Helvio de Avelar Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3077953246478986
  • Última atualização do currículo em 22/02/2018


Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e mestrado em Administração - CEPEAD - FACE - UFMG (1997). Atualmente é presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, consultor ad hoc - SESU - MEC - INEP, membro da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais , diretor presidente - Winners Consultores e professor da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMINAS. Tem experiência na área Educação e Gestão Educacional, de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, em Educação A Distância e Avaliação Educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Helvio de Avelar Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, Hélvio de A.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas, Tutoria da Empresa Júnior.
Av. Dom José Gaspar, 500 - Prédio 14 - Sala 107
Dom Cabral
30535-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 33194382
Fax: (031) 33194916
URL da Homepage: www.pucminas.br


Formação acadêmica/titulação


1988 - 1997
Mestrado em Mestrado em Administração.
CEPEAD - FACE - UFMG, UFMG, Brasil.
Título: Novas Tecnologias de Varejo: Estudo de Diferenciais Competitivos para o mercado de conveniência em Belo Horizonte -MG,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Mauro Calixta Tavares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estratégia Empresarial; Competitividade; Marketing; Loja de Conveniência; Comportamento do Consumidor; Pesquisa de Mercado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Marketing e Administração Estratégica.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Logística de Transporte, Armazenagem e Comunicações; Educação.
1983 - 1987
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sistema de Custeio de Cantinas de Obras.
Orientador: Áurea Maria da Piedade Valle.




Formação Complementar


2002 - 2002
Educação a Distância - EAD. (Carga horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Atualização em Educação a Distância. (Carga horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Estadual de Educação d o Estado de Minas Gerais, CEE-MG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 10
Outras informações
Presidente eleito do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais para o biênio 2018/19

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Membro da Câmara de Ensino Sup, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 2


Pontificia Universidade Católica, PUC MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor Concursado do Departamento de Administração, tendo exercido os cargos de Coordenador de curso, Chefe de Departamento, Diretor de Graduação da Unidade São Gabriel, Diretor da Editora Pucminas, Tutor da Empresa Júnior e Coordenador do Núcleo de Marketing

Atividades

08/2009 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Empreendedorismo
08/2006 - Atual
Direção e administração, Departamento de Administração, .

Cargo ou função
Tutor da Empresa Júnior de Administração e Economia.
08/2005 - Atual
Direção e administração, Colegiado Amplo do Curso de Administração, .

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Marketing e Tutoria da Empresa Júnior.
05/2004 - Atual
Ensino, Especialização em Design Mobiliário, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Iniciação aos Estudos de Mercado
03/2004 - Atual
Ensino, Economia Empresarial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estratégia Empresarial
03/2001 - Atual
Ensino, Especialização em Controladoria, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico
03/2000 - Atual
Ensino, Gestão de Saúde, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Aplicada de Marketing
06/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Administração, .

03/1995 - Atual
Ensino, Gestão Estratégica de Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pesquisa de Marketing
02/1990 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Empresariais
Trabalho de Conclusão de Curso III
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado II
Planejamento de Marketing
Planejamento e Gestão Estratégica
Teoria das Organizações
Vendas III
02/1990 - Atual
Ensino, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Empresarial
01/1990 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing (optativa)
Planejamento de Mídia
Projetos Experimentais III
Teoria e Pesquisa de Opinião Pública
11/2005 - 06/2006
Direção e administração, Editora PUCMINAS, .

Cargo ou função
Diretor e Presidente do Conselho Editorial.
08/2002 - 08/2005
Direção e administração, Unidade São Gabriel, Diretoria de Graduação.

Cargo ou função
Diretor de Graduação.
08/2002 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Desenvolvimento Acadêmico - CDA, .

Cargo ou função
Membro Nato do Conselho.
08/2002 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro.
08/2002 - 08/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPE- Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro.
01/2002 - 07/2002
Direção e administração, Unidade São Gabriel, Curso de Administração.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2001 - 12/2001
Direção e administração, Departamento de Administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento- Coordenador de Curso.
02/2000 - 01/2001
Direção e administração, Unidade São Gabriel, Curso de Administração.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

SESU - MEC, SESU - MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Ad Hoc, Carga horária: 2
Outras informações
Consultor Ad Hoc Avaliador do INEP-MEC

Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Consultor Ad Hoc SESu e INEP, Enquadramento Funcional: Consultor Ad Hoc

Atividades

05/1996 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Especialistas - Consultores Ad Hoc, .

