-0003-1031-5631 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Bauer de Souza
Nome em citações bibliográficas
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Nove de Julho, Programa de Pós Graduação em Educação.
Av. Francisco Matarazzo, nº 612
Água Branca
05010000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36659300
Ramal: 9317
URL da Homepage: www.uninove.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em História Econômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Os trabalhadores e a luta pela construção da democracia no Brasil (1964-1983)., Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Osvaldo Luis Angel Coggiola.
Palavras-chave: Democracia no Brasil; Estado autoritário; Lutas sociais; Política de esquerda no Brasil; Política partidária; Movimento Operário.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1988 - 1992
Mestrado em História Econômica.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Perspectivas de organização política e sindical dos trabalhadores no Brasil e as origens da Central Única dos Trabalhadores (1908-1983).,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Osvaldo Luis Angel Coggiola.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Movimento Operário; Política de esquerda no Brasil; Democracia no Brasil; História dos trabalhadores no Brasil; Pensamento socialista no Brasil; Política partidária.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
1982 - 1985
Graduação em Bacharelado em História.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O discurso impresso do Partrido Comunista do Brasil (PC do B).
Orientador: Elias Tomé.


Pós-doutorado


2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular - Orientador de Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor, pesquisador e orientador acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho ? PPGE/Uninove. Orientador de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação Brasileira
História e historiografia da educação
Teoria da História e Historiografia da Educação
02/2004 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História da educação brasileira
História e historiografia da educação
O cinema como fonte na pesquisa educacional
Teoria da História e Historiografia da Educação

Centro Universitário Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Títular, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Doutor Pesquisador da Linha Pesquisa em História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (LIPHIS) do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Atividades

09/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Educação - PPGE -, .

09/2000 - Atual
Ensino, Mestrado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação não Formal, Cultura e Movimentos Sociais
O cinema como fonte documental em pesquisas educacionais
Seminários Avançandos: História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social
História da Educação Brasileira
Metodologia do Ensino e Pesquisa das Ciências Humanas
Políticas de Formação Docente
09/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bases históricas e filosóficas da educação
Orientação de trabalho de conclusão de curso
09/2003 - 11/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Nove de Julho, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Científica do Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas, realizado entre os dias 17 a 19 de novembro de 2003, no memorial da América Latina, sob responsabilidade do Programa de Mestrado em Educação do Centro Univers.

Universidade Braz Cubas, UBC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2000
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 32

Atividades

03/1994 - 06/2000
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil
História Contemporânea
Teoria da História


Linhas de pesquisa


1.
História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social

Objetivo: Essa linha produz estudos sobre a história da educação, suas teorias e a natureza do trabalho docente com suas implicações organizativas, políticas e sociais; suas instituições escolares, particularmente, as brasileiras, seus fundamentos, práticas e instituições formadoras e a atuação do educador social e a educação não-formal..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: História da educação brasileira; Trabalho docente; Educação não-formal; Instituições Escolares; Educação e movimentos sociais.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
História da educação brasileira e seus personagens invisíveis ? práticas sindicais e políticas do Sindicato dos funcionários e servidores da educação do estado de São Paulo ? AFUSE (1978-1992)
Descrição: A proposta de pesquisa acadêmica aqui apresentada sobre alguns personagens invisíveis, que tem suas memórias soterradas e temáticas pouco usuais na história social da educação brasileira discorre sobre as práticas sindicais e políticas do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo ? AFUSE (1978-1992), procurando traduzir, criticamente, aspectos cruciais da natureza do seu ocultamento. O objetivo central dessa investigação será procurar tirar tais práticas do ostracismo e da invisibilidade. Por isso, apresentamos as referências como respaldos teóricos e metodológicos, e as informações relativas às fontes primárias e secundárias utilizadas em sua construção. Ao mesmo tempo, julgamos ser oportuno recuperar determinados aspectos históricos e contrassensos presentes na gênese e no desenvolvimento da sociedade capitalista. São algumas dessas contradições e antagonismos os geradores dos chamados conflitos de classes, trazendo consigo a necessidade da organização política e a resistência dos trabalhadores, com destaque especial às associações e aos sindicatos, que desempenham papel relevante na luta por transformações e afirmação dos direitos sociais. As experiências que se constituíram no universo educacional não podem ser desconsideradas, por conta disso, a ênfase maior deste estudo está associada ao reconhecimento da presença da AFUSE nesse conturbado cenário e ao seu papel na defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos. Consigna que numa coletividade dividida em classes traz consigo a defesa dos interesses da classe trabalhadora e prioriza as lutas e as formas organizativas dos que buscam melhores condições de vida no interior da sociedade capitalista. Também é importante observar que existem poucos estudos sobre a temática do associativismo e do sindicalismo dos funcionários de escolas na área da educação. Consultas aos portais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? CAPES, da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPEd, da Sociedade Brasileira de História da Educação ? SBHE e de inúmeros programas de pós-graduação, localizados em diferentes regiões do país, assim o demonstram. Mesmo no âmbito da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação ? REDE ASTE, essa temática tem sido pouco abordada pelos seus participantes. ____ Nota: Criada, originalmente, em 1978, como Associação dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo ? AFUSE, somente em 13 de maio de 1989, foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho e pela Previdência Social como entidade sindical, porém, a denominação de AFUSE continuou sendo largamente utilizada pelos seus adeptos, razão pela qual a empregaremos nesse estudo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Carin Moraes - Integrante / Miriam Maria Bernardi Miguel - Integrante / Luís Roberto B. Paiva - Integrante / Hélida Lança - Integrante / Viviane Belizário de Freitas - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
História comparada do sindicalismo docente latino-americano e as reformas universitárias contemporâneas (1990-2010).
Descrição: Em diferentes países da América Latina foram realizadas mudanças significativas no modo em que se governa e se tomam decisões sobre o sistema educativo preconizando como objetivo a melhoria da qualidade da educação, sua descentralização, o fortalecimento do poder local e a promoção da autonomia foram pontos comuns que estiveram presentes nas plataformas das reformas recomendadas pelas agências e organismos internacionais na maioria das nações dessa região do mundo. Ocorre que a efetivação das propostas de reformas educacionais nos países latino-americanos trouxe mudanças que afetaram direta e profundamente os docentes e as organizações sindicais dispostas a representá los. Essas invariavelmente se opuseram as reformas e se constituíram no principal obstáculo à sua consumação. Por conta disso, pretendemos estudar, numa perspectiva histórica comparada, a resistência, os conflitos protagonizados entre os sindicatos docentes universitários, os seus respectivos governos nacionais e que deixaram suas marcas nos embates educacionais contemporâneos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Luiz Bezerra Neto - Integrante / Cássio Hideo Diniz Hiro - Integrante / Henrique Fernandes Rios - Integrante / Heloisa Santos - Integrante / Hélida Lança - Integrante / Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Escola Nacional Florestan Fernandes: educação no campo no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista (2005-2012).
Descrição: Essa pesquisa enfoca a trajetória da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), criada a partir da iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra ? MST - e de movimentos sociais e militantes políticos. A análise utiliza documentos da ENFF, entrevistas e matérias veiculadas no espaço público e visa identificar as motivações que levaram à criação da ENFF, bem como descrever e analisar os principais aspectos do projeto pedagógico que orienta as práticas existentes, com ênfase no aspecto da proposta de participação de representantes de movimentos sociais de diversos países, o que caracterizaria o internacionalismo do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / João Elias Nery - Integrante / Carin Moraes - Integrante / Viviane Belizário de Freitas - Integrante / Maria Carolina Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2011 - 2013
História e consciência de classe na educação brasileira: Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978 ? 1990)
Descrição: Entre os movimentos sociais, o sindicalismo de trabalhadores em educação tornou-se nos últimos 30 anos em um dos principais movimentos da história política e social do Brasil. Junto com os metalúrgicos e os bancários, e de movimentos rurais como o Movimento dos Trabalhadores rurais Sem Terra, o sindicalismo docente teve um papel importante na conjuntura política ao final do regime civil-militar. Suas entidades representativas foram os principais instrumentos de lutas, não só econômicas, mas também políticas, sendo que muitas delas foram protagonistas na luta contra a ditadura nos anos 1980. E isso repercutiu na sociedade brasileira, pois este movimento se trata da ação e organização de uma categoria que trava contato direto e cotidiano com a grande maioria das famílias, ao trabalhar com a sua educação e a educação de seus filhos. Diante disso, este trabalho busca investigar a formação da consciência de classe dos trabalhadores em educação, no qual se insere os professores, a partir da análise do processo histórico de seu desenvolvimento. Tendo como referenciais teóricos Edward D. Thompson, Georg Lukács e Amarílio Ferreira Jr., entre outros, e tendo como marco inicial de investigação a segunda metade da década de 1970, esta pesquisa buscará compreender as características da categoria social dos professores, sua realidade sócio-econômica e a sua participação nos processos políticos que resultaram na queda da ditadura civil-militar no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Maria Inês Paulista - Integrante / Alessandro Rubens de Matos - Integrante / Cássio Hideo Diniz Hiro - Integrante / Elaine Cristina Moreira da Silva - Integrante / André Luís Gabriel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2009 - 2011
Projetos educativos, conscientização política e crítica social ? a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura. (1964-1979)
Descrição: Pretendemos nos debruçar na localização documental e análise de determinadas práticas invisíveis de resistência produzidas no cotidiano social, que tiveram um papel importante numa etapa de nossa história em que a conscientização política, a existência de uma educação crítica e transformadora e a defesa dos mais elementares direitos e da cidadania não eram possíveis ou mesmo tolerados. Mas as pessoas e os grupos que a desenvolveram existiram e ousaram se manifestar através da efetivação de determinadas experiências culturais voltadas, principalmente, para o esclarecimento e conscientização da população. Neste sentido, precisam ser lembradas e discutidas pela historiografia e reconhecidas no universo das práxis educacionais que se produziram no período de vigência da ditadura militar brasileira (1964-1979)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / José Rubens Lima Jardilino - Integrante / Maria Inês Paulista - Integrante / Kátia Cristina Kenez - Integrante / Alessandro Rubens de Matos - Integrante / Daniel de Aguiar Pereira - Integrante / Antonio Maria Costa Amaral - Integrante / Pauleany Linhares Prince - Integrante / Gabriela Reis Oliveira - Integrante / Paulo Roberto de Queiroz Junior - Integrante / Luciana Cristina de Almeida - Integrante / Régis Thiago - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Nove de Julho - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2009
Nas vozes do professores, a história de uma configuração profissional (1979-1985).
Descrição: O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, mais conhecido pela sigla Apeoesp, que foi herdada de um período em que os funcionários públicos não podiam ser sindicalizados e a criação de associações foi um recurso muito utilizado como uma forma de driblar as leis vigentes constituiu na história da educação pública paulista um dos marcos fundamentais na consolidação da profissionalização do trabalho docente, também contribuindo com uma importante disseminação do caráter político presente no desempenho desta profissão nos tempos modernos. A implementação de uma intensa e massiva prática de sindicalização, muito mais do que quaisquer influências teóricas ou ideológicas produziram um contexto histórico em que fervilhavam idéias favoráveis ao desenvolvimento de um processo de socialização dos professores alicerçado no compromisso e nos valores políticos, culturais, educacionais próprios da profissão do professor e, simultaneamente, ajudou a disseminar uma concepção de que os professores pertenciam a uma mesma classe social ou mesmo reconheciam que o seu trabalho tinha dimensões políticas e valores educacionais. A presente pesquisa tem como principal objetivo reunir e analisar os discursos produzidos pelos porta-vozes sindicais do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, muitas vezes responsáveis pela construção da imagem da categoria, pela forma como a sua identidade profissional foi sendo forjado, como os professores foram se identificando como profissionais, num período que compreende os anos de 1979 e 1985, que são aqueles que culminaram com a aprovação do Estatuto do Magistério do Estado de São Paulo, documento histórico de crucial importância na busca de consolidação da profissão docente no referido estado, depois de muitas lutas, reivindicações pela realização de concursos públicos, resistências às perseguições políticas e institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / José Rubens Lima Jardilino - Integrante / Maria Inês Paulista - Integrante / Juliano Godoi - Integrante / Silvana de Cassia Coen Simeoni - Integrante.Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Remuneração.Número de orientações: 3
2007 - 2009
Ser professor na metrópole
Descrição: As metrópoles brasileiras produzem problemas urbanos de reconhecida singularidade, próprios de seus respectivos processos históricos e nos marcos em que se processou o desenvolvimento da sociedade capitalista no Brasil, ou seja, de forma desigual e combinada. A constituição e o desenvolvimento do espaço urbano brasileiro revelam uma articulação de fatores e, simultaneamente, uma especificidade característica da forma que o capitalismo foi se desenvolvendo em cada região do país. Desenvolvimento este que acabou definindo o espaço urbano em função das necessidades de uma estrutura produtiva sempre articulada e ou dependente do ordenamento internacional, mas historicamente também é possível observar uma lógica mais complexa do que a mera realização dos interesses do capital internacional e em virtude da qual a reprodução da força de trabalho foi assumindo uma conotação marcadamente sócio-política contrastante com os países centrais. Assim, o Estado brasileiro foi chamado a produzir e efetivar autoritariamente o desenvolvimento de determinadas localidades brasileiras. Segundo Gramsci, a luta política encontra-se diluída em todas as esferas da vida social e com a comunidade escolar, particularmente, com os professores não é diferente. Nela se produzem a cultura e as concepções de mundo que as pessoas compartilham. Assim, o objetivo central deste projeto de pesquisa é inventariar e refletir sobre estas possibilidades, principalmente sobre o papel que os professores tem sido chamados a desempenhar neste quadro de crise estrutural pelo qual a sociedade capitalista está passando e os seus e os seus desdobramentos em países como o Brasil. Busca-se assim, numa perspectiva histórica, analisar as formas ?alternativas? e políticas de inserção dos professores que trabalham em áreas extremamente tensas, profundamente marcadas pela violência urbanas, substancialmente corrompidas, com suas populações desprovidas de direitos, possibilidades culturais e crescente apropriação privada do.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / José Rubens Lima Jardilino - Integrante / Paulo Tadeu de Moraes - Integrante / Maria Inês Paulista - Integrante / Marie Rose Dabul - Integrante.Financiador(es): Universidade Nove de Julho - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12
2005 - 2007
Formação de professores: da Escola Normal ao Normal Superior
Descrição: A discussão sobre a formação do professor para a escola básica vem merecendo esforços dos pesquisadores, no sentido de diagnosticar tendências teóricas que a informam, de debater as políticas direcionadas ao setor e de compreender a imensa responsabilidade dos que enfrentam a difícil tarefa de formar professores. O tema tem se revestido de especial importância neste momento crucial de redefinição das propostas políticas e pedagógicas do Governo Federal para a formação do professor, em especial, e dos profissionais da educação, de maneira geral, Todavia, não podemos esquecer de que o tema é revisitado cada vez que uma nova proposta político-governamental se apresenta. Em decorrência dessas políticas, a formação do professor para a escola básica já esteve sob o encargo de Institutos Específicos com status universitário, de Escolas Secundárias com status de grau médio e, atualmente, de Universidades. Esse debate intensifica-se com a elaboração das Diretrizes Curriculares e a conseqüente criação, na legislação do Ministério da Educação, do ISE e do curso Normal Superior, que retomam ideais antigos de formação de todos os professores para a escola básica na Universidade. No entanto, a discussão sobre o lugar da formação desses professores não parece ter sido resolvido, pois se disseminam nos espaços da academia discursos de resistência a essas medidas, pautados, principalmente, pela idéia de que essa formação deve se dar no âmbito dos cursos de Pedagogia (Libâneo e Pimenta, 1999: 239ss). O presente projeto insere-se no marco dessa discussão sobre o lugar de formação do professor para a escola básica, tomando como contexto particular, porém significativo, o estado de São Paulo, que experimentou ao longo de 10 anos, ainda que em consonância com as diretrizes do MEC, a formação de seus professores num projeto próprio de formação secundária, denominado CEFAM ? Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério -, cujo término foi decretado para o final de 20.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Integrante / José Rubens Lima Jardilino - Coordenador.Financiador(es): Centro Universitário Nove de Julho - Remuneração.
2005 - 2007
História, crise agrária na América Latina - educação, terra e liberdade: perspectivas e princípios educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil Contemporâneo.
Descrição: O Projeto de pesquisa foi apresentado ao Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (Gemdec), do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob supervisão da Professora Doutora Maria da Glória Marcondes Gohn,no início do segundo semestre de 2004, sendo aprovado e desenvolvido entre os meses de novembro 2004 e novembro de 2005. Posteriormente, ao longo dos anos de 2006 e 2007, os originais produzidos pela pesquisa foram revisitados visando sua publicação em forma de livro. O objetivo central desta proposta de trabalho foi analisar um movimento social que tem tido grande relevância no cenário das lutas sociais no Brasil desde a década de 1990: o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra ? MST. A escolha deste movimento é dada pela relevância em vários aspectos: como o mais importante movimento social no Brasil rural nos anos da década de 1990, por tratar de questões cruciais como terra, emprego, trabalho, por envolver relações com o poder público e as ações e políticas estatais no tocante a Reforma Agrária, pela ênfase que a mídia lhe dá, pela rede de relações internacionais que construiu, por sua criatividade, e, fundamentalmente, por sua atuação no campo da educação, sendo um dos primeiros e raros movimentos que confere centralidade à educação de seus participantes (em suas múltiplas formas). RESUMO DA PESQUISA DESENVOLVIDA: O objetivo central do presente trabalho foi buscar lançar um olhar crítico sobre um dos principais organismos políticos criados pelos trabalhadores rurais brasileiros, no caso o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - aqui estudado no desenvolvimento dos seus princípios educacionais, perspectivas culturais, trabalho de formação e conscientização política -, e que teve entre os seus marcos históricos a luta contra a ditadura militar e a democratização do Estado em nosso país. Procuramos reunir subsídios que permitam.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Paulo Tadeu de Moraes - Integrante / Luis Fábio Simões Pucci - Integrante / Sandra Regina Gomes - Integrante / Estéfane Candido Gomes - Integrante.Financiador(es): Centro Universitário Nove de Julho - Remuneração.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto de Financiamento do IX Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - História e Atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, junto à CAPES.
Descrição: Realização do projeto e do pedido de Financiamento do IX Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - História e Atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, junto à CAPES..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Pedido de financiamento - FAPESP do VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas
Descrição: Projeto de Pedido de financiamento, encaminhado à FAPESP, do VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Paolo Nosella - Integrante / Marcos Antonio Lorieri - Integrante / Rose Roggero - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Pedido de financiamento - CAPES do VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas
Descrição: Pedido de financiamento, junto a CAPES, do VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador / Marcos Antonio Lorieri - Integrante / Rose Roggero - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Pedido de financiamento - CAPES do VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade: História, formação e compromisso social.
Descrição: Pedido de financiamento, realizado CAPES do VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade: História, formação e compromisso social..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2009
Pedido de financiamento - CAPES do VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Formações Profissional e Política.
Descrição: Pedido de financiamento, realizado junto à CAPES, do VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Formações Profissional e Política..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
Pedido de financiamento - CAPES do V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!
Descrição: Pedido de financiamento, realizado junto à CAPES, do V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Bauer de Souza - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Cadernos de Pós-Graduação (UNINOV)
2015 - Atual
Periódico: Revista Educação & Formação (EDUFOR) ( ISSN: 2448-3583)
2015 - Atual
Periódico: Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana
2012 - Atual
Periódico: História & luta de classes (ISSN 1808-091X-0)
2008 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Human and Social Sciences
2007 - Atual
Periódico: Cadernos CEDEM
2006 - Atual
Periódico: Eccos. Revista Científica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Prêmios e títulos


2016
Reconocimiento de la incansable labor en la construcción del conocimiento y desarrolo de las ciencias en Iberoamérica, como un proceso de promoción de la cultura y la historia de la educación en..., Gobierno de la República de Guaremala, Ministerio de Educación & SHELA..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Carlos Bauer  Data: 30/08/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Carlos Bauer  Data: 03/10/1996

Outras
Total de trabalhos:164
Total de citações:388
Carlos Bauer  Data: 30/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DANTAS, V. A.2018DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . UM INSTANTE DA PRESENÇA POLÍTICA E SINDICAL DOS PROFESSORES MARANHENSES NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1985-1986). Educação & Formação, v. 3, p. 162-181, 2018.

2.
BAUER, CARLOS2018BAUER, CARLOS. Trabalhadores Urbanos, Estudantes e Guerrilheiros escrevem a História a Contrapelo na Sociedade Brasileira de 1968. REVISTA DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, v. 20, p. 167-192, 2018.

