Heloisa Collins

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1039632076999149
  • Última atualização do currículo em 21/01/2012


Aposentou-se da PUC-SP como Professora Titular do Departamento de Inglês e pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Sua principal área de atuação está na intersecção da Lingüística Aplicada, Educação e Tecnologias Digitais. Tem ampla experiência na formação de professores para trabalho docente com tecnologia. Atualmente trabalha junto à Fundação Vanzolini como assessora a projetos de formação continuada de profissionais de áreas diversas, de instituições públicas e privadas. Paralelamente, desenvolve um projeto rural que integra pecuária caprina, produção artesanal de queijos de cabra de tradição européia, gastronomia temática e turismo rural de experiência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Heloisa Collins
Nome em citações bibliográficas
COLLINS, Heloisa

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.
RUA MONTE ALEGRE 984
PERDIZES
05014-001 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 36708501
Fax: (11) 38659503
URL da Homepage: http://www.pucsp.br/~hcollins/


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1990
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Compreensão Oral: um estudo em língua estrangeira, Ano de obtenção: 1990.
Orientador: Leila Barbara.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: compreensão oral; língua estrangeira; filmes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
1972 - 1978
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Considerações Didáticas sobre Alguns Contrastes Entoacionais do Inglês com Função Gramatical,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Maria Antonieta Alba Celani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: entoação do inglês; gramática; ensino de inglês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
1968 - 1971
Graduação em Língua e Literatura Inglesas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Pós-doutorado


1991 - 1992
Pós-Doutorado.
University of Liverpool.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Contrato de Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 30
Outras informações
Atuo como assessora a projetos de formação continuada mediados por tecnologias digitais mediante contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Empresarial, Enquadramento Funcional: Gestora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1972 - 2010
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciei atuação no pós-graduação em 1990

Atividades

1998 - Atual
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de Curso de Aperfeiçoamento Online na área de formação continuada de professores de inglês: Teachers Links, Reflexão e Desenvolvimento para Professores de Inglês. Coordenadora de Curso de Extensão Online na área de Metodologia da Pesqui.
1990 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas.

1990 - Atual
Ensino, Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação a Distância na interface da Linguística Aplicada
Avaliação e Preparação de Materiais Didáticos para contextos presenciais e digitais
Linguística Sistêmico-Funcional
Metodologia de Pesquisa em Educação a Distancia
Ensino e Aprendizagem em Contexto Digital
Liguagem, Mediação e Desenvolvimento em Contextos Digitais
1999 - 2005
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e Designer Responsável do curso Leitura Instrumental em Inglês via Internet.
1999 - 2005
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e Designer Responsável do curso Compreensão Oral Instrumental em Inglês via Internet.
1997 - 2004
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Docente do curso Reflexão sobre a Ação, dirigido a professores de inglês da escola pública.
1997 - 2000
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e Designer Responsável do curso Surfing & Learning - Inglês via Internet.
1997 - 1999
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora e Designer Responsável do curso Business Writing - inglês para negócios via Internet.
1988 - 1999
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso de Extensão Inglês Oral.
1991 - 1992
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização - COGEAE, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora de Cursos de Extensão em Formação de Professores de inglês para Negócios.
1972 - 1992
Ensino, Língua e Literatura Inglesas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia do Inglês
Lingua Inglesa
Pratica de Ensino do Ingles


Linhas de pesquisa


1.
Linguagem, Educação e Tecnologia

Objetivo: O objetivo desta linha é desenvolver pesquisa na interface da Lingüística Aplicada e da Tecnologia, com especial atenção a processos e produtos aplicáveis e aplicados ao ensino e a aprendizagem de línguas mediados por recursos tecnológicos e/ou redes de comunicação, bem como à descrição de linguagem com base em corpora informatizados. A linha tem contribuído para melhorar o nível de letramento digital e de instrumentalização tecnológica de alunos e professores. A pesquisa aplicada no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas e formação de professores mediados por tecnologia vêm utilizando dados colhidos em cursos de extensão abertos a diferentes setores da sociedade, inclusive professores de escolas públicas. A pesquisa aplicada na esfera da investigação de linguagem baseada em corpora eletrônicos, por sua vez, contribui com descrições de linguagem pedagógica e não pedagógica em diversos contextos de comunicação..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Educação a Distancia.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Superior.
Palavras-chave: Educação à Distância via Internet; Estudos de Corpora Informatizados; Línguas via Internet.
2.
Linguagem e Educação


Projetos de pesquisa


2007 - 2010
Docência, Mediação e Formação em Contexto online
Descrição: Os estudos conduzidos com foco nas questões de interação e motivação em cursos de línguas via internet (Pesquisa CNPq 1999-2006) revelaram importantes elementos dos processos de aprendizagem e design de cursos, bem como algumas tendências e padrões de comportamento de alunos e professores em cursos online. O conjunto desses resultados vem encontrando aplicação em formulações de novos projetos de pesquisa de alunos de mestrado e doutorado, projetos de novos cursos a distância e processos de revisão de atuação docente em cursos a distância. O impacto desses resultados neste projeto é grande, já que ele se apoiará nos resultados relativos a padrões de interação e aprendizagem para construir um novo percurso centrado na mediação (interação no ensino) e sua importância na atuação de professores e na formação de formadores. É no âmbito das necessidades relativas a uma profunda compreensão da atividade de mediação docente, sua contribuição para o desenvolvimento da atuação docente em contexto online e para os processos de formação de formadores, portanto, que este novo projeto de pesquisa apresentado ao CNPq está se desenvolvendo. ObjetivosO projeto tem três objetivos principais: Aprofundar a compreensão da atividade de mediação docente em contexto de ensino-aprendizagem online; Analisar o impacto que uma profunda compreensão da mediação pode ter na docência online; Analisar a influência de uma docência bem sucedida em um processo de formação de formadores, de modo a sistematizar os procedimentos formativos bem sucedidos, especialmente aqueles relativos à mediação docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
Integrantes: Heloisa Collins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 6
2000 - 2006
Linguística Aplicada em Contexto Digital
Descrição: Descrição: Lingüística Aplicada em Contexto Digital caracteriza-se como um projeto de equipe na interface das áreas da Lingüística Aplicada (LA), da Educação a Distância (EAD) e da Tecnologia Digital. O contexto de investigação mais amplo é o da aprendizagem e do ensino de línguas em contextos digitais, onde são identificados, descritos e avaliados diferentes modos de interação, qualidades de desempenho discursivo, estilos de ensino, tipos de materiais e gêneros emergentes digitais, e suas inter-relações, de modo a descobrirmos em que circunstância pode-se criar um impacto de qualidade em processos de aprendizagem formal (através de cursos) e informal (através de serviços de assessoria e aconselhamento) de línguas materna e estrangeira em contexto digital. Desta forma, o projeto objetiva, especificamente, descrever, analisar e interpretar: processos de aprendizagem de línguas em contextos digitais, processos de interação em contextos digitais de cursos de línguas, processos de ensino de línguas em cursos na Internet, processos de desenvolvimento de professores para atuação em contextos digitais, processos de desenvolvimento via Internet de professores atuantes em contextos presenciais, processos e produtos de design digital de cursos de línguas e materiais didáticos, processos e resultados de uso de ferramentas digitais para a pesquisa em Lingüística Aplicada em contexto digital e para o ensino na Internet ; gêneros de discursos digitais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (15) .
Integrantes: Heloisa Collins - Coordenador.Financiador(es): Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa - São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 90 / Número de orientações: 9
1999 - 2006
Interação e Motivação em Educação a Distância via Internet, AI CNPq
Descrição: O Projeto está interessado em pesquisar as relações entre aprendizagem, interação e motivação no contexto de emergência de uma nova cultura, a das comunicações mediadas pelo computador via Internet. Esse tipo de investigação vem contribuindo substancialmente para o estabelecimento de critérios que sejam apropriados para a avaliação de sites educacionais no contexto virtual, bem como para a avaliação eficiente de materiais produzidos para ensino à distância mediado por computador. Além disso, possibilita que venhamos a conhecer os fatores que colaboram para o sucesso no desempenho em cursos a distância e na aprendizagem de línguas, bem como no desenvolvimento contínuo como professor de línguas, no contexto de cursos a distância via Internet. A primeira fase do projeto (1999-2001) tinha por objetivo geral "fornecer subsídios para aperfeiçoamento de cursos de línguas on-line e fornecer contribuições a pesquisas tanto sobre aprendizagem de línguas on-line como a pesquisas sobre aprendizagem em geral, em que alguma modalidade interativa se apresenta como uma variável relevante à questão pesquisada". Propunha-se ainda a testar instrumentos de avaliação formativa, oferecendo um perfil de desempenho interativo baseado em indicadores objetivos ligados à ação do aluno-usuário. Na 2a fase (2001-2003) os objetivos do projeto eram "reformular os cursos e a prática docente à luz dos resultados da primeira fase e iniciar um estudo qualitativo da aprendizagem em cursos de línguas via internet". Na terceira fase(2003-2006)o projeto está detalhando o desempenho dos alunos tanto em relação aos níveis de complexidade discursiva e cognitiva que eles demonstram atingir, particularmente em discussões e produções de natureza assíncrona, como em relação ao tipo de interação que conseguem desenvolver com os pares, com considerações sobre as complexas exigências da atividade colaborativa para a aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Heloisa Collins - Coordenador / Angelita Quevedo - Integrante / Terezinha Sprenger - Integrante / Maria Paula Wadt - Integrante / Sheyla Riyadh Weyersbach - Integrante / Adélia Benetti de Paula Capistrano - Integrante / Heitor Yida de Araujo Lima - Integrante / Sérgio Rodrigues Iesca - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 34 / Número de orientações: 7


