Fabio Garcez de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9129264071487611
  • Última atualização do currículo em 18/05/2018


Professor Titular do Colégio de Aplicação da UFRJ conforme publicação na Portaria n. 3151, de 25 de abril de 2017. Com Mestrado em História Social pela UFRJ, finalizei o doutorado em 2013, tendo concentrado os meus estudos no campo da História da Educação. Fruto de pesquisa realizada no Doutorado, tenho me interessado nas temáticas referentes ao estudo da categoria profissional docente, dos agentes sociais e instituições que configuram a difusão da escolarização nas áreas rurais e urbanas nos anos 1950 e 1960. Atualmente, integro o grupo de pesquisa, registrado no CNPq: Processos Educacionais e História da Profissão Docente (PEHPD). Tenho participado de projetos de pesquisa no PPGE - UFRJ, além de coordenar projeto de pesquisa no Colégio de Aplicação da UFRJ. Nesses projetos venho articulando o estudo da História da formação e profissão docente com a História do ensino de História. Como parte inseparável de minha trajetória venho atuando como professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio de Aplicação da UFRJ e no ensino de pós-graduação Lato Sensu, com longa experiência na formação inicial e continuada de professores de História no ensino básico, lotados em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, tendo exercido a coordenação de disciplinas afeitas ao Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), na área do ensino de História, curso organizado pela Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação da UFRJ. A partir de 2017, integro o corpo docente do ProfHist Mestrado Profissional no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de coordenar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Garcez de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, F. G.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua J.J. Seabra sem número
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22946597
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: As pequenas comunidades rurais e o ofício de ensinar: de professor leigo a funcionário municipal (1940-2000), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Libânia Nacif Xavier.
Palavras-chave: professor leigo; micro-história; profissão docente.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1992
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Hierarquização e oligopólios: o caso do comércio de abastecimento de gêneros alimentícios na cidade do Rio de janeiro.,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Maria Yedda Leite Linhares.
Palavras-chave: história do abastecimento.
Grande área: Ciências Humanas
1981 - 1985
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


1987 - 1987
De Olho na Tela. (Carga horária: 14h).
Cinema e Educação, CINEDUC, Brasil.
1984 - 1984
História Política do Estado do Rio de Janeiro. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
1983 - 1983
Política Brasileira Contemporânea II. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino básico Tec e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Funções administrativas: 01/2006 - atual - Membro da Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão. 01/2003 - 12/2003 - Coordenador do Setor Curricular de História 01/2002 - 12/2002 - Coordenador de Setor Curricular de História. 01/1998 - 01/2001 - Membro da Direção Adjunta de Ensino. 01/1994 - 12/1995 - Coordenador da terceira série do Ensino Médio 03/1992 - 03/1994 - Membro da Comissão de Progressão de Pessoal Docente (CPPD) 01/1991 - 12/1992 - Coordenador do Setor Curricular de História

Atividades

06/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .


Colégio de Aplicação da UFRJ, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: EBTT Prof. Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
História , sujeitos e processos educacionais


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O saber Histórico Escolar no Colégio de Aplicação da UFRJ e seus agentes (1960-1990)
Descrição: O projeto O saber histórico escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus agentes (1960-1990) se insere na área da história da educação. O projeto tem como objetivo possibilitar ao aluno de Ensino Básico vivenciar uma experiência de pesquisa na área da História da Educação, campo disciplinar que vem ampliando e enriquecendo a investigação em Educação. O jovem pesquisador deverá se apropriar de técnicas e operar práticas de pesquisa em História da Educação, especialmente com a exploração de fontes variadas relacionadas ao mundo da escola.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A História do Ensino de História no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto se insere na área de estudos da História da Educação. O Colégio que foi criado com vistas a ser utilizado como campo de estágio para os alunos dos cursos de graduação torna-se interessante campo de estudos, visto que analisar o campo disciplinar do ensino de História significa não apenas enveredar pelo estudo da dinâmica escolar, mas percorrer importantes caminhos para a análise do próprio processo de profissionalização docente de jovens estudantes. O corte temporal abrange o período entre 1960 e 1990..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Coordenador / Luisa Quarti Lamarão - Integrante.
2007 - 2008
Cinema para para Aprender e Desaprender
Descrição: O projeto visa pesquisar as possibilidades de aprender e desaprender com o cinema junto de professores, crianças e adolescentes. Para isto faremos dialogar as teorias do cinema com o conceito do aprender entendido em três tempos (como aprender, desaprender e reaprender) focando a temática da infância e da adolescência. O projeto, com sede no Laboratório de Imaginário Social e Educação (LISE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, se desenvolverá em 3 modalidades: 1) Pesquisa de filmes (fundamentalmente do cinema brasileiro) que abordam a questão da infância e da adolescência, realizado pelo grupo de pesquisa, do qual também participam professores do CAP/UFRJ 2) Pesquisa da experiência das crianças e adolescentes debatendo filmes sobre infância e adolescência com alunos do CAP/UFRJ. 3) Pesquisa da experiência das crianças e adolescentes do CAP/UFRJ fazendo filmes, como atores e autores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Integrante / Ana lucia Soutto Mayor - Integrante / Fernanda Delvalha Piccolo - Integrante / Adriana Mabel Fresquet - Coordenador.


