Ricardo Machado Kuster

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4149814906786366
  • Última atualização do currículo em 06/11/2018


Possui graduação pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1987), mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Química da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na pesquisa de produtos naturais para aplicação na indústria de petróleo e cromatografia de petróleo e derivados. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ricardo Machado Kuster
Nome em citações bibliográficas
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1994
Doutorado em Química de Produtos Naturais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Constituintes hidrofílicos de Phyllanthus klotzschianus, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Walter Baptist Mors.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1988 - 1991
Mestrado em Química de Produtos Naturais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Investigação fitoquímica de Dorstenia brasiliensis Lam, uma planta reputada antiofídica,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Walter Baptist Mors.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Dorstenia Furocumarinas Moraceae.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1984 - 1987
Graduação em Faculdade de Farmácia.
Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo, FAFABES, Brasil.


Pós-doutorado


2008 - 2008
Pós-Doutorado.
Institute of Plant Biochemistry, IPB, Alemanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1994 - 1996
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Estadual do Norte Fluminense, FENORTE, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
O professor Ricardo Machado Kuster do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais, UFRJ, através de convênio formalizado entre as duas instituições, presta serviços em ensino, pesquisa e extenção no IFES, campus Vila Velha.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Redistribuído para UFES

Atividades

7/1998 - Atual
Direção e administração, Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais, Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais.

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
3/1997 - Atual
Ensino, Faculdade de Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica I
Química Orgânica II
Química Orgânica III
Química Orgânica IV
11/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais, Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais.

11/1996 - Atual
Ensino, Química de Produtos Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias para a elucidação estrutural de substâncias naturais bioativas
Cromatografia preparativa em coluna sob pressão

Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Substâncias naturais com atividade inseticida
2.
Substâncias naturais com atividades antihipertensiva, antibiótica, antiinflamatória
3.
Substâncias naturais mutagênicas e genotóxicas