Cargo ou função
Consultor Ad Hoc.

Winners Consultores Associados Ltda, WINNERS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2016
Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de Projetos de Consultoria

Atividades

06/1996 - Atual
Direção e administração, Presidência, .

Cargo ou função
Diretor Presidente.

Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA, UNA-FCG, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Atividades

06/1993 - 06/1995
Ensino, Técnicas Bancárias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Gestão
06/1990 - 06/1995
Ensino, Marketing, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Endomarketing
Pesquisa de Mercado
06/1990 - 06/1995
Ensino, Administração Financeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informações Administrativas
Sistemas de Informações Gerenciais
02/1990 - 06/1995
Ensino, Tecnólogo de Processamento de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Sistemas
02/1990 - 05/1995
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégia de Mercado
02/1990 - 05/1995
Ensino, Administração de Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria de Sistemas

UNILESTE - Instituto Católico de Coronel Fabriciano, UNILESTE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação, Carga horária: 12

Atividades

10/1997 - 11/2002
Ensino, Especialização em Gestão Financeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico
Estratégia Empresarial
10/1997 - 11/2002
Ensino, Especialização em Gestão Financeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Estratégico
Estratégia Empresarial

Petrobrás Distribuidora S/A, PETROBRÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4

Atividades

12/1993 - 01/1994
Serviços técnicos especializados , Gerência de Marketing, .

Serviço realizado
Consultoria para pesquisa de Público/Produto).

Computronix Vendas e Serviços Ltda, COMPUTRONIX, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 40

Atividades

02/1992 - 12/1993
Treinamentos ministrados , Gerência de Marketing, .

Treinamentos ministrados
Marketing e Vendas no Varejo
01/1991 - 12/1993
Direção e administração, Gerência de Marketing, .

Cargo ou função
Gerente de Marketing.

Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Pós Graduação, Carga horária: 6

Atividades

09/1993 - 09/2000
Ensino, CEA-Curso de Especialização em Administração, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Endomarketing
Sistemas de Informações Mercadológicas
Estratégias de Vendas e Marketing para MPE´s
09/1993 - 09/2000
Outras atividades técnico-científicas , Presidência, Presidência.

Atividade realizada
Orientação de monografias de final de curso de especialização.


Linhas de pesquisa


1.
Empreendedorismo

Objetivo: Analisar a atividade empreendedora como fênomeno sócio-político-econômico, suas relações com o processo de desenvolvimento organizacional e empresarial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Administração Estratégica; Competitividade; Estratégia Empresarial.
2.
Comportamento do Consumidor

Objetivo: Estudar as terorias de comportamento do consumidor e suas relações com os feñômenos empresarias e de marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Competitividade; Marketing; Loja de Conveniência; Administração Estratégica.
3.
Tecnópolis e Incubadoras de Empresas

Objetivo: Analisar e compreender o surgimento das Tesnópolis, das incubadoras de empresas, seus relacionamentos e o processo de empreendedorismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Educação; Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais.
Palavras-chave: Administração Estratégica; Competitividade; Empreendedorismo; Estratégia Empresarial.
4.
Planejamento Estratégico

Objetivo: Estudar os fenômenos ligados ao processo de planejamento estratégico, sua concepção e implementação e os seus resultados nas organizações.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Palavras-chave: Administração Estratégica; Competitividade; Estratégia Empresarial.
5.
Turismo

Objetivo: Compreensão dos fenõmenos gerenciais aplicados à indústria e ao ensino do Turismo; O Turismo como setor potencial para empreendedores.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Administração Estratégica; Competitividade; Comportamento do Consumidor; Estratégia Empresarial; Empreendedorismo.