3.
BAUER, CARLOS2018BAUER, CARLOS; VERCELLI, Ligia . Educação Escolar Quilombola, Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Cadernos de Pós-graduação, v. 17, p. 8-13, 2018.

4.
OLIVEIRA, M. C. B.2017OLIVEIRA, M. C. B. ; BAUER, CARLOS . Lutas sociais, sindicais e políticas do ensino privado de Osasco e região: a experiência do Sinprosasco (1985-1992).. Revista Trabalho, política e sociedade, v. II, p. 375-394, 2017.

5.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2017BAUER, Carlos.; PAIVA, Luís R.B. . O Sindicalismo docente universitário da Argentina, Brasil, Colômbia, México e sua resistência à contrarreforma universitária. REVISTA DE HISTORIA DE LA EDUCACION LATINOAMERICANA, v. 19, p. 109-128, 2017.

6.
VERCELLI, LIGIA DE CARVALHO ABÕES2017VERCELLI, LIGIA DE CARVALHO ABÕES ; BAUER, CARLOS . Inclusão de pessoas com deficiência na educação básica: exame crítico e propositivo. Cadernos de Pós-graduação, v. 16, p. 1-8, 2017.

7.
BAUER, CARLOS2017BAUER, CARLOS; VERCELLI, Ligia . Inclusão de pessoas com deficiência na escola básica. Cadernos de Pós-graduação, v. 16, p. 7-9, 2017.

8.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.; PAIVA, L. R. B. . Elementos do sindicalismo universitário mexicano. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 57, p. 92-103, 2016.

9.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.; DANTAS, V. A. . As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985). Revista Educação & emancipação, v. 9, p. 189, 2016.

10.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.. Educação, juventude e a luta pelo socialismo. Desafios na educação, v. 2, p. 32-38, 2016.

11.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.; OLIVEIRA, M. C. B. . APONTAMENTO SOBRE AS ORIGENS HISTÓRICAS DO SINDICATO DOS PROFESSORES DE OSASCO, COTIA, CARAPICÍBA E BARUERI (SINPROSASCO) EMTEMPOS DE TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA (1985). Educação & Formação, v. 1, p. 88, 2016.

12.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.. 2016: um ano para se registrar na história educacional do país. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. XVI, p. 1-2, 2016.

13.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.. Contra as temeridades da Medida Provisória 746. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. XVI, p. 1-2, 2016.

14.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2016BAUER, Carlos.; DANTAS, V. A. . As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 9, p. 189-217, 2016.

15.
BAUER, CARLOS2016BAUER, CARLOS; SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM . Editorial - Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica (BNCC). ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 11-13, 2016.

16.
BAUER, CARLOS2016BAUER, CARLOS; SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM . Editorial. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 9-14, 2016.

17.
BAUER, CARLOS2016BAUER, CARLOS; SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM . Filosofia e formação humana na educação básica. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 11-14, 2016.

18.
BAUER, CARLOS2015BAUER, CARLOS; MORAES, Carin . ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. (ISSN 2178-4442). Poiesis Pedagogica, v. 13, p. 107-125, 2015.

19.
BAUER, Carlos.2015BAUER, Carlos.; STANGHERLIM, Roberta ; VERCELLI, L. ; DINIZ, C. . Crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades de uma educação em direitos humanos. (ISSN 2011-5318). Revista de Educación y Desarrollo Social, v. 9, p. 56-69, 2015.

20.
BAUER, Carlos.2015BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Plano Nacional de Educação(PNE ) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-15, 2015.

21.
LOPES, Silvana2015LOPES, Silvana ; BAUER, Carlos. . PRESENÇA DO ASSOCIATIVISMO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS NA HISTÓRIA DO SINDICALISMO EDUCACIONAL LATINOAMERICANO (ISSN 2446-8606).. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 1096-1109, 2015.

22.
BAUER, CARLOS2015BAUER, CARLOS; SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM . Papel formativo da Filosofia. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 11-14, 2015.

23.
BAUER, CARLOS2015BAUER, CARLOS; SEVERINO, ANTÔNIO JOAQUIM . Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 1, p. 11-16, 2015.

24.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Eccos e a diversidade da pesquisa acadêmica educacional. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 33, p. 11-14, 2014.

25.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Balanço histórico e prospectivo. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 24, p. 11, 2014.

26.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . EccoS e o código de ética dos Editores. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 35, p. 11-18, 2014.

27.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Educação, juventude e contestação social. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-14, 2014.

28.
BAUER, CARLOS2013BAUER, CARLOS; PAULISTA, M. I. . Formação política e profissional: um desafio do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga (1979-1996).. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. Ã?nico, p. 137, 2013.

29.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.. Tópicos do conhecimento científico.... Rede, v. 1, p. 73-90, 2013.

30.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Editorial - Eccos, n- 30 - Políticas Educacionais. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-14, 2013.

31.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Educação e juventude. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-14, 2013.

32.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.; SILVA, Elaine Cristina Moreira da . O caráter pedagógico do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ? USP.. Revista @mbienteeducação, v. 6, p. 295, 2013.

33.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.; PONTES, Suelen . Sindicalismo Docente universitário na América Latina ? história embates políticos na contemporaneidade (1990-2010).. Revista Heurística, v. 16, p. 36-52, 2013.

34.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.. Educação, terra e liberdade: Formação nos princípios educacionais do MST. (ISSN 2176-4360). Formação Docente, v. 05, p. 01-04, 2013.

35.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2013BAUER, Carlos.; PONTES, S. . Sindicalismo docente universitário Na América Latina ? História e embates políticos na contemporaneidade. (1990-2010). Revista Heurística, No.16 enero-diciembre (2013). San Cristóbal,, v. 16, p. 36-52-52, 2013.

36.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Editorial Paulo Freire e a educação de adultos.. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-16, 2012.

37.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-16, 2012.

38.
SEVERINO, A. J.2012SEVERINO, A. J. ; BAUER, Carlos. . Editorial Eccos 28 - Educação e Arte. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 0, p. 3-9, 2012.

39.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; RISSO, A. L. ; GOMES, S. R. . O Desafio Educacional, de Florestan Fernandes.. Revista de Ciências da Educação, v. 26, p. 7-15, 2012.

40.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Educação e arte - exame crítico e proposições. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 0, p. 3-8, 2012.

41.
BAUER, CARLOS2012BAUER, CARLOS. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade. História & Ensino, v. 18, p. 71-87, 2012.

42.
BAUER, Carlos.2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Políticas educacionais e o cotidiano escolar.. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-17, 2012.

43.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2011BAUER, Carlos.. Educação e formação política: um estudo histórico e institucional da Fundação Nativo da Natividade.. Educação (UFSM), v. 36, p. 141-152, 2011.

44.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2011BAUER, Carlos.. Considerações sobre a produção do conhecimento histórico e posicionamento teórico enquanto crítica da sociedade capitalista.. Revista HISTEDBR On-line, v. 41, p. 240-256, 2011.

45.
CARVALHO, Celso.2011CARVALHO, Celso. ; BAUER, Carlos. . OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DE CRISE DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO.. Org & Demo (Unesp. Marília), v. 12, p. 97-112, 2011.

46.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2011BAUER, Carlos.; LORIERI, Marcos ; SEVERINO, A. J. ; SILVA, Maurício Pedro da . O ensino de filosofia no Brasil - aspectos históricos, postulados críticos e propositivos.. Dialogia, v. 13, p. 9-12, 2011.

47.
Queiroz, José J.2011Queiroz, José J. ; BAUER, Carlos. . Educação, corpo e corporeidade.. Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 14, p. 25-31, 2011.

48.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.. Brasil, 1968: estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. Contexto Radial (São Paulo), v. 12, p. 7-21, 2010.

49.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.; MARTINHO, Mércia David. . Inventário crítico das revistas universitárias brasileiras: um estudo de caso - A produção editorial da Universidade Nove de Julho - Uninove.. Extraprensa (USP), v. 1 E, p. 163-169, 2010.

50.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . Marx, Engels e o sindicalismo docente.. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 10, p. 154-164, 2010.

51.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.. Aspectos históricos e as propostas educacionais do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no Brasil contemporâneo - um compromisso político com as transformações sociais.. Revista de Ciências da Educação, v. 23, p. 1-15, 2010.

52.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso. . O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história. Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 15, p. 351-354, 2010.

53.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2010BAUER, Carlos.. Em torno de Marx, reflexões marxianas de Leandro Konder. Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 15, p. 348-350, 2010.

54.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.. Apontamentos para uma história imediata dos professores universitários brasileiros. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Único, p. 1-12, 2009.

55.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.. SER PROFESSOR NA METRÓPOLE ? DO SEU PAPEL POLÍTICO E SOCIAL. Revista HISTEDBR On-line, v. 33, p. 96-108, 2009.

56.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.. O espírito de porco do capitalismo.. Germinal : Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (Londrina. Online), v. 8, p. 1, 7-14, 2009.

57.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.; GOHN, Maria da Glória M. ; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola . Educação e movimentos sociais: uma relação forjada na prática.. Eccos. Revista Científica, v. 11, p. 1-10, 2009.

58.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.. Nenhum a menos ? Dos princípios educativos na filmografia chinesa!. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 9, p. 1-6, 2009.

59.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso. . Lições políticas de liberdade. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. Vol. 9, p. 124-129, 2009.

60.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola ; JARDILINO, J. R. L. . Da educação e dos movimentos sociais ? historicidade, problemáticas atuais e possibilidades interpretativas.. Eccos. Revista Científica, v. 11, p. 09-21, 2009.

61.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2009BAUER, Carlos.. Florestan Fernandes e o legado de uma práxis crítico-transformadora na história da educação brasileira.. Revista de Ciências da Educação (Aparecida), v. 20, p. 477-502, 2009.

62.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2008BAUER, Carlos.. Sobre o nosso papel na universidade.. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. 87, p. 1-12, 2008.

63.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2008BAUER, Carlos.. História, educação e a construção da identidade nacional.. Revista de Historia de la Educacion Latinoamericana, v. 10, p. 119-136, 2008.

64.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2008BAUER, Carlos.. Intelectuais, livros didáticos e a formação da identidade nacional: um ensaio sobre a configuração ideológica do Brasil. Contexto Radial (São Paulo), v. Único, p. 32-42, 2008.

65.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2008BAUER, Carlos.; DABUL, M. R. . O cinema como fonte documental em pesquisas educacionais: análise do filme "Anjos do Arrabalde", de Carlos Reichenbach.. Dialogia (UNINOVE), v. 7, p. 95-101, 2008.

66.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2008BAUER, Carlos.. Características históricas, sociais e políticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e a presença dos valores e princípios cristãos no seu desenvolvimento.. Cadernos de Pós-Graduação (UNINOV), v. 7, p. 29-47, 2008.

67.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2007BAUER, Carlos.. Educação brasileira - itinerários históricos e filosóficos. Eccos. Revista Científica, v. 9, p. 9-14, 2007.

68.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2007BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. . Educação Brasileira: dos anos dourados à década pedida?. Eccos. Revista Científica, v. 9, p. 249-259, 2007.

69.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2006BAUER, Carlos.. Política de expansão do ensino superior: a classe operária vai ao campus. Eccos. Revista Científica, v. 8, p. 449-470, 2006.

70.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2006BAUER, Carlos.. Formar à esquerda: processo de educação política no PT e na CUT - um estudo sobre a Fundação Nativo Natividade. Eccos. Revista Científica, v. 8, p. 477-478, 2006.

71.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2006BAUER, Carlos.. História e cultura na construção da práxis freiriana. Cadernos de Pós-Graduação (UNINOV), v. 5, p. 115-144, 2006.

72.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2005BAUER, Carlos.. À esquerda da esquerda: trotskistas, comunistas e populistas no Brasil contemporâneo (1952-1966). Outubro (São Paulo), São Paulo, v. 1, n.nº 12, p. 156-158, 2005.

73.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2005BAUER, Carlos.. Sobre a importância do método de análise nas pesquisas educacionais. Pulsar (São Paulo), São Paulo - SP, v. 1, n.1, p. 41-48, 2005.

74.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2005BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. . Apontamentos sobre uma história recente: gênese e desenvolvimento da universidade brasileira.. Revista Historia de la Educación Latinoamericana, v. 1, p. 9-36, 2005.

75.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2004BAUER, Carlos.. Sem teto, sem pertencimento.... Videtur (USP), São Paulo, p. 05-56, 2004.

76.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2001BAUER, Carlos.; RODRIGUES, Ana Lúcia . Reflexões sobre o trabalho, reestruturação produtiva e tempo livre. Revista da APG (PUCSP), São Paulo, v. v.1, n.nº 26, p. 25-41, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BAUER, Carlos.; OLIVEIRA, M. C. B. ; DINIZ, C. ; MIGUEL, M. M. B. ; PAIVA, L. R. B. ; LANCA, H. ; MORAES, Carin . Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3) . (ISBN 9788546209873). 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. v. 1. 412p .

2.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin ; NERY, João Elias . História e internacionalismo da Escola Nacional Florestan Fernandes. (ISBN 9788599156902). 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2017. v. 1. 350p .

3.
BAUER, Carlos.. Educação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica. 2ª edição revista e ampliada.. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. v. 1. 224p .

4.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . História e consciência de classe na educação brasileira. Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979-1983). (ISBN 9788599156742). 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2015. v. 1. 208p .

5.
BAUER, Carlos.; DINIZ, C. (Org.) ; PAIVA, L. R. B. (Org.) ; MIGUEL, M. M. B. (Org.) ; DANTAS, V. A. (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil ? Volume 2, com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal. (ISBN 9788546200634). 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 1. 420p .

6.
BAUER, CARLOS; LORIERI, Marcos (Org.) ; ROGGERO, R. (Org.) . Pedagogias Alternativas. (ISBN 9788581487052). 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1. 396p .

7.
BAUER, Carlos.; DINIZ, Cássio (Org.) ; PAULISTA, M. I. (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. v. 1. 208p .

8.
BAUER, Carlos.. A natureza autoritária do Estado no Brasil contemporâneo. Elementos de história e questionamentos políticos.. 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2012. v. 1. 144p .

9.
BAUER, Carlos.. Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984).. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. v. 1. 172p .

10.
BAUER, Carlos.. Reflexões sobre o tempo e a história, a memória e a utopia na escola.. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. v. 1. 124p .

11.
BAUER, Carlos.. Teoria da História - A Educação no Brasil. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2011. v. 1. 183p .

12.
BAUER, Carlos.. A classe operária vai ao campus. Esboço de história social, trabalho precário, resistência e ousadia na universidade brasileira contemporânea.. 1. ed. São Paulo: Editora Instituto José Luís e Rosa Sundermann, 2010. v. 1. 96p .

13.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E. . Anton Makarenko. 1. ed. Recife/PE: Editora Massangana & MEC, 2010. v. 1. 136p .

14.
BAUER, Carlos.. Educação, terra e liberdade: princípios educacionais do MST em perspectiva histórica.. 1. ed. São Paulo: Editora Xamã & Edições Pulsar, 2009. v. 1. 152p .

15.
BAUER, Carlos.. Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire.. 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2008. v. 1. 128p .

16.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. ; CARVALHO, Celso. ; RUSSO, Miguel. . Políticas Educacionais e Discursos Pedagógicos. (Série: Formação de Professores e o Trabalho Docente/1). 1. ed. Brasília: Editora Liber Libro., 2007. v. 1. 156p .

17.
BAUER, Carlos.. Reflexões sobre o tempo, a história e a utopia no cotidiano escolar. São Paulo: Terras do Sonhar & Edições Pulsar, 2005. v. Único. 104p .

18.
BAUER, Carlos.. Breve história da mulher no mundo ocidental. 1. ed. Xamã, 2001. v. 1. 212p .

19.
BAUER, Carlos.. A arte da insurreição.. 1. ed. São Paulo: Edições Pulsar, 2000. v. 1. 142p .

20.
BAUER, Carlos.. Reflexões sobre o tempo e a construção da história. 1. ed. São Paulo: Edições Pulsar, 1998. v. 1. 112p .

21.
BAUER, Carlos.. Contribuição para a história dos trabalhadores no Brasil. Volume II. A hegemonia vermelha.. 1. ed. São Paulo: Edições Pulsar, 1995. v. 1. 282p .

22.
BAUER, Carlos.. Contribuição para a história dos trabalhadores no Brasil. Volume I. O despertar libertário.. 1. ed. São Paulo: Edições Pulsar, 1994. v. 1. 132p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Algumas linhas históricas sobre a gênese e a consolidação política e social do Sinpro ABC (1984-1990).. In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 81-85.

2.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . Do conformismo associativista à combatividade sindical: o surgimento da Asusp e suas transformações ao final da década de 1970. (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3). 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 85-98.

3.
LANCA, H. ; BAUER, CARLOS . Apontamentos preliminares sobre a presença e o contributo do Sinpro-SP nos marcos da expansão do ensino privado durante a ditadura militar brasileira (1964-1983). (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 181-198.

4.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . Sindicalismo docente universitário na Colômbia. (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel.. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 231-246.

5.
OLIVEIRA, M. C. B. ; BAUER, Carlos. . O sindicato dos professores de Osasco e Região (Sinprosasco): lutas políticas, sindicais e organizativas na década de (1980-1990). (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel.. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 261-278.

6.
MIGUEL, M. M. B. ; BAUER, Carlos. . História e embates políticos do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo ? Afuse (1978-1992). (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel.. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 307-328.

7.
LOPES, Silvana ; BAUER, Carlos. . A questão das entidades vinculadas às universidades estaduais paulistas e o sindicalismo docente no Brasil. (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3). 1ed.São Paulo: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 385-397.

8.
BAUER, Carlos.; DANTAS, Vanessa . A primeira greve de professores da rede estadual maranhense: primeiras aproximações do maior movimento da categoria (1985-1986) (ISBN: 978-85-9482-019-8). In: Maria de Fátima Felix Rosar; Lícia Cristina Araújo da Hora. (Org.). Sujeitos políticos coletivos em defesa da educação pública no Maranhão. 1ªed.São Paulo: Outras Expressões, 2017, v. 1, p. 129-152.

9.
FREITAS, V. B. ; BAUER, Carlos. . Conflito, resistência e solidariedade na história da educação pública paulista. Um estudo de caso sobre a ocupação da Alesp realizada pelos professores em 1993.( ISBN: 9789974843479). Las encriciadas abiertas de América Latina. 1ªed.Montevidéu: Alas, 2017, v. 1, p. 3465-3475.

10.
FREITAS, V. B. ; BAUER, Carlos. . Sindicalismo docente e seu papel nas greves da rede pública paulista. XI Seminário Nacional de Pesquisa. 1ªed.São Paulo: Uninove, 2017, v. 1, p. 211-214.

11.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . História concisa da Confederação dos Professores do Brasil: gênese e percalços de sua consolidação política e sindical (1983-1991) (ISBN: 978-9974-8434-7-9). Libro de ponencias completas XI Congreso ALAS 2017. 1ªed.Montevideo: Universidad de La Republica - Uruguay, 2017, v. 1, p. 3-14.

12.
PAIVA, Luís R.B. ; BAUER, Carlos. . Elementos sobre o sindicalismo docente universitário na Colômbia (ISBN: 978997484). Libro de ponencias del XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio". 1ªed.Montevideo: ALAS & Universidad de La Republica - Uruguay, 2017, v. 1, p. 1-18.

13.
PAIVA, Luís R.B. ; BAUER, Carlos. . Elementos sobre o sindicalismo docente universitário colombiano: formação e desafios em tempos de neoliberalismo (1990-2010) (ISBN: 8589852). Livro dos anais do XI Seminário Nacional de Pesquisa e XIII Encontro de Iniciação Científica da Uninove,. 1ªed.São Paulo: Uninove, 2017, v. 1, p. 159-168.

14.
PAIVA, Luís R.B. ; BAUER, Carlos. . Escolha eletiva da direção escolar: mecanismos de participação e controle comunitário na administração pública (ISBN: 9788593467059). Livro dos Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - "Reformas de ensino e movimentos de resistência : Diálogos entre Brasil e América Latina". 1ªed.São Paulo - SP: Rede Escola Pública e Universidade, 2017, v. 1, p. 167-169.

15.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . História recente da gênese e consolidação política e social do Sindicato dos professores do ABC (1984-1990) (ISBN: 9789974843479). Las encriciadas abiertas de América Latina. 1ed.Montevideo: Universidad de La Republica ? Uruguay, 2017, v. 1, p. 3453-3463.

16.
MORAES, Carin ; NERY, João Elias ; BAUER, Carlos. . A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES: SUJEITOS HISTÓRICOS E DIMENSÃO INTERNACIONALISTA. In: Angelo Del Vecchio; José Eduardo de Oliveira Santos. (Org.). Educação superior no Brasil : modelos e missões institucionais. 1ed.São Paulo: Editora Casa flutuante, 2016, v. 1, p. 1-226.

