Silvana Garcia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4148814607325223
  • Última atualização do currículo em 05/01/2018


Possui graduação em Teatro (1973), mestrado (1986) e doutorado (1992) em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. É professora da Escola de Arte Dramática da ECA/USP desde 1989. É diretora, dramaturgista e pesquisadora; suas pesquisas têm por eixo a História do Teatro, com ênfase nos seguintes temas: teatro paulista, dramaturgia, história do teatro, teatro brasileiro e teatro político. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvana Garcia
Nome em citações bibliográficas
GARCIA, S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.
Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443
Butantã
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914322
Fax: (11) 30914321
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1992
Doutorado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: As Trombetas de Jericó - Estética e Política no Teatro das Vanguardas Históricas, Ano de obtenção: 1992.
Orientador: Jacó Guinsburg.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: teatro político; vanguardas históricas; teatro europeu; militância artística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Estética.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1979 - 1986
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O Teatro Independente - A Intenção do Popular no Engajamento Político,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Jacó Guinsburg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: teatro brasileiro; teatro político; grupos independentes; agitprop; teatro de resistência; militância cultural.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1970 - 1973
Graduação em Teatro.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Cultura Judaica, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Consultora para Artes Cênicas, Enquadramento Funcional: assessora


Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Diretor da Divisão de Pesquisa, Enquadramento Funcional: diretor de divisão, Carga horária: 40


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: ORIENTADOR DE ARTE DRAMATICA, Carga horária: 40
Outras informações
Professora-orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação, pelo Departamento de Artes Cênicas - início em 1997

Atividades

3/2000 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Drama Moderno: Tradição e Ruptura
10/1999 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
10/1999 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
10/1998 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
8/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Coordenadora teórica de espetáculo curricular.
8/1998 - 12/1998
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro e Teatralidade Dadá
3/1998 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teoria da Dramaturgia
8/1997 - 12/1997
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro e Teatralidade Dadá
8/1997 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Coordenadora teórica de espetáculo curricular.
8/1994 - 12/1997
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
8/1994 - 12/1997
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
10/1989 - 10/1997
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
10/1989 - 8/1997
Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Escola de Arte Dramática.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
3/1997 - 7/1997
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Coordenadora teórica de espetáculo curricular.
8/1994 - 12/1994
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Política no Teatro das Vanguardas Históricas
8/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Evolução do Teatro: História do Teatro II
8/1993 - 12/1993
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicações e Artes, Escola de Comunicações e Artes.

Atividade realizada
Coordenadora teórica de espetáculo curricular.
8/1989 - 12/1989
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
As Formas Políticas do teatro
8/1988 - 12/1988
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
As Formas Políticas do Teatro


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REPERTÓRIO: TEATRO E DANÇA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: História do Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Literatura Dramática.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Dramaturgia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Estética.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Crítica.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Shell de Direção, Shell Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA, S.2011GARCIA, S.. Improvisando O Beijo. A dramaturgia em movimento do Nova Dança 4.. Folhetim (Rio de Janeiro), v. 29, p. 62-75, 2011.

2.
GARCIA, S.2009GARCIA, S.. Dramaturgia nos processos coletivos de criação: uma introdução. Folhetim (Rio de Janeiro), v. 28, p. 36-48, 2009.

3.
GARCIA, S.2008GARCIA, S.. Notas sobre uma metodologia latino-americana. Subtexto (Belo Horizonte), v. 05, p. 57-64, 2008.

4.
GARCIA, S.2007GARCIA, S.. As duas pontas da tradição. Folhetim (Rio de Janeiro), v. 26, p. 16-29, 2007.

5.
GARCIA, S.2007GARCIA, S.. O Brasil cabe num rio: BR3, do Teatro da Vertigem. Folhetim (Rio de Janeiro), v. 25, p. 64-73, 2007.

6.
GARCIA, S.2006GARCIA, S.. Folhetim. A ventura de pensar-fazendo teatro. Folhetim (Rio de Janeiro), v. 24, p. 46-66, 2006.

7.
GARCIA, S.2006GARCIA, S.. A nova revolução. BRAVO! online (São Paulo), v. 05, p. 82-87, 2006.

8.
GARCIA, S.2005GARCIA, S.. Teatro Político. Verso e reverso.. Folhetim (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 22, p. 68-76, 2005.

