Arnaldo Alcover Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9809048572199452
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é pesquisador titular do Centro de Tecnologia Mineral. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização química, mineralógica e de minério, desenvolvimento de métodos analíticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arnaldo Alcover Neto
Nome em citações bibliográficas
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Tecnologia Mineral, Coordenação de Análise Mineral.
Av. Pedro Calmon, 900
Cidade Universitária
21941-908 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38657366
Fax: (21) 22904286
URL da Homepage: http://cetem.gov.br


Formação acadêmica/titulação


1991 - 1996
Doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Contribuição ao conhecimento sobre o complexo alcalino-carbonatítico de Chiriguelo (Paraguai Oriental) - Aspectos geoquímicos e de alteração intempérica, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geoquímica; Intemperismo; carbonatito.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Recursos Minerais.
1988 - 1991
Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Evolução supérgena das rochas carbonatíticas ricas em apatita do Complexo Alcalino de Juquiá (SP).,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Maria Cristina Motta de Toledo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geoquímica; Intemperismo; Micromorfologia; Fosfatos; Apatita.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Recursos Minerais.
1997 - 1998
Especialização em Análise de Imagens. (Carga Horária: 480h).
Utah University, U.U., Estados Unidos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1980 - 1984
Graduação em Bacharelado Em Química.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Tecnologia Mineral, CETEM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
esteve vinculado no CETEM, atuando em função técnica de rotina, de dezembro de 1995 até abril de 2000.

Vínculo institucional

1995 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PCI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/1995 - Atual
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Análise Mineral, Coordenação de Análise Mineral.

Serviço realizado
Caracterização Tecnológica de minérios e materiais.
8/2002 - 02/2017
Direção e administração, Coordenação de Análise Mineral, .

Cargo ou função
Chefe da Coordenação de Análise Mineral.
08/2000 - 7/2002
Direção e administração, Setor de Caracterização tecnológica e Ambiental, Coordenação de Tratamento de Minério.

Cargo ou função
Chefe do Setor de Caracterização Tecnológica e Ambiental.
5/2000 - 7/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Tratamento de Minérios, Setor de Caracterização Tecnológica.



Linhas de pesquisa


1.
Caracterização Tecnológica de Minérios

Objetivo: Obter Informações químicas e físicas de minérios, concentrados e rejeitos, úteis ao processamento mineral e ao meio ambiente..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Carcterização Mineralógica.
Setores de atividade: Recursos Minerais.
Palavras-chave: Caracterização de Minérios; caracterização mineralógica.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Implantação da política de multiusuário do Laboratório de LA-ICP-MS do CETEM
Descrição: Desde 2011 pesquisadores do Grupo de Química Analítica (GQA) do CETEM vêm desenvolvendo procedimentos para a determinação de elementos em análises total e pontual de diversos materiais geológicos utilizando a técnica de espectrometria de massa com laser indutivamente acoplado (LA-ICP-MS). Durante quatro anos, procedimentos para a caracterização de rocha total foram desenvolvidos em calcários do pré sal brasileiro, e há mais de dois anos análises químicas pontuais têm sido realizadas em amostras minerais. Após esse período de desenvolvimento de procedimentos analíticos que envolveram a preparação de amostras e otimização de parâmetros instrumentais para a detecção e quantificação de elementos, o laboratório está plenamente capacitado para oferecer a técnica a multiusuários de várias áreas. Essa técnica também complementará as pesquisas em desenvolvimento realizadas no laboratório multiusuário do Setor de Caracterização Tecnológica (SCT) do CETEM. O Projeto ora apresentado tem como objetivo tornar a técnica acessível a vários pesquisadores, entre eles, os que já utilizam outras técnicas do SCT, garantindo um funcionamento contínuo do equipamento através de um contrato de manutenção de dois anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Caracterização avançada de minérios complexos dos elementos portadores de futuro: Terras Raras, Lítio, Cobalto
Descrição: O desenvolvimento de processos em tecnologia mineral obrigatoriamente passa pela detalhada caracterização dos minérios, concentrados, rejeitos e demais amostras em estudo, e seu domínio pressupõe o conhecimento de todos os fenômenos que nele atuam. Isso inclui a identificação dos minerais constituintes das amostras, a sua quantificação, a sua composição química (incluindo elementos menores e traços), e a quantificação de seu intercrescimento, ou textura. A microscopia eletrônica de varredura (MEV) de alta definição, aliada às técnicas complementares e com automação, é reconhecida como a ferramenta mais poderosa para este fim. Novas tecnologias, particularmente elétrons da emissão de campo, fornecem o elevado fluxo necessário para a aquisição de grande quantidade de dados de química pontual por dispersão de energia de fluorescência de RX (EDS) em tempo razoável, mas colimados num feixe muito fino, portanto permitindo elevados aumentos e boa resolução espacial dos dados de EDS. Nos últimos anos, também os sistemas de mineralogia automatizada, baseados em dados de MEV com detectores de EDS acoplados, passaram por grandes melhorias tecnológicas, com a instalação de diferentes fornecedores concorrentes no mercado. Atualmente, é possível fugir dos sistemas "caixa preta", com configurações flexíveis, que permitem variações nas condições de aquisição de dados, e conjugam também sistemas de processamento e análise de imagens, e rotinas avançadas de deconvolução dos resultados de EDS. São sistemas adequados à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico, que removerão as restrições à caracterização avançada necessária aos complexos minérios brasileiros de terras raras e de cobalto, incluindo os nódulos polimetálicos de fundo oceânico. As análises por EDS associadas à microscopia eletrônica de varredura, no entanto, são limitadas na detecção de elementos leves (como Li), em baixos teores, ou ainda na quantificação dos elementos com forte sobreposição das energias características. É imprescindível complementar a caracterização com análises e perfis de espectroscopia de massas (ICP-MS), com a resolução também micrométrica proporcionada pela amostragem via ablação laser (LA) de alta resolução. A complementaridade das técnicas terá um efeito sinérgico, e a combinação dos dados advindos dos dois equipamentos devem permitir um grande salto no volume e na qualidade dos dados disponíveis para estes importantes bens minerais de elementos portadores de futuro...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
PD&I em tecnologia de processos para a obtenção de compostos de terras raras
Descrição: O presente Projeto atende à demanda do MCTI denominada Apoio à retomada da pesquisa desenvolvimento tecnológico e inovação na área de terras-raras no Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência de Tecnologia e Inovação CETEM/MCTI. Tal demanda objetiva apoiar as atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, capacitação e formação de recursos humanos, instalação, atualização e modernização laboratorial e cooperação internacional na área de terras raras, a serem desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua finalidade é contribuir para o domínio tecnológico da produção de óxidos, metais e ligas de terras raras e seus usos, como uma das etapas indispensáveis para implantação e desenvolvimento da cadeia produtiva de terras-raras no País e da indústria nacional de produtos de alta tecnologia contendo terras-raras...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
Desenvolvimento de métodos para caracterização química de rochas
Descrição: O projeto teve como objetivo desenvolver métodos analíticos para a determinação de elementos maiores e traços em amostras de rocha reservatório da camada do pré-sal, utilizando espectroscopia de fluorescência de raios X (FRX) e LA-ICP-MS. Foi adquirido um equipamento LA-ICP-MS da Agilent, modelo 7700x com ablação a laser modelo 1000-3040 Eclipse NWR-213...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Especiação espécie específica de Hg em petróleo e suas frações por CG-ICP-MS - Fase III
Descrição: Descrição: A cromatografia a gás (GC), acoplada a uma técnica de detecção, como a espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), é a ferramenta mais promissora para a especiação deste elemento em matrizes de hidrocarbonetos. Quando é utilizada uma coluna apolar, os compostos polares, tais como Hg2+ e MeHg+, devem ser convertidos previamente em espécies apolares, utilizando reações de derivatização. Em 2002, Bouyssiere e colaboradores3 propuseram um método para a determinação de Hg2+ e MeHg+ em condensados gasosos, por GC-ICP-MS, com pré-derivatização com um reagente de Grignard, o cloreto de butilmagnésio (BuMgCl). O projeto teve como objetivo sintetizar compostos organomercuriais utilizando reagentes de Grignard (MeMgCl, EtMgCl, PrMgCl, BuMgCl e PhMgCl) para a determinação de Hg2+ e MeHg+ em petróleo por GC-ICP-MS.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2014
Espectroscopia Raman aplicada à determinação de composição de inclusões fluidas aquosas em rochas sedimentares de sistemas petrolíferos e à caracterização de materiais utilizados no refino de petróleo