Projetos de extensão


2007 - 2009
60 anos de sonhos e realizações: o Colégio de Aplicação da UFRJ
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações que mobilizem a comunidade escolar com vistas a preservação da memória da escola: 1) organizar um acervo de imagens e relatos orais de personagens que viveram diferentes períodos históricos; 2) organizar uma exposição; 3) organizar eventos que contribuam para agregar antigos alunos e professores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Coordenador / Miriam Kaiúka - Integrante / Thiago Bartholo - Integrante / Emilio Di Bernardi - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Bolsas de Iniciação Científica Para Alunos de Ensino Médio
Descrição: Exerço o cargo de Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio da UFRJ. O Programa consta com financiamento do CNPq e da COPPETEC, localizada no Parque Tecnológico da UFRJ. Uma bolsista de graduação está envolvida no Programa. O Programa atua na articulação entre os pesquisadores da UFRJ e as escolas de ensino médio públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Coordenador.
2005 - 2008
Formação de um Acervo audiovisual para o Ensino de História
Descrição: No que diz respeito à licenciatura , o Colégio de Aplicação se constitui, por excelência, em um laboratório de experimentação e difusão de novas técnicas de ensino, para os licenciandos que acorrem anualmente à Instituição. O projeto, neste sentido, proporcionará aos licenciandos um acervo de experiências no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos na educação, bem como despertá-lo para influência dos meios de comunicação de massa no processo educativo. Entendemos que um profissional da área de educação deve dispor de habilidades, que lhe facultem a utilização dos meios tecnológicos como um recurso didático dinamizador do processo de ensino-aprendizagem. O projeto, portanto, tem como objetivo a organização de um acervo de filmes, a difusão de atividades culturais ligados ao cinema e ao seu uso na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Coordenador / Alessandra Carvalho - Integrante / Emilio Di Bernardi - Integrante / Américo Oscar Guichard Freire - Integrante / Mônica Lima Souza - Integrante.
1994 - 1998
Formação de um Acervo Audiovisual para o ensino de História I
Descrição: No que diz respeito à licenciatura , o Colégio de Aplicação se constitui, por excelência, em um laboratório de experimentação e difusão de novas técnicas de ensino, para os licenciandos que acorrem anualmente à Instituição. O projeto, neste sentido, proporcionará aos licenciandos um acervo de experiências no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos na educação, bem como despertá-lo para influência dos meios de comunicação de massa no processo educativo. Entendemos que um profissional da área de educação deve dispor de habilidades, que lhe facultem a utilização dos meios tecnológicos como um recurso didático dinamizador do processo de ensino-aprendizagem. O projeto, portanto, tem como objetivo a organização de um acervo de filmes, a difusão de atividades culturais ligados ao cinema e ao seu uso na escola..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Garcez de Carvalho - Coordenador / Mônica Lima Souza - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: revista cadernos de estudos e pesquisa na educação básica


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, F. G.2017CARVALHO, F. G.. História e ensino: uma trajetória profissional nas fronteiras da formação docente. Revista Perspectiva em Educação Básica, v. 1, p. 62-77, 2017.

2.
Xavier, Libânia N.2013 Xavier, Libânia N. ; CARVALHO, F. G. . Pesquisa educaional, história da educação e historiografia. diálogos em curso, intercâmbios possíveis. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 12, p. 231-251, 2013.