17.
BAUER, Carlos.. Acepções freirianas na interpretação da presença da juventude na sociedade brasileira contemporânea. In: Nima Imaculada Spigolon; Camila Brasil Gonçalves Campos. (Org.). Círculos de cultura: teorias, práticas e práxis. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 1-312.

18.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . História imediata da organização de base e das greves dos trabalhadores em educação da cidade de São Paulo (2013-2014): do difícil aprendizado nos enfrentamentos das administrações democrático-populares. (ISBN 9788546200634). In: Carlos Bauer; Vanessa Dantas; Miriam Maria Bernardi Miguel; Luis Roberto Beserra de Paiva; Cássio Diniz.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil ? Volume 2, com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 43-66.

19.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo: fundamentos e possibilidades de pesquisas sobre funcionários de instituições de ensino superior. (ISBN 9788546200634). In: Carlos Bauer; Vanessa Dantas; Miriam Maria Bernardi Miguel; Luis Roberto Beserra de Paiva; Cássio Diniz.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 67-76.

20.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . Aproximações do sindicalismo docente universitário mexicano. (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1'ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 236-250.

21.
MIGUEL, M. M. B. ; BAUER, Carlos. . A fundação do sindicato dos funcionários e servidores da educação do estado de São Paulo (afuse): da unidade de propósitos à cisão realizada (1978-1985). (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 339-356.

22.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . O contexto educacional em tempos de ditadura civil-militar: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985). (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 395-418.

23.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Fontes primárias: um desafio na reconstituição da história social dos trabalhadores em educação maranhense (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García; Juan Francisco Guzmán Ramos. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1262-1280.

24.
MIGUEL, M. M. B. ; BAUER, Carlos. . Presença da AFUSE ? Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo na história social da educação brasileira (1978- 2000) (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García; Juan Francisco Guzmán Ramos.. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1281-1305.

25.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Aspectos políticos e história imediata da Escola Nacional Floresntan Fernandes?ENFF (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García Juan; Francisco Guzmán Ramos. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1339-1368.

26.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . O sindicalismo docente na América Latina em tempos de neoliberalismo (1990-2010). (ISBN 9786078408184). In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García Juan; Francisco Guzmán Ramos (Coordinadores). (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1706-1717.

27.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . O debate sobre o associativismo e o sindicalismo na educação e seus sujeitos sociais (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García Juan; Francisco Guzmán Ramos. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1306-1317.

28.
BAUER, CARLOS; STANGHERLIM, Roberta ; VERCELLI, L. ; DINIZ, Cássio . Niños, adolescentes y jóvenes en vulnerabilidad Estado en Brasil contemporáneo: Restos y oportunidades de educación en derechos humanos.. In: Joaquín Gairín Sallán; Guadalupe Palmeros; Ávila Adoración Barrales Villegas.. (Org.). Universidad y Colectivos Vulnerables: Reflexiones y experiencias.. 1ªed.México D.F.: EDICIONES DEL LIRIO, 2014, v. 1, p. 1109-1122.

29.
BAUER, Carlos.. Associativismo e sindicalismo na história da educação ? aspectos teóricos e ideológicos de sua construção. (ISBN 9788581487052). In: Carlos Bauer, Marcos Lorieri, R. Roggero.. (Org.). Pedagogias Alternativas. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p. 293-310.

30.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . Desafios políticos e organizacionais da categoria docente mineira: o surgimento da União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais.. In: Sind-UTE/MG. (Org.). Sind-UTE/MG - Livro Comemorativo - BH - MG - 1979 à 2014.. 1ed.Belo Horizonte: Sind-UTE/MG/Paulinelli, 2014, v. 1, p. 1-152.

31.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin . ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES E SUA DIMENSÃO INTERNACIONALISTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. (ISBN 85-89852-10-5). In: Universidade Nove de Julho - Uninove.. (Org.). Livro dos anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa - Pesquisa Científica como Formação Profissional e Social.. 1ed.São Paulo: Diretoria de Pesquisa da Universidade Nove de Julho - Uninove., 2014, v. 8, p. 301-312.

32.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . A trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (1988-2004).. In: Julián GINDIN; Márcia Ondina Vieira FERREIRA; Sadi DAL ROSSO. (Org.). Associativismo e sindicalismo em educação - teoria, história e movimentos.. 1ed.Brasília: Paralelo 15, 2013, v. 2, p. 267-287.

33.
BAUER, Carlos.; PAULISTA, M. I. ; DINIZ, Cássio . O Sindicato na Sociedade Capitalista e a Exterioridade do Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação.. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 5-64.

34.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . Da Insatisfação à Criação da UTE/MG: quando sujeitos despertam a sua (possível) consciência.. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 153-168.

35.
BAUER, Carlos.; PONTES, Suelen ; MATHIAS, E. F. . Sindicalismo Docente Universitário na América Latina: História e Embates Políticos na Contemporaneidade (1990-2010).. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 169-202.

36.
BAUER, Carlos.. Aspectos educativos dos movimentos sociais - historicidade, problemáticas atuais e algumas possibilidades de pesquisas.. In: Lígia A. Vercelli. (Org.). Educação não formal: campos de atuação (Pedagogia de A a Z). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 11, p. 1-208.

37.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Eccos - Revista Científica. In: Sérgio Dias Cirino; Catarina de Almeida Santos; Gildenir Carolino Santos; Alberto J. C. Tornaghi.. (Org.). Diretório brasileiro de periódicos em Educação do FEPAE.. 1ed.Campinas; Rio de Janeiro: FE/UNICAMP; ANPED, 2013, v. 1, p. 28-29.

38.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil. In: Gindin, Julián; Ferreira, Márcia Ondina Vieira; Dal Rosso, Sadi.. (Org.). Anais do IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.. 1ªed.Brasília: Paralelo 15, 2013, v. 1, p. 11-427.

39.
BAUER, Carlos.. Apontamentos sobre a teoria da história e sua presença nas investigações educacionais.. Teoria da História - A Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 3-20.

40.
BAUER, Carlos.. As fontes da construção da história da educação brasileira: oralidade, memória, depoimentos, entrevistas, história de vida e documentos impressos - aspectos teóricos e metodológicos.. In: José Rubens Lima Jardilino; Leandro de Proença Lopes; Valéria Andrade Silva. (Org.). Independência e Universidade na América Latina: tradições, tempos e territórios.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 71-104.

41.
BAUER, Carlos.; CAMPOS, Andrea . Acendendo o fogo do templo - violência contra a mulher: de vítima a vestal.. In: Cleide ALMEIDA; Elaine T. DAL MAS DIAS. (Org.). Educação: entre o prosaico e o poético.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2011, v. 1, p. 115-130.

42.
BAUER, Carlos.. Geléia geral, política e resistência cultural na década de 1960.. In: SIMÕES, Darcilia; MELO, E. M.. (Org.). Linguagens, Criatividade e Sentidos: pelos percursos da semiótica do cotidiano.. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts & UERJ, 2010, v. 1, p. 1-16.

43.
BAUER, Carlos.. Da importância da teoria na construção da história social da educação brasileira.. In: ROMÃO, José Eustáquio; MAFRA, Jason Ferreira; ROGGERO, Rosemary .. (Org.). Pesquisa em educação: trajetórias, rupturas e perspectivas.. 1ed.Brasília: Editora Liber Livro, 2010, v. 1, p. 1-15.

44.
BAUER, Carlos.; HAMEL, Thérèse . Do sabor do giz e do quadro negro, da professora e das crianças, que tomam o seu destino nas suas próprias mãos.. In: DIAS, Elaine T. Dal Mas; LORIERI, Marcos Antônio. (Org.). Teorias e Políticas em Educação.. 1ªed.São Paulo: Xamã, 2009, v. 1, p. 35-45.

45.
BAUER, Carlos.. Intelectuais, livros didáticos e aspectos históricos sobre a formação da Identidade Nacional: um ensaio sobre a configuração ideológica do Brasil. In: JARDILINO et. al. (Org.). Políticas Educacionais e Discursos Pedagógicos. 1ed.Brasília: Líber Livro Editora, 2007, v. 1, p. 15-34.

46.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. . Contribuições para uma história da Universidade no Brasil.. In: Maria Isabel Lafuente Guantes.. (Org.). Hacia donde vá la educación universitária en América Y Europa? Historia, temas y problemas de la Universidad. 1ed.León: Secretariado de Publicaciones Universidad de León, 2006, v. 1, p. 577-584.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BAUER, Carlos.. Sobre o nosso papel na universidade. Observatório da Imprensa (São Paulo), Campinas, p. 1 - 12, 30 dez. 2008.

2.
BAUER, Carlos.. Profissão: professor.. Expressão Sindical - Jornal do Sindicato dos Professores e Professoras de Guarulhos, Guarulhos, p. 2 - 2, 01 mar. 2008.

3.
BAUER, Carlos.. Sobre a televisão: breve história e análise crítica da televisão no Brasil.. Cenários da comunicação, São Paulo, p. 27 - 41, 01 set. 2002.

4.
BAUER, Carlos.. Questão de terra no Brasil. Diário de Mogi, Mogi das Cruzes - SP, 19 mar. 1998.

5.
BAUER, Carlos.. Terra, trabalho e liberdade ou latifúndio, desemprego e barbárie social: qual é a sua escolha?. Mogi News, Mogi das Cruzes, p. 5 - 5.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, V. B. ; MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Escola Nacional Florestan Fernandes: sua biblioteca, um olhar sobre sua construção numa perspectiva histórica (2006-2015). In: XI Seminário Nacional de Pesquisa, 2017, São Paulo. XI Seminário Nacional de Pesquisa. São Paulo: Uninove, 2017. v. 1. p. 169-179.

2.
FREITAS, V. B. ; BAUER, Carlos. . Dos avanços neoliberais e a resistência política e social na educação brasileira contemporânea: a história da ocupação da Assembleia legislativa do estado de São Paulo pelos professores em 1993.. In: XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2017, São Paulo. XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. São Paulo: Uninove, 2017. v. 1. p. 281-283.

3.
FREITAS, V. B. ; BAUER, Carlos. . Conflito, resistência e solidariedade na história da educação pública paulista. Um estudo de caso sobre a ocupação da ALESP realizada pelos professores em 1993.. In: XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología. ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio', 2017, Montevideo. Título dos anais do evento: ALAS: Las encrucizadas abiertas de América Latina. La sociologia em tempos de cambio. Montevideo: ALAS, 2017. v. 1. p. 3467-3476.

4.
FREITAS, V. B. ; MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Biblioteca da Escola Nacional Florestan Fernandes: um olhar sobre a sua construção numa perspectiva histórica (2016-2015) (ISSN 2526-7965). In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina., 2017, São Carlos - SP. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL E IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO NO CAMPO: Políticas Educacionais para o meio rural na América Latina.. São Carlos - SP: Editora da UFSCar, 2017. v. 4. p. 696-709.

5.
OLIVEIRA, M. C. B. ; BAUER, Carlos. . Apontamentos sobre as origens históricas do sindicato dos professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri (SINPROSASCO) em tempos de transição democrática (1985) (ISSN 2177-8892). In: XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa, 2017, Foz do Iguaçu - PR. Anais da XIV Jornada do HISTEDBR: pedagogia histórico-crítica, educação e revolução: 100 anos da Revolução Russa. campinas - SP: Unicamp & Histedbr, 2017. v. 1. p. 371-383.

6.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . História das origens e da consolidação política e social do SINPRO ABC (1984-1990). In: VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos trabalhadores da Educação ? ?Associativismo, Sindicalismo e Ação Política dos Trabalhadores da Educação?, 2017, Curitiba - PR. Livro dos Anais do VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos trabalhadores da Educação ? ?Associativismo, Sindicalismo e Ação Política dos Trabalhadores da Educação?. Curitiba: UFPR, 2017. v. 1. p. 4-16.

7.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . O sindicalismo docente universitário mexicano e a precarização do trabalho.. In: VIII Colóquio Marx & Engels., 2015, Campinas. Anais do VIII Colóquio Marx & Engels.. Campinas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas, 2015. v. 1. p. 1-18.

8.
FREITAS, V. B. ; MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . História e política, educação e formação humana na biblioteca da escola nacional Florestan Fernandes ? ENFF. In: XII Encontro de Iniciação Cientifica, 2015. XII Encontro de Iniciação Cientifica. São Paulo: Uninove, 2015. v. 1. p. 388.

9.
OLIVEIRA, M. C. B. ; BAUER, Carlos. . História Concisa do Sindicato dos Professores de Osasco, Cotia, Carapicuíba e Barueri - Sinpro-Osasco- (1986-2010) (ISBN 85-89852-10-5). In: XII Encontro de Iniciação Científica - Tradição e Inovação na Pesquisa Acadêmica, 2015, São Paulo. XII Encontro de Iniciação Científica - Tradição e Inovação na Pesquisa Acadêmica. São Paulo - SP: Uninove, 2015. v. 1. p. 334-335.

10.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . O MÉTODO DA HISTÓRIA ORAL NA PESQUISA DO ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO PÚBLICO MARANHENSE. (ISBN 978-85-62959-38-7). In: XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas., 2015, Niterói. Livro dos anais do XI Encontro Regional Sudeste de História Oral Dimensões do público: Comunidades de sentido e narrativas políticas.. Niterói: Sociedade Brasileira de História Orla/UFF, 2015. v. 1. p. 1-14.

11.
BAUER, Carlos.; MIGUEL, M. M. B. . Da invisibilidade e das práticas sindicais e políticas da AFUSE - presença do Sindicato dos funcionários e servidores da educação do Estado de São Paulo (1978-2000).. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014, São Luís. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação.. São Luís: Centro de Ciências Sociais da UFMA, 2014. v. 1. p. 1-20.

12.
BAUER, Carlos.; DINIZ, C. . Educação e consciência de classe: uma análise histórica das lutas dos trabalhadores em educação a partir de suas vozes.. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014, São Luís. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação.. São Luís: Centro de Ciências Sociais da UFMA, 2014. v. 1. p. 21-40.

13.
BAUER, Carlos.; PAIVA, L. R. B. . Sindicalismo docente universitário na América Latina (1990-2010).. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014, São Luís. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014. v. 1. p. 1-20.

14.
BAUER, Carlos.; DANTAS, V. A. . Oralidade, fontes documentais e impressas na construção da história da educação maranhense.. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014, São Luís. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação.. São Luís: Centro de Ciências Sociais da UFMA, 2014. v. 1. p. 1-20.

15.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin . Escola Nacional Florestan Fernandes: uma escola da classe trabalhadora.. In: VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação., 2014, São Luís. Anais do VII Encontro Maranhense de História da Educação - Infância, escola e família na História da Educação.. São Luís: Centro de Ciências Sociais da UFMA, 2014. v. 1. p. 1-20.

16.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e a sua presença na história Social da Educação.. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) - Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira., 2014, Curitiba. Livro dos anais do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE) - Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira.. Curitiba: PUC-PR, SBHE., 2014. v. 1. p. 1-18.

17.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . O sindicalismo docente na América Latina em tempos de neoliberalismo (1990-2010).. In: X Congresso Internacional da sociedade de história da educação latino-americana., 2014, Puerto Vallarta - México. Ponencias de el X Congresso Internacional da sociedade de história da educação latino-americana.. Puerto Vallarta - México: Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014. v. 1. p. 1-15.

18.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . FONTES PRIMÁRIAS: UM DESAFIO NA RECONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA SOCIAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO MARANHENSE.. In: X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana., 2014, Puerto Vallarta - México. Ponencias de el X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latino-americana. Puerto Vallarta - México: Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014. v. 1. p. 1-14.

19.
DANTAS, V. A. ; BAUER, CARLOS . EDUCAÇÃO E REGIME DITATORIAL NO BRASIL: uma perspectiva histórico-social da educação básica.. In: I CIPPEB - Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica., 2014, São Paulo. Anais do I CIPPEB - Congresso Internacional de Práticas Pedagógicas da Educação Básica.. São Paulo: Uninove, 2014. v. 1'. p. 1-16.

20.
DANTAS, V. A. ; BAUER, CARLOS . EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE DITADURA CIVIL-MILITAR: uma perspectiva histórico-social da educação no Maranhão.. In: I Seminário sobre Políticas de Educação Superior: Expansão e qualidade da formação científica., 2014, São Luís. Anais do I Seminário sobre Políticas de Educação Superior: Expansão e qualidade da formação científica.. São Luís: UFMA, 2014. v. 1. p. 1-20.

21.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . O debate sobre o associativismo e o sindicalismo na educação e seus sujeitos sociais.. In: X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana., 2014, Puerto Vallarta - México. Ponencias de el X Congreso Internacional de la Sociedad de Historia de la Educación Latino-americana. Puerto Vallarta - México: Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014. v. 1. p. 1337-1347.

22.
BAUER, Carlos.; STANGHERLIM, Roberta ; VERCELLI, L. ; DINIZ, C. . Crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades de uma educação em direitos humanos.. In: VIII Jornadas de Sociología de la UNLP, 2014, La Plata. Ponencias de VIII Jornadas de Sociología de la UNLP.. La Plata: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata., 2014. v. 1. p. 1-22.

23.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . História, lutas e consciência de classe na educação brasileira: Mobilização e consciência dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979?1983).. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Culturas, Políticas e Práticas educacionais e suas relações com a Pesquisa., 2014, São João del-Rei. Anais do 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Culturas, Políticas e Práticas educacionais e suas relações com a Pesquisa.. São João del-Rei: Anped Sudeste & Universidade Federal de São João del-Rei, 2014. v. 1. p. 1-18.

24.
BAUER, Carlos.; PONTES, Suelen . Sindicalismo docente universitário na América Latina: história e embates políticos na contemporaneidade (1990-2010).. In: IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação., 2013, Niterói. Anais do IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.. Brasília: Paralelo 15, 2013. v. 1. p. 19-44.

25.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . Da consolidação da UTE-MG à construção da CUT: os avanços, os desafios e as contribuições de uma categoria para a luta dos trabalhadores no Brasil.. In: IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação., 2013, Niterói. Anais do IV Seminário da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação.. Brasília: Paralelo 15, 2013. v. 1. p. 193-206.

26.
BAUER, CARLOS. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil., 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil.. Cuiabá: SBHE & UFMT, 2013. v. 1. p. 1-16.

27.
BAUER, CARLOS; NERY, João Elias . Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) - História Imediata de uma escola em construção.. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil., 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil.. Cuiabá: SBHE & UFMT, 2013. v. 1. p. 20-36.

28.
BAUER, Carlos.; DINIZ, C. . O sindicalismo em educação e as contribuições dos professores na construção da Central Única dos Trabalhadores (1979-1983).. In: XI Jornada do HISTEDBR - A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização., 2013, Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR - A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização.. Cascavel: UNIOESTE & HISTEDBR, 2013. v. 1. p. 1-16.

29.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin . Escola Nacional Florestan Fernandes - história da resistência a educação burguesa no Brasil (2005-2012).. In: XI Jornada do HISTEDBR - A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização., 2013, Cascavel. Anais da XI Jornada do HISTEDBR - A pedagogia histórico-crítica, a educação brasileira e os desafios de sua institucionalização.. Cascavel: UNIOESTE & HISTEDBR, 2013. v. 1. p. 1-16.

30.
BAUER, Carlos.; DINIZ, Cássio . História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978-1990).. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares., 2012, Lisboa. Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. Livro do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 11-27.

31.
BAUER, Carlos.; SILVA, Elaine Cristina Moreira da . O caráter pedagógico do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares., 2012, Lisboa. Rituais, Espaços & Patrimônios Escolares. Livro do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 1. p. 1-16.

32.
PAULISTA, M. I. ; BAUER, Carlos. . FORMAÇÃO POLÍTICA E PROFISSIONAL: UM DESAFIO DO NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONAL.. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?, 2012, João Pessoa - PB. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?. Anais Eletrônicos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba & Histedbr, 2012. v. Único. p. 3855-3876.

33.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO, SINDICALISMO DOCENTE E CONSCIÊNCIA DE CLASSE: A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICAL DOCENTE EM MINAS GERAIS(1979 ? 1983).. In: IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL?., 2012, João Pessoa - PB. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ?HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL? ? Anais Eletrônicos. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba & Histedbr, 2012. v. Único. p. 3877-3888.

34.
BAUER, Carlos.. Da importância da teoria na construção da história social da educação brasileira.. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (REDE ASTE), 2011, Rio de Janeiro. Anais do III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (REDE ASTE).. Rio de Janeiro: Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (Rede ASTE), 2011. v. 1. p. 1-24.

35.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . Com licença eu vou à luta! Trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (SINPEEM) na cidade de São Paulo de 1986 - 2004.. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões., 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.. Rio de Janeiro: Anped Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-16.