Projeto certificado pela empresa Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz em 25/02/2015.
Descrição: O projeto contempla dois objetivos distintos, correlacionados pela aplicação de uma mesma técnica de investigação e pela participação de uma mesma equipe inter-institucional. Os objetivos são: 1) determinar por microscopia Raman a concentração de CH4 em inclusões fluidas aquosas, contemporâneas às inclusões de petróleo e; 2) Caracterizar o coque depositado sobre amostras de catalisadores gastos de HDT e HCC por micro RAMAN. Dessa forma, no que se refere às inclusões fluidas, o objetivo desse projeto é de definir de modo correto a concentração de CH4 em inclusões aquosas, contemporâneas às inclusões de petróleo, de modo a determinar a temperatura de aprisionamento das inclusões de petróleo de modo acurado. Para isso, é imprescindível um microespectrômetro Raman, calibrado para análises de CH4 a baixas concentrações (0,01 M < CH4 < 2 M), em inclusões fluidas de dimensões de 10 µm, do sistema H2O?CH4. É impossível de se determinar CH4 por microtermometria nestas condições. A correta aplicação desta técnica de análise de metano, em inclusões fluidas de sistemas diagenéticos, visa fornecer dados os mais exatos possíveis para a modelagem da história evolutiva de bacias. Já em materiais catalíticos, a vantagem da espectroscopia vibracional é que tanto as propriedades das moléculas adsorvidas quanto as características das ligações químicas separadas são analisadas, resultando nos dados mais completos que podem ser adquiridos para aferir as perturbações que uma molécula ou um complexo causam numa superfície. Outra grande vantagem da técnica Raman reside no uso não-destrutivo da amostra, ou seja, após a análise a amostra pode ser reaproveitada, caso que não acontece na maior parte das técnicas convencionais, principalmente as de superfície..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2013
Estudo da Desativação de Conversores Catalíticos
Descrição: Este projeto visa dar continuidade aos projetos anteriormente desenvolvidos na área, mas agora utilizando um conjunto de catalisadores envelhecidos de forma diferente dos estudados anteriormente, ou seja, através de percurso controlado, forma esta mais próxima do envelhecimento real ao qual o catalisador é submetido normalmente. Nesse processo foram estudados diferentes catalisadores comerciais (diferentes tecnologias) e gasolinas com três diferentes teores de enxofre. O objetivo continua se concentrando na identificação das principais causas de desativação, de forma a fornecer subsídios para se obter correlações entre as propriedades físico-químicas e seu desempenho nos ensaios de emissões após teste de rodagem. Para tanto, pretende-se desenvolver e aplicar metodologias de caracterização físico-química e avaliação catalítica. Este projeto, portanto, visa contribuir e aprofundar o conhecimento acerca da influência do teor de enxofre e da natureza do nosso combustível, que apresenta características únicas, analisando o impacto das mesmas no fenômeno de envelhecimento dos catalisadores automotivos, na durabilidade do sistema catalítico e no desempenho em ensaios de emissões após o envelhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Especiação operacional e química de mercúrio em petróleo e suas frações por CG-ICP-MS - Fase II
Descrição: Descrição: Nos hidrocarbonetos líquidos estão presentes várias formas de mercúrio distribuídas nas frações dissolvida e particulada. As formas dissolvidas de mercúrio incluem: fracamente complexadas, iônicas, monometilmercúrio e outras formas orgânicas polares e apolares. O óleo cru pode conter quantidades significativas de compostos de mercúrio em suspensão (ou na fração particulada), principalmente na forma de sulfeto de mercúrio. Mercúrio elementar pode estar presente na fração dissolvida e na fração particulada, adsorvido nas partículas sólidas tais como areia ou graxa. As formas de mercúrio presentes nas frações dissolvida e particulada podem ser determinadas por fracionamento operacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Modernização da infra-estrutura de flotação de minerais
Descrição: Aquisição, instalação e operação de um mini circuito de flotação; moinho de barras e de remoagem; tanques de polpa e de alimentação; coluna de flotação e um sistema de adição de reagentes de flotação. Dessa forma a flotação de: minérios sulfetados complexos; feldspatos; micas e tantos outros, serão estudados em escala contínua. Com isso há redução significativa do custo operacional e curto intervalo de tempo para pesquisa, tudo isso proporcionado, em particular, pela flexibilidade operacional desses circuitos e/ou equipamentos que se pretende adquirir..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2013
Determinação de Si, Fe, Cu, Zn, Ni, V e Na em óleo diesel e outros derivados de petróleo por ET AAS e F AAS
Descrição: O projeto visa iIncentivar ao desenvolvimento de um grupo de pesquisa em química analítica voltado à quantificação de diversos metais e semimetais em níveis que variam desde poucos ppm (mg g-1) até sub-ppb (< 1 ng g-1) numa ampla variedade de matrizes de hidrocarbonetos. Visa também a adequação física de um laboratório de análises químicas, potencial prestador de serviços, especializado numa necessidade permanente por parte da indústria petrolífera. Tem como objetivos específicos desenvolver um método rápido, exato e preciso para a determinação de Si em diesel. O metal será determinado por ET AAS. Serão testadas microemulsões para estabilização das soluções amostra e padrão, atomizações em parede e plataforma, diferentes modificadores de matriz e a utilização de oxigênio na etapa de pirólise. Além disso, após otimização e implementação do método para determinação de Si em diesel, serão implementados métodos analíticos já existentes na literatura para a determinação de Pb, Cu, Fe, Ni, V, Zn e Na em querosene, gasolina e nafta por ET AAS e F AAS, dependendo do teor de cada elemento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Arnaldo Alcover Neto - Coordenador.
2005 - 2008
Envelhecimento Térmico de Catalisadores Automotivos e Emissões de Particulados Inorgânicos
Descrição: Descrição: Este projeto visa estudar com mais detalhes uma das principais causas de deativação de catalisadores automotivos, a desativação térmica, nos seus vários níveis de intensidade. Também será avaliado o efeito do teor de enxofre nessas condições. Além disso, este projeto visa estudar a possibilidade de ocorrência de emissões de componentes do catalisador automotivo para meio ambiente. Estão participando do desenvolvimento deste projeto as instituições: CENPES-PETROBRAS, UERJ e CETEM. Duas teses de mestrado estão sendo desenvolvidas nos assuntos abordados. O valor total do projeto será destinado a aquisições de equipamentos (forno de alta precisão, banho criostárico, balanças analíticas, medidor de vazão mássico, etc), material de consumo (catalisadores, gases, reagentes, padrões), pagamento de bolsas, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Estratégias multidiciplinares de avaliação de processos biogeoquímicos em sedimentos e rochas-reservatório
Descrição: Um entendimento aprofundado dos mecanismos de ação das bactérias redutoras de sulfato em ambientes inóspitos e suas conseqüências na constituição química das rochas-reservatório, permite a minimização dos efeitos indesejáveis na indústria do petróleo, tais como biocorrosão e o efeito "souring". As avançadas técnicas propostas em química analítica, associadas às técnicas de detecção microbiológicas e enzimáticas, trarão os diagnósticos antecipados da ecologia dos reservatórios de interesse. O trabalho tem como objetivo avaliar as modificações químicas das rochas-reservatório associadas à ocorrência e atividade de bactérias redutoras de sulfato em reservatórios petrolíferos situados em águas profundas brasileiras , através de estratégias multidiciplinares de avaliação de processos biogeoquímicos. Identificar a existência de bactérias redutoras de sulfato em amostras de testemunho. O trabalho será desenvolvido por várias instituições (REDETEC/REQARJ, UERJ, IRD, UFF, CETEM, UFRJ, FIOCRUZ), sendo que o CETEM será responsável pelo monitoramento das espécies de cromo, nitrogênio e enxofre..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Determinação de mercúrio e suas espécies em petróleo e em frações de petróleo. Apoio financeiro PETROBRAS
Descrição: O mercúrio é um elemento presente nos combustíveis fósseis, incluindo o gás natural, óleo cru, carvão, xistos e betumes. A queima desses combustíveis é a principal fonte antropogênica de mercúrio para a atmosfera e a principal contribuinte para o ciclo global do metilmercúrio na cadeia alimentar aquática. No óleo cru, as concentrações de mercúrio podem variar de 0,01 ppb a 10 ppm, estando presente em diferentes formas químicas, quais sejam: mercúrio elementar, compostos orgânicos e inorgânicos de mercúrio e mercúrio em suspensão . Os compostos de mercúrio causam efeitos negativos ao meio ambiente, equipamentos e catalisadores. Na indústria do petróleo, o mercúrio danifica os trocadores criogênicos de calor; causa corrosão das ligas de alumínio presentes nas plantas para processamento de produtos e no transporte; envenena catalisadores, reduzindo o seu tempo de vida; contamina os efluentes dos processos químicos e de refino e aumenta o risco à saúde dos trabalhadores. A especiação de mercúrio é muito importante para avaliar os riscos à saúde dos trabalhadores, e melhorar as tecnologias para eliminação do mercúrio no petróleo e seus produtos. O trabalho teve como objetivo implementar métodos para a determinação das espécies de mercúrio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
Tecnologias avançadas para caracterização e processamento do minério de ferro de Carajás (FVA-FINEP-CETEM-CVRD)
Descrição: Objetiva-se uma melhoria da qualidade e da competitividade do minério de ferro produzido em Carajás, PA, em operação ambientalmente responsável. Mais especificamente, objetiva-se a explotação mais racional das jazidas, com seu aproveitamento máximo e consequente redução dos rejeitos, perdas e reservas marginais não aproveitadas. Ao mesmo tempo, deverão ser gerados produtos com especificações direcionadas às suas aplicações, permitindo melhor colocação no mercado e preços diferenciados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
Caracterização de Catalisadores Automotivos usados em Ensaios de Emissões e Influência do Enxofre na sua Desativação
Descrição: O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento relacionado à influência do enxofre e natureza do combustível no fenômeno de envelhecimento destes catalisadores. Para tanto serão aplicadas metodologias de caracterização físico-química na identificação do tipo e dos fenômenos envolvidos na desativação de catalisadores automotivos comerciais exaustos, envelhecidos em banco de provas no CENPES/PETROBRAS, nas condições de uso brasileiras. As instituições envolvidas são: CENPES-PETROBRAS, UERJ e CETEM. Parte do valor do projeto será destinado à montagem do Laboratório de Catálise em Petróleo e Meio Ambiente do Instituto de Química da UERJ.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Evolução Temporal da Poluição por Metais Pesados no Rio Paraiba
Descrição: A área de estudo do projeto compreende um trecho do Rio Paraíba do Sul onde há diversos empreendimentos industriais do setor químico e metalúrgico, entre os municípios de Resende e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Uma vez que medidas efetivas de controle ambiental vêm sendo adotadas somente a partir de um passado recente no Brasil, o estudo dos níveis de poluição associados a sedimentos fluviais depositados em diferentes períodos de nossa história recente pode demonstrar a importância do controle ambiental na emissão de efluentes industriais. O presente estudo objetiva a reconstrução da evolução histórica da poluição por metais pesados causada por efluentes industriais na Bacia do Rio Paraíba do Sul, notadamente no trecho compreendido pelos municípios de Resende e Volta Redonda. A metodologia a utilizada tem por base a determinação da distribuição vertical das concentrações de metais pesados em 5 testemunhos de sedimentos pelíticos depositados em ambientes de baixa energia, principalmente planícies de inundacão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Desenvolvimento de métodos para caracterização química de rochas
Descrição: A caracterização inorgânica de rochas sedimentares envolve a determinação de sua composição elementar, que é influenciada pela procedência, grau de alteração e diagênese, grau de seleção da rocha, como de fatores paleoceanográficos e paleoclimáticos, além de possíveis atividades hidrotermais e mudanças nos aportes. As técnicas analíticas mais utilizadas para a determinação elementar são a espectrometria de fluorescência de raios-X (FRX) para determinação de elementos em maiores concentrações e a espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) para determinação de elementos em níveis de traços e sub-traços (Piqué et al., 2008). O objetivo do projeto é desenvolver métodos os mais sensíveis, de maior confiabilidade e menor tempo de análise para fornecer dados que auxiliem em estudos quimioestratigráficos da Petrobras. A quimioestratigrafia ou estratigrafia química é um ramo da estratigrafia que utiliza os dados da geoquímica orgânica e inorgânica para caracterizar e correlacionar seções estratigráficas. O estudo quimioestratigráfico pode ser aplicado em diversas áreas do conhecimento, tais como geologia do petróleo (identificação de eventos anóxicos, caracterização de rochas geradoras, correlação estratigráfica), sedimentologia (estudos de proveniência de sedimentos), paleoceanografia (estudo da variação de temperatura da massa d?água, condições biogeoquímicas marinhas de deposição de sedimentos), paleoclimatologia (influência das calotas polares na variação isotópica de oxigênio em carbonatos ao longo do tempo geológico) e geologia econômica (caracterização de ambientes e proveniência de sedimentos que conduziram à formação de determinados tipos de depósitos). A quimioestratigrafia tem um enorme potencial em estabelecer uma melhor compreensão da estratigrafia local e melhorar as correlações regionais e locais dentro de camadas mineralizadas, especialmente em áreas estruturalmente complexas, onde o metamorfismo dinâmico ou alterações tenham oblitera.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2005 - 2011
