Maria José Fontana Gebara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6585493065968961
  • Última atualização do currículo em 05/12/2018


Maria Gebara é bacharel e licenciada em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Educação e doutora em Ciências pela mesma instituição. Iniciou a carreira docente como professora de Física na educação básica. Atualmente é professora do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba), atuando no curso de licenciatura em Física; no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd); e no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). É professora colaboradora do Programa Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem, formação de professores e avaliação. Orientadora de pós-graduação em nível de doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria José Fontana Gebara
Nome em citações bibliográficas
GEBARA, Maria José Fontana;GEBARA, M. J. F.;JOSÉ F GEBARA, MARIA;JOSÉ FONTANA GEBARA, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba.
Rodovia João Leme dos Santos - km 110
Parque Reserva Fazenda Imperial
18052780 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (15) 32297447
URL da Homepage: www.sorocaba.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Formação Continuada de Professores de Ciências: contribuições de um curso de curta duração com tema geológico para uma prática de ensino interdisciplinar., Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Dra. Yara Kulaif.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geociências; Formação de Professores de Ciências; Ensino-aprendizagem; Educação básica; Interdisciplinaridade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geociências Aplicadas Ao Ensino.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da História da Ciência e do movimento das concepções alternativas. Um estudo de caso.,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Dr Décio Pachedo.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Física; História da Ciência; Ensino Médio; Ensino-aprendizagem; Concepções alternativas.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Média de Formação Geral.
1985 - 1988
Aperfeiçoamento em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Ano de finalização: 1988.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1992 - 1994
Graduação em Licenciatura Em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1978 - 1984
Graduação em Física.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Telebrás, TELEBRÁS, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidad de Burgos, UBU, Espanha.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como ensinar Física 2
Práticas do ensino de Física 2
Pesquisa e prática do ensino de Física
3/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física..
3/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Licenciatura em Física.
2/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

3/2018 - 8/2018
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 1
Evolução dos Conceitos da Física
Física Ambiental (ACIEPE)
Práticas do Ensino de Física 1
08/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .

Cargo ou função
Representante do CCTS no Grupo de Trabalho "Políticas institucionais de formação continuada de docentes da UFSCar".
3/2018 - 7/2018
Ensino, Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza
08/2017 - 12/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como ensinar Física 2
Pesquisa e prática do ensino de Física
Práticas do ensino de Física 2
8/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio
7/2016 - 7/2016
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
3/2016 - 7/2016
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 1; Práticas do Ensino de Física 1; Evolução dos Conceitos da Física
8/2014 - 07/2016
Direção e administração, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Coordenadora do Polo UFSCar-Sorocaba do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
3/2013 - 7/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Licenciatura em Química.
10/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação para pedido de reconhecimento de diploma Portaria PPGED no. 12/2015.
8/2015 - 12/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 2; Práticas do Ensino de Física 2; Pesquisa e Prática do Ensino de Física
8/2015 - 12/2015
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio
3/2015 - 7/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 1; Práticas do Ensino de Física 1; Evolução dos Conceitos da Física
8/2014 - 12/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 2
Pesquisa e Prática do Ensino de Física
Práticas do Ensino de Física 2
Trabalho de Conclusão de Curso 2
8/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem
1/2014 - 7/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 1
Práticas do Ensino de Física 1
Evolução dos Conceitos da Física
8/2013 - 12/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 2
Práticas do Ensino de Física 2
Pesquisa e Prática do Ensino de Física
Trabalho de Conclusão de Curso 2
2/2013 - 7/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Como Ensinar Física 1
Práticas do Ensino de Física 1
Evolução dos Conceitos da Física
Estágio Supervisionado 1
Estágio Supervisionado 3

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/2011 - 1/2013
Direção e administração, Campus Curitiba, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cargo ou função
Coordenadora do PPGFCET.
1/2010 - 1/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Física..
1/2010 - 1/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Curitiba, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Física.
8/2012 - 12/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos de Ensino de Mecânica 2
8/2012 - 12/2012
Ensino, Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais
1/2012 - 7/2012
Ensino, Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências
1/2012 - 7/2012
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projetos de Ensino de Mecânica 2
8/2011 - 12/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Física 2
Projetos de Ensino de Mecânica 2
8/2011 - 12/2011
Ensino, Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências
1/2011 - 7/2011
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Física 2
Projetos de Ensino de Mecânica 2
8/2010 - 12/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física 1 - laboratório
Filosofia e História da Física Clássica
Metodologia da Pesquisa em Educação
Projetos de Ensino de Mecânica 2
1/2010 - 7/2010
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral 1 - teoria
Física Geral 1 - laboratório
Física Geral 3 - teoria
Física Geral 3 - laboratório
Filosofia e História da Física Clássica
Metodologia da Pesquisa em Educação

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8

Atividades

8/2013 - 12/2013
Ensino, Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
EC 790 A - Tópicos Especiais em Ensino de Ciências
8/2012 - 12/2012
Ensino, Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
EC 790 B - Tópicos Especiais em Ensino de Ciências
8/2010 - 12/2010
Ensino, Ensino e História de Ciências da Terra, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza
08/2006 - 12/2006
Ensino, Ensino de Geociencias, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relações entre Física e Geociências: Modelo do Interior da Terra
Relações entre Física e Geociências: Clima (Teia do Saber)
08/2005 - 12/2005
Ensino, Ensino de Geociencias, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Relações entre Física e Geociências: Modelo do Interior da Terra
03/2005 - 07/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Geral
03/2004 - 07/2004
Ensino, Ciências da Terra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência do Sistema Terra I

Instituto Educacional Imaculada, SEIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Atividades

2/2000 - 12/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, LICEU, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

8/1991 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Integral Universidades Ltda, INTEGRAL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Substituição de professor licenciado

Atividades

2/1996 - 6/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Sociedade de Educação Integral S C Ltda, OBJETIVO ITATIBA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Substituição de professor licenciado

Atividades

3/1991 - 9/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Mangels São Bernardo S A, MANGELS*, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Física, Carga horária: 40
Outras informações
A transferência da Mangels Insdustrial S.A. para a Mangels São Bernardo foi parte de um processo de reestruturação interna da empresa.


Mangels Industrial S A, MANGELS, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Física, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

8/1984 - 1/1985
Estágios , Centro de Pesquisas, Campinas.

Estágio realizado
Testes de capacidade de adsorção de carvões nacionais.