9.
GARCIA, S.2005GARCIA, S.. A grandeza de Plínio Marcos. BRAVO! online (São Paulo), São Paulo, v. 99, p. 97-97, 2005.

10.
GARCIA, S.2005GARCIA, S.. Apocalipse cum brasilia figura. Traços de Grotowski no Brasil. Cuadernos de Picadero, Buenos Aires, v. 5, p. 34-38, 2005.

11.
GARCIA, S.2005GARCIA, S.. Teatro Russo e o Festival Internacional de Moscou. Camarim, São Paulo, v. ano 8, n.36, p. 21-25, 2005.

12.
GARCIA, S.2003GARCIA, S.. A barca do nosso inferno. O Apocalipse 1,11 do Teatro da Vertigem. Semear (PUCRJ), Rio de Janeiro, v. 8, p. 73-83, 2003.

13.
GARCIA, S.2003GARCIA, S.. El actor, el teatro y el futuro. Conjunto Revista de Teatro latinoamericano - Casa de las Américas, v. 128, p. 5-9, 2003.

14.
GARCIA, S.2002GARCIA, S.. ...Yet there is method in't. Ham-let. José Celso Martinez Correa.. Folhetim, Rio de Janeiro, v. 13, p. 38-47, 2002.

15.
GARCIA, S.2002GARCIA, S.. Quintaessência e pó. O Hamlet de Brook.. Folhetim (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 15, p. 36-49, 2002.

16.
GARCIA, S.2000GARCIA, S.. O Lugar do Sonho. Jornal da Tarde - Caderno de Sábado, São Paulo, p. 6-6, 2000.

17.
GARCIA, S.2000GARCIA, S.. A Redenção pelo Teatro: Apocalipse 1,11. Revista Teatro al Sur, Buenos Aires, v. 16/17, p. 6-12, 2000.

18.
GARCIA, S.2000GARCIA, S.. Das armadilhas do riso. Revista Bravo, São Paulo, v. 32, n.ano 3, p. 123-127, 2000.

19.
GARCIA, S.1999GARCIA, S.. Um brincante bem brasileiro - Un homme de spetacle bien brésilien. Teatro Al Sur, Buenos Aires, n.10, p. 46-50, 1999.

20.
GARCIA, S.1999GARCIA, S.. Por uma pedagogia do público. Camarim, São Paulo, n.12, p. 6-7, 1999.

21.
GARCIA, S.1998GARCIA, S.. Sin redención: marginalidad y violencia en el teatro brasileño. Teatro Al Sur, Buenos Aires, n.9, p. 11-16, 1998.

22.
GARCIA, S.1998GARCIA, S.. Reinventar a Brecht. Teatro Al Sur, Buenos Aires, n.8, p. 10-15, 1998.

23.
GARCIA, S.1997GARCIA, S.. Gênio e Cultura. Urdimento, Florianópolis, v. I, n.1, p. 18-23, 1997.

24.
GARCIA, S.1996GARCIA, S.. Éxuberance et pluralité théâtrales. Bilan de la production théâtrale de São Paulo. Teatro Al Sur, Buenos Aires, p. 42-49, 1996.

25.
GARCIA, S.1996GARCIA, S.. Jó, su cuerpo y Diós. Teatro Al Sur, Buenos Aires, n.4, p. 36-40, 1996.

26.
GARCIA, S.1995GARCIA, S.. Vau de Sarapalha: la poética de Guimarães Rosa en escena. Teatro Al Sur, Buenos Aires, n.2, p. 37-45, 1995.

27.
GARCIA, S.1995GARCIA, S.. Yet there is method in't. Ham-let. José Celso Martinez Corrêa. Gestos, Irvine, n.19, p. 85-99, 1995.

28.
GARCIA, S.1995GARCIA, S.. Apontamentos para uma reflexão sobre o texto e a cena. O Teatro Transcende, Blumenau, n.4, p. 19-22, 1995.

29.
GARCIA, S.1992GARCIA, S.. Vamos fazer a festa juntos, cada um no seu lugar. Revista USP, São Paulo, n.14, p. 85-87, 1992.

30.
GARCIA, S.1983GARCIA, S.. Técnica versus criatividade. Ângulo (Lorena), Lorena, n.18, p. 26-26, 1983.

31.
GARCIA, S.1983GARCIA, S.. Cartas Brasileiras. Revista Ar'te, São Paulo, n.5, p. 17-20, 1983.

32.
GARCIA, S.1983GARCIA, S.. De alternante a alterante. Revista Ar'te, São Paulo, n.5, p. 12-12, 1983.

33.
GARCIA, S.1982GARCIA, S.. Um flamboyant que pode vir a dar frutos. Jornal Lira Paulistana, São Paulo, n.10, p. 6-6, 1982.