Infra Estrutura em Tecnologia Mineral e Ambiental - TECMIN II
Descrição: O objetivo desta proposta é eliminar alguns dos principais gargalos que estão limitando progressos mais expressivos nos principais projetos em desenvolvimento no CETEM, e dificultando a prestação de serviços de PD&I para o setor mineral brasileiro. Especificamente, foram diagnosticadas deficiências básicas em 3 áreas: 1) CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS; 2) CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS LÍQUIDOS; 3) QUALIDADE DA ENERGIA DE ALIMENTAÇÃO DA ALA INSTRUMENTAL DO Centro. Para tal, pretende-se licitar, adquirir e colocar em funcionamento de rotina quatro equipamentos: difratômetro de raios X; analisador de tamanho de partículas a laser; cromatógrafo de íons; espectrômetro de plasma de indução. Pretende, também, adquirir uma central composta de no-breack e grupo gerador..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Arnaldo Alcover Neto - Coordenador / Reiner Neumann - Integrante / Claudio Luis Schneider - Integrante / Isabele Bulhões Aranha - Integrante / Maria Inês Couto Monteiro - Integrante / Manuel Castro Carneiro - Integrante / Lilian Irene Dias da Silva - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - 2010
Infra Estrutura em Tecnologia Mineral - TECMIN I
Descrição: O objetivo desta proposta é eliminar alguns dos principais gargalos que estão limitando e inibindo progressos mais expressivos dentro dos principais projetos que compõe a sua Programação Trienal 2000-2002, e da futura Programação 2003-2005 na área de ANÁLISES MINERAIS. Pretende-se montar um laboratório de fluorescência de raios X (FRX) para análise química de amostras sólidas, incluindo a aquisição do espectrômetro de fluorescência de raios X e equipamentos complementares de preparação de amostras. É também objetivo adquirir um equipamento de análises térmicas (análise termodiferencial e termogravimétrica - ATD/TG) com capacidade de comportar da ordem de 1 grama de amostra, assegurando-se assim a sua representatividade. Eliminando-se esta deficiência em ANÁLISES MINERAIS, todos os projetos de pesquisa que integram a maioria dos Programas do CETEM serão beneficiados pela obtenção mais rápida e segura de dados importantes para o seu desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Arnaldo Alcover Neto - Coordenador / Reiner Neumann - Integrante / Claudio Luis Schneider - Integrante / Isabele Bulhões Aranha - Integrante / Cristiano Honório de Oliveira - Integrante / Maria Inês Couto Monteiro - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
Manutenção dos Laboratórios de Caracterização Tecnológica de Minérios e Materiais
Descrição: Pretende-se, com este projeto, promover a atualização instrumental dos principais equipamentos dos laboratórios de Caracterização Tecnológica de Minérios e Materiais, associada à manutenção geral por ocasião da instalação, e manutenção preventiva ao final do projeto. Com isto, espera-se multiplicar a capacidade de atender aos diversos usuários dos laboratórios, e ampliar consideravelmente a projeção de sua vida útil. Com a aquisição e atualização de bancos de dados, certamente a interpretação de resultados analíticos é maximizada. Os dados gerados nos laboratórios de caracterização tecnológica são essenciais para a maioria dos projetos do CETEM, único centro de tecnologia federal na área mínero-metalúrgica, e um grande número de projetos, direta ou indiretamente relacionados à área mineral, desenvolvidos em outras instituições e/ou empresas. Estes projetos incluem todas as vertentes do universo mineral, desde pesquisa e prospecção mineral, processamento de minérios e metalurgia extrativa, até assuntos de interesse ambiental relacionados, como mitigação de poluição, novas tecnologias mais limpas, reciclagem e diagnóstico ambiental.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Arnaldo Alcover Neto - Coordenador / Reiner Neumann - Integrante / Claudio Luis Schneider - Integrante / Isabele Bulhões Aranha - Integrante / Cristiano Honório de Oliveira - Integrante / Marisa Bezerra de Mello Monte - Integrante / Otávio da Fonseca Martins Gomes - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2005 - Atual
Determinação de Mercúrio total e suas espécies em petróleo e em frações de petróleo
Descrição: OBJETIVO GLOBAL DO PROJETO Proporcionar sustentação a projetos e linhas de pesquisa em caracterização de compostos orgânicos e inorgânica em rejeitos contaminados com óleos e derivados, e em especiação de elementos como mercúrio, selênio, tungstênio, antimônio e arsênio em petróleos, frações de petróleo e gás natural. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO Avaliar a concentração total de mercúrio no petróleo e em frações de petróleo; Identificar e quantificar as espécies químicas orgânicas ((CH3)2Hg, (C2H5)2Hg, CH3HgCl), inorgânicas (Hgiônico total) do mercúrio e espécies definidas operacionalmente (Hgsuspensão, Hgfiltrado, Hgiônico e Hgorgânico) presentes no petróleo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Arnaldo Alcover Neto - Coordenador / Maria Inês Couto Monteiro - Integrante / Manuel Castro Carneiro - Integrante / Lilian Irene Dias da Silva - Integrante / Fernanda Veronesi Marinho Pontes - Integrante / Lucimar Siqueira da Costa - Integrante.Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2008 - 2010
Programa de Gestão Integrada dos Laboratórios da Rede de Análises da Petrobras
Descrição: Tem como objetivo capacitar os laboratórios externos que compõem a Rede de Análises, visando aprimorar os processos e práticas em conformidade com os requisitos de QSMS (qualidade laboratorial - ABNT NBR ISSO/IEC 17.025:2005; gestão ambiental para resíduos e efluentes; gestão de saúde e segurança). O programa é patrocinado pela Petrobras, conta com a participação de 18 laboratórios de 07 instituições do Rio de Janeiro (PUC, UFRJ, INT, UERJ, UFF, Fundação Bio-Rio e CETEM) e é coordenado pela Rede de Excelência em Análises Químicas da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro REDETEC/REQARJ. Dentro dos aspectos necessários à implementação de requisitos de QSMS aborda a melhoria na gestão, criação de critérios e mecanismos de medição e definição de estratégias de manutenção nos laboratórios envolvidos. Ao todo serão desenvolvidos 12 mini-cursos, disponibilizado 70 h de consultoria por laboratório com profissionais especializados nos diferentes aspectos de QSMS em laboratórios analíticos, 3 programas interlaboratoriais com assessoria de 9 h em cálculos de incerteza por laboratório. Ao final do programa os laboratórios envolvidos serão avaliados pela Rede Metrológica do Rio de Janeiro e poderão estar aptos a solicitar acreditação pelo InMetro para seus processos analíticos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2009
Manutenção de Equipamentos do Laboratório Multiusuário de Caracterização Tecnológica do CETEM
Descrição: O Laboratório MultiUsuário de Caracterização Tecnológica do CETEM trabalha neste formato desde antes da elaboração formal do seu plano de utilização, em 2003. Apoia projetos de outros grupos de pesquisa dentro do CETEM, de universidades e centros de pesquisa, e presta serviços a clientes externos. Apesar de não oferecer cursos formais de graduação ou de pós-graduação, pelo menos 25 projetos de pós-graduação para obtenção de títulos de mestre e doutor estão sendo desenvolvidos, em consórcio com universidades do Rio de Janeiro, com co-orientação de pesquisadores da casa, e uso das instalações físicas. O apoio ao projeto por pesquisadores de universidade e de centro de pesquisa, apesar de considerável, não faz jus à abrangência maior que laboratório tem, pelo compromisso com as instituições de origem de boa parte dos usuários. Dos 10 equipamentos mais relevantes à disposição da comunidade de P,D&I, foi solicitado apoio à manutenção preventiva de cinco deles, de grande ou médio porte, e que não são mais cobertos pelas suas garantias. 1. Os equipamentos são Microscópio eletrônico de varredura LEO S440, com sistema de análise de imagens e detector de EDS Oxford ISIS 2. Difratômetro de raios X - Bruker AXS D5005 com trocador automático de 40 amostras e espelho de Goebel para feixe paralelo 3. Difratômetro de raios X Bruker-AXS D4 Endeavor, automático para 66 amostras, com detector linear sensível à posição LynxEye 4. Espectrômetro de fluorescência de raios X - Bruker AXS S4 Explorer 5. Granulômetro a laser Malvern Mastersizer 2000E + Scirocco 2000M, para análise em suspensão aquosa, em solventes orgânicos, ou pós secos. Todos estes equipamentos funcionam perfeitamente no momento. O objetivo deste projeto é garantir disponibilidade e confiabilidade analítica dos principais equipamentos do Laboratório Multiusuário de Caracterização Tecnológica do CETEM, com mínimas interrupções para manutenções não programadas, pela execução de manutenção preventiva..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - Atual
Implementação do Núcleo de Espectroscopia Vibracional Aplicado à Caracterização de Materiais da Cadeia Extrativa e de Beneficiamento do Petróleo
Descrição: Hoje, poucos centros de pesquisa do mundo estão capacitados para a caracterização por microscopia Raman. O Laboratório de Caracterização Tecnológica da Coordenação de Análises Minerais do CETEM conta com profissionais com experiência em diferentes técnicas de caracterização de minérios e materiais, como FRX, DRX, MEV/EDS, TGA/DTA, IV-FT, microscopia petrográfica e análise de imagens. Apesar dessa experiência em diferentes técnicas analíticas, para a instalação do microespectrômetro Raman no CETEM, o projeto contará com a participação do Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular do Departamento de Química da UFJF, já equipado com um espectrômetro Raman com características complementares àquele que será adquirido neste projeto, e é coordenado por especialista de renome internacional nas técnicas de espectroscopia vibracional, o prof. Dr. Luiz Fernando Cappa de Oliveira. Com isso o projeto terá grande ganho, por sinergismo, pela integração de dados de alta qualidade científica num grupo com tradição em análises multi-instrumentais. Com essa parceria, a instalação do espectrômetro Raman permitirá às Redes Temáticas da Petrobrás dispor de informações cristaloquímicas, de interfaces e de fluidos, integradas às demais propriedades dos materiais que venham a ser estudados. Com a instalação do microespectrômetro Raman no CETEM pretende-se dar ênfase em caracterização de materiais relacionados a duas áreas da industria do petróleo: 1) caracterização de materiais catalíticos utilizados no refino do petróleo, e 2) caracterização de inclusões fluidas fósseis de interesse da indústria de exploração de petróleo e gás..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2007 - 2009
Consolidação do laboratório multiusuário de microscopia eletrônica do CETEM, visando tecnologias emergentes
Descrição: O objetivo deste projeto é a aquisição de um sistema de microscopia eletrônica de varredura de terceira geração, não só como reposição do atualmente disponível, na fase final de sua vida útil, mas com considerável ampliação de sua capacidade analítica. O novo sistema contempla um MEV com pressão variável e modo ambiental, EDS de nova geração e plataforma que integra aquisição e processamento dos dados analíticos (imagens e EDS). Este equipamento não favorece particularmente uma ou outra área específica dentro do CETEM, mas atende transversalmente a praticamente todas elas, razão pela qual a sua Diretoria Executiva DIREX, optou por submeter o presente projeto em detrimento de outros previstos no Plano de Desenvolvimento da Infra-Estrutura. A sistemática implementação do referido Plano, por outro lado, aumentou a demanda por dados analíticos mais sofisticados, que se pretende sejam gerados com a implementação deste projeto. É o caso, principalmente, da instalação da mini-planta piloto de flotação com controle de variáveis (prevista para meados de 2007), que pode processar minérios pelo processo mais difundido, com recuperação de sub-produtos, e onde a medida precisa da liberação pode influenciar fortemente o desempenho. Outra área beneficiada com a ampliação da capacidade do microscópio eletrônico é a de biotecnologia. Esta é uma área madura dentro do espectro de linhas de pesquisa do CETEM, que nos últimos anos apresentou grande evolução a partir da demanda de empresas, que inclusive bancaram diversos dos projetos de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Mineralogia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Tratamento de Minérios/Especialidade: Caracterização de Minério.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Instrumentação Analítica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERREIRA, FERNANDA NUNES2017FERREIRA, FERNANDA NUNES ; AFONSO, Julio Carlos ; PONTES, FERNANDA VERONESI MARINHO ; CARNEIRO, Manuel Castro ; Neto, Arnaldo Alcover ; JUNIOR, RAINÉRIO ESCALFONI ; MONTEIRO, Maria Inês Couto . Ultrasound-assisted purge-and-trap extraction for simultaneous determination of low-molecular weight amines and ammonium in high salinity waters by ion chromatography. MICROCHEMICAL JOURNAL, v. 133, p. 658-662, 2017.