Universidad de Burgos, UBU, Espanha.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador externo, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Física, Ensino de Ciências, Formação de Professores de Física/Ciências


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Física Ambiental na educação básica
Descrição: Investigar as possibilidades de utilização da temática Física Ambiental na educação básica, tanto em espaços formais quanto em espaços não-formais de ensino. Avaliar as necessidades formativas de futuros professores de Física para a abordagem da temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador / Letícia Estevão de Moraes - Integrante / Damaris Camata Soares - Integrante / Alex Retamero - Integrante / Aline Paula Caliman - Integrante.Número de orientações: 4
2018 - Atual
Percepção de Ciência de Futuros Professores: Um estudo comparado Brasil-Espanha
Descrição: Investigar a percepção de Ciência de futuros professores de Física, Química, Biologia e Matemática; a influência de distintos modelos de formação profissional sobre a percepção manifestada; através da realização de estudos de caso no Brasil (Universidade de São Carlos e Universidade Estadual de Campinas) e na Espanha (Universidade de Burgos)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador / airton natanael coelho dias - Integrante / Susana Gonzalez Mateo - Integrante / Susana E Jorge-Villar - Integrante.
2016 - 2017
A didática das Ciências da Natureza: teoria e prática na formação de professores
Descrição: A importância da educação científica enquanto condição para o exercício da cidadania vem sendo destacada em inúmeras pesquisas científicas. Contudo, deficiências do ensino de Ciências comprometem suas contribuições sociais, da mesma forma que repercutem negativamente na escolha de carreiras científicas dos estudantes ao final da educação básica. Nesse processo, a qualidade da formação dos professores de Ciências constitui-se em fator que necessita ser amplamente investigado, pois há consenso com relação ao seu impacto sobre o ensino. Por outro lado, a literatura tem enfatizado a importância da Didática das Ciências Experimentais (DCE), enquanto área de pesquisa e categoria de ensino, na formação de professores. Reconhecendo a sólida tradição da Espanha na área de DCE e os avanços educacionais significativos que o país vem alcançando, comparados aos do Brasil, o objetivo dessa pesquisa é investigar o alcance da DCE nos processos de formação de professores de Ciências da Natureza - especialmente de Física - na Espanha e de que forma a compreensão de suas contribuições e seus limites pode contribuir para o caso brasileiro.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais
Descrição: Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática na prova do Enem, estabelecendo sua inserção nos PCN e nos currículos escolares. Análise qualitativa das questões de Ciências da Natureza e de Matemática buscando indícios de diferenças de desempenho associados a gênero e rede escolar, suportada por uma análise estatística de desempenho diferencial por sexo e por rede escolar. Mapear o formato de interdisciplinaridade e de contextualização da prova de Ciências da Natureza e de Matemática do Enem. Análise psicométrica da estrutura textual das questões, dos distratores, e das imagens utilizadas nas questões, associadas ao desempenho por gênero, rede escolar e renda/classe econômica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Coordenador.Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro.
2007 - 2011
CONHECIMENTOS ESCOLARES RELACIONADOS À CIÊNCIA, À SOCIEDADE E AO AMBIENTE EM MICROBACIA URBANA
Descrição: O projeto em questão objetiva a inclusão dos sistemas públicos de ensino da escola básica na integração entre gestão ambiental e educação ambiental que é crucial para o enfrentamento dos problemas sócio-ambientais. Dando continuidade ao projeto de políticas públicas Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas desenvolvido na bacia urbana do Ribeirão das Anhumas e realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Geociências da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, pretendemos em parceria com duas escolas da rede pública estadual constituir equipes para elaborar, aplicar e avaliar projetos escolares que trabalhem com os resultados da pesquisa de modo a transformar conhecimento técnico em conhecimento escolarizado. Queremos colaborar para romper alguns obstáculos para a integração gestão e educação escolar: (1) falta de acesso das escolas a conhecimentos da localidade atualizados e adaptados à escola; (2) afastamento dos professores da produção do conhecimento utilizado na escola devido a hegemonia da concepção de professores como aplicadores de conhecimentos produzidos por outros; (3) ausência de estratégias de cooperação efetiva entre professores, instituições de pesquisa e universidades; (4) distanciamento e incompreensão das comunidades urbanas das bacias hidrográficas que a cercam. Em paralelo, pretendemos também reunir em um banco de dados os estudos de problemas sócio-ambientais das bacias da cidade de Campinas produzidos na esfera acadêmica e técnica, bem como os conhecimentos escolarizados produzidos da parceria desse projeto submetido à Petrobrás e à Fapesp. Para a elaboração dos conhecimentos escolares pretendemos usar a pesquisa-ação e a concepção do professor pesquisador. As atividades incluem: cursos sobre os resultados da pesquisa do Ribeirão Anhumas, reuniões periódicas para elaboração dos projetos escolares pelas escolas parcerias, assessoria pedagógica virtual e presencial para a aplicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2011
Projeto 2006/1558-1: ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS ESCOLARES E CURRICULARES RELACIONADOS À CIÊNCIA, À SOCIEDADE E AO AMBIENTE NA ESCOLA BÁSICA COM ÊNFASE NA REGIONALIZAÇÃO A PARTIR DOS RESULTADOS DE PROJETO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Descrição: O projeto em questão objetiva a inclusão dos sistemas públicos de ensino da escola básica na integração entre gestão ambiental e educação ambiental que é crucial para o enfrentamento dos problemas sócio-ambientais. Dando continuidade ao projeto de políticas públicas Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas desenvolvido na bacia urbana do Ribeirão das Anhumas e realizado pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto de Geociências da Unicamp e Prefeitura Municipal de Campinas, pretendemos em parceria com duas escolas da rede pública estadual constituir equipes para elaborar, aplicar e avaliar projetos escolares que trabalhem com os resultados da pesquisa de modo a transformar conhecimento técnico em conhecimento escolarizado. Queremos colaborar para romper alguns obstáculos para a integração gestão e educação escolar: (1) falta de acesso das escolas a conhecimentos da localidade atualizados e adaptados à escola; (2) afastamento dos professores da produção do conhecimento utilizado na escola devido a hegemonia da concepção de professores como aplicadores de conhecimentos produzidos por outros; (3) ausência de estratégias de cooperação efetiva entre professores, instituições de pesquisa e universidades; (4) distanciamento e incompreensão das comunidades urbanas das bacias hidrográficas que a cercam. Em paralelo, pretendemos também reunir em um banco de dados os estudos de problemas sócio-ambientais das bacias da cidade de Campinas produzidos na esfera acadêmica e técnica, bem como os conhecimentos escolarizados produzidos da parceria desse projeto submetido à Petrobrás e à Fapesp. Para a elaboração dos conhecimentos escolares pretendemos usar a pesquisa-ação e a concepção do professor pesquisador. As atividades incluem: cursos sobre os resultados da pesquisa do Ribeirão Anhumas, reuniões periódicas para elaboração dos projetos escolares pelas escolas parcerias, assessoria pedagógica virtual e presencial para a aplicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2017
LIFE
Descrição: CRIAÇÃO DE LABORATÓRIOS INTERDICIPLINARES DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA UFSCar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2015
Cooperação UFSCar-UC para aprimoramento na formação de professores de Física, Química e Matemática
Descrição: Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI): parceria UFScar e Universidade de Coimbra/Portugal. Financiamento: CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Maria José Fontana Gebara - Integrante / Ana Cristina Mereu - Integrante / Alexandre Donizeti Martins Cavagis - Coordenador / Luciana Camargo de Oliveira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Critica Educativa
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Impresso)
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
2015 - Atual
Periódico: Critica Educativa
2017 - Atual
Periódico: EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS)
2017 - Atual
Periódico: Revista de Estudios Sociales Universidad de los Andes
2018 - Atual
Periódico: REVISTA EM ABERTO - INEP
2013 - 2013
Periódico: Poíesis Pedagógica