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Educação a Distancia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Aplicações Educacionais da Gramática Sistêmico Funcional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Comunicação no Contexto dos Negócios.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COLLINS, Heloisa2010COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . Addressing Issues in Online Continuing Education.. CALICO Monograph Series, v. 9, p. 145-156, 2010.

2.
COLLINS, Heloisa2009COLLINS, Heloisa; Garcia, Ana Luiza . Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores. ETD : Educação Temática Digital, v. 10, p. 330-354, 2009.

3.
COLLINS, Heloisa2008COLLINS, Heloisa. Distace Learning, Autonomy Development and Language: discussing possible connections. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 24, p. 529-550, 2008.

4.
COLLINS, Heloisa2003COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. ; MAZZILLO, T. ; GERVAI, S. ; LANG, E. ; SANTI, L. C. ; LEITES, S. ; MELLO FILHO, J. C. . Por que é difícil participar de chats?. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n.2, p. 41-71, 2003.

5.
COLLINS, Heloisa2003COLLINS, Heloisa. Design, Ensino e Aprendizagem Online: uma experiência em LE junto a professores de escolas públicas. Revista da ANPOLL - Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Letras e Linguística, São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, v. 15, p. 87-113, 2003.

6.
THOMPSON, G.2001THOMPSON, G. ; COLLINS, Heloisa . Interview with M.A.K. Halliday. . DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 17, n.1, p. 131-153, 2001.

7.
COLLINS, Heloisa1996COLLINS, Heloisa; THOMPSON, S. . GRAMMATICAL ASPECTS OF ROLES IN CULTURALLY DIVERSE ORAL PRESENTATIONS. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, Brasil, v. 12, n.2, p. 281-306, 1996.

8.
BARBARA, L.1996BARBARA, L. ; CELANI, M. A. A. ; COLLINS, Heloisa ; SCOTT, M. . A Survey of Communication Needs in a Brazilian Business Context . THE ESP JOURNAL, Pergamon Press, Inglaterra, v. 15, n.1, p. 57-71, 1996.

9.
COLLINS, Heloisa1996COLLINS, Heloisa; RAMOS, R. G. . Interaction in the design of a computer-mediated distance learning course.. DIRECT Papers, São Paulo e Liverpool, n.32, p. 1-23, 1996.

10.
COLLINS, Heloisa1995COLLINS, Heloisa. ESTRUTURA DOS EVENTOS COMUNICATIVOS. The Especialist, São Paulo, v. 15, n.1/2, p. 1-6, 1995.

11.
THOMPSON, S.1995THOMPSON, S. ; COLLINS, Heloisa . DEALING WITH FACE THREATS IN ORAL PRESENTATIONS. Trabalhos em Lingüística Aplicada, São Paulo, Brasil, v. 26, p. 81-99, 1995.

12.
COLLINS, Heloisa1994COLLINS, Heloisa. LANGUAGE WE TEACH, GENRES WE PERFORM: A MISMATCH IN ELT PLANNING AND DEVELOPMENT. CLARITAS, v. 1, n.1, p. 21-29, 1994.

13.
COLLINS, Heloisa1993COLLINS, Heloisa. COMPREENSAO DE FILMES EM LINGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO BASEADO NA ANALISE DE GENRES. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo - Brasil, v. 9, n.2, p. 149-174, 1993.

14.
COLLINS, Heloisa1984COLLINS, Heloisa; CORACINI, M. J. ; ELIAS, M. ; PASCHOAL, M. ; QUEVEDO, A. ; SILVA, M. C. P. S. E. . O Enigma do Rei. The Especialist, Sao Paulo, v. 18, p. 83-116, 1984.

15.
COLLINS, Heloisa1984COLLINS, Heloisa. Acquiring English through Projects. World Language English, Londres, 1984.

16.
COLLINS, Heloisa1984COLLINS, Heloisa. Aspectos linguísticos, psíquicos e sociais do processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Cadernos Puc Sp, Sao Paulo, v. 17, p. 16-20, 1984.

17.
COLLINS, Heloisa1981COLLINS, Heloisa; BURMAN, L. . Um esboço dos Problemas Metodológicos na Coleta e Interpretação de Dados para Estudos de Aquisição de Linguagem. Cadernos Puc Sp, Sao Paulo, v. 9, p. 64-73, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. (Org.) . Relatos de Ensino e Aprendizagem de Línguas na Internet. Campinas: Mercado de Letras, 2004. v. 1. 335p .

2.
COLLINS, Heloisa; GERVAI, S. . Língua Estrangeira: Uma experiência plurilingüe. São Paulo: , 2003. v. 1. 58p .

3.
COLLINS, Heloisa; CALDAS-COULTHARD, C. R. (Org.) . THE ESPECIALIST VOL 15 (1/2). SAO PAULO: EDUC, 1994. v. 100. 200p .

4.
COLLINS, Heloisa. INTERCAMBIO VOL 3. SAO PAULO: LAEL/PUCSP, 1993. v. 300. 120p .

5.
COLLINS, Heloisa. THE ESPECIALIST VOL 12 (1/2). SAO PAULO: EDUC, 1991. v. 100. 189p .

Capítulos de livros publicados
1.
COLLINS, Heloisa. Formação Continuada Online para Professores de Inglês: uma experiência de integração entre docência, pesquisa e extensão. In: João Telles. (Org.). Formação inicial e continuada de professores de línguas: Dimensões e ações na pesquisa e na prática. : Pontes, 2009, v. , p. 15-26.