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Química/UFES, nível Mestrado - 2018
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Química em nível mestrado da UFES na área Química, engloba 9 linhas de pesquisa: Elementos traço e Química Ambiental, Eletroquímica Aplicada, Educação e Ensino de Química, Físico-Química de Soluções e Polímeros, Química de Produtos Naturais, Química do Petróleo e Biocombustíveis, Química Forense, Síntese Orgânica & Medicinal e Síntese e Caracterização de Materiais. O programa tem como objetivos formar profissionais de alto nível científico, que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica e capacitá-los para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área da química, por meio de conhecimento articulados às demandas por soluções de problemas relacionados à ciência química, buscando desenvolver pesquisas inovadoras e multidisciplinares, considerando os aspectos regionais. O Mestrado em Química destina-se aos diplomados em cursos superiores de Química e outras áreas afins. Dependendo da formação do candidato ele deverá cumprir inicialmente um estágio de nivelamento como aluno especial, cursando disciplinas isoladas de graduação e/ou fazer prova de proficiência em certas disciplinas, antes de ser admitido como aluno regular do curso. O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Química desde 2006 e o curso de Doutorado em Química desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação. O programa já formou 157 mestres 2 doutores e conta com 125 alunos regularmente matriculados: sendo 59 do mestrado e 66 do doutorado. Perfil do Egresso: O profissional deverá estar apto para desenvolver práticas investigativas, de perfil crítico e empreendedor, possuindo uma visão geral da pesquisa atual em Química, sendo capaz de compreender os principais avanços relacionados à pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa. Estrutura Curricular: Os números mínimos de créditos exigidos para o curso de mestrado é de 24 (vinte e quatro), determinados de acordo com a Resolução 11/10, que regulamenta os cursos de Pós-Graduação dentro da UFES. Curso de Mestrado: O aluno do curso de Mestrado terá que cursar 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias, assim distribuídas: uma disciplina avançada da área de concentração escolhida valendo 04 (quatro) créditos, duas disciplinas de Seminários em Química (I e II) valendo cada uma 02 (dois) créditos, no total de 04 (quatro) créditos, Estágio em Docência I (ED) que equivale a 02 (dois) créditos e 02 (dois) créditos em Ética Aplicada à Pesquisa, totalizando 12 créditos. Os 12 (doze) créditos restantes deverão ser cursados em disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa escolhida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Química - UFES
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Química da UFES na área Química, engloba 9 linhas de pesquisa: Elementos traço e Química Ambiental, Eletroquímica Aplicada, Educação e Ensino de Química, Físico-Química de Soluções e Polímeros, Química de Produtos Naturais, Química do Petróleo e Biocombustíveis, Química Forense, Síntese Orgânica & Medicinal e Síntese e Caracterização de Materiais. O programa tem como objetivos formar profissionais de alto nível científico, que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica e capacitá-los para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área da química, por meio de conhecimento articulados às demandas por soluções de problemas relacionados à ciência química, buscando desenvolver pesquisas inovadoras e multidisciplinares, considerando os aspectos regionais. Os Cursos de Doutorado e Mestrado em Química destina-se aos diplomados com mestrado em Química e outras áreas afins. Dependendo da formação do candidato ele deverá cumprir inicialmente um estágio de nivelamento como aluno especial, cursando disciplinas isoladas de graduação e/ou fazer prova de proficiência em certas disciplinas, antes de ser admitido como aluno regular do curso. O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Química desde 2006 e o curso de Doutorado em Química desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação. O programa já formou 167 mestres 2 doutores e conta com 125 alunos regularmente matriculados: sendo 59 do mestrado e 66 do doutorado. Perfil do Egresso: 
O profissional deverá estar apto para desenvolver práticas investigativas, de perfil crítico e empreendedor, possuindo uma visão geral da pesquisa atual em Química, sendo capaz de compreender os principais avanços relacionados à pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa. Estrutura Curricular: 
Os números mínimos de créditos exigidos para o curso de doutorado é 36 (trinta e seis) e para o curso de mestrado 24 (vinte e quatro) determinados de acordo com a Resolução 11/10, que regulamenta os cursos de Pós-Graduação dentro da UFES..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Química/UFES, nível Doutorado - 2018
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Química em nível doutorado da UFES na área Química, engloba 9 linhas de pesquisa: Elementos traço e Química Ambiental, Eletroquímica Aplicada, Educação e Ensino de Química, Físico-Química de Soluções e Polímeros, Química de Produtos Naturais, Química do Petróleo e Biocombustíveis, Química Forense, Síntese Orgânica & Medicinal e Síntese e Caracterização de Materiais. O programa tem como objetivos formar profissionais de alto nível científico, que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica e capacitá-los para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área da química, por meio de conhecimento articulados às demandas por soluções de problemas relacionados à ciência química, buscando desenvolver pesquisas inovadoras e multidisciplinares, considerando os aspectos regionais. O Doutorado em Química destina-se aos diplomados com mestrado em Química e outras áreas afins. Dependendo da formação do candidato ele deverá cumprir inicialmente um estágio de nivelamento como aluno especial, cursando disciplinas isoladas de graduação e/ou fazer prova de proficiência em certas disciplinas, antes de ser admitido como aluno regular do curso. O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Química desde 2006 e o curso de Doutorado em Química desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação. O programa já formou 157 mestres 2 doutores e conta com 125 alunos regularmente matriculados: sendo 59 do mestrado e 66 do doutorado. Perfil do Egresso: 
O profissional deverá estar apto para desenvolver práticas investigativas, de perfil crítico e empreendedor, possuindo uma visão geral da pesquisa atual em Química, sendo capaz de compreender os principais avanços relacionados à pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa. Estrutura Curricular: 
Os números mínimos de créditos exigidos para o curso de doutorado é 36 (trinta e seis), determinados de acordo com a Resolução 11/10, que regulamenta os cursos de Pós-Graduação dentro da UFES. Curso de Doutorado: O aluno do curso de Doutorado terá que cursar 36 (trinta e seis) créditos, sendo 22 (vinte) em disciplinas obrigatórias, assim distribuídas: duas disciplinas avançadas da área de concentração escolhida valendo 04 (quatro) créditos cada, totalizando 8 (oito) créditos; quatro disciplinas de Seminários em Química (I, II, III e IV) valendo cada uma 02 (dois) créditos, no total de 08 (oito) créditos; Estágio em Docência I e II valendo 02 (dois) créditos cada uma, 04 (quatro) créditos no total e 02 (dois) créditos em Ética Aplicada à Pesquisa; totalizando os 22 créditos. Os 14 (quatorze) créditos restantes deverão ser cursados em disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa escolhida. Mesmo que o aluno de Doutorado tenha o aproveitamento total dos 24 créditos, máximo permitido (Art.14 e seu inciso primeiro do Regimento Interno PPGQUI), obtidos no curso de Mestrado, ele terá que cumprir todas as disciplinas obrigatórias supracitadas para o curso de doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Química/UFES, nível Doutorado - 2017
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Química em nível mestrado da UFES na área Química, engloba 9 linhas de pesquisa: Elementos traço e Química Ambiental, Eletroquímica Aplicada, Educação e Ensino de Química, Físico-Química de Soluções e Polímeros, Química de Produtos Naturais, Química do Petróleo e Biocombustíveis, Química Forense, Síntese Orgânica & Medicinal e Síntese e Caracterização de Materiais. O programa tem como objetivos formar profissionais de alto nível científico, que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica e capacitá-los para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área da química, por meio de conhecimento articulados às demandas por soluções de problemas relacionados à ciência química, buscando desenvolver pesquisas inovadoras e multidisciplinares, considerando os aspectos regionais. O Doutorado em Química destina-se aos diplomados com mestrado em Química e outras áreas afins. Dependendo da formação do candidato ele deverá cumprir inicialmente um estágio de nivelamento como aluno especial, cursando disciplinas isoladas de graduação e/ou fazer prova de proficiência em certas disciplinas, antes de ser admitido como aluno regular do curso. O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Química desde 2006 e o curso de Doutorado em Química desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação. O programa já formou 157 mestres 1 doutor e conta com 86 alunos regularmente matriculados: sendo 43 do mestrado e 43 do doutorado. Perfil do Egresso:
O profissional deverá estar apto para desenvolver práticas investigativas, de perfil crítico e empreendedor, possuindo uma visão geral da pesquisa atual em Química, sendo capaz de compreender os principais avanços relacionados à pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa. Estrutura Curricular: 
Os números mínimos de créditos exigidos para o curso de doutorado é 36 (trinta e seis), determinados de acordo com a Resolução 11/10, que regulamenta os cursos de Pós-Graduação dentro da UFES. Curso de Doutorado: O aluno do curso de Doutorado terá que cursar 36 (trinta e seis) créditos, sendo 22 (vinte) em disciplinas obrigatórias, assim distribuídas: duas disciplinas avançadas da área de concentração escolhida valendo 04 (quatro) créditos cada, totalizando 8 (oito) créditos; quatro disciplinas de Seminários em Química (I, II, III e IV) valendo cada uma 02 (dois) créditos, no total de 08 (oito) créditos; Estágio em Docência I e II valendo 02 (dois) créditos cada uma, 04 (quatro) créditos no total e 02 (dois) créditos em Ética Aplicada à Pesquisa; totalizando os 22 créditos. Os 14 (quatorze) créditos restantes deverão ser cursados em disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa escolhida. Mesmo que o aluno de Doutorado tenha o aproveitamento total dos 24 créditos, máximo permitido (Art.14 e seu inciso primeiro do Regimento Interno PPGQUI), obtidos no curso de Mestrado, ele terá que cumprir todas as disciplinas obrigatórias supracitadas para o curso de doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Programa de Pós-Graduação em Química/UFES, nível Mestrado - 2017
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Química em nível mestrado da UFES na área Química, engloba 9 linhas de pesquisa: Elementos traço e Química Ambiental, Eletroquímica Aplicada, Educação e Ensino de Química, Físico-Química de Soluções e Polímeros, Química de Produtos Naturais, Química do Petróleo e Biocombustíveis, Química Forense, Síntese Orgânica & Medicinal e Síntese e Caracterização de Materiais. O programa tem como objetivos formar profissionais de alto nível científico, que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica e capacitá-los para o exercício das atividades de pesquisa e de magistério superior na área da química, por meio de conhecimento articulados às demandas por soluções de problemas relacionados à ciência química, buscando desenvolver pesquisas inovadoras e multidisciplinares, considerando os aspectos regionais. O Mestrado em Química destina-se aos diplomados em cursos superiores de Química e outras áreas afins. Dependendo da formação do candidato ele deverá cumprir inicialmente um estágio de nivelamento como aluno especial, cursando disciplinas isoladas de graduação e/ou fazer prova de proficiência em certas disciplinas, antes de ser admitido como aluno regular do curso. O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Química desde 2006 e o curso de Doutorado em Química desde 2014 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 5 na última avaliação. O programa já formou 157 mestres 1 doutor e conta com 86 alunos regularmente matriculados: sendo 43 do mestrado e 43 do doutorado. Perfil do Egresso:
O profissional deverá estar apto para desenvolver práticas investigativas, de perfil crítico e empreendedor, possuindo uma visão geral da pesquisa atual em Química, sendo capaz de compreender os principais avanços relacionados à pelo menos uma das linhas de pesquisa do programa. Estrutura Curricular: 
Os números mínimos de créditos exigidos para o curso de mestrado é de 24 (vinte e quatro), determinados de acordo com a Resolução 11/10, que regulamenta os cursos de Pós-Graduação dentro da UFES. Curso de Mestrado: O aluno do curso de Mestrado terá que cursar 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 12 (doze) em disciplinas obrigatórias, assim distribuídas: uma disciplina avançada da área de concentração escolhida valendo 04 (quatro) créditos, duas disciplinas de Seminários em Química (I e II) valendo cada uma 02 (dois) créditos, no total de 04 (quatro) créditos, Estágio em Docência I (ED) que equivale a 02 (dois) créditos e 02 (dois) créditos em Ética Aplicada à Pesquisa, totalizando 12 créditos. Os 12 (doze) créditos restantes deverão ser cursados em disciplinas optativas relacionadas à linha de pesquisa escolhida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Desenvolvimento de metodologias analíticas para análise de petróleo baseadas na combinação da técnica de ressonância magnética nuclear e ferramentas quimiométricas
Descrição: O petróleo é constituído por uma mistura complexa de compostos orgânicos de composição química heterogênea. Para seu máximo aproveitamento faz-se necessário uma completa avaliação que envolve cerca de 700 ensaios físico-químicos, consumindo de 10 a 70 litros de amostra em aproximadamente 1 ano de análises. Este enorme desafio de caracterizar o petróleo aliado à crescente sofisticação das técnicas analíticas instrumentais possibilitou a obtenção de informações do petróleo a nível molecular. Dentre as técnicas instrumentais modernas destaca-se a ressonância magnética nuclear (RMN) por fornecer sozinha uma grande quantidade de informação qualitativa e quantitativa a respeito da amostra. Entretanto, para máxima extração da informação obtida pela técnica de RMN e sua conversão na informação química de interesse requer a aplicação de métodos quimiométricos. Devido a grande quantidade de componentes presentes no petróleo métodos quimiométricos de vanguarda são requeridos para melhor modelagem. Dentre estes podemos citar: projeções ortogonais em estruturas latentes (OPLS), floresta randômica (RF) e máquina de vetores de suporte (SVM). Neste projeto pretende-se determinar propriedades físico-químicas de petróleos utilizando a técnica de RMN associados a métodos quimiométricos. As propriedades a serem avaliadas estão relacionadas ao processamento primário de petróleos, densidade API, viscosidade cinemática, ponto de fluidez, fator de caracterização, parâmetro de solubilidade, teor de enxofre total, nitrogênio total, número de acidez total, teor de saturados, aromáticos e polares. Para o tratamento dos dados serão utilizados os métodos OPLS, RF e SVM. Os resultados dos modelos serão comparados com o método mais frequentemente utilizado para tratamento de dados, a regressão por mínimos quadrados parciais (PLS). Ademais, os modelos serão validados com amostras externas e comparados com os métodos padrão de análise..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Avaliação da Qualidade de cafés orgânicos em sistemas agroflorestais por Técnicas Analíticas Modernas
Descrição: O Brasil é o maior produtor e segundo consumidor mundial de café, sendo o Espírito Santo um dos maiores polos de produção nacional deste produto. O café é uma fruta de grande importância para o PIB do país e desenvolver um método analítico, visando à sustentabilidade do processo para aperfeiçoar as condições de colheita e produção, agregaria valor de commodity, fortalecendo assim, o crescimento econômico, social e ambiental do país. A qualidade do café é geralmente relacionada às boas práticas de atuação e produção da agricultura, bem como à origem geográfica, condições climáticas, espécies e cultivares; no entanto, a implantação de sistemas de produção de café ecologicamente sustentáveis vem se destacando perante os métodos convencionais. Os sistemas agroflorestais (SAF?s) são associações de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. As espécies Gliricidia sepium (Jacq.) Steud (gliricidia) e Inga edulis Martius (ingá) são comumente empregadas em consórcios com o cafeeiro conilon como adubação verde e as espécies Euterpe edulis Martius (juçara), Lecythis pisonis Camb (sapucaia) podem também serem avaliadas como espécies alternativas para outros cafeeiro de altitude, principalmente, no tangente à valoração econômica. Desta maneira, desenvolver métodos analíticos para avaliar a influência do sistema SAF´s no melhoramento da qualidade do café Conilon em relação ao pleno sol e ao arábica a partir de sua composição química em nível molecular é de suma importância. Os SAF?s são associações de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, minimiza riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida. Há diminuição na perda de fertilidade do solo e no ataque de pragas. Portanto utilização de árvores e consórcio com outros cultivares são fundamentais para a recuperação das funções ecológicas, uma vez que possibilita o restabelecimento de boa parte das relações entre as plantas e os animais. Os componentes arbóreos são inseridos como estratégia para o combate da erosão e o aporte de matéria orgânica, restaurando a fertilidade do solo. Além de contribuir para a conservação do meio ambiente, os benefícios dos sistemas agroflorestais despertam o interesse dos agricultores, pois, como estão aliados à produção de alimentos, permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda das comunidades agrícolas (EMBRAPA). Sistemas de produção de cafés ecologicamente sustentáveis, que abrangem a cafeicultura em SAF?s bem como o cultivo de café orgânico, devem ser comparados a outros sistemas afim de verificar aspectos econômicos e de qualidade dos grãos. Técnicas analíticas apropriadas a sistemas agroecológicos de produção de cafés, que forneçam informações que contribuam para o aumento da competitividade da cafeicultura capixaba (menor custo de produção, maior produtividade e melhor qualidade) vem sendo implantadas à medida que o produtor vem se preocupando em adquirir produtos que atendam as questões ambientais, sociais e consequentemente que sejam saudáveis. Essa conscientização por parte do produtor e da população contribui para o crescimento da comercialização de produtos orgânicos e cultivo em SAF?s em todo mundo. Neste projeto, o café Conilon orgânico e convencional em difusão a sistemas agroflorestais com consórcio a outros cultivares será quimicamente avaliado em função de quatro consórcios (ingá de metro (Inga edullis), bananeira cv. FAPES - Projeto - 2 de 12 Japira (Musa spp.), gliricídia (Gliricidea sepium) ou pupunha (Bactris gasipaes Kunth)). Adicionalmente, os compostos químicos como polifenóis, flavonóides, taninos, e açúcares, presentes nas espécies Gliricidia sepium (Jacq.).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA DA PIMENTA DO REINO PRODUZIDA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Descrição: A pimenta preta ou pimenta do reino, como é conhecida no Brasil, é uma das especiarias mais consumidas e comercializadas no mundo. Seus grãos secos e moídos são muito utilizados na culinária para acrescentar um sabor forte e picante aos alimentos (o sabor pungente da pimenta se deve à presença de um alcaloide chamado piperina). Além disso, a pimenta do reino tem sido utilizada como remédio natural por apresentar propriedades medicinais.Nativa da costa de Malabar, no sudoeste da Índia, a pimenteira do reino (Piper nigrum L.) é uma trepadeira tropical que cresce aderida a rochedos, troncos de árvores ou tutores de madeira. Os frutos da pimenteira são do tipo baga (frutos carnosos que apresentam sementes livres) que se apresentam na forma de ramos. A coloração dos grãos depende do período de colheita e do tratamento que recebem o que influencia no seu aroma e sabor. A pimenta foi introduzida no Brasil no século XVII, no entanto a pimenteira do reino foi estabelecida como cultivo somente em 1933. O Brasil passou a ser autossuficiente na produção de pimenta do reino em 1950 e atualmente é um dos maiores produtores mundiais, oscilando entre a segunda e a terceira colocação no mercado mundial. Hoje, o estado do Espírito Santo (ES) ocupa o segundo lugar em nível nacional de produção de pimenta do reino, atrás apenas do Pará. Os plantios se concentram no Norte do Estado, sendo o município de Linhares o pioneiro no cultivo e o município de São Mateus o maior produtor estadual com mais de 65% da área cultivada e da produção. 89% dos solos capixabas são classificados como de média a alta acidez potencial; este cenário, associado à exigência nutricional da pimenta-do-reino, revela a importância de estudos que indiquem a maneira mais eficiente de se realizar adubações no seu cultivo. Sendo assim, torna-se indispensável a aplicação de quantidade e formulações adequadas de fertilizantes para o desenvolvimento e produção dessa cultura. Para o combate de eventuais doenças e pragas é necessário o uso de agrotóxicos. A eventual contaminação da pimenta-do-reino por agrotóxicos, acima dos limites legalmente permitidos, é sempre decorrência da não observação dos princípios de Boas Práticas Agrícolas (BPA). É fundamental que a aplicação de fungicidas, inseticidas e outros agrotóxicos seja feita levando em consideração os tipos de produtos permitidos, concentrações máximas de uso e obediência aos períodos de carência, de acordo com especificações dos fabricantes dos produtos, que devem estar registrados no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), seguindo-se a risca as recomendações do Receituário Agronômico. O principal componente da pimenta é o amido. Dentre os alcaloides presentes na pimenta, a piperina merece destaque, pois é a principal substância responsável pelo sabor picante do produto, o que agrega valor. A qualidade da pimenta refere-se, principalmente, a três aspectos: físico, microbiológico/sanitário e químico. Há normas nacionais, a exemplo da instrução normativa nº 10 de 15/05/2006 do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e internacionais como da American Spice Trade Association (ASTA) e European Spice Association (ESA), estabelecendo padrões mínimos de qualidade para a comercialização, a fim de assegurar aos consumidores que lhes sejam ofertados produtos livres de contaminantes e impurezas, e, portanto seguros ao consumo humano. Quanto à qualidade química, citada anteriormente, deve-se considerar a existência dos compostos presentes principalmente no óleo essencial e oleoresina. No mercado internacional da pimenta, os países importadores exigem que as especificações adotadas pela American Spice Trade Association (ASTA) ou European Spice Association (ESA) sejam seguidas pelos exportadores. Dentre os parâmetros estabelecidos por estes órgãos está o conteúdo de elementos traço e resíduos de pesticidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Química deResíduosAgrícolas eAgroindustriais - Identificando moléculas para desenvolvimento de produtos de inovação
Descrição: Folhas e frutos de Schinus terebinthifolius, galhos (folhas e flores) deChrysanthemummorifoliume vinhaça de Saccharumofficinarumsão resíduos da agricultura e agroindústria do Estado do Espírito Santo. Pesquisas anteriormente realizadas pelo nosso grupo verificarama presença de moléculas antimicrobianas, antivirais e anticancerígenas emSchinus terebinthifolius, moléculas alelopáticas (fitotóxicas) emfolhas de Saccharumofficinarume moléculas larvicidas emChrysanthemum morifolium. Oprojeto atual pretende expandir os resultados anteriores utilizando uma matéria-prima abundante no Estado do Espírito Santo, que são os resíduos supracitados. Para tal, os resíduos serão trabalhados por intermédio de análises fitoquímicas, quimiométricas e ensaios biológicos como intuito de viabilizá-los para a criação de produtos de inovação, que possamser utilizados emensaios antimicrobianos para bactérias hospitalares (Schinus terebinthifolius), herbicidas para agricultura (Saccharumofficinarum) e larvicidas para o controle de larvas deAedes aegypti (Chrysanthemummorifolium). Os resíduos serão trabalhados para isolamento de moléculas alvo, quais sejamsubstâncias fenólicas emSchinus terebinthifolius, ácidos graxos insaturados poliidroxilados nos resíduos de Saccharum officinarume triterpenos acetilados emChrysanthemummorifolium, as quais serão utilizadas para ensaios biológicos e marcadores químicos da matéria-prima.Amostras de resíduos de aroeira e crisântemo serão obtidas mensalmente, durante 24 meses, para seremanalisadas por técnicas cromatográficas específicas para geração de perfil e quantificação dos marcadores químicos acima mencionados. Os cromatogramas ou espectros serão analisados por métodos de calibração multivariada para se traçar ummapa de qualidade da matéria prima.Ao final de três anos, espera-se que os resultados desse projeto possamviabilizar novos projetos emáreas tecnológicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ricardo Machado Kuster - Coordenador / ROMÃO, WANDERSON - Integrante / Letícia C. Puziol - Integrante / Paulo R. Filgueiras - Integrante / Polianna S. Ferreira - Integrante / Rodrigo Borges de Araujo Gomes - Integrante / Larissa Silva de Souza - Integrante / Tamires Aliprandi Lima - Integrante / Dandara Alves Luz - Integrante / GARCIA DE OLIVEIRA, FERNANDA MIRELLA - Integrante.
2016 - Atual
Apoio Técnico ao Laboratório de RMN de alto campo
Descrição: A Proposta de Projeto visa a implementação de uma bolsa de auxílio técnico para um profissional na área de Química, com experiência em Ressonância Magnética Nuclear, que possa realizar as análises de rotina no equipamento de RMN 400 MHz, do Laboratório de RMN de alto Campo - LABPETRO/UFES. Este equipamento é o único no estado e realiza em torno de 300 amostras por mes na prestação de serviços a outros grupos de pesquisa tanto no Campuis de Goiabeiras quanto para os outros dois Campi da UFES, Além de outras instituições de ensino e empresas privadas. O bolsista realizará as análises solicitadas pelos usuários, bem como será responsável pelas recargas de nitrogênio e hélio liquidos, responáveis pela refrigeração do imã supercondutor presente no espectrômetro. Atualmente é realizado um rodízio de alunos e também do coordenador do projeto, o que torna esta rotina danosa para o desenvolvimento das atividades dos alunos de pós-graduação e também das atividades de pesquisa e docência do coordenador. Desta forma, este projeto vem suprir uma necessidade do laboratório em possuir um responsável pela rotina de prestação de serviços aos outros grupos de pesquisa que utilizam esta técnica espectroscópica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Perfil Metabólico de látices de Euphorbia tirucalli L por Espectrometria de Massas de Altíssima Resolução (FT-ICR-ESI-MS), CG-EM e CLAE/UV - Contribuição para a validação de uma espécie amplamente utilizada no Brasil para o tratamento do câncer
Descrição: RESUMO A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em sua resolução, RE- n0 2917, de 06 de julho de 2011, proibiu, como medida de interesse sanitário, a distribuição e comercialização da planta Euphorbia Página 1 de 6 tirucalli, popularmente conhecida como avelóz, bem como a fabricação e manipulação de medicamentos contendo a planta. A justificativa da proibição foi a ausência de testes de segurança e eficácia que justificassem o uso da mesma. Látices e tinturas da planta são amplamente empregados no Brasil para o tratamento do câncer. Em medicina tradicional, a planta tem inúmeras aplicações, principalmente na Ásia e África. Na África Oriental, o látex é usado para extração de verrugas, epilepsia, impotência sexual, dor de dente, hemorróidas e mordidas de cobra. Na Índia, raízes e ramos são usados para cólica e gastralgia e, na Indonésia, as raízes são utilizadas para dores ósseas, úlceras nasais e hemorróidas. Principalmente no Brasil, o látex e tinturas dos ramos são amplamente utilizados no tratamento do câncer. Entretanto, pesquisas descrevem atividade co-carcinogênica de Euphorbia tirucalli. Extratos em acetona preparados a partir do látex induziram papilomas e carcinomas em camundongos. Linfoma de Burkitt, provocada pelo vírus Epstein-Barr, ocorre em regiões onde a E. tirucalli é endêmica (África Oriental) (Aya et al., 1991). Acredita-se que o vírus seja ativado por ésteres de forbol (4-deoxyphorbol ester), moléculas presentes no látex da planta. A despeito da apregoada toxidez da planta, ela é amplamente utilizada no Brasil, de norte a sul, para o tratamento do câncer, tendo também relatos de usos para a síndrome da imunodeficiência adquirida e hanseníase. Os extratos etanólicos das partes aéreas de avelóz coletadas em diversas regiões do país foram avaliados para atividade citotóxica sobre as linhagens tumorais B16F10 (melanoma murino), HL 60 (leucemia pró- mielocítica aguda) e Daudi (linfoma de Burkitt) por Caxito, em sua dissertação de mestrado. O método utilizado foi o MTT. A atividade citotóxica dos diferentes extratos de avelóz variou em função da região de coleta. Os resultados mostraram que as plantas coletadas em Mato Grosso e em Minas Gerais apresentaram maior atividade citotóxica sobre as linhagens celulares estudadas. A percentagem de inibição da viabilidade frente às células tumorais nos extratos destas regiões foi de aproximadamente 70% nas linhagens Daudi e HL 60. Os extratos das plantas coletadas no Pará e em Santa Catarina apresentaram menores porcentagens de inibição em relação às outras regiões. Este resultado reflete a variação do potencial biológico do avelóz. Os resultados sugerem que as plantas submetidas à seca apresentam maior potencial citotóxico. Através de observações de dados climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia INMET pôde-se observar que o estado do Pará, por estar na região norte do Brasil, apresentou o maior índice de pluviosidade, 210 mm, sendo considerada a região mais chuvosa das regiões estudadas. Minas Gerais e Mato Grosso apresentaram os menores índices de pluviosidade, com 12 e 20 mm, respectivamente. O avelóz foi coletado em Minas Gerais na região do polígono das secas e em Mato Grosso no período de estiagem do pantanal. Assim, na época da coleta, as plantas em Minas Gerais e em Mato Grosso estavam submetidas a períodos de seca. Todos os extratos foram analisados por HPLC-DAD-UV e FT-ICR-ESI-MS e continham, entre outras substâncias, quercitrina (flavonóide), tirucallol/euphol (triterpeno), ácido elágico, triterpenos ácidos e taninos elágicos em diferentes concentrações (Caxito, 2007). Por estas técnicas, não se detectou a presença de diterpenos do tipo ingenano ou tigliano (ésteres de phorbol). A observação do maior efeito da seca sobre a citotoxidez da planta pode estar relacionada ao maior metabolismo CAM nessa estação. Recentemente Kuster et al. identificara.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ricardo Machado Kuster - Coordenador / ROMÃO, W. - Integrante / Paulo R. Filgueiras - Integrante / Rodrigo Kitagawa - Integrante / Larissa Silva de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
INVESTIGAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ANTIVIRAIS EM Punica granatum, Schinus terebinthifolius e Tagetes patula
Descrição: O uso popular de plantas para tratamento de doenças causadas por vírus ocorre em várias localidades do Brasil. O médico carioca Dr. Radjalma Cabral de Lima - CRM AC 626 ? utiliza, para o tratamento de sintomas da dengue, a Naturopatia, através do uso de chá de folhas de cravo amarelo ou de defunto, nomes populares da espécie da família Asteraceae, Tagetes patula. 10 folhas de planta são fervidas em 1 litro de água e o chá, ainda morno, é bebido aos goles, por cerca de duas horas, até o desaparecimento dos sintomas. Nos casos mais graves, o médico recomenda aumentar a quantidade de folhas para vinte (http://www.combateadengue.com.br/?p=164). O fruto da romã (Punica granatum) é popularmente usada para o tratamento de um grande número de doenças inflamatórias e infecciosas, incluindo lesões e abscessos de pele e mucosas, amidalites, faringites, estomatites, gengivite, glossite, afecções febris, diarréias de origem bacteriana e parasitária, cólicas, hemorróidas, infecções de vias urinárias e genitais, viroses em geral, infecções por fungos, conjuntivites e doenças respiratórias, como bronquites. O óleo obtido das folhas e frutos de aroeira é utilizado popularmente para o alívio de enfermidades respiratórias como aquelas produzidas por vírus da gripe. Neste projeto, Punica granatum, Schinus terebinthifolius e Tagetes patula serão investigadas para a presença de substâncias ativas contra os vírus Mayaro, responsável por causar doença febril exantematosa na América Latina, os vírus da Dengue e o vírus da herpes (HSV2), desta maneira contribuindo para a compreensão do uso tradicional das plantas e para aumentar o conhecimento de novas substâncias antivirais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ricardo Machado Kuster - Coordenador / Davis Ferreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
SISTEMATIZAÇÃO DE METODOLOGIA PARA OBTENÇÃO DE MARCADORES QUÍMICOS DE PLANTAS MEDICINAIS CULTIVADAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE JUCURUABA ? INCAPER ? ES
Descrição: O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), criou em 2009, no município de Viana, ES, o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), uma área para cultivo de plantas medicinais, que já contém 82 espécies de plantas doadas pelas comunidades capixabas. O CEAJ se propõe, entre outras funções, a ser um fornecedor de plantas medicinais certificadas para uso do SUS, das pastorais de saúde, indústrias de fitoterápicos e orientar o agricultor capixaba interessado no cultivo de plantas medicinais. O uso de plantas medicinais como um recurso terapêutico é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Inúmeras culturas distribuídas em diversas localidades do planeta as têm como única fonte de medicamentos para tratamento de enfermidades. Países como a China e a Índia utilizam as plantas medicinais milenarmente como um sistema médico tradicional. No Brasil, inúmeras comunidades, muitas delas assistidas por entidades religiosas, cultivam e preparam remédios caseiros a partir das plantas, enquanto outras, distribuídas nas diversas regiões brasileiras, realizam o extrativismo vegetal para a preparação de suas formulações caseiras. Baseado nesse uso tradicional, recentemente, o ministério da saúde (MS) divulgou uma lista de 71 plantas medicinais, a qual denominou de RENISUS ? Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS. A finalidade da RENISUS, conforme citado na ?homepage? do MS, é subsidiar o desenvolvimento de toda cadeia produtiva, inclusive nas ações que serão desenvolvidas também pelos outros ministérios participantes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, relacionadas à regulamentação, cultivo/manejo, produção, comercialização e dispensação de plantas medicinais e fitoterápicos. Terá também a função de orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração da RENAFITO (Relação Nacion.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Ricardo Machado Kuster - Coordenador / Celso Evangelista dos Santos - Integrante / Halliny Siqueira Ruela - Integrante / Tatiana de Gouveia Baratelli - Integrante / Naomi Kato Simas - Integrante / Ivana Correia Ramos Leal - Integrante / Ivaldo Itabaiana Junior - Integrante / Norbert Arnold - Integrante / Ludger Wessjohann - Integrante / Cristiane Pereira - Integrante / Hildegardo Seibert França - Integrante / Adriana Passos de Oliveira - Integrante / Danielle Mendonça de Oliveira - Integrante / Anne Caroline Candido Gomes - Integrante / Kassia Cristina Vieira Waldhelm - Integrante / Leandro Soares Pinheiro - Integrante / Michelle Rodrigues Ayres de Almeida - Integrante / Meriane Pires Carvalho - Integrante.


