Maria Berbara

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em história da arte pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em História da Arte pela Universidade de Hamburgo (1998), e pos-doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunta de História da Arte na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua principalmente na área da recepção da tradição clássica e do trânsito de linguagens artísticas entre a Itália, a Península Ibérica e o "Novo Mundo" na primeira época moderna. É procientista e bolsista de produtividade (CNPq). Foi membro da diretoria do Comitê Brasileiro de História da Arte entre 2013 e 2016. Desde 2012, co-coordena o projeto Unfolding Art History in Latin America, financiado pela Fundação P. Getty. Entre setembro e novembro de 2015 ocupou a posição "Director's Appointee" em Villa I Tatti - The Harvard University Center for Italian Renaissance Studies". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Berbara
Nome em citações bibliográficas
Berbara, M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituto de artes.
Rua do Oriente
Santa Teresa
20240130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 994330355
URL da Homepage: http://www.inst-artes.uerj.br/


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em História da Arte.
Universidade de Hamburgo, UH, Alemanha.
Título: Christ as Laocoon. An iconographical parallel between Christian and Pagan sacrificial representations in the Italian Renaissance, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Martin Warnke.
Bolsista do(a): Deutsches Akademisches Austauschdienst, DAAD, Alemanha.
Palavras-chave: Tradição Clássica; Laocoonte; Renascimento; Iconografia cristã; sacrifício; Itália.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1991 - 1994
Mestrado em história da arte.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Michelangelo e o Laocoonte: Um Aspecto da Cristianização do Mito Antigo no Renascimento Italiano,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Luiz Marques.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Antiguidade Clássica; Itália; Laocoonte; Michelangelo; Renascimento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1986 - 1989
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: As "Tentações de Santo Antônio" do MASP.
Orientador: Luiz Marques.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2007
Pós-Doutorado.
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
2002 - 2004
Pós-Doutorado.
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP, FAU, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Formação Complementar


1992 - 1994
Extensão universitária em alemão como língua estrangeira.
goethe institut - universidade de göttingen, GI, Alemanha.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professora contratada entre 09/2004 e 11/2004; nomeada em 12/2004

Atividades

03/2010 - Atual
Direção e administração, instituto de artes, .

Cargo ou função
Coordenador de bacharelado em História da Arte do Instituto de Artes.
01/2010 - Atual
Direção e administração, instituto de artes, .

Cargo ou função
Representante da linha História e Crítica de Arte no PPGARTES.
01/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, instituto de artes, .

Cargo ou função
Comissão de implantação do curso de doutorado do PPGARTES.
12/2004 - Atual
Ensino, história da arte, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Arte I
História da Arte III
História da Arte IV
História da Arte séc XV/XVI
Laboratório em História e Crítica de ARte
Seminário em Teoria e História da Arte
TFG I
08/2010 - 12/2010
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de pesquisa de dissertação II
08/2010 - 12/2010
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades programadas
03/2010 - 08/2010
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Recepção
05/2010 - 07/2010
Direção e administração, instituto de artes, .

Cargo ou função
Coordenadora pro tempore do programa de pós-graduação do Instituto de Artes / UERJ.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de pesquisa de dissertação I
01/2008 - 12/2008
Direção e administração, instituto de artes, .

Cargo ou função
Representante da linha História e Crítica da Arte (mestrado do Instituto de Artes da UERJ).
03/2008 - 07/2008
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Crítica de Arte (obrigatória), http://www.ppgartes.uerj.br/ambientevirtual/
08/2007 - 12/2007
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
http://www.ppgartes.uerj.br/ambientevirtual/
Tópicos Especiais em História e Crítica de Arte III
01/2006 - 12/2006
Direção e administração, instituto de artes, .

Cargo ou função
Coordenador de bacharelado em História da Arte.
03/2006 - 07/2006
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
disciplina obrigatória da linha de pesquisa história e crítica de arte
09/2004 - 11/2004
Ensino, História da Arte III, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários em Teoria e História da Arte

Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Secretaria, Enquadramento Funcional: Diretoria

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Membro


Escola de Artes Visuais, EAV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 2


ateliê da imagem, AI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: professora convidada
Outras informações
professora de cursos e workshops em história da arte antiga e moderna (Renascimento e Barroco)

Atividades

07/2005 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
história da arte antiga
história da arte barroca
história da arte renascentista

Villa I Tatti, VILLA I TATTI, Itália.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Director's appointee, Enquadramento Funcional: 40, Carga horária: 40
Outras informações
No âmbito do meu afastamento Procad, vinculado à Universidade de Hamburgo, recebi convite para vincular-me à Villa I Tatti - The Harvard University Center for the Italian Renaissance Studies - de 28/9/2015 a 6/11/2015 enquanto "director's appointee". Nessa instituição, desenvolvo parte fundamental do meu projeto pós-doc.


Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Membro da diretoria, Enquadramento Funcional: -



