Renato Monseff Perissinotto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6699924446950517
  • Última atualização do currículo em 18/12/2018


Renato Perissinotto concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1997. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. Foi Presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) entre 2016-2018. Publicou vários artigos em periódicos especializados, livros, capítulos de livro e trabalhos em anais de eventos. É co-editor da Revista de Sociologia e Política (A1) e co-coordenador do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira (UFPR). É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade. Pesquisa e publica fundamentalmente na área de sociologia política das elites (recrutamento político-partidário, perfil das elites políticas e estatais, relação entre elites e decisão política). Entre 2011-2012 fez o seu pós-doutorado no Latin American Centre, na Oxford University, como Visiting Researcher, com bolsa do CNPq. Em 2012, recebeu o prêmio de melhor obra científica, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), concedido ao livro "Marxismo como Ciência Social", em co-autoria com Adriano Codato. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renato Monseff Perissinotto
Nome em citações bibliográficas
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.
Ru General Carneiro, 460, 9 andar, sala 912
centro
80060150 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 3605093
Fax: (41) 3605093


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Doutorado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estado e capital cafeeiro: burocracia e interesse de classe na condução da política econômica (1889-1930)., Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Décio Azevedo Marques de Saes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria do Estado; Classes dominantes; Política econômica; Café.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado.
1987 - 1991
Mestrado em Ciência Política.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Frações de classe e hegemonia na Primeira República em São Paulo,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: Décio Azevedo Marques de Saes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Classes dominantes; Estado; Hegemonia; História política brasileira.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise do Processo Decisório.
1983 - 1986
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
University of Oxford, OX, Inglaterra.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2010 - 2010
Comparative Qualiitative Analysis. (Carga horária: 80h).
International Political Science Association, IPSA, Canadá.
2004 - 2004
Curso de Análise de Redes Ucinet. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Spss. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Estatística. (Carga horária: 20h).
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, IPARDES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2004 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos de elites políticas: teoria e método
8/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, Departamento de Ciências Sociais.

2/1992 - Atual
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política II: Curso sobre os autores clássicos da sociologia política (Marx, Weber, Mosca, Pareto e Michels)
Poder: Teoria e Método: curso sobre o conceito de poder e suas implicações metodológicas


Linhas de pesquisa


1.
Instituições políticas e elites

Objetivo: Essa linha de pesquisa reúne pesquisadores que estudam a relação entre as elites políticas e sociais e o funcionamento das instituições políticas. É seu objetivo produzir trabalhos que analisem o recrutamento social e político das elites políticas, a relação destas últimas com as elites sociais e econômicas e o impacto de variáveis sociais, econômicas, culturais e institucionais no comportamento das elites políticas. Pretende-se que tais estudos sejam produzidos a partir de uma combinação de diversos métodos de pesquisa (quantitativo, qualitativo, histórico)..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas / Especialidade: Análise do Processo Decisório.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Elites políticas; Instituições; Poder.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Recrutamento ministerial em regimes presidenciais: Brasil e Argentina pós-redemocratização
Descrição: Este projeto apresenta uma proposta de pesquisa sobre o processo de recrutamento de ministros de Estado no Brasil e na Argentina durante o período pós-redemocratização. O estudo do processo de recrutamento de ministros de Estado em regimes presidenciais se justifica por três razões: a primeira, uma razão estritamente prática, diz respeito à escassez de estudos dessa natureza no Brasil; a segunda refere-se ao caráter comparativo do estudo, permitindo identificar semelhanças e diferenças nos processo de seleção de ministros em distintos regimes presidenciais e, por fim, a terceira, decorrente da segunda, contribuir para avançar na análise dos diferentes regimes presidenciais. Os dados serão coletados por meio de uma ficha prosopográfica dos principais ministros que atuaram durante o período em questão na tentativa de encontrar padrões de recrutamento e correlaciona-los a variáveis diversas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Renato Monseff Perissinotto - Coordenador / Adriano Nervo Codato - Integrante / Paulo Franz Junior - Integrante / Lucas Massimo - Integrante / Thais Filipi Madeira - Integrante / Welington Nunes - Integrante / Eric Gil Dantas - Integrante.
2011 - Atual
As transformações da classe política brasileira nos séculos XIX, XX e XXI: um estudo do perfil sócio-político dos deputados federais senadores (1889-2014)
Descrição: A finalidade básica desta pesquisa é reinterpretar ? a partir de um retrato mais completo dos representantes parlamentares brasileiros ? o significado de alguns achados recentes sobre os processos de recrutamento dos políticos. Para isso, propõe-se estudar perfil social e político de deputados federais e senadores ao longo de mais de 100 anos (isto é, entre 1889 e 2014). Esse empreendimento oferecerá novos subsídios para revisar as explicações existentes sobre a classe política brasileira, notadamente as divergências decorrentes do contraste entre trabalhos dedicados a períodos distintos que não foram realmente colocadas em perspectiva sistemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato Monseff Perissinotto - Integrante / Adriano Nervo Codato - Coordenador / Paulo Roberto Neves Costa - Integrante / Luiz Domingos Costa - Integrante / Bruno Bolognesi - Integrante / Paulo Franz Junior - Integrante / Mariana Arcos Lorencetti - Integrante / Dhyeisa Lumena Rossi - Integrante / Lucas Massimo - Integrante.
2010 - 2015
Composição e recomposição de grupos dirigentes no Nordeste e no Sul do Brasil: uma abordagem comparativa e interdisciplinar
Descrição: O projeto tem como objetivo principal a formação de uma rede de cooperação em pesquisa sobre elites e grupos dirigentes no país. Para isso, o projeto buscará somar esforços de pesquisadores de diferentes formações disciplinares - história, sociologia, ciência política e antropologia - atuantes em universidades dos estados de Sergipe, Paraná e Rio Grande do Sul, especialistas no tema. Entre os objetivos específicos, identificamos: 1) A partir de uma perspectiva histórica ampla - que compreenda o século XX - e comparativa entre as regiões Nordeste e Sul, estabelecer pelo menos quatro grandes eixos investigativos: (a) das relações entre sistema escolar e formação de grupos dirigentes (profissionais, burocrático-estatais, políticos, culturais, eclesiásticos); (b) das grandes famílias e de suas estratégias de reprodução e consagração social; (c) da atuação das elites estatais e dos processos de elaboração de políticas de governo; (d) das estratégias de consagração profissional desenvolvidas; e 2) com base na implementação dessa agenda comum de questões de pesquisa, criar sinergias entre estoques de investigações parciais e em andamento e comparar novos achados sobre as regiões quanto a: (a) modernização do aparato estatal e as relações com o recrutamento de elites burocráticas e jurídicas; (b) transformações na composição de elites políticas regionais e municipais (parlamentares, executivas e de alta administração); (c) relações entre características das elites políticas e elaboração de determinadas políticas governamentais; e (d) lógicas de constituição de certas elites profissionais, como as empresariais, eclesiásticas e jornalísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Elites estatais e industrialização na América Latina
Descrição: Este projeto tem três etapas: a) leitura de textos teóricos e metodológicos sobre análise histórico-comparativa a fim de identificar as vantagens e os limites deuma pesquisa com N pequeno, ancorada em estudos históricos aprofundados e comparativos; b) recenseamento da literatura sobre industrialização na América Latina (ínicialmente, apenas Argentina e Brasil) a fim de detectar as variáveis mobilizadas pela literatura para explicar a industrialização nesses países; c) Identificar os fatores políticos - notadamente, a elite estatal - importantes para a industrlaização nesses países. A hipótese aqui é que há um importante elemento volitivo no processo de industrialização na América Latina, que se explica especialmente pela presença de elites estatais portadoras deuma ideologia industrializante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renato Monseff Perissinotto - Coordenador / Paulo Roberto Neves Costa - Integrante / Alessandro tokumoto - Integrante / Thais Filipi Madeira - Integrante / Igor Sulaiman - Integrante / Welington Nunes - Integrante / Eric Gil Dantas - Integrante.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Revista Mediações (UEL)
2000 - Atual
Periódico: Crítica Marxista (São Paulo)
1994 - Atual
Periódico: Revista de Sociologia e Política


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política/Especialidade: Teoria Política Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Atitude e Ideologias Políticas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Classes Sociais e Grupos de Interesse.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Melhor Obra Científica dado ao livro "Marxismo como Ciência Social", publicado pela UFPR, em co-autoria com Adriano Codato, Associação Nacional de Pós-Gaduação em Ciências Sociais.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEITE, F.2018LEITE, F. ; CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, RENATO . Midiendo el capital académico de la ciencia política y la sociología política producida en Brasil. Anuario Latinoamericano - Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales, v. 5, p. 61, 2018.

2.
PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF2017 PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF; MASSIMO, LUCAS ; COSTA, LUIZ DOMINGOS . Oligarquia Competitiva e Profissionaliza??o Pol?tica: O Caso dos Senadores Brasileiros na Primeira Rep?blica (1889-1934). DADOS-REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 60, p. 79-110, 2017.

3.
PERISSINOTTO, RENATO2017PERISSINOTTO, RENATO; CAVALIERI, M. ; DANTAS, E. G. ; Dias, R. P. . Redes sociais e recrutamento: o caso dos diretores e presidentes do Banco Central do Brasil (1994-2016). TEMPO SOCIAL (ONLINE), v. 29, p. 61, 2017.

4.
PERISSINOTTO, RENATO2017PERISSINOTTO, RENATO; Szwako, José . MOVIMENTOS SOCIAIS COMO TEÓRICOS POLÍTICOS: WOLIN, IDEIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v. _, p. 231-263, 2017.

5.
PERISSINOTTO, RENATO2017PERISSINOTTO, RENATO; STUMM, M. G. . A virada ideacional: quando e como ideias importam. Revista de Sociologia e Política, v. 25, p. 121-148, 2017.

6.
BOLOGNESI, B.2016BOLOGNESI, B. ; PERISSINOTTO, Renato M. ; CODATO, Adriano Nervo . Reclutamiento político en Brasil Mujeres, negros y partidos en las elecciones federales de 2014. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, v. 61, p. 247-278, 2016.

7.
CODATO, Adriano Nervo2016CODATO, Adriano Nervo ; CAVALIERI, M. ; PERISSINOTTO, RENATO ; DANTAS, E. G. . Economic mainstream and power: a profile analysis of Central Bank directors during PSDB and PT governments in Brazil. Nova Economia (UFMG. Impresso), v. 26, p. 687-720, 2016.

8.
CERVI, EMERSON URIZZI2015CERVI, EMERSON URIZZI ; COSTA, LUIZ DOMINGOS ; CODATO, ADRIANO ; PERISSINOTTO, RENATO . Dinheiro, profissão e partido: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010. Sociedade e Estado (UnB. Impresso), v. 30, p. 189-205, 2015.

9.
PERISSINOTTO, RENATO2015PERISSINOTTO, RENATO; DANTAS, E. G. ; CODATO, Adriano Nervo ; MADEIRA, T. F. . Ministros de Economía, burocracia y política económica en el desarrollismo brasileño (1930-1964). ANUARIO CEEED - CENTRO DE ESTUDIOS ECONÓMICOS DE LA EMPRESA Y EL DESARROLLO, v. 1, p. 10-30, 2015.

10.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2014PERISSINOTTO, Renato M.. -Vocação inata- e recursos sócio-culturais: o caso dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná. Direito, Estado e Sociedade, p. 175-198, 2014.