2.
FERREIRA, FERNANDA NUNES2016FERREIRA, FERNANDA NUNES ; AFONSO, Julio Carlos ; PONTES, FERNANDA VERONESI MARINHO ; CARNEIRO, Manuel Castro ; Neto, Arnaldo Alcover ; TRISTÃO, MARIA LUIZA BRAGANÇA ; MONTEIRO, Maria Inês Couto . Determination of low-molecular-weight amines and ammonium in saline waters by ion chromatography after their extraction by steam distillation. Journal of Separation Science (Print), v. 39, p. 1454-1460, 2016.

3.
DA SILVA, LÍLIAN IRENE DIAS2015DA SILVA, LÍLIAN IRENE DIAS ; YOKOYAMA, LÍDIA ; MAIA, LUCAS BARROS ; MONTEIRO, Maria Inês Couto ; PONTES, FERNANDA VERONESI MARINHO ; CARNEIRO, Manuel Castro ; Neto, Arnaldo Alcover . Evaluation of bioaccessible heavy metal fractions in PM10 from the metropolitan region of Rio de Janeiro city, Brazil, using a simulated lung fluid. Microchemical Journal (Print), v. 118, p. 266-271, 2015.

4.
PONTES, FERNANDA VERONESI M.2014PONTES, FERNANDA VERONESI M. ; CARNEIRO, MANUEL C. ; VAITSMAN, DELMO S. ; MONTEIRO, MARIA INÊS C. ; NETO, ARNALDO A. ; TRISTÃO, MARIA LUÍZA B. . Investigation of the Grignard reaction and experimental conditions for the determination of inorganic mercury and methylmercury in crude oils by GC-ICP-MS. Fuel (Guildford), v. 116, p. 421-426, 2014.

5.
PONTES, FERNANDA V.M.2013PONTES, FERNANDA V.M. ; CARNEIRO, MANUEL C. ; DE SOUZA, EVELYN DA M.F. ; DA SILVA, LÍLIAN I.D. ; MONTEIRO, MARIA INÊS C. ; NETO, ARNALDO A. . Faster Extraction of Heavy Metals from Soils Using Vacuum and Ultrasonic Energy. Journal of AOAC International, v. 96, p. 1109-1113, 2013.

6.
PONTES, FERNANDA VERONESI M.2013PONTES, FERNANDA VERONESI M. ; CARNEIRO, MANUEL C. ; VAITSMAN, DELMO S. ; MONTEIRO, MARIA INÊS C. ; NETO, ARNALDO A. ; TRISTÃO, MARIA LUÍZA B. ; GUERRANTE, MAURÍCIO DE F. . Comparative study of sample decomposition methods for the determination of total Hg in crude oil and related products. Fuel Processing Technology, v. 106, p. 122-126, 2013.

7.
DE OLIVEIRA, E.C.2012DE OLIVEIRA, E.C. ; MONTEIRO, M. I. C. ; PONTES, F.V.M. ; DE ALMEIDA, M.D. ; CARNEIRO, M.C. ; DA SILVA, L.I.D. ; ALCOVER NETO, A. . Impact of the analytical blank in the uncertainty evaluation of the copper content in waters by flame atomic absorption spectrometry. Journal of AOAC International, v. 95, p. 560-566, 2012.

8.
FERREIRA, F.N.2012FERREIRA, F.N. ; CARNEIRO, M.C. ; VAITSMAN, D.S. ; PONTES, F.V.M. ; MONTEIRO, M. I. C. ; DA SILVA, L.I.D. ; ALCOVER NETO, A. . Matrix-elimination with steam distillation for determination of short-chain fatty acids in hypersaline waters from pre-salt layer by ion-exclusion chromatography. Journal of Chromatography (Print), v. 1223, p. 79-83, 2012.

9.
MONTEIRO, M. I. C.2012MONTEIRO, M. I. C. ; PONTES, F.V.M. ; CARNEIRO, M.C. ; VAITSMAN, D.S. ; DA SILVA, L.I.D. ; DE SOUZA, E.M.F. ; ALCOVER NETO, A. . Fast and simultaneous ultrasound-assisted extraction of exchangeable-NH4 +, NO3 - and NO2- species from soils followed by ion chromatography determination. Chemical Speciation and Bioavailability, v. 24, p. 227-233, 2012.

10.
PONTES, FERNANDA VERONESI M.2012PONTES, FERNANDA VERONESI M. ; CARNEIRO, MANUEL C. ; VAITSMAN, DELMO S. ; MONTEIRO, MARIA INÊS C. ; NETO, ARNALDO A. ; DA M. F. DE SOUZA, EVELYN ; TRISTÃO, MARIA LUÍZA B. . A new on-line version of the gold amalgamation trap for interference-free determination of Hg0 in crude oil and related products by Zeeman CV-AAS. Journal of Analytical Atomic Spectrometry (Print), v. 27, p. 1794, 2012.

11.
FERNANDES, Daniela Meyer2012FERNANDES, Daniela Meyer ; Scofield, Cynthia Fraga ; Alcover Neto, Arnaldo ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; ZOTIN, JOSÉ LUIZ ; Zotin, Fatima Maria Zanon . The hydrogen adsorption capacity of commercial Pd/Rh and Pt/Rh automotive catalysts and its relationship to their activity. Chemical Engineering Journal (1996), v. 189-190, p. 62-67, 2012.

12.
CÂMARA, SÍLVIO CARRIELO2012CÂMARA, SÍLVIO CARRIELO ; AFONSO, JÚLIO CARLOS ; SILVA, Lílian Irene Dias da ; DOMINGUES, NELMA NOGUEIRA ; ALCOVER NETO, A. . Simulação do intemperismo natural de pilhas zinco-carbono e alcalinas. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 82-90, 2012.

13.
SILVA, Lilian Irene Dias da2011SILVA, Lilian Irene Dias da ; Pontes, F. V. M. ; CARNEIRO, Manuel Castro ; MONTEIRO, Maria Inês Couto ; ALMEIDA, M. D. ; ALCOVER NETO, A. . Evaluation of the chromium bioavailability in tanned leather shavings using the SM&T sequential extractions scheme. Chemical Speciation and Bioavailability, v. 23, p. 125-129, 2011.

14.
SILVA, B. O.2011SILVA, B. O. ; CAMARA, S. C. ; AFONSO, J. C. ; NEUMANN, R. ; ALCOVER NETO, A. . Série histórica da composição química de pilhas alcalinas e zinco-carbono fabricadas entre 1991 e 2009. Química Nova (Impresso), v. 34, p. 812-818, 2011.

15.
Pontes, F. V. M.2010Pontes, F. V. M. ; CARNEIRO, Manuel Castro ; VAITSMAN, D. S. ; MONTEIRO, Maria Inês Couto ; SILVA, Lilian Irene Dias da ; ALCOVER NETO, A. . Application of a purge-and-trap system for fixed-NH4+ determination by matrix interference free ion chromatography in oil reservoir rocks. Journal of the Brazilian Chemical Society (Impresso), v. 21, p. 1126-1128, 2010.

16.
Pontes, F. V. M.2010Pontes, F. V. M. ; Mendes, Bruna A. de O ; SOUZA, E. M. F. ; ferreira, F, N. ; SILVA, Lilian Irene Dias da ; MONTEIRO, Maria Inês Couto ; ALMEIDA, M. D. ; ALCOVER NETO, A. ; VAITSMAN, D. S. . Determination of metals in coal fly ashes using ultrasound-assisted digestion followed by inductively coupled plasma optical emission spectrometry. Analytica Chimica Acta (Print), v. 659, p. 55-59, 2010.

17.
FERNANDES, Daniela Meyer2010FERNANDES, Daniela Meyer ; Scofield, Cynthia Fraga ; Neto, Arnaldo Alcover ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; Zotin, Fatima Maria Zanon . Thermal deactivation of Pt/Rh commercial automotive catalysts. Chemical Engineering Journal (1996), v. 160, p. 85-92, 2010.

18.
SOARES, R.2009SOARES, R. ; CARNEIRO, Manuel Castro ; MONTEIRO, Maria Inês Couto ; HENRIQUE JUNIOR, S. S. ; SILVA, Lilian Irene Dias da ; ALCOVER NETO, A. ; SANTELLI, R. E. . Simultaneous speciation of chromium by spectrophotometry and multicomponent analysis. Chemical Speciation and Bioavailability, v. 21, p. 153-160, 2009.

19.
FERNANDES, Daniela Meyer2009FERNANDES, Daniela Meyer ; Scofield, Cynthia Fraga ; Neto, Arnaldo Alcover ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; Zotin, Fatima Maria Zanon . The influence of temperature on the deactivation of commercial Pd/Rh automotive catalysts. Process Safety and Environmental Protection, v. 87, p. 315-322, 2009.