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
Para uma historiografia hispano-brasileira da arte ibero-americana
Descrição: O projeto parte da necessidade de revisão historiográfica relativa à questão do trânsito de linguagens artísticas entre a península ibérica e a América Latina durante a Primeira Época Moderna. É realizado em parceria do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com o Departamento de História da Arte da Universidad Autónoma de Madrid (UAM), representados, respectivamente, pelos pesquisadores Maria Berbara e Fernando Marías Franco (coordenadores), e ainda Roberto Conduru e Vera Beatriz Siqueira (UERJ) e Juan Luis González García e Luisa Elena Alc alá (UAM). O projeto foi seleccionado pelo edital CAPES/DGU, na modalidade ?Organização de Seminários, Workshops e outras atividades binacionais?, e prevê a realização de dois seminários no segundo semestre de 2013, sendo o primeiro deles no Brasil e o segundo na Espanha. Os seminários contarão com a participação dos seis professores diretamente envolvidos no projeto mais um grupo selecionado de mestrandos e doutorandos das IES hospedeiras (no máximo 12), e professores convidados, os quais contribuirão com palestras e apresentações em momentos pontuais. Os pós-graduandos são selecionados pelo grupo de professores da IES hospedeira com base a três critérios: produtividade; qualidade da produção acadêmic a, e afinidade entre a própria pesquisa e o tema do seminário em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (6) .
Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / roberto conduru - Integrante / vera beatriz siqueira - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2012 - 2014
Laboratório Público de História da Arte Mundial
Descrição: O Laboratório Público de História da Arte Mundial é constituído com pesquisadores que vêm se articulando em diferentes redes de ação. Uma primeira se insere no âmbito das relações estabelecidas há algum tempo entre pesquisadores de instituições de ensino superior de Artes Visuais, História da Arte e História no Rio de Janeiro: Uerj, Uff e UFRJ. Outra rede tem sido firmada, há pelo menos quatro anos, por representantes das instituições de ensino superior, no Brasil, que oferecem cursos de graduação em História da Arte: Uerj, Unifesp, UFRGS e UFRJ. A terceira rede vem sendo articulada, também há alguns poucos anos, entre pesquisadores da América Latina ? Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e México ? a partir de encontros científicos. Além destes, foram incorporados pesquisadores dos Estados Unidos da América, de modo a tanto consolidar parcerias estabelecidas recentemente, quanto a ampliar estas redes. A atuação destes pesquisadores in clui a criação de uma rede por meio de: 1 ? realização de pesquisas e textos pelos seus integrantes com vistas à constituição de uma História da Arte mundial; 2 ? orientação de pós-graduandos dos diferentes contextos na elaboração de pesquisas e textos; 3 ? participação em encontros científicos (as sessões abertas e semiabertas do Laboratório Público de História da Arte Mundial) para debater publicamente os trabalhos realizados; e 4 ? articulação das reflexões em publicação no livro resultante do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Unfolding Art Histories in Latin America
Descrição: The Unfolding Art History in Latin America Project ? carried out through the ​Connecting Art Histories Initiative of the Getty Foundation in Los Angeles ? is coordinated by the Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Rio de Janeiro) jointly with the Universidad San Martin (UNSAM, Buenos Aires) and the Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, Mexico City), with the Universidad San Francisco (USFQ, Quito), the Universidad de los Andes (Bogotá) and the Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) as partners. Its two main goals are the constitution of a Latin American academic sustainable network and the consolidation of the postgraduate and undergraduate programs in Argentina, Brazil, and Mexico, as well as their implementation in Colombia,and Ecuador. ​ The main theme of this project is the investigation of the transit of art objects, artistic practices, and art historical discourses in the visual arts in Latin America from 1800 to 1920 ? the ?long 19th century? - from the changes in the political status of former colonies to the modernization of cities, territories, bodies and minds. The concept of ?unfolding?, as it is understood here, embraces that of reception in a broad sense, taking into account various forms of circulation of knowledge and visual values as, for example, crystallization, transmission, transmutation, transposition, borrowing, appropriation, and transformation. This expanded notion of reception is being examined in the realm of three Latin American artistic and art historical traditions - namely the classical, the modern, and non-Western traditions. The project does not aim at necessarily and exclusively studying objects of art produced on Latin American soil, but rather to investigate how these traditions have been changed and how they affected each other, surviving with different intensities and cultural power in the social space. ​ Unfolding Art History has two main lines of action. One, international.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (14) .
Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / roberto conduru - Integrante / vera beatriz siqueira - Integrante.
2009 - 2010
Renascimento Italiano - Ensaios e TRaduções
Descrição: Livro organizado por Maria Berbara, com participação de diversos autores e colaboração de três mestrandos. O projeto foi contemplado pela Faperj (APQ3) em novembro de 2009..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / Fernanda Marinho - Integrante / Raphael Fonseca - Integrante / Leidiane Alves de Carvalho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à pesquisa do estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2004 - 2016
Recepção da tradição clássica
Descrição: A idéia de que toda a evolução da arte ocidental, da Antiguidade até o momento presente, possa ser concebida em termos do diálogo que trava com a assim chamada tradição clássica é um topos universal da história da arte. O conceito de modernidade, neste sentido, vem sucessivamente configurando-se, em grande medida, seja a partir da emulação, renovação ou rejeição deste legado visual, o qual se define não necessariamente como um estilo determinado, mas como um auto-referente processo de incessante re-elaboração dos modelos formulados ao menos entre o período arcaico grego e o tardo-imperial romano. No âmbito deste projeto pretende-se pesquisar a recepção da tradição clássica pela arte européia e latino-americana em seu sentido lato, privilegiando-se no entanto o arco temporal compreendido entre os séculos XIV e o momento presente; não se restringirá, contudo, ao academicismo ou aos movimentos denominados classicistas ou neo-classicistas (como por exemplo o classicismo avant-garde neo-impressionista, a fase clássica de Picasso ou a pintura metafísica), buscando-se antes avaliar a multiplicidade de reações ao clássico incluindo tanto correntes artísticas tradicionalmente alheias a ele quanto a elaboração do discurso histórico-artístico que o forma e define. Subjacentes ao tema desta proposta estão o próprio escrutínio e definição dos termos ?clássico? ou ?classicismo? e dos conceitos de ?imitação? e ?renovação?, assim como a sua transmissão e transformação ao longo dos sucessivos momentos históricos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Maria Berbara - Coordenador / Evelyne Azevedo - Integrante / Fernanda Marinho - Integrante / Raphael Fonseca - Integrante / Joana Rabelo - Integrante / Ana Resende - Integrante / Leidiane Alves de Carvalho - Integrante / Antônio Barros - Integrante / Larissa Carvalho - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 9


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Figura. Studi sull`Immagine nella Tradizione Classica
2012 - 2015
Periódico: Concinnitas (Rio de Janeiro. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: NAU Editora


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Maracanan


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Berbara, M.2018Berbara, M.. O desenho de Francisco de Holanda representando Ulisses e Sansão nas Imagines. Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 15, p. 81-93, 2018.

2.
Berbara, M.2017Berbara, M.. De Pompéia a Mapplethorpe: considerações sobre a representação da vanitas na cultura ocidental. NAVA, v. 3, p. 9-32, 2017.

3.
Berbara, M.2015Berbara, M.. 'Vidi magnam partem mundi': obstáculos para a concepção de Lisboa como 'nova Roma' nos séculos XV e XVI. Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 8, p. 120-131, 2015.

4.
Berbara, M.2015Berbara, M.. Entre el heroísmo y el martirio: consideraciones sobre la representación del héroe latino-americano en el siglo XIX. 19&20 (Rio de Janeiro), v. X, p. 1, 2015.

5.
Berbara, M.2015Berbara, M.. O Descanso na Fuga para o Egito de Adriaen Isenbrandt da Fundação Eva Klabin: Notas sobre sua atribuição e iconografia. Figura. Studi sull`Immagine nella Tradizione Classica, v. 3, p. 23, 2015.

6.
Berbara, M.2014Berbara, M.. ?Vivitur ingenio, caetera mortis erunt?: Andreas Vesalius e a representação da melancolia e da vanitas no século XVI europeu. Anamorfose, v. 2, p. 21-36, 2014.

7.
Berbara, M.2013Berbara, M.. Reflections on Portuguese Cosmopolitanism during the Manueline Period and its Aftermath in Luso-Brazilian Art and Historiography. Jahrbuch fur Geschichte Lateinamerikas (1998) / Anuario de Historia de América Latina, v. 50, p. 289-302, 2013.

8.
Berbara, M.2010Berbara, M.. A dor de Catarina de Siena, Teresa de Ávila e Madalena Pazzi nas artes visuais. Concinnitas (Rio de Janeiro), v. 16, p. 36-45, 2010.

9.
Berbara, M.2008Berbara, M.. Propria Belgarum laus: Domenicus Lampsonius e as Pictorum Aliquot Celebrium Germaniae Inferioris Effigies. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 8, p. 17, 2008.

10.
Berbara, M.2005Berbara, M.. Considerações sobre a participação michelangiana nos Diálogos em Roma de Francisco de Hollanda. camoniana, v. 18, p. 145-169, 2005.

11.
Berbara, M.2005Berbara, M.. A Carta de Michelangelo a Benedetto Varchi: considerações sobre o vínculo entre o epistolário e as concepções artísticas buonarrotianas. Concinnitas (UERJ), v. 6, p. 103-109, 2005.

12.
Berbara, M.1999Berbara, M.. El Laocoonte y el tema del sacrificio entre el Renacimiento y la Contrarreforma. Goya, Madri, v. 269, p. 112-124, 1999.

13.
Berbara, M.1997Berbara, M.. Considerações sobre o `São Sebastião´ do MASP. Boletim do MASP, São Paulo, v. 1, p. 9-17, 1997.

14.
Berbara, M.1997Berbara, M.. Michelangelo e o Laocoonte. Clássica (São Paulo), v. 9/10, p. 197-223, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Berbara, M.; CONDURU, R. (Org.) ; SIQUEIRA, V. B. (Org.) . Conexões: Ensaios em História da Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2014.

2.
Berbara, M.; Karl Enenkel (Org.) . Portuguese Humanism and the Republic of Letters. 21. ed. Leiden: Brill, 2012. 476p .

