Lisani Geni Wachholz Coan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9670752954194989
  • Última atualização do currículo em 27/10/2017


Sou licenciada em Matemática, graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tenho mestrado pelo programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT- UFSC, no qual fiz um estudo da implementação do PROEJA no CEFET-SC da Unidade de Florianópolis, analisando as relações que se estabelecem entre o currículo de Matemática, os educandos e os objetivos desse Programa/PROEJA. Realizei o doutorado na Universidade do Minho, Braga-PT, sobre o uso das TIC na aprendizagem da Matemática de alunos de cursos do Proeja do IF-SC. Revalidei a tese de doutoramento no programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT- UFSC e em 2015 conclui o Pós doutorado neste programa na UFSC. Atuo como professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - (IF-SC). Minha atuação é na Unidade Curricular de Matemática nos Cursos de Ensino Médio Integrado e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos do IF-SC da Unidade de Florianópolis-PROEJA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lisani Geni Wachholz Coan
Nome em citações bibliográficas
COAN, L. G. W.;Lisani Geni Wachholz Coan

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina.
Avenida Mauro Ramos 950
Centro
88020-300 - Florianopolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 2210500
Ramal: 577
URL da Homepage: http://www.ifsc.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Instituto de Educação.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: A aprendizagem de Matemática de discentes do curso da Educação de Jovens e Adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de EaD, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Floriano Augusto Veiga Viseu.
2006 - 2008
Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A implementação do PROEJA no CEFET-SC:relações entre seus objetivos, os alunos e o currículo de Matemática,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ademir Donizete Caldeira.
Palavras-chave: educaçõa, PROEJA, currículo de Matemática.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: de Jovens e Adultos.
1995 - 1995
Especialização em Lato Senso Em Matemática.
Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral, FCLPAA, Brasil.
1992 - 1993
Especialização em Matemática nas Séries Iniciais do 1º Grau. (Carga Horária: 425h).
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília, CETEB, Brasil.
Título: Matemática e Séries Iniciais.
1986 - 1990
Graduação em Matemática Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: inequações.
Orientador: Maria José Wanderlind.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1985 - 1985
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Evangélico Ruy Barbosa, CERB, Brasil.
1983 - 1984
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Professor Willy Roos, CEPWR, Brasil.
1981 - 1982
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Luiz Germano Poeter, EELGP, Brasil.
1970 - 1976
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Particular Natal, EPN, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores de Matemática.


Formação Complementar


2016 - 2016
Dimensões da Não-aprendizagem. (Carga horária: 180h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2016 - 2016
Dimensões da Não-aprendizagem. (Carga horária: 180h).
Unieducar Inteligência Educacional, UNIEDUCAR, Brasil.
2010 - 2010
S.E. Mét. e técnicas de pesquisa educativa mídias.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Educação mediada por tecnologias. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Formação à docência em EAD. (Carga horária: 200h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
2005 - 2005
Cultura Universitária e Teorias de Conhecimento. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal Educação Tecnológica de Santa Catarina, CEFETSC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
Parte Diversificada - PD

Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, EAFS, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/1994 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Feliciano Nunes Pires, CFNP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

3/1993 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Escola Básica José do Vale Pereira, EBJVP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

2/1992 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

8/1990 - 3/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Estadual de Educação de Santa Catarina, IEE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

3/1990 - 12/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20

Atividades

8/1990 - 12/1990
Extensão universitária , Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, .

Atividade de extensão realizada
Pré-vestibular.

Jardim de Infância Lar Evangélico, JILE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Professora Auxiliar, Enquadramento Funcional: Pofessora, Carga horária: 20

Atividades

1/1988 - 2/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Maternal 1


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática de Educação Básica/Especialidade: Ensino Médio Eja e Educação Tecnológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática de Educação Básica/Especialidade: Ensino Médio.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores de Matemática.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COAN, L. G. W.2014COAN, L. G. W.; VISEU, F. . Perspectivas de alunos do PROEJA sobre a utilização do Moodle na aprendizagem de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 21-39, 2014.

2.
COAN, L. G. W.2013COAN, L. G. W.; VISEU, F. ; MORETTI, M. T. . As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 8, p. 222-244, 2013.