11.
PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF2014PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF; VEIGA, LUCIANA FERNANDES . Profissionalização política, processo seletivo e recursos partidários: uma análise da percepção dos candidatos do PT, PMDB, PSDB e DEM nas eleições para Deputado Federal de 2010. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), v. 20, p. 49-66, 2014.

12.
PERISSINOTTO, Renato M.2014PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, Paulo Roberto Neves ; NUNES, W. ; ILHA, A. . Elites estatais e industrialização: ensaio de comparação entre Brasil, Argentina e México (1920-1970). Revista de Economia Política (Impresso), v. 34, p. 503-519, 2014.

13.
PERISSINOTTO, Renato M.2014PERISSINOTTO, Renato M.. O conceito de estado desenvolvimentista e sua utilidade para os casos brasileiro e argentino. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 22, p. 59-75, 2014.

14.
CODATO, Adriano Nervo2013CODATO, Adriano Nervo ; Cervi, E. U. ; PERISSINOTTO, Renato M. . Quem se elege prefeito no Brasil. condicionantes do sucesso eleitoral em 2012. Cadernos ADENAUER (São Paulo), v. 2, p. 61-84, 2013.

15.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2013PERISSINOTTO, Renato M.. Comparação, história e interpretação: por uma ciência política histórico-interpretativa. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 28, p. 151-165, 2013.

16.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2012PERISSINOTTO, Renato M.; WAGNITZ, Paula A. . Classe dirigente e cultura política no estado do Paraná (2002-2006). Política & Sociedade (Impresso), v. 11, p. 285-307, 2012.

17.
SÊGA, R. A.2011SÊGA, R. A. ; PERISSINOTTO, Renato M. . Republicanismo Paulista e Republicanismo Gaúcho, entre o partido de classe e o partido de Estado: aproximações e distinções (1873-1930). Almanack, v. 02, p. 101-113, 2011.

18.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2010PERISSINOTTO, Renato M.. Marxismo e ciência social: um balanço crítico do marxismo analítico. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 25, p. 113-128, 2010.

19.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2010 PERISSINOTTO, Renato M.; BOLOGNESI, B. . Electoral success and political institutionalization in the Federal Deputy elections in Brazil (1998, 2002 and 2006). BRAZILIAN POLITICAL SCIENCE REVIEW, v. 4, p. 1-20, 2010.

20.
CODATO, Adriano Nervo2010CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . Ler Marx, hoje: um programa de pesquisa e de interpretação. Revista Mediações (UEL), v. 15, p. 23-31, 2010.

21.
CODATO, Adriano Nervo2010CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . Marxism and elitism: two opposite social analysis models?. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 5, p. 1-12, 2010.

22.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2010PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . Marx e seu legado para a teoria contemporânea do Estado capitalista. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 71, p. 7-19, 2010.

23.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2009PERISSINOTTO, Renato M.; BOLOGNESI, B. . O recrutamento político no PT e no PFL paranaenses nas eleições de 2006: sugestões de pesquisa. Revista Mediações (UEL), v. 14, p. 143-169, 2009.

24.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2009PERISSINOTTO, Renato M.; MIRIADE, A. . Caminhos para o parlamento: candidatos e eleitos nas eleições para deputado federal em 2006.. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 52, p. 301-333, 2009.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2009PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . Classe social, elite política e elite de classe: por uma análise societalista da política. Revista Brasileira de Ciência Política (Impresso), v. 2, p. 243-270, 2009.

26.
CODATO, Adriano Nervo2009CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . Marxismo e elitismo: dois modelos antagônicos de análise social?. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 24, p. 143-153, 2009.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2009PERISSINOTTO, Renato M.. Dostoiévski em três novelas de juventude. Novos Estudos CEBRAP (Impresso), v. 85, p. 237-258, 2009.

28.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2009PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, L. D. ; TRIBESS, Camila . Origem social dos parlamentares paranaenses (1995-2006): alguns achados e algumas questões de pesquisa.. Sociologias (UFRGS), v. 22, p. 280-313, 2009.

29.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2008PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . Apresentação: por um retorno à Sociologia das elites. Revista de Sociologia e Política, v. 30, p. 7-15, 2008.

30.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2008PERISSINOTTO, Renato M.; MEDEIROS, P. L. C. ; WOWK, R. . Valores, socialização e comportamento: sugestões para uma Sociologia da elite judiciária. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso), v. 30, p. 151-166, 2008.

31.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2007PERISSINOTTO, Renato M.; WOWK, R. . Decisão judiciária e análise decisória: uma discussão teórico-metodológica. Revista Jurídica da Faculdade União, v. 1, p. 121-130, 2007.

32.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2007PERISSINOTTO, Renato M.. O 18 brumário e a análise de classe contemporânea. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, v. 71, p. 81-122, 2007.

33.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2007PERISSINOTTO, Renato M.. Historia, sociologia, analise do poder. História Unisinos, v. 11, p. 313-320, 2007.

34.
FUKS, Mario2006FUKS, Mario ; PERISSINOTTO, Renato M. . Recursos, decisão e poder: os conselhos gestores de Curitiba. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), São Paulo, v. 21, n.60, p. 67-82, 2006.

35.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2006PERISSINOTTO, Renato M.; BRAUNERT, Mariana B . A direita, a esquerda e a democracia: os valores políticos dos parlamentares paranaenses (1995-2002). Opinião Pública (UNICAMP), Campinas, v. 12, n.1, p. 114-135, 2006.

36.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2004PERISSINOTTO, Renato M.. Hannah Arendt, poder e a crítica da tradição. Lua Nova. Revista de Cultura e Política, São Paulo/CEDEC, v. 61, p. 115-138, 2004.

37.
FUKS, Mario2004FUKS, Mario ; PERISSINOTTO, Renato M. ; RIBEIRO, Ednaldo . Cultura política y desigualdad: los consejos municipales de Curitiba. Política y Cultura, Mexico, v. 22, p. 73-100, 2004.

38.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2004PERISSINOTTO, Renato M.. Política e sociedade: por uma volta à Sociologia Política. Politica & Sociedade, Florianópolis, v. 5, p. 201-230, 2004.

39.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2004PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario ; SOUZA, Nelson Rosário de . Participação e processo decisório em alguns conselhos gestores de Curitiba. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v. 105, p. 75-100, 2004.

40.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2003 PERISSINOTTO, Renato M.. State and Coffe Capital in São Paulo´s Export Economy (Brazil, 1889-1930).. Journal of Latin American Studies, Cambridge, v. 35, n.1, p. 1-24, 2003.

41.
CODATO, Adriano Nervo2003CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . El Estado como institución: una lectura de las obras historicas de Marx. Herramienta (Buenos Aires), Buenos Aires, v. 24, p. 73-91, 2003.

42.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2003PERISSINOTTO, Renato M.. O Partido Republicano Paulista de 1873 a 1930: da classe ao Estado. História Unisinos, São Leopoldo, v. 8, n.8, p. 57-87, 2003.

43.
FUKS, Mario2003FUKS, Mario ; PERISSINOTTO, Renato M. ; RIBEIRO, Ednaldo . Cultura política e desigualdade: o caso dos conselhos municipais de Curitiba. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 21, p. 125-145, 2003.

44.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2001PERISSINOTTO, Renato M.. Estado, capital cafeeiro e política tributária na economia paulista exportadora, 1889-1930.. Latin American Research Review, Albuquerque, v. 36, n.1, p. 151-170, 2001.

45.
CODATO, Adriano Nervo2001CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . O Estado como instituição: uma leitura das Obras Históricas de Marx. Crítica Marxista (São Paulo), São Paulo, v. 13, p. 9-28, 2001.

46.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2000PERISSINOTTO, Renato M.. Estado, capital cafeeiro e crise política em São Paulo na década de 1920. The Hispanic American Historical Review, New Haven, v. 80, n.2, p. 299-332, 2000.

47.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2000PERISSINOTTO, Renato M.. A República e a modernização do Estado em São Paulo. Cadernos da F.F.C. (UNESP), Marília, v. 9, n.2, p. 105-125, 2000.

48.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO1996PERISSINOTTO, Renato M.. Hegemonia cafeeira e regime político oligárquico. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 6/7, p. 187-200, 1996.

49.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO1993PERISSINOTTO, Renato M.. Classe dominante e política econômica na economia cafeeira (1906-1930). Perspectivas (São Paulo), São Paulo, v. 16, p. 165-190, 1993.

50.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO1993PERISSINOTTO, Renato M.. Bloco no poder e conflitos regionais (1889-1930). Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 1, p. 29-42, 1993.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PERISSINOTTO, RENATO; Lacerda, Gustavo B. de (Org.) ; Szwako, José (Org.) . Curso livre de teoria política: normatividade e empiria. 1. ed. Rio de Janeiro: Appris, 2016. v. 1.

2.
PERISSINOTTO, RENATO; CODATO, Adriano Nervo (Org.) . Como estudar elites. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2015. v. 1. 320p .

3.
PERISSINOTTO, Renato M.. As elites políticas: questões de teoria e método. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. v. 1.

4.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . Marxismo como ciência social. 1. ed. Curitiba: Editora da UFP|R, 2011. 322p .

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. As elites políticas: questões de teoria e método. Curitiba: Editora Ibepex, 2009. v. 1. 227p .

6.
PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo (Org.) ; FUKS, M. (Org.) ; BRAGA, Sérgio Soares (Org.) . Quem governa? Um estudo das elites políticas do Paraná. Curitiba: Editora da UFPR, 2007. v. 1. 350p .

7.
FUKS, Mario (Org.) ; PERISSINOTTO, Renato M. (Org.) ; SOUZA, Nelson Rosário de (Org.) . Democracia e participação: os conselhos gestores do Paraná. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR, 2004. v. 1. 246p .

8.
PERISSINOTTO, Renato M.. Entrepreneurs, State and Interest Representation in Brazil. 1. ed. New York: Nova Science, 2003. v. 1. 178p .

9.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, M. (Org.) . Democracia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. v. 1. 306p .

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estado e capital cafeeiro em São Paulo (1889-1930). 1. ed. São Paulo: Annablume/FAPESP, 2000. v. 2. 524p .

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Classes dominantes e hegemonia na República Velha. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1994. v. 1. 251p .

Capítulos de livros publicados
1.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, RENATO ; BOLOGNESI, B. ; COSTA, LUIZ DOMINGOS ; MASSIMO, LUCAS ; COSTA, Paulo Roberto Neves . La sociología política de las elites políticas y estatales de Brasil: un balance de cincuenta años de estudios. In: Gabriel Vommaro; Mariana Gené. (Org.). Las élites políticas en el Sur. 1ed.Buenos Aires: Ediciones UNGS, 2018, v. 1, p. 10-70.

2.
PERISSINOTTO, RENATO; CODATO, Adriano Nervo ; LEITE, F. . Opostos Determinantes: A Sociologia Política Brasileira no Século XXI. In: Sergio Miceli; Carlos Benedito Martins. (Org.). Sociologia Brasileira Hoje II. 1ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2018, v. II, p. 19-64.

3.
PERISSINOTTO, RENATO; LEITE, F. . Ganancias y pérdidas analíticas de la autonomía disciplinar: la relación entre ciencia política y sociología política en Brasil. In: Vommaro, Gabriel; Gené, Mariana. (Org.). La vida social del mundo político. Investigaciones recientes en sociología política. 1ed.Buenos Aires: Ediciones UNGS, 2017, v. 1, p. 313-337.