3.
Berbara, M.; CONDURU, R. (Org.) ; Marcelo Campos (Org.) ; SIQUEIRA, V. B. (Org.) . História da Arte - Escutas. Rio de Janeiro: Instituto de Artes - UERJ, 2011. v. 1. 288p .

4.
Berbara, M.; CONDURU, R. (Org.) ; Marcelo Campos (Org.) ; SIQUEIRA, V. B. (Org.) . História da Arte - Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011. v. 1.

5.
Berbara, M.. Renascimento Italiano - Ensaios e Traduções. 1. ed. Rio de Janeiro: NAU, 2010. v. 1. 494p .

6.
Michelangelo Buonarroti ; Berbara, M. . Cartas Escolhidas de Michelangelo Buonarroti. Campinas / São Paulo: Editora da Unicamp / Editora da Unifesp, 2009. v. 1. 224p .

Capítulos de livros publicados
1.
Berbara, M.. Imperial Propaganda and the Representation of Otherness in Portugal and Its Colonies in the Early Modern Times. In: Urte Krass. (Org.). Visualizing Portuguese Power The Political Use of Images in Portugal and its Overseas Empire (16th?18th Century). 1ed.Berlim: Diaphanes, 2017, v. , p. 75-86.

2.
Berbara, M.. A representação de Medeia durante os séculos XVI e XVII: Imagens da ira entre o Aristotelismo e o Estoicismo. In: Ragazzi, A.; Meneses, P.; Quírico, T.. (Org.). Ensaios Interdisciplinares sobre o Renascimento Italiano. 1ed.São Paulo: Editora da unifesp, 2017, v. , p. 257-271.

3.
Berbara, M.. Visual Representations of Medea's Anger in the Early Modern Period: Rembrandt and Rubens. In: Karl Enenkel; Anita Traninger. (Org.). Discourses of Anger in the Early Modern Period. 1ed.Leiden: Brill, 2015, v. , p. 357-377.

4.
Berbara, M.; Bony Schachter . Sobre a concepção intelectual de usos da cor e da linha: Europa e China. In: Roberto Conduru, Maria Berbara, Vera Siqueira. (Org.). Conexões: Ensaios em História da Arte. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2014, v. , p. 149-162.

5.
Berbara, M.. Arte religiosa: trânsitos. Arte religiosa: trânsitos. 1ed.Rio de Janeiro: UERJ/DECULT, 2013, v. , p. 6-11.

6.
Berbara, M.. Nascentes morimur: Francisco da Holanda as Artist, Reader and Writer. In: Heiko Damm; Michael Thimann; Claus Zittel. (Org.). The Artist as Reader. On Education and Non-Education of Early Modern Artists. 27ed.Leiden: Brill, 2012, v. , p. 20-.

7.
Berbara, M.; FONSECA, R. . Androginia sob o olhar da história da arte. In: Eloísio Alexsandro da Silvio. (Org.). Transexualidade: princípios de atenção integral à saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Santos, 2012, v. , p. 1-28.

8.
Berbara, M.. De herói a mártir: imagens do heroísmo romano na primeira época moderna. In: Berbara, Maria; Campos, Marcelo; Conduru, Roberto; Siqueira, Vera. (Org.). História da Arte - Escutas. Rio de Janeiro: Instituto de Artes - UERJ, 2011, v. , p. -.

9.
Berbara, M.. Arte e sacrifício: Laocoonte, Michelangelo, Marcus Curtius e a representação do sacrifício humano entre os astecas. In: Berbara, Maria; Campos, Marcelo; Conduru, Roberto; Siqueira, Vera. (Org.). História da Arte - Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2011, v. , p. -.

10.
Berbara, M.. "Io non fu' mai pictore né scultore come chi ne fa boctega". Michelangelo e a tradição do ateliê italiano nos séculos XV e XVI. In: Maria Berbara. (Org.). Renascimento Italiano - Ensaios e Traduções. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2010, v. 1, p. 119-129.

11.
Berbara, M.. ?Esta pena tan sabrosa?: Teresa of Avila and the Figurative Arts in Early Modern Europe. In: Enenkel, Karl; Van Dijkhuizen, Jan Frans. (Org.). The Sense of Suffering: Constructions of Physical Pain in Early Modern Culture. Leiden, Boston, Köln: BRILL, 2009, v. 13, p. -.

12.
Berbara, M.. "Chi lo tene antiquo e chi moderno" Baco e o cupido adormecido de Michelangelo. In: Luiz Marques. (Org.). A Fábrica do Antigo. Campinas: Editora da Unicamp, 2008, v. , p. 87-102.

13.
Berbara, M.. Civic Self-Offering: some Renaissance representations of Marcus Curtius. In: K. Enenkel; J. de Jong; J. de Landtsheer. (Org.). Recreating Ancient History. Episodes from the Greek and Roman Past in Arts and Literature of the Early Modern Period. 1ed.Leiden-Boston-Köln: Brill, 2001, v. 1, p. 147-165.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Berbara, M.. Encanto e horror (Caravaggio). Revista de história da biblioteca nacional, Rio de Janeiro, 01 out. 2015.

2.
Berbara, M.. Imagem da Capa: Arcimboldo. Revista de história da biblioteca nacional, Rio de Janeiro, p. 1 - 1, 01 abr. 2015.

3.
Berbara, M.. A arte de retratar durante o Renascimento (resenha). Jornal da Unicamp, Campinas, p. 8 - 8, 24 nov. 2014.

4.
Berbara, M.. Renascer para a morte. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 38 - 43, 01 nov. 2013.

5.
Berbara, M.. Resenha de 'Vidas dos Artistas', de Giorgio Vasari. O Globo, Rio de Janeiro, 17 dez. 2011.

6.
Berbara, M.. Deus Pai, de Domenico Alfani (A imagem da Capa). Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, 01 dez. 2010.

7.
Berbara, M.. História de Florença. História Viva - Grandes Temas, São Paulo, p. 7 - 19, 01 out. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Berbara, M.. Arte e Zoologia: Representações do tatu e a construção do Novo Mundo na primeira época moderna. In: XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2015. p. 295-302.

2.
Berbara, M.; MARQUES, L. C. . Desdobramentos da tradição clássica em contexto global. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014, Uberlândia. Anais do XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2014. v. 1. p. 399.

3.
Berbara, M.. Images of Heroism and Martyrdom. Borrowings from the Vatican »Laocoon« during the Early Modern Period. In: 33rd Congress of the International Committee of the History of Art, 2013, Nurembergue. The Challenge of the object/ Die Herausforderung des Objekts, 2012.

4.
Berbara, M.; FONSECA, R. . Vanitas fotografada: considerações sobre fotografia e morte. In: 21º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, 2012. Anais do 21º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Rio de Janeiro: ANPAP. p. 833-847.

5.
Berbara, M.; FONSECA, R. . De Akhenaton a Duchamp: arte, transexualismo e androginia. In: 20º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas, 2011, Rio de Janeiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2011. p. Rio de Janeiro.

6.
Berbara, M.. Imagens e discursos sobre o império lusitano entre Portugal e o Brasil. In: XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2010. p. 380-389.

7.
Berbara, M.. A correspondência de Michelangelo e a tradução da prosa quinhentista italiana. In: V Encontro de História da Arte, 2009, Campinas. V Encontro de História da Arte - 20 anos de História da ARte na UNICAMP, 2009. p. 43-48.

8.
Berbara, M.. Considerações sobre as relações entre Portugal e o outro durante o Renascimento. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 2008, Rio de Janeiro. Mudanças de paradigmas para a História da Arte no Brasil., 2008. v. XXVIII. p. 67-76.

