Helio Minoru Takada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1676907711772667
  • Última atualização do currículo em 17/10/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atualmente é pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e Diretor Técnico de Divisão do Polo Regional Vale do Paraiba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: controle microbiano, bicheira, arroz irrigado, gorgulho aquático e pragas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helio Minoru Takada
Nome em citações bibliográficas
TAKADA, H. M.;TAKADA, HÉLIO MINORU

Endereço


Endereço Profissional
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Departamento de Descentralização do Desenvolvimento, Polo Regional Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Vale do Paraíba.
AC Pindamonhangaba
Centro
12400970 - Pindamonhangaba, SP - Brasil - Caixa-postal: 32
Telefone: (12) 36421823
Fax: (12) 36421823
URL da Homepage: www.aptaregional.sp.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Identificação dos afídeos da Mandioquinha-salsa, Arracacia xanthorriza, seus parasitoides e predadores., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Roberto Sousa e Silva.
Palavras-chave: Aphididae.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados Com Essas Atividades.
1999 - 2002
Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Patogenicidade e seleção de isolados de Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin e Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. para o controle de Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) ) (Coleoptera: Curculionidae),Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Antonio Batista Filho.
1986 - 1990
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Efeitos da adubação fosfatada nas relações de interferência entre Oryza sativa e Cyperus rotundus L. em condições de casa de vegetação.
Orientador: Robinson Antonio PItelli e Pedro Luiz C A Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1996 - 1996
Curso de Proteção de Plantas. (Carga horária: 580h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A alteração de vínculo relaciona-se a mudanças na Secretaria da Agricultura e Abastecimento na qual a antiga Coordenadoria de Pesquisa Agropecuária foi renomeada para Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e a unidade regional perdeu seu vínculo com a sede do Instituto e denominou-se de Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios.

Atividades

2/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Pólo Regional Desenvolvimento Tecnológico Agronegócios Vale do Paraíba.

1/2002 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Pólo Regional Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios Vale do Paraíba.

Cargo ou função
Diretor de Nucleo de Pesquisa e Desenvolvimento.

Instituto Biológico, IB, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Científico, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
As atividades realizadas no período abrangeu o acompanhamento e condução dos projetos de pesquisa, o atendimento a agricultores e técnicos com o diagnóstico fitossanitário dos materiais para análise. Divulgação dos resultados de pesquisa realizados na Instituição. Organização de cursos aos técnicos e produtores.

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40

Atividades

10/1992 - 1/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Laboratório Regional Dr José Gomes Vieira.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos de bioecologia e controle biológico de Rhynchophorus palmarum na cultura da banana

Objetivo: Recentes observações conduzidas no município de São Bento do Sapucaí, Estado de São Paulo, tradicional centro produtor de banana da variedade prata, constataram a ocorrência de Rhynchophorus palmarum Linnaeus, 1764 (Coleoptera: Curculionidae) atacando plantações de banana na região. As avaliações preliminares detectaram alto potencial da praga para provocar significativos prejuízos para a bananicultura local, uma das principais atividades econômicas e de característica familiar. Nas condições brasileiras não existem referências sobre a ação destrutiva dessa espécie sobre plantações comerciais de banana e, muito menos, tem-se conhecimento da biologia e do comportamento do inseto em musaceas. É fato que para o estabelecimento de qualquer programa de manejo de uma população de insetos é necessário estudos de natureza básica entre os quais a determinação do ciclo de vida. Com esse objetivo o projeto pretende fornecer subsídios para o conhecimento da relação inseto/cultura através, inicialmente, do esclarecimento do ciclo biológico de R. palmarum naquele agroecossistema. Nesse sentido é proposto um estudo com o objetivo de contribuir para o conhecimento do comportamento e da biologia de encontrado em rizomas de bananeira, sua dinâmica populacional na região produtora e estabelecimento de um sistema de manejo baseado no uso de armadilhas, feromônio, produtos fitossanitários seletivos e agentes microbiano de controle de pragas..
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produção Vegetal.
Palavras-chave: broca do olho do coqueiro; banana prata; São Bento do Sapucai; broca; controle microbiano; flutuação populacional.
2.
Produção Integrada de Fruticultura (PIF-Caqui)

Objetivo: A normatização e adoção de um sistema de cultivo visando a produção de frutas de alta qualidade utilizando recursos naturais e mecanismos de ajuste para substituir insumos poluentes e assegurar uma agricultura sustentável. Por meio de ações técnicas voltadas para monitoramento ambiental, manejo de plantas, manejo de pragas e doenças, manejos de ervas daninhas, nutrição de planta, manejo de colheita e pós-colheita e sistema de rastreabilidade.
Grande área: Ciências Agrárias
Setores de atividade: Produção Vegetal.
Palavras-chave: manejo integrado; sustentabilidade; pragas; Caqui; fruticultura.