Membro de corpo editorial


2000 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Farmácia


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Industrial Crops and Products (Print)
2016 - Atual
Periódico: Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA
2002 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Farmacognosia

2000 - Atual
Periódico: Química Nova

2004 - Atual
Periódico: Journal of the Brazilian Chemical Society

2009 - Atual
Periódico: Natural Product Research



Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2008 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2004
Professor Homenajeado pela Faculdade de Farmácia, UFRJ.
2002
Professor Homenajeado pela Faculdade de Farmácia, UFRJ.
2000
Professor Homenageado pela Faculdade de Farmácia, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:63
Total de citações:600
Fator H:13
Kuster, RM  Data: 02/02/2016

SciELO
Total de trabalhos:34
Total de citações:244
h=9  Data: 01/03/2011

SCOPUS
Total de trabalhos:68
Total de citações:885
h=16  Data: 12/12/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GARCIA DE OLIVEIRA, FERNANDA MIRELLA2018GARCIA DE OLIVEIRA, FERNANDA MIRELLA ; ROMÃO, WANDERSON ; Kuster, Ricardo . Identification of phenolic compounds in Eugenia uniflora leaves by FTICR MS in association with different ionization sources. Analytical Methods, v. 10, p. 1647-1655, 2018.

2.
SCHIMITBERGER, VANUSA MARIA BONATTO2018SCHIMITBERGER, VANUSA MARIA BONATTO ; PRATTI, DRIELLE LIMA DE ALMEIDA ; CAVALCANTI, LUIZ CARLOS ; RAMALHO, VICTOR FRANCO ; COSTA, ANA PAULA FERREIRA DA ; SCHERER, RODRIGO ; Kuster, Ricardo Machado ; RAMOS, ALESSANDRO COUTINHO ; SILVA, ARY GOMES DA . Volatile compounds profile changes from unripe to ripe fruits of Brazilian pepper ( Schinus terebinthifolia Raddi). INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS, v. 119, p. 125-131, 2018.

3.
SOUZA, LINDAMARA M.2018SOUZA, LINDAMARA M. ; TOSE, LILIAN V. ; CARDOSO, FELIPE MAURO R. ; FLEMING, FELIPE P. ; PINTO, FERNANDA E. ; Kuster, Ricardo M. ; FILGUEIRAS, PAULO R. ; VAZ, BONIEK G. ; ROMÃO, WANDERSON . Evaluating the effect of ion source gas (N 2 , He, and synthetic air) on the ionization of hydrocarbon, condensed aromatic standards, and paraffin fractions by APCI(+)FT-ICR MS. FUEL, v. 225, p. 632-645, 2018.

4.
R. C. SILVA, SAMANTHA2018R. C. SILVA, SAMANTHA ; F. C. BOREL, LEANDRO ; C. PUZIOL, LETÍCIA ; M. S. SAD, CRISTINA ; V. A. RODRIGUES, ÉRICA ; M. KUSTER, RICARDO ; V. R. CASTRO, EUSTÁQUIO ; R. FILGUEIRAS, PAULO . Use of the Comprehensive Two-Dimensional Gas Chromatography (GC×GC-qMS) to Characterize The Classes of Saturated Compounds in Brazilian crude Oils. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 10, p. 977-988, 2018.

5.
DOS SANTOS, NAYARA2018DOS SANTOS, NAYARA ; TOSE, LILIAN ; DA SILVA, SAMANTHA ; MURGU, MICHAEL ; Kuster, Ricardo ; ORTIZ, RAFAEL ; CAMARGO, FLAVIO ; VAZ, BONIEK ; LACERDA JR., VALDEMAR ; ROMÃO, WANDERSON . Analysis of Isomeric Cannabinoid Standards and Cannabis Products by UPLC-ESI-TWIM-MS: a Comparison with GC-MS and GC × GC-QMS. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY, v. 29, p. 01, 2018.

6.
FERREIRA, LETÍCIA PEDRETTI2017FERREIRA, LETÍCIA PEDRETTI ; DA CUNHA, BRUNO PEREIRA ; Kuster, Ricardo Machado ; PINTO, JOSÉ CARLOS ; SOUZA, MARCIO NELE ; DE SOUZA, FERNANDO GOMES . Synthesis and chemical modification of poly(butylene succinate) with rutin useful to the release of silybin. Industrial Crops and Products (Print), v. 97, p. 599-611, 2017.

7.
DO C CAXITO, MARINA L.2017DO C CAXITO, MARINA L. ; VICTÓRIO, CRISTIANE P. ; DA COSTA, HELBER B. ; ROMÃO, WANDERSON ; Kuster, Ricardo M. ; GATTASS, CERLI R. . Antiproliferative activity of extracts of Euphorbia tirucalli L (Euphorbiaceae) from three regions of Brazil. TROPICAL JOURNAL OF PHARMACEUTICAL RESEARCH, v. 16, p. 1013-1020, 2017.

8.
DOS SANTOS, ALDA ERNESTINA2017DOS SANTOS, ALDA ERNESTINA ; B. BARRETO JUNIOR, CLEBER ; M. KUSTER, RICARDO . Flavonoids and Antioxidant Potential from the Leaves of Bauhinia longifolia (Bong.) Steud.. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 9, p. 1303-1317, 2017.

9.
DA SILVA, JESSICA H. S.2017DA SILVA, JESSICA H. S. ; SIMAS, NAOMI K. ; Alviano, Celuta S. ; Alviano, Daniela S. ; VENTURA, JOSÉ A. ; DE LIMA, ELIANDRO J. ; SEABRA, SERGIO H. ; Kuster, Ricardo M. . Anti- Escherichia coli activity of extracts from Schinus terebinthifolius fruits and leaves. NATURAL PRODUCT RESEARCH, v. 31, p. 1-4, 2017.

10.
Ruela, Halliny S.2017Ruela, Halliny S. ; Leal, Ivana C. R. ; KUSTER, R. M. . Antitumor Potential of Bumelia sartorum stem barks. ARQUIVOS BRASILEIROS DE MEDICINA NAVAL, v. 78, p. 49-54, 2017.

11.
SPINDOLA, KASSIA C.V.W.2016SPINDOLA, KASSIA C.V.W. ; SIMAS, NAOMI K. ; DOS SANTOS, CELSO E. ; DA SILVA, ARY G. ; ROMÃO, WANDERSON ; VANINI, GABRIELA ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; BORGES, GRAZIELLE R. ; DE SOUZA, FERNANDO G. ; Kuster, Ricardo M. . Dendranthema grandiflorum, a hybrid ornamental plant, is a source of larvicidal compounds against Aedes aegypti larvae. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 26, p. 342-346, 2016.

12.
KILL, JADE B.2016KILL, JADE B. ; OLIVEIRA, IZABELA F. ; TOSE, LILIAN V. ; COSTA, HELBER B. ; Kuster, Ricardo M. ; MACHADO, LEANDRO F. ; CORREIA, RADIGYA M. ; RODRIGUES, RAYZA R.T. ; VASCONCELLOS, GÉSSICA A. ; VAZ, BONIEK G. ; ROMÃO, WANDERSON . Chemical characterization of synthetic cannabinoids by electrospray ionization FT-ICR mass spectrometry. Forensic Science International, v. 266, p. 474-487, 2016.

13.
DOS SANTOS, NAYARA A.2016DOS SANTOS, NAYARA A. ; SOUZA, LINDAMARA M. ; DOMINGOS, ELOILSON ; FRANÇA, HILDEGARDO S. ; LACERDA, VALDEMAR ; BEATRIZ, ADILSON ; VAZ, BONIEK G. ; RODRIGUES, RAYZA R.T. ; CARVALHO, VERÔNICA V. ; MERLO, BIANCA B. ; Kuster, Ricardo M. ; ROMÃO, WANDERSON . Evaluating the selectivity of colorimetric test (Fast Blue BB salt) for the cannabinoids identification in marijuana street samples by UV-Vis, TLC, ESI(+)FT-ICR MS and ESI(+)MS/MS. Forensic Chemistry, v. 1, p. 13-21, 2016.

14.
COVINGTON, CODY L.2016COVINGTON, CODY L. ; JUNIOR, FERNANDO M. S. ; SILVA, JESSICA H. S. ; Kuster, Ricardo M. ; DE AMORIM, MAURO B. ; POLAVARAPU, PRASAD L. . Atropoisomerism in Biflavones: The Absolute Configuration of (−)-Agathisflavone via Chiroptical Spectroscopy. Journal of Natural Products (Print), v. 79, p. 2530-2537, 2016.

15.
Gomes, A.C.C.2016Gomes, A.C.C. ; GOMES, A. K. C. ; SIMAS, NAOMI ; KUSTER, R. M. . In vitro phytotoxic activity of Saccharum officinarum leaves on lettuce and weed Calopogonium mucunoides. Allelopathy Journal, v. 39, p. 177-190, 2016.

16.
Victório, Cristiane Pimentel2015Victório, Cristiane Pimentel ; Leal-Costa, Marcos Vinicius ; Tavares, E. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. L. S. . Light spectra affect the morphoanatomical and chemical features of clonal Phyllanthus tenellus Roxb. grown in vitro. Journal of Medicinal Plant Research, v. 9, p. 111-121, 2015.

17.
FONSECA, BARBARA F.2015FONSECA, BARBARA F. ; PREDES, DANILO ; CERQUEIRA, DEBORA M. ; REIS, ALICE H. ; AMADO, NATHALIA G. ; CAYRES, MARINA C. L. ; Kuster, Ricardo M. ; OLIVEIRA, FELIPE L. ; MENDES, FABIO A. ; ABREU, JOSE G. . Derricin and Derricidin Inhibit Wnt/β-Catenin Signaling and Suppress Colon Cancer Cell Growth In Vitro. Plos One, v. 10, p. e0120919, 2015.

18.
DA SILVA, ARY GOMES2015DA SILVA, ARY GOMES ; MACHADO, ELBE RODRIGUES ; DE ALMEIDA, LEONARDO MENDES ; MENEZES NUNES, RICARDO MARCELO ; GIESBRECHT, PATRÍCIA CALDEIRA PENA ; COSTA, REGINA MAMED ; COSTA, HELBER B. ; ROMÃO, WANDERSON ; Kuster, Ricardo Machado . A Clinical Trial with Brazilian Arnica ( Solidago chilensis Meyen) Glycolic Extract in the Treatment of Tendonitis of Flexor and Extensor Tendons of Wrist and Hand. PTR. Phytotherapy Research, v. 29, p. n/a-n/a, 2015.

19.
Kuster, R.M.2015Kuster, R.M.; CAXITO, M.L.C. ; SABINO, K.C.C. ; DA COSTA, H.B. ; TOSE, L.V. ; ROMÃO, W. ; VAZ, B.G. ; SILVA, A.G. . Identification of maloyl glucans from Euphorbia tirucalli by ESI-(−)-FT-ICR MS analyses. Phytochemistry Letters (Print), v. 12, p. 209-214, 2015.

20.
CAXITO, MARINA L. C.2015CAXITO, MARINA L. C. ; CORREIA, RACHELL R. ; GOMES, ANNE CAROLINE C. ; JUSTO, GRAÇA ; COELHO, MARSEN G. P. ; SAKURAGUI, CÁSSIA M. ; Kuster, Ricardo M. ; SABINO, KATIA C. C. . Antileukemic Activity of (Taioba) Leaf Extract. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (Print), v. 2015, p. 1-10, 2015.

21.
Pereira, Cristiane2015Pereira, Cristiane ; OLIVEIRA, LETÍCIA L. DE ; GONÇALVES, RICARDO ; Amaral, Ana Claudia F. ; Kuster, Ricardo M. ; SAKURAGUI, CASSIA M. . PHYTOCHEMICAL AND PHYLOGENETIC ANALYSIS OF Spondias (Anacardiaceae). Química Nova (Impresso), v. 38, p. 813-816, 2015.

22.
LOPES, BRUNA PEREIRA2015LOPES, BRUNA PEREIRA ; GAIQUE, THAIANE GADIOLI ; SOUZA, LUANA LOPES ; PAULA, GABRIELA MONTEIRO ; KLUCK, GEORGE EDUARDO GABRIEL ; ATELLA, GEORGIA CORREA ; GOMES, ANNE CAROLINE ; SIMAS, NAOMI ; Kuster, Ricardo ; ORTIGA-CARVALHO, TANIA MARIA ; PAZOS-MOURA, CARMEN CABANELAS ; OLIVEIRA, KAREN JESUS . Cinnamon extract improves the body composition and attenuates lipogenic processes in the liver and adipose tissue of rats. Food & Function, v. 6, p. 3257-3265, 2015.

23.
DOS SANTOS, ALDA E2014DOS SANTOS, ALDA E ; KUSTER, RICARDO M ; YAMAMOTO, KRISTIE A ; SALLES, TIAGO S ; CAMPOS, RENATA ; DE MENESES, MARCELO DF ; SOARES, MÁRCIA R ; FERREIRA, DAVIS . Quercetin and quercetin 3-O-glycosides from Bauhinia longifolia (Bong.) Steud. show anti-Mayaro virus activity. Parasites & Vectors, v. 7, p. 130, 2014.

24.
Bobach, C2014Bobach, C ; Schurwanz, J ; Franke, K ; Denkert, A. ; Sung, T.V. ; KUSTER, R. M. ; Mutiso, P.C. ; Seliger, B. ; Wessjohann, Ludger A. . Multiple readout assay for hormonal (androgenic and antiandrogenic) and cytotoxic activity of plant and fungal extracts based on differential prostate cancer cell line behavior. Journal of Ethnopharmacology, v. 155, p. 721-730, 2014.

25.
LIMA-DELLAMORA, ELISANGELA C.2014LIMA-DELLAMORA, ELISANGELA C. ; WALDHELM, KASSIA C.V. ; Alves, Adriana M. ; LAGE, CLAUDIA A.S. ; LEITÃO, ALVARO A.C. ; Kuster, Ricardo M. . Genotoxic Maillard byproducts in current phytopharmaceutical preparations of Echinodorus grandiflorus. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 00, p. 00-00, 2014.

26.
GOMES, ANNE CAROLINE CANDIDO2014GOMES, ANNE CAROLINE CANDIDO ; SAMPAIO, LUZIA DA SILVA ; SILVA, PAULO ANDRÉ DA ; LAMAS, MARCELO EINICKER ; Sakuragui, Cassia Mônica ; BARRETO JUNIOR, CLEBER BOMFIM ; SIMAS, Naomi Kato ; Kuster, Ricardo Machado . IN VITRO EFFECT OF ISOSCHAFTOSIDE ISOLATED FROM Syngonium podophyllum ON PIG KIDNEY Na + , K + -ATPASE. Química Nova (Impresso), v. 37, p. 1606-1609, 2014.

27.
DE ALMEIDA, MICHELLE R. A.2014DE ALMEIDA, MICHELLE R. A. ; SABINO, KATIA C. C. ; Leal, Ivana C. R. ; Ruela, Halliny S. ; Kuster, Ricardo M. . Identification of Triterpenes from the Leaves of Jacaranda puberula. Chemistry of Natural Compounds, v. 50, p. 1143-1145, 2014.

28.
SPINDOLA, KASSIA C W2014SPINDOLA, KASSIA C W ; SIMAS, NAOMI K ; SALLES, TIAGO S ; DE MENESES, MARCELO D F ; SATO, ALICE ; FERREIRA, DAVIS ; ROMÃO, WANDERSON ; KUSTER, RICARDO M . Anti-Mayaro virus activity of Cassia australis extracts (Fabaceae, Leguminosae). Parasites & Vectors, v. 7, p. 1-7, 2014.

29.
SIMAS, Naomi Kato2013SIMAS, Naomi Kato ; DELLAMORA, ELISANGELA DA COSTA LIMA ; SCHRIPSEMA, Jan ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; FILHO, ALFREDO MARTINS DE OLIVEIRA ; Wessjohann, Ludger ; Porzel, Andrea ; Kuster, Ricardo Machado . Acetylenic 2-phenylethylamides and new isobutylamides from Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen, a Brazilian spice with larvicidal activity on Aedes aegypti. Phytochemistry Letters (Print), v. 6, p. 67-72, 2013.

30.
CARVALHO, MERIANE P.2013CARVALHO, MERIANE P. ; LIMA, MURILO M.C. ; SANTOS, MARCELO G. ; ROCHA, LEANDRO M. ; Kuster, Ricardo M. . Anthraquinones and xanthone from Bonnetia stricta and their chemosystematic significance. Biochemical Systematics and Ecology, v. 48, p. 73-75, 2013.

31.
Amado, N.G.2013Amado, N.G. ; Fonseca, B.F. ; CERQUEIRA, Débora Malta ; Reis, A.H. ; Simas, A.B.C. ; KUSTER, R. M. ; Abreu, J.G. . Effects of Natural Compounds on Xenopus Embryogenesis: A Potential Read Out for Functional Drug Discovery Targeting Wnt/β-catenin Signaling. Current Topics in Medicinal Chemistry (Print), v. 12, p. 2103-2113, 2013.