20.
Pontes, F. V. M.2009Pontes, F. V. M. ; CARNEIRO, Manuel Castro ; VAITSMAN, D. S. ; ROCHA, G. P. ; SILVA, Lilian Irene Dias da ; ALCOVER NETO, A. ; MONTEIRO, Maria Inês Couto . A simplified version of the total Kjeldahl nitrogen method using an ammonia extraction ultrasound-assisted purge-and-trap system and ion chromatography for analyses of geological samples. Chemosphere (Oxford), v. 635, p. 284-288, 2009.

21.
FERNANDES, Daniela Meyer2008FERNANDES, Daniela Meyer ; ALCOVER NETO, A. ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; Zotin, Fatima Maria Zanon . Commercial automotive catalysts: Chemical, structural and catalytic evaluation, before and after aging. Catalysis Today (Print), v. 133-135, p. 574-581, 2008.

22.
MONTEIRO, M. I. C.2008MONTEIRO, M. I. C. ; DA SILVA, L.I.D. ; SARKIS, J.E. de S. ; ZOTIN, F.M.Z. ; CARNEIRO, M.C. ; ALCOVER NETO, A. ; DA SILVA, A. dos S.A.G. ; CARDOSO, M. J. B. . Traffic and catalytic converter - Related atmospheric contamination in the metropolitan region of the city of Rio de Janeiro, Brazil. Chemosphere (Oxford), v. 71, p. 677-684, 2008.

23.
ARANHA, Isabele Bulhões2007ARANHA, Isabele Bulhões ; OLIVEIRA, C. H. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. ; MUNAYCO, P. ; SCORZELLI, R. B. ; GIL, R. A. S. S. . Caracterização Mineralógica de uma bentonita da Mina Bravo, Boa Vista, Paraíba.. Arquivos do Museu Nacional, v. 65, p. 225-234, 2007.

24.
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.2005ALCOVER NETO, A.; JULIANI, Caetano ; NUNES, Carmen M. D. ; BITTENCOURT, Jorge S. ; SILVA, Raphael H Corrêa ; MONTEIRO, Lena V S ; NEUMANN, Reiner ; RYE, Robert O ; SNEE, Lawrence W . Paleoproterozoic high-sulfidation mineralization in the Tapajos gold province, Amazonin Craton, Brazil: geology, mineralogy, alunite argon age, and stable-isotope constraints. Chemical Geology, v. 215, p. 95-125, 2005.

25.
ZOTIN, Fátima M Z2005ZOTIN, Fátima M Z ; GOMES, Otávio da Fonseca Martins ; OLIVEIRA, C. H. ; ALCOVER NETO, A. ; CARDOSO, Mauri José Baldini . Automotive catalyst deactivation: Case studies. Catalysis Today, v. 107, p. 157-167, 2005.

26.
POLATO, Carla Maria Salerno2005POLATO, Carla Maria Salerno ; HENRIQUES, C. A. ; ALCOVER NETO, A. ; MONTEIRO, José Luiz Fontes . Synthesis, Characterization and Evaluation of CeO2/Mg,Al-Mixed Oxides as Catalysts for SOx Removal. Journal of Chemical Catalysis. A, Chemical, Amsterdam, v. 241, p. 184-193, 2005.

27.
TOLEDO, Maria Cristina Motta de2002TOLEDO, Maria Cristina Motta de ; FERRARI, Viviane Carillo ; ALCOVER NETO, A. ; FONTAN, F. ; CARVALHO, Flavio Machado S ; MARTIN, F. ; SANTOS, Claudia Nogueira dos . Fosfatos aluminosos com ferro do grupo da crandallita nas coberturas lateríticas de Catalão I, Juquiá e Tapira, Brasil, e Chiriguelo, Paraguai. Revista Brasileira de Geociências, Brasil, v. 32, n.4, p. 389-402, 2002.

28.
DUARTE, A. C. P.2001DUARTE, A. C. P. ; MONTE, M. B. M. ; ALCOVER NETO, A. ; LUZ, A. B. . Effect of chemistry modification of stilbite zeolite on removing heavy metals from wastewater. Applied Clay Science, 2001.

29.
PERRUSO, C. R.2001PERRUSO, C. R. ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, R. ; NUNES, Regina Célia Reis ; FONSECA, M. V. A. ; NASCIMENTO, R. S. V. . Oil Shale Solid Waste Recycling in the Development of New Silica Fillers for Elastomerica Composites. Journal of Applied Polymer Science, Estados Unidos, v. 81, p. 2856-2867, 2001.

30.
ÁVILA, C. A.1999ÁVILA, C. A. ; VALENÇA, J. G. ; ALCOVER NETO, A. ; COUTO, F. M. . Geologia e Petrografia de rochas Piroxeníticas-Gabróicas Arqueanas/Paleoproterozóicas da Borda Sul do Cráton do São Francisco, Minas Gerais. Bol. Mus. Nac. Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, v. 50, p. 1-30, 1999.

31.
PERRUSSO, Carlos Renato1998PERRUSSO, Carlos Renato ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; NASCIMENTO, Regina S V ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo . Powdered microporous glasses: changing porosity through aging. Cerâmica, v. 44, n.289, p. 160-165, 1998.

32.
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.1997ALCOVER NETO, A.. GEOCHEMISTRY OF CARBONATITIC ROCK-TYPES FROM EASTERN PARAGUAY. Journal Of Mineralogy And Petrology, v. 61, p. 237-260, 1997.

33.
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.1997ALCOVER NETO, A.; NASCIMENTO, Regina S V ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo ; NEUMANN, Reiner ; PERRUSSO, Carlos Renato . Technological characterization of aged microporous glasses as recycling product from industrial tailing.. 4th Cetem Aachen Workshop On, 4TH CETEM - AACHENWORKSHOP ON, p. 22-27, 1997.

34.
CASTORINA, F.1997CASTORINA, F. ; CENSI, P. ; COMINCHIERAMONTI, P. ; PICCIRILLO, E. M. ; ALCOVER NETO, A. ; GOMES, C. B. ; SEZOALE, S. ; ALMEIDA, T. I. R. ; TOLEDO, M. C. M. . Carbonatites from eastern Paraguay and genetic relationships with potassic magmatism: C, O, Sr and Nd isotopes. Contributions to Mineralogy and Petrology, v. 61, p. 237-260, 1997.

35.
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.1993ALCOVER NETO, A.. EVOLUCAO SUPERGENA DO CARBONATITO DE JUQUIA (SP). REVISTA DO INSTITUTO GEOLOGICO, SMA, v. 14, n.1, p. 33-43, 1993.

Capítulos de livros publicados
1.
MONTEIRO, M. I. C. ; PONTES, F.V.M. ; CARNEIRO, M.C. ; Alcover Neto, Arnaldo ; VAITSMAN, D.S. . Especiação de mercúrio em petróleo utilizando técnicas espectroscópicas. In: Carmem Lucia da Silveira Branquinho. (Org.). Especiação de mercúrio em petróleo utilizando técnicas espectroscópicas. 1ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. 1, p. 170-173.

2.
NEUMANN, Reiner ; SCHNEIDER, Claudio Luis ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Tecnológica de Minérios.. In: Adão Benvindo da Luz; João Alves Sampaio; mariza Bezerra de M. Monte; Salvador Luiz M. de Almeida. (Org.). Tratamento de Minérios. 3ed.Rio de Janeiro: , 2002, v. 1, p. 55-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALCOVER NETO, A.; AFONSO, Julio Carlos . O perigo das pilhas piratas. Jornal do Comércio, Coluna Meio Ambiente, p. A-23, 06 mar. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Daniela Meyer ; ZOTIN, Fátima M Z ; ALCOVER NETO, A. ; CARDOSO, Mauri José Baldini . Catalisadores automotivos comerciais: avaliação química, estrutural e catalítica, antes e após envelhecimento.. In: XX Simposio Iberoamericano de Catalisis, 2006, Gramado. anais, 2006.

2.
ZOTIN, Fátima M Z ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; GOMES, Otávio da Fonseca Martins ; ALCOVER NETO, A. ; BORTOLON, Gilson Fracalossi . Investigação das Causas de Desativação de Catalisadores Automotivos Comerciais envelhecidos em Banco de Provas. In: 13º Congresso Brasileiro de Catálise e 3º Congresso de Catálise do Mercosul, 2005, Foz do Iguaçu. Anais do 13º Congresso Brasileiro de Catálise e 3º Congresso de Catálise do Mercosul, 2005. v. 2. p. 1088-1093.

3.
OLIVEIRA, C. H. ; NEUMANN, Reiner ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo ; ALCOVER NETO, A. . Blast-Furnace Slag and Exhaust Cracking Catalyst: Raw Materials for Porcelain Stoneware Tiles of the 21st Century. Stoneware Tiles of the 21st Century.. In: 2ND INTERNATIONAL MEETING ON IRONMAKING INTERNATIONAL/ 1ST SYMPOSIUM ON IRON ORE,, 2004, Florianópolis. Proceedings/confirmado para publicação, 2004.

4.
POLATO, Carla Maria Salermo ; HENRIQUES, Cristiane Assumpção ; ALCOVER NETO, A. ; MONTEIRO, José Luiz Fontes . Caracterização e Avaliação de Aditivos DeSOx Derivados de Compostos Tipo Mg/Al-Hidrotalcita Impregnados com CeO2. In: Simposio Iberoamericano de Catálisis, 2004, Mérida. Actas del XIX Simposio Iberoamericano de Catálisis, 2004. v. p-014. p. 1696-1703.

5.
ALCOVER NETO, A.; ZOTIN, Fátima M Z ; SOUSA-AGUIAR, Eduardo F. ; TRIGUEIRO, Flávia Elias . Formação de fases fora da rede cristalina em zeólitas trocadas com terras-raras. In: 12 Congresso Brasileiro de Catálise, 2003, Angra dos Reis. Anais do 12 congresso Brasileiro de Catálise, 2003., 2003. v. 1. p. 126-131.

6.
MENEZES, Ricardo O Gallart ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização tecnológica da barita de Miguel Calmon, BA.. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE, 2002, Recife. Anais, 2002. p. 686-693.

7.
ARANHA, Isabele Bulhões ; OLIVEIRA, C. H. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Mineralógica de Bentonitas Brasileiras.. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINÉRIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2002, Recife. Anais, 2002. v. 1. p. 554-561.

8.
ALCOVER NETO, A.; ZOTIN, Fátima M Z ; CARDOSO, Mauri Baldini ; BORTOLON, G. F. . ANÁLISE DAS PROPRIEDADES TEXTURAIS E QUÍMICAS DE UM CATALISADOR AUTOMOTIVO COMERCIAL EXAUSTO.. In: XVIII Simpósio Iberoamericano de Catálisis, 2002, Isla Margarita. Anais do XVIII Simpósio Iberoamericano de Catálisis (em CD-rom), 2002., 2002.