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, J. N.2017SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . O FILME NA ESCOLA: REPERCUSSÕES DE SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 4170-4174, 2017.

2.
SANTANA, P. M. C.2017SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, Maria J. F. . OS GESTORES ESCOLARES E SUAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 3189-3193, 2017.

3.
MORAES, L. E.2017MORAES, L. E. ; GEBARA, M. J. F. . A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES BRASILEIROS SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FÍSICA AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 3231-3236, 2017.

4.
SANTANA, P. M. C.2016SANTANA, P. M. C. ; BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Os professores e suas concepções de escola sustentável: Implicações para a prática pedagógica. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 125-131, 2016.

5.
MORAES, L. E.2016MORAES, L. E. ; SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, M. J. F. . A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 1088-1093, 2016.

6.
BRITO, B. R.2016BRITO, B. R. ; SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, M. J. F. . O impacto das Concepções Alternativas nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 163-171, 2016.

7.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2016NUNES DOS SANTOS, JOSE ; BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Manual de orientações: o filme como recurso didático nas aulas de ecologia para a formação de conceitos científico. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 209-215, 2016.

8.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2016NUNES DOS SANTOS, JOSE ; GEBARA, M. J. F. ; Compiani, M. . Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 2097-2109, 2016.

9.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2016NUNES DOS SANTOS, JOSE ; ROCHA, L. ; GEBARA, M. J. F. . Stop motion: comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de ciências e arte. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 1156-1167, 2016.

10.
NUNES DOS SANTOS, JOSÉ2015NUNES DOS SANTOS, JOSÉ ; JOSÉ F GEBARA, MARIA . ANÁLISE PEDAGÓGICA DE FILMES: GÊNERO DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Colloquium Humanarum, v. 12, p. 34-41, 2015.

11.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2015NUNES DOS SANTOS, JOSE ; FRONZOI SILVA SOUZA, CIBELE ; JOSÉ FONTANA GEBARA, MARIA . O FILME DE ANIMAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Colloquium Humanarum, v. 12, p. 1363-1370, 2015.

12.
RICCI DE BRITO, BRUNA2015RICCI DE BRITO, BRUNA ; JOSÉ FONTANA GEBARA, MARIA . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROGRAMA -SÃO PAULO FAZ ESCOLA-: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES PAULISTAS NO ENEM 2011. Colloquium Humanarum, v. 12, p. 1230-1238, 2015.

13.
SANTOS, J. N.2014SANTOS, J. N. ; GEBARA, Maria J. F. . Ensino de ciências: o filme como recurso didático na mediação pedagógica para a formação de conceitos . Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 495-503, 2014.

14.
GEBARA, Maria J. F.2014GEBARA, Maria J. F.; FERREIRA, J. B. H. . A evasão nos cursos de formação de professores de Física, Química e Matemática no Brasil: uma análise da UFSCar Campus de Sorocaba. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 1151-1157, 2014.

15.
SANTANA, P. M. C.2014SANTANA, P. M. C. ; BRITO, B. R. ; GEBARA, Maria J. F. . Práticas pedagógicas e conceitos sobre interdisciplinaridade: o que pensam os professores?. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 1577-1584, 2014.

16.
GEBARA, M. J. F.2013 GEBARA, M. J. F.; KLEINKE, M. U. ; GANDOLFI, H. E. ; MARIM, M. M. B. ; NOGUEIRA, M. L. S. L. S. ; OLIVEIRA, J. M. L. ; PEIXOTO, D. E. ; SARTI, L. R. ; TRENTO, P. R. . Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade: A percepção dos estudantes sobre questões de avaliações de larga escala. Enseñanza de las Ciencias, v. I, p. 1539-1545, 2013.

17.
GEBARA, Maria J. F.2013 GEBARA, Maria J. F.; FLORCZAK, M. A. . Sobre el tiempo: primeras aproximaciones entre el pensamiento físico y el pensamiento sociológico de Norbert Elias. POLÍTICA Y SOCIEDAD, v. 50, p. 543-552, 2013.

18.
SANTOS, J. N.2012SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . O pluralismo metodológico: uma prática no ensino de Ciências. Colloquium Humanarum (Impresso), v. 9, p. 967-973, 2012.

19.
João Paulo Stadler2012João Paulo Stadler ; SOUSA JUNIOR, F. S. ; GEBARA, M. J. F. ; HUSSEIN, F. R. G. S. . Análise de obstáculos epistemológicos em livros didáticos de Química do ensino médio do PNLD 2012. Holos (Natal. Online), v. 2, p. 234-243, 2012.

20.
GEBARA, Maria J. F.2011GEBARA, Maria J. F.. El conocimiento de geociencias y concepciones alternativas de los profesores de la edución básica de Brasil. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 958-964, 2011.

21.
GEBARA, Maria J. F.2007GEBARA, Maria J. F.; KLEINKE, M. U. . A influência dos exames de seleção para o ensino superior sobre o ensino de Física. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. Extra, p. 1/100-14, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILLAGRA, J. A. M. (Org.) ; GEBARA, M. J. F. (Org.) . Estrategias Didácticas para la Enseñanza de la Física. 1. ed. Burgos: Universidad de Burgos, 2018. v. 1. 222p .