32.
Ruela, H.S.2013Ruela, H.S. ; Sabino, K.C. ; Leal, Ivana C. R. ; Landeira-Fernandez, A.M. ; de Almeida, M.R.A. ; ROCHA, T. S. M. ; Kuster, Ricardo Machado . Hypoglycemic Effect of Bumelia sartorum Polyphenolic Rich Extracts. Natural Product Communications, v. 8, p. 207-210, 2013.

33.
de Oliveira, A.P.2013de Oliveira, A.P. ; CRUZ, R. A. ; BOTAS, G. S. ; KUSTER, R. M. ; ROCHA, L. M. . Bio-Assay Guided Isolation and Structural Identification of Acetylcholinesterase Inhibitors from Sideroxylon obtusifolium (Roem. & Schult.) T.D. Penn.. Acta Farmacéutica Bonaerense, v. 32, p. 765-768, 2013.

34.
de Almeida, M.R.A.2013de Almeida, M.R.A. ; LEAL, I. C. R. ; RUELA, Halliny Siqueira ; ARAUJO, M. G. J. ; MARTINS, T. M. ; Coelho, M.G.P. ; KUSTER, R. M. ; SABINO, K. C. C. . Anti-tumor potential and acute toxicity of Jacaranda puberula Cham. (Bignoniaceae). The Pakistan Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 26, p. 881-892, 2013.

35.
SILVA, A. G.2013SILVA, A. G. ; BOLDRINI, R. F. ; KUSTER, R. M. . Os sumarés cicatrizantes da medicina tradicional brasileira, ou, as surpresas químicas ativas do desconhecido gênero Cyrtopodium (Orchidaceae). Natureza On Line (Espírito Santo), v. 11, p. 152-154, 2013.

36.
BARATELLI, Tatiana de Gouveia2012BARATELLI, Tatiana de Gouveia ; Candido Gomes, Anne Caroline ; Wessjohann, Ludger A. ; Kuster, Ricardo Machado ; SIMAS, Naomi Kato . Phytochemical and allelopathic studies of Terminalia catappa L. (Combretaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 41, p. 119-125, 2012.

37.
Passos Oliveira, Adriana2012Passos Oliveira, Adriana ; Raith, Melanie ; Kuster, Ricardo ; Rocha, Leandro ; Hamburger, Matthias ; Potterat, Olivier . Metabolite Profiling of the Leaves of the Brazilian Folk Medicine. Planta Medica, v. 78, p. 703-710, 2012.

38.
MARINHO, P. R.2012MARINHO, P. R. ; SIMAS, N. K. ; KUSTER, R. M. ; Duarte, R. S. ; Fracalanzza, S. E. L. ; Ferreira, D. F. ; Romanos, M. T. V. ; MURICY, G. ; Giambiagi-DeMarval, M. ; LAPORT, M. S. . Antibacterial activity and cytotoxicity analysis of halistanol trisulphate from marine sponge Petromica citrina. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (Print), v. 1, p. 1-5, 2012.

39.
Pereira, Cristiane2012Pereira, Cristiane ; Barreto Júnior, Cleber Bomfim ; Kuster, Ricardo Machado ; SIMAS, Naomi Kato ; Sakuragui, Cassia Mônica ; Porzel, Andrea ; Wessjohann, Ludger . Flavonoids and a neolignan glucoside from Guarea macrophylla (Meliaceae). Química Nova (Impresso), v. 35, p. 1123-1126, 2012.

40.
Ruela, Halliny S.2011Ruela, Halliny S. ; Leal, Ivana C. R. ; Almeida, Michelle R. A. de ; Santos, Kátia R. N. dos ; Wessjohann, Ludger A. ; Kuster, Ricardo M. . Antibacterial and antioxidant activities and acute toxicity of Bumelia sartorum Mart., Sapotaceae, a Brazilian medicinal plant. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 21, p. 86-91, 2011.

41.
Victório, Cristiane Pimentel2011Victório, Cristiane Pimentel ; Kuster, Ricardo Machado ; Lage, Celso Luiz Salgueiro . Leaf and root volatiles produced by tissue cultures of Alpinia zerumbet (pers.) Burtt & Smith under the influence of different plant growth regulators. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 430-433, 2011.

42.
Victório, Cristiane Pimentel2011Victório, Cristiane Pimentel ; Leal-Costa, Marcos Vinicius ; Schwartz Tavares, Eliana ; Machado Kuster, Ricardo ; Salgueiro Lage, Celso Luiz . Effects of Supplemental UV-A on the Development, Anatomy and Metabolite Production of Phyllanthus tenellus Cultured In Vitro. Photochemistry and Photobiology, v. 87, p. 685-689, 2011.

43.
França, Hildegardo2011França, Hildegardo ; Corrêa, Arthur L. ; Oliveira, Adriana P. ; Kuster, Ricardo M. ; Santos, Roberto P. ; Rocha, Leandro . Flavonoids from Myrsine rubra M. F. Freitas & Kinoshita (Myrsinaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 39, p. 885-887, 2011.

44.
LEAL, Ivana Correa Ramos2011LEAL, Ivana Correa Ramos ; Junior, II ; PEREIRA, E. M. ; LAPORT, M. S. ; ., Ricardo M. Kuster ; SANTOS, K.R.N. . Pentaclethra macroloba tannins fractions active against methicillin-resistant staphylococcal and Gram-negative strains showing selective toxicity. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 21, p. 991-999, 2011.

45.
Victório, Cristiane Pimentel2011Victório, Cristiane Pimentel ; da CRUZ, I.P. ; ., Ricardo M. Kuster ; Lage, Celso Luiz Salgueiro . Terpinen-4-ol is Overproduced in Tissue Cultures of Alpinia zerumbet (Pers.) Burtt et Smith by Induction of Methyl Jasmonate. Latin American Journal of Pharmacy, v. 30, p. 1858-1861, 2011.

46.
Leal, Ivana2010Leal, Ivana ; dos Santos, Kátia ; Júnior, Ivaldo ; Antunes, Octávio ; Porzel, Andrea ; Wessjohann, Ludger ; Kuster, Ricardo ; KUSTER, R. M. . Ceanothane and Lupane Type Triterpenes from Zizyphus joazeiro An Anti-Staphylococcal Evaluation. Planta Medica, v. 76, p. 47-52, 2010.

47.
Pinheiro, Mariana M.G.2010Pinheiro, Mariana M.G. ; Bessa, Sidnei O. ; Fingolo, Catharina E. ; Kuster, Ricardo M. ; Matheus, Maria Eline ; Menezes, Fábio S. ; Fernandes, Patrícia Dias . Antinociceptive activity of fractions from Couroupita guianensis Aubl. leaves. Journal of Ethnopharmacology, v. 127, p. 407-413, 2010.

48.
Esteves, P.F.2010Esteves, P.F. ; KUSTER, R. M. ; BARBI, Nancy dos Santos ; MENEZES, Fabio de Sousa . Chemical Composition and Cytotoxic Activity of Lepechinia speciosa (St. Hill) Epling. Acta Farmaceutica Bonaerense, v. 29, p. 38-44, 2010.

49.
de Oliveira, A.P.2010de Oliveira, A.P. ; França, H.S. ; KUSTER, R. M. ; Teixeira, L.A. ; ROCHA, L. M. . Chemical composition and antibacterial activity of Brazilian propolis essential oil. The Journal of Venomous Animals and Toxins Including Tropical Diseases (Online), v. 16, p. 121-130, 2010.

50.
Boix, Yilan Fung2010Boix, Yilan Fung ; VICTÓRIO, Cristiane Pimentel ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; Kuster, Ricardo Machado . Volatile compounds from Rosmarinus officinalis L. and Baccharis dracunculifolia DC. Growing in southeast coast of Brazil. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 255-257, 2010.

51.
VICTORIO, C. P.2010VICTORIO, C. P. ; do Carmo de O. Arruda, R. ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; KUSTER, R. M. . Production of Flavonoids in Organogenic Cultures of Alpinia zerumbet. Natural Product Communications, v. 5, p. 1219-1223, 2010.

52.
Vidal, Leonardo S.2010Vidal, Leonardo S. ; Alves, A.M. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. ; LEITAO, A. A. C. . Genotoxicity and mutagenicity of Echinodorus macrophyllus (chapéu-de-couro) extracts. Genetics and Molecular Biology (Impresso), v. 33, p. 549-557, 2010.

53.
SANTOS, Paula Macedo Lessa dos2010SANTOS, Paula Macedo Lessa dos ; JAPP, Alberto Sada ; Lima, L.G ; SCHRIPSEMA, Jan ; MENEZES, Fabio de Sousa ; KUSTER, R. M. . Antioxidant activity from the leaf extracts of jacaranda puberula Cham., bignoniaceae, a brazilian medicinal plant used for blood depuration. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 20, p. 147-153, 2010.

54.
Garcia, S.2010Garcia, S. ; Harduim, R.C. ; Homsani, F. ; Zacharias, C.R. ; ., Ricardo M. Kuster ; Holandino, C. . Physical chemical and citotoxic evaluation of highly diluted solutions of Euphorbia tirucalli L. prepared through the fifty milesimal homeopathic method. International Journal of High Dilution Research, v. 9, p. 63-73, 2010.

55.
VICTÓRIO, Cristiane Pimentel2010VICTÓRIO, Cristiane Pimentel ; LAGE, C. L. S. ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; KUSTER, R. M. . Flavonoids extraction from Alpinia zerumbet (Pers.) Burtt et Smith leaves using different procedures. Eclética Química (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 35, p. 35-40, 2010.

56.
Kuster, Ricardo Machado2009Kuster, Ricardo Machado ; Arnold, Norbert ; Wessjohann, Ludger ; KUSTER, R. M. . Anti-fungal flavonoids from Tibouchina grandifolia. Biochemical Systematics and Ecology, v. 37, p. 63-65, 2009.

57.
França, Hildegardo Seibert2009França, Hildegardo Seibert ; Kuster, Ricardo Machado ; Rito, Priscila da Nóbrega ; Oliveira, Adriana Passos de ; Teixeira, Lenise Arneiro ; Rocha, Leandro . Atividade antibacteriana de floroglucinóis e do extrato hexânico de Hypericum brasiliense Choysi. Química Nova (Impresso), v. 32, p. 1103-1106, 2009.

58.
VICTORIO, C. P.2009VICTORIO, C. P. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, Celso . Detection of flavonoids in Alpinia purpurata (Vieill) K. Schum. leaves by high-performance liquid chromatography. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 11, p. 147-153, 2009.

59.
VICTORIO, C. P.2009VICTORIO, C. P. ; KUSTER, R. M. ; Lage, Celso Luiz Salgueiro . Production of Rutin and Kaempferol-3-O-glucuronide by Tissue Cultures of Alpinia purpurata (Vieill) K. Schum. Acta Farmaceutica Bonaerense, v. 28, p. 613-616, 2009.

60.
Alves, A.M.2009Alves, A.M. ; Vidal, L.S. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. ; LEITAO, A. A. C. . Genotoxic and Mutagenic Effects of Melissa officinalis (Erva Cidreira) Extracts. The Open Toxicology Journal, v. 3, p. 58-69, 2009.

61.
Victório, Cristiane Pimentel2009Victório, Cristiane Pimentel ; Kuster, Ricardo Machado ; Moura, Roberto Soares de ; Lage, Celso Luiz Salgueiro . Vasodilator activity of extracts of field Alpinia purpurata (Vieill) K: Schum and A. zerumbet (Pers.) Burtt et Smith cultured in vitro. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences (Impresso), v. 45, p. 507-514, 2009.

62.
VICTORIO, C. P.2009VICTORIO, C. P. ; KUSTER, R. M. ; Lage, Celso Luiz Salgueiro . Flavonoid extraction from Alpinia zerumbet (Pers.) Burtt et Smith leaves using different techniques and solvents. Eclética Química (UNESP. Araraquara. Impresso), v. 34, p. 19-24, 2009.

63.
Martins, Fernanda Otaviano2009Martins, Fernanda Otaviano ; Fingolo, Catharina Eccard ; Kuster, Ricardo Machado ; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho ; Romanos, Maria Teresa Villela . Atividade antiviral de Musa acuminata Colla, Musaceae. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 19, p. 781-784, 2009.

64.
GUIMARÃES, Anderson Cavalcante2009GUIMARÃES, Anderson Cavalcante ; KUSTER, R. M. ; Neves Jr., I ; Lourenço, M.C.S. ; Sarquis, M.I. . Investigação Preliminar da Composição Micelial e Potencial Antimicrobiano de Fungos Endofíticos da erva-de-passarinho amazônica Cladocolea micrantha (Eichler) Kuijt (Loranthaceae). Revista Fitos (ALANAC), v. 4, p. 90-101, 2009.

65.
Aquino, C.L.2008Aquino, C.L. ; Barbosa, G.M. ; Barbosa, G.M. ; VARRICCHIO, M. C. B. N. ; Veiga, V.F. ; KUSTER, R. M. ; Zancan, P. ; Sola-Penna, M. ; Holandino, C. . High dilutions of Euphorbia tirucalli L. (AVELOZ) modify the viability and glycolitic metabolism of cell lines. International Journal of High Dilution Research, v. 7, p. 132-139, 2008.

66.
VARRICCHIO, M. C. B. N.2008VARRICCHIO, M. C. B. N. ; Pereira, C. ; Sales, F. ; Gomes, T. ; Daudt, E. ; Aquino, C.L. ; Barbosa, G.M. ; Gomes, N. ; PYRRHO, Alexandre dos Santos ; Hobaica, P.E.M. ; Branco, M.C. ; KUSTER, R. M. ; Holandino, C. . Chronic toxicological effects of high diluted solutions of Aveloz (Euphorbia tirucalli L.) on healthy mice: a preliminary study. International Journal of High Dilution Research, v. 7, p. 174-178, 2008.

67.
VARRICCHIO, M. C. B. N.2008VARRICCHIO, M. C. B. N. ; KUSTER, R. M. ; PYRRHO, Alexandre dos Santos ; Branco, M.C. . Efeitos Toxicológicos Crônicos do látex bruto de Euphorbia tirucalli (aveloz) sobre peso de fígado e baço conforme uso tradicional: um estudo preliminar. Biofar: Revista de Biologia e Farmácia, v. 2, p. 6-11, 2008.

68.
VICTORIO, C. P.2008VICTORIO, C. P. ; da CRUZ, I.P. ; SATO, A. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, Celso . Effects of auxins and cytokinins on in vitro development of Alpinia purpurata K. Schum and phenolic compounds production. Plant Cell Culture & Micropropagation, v. 4, p. 92-98, 2008.

69.
FALCAO, D. Q.2008FALCAO, D. Q. ; Costa, E.R. ; Alviano, D.S. ; Alviano, Celuta Sales ; KUSTER, R. M. ; MENEZES, Fabio de Sousa . EFFECT OF DRYING TIME ON THE ESSENTIAL OIL CONTENT OF OCIMUM BASILICUM L AND ITS ANTIMICROBIAL ACTIVITY. Pharmacologyonline (Salerno), v. 1, p. 1-6, 2008.

70.
VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes2008VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes ; ORMELEZ, E. G. ; Moreira, C.B. ; Silva, S. da ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. L. S. . Cultivo in vitro de Euphorbia tirucalli (Aveloz), avaliação da constituição química do látex em diferentes condições de cultivo e teste de atividade larvicida e juvenilizante em Aedes aegypti. Biofar: Revista de Biologia e Farmácia, v. 2, p. 41-55, 2008.

71.
VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes2008VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes ; Silva, S. da ; GOMES, Nelson Brêtas de Noronha ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. L. S. . O uso de Euphorbia tirucalli (Aveloz) em Medicina Tradicional e as Evidências Científicas. Biofar: Revista de Biologia e Farmácia, v. 3, p. 85-94, 2008.

72.
GOMES, Michelle Mendes da Rocha2008GOMES, Michelle Mendes da Rocha ; CERQUEIRA, D M ; FALCÃO, D Q ; MENEZES, F S ; WIGG, M. D. ; MENDES, Gabriella da Silva ; Martins, F.O. ; SILVA, J. F. M. ; KUSTER, R. M. ; ROMANOS, M. T. V. . In vitro anti-HSV-2 activity of isoquercetin from Hyptis fasciculata Benth.. Virus Reviews and Research, v. 13, p. 1-15, 2008.

73.
Menezes, Fábio de Sousa2007Menezes, Fábio de Sousa ; Minto, Andréa Barreto Mattos ; RUELA, Halliny Siqueira ; Kuster, Ricardo Machado ; Sheridan, Helen ; Frankish, Neil ; KUSTER, R. M. . Hypoglycemic activity of two Brazilian Bauhinia species: Bauhinia forficata L. and Bauhinia monandra Kurz.. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), v. 17, p. 8-13, 2007.

74.
SIMAS, Naomi Kato2007SIMAS, Naomi Kato ; LIMA, Elisangela da Costa ; Kuster, Ricardo Machado ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; KUSTER, R. M. . Potential use of Piper nigrum ethanol extract against pyrethroid-resistant Aedes aegypti larvae. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso), v. 40, p. 405-407, 2007.

75.
ALBARELLO, N.2007ALBARELLO, N. ; Ribeiro, I.G. ; SIMOES, C. ; CASTRO, T. C. ; Gianfaldoni, M.G. ; CALLADO, C. H. ; KUSTER, R. M. ; COELHO, M. G. P. ; Mansur, E. . Histological analysis of calluses from in vitro propagated plants of Cleome spinosa Jack. Revista Brasileira de Biociências, v. 5 sup2, p. 699-701, 2007.