9.
Berbara, M.. Considerações sobre o confronto quinhentista paisagem/figura: Francisco de Holanda e Domeniculs Lampsonius. In: IV Encontro de História da Arte (UNICAMP), 2008, Campinas. A Arte e a História da Arte entre a Produção e a Reflexão, 2008.

10.
Berbara, M.. ?Para enganar a vista exterior?: um aspecto das relações artísticas entre Itália, Portugal e os Países Baixos durante o Renascimento. In: ANPAP, 2007, Florianópolis. 16. Encontro Nacional da ANPAP. Florianópolis: Clicdata multimídia, 2007. p. 343-352.

11.
Berbara, M.. Francisco de Hollanda e a "teoria artística" michelangiana. In: II encontro de História da Arte, 2006, Campinas. II Encontro de História da Arte. Teoria e História da Arte: Abordagens Metodológicas, 2006. p. 55-70.

Apresentações de Trabalho
1.
Berbara, M.. Migration of Sacrificial Images and Discourses between Europe and the New World: the case of the Antarctic France. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Berbara, M.. Guararapes como construção identitária entre os séculos XVII e XIX: as pinturas do Museu Histórico Nacional e do Museu Nacional de Belas Artes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Berbara, M.. Primitivos flamengos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Berbara, M.. Um aspecto da recepção da tradição clássica: vanitas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Berbara, M.; FONSECA, R. . Dossiê Especial Francisco de Holanda - 500 anos 2017 (Apresentação e organização de dossiê. Revista Figura, vol. 5, n. 2).

2.
Berbara, M.. América Latina: Arte e Paisagem. Rio de Janeiro: Revista Concinnitas, 2012 (Apresentação e organização de dossiê. Revista Concinnitas, n.21,2012).

3.
Berbara, M.. Desequilíbrio de afetos: arte e dor. Rio de Janeiro: UERJ/DEART, 2010 (Apresentação e organização de dossiê. Revista Concinnitas, n.16, 2010).

4.
Barone, Juliana ; Berbara, M. . Leonardo da Vinci sobre a pintura e a observação da natureza. Rio de Janeiro: NAU, 2010 (Revisão).

5.
Caliandro, Stefania ; MARINHO, F. ; Berbara, M. . Pintura de gênero flamenga e sua herança no âmbito do naturalismo bolonhês. Rio de Janeiro: NAU, 2010 (Revisão).

6.
Berbara, M.. Re-reading Leonardo. The treatise of painting across Europe 1550-1900 (org. C. Farago). Unicamp: Revista de História da Arte e Arqueologia, 2010 (Resenha).

7.
Berbara, M.. Renascimento Italiano - Ensaios e Traduções. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8.
Berbara, M.. Carta de Francesco Petrarca a Giovanni Colonna di San Vito. Rio de Janeiro: NAU, 2010. (Tradução/Outra).

9.
Berbara, M.. A interpretação do Mestre de Petrarca do De remediis utriusque fortune, de Petrarca. Leiden: Brill, 2010. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Berbara, M.. Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas. 2018.

2.
Berbara, M.. Revista Tempos históricos. 2018.

3.
Berbara, M.. Pibic / Uerj. 2017.

4.
Berbara, M.. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. 2017.

5.
Berbara, M.. Revista ARS. 2017.

6.
Berbara, M.. Revista Maracanan. 2016.

7.
Berbara, M.. Avaliação e projetos de pesquisa da UFRN. 2016.

8.
Berbara, M.. Avaliação de proposta concorrente ao edital 03/2016 de bolsas de iniciação científica da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016.

9.
Berbara, M.. Avaliação de cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2016. 2016.

10.
Berbara, M.. International Journal of the Classical Tradition. 2016.

11.
Berbara, M.. Revista Caiana. 2015.

12.
Berbara, M.. Consultoria ad Hoc ao CNPq. 2014.

13.
Berbara, M.. 27 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia. 2014.

14.
Berbara, M.. Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE) 2014. 2014.

15.
Berbara, M.. Parecerista da Revista Concinnitas. 2011.

16.
Berbara, M.. Pareceirista sobre obra científica para publicação na revista Concinnitas. 2010.

17.
Berbara, M.. 19. Semana de Iniciação Científica da UERJ. 2010.

18.
Berbara, M.. I Encontro PPGA/RJ e 17º Encontro PPGAV/EBA/UFRJ. 2010.

19.
Berbara, M.. Pareceirista sobre obra científica para publicação na revista Concinnitas. 2009.

20.
Berbara, M.. Consultoria ad hoc à FAPERJ. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
Berbara, M.. Módulos em História da Arte. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Berbara, M.. Renascimento Italiano. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Berbara, M.; BARGELLINI, C. . Renascimento em Portugal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Berbara, M.. Antiguidade Clássica, Renascimento e Barroco. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Berbara, M.. Renascimento e Barroco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Berbara, M.. Antiguidade Clássica, Renascimento e Barroco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
Berbara, M.. Relatório relativo à afastamento PROCAD. 2007. (Relatório de pesquisa).

8.
Berbara, M.. Renascimento e Barroco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Berbara, M.. Renascimento e Barroco. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Berbara, M.. Renascimento e Barroco. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Berbara, M.. Relatório relativo a bolsa de pós-doutoramento no Brasil. 2004. (Relatório de pesquisa).

12.
Berbara, M.. Christ as Laocoon. An iconographic paralell between Christian and Pagan sacrifices during the Italian Renaissance. 1998. (Relatório de pesquisa).

13.
Berbara, M.. Michelangelo e o Laocoonte. 1994. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
MIGLIACCIO, L. ; Berbara, M. ; DIVERSOS, . Plus Ultra.. 2011 (Projeto Temático) .

2.
SIQUEIRA, V. B. ; DIVERSOS, ; Berbara, M. . NUCLEAR. 2008 (Demais trabalhos relevantes) .

3.
CONDURU, R. ; DIVERSOS, ; Berbara, M. . História da Arte - Ensaios Contemporâneos. 2008.

4.
DIVERSOS, ; Berbara, M. . Programa Cicognara. 2002 (Projeto Temático) .

5.
Berbara, M.. LINT. 2001 (Demais trabalhos relevantes) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, A. L.; Berbara, M.; TEIXEIRA, D. L. M.. Participação em banca de Hugo Ribeiro Moleiro. Abelhas, vespas e formigas (Insecta: Hymenoptera) nas naturezas-mortas dos Países Baixos e Flandres entre 1600 e 1750: registro, biologia e simbolismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Berbara, M.; CAPISTRANO, T.; FERNANDES, C.; RAGAZZI, A.. Participação em banca de Jefferson de Albuquerque Mendes. Imago Signorum: A doutrina do homem microcosmo nas ilustrações astrológicas entre os séculos XIV e XVI. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Berbara, M.; DORIA, R. P.; MIYOSHI, A. G.. Participação em banca de Manuel Alves da Rocha Neto. Fragmentos iconográficos de uma poética do abandono. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia.