Projetos de pesquisa


2007 - 2012
Biologia e ecologia dos afídeos pragas da mandioquinha-salsa, Arracacia xanthorrhiza
Descrição: Prejuizos severos na cultura e reducao de area e produtores na regiao de Sao Bento do Sapucai/SP. Nenhuma informacao sobre a biologia de Semiaphis dauci na literatura. Pesquisa sobre a tabela de vida em funcao da temperatura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2002 - Atual
Levantamento, identificação e controle das principais doenças e distúrbios fisiológicos em fruteiras de clima tropical
Descrição: A presença de doenças em fruteiras tropicais e sub-tropicais constitui motivo de preocupação para os agricultores, por representar uma ameaça constante à produção agrícola. Existe uma dificuldade na identificação de patógenos, com os quais os produtores não estão familiarizados. Este projeto visa principalmente, identificar e caracterizar as principais doenças, sua distribuição, seus danos e possíveis medidas de controle para doenças no campo e pós colheita.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador / Josiane Takassaki Ferrari - Integrante / Dulcinei José Guilhem - Integrante / Ana Maria Sannazzaro - Integrante / Eduardo Monteiro de Campos Nogueira - Integrante / Aparecida Marques de Almeida - Integrante / José Carlos Carvalho dos Santos - Integrante / Lenice Magali do Nascimento - Integrante / Sonia Maria Nalesso Marangoni Montes - Integrante.
2002 - Atual
Manejo de pragas e doenças em plantas ornamentais na região de Arujá -SP
Descrição: O projeto visa identificar os agentes patogênicos que afetam a qualidade e a produção das plantas ornamentais e oferecer estratégias de controle dos problemas fitossanitários encontrados nas plantas ornamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Harumi Hojo - Coordenador / Palmira Regina Righetto Rolim - Integrante / Valdir Atsushi Yuki - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2002 - Atual
Ecobiologia e controle do gorgulho aquático
Descrição: O gorgulho aquático (Oryzophagus oryzae, Helodytes foveolatus e Lissorhoptrus tibialis) é a principal praga do arroz irrigado nas regiões produtoras. O arroz irrigado no Vale do Paraíba é a cultura mais importante e os danos da praga provocam significativa redução na produção de grãos, necessitando a utilização de diversas medidas de controle. Para viabilizar essas medidas estão sendo realizados estudos de ecobiologia envolvendo estudos dos hábitos do inseto, como o comportamento dos adultos hibernantes, forma de disseminação, épocas de infestação, determinação de nível de dano econômico a manutenção e criação de insetos em condições de laboratório. As medidas de controle do adulto da praga envolvendo a utilização do fungo Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae sob diferentes formulações, determinação da concentração adequada, testes de cepas mais virulentas e aplicação em diferentes condições de campo. O controle químico atualmente é a medida mais eficiente atualmente e foram realizados testes de eficiência com diversos inseticidas em busca de alternativas que provoquem menos danos ao ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador / Luis Garrigos Leite - Integrante / Antonio Batista Filho - Integrante / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Harumi Hojo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2002 - Atual
Aplicação de homeopatia em sanidade vegetal
Descrição: O projeto visa analisar o potencial de aplicabilidade da homeopatia para o controle de doenças e pragas da agricultura orgânica ou natural. Nesse sentido, são estabelecidos como objetivos determinar o efeito de drogas isoterápicas e homeoterápicas sobre o crescimento de fungos fitopatogênicos que ocorrem em culturas alimentícias no Estado de São Paulo; determinar o efeito de drogas isoterápicas e homeopáticas sobre o ciclo biológico de pragas agrícolas; conhecer o potencial de controle que drogas isoterápicas e homeopáticas representam para a sanidade da produção de verduras, legumes e frutas de mesa; definir tecnologia para o controle de doenças e pragas de culturas orgânicas com preparações isoterápicas e homeopáticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Harumi Hojo - Integrante / Francisco Brignani Neto - Integrante / Dulcinei José Guilhem - Integrante / Leonardo Coutinho Cerávolo - Integrante / Sonia Maria Nalesso Marangoni Montes - Integrante / Palmira Regina Righetto Rolim - Coordenador / Márcia Aparecida Sanches - Integrante.
2002 - Atual
Doenças do arroz e seu controle
Descrição: A cultura do arroz vem sofrendo atualmente um constante decréscimo na área cultivada no Estado de São Paulo devido ao elevado risco da sua produção à baixa produtividade. Esses fatores são em grande parte decorrentes da incidência de doenças, que também acarretam queda da qualidade do produto colhido, com reflexos no rendimento final. Entre as doenças causadas por fungos, destaca-se como principal a brusone, causada pelo fungo Pyricularia grisea, que apresenta grande variabilidade genética, existindo dezenas de raças fisiológicas, o que dificulta os trabalhos de melhoramento visando resistência a essa doenças. O segundo lugar em importância econômica pela doença conhecida genericamente como mancha de grãos, de etiologia complexa e à qual são mais comumente associados os fungos Bipolaris oryzae, Phoma soghina, Microdochium oryzae, Alternaria padwiickii, Curvularia lunata, e outros. Outras doenças como mancha parda (Bipolaris oryzae), escaldadura (Microdochium oryzae), queima das glumelas (Phoma sorghina), queima das bainhas (Rhizoctonia solani), etc., embora de ocorrência esporádica, também podem ser responsáveis por grandes danos. O controle dessas doenças envolve principalmente o emprego de cultivares resistentes ou tolerantes. Com o objetivo de subsidiar a obtenção de cultivares com maior nível de resistência às principais doenças ocorrentes no nosso Estado, e a indicação de medidas eficientes de manejo/controle dessas doenças, o presente plano de pesquisa propõe: - Avaliações do nível de resistência de genótipos de arroz quanto à resistência a diversas doenças. - Avaliação do desenvolvimento epidemiológico de doenças durante o ciclo da cultura. - Determinação de danos causados por doenças em culturas de arroz, cujo monitoramento permitirá correlacionar a incidência e a severidade das doenças ocorrentes, com os componentes da produção. - Estudos de patologia de sementes de arroz, visando determinar a qualidade sanitária das sementes e os patógenos mais nocivos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Vanda Maria Angeli Malavolta - Coordenador / Luiz Ernesto Azzini - Integrante / Cândido Ricardo Bastos - Integrante / Jairo Lopes de Castro - Integrante / Lúcia Helena Signori Melo de Castro - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2002 - Atual
Sanidade de sementes de arroz irrigado no Vale do Paraíba
Descrição: O arroz utiliza para o plantio material cultivado seguidamente na propriedade agrícola e com os plantios sucessivos e sem medidas suplementares de sanidade, pode ocorrer a perda de qualidade desse material. Implementar medidas para analisar a qualidade pode levar ao produtor melhores produtivadades da cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador / Omar Vieira Villela - Integrante / Vanda Maria Angeli Malavolta - Integrante / Ernesto Azzini - Integrante / Candido Bastos - Integrante.
2002 - Atual
Estudos de bioecologia e controle biológico de Rhynchophorus palmarum Linnaeus, 1764 (Coleoptera: Curculionidae) na cultura da banana