36.
BAUER, Carlos.; COSTA, Marcelo Luiz da. . PRINCÍPIOS POLÍTICOS DE LIBERDADE: A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERTÁRIA EM SÃO PAULO (1912-1940).. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões., 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.. Rio de Janeiro: Anped Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-15.

37.
BAUER, Carlos.; MACHADO, Diego Paladini . OS ACORDOS MEC/USAID E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões., 2011, Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões.. Rio de Janeiro: Anped Sudeste, 2011. v. 1. p. 1-14.

38.
BAUER, Carlos.. Desafios e compromissos políticos e sociais dos professores universitários brasileiros na contemporaneidade.. In: IX Jornada do Histedbr: O nacional e o local na História da Educação., 2010, Belém. Jornada HISTEDBR. Belém: PPGE/UFPA, 2010. v. Único. p. 1-13.

39.
BAUER, Carlos.. A universidade e a construção da práxis contra-hegemônica - possibilidades e limites!. In: VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade - História, Formação e Compromisso Social., 2010, São Paulo. Anais do VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade - História, Formação e Compromisso Social.. São Paulo: Uninove, 2010. v. 1. p. 1-18.

40.
BAUER, Carlos.. Fundamentação teórica e metodológica da pesquisa: a escola pelo avesso ? vozes inauditas e violência juvenil na contemporaneidade da educação brasileira.. In: IV Seminário Nacional de Pesquisa da Universidade Nove de Julho., 2010, São Paulo. Anais do IV Seminário Nacional de Pesquisa. São Paulo: Uninove, 2010. v. 1. p. 137-144.

41.
BAUER, Carlos.. O papel da educação contra a violência.. In: IX Semana da Mulher da UNESP-Marília, 2010, Marília. Anais da IX Semana da Mulher da UNESP-Marília. Marília: FEC/Unesp, 2010. v. 1. p. 1-16.

42.
BAUER, Carlos.. Florestan Fernandes e o legado de uma práxis crítico-transformadora na história da educação brasileira.. In: VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - História, Educação e Transfromação: tendências e perspectivas., 2009, Campinas. Anais do VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" - História, Educação e Transfromação: tendências e perspectivas.. Campinas: Unicamp, Histedbr, 2009. v. Único. p. 1-19.

43.
BAUER, Carlos.; DABUL, M. R. . Pioneiros da coordenação pedagógica paulistana: histórias de lutas e desafios - 1983-1989.. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação do Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século XXI., 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste em Educação do Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para Século XXI.. São Carlos: UFSCar, 2009. v. Único. p. 1-16.

44.
BAUER, Carlos.; PUCCI, L. F. S. . Tecnologia educacional no ensino de Física e de Ciências da Natureza, nos depoimentos de pesquisadores protagonistas: construtivismo x instrucionismo, concreto x virtual.. In: IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação do Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século XXI., 2009, São Carlos. Anais do IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. São Carlos: UFSCAr, 2009. v. Único. p. 1-18.

45.
BAUER, Carlos.. Educação e formação política: um estudo histórico e institucional da Fundação Nativo da Natividade.. In: VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Formações Profissional e Política., 2009, São Paulo. Anais do VI Colóquio de Pesquisa Sobre. São Paulo: Uninove, 2009. v. VI. p. 1-14.

46.
BAUER, Carlos.; MARTINHO, Mércia David. . Inventário crítico das revistas universitárias brasileiras: um estudo de caso ? a produção editorial da Universidade Nove de Julho ? Uninove.. In: III Seminário Nacional de Pesquisa - Cooperação Entre Professores e Estudantes no processo da pesquisa., 2009, São Paulo. Anais do III Seminário Nacional de Pesquisa - Cooperação Entre Professores e Estudantes no processo da pesquisa.. São Paulo: Uninove, 2009. v. 1. p. 1-15.

47.
BAUER, Carlos.. Apontamentos para uma história imediata dos professores universitários brasileiros.. In: Conferência Internacional da International Sociological Association - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação., 2008, João Pessoa. Anais da Conferência Internacional da International Sociological Association - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação.. João Pessoa: UFPB/International Sociological Association(ISA)/CNPq., 2008. v. Único. p. 01-14.

48.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. ; ALGEBAILE, Eveline. ; ALMEIDA, Júlio Gomes de . Ser Professor na Metrópole, estruturação de um campo de pesquisa.. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares memórias e culturas., 2008. Anais do XIV ENDIPE - Encontro Naciona de Didática e Prática de Ensino - "Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas".l. Porto Alegre: ediPUCRS. v. 1. p. 1-12.

49.
BAUER, Carlos.; ALGEBAILE, Eveline. ; ARCARY, Valério . O papel do individuo na história - Florestan Fernandes e a herança de um pensamento crítico e transformador nas instituições escolares brasileiras.. In: V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!, 2008, São Paulo. Anais do V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares -. São Paulo: Uninove/CNPq/FAPESP, 2008. v. 1. p. 1-16.

50.
BAUER, Carlos.. Brasil, 1968: estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação., 2008, Aracaju. Anais do V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação.. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe & Universidade Tiradentes, 2008. v. 1. p. 1-14.

51.
BAUER, Carlos.. SER PROFESSOR NA METRÓPOLE ? Do seu trabalho, papel político e social. In: VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação no século XXI, 2008, Marília. Anais do VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação no século XXI. Marília: Unesp, Capes, Fapesp, Rede de Estudos do Trabalho, 2008. v. Único. p. 1-14.

52.
BAUER, Carlos.. O professor na metrópole: aspectos históricos, sociais, identidade e o papel dos trabalhadores da educação nos conflitos de classes nos territórios metropolitanos brasileiros.. In: IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As Instituições Escolares da Metrópole, 2007, São Paulo. IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As Instituições Escolares da Metrópoles - Anais. São Paulo: Uninove/Fapesp, 2007. v. 1. p. 87-100.

53.
BAUER, Carlos.. Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Recife: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2007. v. 1. p. 212-226.

54.
BAUER, Carlos.. La importancia de los movimentos sociales en la construción de la historia de la educación latino-americana.. In: II Seminario Internacional de Pedagogía, Currículo y Didática., 2007, Manizales. Anais do II Seminario Internacional de Pedagogía, Currículo y Didática.. Manizales: Universidad de Caldas, 2007. v. 1. p. 1-14.

55.
BAUER, Carlos.. Diálogos sobre a questão da formação da identidade nacional: análise da ideologia nos livros didáticos convida a uma reflexão sobre o tema.. In: VII Jornada do Histedbr - A organização do trabalho didático na história da Educação, 2007, Campo Grande. Anais da VII Jornada do Histedbr - A organização do Trabalho Didático na História da Educação.. Campo Grande: Uniderp/Histedbr, 2007. v. Único. p. 1-17.

56.
BAUER, Carlos.. Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo.. In: VIII Encontro da Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a pesquisa em educaçao., 2007, Vitória. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a pesquisa em Educação.. Vitória: PPGE/UFES/Anped Sudeste, 2007. v. Único. p. 1-12.

57.
BAUER, Carlos.. História e educação no campo brasileiro: sobre os princípios educacionais e o lugar do MST na história da educação brasileira contemporânea. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos na história. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, Editora Vieira, 2006. v. 1. p. 12-36.

58.
BAUER, Carlos.. História e cultura na construção da práxis freireana. In: II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas, 2006, São Paulo. Anais do II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas. São Paulo: Uninove, 2006. v. 1. p. 2-14.

59.
BAUER, Carlos.. O humanismo dialógico e as concepções de Paulo Freire.. In: Hominis'05 - Convención Intercontinental de Psicología y Ciencias Sociales y Humanas., 2005, Havana. Memorias - Hominis'05. Havana: Universidade de Havana - Cuba, 2005. v. Único.

60.
BAUER, Carlos.. Sem teto, sem pertencimento: como a elite brasileira produziu ideológica e culturalmente a sua concepção de nação sem integrar a grande maioria dos brasileiros. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. Belo Horizonte: Anped/UFMG, 2005. v. 1. p. 12-22.

61.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. ; LAFUENTE, Isabel. . Contribuições para uma História da Universidade no Brasil.. In: Hacia dónde va la Educación Universitaria Americana y Europea? Historia, Temas e Problemas de la Universidad, 2005, León. Actas del Congreso Internacional Hacia dónde va la Educación Universitaria Amaricana y Europea? Historia, Temas y Problemas de la Universidad. León: Universidad de León, Secretariado de Publicaciones, com la colaboración de Consejería de Educación., 2005. v. 1. p. 577-584.

62.
BAUER, Carlos.. Um olhar sobre os cursos de licenciatura e sua prática na formação docente: um estudo prelininar. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste - versão em CD-Rom -. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004.

63.
BAUER, Carlos.. Um olhar sobre os cursos de licenciatura e suan prática na formação docente: um estudo preliminar.. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste -, 2004, Rio de Janeiro. Anais do VI Encontro de Pesquisa da Região Sudeste. Rio de Janeiro: PPGE/UERJ/Anped Sudeste, 2004. v. Único. p. 1-14.

64.
BAUER, Carlos.. Educação, terra e libertdade: história, crise agrária na América Latina e perspectivas educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. In: Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas, 2003, São Paulo. Anais do Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas. São Paulo: Centro Universitário Nove Julho (Uninove), 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . História concisa da Confederação dos Professores do Brasil: gênese e percalços de sua consolidação política e sindical (1983-1991) (ISSN 1852-5202). In: XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio', 2017, Montevidéu / Uruguai. XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio. Montevidéu / Uruguai: Alas, 2017. v. 1. p. 5302-5304.

2.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . Da Confederação dos Professores do Brasil à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação - transição política e história concisa e crítica da organização sindical dos trabalhadores em educação brasileiros (1983-1991). In: VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação, 2017, Curitiba. I Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação. Curitiba - PR: UFPR, 2017. v. 1. p. 9-11.

3.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. ; ALGEBAILE, Eveline. ; ALMEIDA, Júlio Gomes de . Ser Professor na Metrópole, estruturação de um campo de pesquisa. In: XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática - "Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas"., 2008, Porto Alegre. Anais do XIV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática - "Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas".. Porto Alegre: ediPUCRS, 2008. v. 1. p. 1-6.

4.
BAUER, Carlos.. Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica e Pesquisa em Educação, 2007, Vitória. Anais do VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica e Pesquisa em Educação. Vitória: UFES, 2007. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . Sindicalismo na educação pública e a transição democrática brasileira. Estudo da Confederação de Professores do Brasil. In: Encontro de Pesquisadores Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede ASTE - ?A crise do capitalismo mundial e seus efeitos no associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação?., 2018, São Paulo. Livro dos anais do Encontro de Pesquisadores Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede ASTE - ?A crise do capitalismo mundial e seus efeitos no associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação?.. São Paulo: Uninove, 2018. v. 1. p. 5-6.

2.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . Conflitos docentes e administrações democrático-populares: estudo da organização sindical dos trabalhadores em educação de Belo Horizonte/MG (1993-2001). In: Encontro de Pesquisadores Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede ASTE - ?A crise do capitalismo mundial e seus efeitos no associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação?., 2018, São Paulo. Livro dos anais do Encontro de Pesquisadores Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede ASTE - ?A crise do capitalismo mundial e seus efeitos no associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação?.. São Paulo: Uninove, 2018. v. 1. p. 3-4.

3.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . Da Confederação dos Professores do Brasil (CPB) a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). História concisa da organização político-sindical dos trabalhadores em educação brasileiros (1983 a 1991). In: X Seminário Nacional de Pesquisa e XIII Encontro de iniciação Científica - Uninove, 2017, São Paulo. X Seminário Nacional de Pesquisa e XIII Encontro de iniciação Científica - Uninove. São Paulo- SP: Uninove, 2017. v. 1. p. s/n.-s/n..

4.
PEREIRA FILHO, Sebastião Carlos ; BAUER, Carlos. . A intervenção das entidades sindicais docentes nos debates da Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988). In: VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores - Políticas Educacionais, Formação e Prática Docente: Cenários e Experiências., 2017, São Paulo. VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores - Políticas Educacionais, Formação e Prática Docente: Cenários e Experiências.. São Paulo: Unicid, 2017. v. 1. p. 7-8.

5.
BAUER, Carlos.. Apontamentos para uma história imediata dos professores universitários brasileiros.. In: Conferência Internacional da International Sociological Association - Educação, Globalização e Cidadania., 2008, João Pessoa. Anais da Conferência Internacional da International Sociological Association - Educação, Globalização e Cidadania.. João Pessoa: UPPB/ISA/CNPq., 2008. v. 1. p. 1-2.

6.
BAUER, Carlos.. Brasil, 1968: estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. In: V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação., 2008, Aracaju. Livro de Resumos do V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação.. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe & Universidade Tiradentes, 2008. v. 1. p. 322-322.

7.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. . Escola de Professores em São Paulo: da Escola Normal ao Normal Superior, uma viagem pelo Currículo.. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação., 2006, Uberlândia. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação - Programação e Resumos.. Uberlândia: ANPED/Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação/Universidade Federal de Uberlândia., 2006. v. Único. p. 001-466.

8.
BAUER, Carlos.. História e educação no campo brasileiro: sobre os princípios educacionais e o lugar do MST na história da educação brasileira contemporânea. In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006, Goiânia. A educação e seus sujeitos históricos. Goiânia: Editora da Universida Católica de Goiás, Editora Vieira, 2006. v. 1. p. 132-133.

9.
BAUER, Carlos.. Sem teto, sem pertencimento: como a elite brasileira produziu ideológica e culturalmente a sua concepção de nação sem integrar a grande maioria dos brasileiros.. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pós Graduação no Brasil/Região Sudeste - Educação: Direito ou Serviço?. Belo Horizonte: PPGE/UFMG/Anped Sudeste, 2005. v. Único. p. 1-1.

10.
BAUER, Carlos.. Um olhar sobre os cursos de licenciatura e sua prática na formação docente: um estudo preliminar.. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Política, Conhecimento e Cidadania., 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste - Política, Conhecimento e Cidadania.. Rio de Janeiro: Anped Sudeste/UERJ, 2004. v. Único. p. 195-195.

Apresentações de Trabalho
1.
BAUER, CARLOS. O nascimento da pedagogia socialista.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BAUER, CARLOS; DAL RI, Neusa Maria . Políticas educacionais e precarização do trabalho docentes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BAUER, CARLOS. A revolução russa de 1917 e seu legado para a história da humanidade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BAUER, Carlos.. Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BAUER, Carlos.. Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Associação de Professores do Estado do Maranhão: primeiros passos para organização e consolidação da categoria dos trabalhadores da educação básica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . A primeira greve do magistério público estadual maranhense numa perspectiva histórica (1985/1986).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Breve história das lutas dos trabalhadores em educação no Maranhão (1985-1989).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . Os fundamentos teóricos para o estudo sobre o sindicalismo de trabalhadores em educação não-docentes: o caso SINTUSP.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Do Associativismo ao Sindicalismo Docente: o caso da APEMA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BAUER, CARLOS. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BAUER, CARLOS; NERY, João Elias . Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) - História Imediata de uma escola em construção.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BAUER, Carlos.. Redes Académicas y Internacionalización de la Investigación.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BAUER, Carlos.. História e Política da Educação, Formação e Profissão Docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . Marx, Engels e o sindicalismo docente.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BAUER, Carlos.. Desafios e compromissos políticos e sociais dos professores universitários brasileiros na contemporaneidade.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BAUER, Carlos.. Florestan Fernandes e o legado de uma práxis crítico-transformadora na história da educação brasileira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BAUER, Carlos.. Do método e do referencial teórico na pesquisa educacional. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BAUER, Carlos.. Educação e formação política: um estudo histórico e institucional da Fundação Nativo da Natividade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BAUER, Carlos.; MARTINHO, Mércia David. . Inventário crítico das revistas universitárias brasileiras: um estudo de caso ? a produção editorial da Universidade Nove de Julho ? Uninove.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BAUER, Carlos.. Apontamentos para uma história imediata dos professores universitários brasileiros.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. ; ALGEBAILE, Eveline. ; ALMEIDA, Júlio Gomes de . SER PROFESSOR NA METRÓPOLE ? Das origens sociais, formação acadêmica e responsabilidades políticas e educacionais.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
BAUER, Carlos.. Brasil, 1968: Estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
BAUER, Carlos.. Diálogos sobre a questão da formação da identidade nacional: análise da ideologia nos livros didáticos convida a uma reflexão sobre o tema.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
BAUER, Carlos.. Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil contemporâneo.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
BAUER, Carlos.. O professor na metrópole: aspectos históricos, sociais, identidade e o papel dos trabalhadores da educação nos conflitos de classes nos territórios metropolitanos brasileiros.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BAUER, Carlos.. La importancia de los movimentos sociales en la construción de la historia de la educación latino-americana.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BAUER, Carlos.. História e educação no campo brasileiro: sobre os princípios educacionais e o lugar do MST na história da educação brasileira contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
JARDILINO, J. R. L. ; BAUER, Carlos. . Escola de Professores em São Paulo: da Escola Normal ao Normal Superior, uma viagem pelo Currículo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BAUER, Carlos.. História e cultura na construção da práxis freireana.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L. . Contribuições para uma História da Universidade no Brasil.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
BAUER, Carlos.. O humanismo dialógico e as concepções de Paulo Freire.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VERCELLI, Ligia ; BAUER, Carlos. . Inclusão de pessoas com deficiência na educação mundial: exame crítico e propositivo.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2017 (Editorial Cadernos de pós-graduação, v. 16, n.2, jul./dez. 2017.).

2.
VERCELLI, L. ; BAUER, Carlos. . Editorial. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2016 (Editorial da Revista Cadernos de Pós-graduação vol. 15 (jan./dez. 2016)).

3.
SEVERINO, A. J. ; BAUER, CARLOS . Filosofia e formação humana na educação básica.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2016 (Editorial Eccos Revista Científica n. 39, (jan./abr. 2016).).

4.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Editorial. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2016 (Editorial Eccos Revista Científica n. 40, (maio./ago. 2016)).

5.
SEVERINO, A. J. ; BAUER, Carlos. . Políticas curriculares. Das discussões sobre a construção da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2016 (Editorial Eccos Revista Científica n. 41, (set./dez. 2016).).

6.
VERCELLI, L. ; BAUER, CARLOS . Educação infantil. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2015 (Editorial Cadernos de Pós-Graduação, nº 14, jan./dez. 2015.).

7.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2015 (Editorial Eccos Revista Científica n. 36, (jan./abr. 2015).).

8.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Papel formativo da Filosofia. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2015 (Editorial Eccos Revista Científica n. 38, (set./dez. 2015).).

9.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2015 (Editorial Eccos Revista Científica n. 37, (maio./ago. 2015).).

10.
BAUER, Carlos.. O dia em que Miguel voou. Jundiaí: Paco Editorial, 2014 (Literatura infantil).

11.
BAUER, Carlos.; VERCELLI, L. . Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho., 2014 (Editorial Cadernos de Pós-Graduação, nº 13, jan./dez. 2014.).

12.
SEVERINO, A. J. ; BAUER, Carlos. . Eccos e a diversidade da pesquisa acadêmica educacional.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2014 (Editorial EccoS ? Rev. Cient., São Paulo, n. 33, jan./abr. 2014.).

13.
BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Balanço histórico e prospectivo.. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2014 (Editorial Eccos Revista Científica n. 34, (maio./ago. 2014).).

14.
SEVERINO, A. J. ; BAUER, Carlos. . EccoS e o código de ética dos Editores. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2014 (Editorial Eccos Revista Científica n. 35, (set./dez. 2014).).

15.
VERCELLI, L. ; BAUER, Carlos. . Editorial. São Paulo: Editora da Universidade Nove de Julho, 2013 (Editorial Revista Cadernos de Pós-graduação, vol. 12, jan./dez. 2013.).

16.
BAUER, Carlos.. Do protesto negro à acomodação ou revolução social?. Jundiaí, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

17.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . Marx, Engels e o sindicalismo docente.. Rio de Janeiro: Iuperj, 2010 (Anais Seminário Internacional para Discussão de Pesquisas - Associações e Sindicatos de Trabalhadore).

18.
BAUER, Carlos.. Anais do VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade: História, Formação e Compromisso Social.. São Paulo: Uninove, 2010 (Anais).

19.
BAUER, Carlos.. Anais do VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Formações profissional e políticas.. São Paulo: Uninove, 2009 (Anais).

20.
BAUER, Carlos.. Anais do V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!. São Paulo: Uninove, 2008 (Anais).

21.
BAUER, Carlos.. IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As instituições Escolares da Metrópole.. São Paulo: Uninove, 2007 (Anais).

