Ana Paula Laboissière Ambrósio

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e Doctorat en Informatique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1995). É professora titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Recuperação de Informações, atuando nos seguintes temas: recuperação de informação, semântica, ensino a distância, ensino de computação e ciência de dados. Realizou pós doutoramento na área de Psicologia da Educação na Universidade do Minho (2012), e na área de Ciência de Dados na University of Stirling, Escócia (2016). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Paula Laboissière Ambrósio
Nome em citações bibliográficas
AMBRÓSIO, A. P.;Laboissiere Ambrosio, Ana Paula;Ambròsio, Ana Paula;AMBRÓSIO, ANA PAULA;AMBROSIO, ANA PAULA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Informática.
Alameda Palmeiras, Quadra D, Câmpus Samambaia
Samabaia
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211181
Fax: (62) 35211182
URL da Homepage: http://www.inf.ufg.br/~apaula


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1995
Doutorado em Doctorat en Informatique.
Université Pierre et Marie Curie, LISE / CNRS, França.
Título: Un Mécanisme de Recherche Sémantique pour la Séléction de Composants Réutilisables: Application à la Réutilisation de Schémas de Bases de Données, Ano de obtenção: 1995.
Orientador: Prof Mokrane BOUZEGHOUB.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Banco de Dados; Modelagem Conceitual.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
1988 - 1991
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Especificação de um Mecanismo para o Tratamento de Exceções em Sistemas de Informação,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Prof Décio FONSECA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Tratamento de Exceções; Modelagem Conceitual; Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Informática.
2017 - 2018
Especialização em Statistics with R. (Carga Horária: 360h).
Duke University, DUKE, Estados Unidos.
Título: Statistics with R Capstone.
Orientador: Dr. Mine Çetinkaya-Rundel.
1982 - 1986
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
University of Stirling, STIR, Escócia.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Bolsista do(a): Comunidade Europeia, ERASMUS MUNDUS, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Formação Complementar


2014 - 2014
Curso de Análises Estatísticas Correlacionais e Di. (Carga horária: 40h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2011 - 2011
Análise Factorial Confirmatória e Equações Estrutu. (Carga horária: 16h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2011 - 2011
Critical Thinking: Conceito, Competências e Medida. (Carga horária: 16h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2009 - 2009
Mobilidade Acadêmica. (Carga horária: 160h).
Universidade de Coimbra - Depto. Eng. Informática, UC-FCTU-DEI, Portugal.
2007 - 2008
Curso de Formação de Avaliadores. (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2007 - 2007
Faculty Research Program. (Carga horária: 300h).
Athabasca University, UA, Canadá.
2006 - 2006
Formação Pedagógica em EaD. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Acadêmica na Perspectiva da Reforma do ES. (Carga horária: 13h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
1996 - 1996
Curso Intro para Docentes do Ensino Superior UFG. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto 20 horas, Carga horária: 20
Outras informações
No período de fev/2000 a julho/2002 o regime de trabalho foi de 20 horas

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No período de Fevereiro 2000 - Julho 2002 o regime de trabalho na Instituição foi de 20 horas.

Atividades

01/2005 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias de Computação Móvel e Ubíqua no Ensino Superior
Estudo Orientado
Seminários
Metodologia Científica
10/1998 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Docentes do Instituto de Informática.
06/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Informática, .

2/1996 - Atual
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação de Computadores
Computador e Sociedade
Fundamentos de Ensino a Distância
Banco de Dados
Introdução a Ciência da Computação
Lógica
Matemática Discreta
Sistema Gerenciador de Banco de Dados
06/2006 - 10/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante da UFG no Comitê Gestor da Rede Metropolitana de Goiânia - MetroGyn.
8/2002 - 7/2006
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
01/2006 - 06/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de análise de prestação de serviços não conveniados.
10/1998 - 02/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás.
08/1997 - 04/1998
Direção e administração, Instituto de Informática, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Faculdades Alves Faria, ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 30

Atividades

2/2000 - 7/2002
Direção e administração, Faculdades Alves Faria, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2/2000 - 7/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação de Computadores
Linguagem LOGO
Atividades Supervisionadas

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Avaliador Institucional e de Cursos na área de Ciência da Computação do SINAES


Main Engenharia, MAIN, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1988
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Atividades

11/1986 - 3/1988
Serviços técnicos especializados , Main Engenharia, .

Serviço realizado
Análise e Programação de Sistemas.

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Programador de Computador, Carga horária: 40

Atividades

4/1988 - 12/1988
Serviços técnicos especializados , Centro de Processamento de Dados, .

Serviço realizado
Programação.


Linhas de pesquisa


1.
Educação a Distância

Objetivo: São vários os interesses nesta linha de pesquisa: - Desenvolvimento de ferramentas para a Educação a Distância - O uso de software social para o trabalho colaborativo a distância - Design Instrucional para o ensino de computação a distância.
2.
Recuperação de Informações

Objetivo: O objetivo desta linha de pesquisa é introduzir o uso de Semântica na recuperação de informações, através do uso de ontologias e/ou indentificação de contexto..
3.
Ensino de Computação

Objetivo: Desenvolver metodologias, técnicas e ferramentas que auxiliem no ensino de computação, especialmente na área de Algoritmos e Programação de Computadores. Atualmente estamos trabalhando com a metodologia PBL e o uso do software Alice..
4.
Semântica

Objetivo: Estudo de formas de representação da semântica de um contexto para poder usá-la na recuperação de informações..
5.
Psicologia da Educação

Objetivo: Identificar os processos cognitivos associados à Computação..
6.
Ciência de dados