Descrição: Recentes observações conduzidas no município de São Bento do Sapucaí, Estado de São Paulo, tradicional centro produtor de banana da variedade prata, constataram a ocorrência de Rhynchophorus palmarum Linnaeus, 1764 (Coleoptera: Curculionidae) atacando plantações de banana na região. As avaliações preliminares detectaram alto potencial da praga para provocar significativos prejuízos para a bananicultura local, uma das principais atividades econômicas e de característica familiar. Nas condições brasileiras não existem referências sobre a ação destrutiva dessa espécie sobre plantações comerciais de banana e, muito menos, tem-se conhecimento da biologia e do comportamento do inseto em musaceas. É fato que para o estabelecimento de qualquer programa de manejo de uma população de insetos é necessário estudos de natureza básica entre os quais a determinação do ciclo de vida. Com esse objetivo o projeto pretende fornecer subsídios para o conhecimento da relação inseto/cultura através, inicialmente, do esclarecimento do ciclo biológico de R. palmarum naquele agroecossistema. Nesse sentido é proposto um estudo com o objetivo de contribuir para o conhecimento do comportamento e da biologia de encontrado em rizomas de bananeira, sua dinâmica populacional na região produtora e estabelecimento de um sistema de manejo baseado no uso de armadilhas, feromônio, produtos fitossanitários seletivos e agentes microbiano de controle de pragas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Luis Garrigos Leite - Integrante / Antonio Batista Filho - Coordenador / José Eduardo Marcondes de Almeida - Integrante / Alessandra Carvalho Goulart - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
1992 - 2002
Estudos de bioecologia e controle biológico de Rhynchophorus palmarum L. na cultura da banana
Descrição: A ocorrência da broca do olho do coqueiro em lavouras de banana prata, não descrita na literatura, levou-nos a pesquisar a possível associação da praga com as plantas depauperadas na região de São Bento do Sapucaí..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Antonio Batista Filho - Coordenador / Alessandra Goulart de Carvalho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1992 - 2002
Seleção de fungicidas para o controle das doenças do arroz
Descrição: Verificar a eficiência de fungicidas para as principais doenças do arroz irrigado na região do Vale do Paraíba. Os prejuízos causados pela quebra da resistência a brusone tem preocupado as seguradoras e obrigado os rizicultores a necessidade de utilização de tratamentos de sementes e pulverizações. Assim a pesquisa visa a racionalizar a sua utilização e sua necessidade..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Francisco Brignani Neto - Coordenador / Domingos de Azevedo Oliveira - Integrante / Valdir J Ramos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1992 - 2002
Incidência de manchas de grãos em sementes de arroz na região do Vale do Paraíba
Descrição: A incidência de manchas de grãos tem preocupado o órgãos de certificação de sementes do governo e não existem informações a respeito dos níveis de infecção que podem prejudicar a qualidade desse material propagativo. O trabalho propõe-se a verificar quais são os principais fungos nas sementes e avaliar essa infeccção no material a ser colhido.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Pedro C Kruppa - Coordenador / Elisabete Yuriki Kohara - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
1992 - 2002
Levantamento, identificação e controle das principais doenças e distúrbios fisilológicos em fruteiras de clima tropical
Descrição: A presença de doenças em fruteiras tropicais e sub-tropicais constitui motivo de preocupação para os agricultores, por representar uma ameaça constante à produção agrícola. Existe uma dificuldade na identificação de patógenos, com os quais os produtores não estão familiarizados. Este projeto visa principalmente, identificar e caracterizar as principais doenças, sua distribuição, seus danos e possíveis medidas de controle para doenças no campo e pós colheita..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Josiane Takassaki Ferrari - Integrante / Cleusa M Mantovanello Lucon - Integrante / Aparecida Marques Almeida - Integrante / Dulcinei José Guilhem - Integrante / Deoclécio José Padilha Pacheco - Integrante / Leonardo Coutinho Cerávolo - Integrante / Lucia Cristina Camargo Belorte - Integrante / José Carlos C dos Santos - Integrante / Ana Maria Sannazzaro - Integrante / Eduardo Monteiro de Campos Nogueira - Coordenador.
1992 - 2002
Dinâmica populacional de raças fisiológicas de Pyricularia oryzae na cultura do arroz
Descrição: A variabilidade das raças de brusone preocupam constantemente os programas de melhoramento do arroz, necessitando constantemente a busca de novas variedades resistente. Conhecer a dinâmica de raças da doença fornece mecanismos para verificar a quebra de resistência das variedades existentes..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador.
1992 - 2002
Diagnóstico sobre o uso de defensivos agrícolas no Estado de São Paulo e suas implicações sobre a sustentabilidade da produção agrícola
Descrição: Analisar a utilização dos defensivos por meio do levantamento do uso sistemático dos agrotóxicos nas principais culturas e determinar índices de uso racional dos defensivos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador.
1992 - Atual
Manejo de pragas e doenças em plantas ornamentais na região de Arujá-SP
Descrição: As plantas ornamentais representa uma alternativa de agronegócios na pequena propriedade agrícola, com a obtenção de maior lucro em pequena área com a utilização de tecnologia no sistema de produção. Com a intensificação de cultivo na mesma área, entrada de material propagativo exóticos, dificuldade de registro de agrotóxicos o projeto visa obter informações para o manejo cultural das pragas e doenças..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Harumi Hojo - Coordenador / Palmira Regina Righetto Rolim - Integrante / Valdir Atsushi Yuki - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
1992 - Atual
Subsídios ao manejo integrado do gorgulho aquático do arroz irrigado
Descrição: O gorgulho aquático (Oryzophagus oryzae, Helodytes foveolatus e Lissorhoptrus tibialis) é a principal praga do arroz irrigado nas regiões produtoras. O arroz irrigado no Vale do Paraíba é a cultura mais importante e os danos da praga provocam significativa redução na produção de grãos, necessitando a utilização de diversas medidas de controle. Para viabilizar essas medidas estão sendo realizados estudos de ecobiologia envolvendo estudos dos hábitos do inseto, como o comportamento dos adultos hibernantes, forma de disseminação, épocas de infestação, determinação de nível de dano econômico a manutenção e criação de insetos em condições de laboratório. As medidas de controle do adulto da praga envolvendo a utilização do fungo Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae sob diferentes formulações, determinação da concentração adequada, testes de cepas mais virulentas e aplicação em diferentes condições de campo. O controle químico atualmente é a medida mais eficiente atualmente e foram realizados testes de eficiência com diversos inseticidas em busca de alternativas que provoquem menos danos ao ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Coordenador / Luis Garrigos Leite - Integrante / Antonio Batista Filho - Integrante / Nilson Toschi Augusto - Integrante / Edson Mancuci da Silva - Integrante.
Número de produções C, T & A: 19