3.
COAN, L. G. W.2011 COAN, L. G. W.; Caldeira, A. D. . PROEJA no Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC): relatos que fazem parte de uma história centenária. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 06, p. 161-177, 2011.

4.
COAN, L. G. W.2011COAN, L. G. W.; VISEU, F. . A utilização do moodle pelo professor de matemática de cursos do proeja do if-sc.. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 01, p. 135-151, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T. . Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2016. 232p .

2.
VISEU, F. ; LOPES, V. ; MARTINS, P. ; COAN, L. G. W. ; MORETTI, M. T. . A exploração de tarefas de modelação com recurso a materiais tecnológicos no ensino de tópicos de funções. 1ª. ed. EUA: Lulu, 2016. 72p .

3.
DAMASCO NETO, J. R. ; COAN, L. G. W. . Fundamentos da didática das ciências e da matemática. 1ª. ed. Florianópolis: PUBLICAÇÃO DO IF - SC, 2010. 50p .

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, A. ; COAN, L. G. W. . Uma experiência pedagógica sobre a aplicação de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: de aluno para profesor.. In: Cándida Filgueira Arias. (Org.). Desafíos del paradigma educativo en el siglo XXI: investigación, innovación y formación. 01ed.Madrid, Espanha: Global Knowledge Academics, 2017, v. , p. 207-210.

2.
COAN, L. G. W.; KAHL, J. C. ; PEDROSO, V. G. ; MORETTI, M. T. ; VISEU, F. . Integrar novas tecnologias na prática docente do IFSC: os desafios relativos ao uso do Moodle. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01ed.Florianópolis: Editora Insular, 2016, v. 01, p. 143-166.

3.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. ; MORETTI, M. T. . O uso das TIC no ensino: apontamentos de professores de Matemática do IFSC/Florianópolis. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01ed.Florianópolis: Editora Insular, 2016, v. 01, p. 17-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T. ; VISEU, F. ; FERNANDES, A. . Os conhecimentos da Matemática nos cursos do IFSC-Florianóplois: a relação com as reprovações. In: Ill Col6quio Luso-Afro-Brasileiro de Questoes Curriculares, 2017, Praia: Editora da UniCV. Embra Embra Serviços em Tecnologia Ltda EPP, 2017. v. 1. p. 01-14.

2.
COAN, L. G. W.; Floriano Viseu ; MORETTI, M. T. . A Aprendizagem de Matemática Mediada pelas TIC: um Estudo com Alunos da EJA do IFSC. In: III Congrasso Internacional TIC e Educação, 2014, Lisboa. Aprendizagem Online atas do III Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. v. 01. p. 701-708.

3.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . A Aprendizagem de Matemática de Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Santa Catarina Apoiada pelas TIC. In: 5ª Conferência Ibérica de Sistemas y Tecnologias de Informação, 2010, Santiago de Compostela. Sistemas y tecnologias de Informação. Santiago de Compostela: Álvaro Rocha, Carlos F. Sexto, Luís p. Reis Manuel P. Costa, 2010. v. II. p. 418-421.

4.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . As TIC no ensino da Matemática de alunos do PROEJA. In: IX Colóquio sobre questões curriculares, V Colóquio Luso Brasileiro, 2010, Porto-PT. Debater o Currículo e seus Campos ? Políticas, Fundamentos e Práticas, 2010. p. 4168-4177.

5.
COAN, L. G. W.. Educandos da Educação de Jovens e Adultos: relatos que fazem parte de uma história de 100 anos. In: VI Colóquio Internacional, Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano, 2009, Coimbra-PT. Atas do VI Colóquio Internacional, Tradição e Modernidade no mundo Ibero-Americano, 2009.

6.
COAN, L. G. W.. Educandos do PROEJA do CEFET-SC : apontamentos de uma perspectiva curricular integrada. In: IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis-SC. Anais do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares, 2008.

7.
COAN, L. G. W.; Gonçalves, F.J.F. . A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFETSC de Florianópolis. In: VI ECEM - VI Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2007, Florianópolis. VI ECEM - VI Encontro Catarinense de Educação Matemática, 2007.

8.
COAN, L. G. W.; Gonçalves, F.J.F. . A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFETSC de Florianópolis. In: II Jornada Nacional da Produção Científica e Tecnológica em Educação Profissional e Tecnológica, 2007, São Luis/MA. II Jornada Nacional da Produção Científica e Tecnológica em Educação Profissional e Tecnológica, 2007.