3.
CARVALHO, F. G.2011 CARVALHO, F. G.. História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas; abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, p. 175-182, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Ferreira, Márcia Serra ; Xavier, Libânia N. ; CARVALHO, F. G. . História do Currículo e História da Educação: interfaces e diálogos.. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2013. v. 1. 378p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARVALHO, F. G.. Vínculos familiares ecomunitários na construção social dos professores leigos no meio rural. In: Sandra Crsitina Fagundes de Lima e Gilvanice Barbosa da Silva Musial. (Org.). História e Memórias da escolarização das Populações Rurais: sujeitos, Instituições, Práticas , Fontes e Conflitos. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 237-264.

2.
XAVIER, L. N. ; Sônia Castro lopes ; José Claúdio Sooma Silva ; Jucinato de Sequeira Marques ; CARVALHO, F. G. . O ensino e a pesquisa em História da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: Gondra, José Gonçalves; Silva, Maria de Lourdes da; Menezes, Roni Cleber Dias de. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2014, v. , p. 35-74.

3.
XAVIER, L. N. ; CARVALHO, F. G. . BALANÇO E PERSPECTIVAS: Apontamentos sobre a história da educação configurada no II Encontro do Rio de Janeiro (2010). In: Bonato, Nailda; Xavier, Libânnia. (Org.). História da Educação no Rio de Janeiro: identidades locais, memória e patrimônio. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, v. , p. 102-120.

4.
CARVALHO, F. G.. A investigação em História da Educação sob o foco da microanálise. In: FERREIRA, Márcia Serra; XAVIER, Libania; CARVALHO, Fábio Garcez de (orgs.). (Org.). História do Currículo e História da Educação: interfaces e diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2013, v. , p. 285-306.

5.
CARVALHO, F. G.. Roma, cittá aperta: a infância e a guerra. In: Fresquet, Adriana M.. (Org.). Imagens do desaprender. 1ed.Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2007, v. , p. 159-166.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, F. G.. A Igreja Católica e a identidade social dos professores leigos no meio rural. In: XII Congreso iberoamericano de historia de la Educacion latinoamericana, 2016, Medellin. XII Congreso iberoamericano de historia de la Educacion latinoamericana: historia de las prácticas, instituiciones y saber pedagógico em iberoamérica. Medellin: Universidad de Antioquia, 2016. p. 158-172.

2.
CARVALHO, F. G.. A licenciatura em ensino de História e a construção das culturas docentes no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960-1990). In: IX SSeminário de Insitutos, Colégios e Escolas de Aplicação (SICEA) / I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora MG. Os desafios da formação docente e a qualidade do ensino na escola contemporânea. Juiz de Fora: Editora Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 1049-1059.

3.
CARVALHO, F. G.. A cultura do trabalho e os professores leigos do meio rural. In: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014, Curitiba. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2014.

4.
CARVALHO, F. G.. A profissionalização docente à luz do jogo de escalas. In: VII Congresso Brasilerio de História da Educação, 2013, Cuiabá. Anais do VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

5.
CARVALHO, F. G.. Famílias camponesas e professores (as) leigos (as) na configuração da educação no meio rural. In: XXIII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo nacional, 2013, Natal. XXIII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo Nacional, 2013.

6.
CARVALHO, F. G.. A construção do campo educacional local: uma experiência de pesquisa. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011.

7.
CARVALHO, F. G.. Um diálogo necessário: a micro-hsitória e a história da educação. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. Infância, juventude e Relações de Gênero na História da Educação, 2010.

8.
CARVALHO, F. G.. Imagens na sala de aula: a representação da sociedade colonial na arte pictórica. In: V Enontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2004, Rio de janeiro. V Encontro Nacional Perspectiva do Ensino de História. Rio de Janeiro, 2004. v. 02.

9.
CARVALHO, F. G.; Júnior . O samba-enredo visita a História do Brasil. In: VI Jornada de Pesquisadores do CFCH/UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. VI Jornada de Pesquisadores do CFCH/UFRJ. Rio de Janeiro: IBAP-RJ, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, F. G.. A licenciatura em ensino de História e a construção das culturas docentes no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960-1990). In: IX SICEA / I SICEA Internacional, 2015, Juiz de Fora MG. Os desafios da formação docente e os desafios da qualidade do ensino na escola contemporâneau. Juiz de Fora: Editora Caixa escola Colégio de Aplicação João XXIII, 2015. p. 156-156.