9.
SOBRA, Luiz Gonzaga dos Santos ; ALCOVER NETO, A. ; BARBOSA, Luis Alberto Dantas . Caracterização técnologica de rejeitos da indústria carbonífera visando seu aproveitamento sustentado. In: XIX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINERIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2002, Recife/Pernambuco. Anais do XIX ENCONTRO NACIONAL DE TRATAMENTO DE MINERIOS E METALURGIA EXTRATIVA, 2002. v. 1. p. 43-49.

10.
MONTE, Mariza B de Mello ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; ALBUQUERQUE, Gildo A Sá de . Technological characterization and flotation studies on the Irecê (Bahia, Brazil) primary phosphate ore. In: : VI Southern Hemisphere Meeting on Minerals Technology, 2001, Rio de Janeiro. VI Southern Hemisphere Meeting on Minerals Technology, proceedings, 2001. v. 1. p. 244-248.

11.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. ; MONTE, Mariza B de Mello ; Tavares, A.M . Caracterização Tecnológica de Rejeito de Minério de Estanho de Pitinga (AM) Visando o Aproveitamento de Urânio. In: VI Southern Hemisphere Meeting on Minerals Technology, 2001, Rio de Janeiro. VI Southern Hemisphere Meeting on Minerals Technology, proceedings, 2001. v. 3. p. 33-39.

12.
NUNES, Carmen M. D. ; JULIANI, Caetano ; SILVA, Raphael H Corrêa ; MONTEIRO, Lena V S ; BITTENCOURT, Jorge S. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. ; RYE, Robert O . Caracterização de um sistema epitermal high-sulfidation vulcânico paleproterozóico da Província Aurífera do Tapajós, Pará.. In: VII SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DA AMAZÔNIA, 2001, Belém. Anais, 2001. v. 1. p. 48-54.

13.
DUARTE, Ana Cristina P ; MONTE, Marisa Bezerra de Mello ; ALCOVER NETO, A. ; LUZ, Adão Benvindo da . Effect ofchemical modification of stilbite zeolite on removing lead from wastewaters.. In: The 12 th International Clay Conference 2001 a Clay Odissey and 3rd International Symposium on Activated Clays, 2001, Bahía Blanca. The 12 th International Clay Conference 2001. Amsterdam: Elsevier, 2001. v. 1. p. 255-260.

14.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner ; SCHNEIDER, Claudio Luis . Backscattered Electron Imaging of a Latheritic Iron Ore and its Applications in Process Mineralogy. In: XXI International Mineral Processing Congress - IMPC 2000, 2000, Roma. XXI International Mineral Processing Congress - IMPC 2000, proceedings, 2000. v. C. p. 1-17-1-24.

15.
LOPES JUNIOR, D. Q. ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner . Caracterização Tecnológica do Minério Fosfático de Angico dos Dias/Caracol (BA/PI).. In: VII Jornada de Iniciação Científica CETEM/CNPq,, 1999, Rio de Janeiro. VII Jornada de Iniciação Científica CETEM/CNPq, Anais, 1999.

16.
SCHNEIDER, Claudio Luis ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Avaliação do desempenho de um circuito de moagem de minério de ferro por meio da análise de imagens digitais.. In: II Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro (Caracterização, Beneficiamento e Aglomeração) -, 1999, Ouro Preto, 1999. v. 1. p. 383-408.

17.
SCHNEIDER, Claudio Luis ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Modelamento de uma operação de ciclonagem de itabirito a partir dos dados de análise de imagens digitais com correção estereológica. In: II Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro (Caracterização, Beneficiamento e Aglomeração), 1999, Ouro Preto, 1999. v. 1. p. 409-425.

18.
PERRUSSO, Carlos Renato ; ANDRIEWSKI, E ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; NUNOS, R. C. R. ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo ; NASCIMENTO, Regina S V . SBR-Silica Composites from the Recycling of Oil Shade Solid Waste. In: In: Wordwide Amazon Rubber Conference (WARC), 1999, Manaus, 1999. v. 1. p. 239-242.

19.
GOMES, O. F. M. ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner . Otimização de Análise de Imagens com Dados Químicos de EDS.. In: : VI Jornada de Iniciação Científica CETEM/CNPq, 1998, Rio de janeiro, 1998.

20.
PERRUSSO, Carlos Renato ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo ; NASCIMENTO, Regina S V . Silica gel obtained from glasses produced from oil shale industrial wastes: I. Synthesis and structural characterization. In: In: Silica 98: An International Conference on Silica Science and Technology, 1998, Mulhouse, França, 1998. v. 2. p. 517-520.

21.
ALCOVER NETO, A.; LOUREIRO, Francisco e V Lapido . APLICACAO DE DIAGRAMAS LITOQUIMICOS NA CLASSIFICACAO/NOMENCLATURA DE ROCHAS DE COMPLEXOS CARBONATITICOS. In: IV CONGRESSO DE GEOQUIMICA DE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, BRAGA, PORTUGAL, 1997, 1997.

22.
TOLEDO, Maria Cristina Motta de ; FERRARI, Viviane Carillo ; SANTOS, Claudia Nogueira dos ; ALCOVER NETO, A. . ASPECTOS GEOQUIMICOS DA GENESE DOS FOSFATOS SECUNDARIOS ASSOCIADOS AO MACICO ALCALINO-CARBONATITICO DE JUQUIA (SP). In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA - SALVADOR/BA, 1997, Salvador, 1997. v. 1. p. 3923-3925.

23.
PERRUSSO, Carlos Renato ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; NASCIMENTO, Regina S V ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo . AGING STUDIES ON POWDERED MICROPOROUS GLASSES. In: I LATIN AMERICAN CONFERENCE OF COMPOUNDES TECNOLOGY, 1997, AGUAS DE LINDOIA (SP), 1997.

24.
GOMES, O. F. M. ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner . Análise de imagem aplicada à mineralogia de processo. In: : V Jornada de Iniciação Científica CETEM/CNPq, 1997, Rio de Janeiro, 1987. v. 1. p. 4-10.

25.
ALMEIDA, T. I. R. ; ALCOVER NETO, A. ; KARMANN, I. ; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . CORRELACAO ENTRE D18O DE AGUAS SUPERFICIAIS E DE CARBONATOS SUPERGENOS EM AMBIENTES GEOLOGICOS DISTINTOS - O CASO DA CAVERNA DE SANTANA, CARBONATITO DE JUQUIA (VALE DO RIBEIRA) E CARBONATITO DE CHIRIGUELO (PARAGUAI).. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA - SALVADOR, 1996, 1996.

26.
ALCOVER NETO, A.; ALMEIDA, T. I. R. ; KARMANN, I. ; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . CARACTERISTICAS ISOTOPICAS DO C E O DE CALCITAS SUPERGENAS ASSOCIADAS A TERRENOS CARSTICOS DO VALE DO RIBEIRA, SP (METACALCARIOS DO GRUPO ACUNGUI) E DO NORDESTE DO PARAGUAI (COMPLEXO CARBONATITICO DE CHIRIGUELO).. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA - SALVADOR., 1996, 1996.

27.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de ; LENHARO, S. L. H. ; ORUÈ, D. ; MATOS, J. R. . CARACTERIZACAO GEOQUIMICA PRELIMINAR DOS MINERAIS DO GRUPO DO PIROCLORO NO MACICO ALCALINO-CARBONATITICO DE CHIRIGUELO (PARAGUAI ORIENTAL).. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA / III CONGRESSO DE GEOQUIMICA DE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 1995, Niteroi, 1995.

28.
ALCOVER NETO, A.; ALMEIDA, T. I. R. ; KARMANN, I. ; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . ESTUDO DA COMPOSICAO ISOTOPICA DO C E O EM CARBONATOS PRIMARIOS E SECUNDARIOS DE JUQUIA E DA CAVERNA SANTANA, VALE DO RIBEIRA (SP).. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUIMICA / III CONGRESSO DE GEOQUIMICA DE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 1995, Niteroi, 1995.

29.
ALMEIDA, T. I. R. ; ALCOVER NETO, A. ; MOREIRA, M. Z. ; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . SUPERGENE CALCITE AT THE BOTTON OF A WETHERING PROFILE OVER CARBONATITE AT JUQUIA, SAO PAULO, BRASIL : ISOTOPIC COMPOSITION AND GENESIS.. In: :VII CONGRESSO GEOLOGICO CHILENO, 1994, Santiago, 1994. v. 5. p. 1483-1487.

30.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . ESTUDO DA PARAGENESE CALCIFERA SUPERGENA ASSOCIADA A BASE DO PERFIL DE INTEMPERISMO SOBRE O CARBONATITO DE JUQUIA (SP).. In: CONGRESSO DE GEOQUIMICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 1993, Porto, 1993. v. 2. p. 485-489.

31.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . Caracterização preliminar da evolução supérgena das rochas carbonatíticas do complexo alcalino - carbonatítico de Juquiá (SP), com enriquecimento em fosfatos.. In: Congresso Brasileiro de Geoquímica, 1989, Rio de Janeiro. Anais, Rio de Janeiro, Sociedade Brasileira de Geociências, CPRM, DNPM, 1989. v. 2. p. 479-486.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEUMANN, Reiner ; SCHNEIDER, Claudio Luis ; ALCOVER NETO, A. . Thresholding Procedure for Mineral Sample Images Generated by BSE Detector.. In: ICAM 2004 - INTERNATIONAL CONGRESS ON APPLIED MINERALOGY, 2004, Águas de Lindóia. Proceedings, confirmado para publicação, 2004.

2.
OLIVEIRA, C. H. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo . Glass-Ceramic Foam Synthesis Using Industrial Wastes.. In: ICAM 2004 - INTERNATIONAL CONGRESS ON APPLIED MINERALOGY, 2004, Águas de Lindóia. Proceedings, Aceito para publicação, 2004.

3.
OLIVEIRA, C. H. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. ; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo . Sintering and Crystrallization Studies of Industrial Waste Glasses.. In: ICAM 2004 - INTERNATIONAL CONGRESS ON APPLIED MINERALOGY, 2004, Águas de Lindóia. Proceedings, aceito para publicação, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTORO, Rodrigo Victor Stefano ; ALVES, Felipe da Silva ; FERNANDES, Daniela Meyer ; JESUS, Ana Luiza de Oliveira e ; ZOTIN, Fátima M Z ; CARDOSO, Mauri José Baldini ; ALCOVER NETO, A. ; MONTEIRO, Maria Inês Couto . EMISSÕES DE PGEs E OUTROS METAIS PARA O MEIO AMBIENTE A PARTIR DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS. In: III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006, Cabo Frio. Resumos do III Encontro Nacional de Química Ambiental,, 2006.