Projetos de desenvolvimento


2002 - Atual
Manejo Integrado de pragas e doenças do Caquizeiro
Descrição: Programa desenvolvido em nível nacional coordenado pela casa da Agricultura de Guararema com a participação do Polo Regional do Vale do Paraíba, tem como objetivo a normatização e adoção de um sistema de cultivo visando a produção de frutas de alta qualidade utilizando recursos naturais e mecanismos de ajuste para substituir insumos poluentes e assegurar uma agricultura sustentável. Por meio de ações técnicas voltadas para monitoramento ambiental, manejo de plantas, manejo de pragas e doenças, manejos de ervas daninhas, nutrição de planta, manejo de colheita e pós-colheita e sistema de rastreabilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Helio Minoru Takada - Integrante / Renato Alves Pereira - Coordenador / Sergio Yanagisawa - Integrante / Silvana Catarina Sales Bueno - Integrante / Roberto Omori - Integrante / Josiane Takassaki - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Biotemas (UFSC)
2016 - Atual
Periódico: Revista Ambiente & Água


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE MORAES, LETÍCIA APARECIDA2018DE MORAES, LETÍCIA APARECIDA ; MULLER, CRISTIANE ; BUENO, REGIANE CRISTINA OLIVEIRA DE FREITA ; SANTOS, ANTÔNIO ; BELLO, VINICIUS HENRIQUE ; DE MARCHI, BRUNO ROSSITTO ; WATANABE, LUÍS FERNANDO MARANHO ; MARUBAYASHI, JULIO MASSAHARU ; SANTOS, BEATRIZ ROSA ; YUKI, Valdir Atsushi ; TAKADA, HÉLIO MINORU ; DE BARROS, DANIELLE RIBEIRO ; NEVES, CAROLINA GARCIA ; DA SILVA, FÁBIO NASCIMENTO ; GONÇALVES, MAYRA JULINE ; GHANIM, MURAD ; BOYKIN, LAURA ; PAVAN, MARCELO AGENOR ; KRAUSE-SAKATE, RENATE . Distribution and phylogenetics of whiteflies and their endosymbiont relationships after the Mediterranean species invasion in Brazil. Scientific Reports, v. 8, p. 1-13, 2018.

2.
PEREIRA, DANILO A. DOS SANTOS2017PEREIRA, DANILO A. DOS SANTOS ; CERESINI, PAULO C. ; CASTROAGUDÍN, VANINA L. ; RAMOS-MOLINA, LINA M. ; CHAVARRO-MESA, EDISSON ; NEGRISOLI, MATHEUS MEREB ; CAMPOS, SAMARA NUNES ; PEGOLO, MAURO E. S. ; TAKADA, HÉLIO MINORU . Population Genetic Structure of Rhizoctonia oryzae-sativae from Rice in Latin America and Its Adaptive Potential to Emerge as a Pathogen on Urochloa Pastures. PHYTOPATHOLOGY, v. 107, p. 121-131, 2017.

3.
TAKADA, H. M.;TAKADA, HÉLIO MINORU2011TAKADA, H. M.; BATISTA FILHO, Antonio ; HOJO, Harumi ; CARVALHO, A. G. . Flutuação populacional de Rhynchophorus palmarum no municipio de São Bento do Sapucaí,SP. O Biológico, v. 73, p. 45-51, 2011.

4.
Ide, S.2011Ide, S. ; YUKI, Valdir Atsushi ; TAKADA, H. M. ; DELFINO, Miguel Angel ; HOJO, Harumi ; Peronti, A.L.B.G. ; Sousa-Silva, C.R. ; KUNIYUKI, H ; BUENO, Silvana Catarina Sales ; Yamakawa, W . Semiaphis dauci (Fabricius) (Insecta, Hemiptera, Aphididae) - formal record of ocurrence on Arracacha (Arracacia xanthorrhiza Bancr.) (Apiaceae) in Brazil, morphological characterization, descripition of damages and arthropods associated to the culture. Arquivos do Instituto Biológico (Online), v. 78, p. 53-61, 2011.

5.
TAKADA, H. M.;TAKADA, HÉLIO MINORU2010TAKADA, H. M.; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigós ; ZAPPELINI, Luciano Olmos ; WENZEL, Inaja Marchizeli ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Susceptibilidade de Rhynchophorus palmarum à ação de Metarhizium anisopliae e compatibilidade do entomopatógeno com agrotóxicos utilizados na cultura da banana. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 77, p. 661-668, 2010.

6.
Souza, E.C.2009Souza, E.C. ; Basseto, M.A. ; Boliani, A.C. ; TAKADA, H. M. . Patogenicidade cruzada de Ceratobasidium spp. do caquizeiro (Diospyros kaki) e do chá (Camellia sinensis) e reação de cultivares de caqui ao patógeno. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 35, p. 9-14, 2009.

7.
LEITE, Luis Garrigós2002 LEITE, Luis Garrigós ; TAKADA, H. M. ; BATISTA FILHO, Antonio ; ALVES, Sergio Batista ; ROBERTS, D W . Ocorrence of Enthomophthorales em spittlebugs pests of pasture in eastern São Paulo, Brazil. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 69, n.3, p. 63-68, 2002.

8.
MALAVOLTA, Vanda M A2002MALAVOLTA, Vanda M A ; TAKADA, H. M. ; PARISI, João J D ; MARTINS, Marise Cagnin . Efeito de diferentes níveis de resistência a Bipolaris oryzae em sementes de arroz sobre aspectos fisiológicos, transmissão dos patógenos as plantas e produção. Summa Phytopathologica, Campinas, v. 28, n.4, p. 336-340, 2002.

9.
MALAVOLTA JÚNIOR, Valdemar Atílio2000MALAVOLTA JÚNIOR, Valdemar Atílio ; ALMEIDA, Irene Maria Gatti de ; RODRIGUES NETO, Júlio ; TAKADA, H. M. . Podridão bacteriana em ciclâmen causada por Erwinia carotora subsp. carotovora. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, v. 6, n.1/2, p. 85-92, 2000.

10.
LEITE, Luis Garrigos1998 LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; ALVES, Everaldo B. ; BATISTA FILHO, Antonio ; AUGUSTO, Nilson T. ; AGUIAR, J. C. . Formulações do fipronil e do fungo Beauveria bassiana no controle do gorgulho aquático do arroz irrigado, Oryzophagus oryzae. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo-BR, v. 65, n.2, p. 19-23, 1998.

11.
MALAVOLTA, Vanda M A1997 MALAVOLTA, Vanda M A ; TAKADA, H. M. . Controle químico de fungos causadores de manchas de grãos em arroz. Summa Phytopathologica, Campinas, v. 23, n.1, p. 25-28, 1997.

12.
LEITE, Luis Garrigos1995 LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; CARDOSO, Celso L ; VILLELA, Omar Vieira ; BATISTA FILHO, Antonio ; AGUIAR, Jose C . Controle do gorgulho aquático do arroz, Oryzophagus oryzae, pelo fipronil e óleo mineral associado ao fungo Beuaveria bassina. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v. 24, n.2, p. 339-344, 1995.

13.
IMENES, Silvia de Lamonica1994IMENES, Silvia de Lamonica ; CAMPOS, Tercio Barbosa de ; TAKADA, H. M. ; LOTS, Ieda Maria P . Efeito de inseticidas em Scrobipalpuloides absoluta. Revista de Agricultura (Piracicaba), Piracicaba, v. 69, n.2, p. 231-241, 1994.