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, L. E. ; GEBARA, M. J. F. . La Física Ambiental como estrategia para la enseñanza de la Física. In: Jesús Angel Meneses Villagrá; Maria José Fontana Gebara. (Org.). Estrategias Didácticas para la Enseñanza de la Física. 1ed.Burgos: Universidade de Burgos, 2018, v. 1, p. 63-79.

2.
GRECA, I. M. ; BATISTA, E. L. ; GEBARA, M. J. F. . Las películas de ciencia ficción como recurso metodológico. In: Jesús Angel Meneses Villagrá; Maria José Fontana Gebara. (Org.). Estrategias Didácticas para la Enseñanza de la Física. 1ed.Burgos: Universidade de Burgos, 2018, v. 1, p. 157-174.

3.
GEBARA, M. J. F.. Interdisciplinariedad y Enseñanza de la Física: Enfoques y posibilidades. In: Jesús Angel Meneses Villagrá; Maria José Fontana Gebara. (Org.). Estrategias didácticas para la Enseñanza de la Física. 1ed.Burgos: Universidade de Burgos, 2018, v. 1, p. 191-217.

4.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . Concepções sobre o genero fílmico de animação no ensino de Ecologias. Reflexões em Ensino de Ciências vol. 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 4, p. 92-103.

5.
MORAES, L. E. ; GEBARA, M. J. F. . O ensino de Física Ambiental: Análise do potencial pedagógico de espaços não formais de educação. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 10-20.

6.
SILVA, F. K. M. ; GEBARA, M. J. F. . Interdisciplinaridade em contexto formativo de professores: possibilidades acenadas pela prática docente. In: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre Escola e Universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. , p. 41-56.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, L. E. ; GEBARA, Maria J. F. . A visão de professores de Física sobre a utilização da Física Ambiental em espaços de educação não formal. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2018, Campos do Jordão. Atas do XVII EPEF, 2018.

2.
BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Unidades de ensino potencialmente significativas como estratégia para aquisição de conceitos científicos. In: 7o. Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2018, Blumenau. Atas do 7o. ENAS, 2018.

3.
FREITAS, R. G. B. ; GEBARA, M. J. F. . As concepções alternativas em Física no ensino médio: Uma comparação entre iniciantes e concluintes. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF), 2017, São Carlos. Atas do XXII SNEF, 2017.

4.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . Concepções sobre o gênero fílmico de animação no Ensino de Ciências Naturais. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XII ENPEC, 2017.

5.
SANTANA, P. M. C. ; LOBATO, M. M. ; GEBARA, M. J. F. . Interdisciplinaridade na formação continuada para o ensino de Ciências: Uma sequência didática. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XII ENPEC, 2017.

6.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, Maria José Fontana . O filme de animação como recurso didático nas aulas de Ciências. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Atas do ENEPE 2015, 2015.

7.
BRITO, B. R. ; GEBARA, Maria José Fontana . Educação Ambiental e o Programa 'São Paulo Faz Escola': uma análise do desempenho dos estudantes paulistas no ENEM 2011. In: Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Presidente Prudente. Atas do ENEPE 2015, 2015.

8.
YAGUTI, R. ; GEBARA, M. J. F. . As concepções alternativas em Ondulatória nas provas do ENEM. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

9.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . Fragmentos fílmicos como recurso pedagógico no ensino de Ciências Naturais. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

10.
MORAES, L. E. ; GEBARA, M. J. F. . O ensino de Física Ambiental: análise do potencial pedagógico em espaços não-formais de Educação. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

11.
BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Concepções Alternativas em Biologia: uma análise do Exame Nacional do Ensino Médio. In: X ENPEC, 2015, Águas de Lindoia. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

12.
BRITO, B. R. ; GEBARA, Maria J. F. . AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NOS EXAMES DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA DA PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENEM. In: VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo - V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2015, Burgos. Actas do VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo; V Encuentro Iberoamericano Sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Burgos: Servicio de Publicaciones e Imagem Institucional - Universidade de Burgos, 2015. v. Único. p. 411-423.

13.
YAGUTI, R. ; GEBARA, M. J. F. . AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA NO FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Atas do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

14.
FERREIRA, J. B. H. ; GEBARA, M. J. F. . A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias. Atas do XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

15.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, Maria J. F. . CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO: MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS. In: IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX ENPEC, 2013.

16.
OLIVEIRA, C. F. ; MARCOM, G. S. ; GEBARA, M. J. F. ; KLEINKE, M. U. . Contextualização e Desempenho em exames de Ciências da Natureza: O Novo Enem. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindoia. Atas do IX ENPEC, 2013.

17.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . O pluralismo metodológico: uma prática no ensino de Ciências. In: XVII Encontro de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica/ Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão (ENEPE 2012), 2012, Presidente Prudente/SP. Anais doXVII Encontro de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica/ Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão (ENEPE 2012), 2012.

18.
BATISTA, E. L. ; GEBARA, Maria J. F. . Ciência, cinema e público: a influência dos filmes na percepção pública da ciência. In: II Seminário Internacional Empírika, 2012, Campinas. Anais da Empírika 2012, 2012.

19.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, Maria J. F. ; Pinto, A. E. de A. . As expectativas dos alunos ingressantes nas licenciaturas em Física: os casos da Unicamp e da UTFPR. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Anais do XIV EPEF, 2012.

20.
OLIVEIRA, C. F. ; KLEINKE, M. U. ; GEBARA, Maria J. F. . Desempenho e contextualização em testes de Física em Vestibulares. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias. Anais do XIV EPEF, 2012.

21.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, Maria J. F. . Desempenho dos ingressantes em Ciências da Natureza: uma comparação entre o bacharelado e a licenciatura. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências / I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

22.
João Paulo Stadler ; GEBARA, Maria J. F. ; Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein . Análise de Obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Química do Ensino Médio do PNLD 2012. In: I Seminário Nacional do Ensino Médio: História, Mobilização, Perspectiva, 2011, Mossoró. Anais do I Seminário Nacional do Ensino Médio SENACEM, 2011. v. 09. p. 841-935.

23.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, Maria J. F. . Ensino de Física e Gênero: Avaliação de Questões de Exames Vestibulares. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010, Águas de Lindóia. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2010.