Projetos de pesquisa


1996 - 1999
A Trajetória dos Pequenos Negócios do Ramo de Turismo na Região de Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG): um estudo sobre o mito ou a realidade do processo de empreendedorismo
Descrição: Pesquisa desenvolvida no GEN - Núcleo de Gestão e Geração de Negócios.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Helvio de Avelar Teixeira - Coordenador.Financiador(es): Pontificia Universidade Católica - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Empresa Júnior dos Cursos de Administração e Economia da PUCMINAS - PUCJR
Descrição: Tutoria vinculada ao Curso de Administração do projeto de extensão Empresa Júnior que atua em atividades de prestação de consultorias a diversos tipos de organizações e em educação empresarial.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Helvio de Avelar Teixeira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing e Administração Estratégica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-EAD.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.2007TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Angélica C. E. A. . O Ensino de Administração e a Educação Ambiental: algumas reflexões sobre os currículos e a importância da formação de agentes multiplicadores nas organizações. Colóquio Internacional (UNIMEP), v. 1, p. www.convibra.co, 2007.

2.
TEIXEIRA, Angélica C. E. A.2006TEIXEIRA, Angélica C. E. A. ; TEIXEIRA, Hélvio de A. . O Ensino de Administração e a Educação Ambiental: algumas reflexões sobre os currículos e a importãncia da formação de agentes multiplicadores nas organizações. Gestão & Planejamento (Salvador), v. 1, p. 14-21, 2006.

3.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1997TEIXEIRA, Hélvio de A.. Pesquisa de Mercado. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 2, p. 147-156, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. Pesquisa de Mercado - noções básicas para a tomada de decisão. 3. ed. Belo Horizonte - MG: SEBRAE MINAS, 1997. v. 1. 55p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. Consultoria. Jornal Hoje-Em-Dia, Belo Horizonte.

2.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. O Mercado Mineiro de Consultoria: Algumas Cosiderações.. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte.

3.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. A grande encruzilhada dos pequenos.. Jornal Hoje-Em-Dia, Belo Horizonte.

4.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. O Comportamento do Consumidor da Cidade de Belo Horizonte em Relação aos Produtos alimentícios Oriundos dos Países Membros do Mercosul.. Revista Brasileira de Administração.

5.
TEIXEIRA, Hélvio de A.. Qualidade?. Jornal Estado de Minas., Belo Horizonte.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Samuel Assis Pinto . Redes Sociais e viralisação: a influência e poder dos conteúdos negativos na imagem das organizações. In: XXVI ENANGRAD, 2015, Foz do Iguaçu. Anais do XXVI ENANGRAD, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.2001TEIXEIRA, Hélvio de A.. A Trajetória dos Pequenos Negócios do Ramo de Turismo na Região de Belo Horizonte e Poços de Caldas: Um Estudo Sobre o Mito ou a Realidade do Processo de Empreendedorismo. Anais do XXV ENANPAD, Campinas-SP, 2001.

2.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1999TEIXEIRA, Hélvio de A.. A Trajetória dos Pequenos Negócios do Ramo de Turismo na Região de Belo Horizonte e Poços de Caldas. Anais da 7ª Reunião Anual da SBPN, Londrina-PR, 1999.

3.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1995TEIXEIRA, Hélvio de A.. Pequenas e Micro Empresas e as Novas Tecnologias de Varejo: Estudo de Diferenciais Competitivos para Implantação de uma Loja de Conveniências em Belo Horizonte - MG. Cadernos de Administração - ano 2, Belo Horizonte - MG, v. 2, 1995.

4.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1993TEIXEIRA, Hélvio de A.. Reflexões Sobre a Formação dos Novos Administradores: O Caso da Empresa Júnior do Curso de Administração da PUC-MG. Anais do XVII ENANPAD, Salvador, v. 7, p. 110-114, 1993.

5.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1993TEIXEIRA, Hélvio de A.. Mídia e Dependência: Um Estudo do Comportamento do Consumidor na Periferia. Anais do XIII ENANPAD, São Paulo, v. 2, p. 823-835, 1993.

6.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1993TEIXEIRA, Hélvio de A.. Mídia e Dependência: Um Estudo do Comportamento do Consumo da Elite Brasileira. Anais do XII Congresso da INTERCOM, Rio de Janeiro, 1993.