9.
COAN, L. G. W.. O currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFETSC de Florianópolis. In: 30ª Reunião Aual da ANPED, 2007, Caxambú/MG. Anais da 30ª reunião anual da ANPED, 2007.

10.
Gonçalves, F.J.F. ; COAN, L. G. W. . Ensino de Ciências: contribuição dos Epistemólogos nas dissertações do PPGECT/UFSC 2004 e 2005. In: XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006, Blumenau SC. Anais do XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . As TIC no ensino de Matemática de alunos do PROEJA. In: IX Colóquio sobre questões curriculares/V Colóquio Luso-Brasileiro, 2010, Porto. IX Colóquio Luso Brasileiro sobre questões curriculares: debater o currículo e seus campos-Livro de Resumos. Porto: CIIE/Livpsic, 2010. v. I. p. 380-381.

2.
COAN, L. G. W.. Educandos da Educação de Jovens e Adultos: relatos que fazem parte de uma história de 100 anos. In: VI Colóquio Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano, 2009, Coimbra. Caderno de Resumos. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2009. p. 34-34.

3.
COAN, L. G. W.. Educandos do PROEJA do CEFET-SC : apontamentos de uma perspectiva curricular integrada. In: IV Colóquio Luso- Brasileiro sobre questões curriculares, 2008, Florianópolis-SC. Resumos do IV Colóquio Luso- Brasileiro sobre questões curriculares: Currículo, Teorias, métodos, 2008. v. 01. p. 220-221.

4.
COAN, L. G. W.. O PROEJA no CEFET-SC de Florianópolis. In: II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, 2007, Gioânia. Anais do II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, 2007.

5.
COAN, L. G. W.. O currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFETSC de Florianópolis. In: 30ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu-MG. Resumos ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007. v. 1. p. 318-319.

Apresentações de Trabalho
1.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T. ; VISEU, F. ; FERNANDES, A. . Os conhecimentos da Matemática nos cursos do IFSC-Florianóplois: a relação com as reprovações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. ; MORETTI, M. T. . A Aprendizagem de Matemática Mediada pelas TIC: um Estudo com Alunos da EJA do IFSC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . A utilização do Moodle pelo professor de Matemática de cursos do PROEJA do IF-SC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COAN, L. G. W.. O dia monográfico do PROEJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . As TIC no ensino da Matemática de alunos do PROEJA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. . A Aprendizagem de Matemática de Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Santa Catarina Apoiada pelas TIC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
COAN, L. G. W.. Educandos da Educação de Jovens e Adultos: relatos que fazem parte de uma história de 100 anos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
COAN, L. G. W.. Educandos do PROEJA do CEFET-SC: apontamentos de uma perspectiva curricular integrada. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
COAN, L. G. W.; Coan, Marival . A experiência do EMJA e do PROEJA- CEFET/SC. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
COAN, L. G. W.. O PROEJA no CEFET-SC de Florianópolis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
COAN, L. G. W.; Gonçalves, F.J.F. . A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFET-SC de Florianópoli. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COAN, L. G. W.. O Currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFET-SC de Florianópolis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
COAN, L. G. W.. O Currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFET-SC de Florianópolis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
COAN, L. G. W.; Gonçalves, F.J.F. . A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFETSC de Florianópolis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
COAN, L. G. W.. Ensino de Ciências: Contribuição dos Epistemólogos nas Dissertações do PPGECT/UFSC 2004 e 2005. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AGUIAR, R.; COMIOTTO, T.; COAN, L. G. W.. Participação em banca de Luis Fernando Ferreira de Araujo. Ensino de Matemática para pessoas cegas com o uso do software Monet: criando gráficos táteis para o ensino da Função Quadrática. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, M) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.; AGUIAR, R.. Participação em banca de Liza Santos de Oliveira. Reconfiguração e Matemática: um caminho para a aprendizagem de Geometria. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Marcos Henrique Santos Martins. A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétrica. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T.; NASCIMENTO, R. S.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Daiana Zanelato dos Anjos. Da tinta ao Braille: estudo de diferenças semióticas e didáticas dessa transformação no âmbito do Código Matemático Unificado para a Língua Portuguesa - CMU e do Livro Didático em Braille. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
MORETTI, M. T.; SILVA, V. A.; AGUIAR, R.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Juliana Pires da Silva. A relação com o saber: os estudantes de engenharia e a primeira disciplina de cálculo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MORETTI, M. T.; BRANDT, C. F.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Bárbara Cristina Pasa. A noção de infinitésimo no esboço de curvas no ensino médio: por uma interpretação global de propriedades figurais. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Mestrado
1.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; COSTA, D. A.. Participação em banca de Jefferson Jacques Andrade. Registro de Representações semiótica: conceitualização dos diversos tipos de soluções de sistemas lineares usando software GeoGebra. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Participação em banca de Marcos Henrique Santos Martins. A interpretação global de propriedades figurais no esboço de curvas dadas por equações paramétrica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
MORETTI, M. T.; COSTA, D. A.; COAN, L. G. W.. Participação em banca de Liza Santos de Oliveira. Reconfiguração e Matemática: um caminho para a aprendizagem de Geometria. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Coan, Marival; NEVES, M. A.; TEIXEIRA, M. R. M.; COAN, L. G. W.. Participação em banca de Adriana Ferreira de Lima. Implantação do Proeja- Certific Operações Básicas de Hospedagem no IFSC Câmpus Garopaba. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
MELO, A. C. S.; SCOPEL, M. A.; PEREIRA, I.; COAN, L. G. W.. Participação em banca de Renata do Prado. Concepção de Ciência dos Professores de um Curso Integrado do IFSC. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
COAN, L. G. W.; AMORIM, G.; KAHL, J. C.. Participação em banca de Adson Luiz Gavazzo. A APROVAÇÃO AUTOMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T.; CAMPOS, A.. Participação em banca de Lidiane Mota Machado. O Uso do GeoGebra no estudo dos pontos notáveis do triângulo: uma situação didática. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina.