76.
VICTORIO, C. P.2007VICTORIO, C. P. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, Celso . Qualidade de Luz e Produção de Pigmentos Fotossintéticos em Plantas in vitro de Phyllanthus tenellus Roxb. Revista Brasileira de Biociências, v. 5sup2, p. 213-215, 2007.

77.
., Anderson C. Guimaraes2007., Anderson C. Guimaraes ; ., Ricardo M. Kuster ; ., Ana Claudia F. Amaral ; ., Jose Luis Pinto Ferreira ; ., Antonio C. Siani . Histological Study of the Leaf and Stem of the Amazonian Medicinal Mistletoe Cladocolea micrantha (Loranthaceae). International Journal of Botany (Print), v. 3, p. 218-221, 2007.

78.
FALCÃO, D. Q.2007FALCÃO, D. Q. ; COSTA, Edlaine Rijo ; KUSTER, R. M. ; NIELLOUD, F. ; VIAN, L. ; MENEZES, Fábio de Sousa . Evaluation of cytotoxicity, phototoxicity and genotoxicity from Calceolaria chelidonioides (Scrophulariaceae) flowers ethanol extract.. Planta Medica (Internet), v. 73, p. 477, 2007.

79.
FALCÃO, D. Q.2007FALCÃO, D. Q. ; COSTA, Edlaine Rijo ; KUSTER, R. M. ; VIAN, L. ; NIELLOUD, F. ; MENEZES, Fábio de Sousa . The obtention of an oil/water nanoemulsion containing the Calceolaria chelidonioides flowers ethanol extract and its skin hydration power. Planta Medica (Internet), v. 73, p. 631, 2007.

80.
VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes2007VARRICCHIO, Marcia Cristina Braga Nunes ; ORMELEZ, E. G. ; Silva, S. da ; Moreira, C.B. ; LIMA, S. S. ; Victório, C.P. ; Lopes, J.B. ; Henriques, A.B. ; Sato, A. ; ESQUIBEL, M. A. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, C. L. S. . Contribuição Multidisciplinar da Biotecnologia Vegetal às Áreas de Saúde. Arquivos FOG, v. 4, p. 15-22, 2007.

81.
Falcão, Deborah Q.2006Falcão, Deborah Q. ; Costa, Edlaine R. ; Alviano, Daniela S. ; Alviano, Celuta S. ; Kuster, Ricardo M. ; Menezes, Fábio S. . Atividade antioxidante e antimicrobiana de Calceolaria chelidonioides Humb. Bonpl. & Kunth.. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), Brasil, v. 16, n.1, p. 73-76, 2006.

82.
Ferreira, Andrea C. F.2006Ferreira, Andrea C. F. ; Neto, Jair C. ; da Silva, Alba C. M. ; Kuster, Ricardo M. ; Carvalho, Denise P. ; KUSTER, R. M. . Inhibition of Thyroid Peroxidase by Myrcia uniflora Flavonoids. Chemical Research in Toxicology, Washington, v. 19, n.1, p. 351-355, 2006.

83.
PEREIRA, E. M.2006PEREIRA, E. M. ; PINTO, A. V. ; LEAL, I. C. R. ; BRITTO, T. B.M. ; KUSTER, R. M. ; DAMASO, C. R. A. ; GIAMBIAGI-DE-MARVAL, M. ; JESUS, D. M. ; SANTOS, Katia Regina Netto dos . Tabebuia avellanedae naphthoquinones: activity against methicillin-resistant. Annals of Clinical Microbiology and Antimicrobials, v. 5, n.5, p. 1-13, 2006.

84.
Varricchio, M.C.B.N.2006Varricchio, M.C.B.N. ; FERREIRA, V. C. S ; Lima, F.G. ; Hobaica, P.E.M. ; PYRRHO, A. S. ; KUSTER, R. M. ; CASTELOBRANCO, M. T. L. ; Holandino, C. . Efeito de Diferentes Preparos Farmacotécnicos de Soluções Ultradiluídas de Euphorbia tirucalli (Aveloz) sobre a Variação de Leucócitos em Esfregaço. Cultura Homeopática, v. 16, p. 54, 2006.

85.
FALCÃO, D. Q.2006FALCÃO, D. Q. ; COSTA, Edlaine Rijo ; MENEZES, Fábio de Sousa ; KUSTER, R. M. . Ethnopharmacological study of plants used topically by the community of Macabú (RJ) and its essential oil chemistry evaluation.. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 8, p. 172-174, 2006.

86.
de Barros Machado, Thelma2005de Barros Machado, Thelma ; LEAL, Ivana Correa Ramos ; Kuster, Ricardo Machado ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; Kokis, Valéria ; de Silva, Marlei G. ; dos Santos, Kátia Regina Netto ; KUSTER, R. M. . Brazilian phytopharmaceuticals - evaluation against hospital bacteria. Phytotherapy Research, Inglaterra, v. 19, n.6, p. 519-525, 2005.

87.
Santos, Paula M.L. dos2005Santos, Paula M.L. dos ; SCHRIPSEMA, Jan ; Kuster, Ricardo M. . Flavonóides O-glicosilados de Croton campestris St. Hill. (Euphorbiaceae). Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), Brasil, v. 15, n.4, p. 321-325, 2005.

88.
SIMAS, Naomi Kato2004SIMAS, Naomi Kato ; LIMA, Elisangela da Costa ; Conceição, Sheila da Rocha ; Kuster, Ricardo Machado ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; Lage, Celso Luiz Salgueiro ; KUSTER, R. M. . Produtos naturais para o controle da transmissão da dengue: atividade larvicida de Myroxylon balsamum (óleo vermelho) e de terpenóides e fenilpropanóides. Química Nova (Impresso), Brasil, v. 27, n.1, p. 46-49, 2004.

89.
Machado, T2003Machado, T ; KUSTER, R. M. . In vitro activity of Brazilian medicinal plants, naturally occurring naphthoquinones and their analogues, against methicillin-resistant Staphylococcus aureus. International Journal of Antimicrobial Agents, v. 21, p. 279-284, 2003.

90.
Ferreira, J.L.P.2003Ferreira, J.L.P. ; Velasco, E. ; Araújo, R.B.de ; Kuster, R.M. ; Amaral, A.C.F. . Estudo morfo-anotômico entre os caules de Lippia alba e Melissa officinalis. Revista Brasileira de Farmacognosia (Impresso), Brasil, v. 13, n.supl2, p. 32-36, 2003.

91.
Machado, Thelma de B.2002Machado, Thelma de B. ; Leal, Ivana C. R. ; Amaral, Ana Claudia F. ; Santos, Kátia R. N. dos ; Silva, Marlei G. da ; Kuster, Ricardo M. . Antimicrobial Ellagitannin of Punica granatum Fruits. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), Brasil, v. 13, n.5, p. 606-610, 2002.

92.
VALVERDE, A. L.2001VALVERDE, A. L. ; CARDOSO, G. L. C. ; Pereira, N. A. ; SILVA, A. J. R. ; KUSTER, R. M. . Analgesic and antiinflammatory activities of vernonioside B2 fromVernonia condensata. Phytotherapy Research, v. 15, n.3, p. 263-264, 2001.

93.
Amaral, A2001Amaral, A ; KUSTER, R. M. . Flavonoids and other phenolics from leaves of two Marlierea species (Myrtaceae). Biochemical Systematics and Ecology, v. 29, p. 653-654, 2001.

94.
Amaral, A1999Amaral, A ; KUSTER, R ; GONCALVES, J ; WIGG, M ; KUSTER, R. M. . Antiviral investigation on the flavonoids of. Fitoterapia (Milano, 1934) (Cessou em 1960. Foi fundido com ISSN 1971-5498 Fitoterapia. Edizione Farmaceutica; ISSN 1971-5501 Fitoterapia. Edizione Me, Itália, v. 70, n.3, p. 293-295, 1999.

95.
Kuster, Ricardo M.1999Kuster, Ricardo M. ; Mpalantinos, Maria A. ; de Holanda, Maria C. ; Lima, P. ; Brand, Elimar T. ; Parente, José P. ; KUSTER, R. M. . GC-MS Determination of Kava-Pyrones inAlpinia zerumbet Leaves. Journal of High Resolution Chromatography, Alemanha, v. 22, n.2, p. 129-130, 1999.

96.
MPALANTINOS, M. A.1998 MPALANTINOS, M. A. ; Soares de Moura, R. ; PARENTE, J. P. ; KUSTER, R. M. . Biologically active flavonoids and kava pyrones from the aqueous extract ofAlpinia zerumbet. Phytotherapy Research, London, v. 12, p. 442-444, 1998.

97.
KUSTER, R1997 KUSTER, R ; KUSTER, R. M. . Cyclohexenyl butenolides from Phyllanthus klotzschianus. Biochemical Systematics and Ecology, Glasgow, Escócia, v. 25, p. 675, 1997.

98.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO1996KUSTER, R. M.; MORS, W. B. ; WAGNER, H. . Orcinol Glucosides From Phyllanthus Klotzschianus. Fitoterapia, Italia, v. LXVII, p. 283-284, 1996.

99.
KUSTER, R1994 KUSTER, R ; KUSTER, R. M. . Furocoumarins from the rhizomes of Dorstenia brasiliensis. Phytochemistry, London, v. 36, p. 221-223, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
KUSTER, R. M.. Farmacognosia da planta ao medicamento. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999. v. 1. 821p .

Capítulos de livros publicados
1.
KUSTER, R. M.; AMARAL, A. C. F. ; MORAGAS, Carla Junqueira . Croton. In: Ana Claudia Fernandes Amaral, Eliane Velasco Simões, José Luiz Pinto Ferreira. (Org.). Coletânea Científica de Plantas de Uso Medicinal. Curitiba: Sépia Editora e Gráfica Ltda, 2005, v. 1, p. 1-222.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Direito, I.C.N. ; KUSTER, R. M. ; Mendonça-Hagler, L.C.S. ; Macrae, A. . Detecção do Herbicida 2,4-D no solo usando HPLC. In: Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, 2006, Bonito. Embrapa, 2006. v. 1. p. 1-1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, Elisangela da Costa ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; SCHRIPSEMA, Jan ; KUSTER, R. M. . - Estudo fitoquímico do látex e das partes aéreas de Euphorbia tirucalli brasileira (Euphorbiaceae). In: Reunião Anual da SBQ, 2002, Poços de Caldas. Anais da 25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.. São Paulo: SBQ, 2002. v. 1. p. 98-98.

2.
KUSTER, R. M.; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; LEAL, Ivana Correa Ramos ; SANTOS, K.R.N. ; BRITO, Thelma Machado . Identificação de Isoliquiritigenina como substância antimicrobiana de Myroxylon balsamum. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Anais Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. São Paulo: SBQ, 2002. v. 1. p. 98-98.

3.
KUSTER, R. M.; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; FREITAS, C. B. L. ; SCHRIPSEMA, Jan ; BARATELLI, Tatiana de Gouveia . Um novo tanino elágico de Phyllanthus tenellus. In: 25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Anais da 25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Poços de Caldas: SBQ, 2002. v. 1. p. 97-97.

4.
KUSTER, R. M.; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; LIMA, Elisangela da Costa ; SIMAS, Naomi Kato . - Amidas larvicidas em Aedes aegypti presentes em frações de Spilanthes oleraceae. In: 24ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química;, 2001, Poços de Caldas. Anais da 24ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química;. São Paulo: SBQ, 2001. v. 1. p. 71-71.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RUELA, Halliny Siqueira ; Branco, M.C. ; LEAL, I. C. R. ; KUSTER, R. M. . Bumelia sartorum Mart.: Avaliação da Atividade Citotóxica. In: Fesbe 2009, 2009, Águas de Lindóia. XXIV Reunião Anual Fesbe 2009. São Paulo: Fesbe, 2009. v. 1. p. 181-181.

2.
SILVA, M. F. L. ; BIAGIO, J. A. ; MARINHO, P. R. ; KUSTER, R. M. ; SILVA, Marlei G da ; TAVARES, B. M. ; FONSECA, L. S. ; BASTOS, M. C. F. ; SANTOS, Katia Regina Netto dos ; GIAMBIAGI-DE-MARVAL, M. ; MURICY, G. ; LAPORT, M. S. . Antimicrobial activities in extracts of marine sponges from Rio de Janeiro coast, Brazil. In: 7th International Sponge Symposium, 2006, Búzios - RJ. 7th International Sponge Symposium, 2006. v. 1. p. 37-37.

3.
FINGOLO, C. E. ; KUSTER, R. M. ; MENEZES, Fabio de Sousa ; FERNANDES, S. O. B. . Estudo Químico de Extratos de Folhas de Couroupita guianensis. In: 29 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2006, Águas de Lindóia. Anais da Sociedade Brasileira de Química, 2006. v. 1. p. 15-15.

4.
BASTOS, R. ; MAZZEI, B. N. ; ZARATH, M. ; VELASCO, Eliane ; FRAGA, S. A. ; FERREIRA, José Luiz ; SIMAS, Naomi Kato ; KUSTER, R. M. ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes . Uso da cromatografia em camada fina no controle de qualidade de ervas cidreiras. In: XIX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2006, Salvador. XIX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 2006. v. 1. p. 1-1.

5.
VICTORIO, C. P. ; KUSTER, R. M. ; LAGE, Celso . Qualidade de Luz e Produção de Pigmentos Fotossintéticos em Plantas in vitro de Phyllanthus tenellus.. In: 13 Encontro Estadual de Botânicos, 2006, Gramado. 13 Encontro Estadual de Botânicos, 2006. v. 1. p. 1-1.

6.
ALBARELLO, N. ; GONCALVES, I. ; SIMOES, C. ; CASTRO, T. C. ; GIANFALDONI, M. G. ; CALLADO, C. H. ; KUSTER, R. M. ; COELHO, M. G. P. ; MANSUR, E. . Histological analysis of calluses from in vitro propagated plants of Cleome spinosa Jacq.. In: 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006, Gramado. 57 Congresso Nacional de Botânica, 2006. v. 1. p. 1-1.

7.
LEAL, I. C. R. ; KUSTER, R. M. ; SANTOS, K.R.N. ; Junior, II ; Arnold, N. ; Wessjohann, L. . Identification of bactericide fractions from Zizyphus joazeiro, a brazilian medicinal plant.. In: XV Congresso Italo-Latinoamericano di Etnomedicina, 2006, Perugia. XV Congresso Italo-Latinoamericano di Etnomedicina, 2006. v. 1. p. OR15-OR15.

8.
Fernandes S.B.O ; Mateus, M.E. ; Fernandes P.D. ; Moreira, D.L. ; KUSTER, R. M. ; MENEZES, Fabio de Sousa . Chemical and Pharmacological Studies from Leaves and Flowers of Couroupita guianensis AUBL.. In: XV Congresso Italo-Latinoamericano di Etnomedicina, 2006, Perugia. XV Congresso Italo-Latinoamericano di Etnomedicina, 2006. v. 1. p. P37-P37.

9.
GUIMARÃES, Anderson Cavalcante ; KUSTER, R. M. ; AMARAL, A. C. F. ; SIANI, Antonio Carlos . Comparação Cromatográfica dos constituintes e extratos apolares da espécie medicinal parasita Cladocoleae micrantha Kuijy (erva de passarinho) e seu hospedeiro Anacardium occidentale L. (cajueiro).. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. Anais da 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005. v. 1. p. 206-206.

10.
SANTOS, Paula Macedo Lessa dos ; KUSTER, R. M. ; SCHRIPSEMA, Jan ; MENESES, Fabio de Souza ; JAPP, Alberto Sada . Avaliação da atividade antioxidante e estudo químico das folhas de Jacaranda puberula Cham. (Bignoniaceae).. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. ANAIS DA 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. v. 1. p. 209-209.

11.
BARATELLI, Tatiana de Gouveia ; KUSTER, R. M. ; SIMAS, Naomi Kato ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de . Investigação da atividade alelopática de duas espécies vegetais da família Asteraceae: Spilanthes oleracea e Sonchus oleraceus. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. ANAIS DA 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005. v. 1. p. 271-271.

12.
KUSTER, R. M.; BARATELLI, Tatiana de Gouveia ; SIMAS, Naomi Kato ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de . Influência da sazonalidade sobre a produção de substâncias aleloquímicas na fração bioativa de Terminalia catappa L. (Combretaceae).. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. ANAIS DA 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005. v. 1. p. 272-272.

13.
LEAL, Ivana Correa Ramos ; KUSTER, R. M. ; SANTOS, Katia Regina Netto dos ; COSTA, Priscila Vieira da ; MACEDO, Gabriela Machado de ; SILVA, Marlei G da . Taninos de Pentaclethra filamentosa com potencial de inibição frente a bactérias multirresistentes.. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. ANAIS DA 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. v. 1. p. 273-273.

14.
RUELA, Halliny Siqueira ; KUSTER, R. M. ; SANTOS, Maria Christina dos . Estudo fitoquímico de Tynanthus fasciculatus. In: 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005, Poços de Caldas. ANAIS DA 28 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2005. v. 1. p. 294-294.

15.
LIMA, Elisangela da Costa ; SIMAS, Naomi Kato ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; KUSTER, R. M. . Toxidade dos Constituintes Químicos de Carpotroche brasiliensis para larvas de Artemia salina e o efeito protetor da bixina.. In: IX Encontro Regional da SBQ, 2003, Rio de Janeiro. IX Encontro Regional da SBQ. Rio de Janeiro: SBQ, 2003. v. 1. p. 11.