4.
Berbara, M.; AZEVEDO, E.; TIRADRITTI, F.; QUIRICO, T.. Participação em banca de Daniele Cristina Liberato de Oliveira. O ato de fazer oferendas, O uso das imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada da XVIII à XXX dinastia. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Berbara, M.; NACIF, M. C. V.; OLIVEIRA, M. L. G.; FERREIRA, F.. Participação em banca de Graciana Pereira de Almeida. Aquarelas e desenhos de Sophia Jobim: Análise e catalogação comentada. 2016. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
Berbara, M.; MEGA, M.; CONDURU, R.. Participação em banca de Virgínia Valim. O Mito de Niobe: Uma Evidência Iconográfica. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Berbara, M.; VIEIRA, B. M.; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Alessandra Moraes. O nó, a corda, o laço: o fetiche Surreal - A Vênus Restaurada e os percursos de restauração do feminino. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CONDURU, R.; Berbara, M.; Damião Júnior, M.. Participação em banca de José Augusto Affonso Teixeira. Longe da loucura, longe da cura: os caminhos do mito na obra de Octávio Ignácio. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
MARTINS, W.; Berbara, M.; Juliana Beatriz Almeida de Souza. Participação em banca de Fernanda Correa da Silva. Arte e devoção: a maternidade da Virgem Maria no acervo da Fundação Eva Klabin, séculos XV e XVI. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.; PEREIRA, S. G.. Participação em banca de Marcos Florence Martins dos Santos. Origem e desenvolvimento do crítico de arte no Brasil: discurso institucional e periodismo literário na primeira metade do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
Berbara, M.; MARTINS, W.; Marcelo Campos. Participação em banca de Elaine Amorim Pereira Ladeira. O ato e sua expansão: simbolismo e gestualidade na representação de São Mateus por Michelangelo Merisi da Caravaggio. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
MARQUES Luiz; Berbara, M.; MIGLIACCIO, L.. Participação em banca de Larissa Carvalho. De gli habiti antichi, et moderni di diverse parti del mondo (1590) de Cesare Vecellio: Tradução parcial e ensaio crítico. 2013. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.; OKANO, M.. Participação em banca de Mariana Gomes Paulse. Entre Ocidente e Oriente: a inserção dos autorretratos de Yasumasa Morimura na história da arte. 2013. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
LIMA, R. G.; KNAUSS, P.; Berbara, M.. Participação em banca de Nanímia Conde Ferreira de Moraes Góes Viegas. Centro de Arte de Nova Friburgo: transformações e interlocuções. 2013. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Berbara, M.; Bessa Freire, J.R.; CONDURU, R.. Participação em banca de Rafael Augusto Castells de Andrade. Uma selva entre céu e inferno: representações iconográficas e literárias dos índios do Brasil pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. 2013. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
Berbara, M.; Marcelo Campos; SANTOS, R. C.. Participação em banca de Leidiane Alves de Carvalho. A tirania da Vênus: A imagem da deusa e a representação do corpo feminino. 2011. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
Berbara, M.; Baumgarten, Jens; SIQUEIRA, V. B.; Motta, M.A.. Participação em banca de Antônio Leandro Gomes de Souza Barros. Chapingo: Capela. 2011. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

18.
MIGLIACCIO, L.; Berbara, M.; Baumgarten, Jens; MATTOS, C. V.. Participação em banca de Raphael do Sacramento Fonseca. Francisco de Holanda: 'Do Tirar pelo Natural' e a retratística. 2010. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.; Cavancanti, A.. Participação em banca de Manan Terra Cabo. Entre a tradição e a modernidade: o gosto Klimt. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

20.
MARQUES, L. C.; Berbara, M.; Baumgarten, Jens; Barreto, L.. Participação em banca de Evelyne Azevedo. O Egito mítico de Athanasius Kircher: o Obeliscus Pamphilius e a Fonte dos Quatro Rios na Praça Navona. 2009. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
MARQUES, L. C.; Berbara, M.; MIGLIACCIO, L.; Baumgarten, Jens. Participação em banca de Fernanda Ferreira Marinho Camara. Leonardo da Vinci e giampietrino: a Virgem amamentando o menino e São João Batista criança em adoração, do Museu de Arte de São Paulo. 2009. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
Berbara, M.; Bastos, Rodrigo; TAVARES, A.; PIFANO, R.; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Andreia de Freitas Rodrigues. Entre o divino e o humano. O lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Berbara, M.; BLAINE, E. A. C.; Baumgarten, Jens; RAGAZZI, A.; QUIRICO, T.. Participação em banca de Rafael Augusto Castells de Andrade. Tlacamictiliztli - os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Berbara, M.; KNAUSS, P.; DENIS, R. C.; SIQUEIRA, V. B.; DIAS, E. C.. Participação em banca de Alberto Martin Chillon. A Escultura e seu Ofício no Brasil do Segundo Reinado. 2017. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Berbara, M.; TAVARES, A.; Galli O'Donnel, Júlia; CONDURU, R.; Danziger, Leila. Participação em banca de Raphael do Sacramento Fonseca. Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir. 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MARQUES, L. C.; MIGLIACCIO, L.; Berbara, M.; GHELARDI, M.; FERNANDES, C.. Participação em banca de Fernanda Ferreira Marinho Camara. Eugenio Battisti e o léxico conceitual e historiográfico do Antirenascimento. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MARQUES Luiz; Berbara, M.; FIRPO, M.; MATTOS, C. V.; MIGLIACCIO, L.. Participação em banca de Waldemar Gomes. O sepulcro de Júlio II, de Michelangelo. O movimento reformador italiano e a definição iconográfica do monumento em San Pietro in Vincoli. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
Berbara, M.. Participação em banca de Alexandre Ragazzi. Os modelos plásticos auxiliares e suas funções entre os pintores italianos. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em História da Arte) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Berbara, M.; Bastos, Rodrigo; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Andréia de Freitas Rodrigues. Os espaços coloniais e a melancolia em Minas Gerais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Berbara, M.; BLAINE, E. A. C.; RAGAZZI, A.. Participação em banca de Rafael Augusto Castells de Andrade. Titlamictia: os rituais sacrificiais nahuas e seus desdobramentos no universo artístico europeu e colonial dos séculos XVI, XVII e XVIII. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Berbara, M.; TAVARES, A.; CONDURU, R.. Participação em banca de Raphael do Sacramento Fonseca. A linha que acolhe o corpo: sobre as redes de dormir e o Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BRANCAGLION JR., A.; Berbara, M.; Adriene Baron Tacla. Participação em banca de Evelyne Azevedo. A Villa Adriana. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Museu Nacional / UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Maraliz Christo; Patrícia Meneses; Berbara, M.. Participação em banca de Rogéria Olimpio dos Santos. O ÁLBUM DAS ANTIGUALHAS DE FRANCISCO DE HOLANDA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
RODRIGUES, C. A.; Berbara, M.; TERRA, C. G.; PEREIRA, M. S.. Participação em banca de Denise costa Lopes. A 'forma panorama' e o desejo de memória e de redimensionamento da noção de origem. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
QUIRICO, T.; CESAR, A.; Berbara, M.. Participação em banca de Richard Gomes. A iconografia de arte sacra de Cláudio Pastro na Basílica Nacional de Aparecida. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PIFANO, R.; Berbara, M.; RESENDE, C.. Participação em banca de Júlia Dias Möller. A construção da figura humana no tratado de Philippe Nunes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes, Cultura e Linguagens) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
FERREIRA, F.; Berbara, M.; CASTRO, M. B.. Participação em banca de João Gustavo Martins Melo e Sousa. Tributo à vaidade: uma abordagem da trajetória dos destaques das escolas de samba do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Berbara, M.; NACIF, M. C. V.; FERREIRA, F.. Participação em banca de Graciana Almeida. Coleção Sophia Jobim: Construções de uma história do vestuário mundial e catalogação comentada. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Berbara, M.; CARVALHO, C. R.; QUIRICO, T.. Participação em banca de Daniele Cristina Liberato de Oliveira. ?O ato de fazer oferendas?: o uso das imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada ? da XVIII à XXX Dinastia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
Berbara, M.; Beatriz de Moraes Vieira; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Alessandra Cascardi de Moraes. O nó, o laço, a corda: o fetiche surreal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Berbara, M.; Marta Mega de Andrade; CONDURU, R.. Participação em banca de Virgínia Valim Silva. A ressignificação da dor a partir da representação do mito de Niobe nas cerâmicas italiotas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
SOUZA, M. B. M. E.; Berbara, M.; MARTINS, W.. Participação em banca de Fernanda Correa da Silva. Arte e devoção: a representação da Virgem Maria nas pinturas italianas da coleção Eva Klabin. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.; PEREIRA, S. G.. Participação em banca de Marcos florence Martins. O século XIX e a crítica de arte no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CONDURU, R.; Damião Júnior, M.; Berbara, M.. Participação em banca de José Augusto Affonso Texeira. Longe da loucura, longe da cura - Representações mitológicas em obras do museu de imagens do inconsciente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
Berbara, M.; Marcelo Campos; Ribeiro de Oliveira, M.. Participação em banca de Elaine Amorim Pereira Ladeira. Ressignificações na representação de São Mateus: simbolismo e gestualidade na pintura sacra de Michelangelo Merisi da Caravaggio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
MARQUES Luiz; Berbara, M.; MIGLIACCIO, L.. Participação em banca de Larissa Sousa de Carvalho. De gli habiti antichi et moderni di diverse parti del mondo (1590) de Cesare Vecellio: tradução parcial e ensaio crítico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
SANTOS, R. C.; Victorio, A.; Berbara, M.. Participação em banca de Panmela Silva e Castro. O Persona Anarkia. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
LIMA, R.; CONDURU, R.; Berbara, M.. Participação em banca de Suzana Marchiori Moura Salomão. Deusa, sereia, rainha do mar: representações de Iemanjá na arte afro-brasileira e na poética de artistas. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
Berbara, M.; SIQUEIRA, V. B.; Motta, M.A.. Participação em banca de Antônio Lenadro Gomes de Souza Barros. Scrovegni, Sistina e Chapingo: outras escrituras sagradas. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