34.
GARCIA, S.1981GARCIA, S.. Projeto João Rios - Uma experiência cultural. Revista Teatro, n.2, p. 11-11, 1981.

35.
GARCIA, S.1981GARCIA, S.. A aprendizagem fundada no prazer. Revista Comunicações e Artes, São Paulo, n.10, p. 59-63, 1981.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GARCIA, S.. Territórios e paisagens. Estudos sobre teatro. 1. ed. São Paulo: Giostri, 2017. v. 1. 188p .

2.
GARCIA, S.. Lição de palco. EAD-USP: 1969-2009. 1. ed. São Paulo: EDUSP, 2009. 288p .

3.
GARCIA, S.; SAADI, F. (Org.) . Próximo Ato: Questões da Teatralidade Contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. v. 1. 148p .

4.
GARCIA, S.. Maria Adelaide Amaral. Melhor Teatro. 1. ed. São Paulo: Global, 2006. v. 1. 333p .

5.
GARCIA, S.. Odisséia do Teatro Brasileiro. São Paulo: SENAC, 2002. v. 1. 307p .

6.
GARCIA, S.. As Trombetas de Jericó. Teatro das Vanguardas Históricas.. 1. ed. São Paulo: HUCITEC/FAPESP, 1997. v. 1. 286p .

7.
GARCIA, S.. Teatro da Militância. 1. ed. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1990. v. 1. 208p .

Capítulos de livros publicados
1.
GARCIA, S.. A voz do provocador: Antonio Abujamra. In: RIZK, Beatriz J.; ECHÁVEZ-SOLANO, Nelsy. (Org.). 25 años celebrando la cultura hispana en Estados Unidos: El Festival Internacional de Teatro Hispano de Miami. 1ed.Miami: Editiones Universal, 2013, v. , p. 82-85.

2.
GARCIA, S.. O teatro de grupo faz aniversário. In: Cia. Livre de Teatro. (Org.). Cia. Livre: Experimentos e processos. 2000-2011. 1ed.São Paulo: Cia. Livre de Teatro, 2012, v. , p. 246-249.

3.
GARCIA, S.. Os Sertões del Oficina: manifiesto teatral de lucha y resistencia.. In: MIRZA, Roger. (Org.). Teatro y representación. Perspectivas contemporáneas sobre teoría, historia y critica del teatro latinoamericano y europeo.. Montevideu: Universidad de la Republica, 2011, v. , p. 59-65.

4.
GARCIA, S.. Los asentamientos urbanos del Teatro da Vertigem.. In: CORNAGO, Oscar. (Org.). Utopias de la proximidad en el contexto de la globalización. La creación escénica en Iberoamerica. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2010, v. , p. 27-45.

5.
GARCIA, S.. Brasil cabe en un rio: BR-3 del Teatro da Vertigem. In: MIRZA, Roger. (Org.). Teatro, memoria, identidad. 1ed.Montevideu: Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación; Universidad de la Republica, 2009, v. 1, p. 163-168.

6.
GARCIA, S.. Brazil. In: ITI - International Theatre Institute. (Org.). The World of Theatre. Bangladesh: Duncan Brothers Ltd., 2003, v. , p. 43-49.

7.
GARCIA, S.. Do Sagrado ao Profano: o percurso do Teatro da Vertigem. Teatro da Vertigem. Trilogia Bíblica. São Paulo: Publifolha, 2002, v. 1, p. 31-34.

8.
GARCIA, S.. Ecossurealistas. A Arte como Duplo da Vida. In: Armindo Bião; Antonia Pereira; Luiz Cláudio Cajaíba; Renata Pitombo. (Org.). Temas em Contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Anna Blume, 2000, v. , p. 297-305.

9.
GARCIA, S.. A Cena Classicista. In: GUINSBURG, Jacó. (Org.). O Classicismo. 1ed.São Paulo: Perspectiva, 1999, v. 1, p. 175-203.