4.
FUKS, M. ; SOUZA, Nelson Rosário de ; PERISSINOTTO, RENATO . Power and Consensus in Participatoy Institutions. The Assistencialist Council in Curitiba, Brasil. In: Ivani Vassoler-Froleich. (Org.). Reducing Latin America's Democratic Deficit From a Urban Perspective. 1ed.Beau Bassin: Scholar's Press, 2017, v. , p. 255-274.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, L. D. . Regime político oligárquico e profissionalização política: o caso da Primeira República brasileira (1889-1930). In: Sandra Ziegler. (Org.). 2da Reunión Internacional sobre Formación de las Elites : enfoques y avances de investigación en el estudio relacional de las desigualdades. 1ed.Buenos Aires: Flacso Argentina, 2015, v. 1, p. 49-67.

6.
PERISSINOTTO, RENATO; COSTA, P. R. N. ; NUNES, W. ; ILHA, A. . Elites estatais e industrialização: Brasil, Argentina e México. In: Paulo Roberto Neves Costa; Juarez Varallo Pont. (Org.). Empresário, desenvolvimento, cultura e democracia. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2015, v. , p. 57-84.

7.
BOLOGNESI, B. ; PERISSINOTTO, RENATO . O uso do survey no estudo do recrutamento político. In: Renato Perissinotto; Adriano Codato. (Org.). Como estudar elites. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2015, v. 1, p. 33-62.

8.
PERISSINOTTO, RENATO. Elites políticas. In: Geraldo de Giovanni; Marco Aurélio Nogueira. (Org.). Dicionário de Políticas Públicas. 1ed.São Paulo: Fundap/Unesp, 2013, v. 1, p. 1-3.

9.
PERISSINOTTO, RENATO. Luta de Classes. In: Geraldo de Giovanni; Marco Aurélio Nogueira. (Org.). Dicionário de Políticas Públicas. 1ed.São Paulo: Fundap/Unesp, 2013, v. 1, p. 1-3.

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Comparação e história na ciência social. In: Flávio Heinz. (Org.). "Poder, instituições e elites: 7 ensaios dde comparação e história. 1ed.Porto Alegre: Oikos, 2012, v. 1, p. 13-32.

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Tradição e modernidade no state-building paulista: 1889-1930. In: CALDEIRA, João Ricardo de Castro e ODALIA, Nilo. (Org.). História do Estado de São Paulo: a formação da unidade paulista (história administrativa de São Paulo). 1ed.São Paulo: IMESP, 2010, v. 3, p. 100-127.

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Constituição e participação: texto e contexto. In: Débora Messenberg ...[ et al.]. (Org.). Estudos Legislativos: 20 anos da Constituição Brasileira. Brasília: Senado Federal: Câmara dos Deputados: Tribunal de Contas da União: Universidade de Brasília, 2010, v. 1, p. 111-130.

13.
PERISSINOTTO, Renato M.. Visões de democracia nos governos Lerner e Requião ou como ainda faz sentido a distinção entre esquerda e direita. In: Lucia Cortes da Costa. (Org.). Estado e democracia: pluralidade de questões. Ponta Grossa: Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2008, v. , p. 57-74.

14.
PERISSINOTTO, Renato M.. Poder: Imposição ou consenso ilusório? Por um retorno a Max Weber. In: Renarde Freire Nobre. (Org.). O poder no pensamento social: dissonâncias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, v. , p. 29-58.

15.
PERISSINOTTO, Renato M.; Calderari, P. V. A. ; PALADINO, Andrea . Por uma sociologia dos juízes: comentários sobre a bibliografia e sugestões de pesquisa. In: José Maurício Pinto de Almeida e Márcia Leardini. (Org.). Recrutamento e Formação de Magistrados no Brasil. 1ed.Curitiba: Juruá, 2007, v. 1, p. -.

16.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario . Recursos, influência política e cultura cívica nos conselhos gestores de Curitiba. In: Evelina Dagnino; Luciana Tatagiba. (Org.). Democracia, sociedade civil e participação. 1ed.Chapecó: Argos, 2007, v. 1, p. 45-76.

17.
PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . Introdução. In: Perissinotto, Renato M.; Codato, Adriano N.; Fuks, Mario; Braga, Sérgio.. (Org.). Quem governa? Um Estudo das elites políticas do Paraná.. Curitiba: Editora da UFPR, 2007, v. 1, p. 31-40.

18.
PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, L. D. . O perfil dos parlamentares paranaenses: gênero, religião e classe. In: Perissinotto, Renato M.; Codato, Adriano N.; Fuks, Mario; Braga, Sérgio.. (Org.). Quem governa? Um Estudo das elites políticas do Paraná.. Curitiba: Editora da UFPR, 2007, v. 1, p. 69-92.

19.
PERISSINOTTO, Renato M.; BRAUNERT, Mariana B . A direita, a esquerda e a democracia: os valores políticos dos parlamentares paranaenses (1995-2002). In: Perissinotto, Renato M.; Codato, Adriano N.; Fuks, Mario; Braga, Sérgio.. (Org.). Quem governa? Um Estudo das elites políticas do Paraná.. Curitiba: Editora da UFPR, 2007, v. 1, p. 193-213.

20.
PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . Conclusão: o perfil da elite e o papel das instituições. In: Perissinotto, Renato M.; Codato, Adriano N.; Fuks, Mario; Braga, Sérgio.. (Org.). Quem governa? Um Estudo das elites políticas do Paraná.. Curitiba: Editora da UFPR, 2007, v. 1, p. 331-340.

21.
PERISSINOTTO, Renato M.. Poder e participação no Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba (1999-2001). In: Mario Fuks; Renato M. Perissinotto; Nelson Rosário de Souza. (Org.). Democracia e participação: os conselhos gestores do Paraná. 1ed.Curitiba: Editora da UFPR, 2004, v. 1, p. 45-74.

22.
PERISSINOTTO, Renato M.. Representation of Interest and State Autonomy in the São Paulo Agro-Export Economy (1889-1930). In: Renato Monseff Perissinotto. (Org.). Entrepreneurs, State and Interest Representation in Brazil. 1ed.New York: Nova Sciense, 2003, v. 1, p. 1-26.

23.
PERISSINOTTO, Renato M.. Representation of interest and State autonomy in the São Paulo agro-export economy (1889-1930).. In: Frank H. Columbus. (Org.). Politics and Economics of Latin America (vol. 3). Nova Iorque: Nova Science, 2003, v. 3, p. 65-84.

24.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . The State and Contemporary Political Theory: Lessons From Marx. In: Stanley Aronovitz; Peter Bratsis. (Org.). State Theory Reconsidered: Paradigm Lost. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002, v. , p. 53-72.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e participação: o caso do Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba. In: Renato Monseff Perissinotto; Mario Fuks. (Org.). Democracia: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, v. 1, p. 211-244.

26.
PERISSINOTTO, Renato M.. Industria y nación durante la Primera República brasilera. In: Cristina Lucchini; Angel Cerra. (Org.). Industrialismo y nacionalidad en Argentina y el Brasil: 1890-1950. 1ed.Buenos Aires: Ediciones del Signo, 1999, v. 1, p. 37-80.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.. Classes dominantes, Estado e os conflitos políticos na Primeira República em São Paulo: sugestões para pensar a década de 1920. In: Helena Carvalho de Lorenzo; Wilma Peres da Costa. (Org.). A década de 1920 e as origens do Brasil moderno. 1ed.São Paulo: Editora da Unesp/FAPESP, 1997, v. , p. 37-70.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PERISSINOTTO, Renato M.. Repensar a Universidade. Carta Capital na Escola, São Paulo, p. 48 - 49, 10 jun. 2009.

2.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . El Estado como institución. Una lectura de las obras históricas de Marx. PrensaFondo.com, 09 fev. 2009.

3.
PERISSINOTTO, Renato M.. Bicicleta e política. Gazeta do Povo, p. 1 - 1, 30 set. 2008.

4.
PERISSINOTTO, Renato M.. Paz de cemitério. Gazeta do Povo, Curitiba, 23 set. 2008.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. Curitiba e a cultura. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 1 - 1, 16 set. 2008.

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Justiça de classe. Gazeta do Povo, Curitiba, 09 set. 2008.

7.
PERISSINOTTO, Renato M.. Política e política. Gazeta do Povo, Curitiba, 02 set. 2008.

8.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e horário eleitoral. Gazeta do Povo, Curitiba, 26 ago. 2008.

9.
PERISSINOTTO, Renato M.. Eduardo Santos e nós. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 1 - 1, 19 ago. 2008.

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Transporte coletivo e classe média. Gazeta do Povo, Curitiba, 12 ago. 2008.

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e dinheiro. Gazeta do Povo, Curitiba, 04 ago. 2008.

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Golpe contra a democracia. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 1 - 1, 12 set. 2007.

13.
PERISSINOTTO, Renato M.. A indignação seletiva. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 11 - 11, 06 mar. 2007.

14.
PERISSINOTTO, Renato M.. Pais dos pobres ou líderes de esquerda?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 01 nov. 2006.

15.
PERISSINOTTO, Renato M.. Argumentos e interesses. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 25 out. 2006.

16.
PERISSINOTTO, Renato M.. A democracia e os amigos eleitores. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 18 out. 2006.

17.
PERISSINOTTO, Renato M.. A inutilidade dos debates. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14 - 14, 11 out. 2006.

18.
PERISSINOTTO, Renato M.. Viva o segundo turno!. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 11 - 11, 04 out. 2006.

19.
PERISSINOTTO, Renato M.. Res publica de papel. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 27 set. 2006.

20.
PERISSINOTTO, Renato M.. Para que diferenciar o que é igual?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14 - 14, 20 set. 2006.

21.
PERISSINOTTO, Renato M.. Círculo vicioso. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 13 - 13, 13 set. 2006.

22.
PERISSINOTTO, Renato M.. Chega dos mesmos?. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14 - 14, 06 set. 2006.

23.
PERISSINOTTO, Renato M.. Razões da pasmaceira. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14 - 14, 30 ago. 2006.

24.
PERISSINOTTO, Renato M.. Os candidtos e o interesse pela política. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 14 - 14, 23 ago. 2006.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.. O crime organizado e o escandaloso silêncio dos candidatos. Gazeta do Povo, Curitiba, 16 ago. 2006.

26.
PERISSINOTTO, Renato M.. Para além da economia. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 16 - 16, 09 ago. 2006.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo . A universidade Republicana. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 3 - 3, 19 dez. 2002.

28.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e cidadania (final). Gazeta Mercantil, Curitiba, p. 2 - 2, 09 jun. 1999.

29.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e cidadania I. Gazeta Marcantil, Curitiba, p. 2 - 2, 08 jun. 1999.

30.
PERISSINOTTO, Renato M.. Quem cerca a praça. Gazeta Mercantil - Suplemento Local, Curitiba, p. 2 - 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PERISSINOTTO, RENATO; TOKUMOTO, A. ; Dias, R. P. ; DANTAS, E. G. . DE ONDE VEM OS DIRIGENTES DO BNDES? RECRUTAMENTO E REDES SOCIAIS (1995-2016). In: XI Encontro Nacional da ABCP, 2018, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional da ABCP. Curitiba: ABCP, 2018. v. 1. p. 1-20.

2.
PERISSINOTTO, RENATO; DANTAS, E. G. . Ministros da área econômica no Brasil (1964-2015): por que saem e para onde vão?. In: Latin American Studies Association 2016, 2016, Nova Iorque. Lasa 2016 Proceedings. Nova Iorque: Lasa, 2016.