2.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . Critical Thinking in Reflective Sessions and in Online Interactions. In: Kanavillil Rajagopalan. (Org.). Applied Linguistics in Latin America. : John Benjamins Pub Co, 2006, v. , p. -.

3.
COLLINS, Heloisa; ROJO, R. H. R. ; BARBOSA, J. . Letramento Digital: um trabalho a partir dos gêneros do discurso. In: Acir Mario Karwoski; Beatriz Gaydeczka; Karim Siebeneicher Brito. (Org.). Gêneros Textuais: Reflexão e Ensino. Palmas, PR: Kaygangue, 2005, v. , p. 123-157.

4.
COLLINS, Heloisa; BRAGA, D. . Interação e Interatividade no Ensino de Língua Estrangeira via Redes de Comunicação (no prelo). In: Rosa Isabel Montes Mendoza. (Org.). Globalización y nuevas tecnologías: nuevos retos y nuevas reflexiones?. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2004, v. 7, p. -.

5.
COLLINS, Heloisa. Interação e permanência em cursos de línguas via Internet. In: Collins, Heloisa; Ferreira, Anise. (Org.). Relatos de Ensino e Aprendizagem de Línguas na Internet. Campinas: Mercado de Letras, 2004, v. , p. 51-80.

6.
COLLINS, Heloisa. Re-estruturação e re-culturação no trabalho com o texto e a gramática. In: Celani, Maria Antonieta Alba. (Org.). Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. , p. 133-147.

7.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . Formação contínua de professores em contexto presencial e a distância: Respondendo aos desafios. In: Bárbara, Leila; Ramos, Rosinda de Castro Guerra. (Org.). Reflexões e Ações no Ensino - Aprendizagem de Línguas. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2003, v. 5, p. 69-105.

8.
COLLINS, Heloisa. Materials Design and Language Corpora: a report in the context of distance education. In: Burnard, L.; McEnery, T.. (Org.). Rethinking language pedagogy from a corpus perspective. Hamburg: Peter Lang, 2000, v. , p. 43-53.

9.
COLLINS, Heloisa. Inglês: identidade da disciplina, conteúdos e atividades de referência. In: Instituto de Estudos Especiais da PUC-SP; Centro Form e Des de R H do Gov do Amapá; Secretaria de Estado da Educação. (Org.). O Ensino de 5a a 8a séries e o Ensino Médio: As disciplinas, as habilidades. 1aed.São Paulo: IEE-PUC-SP, SEED-AP, CEFORH-AP, 2000, v. 2b, p. 221-259.

10.
COLLINS, Heloisa; SCOTT, M. . LEXICAL LANDSCAPING IN BRAZILIAN AND BRITISH BUSINESS MEETINGS. In: FRANCESCA BARGIELLA & SANDRA HARRIS (ORGS). (Org.). THE LANGUAGE OF BUSINESS:AN INTERNATIONAL PERSPECTIVE. EDINBURGH, GRA-BRETANHA: EDINBURGH UNIVERSITY PRESS, 1997, v. , p. 183-210.

11.
COLLINS, Heloisa. MODAL PROFING IN ORAL PRESENTATIONS. In: BARBARA, LEILA & MIKE SCOTT (ORGS). (Org.). REFLECTIONS ON LANGUAGE LEARNING. CLEVEDON - PHILADELPHIA - ADEL: MULTILINGUAL MATTERS LTD, 1994, v. , p. 214-229.

12.
COLLINS, Heloisa. WIDE SCOPE NEEDS ANALYSIS: REQUIREMENTS AND FEASIBILITY. In: CELANI, M.A.A. & M.S.Z. PASCHOAL (ORGS). (Org.). LINGUISTICA APLICADA. SAO PAULO: EDUC, 1992, v. , p. 179-192.

13.
COLLINS, Heloisa. Improving Oral Comprehension: Intonation and Kinesics . In: James Lantolf; Angela Labarca. (Org.). Research in Second Language Learning: Focus on the Classroom. New Jersey: Ablex, 1987, v. , p. 74-91.

Artigos aceitos para publicação
1.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . Continuing Development Courses on the Internet: conquering limited support to teacher development. CALICO Monograph Series, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
COLLINS, Heloisa. Caso de Sucesso Capril do Bosque - um negócio em quatro projetos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COLLINS, Heloisa. Hipertexto e Design de Cursos Online. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COLLINS, Heloisa. Mesa Redonda: Linguísitca Sistemico-Funcional no Ensino-Aprendizagem mediado por novas tecnologias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GERVAI, S. ; COLLINS, Heloisa . O papel da sistêmico-funcional como ferramenta de análise para elucidar diferentes estilos de mediação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COLLINS, Heloisa. Language Trails of Autonomy in Distance Learning. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COLLINS, Heloisa. Mediação, Interação e Qualidade em Cursos online. Mesa Redonda: Mediações na aprendizagem de línguas.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COLLINS, Heloisa. Mediação e Construção de Gêneros Digitais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COLLINS, Heloisa. TECHNOLOGICAL LITERACY, GENRE ACQUISITION AND SEMIOTIC MEDIATION. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COLLINS, Heloisa. Language and Education and Teacher Development. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COLLINS, Heloisa. Práticas de Leitura e Escrita na WEB. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COLLINS, Heloisa. Integration of Ideas in Online Discussions. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COLLINS, Heloisa. Online Teacher Development: Problems, Challenges and (some) solutions. Round Table: Language in Education and Teacher Development.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COLLINS, Heloisa. Interação, Colaboração e Presença de Ensino em EAD. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COLLINS, Heloisa. Educação a distância, interação e pensamento crítico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COLLINS, Heloisa. Estilos de ensino em chats educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . Responding to Challenges in a Distance and Face-to-Face Teacher Education Program. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
COLLINS, Heloisa. Design, Ensino e Aprendizagem na Web. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. ; LANG, E. ; MELLO, J. C. ; SANTI, L. C. ; GERVAI, S. ; LEITES, S. ; TELLES, S. ; MAZZILLO, T. M. F. M. . Chats Educacionais: Percepção de Problemas e Propostas de Soluções. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COLLINS, Heloisa. NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO A DISTÂNCIA Compartilhando Problemas e Soluções baseadas em Pesquisa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
COLLINS, Heloisa. Chats Educacionais: Percepção de Problemas e Propostas de Soluções. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
COLLINS, Heloisa. Metodologias de Pesquisa em Linguística Aplicada: Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Mediadas por Novas Tecnologias I. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
COLLINS, Heloisa. Design, ensino e aprendizagem na WEB: Experiências no contexto de um curso para professores de inglês de escolas públicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. . RESPONDING TO CHALLENGES IN A DISTANCE AND FACE-TO-FACE TEACHER EDUCATION PROGRAM. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COLLINS, Heloisa. Learning to Teach and Learning to Learn in Digital Contexts. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
COLLINS, Heloisa. Educação Continuada para Professores de Inglês: um contexto para a reconstrução da prática. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
COLLINS, Heloisa; STAA, B. V. . Grupo de Pesquisa EDULANG objetivos e desenvolvimento de projetos em EAD. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
COLLINS, Heloisa. Formação Continuada via Internet para Professores de Inglês de Escolas Públicas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
COLLINS, Heloisa. Programa de Formação Continuada para Professores de Inglês da Grande São Paulo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
COLLINS, Heloisa. Programa de Melhoria de Ensino de Inglês na Escola Pública. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. . Avaliação de um programa de capacitação online para professores de inglês de escolas públicas: foco na leitura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COLLINS, Heloisa. Ensino de lïnguas a Distância via Internet. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
COLLINS, Heloisa; BRAGA, D. . Interação e Interatividade em duas modalidades de Ensino de Leitura na Internet . 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COLLINS, Heloisa. Interatividade na Educação a Distância . 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
COLLINS, Heloisa; ANACLETO, G. ; GALVÃO, N. ; KOUMROUYAN, A. . Fluxos Interativos e Aprendizagem via Internet: Buscando caminhos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
COLLINS, Heloisa. Inglês na WEB: experiências em Design, Docência e Aprendizagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
COLLINS, Heloisa. Reestruturação e reculturação no processo de descoberta de novos papéis para o texto e para a gramática no ensino de inglês na escola pública. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37.
COLLINS, Heloisa. Interactive Flows in Language Learning on the Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
COLLINS, Heloisa. A Oralidade no Texto Escrito nas interações via Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
COLLINS, Heloisa. Ensino de Línguas a Distância. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
COLLINS, Heloisa. Aprendizagem de Línguas e Interação na WEB: descobertas, questões e desafios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
COLLINS, Heloisa. Fluxos de Interação na Aprendizagem de Línguas via Internet. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
COLLINS, Heloisa. Experiências no Ensino de Línguas via Internet. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
COLLINS, Heloisa. Desempenho Interativo em Cursos de Línguas via Web. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
COLLINS, Heloisa. Tecnologia na Educação e no Ensino de Línguas . 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
COLLINS, Heloisa. Tecnologia e Ensino de Línguas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
COLLINS, Heloisa. Data Based Design of Teaching Materials in the Context of Distance Education via Internet. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
COLLINS, Heloisa. Informal use of L2 vs. performance on classroom tasks: a functional study in the context of a course on the Internet. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
COLLINS, Heloisa. Ensino de Inglês via Internet: avaliação de um projeto em andamento. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
COLLINS, Heloisa. Aprendizagem de Línguas à Distância via Redes de Comunicação . 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
COLLINS, Heloisa. A Relevância da Língua Estrangeira Moderna na Educação. Sao Paulo: CENPE- Coordenadoria de Normas Pedagógicas, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 1990 (Video).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
COLLINS, Heloisa. Assessoria em uso de midias digitais aos projetos da Rede do Saber - SEE. 2005.