16.
Berbara, M.; CONDURU, R.; SIQUEIRA, V. B.. Participação em banca de Ana Alderi Pereira. Fladres reconsiderada? A relação Itália/Flandres no século XVI. Tradução e comentário da seção "Dos diversos artífices flamengos", nas Vidas de Vasari. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
QUIRICO, T.; Berbara, M.. Participação em banca de Paula Rodrigues Magalhães Leite.O "São Jerônimo penitente" de Eva Klabin : acepções sobre a morte a partir de sua alteração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.. Participação em banca de Ana Lúcia Novaes de Assis.O Deus Sol - Superação das trevas, morte e renascimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.. Participação em banca de Daniele Silva dos Santos.Frans Post e a construção da paisagem brasileira no século XVII. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Marcelo Campos; Berbara, M.. Participação em banca de Hilda Azevedo.Uma abordagem do corpo na história da arte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SIQUEIRA, V. B.; Berbara, M.. Participação em banca de Isabelle Dória Dantas Reis.O retrato pictórico no Rio de Janeiro do século XIX. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Berbara, M.. Ingresso ao mestrado. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Berbara, M.. Ingresso ao doutorado. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Eliane Moura da Silva; Berbara, M.; Lorenzo Mammì; Beatriz Kühl; Silvana Barbosa Rubino. Comissão julgadora do concurso público de provas e títulos para provimento de cargo para professor doutor. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

4.
PEREIRA, S. G.; Berbara, M.; Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho; Antonio Edmilson Rodrigues; Maria Inez Turazzi. Banca examinadora de concurso público de provas e títulos para professor adjunto A. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Berbara, M.. Concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor adjunto. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
Berbara, M.. Ingresso ao mestrado. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Berbara, M.. Professor adjunto 40H, Departamento de História e Teoria da Arte/BAH UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Berbara, M.. Ingresso ao mestrado. 2007. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
Berbara, M.. ingresso ao mestrado. 2006. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
Berbara, M.. professor adjunto. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Keimelia/Leipsana. Reliquias y memoria entre la Antigüedad y el Mundo Moderno. Las sociedades tupíes y la resignificación de las reliquias en la América portuguesa durant e la primera época moderna. 2018. (Congresso).

2.
Netherlandish Art and the World A conference on global art history. Images of Brazil and the Tupinambás in Anti -Catholic Netherlandish Art during the Early Modern Period. 2018. (Congresso).

3.
Sacrifice and Conversion between Europe and the New World. Representation of Catholic and Protestant Martyrdoms during the European Wars of Religion: The Antarctic France as an Ambivalent Visual Repertoire. 2018. (Congresso).

4.
Seminário Interdisciplinar França Antártica.Sobre o Polifemo de Pierre Richer: a França Antártica e o canibalismo do outro. 2018. (Seminário).

5.
Exploratory Seminar: Sacrifice and Conversion between Europe and the New World.Antarctic France: the Representation of Tubinambá ?Sacrifices? and Catholic Conversion. 2017. (Seminário).

6.
Francisco de Holanda - 500 anos.Francisco de Holanda e a imagem de Lisboa como nova Roma: sobre o desenho representando Sansão e Dalila nas Imagines. 2017. (Seminário).

7.
Seminário Entre Nós - A Figura Humana no Acervo do MASP.Pietro Perugino e ateliê. São Sebastião na coluna, 1500-10. 2017. (Seminário).

8.
XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. O t ranse místico na arte ibérica entre os séculos XVI e XVII e seus desdobramentos no 'Novo Mundo'. 2017. (Congresso).

9.
34th World Congress of Art History. The zoological Other in Early Modern Europe: the Case of the Armadillo. 2016. (Congresso).

10.
36o Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Afastando os males: Arte e Apotropismo (apresentação de sessão). 2016. (Congresso).

11.
Colóquio Internacional de História da Arte e da Cultura do Renascimento. "Vidimagnam partem mundi": obstáculos para a concepção de Lisboa como "nova Roma" nos séculos XV e XVI. 2016. (Congresso).

12.
Primeiro Simpósio Internacional de História da Arte e Arqueologia Clássica."Este é o Laocoonte que menciona Plínio." Sobre a proveniência e identificação do grupo escultórico na primeira época moderna. 2016. (Simpósio).

13.
61 Encontro da Renaissance Society of America. Francisco de Holanda and Artistic Relations between Italy and Portugal in the Sixteenth Century. 2015. (Congresso).

14.
Art and Science in the Early Modern Low Countries. Zoological translations between the New World and Europe in the early modern period: the case of the armadillo. 2015. (Congresso).

15.
XXXV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Arte e Zoologia: Representações do tatu e a construção do Novo Mundo na primeira época moderna.. 2015. (Congresso).

16.
Encontros com a Arte.O mito do Renascimento (palestra inaugural). 2014. (Encontro).

17.
III Colóquio Internacional de História da Arte. Um exemplo de continuidade entre a representação do sacrifício cristão, hebraico e greco-romano no Renascimento: o friso da nave central de San Giovanni Evangelista, em Parma. 2014. (Congresso).

18.
Renascimento no Brasil: Desafios de Pesquisa e Ensino. Medeia durante o Renascimento: imagens da ira entre o aristotelismo e o estoicismo. 2014. (Congresso).

19.
Unfolding Art History in Latin America.Entre o heroísmo e o martírio: considerações sobre a representação do herói latino-americano no século XIX. 2014. (Seminário).

20.
XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A tradição clássica em contexto global. 2014. (Congresso).

21.
Cultures et nature: un échange international.L?art de la vanitas: quis evadet?. 2013. (Outra).

22.
Diálogos globales: el renacimiento italiano visto desde América Latina.Domenicus Lampsonius, Giorgio Vasari e Francisco de Holanda: o impacto da relação artística entre a Itália e os Países Baixos sobre Portugal entre os séculos XV e XVI. 2013. (Simpósio).