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Pensamento Computacional na Programação de Computadores
Descrição: O Pensamento Computacional tem recebido, ao longo do tempo, outras denominações, tais como raciocínio algorítmico, pensamento algorítmico, pensamento processual, todas elas estreitamente ligadas à Programação de Computadores. É uma atividade altamente complexa, que valoriza um conjunto de competências: a compreensão leitora; o raciocínio crítico e o pensamento sistêmico; as meta componentes cognitivas de identificação, planeamento e resolução de problemas; a criatividade e curiosidade intelectual; as habilidades matemáticas e o raciocínio condicional; o pensamento procedimental e o raciocínio temporal; o raciocínio analítico e o raciocínio quantitativo; ou ainda, o raciocínio analógico, silogístico e combinatório. Esta complexidade é refletida na dificuldade que muitos encontram na hora de aprender a programar. Assim, entender melhor os processos associados ao Pensamento Computacional pode ajudar a diminuir os problemas enfrentados no ensino de programação. Para isto, este projeto visa verificar se existem diferenças entre os alunos no que concerne a utilização de competências de pensamento computacional; se as competências de pensamento computacional e o rendimento escolar dos alunos encontram-se correlacionados; e se as competências de pensamento computacional incluem, mas não estão limitadas, às competências relacionadas à resolução de problemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Análise de Dados em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para analisar os dados de ambientes virtuais de aprendizagem dentro da Universidade Federal de Goiás, a fim de identificar o comportamento dos estudantes que permitem predizer o desempenho final no curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Usando Ciência de Dados para traçar um perfil dos alunos de Ciência da Computação
Descrição: Ciência de Dados (Data Science em inglês) refere-se à ciência de extração de conhecimento de dados existentes. Hoje, o volume de dados constantemente gerados é significativo. Além da questão de volume, os dados disponíveis são caracterizados por uma enorme diversidade. No entanto, para que estes dados virem conhecimento, eles têm que ser analisados. Neste sentido, muitos trabalhos vêm sendo realizados para desenvolver novas técnicas para classificar e analisar esses dados. Ciência dos Dados estuda como fazer uso de todo este arsenal para extrair conhecimento relevante dos dados disponíveis. Isto implica em saber fazer as perguntas certas. Este projeto visa investigar a área de Ciência de Dados e estudar sua aplicabilidade para analisar dados acadêmicos a fim de extrair conhecimento útil do ponto de vista administrativo e pedagógico. Como estudo de caso vamos extrair conhecimento que ajude a atrair e reter alunos no curso de Ciência da Computação. Isto é importante pois a falta de profissionais nesta área pode acabar tendo impacto econômico negativo e deve portanto ser evitada. Parte do problema está associado à disciplina de introdução à programação. Aprender a programar é uma tarefa difícil, que envolve diversos conhecimentos e habilidades. Apesar da importância da programação, os resultados nestas disciplinas são geralmente desanimadores. Índices de reprovação giram em torno de 33% . Assim, à parte da análise transversal ao curso, existe um interesse especial na análise dos dados com foco na didática da disciplina introdutória de programação. Espera-se em seguida, que a experiência ganha com este trabalho seja naturalmente exportada para outros cursos da UFG. Além disto, a generalização deste emprendimento será documentada e disponibilizada para outras instituições de ensino. Ao conhecer melhor a área de Ciência de Dados será possível entender suas potencialidades, verificando se ela pode de fato responder às perguntas que o Instituto de Informática e a Universidade têm formulado visando melhorar aspectos acadêmicos dos cursos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Pensamento Computacional: conceptualização, avaliação e impacto na aprendizagem em universitários de Informática
Descrição: Computação permeia a vida cotidiana, não ficando restrita aos computadores. Muitos acreditam que a computação impulsiona a inovação necessária para sustentar a competitividade económica em um ambiente globalizado. Mais, um número crescente de cientistas acredita que o processamento de informações ocorre naturalmente na natureza e que a computação é necessária para compreendê-las e, eventualmente, controlá-las. Neste sentido, o Pensamento Computacional (Computational Thinking, em inglês) está sendo considerada uma habilidade crítica para os estudantes do século XXI. Ao identificar o pensamento computacional como uma habilidade fundamental para todos os que utilizam, de forma direta ou indireta, a tecnologia, os problemas enfrentados no ensino de programação de computadores passam da esfera dos cursos de computação para um ambiente global, justificando um estudo mais aprofundado dos processos cognitivos associados à programação e ao pensamento computacional. Investir no estudo do pensamento computacional torna-se, assim, parte integrante de uma melhor formação e qualificação dos alunos e de futuros profissionais que terão que lidar com tecnologia no seu dia a dia, permitindo otimizar o seu desempenho. Com efeito, a pertinência desta faceta da cognição e do desempenho cognitivo pode ser claramente analisada através da sua transversalidade no mundo moderno. Torna-se, então, imprescindível dar-lhe a merecida importância na investigação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Sistema de Apoio à Tomada de Decisão Eficiente de Atendimento a Ocorrências
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão para a distribuição de viaturas em uma área geográfica (cidade de Goiânia) e sua alocação para o atendimento a ocorrências. O sistema visa resolver um problema da Companhia Energética de Goiás (CELG) na otimização de recursos e na melhoria do atendimento aos seus consumidores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Paula Laboissière Ambrósio - Integrante / Cedric Luiz de Carvalho - Coordenador / Fabio Moreira Costa - Integrante / elma Woerle de Lima Soares - Integrante.Financiador(es): Companhia Energética de Goiás - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Comunidades Virtuais Semânticas em Salas de Aula Interativas
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar o potencial de promover o uso de comunidades virtuais de prática semânticas (que incorporaram conceitos da Web Semântica (WEB 3.0) como ferramenta de promoção do aprendizado em sala de aula. A proposta consiste oferecer aos alunos um ambiente multi-tecnologia uma sala de aula interativa, conectada, colaborativa, que integra dispositivos de diferentes tipos como laptops, tablets, projetores, touch screens, lousas interativas, handhelds, smartphones etc, com ferramentas que guiam o aluno na solução de problemas, oferecendo através da inteligência do sistema, apoio e supervisão do processo. O uso de tais tecnologias na sala de aula, combinado com metodologias de ensino ativas, tais como o aprendizado baseado em problemas e o aprendizado colaborativo, será avaliado com base em indicadores de desempenho e envolvimento dos alunos nas atividades das disciplinas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Ensino a Distância
Descrição: O Plano Nacional de Educação (Lei N° 010172, de 09/01/2001), prevê ter pelo menos 30% da população brasileira com idade entre 18 e 24 anos com diploma superior antes do fim da década, sendo que 40% da oferta de vagas deve ser feita pelo sistema público de ensino, estabelecendo uma politica de expansão que diminui as diferenças entre as diversas regiões do país. Este é um desafio enorme. A Educação a Distância tem se mostrado um meio importante de levar educação e treinamento a uma população numerosa e diversa. No Brasil, esta modalidade de ensino tem uma longa e importante história que começou com cursos por correspondência. Eram cursos não-formais, que tinham o intuito de educar mas não ofereciam diploma. Somente recentemente programas de ensino superior foram autorizados a emitir diplomas reconhecidos pelo MEC. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 1996) foi a primeira a definir a educação a distância como uma modalidade reconhecida de educação superior. Estabeleceu também várias regras para a implantação desta modalidade de ensino, incluindo o fato de que 20% dos cursos a distância devem ser presenciais em atividades que incluem avaliação e atividades de laboratório. Apesar de ser legalmente possível ofertar cursos superiores a distância, somente em 2005, quando o Ministério da Educação investiu US$ 7 milhões para apoiar instituições públicas a ofetar treinamento de professores, é que esta modalidade foi de fato adotada pelas universidades públicas. Este projeto resultou na criação de 18 programas voltados para o treinamento de professores do ensino básico e fundamental, com 17,585 vagas ofertadas. O sucesso deste projeto acelerou o processo de criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma joint-venture entre universidades públicas, centros tecnológicos e municípios, que pretende oferecer aproximadamente 61,575 vagas somente em 2007. Isto representa uma expansão de 64% sobre o total de vagas ofertadas pelo sistema público de ensino. A UFG também es.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2010
HP Technology for Teaching: Using Tablet PCs and Problem-based Learning to Teach Algorithms and Programming
Descrição: Tradicionalmente, o ensino de Algoritmos e Programação é baseado em uma seqüência de tópicos, partindo das técnicas básicas e procurando abordar aspectos mais avançadas de programação, como fluxo de controle e modularização de programas. Tipicamente, os conceitos são expostos primeiro, seguidos de exemplos de sua aplicação e problemas específicos para os quais os alunos devem reproduzir e estender as soluções aprendidas. Contudo, o cenário típico de programação consiste em primeiro abordar o problema para então elaborar uma solução com base na análise do problema e na experiência prévia. Consideramos que esta é uma abordagem mais natural para o aprendizado. De fato, com a metodologia atual, apenas alguns alunos em cada turma apresentam níveis adequados de sucesso ao final do semestre, enquanto os demais parecem não assimilar suficientemente bem os conceitos chave, seus relacionamentos e aplicações. No Instituto de Informática, tentativas foram realizadas no passado no sentido de melhorar o aproveitamento nesta disciplina, notadamente utilizando elementos do método de Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL). Os níveis de aproveitamento dos alunos foram significativamente mais altos em comparação com outras turmas. Contudo, o uso do método PBL mostrou problemas com relação à eficiência do ensino e participatividade dos alunos, o que comprometia o cumprimento do programa da disciplina. Neste projeto, planejamos retomar o uso do método PBL, agora assistido pelo uso de tecnologias de computação móvel e ubíqua. O projeto objetiva investigar e aplicar essas tecnologias para incrementar o ensino na disciplina introdutória de Algoritmos e Programação. Esta disciplina é ofertada pelo INF para diversos cursos de graduação da UFG, incluindo Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Matemática, Física, Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia. Um grande problema nesta disciplina é conseguir que os estudant.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Ana Paula Laboissière Ambrósio - Integrante / Fabio Moreira Costa - Coordenador.Financiador(es): Hewllet Packard Co. - Auxílio financeiro.
2005 - 2009
Sistema de Tratamento de Informações
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver um Sistema de Tratamento de Informações (STI), criando uma infra-estrutura computacional para suporte ao armazenamento, recuperação e intercâmbio de informações em ambientes distribuídos. No contexto deste projeto entende-se por informação vários tipos de dados, entre eles textos, imagens, filmes, sons, radiografias, partituras, etc. bem como o significado implícito ou explícito associado aos mesmos. Propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma aberta, integrada e flexível, que poderá ser instanciada e estendida para implementar aplicações em diversas áreas do conhecimento. Para atender à proposta de flexibilidade e extensibilidade da ferramenta, sua arquitetura deverá ser de encaixe, onde módulos podem ser adicionados, alterados ou excluídos de forma independente, permitindo que ela evolua naturalmente, através do acréscimo de tratamento para novos tipos de informações. O presente projeto apresenta vários desafios em diversas áreas da computação, os quais serão atacados neste projeto através de subprojetos. Além disto, este projeto tem o objetivo de agrupar a equipe do Instituto de Informática em volta de um projeto comum, reforçando a integração dos diversos segmentos, concentrando esforços a fim de obter um sistema robusto e flexível, que incorpore soluções de ponta nas diversas áreas da computação, e que seja capaz de atender às necessidades apresentadas por diversos setores da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Aplicação de Realidade Virtual em Biomedicina
Descrição: O presente projeto tem como objetivo o desenvolvolvimento de métodos e ferraementas para a aplicação de conceitos de realidade virtual na área biomédica. O trabalho permitirá a visualização de estruturas biológicas, suas interações e simulações de comportamentos dependendo de parãmetros configuráveis. O projeto irá utilizar técnicas de realidade virtual não imersiva tendo em vista a restrição orçamentária para a aquisição de equipamentos específicos e o requisito de ampla divulgação. O trabalho tem como alvo a utilização em educação da população em geral, ensino tanto na área de saúde como em computação. Para o desenvolvimento do sistema serão utilizados padrõesinternacionais e, preferencialmente, ferramentas de uso livre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
Metodologias de Banco de Dados Aplicadas à Recuperação de Informações na Web
Descrição: A WEB atualmente é uma fonte inesgotável de informações, porém a recuperação destas informações é ainda primária já que os mecanismos de busca muitas vezes não levam em conta a semântica e o contexto em que estas informações se aplicam. Estudos para tentar minimizar estes problemas vêm sendo desenvolvidos, entre eles aqueles voltados para WEB Semântica. Já a área de Banco de Dados tem uma história no tratamento de semântica. Além disto, a WEB pode em última análise ser vista como um grande banco de dados com características e exigências específicas. Assim, o objetivo deste projeto é estudar diversas metodologias já utilizadas na área de Banco de Dados e verificar como elas podem ser utilizadas na recuperação de informações na WEB, propondo soluções que venham a facilitar e/ou aprimorar os processos de busca. A pesquisa deverá iniciar com o estudo de banco de dados ativos e no uso de consultas flexíveis para a implementação de sistemas de busca..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Ana Paula Laboissière Ambrósio - Coordenador.
1997 - 2000
Acesso ao MUBDG através da Internet. Especificação de um Mecanismo de Consultas Flexiveis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1999
Estudo de Métodos de Tratamento Semântico para a Aplicação em Sistemas Flexíveis de Consultas a Banco de Dados
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: The International Review of Research in Open and Distance Learning
2016 - Atual
Periódico: iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação
2016 - Atual
Periódico: Computers in Human Behavior