2.
COLLINS, Heloisa. Assessoria e consultoria para ações de planejamento e implematação de uso de novas tecnologias em contexto de EAD. 2004.

3.
COLLINS, Heloisa; GERVAI, S. . Consultoria do projeto ADI - Magistério.. 2003.

4.
COLLINS, Heloisa; RAMOS, R. G. . Planejamento, Design e Implantação do Programa de Estudo Auto-monitorado em Inglês Instrumental da Universidade de Mogi das Cruzes. 1999.

5.
COLLINS, Heloisa; RAMOS, R. G. . Planejamento e Implantação do Programa de Inglês Instrumental da Universidade de Mogi das Cruzes. 1998.

Produtos tecnológicos
1.
COLLINS, Heloisa; MARTINS, R. L. ; STAA, B. V. ; GERVAI, S. ; Pow, Elizabeth ; Caltabiano, M. A. . Teachers' Links, módulo 3 - Desenvolvimento Acadêmico e a Sala de Aula: Reflexão sobre o Ensino-Aprendizagem de Línguas como um Objeto de Pesquisa. 2008.

2.
COLLINS, Heloisa; SPRENGER, T. ; WADT, M. P. ; Ninin, Otilia ; Pow, Elizabeth ; Caltabiano, M. A. . Teachers' Links, módulo 2 - Desenvolvimento da Autonomia e a Sala de Aula: Reflexão sobre Planejamento e Materiais de Ensino. 2007.

3.
COLLINS, Heloisa; WADT, M. P. ; SPRENGER, T. ; ROMERO, T. ; Caltabiano, M. A. ; Ninin, Otilia ; Pow, Elizabeth . Teachers' Links, módulo 1 - Desenvolvimento Profissional e a Sala de Aula:reflexão sobre novos caminhos. 2006.

4.
ROJO, R. H. R. ; COLLINS, Heloisa ; BARBOSA, J. . Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade via WEB. 2004.

5.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. . Leitura Instrumental em Inglês via Internet I e II. 2002.

6.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. ; FREIRE, M. M. ; WADT, M. P. . Compreensão do Inglês Falado via Internet I e II. 2002.

7.
LOMBARDI, R. ; COLLINS, Heloisa . Resenhando na Universidade Online: Curso Online de Escrita Acadêmica em Língua Materna. 2002.

8.
STAA, B. V. ; COLLINS, Heloisa . Publish or Perish: Curso Online de Escrita Acadêmica em inglês como língua estrangeira. 2002.

9.
FERREIRA, A. ; COLLINS, Heloisa ; QUEVEDO, A. ; ABREU, L. . Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projetos em Linguística Aplicada: Curso Online. 2002.

10.
COLLINS, Heloisa; WADT, M. P. ; GERALDINI, A. ; SHIMAZUMI, M. ; SPRENGER, T. ; CARELLI, I. ; LACOMBE, I. ; FONTES, M. C. M. ; STAA, B. V. ; MARTINS, K. . Surfing & Learning - Inglês via Internet. 2000.

11.
COLLINS, Heloisa; RAMOS, R. G. . Inglês Instrumental via Intranet: Programa de Estudo auto-monitorado da Universidade de Mogi das Cruzes. 1999.

12.
COLLINS, Heloisa; RAMOS, R. G. ; FISHER, C. ; SPRENGER, T. ; FERREIRA, A. S. ; FREIRE, M. . Leitura Instrumental via Internet. 1999.

13.
COLLINS, Heloisa; FONTES, M. C. M. ; CARELLI, I. ; MARTINS, K. ; WADT, M. P. ; GABRIEL, S. ; LESSA, A. . Compreensão Oral Instrumental via Internet . 1999.

14.
COLLINS, Heloisa; WYATT, R. . Business Writing on-line - Inglês para Negócios via Internet - www.cogeae.uol.com.br/bw. 1998.

Processos ou técnicas
1.
COLLINS, Heloisa; BARBOSA, J. . Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
COLLINS, Heloisa. Pareceres a projetos de pesquisa submetidos a agências nacionais (CNPq, CAPES e FAPESP). 2008.

2.
COLLINS, Heloisa. Pareceres a projetos de pesquisa submetidos a agências nacionais (CNPq, CAPES e FAPESP). 2007.

3.
COLLINS, Heloisa. Membro do Corpo de Pareceristas da revista DELTA - Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, uma publicação do Programa de LAEL da PUCSP. 2002.

4.
COLLINS, Heloisa. Membro do Corpo de Pareceristas da revista Language Awareness, publicada pela Multilingual Matters Ltd.. 2002.

5.
COLLINS, Heloisa; BARBARA, L. ; RAMOS, R. DE C. G. ; CELANI, M. A. A. . Membro do Conselho Editorial da revista theEspecialist, uma publicação do Programa de LAEL da PUCSP. 2002.

6.
COLLINS, Heloisa. Programa de Reestruturação Curricular do Amapá - Língua Estrangeira - Inglês. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COLLINS, Heloisa. A Internet 2 na PUC-SP. 1999. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
COLLINS, Heloisa; BRESSANE, T. ; Victoriano, E . Projetos de Formação Continuada da FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo do ESP. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cursos de Formação Continuada Mediados por Tecnologias Digitais).