3.
PERISSINOTTO, RENATO; DANTAS, E. G. ; FRANZ JR., Paulo . A equipe econômica do governo: um estudo sobre os ministros da área econômica no Brasil (1965 ? 2016). In: 10 Encontro da ABCP, 2016, Belo Horizonte. Anais eletrônicos do 10 Encontro da ABCP. Rio de Janeiro: ABCP, 2016. v. 1. p. 1-20.

4.
CAVALIERI, M. ; PERISSINOTTO, RENATO ; DANTAS, E. G. . MAINSTREAM ECONÔMICO E PODER: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS DIRETORES DO BANCO CENTRAL DO BRASIL NOS GOVERNOS DO PSDB E DO PT. In: 39 Encontro Anual da Anpocs, 2015, Caxambu. Anais da Anpocs. São Paulo: Anpocs, 2015.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. Ocupação profissional, profissionalização política e partidos nas eleições de 2010 no Brasil.. In: IX Encontro da ABCP, 2014, Brasília. Anais Eletrônicos do IX /encontro da ABCP, 2014.

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Burocracia econômica e industrialização no Brasil (1930-1966): Notas para uma futura comparação com o caso argentino.. In: 36 Encontro Anual da Anpocs, 2012, Águas de Lindoia. Anais do 36o Encontro Nacional da Anpocs, 2012.

7.
PERISSINOTTO, Renato M.; WAGNITZ, Paula A. ; MORAES, T. T. . A profissionalização da carreira jurídica e a trajetória dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná (1891-1981). In: 35º Encontro Anual da Anpocs, 2011, Caxambu. 35º Encontro Anual da Anpocs, 2011.

8.
VIEGAS, R. ; MONGELOS, S. ; PERISSINOTTO, Renato M. . AUTOPERCEPÇÃO E CONTROLE EXTERNO O caso do Tribunal de Justiça do Paraná. In: 35o ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS ? ANPOCS, 2011, Caxambu. 35o ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS ? ANPOCS, 2011.

9.
VEIGA, L. ; PERISSINOTTO, Renato M. . Profissionalização política, processo seletivo e recursos partidários: uma análise da percepção dos candidatos do PT, PMDB, PSDB e DEM nas eleições para Deputado Federal de 2010.. In: 35 Encontro Anual da ANPOCS, 2011, Caxambu. 35º Encontro Anual da Anpocs, 2011.

10.
PERISSINOTTO, Renato M.; MEDEIROS, P. L. C. . Juízes, advogados e promotores: socialização e percepção profissionais. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

11.
PERISSINOTTO, Renato M.; MIRIADE, A. . Recrutamento e carreira política dos candidatos: um olhar da dimensão ideológica nas eleições brasileiras de 2006. In: XXVIII International Congress if the Latian American Studies Association, 2009, Rio de Janeiro. XXVIII International Congress if the Latian American Studies Association, 2009.

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Comparação e Ciência Social: modelos teóricos e aplicações práticas. In: Colóquio ? política, história e sociedade, 2009, Curitiba. Política,História e Sociedade: perspectivas comparadas. Anais do evento.. Curitiba, 2009. p. 7-50.

13.
PERISSINOTTO, Renato M.; MIRIADE, A. . Recrutamento e carreira política dos candidatos: um olhar da dimensão ideológica nas eleições brasileiras de 2006.. In: IV Congreso da Asociación Latinoamericana de Ciencia Política (ALACIP), 2008, San Jose de Costa Rica. Gobernanza sin desarrollo? Repensar el bienestar en América Latina. Costa Rica, 2008. v. 1. p. 1-1.

14.
PERISSINOTTO, Renato M.; BOLOGNESI, B. . Partidos e recrutamento partidário para as eleições para deputado federal nas eleições de 2006. In: 6o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2008, Campinas. 6o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. Campinas, 2008.

15.
PERISSINOTTO, Renato M.; MIRIADE, A. . Caminhos para o Parlamento: partidos e recrutamento político nas eleições de 2006. In: 32 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2008, Caxambu. Anais do 32 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2008.

16.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. . Elitismo versus Marxismo? Por uma agenda empírica de pesquisa. In: 32 Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2008, Caxambu. 32 Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2008.

17.
TRIBESS, Camila ; PERISSINOTTO, Renato M. . Os deputados federais paranaenses: uma análise do perfil parlamentar entre 1946 e 2006. In: VI Encontro Internacional do Fomerco (Fórum Universitário Mercosul) - Os Novos Rumos do Mercosul, 2007, Aracaju. VI Encontro Internacional do Fomerco (Fórum Universitário Mercosul) - Os Novos Rumos do Mercosul. Aracaju, 2007. p. 1-16.

18.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, M. . Resouces, Decision and Power Within Participative Institutions: The Case of the Social Policies Councils in Curitiba. In: International Congress of Latin American Studies Association, 2006, San Juan. LASA2006 / De-Centering Latin Amrican Studies. p. 1-17.

19.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, M. . Recursos, poder e cultura nos conselhos gestores de Curitiba. In: Terceiro Congresso Latino-Americano de Ciência Política - Democracia e Desigualdades, 2006, Campinas. Democracia e Desigualdades.

20.
PERISSINOTTO, Renato M.; BRAUNERT, Mariana B . Elite e cultura política: o caso paranaense durante o governo Lerner (1995-2002).. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005, Belo Horizonte. Anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005.

21.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario . Participação e poder em instituições participativas. In: 28 Encontro Anual Anpocs, 2004, Caxambu. CD ROM com textos do 28 Encontro Anual Anpocs, 2004.

22.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, M. . A questão dos recursos nos conselhos gestores de Curitiba. In: Seminário nacional sobre participação política, 2004, Florianópolis. Seminário Nacional de Participação Política, 2004.

23.
FUKS, M. ; PERISSINOTTO, Renato M. . Conselhos gestores e cultura cívica no Paraná. In: 28 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciênicas Sociais (ANPOCS), 2004, Caxambu. 28 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciênicas Sociais (ANPOCS), 2004.

24.
FUKS, Mario ; PERISSINOTTO, Renato M. ; RIBEIRO, Ednaldo . Cultura política e desigualdade: o caso dos conselhos municipais de Curitiba. In: 27 Encontro Anual da ANPOCS, 2003, Caxambu. 27 Encontro Anual da ANPOCS, 2003. v. 1. p. 1-1.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estado e corporativismo em São Paulo (1889-1930): um estudo da relação entre a Associação Comercial de Santos e o Estado na política cafeeira. In: Segundas Jornadas de Historia Económica, 1999, Montevideo. Segundas Jornadas de Historia Económica. Montevideo: Asociacion Uruguaya de Historia Económica, 1999.

26.
PERISSINOTTO, Renato M.. Café e representação de interesses: um estudo das associações de classe na economia cafeeira paulista (1889-1930). In: III Congresso Brasileiro de História Econômica, 1999, Curitiba. III Congresso Brasileiro de História Econômica. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 1999.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.. A política cafeeira no Brasil na década de 1920: a classe contra o Estado. In: XVI Jornadas de Historia Económica, 1998, Quilmes. XVI Jornadas de Historia Económica. Quilmes: Associación Argentina de Historia Económica/Universidade Nacional de Quilmes/CEHR, 1998. v. 1.

28.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estado e capital cafeeiro (1889-1930): Notas sobre uma pesquisa em andamento. In: II Congresso Brasileiro de História Econômica, 1996, Niterói. Anais do II Congresso Brasileiro de História Econômica. Niterói: ABPHE/ICHF-UFF, 1996. v. 2. p. 256-278.

29.
PERISSINOTTO, Renato M.. Elites regionais e Estado no Brasil (1889-1930). In: V Congresso Brasileiro de Geógrafos, 1994, Curitiba. Anais do V Congresso Brasileiro de Geógrafos. São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros/FINEP/CNPq, 1994. v. 1. p. 327-336.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERISSINOTTO, Renato M.. ?Vocação inata? e recursos sociais: o caso dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. Resumos do XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007. v. 1. p. 340-341.

2.
PERISSINOTTO, Renato M.; BRAUNERT, Mariana B . A direita, a esquerda e a democracia. In: XXV Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia, 2005, Porto Alegre. Anais do XXV Congresso da Associação Latino Americana de Sociologia, 2005.

3.
SOUZA, Nelson Rosário de ; PERISSINOTTO, Renato M. ; FUKS, Mario . Participação e processo decisório em conselhos gestores de Curitiba. In: 4o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política, 2004, Rio de Janeiro. 4o Encontro Nacional da Asssociação Brasileira de Ciência Política, 2004. v. 1. p. 73-73.

4.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario ; SOUZA, Nelson Rosário de . Participação e processo decisório em alguns conselhos gestores de Curitiba. In: Seminário Nacional: Movimentos sociais, participação e democracia, 2004, Florianópolis, 2004.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e participação: o caso dos Conselhos Municipais de Assistência Social, Saúde e Criança e Adolescente de Curitiba. In: Terceiro Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2002, Niterói. Livro de Resumos do Terceiro Encontro da ABCP, 2002. v. 1. p. 1-1.

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Democracia e participação: o caso do Conselho Municipal de Assistência Social de Curitiba. In: XII Congresso Nacional dos Sociólogos, 2002. Resumos do XII Congresso Nacional dos Sociólogos.

7.
PERISSINOTTO, Renato M.. Os limites da democracia na tradição realista da teoria democrática. In: X Congresso Brasileiro de Sociologia, 2001, Fortaleza. Resumos do X Congresso Brasileiro de Sociologia, 2001.

8.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estado e representação de interesses em São Paulo. In: I Simpósio Internacional de Ciência Política, 2001, Porto Alegre. Resumos do Simpósio, 2001.

9.
PERISSINOTTO, Renato M.. O advento da República e a burocratização do aparelho repressivo em São Paulo. In: História e Fronteiras, 1999, Florianópolis. XX Simpósio Nacional de História - ANPUH. Florianópolis: ANPUH/UFSC, 1999. p. 630-631.

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Federação, Estado e capital cafeeiro em São Paulo (1889-1930). In: XX Simpósio Nacional de História - História e Fronteiras, 1999, Florianópolis. XX Simpósio Nacional de História - História e Fronteiras - ANPUH. Florianópolis: ANPUH/UFSC, 1999. p. 631-631.

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Federalismo, Estado e representação de interesses na Primeira República. In: Seminário Nacional de Comportamento Político, 1997, Florianópolis. Valores e democracia na América Latina. Florianópolis: CFH-UFSC, 1997. p. 125-126.

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estado, burguesia cafeeira e política tributária na economia exportadora (1889-1930). In: Brazilian Identity and Globalization, 1997, Washington. Brazilian Identity and Globalization. Washington: Brazilian Studies Association - BRASA, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
PERISSINOTTO, RENATO; DANTAS, E. G. ; FRANZ JR., Paulo . A equipe econômica do governo: um estudo sobre os ministros da área econômica no Brasil (1965 ? 2016). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PERISSINOTTO, Renato M.. ESTADO DESARROLLISTA, ELITES ESTATALES E INDUSTRIALIZACIÓN EN BRASIL Y ARGENTINA (1930-1960): UN ANÁLISIS CUALITATIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PERISSINOTTO, Renato M.; WAGNITZ, Paula A. . Classe dirigente e cultura política no estado do Paraná (2002-2006). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PERISSINOTTO, Renato M.; SOUZA, Nelson Rosário de . Poder e consenso em instituições participativas: o caso dos conselhos "assistencialistas" de Curitiba, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. Classe e elite de classe: o caso da Sociedade Rural Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Caminhos para o parlamento: sucesso eleitoral nas eleições para deputado federal em 2006. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PERISSINOTTO, RENATO. Redemocratização e promessas (ainda) não cumpridas. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2015 (Resenha bibliográfica).