22.
Vários ; BAUER, Carlos. . A importância da pesquisa na formação profissional: resumos/Encontro de Iniciação Científica da Uninove. São Paulo: Centro Universitário Nove de Julho - Uninove, 2005 (Anais).

23.
BAUER, Carlos.. Cenários da comunicação, volume 3.. São Paulo: Política Editorial do Centro Universitário Nove de Julho, 2004 (Revista).

24.
BAUER, Carlos.. Cenários da comunicação, volume 2, número 1.. São Paulo: Coordenação de Política Editorial do Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE), 2003 (Revista).

25.
BAUER, Carlos.. A amiguinha que eu encontrei. São Paulo: Edições Paulinas, 1987 (Literatura infantil).

26.
BAUER, Carlos.. O palhacinho Pim-pom. São Paulo: Edições Paulinas, 1987 (Literatura infantil).

27.
BAUER, Carlos.. O trenzinho vermelho. São Paulo: Edições Paulinas, 1987 (Literatura infantil).

28.
BAUER, Carlos.. O barquinho veloz. Edições Paulinas, 1986 (Literatura infantil).

29.
BAUER, Carlos.. O tatuzinho. São Paulo: Edições Paulinas, 1986 (Literatura infantil).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para Educação em Revista [6933] (ISSN: 2236-5192).. 2018.

2.
BAUER, Carlos.. Análise de Mérito AD-HOC Doutorado Pleno no Exterior - Edital nº 48/2017 ? CAPES Seleção 01.2018. 2018.

3.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [6933] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

4.
BAUER, Carlos.. Membro da comissão científica e Parecerista Ad hoc da 13ª Reunião Regional Sudeste da ANPEd 'Em defesa da educação pública, laica, gratuita: políticas e resistências'. 2018.

5.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [8425] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

6.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para Eccos - Revista Científica. 2018.

7.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 428160/2018-2, Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa C. 2018.

8.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 439493/2018-8, Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal/Faixa B. 2018.

9.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 302786/2018-0, Chamada CNPq Nº 09/2018 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. 2018.

10.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 305750/2018-6, Chamada CNPq Nº 09/2018 - Bolsas de Produtividade em Pesquisa - PQ. 2018.

11.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para o XV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, da Universidade Nove de Julho (Uninove), nº 038543.. 2018.

12.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [10578] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

13.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [10780] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

14.
BAUER, Carlos.. Parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [10551] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

15.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [10341] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

16.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [8843] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

17.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para a Revista Cadernos de Pós-graduação em Educação [8865] (ISSN da versão online: 2525-3514).. 2018.

18.
BAUER, Carlos.. Emissão de parecer científico para Eccos, Revista Científica [8701] (ISSN 1517-1949).. 2018.

19.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 437229/2018-1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Chamada CNPq 28/2018 ? Universal.. 2018.

20.
BAUER, Carlos.. Consultoria ad hoc e análise de mérito técnico-científico do processo 439493/2018-8, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Chamada CNPq 28/2018 ? Universal.. 2018.

21.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478).. 2017.

22.
BAUER, Carlos.. Pareceres científicos para Educação em Revista (ISSN: 2236-5192).. 2017.

23.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2016.

24.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED-SUDESTE). 2016.

25.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2015.

26.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Espaço Acadêmico (ISSN 1519.6186). 2015.

27.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Historia de la Educación Latinoamericana (ISSN 0122-7238). 2015.

28.
BAUER, Carlos.. Pareceres científicos para V Seminario Internacional de la Red de Investigadores sobre Asociacionismo y Sindicalismo de los Trabajadores de la Educación : Educación, Trabajo docente y Organizaciones Gremiales. 2015.

29.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2014.

30.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Historia de la Educación Latinoamericana (ISSN 0122-7238). 2014.

31.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Educar em Revista (ISSN: 0104-4060 ). 2013.

32.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista de Ciências da Educação.. 2013.

33.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Espaço Acadêmico (ISSN 1519.6186). 2013.

34.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2013.

35.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para Eccos ? Revista Científica (ISSN 1517-1949). 2013.

36.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2012.

37.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para Eccos ? Revista Científica (ISSN 1517-1949). 2012.

38.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Espaço Acadêmico (ISSN 1519.6186). 2012.

39.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.. 2012.

40.
BAUER, Carlos.. Revista Historia de la educación latinoamericana, v. 13 (ISSN 0122-7288). 2011.

41.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Espaço Acadêmico (ISSN 1519.6186). 2011.

42.
BAUER, Carlos.. Elaboração de pareceres científicos para a Revista Brasileira de Educação (ISSN 1413-2478). 2011.

43.
BAUER, Carlos.. Projeto de financiamento do VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares ? Pedagogias Alternativas. 2011.

44.
BAUER, Carlos.. VII Colóquio Paulo Freire - "Paulo Freire: contribuições para a educação e cultura popular".. 2010.

45.
BAUER, Carlos.. III Seminário Internacional de Educação - "Pesquisas em Educação: no Brasil e no Mundo".. 2010.

46.
BAUER, Carlos.. Revista Historia de la educación latinoamericana, v. 12 (ISSN 0122-7288).. 2010.

47.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 12, n. 1 ? Ensino médio (1º semestre de 2010) (ISSN 1517-1949). 2010.

48.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 11, n. 2 ? Educação e movimentos sociais (2º semestre de 2009). 2009.

49.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 11, n. 1 ? Educação e movimentos sociais (1º semestre de 2009). 2009.

50.
BAUER, Carlos.. Revista Historia de la educación latinoamericana, v. 11 (ISSN 0122-7288).. 2009.

51.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 10, n. 1 ? Educação a distância: abordagens críticas (1º semestre de 2008). 2008.

52.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 10, n. 2 ? Educação a distância: abordagens críticas (2º semestre de 2008). 2008.

53.
BAUER, Carlos.. Revista Historia de la educación latinoamericana, v. 10 (ISSN 0122-7288).. 2008.

54.
BAUER, Carlos.. Revista Urutágua do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Quadrimestral - ISSN 1519.6178. 2007.

55.
BAUER, Carlos.. Revista Urutágua do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Quadrimestral - ISSN 1519.6178.. 2007.

56.
BAUER, Carlos.. Revista Urutágua do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Quadrimestral - ISSN 1519.6178.. 2007.

57.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 9, n. 1 (1º semestre de 2007) - Educacção Brasileira, 1960-2000: itinerários Históricos e Filosóficos - ISSN 1517-1949.. 2007.

58.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 9, n. 1 (1º semestre de 2007) - Educacção Brasileira, 1960-2000: itinerários Históricos e Filosóficos - ISSN 1517-1949.. 2007.

59.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 9, n. 1 (1º semestre de 2007) - Educacção Brasileira, 1960-2000: itinerários Históricos e Filosóficos - ISSN 1517-1949.. 2007.

60.
BAUER, Carlos.. Revista Urutágua do Departamento de Ciências Sociais (DCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Quadrimestral - ISSN 1519.6178.. 2006.

61.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 8, n. 1 (1º semestre de 2006) - Políticas Públicas e Financiamento da Educação, ISSN 1517-1949.. 2006.

62.
BAUER, Carlos.. Revista Urutágua ? Revista Acadêmica Multidisciplinar - Quadrimestral - ISSN 1519.6178. 2006.

63.
BAUER, Carlos.. Eccos ? Revista Científica ? V. 7, n. 1 (1º semestre de 2005) - Pesquisa Educacional e Cotidiano Escolar - ISSN 1517-1949.. 2005.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BAUER, Carlos.; VENTURINI, F. . Política como pilar social. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BAUER, Carlos.. Diversidade cultural e suas implicações sobre a liberdade de expressão e a ética.. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin . Escola Nacional Florestan Fernandes: educação no campo no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista (2005-2012). 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
BAUER, Carlos.; DINIZ, Cássio . História e consciência de classe na educação brasileira: Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978 ? 1990). 2013. (Relatório de pesquisa).

3.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. ; PAULISTA, M. I. ; PEREIRA, D. A. ; MACHADO, Diego Paladini ; COSTA, Marcelo Luiz da. . Projetos educativos, conscientização política e crítica social ? a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura. (1964-1979). 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
BAUER, Carlos.. O humanismo dialógico de Paulo Freire. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BAUER, Carlos.. Paulo Freire no século XXI. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BAUER, Carlos.; SIMEONI, S. C. C. ; PAULISTA, M. I. ; GODOI, J. ; JARDILINO, J. R. L. . Nas vozes do professores, a história de uma configuração profissional (1979-1985).. 2009. (Relatório de pesquisa).

7.
BAUER, Carlos.; DABUL, M. R. ; JARDILINO, J. R. L. ; PAULISTA, M. I. ; MORAES, P. T. . Ser professor na metrópole. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
BAUER, Carlos.. História, crise agrária na América Latina - educação, terra e liberdade: perspectivas e princípios educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil Contemporâneo.. 2007. (Relatório de pesquisa).

9.
JARDILINO, J. R. L. ; ANDRÉ, Marli ; BAUER, Carlos. . Formação Continuada dos Professores de Educação Infantil: Análise da Produção Acadêmica, Teses e Dissertações da Região Sudeste no período de 1996-2004.. 2007. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

10.
BAUER, Carlos.. Sessão de Comunicações do VIII Encontro da Anped Sudeste. 2007. (Coordenação de sessão de comunicações no VIII Encontro da Anped Sudeste).

11.
BAUER, Carlos.. IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As instituições Escolares da Metrópole.. 2007. (Integrante da Comissão Cientifica do IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares.).

12.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola ; BRITO, Silvia Helena Andrade de ; SENNA, Ester ; BAUER, Carlos. . A Constituinte Escolar em Dourados (2000-2004): um movimento em busca da democratização da escola pública.. 2007. (Exame de qualificação Mestrado em Educação.).

13.
BAUER, Carlos.. VII Encontro da Anped Sudeste. 2007. (Comissão de Seleção de Trabalhos a serem apresentados no VIII Encontro da Anped Sudeste).

14.
PEREIRA, Eduardo Tadeu ; BAUER, Carlos. . Formar à esquerda: processos de educação´política no PT e na CUT, um estudo sobre a Fundação Nativo Natividade.. 2006. (Editoração/Livro).

15.
FERREIRA JUNIOR, Amarílio ; BITTAR, M. ; BAUER, Carlos. . Proletarização e sindicalismo de professores na ditadura militar (1964-1985).. 2006. (Editoração/Livro).

16.
NERY, João Elias ; BAUER, Carlos. . Graúna e Rê Bordosa: o humor gráfico brasileiro de 1970 e 1980. 2006. (Editoração/Livro).

17.
JARDILINO, J. R. L. ; BAUER, Carlos. . Formação de professores: da Escola Normal ao Normal Superior.. 2006. (Relatório de pesquisa).

18.
BAUER, Carlos.; Pietrocola, Maurício ; LORIERI, Marcos . Formação do professor da Rede Pública Estadual Paulista nas Novas Tecnologias Educacionais Digitais: Impacto na Prática Docente de Física - 1997/2005. 2006. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

19.
DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas ; BUENO, Belmira Amélia de Barros Oliveira ; BAUER, Carlos. . A mulher professora: identidade e gênero na Educação. 2006. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

20.
BAUER, Carlos.; VIEITEZ, C. G. ; JARDILINO, J. R. L. . Fronteiras, idiomas e lousas: dilemas e perspectivas da educação escolar proporcionadas a um grupo de imigrantes bolivianos instalados na grande São Paulo nas décadas de 1990 à 2000. 2006. (Exame de qualificação Mestrado).

21.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola ; BRITO, Silvia Helena Andrade de ; BAUER, Carlos. ; TAVARES, Fabiany de Cássia . As políticas para a formação continuada de professores de ensino de Dourados/MS, no período de 1997 - 2004.. 2006. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

22.
BAUER, Carlos.. Mediador no II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas.. 2006. (Mediador no II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas.).

23.
BAUER, Carlos.. III Encontro de Iniciação Científica da Uninove. 2006. (Integrante da comissão avaliadora de pôsteres apresentados no III Encontro de Iniciação Científica.).

24.
BAUER, Carlos.. Seminário Nacional de Pesquisa: O papel da pesquisa na produção do conhecimento.. 2006. (Integrante da comissão avaliadora de pôsteres apresentados no Seminário Nacional de Pesquisa.).

25.
BAUER, Carlos.. III Encontro de Iniciação Científica da Uninove. 2006. (Coordenação dos Trabalhos a serem apresentados no III Encontro de Iniciação Científica.).

26.
BAUER, Carlos.. Seminário Nacional de Pesquisa: O papel da pesquisa na produção do conhecimento.. 2006. (Coordenação dos Trabalhos a serem apresentados no Seminário Nacional de Pesquisa.).

27.
JARDILINO, J. R. L. ; NOSELLA, P. ; HORIKAWA, Alice Yoko ; ALMEIDA, C. R. S. ; BAUER, Carlos. . Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a profissão de mestre. 2005. (Editoração/Livro).

28.
Jarbas Vargas Nascimento ; BAUER, Carlos. . A historiografia lingüística: rumos possíveis.. 2005. (Editoração/Livro).

29.
BAUER, Carlos.. VII Encontro da Anped Sudeste. 2005. (Comissão de Seleção de Trabalhos a serem apresentados no VII Encontro da Anped Sudeste).

30.
BAUER, Carlos.. Sessão de comunicações do VII Encontro da Anped Sudeste. 2005. (Coordenação dos Trabalhos a serem apresentados no VII Encontro da Anped Sudeste).

31.
NOSELLA, P. ; BITTAR, M. ; BAUER, Carlos. . Unifran: história, desenvolvimento e novos desafios. 2005. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

32.
JARDILINO, J. R. L. ; LIMA, E. F. ; BAUER, Carlos. . Programas de Formação Continuada dos Especialistas em Educação do Município de São Paulo (1989-1996).. 2005. (Exame de qualificação Mestrado em Educação).

33.
COGGIOLA, Osvaldo ; BAUER, Carlos. . O capital contra a história. 2002. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BAUER, Carlos.; LORIERI, Marcos; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Adriana Rodrigues. Programa Mais Educação: limites e possibilidades (2007).. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

2.
ROGGERO, R.; BAUER, Carlos.; HAAS, Célia. M.. Participação em banca de Maria Aparecida e Silva Pereira Sobreira. O retrato identitário do professor do Curso de Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

3.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira. História, embates políticos, sindicais e organizativos dos professores das instituições do ensino privado de Osasco e região (SINPROSASCO) (1985-1992).. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
BAUER, Carlos.; ANDRADE, Everaldo.; CARVALHO, Celso.; LOPES, Silvana. Participação em banca de Emerson Feliciano Mathias. História da gênese e consolidação política da Associação dos professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - APROPUC (1976-1985).. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

5.
CABRERA, I. I.; BAUER, Carlos.; BACCEGA, M. V. A.. Participação em banca de Marcos Fernandes Lima. O MST e a luta pela terra no Piauí: história e memórias familiares (1989 ? 2014).. 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
LOPES, Silvana; BAUER, Carlos.; TORRES, J. C.. Participação em banca de Nathanael da Cruz e Silva Neto. A Capes e a política nacional de formação de professores da educação básica no Brasil.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
SEVERINO, F. E. S.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Regiane Taveira e Pereira. Sala de recuperação intensiva de ciclo: Um estudo sobre as crianças. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

8.
JARDILINO, J. R. L.; BAUER, Carlos.; NUNES, C. M.. Participação em banca de Maria Fernanda Silva Barbosa. Ser professor na ditadura militar brasileira (1964-1985): histórias, experiências e narrativas docentes de Mariana - MG.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Vanessa Amorim Dantas. Aspectos históricos e políticos da Associação de Professores do Estado do Maranhão (1976-1989).. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

10.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; ANDRADE, Everaldo.. Participação em banca de Luís Roberto Beserra de paiva. Sindicalismo Docente Universitário na América Latina ? história e embates políticos na contemporaneidade (1990-2010). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

11.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Emerson Francisco de Sousa. O currículo da Rede Estadual Paulista de Ensino para a disciplina de História: análise, compreensão e crítica dos professores. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

12.
ANDRADE, Everaldo; SECCO, L. F.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Eujacio Roberto Silveira. São Paulo 1917-1921, aprendendo a ser patrão: o "fazer-se" da fração industrial da burguesia paulista.. 2016. Dissertação (Mestrado em História Econômica) - Universidade de São Paulo.

13.
JARDILINO, J. R. L.; ARAUJO, R. M. B.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Maria Fernanda Silva Barbosa. A profissão docente na ditadura militar brasileira (1964-1985): história, memória e oralidade de professores de Mariana/MG. 2016.

14.
BAUER, Carlos.; VIETEZ, Cândido Giraldez.; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Carin Sanches de Moraes. Escola Nacional Florestan Fernandes: educação e formação política no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

15.
LORIERI, Marcos; BAUER, Carlos.; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Lilian Soares Magalhães. O que pensam educadores escolares a respeito de alunos oriundos da Fundação Casa.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

16.
CASTANHA, A. P.; BAUER, Carlos.; BATISTA, E. L.; ZANELLA, J. L.. Participação em banca de Denila Coelho. A APP - Sindicato e suas contribuições na formação política dos educadores na abrangência do Núcleo Sindical de Francisco Beltrão. (2007-2014).. 2015. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

17.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Rogério Queiroz dos Santos. Educação escolar como direito: a escolarização do preso no sistema prisional paulista.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

18.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, Júlio Gomes de; STANGHERLIM, Roberta. Participação em banca de Miriam Aparecida Guedes. Educação e Jovens em Medida Socioeducativa de Semiliberdade: Um Desafio ao Educador no Cotidiano Educacional na Cidade de São Paulo.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

19.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Alexandro Biazi Guarizzo. A precariedade do trabalho docente na rede pública estadual paulista: a questão do plano de cargos e carreiras.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

20.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; NEIRA, Marcos Garcia. Participação em banca de Cintia Cristina de Castro Melo. O Professor em Formação: Uma Investigação Sobre o Estágio Supervisionado nos Currículos das Licenciaturas em Educação Física.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

21.
ORSO, P. J.; BAUER, Carlos.; CASTANHA, A. P.; DERISSO, J. L.. Participação em banca de Sandra Tonidandel. PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E O PERFIL DO ?CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ? (1980-1994).. 2014. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

22.
JARDILINO, J. R. L.; BAUER, Carlos.; PROENCA, L.. Participação em banca de Juliana de Conti Macedo. Educação do Campo e a Pedagogia Crítica: Um estudo da formação de professores no meio rural do Alto Vale Piranga - MG.. 2014.