Revisor de projeto de fomento


2016 - Atual
Agência de fomento: Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecn
2014 - 2014
Agência de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás
2015 - 2015
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014 - 2014
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2001 - 2001
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicolologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatistica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Ensino de Algoritmos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Recuperação de Informações.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Semântica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Melhor artigo do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) - Trilha 1, Sociedade Brasileira de Computação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Deller James Ferreira2017Deller James Ferreira ; Hebert Coelho da Silva ; MELO, T. F. N. ; AMBRÓSIO, ANA PAULA . Investigation of Continuous Assessment of Correctness in Introductory Programming. EDUCATIONAL TECHNOLOGY & SOCIETY, v. 20, p. 182-194, 2017.

2.
FRANCISCO, R. E.2016FRANCISCO, R. E. ; AMBRÓSIO, A. P. . Uso do Algoritmo Distância de Edição com Técnicas de Pré-Processamento para Apoiar a Identificação de Plágio em Códigos-Fonte de Problemas de Programação Introdutória. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 9, p. 32-52, 2016.

3.
AMBRÓSIO, A. P.2011 AMBRÓSIO, A. P.; Leandro S. Almeida ; Joaquim Macedo ; Alexandre Santos ; Amanda Franco . Programação de computadores: Compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, v. 19, p. 185-197, 2011.

4.
AMBRÓSIO, A. P.1997 AMBRÓSIO, A. P.; METAIS, E. ; MUNIER, J. . The Linguistic Level: Contribution For Conceptual Design, View Integration, Reuse And Documentation. Data And Knowledge Engineering, Elsevier, 1997.

5.
AMBRÓSIO, A. P.1996AMBRÓSIO, A. P.. A Reuse Based Schema Construction System. Modelling Complex Data For Creating Information, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
Rodrigues de Oliveira, Renan ; Costa, Fábio Moreira ; Luiz de Carvalho, Cedric ; Ambròsio, Ana Paula . Semantic Retrieval of Documents from Digital Repositories and Twitter Integration in the Moodle Environment. In: Tomayess Issa; Pedro Isaías. (Org.). Artificial Intelligence Technologies and the Evolution of Web 3.0. 1a.ed.Hershey, Pennsylvania: IGI Global, 2015, v. , p. 37-65.

2.
de Lima, Junio Cesar ; de Carvalho, Cedric Luiz ; Laboissiere Ambrosio, Ana Paula . Knowledge Management in Virtual Communities of Practice. Knowledge Management. 1ed.Viena Austria: InTech, 2010, v. , p. 93-110.

3.
AMBRÓSIO, A. P.; GUERRA, G. . A Semântica na Computação. Filosofia, Linguistica e Informática - Aspectos da Linguagem. Goiânia: , 1998, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMBRÓSIO, A. P.; PAIVA, R. A. . Saiba como escolher seu Banco de Dados. Jornal O Popular.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Deller James Ferreira ; MELO, T. F. N. ; AMBRÓSIO, A. P. . Students' Perceptions of Applying Real-world Problem Solving in Computer Science Education. In: Frontiers in Educaation, 2018, San Francisco. Proceedings of FIE 2018, 2018.

2.
LIMA, P. S. N. ; AMBRÓSIO, A. P. ; BRANCHER, J. D. ; FELIX, I. ; Deller James Ferreira . Content Analysis of Student Assessment Exams. In: Frontiers in Education, 2018, San Francisco. Proceedings of FIE 2018, 2018.

3.
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4.
FELIX, I. ; AMBRÓSIO, A. P. ; BRANCHER, J. D. . Data Mining for Student Outcome Prediction on Moodle: a systematic mapping. In: 29º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018, Fortaleza. Anais do 29º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2018.

5.
MOREIRA FÉLIX, IGOR ; AMBRÓSIO, ANA PAULA ; SILVA NEVES, PRISCILA ; SIQUEIRA, JOYCE ; DUILIO BRANCHER, JACQUES . Moodle Predicta: A Data Mining Tool for Student Follow Up. In: 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017, Porto. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017. p. 339.

6.
REZENDE, WALTER J. ; ALBUQUERQUE, EDUARDO S. ; AMBROSIO, ANA PAULA . Use of Augmented Reality to Support Education - Creating a Mobile E-learning Tool and using it with an Inquiry-based Approach. In: 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017, Porto. Proceedings of the 9th International Conference on Computer Supported Education, 2017. p. 100.

7.
FRANCISCO, R. E. ; PEREIRA Jr, C. X. ; AMBRÓSIO, A. P. . Juiz Online no ensino de Programação Introdutória - Uma Revisao Sistemática da Literatura. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 2016, Uberlândia. Anais do XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Uberlândia, 2016.

8.
FELIX, I. ; Deller James Ferreira ; AMBRÓSIO, A. P. . Desempenho entre turmas que utilizaram jogos no ensino de Ciência da Computação: uma revisão sistemática da literatura. In: Escola Regional de Informática do Piauí - ERIPI 2016, 2016, Teresina. Anais Escola Regional de Informática do Piauí - ERIPI 2016, 2016.

9.
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10.
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16.
Renan Rodrigues de Oliveira ; COSTA, F. M. ; CARVALHO, C. L. ; AMBRÓSIO, A. P. . Semantic Retrieval of Documents from Digital Repositories in the Moodle Environment. In: IADIS International Conference WWW/Internet 2012, 2012, Madrid. Proceedings WWW/Internet 2012, 2012. p. 3-10.