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA FILHO, Antonio ; TAKADA, H. M. ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Brocas da bananeira. In: Antonio Batista Filho; Alessandra Goulart de Carvalho; Amaury da S. dos Santos; Hélio Minoru Takada; Maria Nazaré Magno da Silva. (Org.). Anais da VI Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico. 1ed.: , 2002, v. , p. 1-16.

2.
COUTINHO, Leila Nakati ; TÖFOLI, Jesus Guerino ; TAKADA, H. M. ; FIGUEIREDO, Mário Barreto . Aspectos Fitossanitários das Orquídeas. In: Eliana Cherubini Bergmann; Maria Amélia Vaz Alexandre. (Org.). Aspectos fitossanitários das Orquideas. 11ed.São Paulo: Instituto Biológico, 1998, v. 1, p. 29-39.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TAKADA, H. M.; PEREIRA, Renato Alves ; YANAGISAWA, Sérgio Shoji . Caracterização do tripes no caquizeiro. Jornal Hortifruti, Mogi das Cruzes, , v. 4, 38, p. 8 - 8, 01 set. 2003.

2.
TAKADA, H. M.. A cultura do tomateiro e a requeima. Jornal Tribuna do Norte, Pindamonhangaba, , v. 4, p. 2 - 2, 04 maio 2000.

3.
TAKADA, H. M.. A bicheira do arroz irrigado. Tribuna do Norte, Pindamonhangaba - SP, , v. I-n.4, p. 2 - 2, 01 fev. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAKADA, H. M.; ALMEIDA, Aline M B ; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigos ; BUSSOLA, R A ; GOULART, T M ; WENZEL, I M ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Efeito de diferentes dosagens do nematóide entomopatogênico Heterorhabiditis sp. sobre adultos de Rhynchophorus palmarum. In: Congresso Brasileiro aos estudantes de biologia, VII CAEB, 2005, Campinas-SP. Caderno de Resumos, 2005. p. 110-110.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MALAVOLTA, Vanda Maria Angeli ; AZZINI, Luiz Ernesto ; TAKADA, H. M. ; VILLELA, Omar Vieira . Nível de resistência à brusone em genótipos de arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro de arroz irrigado, 3; Reunião da Cultura do arroz irrigado, 25, 2003, Camburiú. Anais do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2003. p. 320-322.

2.
RODRIGUES, Joaquim Joel Do Valle ; COELHO, Júlio Pascoal ; KARAM, Décio ; ZANÚNCIO, Izabel ; TAKADA, H. M. . Efeitos de doses de crescentes de oxyfluorfen no controle de plantas daninhas na cultura do Eucalipyts. In: Seminário Técnico sobre plantas daninhas e o uso de herbicidas em reflorestamento, 1988, Rio de Janeiro, 1988.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBARA, H. R. ; TOCILLO ; Fonseca ; TAKADA, H. M. ; Silva, S.M.P. . Eficiência do óleo essencial de Lippia sidoides Cham. no controle da lagarta Ascia monuste orseis. In: 21 Simposio de Plantas Medicinais no Brasil, 2010, João Pessoa / PB. Anais do 21 Simposio de Plantas Medicinais no Brasil, 2010.

2.
TAKADA, H. M.; ALMEIDA, Aline M B ; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigos ; BUSSOLA, R A ; TAVARES, F M ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; AMBROS, C M G ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Patogenicidade de Heterorhabditis sp. contra adultos de Rhynchophorus palmarum, em diferentes tempos de exposição. In: Congresso de Iniciação Científica da em Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais - CICAM, 3, 2005, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2005. v. 72. p. 63-63.

3.
TAKADA, H. M.; ALMEIDA, Aline Maria Belasco de ; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigos ; WENZEL, Inaja Marchizeli ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; TAVARES, F M ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Seleção de isolados do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae para o controle de Rhynchophorus palmarum (Coleoptera: Curculionidae). In: Simpósio de Controle Biológico, 9, 2005, Recife-PE, 2005. p. 110.

4.
BATISTA FILHO, Antonio ; ALMEIDA, Aline Maria Belasco de ; LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; WENZEL, Inaja Marchizeli ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; ZAPPELINI, Luciano Olmos ; CARVALHO, Alessandra Goulart de . Patogenicidade de diferentes isolados de Beaveria bassiana a Rhynchophorus palmarum (Coleoptera: Curculionidae). In: Simpósio de Controle Biológico, 9, 2005, Recife -PE, 2005. p. 110.

5.
TAKADA, H. M.; PEREIRA, Renato Alves ; SANTOS, Miriam Correa dos ; THIMOTEO, Valter Sulino ; BUENO, Silvana Catarina Sales ; YANAGISAWA, Sérgio Shoji ; FORTI, Luiz Carlos . Dispersão intrapopulacional de Hypocala andremona (Lepidoptera: Noctuidae) em pomar de Diospyros kaki (Ebenaceae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 20, 2004, Gramado, 2004. p. 392.

6.
BATISTA FILHO, Antonio ; TAKADA, H. M. ; CARVALHO, Alessandra Goulart ; ALMEIDA, José Eduardo Marcondes de ; WENZEL, Inajá Marchizeli ; ALMEIDA, Aline Maria Belasco de . Efeito de atrativos na captura de Rhynchophorus palmarum em plantações de banana. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 20, 2004, Gramado-RS, 2004. p. 397.

7.
ALMEIDA, Aline Maria Belasco de ; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; ALMEIDA, José Eduardo de Marcondes de ; CARVALHO, Alessandra Goulart ; ZAPPELIN, Luciano Olmos ; WENZEL, Inajá Marchizeli . Patogenicidade de Beauveria bassiana sobre adultos de Rhynchophorus palmarum (Coleoptera: Curculionidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 20, 2004, Gramado, 2004. p. 267.

8.
TAKADA, H. M.; TAKEMATSU, Akira Paulo ; SANTOS, Alexandre J T dos ; RACHMAN, Maria Alice ; VILLELA, Omar Vieira ; FERST, João César . Avaliação da eficiência do inseticida novaluron no controle do gorgulho aquático na cultura do arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 20, 2004, Gramado, 2004. p. 336.

9.
PEREIRA, Renato Alves ; TAKADA, H. M. ; RIBEIRO, Ivan J A ; BUENO, Silvana Catarina Sales ; YANAGISAWA, Sérgio Shoji ; FREIRE, Ivan Luiiss Claudino ; SANTOS, Miriam Correa dos ; THIMOTEO, Valter Sulino . Registro da queima dos fios (Ceratobasidium sp) em caqui (Diospyros kaki) no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 36, 2003, Uberlândia. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), 2003. v. 28. p. 156.