5.
PEDROSO, V. G.; COAN, L. G. W.; AMORIM, G.. Participação em banca de Cleber Schaefer Barbaresco. Aspectos pedagógicos sobre o uso do Geogebra: desenvolvimento de cenário pedagógico para a interpretação dos parâmetros da Função Quadrática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de lato Sensu- specializaç) - Instituto Federal de Santa Catarina.

6.
BUSKE, N.; AMORIM, G.; COAN, L. G. W.. Participação em banca de Deise Cintia Camilo de Almeida. O ensino da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato sensu- Especialização em Ensino) - Instituto Federal de Santa Catarina.

7.
COAN, L. G. W.; Damasco Neto, J. R.; MICHELS, V.. Participação em banca de Francielle da Silveira Martins. Jogos Educativos como recurso ao ensino de frações. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de lato Sensu- specializaç) - Instituto Federal de Santa Catarina.

8.
COAN, L. G. W.; BUSKE, N.; SANTANA, D. C.. Participação em banca de Noely de Fátima Tomacheuski. Contribuições dos jogos eletrônicos educacionais para o ensino e aprendizagem da Matemática para alunos do 6º ano da Escola de Educação Básica Dom daniel Hostin- Matos Costa/SC. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de lato Sensu- specializaç) - Instituto Federal de Santa Catarina.

9.
COAN, L. G. W.; Queiroz, C.A. Participação em banca de Charline Garcia. A implantação do PROEJA no IF-SC Campus Florianópolis: acertos e desacertos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação profissional integrada à Educação Básica) - Instituto Federal de Santa Catarina.

10.
COAN, L. G. W.; GIACOMELLI, M. B. O.. Participação em banca de Josiane Meyer de Goes. Práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de Matemática do PROEJA-Campus Florianópolis-SC. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação profissional integrada à Educação Básica) - Instituto Federal de Santa Catarina.

11.
COAN, L. G. W.; Silvia Maria de Oliveira. Participação em banca de Márcia Borges de Lima e Rosani Salete Cavalli Sopelsa. A influência da afetividade na aprendizagem matemática. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROEJA - Lato Sensu) - Centro Federal Educação Tecnológica de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
BADIN, N. T.; SILVA, G. D.; COAN, L. G. W.; FARIA, M. T.. Comissão Especial de Avaliação para acesso à Classe Titular da carreira do Magistério da Educação Básica, Técnico e Tecnológica de Elizete Maria Possamai Ribeiro. 2015.