2.
PERISSINOTTO, Renato M.; MASSIMO, L. . Apresentação do dossiê 'elites em diferentes escalas: teoria e metodologia no estudo dos grupos dirigentes'. Curitiba: UFPR, 2014 (Divulgação científica).

3.
PERISSINOTTO, Renato M.. Industrialization and State Elites in Brazil and Argentina (1930-1966): Notes for a Comparative Research. Oxford: Latin American Centre, University of Oxford, 2012 (Working paper).

4.
Lacerda, Gustavo B. de ; PERISSINOTTO, Renato M. . Prosopografia. Curitiba: Revista de Sociologia e Política, 2011. (Tradução/Artigo).

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. Resenha do livro "Estado, política e classes sociais", de Armando Boito Jr.. São Paulo: Boi Tempo, 2008 (Resenha bibliográfica).

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Prefácio a "Tecendo o presente: oito autores para pensar o século XXI". Curitiba, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7.
PERISSINOTTO, Renato M.. Apresentação. Maringá, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

8.
PERISSINOTTO, Renato M.. O poder sem face: de volta à velha antinomia "estrutura" e "prática"?. Curitiba: UFPR, 2003 (Resenha bibliográfica).

9.
PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo ; Silva, Angelo J. da ; Burmester, Ana M. . História e Memória. Curitiba: Gazeta do Povo, 2002 (Organização de encarte comemorativo dos 90 anos da UFPR).

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Sociologia e História: um par necessário. Curitiba: Revista de Sociologia e Política, 2000 (Resenha bibliográfica).

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Ruralismo e hegemonia na Primeira República. Curitiba 1999 (Resenha bibliográfica).

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Entre as estruturas e os indivíduos: um balanço crítico do marxismo analítico. Curitiba: Cadernos de Ciências Sociais, 1996 (Divulgação científica).

13.
PERISSINOTTO, Renato M.. Estrutura, atores e análise política. Curitiba 1994 (Resenha bibliográfica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARENCO, A. ; THOMAZ, O. R. ; PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF . Avaliação para a Coordenação de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN-UNICAMP). 2015.

Trabalhos técnicos
1.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para o Boletim Informativo Bibliográfico - Anpocs. 2018.

2.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista de História Unisinos. 2018.

3.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2018.

4.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Dados.. 2018.

5.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a revista Cadernos CRH. 2017.

6.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Dados. 2017.

7.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para o Boletim Informativo Bibliográfico da Anpocs. 2017.

8.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista de Sociologia e Política. 2017.

9.
PERISSINOTTO, RENATO. Parece para a Revista Iconos (Flacso Ecuador). 2017.

10.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Agencia Nacional de Investigación e Innovación. Uruguay. 2017.

11.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Dados. 2017.

12.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Opinião Pública. 2017.

13.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Agenda Política. 2016.

14.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para avaliação de artigo submetido à Revista Estado e Sociedade. 2016.

15.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista América Latina na História. 2016.

16.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Tempos Históricos. 2016.

17.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista de Sociologia e Política. 2016.

18.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista de Sociologia e Política. 2015.

19.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Crítica Marxista. 2015.

20.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Intersticios Sociales (México). 2015.

21.
PERISSINOTTO, RENATO. Parece para a revista Teoria e Pesquisa. 2015.

22.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a revista Opinião Pública. 2015.

23.
PERISSINOTTO, RENATO. Parecer para a Revista Brasileira de Ciência Política. 2015.

24.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a revista Journal of Politics in Latin America (German Institute of Global and Area Studies Institute of Latin American Studies). 2014.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista de Economia Política. 2014.

26.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Debates. 2014.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Dados. 2014.

28.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para Centro de Estudios Económicos de la Empresa y del Desarrollo (CEEED) ? Facultad de Ciencias Económicas ? UBA. 2014.

29.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Política e Sociedade. 2013.

30.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para 'ANUARIO CEEED Centro de Estudios Económicos de la Empresa y el Desarrollo' da Universidade de Buenos Aires. 2013.

31.
PERISSINOTTO, Renato M.. Concurso Brasileiro ANPOCS de Teses e Dissertações Universitárias em Ciências Sociais ? Edição 2013. 2013.

32.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Brasileira de Ciência Política. 2013.

33.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Prelúdios. 2013.

34.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista America Latina Hoy. 2012.

35.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a revista Cahier du Brèsil. 2012.

36.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a revista Teoria e Debate. 2012.

37.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Opinião Pública. 2012.

38.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Opinião Pública (CESOP-UNICAMP). 2011.

39.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Debates. 2011.

40.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2010.

41.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para artigo submetido à Revista Opinião Pública. 2010.

42.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2010.

43.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2009.

44.
PERISSINOTTO, Renato M.. Depoimento ao Projeto "Toque de Ciência", financiado pela Unesp e pelo CNPq. 2009.

45.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecerr para a Revista Opinião Pública. 2008.

46.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista de Sociologia e Política. 2008.

47.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Lua Nova. 2008.

48.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2008.

49.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista de Ciencias Sociales (Universidad de la Republica - Uruguay). 2008.

50.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Estudos Históricos. 2008.

51.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2007.

52.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista São Paulo em Perspectiva. 2007.

53.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para a Revista Opinião Pública. 2007.

54.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer dado a artigo submetido à Revista da Associação Brasileira de Ciência Política. 2006.

55.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer sobre artigo submetido à Revista Opinião Pública (CESOP-UNICAMP). 2005.

56.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer para o CNPq. 2004.

57.
PERISSINOTTO, Renato M.. Paracer para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina. 2004.

58.
PERISSINOTTO, Renato M.. Parecer sobre artigo submetido à Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PERISSINOTTO, RENATO. om festa de arromba, PT apresenta Lula da Silva como candidato às presidenciais, entrevista ao Jornal Público , de Portugal. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologa e Política. 2010. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

2.
CASTRO, Lucas F. ; WOWK, R. ; POLATTI, R. ; PERISSINOTTO, Renato M. . Quem são e o que pensam os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, 2006. 2008. (Co-coordenador de montagem de banco de dados).

3.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política. 2008. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

4.
PERISSINOTTO, Renato M.. República, Estado e democracia no Brasil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PERISSINOTTO, Renato M.; Gouvêa, J. C. ; CODATO, Adriano Nervo . Banco de dados As elites administrativas, parlamentares e partidárias do Paraná, 1995-2006. 2007. (Co-coordenador de montagem de banco de dados).

6.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. ; Szwako, José . Revisão da tradução do artigo. 2007. (Editor de Revista Científica).

7.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. ; Szwako, José . Revisão da tradução do texto "Seguindo Pierre Bourdieu no campo", publicado no número 26 da Revista de Sociologia e Política. 2006. (Editor de Revista Científica).

8.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario . Banco de Dados Estudo dos conselhos muncipais de Curitiba (2002). 2005. (Co-coordenador de montagem de banco de dados).

9.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, Mario ; CODATO, Adriano Nervo ; COSTA, Paulo Roberto Neves ; BRAGA, Sérgio Soares . Banco de dados sobre o perfil da Elite Política Paranaense, 1994-2002. 2005. (Co-coordenador de montagem de banco de dados).

10.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política. 2004. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

11.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política. 2003. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

12.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política. 2002. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

13.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política. 2001. (Coordenador de Projeto de Auxílio à Editoração Científica/CNPq).

14.
CODATO, Adriano Nervo ; PERISSINOTTO, Renato M. ; COSTA, Paulo Roberto Neves . Revista de Sociologia e Política. 2001. (Editor de Revista Científica).

15.
PERISSINOTTO, Renato M.. Revista de Sociologia e Política - Editor Executivo do n. 14. 2000. (Editor de Revista Científica).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
PERISSINOTTO, RENATO. Fotografia que compõe a capa do livro 'como estudar elites'. 2015. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PERISSINOTTO, RENATO. Aula Inaugural para o Curso de Ciência Política da Uninter. 2016 (Divulgação científica).

Demais trabalhos
1.
PERISSINOTTO, Renato M.. Comparação, ciências sociais e história: por que o cientista social deve comparar e por que usar a história?. 2009 (seminário de pós-graduação) .

2.
PERISSINOTTO, Renato M.. Caminhos para o parlamento: sucesso eleitoral nas eleições para Deputado Federal de 2006. 2007 (seminário de pós-graduação) .

3.
PERISSINOTTO, Renato M.. Classe e elite de classe: o caso da SRB (1919-1930). 2007 (seminário de pós-graduação) .

4.
PERISSINOTTO, Renato M.. O governo petista: sugestões para uma análise política. 2004 (Demais trabalhos relevantes) .

5.
PERISSINOTTO, Renato M.. As várias faces da Sociologia Política. 2003 (seminário de pós-graduação) .

6.
PERISSINOTTO, Renato M.. Notas metodológicas sobre estudos de elites políticas. 2003 (seminário de pós-graduação) .

7.
PERISSINOTTO, Renato M.. Grupos de interesse e política econômica na República Velha. 2001 (seminário de pós-graduação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OSTRENSKY, E.; REIS, B. P. W.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Pedro Ernesto Vicente de Castro. Representação política e accountability. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

2.
CODATO, Adriano Nervo; DARAUJO, M. C. S.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Paulo Franz Junior. O recrutamento ministerial no Brasil: um estudo comparativo entre os governos do PSDB e do PT. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

3.
BOLOGNESI, B.; VIEIRA, S. M.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Mariana Werner de Lemos. Institucionalizaçãopartidária: modelo analítico e aplicação em PSDB, DEM e PT. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CODATO, Adriano Nervo; CAMPOS, L. A. S. C.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Mariana Arcos Lorencetti. Estudo de uma profissão da política: os advogados na Câmara dos Deputados (1945-2010). 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

5.
BIANCHI, A.; SOUZA, Nelson Rosário de; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Fabiane Valmore. A ciência política no Brasil: a percepção dos editores de periódicos científicos nacionais e a produção publicada entre 2005 e 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

6.
COSTA, P. R. N.; PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF; CAVALIERI, M.. Participação em banca de Eric Gil Dantas. Os dirigentes do Banco Central do Brasil: Quem são, de onde vêm e para onde vão. Uma análise dos governos FHC, Lula e Dilma.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

7.
COSTA, P. R. N.; LEOPOLDI, M. A.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Juliano Miguel Braga Griebler. A ação política do setor industrialista têxtil no Brasil: a ABIT e a abertura econômica (1987-1997). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

8.
LOUREIRO, M. R.; CODATO, Adriano Nervo; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Felipe Alejandro Guerrero Rojas. Os economistas chilenos: o perfil social de uma elite política no período de 1958 a 2013. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

9.
CODATO, Adriano Nervo; ARANTES, R.; PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF. Participação em banca de Paula Matoski Butture. A Comissão da Ordem Social na Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988): A lógica sociopolítica do comportamento parlamentar. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

10.
VILLA, R.; PEREIRA, A. E.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Caroline Cordeiro Viana e Silva. Segurança Internacional e novas ameaças: a securitização do narcotráfico na fronteira brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

11.
CODATO, Adriano Nervo; BRAGA, R.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Fernando Marcelino Pereira. Uma "Nova Classe" no capitalismo brasileiro recente? Um estudo sobre a direção executiva da PREVI durante o governo Lula. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

12.
CODATO, Adriano Nervo; COUTO, C. G.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Felipe Calabrez da Silva. Reforma do Aparelho de Estado no Governo Cardoso: Entre o ajuste fiscal e a reforma gerencial. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

13.
Cervi, E. U.; WOITOWICZ, K.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Ana Paula Hedler. Mulher e mídia: uma análise do enquadramento de políticas femininas nos jornais Folha de São Paulo e Gazeta do Povo de 2005 a 2008.. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná.