2.
MENDES, Aquilas ; COLLINS, Heloisa ; MARTINS, R. L. ; OLIVEIRA, Clair . Planejamento e orçamento no Município. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Mediado por Tecnologias Digitais).

3.
FRANZESE, Cibele ; MENDES, Aquilas ; BRITTO, A. ; COLLINS, Heloisa ; WADT, M. P. . Programa de Desenvolvimento Gerencial. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso mediado por Tecnologias Digitais).

4.
BENSON, Phil ; COLLINS, Heloisa ; SPRENGER, T. . Revista DELTA vol 24 n. especial: From Autonomy in FL Learning to Autonomy in FL Teaching. 2008. (Editoração/Periódico).

5.
COLLINS, Heloisa; BARBOSA, J. . Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
COLLINS, Heloisa. Interação e Motivação em Educação a Distância via Internet. 2007. (Relatório de pesquisa).

7.
COLLINS, Heloisa. O Ensino de Inglês Instrumental a Distância. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
COLLINS, Heloisa. Refletindo sobre o papel do Texto e da Gramática no Ensino de Inglês. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
COLLINS, Heloisa. Oficina de Planejamento e Preparação de Materiais Didáticos. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
COLLINS, Heloisa. Serviços Educacionais e Cursos de Línguas via Internet: critérios de avaliação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. . Teaching English on the Internet: requirements and possibilities. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. ; BARBARA, L. ; RAMOS, R. G. . the Especialist. 1999. (Editoração/Periódico).

13.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A. ; BARBARA, L. ; RAMOS, R. G. . the Especialist. 1998. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
COLLINS, Heloisa. Avaliação em Educação a Distância. 2006 (Entrevista em programa de TV) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COLLINS, Heloisa. Participação em banca de Raimunda Dias Duarte. A transitividade em textos da propaganda política eleitoral gratuita televisionada: uma abordagem funcional. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

2.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A.; CARELLI, I. M.. Participação em banca de Eduardo de Lucca Lang. O público e o privado: análise das contradições em um curso de leitura instrumental via internet à luz da Teoria da Atividade. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
COLLINS, Heloisa; Berber Sardinha, A.P.; SCHMITZ, J. R.. Participação em banca de Maurício Einstoss de Castro Barbosa. Material didático para o ensino de Inglês Instrumental online: uma abordagem experiencial baseada em corpus, gênero e tarefa. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
COLLINS, Heloisa; BARBARA, L.; FONTES, M. C. M.. Participação em banca de Gláucia Mara Terzian. Negociação em chats educacionais. 2004. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
COLLINS, Heloisa; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Erik Fleischer. A colaboração online como subsídio para o desenvolvimento profissional de professores de línguas. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
COLLINS, Heloisa; PAIVA, V. L. M. O. E.; ERRICO, L.. Participação em banca de Erik Fleischer. Uma análise da colaboração online entre professores de língua inglesa em ambiente de grupo eletrônico de discução. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
COLLINS, Heloisa; Berber Sardinha, A.P.. Participação em banca de Helena Maria de Andrade Conde. Escolhas Léxico-gramaticais em Composições de Alunos Avançados de Inglês Originários de Instituições de Ensino Bilíngües e Monolíngües. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
COLLINS, Heloisa; FREITAS, A. C.; FERREIRA, A.. Participação em banca de Maria do Carmo Sabbag. O Chat e a Percepção Linguística em um Curso de Inglês online. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
BRUNETTI, A.; COLLINS, Heloisa; AZEVEDO, L. F.; FREITAS, A. C.. Participação em banca de Angela Brunetti. Temas e Processos em Três Empresas: Projeção de Imagem . 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
FREITAS, I. DE L.; COLLINS, Heloisa; FREITAS, A. C.. Participação em banca de Irene de Lima Freitas. A construcao da identidade de garotas adolescentes em revistas femininas. 2000. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

11.
BATISTA, M. E.; COLLINS, Heloisa; BARBARA, L.; OLIVEIRA, M. C. L.. Participação em banca de Maria Eugênia Batista. E-mails na troca de Informações numa Multinacional: O Gênero e as Escolhas Léxico-Gramaticais. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
ARAÚJO, E. B. DE; COLLINS, Heloisa; SCHMITZ, J. R.; AZEVEDO, L. F.. Participação em banca de Elaine Baltasar de Araújo. Coesão Lexical e Argumentação. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
VIAN JUNIOR, O.; COLLINS, Heloisa; OLIVEIRA, M. C. L.; BARBARA, L.. Participação em banca de Orlando Vian Junior. Conceito de Gênero e Análise de Textos de Vídeos Institucionais . 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
ROMANI, M. C. V.; COLLINS, Heloisa; LOPES, L. P. M.; CELANI, M. A. A.. Participação em banca de Marta Cristina Viola Romani. Ensino da Língua Inglesa no Contexto de Zona Rural: uma perspectiva social entre linguagem e escola. 1996. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
SANTOS, V. B. M. P. . DOS; COLLINS, Heloisa; OLIVEIRA, M. C. L.; BARBARA, L.. Participação em banca de Valéria Branco Moreira P dos Santos. Padrões Interpessoais no Gênero de Cartas de Negociações. 1996. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
FONTES, M. DO C. M.; COLLINS, Heloisa; SMOLKA, A. L. B.; ROJO, R. H. R.. Participação em banca de Maria do Carmo Martins Fontes. Produzindo Textos em Inglês: de palavra (alheia) em palavra (própria). 1996. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
ROCHA, J. H. S. DA; COLLINS, Heloisa; SCHMITZ, J. R.; SALLES, C. A.; SILVA, M. C. P. S. E.. Participação em banca de Jorge Henrique Setta da Rocha. Cartas ao editor: um campo de batalha linguístico. 1994. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

18.
AVOLIO, J. C.; COLLINS, Heloisa; HOCHGREB, N.; SILVA, M. C. P. S. E.. Participação em banca de Jelssa Ciardi Avolio. Análise Comparativa de Prefácio de Livros Didáticos para Ensino do Francês como Língua Estrangeira. 1993. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
COLLINS, Heloisa. Participação em banca de Cintia Bentes Rodrigues da Costa. Desenvolvimento de comportamentos e atitudes autônomas com o uso do computador: um estudo de caso. 2005. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Pará.