24.
GEBARA, Maria J. F.; FLORCZAK, M. A. . Sobre o tempo: Aproximações e distanciamentos entre o pensamento físico e o pensamento sociológico de Norbert Elias. In: XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores, 2010, Bogotá. XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores, 2010.

25.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, M. J. F. . Gráficos em Ciências Naturais, Vestibulares e Preditores Socieconômicos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009.

26.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, M. J. F. . Física: Vestibular, Treinamento e Capital Cultural. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

27.
GEBARA, Maria José Fontana; Yara Kulaif . A elaboração do conceito de interdisciplinaridade: primeiras aproximações de um projeto de formação continuada de professores da educação básica. In: I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra, 2007, Campinas. I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra, 2007.

28.
KLEINKE, M. U. ; GEBARA, Maria J. F. . Física: Capital Cultural e Treinamento. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianóplois. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2007.

29.
GEBARA, Maria José Fontana. A História da Ciência e as concepções prévias dos estudantes como ferramentas para o ensino de Física. In: XIV Reunión Nacional de Educación en Física, 2005, San Carlos de Bariloche. REF 14 Memorias, 2005.

30.
GEBARA, Maria José Fontana. História da Ciência e ensino de Ciências: contribuições para o professor. In: 10° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005, Belo Horizonte. Atas do 10° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2005.

31.
GEBARA, Maria José Fontana. Questões relativas à História da Ciência e ao ensino de Ciências. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Atas do ... ENPEC, 2005.

32.
GEBARA, Maria José Fontana. Ciência, tecnologia e sociedade: abrindo caminhos para um ensino interdisciplinar. In: IX Simpósio Internacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização, 2005, Ponta Grossa. Anais do IX Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2005.

33.
GEBARA, M. J. F.. O ensino e a aprendizagem de Física: Contribuições da História da Ciência e do movimento das concepções alternativas. In: XV Smpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do XV Smpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

34.
GEBARA, M. J. F.. O ensino da lei da queda dos corpos: uma proposta de trabalho centrada na História da Ciência. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.

35.
RIBEIRO, Carlos Alberto ; GEBARA, Maria José Fontana ; RAMOS, A C S . Uso do microanalisador em camadas finas. In: 33a. SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1981, Salvador. Anais da 33a. Reunião Anual da SBPC, 1981. p. 264-264.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . The influence of family income on the performance of students at the National High School Exam (ENEM) in Brazil. In: 12th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), 2017, Dublin. Proceedings of ESERA 2017, 2017.

2.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, M. J. F. . CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE: A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR THE FORMATION OF SCIENTIFIC CONCEPTS. In: 12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association (ESERA), 2017, Dublin. Proceedings of ESERA 2017, 2017.

3.
SANTOS, J. N. ; GEBARA, Maria J. F. . O filme como recurso didático nas aulas de Ciências Naturais da educação básica. In: 2o. Congresso Internacional de Educação Científica - 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION., 2014. v. 15.

4.
FERREIRA, J. B. H. ; GEBARA, Maria J. F. . A evasão nas licenciaturas em Física, Química e Matemática na Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba: um estudo de caso. In: 2° Congresso Internacional de Educação em Ciências, 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, ISBN 978-958-99070-3-0 , Journal of Science Education. Special issue, vol 15, 2014, 239 pages), 2014. v. 15.

5.
SANTANA, P. M. C. ; BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Práticas pedagógicas e conceitos sobre interdisciplinaridade: o que pensam os professores?. In: Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do 2° Congresso Internacional de Educação em Ciencias, 15 anos do Journal of Science Education, 2014. v. 15.

6.
GEBARA, Maria J. F.. A interdisciplinaridade na formação continuada de professores de Ciências: "O modelo do interior da Terra". In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. Encontro de Física 2011, 2011.

7.
GEBARA, Maria J. F.. Knowledge of geosciences and alternative conceptions of teachers in basic education in Brazil. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 10 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION,, 2009, Cartagena de Indias. Proceedings of the INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION, 2009. v. 10.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RICCI DE BRITO, BRUNA ; GEBARA, M. J. F. . Gênero, renda, origem escolar: Variáveis que influenciam o desempenho dos estudantes concluintes nas questões de Biologia do ENEM. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016, Presidente Prudente. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão ? ENEPE, 2016. v. 1. p. 1854-1854.

2.
RIBEIRO, Carlos Alberto ; GEBARA, Maria José Fontana . Análise de materiais para microssonda eletrônica. In: 34a. SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1982, Campinas. Anais da 34a. Reunião anual da SBPC, 1982. p. 81-81.

Apresentações de Trabalho
1.
GEBARA, M. J. F.. La instrucción por pares como estrategia en la enseñanza de la Física y de la Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GEBARA, M. J. F.. Las metodologias activas en la enseñanza de la ciencia: El ejemplo de la instrucción por pares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GEBARA, M. J. F.. A pesquisa e em ensino de Física e a prática do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GEBARA, M. J. F.. Novas disciplinas para novos modelos de licenciatura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GEBARA, M. J. F.. A interdisciplinaridade na formação de professores de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Ferraz, A. C. ; GEBARA, Maria J. F. . O uso do Peer Instruction nas aulas de Física do ensino médio: desenvolvendo argumentatividade e os saberes científicos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GEBARA, M. J. F.. A interdisciplinaridade e o ensino de Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ZANELATTO, A. L. M. ; SANTOS, F. M. ; BATISTA, E. L. ; PINTO, A. E. A. ; GEBARA, Maria J. F. . CONHECENDO A PERCEPÇÃO DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ABORDAGENS EM SALA DE AULA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
GEBARA, M. J. F.. Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática: trajetórias e Profissionalização,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
REGT, A. ; GEBARA, M. J. F. . O ensino primário como uma ofensiva de civilização: o caso da Holanda. Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Cadernos de Estudos Sociais, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
C.A.Santos ; GEBARA, M. J. F. . Comissão de implantação da Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) da Universidade de Integração Latino-Americana (UNILA). 2009.

Trabalhos técnicos
1.
GEBARA, M. J. F.. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2018.