16.
KUSTER, R. M.; SILVA, A. J. R. ; VALVERDE, A. L. ; PEREIRA, Nuno Alvares ; CARDOSO, G. L. C. . Glucosídeos esteroidais de Vernonia condensata com atividades analgésica e antiinflamatória.. In: 23 REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2000, POÇOS DE CALDAS. LIVRO DE RESUMOS, 2000. v. 2. p. PN047-PN047.

17.
KUSTER, R. M.; SILVA, A. J. R. ; TOSTES, J. B. F. . Tanino de Sebastiana glandulosa var. fallax (Muell.Arg.) Pax (Euphorbiaceae).. In: 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2000. v. 2. p. PN052-PN052.

18.
KUSTER, R. M.; AMARAL, A. C. F. ; SILVA, A. J. R. ; SALGADO, P. G. ; BESSA, W. S. . 1,2,3,6-tetragaloilglucose de Chamaesyce thymifolia. In: 23 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Livro de Resumos, 2000. v. 2. p. PN061-PN061.

19.
KUSTER, R. M.; BRITTO, T. B.M. ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; SANTOS, K.R.N. ; PAULO, Ana Carolina Vicente . Atividade antimicrobiana de plantas medicinais brasileiras frente a bactérias hospitalares. In: XX Congresso brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Microbiologia médica humana e infecção hospitalar, 1999. p. 79-79.

20.
MPALANTINOS, M. A. ; PARENTE, J. P. ; KUSTER, R. M. . Determinação Por Gc/Ms de Kava-Pironas Em Folhas de Alpinia Zerumbet. In: Sétimo Congresso Latino-Americano de Cromatografia, 1998. Determinação por GC/MS de kava-pironas em folhas de Alpinia zerumbet. Águas de Lindóia - São Paulo. p. P-100-P-100.

21.
KUSTER, R. M.; AMARAL, A. C. F. . Identificação Por Hplc/Uv dos Principais Isoflavonóides de Myrospermum Eritroxylon. In: Sétimo Congresso Latino-Americano de Cromatografia, 1998. Identificação por HPLC/UV dos principais isoflavonóides de Myrospermum eritroxylon. Águas de Lindóia, São Paulo.

22.
MPALANTINOS, M. A. ; PARENTE, J. P. ; KUSTER, R. M. . Flavonóides do Extrato Aquoso de Alpinia Zerumbet. In: III Jornada Paulista de Plantas Medicinais, 1998. Flavonóides do extrato aquoso de Alpinia zerumbet. Campinas.

23.
OLIVEIRA FILHO, A. ; KUSTER, R. M. ; MELO, M. T. V. ; SANTOS, C. E. ; MENDES, R. R. ; CONCEIÇÃO, S. R. . Atividade Larvicida Para Culex e Aedes de Extratos das Sementes de Cumaru. In: XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1998. Atividade larvicida para culex e aedes de extratos das sementes do cumaru. Manaus, Amazonas.

24.
MPALANTINOS, M. A. ; PARENTE, J. P. ; KUSTER, R. M. . Hispidulina-7-O-B-Glucosídeo, O Principal Flavonóide de Tibouchina Granulosa. In: 21 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1998. Hispidulina-7-O-b-glucosídeo, o principal flavonóide de Tibouchina granulosa. Poços de Caldas, MG.

25.
KUSTER, R. M.; MENDES, R. R. ; CONCEIÇÃO, S. R. ; OLIVEIRA FILHO, A. . Phytochemical Study Of Brazilian Plants With Potential Insecticidal Activity. In: II World Congress on Medical and Aromatic Plants for Human Welfare, 1997. Phytochemical Study of Brazilian Plants with Potential Insecticidal Activity. Mendoza - Argentina.

26.
MPALANTINOS, M. A. ; PARENTE, J. P. ; KUSTER, R. M. . Substâncias Polifenólicas Em Plantas Medicinais Brasileiras. I. Perfil Clae/Uv do Extrato Aquoso de Alpinia Zerumbet.. In: XIX Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1997. Substâncias polifenólicas em plantas medicinais brasileiras. I. Perfil CLAE/UV do extrato aquoso de Alpinia Zerumbet. Rio de Janeiro.

27.
KUSTER, R. M.; AMARAL, A. C. F. . Constituintes Hidrofílicos de Chamaesyce Thymifolia. I. Isolamento e Caracterização de Flavonóides. In: 20 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1997. Constituintes hidrofílicos de Chamaesyce thymifolia. I. Isolamento e caracterização de flavonóides. Poços de Caldas, MG..

28.
KUSTER, R. M.; MORS, W. B. ; WAGNER, H. . Ensaios Farmacológicos de Substâncias Isoladas de Phyllanthus Klotzschianus.. In: XIV Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, 1996. Ensaios Farmacológicos de Substâncias Isoladas de Phyllanthus klotzschianus. Florianópolis, SC..

29.
KUSTER, R. M.. (-)-5-Hidróxi-2-(1'-Hidróxietil)-Nafto[2,3-B]-Furan-4,9-Diona, Principal Quinona Encontrada Na Casca de Tecoma Longiflora.. In: XLVII Congresso Nacional de Botânica, 1996. (-)-5-hidróxi-2-(1'-hidróxietil)-nafto[2,3-B]-furan-4,9-diona. Nova Friburgo, RJ.

30.
KUSTER, R. M.; MORS, W. B. ; WAGNER, H. . Constituintes Minoritários de Phyllanthus Klotzschianus. In: 19 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 1996. Constituintes Minoritários de Phyllanthus klotzschianus. Poços de Caldas, MG..

31.
KUSTER, R. M.. Atividade Antioxidante de Plantas Medicinais. In: XVIII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 1996. Atividade antioxidante de plantas medicinais. São Paulo, SP..

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MORAGAS, Carla Junqueira2005MORAGAS, Carla Junqueira ; OHANA, Debora Teixeira ; KUSTER, R. M. ; PAULO, Ana Carolina Vicente ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes . Avaliação Antimicrobiana de Espécies de Croton, sangue de dragão.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Sup I, p. 122-122, 2005.

2.
FERREIRA, José Luiz2005FERREIRA, José Luiz ; ARAÚJO, Renata de ; VELASCO, Eliane ; SIMAS, Naomi Kato ; RITA, Ricardo Santa ; KUSTER, R. M. ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes . Atividade Leishmanicida de Extratos Polares de Cymbopogon citratus e Lippia alba.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 38, n.Sup I, p. 340-340, 2005.

3.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO2005KUSTER, R. M.; SIMAS, Naomi Kato ; PIZZARO, Ana Paula Brum ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de . The control of Aedes aegypti through the use of plant derived compounds.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Sup I, p. 53-53, 2005.

4.
SIMAS, Naomi Kato2005SIMAS, Naomi Kato ; LIMA, Elisangela da Costa ; KUSTER, R. M. ; LAGE, Celso ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de . Piper nigrum compounds as alternatives of pyrethroid resistant mosquito larvae.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Sup I, p. 86-87, 2005.

5.
MESQUITA, Luiz Fernando2005MESQUITA, Luiz Fernando ; HOHLEUWERGER, Rosangela ; MESQUITA, Emerson C ; KUSTER, R. M. . Estudo de Segurança do Produto Natural Zimduck - Imunoglobulinas.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Sup I, p. 246-247, 2005.

6.
MESQUITA, Luiz Fernando2005MESQUITA, Luiz Fernando ; HOHLEUWERGER, Rosangela ; MESQUITA, Emerson C ; KUSTER, R. M. . Estudo Piloto para evidenciar a Ativação Adrenal e Marcadores Imunológicos após Administração do imunomodulador natural Zimduck em indivíduos saudáveis.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 38, n.Sup I, p. 247-247, 2005.

7.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO2002KUSTER, R. M.; LIMA, Elisangela da Costa ; SIMAS, Naomi Kato ; LAGE, Celso ; OLIVEIRA FILHO, A. . Monoterpenos, sesquiterpenos e fenilpropanóides - Atividade larvicida na busca por plantas tóxicas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 35, n.suplemento, p. 83-83, 2002.

8.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO2002KUSTER, R. M.; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; LAGE, Celso ; SIMAS, Naomi Kato . - Monoterpenos, sesquiterpenos e fenilpropanóides - atividade larvicida na busca por plantas tóxicas. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 35, n.suppl1, p. 83-83, 2002.

9.
FREITAS, C. B. L.2001FREITAS, C. B. L. ; BRITTO, T. B.M. ; AMARAL, A. C. F. ; SANTOS, K.R.N. ; KUSTER, R. M. . ANTIMICROBIAL EVALUATION OF PHYLLANTHUS TENELLUS LEAVES AGAINST HOSPITAL BACTERIA. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, v. 13, n.SUPP.1, p. S107-S107, 2001.

10.
OLIVEIRA FILHO, A.2001OLIVEIRA FILHO, A. ; KUSTER, R. M. ; MENDES, R. R. ; CONCEIÇÃO, S. R. . ASSOCIAÇÃO DA PRESENÇA DE CUMARINA E ATIVIDADE LARVICIDA EM PLANTAS BRASILEIRAS. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n.SUPPL, p. 477-478, 2001.

11.
BRITTO, T. B.M.2001BRITTO, T. B.M. ; LEAL, Ivana Correa Ramos ; AMARAL, A. C. F. ; SANTOS, K.R.N. ; KUSTER, R. M. . IN VITRO ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF BRAZILIAN PHYTOMEDICINES AGAINST MULTIRESISTANT PSEUDOMONAS AERUGINOSA STRAINS. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, v. 13, n.SUPPL, p. 107-108, 2001.

12.
SIMAS, Naomi Kato2001SIMAS, Naomi Kato ; KUSTER, R. M. ; LIMA, Elisangela da Costa ; LAGE, Celso ; OLIVEIRA FILHO, A. . INSETICIDAS NATURAIS A PARTIR DE EXTRATOS DE PLANTAS CULTIVADAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n.SUPPL, p. 27-28, 2001.

13.
OHANA, Debora Teixeira2001OHANA, Debora Teixeira ; KUSTER, R. M. ; AMARAL, A. C. F. ; OLIVEIRA FILHO, A. ; SIMAS, Naomi Kato ; LIMA, Elisangela da Costa . LARVICIDAL ACTIVITY OF CROTON LANJOUWENSIS IN AEDES AEGYPTI. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, v. 13, n.SUPPL1, p. 102-103, 2001.

14.
OLIVEIRA FILHO, A.2001OLIVEIRA FILHO, A. ; KUSTER, R. M. ; SIMAS, Naomi Kato . O ÓLEO VERMELHO MYROXILON PERUIFERUM COMO FONTE DE COMPOSTOS LARVICIDAS PARA DÍPTEROS. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n.SUPPL, p. 287-288, 2001.

15.
MORAGAS, Carla Junqueira2001MORAGAS, Carla Junqueira ; KUSTER, R. M. ; AMARAL, A. C. F. ; BARNES, R. A. . PHYTOCHEMICAL INVESTIGATION OF BARKS OF CROTON MACROBOTHRIS. EUROPEAN JOURNAL OF PHARMACEUTICAL SCIENCES, v. 13, n.SUPPL1, p. 105-106, 2001.

16.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO2000KUSTER, R. M.; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; SIMAS, Naomi Kato ; LAGE, Celso . Extrato das folhas do agrião do Pará contra larvas de Aedes aegypti. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brasil, v. 33, n.sup1, p. 415-416, 2000.

17.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO1999KUSTER, R. M.; BRITO, Thelma Machado ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; SANTOS, K.R.N. ; PAULO, Ana Carolina Vicente . Antimicrobial evaluation of fruits and seeds of Punica granatum Linn. against bacteria of medical importance.. Bollettino Chimico Farmaceutico, Italia, v. 138, n.2, p. 138-138, 1999.

18.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO1999KUSTER, R. M.; SIMAS, Naomi Kato ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de ; LAGE, Celso . Potential utilization of Piper nigrum ethanolic extract against larvae of Aedes aegypti.. Bollettino Chimico Farmaceutico, v. 138, n.2, p. 58-58, 1999.

19.
KUSTER, R. M.;Kuster, Ricardo M.;Kuster, Ricardo Machado;Kuster, R.M.;., Ricardo M. Kuster;Machado Kuster, Ricardo;Kuster, Ricardo;KUSTER, RICARDO M;M. KUSTER, RICARDO1999KUSTER, R. M.; CONCEIÇÃO, S. R. ; MENDES, R. R. ; AMARAL, Ana Claudia Fernandes ; SANTOS, C. E. ; MELO, M.T.V. ; OLIVEIRA FILHO, Alfredo Martins de . Brazilian plants with insecticidal activity. Bollettino Chimico Farmaceutico, v. 138, n.2, p. 59-59, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
PUZIOL, L. C. ; TOSTA, C. L. ; FILGUEIRAS, P. R. ; FERREIRA, P. S. ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; KUSTER, RICARDO M . Analysis of the volatile compounds present in the bark of the cupuaçu (Theobroma grandiflorum). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERREIRA, P. S. ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; PUZIOL, L. C. ; FILGUEIRAS, P. R. ; Ventura, J.A. ; SILVA, JESSICA H. S. ; Ruas, F. ; França, H.S. ; KUSTER, RICARDO M . Comparative chemical profile of fruits, leaves and barks of Schinus terebinthifolius. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Santos, K. ; de Andrade, J.P. ; ZORZANELLI, J. P. F. ; KUSTER, RICARDO M ; Kitagawa, R. ; Borges, W . Composition of essential oil and evaluation of the fungicidal activity of Siparuna brasiliensis against Fusarium solani f. sp. piperis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Gomes, R.B.A ; de Souza, L.S. ; PUZIOL, L. C. ; Lima, T.A. ; Luz, D.A. ; Gerhardt, N. ; FILGUEIRAS, P. R. ; Ventura, J.A. ; KUSTER, RICARDO M . Chemical characterization of the hexane and dichloromethane extracts of the residues of the processing industry of pink pepper ? Schinus terebinthifolius. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Gomes, A.C.C. ; GOMES, A. K. C. ; MIRANDA, A. L. P. ; TRIBUTINO, J. L. M. ; SIMAS, N. K. ; KUSTER, RICARDO M . Antinociceptive effects of methanol fraction from Saccharum officinarum juice in mice. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
GOMES, A. K. C. ; Gomes, A.C.C. ; KUSTER, RICARDO M ; SIMAS, N. K. . EVALUATION OF PHYTOTOXIC ACTIVITY, ANTIOXIDANT AND PHYTOCHEMICAL STUDY OF SACCHARUM OFFICINARUM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Luz, D.A. ; Gomes, A.C.C. ; Lima, T.A. ; Gomes, R.B.A ; de Souza, L.S. ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; SIMAS, N. K. ; KUSTER, RICARDO M . Chemical composition and phytotoxic activity of the agroindustrial waste vinasse from sugarcane. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
de Souza, L.S. ; PUZIOL, L. C. ; Gomes, R.B.A ; Lima, T.A. ; Luz, D.A. ; TOSTA, C. L. ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; FILGUEIRAS, P. R. ; KUSTER, RICARDO M . Chemical profile of hexane and dichloromethane extracts obtained from latex of Euphorbia tirucalli L. of different regions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Luz, D.A. ; DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; PUZIOL, L. C. ; FERREIRA, P. S. ; Gomes, A.C.C. ; KUSTER, R. M. . Comparação das técnicas CG-EM e CGxCG-EM na separação de compostos voláteis do resíduo agroindustrial torta de filtro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; TOSTA, C. L. ; SAD, C. M. S. ; Oliveira, B.P. ; Luz, D.A. ; FILGUEIRAS, P. R. ; Kuster, Ricardo Machado ; CASTRO, E. V. R. . Cromatografia gasosa bidimensional abrangente aplicada na elucidação de compostos nitrogenados presentes no petróleo,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Sales, M.D.C. ; KUSTER, R. M. ; Ruas, F. ; Ventura, J.A. . 'Plantas medicinais e aromáticas do Espírito Santo: o óleo essencial de folhas e frutos da espécie Schinus terebinthifolius Raddi (Aroeira vermelha)'  . 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SOARES, M. A. ; SILVA, N. L. C. ; GOMES, ANNE CAROLINE C. ; GOMES, A. K. C. ; SIMAS, Naomi Kato ; KUSTER, R. M. ; MIRANDA, A. L. P. ; TRIBUTINO, J. L. M. . 'Evaluation of Antinociceptive Activity of Methanolic Fractions of Sugarcane Juice (Saccharum officinarum L.)'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ARAUJO, C. A. ; SIMAS, Naomi Kato ; Gomes, A.C.C. ; KUSTER, R. M. . Investigação da Atividade Alelopática de Frações das Folhas de Acmella oleracea.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; SAD, C. M. S. ; TOSTA, C. L. ; BOREL, L. F. C. M. ; PUZIOL, L. C. ; PEREIRA, R. ; FILGUEIRAS, P. R. ; CASTRO, E. V. R. ; OLIVEIRA, L. M. S. L. ; KUSTER, R. M. ; DIAS, J. C. M. . GCxGC/qMS on characterization of saturated and aromatics fractions from crude oil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Machado Kuster, Ricardo. Moléculas no lixo: agregando valor aos resíduos agroindustriais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SOARES, M. A. ; Silva, NLC ; Gomes, A.C.C. ; SIMAS, Naomi Kato ; KUSTER, R. M. ; MIRANDA, A. L. P. ; TRIBUTINO, J. L. M. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANALGÉSICA DE FRAÇÕES METANÓLICAS DO CALDO DE CANA (SACCHARUM OFFICINARUM) EM MODELOS ANIMAIS DE NOCICEPÇÃO E INFLAMAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
DA SILVA, SAMANTHA R.C. ; PUZIOL, L. C. ; TOSE, LILIAN V. ; ROMÃO, WANDERSON ; FILGUEIRAS, P. R. ; KUSTER, R. M. ; CASTRO, E. V. R. . Identificação e separação de isômeros de Cannabis Sativa L. em drogas ilícitas por GCxGC-qMS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
Kuster, Ricardo Machado. 'Panorama das Pesquisas com Plantas Medicinais'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
Kuster, Ricardo Machado. 'A Biodiversidade Brasileira como fonte de Produtos de Inovação'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
KUSTER, R. M.. Extração de óleo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
., Ricardo M. Kuster. Substâncias Fenólicas Quelantes de Íons Ferro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
., Ricardo M. Kuster. Utilização de Plantas Medicinais em Odontologia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
., Ricardo M. Kuster. Contribuição das Pesquisas para Desenvolvimento dos Medicamentos Fitoterápicos para População e Preservação das Espécies. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
KUSTER, R. M.. Metodologias para o Isolamento e Identificação de Substâncias Fenólicas Vegetais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
KUSTER, R. M.. Investigação de substâncias naturais para o controle do Aedes aegypti. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
KUSTER, R. M.; LIMA, Elisangela da Costa . Introdução à Fitoquímica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
KUSTER, R. M.. Euphorbia tirucalli: matéria-prima para a homeopatia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
KUSTER, R. M.. Aveloz, por que usá-lo como medicamento homeopático?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
KUSTER, R. M.. Defesa Química Vegetal: Fonte de Moléculas Bioativas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
KUSTER, R. M.. Estresse Oxidativo e Teratogenia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
KUSTER, R. M.. Aspectos moleculares da lei de semelhança. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
KUSTER, R. M.. Aspectos moleculares da lei de semelhança. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
KUSTER, R. M.. Investigação de Substâncias Bioativas em Plantas Medicinais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
KUSTER, R. M.; BRITO, Thelma Machado ; SANTOS, Katia Regina Netto dos . Composições farmacêuticas a base de extrato. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
KUSTER, R. M.. Ações Farmacológicas dos Fitoterápicos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
KUSTER, R. M.. Curso de Radicais Livres e seus efeitos. 2004. .