7.
TEIXEIRA, Hélvio de A.1991TEIXEIRA, Hélvio de A.. O Varejo de Tecidos em Belo Horizonte: Uma Análise de Tendências. Ansi do XV ENANPAD, Belo Horizonte, v. 4, p. 183-197, 1991.

Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; BARBOSA, Marina Magalhães . Motivação dos usuários do consumo colaborativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, João Paulo Moreira ; TEIXEIRA, Hélvio de A. ; WENCESLAU, W. C. R. . ECONOMIA CRIATIVA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS EM ADMINISTRAÇÃO ACERCA DO MERCADO CRIATIVO E SUAS MUDANÇAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; YACABI, Leandro Yamazato . Marketing Esportivo: Patrocínio esportivo no mercado de jogos eletrônicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; LIMA, Luciana Martins Ezequiel Sousa ; RODRIGUES, Ana Clara . Aprendizagem Colaborativa no EAD de Administração: um estudo exploratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Samuel Assis Pinto . Redes Sociais e viralização: a influência e o poder dos conteúdos negativos na imagem das organizações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; SANTOS, Sérgio Panni dos . Caracterização e dimensionamento do potencial do mercado de eventos sociais na cidade de Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Angélica C. E. A. ; AGUIAR, Juliana Cristina Araújo . Análise da eficácia da promoção de preços e seus reflexos na percepção de valor pelo cliente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PORTES, Márcio Rosa ; TEIXEIRA, Hélvio de A. ; ANANIAS, Sandro Patrício de . Extensão Universitária e Ensino do Empreendedorismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; SANTOS, Maria Célia; OLIVEIRA, Paulo Henrique de. Concurso Público para seleção de docentes. 2016. Instituto Federal de Tecnologia de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário de Avaliação dos Cursos de Administração.XIV ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2003. (Seminário).

2.
A trajetória dos Pequenos Negócios do Ramo de Turismo na Região de Belo Horizonte e Poços de Caldas (MG): Um Estudo Sobre o Mito ou a Realidade do Processo de Empreendedorismo..XXV ENANPAD - Reunião Anual da ANPAD. 2001. (Seminário).

3.
III Seminário Nacional de Avaliação "Conhecer Para Melhorar".XII ENANPAD - Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. 2001. (Seminário).

4.
Painel de Profissões.III Ciclo de Debates. 2001. (Outra).

5.
Gestão Participativa.I Encontro da Comunidade Operacional de Bombeiros. 2000. (Encontro).

6.
IV Congresso Pan-Americano de Administração - COPANAD. IV Congresso Pan-Americano de Administração - COPANAD. 2000. (Congresso).

7.
IV Seminário Nacional Sobre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Graduação em Administração.XI ENANGRAD - Encontro Nacional dos Cursos em Administração. 2000. (Seminário).

8.
A trajetória dos empreendedores de turismo das cidades de Belo Horizonte e Poços de Caldas.VII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisadores Nikkeis. 1999. (Outra).

9.
III Seminário Nacional Sobre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Graduação em Administração.III Seminário Nacional Sobre Qualidade e Avaliação dos Cursos de Graduação em Administração. 1999. (Seminário).

10.
IV EPROCAD - Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração.IV EPROCAD - Encontro de Professores e Coordenadores de Cursos de Administração. 1999. (Encontro).

11.
IX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e VII Workshop ANPROTEC.IX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e VII Workshop ANPROTEC. 1999. (Seminário).

12.
Como Organizar e Dirigir uma Empresa no Mundo Globalizado - Marketing: Desenvolvendo sua empresa..II SEFACI - Seminário e Feira de Administração e Contabilidade de Ituiutaba - MG. 1998. (Seminário).

13.
I Júri de Premiação de Planos de Negócios.I Júri de Premiação de Planos de Negócios. 1998. (Outra).

14.
O Sucesso para um bom negócio - como obter êxito em sua atividade - Marketing de Varejo.I Encontro do Comércio Varejista de Varginha. 1998. (Encontro).