10.
GARCIA, S.. De Büchner a Bread & Puppet: Sendas do Teatro Político Moderno. In: GUINSBURG, Jacó. (Org.). Diálogos sobre Teatro. 1ed.São Paulo: EDUSP, 1992, v. 1, p. 117-140.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GARCIA, S.. Sobre o texto e a cena. Tribuna de Minas, Juíz de Fora, p. 6 - 7, 26 jan. 1997.

2.
GARCIA, S.. Brecht e o princípio da montagem. Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 07 jul. 1996.

3.
GARCIA, S.. Artaud e Bachelard. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 9, 11 fev. 1989.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GARCIA, S.. Nota sobre o teatro de grupo no contexto latino-americano. In: Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, 2008, Belo Horizonte. FIT Revista. Belo Horizonte: Rona Editora, 2008. v. 3. p. 73-77.

2.
GARCIA, S.. Production, diffusion et public des spetacles à São Paulo. In: Congrès International de Sociologie du Théâtre, 1998, Mons. La Médiation théâtrale. Morlanwelz: Lansman Editeur, 1997. v. 1. p. 70-74.

Apresentações de Trabalho
1.
GARCIA, S.. Protagonizando la teoría. Una experiencia pedagogica en la enseñanza de teoria del teatro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GARCIA, S.. Diversity under Repression: The Different Faces of Brazilian Theater - Theatre and Militancy in São Paulo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GARCIA, S.. L'Action de centres de production et de diffusion théâtrales dans la ville de São Paulo comme un facteur de mobilisation et de maintien du public. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GARCIA, S.. Yet there is method in't. Ham-let. José Celso Martinez Corrêa.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GARCIA, S.. Estética y Política en el Teatro Paulista de los Años 70 y 80. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GARCIA, S.. La Critica y la Investigación Teatral en el Brasil. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GARCIA, S.. O Teatro em São Paulo. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GARCIA, S.. Na calada da noite. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
GARCIA, S.. Reedição necessária. São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
GARCIA, S.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
GARCIA, S.. Do cosmo ao quarto.. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
GARCIA, S.. Na ordem do caos. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
GARCIA, S.. Da cicatriz ao coração. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
GARCIA, S.. Teatro politico: anverso y reverso 2007 (publicação virtual).

8.
GARCIA, S.. São Paulo e o teatro: abundância sem expansão 2004 (publicação virtual).

9.
GARCIA, S.. Dramaturgia da geração dos anos 90 2001 (publicação virtual).

10.
GARCIA, S.. Antonio Araujo e o Teatro da Vertigem 2001 (publicação virtual).

11.
GARCIA, S.. A Cultura do Barroco. São Paulo: EDUSP, 1997. (Tradução/Livro).

12.
GARCIA, S.. O Signo de Três. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Tradução/Livro).

13.
GARCIA, S.; COELHO NETTO, J. T. . Panorama da Arquitetura Ocidental. São Paulo: Martins Fontes, 1982. (Tradução/Livro).

14.
GARCIA, S.; MULLER, K. A. . Jogo, Teatro & Pensamento. São Paulo: Perspectiva, 1980. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
GARCIA, S.. Literatura Dramática: Tragédia e Comédia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
GARCIA, S.. Introdução à Teoria da Dramaturgia. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GARCIA, S.; COSTA, I. C. . Teatro Moderno: das Vanguardas à Política. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GARCIA, S.. História e Literatura do Teatro Universal. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GARCIA, S.. Estética e Teoria do Ator. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
GARCIA, S.. Análise e Teoria do teatro. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GARCIA, S.. Mergulho. 2016. Teatral.

2.
GARCIA, S.. Não vejo Moscou da janela do meu quarto. 2014. Teatral.

3.
GARCIA, S.. Há um crocodilo dentro de mim. 2009. Teatral.

4.
GARCIA, S.. Lesão Cerebral. 2007. Teatral.

5.
GARCIA, S.. No Retrovisor. 2002. Teatral.

6.
GARCIA, S.; FREITAS NETO, E. . Viva o Povo Brasileiro. 2000. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
GARCIA, S.. Viva o Povo Brasileiro. 1999 (Adaptação para o teatro de obra literária).

2.
GARCIA, S.. Em lugar algum. 1998 (Adaptação para o teatro de obra literária).

3.
GARCIA, S.. Luzes da Boemia. 1998 (dramaturgismo).

4.
GARCIA, S.. A Casa de Bernarda Alba. 1998 (Adaptação para o teatro de obra literária).

5.
GARCIA, S.. Farsas e Improviso, de Molière. 1997 (criação dramatúrgica referida em obras já existentes).

Demais trabalhos
1.
GARCIA, S.. Archivo Virtual de Artes Escénicas. 2007 (integrante do grupo gestor) .