2.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A.; RAMOS, R. DE C. G.; BRAGA, D.; PAIVA, V. L. M. O. E.. Participação em banca de Roberta Lombardi Martins. Resenhando na universidade on-line: um estudo de caso de Português Instrumental na web. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
COLLINS, Heloisa; ROJO, R. H. R.; BRAIT, E.; LACERDA, C. B. F.; SIGNORINI, I.. Participação em banca de Rossana Delmar de Lima Arcoverde. Os surdos em contexto digital: o encontro com a palavra escrita em língua portuguesa. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
COLLINS, Heloisa; PAIVA, V. L. M. O. E.; MELLO, H.; SABARIZ, A. L. R.; GOHN, C. A.. Participação em banca de Ricardo Augusto de Souza. Aprendizagem de Línguas em Tandem. 2003. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
COLLINS, Heloisa; BARBARA, L.. Participação em banca de Valéria Branco Moreira Pinto dos Santos. O perfil das comunicações internas escritas em uma empresa brasileira. 2002. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A.. Participação em banca de Suely Mesquita Cosenza. Construção conjunta da metacognição a distância: influência no processo de aprendizagem de línguas. 2002. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
COLLINS, Heloisa; BARBARA, L.; CELANI, M. A. A.. Participação em banca de Orlando Vian Jr.. O planejamento de cursos instrumentais de produção oral com base em gêneros do discurso. 2002. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

8.
NUNES, M. C.; COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A.. Participação em banca de Myriam Corrêa Nunes. O professor em sala de aula de leitura: desafios, opcoes, encontros e desencontros. 2000. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
CERBINO, V. W. C.; COLLINS, Heloisa; OLIVEIRA, M. C. C.. Participação em banca de Vitória Wilson Coelho Cerbino. Questões de afeto em cartas de reclamação. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
DELIBO, J. A.; COLLINS, Heloisa; MAROTTE, A. D.. Participação em banca de Juarez Antonio Delibo. Formação e Prática do Professor de Inglês: repensando o espaço da língua materna. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

11.
AVOLGLIO, J. C.; COLLINS, Heloisa; MAROTTE, A. D.. Participação em banca de Jelssa Ciardi Avolglio. O trajeto do Francês instrumental no Brasil: dos primórdios às redes telemáticas. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

12.
PIMENTA, S. M. DE O.; COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A.; VIEIRA, E. P.; TELLES, J. A.; SALLES, C. A.. Participação em banca de Sonia Maria de Oliveira Pimenta. O signo da receptividade: uma análise sócio-construcionista da interação. 1998. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

13.
RAMOS, R. DE C. G.; COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A.; BARBARA, L.. Participação em banca de Rosinda de Castro Guerra Ramos. Projeção de Imagem através de escolhas linguisticas: um estudo no contexto empresarial. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

14.
LESSA, A. B. C. T.; COLLINS, Heloisa; BARBARA, L.; SALLES, C. A.; MATOS, F. G.; SCHMITZ, J. R.. Participação em banca de Angela Brambilla Cavenaghi Temudo Lessa. Repetição Lexical: mecanismo estruturador do tópico na linguagem oral. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

15.
PINTO, A. M.; COLLINS, Heloisa; CELANI, M. A. A.; MATOS, F. C. G.; LEFFA, V.; AZEVEDO, L. F.. Participação em banca de Abuêndia Maria Pinto. Processos Cognitivos e Estilos Individuais: uma proposta para o desenvolvimento da autonomia do leitor. 1996. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

16.
MACHADO, A. R.; COLLINS, Heloisa; MAGALHÃES, M. C. C.; BRONCKART, J. P.; KLEIMAM, A.; FIGUEIREDO, L. C. M.. Participação em banca de Anna Rachel Machado. O diário de leituras: introdução de um novo instrumento na escola. 1995. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

17.
EL-DASH, L. G.; COLLINS, Heloisa; SCHMITZ, J.. Participação em banca de Linda Gentry el-Dash. Compreensão auditiva em língua estrangeira: efeito de visuais e atitudes. 1993. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4o Seminário Nacional ABED de Educação a Distância.Práticas de Leitura e Escrita na WEB. 2006. (Seminário).

2.
Fórum Brasileiro de Educação Internacional.A importância da Proficiência em Lingua Estrangeira na Educação Internacional. 2006. (Seminário).

3.
Integration of Ideas in Online Discussions. 22nd World Conference on Distance Education. 2006. (Congresso).

4.
15o INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada.Interação, Colaboração e Presença de Ensino em EAD. 2005. (Encontro).

5.
Discourses of hope & peace, reconciliation, learning and change. International Systemic Functional Congress. 2005. (Congresso).

6.
I Semana Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Educação à distância: desafios e perspectivas. 2004. (Encontro).

7.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Educação a distância, interação e pensamento crítico. 2004. (Congresso).

8.
XIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística.Estilos de ensino em chats educacionais. 2004. (Encontro).

9.
13o InPLA.Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Mediados por Novas Tecnologias II. 2003. (Simpósio).

10.
13o InPLA Metodologias de Pesquisa em Linguística Aplicada.Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Mediadas por Novas Tecnologias I. 2003. (Simpósio).

11.
55a Reunião Anual da SBPC. NOVAS TECNOLOGIAS E ENSINO A DISTÂNCIA Compartilhando Problemas e Soluções baseadas em Pesquisa. 2003. (Congresso).

12.
Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. Chats Educacionais: Percepção de Problemas e Propostas de Soluções. 2003. (Congresso).

13.
Primeiro Colóquio de Educação Tecnológica e Educação a Distância da Comfil: Experiênica.EAD na PUC / SP: Hoje e Amanhã. 2003. (Encontro).

14.
XVII ENPULI XXXII SENAPULLI.Design, ensino e aprendizagem na WEB: Experiências no contexto de um curso para professores de inglês de escolas públicas. 2003. (Encontro).

15.
. RESPONDING TO CHALLENGES IN A DISTANCE AND FACE-TO-FACE TEACHER EDUCATION PROGRAM. 2002. (Congresso).

16.
.Grupo de Pesquisa EDULANG objetivos e desenvolvimento de projetos em EAD. 2002. (Seminário).

17.
Learning to Teach and Learning to Learn in Digital Contexts.Encontro da Associação Brasileira das Culturas Inglesas. 2002. (Simpósio).

18.
.Programa de Melhoria de Ensino de Inglês na Escola Pública. 2001. (Encontro).

19.
11o InPLA. Avaliação de um programa de capacitação online para professores de inglês de escolas públicas: foco na leitura. 2001. (Congresso).

20.
11o InPLA.Linguagem e Tecnologia. 2001. (Simpósio).

21.
Congresso da APLIEMT. Programa de Formação Continuada para Professores de Inglês da Grande São Paulo. 2001. (Congresso).

22.
Congresso da Associação Brasileira de Linguística. Interação e Interatividade em duas modalidades de Ensino de Leitura na Internet. 2001. (Congresso).

23.
III Fórum de Línguas Estrangeiras.Ensino de lïnguas a Distância via Internet. 2001. (Simpósio).

24.
IV Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso.Formação Continuada via Internet para Professores de Inglês de Escolas Públicas. 2001. (Encontro).

25.
IV Encontro de Professores de Inglês do Estado de Mato Grosso.Interatividade na Educação a Distância. 2001. (Encontro).

26.
.Reestruturação e reculturação no processo de descoberta de novos papéis para o texto e para a gramática no ensino de inglês na escola pública. 2000. (Simpósio).

27.
.A Oralidade no Texto Escrito nas interações via Internet. 2000. (Outra).

28.
.Aprendizagem de Línguas e Interação na WEB: descobertas, questões e desafios. 2000. (Outra).

29.
.Ensino de Línguas à distância. 2000. (Outra).

30.
.Fluxos Interativos e Aprendizagem via Internet: Buscando caminhos. 2000. (Outra).

31.
.Inglês na WEB: experiências em Design, Docência e Aprendizagem. 2000. (Outra).

32.
.Fluxos de Interação na Aprendizagem de Línguas via Internet. 2000. (Outra).

33.
.O Papel da Língua Inglesa e as Políticas Públicas de Ensino. 2000. (Outra).

34.
Interactive Flows in Language Learning on the Internet.Interactive Flows in Language Learning on the Internet. 2000. (Outra).

35.
.Desempenho Interativo em Cursos de Línguas via Web. 1999. (Outra).

36.
.Tecnologia na Educação e no Ensino de Línguas. 1999. (Outra).