2.
CARVALHO, F. G.. Um itinerário de pesquisa para os estudos em História da educação Rural: o desafio das fontes. In: VIII Congresso Brasileiro de HIstória da Educação, 2015, Maringá, PR. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015.

3.
CARVALHO, F. G.. Trajetórias de professores leigos em contextos comunitários no nordeste brasileiro.. In: XI Congreso Iberoamericano de Histoira de la educacion latinoamericano de la educación latinoamerica, 2014, Toluca. Sujetos, poder y disputas por la educación. Zinantepec & Ciudad de México: El Colegio Mexiquense, SOMEHIDE, Universida Pedagogica Nacional, 2014. p. 482-482.

4.
CARVALHO, F. G.. Famílias camponesas e professores (as) leigos (as) na configuração da educação no meio rural. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

5.
CARVALHO, F. G.. O ofício de ensinar e a sociabilidade camponesa. In: III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro, 2013.

6.
CARVALHO, F. G.. Educação em Icapuí: um estudo em micro-análise do grupo profissional docente (1960-2010). In: 10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ´Pós - Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos. Pós-graduação em educação na região sudeste em suas múltilas dimensões, 2011.

7.
CARVALHO, F. G.. A construção do campo educacional local: uma experiência de pesquisa. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: UFES, 2011.

8.
CARVALHO, F. G.. Um diálogo necessário: a micro-história e a história da educação. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. infância, juventude e relações de gênero na História da Educação, 2010.

9.
CARVALHO, F. G.. A investigação em História da Educação sob o foco da microanálise. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Programa e resumos dos trabalhos. Rio de Janeiro: H.P. Cominicação Associados, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
CARVALHO, F. G.. A educação rural e a construção social dos professores leigos. EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA), 2017.

2.
CARVALHO, F. G.; Carvalho . O ensino de História na educação básica, formação inicial de professores e construção de identidades profissionais. Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, F. G.. A Igreja Católica e a identidade dos professores leigos do meio rural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, F. G.. Um mapeamento da produção acadêmica do CAp da UFRJ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARVALHO, F. G.. Um itinerário de Pesquisa par os estudos em História da educação rural: o desafio das fontes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARVALHO, F. G.. A Licenciatura em ensino e História e a construção das culturas docentes no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CARVALHO, F. G.. Stand Institucional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
CARVALHO, F. G.. Professores leigos no meio rural: identidades e histórias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CARVALHO, F. G.. A profissionalização docente à luz do jogo de escalas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARVALHO, F. G.. Famílias camponesas e professores (as) leigos (as) na configuração da educação no meio rural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
CARVALHO, F. G.. As pequenas comunidades rurais e o ofício de ensinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARVALHO, F. G.. A construção do campo educacional local: uma experiência de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CARVALHO, F. G.. A investigação em História da Educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Ferreira, Márcia Serra ; XAVIER, L. N. ; CARVALHO, F. G. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Freire ; Araújo, Cinthia M. ; CARVALHO, F. G. ; Resnick, Luiz ; Gonçalves, M. A. . Sucesso Escolar - Reorientação Curricular: documento preliminar. 2004.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARVALHO, F. G.. Icapuí recebe doutorando em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, F. G.. Jogos de escala e o ensino de História. 2017. (CESPEB).

2.
CARVALHO, F. G.. Produção e mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo. 2017. (CAp Popular).

3.
Monteiro ; Gabriel ; CARVALHO, F. G. . Curso Saberes e Práticas de Ensino de História na Educação Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARVALHO, F. G.; Luisa Quarti Lamarão. Participação em banca de Vinícius Macedo Pegas. Para além do Bom selvagem; um estudo comaparativo sobre a História indígena a partir do livro didático nos séculos XIX e XXI. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ.

2.
CARVALHO, F. G.; Luisa Quarti Lamarão. Participação em banca de Filipe de Lima Alves. a História não contada: o caso de Nova Iguaçu e ausência da questão local no ensino da capital da baixada. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ.

3.
Araújo, Cinthia M.; CARVALHO, F. G.; Costa, Warley da. Participação em banca de Thiago Werneck Gonçalves. As representações maçônicas presentes em livros didáticos de História. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ.