23.
Hacia una historiografía hispano-brasileña del arte iberoamericano.'Sereias góticas nadam num mar de alabastro': consideraciones sobre la construcción del "estilo manuelino" y la incorporación de elementos exóticos en el arte portugués del siglo XVI. 2013. (Seminário).

24.
Melancolia. Entre a fisiologia e o espírito.Vivitur ingelio, caetera mortis erunt: Andreas Vesalius e a representação da melancolia e da vanitas no século XVI europeu. 2013. (Simpósio).

25.
Visualizing Portuguese Power. The Political Use of images in Portugal and its Overseas Empire (16th to 18th Century).Imperial Propaganda and the representation of Otherness in Portugal and its Colonies in the Early Modern Times. 2013. (Seminário).

26.
33rd Congress of the International Committee of the History of Art (CIHA). Images of Heroism and Martyrdom: Borrowings from the Vatican Laocoon during the Early Modern Period. 2012. (Congresso).

27.
ANPAP.Vanitas fotografada: considerações sobre fotografia e morte. 2012. (Encontro).

28.
Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. A iconografia manuelista e seus revivals além-mar. 2012. (Congresso).

29.
Commerce & Confrontation in Portuguese/Spanish Empires.Visual Constructions of the Portuguese Empire. 2012. (Simpósio).

30.
Convening of the coordinators of "Connecting Art History" projects (Getty Foundation).Unfolding Art Histories in Latin America. 2012. (Encontro).

31.
Simpósio Internacional En Torno al Documento.Navegaciones y Globalización: algunos aspectos del Renascimiento portugués. 2012. (Simpósio).

32.
99th Annual Conference of the College Art Association. Transatlantic crossroads: images of the Lusitanian Empire between Italy, Portugal and the New World. 2011. (Congresso).

33.
Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. Nascentes morimur: Francisco de Holanda como artista, escritor e leitor. 2011. (Congresso).

34.
Conferência do Comitê Estadunidense de História da Arte.Global Art History. 2011. (Seminário).

35.
I Simpósio en História del Arte: pensar el história del arte aqui y ahora.Arte y Nación. 2011. (Simpósio).

36.
Conferência do Comitê Estadunidense de História da Arte.Art History in Brazil today. 2010. (Seminário).

37.
História da Arte - Ensaios Contemporâneos.Arte e sacrifício: Laocoonte, Michelangelo, Marcus Curtius e a representação do sacrifício humano entre os astecas. 2010. (Simpósio).

38.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Tensões entre a tradição clássica e o nacionalismo português do Renascimento a 1808. 2010. (Congresso).

39.
XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. História da Arte Global (mesa de abertura). 2010. (Congresso).

40.
V Encontro de História da Arte.A correspondência de Michelangelo e a tradução da prosa quinhentista italiana. 2009. (Encontro).

41.
A Crise da Imagem. A produção artística de Francisco de Hollanda e o trânsito de linguagens artísticas entre Portugal, a Itália e o Novo Mundo durante o Renascimento. 2008. (Congresso).

42.
Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Considerações sobre as relações entre Portugal e o outro durante o Renascimento. 2008. (Congresso).

43.
IV Encontro de História da Arte - UNICAMP.Considerações sobre o confronto quinhentista paisagem/figura: Francisco de Holanda e Domenicus Lampsonius. 2008. (Encontro).

44.
XXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Confluências artísticas na arte luso-brasileira. 2008. (Congresso).

45.
ANPAP. ?Para enganar a vista exterior?: um aspecto das relações artísticas entre Itália, Portugal e os Países Baixos durante o Renascimento. 2007. (Congresso).

46.
Perceptions of Pain in Early Modern Culture."Esta pena tan sabrosa: Santa Teresa of Avila and the Figurative Arts in Early Modern Europe. 2007. (Simpósio).

47.
II Encontro de história da Arte.II Encontro de História da Arte. 2006. (Encontro).

48.
I Simpósio sobre a Tradição Clássica.I Simpósio sobre a Tradição Clássica. 2002. (Simpósio).

49.
XVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Laocoonte. Um topos da cultura artística romana do século XVI. 1992. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Berbara, M.. Sacrifice and Conversion between Europe and the New World. 2018. (Congresso).

2.
Berbara, M.; HUE, S. ; MENEZES, R. . Seminário Interdisciplinar França Antártica. 2018. (Congresso).

3.
RAGAZZI, A. ; Berbara, M. ; QUIRICO, T. ; AZEVEDO, E. . I Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos do Renascimento: O Conceito de Cópia e a Figura do Artista. 2018. (Congresso).

4.
Berbara, M.. Exploratory Seminar "Sacrifice and Conversion". 2017. (Outro).

5.
Berbara, M.; FONSECA, R. . Francisco de Holanda - 500 anos. 2017. (Congresso).

6.
Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R. ; SERAPHIN, M. N. ; QUIRICO, T. ; Patrícia Meneses . Arte em Ação: 36o Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2016. (Congresso).

7.
Berbara, M.; DOCTORS, M. . Encontros com a Tradição Clássica. 2015. (Outro).

8.
Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R. . New Worlds: Frontiers, Inclusion, Utopias / Novos Mundos: Fronteiras, Inclusão, Utopias. 2015. (Congresso).

9.
Berbara, M.; MATTOS, C. V. ; CONDURU, R. ; SERAPHIN, M. N. ; DORIA, R. P. ; LEHMKUHL, L. ; ANDRADE, M. A. P. ; MIYOSHI, A. G. . XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2014. (Congresso).

10.
Berbara, M.; FAJARDO, P. Z. ; SALVADOR, C. F. . Diálogos globales. El renacimiento Italiano visto desde América Latina. 2013. (Congresso).

11.
Berbara, M.. Arte Religiosa: Trânsitos. 2013. (Exposição).

12.
Berbara, M.; CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B. . Instituto de Artes da Uerj ? 50 anos de História da Arte. 2011. (Congresso).

13.
Berbara, M.; MARQUES, L. C. ; MIGLIACCIO, L. ; Baumgarten, Jens ; BYINGTON, E. . Colóquio Internacional Giorgio Vasari no Quinto Centenário do Nascimento. 2011. (Congresso).

14.
CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B. ; Marcelo Campos ; Berbara, M. . História da Arte - Ensaios Contemporâneos. 2010. (Congresso).

15.
CONDURU, R. ; SIQUEIRA, V. B. ; Berbara, M. . XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2010. (Congresso).

16.
SIQUEIRA, V. B. ; CONDURU, R. ; Berbara, M. . I Semana de Pesquisa em Artes. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jaqueline Souza Veloso. Escultura funeral romana: a representação de crianças. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Daniele Cristina Liberato de Oliveira. O uso de imagens na arte egípcia e o conceito de arcaísmo para legitimação faraônica ? da XVIII à XXX Dinastia. Início: 2016. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Clara Habib de Salles Abreu. Anunciações decorosas: Diálogos entre teoria e prática na pintura ibérica do século XVII. Início: 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Heloize Amaro. A iconografia da ninfa nos estudos historiográficos de Aby Warburg. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Vanessa Freitas Mendes Callado. Gautherot, a fotografia da arquitetura em construção. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jefferson de Albuquerque Mendes. Imago Signorum: A doutrina do homem microcosmo nas ilustrações astrológicas entre os séculos XIV e XVI. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

2.
Virgínia Valim. O mito de Niobe: uma evidência iconográfica. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

3.
Alessandra Moraes. O nó, a corda, o laço: o fetiche Surreal - A ?Vênus Restaurada? e os percursos de restauração do feminino. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

4.
Graciana Almeida. Coleção Sophia Jobim: Análise e catalogação comentada de desenhos e aquarelas sobre Indumentária Histórica. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Berbara.