14.
Meneguello, R.; RODRIGUES, Leoncio M.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Luiz Domingos Costa. Os representantes dos estados no Congresso: composição social e carreira política dos Senadores brasileiros (1987-2007). 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
Messenberg, Debora; PERISSINOTTO, Renato M.; Coelho, Maria F. P.. Participação em banca de Renata Florentino de Faria Santos. Saindo de cena: parlamentares que desistem da disputa eleitoral no Brasil (1990-2006). 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

16.
VEIGA, L.; ALDÉ, Alessandra; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Rachel Callai Bragatto. Política e internet: oportunidades de participação democrática nos portais dos executivos nacionais dos seis maiores países sul-americanos. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

17.
COSTA, L. C.; PERISSINOTTO, Renato M.; Cunha, L. A. G.. Participação em banca de Isaias Cantóia Luiz. A participação da sociedade civil na gestão da saúde pública em Ponta Grossa. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

18.
COSTA, Paulo Roberto Neves; GOMES, Angela de Castro; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Juarez Varallo Pont. Empresariado industrial, ação política e legislação social (1930-1988). 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

19.
ARRETCHE, M. T. S.; PERISSINOTTO, Renato M.; MARQUES, Eduardo Cesar. Participação em banca de Renata Schlumberger Schevisbiski. Regras institucionais e processo decisório de políticas públicas: uma análise sobre o conselho nacional de saúde (1990-2006). 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência Política) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

20.
COSTA, Paulo Roberto Neves; PERISSINOTTO, Renato M.; Cervi, E. U.. Participação em banca de René Castro Berardi. Padrões de Ação Política dos empresários: o caso da Associação Brasileira da Indústria Eletroeltrônica, ABINEE (1989-2002). 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

21.
MARQUES, Eduardo Cesar; PERISSINOTTO, Renato M.; LIMONGI, Fernando. Participação em banca de Louise Ronconi de Nazareno. Redes sociais e coalizão de governo em Curitiba (1985-2004).. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade de São Paulo.

22.
DAGNINO, Evelina; COSTA, Valeriano Mendes Ferreira; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Alexandre Gazeta. Democracia e participação social: a experiência dos Conselhos Municipais de Saúde no interior de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

23.
FUKS, Mario; PERISSINOTTO, Renato M.; VILLA, R.. Participação em banca de Ivana Cristina Lima de Lameida. Adeus ao Sindicato? O sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

24.
FUKS, Mario; FREY, Klaus; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Marcio Rojânio da Ponte Sales. Conselho municipal de Saúde de Curitiba: um estudo sobre as condições favoráveis para a construção do interesse público (1991-2001). 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

25.
PERISSINOTTO, Renato M.; PEREIRA, Alexsandro Eugênio; COSTA, Paulo Roberto Neves. Participação em banca de Marcus Roberto de Oliveira. Ofensiva conservadora na crise do populismo brasileiro: uma análise da coalizão anti-Goulart em Curitiba-PR (1961-64). 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

26.
PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, Paulo Roberto Neves; PANSARDI, Marcus Vinícius. Participação em banca de Márcio Mauiri Kieller Gonçalves. Elite comunista: um perfil socioeconômico dos dirigentes estaduais do Partido Comunista Brasileiro no Paraná: 1945-1964.. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

27.
PERISSINOTTO, Renato M.; VILLA, R.; hermann, L.. Participação em banca de Emerson Urizzi Cervi. Rádio e renovação política em eleições majoritárias. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

28.
PERISSINOTTO, Renato M.; VILLA, R.; Kritsch, R.. Participação em banca de Marcos Antonio da Silva. Partido dos trabalhadores em Curitiba: origens e características. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

29.
PASSOS, D. D.; PERISSINOTTO, Renato M.; VILLA, R.; CARLEIAL, L.. Participação em banca de Daniel Domingos dos Passos. A internacionalização do setor bancário. 2001. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

30.
SARTURI, E. F.; PERISSINOTTO, Renato M.; BAQUERO, M.. Participação em banca de Eduardo Fernandes Sarturi. Reforma eleitoral: desafios à institucionalização das regras da competição política. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

31.
PERISSINOTTO, Renato M.; FUKS, M.; BAQUERO, M.. Participação em banca de Ednaldo Aparecido Ribeiro. Cultura política e teoria democrática. 2001. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
COSTA, P. R. N.; FONSECA, P. C. D.; CURADO, M.; CODATO, Adriano Nervo; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Wellington Nunes. Uma estratégia desenvolvimentista sem um 'Estado Desenvolvimentista': o caso dos governos Lula. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
LIMA, C. A. M.; COSTA, H.; SÊGA, R. A.; OLIVEIRA, R. C.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Sandro Aramis Richter Gomes. Parentelas, partidos e transição política: mudança na gestão de diretórios partidários e na atuação política das elites regionais na passagem do Império para a República. Paraná (1853-1926). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

3.
TRINDADE, A. D.; CHAGURI, M. M.; VIEIRA, C. E.; CEPEDA, V. A.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Arilda Fortunata Arboleya. Educação nos anos 30 e os dilemas da modernização no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

4.
MORAES, P. R. B.; GUSSO, R. B.; SOUZA, L. A. F.; LOPES, C. S.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Fábia Berlatto. Sociologia Política da Segurança Pública: Um estudo dos scretários estaduais. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

5.
ORTIZ, R.; ALMEIDA, F.; RIDENTI, M.; SANTOS, M. V. M.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Karla Gobo. Noblesse d'État: o habitus do campo diplomático brasileiro. 2016. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
SAMPAIO, R. C.; VEIGA, L.; PERISSINOTTO, Renato M.; BRAGA, Sérgio Soares; HOROCHOWSKI, R.. Participação em banca de Maria Alejandra Nicolás. Internet, parlamentares e contexto off-line: websites parlamentares em contextos institucionais diferentes. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná.

7.
NOLL, I.; TRINDADE, H.; GRIJO, L. A.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Ledir de Paula Pereira. Elites políticas e a construção dos estados federativos na Primeira República em perspectiva comparada: São Paulo e Rio Grande do Sul. 2015. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MONTEIRO, L. A.; SILVA, M. A.; PERLI, F.; SOUZA, J. C.; PERISSINOTTO, RENATO. Participação em banca de Victor Garcia Miranda. Âncoras monetárias e ordem atômica: a aprovação da emenda da reeleição no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

9.
BRAGA, M. S. S.; Meneguello, R.; POWER, T.; RIBEIRO, P. J. F.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Bruno Bolognesi. Caminhos para o poder: a seleção de candidatos a deputado federal nas eleições de 2010. 2013. Tese (Doutorado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
Noll, M. I. S.; MARENCO, A.; Cortes, Soraya V.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de ângela Quintanilha Gomes. Os conselhos municipais em Porto Alegre (1937-2008): Quem participa?. 2011. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
GITHAY, Maria Lucia Caira; SZMRECSANYI, Maria Irene; ANDRADE, Carlos Roberto M.; ROLNIK, Raquel; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Sidney Piochi Bernardini. Construindo infra-estruturas, ploanejando territórios: a secretaria de agricultura, comércio e obras públicas do governo estadual paulista (1892-1926). 2008. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

12.
RODRIGUES, Leoncio M.; CRUZ, S. V.; DINIZ, Eli.; Moraes, R. C. de M.; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Adriano Nervo Codato. Elites e instituições no Brasil: uma análise contextual do Estado Novo. 2008. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
GIL, F. C.; CORPAS, D.; CAETANO, K. E.; CAMARGO, L. G. B de; PERISSINOTTO, Renato M.. Participação em banca de Roberto Nicolato. A realidade da ficção: uma contribuição do jornalismo à literatura dos anos 70. 2008. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

14.
MINELLA, Ary César; PERISSINOTTO, Renato M.; CARVALHO, Carlos Eduardo Ferreira de; SOUZA, Fernando Ponte de; JINKINGS, Nise Maria Tavares. Participação em banca de Thulio Cícero Guimarães Pereira. Bancos e banqueiros, sociedade política: o Bamerindus e José Eduardo de Andrade Vieira. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia Política) - Universidade Federal de Santa Catarina.

15.
BUENO, Clodoaldo; COSTA, Milton Carlos; NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das; PERISSINOTTO, Renato M.; BUSSETO, Áureo. Participação em banca de Lorayne Garcia Ueocka. A campanha civilista nas ruas: uma análise de sua construção retórico-política. 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

16.
PERISSINOTTO, Renato M.; Boito, A.; Ferreira, B. C.; Toledo, Caio N.; Moraes, R. C. de M.. Participação em banca de Marcus Vinícius Pansardi. Da Revolução Burguesa à modernização conservadora: a historiografia frente à Revolução de 1930.. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
PERISSINOTTO, Renato M.; Almeida, L. F. R. de; D'Aléssio, M.; Rezende, P. E. A.; de Luca, T. R.. Participação em banca de Cássia Chrispiniano Adduci. Uma Nação à Paulista: Nacionalismo e regionalismo em São Paulo (1916-1929).. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VEIGA, L.; PERISSINOTTO, Renato M.; SOUZA, Nelson Rosário de. Participação em banca de Carolina Almeida.Quarto poder ou poder moderador: jornalismo e política em uma Assembléia Legislativa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

2.
Moraes, Pedro B.; PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo. Participação em banca de Rodrigo Kraemer.A construção da polícia rodoviária federal: uma história sobre processos de militarização. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

3.
FUKS, Mario; PERISSINOTTO, Renato M.; CODATO, Adriano Nervo. Participação em banca de Renata S. Schevisbiski.Controle social na política da Saúde: um estudo sobre o Conselho Municipal de Saúde de Curitiba (1991-2001).. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

4.
FLORIANI, Dimas; PERISSINOTTO, Renato M.; SILVA, Angelo Jose da. Participação em banca de Paulo Cesar Almeida Scarpa.Ideologia, indivíduo e sociedade em Althusser. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.; BRAGA, Sérgio Soares; CODATO, Adriano Nervo. Participação em banca de Vania Sandeleia Vaz da Silva.Transição política e consolidação democrática no Brasil: um olhar retrospectivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.

6.
PERISSINOTTO, Renato M.; SOUZA, Nelson Rosário de; FUKS, M.. Participação em banca de Márcio Rojânio da Ponte Sales.Conselho municpal de saúde de Curitiba: participação política na gestão 1997-1999. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PERISSINOTTO, RENATO; CARREIRAO, I.; ROCHA, E. A.. Banca de avaliação para progressão para professor tiular. 2018. Universidade Federal do Paraná.

2.
PERISSINOTTO, RENATO; RAGO, L. M.; PORTOCARRERO, V. M.; GIACOIA JUNIOR, O.. Participação em Banca de avaliação para professor titular do professor André de Macedo Duarte. 2018. Universidade Federal do Paraná.