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AMBRÓSIO, A. P.; MARTINS, S. W. ; Leandro S. Almeida ; Amanda Franco ; GEORGES, F. . Assessment of Self-regulated Attitudes and Behaviors of Introductory Programming Students. In: 42nd ASEE/IEEE Frontiers in Education Conference, 2012, Seattle. Proceedings 2012 FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, 2012. p. 1312-1317.

18.
Halley Wesley A. S. Gondim ; AMBRÓSIO, A. P. ; COSTA, F. M. . TaskBoard ? Using XP to Implement Problem-Based Learning in an Introductory Programming Course. In: Agile Processes in Software Engineering and Extreme Programming, 12th International Conference, XP 2011, 2011, Madrid. Proceedings 12th International Conference, XP 2011. Berlin: Springer-Verlag, 2011. p. 162-175.

19.
AMBRÓSIO, A. P.; COSTA, F. M. ; Leandro S. Almeida ; Amanda Franco ; Joaquim Macedo . Identifying Cognitive Abilities to Improve CS1Outcome. In: Frontiers in Education, 2011, Rapid City. Proceedings 2011 Frontiers in Education, 2011.

20.
Renan Rodrigues de Oliveira ; CARVALHO, C. L. ; COSTA, F. M. ; AMBRÓSIO, A. P. ; Evandro Carrijo . O TWITTER COMO FERRAMENTA DE APOIO À EDUCAÇÃO. In: Challenges 2011, 2011, Braga. Proceedings Challenges 2011, 2011.

21.
AMBRÓSIO, A. P.; Rangel Rigo . Sistema Inteligente Não-Linear de Apoio à Aprendizagem:Diagnóstico e Orientação do Processo Gradual de Construção de Saberes. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracajú SE. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 2293-2302.

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AMBRÓSIO, A. P.; MARTINS, S. W. . Study attitudes and behaviour of CS1 students Two realities. In: Psychology of Programming Interest Group Annual Conference 2011, 2011, Hesling, York, UK. PPIG 2011 Proceedings of the 23nd Annual Workshop of the Psychology of Programming Interest Group, 2011.

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AMBRÓSIO, A. P.; COSTA, F. M. . O uso de PBL para o Ensino de Algoritmos e Programação de Computadores. In: PBL2010 International Conference, 2010, São Paulo - SP. Proceedings PBL 2010, 2010.

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OLIVEIRA, D. V. ; AMBRÓSIO, A. P. ; Alvares, N. . As Mulheres no Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Goiás. In: CLEI- The Latin-American Woman in Computing Congress - LAWCC, 2010, Assuncion. Proceedings of CLEI (LAWCC 2010), 2010.

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29.
AMBRÓSIO, A. P.; COSTA, F. M. ; Charles Gomes de Almeida ; Halley Wesley A. S. Gondim ; PROVENSI, L. ; OLIVEIRA, L. . DIGITAL INK AS A COLLABORATIVE LEARNING SUPPORT. In: International Conference on Computer Supported Education, 2009, Portugal. Proceedings of CSEDU 2009, 2009.

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MORAIS, E. A. M. ; AMBRÓSIO, A. P. . Automatic Domain Classification of Jurisprudence Documents. In: EATIS 2008 - EuroAmerican Conference on Telematics and Information Systems, 2008, Aracaju - SE. Anais do Eatis 2008, 2008.

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AMBRÓSIO, A. P.; CARVALHO, C. L. ; SILVA, J. M. . SINAPSE Extração de Conhecimento em Textos de Língua Portuguesa usando Stemming. In: 6th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2007, Brasília - DF. Anais I2TS 2007, 2007.

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AMBRÓSIO, A. P.; MORAIS, E. A. M. ; GOMES, P. H. . Ontologias como Fonte de Indexação Semântica na Internet. In: Webmedia 2005, 2005, Poços de Caldas - MG. Webmedia 2005, 2005.

38.
AMBRÓSIO, A. P.; SILVA, J. C. ; Dirson de Santos ; Fábio de Lucena . Software Engineering Documentation: An Ontology-Based Approach. In: WebMedia & LA-Web 2004, 2004, Ribeirão Preto - SP. WebMedia & LA-Web 2004 - Joint Conference, 2004. v. 1. p. 38-40.

39.
AMBRÓSIO, A. P.. UM MECANISMO DE CONSULTAS FLEXÍVEIS PARA O MUBDG. In: GIS Brasil 2000, 2000, Salvador. GIS Brasil 2000, 2000.

40.
GEORGES, F. ; AMBRÓSIO, A. P. . Redes TCP/IP e sua Administração. In: XVI Jornada de Atualização em Informática - XVI Congresso da SBC, 1997, Brasilia - DF. Anais da XVI Jornada de Atualização em Informática, 1997.

41.
AMBRÓSIO, A. P.; RUGGIA, R. . A Toolkit For Reuse in Conceptual Modelling. In: Caise'97, 1997, Barcelona - Espanha. Proceedings of Caise'97, 1997.

42.
AMBRÓSIO, A. P.; GEORGES, F. . Applying Similarity Vectors for the Selection of Reusable Schemas. In: CLEI PANEL '96, 1996, Bogotá - Colombia. Proceedings of CLEI PANEL '96, 1996.

43.
AMBRÓSIO, A. P.; GUERRA, G. . As Representações Semânticas nas Aplicações Informatizadas. In: II Simpósio de Aspectos da Linguagem, 1996, Goiania - GO. Anais II Simpósio de Aspectos da Linguagem, 1996.

44.
AMBRÓSIO, A. P.; GEORGES, F. . Approaches and Techniques for Conceptual Schema Reuse. In: Tutorial do SBBD'95, 1995, Recife - PE. Anais do SBBD'95, 1995.

45.
AMBRÓSIO, A. P.; METAIS, E. ; MUNIER, J. . The Linguistic Level of the Kheops Case Tool. In: NLDB'95, 1995, Versailles, França. Proceedings of NLDB'95, 1995.

46.
AMBRÓSIO, A. P.. Introducing Semantics in Conceptual Schema Reuse. In: CIKM'94, 1994, Maryland, EUA. Proceddings of CIKM'94, 1994.

47.
AMBRÓSIO, A. P.; RUGGIA, R. . Applying Reuse to Conceptual Modeling: an analysis of existing techniques. In: AFCET - Ingenierie des Bases de Données - Migration, intégration, évolution, 1994, Paris, França, 1994.

48.
AMBRÓSIO, A. P.. An Imprecise Querying Mechanism for the Reuse of Conceptual Schema Components. In: 5th European Workshop on Next Generation of Case Tools, 1994, Utrecht, Holanda. Proceedings of the 5th European Workshop on Next Generation of Case Tools, 1994.

49.
AMBRÓSIO, A. P.; RUGGIA, R. ; BOUZEGHOUB, M. . A Schema Manipulation Mechanism for an OODB Model with Exceptional Subtypes. In: XX SEMISH, 1993, Florianopolis. Anais do XX SEMISH, 1993.

50.
AMBRÓSIO, A. P.; FONSECA, D. . Especificaçao Formal de Instâncias Excepcionais. In: IV Simpósio de Engenharia de Software, 1990, Aguas de Sao Pedro, SP. Anais do IV Simpósio de Engenharia de Software, 1990.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA Jr, C. X. ; AMBRÓSIO, A. P. ; GEORGES, F. . Written Assessments with Digital Ink. In: 14th International Conference on Computational Science and its Applications, 2014, Guimarães. Proceedings ICCSA 2014. Washington - EUA: IEEE - CPS, 2014. p. 151-155.

2.
AMBRÓSIO, A. P.; PEREIRA Jr, C. X. . Uso da Tinta Digital na Análise Processos Cognitivos. In: Congresso Internacional de Psicologia, 2013, Braga. Anais do Congresso Internacional de Psicologia. Braga: Universidade Católica Portuguea, 2013.

3.
OLIVEIRA, L. ; AMBRÓSIO, A. P. . PowerInf Collaborative Learning. In: XVII Workshop de Educação em Informática, 2009, Bento Gonçalves - RS. Anais do WEI 2009, 2009.