37.
JELI.Tecnologia e Ensino de Línguas. 1999. (Outra).

38.
Semiñário de Inglês Instrumental.Experiências no Ensino de Línguas via Internet. 1999. (Seminário).

39.
. Data Based Design of Teaching Materials in the Context of Distance Education via Internet. 1998. (Congresso).

40.
.Aprendizagem de Línguas à Distância via Redes de Comunicação. 1998. (Seminário).

41.
.Ensino de Inglês via Internet: avaliação de um projeto em andamento. 1998. (Outra).

42.
.Informal use of L2 vs. performance on classroom tasks: a functional study in the context of a course on the Internet. 1998. (Outra).

43.
.Raising Awareness of Interpersonal Choices in Distance-Learning EFL.. 1998. (Outra).

44.
.CRITICAL EVALUATION OF AN ESP WRITING COURSE VIA INTERNET. 1997. (Outra).

45.
.EDUCACAO A DISTANCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A CAPACITACAO DE RECURSOS HUMANOS. 1997. (Outra).

46.
.THE RELEVANCE OF FUNCTIONAL GRAMMAR FOR ENGLISH LANGUAGE TEACHING. 1997. (Outra).

47.
.INTRODUCAO AO USO DE INSTRUMENTOS COMPUTACIONAIS PARA PESQUISAS DE BASE SISTEMICO-FUNCIONAL. 1997. (Outra).

48.
.EDUCACAO A DISTANCIA. 1996. (Outra).

49.
.INTERACTION ASPECTS OF DESIGN IN A COMPUTER-MEDIATED ESP COURSE. 1996. (Outra).

50.
.INTERACTION IN THE COMPUTER-MEDIATED DISTANCE LEARNING TRYPTIC: DESIGN. 1996. (Outra).

51.
AILA.FROM STRATEGIC DEVELOPMENT TO AWARENESS RAISING IN BRAZILIAN ESP. 1996. (Simpósio).

52.
AILA.LEXICAL LANDSCAPING IN BUSINESS MEETINGS. 1996. (Outra).

53.
.O GENERO DA INSTRUCAO EM DIFERENTES CONTEXTOS: ASPECTOS FUNCIONAIS E LINGUISTICOS. 1995. (Seminário).

54.
.ASSIMETRIA NAS RELACOES VS. VINCULO NO DISCURSO: UMA QUESTAO DE DOURAR A PILULA?. 1995. (Outra).

55.
.COSCIENTIZACAO DISCURSIVA E PLANEJAMENTO DIDATICO. 1995. (Outra).

56.
IV Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Diferentes pesrpectivas da assimetria nas relações de trabalho. 1995. (Congresso).

57.
. Grammatical aspects of roles in culturally diverse oral presentations. 1994. (Congresso).

58.
.A survey of professional communicative skills amongst efl teachers: implications for syllabus design. 1994. (Seminário).

59.
.Caminhos da linguística funcional. 1994. (Seminário).

60.
.Modalidade, afinidade e vínculo, aspectos do jogo interativo.. 1994. (Seminário).

61.
.Programas de análise e tratamento de textos. 1994. (Seminário).

62.
.Uma análise de necessidades comunicativas no âmbito empresarial. 1994. (Seminário).

63.
. Pesquisa quantitativa em linguistica aplicada. 1993. (Congresso).

64.
. Princípios da gramática funcional e sua aplicabilidade na educação. 1993. (Congresso).

65.
.Language we teach vs. Genres we perform. 1993. (Seminário).

66.
.Oral presentations: an introductory discussion of interpersonal features. 1993. (Seminário).

67.
.Oral presentations: a discussion of suitability to purposes and audience. 1993. (Outra).

68.
.The acquisition of professionally relevant genres in teacher education. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBARA, L. ; COLLINS, Heloisa . 17o INPLA Intercâbio de Pesquisa em Linguística Aplicada. 2009. (Congresso).

2.
BARBARA, L. ; COLLINS, Heloisa ; Berber Sardinha, A.P. ; RAMOS, R. DE C. G. ; ROMERO, T. ; IKEDA, S. . 33rd International Systemic Functional Linguistics Congress. 2006. (Congresso).

3.
COLLINS, Heloisa; PAIVA, V. L. M. O. E. . Simpósio no 13o INPLA: Pesquisa em Ensino e Aprendizagem Mediados por Novas Tecnologias I. 2003. (Outro).

4.
COLLINS, Heloisa; FERREIRA, A. . Simpósio no 11o. INPLA da PUCSP: Linguagem eTecnologia. 2001. (Outro).

5.
COLLINS, Heloisa. Simpósio no 10o. INPLA da PUCSP: Linguagem e Programas de Educação a Distância. 2000. (Outro).

6.
COLLINS, Heloisa. Simpósio sobre Educação a Distância. 1999. (Outro).

7.
COLLINS, Heloisa. Simpósio sobre Ensino à Distância via Redes de Comunicação. 1998. (Outro).

8.
COLLINS, Heloisa. Painel de trabalhos: INTERACTION IN THE COMPUTER-MEDIATED LEARNING TRYPTIC: RESEARCH, DESIGN, IMPLEMENTATION. 1996. (Outro).

9.
COLLINS, Heloisa. Simpósio sobre Interação em Contextos Profissionais Não-Escolares, IX Encontro Nacional da ANPOLL. 1994. (Outro).

10.
COLLINS, Heloisa. Seminários de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Lingüística Aplicada da PUCSP. 1993. (Outro).

11.
COLLINS, Heloisa. 1o. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. 1990. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Edna dos Santos Marini. O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS POR MEIO DA INTERNET. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

2.
Maria Glaucy Frequetia. Questões de mediação em contexto online. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Lygia Almeida Cunha. Interação, Mediação e Aprendizagem em Fóruns de Discussão. Início: 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

2.
Belia Fantina Bonini Pinto de Arruda. Formação Continuada de Professores em contexto online. Início: 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).

3.
Edilea Felix Correa. Questões de Letramento Digital. Início: 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Liliane Pereira da Silva. As dificuldades de comunicação argumentativa em fóruns de discussão online com finalidade pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Heloisa Collins.

2.
Eliana Aparecida Oliveira Burian. Dificuldade de Estudar online: uma narrativa de experência de aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Heloisa Collins.

3.
Lucilene Santos Silva Fonseca.. Blog: um meio para a formação crítica de jovens e adultos. 2009. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

4.
Paulo De Tarso Roma De Oliveira. A linguagem de adolescentes em chats: um estudo da perspectiva da avaliatividade. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

5.
Ana Sílvia Martins Montrezol Antunes. Mediação e construção de comunidade de aprendizagem e trabalho em curso online. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

6.
Daniela Viana. Letramento Digital e Ensino de Línguas. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

7.
GABRIEL Jimenez Aguilar. Ensino de Espanhol a Distância. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

8.
Tatiana Higa Pasini. Linguagem e Mediação no Design de um Curso Online. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

9.
Andréa Martini Pineda. Inclusão Digital e Gêneros Digitais em Cursos a Distância. 2007. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

10.
Liliane Pereira da Silva.. Questões de Interação e Mediação em um Processo de Formação Continuada de Professores. 2007. Dissertação (Mestrado em Línguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

11.
Aurea Elaine Tozo Barbosa. Comunidade de Aprendizagem em Curso online: um estudo de processo de formação. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Heloisa Collins.