4.
CARVALHO, F. G.; Monteiro, Ana Maria da Costa; Araújo, Amílcar Araújo de. Participação em banca de Regina Maria Alves Dias. Questão racial e o ensino de História: uma experiêncai em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CARVALHO, F. G.; Monteiro, Ana Maria da Costa; Araújo, Amílcar Araújo de. Participação em banca de Renata Artiaga Borges. Carnaval e educação: essa mistura da samba. Uma análise do Projeto Carnaval no Instituto Politécnico da UFRJ em Cabo Frio. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
CARVALHO, F. G.; Araújo, Cinthia M.; Costa, Warley da. Participação em banca de Priscilla Nazareth Chaves São Bento. O cinema e a produção de filmes no ensino de História : novos usos e possilbidades do cinema e da mídia no ensino de História. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Gabriel; CARVALHO, F. G.; Araújo, Amílcar Araújo de. Participação em banca de Edmilson Pereira. A Lei 11.645/2008 e seus desafios para o ensino de História: relações raciais -mais do que uma Lei, um processo de dentro para fora.... 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
CARVALHO, F. G.; Araújo, Cinthia M.; Costa, Warley da. Participação em banca de Moraes, Suely Barbosa de. A África na sala de aula: desconstruindo e reconstruindo olhares. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
CARVALHO, F. G.. Participação em banca de Carolina Salgueiro de Oliveira. Os desenhos animados e o ensino de História. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

10.
CARVALHO, F. G.. Participação em banca de Cláudia Nazaré Albertino. A Arte e o ensino de História. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Vanderlei Machado; Émerson César Campos; Leila Christina Duarte Dias; CARVALHO, F. G.. Banca de avaliação para a promoção à Classe de Professor Titular. 2018. Universidade Federal de Santa Catarina.

Concurso público
1.
CARVALHO, F. G.. Concurso Público para Professor efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Grande do Sul. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CARVALHO, F. G.; Souza; Jose Roberto. Concurso Público para professor efetivo de História do Colégio de Aplicação da UERJ. 2016. Colégio de Aplicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, F. G.; Souza; Monteiro, Ana Maria da Costa. Concurso de de Provas e Títulos para professor de História. 2013. Colégio de Aplicação da UFRJ.

4.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CARVALHO, F. G.. Concuros Vestibular. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CARVALHO, F. G.. Concuso de Provas e Títulos para professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para o CAP-UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1996. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1996. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

19.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1995. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1994. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1993. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
CARVALHO, F. G.. Concurso de Admissão de Alunos à segunda Série de Segundo Grau do CAP-UFRJ. 1992. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
CARVALHO, F. G.. Concuros Vestibular. 1991. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1990.

27.
CARVALHO, F. G.. Concurso de Admissão de alunos à Segunda Série de Segundo Grau do CAp-UFRJ. 1990. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1989. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
CARVALHO, F. G.. Concurso Vestibular. 1988. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
Carvalho; Alessandra Nicodemus; CARVALHO, F. G.. Comissão de Avaliação do Prêmio Profhistória de Melhor Dissertação turma 2014. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, F. G.. Seleção para professor Substituto de História. 2017. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
CARVALHO, F. G.. IV Jornada CESPEB. 2017. Faculdade de Educação da UFRJ.

4.
CARVALHO, F. G.. Memórias e Histórias do CIEP 228 Brizolão Darcy Vargas: uma construção coletiva. 2017. Instituto de História.

5.
Rafael Arosa de Matos; Anita Handfas; Graça Regina Franco da Silva Reis; CARVALHO, F. G.. Seleção de professor substituto de Sociologia. 2016. Colégio de Aplicação da UFRJ.

6.
CARVALHO, F. G.. Processo seletivo de Coordenadores para o Pré- Vestibular Social da Fundação CECIERJ. 2016.

7.
CARVALHO, F. G.. XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (XXXVII JICTAC). 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Carvalho; CARVALHO, F. G.; Luisa Quarti Lamarão. Seleção de Professor substituto de História. 2014. Colégio de Aplicação da UFRJ.

9.
Carvalho; CARVALHO, F. G.; Waldemir de Araújo Filho. Seleção de professor substituto de História. 2013. Colégio de Aplicação da UFRJ.

10.
CARVALHO, F. G.. Concurso vestibular. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CARVALHO, F. G.. Concurso vestibular. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CARVALHO, F. G.. Concurso vestibular. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CARVALHO, F. G.. Banca de Seleção para Professor Substituto de Filosofia. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

14.
CARVALHO, F. G.. Seleção de professores substitutos de História para o CAP - UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CARVALHO, F. G.. Seleção de professores substitutos de Sociologia para o CAP - UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CARVALHO, F. G.. Seleção de professores substitutos de História para o CAP - UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
CARVALHO, F. G.. Seleção de professores substitutos de sociologia para o CAP - UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reformulação do Ensino Médio: a realidade dos colégios de Aplicação:. 2017. (Seminário).