2.
TOLEDO, Maria Cristina Motta de ; FERRARI, Viviane Carillo ; ALCOVER NETO, A. ; FONTAN, F. ; MARTIN, F. ; SANTOS, Claudia Nogueira dos . Fosfatos aluminosos com ferro do grupo da crandallita nas coberturas lateríticas de Catalão I, Juquiá e Tapira, Brasil, e Chiriguelo, Paraguai.. In: VI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa., 2001, Faro. VI Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa, 2001.

3.
ALCOVER NETO, A.. Lateritic Weathering Effects Over Phosphatic Brazilian Ores: Catalão I And Juquiá (Brasil).. In: 19th INTERNATIONAL GEOCHEMICAL EXPLORATION SYMPOSIUM, 2001, Vancouver, 1999.

4.
JULIANI, Caetano ; NUNES, Carmen M. D. ; Bettencourt, J. S. ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Early proterozoic volcanic-hosted quartz-alunite epithermal deposits in the Tapajós Gold Province, Amazonian Craton, Brazil. In: GSA Annual Meeting - Geological Society of America, 2000, Reno, Nevada, EUA. GSA Annual Meeting - Geological Society of America, Reno, Nevada, EUA, 2000. Abstracts with Program, 2000. v. A. p. 49-49.

5.
ALCOVER NETO, A.; TRIGUEIRO, Flávia Elias ; ZOTIN, Fátima ; BORTOLON, G. F. ; APPEL, Lucia G ; NEUMANN, Reiner . Characterization of automotive exhausted catalysts by scanning electron microscopy coupled with SDE (energy dispersion x-ray fluorescence detection system).. In: IV Brazilian-German Workshop for Exchange in Environmental Sciences and Technologies, 1999, Rio de janeiro. IV Brazilian-German Workshop for Exchange in Environmental Sciences and Technologies, 1999.

6.
ALCOVER NETO, A.; SANTOS, Claudia Nogueira dos ; FERRARI, Viviane Carillo ; FONTAN, F. ; PARSEVAL, P. . Lateritic Weathering Effects Over Phosphatic Brazilian Ores: Catalão I And Juquiá (Brasil).. In: 19th INTERNATIONAL GEOCHEMICAL EXPLORATION SYMPOSIUM, 1999, Vancouver. 19th INTERNATIONAL GEOCHEMICAL EXPLORATION SYMPOSIUM, Anais, 1999. v. 1. p. 142-143.

7.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Pressed powder pellets: a new sample preparation techniques for evaluation of kaolin processing efficiency through BSD/MEV. In: 14th International Congress on Electron Microscopy (ICEM-14), 1998, Cancun, 1998.

8.
NICOLLE, F. ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner . Characterization of spent alkaline and non-alkaline zinc/manganese batteries by scanning electron microscopy.. In: : 14th International Congress on Electron Microscopy (ICEM-14), 1998, Cancun, 1998.

9.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner ; SANTOS, R. ; BORTOLON, G ; FONTES, S. A. M. ; APPEL, Lucia G ; ZOTIN, Fátima M Z . Caracterização de catalisadores automotivos exaustos por microscopia eletrônica de varredura com EDS.. In: IX Congresso Brasileiro de Catálise, 1997, Águas de Lindóia, 1997.

10.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de . Evolução supérgena das rochas carbonatíticas ricas em fosfato do Complexo Alcalino de Juquiá (SP).. In: II jornada científica, 1992, São Paulo. Boletim IG-USP, Publicação Especial, 1992. v. 1. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
ALCOVER NETO, A.;Neto, A. A.;NETO, ARNALDO A.1992ALCOVER NETO, A.. EVOLUCAO SUPERGENA DAS ROCHAS CARBONATITICAS RICAS EM FOSFATO DO COMPLEXO ALCALINO DE JUQUIA. BOLETIM IG-USP, v. 12, p. 1-2, 1992.

Outras produções bibliográficas
1.
ALCOVER NETO, A.. ANALISE DE IMAGEM APLICADA A MINERALOGIA DE PROCESSO 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

2.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO DE CATALISADORES AUTOMOTIVOS EXAUSTOS POR MICROSCOPIA ELETRONICA DE VARREDURA COM EDS. 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

3.
ALCOVER NETO, A.. - CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE FINOS DE CARVAO - CBCN. 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

4.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE REJEITO DE OURO DA REGIAO DE PIRIRIMA - PA. PROJETO PROGRAMA DE ORIENTACAO TECNICA AO PEQUENO PRODUTOR DE OURO 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

5.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE CONCENTRADO APATITICO DE CATALAO (GOIASFERFIL), COM ENFASE NAS FASES PORTADORAS DE ETR 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

6.
ALCOVER NETO, A.. -CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE AMOSTRAS DE CAOLIN DA CADAM (CAULIN DA AMAZONIA S.A.). 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

7.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE AGALMATOLITO LAMEAR DA MVI MINERACAO, PROVENIENTE DA REGIAO DE PARA DE MINAS (MG). 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

8.
ALCOVER NETO, A.. -CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE AGALMATOLITO MICACEO DA MVI MINERACAO, PROVENIENTE DA REGIAO DE PARA DE MINAS (MG). 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

9.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE AMOSTRAS DE CAOLIM DA CADAM (CAULIM DA AMAZONIA S.A.). 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

10.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE PRODUTOS GERADOS NA FABRICACAO DE CARBETO DE SILICIO. 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

11.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA DE MATERIAL RICO EM ZEOLITA 1997 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

12.
ALCOVER NETO, A.. CARACTERIZACAO MINERALOGICA EXPEDITA DE IMPUREZAS GERADAS NA FABRICACAO DE CARBETO DE SILICIO. PROJETO ELABORADO PARA EMPRESA CASIL S/A. - CARBIRETO DE SILICIO. 1996 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

13.
ALCOVER NETO, A.. ESPECTROSCOPIA RAMAN EM CALCITAS MAGNESIANAS NATURAIS RICAS EM FOSFORO 1995 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).

14.
ALCOVER NETO, A.. EVOLUCAO SUPERGENA DAS ROCHAS CARBONATITICAS RICAS EM FOSFATO DO COMPLEXO ALCALINO DE JUQUIA (SP) 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALCOVER NETO, A.; YALLOUZ, Allegra Viviane ; ARANHA, Isabele Bulhões ; RIBEIRO JÚNIOR, Mario Gomes ; CASTILHOS, Zuleica Carmen ; RODRIGUES FILHO, Saulo ; QUINTELA, Pedro Henrique Moura . O Uso da extração seqüencial visando o estudo da evolução histórica das concentrações de metais pesados em sedimentos do Rio Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro.. 2001.

2.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Determinacao da composicao de duas areias quartzosas utilizadas na fabricacao de silicato de sodio - RT2000-039-00.. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
ALCOVER NETO, A.; OLIVEIRA, C. H. . Caracterização textural e composicional de amostras de escórias da produção aluminotérmica de Fe-Nb da CBMM - RT2002-010-00.. 2002.

2.
ALCOVER NETO, A.; TRIGUEIRO, Flávia Elias . Caracterizacao tecnologica de uma argila proveniente da Minerios Montanha Ltda - RT2001-002-00.. 2001.

3.
ALCOVER NETO, A.; LOUREIRO, Francisco e V Lapido ; MONTE, Mariza B de Mello ; NEUMANN, Reiner ; LINS, Fernando Antônio Freitas ; ALBUQUERQUE, Gildo A Sá de . Caracterizacao tecnologica do minerio de Angico dos Dias / Caracol / (BA/PI), visando o aproveitamento de fosfato e terras-raras. Relatorio final de projeto PADCT elaborado para a FINEP - RT2001-003-00.. 2001.

4.
ALCOVER NETO, A.. Caracterizacao micromorfologica e quimica pontual de catalisadores automotivos.. 2001.

5.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner ; HILDEBRAND, Walter R. . Caracterizacao mineralogica de concentrado de anatasio com enfase nos fosfatos secundarios, inclusoes e elementos radioativos. Relatorio de acompanhamento de projeto, abril/2001 - RT2001-020-00.. 2001.

6.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterizacao mineralogica de concentrado de anatasio com enfase nos fosfatos secundarios, inclusoes e elementos radioativos. Relatorio final de projeto para Vale do Rio Doce, maio/2001 - RT2001-031-00. 2001.

7.
ALCOVER NETO, A.; YALLOUZ, Allegra Viviane ; RIBEIRO JÚNIOR, Mario Gomes ; ARANHA, Isabele Bulhões ; RODRIGUES FILHO, Saulo ; CASTILHOS, Zuleica Carmen . Evolucao historica das concentracoes de metais pesados em sedimentos do Rio Paraiba do Sul, Estado do Rio de Janeiro. (Processo FAPERJ E-26/171.484/1999). Relatorio tecnico elaborado para FAPERJ, agosto/2001 - RT2001-032-00.. 2001.

8.
ALCOVER NETO, A.. Caracterizacao mineralogica de amostras de residuo de beneficiamento de rocha granitica - RT2000-013-00.. 2000.

9.
ALCOVER NETO, A.. Analise de imagem aplicada a mineralogia de processo - RT2000-022-00.. 2000.

10.
ALCOVER NETO, A.. Caracterizacao tecnologica de amostra de finos de carvao - RT2001-001-00.. 2000.

11.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização Tecnológica de Calcário Dolomítico Submetido a ensaios de Britagem e Classificação. 1999.

12.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Mineralógica e Tecnológica do Minério Fosfático de Angico dos Dias (BA/PI).. 1999.

13.
NEUMANN, Reiner ; ZOTIN, Fátima M Z ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Micromorfológica e Química pontual de Catalisadores Automotivos. 1999.

14.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Tecnológica de Concentrado de Zirconita. 1999.

15.
MONTE, Mariza B de Mello ; NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização Tecnológica de Rejeito de Minério de Estanho de Pitinga (AM) Visando identificação e Concentração de Urânio.. 1999.

16.
ALCOVER NETO, A.. Caracterização Mineralógica do minério fosfático pobre da jazida Lagamar/MG. 1999.

17.
ALCOVER NETO, A.. Caracterização Mineralógica de Rejeito de Beneficiamento de Rocha Granítica. 1999.

18.
ALCOVER NETO, A.. Caracterização mineralógica de amostras de materiais caoliníticos da CADAM (Caulim da Amazônia S.A.).. 1999.

19.
MONTE, Mariza B de Mello ; ALCOVER NETO, A. ; NEUMANN, Reiner ; ALBUQUERQUE, Gildo A Sá de . Caracterização tecnológica e estudo de concentração do minério fosfático primário de Irecê-BA.. 1999.

20.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner ; ZOTIN, Fátima M Z . Caracterização Micromorfológica e Química Pontual de Catalisadores Automotivos.. 1999.