10.
TAKADA, H. M.; HOJO, Harumi ; TAMADA, Edson Tsuyoshi ; SHINODA, Sandra K N ; FREIRE, Ivan L C . Controle de míldio (Plasmopora halstedii) em gérbera (Gérbera jamesonii) , no município de Arujá-SP. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 36, 2003, Uberlândia. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), 2003. v. 28. p. 598.

11.
YUKI, Valdir ; DELFINO, Miguel Angel ; HOJO, Harumi ; TAKADA, H. M. . Surto do afídeo Nasovia ribis-nigris (Mosley, 1841) em culturas de alface (Lactuca sativa L.) em São Paulo. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 19, 2002, Manaus, 2002. p. 316.

12.
TAKADA, H. M.; BATISTA FILHO, Antonio ; ALMEIDA, José Eduardo Marcondes de ; WILCKEN, Carlos Frederico ; CINTRA, Erica R R ; LEITE, Luis Garrigós . Determinação da DL50 e DL90 de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. isolado CB66, sobre Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) (Col.:Curculionidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 19, 2002, Manaus, 2002. p. 80.

13.
YUKI, Valdir ; NAGATA, T ; HOJO, Harumi ; TAKADA, H. M. ; AVILA, A C ; YABASE, Marta K ; KUNIYUKI, H . Ocorrência do Chrysanthemum stem necrosis virus, em casas de vegetação, infectando plantas de Gloxinia sp, em Arujá. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 34, 2001, São Pedro - SP, 2001. p. 517.

14.
HOJO, Harumi ; TAKADA, H. M. ; YUKI, Valdir ; TAMADA, Edson Tsuyoshi . Inseticidas no controle de fungus gnats (Diptera:Sciaridae) em Lisianthus (Eustoma grandiflora) no município de Arujá. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 7, 2001, São Paulo - SP. Arquivos do Instituto Biológico, 2001. v. 68. p. 75.

15.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio ; ALMEIDA, José Eduardo Marcondes de ; HOJO, Harumi . Manunenção e criação de gorgulho aquático(Oryzophagus oryzae) em condições de laboratório.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 14, 2001, Sâo Paulo. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 2001. v. 68. p. 73.

16.
TAKADA, H. M.; YUKI, Valdir ; HOJO, Harumi ; YABASE, Marta K . Danos causado por ácaro branco em cultura em cultura do Exacum sp em casa de vegetação. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 14, 2001, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2001. p. 74.

17.
TAKADA, H. M.; VILLELA, Omar Vieira ; BASTOS, Cândido R ; SHINODA, Sandra Kiyoko Nagatsuka . Efeito de inseticidas no gorgulho aquático do arroz pré-germinado. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 14, 2001, São Paulo, 2001. v. 68. p. 76.

18.
BATISTA FILHO, Antonio ; TAKADA, H. M. ; CARVALHO, Alessandra Goulart de ; ALMEIDA, Jose Eduardo Marcondes de ; LEITE, Luis Garrigós ; IDE, Sergio . Ocorrência e danos de Rhynchophorus palmarum (L.) (Coleoptera, Curculionidae) em plantações de banana em São Bento do Sapucai, Estado de São Paulo. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 14, 2001, São Paulo, 2001. p. 39-39.

19.
HOJO, Harumi ; TAKADA, H. M. ; TAMADA, Edson Tsuyoshi . Danos de larvas de dípteros da família Sciaridae em Eustoma grandiflora. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 13, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 2000. v. 67. p. 98.

20.
TAKADA, H. M.; HOJO, Harumi ; BUENO, Silvana Catarina Sales ; SANTOS, Francisco F ; VANIN, Sergio A ; CARVALHO, Alessandra Goulart . Broca da mandioquinha-salsa (Arracacia xanthorriza) na região serrana do Vale do Paraíba. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 13, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 2000. v. 67. p. 98.

21.
MALAVOLTA, Valdemar Atílio ; ALMEIDA, Irene Maria Gatti de ; RODRIGUES NETO, Júlio ; TAKADA, H. M. . Podridão bacteriana em ciclamem causada por Erwinia carotovora subsp. carotovora. In: Congresso Brasileiro de Floricultura e plantas ornamentais, 12, 1999, Jaboticabal-SP, 1999. p. 121.

22.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigós . Determinação do nível de controle de larvas de gorgulho aquático, Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936), do arroz irrigado. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 17, 1998, Rio de Janeiro - RJ, 1998. p. 153.

23.
MIEKKOJA, S K ; COLARICCIO, Addolorata ; CHAVES, Alexandre Levi Rodrigues ; EIRAS, Marcelo ; CHAGAS, César Martins ; TAKADA, H. M. . Detecção de uma isolado de vírus Y da batata (PVY) em frutos de tomateiro Débora plus. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 11, 1998, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico, 1998. v. 65. p. 58.

24.
TAKADA, H. M.; CAMPOSFARINHA, Ana Eugênia ; THIMOTEO, Anderson Casarini . Entomofauna de insetos em áreas de feijão cultivadas em sistema de plantio direto. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 11, 1998, São Paulo, 1998.

25.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio . Determinação do nível de controle de gorgulho aquático Oryzophagus(Costa Lima, 1936) (Coleoptera: Curculionidae) na cultura do arroz.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 16; Encontro Nacional de Fitossanitaristas,7, 1997, Salvador-BA. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 1997. p. 313.

26.
KRUPPA, Pedro C ; KOHARA, Elisabete Y ; TAKADA, H. M. ; CAMPOS, Glenio W . Incidência de fungos em sementes de arroz do Vale do Paraíba-SP. In: Congresso Paulista de Fitopatologia, 20, 1997, Sâo Paulo, 1997. p. 89.

27.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio ; FERST, João César . Avaliação de inseticidas no controle de gorgulho aquático do arroz irrigado aplicados via tratamento de sementes.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico,10, 1997, São Paulo-SP. Arquivos do Instituto Biológico, 1997. v. 64. p. 81.

28.
BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Luis Garrigós ; TAKADA, H. M. ; LAMAS, Clovis ; RAMIRO, Zuleide Alves . Incidência do fungo entomopatogênico Batkoa apiculata (Entomophthorales) sobre cigarrinhas das pastagens em Pindamonhangaba,SP.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 10, 1997, Sâo Paulo-SP. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 1997. v. 64. p. 82.