5.
Daniele Cristina Liberato de Oliveira. ?O ato de fazer oferendas?: o uso das imagens na arte egípcia e o modelo iconográfico da estátua faraônica ajoelhada ? da XVIII à XXX Dinastia. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

6.
Rafael Augusto Castells de Andrade. Uma selva entre o céu e o inferno: representações iconográficas e literárias dos índios do Brasil pelos portugueses nos séculos XVI e XVII. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Berbara.

7.
Leidiane Carvalho. A tirania da Vênus: Uma discussão sobre a imagem da deusa e seus reflexos na arte. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

8.
Elaine Ladeira. Simbolismo e gestualidade na pintura sacra do século VII: Caravaggio e os caravaggescos. 2012. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

9.
Antônio Barros. Cosmologias da Fé: Chapingo e a Capela Sistina. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

10.
Raphael Fonseca. Do tirar pelo natural: edição crítica e ensaios. 2008. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Maria Berbara.

11.
Fernanda Ferreira Marinho Camara. Leonardo da Vinci e Giampietrino: a Virgem amamentando o Menino e São João Batista criança em adoração. 2007. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Maria Berbara.

12.
Evelyne Azevedo. O Egito Mítico de Athanasius Kircher: o Obeliscus Pamphliuse a Fonte dos Quatro Rios na Praça Navona. 2007. Dissertação (Mestrado em história da arte) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Maria Berbara.

Tese de doutorado
1.
Rafael Augusto Castells de Andrade. Tlacamictiliztli - os rituais sacrificiais nahuas e sua recepção no universo artístico europeu e do Vice-Reino da Nova Espanha. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

2.
Andreia de Freitas Rodrigues. Entre o divino e o humano. O lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

3.
Alberto Martin Chillón. A escultura e seu ofício no Brasil do Segundo Reinado (1840-1889). 2017. Tese (Doutorado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

4.
Denise Lopes. A forma panorama e os desejos de memória e de origem. O cinema ao vivo com As bodas em Canã, de Paolo Veronese, por Peter Greenaway, é Cristo carregando a cruz, de Pieter Bruegel, transformado no linha O moinho e a cruz, por Lech Majewski.. 2016. Tese (Doutorado em Escola de Belas Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Berbara.

5.
Raphael Fonseca. Construções do Brasil no vaivém da rede de dormir. 2016. Tese (Doutorado em História da Arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Maria Berbara.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcelo de Carvalho. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Maria Berbara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marina Barbosa. Construção do pensamento moderno a partir da obra de arte renascentista. Uma análise iconológica da Ressurreição de Cristo de Rafael Sanzio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

2.
Jaqueline Souza Veloso. Memória e morte em monumentos tumulares do período imperial romano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

3.
Daniele Liberato. "O Ato de Fazer Oferendas": O Modelo Iconográfico Egípcio da Estátua Ajoelhada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

4.
Tatiana Agra Conçalves. Melancólica, porém Guerreira: Uma análise das imagens de Maria Madalena. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

5.
Paulo André Soares. Um estudo histórico sobre as influências ocidentais na estética da cultura pop japonesa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

6.
Renato Menezes. História, herói e imortalidade: O Projeto não executado de monumento ao Almirante Barroso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

7.
Marcelo da Rocha Lima Diego. Imagens que traem: arte e história em Senso, de Luchino Visconti. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

8.
Larissa Carvalho. Sandro Botticelli e a questão do vestuário em A Primavera e O nascimento de Vênus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

9.
Leidiane Carvalho. A tirania da Vênus: Reflexos da deusa na representação artística da mulher. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

10.
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros. A fé na arte das capelas Sistina e Chapingo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

11.
Joana Xênia Rabelo Ferreira. Las meninas de Picasso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

12.
Raphael do Sacramento Fonseca. Leituras da gula: Peter Greenaway, Frans Hals e Hieronymus Bosch. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

13.
Fernanda Marinho. Mabuse e Michele Tosini: a construção de diferentes estéticas religiosas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

14.
Evelyne Azevedo. A Arte de Amarna: Permanências e rupturas na arte do período de Akhenaton. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

15.
Vera Rodrigues de Mendonça. A estética de uma identidade nacional: nossa percepção diante de uma batalha. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

Iniciação científica
1.
Marcus Mauricius Flora Silva dos Santos. Do Espiritual na arte de Pina Bausch - uma imersão kandinskyana. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Berbara.

2.
Aline Beatriz Seixas de Souza. O uso da cor como condutor e manipulador no cinema de Almodóvar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pibic/UERJ. Orientador: Maria Berbara.

3.
Larissa Soares Queiroz Alves. A recepção da Tradição Clássica em acervos cariocas. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Berbara.

4.
Caroline Greco Gioia. Reflexões sobre a Madonna do Menino Travesso da Coleção Eva Klabin. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pibic/UERJ. Orientador: Maria Berbara.

5.
Aline Barcelos de Brito. A curadoria como exercício historiográfico: o Aleijadinho do MAR. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

6.
Jaqueline Souza Veloso. Permanências da cultura funerária militar romana em contextos tumulares. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Berbara.

7.
Júlia Nunes. Angelo Agostini e a tradição clássica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

8.
Daniella Matsunaga Vasconcelos. A coleção Benet Domingo. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pibic/UERJ. Orientador: Maria Berbara.

9.
Graciana Almeida. A coleção Sophia Jobim. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

10.
Paulo André Gomes Soares. O Belo Feminino em Cores Masculinas: Androginia no Mundo Flutuante. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Berbara.

11.
Renato Menezes Ramos. Heroísmo, imortalidade e transgressão temporal: O Projeto não executado de Monumento ao Almirante Barroso como Máquina do Tempo. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Berbara.

12.
Graciana Almeida. Coleção Sophia Jobim: Catalogação comentada e ensaio crítico. Desenhos e Aquarelas sobre Indumentária Histórica entre os século XV e XVII.. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/PIBIC. Orientador: Maria Berbara.

13.
Jaqueline Souza Veloso. O culto romano à Ísis: Uma análise da resignificação do culto de mistérios a partir da iconografia do Templo de Ísis de Pompéia. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Berbara.

14.
Tatiana Agra Gonçalves. Protagonização no meio familiar: um Estudo das Imagens de São José em Pinturas de Sagrada Família.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ/PIBIC. Orientador: Maria Berbara.

15.
Graciana Pereira de Almeida. Nas aulas de Sophia Jobim: Um entrelaçamento de Indumentaria Histórica e História da Arte.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

16.
Leidiane Alves de Carvalho. Retrato de Heráclito como um Michelangelo Michelangiolesco na Stanza della Segnatura. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

17.
Larissa Carvalho. A questão da Indumentária em obras de Sandro Botticelli. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

18.
Raphael do Sacramento Fonseca. "Micael Angelvs Pictor" - retrato de Michelangelo Buonarroti por Francisco de Holanda. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

19.
Evelyne Azevedo. A recepção da tradição clássica pela arte europeia e latino-americana. 2006. Iniciação Científica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Berbara.

20.
Joana Xênia Rabelo Ferreira. Leonardo e Duchamp: Maquinarias; uma preparação para o Grande Vidro. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.

Orientações de outra natureza
1.
Raphael do Sacramento Fonseca. Teorias do retrato:. 2007. Orientação de outra natureza. (história da arte) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Maria Berbara.

2.
Fernanda Marinho. Considerações a respeito da obra Madona com Menino e São João Batista da Fundação Eva klabin. 2005. Orientação de outra natureza - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Maria Berbara.




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