12.
José Carlos Vieira de Mello Filho. Análise e Transformação de Aspectos Organizacionais de um Curso Online. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

13.
Erisana Sanchez Victoriano. Aquisição de Netspeak em fóruns de discussão. 2005. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

14.
Wilson Antônio Liberato. Nas ondas do rádio: uma investigação sobre a aprendizagem acidental do inglês pelo rádio. 2003. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

15.
Maria Paula Salvador Wadt. Questões de Avaliaçao de Design de um Curso de Inglês Online. 2002. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

16.
Táis Bressane. Construção de Identidade numa Empresa em Transformação. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

17.
Maria Cristina Paniago Lopes. Interação nas aulas de inglês oral: em sala de aula e em laboratório de informática. 2000. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

18.
ANA SILVIA FERREIRA. Interações em Curso de Inglês Instrumental mediado pelo computador: expectativas e resultados. 1998. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

19.
ROBERT DAVID WYATT. THE COMPLETE CONSORT DANCING TOGETHER: INTERACTION IN E-MAILS. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

20.
MONA HAWI. O COMPROMENTIMENTO MODAL NA FALA DO ADOLESCENTE EM ENTREVISTAS SOBRE TOPICOS POLEMICOS. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

21.
EVELINE TAPIAS DE OLIVEIRA. ORALIDADE NA LINGUA ESCRITA: ESTUDO E DEMARCACAO DE PROBLEMA EM LINGUAPORTUGUESA. 1997. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

22.
MELITTA XIMENA CALVET TAPIA. SE EU NAO SOUBESSE EU NAO IA SABER: A CONSTRUCAO DO GENERO EM UMA COMUNIDADE DISCURSIVA NO CONTEXTO MEDICO. 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

23.
CELSO FRADE. INSTRUCAO GRAMATICAL NO ENSINO DE INGLES COMO LINGUA ESTRANGEIRA: INVESTIGACAO E CRITICA. 1994. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

24.
SYLVIA MATRAVOLGUI DAMIAO. CRENCAS DE PROFESSORES DE INGLES EM ESCOLAS DE IDIOMAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE NUCLEOS DISTINTOS. 1994. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

25.
JUAREZ ANTONIO DELIBO. A LINGUAGEM AERONAUTICA: UM ESTUDO DO ATO INTERATIVO NA RADIOTE LEFONIA DA AVIACAO. 1993. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

26.
EVANGELIA NICHOLA DIAS DE MORAIS. DESCONFORTO EM AULAS DE LINGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO EM DOIS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM. 1992. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

27.
MAXIMINA MARIA FREIRE. INTERACAO E SIMULACAO COMPUTADORIZADA: UMA PROPOSTA EM C.A.L.L.. 1992. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

Tese de doutorado
1.
Andrea da Silva Marques Ribeiro. Design e Suporte em Cursos online: um estudo sob a perspectiva da Teoria da Atividade. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

2.
Erisana Célia Sanches Victoriano. Práticas discursiva e pedagógica em comunicações síncronas online. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

3.
Maria Paula Wadt. Complexidade e Auto-eco organização: implicações para o professor online. 2009. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

4.
Solange Maria Sanches Gervai. Mediação Pedagógica em Contextos de Aprendizagem Online. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

5.
Danie Marcelo de Jesus. Reculturação, Reestruturação e Reorganização Temporal de Professores no ambiente digital. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

6.
Tais Bittencourt da Rocha Bressane. Processos e Produtos no Ensino de Construção de Hipermidia. 2006. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Heloisa Collins.

7.
Terezinha Maria Sprenger. Conscientização e Autonomia em Formação Online de Professores. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

8.
Roberta Lombardi Martins. Resenhando na universidade on-line: um estudo de caso de Português Instrumental na web. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

9.
Alexandra Fogli Serpa Geraldini. Docência no Ambiente Digital: Ações e Reflexão. 2003. 0 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

10.
Betina von Staa. Elaboração e avaliação de design de curso instrumental on-line de escrita acadêmica em inglês. 2003. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

11.
Izaura Maria Carelli. Estudar on-line: análise de um curso para professores de inglês na perspectiva da teoria da atividade. 2003. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

12.
Maria do Carmo Martins Fontes. Aprendizagem de Inglês via Internet. 2002. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos de Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Heloisa Collins.

13.
Fatima Beatriz Benedictus Delphino. Gramática e Persuasão em Propagandas Institucionais. 2001. 250 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

14.
Celia Maria Macedo de Macedo. A Reclamação e o Pedido de Desculpas: uma análise semântico-pragmática de cartas no contexto empresarial. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

15.
SONIA MARGARIDA PRADO DE SOUZA. A ORGANIZACAO DA MENSAGEM EM ANUNCIOS E CARTAS DE PEDIDO DE EMPREGO: UM ESTUDO TRANSCULTURAL. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

16.
ZAINA ABDALLA NUNES. ENTREVISTAS DE EMPREGO: O QUE HA DE ASSIMETRICO NAS PERGUNTAS DESTA RELACAO?. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

17.
LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA. ANALISE MULTIDIMENSIONAL DE TEXTOS ACADEMICOS EM DOIS CONTEXTOS CULTURAIS: UM ESTUDO NO AMBITO DA RETORICA CONTRASTIVA. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Heloisa Collins.

18.
ALICE CUNHA DE FREITAS. AMERICA MAGICA, INGLATERRA REAL, BRASIL TROPICAL: UM ESTUDO DO LEXICO EM PANFLETOS DE HOTEIS. 1997. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

Iniciação científica
1.
Adélia Benetti de Paula Capistrano. Um estudo sobre os indícios de desistência de alunos em um curso a distância. 2005. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

2.
Heitor Yida de Araújo Lima. O USO DE PERSONAGENS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Midias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

3.
Sérgio Iesca Rodrigues. As vantagens geradas na comunicação entre aluno e curso a distância pela organização de elementos visuais através de Leis da Gestalt.. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Midias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.

4.
Marcelo Mattos. Questões de navegabilidade e usabilidade no design de cursos a distância. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Multimeios) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Heloisa Collins.



Outras informações relevantes


Projetos concluídos: Integrado (CNPq no. 500215/2003-0, vigência 01/08/2003 31/07/2006): Interação e Motivação em Educação a Distância via Internet (coordenadora). O projeto mereceu também bolsas de produtividade CNPq, tendo sido financiado de 1999 a 2006. Coordenadora do Grupo de Pesquisa EDULANG, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq O objetivo geral do grupo é investigar diferentes aspectos da aprendizagem de línguas e da formação de professores a distância via Internet. Coordenadora de Design Instrucional do Curso Online Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade via WEB para Professores do Ensino Médio da SEE do Estado de São Paulo, MEC-PNUD, 2004-2005. O curso compreende 4 módulos. Foi pilotado sob a coordenação da pesquisadora em 2004-2005 junto a uma população de 400 Assistentes Técnicos do Planejamento da SEE de São Paulo. Foi implementado em 2006 junto a 10.000 professores da Rede Estadual em São Paulo, sob a coordenação da pesquisadora. Coordenadora do curso  Teachers' Links desde 1998, oferecido a professores de inglês, com financiamento da Sociedade Cultura Inglesa São Paulo. Em sua primeira fase (1999-2005) o curso foi oferecido a 700 professores da Rede Pública. Em sua nova fase, iniciada em 2006, está totalmente reformulado e é oferecido como um curso de aperfeiçoamento a professores de diferentes instituições de ensino. O relatório final intitulado Um estudo sobre os indícios de desistência de alunos em um curso a distância, da aluna bolsista de IC Adélia Capistrano, mereceu um prêmio de Menção Honrosa na área de Linguística em 2005. Estudos Pós-Doutoutorados na Universidade de Liverpool.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 10:33:07