29.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; ALVES, Everaldo B. ; AUGUSTO, Nilson T. ; BATISTA FILHO, Antonio . Controle de hibernantes de gorgulho aquático do arroz irrigado, Oryzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) (Coleoptera: Curculionidae) pelo fungo Beauveria bassiana em diferentes formulações.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico,9, 1996, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 1996. v. 63. p. 49.

30.
LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; ALVES, Everaldo B. ; BATISTA FILHO, Antonio ; AUGUSTO, Nilson Toshi ; AGUIAR, Jose C . Novas formulações do fipronil e do fungo Beauveria bassiana no controle do gorgulho aquático do arroz irrigado, Oryzophagus oryzae.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 9, 1996, São Paulo - SP, 1996. p. 43-43.

31.
BATISTA FILHO, Antonio ; TAKADA, H. M. ; LAMAS, Celso ; FIORINI, F L S H . Observações sobre a flutuação populacional de cigarrinhas (Hemiptera: Cercopidae) em pastagens formadas com Brachiaria brizantha e B. decumbens em Pindamonhangaba,SP.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 9, 1996, Sâo Paulo, 1996. v. 63. p. 44.

32.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; ALVES, Everaldo B. ; BATISTA FILHO, Antonio . Controle de hibernantes de gorgulho aquático do arroz irrigado, Oryzophagus oryzae (Costa Lima,1936) (Coleoptera: Curculionidae) pelo fungo Beauveria bassiana em duas condições de irrigação.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 9, 1996, São Paulo - SP. Arquivos do Instituto Biológico, 1996. v. 63. p. 48.

33.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio . Controle do gorgulho aquático do arroz irrigado Oryzophagus (Coleoptera: Curculionidae) pelo fungo Beauveria bassiana.. In: Simpósio de Controle Biológico, 5, 1996, Foz do Iguaçú-PR, 1996. p. 163.

34.
TÖFOLI, Jesus Guerino ; DOMINGUES, Ricardo J ; TAKADA, H. M. ; OLIVEIRA, Silvania H F . Efeito comparativo de fungicidas no controle de pinta preta (Alternaria solani) na cultura da batata. In: Congresso Paulista de Fitopatologia 19, 1996, Campinas - SP, 1996. p. 105.

35.
COLARICCIO, Addolorata ; CHAGAS, César Martins ; VICENTE, M ; SIQUEIRA, M C ; TAKADA, H. M. . Presence of dual infection by Potyvirus and Carlavirus in shallot - Allium ascalonicum Baker. In: Encontro Nacional de Virologia, 8, 1996, São Lourenço - MG, 1996. p. 281.

36.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; ALVES, Everaldo Batista ; BATISTA FILHO, Antonio . Controle de hibernantes de gorgulho aquático do arroz irrigado, Oyzophagus oryzae (Costa Lima, 1936) (Coleoptera: Curculionidae) pelo fungo Beauveria bassiana em duas condições de irrigação. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 9, 1996, São Paulo - SP. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), 1996. v. 63. p. 42.

37.
BRIGNANI NETO, Francisco ; TAKADA, H. M. . Controle químico da brusone de arroz através da pulverização da planta e tratamento de sementes.. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 28, 1995, Ilhéus-BA. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), 1995. v. 20. p. 309.

38.
TAKADA, H. M.; LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio ; LEITE, Norberto ; VILLELA, Omar Vieira ; AMARAL, Antônio Cláudio Monteiro Do ; AGUIAR, Jose Carlos . Controle do gorgulho aquático do arroz irrigado pelo Fipronil. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 15, 1995, Caxambú-MG, 1995. p. 421.

39.
LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; VILLELA, Omar Vieira ; BATISTA FILHO, Antonio ; AMARAL, Antônio Cláudio Monteiro Do ; AGUIAR, Jose Carlos . Controle do gorgulho aquático do arroz irrigado pelo fipronil e óleo de soja associado ao fungo Beauveria bassiana. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 15, 1995, Caxambú-MG, 1995. p. 626-626.

40.
MALAVOLTA, Vanda Maria Angeli ; TAKADA, H. M. . Eficiência de fungicidas no controle de manchas de grãos em arroz.. In: Congresso Paulista de Fitopatologia,18, 1995, Piracicaba-SP. Summa Phytopathologica (Impresso), 1995. v. 21. p. 54.

41.
LEITE, Luis Garrigos ; BATISTA FILHO, Antonio ; ALVES, Everaldo Batista ; TAKADA, H. M. . Agressividade de Beauveria bassiana ao gorgulho aquático do arroz, Oryzophagus oryzae.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 15, 1995, Caxambú-MG, 1995. p. 407.

42.
LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; CARDOSO, Celso L ; VILLELA, Omar Vieira ; BATISTA FILHO, Antonio ; AGUIAR, Jose C . Controle do gorgulho aquático do arroz pelo fipronil e óleo mineral associado ao fungo Beauveria bassiana. In: Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e para o Caribe, 9; Reunião Nacional de Pesquisa de Arroz, 5, 1994, Goiânia, 1994. p. 29.

43.
LEITE, Luis Garrigos ; CARDOSO, Celso L ; VILLELA, Omar Vieira ; BATISTA FILHO, Antonio ; TAKADA, H. M. ; PEREIRA, José Roberto . Efeito da época de transplantio do arroz irrigado e de cultivares na incidência de larvas do gorgulho aquático.. In: Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e para o Caribe, 9; Reunião Nacional de Pesquisa de Arroz, 5, 1994, Goiânia, 1994. p. 28.

44.
LEITE, Luis Garrigos ; TAKADA, H. M. ; AUGUSTO, Nilson Toschi ; BATISTA FILHO, Antonio ; AMARAL, Antônio Cláudio Monteiro Do . Controle do gorgulho aquático do arroz irrigado , pelo fungo Beauveria bassiana em formulação pó molhável. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 7, 1994, São Paulo. p. 45.

45.
TAKADA, H. M.; PEREIRA, José Roberto ; AMARAL, Antônio Cláudio Monteiro Do . Ocorrência de problemas sanitários na região agrícola do Vale do Paraíba, no período de 1984 a 1993. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 7, 1994, São Paulo, 1994. p. 72.

46.
IMENES, Silvia de Lamonica ; CAMPOS, Tercio Barbosa de ; TAKADA, H. M. ; BERGMANN, Eliana Cherubini . Ocorrência da traça Scrobipalpuloides absoluta (Meyrick, 1917) (Lepidoptera: Gelechiidae) em cultura da berinjela.. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 7, 1994, São Paulo-SP, 1994. p. 39.