23.
ALGEBAILE, Eveline.; BAUER, CARLOS; MAURICIO, L. V.. Participação em banca de Diego Jasmin Marino. O planejamento da educação básica no contexto do novo Plano Nacional de Educação - 2011-2020.. 2013. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

24.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Kátia Regina dos Santos Silva. Educação e ensino médio: a construção de sentido para o trabalho em uma escola de Maceió/AL.. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

25.
Jarbas Vargas Nascimento; BAUER, Carlos.; DIAS, Ana Rosa F.. Participação em banca de Rudney Soares de Souza. Discurso presidencial: a imagem da mulher em cena.. 2013. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

26.
BAUER, Carlos.; PEREIRA, Dulcinéia. F. F.; SANTOS, Eduardo. Participação em banca de André Luís Gabriel. Teatro e educação em tempos sombrios: o caráter político-pedagógico do Grupo Teatro União e Olho Vivo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

27.
RUSSO, Miguel.; BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. Participação em banca de Hélida Balardini Lança Vicente. O jornal sindical e a formação política - o caso da UDEMO junto aos diretores de Escola da Rede Estadual Paulista.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

28.
Monfredini, Ivanise; BAUER, Carlos.; Cação, Maria Izaura. Participação em banca de Valéria Kemp Galdino. Trabalho docente? Para que(m)? Um estudo sobre o trabalho de professores contratados na rede estadual de educação paulista.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

29.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; NEIRA, Marcos Garcia. Participação em banca de Franz carlos Oliveira Lopes. A disciplina de Educação Física no contexto da Reforma Curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

30.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; Furlanetto, Ecleide Cunico. Participação em banca de Rosana Auricchio. A presença dos contos de fadas nos processos formativos das professoras de Educação Infantil.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

31.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, Júlio Gomes de; SANTOS, J. E. O.. Participação em banca de Nelson José dos Santos Solha. O Abc de Paulo Freire - presença do ideário freiriano na contemporaneidade das metrópoles brasileiras.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

32.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E.; JARDILINO, J. R. L.. Participação em banca de Sandra Fátima Reigota. Colégio Misericórdia na memória de Osasco. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

33.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; SILVA JR. João dos Reis. Participação em banca de José Humberto da Silva. O mundo do trabalho no contexto da proposta curriculat paulista.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

34.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Cássio Hideo Diniz Hiro. História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios políticos dos trabalhadores em Educação de Minas Gerais.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

35.
VIEITEZ, C. G.; BAUER, Carlos.; DAL RI, Neusa Maria. Participação em banca de Patricia Regina Piovezan. Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio e o trabalho: o ideário pedagógico e a realidade social.. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

36.
BAUER, Carlos.; LAMAR, A. R.; KEIM, E. J.. Participação em banca de Antonia Angelina Basanella Utizig. Avaliação institucional na perspectiva freiriana: uma proposta de avaliação das avaliações.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

37.
BAUER, Carlos.; VIETEZ, Cândido Giraldez.; DAL RI, Neusa Maria. Participação em banca de Karina Perin Ferraro. Movimento estudantil, gestão democrática e autonomia da universidade.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

38.
FUNGARO, D. A.; Aquino, A.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Mauro Valério da Silva. Desenvolvimento de tijolos com incorporação de cinzas de carvão e lodo provenientes de estação de tratamento de água.. 2011. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear - Materiais) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

39.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; GALLO, Silvio; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Marcelo Luiz da Costa. Princípios políticos de liberdade: prática pedagógica libertária em São Paulo (1912-1919).. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

40.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; NEIRA, Marcos Garcia. Participação em banca de Diego Paladini Machado. Implicações dos acordos Mec/Usaid na práxis pedagógica dos professores de educação física do ensino superior (1966 a 1975). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

41.
MONFREDINI, I.; BAUER, Carlos.; CACAO, M. I.. Participação em banca de Valéria Kemp Galdino. SIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONTRATADO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PAULISTA.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

42.
Furlanetto, Ecleide Cunico; BAUER, Carlos.; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Soraia Calderoni Statonato. A formação de professores: uma análise do processo formativo.. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

43.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Alessandro Rubens de Matos. Movimento sindical docente: a trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (SINPEEM) - 1988-2004.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

44.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L.; VIETEZ, Cândido Giraldez.. Participação em banca de Daniel de Aguiar Pereira. De coração nas mãos: o caráter socioeducativo do Projeto Maria Maria - uma proposta da Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração (1994-2008).. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

45.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; MACHADO, E. V.; SILVA, J. M.. Participação em banca de Silvandira de Oliveira Santos. Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do Estado de São Paulo.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

46.
BAUER, Carlos.; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; JARDILINO, J. R. L.; GOHN, Maria da Glória M.. Participação em banca de Maria Inês Paulista. O passado sempre presente: as concepções de formação na história da Faculdade Paulista de Serviço Social - 1960-2000.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

47.
BAUER, Carlos.; TARAZONA, A. A.; JARDILINO, J. R. L.; ALMEIDA, Júlio Gomes de; RIOS, Terezinha. Participação em banca de Denise de Oliveira Campos Magalhães Gomes. Memórias, história de vida e introdução à obra de um educador brasileiro.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

48.
BAUER, Carlos.; CAMMARANO GONZALEZ, J.L.; FERRETTI, Celso. Participação em banca de Doraci Moron Parra Munhoz. Trabalho docente e inclusão digital.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Sorocaba.

49.
BUFFA, E.; BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L.; PASSOS, Laurizete Ferragut. Participação em banca de Marcília Fátima Gobbo. O estágio curricular no curso de pedagogia. Educação a distância.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

50.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; BAUER, Carlos.; SENNA, Ester. Participação em banca de Edir Neves Barboza. A Constituinte Escolar em Dourados (2000-2004): um movimento em busca da democratização da Escola Pública.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

51.
CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; BAUER, Carlos.; TADEUCCI, Marilsa de Sá Rodrigues. Participação em banca de Lucíola de Fátima Trivério Maia. Gestão de formação continuada de professores: uma releitura da questão da identidade profissional frente aos desafios do trabalho docente.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regi) - Universidade de Taubaté.

52.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; Furlanetto, Ecleide Cunico. Participação em banca de Wilson Teixeira. A percepção dos alunos e dos educadores de uma escola da Rede Pública Estadual sobre a violência nas relações que se estabelecem no cotidiano da escola.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

53.
JARDILINO, J. R. L.; ANDRÉ, Marli; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Rúbia Andréa Duarte dos Santos. Formação continuada dos professores da educação infantil: análise da produção de teses e dissertações na região sudeste (1996-2004).. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

54.
GOHN, Maria da Glória M.; GANZELI, Pedro; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Adalberto Ribeiro. A relação escola-comunidade vista a partir das ações de seu conselho, no Município de Itapevi - SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

55.
BAUER, Carlos.; LORIERI, Marcos; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Marie Rose Dabul. Pioneiros da coordenação pedagógica paulistana: histórias de lutas e desafios - 1983-1989.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

56.
BAUER, Carlos.; VIEITEZ, C. G.; DAL RI, Neusa Maria. Participação em banca de Maiara Sparapan Servilha. Autonomia e gestão democrática das unidades escolares de educação básica em Marília. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

57.
BAUER, Carlos.; BUENO, Belmira Amélia de Barros Oliveira; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Participação em banca de Tânia Regina Pereira. História de vida de professoras: um olhar geracional. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

58.
BRITO, Silvia Helena Andrade de; BAUER, Carlos.; FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola; TAVARES, Fabiany de Cássia. Participação em banca de Sonia Solange Ferreira Vasconcelos. A(s) política(s) para a formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Dourados/Mato Grosso doSul (1997-2004).. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

59.
GOHN, Maria da Glória M.; HELOANI, José R. Montes; BAUER, Carlos.; ROMAO, J. E.. Participação em banca de Débora Fernandes Ferreira Pelegrini Martin. Educação Infantil: a relação do Centro de Educação Infantil com a Comunidade na Construção de um Projeto Pedagógico. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

60.
BAUER, Carlos.; NOSELLA, P.; BUFFA, E.. Participação em banca de Renata Pereira Canales. Um Projeto de Extensão Universitária: O Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo, Campus de São Carlos.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

61.
BAUER, Carlos.; ROY, Lise.; NASCIMENTO, Evelyna P.; GOHN, Maria da Glória M.. Participação em banca de Mônica Maria Barbosa Leiva de Luca. Processos produtivos e identitários: o caso de um assentamento rural do Estado de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

62.
NOSELLA, P.; BITTAR, M.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Maurício Buffa. Unifran: história, desenvolvimento e novos desafios. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

63.
BAUER, Carlos.; JARDILINO, J. R. L.; LIMA, E. F.. Participação em banca de Patrícia Helena Ferreira de Almeida. Formando os formadores: uma análise dos Programas de Formação Continuada dos Especialistas em Educação do Município de São Paulo (1989-1996).. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

Teses de doutorado
1.
LORIERI, Marcos; BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; GIMENEZ, Roberto.; FREIRE, E. S.. Participação em banca de Paloma Tavares Ferreira Rocha. A Educação física no município de São Paulo: os professores e a cultura corporal.. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

2.
DAL RI, Neusa Maria; BAUER, Carlos.; VIETEZ, Cândido Giraldez.; RODRIGUES, Fabiana de Cassia; TORRES, J.C.. Participação em banca de Melina Casari Paludeto. As diretrizes programáticas e a política educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).. 2018. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
CARVALHO, Celso.; FREIRE, E. S.; BIOTO-CAVALCANTI, P. A.; GIMENEZ, Roberto.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Tatiana Pereira de Freitas. As Concepções Críticas de Educação Física Escolar: um estudo comparativo das propostas curriculares das redes municipal e estadual de ensino de São Paulo.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
CARVALHO, Celso.; HAAS, Célia. M.; RUSSO, Miguel.; SANTOS, Eduardo; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Ademar Bernardes Pereira Junior. Legislação e Educação Profissional: um estudo sobre documentos de orientação curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

5.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da; CARVALHO, Celso.; BIOTO-CAVALCANTI, P. A.. Participação em banca de Cássio Hideo Diniz Hiro. Da invisibilidade e das práticas sindicais e políticas da AFUSE - presença do Sindicato dos funcionários e servidores da educação do Estado de São Paulo (1978-2000).. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

6.
KERR, D. M.; BAUER, Carlos.; PALMA FILHO, J. C.; FONTERRADA, M. T. O.. Participação em banca de Eliane Hilário da Silva Martinoff. O silêncio musical na escola básica brasileira no período da ditadura militar (1964-1985).. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

7.
NOSELLA, P.; BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; TAGLIAVINI, J. V.. Participação em banca de Sandra Costa dos Santos. Escola Cabana na Belém do Pará do Partido dos Trabalhadores: novos significados e sentidos para a educação democrática.. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

8.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; SILVA JR. João dos Reis; SANTOS, Eduardo. Participação em banca de Sebastião Monteiro Oliveira. A organização do sistema de ensino e as políticas de formação docente no Estado de Roraima. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

9.
BAUER, Carlos.; CAMARGO, R. B.; VIEIRA, S. L.; CARVALHO, Celso.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. Participação em banca de Miriam Maria Bernardi Miguel. História da educação brasileira e seus personagens invisíveis: práticas sindicais e políticas do Sindicato dos funcionários e servidores da educação do Estado de São Paulo - Afuse (1978-1992). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

10.
LORIERI, Marcos; BAUER, Carlos.; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas; VELASCO, P. N.; PONCE, B. J.. Participação em banca de Célia Vanderlei da Silva. O Centro Educacional Unificado (CEU) como Espaço de Formação do Sujeito através da Participação em Atividades Culturais.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

11.
BAUER, CARLOS; JARDILINO, J. R. L.; HAAS, Célia. M.; ROGGERO, R.; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Elaine Cristina Moreira da Silva. Formação de médicos no Brasil - cenários e possibilidades pedagógicas do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz da Universidade de São Paulo - USP.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Nove de Julho.

12.
RUSSO, Miguel.; BAUER, Carlos.; HAAS, Célia. M.; CARVALHO, Celso.; AZZI, R. G.. Participação em banca de José de Souza Neto. A Universidade Ornitorrinco: da subversão incipiente à submissão consistente.. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Nove de Julho.

13.
Monfredini, Ivanise; BAUER, Carlos.; ROGGERO, R.; RUSSO, Miguel.; CATANI, A.. Participação em banca de Sônia Maria de Souza Santa Cruz. Avaliação da Educação Superior:um estudo comparativo do Brasil e do México.. 2013.

14.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; SILVA JR. João dos Reis; CAMMARANO GONZALEZ, J.L.. Participação em banca de Antônia Solange Pinheiro Xerez. Educação profissional no Ceará: políticas e práticas na efetivação dos Centros Técnicos em cenários de reforma (1990-2010).. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

15.
CATANI, A. M.; BAUER, Carlos.; BRUNO, Lúcia E. B.; BARREYRO, G. B.; MUSSE, Ricardo. Participação em banca de Andrés Alberto Donoso Romo. Educação e transformação social no pensamento latino-americano.. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Integração da América) - Universidade de São Paulo, PROLAM..

16.
BAUER, Carlos.; RAGO, L. Margareth.; FREITAS NETO, José Alves de.; IONTA, Marilda Aparecida.; ROSA, Susel Oliveira da.. Participação em banca de Rafael Lopes de Sousa. O movimento hip hop: a anti-cordialidade da "República dos Manos" e a estética da violência.. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
BAUER, Carlos.; DAL RI, Neusa Maria; BRABO, Graziela Zambão Abdian.; VIETEZ, Cândido Giraldez.; SOUZA, Claudio Benedito Gomide de.. Participação em banca de Osney Marcos Cardoso. Gestão democrática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2009. Tese (Doutorado em Educacao) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

18.
BAUER, Carlos.; GOHN, Maria da Glória M.; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; RUS PEREZ, José Roberto; PESSÔA, Leonel Cesarino. Participação em banca de Rose Lima de Morais Campos. A cultura organizacional no contexto público: um estudo de caso na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
BAUER, Carlos.; VIEITEZ, C. G.; DAL RI, Neusa Maria; CUNHA, Paulo; MIRANDA, Marília Faria de. Participação em banca de Claudia Pereira de Pádua Sabia. O público e o privado na política de cooperação universidade empresa da Universidade Estadual Paulista - Unesp. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

20.
BAUER, Carlos.; VIEITEZ, C. G.; TOLENTINO, Célia Aparecida F.; MINTO, César Augusto; MARRACH, Sônia Aparecida Alem. Participação em banca de Maria Rosimary Soares dos Santos. Autonomia, participação popular e educação em um contexto de reforma do Estado.. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista.

21.
BAUER, Carlos.; FREIRE, A. M. A.; NUNES, C.; GERALDI, C. M. G.; GARCIA, O.. Participação em banca de Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira. Revisitar Paulo Freire: uma possibilidade de reencantar a educação. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
BAUER, Carlos.; NOSELLA, P.; BITTAR, M.; FREITAS, Marcos Cezar de; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. Participação em banca de José Ernesto de Fáveri. Álvaro Vieira Pinto: trajetória, filosofia e contribuições à educação libertadora.. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

23.
BAUER, Carlos.; Jarbas Vargas Nascimento; SIQUEIRA, J. H. S.; FERREIRA, L. A.; AQUINO, Z. G. O.. Participação em banca de Rossana Regina Guimaraes Ramos. Cartilhas: um paradigma didático-lingüístico da alfabetização no Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CARVALHO, Celso.; FREIRE, E. S.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Tatiana Pereira de Freitas. As Concepções Críticas de Educação Física Escolar: um estudo comparativo das propostas curriculares das redes municipal e estadual de ensino de São Paulo.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

2.
CARVALHO, Celso.; HAAS, Célia. M.; BAUER, Carlos.. Participação em banca de Ademar Bernardes Pereira Junior. Legislação e Educação Profissional: um estudo sobre documentos de orientação curricular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

3.
NOSELLA, P.; BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio. Participação em banca de Sandra Costa dos Santos. Da Cabanagem à educação cabana.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; CARVALHO, Celso.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Cássio Hideo Diniz Hiro. História dos trabalhadores em educação da Universidade de São Paulo: da ASUSP ao SINTUSP (1978-1988).. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

5.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; CAMARGO, R. B.. Participação em banca de Miriam Maria Bernardi Miguel. História da educação brasileira e seus personagens invisíveis. Práticas sindicais e políticas do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo - AFUSE (1978-2000).. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Nove de Julho.

6.
BAUER, Carlos.; HAAS, Célia. M.; ROGGERO, R.. Participação em banca de Elaine Cristina Moreira da Silva. Formação de Médicos no Brasil - cenários e possibilidades pedagógicas do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz da Universidade de São Paulo - USP.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Nove de Julho.

7.
BAUER, Carlos.; HAAS, Célia. M.; ROGGERO, R.. Participação em banca de Elaine Cristina Moreira da Silva. O caráter pedagógico do Museu de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) - Professor Carlos da Silva Lacaz.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

8.
FERREIRA JUNIOR, Amarílio; BAUER, Carlos.; BITTAR, M.. Participação em banca de Danusa Mendes Almeida. Movimento sindical docente no Ceará: educação pública, direitos trabalhistas e luta pela hegemonia política.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
BAUER, Carlos.; Jarbas Vargas Nascimento; Albieri, Sara.. Participação em banca de Solange Whitaker Verri. O espetáculo não pode parar: a cultura de consumo urbano moderno no cotidiano da vida na Vila Madalena.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade de São Paulo.

10.
BAUER, Carlos.; RAGO FILHO, A.; DIAS, Maria Odila da Silva. Participação em banca de Fábio César Venturini. A Constituição da autocracia burguesa. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Estudos Pós Graduados em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
BAUER, Carlos.; LORIERI, Marcos; CAMARGO, R. B.. Participação em banca de Maria Inês Paulista. Uma história de resistência em um mundo de conflito: a formação política e profissional do Núcleo de Ensino Livre Nova Piratininga (1979-1996).. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

12.
BAUER, Carlos.; Jarbas Vargas Nascimento; FERREIRA, L. A.. Participação em banca de Rossana Regina Guimarães Ramos. Cartilhas: um pradigma lingüístico do processo de leitura na história da alfabetização brasileira. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
BAUER, Carlos.; SANTOS, J. E. O.; ANDRADE, Everaldo.. Participação em banca de Emerson Feliciano Mathias. Do associativismo sindical no Brasil em tempos de transição política: história da gênese e consolidação política da Apropuc-SP (Associação dos professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) - 1976-1985.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

2.
BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da; STANGHERLIM, Roberta. Participação em banca de Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira. História, embates políticos, sindicais e organizativos dos professores das instituições do ensino privado de Osasco e região (1985-2010). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

3.
BAUER, Carlos.; ANDRADE, Everaldo.; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Luis Roberto Beserra de Paiva. Sindicalismo e associativismo docente universitário na América Latina - história e embates políticos na contemporaneidade: 1990-2010.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Nove de Julho.

4.
CASTANHA, A. P.; BAUER, Carlos.; BATISTA, E. L.; ZANELLA, J. L.. Participação em banca de Denila Coelho. A APP - Sindicato e suas contribuições na formação política dos educadores na abrangência do Núcleo Sindical de Francisco Beltrão.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

5.
BAUER, Carlos.; VIETEZ, Cândido Giraldez.; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Carin Sanches de Moraes. Escola Nacional Florestan Fernandes - educação rural no Brasil contemporâneo.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

6.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Kátia Regina dos Santos. Educação e Ensino Médio: a construção de sentido para o trabalho docente em uma escola de Maceió/AL.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

7.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; SILVA, Maria Heloísa Aguiar da. Participação em banca de Alexandro Biazi Guarizzo. A precariedade do trabalho docente na rede pública estadual paulista: a questão do plano de cargos e carreiras.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

8.
Jarbas Vargas Nascimento; BAUER, Carlos.; DIAS, Ana Rosa F.. Participação em banca de Rudney Soares Souza. Cenografia e ethos em discursos de Dilma Rousseff.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; ROSITO, M. M. B.. Participação em banca de Alexandro Biazi Guarizzo. A precariedade do trabalho docente na rede pública estadual paulista: a questão do plano de cargos e carreiras.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

10.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; SILVA JR. João dos Reis. Participação em banca de José Humberto da Silva. O mundo do trabalho no contexto da Proposta Curricular Paulista.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

11.
BAUER, Carlos.; PEREIRA, Dulcinéia. F. F.; SANTOS, Eduardo. Participação em banca de André Luís Gabriel. Teatro e educação em tempos sombrios: o caráter político-pedagógico do Grupo Teatro União e Olho Vivo.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

12.
BAUER, Carlos.; NEIRA, Marcos Garcia; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Diego Paladini Machado. Implicações dos Acordos MEC/USAID na práxis pedagógica dos professores de Educação Física do Ensino Superior (1966-1975).. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

13.
ALMEIDA, Júlio Gomes de; BAUER, Carlos.; Furlanetto, Ecleide Cunico. Participação em banca de Rosana Auricchio. A presença dos contos de fadas nos processos formativos dos professores de Educação Infantil.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo.

14.
MONFREDINI, I.; BAUER, Carlos.; CACAO, M. I.. Participação em banca de Valéria Kemp Galdino. Significação do trabalho docente contratado na rede Estadual de Educação Paulista.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

15.
CARVALHO, Celso.; BAUER, Carlos.; NEIRA, Marcos Garcia. Participação em banca de Franz Carlos Oliveira Lopes. A disciplina de Educação Física no contexto da Reforma Curricular da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

16.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso.; ALMEIDA, Júlio Gomes de. Participação em banca de Marcelo Luiz da Costa. Princípios políticos de liberdade: prática pedagógica libertária em São Paulo (1912-1919).. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

17.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, Júlio Gomes de; MAFRA, J. F.. Participação em banca de Nelson José dos Santos Solha. O Abc de Paulo Freire - presença do ideário freiriano na contemporaneidade das metrópoles brasileiras.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

18.
GOHN, Maria da Glória M.; BAUER, Carlos.; CASTANHO, M. I. S.. Participação em banca de Tânia Ferreira Moraes. Associações civis e escola pública em um bairro da periferia de São Paulo.. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

19.
BAUER, Carlos.; VIEITEZ, C. G.; JARDILINO, J. R. L.. Participação em banca de Daniel de Aguiar Pereira. De coração nas mãos: o caráter sócio-educativos do Projeto Maria Maria - uma proposta da Associação de Assistência à criança cardíaca e à transplantada do coração (1994-2008).. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.

20.
BAUER, Carlos.; FERREIRA JUNIOR, Amarílio; CARVALHO, Celso.. Participação em banca de Alessandro Rubens de Matos. A trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (SINPEEM): 1988-2004.. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BAUER, Carlos.; JANES, R.; TORRES, J.C.. Banca Examinadora do concurso público para o preenchimento de uma função de Professor, em RDIDP, junto ao Departamento de Administração e Supervisão Escolar, da Universidade Estadual Paulista - Unesp, campus de Marília.. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BAUER, Carlos.. Concurso Público de Título e Provas para preenchimento de um emprego público de Professor Assistente Doutor. 2009. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Cinquenta Anos de 1968 : A ERA DE TODAS AS VIRADAS.AS GREVES DE OSASCO E CONTAGEM. 2018. (Simpósio).