2.
GARCIA, S.; DUBATTI, J. ; RUBIO, Miguel ; Beatriz Rizk ; Ileana Diegues . Catedra Itinerante de Teatro Latinoamericano. 2007 (professora convidada) .

3.
GARCIA, S.. FAPESP. 1997 (assessora ad hoc) .

4.
GARCIA, S.. Prêmio Shell de Teatro. 1997 (jurada) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GARCIA, S.. Participação em banca de Denise Regina de Sales. A sátira e o humor nos contos de Mikhail Zóchtchenko. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
GARCIA, S.. Participação em banca de Miriam Rinaldi. O Ator do teatro da Vertigem: o processo de criação de Apocalipse 1,11. 2005. Dissertação (Mestrado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

3.
GARCIA, S.. Participação em banca de Carolina Vieira Nogueira. Crônicas Dramáticas de Nelson Rodrigues: uma perspectiva interdiscursiva. 2004. Dissertação (Mestrado em Jornalismo) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

4.
GARCIA, S.. Participação em banca de Newton Fábio Cavalcanti Moreno. A Máscara Alegre. Contribuições da Cena Gay para o Teatro Paulista. 2003. Dissertação (Mestrado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

5.
GARCIA, S.. Participação em banca de Raimundo Matos de Leão. Abertura para outra cena: Uma história do teatro na Bahia a partir da criação da Escola de Teatro. 1946-1966. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro e Dança.

6.
GARCIA, S.. Participação em banca de Tatiana Larkina. De O Ingênuo Silvano a Tio Vânia. Um estudo biográfico do teatro de Tchékhov. 2003. Dissertação (Mestrado em Literatura e Cultura Russa) - Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras.

7.
GARCIA, S.. Participação em banca de Hebe Alves da Silva. Insônia, a encenação: uma pesquisa sistemática para a realização de uma montagem didática na Escola de Teatro da UFBA. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro e Dança.

8.
GARCIA, S.. Participação em banca de Maria Eleonora Montenegro de Souza. A alma das palavras: a voz enquanto imagem das palavras. 2001. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

9.
GARCIA, S.. Participação em banca de Luis Cláudio Machado. Em busca de um anjo no meio desse bordel. (Estudo da dramaturgia de Bernard-Marie Koltès). 2000. Dissertação (Mestrado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

10.
GARCIA, S.. Participação em banca de Paulo Pereira Junior. O teatro como eixo motivacional para a construção do projeto pedagógico - O caso da escola Padre Palmeira, na Bahia. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

11.
GARCIA, S.. Participação em banca de Sandra Meyer Nunes. O corpo que pensa - O treinamento corporal na formação do ator. 1998. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

12.
GARCIA, S.. Participação em banca de Clóvis Dias Massa. O Paradoxo de Criação do Ator na Encenação Teatral. 1997. Dissertação (Mestrado em Departamento de Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

Teses de doutorado
1.
GARCIA, S.. Participação em banca de Welington Andrade. Contestação e Desvario: Tentativas de Experimentação do Drama Brasileiro Pós-68. 2006. Tese (Doutorado em Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) - Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Huma.

2.
GARCIA, S.. Participação em banca de Angela de Castro Reis. A tradição viva em cena: Eva Todor na Companhia Eva e seus artistas (1940-1963). 2004. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
GARCIA, S.. Participação em banca de Maria Ângela Silva Bacellar. Cinco Contos e um Roteiro. 2002. Tese (Doutorado em Cinema) - Universidade de São Paulo.

4.
GARCIA, S.. Participação em banca de Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo. Recursos Estilísticos na Dramaturgia de Jorge Andrade. 2002. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

5.
GARCIA, S.. Participação em banca de Renato Cohen. Work in progress: linguagens da criação, encenação e recepção na cena contemporânea. 1994. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

6.
GARCIA, S.; Fátima Saadi. Participação em banca de Miriam Schenkman Chnaiderman. O corpo do discurso e o discurso do corpo: Stanislavski e Freud. 1994. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes/USP.

7.
GARCIA, S.. Participação em banca de Maria Sílvia Betti. Resgate de imagens: uma abordagem da dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho. 1994. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colloque International Théâtres Politiques.A cidade e a Teatralidade dos Grupos Paulistas. 2007. (Simpósio).