Concurso público
1.
SINGER, André; MARQUES, Eduardo Cesar; SILVA, Ricardo; MIGUEL, Luiz F.; PERISSINOTTO, Renato M.. Concurso para professor efetivo e dedicação exclusiva para o Departamento de Ciência Política da USP. 2013. Universidade de São Paulo.

2.
PERISSINOTTO, Renato M.; SILVA, F. P.; LEYTON, J. C. G.. Banca examinadora do concurso para professores da carreira do magistério. 2013. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
Grohmann, G.; Avelino, G.; PERISSINOTTO, Renato M.. Concurso para professor adjunto para o Departamento de Ciência Política da UFRGS. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
Lüchmann, Lígia H. H.; BAQUERO, M.; PERISSINOTTO, Renato M.. Concurso para professor adjunto. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PERISSINOTTO, Renato M.; SOUZA, Nelson Rosário de; SOUZA, V. A.; TOMIO, F.; SILVA, M. A.. Seleção de professor efetivo. 2008. Universidade Federal do Paraná.

6.
BRANDENBURG, A.; HELLER, O.; SALLAS, A. L. F.; PERISSINOTTO, Renato M.. Processo público de seleção para o Programa de Doutorado em Sociologia. 2007. Universidade Federal do Paraná.

7.
PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, Paulo Roberto Neves; SOUZA, Nelson Rosário de. Seleção de candidatos para o programa de mestrado em Sociologia - UFPR. 2004. Universidade Federal do Paraná.

8.
PERISSINOTTO, Renato M.; SOUZA, Nelson Rosário de; VILLA, R.; BÉGA, M. T.. Seleção de candidatos para programa de mestrado. 2001. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Por que estudar as elites políticas brasileiras?.Por que estudar elites políticas. 2018. (Oficina).

2.
13 Encontro da SAAP. La situación institucional del Brasil actual. 2017. (Congresso).

3.
13 Encontro da SAAP. La institucionalización de la ciencia política en América Latina. Desafíos organizativos. 2017. (Congresso).

4.
13 Encontro SAAP. La vida social del mundo político. 2017. (Congresso).

5.
41 Encontro Nacional da Anpocs.Tensões e diálogos: a atuação científica em novos cenários políticos. 2017. (Encontro).

6.
41 Encontro Nacional da Anpocs.Rumos contemporâneos da sociologia no Brasil. 2017. (Encontro).

7.
41 Encontro Nacional da ANPOCS.Por que a coalizão proposta por Lula falhou?. 2017. (Encontro).

8.
9 Encontro Alacip. Recrutamento ministerial em regimes presidenciais: Brasil e Argentina pós-redemocratização. 2017. (Congresso).

9.
Aula inaugural do PPGCP-UFPI.As ideias e a política: discutindo a virada ideacional. 2017. (Outra).

10.
Seminario Internacional de Politica Latinoamericana - Senado Argentino.La situación institucional en el Brasil. 2017. (Seminário).

11.
Análise de Conjuntura - IESP.Por que Golpe?. 2016. (Encontro).

12.
X Encontro da ABCP. A equipe econômica do governo: um estudo sobre os ministros da área econômica no Brasil (1965 ? 2016). 2016. (Congresso).

13.
39 Encontro Anual da Anpocs.MAINSTREAM ECONÔMICO E PODER: UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS DIRETORES DO BANCO CENTRAL DO BRASIL NOS GOVERNOS DO PSDB E DO PT. 2015. (Encontro).

14.
39 Encontro Anual da Anpocs.Crise política em Marx. 2015. (Encontro).

15.
Encuentro sobre planificación, crecimiento y empresarios en la Argentina del Desarrollo (1950-1970).Política desarrollista en Brasil y Argentina. 2015. (Encontro).

16.
IX Encontro da ABCP.Ocupação profissional, profissionalização política e partidos nas eleições de 2010 no Brasil.. 2014. (Encontro).

17.
Jornadas En torno a la Sociología Política.Jornadas En torno a la Sociología Política. 2014. (Simpósio).

18.
Max Weber and the New Spirit of Capitalism - Self Regulation and Corporate Governance in a Global Economy.New Developmentalism: A New Spirit of Capitalism in Present Brazil?. 2014. (Simpósio).

19.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá.O Marxismo como hipótese. 2013. (Outra).

20.
IX Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos. O conceito de Estado Desenvolvimentista e sua utilidade para os casos argentino e brasileiro. 2013. (Congresso).

21.
Seminários da Pós-Graduação (Departamento de Ciência Política da USP).Marxismo como ciência social. 2013. (Seminário).

22.
Seminários da Pós-Graduação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico da UFPR.O conceito de Estado Desenvolvimentista e seu uso para o caso brasileiro. 2013. (Seminário).

23.
36 Encontro Anual da Anpocs.Industrialização e burocracia econômica no Brasil (1930-1964): notas para uma futura comparação com o caso argentino. 2012. (Encontro).

24.
54 International Congress of Americanists. Burocracia econômica e industrialização no Brasil (1930-64): notas para uma comparação com o caso argentino.. 2012. (Congresso).

25.
Latin American Centre's General Seminars.State Elites and Industrialization in Brazil and Argentina (1930-1966). 2012. (Seminário).

26.
The PT from Lula to Dilma: Explaining Change in the Brazilian Workers? Party.Discussant of Panel 3: The PT and Brazilian Society. 2012. (Oficina).

27.
Workshop on Comparative Methods (Department of Social Policy and Intervention, University of Oxford)).State Elite and Industrialization in Brazil and Argentina (1930-1960). 2012. (Oficina).

28.
Estudos do campo jurídico.Classe dirigente e cultura política no estado do Paraná (2002-2006). 2011. (Seminário).

29.
Seminário Olhares sobre o Futuro do Brasil.Industrialização no Brasile na Argentina: variáveis políticas. 2011. (Seminário).

30.
Whatever Happened to North-South. Political Recruitment of Candidates to Brazilian Chamber of Deputies in 2010 Elections. 2011. (Congresso).

31.
XXVI Simpósio Nacional de História.Elite estatal, política e industrialização no Brasil e na Argentina entre 1930 e 1966. 2011. (Simpósio).

32.
7 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Normatividade, sociologia e história na teoria política. 2010. (Encontro).

33.
A Agenda Atual da Ciência Política.As elites políticas: atores estratégicos no manejo das instituições?. 2010. (Seminário).

34.
Ciência Política Informada Historicamente.Comparação, história e teoria: Por uma Ciência Política historicamente orientada. 2010. (Seminário).

35.
V Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política. Caminhos para o parlamento: recrutamento político para a Câmara dos Deputados No Brasil. 2010. (Congresso).

36.
Curto pensar: o poder.O que é o poder?. 2009. (Outra).

37.
El problema de las clases sociales y el estado. Posibilidades y límites de la teoría marxista para las ciencias sociales.Es el concepto marxista de clase útil para el análisis social?. 2009. (Simpósio).

38.
Política, História e Sociedade: perspectivas comparadas.Comparação e Ciência Social: modelos teóricos e aplicações práticas. 2009. (Simpósio).

39.
XXVII Congreso de la Asociación Latinoamericanca de Sociología. Poder e consenso em instituições participativas: o caso dos conselhos "assistencialistas" de Curitiba, Brasil. 2009. (Congresso).

40.
32 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Caminhos para o Parlamento: partidos e recrutamento político nas eleições de 2006. 2008. (Encontro).

41.
32 Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Elitismo versus Marxismo? Por uma agenda empírica de pesquisa. 2008. (Encontro).

42.
Palestra sobre o livro "Quem governa?".Questões teóricas e metodológicas nos estudos sobre elites políticas. 2008. (Outra).

43.
Segundo Seminário Internacional Estudos sobre o Legislativo.20 anos da Constituição. 2008. (Seminário).

44.
Discutindo a integração das políticas públicas dos conselhos municipais.Os conselhos muicipais de Curitiba e o problema da participação. 2007. (Encontro).

45.
52 Congresso Internacional de Americanistas. O problema do poder em instituições participativas: o caso de Curitiba. 2006. (Congresso).

46.
As eleições de 2006 e a democracia no Brasil.Alternativas à democracia representativa: os conselhos gestores de políticas públicas. 2006. (Simpósio).

47.
Democracia e instituições participativas: questões teóricas e metodológicas.Democracia enovas instituições participativas. 2006. (Seminário).

48.
I Seminário Democracia e Desenvolvimento.Participação, influência política e cultura cívica. 2006. (Seminário).

49.
O poder no pensamento social: dissonâncias do mesmo tema.Poder: imposição ou consenso ilusório. Por um retorno a Max Weber. 2006. (Simpósio).

50.
28 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciênicas Sociais (ANPOCS).Conselhos gestores e cultura cívica no Paraná. 2004. (Encontro).

51.
O neoliberalismo e sua reforma.O neoliberalismo e suas reformas. 2004. (Seminário).

52.
Seminário nacional sobre participação política.A questão dos recursos nos conselhos gestores de Curitiba. 2004. (Seminário).

53.
Anpocs.XXVII Encontro Anual da Anpocs. 2003. (Encontro).

54.
III Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.III Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2002. (Encontro).

55.
XII Congresso Nacional dos Sociólogos. XII Congresso Nacional dos Sociólogos. 2002. (Congresso).

56.
I Simpósio Internacional de Ciência Política.I Simpósio Internacional de Ciência Política. 2001. (Simpósio).

57.
X Congresso Brasileiro de Sociologia. X Congresso Brasileiro de Sociologia. 2001. (Congresso).

58.
XXV Encontro Anual da ANPOCS. XXV Encontro Anual da ANPOCS. 2001. (Congresso).

59.
III Congresso Brasileiro de História Econômica. III Congresso Brasileiro de História Econômica. 1999. (Congresso).

60.
Segunda Jornadas de Historia Econômica. Segundas Jornadas de História Econômica. 1999. (Congresso).

61.
XX Simpósio Nacional de História.XX Simpósio Nacional de História. 1999. (Simpósio).

62.
XVI Jornadas de Historia Económica. XVI Jornadas de Historia Económica. 1998. (Congresso).

63.
Brazilian Identity and Globalization. Congresso da BRASA. 1997. (Congresso).

64.
Seminário Nacional de Comportamento Político.Seminário Nacional de Comportamento Político. 1997. (Seminário).

65.
II Congresso Brasileiro de História Econômica. II Congresso de História Econômica. 1996. (Congresso).

66.
V Congresso Brasileiro de Geógrafos. V Congresso Brasileiro de Geógrafos. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PERISSINOTTO, RENATO; CODATO, Adriano Nervo . Simpósio Internacional Ministros e Ministérios. 2018. (Outro).

2.
PERISSINOTTO, RENATO; HOLLANDA, C. B. ; SANTOS, S. A. ; FONSECA, A. ; DALMASO, J. ; BABIRESKI, F. . XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). 2018. (Congresso).

3.
PERISSINOTTO, Renato M.; COSTA, P. R. N. ; CODATO, Adriano Nervo . Elites em diferentes escalas: teoria e método no estudo de grupos dirigentes. 2013. (Outro).

4.
PERISSINOTTO, Renato M.; TOMIO, F. . Presidencialismo de coalizão em perspectiva comparada. 2013. (Outro).

5.
PERISSINOTTO, Renato M.; WAGNITZ, Paula A. ; MORAES, T. T. ; VIEGAS, R. ; MONGELOS, S. ; WOWK, R. . Estudos sobre o campo jurídico. 2011. (Outro).