2.
GEBARA, M. J. F.. XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2017.

3.
GEBARA, M. J. F.. 2nd World Conference on Physics Education. 2016.

4.
GEBARA, M. J. F.. Encontro de Física 2016. 2016.

5.
GEBARA, M. J. F.. XXI SNEF. 2015.

6.
GEBARA, M. J. F.. XV EPEF. 2014.

7.
GEBARA, Maria J. F.. XX SNEF. 2013.

8.
GEBARA, Maria J. F.. 64a. Reunião Anual da SBPC. 2012.

9.
GEBARA, Maria J. F.. XIV EPEF. 2012.

10.
GEBARA, Maria J. F.. I Seminário Internacional de Educação de Pinhais. 2011.

11.
GEBARA, Maria J. F.. 63a. Reunião Anual da SBPC. 2011.

12.
GEBARA, Maria J. F.. XIII EPEF. 2011.

13.
GEBARA, Maria J. F.. XIX SNEF. 2011.

14.
GEBARA, Maria J. F.. 62a. Reunião Anual da SBPC. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
NUNES DOS SANTOS, JOSE ; GEBARA, Maria J. F. . O filme como recurso didático nas aulas de Ecologia. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).

2.
GEBARA, Maria J. F.. Ciências e Ensino de Ciências: Diferenças de Formação e Diferenças de Atuação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GEBARA, M. J. F.. Necessidades Formativas dos Professores de Ciências. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GEBARA, Maria J. F.. Modelo do Interior da Terra. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GEBARA, Maria J. F.. Modelo do Interior da Terra. 2007. .

6.
GEBARA, Maria J. F.; Yara Kulaif . Interdisciplinaridade. 2007. .

7.
GEBARA, Maria J. F.. Modelo do Interior da Terra (Projeto de Formação Continuada "Teia do Saber"). 2006. .

8.
GEBARA, Maria J. F.. Clima (Projeto de Formação Continuada "Teia do Saber"). 2006. .

9.
GEBARA, Maria J. F.. Modelo do Interior da Terra (Projeto de Formação Continuada "Teia do Saber"). 2005. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAGAN, A. A.; ARAUJO, Y. L. F. M.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Camila Cunha. O desempenho escolar em ciências e o pluralismo epistemológico: a elaboração de questões do eixo temático. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

2.
WARTHA, E. J.; SOUZA, D. N.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Joyce de Souza Ferreira. Terra e Universo: construção e validação de um teste de desempenho escolar em ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

3.
GEBARA, Maria José Fontana; SILVA, F. K. M.; CRUZ, T. G. S.. Participação em banca de Ligia Esteves Maria. A integração das Ciências da Natureza no ENEM: Uma análise das provas de 2009 à 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
SUTIL, N.; FLORCZAK, M. A.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Jean Carlos Rodrigues. Radiações e telescópios: Uma proposta educacional para o ensino e aprendizagem de Física no ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
FLORCZAK, M. A.; PINTO, A. E. A.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Ligia Marcelino Krelling. A educação de jovens e adultos e o ensino de Ciências Naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores. 2015. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
GEBARA, Maria José Fontana; PAGAN, A. A.. Participação em banca de Marcela Santos de Almeida. Analise de um processo de elaboração de um teste de desempenho em Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

7.
Keila, F.; KAWASAKI, C. S.; MESQUITA, M. J. M.; GEBARA, Maria José Fontana; TORRES, R. B.. Participação em banca de Paulo Bussab Lemos de Castro. Novas abordagens formativas no ensino de Ciências: reflexões sobre uma vivência no Programa Iniciação Científica Junior para estudantes do Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
Compiani, M.; NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M.; GEBARA, Maria José Fontana; MOURA, A. R. L.. Participação em banca de Magali Andrade Barbosa. As elaborações de conhecimentos geométricos no ensino fundamental II em microbacia - o papel da mediação do professor e da matematização do lugar/ambiente. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
GEBARA, Maria José Fontana; SILVA, F. K. M.; SUTIL, N.; PROCOPIAK, L.. Participação em banca de José Nunes dos Santos. O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ECOLOGIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
GEBARA, Maria José Fontana; KLEINKE, M. U.; FLORCZAK, M. A.. Participação em banca de Denis Eduardo Peixoto. O conceito de insolação como facilitador da aprendizagem das estações do ano. 2013. Dissertação (Mestrado em PECIM) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
Montagner, M. A. P.; Keila, F.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Maria Aparecida Pereira Montagner. O ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do estudo do local e das práticas interdisciplinares com as Ciências da Natureza. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
KAWAMURA, M. R. D.; Higa, I.; OLIVEIRA, R. V. B. C.; LEITE, C.; SAUERWEIN, I. P. S.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Carla Alves de Souza. A identidade de licenciandos em física: em busca de uma caracterização. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
KLEINKE, M. U.; GEBARA, M. J. F.; ROSSI, A. V.; RAMOS, E. M. F.; BRETONES, P. S.. Participação em banca de Denis Eduardo Peixoto. Astronomia como disciplina integradora para o ensino de Ciências. 2018. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
GEBARA, M. J. F.; SUTIL, N.; SANTOS, M. G.; Compiani, M.; BARRETO, M.. Participação em banca de José Nunes dos Santos. Filme como recurso mediador nas aulas de Ciências: Uma discussão sobre sua potencialidade a partir das interações. 2018. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MOREIRA, M. A.; CARCEDO, S. G.; GEBARA, M. J. F.; OLFOS, R. M. V.; MELUS, M. C. G.. Participação em banca de Rosendo Ricardo Archbold Joseph. La enseñanza/aprendizaje del concepto de reología en estudiantes de química farmacéutica de la Universidad de Antioquía, a partir de una metodología activa. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Doctorado en Educación) - Universidad de Burgos.