2.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. 2017. (Encontro).

3.
Congresso iberoamericano de historia de la educación latino-americana. A Igreja Católica e a identidade social dos professores leigos no meio rural. 2016. (Congresso).

4.
Curso de Extensão Debates em Educação - Complexo de Formação de Professores voltado para a Educação Básicaq. 2016. (Outra).

5.
II SICEA Inter-Regional Sul-Sudeste.Mapeamento da produção acadêmica no Colégio de Aplicação da UFRJ (1986 / 2016). 2016. (Seminário).

6.
II Territórios capianos. 2016. (Encontro).

7.
IX SICEA - I SICEA Internacional.História do ensino de História do CAp -UFRJ. 2015. (Seminário).

8.
IX SICEA - I SICEA Internacional.Montagem e apresentação de Stand institucional. 2015. (Seminário).

9.
IX SICEA - I SICEA Internacional.A licenciatura em ensino de História e a construção das culturas docentes no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1960-1990). 2015. (Seminário).

10.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Um itinerário de pesquisa para os estudos e História da educação rural: o desafio das fontes. 2015. (Congresso).

11.
II Seminário de Pesquisa: Estudos Históricos sobre a Educação rural l.Professores leigos no meio rural: identidades e histórias. 2014. (Seminário).

12.
X Congresso luso-brasileiro de História da Educação. A cultura do trabalho e os professores leigos do meio rural. 2014. (Congresso).

13.
XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación latinoamericana. Trajetórias de Professores leigos em contextos comunitários no nordeste brasileiro. 2014. (Congresso).

14.
III Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro.Membro de Mesa de Encerramento do II Encontro de História da Educação do Rio de Janeiro intitulada Balanço e Perspectiva. 2013. (Encontro).

15.
I Seminário de Ensino de História: impacto nas escolas públicas do Rio de Janeiro.Coordenação de Grupo de trabalho. 2013. (Seminário).

16.
Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) UFRJ - UFPI.As pequenas comunidades rurais e o ofício de ensinar. 2013. (Outra).

17.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. A profissonalização docente à luz do jogo de escalas. 2013. (Congresso).

18.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Coordenação do eixo temático História da profissão docente. 2013. (Congresso).

19.
XXVII Simpósio Nacional de História.Famílias camponesas e professores (as) leigos (as) na configuração da educação no meio rural. 2013. (Simpósio).

20.
XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social. 2013. (Simpósio).

21.
O Ensino de História da Educação no Rio de Janeiro.O ensino e a pesquisa em História da Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2012. (Encontro).

22.
10 Encontro da região Sudeste - Pós Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões. 2011. (Encontro).

23.
10 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste ´Pós - Graduação em Educação na Região Sudeste em suas Múltiplas Dimensões.Educação em icapuí: um estudo em micro-análsie do grupo social docente (1960-2010). 2011. (Encontro).

24.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação. A construção do campo educacional local: uma experiência de pesquisa. 2011. (Congresso).

25.
Fórum de Ensino de História: Cinema e Ensino de História.Relato de experiência: o uso do cinema no Ensino de História. 2010. (Oficina).

26.
II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.A investigação em Históreia da Educação sob o foco da microanálise. 2010. (Encontro).

27.
II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Balanço e Perspectivas. 2010. (Encontro).

28.
II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2010. (Encontro).

29.
Intercâmbio entre pesquisadores: A História da Educação em debate.Educação e sociedae em Icapuí: um estudo em microanálise do grupo profissional docente( 1960-2010). 2010. (Outra).

30.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2010. (Congresso).

31.
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. m diálogo necessário: a micro-história e a história da educação. 2010. (Congresso).

32.
Faculdade de Educação 40 anos: formação de professores. 2008. (Encontro).

33.
Sucesso Escolar - Novos Caminhos, Novas Práticas: reorientação curricular..História na Educação de Jovens e Adultos ( Ensino Fundamental e Médio). 2004. (Oficina).

34.
V Encontro Nacional - Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas.Imagens na sala de aula: a representação da sociedade colonial na arte pictórica.. 2004. (Encontro).