2.
Encontro de Pesquisadores Rumo ao VII Seminário Internacional da Rede ASTE: A crise do capitalismo mundial e seus efeitos no associativismo e sindicalismo dos trabalhadores em educação.História da ocupação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ? um retrato sem retoques das lutas e das ações dos professores do ensino oficial paulista durante a realização da greve de 1993.. 2018. (Encontro).

3.
IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais.. História de um conflito educacional ? greve, ocupação da Alesp e as relações entre as reformas neoliberais e o processo de proletarização e precarização do trabalho docente. 2018. (Congresso).

4.
XV JORNADA DO HISTEDBR & IV Seminário Nacional de Educação Básica e II Seminário em História da Educação da Amazônia ? História da Educação entre os desafios da Educação Básica e Pedagogia histórico Crítica.História da Educação: ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo pelos professores em 1993. 2018. (Seminário).

5.
VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores.História, neoliberalismo e resistência política na educação pública paulista (1993). 2017. (Encontro).

6.
VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos trabalhadores da Educação ? ?Associativismo, Sindicalismo e Ação Política dos Trabalhadores da Educação?.Desafios colocados para o Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação. 2017. (Seminário).

7.
VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE).História da greve dos professores da rede pública estadual de São Paulo de 1993 e os seus desdobramentos políticos e sociais. 2017. (Seminário).

8.
XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES DA UNINOVE.Escola Nacional Florestan Fernandes: sua biblioteca, um olhar sobre sua construção numa perspectiva histórica (2006-2015). 2017. (Encontro).

9.
XIV Encontro de Iniciação Científica.Dos avanços neoliberais e a resistência política e social na educação brasileira contemporânea: a história da ocupação da Assembleia legislativa do Estado de São Paulo pelos professores em 1993.. 2017. (Encontro).

10.
XXXI Congreso Asociación Latinoamericana de Sociología ?Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociología en tiempos de cambio". Conflito, resistência e solidariedade na história da educação publica paulista. Um estudo de caso sobre a ocupação da ALESP realizada pelos professores em 1993.. 2017. (Congresso).

11.
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Sudeste.Associação de Professores do Estado do Maranhão: primeiros passos para organização e consolidação da categoria dos trabalhadores da educação básica. 2016. (Encontro).

12.
X SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: 30 ANOS DO HISTEDBR (1986-2016): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO O.ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DO MOVIMENTO DE PROFESSORES PÚBLICOS DO MARANHÃO. 2016. (Seminário).

13.
37ª Reunião Nacional da Anped - Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira.. 2015. (Congresso).

14.
III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE.As Políticas Educacionais e as Condições Objetivas Para a Organização do Movimento Docente Maranhense (1964-1985). 2015. (Encontro).

15.
VIII ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.Do Associativismo ao Sindicalismo Docente: o caso da APEMA. 2015. (Encontro).

16.
VII Jornada Internacional de Políticas Públicas.O Ensino Público Maranhense em Tempos de Ditadura Civil-militar. 2015. (Outra).

17.
XI Encontro Regional Sudeste de História Oral.O MÉTODO DA HISTÓRIA ORAL, NA PESQUISA DO ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOCENTE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO ENSINO PÚBLICO MARANHENSE. 2015. (Encontro).

18.
Encontro Maranhense de História da Educação..Da invisibilidade e das práticas sindicais e políticas da AFUSE - presença do Sindicato dos funcionários e servidores da educação do Estado de São Paulo (1978-2000).. 2014. (Encontro).

19.
36a Reunião Nacional da Anped - Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais. 2013. (Congresso).

20.
IV Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores Sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação..A crise econômica internacional e o sindicalismo docente.. 2013. (Seminário).

21.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação - Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil.. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade.. 2013. (Congresso).

22.
35ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ?Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. 2012. (Congresso).

23.
I Congreso de Historia Intelectual de América Latina. Intelectuales emergentes e interculturalidades.. 2012. (Congresso).

24.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares.. História e consciência de classe na educação brasileira: lutas e desafios dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978-1990).. 2012. (Congresso).

25.
Reunião do Forum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE). 2012. (Encontro).

26.
Rumo ao IV Seminário Internacional da Rede ASTE..Consolidando a pesquisa sobre o associativismo e o sindicalismo em educação.. 2012. (Seminário).

27.
Semana da Pedagogia - "Cultura Escolar e profissão docente"..O papel da iniciação científica na formação do Educador e futuro pesquisador educacional.. 2012. (Outra).

28.
10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ? Pós-Graduação em Educação na Região Sudeste em suas múltiplas dimensões..OS ACORDOS MEC/USAID E A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.. 2011. (Encontro).

29.
34ª. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Educação e justiça social.. 2011. (Congresso).

30.
III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO (REDE ASTE).Da importância da teoria na construção da história social da educação brasileira.. 2011. (Seminário).

31.
IX Seminário Internacional Paulo Freire.Conversas com o autor de Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire.. 2011. (Seminário).

32.
VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas..Aspectos históricos, políticos e sociais da trajetória do Sindicato dos Profssionais em Educação no Ensino Municipal (SINPEEM) na cidade de São Paulo (1986-2004).. 2011. (Outra).

33.
33ª Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década.. 2010. (Outra).

34.
III Seminário Internacional de Educação. 2010. (Seminário).

35.
IV Seminario Taller Internacional Vendimia 2010 - "Construcción de Nación: la Universidad del futuro en Iberoamérica"..O lugar do jovem secundarista na história da educação brasileira.. 2010. (Seminário).

36.
IX Jornada do Histedbr: O nacional e o local na História da Educação..Desafios e compromissos políticos e sociais dos professores universitários brasileiros na contemporaneidade.. 2010. (Outra).

37.
IX Semana da Mulher da UNESP-Marília.O papel da educação contra a violência.. 2010. (Outra).

38.
Oficina Pedagógica da Fundação Casa - Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente..Educação e emancipação humana.. 2010. (Oficina).

39.
Seminário Internacional para Discussão de Pesquisas - Associações e Sindicatos de Trabalhadores em Educação..Marx, Engels e o sindicalismo docente.. 2010. (Seminário).

40.
VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade - História, Formação e Compromisso Social..A Universidade e a construção da práxis contra-hegemônica - possibilidades e limites!. 2010. (Outra).

41.
32ª Reunião Anual da Anped - Sociedade, cultura e educação: novas regulações?. 2009. (Outra).

42.
I Congresso Internacional de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa.. Do método e do referencial teórica na pesquisa educacional.. 2009. (Congresso).

43.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em Educação do Brasil: Balanço do Século XX e Desafios para o Século XXI..Pioneiros da coordenação pedagógica paulistana: histórias de lutas e desafios - 1983-1989.. 2009. (Encontro).

44.
VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Fomações Profisssional e Política..Educação e formação política: um estudo histórico e institucional da Fundação Nativo da Natividade.. 2009. (Outra).

45.
VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Florestan Fernandes e o legado de uma práxis crítico-transformadora na história da educação brasileira.. 2009. (Seminário).

46.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: consensos e controvérsias.. O trabalho político do professor na metrópole.. 2009. (Congresso).

47.
31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - "Constituição Brasileira, Direitos Humanos e Educação". 2008. (Outra).

48.
Conferência Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação..SER PROFESSOR NA METRÓPOLE ? Das origens sociais, formação acadêmica e responsabilidades políticas e educacionais.. 2008. (Outra).

49.
Conferência Internacional da International Sociological Association - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação..Apontamentos para uma história imediata dos professores universitários brasileiros.. 2008. (Outra).

50.
Maio de 68: 40 anos de um movimento que não morreu.Maio de 68 e o movimento dos trabalhadores no Brasil. 2008. (Seminário).

51.
V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!.O papel do individuo na história - Florestan Fernandes e a herança de um pensamento crítico e transformador nas instituições escolares brasileiras.. 2008. (Outra).

52.
V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação. Brasil, 1968: Estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. 2008. (Congresso).

53.
30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped: 30 Anos de Pesquisa e Compromisso Social.. 2007. (Congresso).

54.
II Seminario Internacional de Pedagogía, Currículo y Didática.La importancia de los movimentos sociales en la construción de la historia de la educación latino-americana.. 2007. (Seminário).

55.
IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As instituições Escolares da Metrópole..História dos Movimentos Estudantis e participação política da Juventude na contemporaneidade brasileira.. 2007. (Outra).

56.
VIII Encontro da Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Desafios da Educação Básica: a pesquisa em educaçao..Metrópoles, problemáticas urbanas e os desafios educacionais no Brasil Contemporâneo.. 2007. (Encontro).

57.
VII Jornada do Histedbr - A organização do trabalho didático na história da Educação. Diálogos sobre a questão da formação da identidade nacional: análise da ideologia nos livros didáticos convida a uma reflexão sobre o tema.. 2007. (Congresso).

58.
08 de Março - Dia Internacional da Mulher - Mulher: 100 anos-Luz de Trajetória e Conquistas.História da Mulher Ocidental. 2006. (Encontro).

59.
29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: Desafios e Compromissos. 2006. (Congresso).

60.
Colóquios de História, Sociedade e Educação - 20 anos do HISTEDBR.Trabalho e História dos Movimentos Reivindicatórios dos Professores no Brasil.. 2006. (Outra).

61.
Escola de Professores em São Paulo: da Escola Normal ao Normal Superior, uma viagem pelo Currículo.. VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação.. 2006. (Congresso).

62.
III Colóquio Sobre Pesquisa de Instituições Escolares - História e Cultura na Escola: As vozes dos professores e Estudantes..Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes.. 2006. (Outra).

63.
III Colóquio Sobre Pesquisa de Instituições Escolares - História e Cultura na Escola - As Vozes dos Professores e Estudantes. Os estudos sobre os movimentos reivindicativos dos professores e estudantes - Mesa redonda com os profesores doutores Marisa Bittar e João do Prado.. 2006. (Congresso).

64.
II Seminário Internacional de Educação: Pesquisas e Políticas.História e cultura na construção da práxis freireana. 2006. (Seminário).

65.
IV Congresso Brasileiro de História da Educação. História e educação no campo brasileiro: sobre os princípios educacionais e o lugar do MST na história da educação brasileira contemporânea.. 2006. (Congresso).

66.
V Congresso Brasileiro de História da Educação - O Ensino e a Pesquisa em História da Educação. Brasil, 1968: estudantes, operários e guerrilheiros escrevem a história a contrapelo.. 2006. (Congresso).

67.
1945-2005: 60 anos do final da Segunda Guerra.O Exército Vermelho na Luta contra o Nazismo.. 2005. (Seminário).

68.
28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. 28ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação -. 2005. (Congresso).

69.
Hacia dónde va la Educación Universitaria Americana y Europea? Historia, Temas e Problemas de la Universidad. Contribuições para uma história da Universidade no Brasil. 2005. (Congresso).

70.
VI Conferência Nacional de Educação e Cultura,. 2005. (Outra).

71.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Sem teto, sem pertencimento: como a elite brasileira produziu ideológica e culturalmente a sua concepção de nação sem integrar a grande maioria dos brasileiros. 2005. (Encontro).

72.
27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - Anped.. 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação -. 2004. (Congresso).

73.
Fórum Mundial de Educação São Paulo -.Fórum Mundial de Educação São Paulo. 2004. (Outra).

74.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa - Eventos - 2º Semestre de 2004.Metodologia da análise de documento em História. 2004. (Seminário).

75.
Semana da pedagogia da Universidade do Grande ABC - UniABC.Educação, ética e cidadania na contemporaneidade tardia.. 2004. (Outra).

76.
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Política, Conhecimento e Cidadania..Um olhar sobre os cursos de licenciatura e sua prática na formação docente: um estudo preliminar. 2004. (Encontro).

77.
VIII Semana de Letras da Universidade Mackenzie.Poesia e história na construção de um pensamento crítico e transformador. 2004. (Seminário).

78.
Primeiro Congresso Brincar é Coisa Séria: Pelo Direito da Criança. O papel das ONGs na responsabilidade social: uma abordagem crítica.. 2003. (Congresso).

79.
Semana da educação.Questões metodológicas na educação. 2003. (Outra).

80.
Seminário Internacional: Teorias e Políticas.Educação, terra e liberdade: história, crise agrária na América Latina e perspectivas educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) no Brasil Contemporâneo.. 2003. (Seminário).

81.
Seminário Internacional de Educação -.Seminário Internacional de Educação -. 2003. (Seminário).

82.
Simpósio A Formação do Professor.Formação de Professores. 2003. (Simpósio).

83.
VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teorias e Práticas - Imagens e Projetos. 2003. (Congresso).

84.
Primeiro Ciclo de Cinema e Educação do Curso de Pedagogia da UniABC.Terra e liberdade: a educação política pelas armas!. 2002. (Outra).

85.
Seminário Internacional O Capital contra a História.O Capital contra a história. 2002. (Seminário).

86.
Semana da Educação do Centro Universitário Nove de Julho.Educação e cultura brasileira: a construção de uma identidade. 2001. (Outra).

87.
Brasil 500 anos - Evento acadêmico e científico da Universidade Braz Cubas. Mulheres e jesuítas no Brasil Colônia: a história de um conflito. 2000. (Congresso).

88.
Modernidade, cidadania e formação profissional.Modernidade e formação profissional. 2000. (Encontro).

89.
Segundo Congresso de Pós-Graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo. O caráter autoritário do Estado brasileiro. 2000. (Congresso).

90.
Seminário do Laboratório de Comunicação Integrada e Iniciação Científica do Curso de Comunicação Social.Sobre a importância da metodologia científica e sua aplicabilidade. 2000. (Seminário).

91.
Colóquio de pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP.A pesquisa histórica em debate. 1999. (Outra).

92.
México: ontem e hoje.México rebelde: a atualidade da revolução mexicana. 1999. (Seminário).

93.
Mídia Mix: multi(a)plicando linguagens.A imprensa alternativa no Brasil nos anos 70. 1999. (Encontro).

94.
Primeiro Congresso de História Econômica do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universdidade de São Paulo. Os trabalhadores e a luta pela democracia no Brasil contemporâneo.. 1999. (Congresso).

95.
Primeiro Seminário de Estudos de História do Brasil Contemporâneo.A preservação da memória dos movimentos sociais contemporâneos. 1999. (Seminário).

96.
Ciclo de cinema e história da Universidade Braz Cubas..Rosa de Luxemburgo. 1998. (Outra).

97.
Encontro regional de Educação.A nova LDB: balanço e perspectivas.. 1998. (Seminário).

98.
Primeiro Ciclo de Cinema do Departamento de História da Universidade Braz Cubas (UBC)."Che" - o papel do individuo nja história.. 1997. (Outra).

99.
Primeiro Congresso Regional de Educação da Universidade Braz Cubas. Educação e cidadania: isto é possível?. 1997. (Congresso).

100.
Simpósio Internacional História e Revolução.As tendências do Partido dos Trabalhadores.. 1997. (Simpósio).

101.
Semana das Licenciaturas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).Discussão introdutória às tendências historiográficas.. 1995. (Encontro).

102.
Simpósio Internacional 1895-1995: centenário da morte de Friedrich Engels.Marx & Engels e os sindicatos.. 1995. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BAUER, CARLOS; CARVALHO, Celso. ; LORIERI, Marcos . IX Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - História e Atualidade do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.. 2013. (Outro).

2.
BAUER, Carlos.; CARVALHO, Celso. ; ROMAO, J. E. ; SANTOS, J. E. O. ; LORIERI, Marcos . IV Seminário Internacional de Educação - Paulo Freire e a Educação Superior.. 2013. (Outro).

3.
BAUER, Carlos.; LORIERI, Marcos . VIII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Pedagogias Alternativas.. 2011. (Congresso).

4.
BAUER, Carlos.. VII Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Universidade: História, formação e compromisso social.. 2010. (Outro).

5.
BAUER, Carlos.. VI Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Formações Profissional e Política.. 2009. (Outro).

6.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E. ; GOHN, Maria da Glória M. ; JARDILINO, J. R. L. ; NOSELLA, P. ; RIOS, Terezinha . V Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - Entre o Individual e o Coletivo!. 2008. (Outro).

7.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E. ; JARDILINO, J. R. L. ; NOSELLA, P. . IV Colóquio de Pesquisa Sobre Instituições Escolares - As Instituições Escolares da Metrópole. 2007. (Outro).

8.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E. ; JARDILINO, J. R. L. ; NOSELLA, P. . III Colóquio Sobre Pesquisa de Instituições Escolares - História e Cultura na Escola: As vozes dos Professores e Estudantes. 2006. (Outro).

9.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, C. R. S. ; JARDILINO, J. R. L. ; NASCIMBENI, F. ; GADOTTI, M. ; ROMAO, J. E. ; BARRETO, Elba de Sá . II Seminário Internacional de Educação - Pesquisas e Políticas. 2006. (Outro).

10.
BAUER, Carlos.; GOHN, Maria da Glória M. ; PETRAGLIA, I. C. ; BARONE, Paulo . III Encontro de Iniciação Científica e Seminário Nacional de Pesquisa. 2006. (Outro).

11.
BAUER, Carlos.; GOHN, Maria da Glória M. ; PETRAGLIA, I. C. . Encontro de Iniciação Científica da Uninove - A importância da pesquisa na formação profissional. 2005. (Outro).

12.
BAUER, Carlos.; BUFFA, E. ; JARDILINO, J. R. L. ; NOSELLA, P. . II Colóquio Sobre Pesquisa de Instituições Escolares - Paradigmas e Instituições de Formação Docente. 2005. (Outro).

13.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, C. R. S. . II Encontro de Pesquisa Discente - A teoria em pesquisa: o lugar e a importância do referncial teórico na produção em educação. 2005. (Outro).

14.
BAUER, Carlos.; ALMEIDA, C. R. S. ; ROMAO, J. E. . Seminário Internacional de Educação - Teorias e Políticas. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adriano Faria. Das origens históricas e os desafios dos primeiros anos da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo ? ADUSP (1976-1982).. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Sebastião Carlos Pereira Filho (Cacau Pereira). Da Confederação dos Professores do Brasil (CPB) à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Transição política e história concisa e crítica da organização sindical dos trabalhadores em educação brasileiros (1983-1991).. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Viviane Belizario de Freitas Guinossi. Conflito, resistência e solidariedade na história da educação pública paulista. Um estudo sobre a precarização do trabalho docente e a ocupação da ALESP em 1993.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira. História do Sindicato dos educadores da infância na cidade de São Paulo .. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Luís Roberto de Beserra Paiva. História do sindicalismo docente universitário nos países andinos: Peru, Equador e Bolívia.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Hélida Lança. O Sindicato dos Professores de São Paulo e sua história em tempos de expansão do ensino privado e reconfiguração da identidade social dos professores (1974-1985). Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).

4.
Carin Moraes. História do Sinpro ABC. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Quintino Ribeiro Antunes Junior. CONFLITO, RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO (ALESP) EM 1993. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).

2.
Héber Nunes Caroba. CONFLITO, RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO (ALESP) EM 1993. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).

3.
Vanessa Rodriguez Mendes. CONFLITO, RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO (ALESP) EM 1993. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).

4.
Felipe Santos de Oliveira. CONFLITO, RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO (ALESP) EM 1993. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).