4.
KAWAMURA, M. R. D.; GURGEL, I.; GARCIA, N. M. D.; Higa, I.; LINHARES, M. P.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Paula Fernanda Ferreira de Sousa. Física como disciplina escolar: investigando sua dimensão cultural. 2014. Tese (Doutorado em Programa Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
SANTOS, M. G.; SUTIL, N.; Compiani, M.; BARRETO, M.; GEBARA, M. J. F.. Participação em banca de José Nunes dos Santos. O filme na escola: Avaliação das repercussões de sua utilização nas aulas de Ciências da educação básica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
KLEINKE, M. U.; OLIVEIRA, S. R.; GEBARA, M. J. F.. Participação em banca de Denis Eduardo Peixoto. Ensino de Ciências: Astronomia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
GURGEL, I.; SILVA, F. K. M.; GEBARA, M. J. F.. Participação em banca de Carlos Eduardo Guariglia. Atividades práticas para a física no ensino fundamental por meio de desafios: proposta de material de apoio ao professor. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
GEBARA, M. J. F.; MEGID NETO, J.; SILVA, L. F.. Participação em banca de Aline Paula Caliman. Física ambiental no ensino médio: Uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
GEBARA, Maria J. F.; MEGID NETO, J.; TORRES, J. R.; MATEO, S. G.. Participação em banca de Damaris Camata Soares. Análise da temática Educação Ambiental nos livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
SUTIL, N.; FLORCZAK, M. A.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Jean Carlos Rodrigues. Radiações e telescópios: Uma proposta educacional para o ensino e aprendizagem de Física no ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
GEBARA, Maria José Fontana; PAIXAO FILHO, F. J.; CANTAO, R. F.. Participação em banca de Ricardo Yaguti. A contextualização nos itens de Física do ENEM: possibilidades e limites. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
GEBARA, Maria José Fontana; ROSSI, A. V.; MEGID NETO, J.. Participação em banca de Letícia Estevão Moraes. Física Ambiental em espaços não formais de educação: Estudo da percepção dos professores brasileiros. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
GEBARA, Maria José Fontana; MESQUITA, R. C.; FERNANDES, H. L.. Participação em banca de Anderson Clayton Ferraz. O peer instruction no ensino de Física: Contribuições para o ensino de radiações. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
GEBARA, Maria José Fontana; WARTHA, E. J.; SOUZA, D. N.. Participação em banca de Joyce de Souza Ferreira. Terra e Universo: construção e validação de um teste de desempenho escolar em Ciências. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

9.
GEBARA, Maria José Fontana; PAGAN, A. A.; ARAUJO, Y. L. F. M.. Participação em banca de Camila Cunha. A elaboração de um teste de desempenho escolar em Ciências para o Estado de Sergipe a partir do eixo "Vida e Ambiente". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Universidade Federal de Sergipe.

10.
GEBARA, Maria José Fontana; FLORCZAK, M. A.; Pinto, A. E. de A.. Participação em banca de Lígia Marcelino Krelling. A educação de jovens e adultos e o ensino de Ciências Naturais: contribuições da utilização dos conceitos unificadores. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
SILVA, F. K. M.; CRUZ, T. G. S.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Ligia Esteves Maria. A integração das Ciências da Natureza no Enem: Uma análise das provas de 2009 à 2012. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
GALEMBECK, E.; BIZZO, N. M. V.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Bruna Ricci de Brito. AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NOS EXAMES DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA DO ENEM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
Compiani, M.; KLEINKE, M. U.; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Guilherme Stecca Marcom. O Enem e a Análise Escalar: indicativos do conhecimento conceitul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
GEBARA, Maria José Fontana; SILVA, F. K. M.; PROCOPIAK, L.; SUTIL, N.. Participação em banca de José Nunes dos Santos. O ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ECOLOGIA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
KLEINKE, M. U.; GEBARA, Maria José Fontana; OLIVEIRA, S. R.. Participação em banca de Denis Eduardo Peixoto. O conceito de insolação como facilitador da aprendizagem das estações do ano. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
SILVA, F. K. M.; GEBARA, Maria José Fontana; PACIFICO, S. M. R.. Participação em banca de Maria Aparecida Montagner. O ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do estudo do local e das práticas interdisciplinares com as ciências da natureza. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
Higa, I.; Camargo, S.; Oliveira, O. B. de; GEBARA, Maria José Fontana. Participação em banca de Cleiton Fábio da Roza. Implementação do Enfoque CTS na disciplina Física no Ensino Médio: Um estudo com estagiários de Física. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOPEZ, J. V.; SANTOS JUNIOR, J. B.; GEBARA, M. J. F.. Participação em banca de Laís Estevão Moraes.Análise da História da Ciência presente em livros de Física do PNLD 2015-2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
SILVA, F. K. M.; JOSÉ FONTANA GEBARA, MARIA; DELGADO, A. O.; SANTOS JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Danilo de Morais.Experimentos e resolução de problemas como estratégias didáticas nas aulas de Física: Um relato de pesquisa do professor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GEBARA, Maria José Fontana; SILVA, F. K. M.; LOPEZ, J. V.. Processo Seletivo Simplificado Física/Ensino de Física Edital 084/2016. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

2.
DELGADO, A. O.; LOPEZ, J. V.; GEBARA, Maria José Fontana. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto de Física, EDITAL Nº 119/2014. 2015. Universidade Federal de São Carlos.

3.
GEBARA, Maria José Fontana; OLIVER, G. S.; CAMPOS, S. D.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal de São Carlos.

4.
GEBARA, Maria José Fontana. Banca em concurso público - Física/Ensino de Física. Edital No. 179/2010-CPCP-CT. 2010. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Outras participações
1.
COSTA, R. Z. V.; GEBARA, Maria José Fontana. Licenciatura Internacional. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
Pinto, A. E. de A.; GEBARA, Maria José Fontana; COSTA, R. Z. V.. PIBID. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association. THE INFLUENCE OF FAMILY INCOME ON THE PERFORMANCE OF STUDENTS IN THE NATIONAL HIGH SCHOOL EXAM (ENEM) IN BRAZIL. 2017. (Congresso).

2.
12th Conference of the European Sci- ence Education Research Association (ESERA). Cinematographic language: A pedagogical resource for the formation of scientific concepts. 2017. (Congresso).

3.
Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. 2016. (Congresso).

4.
Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Manual de Orientações: o filme como recurso didático nas aulas de ecologia para a formação de conceitos científicos. 2016. (Congresso).

5.
Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Os professores e suas concepções de escola sustentável: Implicações para a prática pedagógica. 2016. (Congresso).

6.
Séptimo Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. O impacto das Concepções Alternativas nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. 2016. (Congresso).

7.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Movimentos de horizontalidade e verticalidade: O filme de animação como recurso didático nas aulas de Ciências. 2016. (Encontro).

8.
VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia. VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia 3.Stop Motion: Comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de Ciências e Arte. 2016. (Encontro).

9.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS EM FÍSICA NO FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Encontro).

10.
XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS SOROCABA. 2014. (Encontro).

11.
9 Congreso Internacional Sobre Investigación en Didáctica de las Ci Ciencias. Ciências da Natureza e Interdisciplinaridade: A percepção dos estudantes sobre questões de avaliaçòes de larga escala. 2013. (Congresso).

12.
Empírika 2012.Ciência, Cinema e Público: a influência dos filmes na percepção pública da ciência. 2012. (Seminário).

13.
Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde. 2012. (Encontro).