35.
2001: uma odisséia no CAp - reflexões sobre a interdisciplinaridade. 2001. (Seminário).

36.
Colégio de Aplicação - projeto político pedagógico. 2000. (Seminário).

37.
Ensino de História: A História continua - Do mundo à sala de aula: o saber histórico escolar. 1998. (Seminário).

38.
Ensino Médio em Questão. 1998. (Seminário).

39.
III Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. 1997. (Encontro).

40.
II Jornada de Licenciatura. 1994. (Outra).

41.
II Encontro das Escolas de Primeiro e Segundo Graus das Universidades Federais. 1989. (Encontro).

42.
Abolição e Escravidão. 1988. (Congresso).

43.
Estado Novo (1937-1945) e Autoritarismo no Brasil: Uma avaliação Histórica.. 1987. (Outra).

44.
I Encontro de Professores de História do Rio de Janeiro. 1983. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, F. G.. Conhecendo a UFRJ. 2017. .

2.
CARVALHO, F. G.. VI JACAp. 2017. (Outro).

3.
CARVALHO, F. G.. XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (XXXVII JICTAC). 2015. (Outro).

4.
CARVALHO, F. G.. Seminário Interno do Colégio de Aplicação; O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais. 2014. (Outro).

5.
CARVALHO, F. G.. Semana de Arte, Ciência e Cultura. 2009. (Outro).

6.
CARVALHO, F. G.. Semana de Arte, Ciência e Cultura. 2008. (Outro).

7.
CARVALHO, F. G.; Bartholo ; Kaiúka . 60 anos do Colégio de realizações: O Colégio de Aplicação da UFRJ. 2008. (Exposição).

8.
CARVALHO, F. G.. Semana de Arte, Ciência e Cultura. 2007. (Outro).

9.
CARVALHO, F. G.. Semana de Arte, Ciência e Cultura. 2006. (Outro).

10.
CARVALHO, F. G.. América Latina: identidades, culturas e utopias. 2006. (Outro).

11.
CARVALHO, F. G.. 60 anos da Segunda Guerra Mu7ndial. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Claudielle Pavão. Abordagens sobre democracia e cidadania nos livros didáticos de História. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ. (Orientador).

2.
João Felipe Fogareiro Olival. História local e ensino de História em São Gonçalo. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Rafaela Lima do Carmo. O saber Histórico escolar no colégio de Aplicação da UFRJ (1960 / 1990). Início: 2016 - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Filipe de Lima Alves. A História não contada: o caso de Nova Iguaçu e ausência da questão local no ensino da capital da Baixada. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

2.
Vinícius Macedo Pegas. Para além do Bom selvagem: um estudo comparativo sobre a História indígena a partir do livro didático nos séculos XIX e XXI. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase no E) - Faculdade de Educação da UFRJ. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

3.
Priscilla Nazareth Chaves São Bento. O cinema e a produção de filmes no ensino de História: novos usos e possibilidades do cinema e da mídia no ensino de História. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

4.
Suely Barbosa de Moraes. A África na sala de aula: descosntruindo e reconstruindo olhares. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

5.
Carolina Salguerio de Oliveira. Os desenhos animados e o ensino de História. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

6.
Cláudia Nazaré Albertino. A arte e o ensino de História. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em urso Saberes e Práticas na Educação Básica em Ens) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.

Iniciação científica
1.
Gabriela de Castro Almeida de oliveira Arosa. Organziação de acervo e cosntrução de fontes orais para o estudo da cultura escolar e seus agentes no CAp UFRJ. 2016. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fabio Garcez de Carvalho.



Outras informações relevantes


Ministrei Conferência no Ciclo de palestras sobre o ensino de História da Educação no Rio de Janeiro, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 17 de abril de 2012. 

Participação do Curso Educação Brasileira, no âmbito do Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), tendo ocorrido em duas etapas: 1) no Rio de janeiro, no dia 17 de outubro de 2013, proferindo a palestra As pequenas Comunidades Rurais e o ofício de ensinar; 2) No campus Floriano (Piauí), ministrando aula sobre A micro-história e pesquisa educacional entre os dias 27 de outubro e 02 de novembro de 2013.

Em 15 de fevereiro de 2017, tornei-me professor titular da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Colégio de Aplicação da UFRJ, com a DEFESA de memorial e a Conferência, intitulada BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O PERCURSO DE UM PROFISSIONAL DOCENTE DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:31:49