Concurso público
1.
MORETTI, M. T.; COAN, L. G. W.; SILVA, C. R.. Banca Examinadora. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.

Outras participações
1.
COAN, L. G. W.. avaliadora ad hoc da Revista Eja em Debate. 2013. Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
COAN, L. G. W.. avaliadora ad hoc do XI ENEM, Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas Curitiba, PR - 18 a 21 de julho de 2013. 2013. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ - PUCPR.

3.
COAN, L. G. W.. Mostra de Potencial interdisciplinar. 1996. Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.

4.
COAN, L. G. W.. Participação como membro organizadora do evento. 1995. Escola Agrotécnica Federal de Sombrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário II do Curso de Graduação Licenciatura em Matemática da UFSC.A formação do professor de Matemática para a formação matemática do aluno: os desafios. 2017. (Seminário).

2.
30º Consinasefe. 2016. (Congresso).

3.
Semana Nacional de ciência e Tecnologia do IFSC.Estação Total: Aplicações da Trigonometria. 2016. (Outra).

4.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFSC.Teorema de Pitágoras: uma demonstração. 2016. (Outra).

5.
III Congresso Internacional das TIC na Educação "Tic educa 2014". A Aprendizagem de Matemática Mediada pelas TIC: um Estudo com Alunos da EJA do IFSC. 2014. (Congresso).

6.
V Congresso Internacional de Educação UNIBAVE: ?Criatividade e Inovação?.. A utilização do Moodle pelo professor de Matemática de Cursos do PROEJA do IF-SC. 2011. (Congresso).

7.
5ª Conferência Ibérica de Sistemas y Tecnologias de información.A Aprendizagem de Matemática de Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Santa Catarina Apoiada pelas TIC. 2010. (Outra).

8.
Conhecimento e currículo: um debate sobre a função da escola, por Michael Youg. 2010. (Encontro).

9.
IX Colóquio sobre Questões Curriculares/ V Colóquio Luso Brasileiro.As TIC no ensino da Matemática de alunos do PROEJA. 2010. (Outra).

10.
Seminário Regional sobre Carreira. 2010. (Seminário).

11.
Capacitação de Tutores e professores do Programa Anual de Capacitação Continuada (PACC) 2009. 2009. (Encontro).

12.
Encontro de Educação: conhecimento e currículo, um debate sobre a função da escola. 2009. (Encontro).

13.
O professor na Sociedade Contemporânea- desafios e contradições, por Bernard Charlot. 2009. (Encontro).

14.
Tarde da Matemática. 2009. (Seminário).

15.
VI Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Íbero-Americano.Educandos da Educação de Jovens e Adultos: relatos que fazem parte de uma história de 100 anos. 2009. (Simpósio).

16.
2º Seminário de Eucação do Sinasefe- A rede federal de Educação tecnológica:perspectivas e desafios. 2008. (Seminário).

17.
IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre questões curriculares.Educandos do PROEJA do CEFET-SC : apontamentos de uma perspectiva curricular integrada. 2008. (Simpósio).

18.
30ª Reunião Anual da ANPED.O Currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFETSC de Florianópolis. 2007. (Outra).

19.
II Jornada da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFETSC de Florianópolis. 2007. (Congresso).

20.
II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos.O PROEJA no CEFET-SC de Florianópolis. 2007. (Seminário).

21.
Seminário 2007 - Pensando a Educação profissional e Tecnológica no CEFETSC. 2007. (Seminário).

22.
Seminário Educação Profissional de Nível Médio. 2007. (Seminário).

23.
Seminário Educação profissional de nível Médio:desafios e perspectivas. 2007. (Seminário).

24.
Seminários Discentes - do PPGECT-UFSC.O currículo de Matemática do PROEJA: um estudo de caso no CEFET-SC de Florianópolis. 2007. (Seminário).

25.
Seminário Sul "Construçãoda Carreira Única". 2007. (Seminário).

26.
VI ECEM - VI Encontro Catarinense de Educação matemática.A Matemática e a Física abordadas conjuntamente na EJA do CEFETSC de Florianópolis. 2007. (Encontro).

27.
58ª Reunião Anual da SBPC. 2006. (Encontro).