5.
Eduarda Vieira de Sousa. CONFLITO, RESISTÊNCIA E SOLIDARIEDADE NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PAULISTA UM ESTUDO SOBRE A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A OCUPAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO (ALESP) EM 1993. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Adriana Rodrigues. Programa Mais Educação: limites e possibilidades (2007).. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

2.
Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira. História, embates políticos, sindicais e organizativos dos professores das instituições do ensino privado de Osasco e Região (SINPROSASCO) (1985-1992).. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

3.
Emerson Feliciano Mathias. História da gênese e consolidação política da Associação dos professores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - APROPUC (1976-1985). .. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

4.
Vanessa Amorim Dantas. Aspectos históricos e políticos da Associação de Professores do Estado do Maranhão (1976-1989).. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

5.
Luís Roberto de Beserra Paiva. Sindicalismo Docente Universitário na América Latina ? história e embates políticos na contemporaneidade: 1990-2010.. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

6.
Carin Moraes. Escola Nacional Florestan Fernandes: educação rural no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

7.
Miriam Aparecida Guedes. Educação e jovens em medida socioeducativa de semiliberdade: um desafio ao educador no cotidiano educacional na cidade de São Paulo.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

8.
André Luis Gabriel. Teatro e educação em tempos sombrios: o caráter político-pedagógico do Grupo Teatro União e Olho Vivo.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

9.
Cássio Hideo Diniz Hiro. História e consciência de classe na educação brasileira: Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1978 ? 1983).. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

10.
Marcelo Luiz da Costa. Princípios políticos de liberdade. Práxis pedagógica libertária em São Paulo - (1912-1940). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

11.
Alessandro Rubens de Matos. A trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal (SINPEEM): 1988-2004. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

12.
Diego Paladini Machado. Implicações dos acordos MEC/USAID na práxis pedagógica dos professores de educação física no ensino superior (1961-1971). 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

13.
Nelson Jose dos Santos Solha. O Abc de Paulo Freire - presença do ideário freiriano na contemporaneidade das metrópoles brasileiras.. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

14.
Daniel de Aguiar Pereira. De coração nas mãos: O caráter sócio-educativo do projeto Maria Maria - Uma proposta da Associação de Assistência à Criança Cardíaca e a Transplantada do Coração (1994-2008).. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

15.
Marileide Santana de Lima. Série apontamentos ? um periódico comprometido com a interação entre a linguagem fílmica e os seus aspectos pedagógicos.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

16.
Denise de Oliveira Campos Magalhães Gomes. Memórias, história de vida e introdução à obra de um educador brasileiro.. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, . Orientador: Carlos Bauer de Souza.

17.
Maria Inês Paulista. O passado sempre presente: as concepções de formação na história da Faculdade Paulista de Serviço Social - 1960 - 2000.. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, . Orientador: Carlos Bauer de Souza.

18.
Sandra Regina Gomes. A Geografia Escolar Pública Paulistana: um olhar para além das aparências na análise da repercussão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em diferentes contextos.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

19.
Marie Rose Dabul. Pioneiros da coordenação pedagógica paulistana: histórias de lutas e desafios - 1983-1989.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, . Orientador: Carlos Bauer de Souza.

20.
Paulo Tadeu de Morais. Fronteiras, idiomas e lousas: dilemas e perspectivas da educação escolar proporcionadas a um grupo de imigrantes bolivianos instalados na grande Sâo Paulo nas décadas de 1990 à 2000.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

21.
Luís Fábio Simões Pucci. A História das mídias e tecnologias na educação e no ensino de Física: a visão de alguns de seus protagonistas.. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

Tese de doutorado
1.
Cássio Diniz. História dos trabalhadores em educação da Universidade de São Paulo.. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

2.
Miriam Maria Bernardi Miguel. A história da educação brasileira e seus personagens invisíveis ? práticas sindicais e políticas do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo ? AFUSE (1978-1992).. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

3.
Solange Whitaker Verri. História imediata da Vila Madalena: uma análise das influências da história cultural do bairro.... 2011. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Carlos Bauer de Souza.

4.
Elaine Cristina Moreira da Silva. Formação de Médicos no Brasil - cenários e possibilidades pedagógicas do Museu Histórico Professor Carlos da Silva Lacaz da Universidade de São Paulo - USP.. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

5.
Maria Inês Paulista. A auto-formação da classe operária no Brasil (1979-1996) ? Educação, trabalho e política: uma história de conflitos no Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Silvana Fernandes Lopes. 2016. Universidade Nove de Julho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Carlos Bauer de Souza.

2.
João Elias Nery. 2012. Universidade Nove de Julho, . Carlos Bauer de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARIA DE JESUS MIRANDA DE SENA. A intolerância religiosa em relação à mulher das religiões Afro-brasileiras na década de 1990. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

2.
Luciana de Oliveira Claudino. A importância da avaliação na educação infantil: sobre uma prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

3.
Fernanda Pacheco Negreiros. O cinema na escola de educação infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

4.
Flávia Faustino dos Santos. Educação de jovens e adultos: o caso do MOVA de Santo André (Considerações históricas embasadas em estudos da obra de Paulo Freire e perspectivas atuais). 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

5.
Fabiana dos Reis. Trabalho infantil e suas conseqüências sócio-econômicas, culturais e educacionais. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

6.
Vanessa Gonçalves Messias. O aspecto social no método Paulo Freire de educação de jovens e adultos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

7.
Rosângela Maria Salvador de Almeida. A formação política do professor de ensino fundamental. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

8.
Erasmo Teixeira de Carvalho. A progressão continuada nas escolas públicas paulistas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

9.
Cibely Ferrari da Fonseca. A nova proposta de educação e a formação dos professores no início do século XXI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

10.
Ana Paula Gomes dos Santos. A importância da reflexão na vida escolar e não escolar para formação de agentes educativos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

11.
Elizandra Kátia das Graças Venâncio. CEI Jardim das Orquídeas: uma creche saudável. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

12.
Núbia Renata Mariano de Jesus. Aprendizagem essencial para continuar lutando. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

13.
Simone Lopes Goudinho. Educação, meios de comunicação e novas tecnologias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

14.
Aline Souza Costa. A pedagogia dos projetos na educação infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

15.
Heloísa de Oliveira Prado. A transversalidade da educação ambiental: um olhar sobre a prática da educação ambiental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

16.
Adriana Santana. A aplicação do desenho da escola de educação infantil: analisando um projeto. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

17.
Solange Motta Fernandes. A formação do professor na educação sexual dos portadores de necessidades especiais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

18.
Elaine Cruzeiro Andrade. Informática aplicada à educação para professores do ensino fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

19.
Silmara Falzarano. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

20.
Daniela Barelli Prado e Viviane Aparecida de Souza. A importância da brincadeira na educação infantil. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

21.
Patrícia Fernandes da Silva. A importância do lúdico no ensino de matemática. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

22.
Ebel De Prosdocimi e Sheila Cristina de Barros. A importância da arte na formação da criança. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

23.
Camila Bernardinelli Leonel e Roseli Teixeira de Souza. Buscando competências para docência no terceiro milênio: um estudo sobre o ensino fundamental nas escolas públicas de São mBernando do Campo - SP. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

24.
Angelica Gomes Ramos. O silêncio que exclui: uma intervenção mediada pela língua brasileira de sinais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

25.
Gislaine de Almeida Moro. A importância do brinquedo pedagógico na fase de 5 a 6 anos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

26.
Emanuelle Gambera dos Santos Giannucci. Avaliação, as vistudes do erro: uma estudo realizado na Escola Municipal Infantil em Eniso Fundamental Fernando Pessoa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

27.
Luiz Marques Franciscone. O Ciclo e a construção da escola democrática: resgatando a cidadania. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

28.
Sonia Mota Ferandes. Jogos e brincadeiras educativas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

Iniciação científica
1.
Evanildo Novaes dos Santos. Escola Nacional Florestan Fernandes: educação e formação política no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

2.
Viviane Belizario de Freitas Guinossi. Escola Nacional Florestan Fernandes: educação e formação política no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Nove de Julho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

3.
Maria Carolina da Silva Alves. Escola Nacional Florestan Fernandes: educação e formação política no Brasil contemporâneo e sua dimensão internacionalista.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

4.
Nelson Roca Miguel. CINEMA, CANTOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO - O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E SUA PRESENÇA NA HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA E DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

5.
Vitor Hugo Teixeira da Silva. CINEMA, CANTOS DE TRABALHO E EDUCAÇÃO - O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E SUA PRESENÇA NA HISTÓRIA CINEMATOGRÁFICA E DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

6.
Cíntia Andréa Bueno. A ditadura vista pelo ponto de vista dos jornais Opinião e Movimento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

7.
Gabriela Reis Oliveira. A questão do negro no período da ditadura ? a experiência do Teatro Experimental do Negro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

8.
Renata Francisca Lara. Bases documentais da pesquisa o movimento negro durante a ditadura militar ? do papel e a importância de Abdias Nascimento.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

9.
Emerson Lima dos Santos. A escola pelo avesso: vozes inauditas e violência juvenil na contemporaneidade da educação brasileira.. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

10.
Pauleany Linhares PRINCE. CINEMA E DITADURA: A SOLIDIFICAÇÃO DA REPRESSÃO PÓS AI-5 - A CENSURA NA OBRA DE GLAUBER ROCHA. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

11.
Antonio Maria Costa Amaral. A importância histórica e cultural dos Festivais de Música Popular Brasileira da TV Record (1966-1969). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

12.
Paulo Roberto de Queiroz Junior. A construção histórica da educação não formal através da organização das CEBs operárias durante o período militar: De Dom Frei Paulo Evaristo Arns a Santo Dias (1964 a 1979).. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

13.
Luciana Cristina de Almeida. O traço do protesto: a obra de Henfil no Pasquim 1969/70. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

14.
Régis Thiago da Silva. DA IMPORTÂNCIA DOS JORNAIS OPERÁRIOS E ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA SOCIAL DA IMPRENSA BRASILEIRA ? UM ESTUDO DE CASO DOS MATERIAIS IMPRESSOS UTILIZADOS PELO MOVIMENTO DE OPOSIÇÃO SINDICAL METALURGICA DE SÃO PAULO ? DO PERÍODO DE REPRESSÃO À ABERTURA POLÍTICA ? 1976-1981.. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

15.
Juliano Godoi. Nas vozes do professores, a história de uma configuração profissional (1979-1985).. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

16.
Silvana de Cassia Coen Simeoni. Nas vozes do professores, a história de uma configuração profissional (1979-1985).. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

17.
Maria Celia Gomes R.Santos. A luta pela aprovação do Estatuto do Magistério Paulista - 1985.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Nove de Julho, Universidade Nove de Julho. Orientador: Carlos Bauer de Souza.

18.
Estéfane Candido Gomes. As vozes dos professores paulistas em luta pela valorização da escola pública: um estudo de caso sobre a ocupação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em 1993.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Nove de Julho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Bauer de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-16, 2012.

2.
SEVERINO, A. J.2012SEVERINO, A. J. ; BAUER, Carlos. . Editorial Eccos 28 - Educação e Arte. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 0, p. 3-9, 2012.

3.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; RISSO, A. L. ; GOMES, S. R. . O Desafio Educacional, de Florestan Fernandes.. Revista de Ciências da Educação, v. 26, p. 7-15, 2012.

4.
BAUER, Carlos.;BAUER, CARLOS2012BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Educação e arte - exame crítico e proposições. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), v. 0, p. 3-8, 2012.

5.
BAUER, CARLOS2012BAUER, CARLOS. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade. História & Ensino, v. 18, p. 71-87, 2012.

6.
BAUER, CARLOS2013BAUER, CARLOS; PAULISTA, M. I. . Formação política e profissional: um desafio do Núcleo de Ensino Profissional Livre Nova Piratininga (1979-1996).. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, v. Ã?nico, p. 137, 2013.

7.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.; PONTES, Suelen . Sindicalismo Docente universitário na América Latina ? história embates políticos na contemporaneidade (1990-2010).. Revista Heurística, v. 16, p. 36-52, 2013.

8.
BAUER, CARLOS2015BAUER, CARLOS; MORAES, Carin . ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES PRESENTE NA HISTÓRIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. (ISSN 2178-4442). Poiesis Pedagogica, v. 13, p. 107-125, 2015.

9.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Eccos e a diversidade da pesquisa acadêmica educacional. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 33, p. 11-14, 2014.

10.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Balanço histórico e prospectivo. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 24, p. 11, 2014.

11.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . EccoS e o código de ética dos Editores. (ISSN 1983-9278). Eccos Revista Científica (Online), v. 35, p. 11-18, 2014.

12.
BAUER, Carlos.2015BAUER, Carlos.; STANGHERLIM, Roberta ; VERCELLI, L. ; DINIZ, C. . Crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade no Brasil contemporâneo: desafios e possibilidades de uma educação em direitos humanos. (ISSN 2011-5318). Revista de Educación y Desarrollo Social, v. 9, p. 56-69, 2015.

13.
BAUER, Carlos.2015BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Plano Nacional de Educação(PNE ) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-15, 2015.

14.
BAUER, Carlos.2013BAUER, Carlos.. Educação, terra e liberdade: Formação nos princípios educacionais do MST. (ISSN 2176-4360). Formação Docente, v. 05, p. 01-04, 2013.

15.
BAUER, Carlos.2014BAUER, Carlos.; SEVERINO, A. J. . Educação, juventude e contestação social. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), p. 11-14, 2014.

16.
LOPES, Silvana2015LOPES, Silvana ; BAUER, Carlos. . PRESENÇA DO ASSOCIATIVISMO DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS NA HISTÓRIA DO SINDICALISMO EDUCACIONAL LATINOAMERICANO (ISSN 2446-8606).. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, p. 1096-1109, 2015.

17.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.; PAIVA, L. R. B. . Elementos do sindicalismo universitário mexicano. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 57, p. 92-103, 2016.

18.
BAUER, Carlos.2016BAUER, Carlos.; DANTAS, V. A. . As Origens do Associativismo e do Sindicalismo de Professores do Estado do Maranhão: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985). Revista Educação & emancipação, v. 9, p. 189, 2016.

19.
OLIVEIRA, M. C. B.2017OLIVEIRA, M. C. B. ; BAUER, CARLOS . Lutas sociais, sindicais e políticas do ensino privado de Osasco e região: a experiência do Sinprosasco (1985-1992).. Revista Trabalho, política e sociedade, v. II, p. 375-394, 2017.


Livros e capítulos
1.
BAUER, Carlos.. Educação além da escola: a batalha ideológica e as práticas culturais da resistência no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1984).. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. v. 1. 172p .

2.
BAUER, Carlos.; DINIZ, Cássio (Org.) ; PAULISTA, M. I. (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. v. 1. 208p .

3.
BAUER, CARLOS; LORIERI, Marcos (Org.) ; ROGGERO, R. (Org.) . Pedagogias Alternativas. (ISBN 9788581487052). 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. v. 1. 396p .

4.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . História e consciência de classe na educação brasileira. Lutas e desafios políticos dos trabalhadores em educação de Minas Gerais (1979-1983). (ISBN 9788599156742). 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2015. v. 1. 208p .

5.
BAUER, Carlos.; DINIZ, C. (Org.) ; PAIVA, L. R. B. (Org.) ; MIGUEL, M. M. B. (Org.) ; DANTAS, V. A. (Org.) . Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil ? Volume 2, com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal. (ISBN 9788546200634). 1ª. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. v. 1. 420p .

6.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin ; NERY, João Elias . História e internacionalismo da Escola Nacional Florestan Fernandes. (ISBN 9788599156902). 1. ed. São Paulo: Editora Sundermann, 2017. v. 1. 350p .

1.
BAUER, Carlos.; MATOS, A. R. . A trajetória do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (1988-2004).. In: Julián GINDIN; Márcia Ondina Vieira FERREIRA; Sadi DAL ROSSO. (Org.). Associativismo e sindicalismo em educação - teoria, história e movimentos.. 1ed.Brasília: Paralelo 15, 2013, v. 2, p. 267-287.

2.
BAUER, Carlos.; PAULISTA, M. I. ; DINIZ, Cássio . O Sindicato na Sociedade Capitalista e a Exterioridade do Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação.. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 5-64.

3.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . Da Insatisfação à Criação da UTE/MG: quando sujeitos despertam a sua (possível) consciência.. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 153-168.

4.
BAUER, Carlos.; PONTES, Suelen ; MATHIAS, E. F. . Sindicalismo Docente Universitário na América Latina: História e Embates Políticos na Contemporaneidade (1990-2010).. In: Carlos Bauer; Maria Inês Paulista; Cássio Diniz. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 169-202.

5.
BAUER, Carlos.. Aspectos educativos dos movimentos sociais - historicidade, problemáticas atuais e algumas possibilidades de pesquisas.. In: Lígia A. Vercelli. (Org.). Educação não formal: campos de atuação (Pedagogia de A a Z). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 11, p. 1-208.

6.
BAUER, Carlos.. Associativismo e sindicalismo na história da educação ? aspectos teóricos e ideológicos de sua construção. (ISBN 9788581487052). In: Carlos Bauer, Marcos Lorieri, R. Roggero.. (Org.). Pedagogias Alternativas. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2014, v. , p. 293-310.

7.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . História imediata da organização de base e das greves dos trabalhadores em educação da cidade de São Paulo (2013-2014): do difícil aprendizado nos enfrentamentos das administrações democrático-populares. (ISBN 9788546200634). In: Carlos Bauer; Vanessa Dantas; Miriam Maria Bernardi Miguel; Luis Roberto Beserra de Paiva; Cássio Diniz.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil ? Volume 2, com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 43-66.

8.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . Aproximações do sindicalismo docente universitário mexicano. (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio.. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1'ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 236-250.

9.
MIGUEL, M. M. B. ; BAUER, Carlos. . A fundação do sindicato dos funcionários e servidores da educação do estado de São Paulo (afuse): da unidade de propósitos à cisão realizada (1978-1985). (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 339-356.

10.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . O contexto educacional em tempos de ditadura civil-militar: uma perspectiva histórico-social da educação maranhense (1964-1985). (ISBN 9788546200634). In: Bauer, Carlos; Dantas, Vanessa; Miguel, Miriam Maria Bernardi; Paiva, Luis Roberto Beserra de; Diniz, Cássio. (Org.). Sindicalismo e Associativismo dos Trabalhadores em Educação no Brasil: Volume II: com escritos sobre os Estados Unidos da América, Inglaterra, México e Portugal.. 1ªed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 2, p. 395-418.

11.
BAUER, Carlos.; MORAES, Carin . ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES E SUA DIMENSÃO INTERNACIONALISTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. (ISBN 85-89852-10-5). In: Universidade Nove de Julho - Uninove.. (Org.). Livro dos anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa - Pesquisa Científica como Formação Profissional e Social.. 1ed.São Paulo: Diretoria de Pesquisa da Universidade Nove de Julho - Uninove., 2014, v. 8, p. 301-312.

12.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Fontes primárias: um desafio na reconstituição da história social dos trabalhadores em educação maranhense (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García; Juan Francisco Guzmán Ramos. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1262-1280.

13.
MIGUEL, M. M. B. ; BAUER, Carlos. . Presença da AFUSE ? Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação do Estado de São Paulo na história social da educação brasileira (1978- 2000) (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García; Juan Francisco Guzmán Ramos.. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1281-1305.

14.
MORAES, Carin ; BAUER, Carlos. . Algumas linhas históricas sobre a gênese e a consolidação política e social do Sinpro ABC (1984-1990).. In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3). 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 81-85.

15.
LANCA, H. ; BAUER, CARLOS . Apontamentos preliminares sobre a presença e o contributo do Sinpro-SP nos marcos da expansão do ensino privado durante a ditadura militar brasileira (1964-1983). (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 181-198.

16.
PAIVA, L. R. B. ; BAUER, Carlos. . Sindicalismo docente universitário na Colômbia. (ISBN 978-85-99156-90-2). In: Carlos Bauer; Carin Moraes; Cássio Diniz; Crisneilândia B. de Oliveira; Hélida Lança; Luis Roberto Beserra de Paiva; Miriam Maria Bernardi Miguel.. (Org.). Sindicalismo e associativismo dos trabalhadores em educação no Brasil: Com escritos sobre a Argentina, Colômbia, Inglaterra, Japão e Peru (volume 3).. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 3, p. 231-246.

17.
DINIZ, Cássio ; BAUER, Carlos. . O debate sobre o associativismo e o sindicalismo na educação e seus sujeitos sociais (ISBN 9786078408184).. In: Armando Martínez Moya; José Pascual Mora García Juan; Francisco Guzmán Ramos. (Org.). Evidencias, conjeturas y hallazgos en torno a la Historia de la educación Latinoamericana.. 1ªed.México D.F.: Amaya Ediciones, 2015, v. 1, p. 1306-1317.


Apresentações de Trabalho
1.
BAUER, CARLOS. Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BAUER, Carlos.. Redes Académicas y Internacionalización de la Investigación.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BAUER, Carlos.. História e Política da Educação, Formação e Profissão Docente.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
DINIZ, C. ; BAUER, Carlos. . Os fundamentos teóricos para o estudo sobre o sindicalismo de trabalhadores em educação não-docentes: o caso SINTUSP.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BAUER, Carlos.. Introdução crítica ao humanismo dialógico de Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . A primeira greve do magistério público estadual maranhense numa perspectiva histórica (1985/1986).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DANTAS, V. A. ; BAUER, Carlos. . Breve história das lutas dos trabalhadores em educação no Maranhão (1985-1989).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BAUER, CARLOS; DAL RI, Neusa Maria . Políticas educacionais e precarização do trabalho docentes.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BAUER, Carlos.; VENTURINI, F. . Política como pilar social. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Participação, como candidato do Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de cargo de Professor Doutor (Ingresso na Carreira Docente), na disciplina "EDM 333 - Currículos e Programas", junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), realizado nos dias 07,08 e 09 de maio de 2003, sendo aprovado e classificado em 2º lugar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 3:44:53