15.
Seminário Trabalho e Gestão nas Organizações no Final do Século XX.Seminário Trabalho e Gestão nas Organizações no Final do Século XX. 1998. (Seminário).

16.
VIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras e Empresas.VIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras e Empresas. 1998. (Seminário).

17.
Capacitação Empresarial - a importância da capacitação empresarial como instrumento básico para sobrevivência num mercado em competição..Encontro Empresarial: Integração Indústria e Comércio em Betim. 1997. (Encontro).

18.
A Sociedade do Conhecimento e a Competitividade Empresarial. I Congresso Pan-Americano de Administração - COPANAD. 1995. (Congresso).

19.
O Comportamento do Consumidor na Cidade de Belo Horizonte em Relação aos Produtos Alimentícios Oriundos dos Países Membros do Mecosul..XIX ENANPAD - Reunião Anual da ANPAD. 1995. (Encontro).

20.
Modernidade? Novos Paradigmas da Administração.ENEAD - Encontro Nacional dos Estudantes de Administração. 1993. (Encontro).

21.
Por que usar software original?.Por que usar software original?. 1993. (Seminário).

22.
Reflexões Sobre a Formação de Novos Administração: O Caso da Empresa Júnior do Curso de Administração da PUC-MG.XVII ENANPAD - Reunião Anual da ANPAD. 1993. (Encontro).

23.
Pesquisa de Mercado/Perfil do Consumidor.XVI ENECOM - Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação. 1992. (Encontro).

24.
A Mobilidade Social nas Telenovelas e sua Decodificação pela Classe Subalterna.. XIV Congresso Pan-Americano de Pesquisadores da Comunicação. 1991. (Congresso).

25.
Criatividade e Marketing.II Seminário de Administração de Empresas. 1991. (Seminário).

26.
O Varejo de Tecidos em Belo Horizonte: Uma Análise de Tendências..XV ENANPAD - Reunião Anual da ANPAD. 1991. (Encontro).

27.
A Força do Marketing Político.A Força do Marketing Político. 1990. (Seminário).

28.
Especialização em Mercado de Capitais para Professores..Especialização em Mercado de Capitais para Professores. 1990. (Seminário).

29.
Individualismo na Publicidade - Uma Contribuição para a Democracia?. XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação. 1990. (Congresso).

30.
Mídia e Dependência: Um Estado do Comportamento do Consumidor na Periferia..XII ENANPAD - Reunião Anual da ANPAD. 1989. (Encontro).

31.
Seminário de Comunicação Para a Paz - Painel II: Imagem da Paz e da Guerra.. XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores da Comunicação. 1989. (Congresso).

32.
Encontro de Administração - I Encontro de Escolas Mineiras de Administração - Seminário Nacional de Administração.Encontro de Administração - I Encontro de Escolas Mineiras de Administração - Seminário Nacional de Administração. 1987. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANDRÉ LUÍS MOURÃO MAGALHÃES. ESTUDO SOBRE O PERFIL EMPREENDEDOR DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

2.
HAROLDO MAIA DE ALMEIDA. REESTRUTURAÇÃO DO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

3.
MARIANA EZEQUIEL DE MOURA LIMA. PROPAGANDA DE FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES APLICADOS À EMPRESA SEGHOME LTADA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

4.
MARIANNE ROSSI MARTINS. POSICIONAMENTO DE UMA MARCA ESTRANGEIRA NO EMRCADO NACIONAL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

5.
RENATA DE SOUZA RIOS MACIEL. UTILIZANDO FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO PARA ALAVANCAR VENDAS NA EMPRESA LONO'S PIZZARIA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

6.
ROBERTA SANTOS GOMES. ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA INTERNA NA IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE ENDOMARKETING NA TELEMAR: UM ESTUDO DE CASO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

7.
THAIS SERRAE VASCONCELLOS. O MARKETING PARA FEDELIZAR CLIENTES. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

8.
ADRIANA DE CASTRO LINHARES GUERRA. ESTUDO DA VIABILIDADE DE ABERTURA DE UM SALÃO DE BELEZA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