28.
Minicurso "Física da Música". 2006. (Oficina).

29.
VI Seminário Catarinense de Educação de Jovens e Adultos-Políticas Públicas para EJA. 2006. (Seminário).

30.
XIV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências.Ensino de Ciências: Contribuição dos Epistemólogos nas Dissertações do PPGECT/UFSC 2004 e 2005. 2006. (Simpósio).

31.
Congresso Internacional sobre projetos na Educação. 2005. (Congresso).

32.
Curso de Capacitação para Professores de Séries Iniciais e 5ª a 8ª Série/EJA. 2004. (Outra).

33.
Programa de pós-graduação. 2004. (Outra).

34.
3º Seminário Catarinense de EJA. 2003. (Seminário).

35.
Seminário de EJA. 2002. (Seminário).

36.
XII _ ENCONAM. 1997. (Encontro).

37.
8º ENDIPE.. 1996. (Encontro).

38.
VIII Encontro de Professores das Escolas Agrotécnicas Federais e Afins da região Sul. 1995. (Encontro).

39.
XI _ ENCONAM. 1995. (Congresso).

40.
II CIBEM. 1994. (Congresso).

41.
Encontros Pedagógicos da Matemática. 1992. (Encontro).

42.
8º Simpósio Sul-Brasileiro de Ciências. 1990. (Simpósio).

43.
Seminário de Avaliação do Curso de Matemática da UFSC. 1990. (Seminário).

44.
Ciclo de Palestras. 1989. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Cristina Silva. Integração Curricular da modalidade semi-presencial nos Cursos Técnicos do IFSC: uma opção metodológica. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Giarlisson dos Santos Mendonça. O Papel do Professor de matemática na EPT. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)) - Instituto Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adson Luiz Gavazzo. A APROVAÇÃO AUTOMÁTICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.

2.
Ivo Paulek Junior. O currículo dos conteúdos de Matemática do Ensino Médio: perspectiva dos professores. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.

3.
Lidiane Mota Machado. O uso do GeoGebra no estudo dos pontos notáveis do triângulo: uma situação didática. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.

4.
Laís da Silva Souza. O livro didático no ensino de Números decimais analisando o uso das tecnologias de Informação e Comunicação e a Transposição Didática. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.

5.
Michelle Volpato Diello. O ensino da Matemática e os jogos didáticos. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - EaD) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.

6.
LAÍS BONIATTI. A RELAÇÃO ENTRE HÁBITOS DE LEITURA E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA GONÇALVES DIAS ? FRAIBURGO/SC. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação de lato Sensu- specializaç) - Instituto Federal de Santa Catarina. Orientador: Lisani Geni Wachholz Coan.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COAN, L. G. W.2014COAN, L. G. W.; VISEU, F. . Perspectivas de alunos do PROEJA sobre a utilização do Moodle na aprendizagem de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 21-39, 2014.


Livros e capítulos
1.
COAN, L. G. W.; MORETTI, M. T. . Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01. ed. Florianópolis: Editora Insular, 2016. 232p .

1.
COAN, L. G. W.; KAHL, J. C. ; PEDROSO, V. G. ; MORETTI, M. T. ; VISEU, F. . Integrar novas tecnologias na prática docente do IFSC: os desafios relativos ao uso do Moodle. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01ed.Florianópolis: Editora Insular, 2016, v. 01, p. 143-166.

2.
COAN, L. G. W.; VISEU, F. ; MORETTI, M. T. . O uso das TIC no ensino: apontamentos de professores de Matemática do IFSC/Florianópolis. In: Lisani Geni Wachholz Coan; Méricles Thadeu Moretti. (Org.). Aplicações Matemáticas com tecnologias de informação e comunicação: Cooperação entre UFSC, IFSC e UMINHO. 01ed.Florianópolis: Editora Insular, 2016, v. 01, p. 17-42.



Outras informações relevantes


Aulas ministradas no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu.
Unidade Curricular: Educação matemática e cidadania. Módulo III - Carga Horária: 15 horas, 2008, nas Unidades de Ensino de São José, Joinville e Chapeco do CEFET-SC.

Participação na elaboração do Projeto do Curso de Especialização do Ensino de Ciências - Lato Sensu, que será oferecido pelo IF-SC (ex CEFET-SC) a partir de 2010 na modalidade de Educação à Distância (EaD).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:41:19