47.
IMENEZ, Silvia de Lamonica ; CAMPOS, Tercio Barbosa de ; TAKADA, H. M. ; LOTZ, Ieda M Perlitz ; ROCHA, José A ; PEREIRA, José Roberto . Flutuação populacional e controle da traça do tomateiro Scrobipalpuloides absoluta (Polvony).. In: Reunião Anual do Instituto Biológico, 6, 1993, São Paulo, 1993. p. 55.

48.
TAKADA, H. M.; ALVES, Pedro Luiz da Costa Aguiar ; PITELLI, Robinson Antonio . Efeito de exudatos de fragmentos de plantas daninhas no desenvolvimento inicial do arroz (Oryzsa sativa L.) .. In: Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 3, 1991, Jaboticabal, SP, 1991. p. 15.

49.
TAKADA, H. M.; ROGÉRIO, Marcos Antonio ; ALVES, Pedro Luiz da Costa Aguiar . Influência da hortelã (Mentha piperita) sobre o desenvolvimento inicial de alface (Lactuca sativa) e de cenoura (Daucus carota) .. In: Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 3, 1991, Sâo Paulo, 1991.

50.
PITELLI, Robinson A ; OBARA, Sergio Y ; KARAM, Décio ; TAKADA, H. M. . Effects of weed removal periods on onio productivity. In: Inernational Plant Protection Congress, 12, 1991, Rio de Janeiro, 1991. p. 27.

51.
PITELLI, Robinson A ; KARAM, Décio ; TAKADA, H. M. . Cyperus rotundus interference on rice plantas. In: International Plant Protection Congress, 12, 1991, Rio de Janeiro, 1991.

52.
PITELLI, Robinson A ; HORI, R C ; PAVANI, Maria Do Carmo M D ; TAKADA, H. M. . Controle de plantas daninhas na cultura da cebola utilizando cobertura morta embebido em oxyfluorfen. In: Congresso de La Asociacion Latino Americana de Malezas, 10, 1990, Havana - Cuba, 1990.

53.
PITELLI, Robinson Antonio ; KARAM, Décio ; PAVANI, Maria Do Carmo M D ; TAKADA, H. M. . Estudo de períodos de controle e de convivência das plantas daninhas na cultura da cebola (Allium cepa L.) III-Efeitos sobre a produção de bulbos. In: Congresso de La Asociacion Latino Americana de Malezas, 9, 1988, Maracaibo - Venezuela, 1988. p. 28.

54.
PITELLI, Robinson Antonio ; KARAM, Décio ; PAVANI, Maria Do Carmo M D ; TAKADA, H. M. ; BERLINGIERI, Paulo A . Estudos de períodos de controle e de convivência das plantas daninhas na cultura da cebola (Allium cepa L.). I - Evolução fitossociológica da comunidade infestante.. In: Congresso de La Asociacion Latino Americana de Malezas, 9, 1988, Maracaibo - Venezuela, 1988. p. 25.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
TAKADA, H. M.. Participação em banca de Marcello Villar Boock. Produção, análise econômica e sustentabilidade da rizicarcinicultura no estado de São Paulo. 2012 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAKADA, H. M.; FORTE NETO, Paulo. Participação em banca de Sandra Kiyoko Nagatsuka Shinoda.Ocorrência da podridão do colmo do milho cultivado em solo tratado com biosólido. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Taubaté.

2.
TAKADA, H. M.; LABINAS, Adriana Mascarette; FORTES, Nara. Participação em banca de Marcello Augusto de Giglio Chagas.Incidência enzoótica de fungos entomopatogênicos na broca do café (Hypothenemus hampei). 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Taubaté.

3.
TAKADA, H. M.; LABINAS, Adriana Mascarette; FORTES, Nara. Participação em banca de Fabiana Dalla Pria.Dinâmica populacional de Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867) e de seus parasitóides Prorops Nasuta Waterston e Cephalonomia stephanoderis. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Taubaté.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Estratégico sobre Macaúba. 2017. (Seminário).

2.
XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Congresso Brasileiro de Entomologia. 2004. (Congresso).

3.
Seminário da Produção Integrada de Caqui.Seminário da Produção Integrada de Caqui. 2003. (Seminário).

4.
XXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Congresso Brasileiro de Fitopatologia. 2003. (Congresso).

5.
19 Congresso Brasileiro de Entomologia. Congresso Brasileiro de Entomologia. 2002. (Congresso).

6.
8 Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. 2002. (Encontro).

7.
14 Reunião do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 2001. (Congresso).

8.
13 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 2000. (Congresso).

9.
XVII Congresso Brasileiro de Entomologia; XVII Encontro Nacional de Fitossanitaristas. Congresso Brasileiro de Entomologia. 1998. (Congresso).

10.
10 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1997. (Congresso).

11.
16 Congresso Brasileiro de Entomologia; VII encontro Nacional de Fitossanitaristas. Congresso Brasileiro de Entomologia. 1997. (Congresso).

12.
9 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1996. (Congresso).

13.
V Simpósio de Controle Biológico.Simpósio de Controle Biológico. 1996. (Simpósio).

14.
15 Congresso Brasileiro de Entomologia, VI Encontro Nacional de Fitossanitaristas; II Simpósio Integrado de Manejo de Pragas. Congresso Brasileiro de Entomologia. 1995. (Congresso).

15.
7 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1994. (Congresso).

16.
IX Conferência Internacional de Arroz para a América Latina e para o Caribe; V Reunião de Pesquisa de Arroz. Conferência Internacional de Arroz e Reunião Nacional de Pesquisa de Arroz. 1994. (Congresso).

17.
6 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1993. (Congresso).

18.
XVI Congresso Paulista de Fitopatologia. Congresso Paulista de Fitopatologia. 1993. (Congresso).

19.
5 Reunião Anual do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1992. (Congresso).

20.
4 Reunião do Instituto Biológico. Reunião Anual do Instituto Biológico. 1991. (Congresso).

21.
Congresso de Iniciação Científica. Congresso de Iniciação Científica. 1991. (Congresso).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. Congresso Brasileiro de Iniciação Científica. 1988. (Congresso).

23.
XVIII Congresso Brasileiro de Herbicidas e Plantas Daninhas. Congresso Brasileiro de Herbicidas e Planta Daninhas. 1988. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA FILHO, Antonio ; CARVALHO, Alessandra Goulart de ; SANTOS, Amaury da S dos ; TAKADA, H. M. ; SILVA, Maria Nazaré Magno da . 6 Reunião Itinerante de Fitossanidade do Instituto Biológico- Banana. 2002. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:43:11