4.
Charles Gomes de Almeida ; AMBRÓSIO, A. P. ; COSTA, F. M. . DIWiki ? A tool for Collaborative Learning Support. In: I2TS'2008 - 7th International Information and Telecommunication Technologies Symposium, 2008, Foz de Iguaçu. Anais do I2TS 2008, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FELIX, I. ; AMBRÓSIO, A. P. . Moodle Data Extract: Uma ferramenta para extração e mineração de dados do Moodle. In: MoodleMoot Brasil, 2017, São Paulo. Anais MoodleMoot Brasil, 2017.

2.
LIMA, P. S. N. ; AMBRÓSIO, A. P. . USO DE MINERAÇÃO DE DADOS PARA A ANÁLISE DOS RESULTADOS DOS ESTUDANTES NO ENADE COM BASE NO CONTEÚDO DAS QUESTÕES. In: Conpeex 2017, 2017, Goiânia. Anais Conpeex 2017, 2017.

3.
AMBRÓSIO, A. P.; Amanda Franco ; Leandro S. Almeida . MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS NECESSIDADES: NOVAS COMPETÊNCIAS PARA NOVAS EXIGÊNCIAS DO SÉC. XXI. In: VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (VII CIDU), 2012, Porto. Anais VII CIDU, 2012.

4.
AMBRÓSIO, A. P.. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO SUPORTE À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. In: II Seminário Internacional 'Contributos da Psicologia em Contextos Educativos', 2012, Braga. Atas do II SICPCE, 2012.

5.
COSTA, F. M. ; AMBRÓSIO, A. P. . Tablet PCs and Problem-Based Learning in a Course on Algorithms and Programming. In: HP Technology for Teaching 2008 Conference, 2008, La Jolla - CA. Proceedings of the 2008 HP Technology for Teaching Conference, 2008. p. 56-56.

6.
AMBRÓSIO, A. P.. A Reuse-Based Schema Construction System. In: 14th International CODATA Conference, 1994, Chambery, França. Proceedings of the 14th International CODATA Conference, 1994.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, P. S. N. ; AMBRÓSIO, A. P. ; Deller James Ferreira ; BRANCHER, J. D. . ANÁLISE DE DADOS DO ENADE E ENEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANCISCO, R. E. ; AMBRÓSIO, A. P. . Mining an Online Judge System to Support Introductory Computer Programming Teaching. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
AMBRÓSIO, A. P.; PEREIRA Jr, C. X. ; GEORGES, F. . Digital Ink for Cognitive Assessment of Computational Thinking. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMBRÓSIO, A. P.; Leandro S. Almeida ; Joaquim Macedo ; Amanda Franco . Exploring Core Cognitive Skills of Computational Thinking. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMBRÓSIO, A. P.; PEREIRA Jr, C. X. ; GEORGES, F. . Written Assessments with Digital Ink. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Renan Rodrigues de Oliveira ; COSTA, F. M. ; CARVALHO, C. L. ; AMBRÓSIO, A. P. ; Evandro Carrijo . Use of Twitter and Semantic Resource Discovery in the Educational Context. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Renan Rodrigues de Oliveira ; CARVALHO, C. L. ; COSTA, F. M. ; AMBRÓSIO, A. P. ; Evandro Carrijo . O TWITTER COMO FERRAMENTA DE APOIO À EDUCAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AMBRÓSIO, A. P.; Rangel Rigo . Sistema Inteligente Não-Linear de Apoio à Aprendizagem:Diagnóstico e Orientação do Processo Gradual de Construção de Saberes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
Halley Wesley A. S. Gondim ; AMBRÓSIO, A. P. ; COSTA, F. M. . TaskBoard ? Using XP to Implement Problem-Based Learning in an Introductory Programming Course. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
AMBRÓSIO, A. P.; COSTA, F. M. . O uso de PBL para o Ensino de Algoritmos e Programação de Computadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
AMBRÓSIO, A. P.; COSTA, F. M. ; Charles Gomes de Almeida ; PROVENSI, L. ; Silva, L. O. ; Halley Wesley A. S. Gondim . DIGITAL INK AS A COLLABORATIVE LEARNING SUPPORT. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Silva, L. O. ; AMBRÓSIO, A. P. . PowerInf Collaborative Learning Environment. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
Halley Wesley A. S. Gondim ; AMBRÓSIO, A. P. ; COSTA, F. M. . Uma Experiência no Ensino de Algoritmos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
MORAIS, E. A. M. ; AMBRÓSIO, A. P. . Automatic Domain Classification of Jurisprudence Documents. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
AMBRÓSIO, A. P.. Should Teachers become Instructional Designers. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SILVA, J. M. ; CARVALHO, C. L. ; AMBRÓSIO, A. P. . SINAPSE Extração de Conhecimento em Testos de Língua Portuguesa Usando Stemming. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
GEORGES, F. ; AMBRÓSIO, A. P. . Mini-curso 'As Redes TCP-IP e sua Administração. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
AMBRÓSIO, A. P.; GEORGES, F. . Applying Similarity Vectors for the Selection of Reusable schemas. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
AMBRÓSIO, A. P.. Aplicando Reuso na Construção de Esquemas Conceituais. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMBRÓSIO, A. P.. Membro de Comitê de Programa de CTRL+E. 2017. (Membro de Comitê de Programa de CTRL+E).

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Membro do Comitê de Programa do Simpósio de Banco de Dados (SBBD?97). 1997. (Membro do Comitê de Programa do Simpósio de Banco de Dados (SBBD?97)).

3.
AMBRÓSIO, A. P.. Membro do Comitê de Programa de Applications of Natural Language to Information Systems (NLDB?97). 1997. (Membro do Comitê de Programa de Applications of Natural Language to Information Systems (NLDB?97)).

4.
AMBRÓSIO, A. P.. Membro do Comitê de Programa de Applications of Natural Language to Information Systems (NLDB?96). 1996. (Membro do Comitê de Programa de Applications of Natural Language to Information Systems (NLDB?96)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CARVALHO, C. L.; AMBRÓSIO, A. P.; VIEIRA, R.. Participação em banca de JULIO CESAR BATISTA PIRES. Extração e Mineração de Informação Independente de Domínios da Web na Língua Portuguesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Glauber Boff. Arquitetura e Implementação de Mecanismos de Suporte a Regras de Negócio em Sistemas de Informação. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
CARVALHO, C. L.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Hellen do Carmo de Oliveira. Uma Metodologia para Construção Semi-Automatizada de Ontologias a partir de Documentos Textuais. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
ALBUQUERQUE, E. S.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Jairo Figueiredo Junior. RELAÇÃO DE RESULTADOS SOROLÓGICOS DE ENSAIO IMUNOENZIMÁTICO (ELISA) COM A TÉCNICA DE IMUNOFLUORESCÊNCIA MICROSCÓPICA DIGITAL PARA PESQUISA DE ANTIGLOBULINA IgG DE TOXOPLASMA gondii. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
AMBRÓSIO, A. P.; SCHNEIDER, S. M.; SILVA, I. R.; SOUZA, J. N.. Participação em banca de Luciene Chagas de Oliveira. Meta Modelo Funcional para Recuperação de Informação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
AMBRÓSIO, A. P.; Paula Lorenzoni Paste de Oliveira. Participação em banca de Paula Lorenzoni Paste de Oliveira. LIPO-CAD: Sistema de Avaliação do Nível de Colesterol Total por Meio de Processamento de Imagens Digitais. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

7.
Junio César de Lima; CARVALHO, C. L.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Junio César de Lima. Gestão de Conhecimento em Comunidades Virtuais de Prática: Uma Ferramenta Baseada nas Tecnologias da Web Semântica. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Leandro Luis Galdino de Oliveira. Diagnóstico auxiliado por computador na detecção de pneumonias na infância. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
CARVALHO, C. L.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Julio Cesar Batista Pires. Extração e Mineração de Informação Independente de Domínio na WeB na Lingua Portuguesa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Licia Kamila Assis de Melo. Analise epacial de pontos na detecção de aglomerados de pneumococos isolados de nosafaringe. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical) - Universidade Federal de Goiás.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hugo dos Santos; Lindomar Vieira Patrícios; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Hugo Eduardo Ramos dos Santos e Lindomar Vieira Patrícios. Melhoria da Estratégia, Planejamento e Automatização dos Processos de Testes de Software para Aplicações Web. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
AMBRÓSIO, A. P.; SILVA, J. C.; CARVALHO, C. L.. Participação em banca de Junio César de Lima. Programação em Lógica x Web Semântica. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
JUBE NETO, A. C. R.; CARVALHO, C. L.; COSTA, F. M.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Alcide Celso Ramos Jubé Neto. Gerenciamento de Meta-Informações aplicado á Configuração de Middleware. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Redes de Computadores) - Universidade Federal de Goiás.