21.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização Mineralógica do Concentrado Apatítico do Minério Fosfático de Angico dos Dias (BA/PI).. 1999.

22.
ALCOVER NETO, A.. Análise de Imagem Aplicada à Mineralogia de processo.. 1998.

23.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização mineralógica de amostras de caolim da CADAM (Caulim da Amazônia S.A.).. 1998.

24.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Análise química pontual automatizada em material particulado proveniente de poluição atmosférica.. 1998.

25.
ALCOVER NETO, A.; SOBRA, Luiz Gonzaga dos Santos ; SANTOS, R. L. C. . Resultados preliminares de análise instrumental nas moedas eletrorevestidas de cinco e vinte e cinco centavos da nova família do real.. 1998.

26.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização Difratométrica e Morfoquímica de Moedas Brasileiras Submetidas a envelhecimento Acelerado. 1998.

27.
ZOTIN, Fátima M Z ; SANTOS, R. L. C. ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização de Catalisadores Automotivos por Microscopia Eletrônica de Varredura.. 1998.

28.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização tecnológica simplificada de amostras de sienito.. 1998.

29.
ALCOVER NETO, A.. Análise de Imagem Aplicada à Mineralogia de processo.. 1998.

30.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização mineralógica de material rico em zeólita.. 1997.

31.
ALCOVER NETO, A.. Caracterização mineralógica de finos de carvão - CBCN.. 1997.

32.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização mineralógica de rejeito de ouro da região de Piririma - PA.. 1997.

33.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização mineralógica de concentrado apatítico de Catalão (Goiasférfil), com ênfase nas fases portadoras de ETR.. 1997.

34.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização mineralógica de agalmatolito lamelar da MVI Mineração, proveniente da região de Pará de Minas (MG).. 1997.

35.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização mineralógica de agalmatolito micáceo da MVI Mineração, proveniente da região de Pará de Minas (MG).. 1997.

36.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização mineralógica de amostras de caolin da CADAM (Caulin da Amazônia S.A.).. 1997.

37.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner ; CARVALHO, E. A. . Caracterização mineralógica de amostras de caolim da CADAM (Caulim da Amazônia S.A.).. 1997.

38.
ALCOVER NETO, A.; NEUMANN, Reiner . Caracterização Tecnológica de materiais gerados na Fabricação de SiC da Empresa Casil S/A - Carbureto de Silício.. 1997.

39.
ALCOVER NETO, A.. Análise de Imagem Aplicada à Mineralogia de processo.. 1997.

40.
NEUMANN, Reiner ; ALCOVER NETO, A. . Caracterização mineralógica expedita de impurezas geradas na fabricação de carbeto de silício.. 1996.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Bongiolo, E. M.; MEDEIROS, S. R.; ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Felipe Emerson André Alves. Caractarização Mineralógica do Minério de Sn-Nb-Ta-Li da Mina de Volta Grande, com Enfoque nos Minerais Carreadoras de ETR. 2017. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Rodrigo da Silva Borges. Remoção de Ácido Húmico Presente na Água por Adsorção em Argila Modificada por Surfactante Catiônico.. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Ana Paula Mauro Gonçalves Barandas. Recuperação de Cd e Co de baterias NiCd e NiMH usadas, via extração seletiva com solventes orgânicos.. 2004. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
ALCOVER NETO, A.; GASPAR, José Carlos. Participação em banca de Nelson Fava. O manto de intemperismo e a química do pirocloro de Catalão I : um estudo preliminar. 2001. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade de Brasília.

5.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, M. C. M.; ANDRADE, F. R. D.. Participação em banca de Cláudia Nogueira dos Santos. Micromorfologia, geoquímica e aspectos tecnológicos da apatita da associação alcalino-carbonatítica pré-cambriana de Angico dos Dias (BA). 2001. Dissertação (Mestrado em Geociências (Mineralogia e Petrologia)) - Universidade de São Paulo.

6.
ALCOVER NETO, A.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de. Participação em banca de Viviane Carillo Ferrari. Fosfatos Primários e Secundários nos Perfis de Intemperismo sobre os Complexos Alcalino-Carbonatíticos de Juquiá (SP), Anitápolis (SC) e Tapira (MG). 2000. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica)) - Universidade de São Paulo.

7.
ALCOVER NETO, A.; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo; ROCO, Ana Maria; ALMEIDA, Ericksson Rocha e. Participação em banca de Raquel Wayand Soares. Estudo da Influência de Alumina e Zircônia na Cristalização de Fluxantes Utilizados em Lingotamento Contínuo de Aço.. 1998. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Lia Maria Loiola Galuzzio. Estudo da redução do Teor de fluoretos em função das variáveis Temperatura e Intervalo de Tempo em escória de fluxantes Utilizados no Lingotamento Contínuo de aço. 1998. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
NASCIMENTO, R. S. V.; ALCOVER NETO, A.; LACHTER, E. R.; ALMEIDA, C. T.; DIAS, M. L.. Participação em banca de Leonardo dos Santos Cescon. Derivados de amido como inibidores de reatividade de folhelhos para fluidos de perfuração de base aquosa.. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ALCOVER NETO, A.; MONTEIRO, Maria Inês Couto. Participação em banca de Ricardo Soares. Origem, distribuição e biodisponibilidade de metais em águas, sedimentos e solos de um trecho da sub-bacia do Rio Paraibuna, MG/Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

3.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Élison da Fonsaca e Silva. Propriedades de Corrosão e Caracterização Química - Metalografia de Próteses em Aços Inoxidáveis ISO 5832-9 e F138 Removidas de Pacientes.. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Murilo Gomes Torres. Característica Químicas e Superficiais do Passível Minerio Apatítico Primário da Mina de Barreiro, Araxá - MG. 2008. Tese (Doutorado em Geologia) - Universidade de Brasília.

5.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Sônia Ribeiro Guerra. Síntese, Caracterização e Desempenho de Argilas Pilarizadas com Zircônio na Alquilação de Benzeno com Olefinas.. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
ALCOVER NETO, A.; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo; NASCIMENTO, Regina S V; NUNES, Regina Celia R; D'AVILA, Luiz Antônio. Participação em banca de Carlos Renato Perruso. Aproveitamento de xisto retortado da Formação Iratí: obtenção de Sílica e Desenvolvimento de Compósitos com Copolímero de Estireno e Butadieno - SBR. 2000. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ALCOVER NETO, A.; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo; NEUMANN, Reiner; D'AVILA, Luiz Antônio; POLIVANOV, Helena. Participação em banca de Cristiano Honório de Oliveria. Reaproveitamento de Rejeitos Industriais inorgânicos Sólidos: Avaliação do Potencial de Desenvolvimento de materiais Vítreos e Vítreos-Cerâmicos. 2000. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
ALCOVER NETO, A.; FONSECA, Marcus Vinícius Araujo. Participação em banca de João Massena de Melo Filho. Compostos Lamelares de zircônio (IV) da Família do a-ZrP: Síntese e Comportamento térmico. 2000. Tese (Doutorado em Química Inorgânica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
ALCOVER NETO, A.; GIL, R. A. S. S.. Participação em banca de Jorge de Almeida Rodrigues Junior. Estudo do Mecanismo de Inibição de Poli (etileno gçicol) e Derivados hidrofobizados como Inibidos de Folhetos Reativos em Fluido de Perfuração base Aquosa,. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Cristina de Souza Pereira. Estudo do Sstema de Sorção de Ouro em Meio de HCl Usando Espuma de Poliuretano (EPU), Visando Aplicações Tecnológicas e Analíticas.. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Fernando Cesar da Silva.Valoração de resíduos da industria mineral com ênfase na situação do fosfogesso no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
ALCOVER NETO, A.. Participação em banca de Andrey Linhares Bezerra de Oliveira.Processamento de Pigmentos Multimrtálicos de Tubos de Raios Catódicos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ÁVILA, C. A.; NEUMANN, R.; ALCOVER NETO, A.. Vaga para professor assistente do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ALCOVER NETO, A.. Concurso publico de títulos e provas para pesquisador adjunto - padrão I da carreira de pesquisa em C&T. 2009. Centro de Tecnologia Mineral.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Julio Carlos Afonso. Simulação de intemperismo natural de pilhas zinco-carbono e alcalinas. 2009. Dissertação (Mestrado em Química Analítica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Arnaldo Alcover Neto.

Tese de doutorado
1.
Rosane Aguiar da Silva San Gil. Preparação, caracterização e propriedades de argilas organofílicas. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Química Orgânica) - Instituto de Química da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Arnaldo Alcover Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Oliveira da Silva. Análise química de pilhas Z--carbono fabricadas entre 1990 e 2004.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Arnaldo Alcover Neto.

Iniciação científica
1.
Raul Sodré. Implantação da quantificação de fases cristalinas a partir de análise de difração de raios X pelo método de Rietveld. 1999. 10 f. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Pbic) - Centro de Tecnologia Mineral. Orientador: Arnaldo Alcover Neto.

2.
Daniel Quintino Lopes Junior. Caracterização Tecnológica do Minério de Angico dos Dias/Caracol (BA/PI) visando o aproveitamento de fosfatos e terras raras. 1998. 10 f. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Pbic) - Centro de Tecnologia Mineral. Orientador: Arnaldo Alcover Neto.

3.
Otávio da Fonseca Martins Gomes. Análise de Imagens Aplicada à Tecnologia Mineral. 1997. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Pbic) - Centro de Tecnologia Mineral. Orientador: Arnaldo Alcover Neto.

4.
Otávio da Fonseca Martins Gomes. Análise de imagem aplicada à mineralogia de processos. 1996. 12 f. Iniciação Científica. (Graduando em Programa de Iniciação Científica Pbic) - Centro de Tecnologia Mineral, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Arnaldo Alcover Neto.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MONTEIRO, M. I. C. ; PONTES, F.V.M. ; CARNEIRO, M.C. ; Alcover Neto, Arnaldo ; VAITSMAN, D.S. . Especiação de mercúrio em petróleo utilizando técnicas espectroscópicas. In: Carmem Lucia da Silveira Branquinho. (Org.). Especiação de mercúrio em petróleo utilizando técnicas espectroscópicas. 1ed.Rio de Janeiro: , 2014, v. 1, p. 170-173.



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADMINISTRATIVA
representante discente titular:	1 - câmara de graduação do Inst. de Química de Araraquara (UNESP); 11/83 a 10/84	2 - câmara de pós-graduação do Inst. de Geociências (USP); 06/90 a 05/91

CIENTÍFICA
pesquisas em geoquímica de superfície e gequímica isotópica de C e O 

TÉCNICA
Caracterização de materiais, principalmente com técnicas como: MEV-EDS, microscopia petrográfica, DRX, IV/Raman e termoanálise

DOCENTE
aulas ministradas em colégio secundário



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 20:06:06