2.
Digitalizar lo Efímero. Creación Escénica y Documentación en el Espacio Iberoamericano.Os Sertões, de José Celso Martinez Correa/Teatro Oficina. 2007. (Encontro).

3.
I Congreso Iberoamericano de Artes Escénicas. Festival Internacional de Teatro. Teatro de Grupo em São Paulo: Modos de Produção e Expansão. 2007. (Congresso).

4.
Performing Brazil.Das Entranhas dos Sertões, o Oficina. 2007. (Simpósio).

5.
II Coloquio Internacional de Teatro ? Teatro y Memoria,. O Brasil cabe num rio: BR3, Teatro da Vertigem. 2006. (Congresso).

6.
Teatralidad y Resistência: Colóquio sobre las prácticas escénicas em América Latina y España.Urbe e Teatro, Contaminações e Interferências. 2005. (Simpósio).

7.
Festival Internacional Chekhov de Teatro. 2004. (Outra).

8.
Curso de dramaturgia brasileira.A Dramaturgia de José Vicente. 2000. (Seminário).

9.
Seminário Presencia de Jerzy Grotowski. VI Congreso Internacional de Estudiosos de Teatro.La presencia de Grotowski en Brasil. 2000. (Seminário).

10.
Seminário sobre Dramaturgia Brasileira Contemporânea.A Dramaturgia Brasileira Contemporânea. Panorama das três últimas décadas. 2000. (Seminário).

11.
Encontro de Escolas de Teatro Brasil/Portugal.A formação de ator na Escola de Arte Dramática. 1998. (Encontro).

12.
Festival Internacional Chekhov de Teatro. 1998. (Outra).

13.
Association for Theatre in Higher Education Conference. Diversity under Repression: The Different Faces of Brazilian Theatre. 1997. (Congresso).

14.
V Congrès International de Sociologiue du Théâtre. Production, diffusion et public des spetacles à São Paulo. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GARCIA, S.. I Congresso Brasileiro dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas. 1999. (Congresso).

2.
GARCIA, S.. Simpósio Imagens, Impressões e Reflexões sobre a Documenta de Kassel. 1997. (Outro).

3.
GARCIA, S.. IV Festival Universitário de Teatro da USP. 1994. (Festival).

4.
GARCIA, S.. III Festival de Teatro Universitário da USP. 1993. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Rehermann. Vanguardias retrasadas en el teatro uruguayo: el rol actualizador de Teatro Uno. 2014. Dissertação (Mestrado em Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación) - Universidad de la Republica, . Orientador: Silvana Garcia.

2.
Sofia Etcheverry. Identidad, estrategias de teatralidad y saberes en "Las Julietas" y "Chaika" de Mariana Percovich. 2013. Dissertação (Mestrado em Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación) - Universidad de la Republica, . Orientador: Silvana Garcia.

3.
Luciana Cristina Magiolo. La Candelaria. A criação coletiva como caminho para desenvolvimento de uma dramaturgia nacional. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, . Orientador: Silvana Garcia.

4.
Simone Bortuluzzo. As personagens em "Les Nègres" de Jean Genet. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, . Orientador: Silvana Garcia.

5.
Cássio Pires de Freitas. Do drama ao fragmento. A questão da forma na dramaturgia contemporânea em São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, . Orientador: Silvana Garcia.

6.
Sandra Aparecida de Paula Mantovani. Flávio Império: Uma identidade expressica na direção de Labirinto. Uma reconstituição virtual.. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Silvana Garcia.

7.
Daniele Pimenta. Antenor Pimenta e o Circo Teatro Rosário: Uma história do Circo-Teatro no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes, . Orientador: Silvana Garcia.

8.
Vera Maria D'Agostino. Nas asas de um ícaro mecânico: a libertação da palavra na dramaturgia das sintese futuristas. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Silvana Garcia.



Outras informações relevantes


Assessora ad hoc Fundação Carlos Chagas, desde 2003; Integrante da Cátedra de Teatro Latino-Americano (formada em 2007 durante o Festival Internacional de Teatro de Manizales, Colômbia); 
Integrante do núcleo gestor do Archivo Virtual de Artes Escénicas, mantido pela Facultad de Bellas Artes/Universidade Castilla La Mancha, Espanha



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 23:34:29