4.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Weber Afonso Rosa de Miranda. Biblioteca de Classes Java para Viabilizar o Desenvolvimento de Relatórios no Formato PDF. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Fabrício Lopes da Costa e Karem Magno Rocha. Padrões de Análise. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

6.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Fabrício Ribas Kruel. Contribuições do PMBOK para implantar um processo de software baseado na norma NBRISO/IEC12207. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

7.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Marcos Roberto Ribeiro. Aplicações de Multimídia Distribuída em J2ME. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

8.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Sergio Alexandre M. Arruda. MANETs IEEE 802.11. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

9.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Marcos Vinicius S. Fernandes e Onia Arantes Albuquerque. Implementação de um prototipo de uma ferramento para a alimentação automática de dados a serem disponibilizados no portal do INF. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

10.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Rafael Velozo de Andrade Gomes, Luciana Cristina de Carvalho. Recuperação de Informação na Web. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás.

11.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Hedenir Monteiro Pinheiro. Topicos de Pesquisa em Data Warehouse. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

12.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Cláudio Pinho Resende. Otimização de Queries em Oracle: suas vantangens e deficiências. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

13.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Herbert de S. Cruz. Simulador de Controle de Concorrência em Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

14.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Lena Lucia de Moraes. XML e Java: Uma Perspectiva de Programador. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

15.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Lorenna C.M.M. Castro. Simulador de Controle de Concorrência em Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

16.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Rui Cesar B Junior. Simulador de Controle de Concorrência em Sistemas de Banco de Dados Distribuídos. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

17.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Rafael Didimo Santos. Data Warehouse. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AKIRA, M.; SENE JUNIOR, I. G.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Kelvin Santiago Leonardo.Integração de atividades e certificações com xAPI e Badges. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

2.
ALBUQUERQUE, E. S.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de GREGORY DELFINO ALVES DO CARMO.Projeto e Implementação de Jogos 2D com GameMaker. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

3.
ALBUQUERQUE, E. S.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de WALTER JOSE DE REZENDE.Uso de realidade aumentada para suporte ao ensino ARCEDU. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

4.
AKIRA, M.; AMBRÓSIO, A. P.; NASCIMENTO, H. A. D.. Participação em banca de Igor Felix.Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e WIKI: lição aprendida no uso do Protocolo Tin Can. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

5.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Roberto Cesar Rodrigues.Banca PFC de Roberto Cesar Rodrigue. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

6.
COSTA, F. M.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Daidy Junior Ferreira de Almeida.Uso da Ferramenta Alice no Auxilio ao Ensino de Programação de Computadores. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

7.
COSTA, F. M.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Luiz Carlos Mendes Junior.Software de Apoio a Apresentações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

8.
ALBUQUERQUE, E. S.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Marcio de Melo Ferreira.Estudo de Realidade Virtual utilizando Vizard. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

9.
ALBUQUERQUE, E. S.; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Murilo Ferraz Franco.Desenvolvimento de uma ferramenta de auxilio ao ensino de informática básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

10.
Deller James Ferreira; AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Livia Padial Machado.Aprendizagem Colaborativa na Web. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

11.
AMBRÓSIO, A. P.; BARBOSA, R. M.. Participação em banca de Melissa Isernhagen.Conjuntos Independentes Maximais em Grafos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

12.
AMBRÓSIO, A. P.; MIRANDA, M.. Participação em banca de Isabel Lacordaire Ribeiro.Evolução dos Protocolos de Segunda Geração de Telefonia Celular. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

13.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Liv Cunha.Estudo Comparativo entre Xp e UP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

14.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Melissa Isernhagen.Banca PFC de Melissa Isernhagen. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

15.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Isabel Lacordaire Ribeiro.Banca PFC de Isabel Lacordaire Ribeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

16.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Liv Cunha.Alguns problemas sobre conjuntos independentes em grafos. 2004.

17.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Rodson Rogerio da Silva.Modelagem de Protocolos de Comunicação utilizando Redes de Petri. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

18.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Tulio Carrijo Soares.Estudo e Aplicação de SMIL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

19.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Murilo de Barros Carneiro.Recuperação de Informação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

20.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Reinvald de Castro Gerog.Banca PFC de Reinvald de Castro Gerog. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

21.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Gustavo Warzocha F. Cruvinel.Banca PFC de Gustavo Warzocha F. Cruvinel. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

22.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Junio Cesar de Lima.Banca PFC de Junio Cesar de Lima. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

23.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Christina A. Rossi Campos.Banca PFC de Christina A. Rossi Campos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

24.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Karylla Melo Vencio.Banca PFC de Karylla Melo Vencio. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

25.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Renata Reis Lacerda.Banca PFC de Renata Reis Lacerda. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

26.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Fernando Rodrigues de Barcelos.Banca PFC de Fernando Rodrigues de Barcelos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

27.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Regner da Silva Santos.Banca PFC de Regner da Silva Santos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

28.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Alexandre Branquinho Gomes.Autoria em XML Aplicada ao Ensino à Distância. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

29.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Daniela De Brandi G Milano.Suporte a Aplicação de Ensino a Distância usando Banco de Dados Oracle. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

30.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Rafael Leal Martins.Análise e Otimização de um Modelo Computacional Aplicado ao Ensino à Distância. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

31.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Andre Cruvinel Resende.Banca PFC de Andre Cruvinel Resende. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

32.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Heleno Vieira Borges.Banca de PFC de Heleno Vieira Borges. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

33.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Luis Henrique Silva Aguiar.Banca PFC de Luis Henrique Silva Aguiar. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

34.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Willian Divino Ferreira.Sistema de Clientes e Fornecedores do Projeto Informatize. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

35.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Cristian Arruda Ferro.Análise e Modelagem de um Sistema de Controle de Vendas de um Representante Comercial Agropecúario - CVRCA. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.

36.
AMBRÓSIO, A. P.. Participação em banca de Daniel Daher de Alencar.Análise e Modelagem de um Sistema de Controle de Vendas de um Representante Comercial Agropecúario - CVRCA. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AMBRÓSIO, A. P.; SILVA, J. C.; Sean Wolfgand Matsui Siqueira. Concurso Professor Adjunto na àrea de Banco de Dados. 2009. Universidade Federal de Goiás.

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Concurso para professor substituto INF/UFG. 2004. Universidade Federal de Goiás.

3.
AMBRÓSIO, A. P.. Concurso para professor assistente. 2004. Universidade Federal de Goiás.

4.
AMBRÓSIO, A. P.. Professor Assistente - Campus Catalão. 2002. Universidade Federal de Goiás.

5.
AMBRÓSIO, A. P.. Professor da Prefeitura Municipal de Goiatuba. 2001. Prefeitura Municipal de Goiatuba.

6.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Programador Pleno. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

7.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Operador de Computador Sênior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

8.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Analista de O&M Junior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

9.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Analista de O&M Senior/Geoprocessamento. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

10.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Analista de Sistemas Senior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

11.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Analista de Sistemas Junior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

12.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Analista de Sistemas Pleno. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

13.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Auxiliar Técnico Junior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

14.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Auxiliar Técnico Senior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

15.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Advogado. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

16.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Contador I. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

17.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Assistente Administrativo I Junior. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

18.
AMBRÓSIO, A. P.. Banca p/ elab prova para seleção de Assistente Administrativo I Pleno. 1998. Cia Processamento Dados Município Goiânia.

19.
AMBRÓSIO, A. P.. Professor Assistente - Campus Catalão. 1997. Universidade Federal de Goiás.

20.
AMBRÓSIO, A. P.. Professor Substituto do INF. 1997. Universidade Federal de Goiás.

21.
AMBRÓSIO, A. P.; MAFFEO, B.; ALBUQUERQUE, E. S.. Professor Auxiliar na área de Engenharia de Software. 1996. Universidade Federal de Goiás.