2.
KUSTER, R. M.. Curso de Radicais Livres e seus efeitos. 2003. .

3.
KUSTER, R. M.. Doenças causadas por Radicais Livres. 2001. .

Demais trabalhos
1.
KUSTER, R. M.. Aveloz: por que usá-lo como medicamento homeopático?. 2004 (Conferência) .

2.
KUSTER, R. M.. Revista Brasileira de Farmácia. 2004 (Conselho Editorial) .

3.
KUSTER, R. M.. Radicais Livres. 2004 (Curso) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Kuster, Ricardo; Macrae, A. ; Direito, I.C.N. ; MENDONCA, L. C. S. ; SILVA, A. J. R. . Kit para monitoramento e/ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente e método de monitoramento e ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente. 2009, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI9029397, título: "Kit para monitoramento e/ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente e método de monitoramento e ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 16/03/2009; Concessão: 17/07/2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Kuster, Ricardo Machado; SILVA, A. G.; OTEGUI, M. B. P.. Participação em banca de IZALNEI FERES PEREIRA. A DISPERSÃO DAS SEMENTES DE Protium icicariba (DC) Marchand ? UM SISTEMA DE DISPERSÃO EM REDE OU MULTIFATORIAL?. 2018. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ecossistemas) - Universidade Vila Velha.

2.
KUSTER, R. M.; Oliveira, ECS; FILGUEIRAS, P. R.. Participação em banca de Érica Vieira Albuquerque Rodrigues. Determinação de Propriedades Físico-químicas de Petróleos por Cromatografia Gasosa de Alta Temperatura associada à Quimiometria.. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
KUSTER, R. M.; Romão, W; Scorsatto, R.O.. Participação em banca de Nayara Araújo dos Santos. Análises de Padrões Isoméricos de Canabinóides e Produtos de Cannabis por GC-MS,GCxGC-qMS e UPLC acoplado a Espectrometria de Massas de Mobilidade Iônica (TWIN-MS). 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
KUSTER, R. M.; Greco, S.J.; Filomeno, C.A.. Participação em banca de Barbara Costa Lemos. Síntese e estudo de estrutura/atividade de novos ésteres naftoquinônicos com atividade inibidora de deposição de parafina e depressora de fluidez em petróleos. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
PALACI, M.; Spano, L.C.; KUSTER, R. M.. Participação em banca de Roberta Ferreira Ventura. Efeito da 1,10-fenantrolina e seus derivados sobre amostras de Acinetobacter baumannii produtoras de carbapenemases.. 2017. Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
Machado Kuster, Ricardo; Borges, W; Gonçalves, R.C.R.. Participação em banca de Karla Loriatto Gonring Salarini. Estudo Químico de alcalóides nas raízes de Worsleya procera (Lem.) Traub (Amaryllidaceae). 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
Endringer, D.; ROMÃO, WANDERSON; KUSTER, R. M.. Participação em banca de Elizângela Monteverde Ogawa. Perfil Químico Associado aos diferentes estádios de maturação do abacaxi cv. Vitória por ESI(-)-FT-ICR MS. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

8.
Kuster, Ricardo Machado; ARAUJO, A. C. S.; SILVA, A. G.. Participação em banca de Ana Paula Ferreira da Costa. Voláteis e a Unidade de Sinalizaçao da Dispersão de Sementes em Protium icicariba (DC) Marchand. 2016. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ecossistemas) - Universidade Vila Velha.

9.
KUSTER, R. M.; Batitucci, MCP; Ventura, J.A.. Participação em banca de Fabiana Gomes Ruas. Seleção de genótipos, manejo e perfil químico de aroeira (Schinus terebinthifolius) no Estado do Espírito Santo. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal do Espírito Santo.

10.
KUSTER, R. M.; Romão, W; França, H.S.. Participação em banca de Jade Barbosa Kill. "O que são designer drugs?" Explorando a sua composição química por espectrometria de massas". 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

11.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Andressa Reis Vicente. Alcalóides Isoquinolínicos e atividade citotóxica in vitro de Hippeastrum canastrense J. Dutilh & R. S. Oliveira (Amaryllidaceae). 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

12.
Endringer, D.; Ventura, J.A.; KUSTER, R. M.. Participação em banca de Bruno Gomes de Oliveira. Perfil químico de manga ubá (Mangifera indica L.) por espectrometria de massas de altíssima resolução e exatidão (FT-ICR-MS). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Química - Uiniversidade Federal do Espírito Santo) - Universidade Federal do Espírito Santo.

13.
KUSTER, R. M.; Machado, LM; Junior, V.L.. Participação em banca de Iendel Rubio do Nascimento. Identificação Química em Nível Molecular de Amostras de Maconha por ESI-FT-ICR MS. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

14.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Rafael Franco Duarte. Análise Conformacional por Modelagem Molecular de flavonóide C-glicosilado: Isoschaftosídeo. 2014. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
., Ricardo M. Kuster. Participação em banca de Rayster Gonçalves Spala. Química do Óleo e Avaliação Fitoquímica, Antifúngica, Inseticida e Moluscicida de Subprodutos do Pinhão Manso (Jatropha curcas L.). 2011. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

16.
., Ricardo M. Kuster; de Lima, M.E.F.; Filho, L.C.. Participação em banca de Lilian Martins da Costa Matos. Hidrólise Parcial do Óleo de Palma Catalisada por Lipases sob Irradiação de Micro-Ondas: Síntese de Diacilglicerol. 2010. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Gisele da Silva Botas. Avaliação do Potencial Biológico de Baccharis arctostaphyloides. 2009. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Fernanda Lima de Castro. Biomonitoramento da atividade imunomoduladora e antiinflamatória do extrato aquoso de Echinodorus macrophyllus e suas frações. 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

19.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Deise da Silva Jacques. Caracterização da via metabólica do chiquimato (3,4,5-triidroxi-1-cicloexeno-1-carboxilato) em Leishmania (Viannia) braziliensis. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

20.
KUSTER, R. M.; COUTINHO, H. L. C.; LANGENBACH, T.. Participação em banca de Ida Carolina Neves Direito. Detecção de genes degradadores de compostos aromáticos em solos de rizosfera sob manejo convencional e organico. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
KUSTER, R. M.; ROSADO, A. S.; MOLICA, R. J. R.. Participação em banca de Ronaldo Leal Carneiro. Otimização de cultivo de Microcystis aeruginosa Kutz Emend. Elekin e Cylindrospermopsis raciborskii (Woloszynska) Seenaya & Subba Raju (Cianobacteria) para produção de padrões de microcistina-LR e cilindrospermopsina. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
KUSTER, R. M.; SIMAS, Naomi Kato; BORGES, Anaize. Participação em banca de Claudio Barbosa Moreira. Solanum torvum Sw. (Solanaceae): Potencial Biotecnológico de Plantas Provenientes de Cultura in vitro.. 2004. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
KUSTER, R. M.; PYRRHO, Alexandre dos Santos; PEREIRA, Nuno Alvares. Participação em banca de Andrea Barreto Mattos Minto. Estudo Químico e da Atividade Hipoglicemiante de oito espécies do gênero Bauhinia popularmente conhecidas como pata de vaca.. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Dulcinéia Furtado Teixeira. Estudo Químico e Avaliação Biológica de Attalea excelsa Mart. & Spreng. (urucuri) e Pterodon emarginatus Vog. (sucupira branca) em Aedes aegypti. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Andréa Fernandes Emiliano. Efeito Vasodilatador do extrato-hidroalcoólico de Alpinia zerumbet. 2002. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Alexandre de Mendonça Passini. Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Metodologias Analíticas para Identificação e Quantificação de Capsaicinóides em Pimentas do gênero Capsicum. 2002. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
KUSTER, R. M.; SCHRIPSEMA, Jan; MATOS, C. R. R.. Participação em banca de Náuvia Maria Cancelieri. Alcalóides Indólicos de Rauvolfia Grandiflora. 2001. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

28.
KUSTER, R. M.; LAGE, C.; AZEVEDO, S. M. F. O. E.. Participação em banca de Nina Claudia Barboza da Silva. Senecio cineraria (DC.): Abordagens Biofísica e Biotecnológica na Obtenção de um Produto Fitoterápico. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
KUSTER, R. M.; LAJE, C.; LEITAO, A. A. C.. Participação em banca de ADRIANA MOREIRA ALVES. EFEITOS GENOTÓXICOS, MUTAGÊNICOS E ANGIOGÊNICOS DOS FITOTERÁPICOS CHAPÉU DE COURO E ERVA CIDREIRA EM SISTEMAS BIOLÓGICOS. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
KUSTER, R. M.; COELHO, R. R. R.; AZEVEDO, S. M. F. O. E.. Participação em banca de Simone Maciel da Costa. Potencial Biotecnológico de Extratos Hidrofílicos de algumas cepas de cianobactérias da ordem Oscillatoriales quanto à atividade biológica. 1998. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
M. KUSTER, RICARDO; Neto, A.C.; FERNADEZ-LIMA, F. A.; Romão, W; Aquije, G.M.F.V.. Participação em banca de Lilian Valadares Tose. Espectrometria de Massas de Alta Resolução acoplada a Espectrometria de Mobilidade Iônica para análise de matrizes complexas. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
Neto, A.C.; CARDOSO, FELIPE MAURO R.; FLEMING, FELIPE P.; Romão, W; M. KUSTER, RICARDO. Participação em banca de Lindamara Maria de Souza. Estudo da Ionização de Hidrocarbonetos do Petróleo por APCI(+)FT-ICR MS. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
M. KUSTER, RICARDO; Neto, A.C.; Endringer, D.; Junior, V.L.; Borges, W. Participação em banca de Eduardo Roberto Cole. Alcaloides dos Bulbos das Espécies Griffinia gardneriana (Herb.) Ravenna e Habranthus itaobinus Ravenna (Amaryllidaceae): Perfil Químico e Propriedades Citotóxicas e Genotóxicas. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
Kuster, Ricardo; Rodrigues, A.C.L.; Aquije, G.M.F.V.; SILVA, A. G.. Participação em banca de DRIELLE LIMA DE ALMEIDA PRATTI. O ÓLEO ESSENCIAL DE FRUTOS MADUROS E IMATUROS DE Schinus terebinthifolia Raddi ? ATIVIDADE LARVICIDA E DANOS HISTOLÓGICOS INDUZIDOS EM LARVAS DE Stegomyia aegypti (LINNAEUS, 1762). 2017. Tese (Doutorado em Ecologia de Ecossistemas) - Universidade Vila Velha.

5.
KUSTER, R. M.; Romão, W; FILGUEIRAS, P. R.; Ferreira, E.; Ribeiro, J.S.. Participação em banca de Eloilson Domingos. Desenvolvimento de Novos Métodos Analíticos em Química Forense e Petróleo por Espectrometria de massas ambiente (Paper Spray) e Espectroscopia Portátil na Região do Infravermelho Próximo (MICRONIR). 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

6.
RANGEL, L. B. A.; GUIMARAES, M. C. C.; GOUVEA, S. A.; ERRERA, F. I. V.; KUSTER, R. M.. Participação em banca de Gustavo Modesto de Amorim. Bioatividade de fitocompostos da Aloe vera barbadensis em modelos de psoriase in vitro e in vivo. 2016. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

7.
ROCHA, L. M.; KUSTER, R. M.; SILVA, N.. Participação em banca de Anna Carina Antunes e Defaveri. Allagoptera arenaria (Gomes) Kuntze, Arecaceae: anatomia, micromorfologia e ceras epicuticulares foliares, aplicabilidade dos frutos como fonte de biocombustível, análise nutricional e cultivo in vitro. 2014. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
KUSTER, R. M.; Romão, W; França, H.S.; Ventura, J.A.. Participação em banca de Helber Barcellos da Costa. Desenvolvimento de processo para a purificação de bromelina a partir de resíduos de abacaxizeiro (Ananas comosus var. comosus).. 2014. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

9.
de Aguiar, A.P.; VASCONCELOS, A. G.; Deshamps, C.; KUSTER, R. M.; da Silva San Gil, R.A.. Participação em banca de Vanessa Ribeiro Affonso. Micropropagação e Estudo da Produção e Eliciação de Compostos Voláteis em Thymus vulgaris L. e Ocimum basilicum L.. 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
., Ricardo M. Kuster; FIGUEIREDO, Maria Raquel; Sampaio, M.I.; Tavares, E.; Matheus, Maria Eline. Participação em banca de Patricia Fontes Esteves. Contribuição ao Estudo Químico e Biológico de Lepechinia speciosa (St. Hill)Epling (Lamiaceae). 2010. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
., Ricardo M. Kuster; Schenkel, E.; SCHRIPSEMA, Jan; Leitão, S.G.; CARVALHO, Mario Geraldo de. Participação em banca de Ricardo Moreira Borges. Estudo Fitoquímico das Raízes de Chiococca alba (L.) HITCHC. (Rubiaceae). 2010. Tese (Doutorado em Química de produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
KUSTER, R. M.; Bisch P; LAJE, C.. Participação em banca de Adriana Moreira Alves. Caracterização das lesões em DNA in vitro através da utilização de espectrometria de massas e estudo dos mecanismos de reparação envolvidos na correção das lesões PUVA in vivo (Psoralenos + luz ultravioleta A).. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
KUSTER, R. M.; SATO, A.; LAGE, Celso; MING, L. C.; VASCONCELOS, A. G.. Participação em banca de Nina Claudia Barboza da Silva. Potencial Biotecnológico de Plantas Medicinais: estudo etnofarmacológico em uma comunidade quilombola da Chapada Diamantina - BA. 2006. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
KUSTER, R. M.; FRUTUOSO, V. S.; FIDALGO, T. C. B.; ARROYO, S. R. D.; COELHO, M. G. P.. Participação em banca de Patricia Alves Reis. Fracionamento de extratos de Baccharis trimera Less. DC. Biomonitorado pelo potencial antiinflamatório. 2006. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

15.
KUSTER, R. M.; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho; Fleury, B.; COUTINHO, R.; PEREIRA, R. C.. Participação em banca de Odinéia do Socorro Pamplona Freitas. Perfil Químico e Ação Defensiva Comparativa de Extratos Brutos de Diferentes Localidades do Litoral Brasileiro da Alga Parda Marinha Dictyota mertensii (Dictyotales, Phaeophyta).. 2006. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

16.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Luciana Pontes Coelho. Estudo da atividade antinociceptiva do extrato bruto de sementes de Pterodon pubescens (OEP), suas frações e subfrações.. 2005. Tese (Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

17.
KUSTER, R. M.; KATO, M.; COUTINHO, R.; KELECOM, A.; TEIXEIRA, Valeria Laneuville. Participação em banca de Angelica Ribeiro Soares. Produtos Naturais da Alga Parda Marinha Strypopodium zonale (Dictyotales, Phaeophyta) do litoral brasileiro. 2005. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal Fluminense.