6.
PERISSINOTTO, Renato M.; TRINDADE, Alexandro . II Seminário Nacional de Sociologia e Política. 2010. (Congresso).

7.
PERISSINOTTO, Renato M.. I Simpósio Nacional de Sociologia & Política. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Elias Souza. Policiais militares deputados estaduais e sua produção legislativa: uma análise dos interesses corporativos em relação a experiência política e a experiência profissional. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alessandro Tokumoto. A diretoria do BNDES: trajetória, redes e política econômica.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Edílson Montrose. Os Conselheiros do CADE e o julgamento das compras e fusões no Sistema Financeiro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Edmar Macedo. Moderação e profissionalização política no Brasil e Argentina (1989-2017): o caso dos parlamentares trotskistas. Início: 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Michelli Stumm. Desindustrialização e desenvolvimentismo. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alessandro Tokumoto. Ideologia econômica e política creditícia; o caso dos presidentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) e do Banco Industrial de la República Argentina (BIRA ( 1944-1962). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

2.
Maria Eugênia Trombini. Comportamento decisório e o perfil do julgador: uma análise dos habeas corpus em tráfico de drogas no TJPR (2013-2016). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

3.
Thais Madeira Filipi. Os ministros da Fazenda no Brasil (1889-2015): Análise da carreira a partir da expertise ministerial. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

4.
Ulisses Venâncio dos Santos. Carreira política e profissionalização dos senadores no Brasil imperial. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

5.
Thâmara Tavares Moraes. A institucionalização da cúpula do sistema judiciário brasileiro de 1828 a 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

6.
Dhyesa Lumena Rossi. Condicionantes para a ocupação dos cargos de presidência das comissões permanentes do Senado entre 1990 e 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

7.
Diego Silveira Coelho Ferreira. O conceito de poder nos estudos sobre a ação política do empresariado no Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

8.
Paula Adriana Wagnitz Pach. Trajetórias e Decisões: uma análise das ADINS sobre união homoafetiva e fidelidade partidária no STF. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

9.
Rafael Rodrigues Viegas. Recrutamento, Socialização e Reprodução Institucional: Um Estudo dos Assessores do Ministério Público do Paraná. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

10.
Silva Avelina Arias Mongelos. O Recrutamento de advogados pelo Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Paraná: Um estudo dos processos seletivos de 2010 e 2012. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

11.
Samira Kauchakje. VALORES SOBRE DIREITOS E POLÍTICA SOCIAL ENTRE VEREADORES DE CURITIBA: RELAÇÃO ENTRE TIPOS DE SOLIDARIEDADE E NORMAS CONSTITUCIONA. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

12.
Francisco José Moreira. Relações institucionais no Estado do Paraná: o controle dos poderes Executivo e Legislativo municipal e estadual pelo Ministério Público via ação civil pública por improbidade administrativa. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

13.
Pedro Leonardo Cardozo de Medeiros. A vocação dos bachareis: Escolaridade e Classe Dirigente no Paraná (1995-2006). 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

14.
Bruno Bolognesi. Candidatos e eleitos: o recrutamento político nos partidos paranaenses nas eleições de 2006. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

15.
Andrea Silio Paladino. Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná: uma análise do perfil social e orientação jurídica nas carreiras de magistrado e do quinto constitucional. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

16.
Amélia Siegel Corrêa. Imprensa e política no Paraná: Prosopografia dos redatores e pensamento republicano no final do século XIX. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

17.
Andressa Silvério Terra França. A Assembléia Legislativa do Paraná: organização interna e processo decisório na 14 Legislatura (1999-2002). 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

18.
Lorena da Silva Rodrigues. Elites políticas em três perspectivas: origem social, carreira pública e valores dos membros dos poderes executivo e legislativo de Ponta Grossa/PR (1993-2004). 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

19.
Vanessa Aparecida de Souza. Neocorporativismo e contexto político no Paraná e no Rio Grande do Sul: Um estudo comparativo dos Conselhos Estaduais do Trabalho (1994-2001). 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

20.
Cezar Bueno de Lima. Direito e previsibilidade: sentenças judiciais para os crimes de estelionato em Londrina. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

21.
Pedro Ricardo Dória. Liderança, autoridade e contexto político: o caso de Jaime Lerner no Paraná (1971-2001). 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

Tese de doutorado
1.
Lucas Massimo Tonial Antunes de Souza. A profissionalização da oligarquia no Brasil: um estudo sobre a estrutura da carreira política dos senadores na Primeira República. 2018. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

2.
Violeta Sarti Caldeira. Representação de interesses coletivos pela via judicial: dez anos de ações civis públicas julgadas no Superior Tribunal de Justiça. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

3.
Fernando Baptista Leite. |O campo da produção da Ciência Política Brasileira Contemporânea: uma análise histórico-estrutural de seus princípios de divisão a partir de periódicos, áreas e abordagens. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

4.
José Carlos Martines Belieiro Junior. Liberalismo e desenvolvimentismo: a experiência do governo FHC. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

5.
Ednaldo Aparecido Ribeiro. Valores pós-materialistas e cultura política no Brasil. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Rafael Augusto Sêga. Jovem Vargas, reflexões sobre a formação cultural de Getúlio Vargas. 2008. Universidade Federal do Paraná, . Renato Monseff Perissinotto.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Alexandre Martins Silva. Educação e poder: educar e socializar. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

2.
Nanci Adela Kirinus. Democracia, poder e participação: um estudo sobre os modelos liberal, republicano e deliberativo. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

3.
Agnaldo Lampa. Uma discussão sobre o conceito de coronelismo. 2005. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

4.
SOARES, Jeanette. O projeto republicano no Brasil- um projeto de quem?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

5.
SANTOS, Rosangela Gomes dos. Estudo sobre o percurso histórico da política pública de assistência social no Brasil. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

6.
ROSA, Paulo Vinicius Accioly Calderari da. Identificação e análise do perfil dos juizes do tribunal de alçada do estado do Paraná ao tempo de sua extinção, pelo advento da emenda constitucional n°45/05. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

7.
SOZZI, Laura Francisca de Souza Brant Ribeiro. A elite política do estado de Minas Gerais na República Velha: um breve estudo da carreira política de importante líder mineiro. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

8.
MAIESKI, Márcia Rosane. O Paraná polaco. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

9.
Alexsandra Belnoski. Participação e democracia nas teorias realistas e participativas. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

10.
Elusia Viana Ribeiro. Ligas camponesas e MST: sua evolução e causas sociais de sua formação. 2004. 44 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

11.
Eloise Helena Hatschbach Machado. Participação e conselhos gestores: uma discussão bibliográfica. 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

12.
Vera Lucia Ansiutti. O conceito de cidadania na teoria democrática contemporânea. 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

13.
Marilene Briere. A evolução da cidadania no Brasil República: avanços e retrocessos. 2004. 39 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

14.
BEZZERA, Maria Helena Viana. Um Estudo sobre os conceitos de Poder e Teoria das Elites. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

15.
Rosângela Gomes dos Santos. Estudo sobre a política Pública da Assistência Social na esfera da Seguridade Social Brasileira Importância e Representação. 2004. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Sociologia Política) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Bilicki da Luz. Análise do perfil dos Ministros de Relações Exteriores e o processo de burocratização do Itamaraty (1889-2016). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

2.
Thais Madeira Filipi. Ministros da FAzenda e Política Econômica; Um estudo do desenvolvimentismo brasileiro (1930-1964). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

3.
Maikon Ferreira. Acesso à Justiça e democracia: um estudo da Defensoria Pública da União de Curitiba (2011-2012). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

4.
Alessandro Tokumoto. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Banco Industrial de la República Argentina: Atuação de dois bancos de desenvolvimento no contexto da industrialização (1930-1962). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

5.
Dhyeisa Lumena Rossi. Associativismo, regime político e ideologia entre os senadores brasileiros (1945-2010). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

6.
Thâmara Tavares de Moraes. Mapeamento do recrutamento e análise da profissionalização dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná entre 1891-1981.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

7.
Ellen da Silva. Parlamentares, valores e ideologia política: Brasil e Uruguai em Perspectiva Comparada (2000-2010). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

8.
Paula Wagnitz. A democracia das elites. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

9.
Camila Tribess. Políticos são todos iguais? Regime político e ideologia como fatores de mudança no perfil da elite política federal paranaense entre 1946 e 2006.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

10.
Rafael Taraszkiewicz Wowk. Como decidem os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

11.
Samira Kauchakje. Direitos sociais: solidariedade, expressão jurídica e valores políticos de vereadores em Curitiba. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

12.
Camila de Oliveira Casara. O poder para Max Weber e Hannah Arendt: um estudo sobre o tema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais - UFPR. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

13.
Pedro Leonardo Medeiros. Sociologia de um empreendimento cultural: a gênese social da Universidade do Paraná. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais - UFPR. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

14.
Rafaela Polatti. Processo decisório no Comitê das Bacias Hidrográficas do Alto iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (2005-2007). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

15.
Rossana Freitas. Eleições 2006: composição social de candidatos e eleitos para as Assembléias Legislativas do Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

16.
Paulo Henrique de Magalhães Arruda. A peculiar Ilustração portuguesa e as reformas pombalinas da Universidade de Coimbra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

17.
Mariana Vieira Marques. O processo decisório em políticas públicas: o programa "Luz Fraterna". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

18.
Bruno Bolognesi. Cultura política na UFPR: origem social e valores políticos no corpo discente (2005-2006). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

19.
Bruno Zavataro. Democracia e participação nos conselhos comunitários de segurança de Curitiba: uma nova gestão da segurança pública?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

20.
Daniel Marcelino da Silva. Democracia, ideologia e religião no Legislativo Paranaense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

21.
Luiz Domingos Costa. Recrutamento socio-político da elite parlamentar do período Jaime Lerner. 2005. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

22.
Mariana Braunert Bettega. Elite política e valores no Paraná (1995-2002). 2005. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

23.
Juliana Lyra Viggiano. A autonomia do Estado nas obras de Marx. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

24.
Rita de Cássia. O Partido Republicano no Paraná. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

25.
Vanessa Aparecida de Souza. Corporativismo e política de emprego no Paraná. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.

26.
Monica Helena H. da Silva. O coronelismo no estado do Paraná. 1996. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Renato Monseff Perissinotto.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PERISSINOTTO, Renato M.;PERISSINOTTO, RENATO MONSEFF;PERISSINOTTO, RENATO2013PERISSINOTTO, Renato M.. Comparação, história e interpretação: por uma ciência política histórico-interpretativa. Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso), v. 28, p. 151-165, 2013.


Livros e capítulos
1.
PERISSINOTTO, RENATO. Elites políticas. In: Geraldo de Giovanni; Marco Aurélio Nogueira. (Org.). Dicionário de Políticas Públicas. 1ed.São Paulo: Fundap/Unesp, 2013, v. 1, p. 1-3.



Outras informações relevantes


Coordenador, junto com Miguel Serna (Universidad de la República, Uruguay) do Seminário Temático "Elites e Instituições" para o Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2007.

Coordenador, junto com Miguel Serna (Universidad de la República, Uruguay) do Seminário Temático "Elites e Instituições" para o Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2008.

Coordenador, junto com Miguel Serna (Universidad de la República, Uruguay) do Seminário Temático "Elites e Instituições" para o Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2009.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (Mestrado), da UFPR, 2009-2011.

Diretor de Publicação da Associação Brasileira de Ciência Política, 2012-2016



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:34:02