22.
AMBRÓSIO, A. P.; MAFFEO, B.; ALBUQUERQUE, E. S.; GEORGES, F.. Professor Auxiliar na área de Engenharia de Software - Catalão. 1996. Universidade Federal de Goiás.

23.
AMBRÓSIO, A. P.; ROSA, T. C.; SILVA, J. C.. Professor Auxiliar na área de Linguagens. 1996. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
AMBRÓSIO, A. P.. Presidente da comissão de seleção do programa de pós-graduação em Ciência da Computação. 2014. Universidade Federal de Goiás.

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Comissão de Avaliação Docente. 2014. Universidade Federal de Goiás.

3.
AMBRÓSIO, A. P.. Comissão de seleção do programa de pós-graduação em Ciência da Computação. 2013. Universidade Federal de Goiás.

4.
AMBRÓSIO, A. P.. Comissão de Avaliação Docente. 2013. Universidade Federal de Goiás.

5.
AMBRÓSIO, A. P.. Seleção de Bolsistas do projeto ISAC - Erasmus Mundus. 2008. Universidade Federal de Goiás.

6.
AMBRÓSIO, A. P.. Avaliação de Concurso de Iniciação Científica - Congresso SBC. 1996. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
14th International Conference on Computational Science and its Applications. Written Assessments with Digital Ink. 2014. (Congresso).

2.
Frontiers in Education 2014. Digital Ink for Cognitive Assessment of Computational Thinking. 2014. (Congresso).

3.
I Seminário Internacional "Cognição, Aprendizagem e Desempenho.Avaliando o Pensamento Computacional. 2014. (Seminário).

4.
Mesa redonda na Jornadas do NEC UFG.Educação a distância em universidades brasileiras e canadenses. 2014. (Encontro).

5.
Psychology of Programing 2014.Exploring Cognitive Skills of Computational Thinking. 2014. (Encontro).

6.
Congresso Internacional de Psicologia. Uso da Tinta Digital na Análise de Processos Cognitivos. 2013. (Congresso).

7.
IADIS International Conference WWW/Internet 2012. Semantic Retrieval of Documents from Digital Repositories in the Moodle Environment. 2012. (Congresso).

8.
IEEE 21st International Workshop Enabling Technologies: Infrastructure for Collaborative Enterprises (WETICE). Use of Twitter and Semantic Resource Discovery in the Educational Context. 2012. (Congresso).

9.
II Seminário Internacional 'Contributos da Psicologia em Contextos Educativos.O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO SUPORTE À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2012. (Seminário).

10.
VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. MUDAM-SE OS TEMPOS, MUDAM-SE AS NECESSIDADES: NOVAS COMPETÊNCIAS PARA NOVAS EXIGÊNCIAS DO SÉC. XXI. 2012. (Congresso).

11.
Workshop Criatividade em Educação. 2012. (Oficina).

12.
Challenges 2011. O TWITTER COMO FERRAMENTA DE APOIO À EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

13.
XII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas. 2011. (Encontro).

14.
XP2011. TaskBoard - Using XP to Implement Problem-Based Learning in an Introductory Programming Course. 2011. (Congresso).

15.
Seminário Geral de Graduação: interdisciplinaridade e praxis.Aprendizagem baseada em problemas - PBL. 2010. (Seminário).

16.
CSEDU 2009. DIGITAL INK AS A COLLABORATIVE LEARNING SUPPORT. 2009. (Congresso).

17.
Workshop de Educação em Informática. PowerInf Collaborative Learning Environment. 2009. (Congresso).

18.
6o. SENAED - Seminário Nacional ABED de Educação a Distância. 2008. (Seminário).

19.
Alternativas Pedagógicas para Inovação Curricular.A Aprendizagem Baseada em Problemas e a Metodologia da Problematização nos Cursos de Graduação da UFG. 2008. (Oficina).

20.
EATIS 2008 - EuroAmerican Conference on Telematics and Information Systems. Automatic Domain Classification of Jurisprudence Documents. 2008. (Congresso).

21.
Educação no Século XXI: Modelos de Sucesso. 2008. (Seminário).

22.
ERI-CO 2008 - Escola Regional de Infomática do Centro-Oeste. 2008. (Encontro).

23.
V ESUD - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distânica. Should Teachers become Instructional Designers?. 2008. (Congresso).

24.
XVI Workshop sobre Educação em Computação.Esboço de Fluxogramas no Ensino de Algoritmos. 2008. (Oficina).

25.
XXVIII Congresso Sociedade Brasileira de Computação. 2008. (Congresso).

26.
Canadian E-Learning Conference. 2007. (Encontro).

27.
Distance Education Technology Symposium - DETS 2007. 2007. (Simpósio).

28.
ED-Media. 2007. (Congresso).

29.
I2TS 2007. SINAPSE Extração de Conhecimento em Textos de Língua Portuguesa Usando Stemming. 2007. (Congresso).

30.
FIRST WORKSHOP ON ONTOLOGIES AND METAMODELING SBBD 2006.Associação Semântica entre Ontologias e Documentos. 2006. (Simpósio).

31.
ITS Leader Summit. 2005. (Encontro).

32.
4a. Jornada de Engenharia de Software. 2004. (Encontro).

33.
Dialogo Público - o TCU em conversa com o cidadão. 2004. (Outra).

34.
I Workshop de Web Semântica.I Workshop de Web Semântica. 2004. (Outra).

35.
Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2004. (Simpósio).

36.
WebMedia & La-Web Joint Conference.WebMedia & La-Web Joint Conference. 2004. (Simpósio).

37.
54a. Reunião Anual da SBPC. 2002. (Congresso).

38.
Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2002. (Congresso).

39.
III Curso de Qualidade de Cursos da Área de Computação e Informática.III Curso de Qualidade de Cursos da Área de Computação e Informática. 2002. (Outra).

40.
Seminário de Avaliação Institucional. 2002. (Seminário).

41.
Seminarios do Instituto de Informática. 2002. (Seminário).

42.
II Curso de Qualidade de Cursos da Área de Computação e Informática. II Curso de Qualidade de Cursos da Área de Computação e Informática. 2001. (Congresso).

43.
Mesa redonda sobre a regulamentação dos profissionais da área de Informática.regulamentação dos profissionais da área de Informática. 2001. (Encontro).

44.
GIS Brasil 2000. Um mecanismo de consultas flexíveis para o MUBDG. 2000. (Congresso).

45.
Simpósio Brasileiro de Multimídia.V Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia. 1999. (Simpósio).

46.
XVI Congresso SBC. XVI Congresso SBC. 1997. (Congresso).

47.
CLEI PANEL. CLEI PANEL. 1996. (Congresso).

48.
II Simposio de Semantica e Ontologia. 1996. (Simpósio).

49.
Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 1996. (Simpósio).

50.
Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 1996. (Simpósio).

51.
NLDB.NLDB. 1995. (Simpósio).

52.
Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 1995. (Simpósio).

53.
Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 1995. (Simpósio).

54.
14th International CODATA Conference. 14th International CODATA Conference. 1994. (Congresso).

55.
5th European Workshop on Next Generation of Case Tools.5th European Workshop on Next Generation of Case Tools. 1994. (Encontro).

56.
CIKM. CIKM. 1994. (Congresso).

57.
Workshop AFCET - Ingenierie des Bases de Données - Migration, intégration, évolution.Workshop AFCET - Ingenierie des Bases de Données - Migration, intégration, évolution. 1994. (Oficina).

58.
XX SEMISH.XX SEMISH. 1993. (Seminário).

59.
IV Simpósio de Engenharia de Software.IV Simpósio de Engenharia de Software. 1990. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMBRÓSIO, A. P.. Palestra com Prof. Rory McGreal - Universidade Athabasca. 2010. (Outro).

2.
AMBRÓSIO, A. P.. Jornada de Pesquisa do Instituto de Informática. 2009. (Outro).

3.
AMBRÓSIO, A. P.. Seminário Internacional Brasil- Canada de Educação a Distância. 2008. (Congresso).

4.
Plinio de Sá Leitão Jr. ; AMBRÓSIO, A. P. . ERI-CO 2008 Escola Regional de Informática do Centro-Oeste. 2008. (Outro).