18.
KUSTER, R. M.; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho; BARBI, Nancy dos Santos; FIGUEIREDO, Maria Raquel; GUIMARÃES, Elsie Franklin. Participação em banca de Leosvaldo Salazar Marques Velozo. Química e Atividade Biológica de Piperaceae Brasileiras. 2004. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
KUSTER, R. M.; PINTO, Angelo da Cunha; EPIFÂNIO, Rosangela de Almeida; ALENCASTRO, Ricardo Bicca de; TEIXEIRA, Valeria Laneuville. Participação em banca de Diana Negrão Cavalcanti. Caracterização Química da Alga Parda Dictyota menstrualis e atividade antiviral de seus diterpenos.. 2004. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Orlando Augusto Agrellos. Caracterização de glicanas -GlcNAc O-ligadas e localização celular da O-UDP-GlcNAc: polipeptídeo N-acetilglucosaminiltransferase. 2003. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
KUSTER, R. M.; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho; FUCKS, R.; MELLO, M. R.; GOMES, A. S.. Participação em banca de Edemilson Pinto da Silva. Desenvolvimento de Materiais Poliméricos para Uso em Cromatografia. 2002. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
KUSTER, R. M.; KAPLAN, Maria Auxiliadora Coelho; VALENTIN, Y. Y.; TEIXEIRA, Valeria Laneuville; PEREIRA, R. C.. Participação em banca de Bernardo Antonio Perez da Gama. Papel Multifuncional de Produtos Naturais da Alga Marinha Laurencia obtusa (Hudson) Lamourox (Rhodophyta, Ceramiales). 2001. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
KUSTER, R. M.; PINTO, Angelo da Cunha; BRAZ FILHO, R.; VIEIRA, P. C.; LIMA, A. E. A. N.; PIZZOLATTI, M. G.. Participação em banca de Alexsandro Branco. Flavonóides C-alquilados obtidos de Extratos de Velloziaceae. 2001. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
KUSTER, R. M.; Borges, W; Neto, A.C.. Participação em banca de Lilian Valadares Tose. Separação Isomérica de Canabinóides por UPLC e Espectrometria de Massas de Mobilidade Iônica (TWIM-MS). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
Kuster, Ricardo; FILGUEIRAS, P. R.; Prado, A.R.. Participação em banca de Eloilson Domingos. IONIZAÇÃO EM ESPECTROMETRIA DE MASSA POR PAPER SPRAY - UMA ABORDAGEM EM QUÍMICA FORENSE. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
Machado Kuster, Ricardo; Neto, A.C.; Endringer, D.. Participação em banca de Eduardo Roberto Cole. a ?Estudo do Perfil Químico de Alcaloides dos Bulbos das Espécies Griffinia gardneriana (Herb.) Ravenna e Habranthus itaobinus Ravenna (Amaryllidaceae) e Avaliação de suas Propriedades Citotóxicas?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

4.
KUSTER, R. M.; Borges, W; Neto, A.C.. Participação em banca de Heloa Santos. Polímeros condutores aplicados ao paper spray ionization mass spectrometry. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.

5.
KUSTER, R. M.. Participação em banca de Drielle Lima de Almeida Pratti. Seleção e Resistência de Insetos a Inseticidas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ecossistemas) - Universidade Vila Velha.

6.
FERREIRA, José Luiz; Santos, M.G.; KUSTER, R. M.. Participação em banca de Rodrigo Alves Soares Cruz. Avaliação do Potencial Biológico de Erythroxylum ovalifolium Peyr. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
KUSTER, R. M.; BORGES, Anaize. Participação em banca de Kelly Carla Almeida de Souza Borges. Aspectos Biotecnológicos e Atividade Anti-fúngica do óleo essencial de Chamomilla recutita. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
KUSTER, R. M.; LIMA, A. E. A. N.; OLIVEIRA, M. C. C.. Participação em banca de Luciano Ramos Suzart. Estudo Fitoquímico, Avaliação Farmacológica e Proposta para Padronização de Extratos das Partes Aéreas da Espécie Desmodium barbatum (L.) Bent. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
KUSTER, R. M.; SIMAS, Naomi Kato; SANTIAGO, Laura Jane Moreira. Participação em banca de Simone da Silva. Atividade Larvicida em Aedes aegypti do óleo essencial de Melissa officinalis.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
KUSTER, R. M.; MOREIRA, Josino Costa; MENEZES, Fabio de Sousa. Participação em banca de Alexandre da Silva Antunes. A técnica voltamétrica como ferramenta na busca de substâncias naturais com atividade antioxidante.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
Kitagawa, R.; Kuster, Ricardo M.; Tavares, S.G.. Participação em banca de Jessyca Aparecida Paes Dutra. Avaliação de citotoxicidade de derivados semissintéticos de produtos naturais com potencial antifúngico. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
KUSTER, RICARDO M; Schuenk, R.; Kitagawa, R.. Participação em banca de Juliana Santa Ardisson. Estudo do efeito de naftopiranonas isoladas de espécies de Paepalanthus ssp sobre Helicobacter pylori, imunomodulação e linhagem celular de adenocarcinoma gástrico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
Machado Kuster, Ricardo; Borges, W. Participação em banca de Karla Loriatto Gonring Salarini. Estudo químico de alcalóides presentes em raízes de Worsleya procera (lem.). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KUSTER, R. M.; Schuenk, R.; Kitagawa, R.. Participação em banca de Jéssica Raquel Borges Monteiro.Avaliação das Atividades anti-Helicobacter pylori, antioxidante e imunomoduladora de Eugenia uniflora. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
Kuster, Ricardo Machado; Santos, Roberto P.; Kauark, F.S.; Brígida, A.. Participação em banca de Polliana Silva.Investigação das diferenças qualitativas do perfil químico de hidrocarbonetos saturados e aromáticos de um petróleo de densidade média submetido a uma preparação pelo método SAP com duas fases estacionárias distintas, sílica gel e alumina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

3.
Kuster, R.M.; DA SILVA, SAMANTHA R.C.; FILGUEIRAS, P. R.. Participação em banca de Munyr Jorge Paoli Bechepeche.Aplicação da espetroscopia no infravermelho aliado à quimiometria na identificação de similaridade de petróleos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
M. KUSTER, RICARDO; Harres, V.B.; Pinheiro, M.S.. Processo Seletivo Professor Substituto Farmacognosia. 2018. Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
M. KUSTER, RICARDO; Luz, P.P.; Freire, F.B.. Processo Seletivo Professor Efetivo Química Tecnológica. 2018. Universidade Federal do Espírito Santo.

3.
KUSTER, R. M.; SILVA, G. D. F.; TAKAHASHI, J. A.; GIL, L. F.; ALVES, R. B.. Professor Adjunto de Química Orgânica do Departamento de Química Orgânica da UFMG. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
KUSTER, R. M.; CARVALHO, Mario Geraldo de; KELECOM, Alphonse Germane Albert Charles; PARENTE, José Paz; LEITÃO, Gilda Guimarães. Professor Adjunto de Fitoquímica. 2004. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
KUSTER, R. M.; POZZETI, G.; CARVALHO, J. C. T.; ROCHA, L. M.; VAIO, M. A. F.. Professor da disciplina Farmacotécnica Homeopática - Faculdade de Farmácia/UFF. 2002. Universidade Federal Fluminense.

6.
KUSTER, R. M.; GILBERT, B.; FERREIRA, José Luiz. Professor Assistente de Farmacognosia - Faculdade de Farmácia - UFF. 1999. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
KUSTER, R. M.. Avaliador de Sessão de Iniciação Científica do Centro de Ciências da Saúde. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro do Ambulatório Escola Professor Kamil Curi.Marcador Patogenético em controle de qualidade de tinturas homeopáticas. 2006. (Encontro).

2.
IV Semana da Biologia.Funcionalidade Molecular Vegetal. 2006. (Encontro).

3.
Pesquisa Clínica.Pesquisa Clínica. 2006. (Oficina).

4.
XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Kuster, Ricardo Machado. Ciclo de Seminários em Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Borges de Araujo Gomes. DETERMINAÇÃO POR MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ESPECTROSCÓPICOS DE COMPOSTOS FENÓLICOS NOS RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE PIMENTA ROSA ? Schinus terebinthifolius. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

2.
Larissa Silva de Souza. DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ANALÍTICAS PARA DETERMINAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS TERPENOÍDICAS E ÁCIDOS GRAXOS EM LÁTEX DE Euphorbia tirucalli ? IMPLICAÇÕES MOLECULARES NA ATIVIDADE BIOLÓGICA VEGETAL (ANTICÂNCER E LARVICIDA PARA Aedes aegypti). Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo. (Orientador).

3.
Dandara Alves. Substâncias fitotóxicas de vinhaça e torta de filtro da indústria canavieira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Fernanda Mirella Garcia de Oliveira. Identificação de Substâncias Fenólicas de Eugenia uniflora por FT-ICR-ESI-MS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Tamires Aliprandi Lima. Aproveitamento do resíduo da agroindústria de flores (Chrysanthemum) para a extração de moléculas larvicidas em Aedes aegypti. Início: 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Dandara Alves Luz. Ácidos graxos e compostos fenólicos como substâncias fitotóxicas nos resíduos agroindustriais: vinhaça, torta de filtro e bagaço.. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

2.
Fernanda Mirella Garcia de Oliveira. Identificação de flavonóides e taninos em extrato antiviral de folhas de pitangueira (Eugenia uniflora) por espectrometria de massas de altíssima resolução. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Espírito Santo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

3.
Nataly Senna Gerhardt. Avaliação da qualidade dos frutos de genótipos de aroeira (Schinus terebinthifolius) em diferentes estádios de maturação. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) - Universidade Federal do Espírito Santo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

4.
Danielle Mendonça de Oliveira. Substâncias Antivirais de Punica granatum e Schinus terebinthifolius. 2012. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

5.
Arith Ramos dos Santos. PADRONIZAÇÃO, ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO CONTRA LEISHMANIA AMAZONENSIS DE EXTRATOS DE LIPPIA ALBA E CYMBOPOGON CITRATUS. 2012. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

6.
Anne Caroline Candido Gomes. Estudo Fitoquímico e Avaliação da Atividade Biológica de Syngonium podophyllum (Araceae). 2011. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

7.
Kassia Cristina Vieira Waldhelm. Flavonoides e Atividade Antioxidante de Cassia australis (Fabaceae, Leguminosae).. 2010. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

8.
Alda Ernestina dos Santos. Flavonóides de Bauhinia longifolia. 2010. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

9.
Cristiane Pereira. Guarea macrophylla (Meliaceae): Estudo Fitoquímico e Avaliação da Atividade Biológica. 2010. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

10.
Anne Caroline Cândido Gomes. Expressão Química de Espécies de Araceae. 2009. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

11.
Jessica Hellen Souza da Silva. Aplicação de Lipases Vegetais na Química de Produtos Naturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

12.
Halliny Siqueira Ruela. Bauhinia forficata Link: aspectos fitoquímicos e farmacológicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

13.
Elisangela da Costa Lima. Investigação química e genotóxica de Echinodorus grandiflorus: suporte biotecnológico para preparação farmacêutica de extratos vegetais seguros para uso medicinal.. 2006. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

14.
Tatiana de Gouveia Baratelli. ESTUDO DAS PROPRIEDADES ALELOPÁTICAS VEGETAIS: INVESTIGAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS ALELOQUÍMICAS EM Terminalia catappa L. (COMBRETACEAE).. 2006. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

15.
Josiane Bentes Lopes. Avaliação de Flavonóides através da Aplicação de Reguladores de Crescimento em Achyrocline satureioides, in vitro.. 2004. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

16.
Márcia Cristina Braga Nunes Varricchio. ?Estudos Integrados: Biotecnologia, Toxicologia, Metabólitos Especiais e Atividade Antitumoral de Euphorbia tirucalli L?. 2004. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

17.
Paula Macedo Lessa dos Santos. Identificação de Flavonóides Antialérgicos de Croton campestris (Euphorbiaceae). 2002. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

18.
Carla Junqueira Moragas. Estudo dos Constituintes Químicos das cascas de Croton macrobothris. 2001. Dissertação (Mestrado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

Tese de doutorado
1.
JESSICA HELLEN SOUZA DA SILVA. Schinus terebinthifolius, avaliação química e biológica da pimenta rosa. 2017. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

2.
Alda Ernestina dos Santos. Estudo fitoquímico e avaliação das atividades larvicida, alelopática e antioxidante de espécies do gênero Erythrina (Fabaceae) e Protium (Burseraceae). 2016. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

3.
Cristiane Pereira. Estudo biomonitorado de Guarea guidonia visando à obtenção de substâncias protótipo para o desenvolvimento de fármacos antileishmanioses. 2015. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

4.
Kassia Cristina Waldhelm Spindola. Cassia australis e Chrysanthemum morifolium: plantas ornamentais como fonte de substâncias antivirais e inseticidas para o desenvolvimento de produtos de inovação. 2015. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

5.
Anne Caroline Candido Gomes. Saccharum officinarum (Poaceae) e suas variedades: Estudo fitoquímico e avaliação do potencial antioxidante, antinociceptivo e alelopático. 2015. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

6.
Meriane Pires Carvalho. Estudo Fitoquímico, Descrição Morfoanatômica e Atividades Biológicas de Bonnetia stricta (Ness) Ness Et Mart (Bonnetiaceae). 2012. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

7.
Michelle Rodrigues Ayres de Almeida. Avaliação Fitoquímica e Farmacológica de Jacaranda puberula Cham.. 2011. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

8.
Adriana Passos Oliveira. METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTICOLINESTERÁSICA DE SDEROXYLON OBTUSILIUM (ROEM. & SCHULT.) TD PENN. (SAPOTACEAE). 2011. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

9.
Halliny Siqueira Ruela. Potencial Biotecnológico de Bumelia sartorum Mart.: Avaliação Fitoquímica e Farmacológica. 2011. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

10.
Cristiane Pimentel Victório. Aspectos Químicos e Biotecnológicos de Alpinia zerumbet e Alpinia purpurata. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

11.
Márcia Cristina Braga Nunes Varricchio. Euphorbia tirucalli L; Metabólitos Especiais, Biotecnologia, Toxicologia, Atividades Antitumoral e Adaptógena. 2008. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Ricardo Machado Kuster.

12.
Paula Macedo Lessa dos Santos. O uso popular de Jacaranda puberula CHAM. como remédio: uma discussão a partir de seus constituintes químicos e atividade farmacológica.. 2007. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

13.
Sharon Santos de Lima. Cultura de Tecidos e Substâncias Biologicamente Ativas da Erva-de-bicho (Polygonum acre H.B.K. var aquatile), uma planta medicinal nativa.. 2005. Tese (Doutorado em Biotecnologia Vegetal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

14.
Thelma de Barros Machado Brito. Análise Fitoquímica e Investigação da Atividade Antibacteriana de Plantas Medicinais Utilizadas Popularmente Contra Infecções. 2003. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

15.
Naomi Kato Simas. Análise Química, Biológica e Biotecnológica de espécies vegetais com atividade larvicida em Aedes aegypti. 2003. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

16.
Debora Teixeira Ohana. ANÁLISE QUÍMICA E BIOLÓGICA DE ESPÉCIES DE CROTON DA REGIÃO AMAZÔNICA. 2003. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ricardo Machado Kuster.

17.
Maria Athana Mpalanthinos. Identificação de substâncias anti-hipertensivas de Alpinia zerumbet. 2001. Tese (Doutorado em Química de produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Ricardo Machado Kuster.

18.
Alessandra Leda Valverde. Glucosídeos esteroidais com atividades analgésica e antiinflamatória da espécie Vernonia condensata.. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Química de Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Polianna da Silva Ferreira. Investigação das diferenças qualitativas no perfil químico de hidrocarbonetos saturados e aromáticos de um petróleo de densidade média submetido a uma preparação pelo método SAP com duas fases estacionárias distintas (sílica gel e alumina). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Petrobras/FEST. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

Iniciação científica
1.
Polianna Ferreira. Desenvolvimento de Metodologias Analíticas para análise SAP de Petróleo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Petrobras/FEST. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

2.
Leticia Campos Puziol. Desenvolvimento de Metodologias Analíticas para Análise de Látex de Euphorbia tirucalli. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Faculdade Brasileira UNIVIX, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

3.
Halliny Siqueira Ruela. Estudo fitoquímico de Thynanthus fasciculatus, uma planta amazônica utilizada para disfunções eréteis.. 2004. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

4.
Ivaldo Itabaiana Junior. Isolamento, identificação e atividade antibacteriana de produtos naturais. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

5.
Ivana Correia Ramos Leal. Identificação de Substâncias Antimicrobianas em Ziziphus joazeiro. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

6.
Elisangela da Costa Lima. INVESTIGAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS EM PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS EM PREPARAÇÕES FITOTERAPÊUTICAS. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

7.
WASLEY DE SANTANA BESSA. MARCADORES QUÍMICOS EM PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

8.
PRISCILA GUIMARÃES SALGADO. SUBSTÂNCIAS INSETICIDAS EM PLANTAS BRASILEIRAS. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

9.
Ricardo Rosa Mendes. SUBSTÂNCIAS INSETICIDAS EM PLANTAS BRASILEIRAS. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.

10.
SHEILA ROCHA CONCEIÇÃO. SUBSTÂNCIAS INSETICIDAS DE PLANTAS BRASILEIRAS. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Faculdade de Farmácia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ricardo Machado Kuster.



Inovação



Patente
1.
 Kuster, Ricardo; Macrae, A. ; Direito, I.C.N. ; MENDONCA, L. C. S. ; SILVA, A. J. R. . Kit para monitoramento e/ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente e método de monitoramento e ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente. 2009, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI9029397, título: "Kit para monitoramento e/ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente e método de monitoramento e ou detecção de agrotóxicos contaminantes no meio ambiente" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 16/03/2009; Concessão: 17/07/2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 21:52:45