9.
CRISTINA FREITAS DUTRA NICÁCIO. ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA E ECONÔMICA FINANCEIRA PARA EXPANSÃO DE UM EMPREENDIMENTO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

10.
FLÁVIA SOARES MARQUES. TELEMIG CELULAR S.A. - ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

11.
GUSTAVO DE OLIVEIRA MARTINI. MAXIMIZAÇÃO DE VENDA DE VINHO TINTO EM UMA DELIKATESSEN LTDA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

12.
ANNA ACROLINA DE CARVALHO ROCHA. AFTERMARKETING:UMA ABORDAGEM SOB A OPTICA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

13.
CARLOS HENRIQUE DE ASSIS. A EFETIVIDADE DO MARKETING UM A UM E CRM: UM ESTUDO DE CASO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

14.
CARLOS HENRIQUE LOPES DE QUEIROZ. O DESTINO DA INTERNET. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

15.
LARA BRETTAS OLIVEIRA. COMO CRIAR UMA MARCA FORTE. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

16.
LISANARA CARVALHO GUEDES. ADMINISTRAÇÃO A FORÇA DE VENDAS NA GUEDES & GUEDES ADMINISTRADORA DE SERVIÇOS LTDA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

17.
LISANARA CARVALHO GUEDES. ADMINISTRAÇÃO A FORÇA DE VENDAS NA GUEDES & GUEDES ADMINISTRADORA DE SERVIÇOS LTDA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

18.
LUIZ FERNANDO FILIPE GELAPE. TENDÊNCIA DOS SUPERMERCADOS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE DE BELO HORIZONTE A MEDIO PRAZO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

19.
LUIZ GUSTAVO BRANDÃO LADEIRA. LUIZ GUSTAVO BRANDÃO LADEIRA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

20.
CRISTIANE BARBOSA CAREDES FERREIRA. OS BENFÍCIOS E VANTAGENS DO MARKETING DE RELACIONAMENTO. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

21.
DANIELA ARAÚJO PASSOS. O CONSUMERISMO AMBIENTAL EM BELO HORIZONTE. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

22.
INÊS TAVARES YAMAGUCHI. FASHION MARKETING - UM ESTUDO DO MERCADO MINEIRO. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

23.
INÊS TAVARES YAMAGUCHI. FASHION MARKETING - UM ESTUDO DO MERCADO MINEIRO. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

24.
ISRAEL AUGUSTO NASCIMENTO AGUIAR. QUALIDADE EM SERVIÇOS/ATENDIMENTO PARA BH BINGO. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

25.
JOÃO LUIS CALMON FLORENTINO. E-COMMERCE UMA NOVA FRONTEIRA PARA AS EMPRESAS. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

26.
ANNA CAROLINA DE FREITAS COELHO. INTERNET: UMA QUESTÃO DE FOCO E POSICIONAMENTO PARA O SEU NEGÓCIO. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

27.
BIBIANA LEE. TÉCNICAS DE PROMOÇÃO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA "BI" & ART". 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

28.
ALESSANDRA BRANDÃO DE SOUZA CARDOSO. ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE VENDAS PARA UMA MICROEMPRESA. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.

29.
ANDRÉ LUIZ PORTILHO MATOS. QUALIDADE DE ATENDIMENTO NUMA AGÊNCIA BANCÁRIA: UM ESTUDO DE CASO NO CREDIREAL. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Helvio de Avelar Teixeira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Samuel Assis Pinto . Redes Sociais e viralização: a influência e o poder dos conteúdos negativos na imagem das organizações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; SANTOS, Sérgio Panni dos . Caracterização e dimensionamento do potencial do mercado de eventos sociais na cidade de Belo Horizonte. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; TEIXEIRA, Angélica C. E. A. ; AGUIAR, Juliana Cristina Araújo . Análise da eficácia da promoção de preços e seus reflexos na percepção de valor pelo cliente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; YACABI, Leandro Yamazato . Marketing Esportivo: Patrocínio esportivo no mercado de jogos eletrônicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TEIXEIRA, Hélvio de A.; BARBOSA, Marina Magalhães . Motivação dos usuários do consumo colaborativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:35:41