5.
ALBUQUERQUE, E. S. ; AMBRÓSIO, A. P. . V Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermída. 1999. (Congresso).

6.
AMBRÓSIO, A. P.; GEORGES, F. . I Escola Regional de Informática da SBC - Região Minas Gerais/Centro Oeste. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Priscila Silva Neves Lima. (a definir). Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Igor Felix. Mineração de Dados para Predição de Resultado e Visualização de Informação em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

2.
Cleon Xavier Pereira Junior. Explorando a Tinta Digital para a Avaliação: análise de traços simples. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

3.
Rodrigo Elias Francisco. JuizOnline no Ensino de CS1: Requisitos,Dificuldadede Problemas e Plágio em Código-Fonte. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

4.
PORTHOS RIBEIRO DE ALBUQUERQUE MOTTA. Estudo Exploratório do Uso de Classificadores para a Predição de Desempenho e Abandono em Universidades. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

5.
Rangel Rigo. SInBAD - Sistema Inteligente Bayesiano de Apoio ao Discente: orientação no estudo de programação de computadores. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

6.
Ricardo Belloti dos Santos. Reconhecimento de esboços de formas geométricas contidas em fluxogramas. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

7.
Halley Wesley Alexandre Silva Gondim. TASKBOARD ? Adaptação do Método PBL com Princípios de Programação Extrema. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

8.
Luciana Oliveira e Silva. BOOKISH Uma Ferramenta para Contextualização de Documentos Utilizando Mineração de Textos e Expansão de Consulta.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

9.
Charles Gomes de Almeida. DIWiki ? Um Ambiente Colaborativo do Tipo Wiki com Tinta Digital. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

10.
Edison Andrade Martins Morais. Uso de Ontologias como fonte de indexação na Web. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

11.
José Mauro da Silva. Uma Infraestrutura de Comunicação Semântica para Comuniades de Agentes Virtuais. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, . Coorientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Helberth Borelli. Recuperação de Informações na Web Semântica. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

2.
Daniela de Brandi Godoy Milano. Banco de Dados. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

3.
Edher Coelho dos Santos. Banco de Dados. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

4.
Rafael Dídimo Santos. Projeto Físico de Datawarehouse. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

5.
Cláudio Pinho Resende. Otimização de Queries em Oracle: suas vantagens e deficiências. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

6.
Denia Kuhn. Sistema de Pesquisa de Endereços do Mapa Urbano Digital de Goiânia - MUBDG. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

7.
João Guilherme Nalon. Sistema de Pesquisa de Endereços do Mapa Urbano Digital de Goiânia - MUBDG. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

8.
José Morched Carneiro. Aplicação de Sistemas Distribuidos na Integração CAC-CELG. 1998. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

9.
Livia Gomes da Silva Reis. Estudo Comparativo entre Sistemas de Banco de Dados. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise e Projeto de Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Frederico Silva Modes. Automatizando o Teste da Figura Complexa de Rey para Android. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

2.
Daniela Veiga de Oliveira. Mulheres na Ciência da Computação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

3.
Maycon F. Nicoletti. Flexibilização de Consulta utilizando Ontologias do Protégé via API Jena 2 Ontology. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

4.
Ivan Marquez de Moura Junior. Flexibilização de Consultas utilizando WordNet. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

5.
Pedro Henrique Pires Gomes. Classificação de Informações dentro de ontologias utilizando metadados. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

6.
Letícia Priscilla de Paula. Estudo Comparativo entre Java e .Net. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

7.
Flávio Eustáquio de Oliveira. Análise Comparativa de JAva e .Net. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

8.
Adriana Freitas Alves. Estudo de Metodologias para o Ensino de Algoritmos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

9.
Leticia Guimaraes da Silva. Educação Semi-Presencial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

10.
Luzio da Ressureição Santos. Educação Semi-Presencial. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

11.
Luis Henrique Silva Aguiar. Desenvolvimento de um Tutorial sobre JDBC. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

12.
Heleno Vieira Borges. Protótipo para atualização e Criação de Home Pages, de forma mais atrativa e útil, do INF/UFG. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

13.
André Cruvinel Resende. Procedimentos de Geração de Novas Versões do MUBDG (Mapa Urbano Básico Digital de Goiânia). 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

14.
Artur Donizetti. Projeto Sig@flex. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

15.
Luciano Rodrigo de Paula Rocha. Estudo do Estado da Arte dos Bancos de Dados Orientados a Objetos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

16.
Leandro Guedes Carvalho. Definição de um Aplicativo que Auxilia no Desenvolvimento de uma Modelagem de Banco de Dados. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

17.
Fabrício Spíndola de Araújo. Implementação de um repositório contendo esquemas do modelo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

18.
Javé Barbosa de Meneses. Criação de um Visualisador Gráfico para Representação Conceitual de um Banco de Dados através do Modelo ER. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

19.
Cristiane Bastos Rocha. Estudo do Estado da Arte em Tecnologias ODBC e JDBC. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

20.
Gabriela Netto Guerra. Desenvolvimento de uma Base de Conhecimento Semântica para a Aplicação em um Sistema de Consultas Flexíveis para o MUBDG. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

21.
Gsttenyo Jardini. Estudo do Estado da Arte em Data Warehouse. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

22.
Layane Garcia de Souza. Estudo de Dicionários Eletrônicos para Análise de sua Adequação à Língua Portuguesa Brasileira. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

23.
Miguel Raimundo de Oliveira Neto. Estudo de Dicionários Eletrônicos para Análise de sua Adequação à Língua Portuguesa Brasileira. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

24.
Jose Marcelo Ramos Jube. Banco de Dados Inteligentes. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

Iniciação científica
1.
Valdemar Vicente Graciano Neto. Busca Semantica na Web. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

2.
Larissa de Oliveira Santa Cruz. PIVIC. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

3.
Javé Barbosa de Meneses. Estudo de Métodos de Tratamento Semântico para a Aplicação em Sistemas Flexíveis de Consultas a Banco de Dados. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

4.
Luciano Rodrigo de Paula Rocha. Estudo dos Métodos de Tratamento Semântico em Sistemas Flexíveis de Consultas a Bancos de Dados Aplicáveis ao MUBDG.. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

5.
Gabriela Netto Guerra. Desenvolvimento de uma Base de Conhecimento Semântica para a Aplicação em um Sistema de Consultas Flexíveis para o MUBDG. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

Orientações de outra natureza
1.
CLEON XAVIER PEREIRA JUNIOR. Estagio Docência - Algoritmos e Programação de Computadores. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

2.
Rodrigo Elias Francisco. Estagio Docência - Algoritmos e Programação de Computadores. 2014. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

3.
Julio Cesar Batista Pires. Estagio Docência - Algoritmos e Programação de Computadores. 2013. Orientação de outra natureza. (Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

4.
Pedro Antonio Braganick Costa. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

5.
Deuslirio da Silva Junior. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

6.
Carlos Antônio de Morais Júnior. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

7.
RAFAEL EVANGELISTA GONÇALVES. Monitoria. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

8.
André de Alcantara Campos. Monitoria de Lógica. 2007. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

9.
Ricardo Belloti do Santos. Monitoria. 2002. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

10.
Alessandro Guimel Duarte de Lacerda. Monitoria. 2001. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

11.
Alessandro Guimel Duarte de Lacerda. Monitoria. 2000. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

12.
Artur Donizetti R. Costa. Bolsa DTI - REMAV. 2000. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

13.
Otávio Emanuel Rocha Ferreira Lima Filho. Reuso de Esquemas Conceituais no Desenvolvimento de Sistemas de Informação. 1997. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.

14.
Fabricio Spindula de Araujo. Pesquisa em Consultas Flexiveis. 1997. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Ana Paula Laboissière Ambrósio.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMBRÓSIO, A. P.; PAIVA, R. A. . Saiba como escolher seu Banco de Dados. Jornal O Popular.


Apresentações de Trabalho
1.
GEORGES, F. ; AMBRÓSIO, A. P. . Mini-curso 'As Redes TCP-IP e sua Administração. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).




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