14.
XIV EPEF.Desempenho e contextualização em testes de Física em Vestibulares. 2012. (Encontro).

15.
XIV EPEF.As expectativas dos alunos ingressantes nas licenciaturas em Física: os casos da Unicamp e da UTFPR. 2012. (Encontro).

16.
I Seminário Internacional de Educação de Pinhais.Formação Continuada de Professores: Entre saberes e práticas. 2011. (Seminário).

17.
Seminário da Área de Ensino - CAPES. 2011. (Seminário).

18.
VIII ENPEC.Desempenho dos ingressantes em Ciências da Natureza: Uma comparação entre o bacharelado e a licenciatura. 2011. (Encontro).

19.
XIII EPEF.A interdisciplinaridade na formação continuada de professores de Ciências: "O modelo do interior da Terra". 2011. (Encontro).

20.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Ensino de Física e Gênero: Avaliação de Questões de Exames Vestibulares. 2010. (Encontro).

21.
XIII Simposio Internacional de Procesos Civilizadores.Sobre o tempo: Primeiras Aproximações entre o pensamento físico e o pensamento sociológico de Norbert Elias. 2010. (Simpósio).

22.
26a. Feira de Ciências da Escola Americana de Campinas.Jurada da 26a. Feira de Ciências da Escola Americana de Campinas, filiada à International Science and Engineering Fair - INTEL. 2009. (Outra).

23.
VII Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências.Gráficos em Ciências Naturais, Vestibulares e Preditores Socieconômicos. 2009. (Encontro).

24.
Ano Internacional do Planeta Terra - Ciências da Terra para a Sociedade.Ensino sobre o interior da Terra: A necessidade de enfatizar as relações interdisciplinares entre a Física e Geociências. 2008. (Simpósio).

25.
XI Encontro de Pesquisa e Ensino de Física.Física: Vestibular, Treinamento e Capital Cultural. 2008. (Encontro).

26.
I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra..A elaboração do conceito de interdisciplinaridade: primeiras aproximações de um projeto de formação continuada de professores da educação básica. 2007. (Simpósio).

27.
O Ribeirão das Anhumas na Escola. Projeto FAPESP/Petrobrás. II Seminário do projeto: Apresentação dos projetos das escolas, temas de pesquisa e avaliação geral. 2007. (Seminário).

28.
O Ribeirão das Anhumas na Escola. Projeto FAPESP/Petrobrás. I Seminário do projeto: Apresentação dos projetos escolares e avaliação geral. 2007. (Seminário).

29.
Terceiro Congreso Internacional sobre Formaçion de Profesores de Ciencias. A influência dos exames de seleção para o ensino superior sobre o ensino de Física. 2007. (Congresso).

30.
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência.Física: Capital Cultural eTreinamento. 2007. (Encontro).

31.
Pesquisas em Ensino de Ciências da Terra. 2006. (Seminário).

32.
10° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História da Ciência e ensino de Ciências: contribuições para o professor. 2005. (Seminário).

33.
Ciclo de Seminários do Museu de Ciências de Campinas.Ciclo de Seminários do Museu de Ciências de Campinas. 2005. (Seminário).

34.
IX Simpósio Nacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização.IX Simpósio Internacional Processo Civilizador - Tecnologia e Civilização. 2005. (Simpósio).

35.
V Encontro Nacional de Pesquisas em Ensino de Ciências.Questões relativas à História da Ciência e ao ensino de Ciências. 2005. (Encontro).

36.
XIV Reunión Nacional de Educación en Física. XIV Reunión Nacional de Educación en Física. 2005. (Congresso).

37.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O ensino da lei da queda dos corpos: uma proposta de trabalho centrada na História da Ciência. 2003. (Encontro).

38.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O ensino e a aprendizagem de Física: Contribuições da História da Ciência e do movimento das concepções alternativas. 2003. (Simpósio).

39.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.O ensino e a aprendizagem de Física: Contribuições da História da Ciência e do movimento das concepções alternativas. 2003. (Oficina).

40.
I Oficina de Física Moderna. 2000. (Oficina).

41.
I Seminário do ENEM. 2000. (Seminário).

42.
34a. Reunião Anual da SBPC. 34a. Reunião Anual da SBPC. 1982. (Congresso).

43.
33a. Reunião Anual da SBPC. 33a. Reunião Anual da SBPC. 1981. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEBARA, Maria José Fontana; DELGADO, A. O. . 3a. Semana do Curso de Licenciatura em Física. 2015. (Outro).

2.
GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C. ; LOPEZ, J. V. ; DELGADO, A. O. ; DIAS, A. N. C. ; GOMES, L. T. ; SILVEIRA, G. ; BATISTA, J. ; MAMBRINI, G. P. ; BENEDETTI FILHO, E. ; MENEZES, A. J. ; CANTAO, R. . 2a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática; 4a. Semana do Curso de Licenciatura em Química. 2014. (Outro).

3.
GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C. . 1a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar Sorocaba. 2013. (Outro).

4.
COSTA, R. Z. V. ; GEBARA, Maria José Fontana . II Semana Acadêmica da Licenciatura em Física. 2012. (Outro).

5.
COSTA, R. Z. V. ; GEBARA, Maria José Fontana . I Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física. 2011. (Outro).

6.
GONCALVES, P. W. ; CARNEIRO, C. D. R. ; GEBARA, Maria José Fontana . I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra/III Simpósio Nacional. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodolfo Lima Barros. A percepção de Ciência de futuros professores: O caso dos cursos de licenciatura da Unicamp. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Jones Artur Gonçalves. A tecnologias de informação e comunicação e o ensino de Ciências: Uma análise do potencial de laboratórios virtuais e de laboratórios remotos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

3.
Damaris Camata Soares. Análise da temática Educação Ambiental nos livros didáticos de Biologia do PNLD 2018. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

4.
Aline Paula Caliman. Física Ambiental no ensino médio: Uma análise dos livros didáticos do PNLD 2018. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

5.
Bruno Arena Barros. Aprendizagem baseada em problemas: Um roteiro para o ensino de Termodinâmica na educação básica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Alex Amilton Costa Retamero. Física e Geociências: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Termodinâmica e Ondulatória na educação básica. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Monikeli Wippel da Silva. Ciência e Arte: A importância da (re)aproximação de duas culturas. Início: 2018. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Letícia Estevão de Moraes. A Física Ambiental na educação básica: Da formação de professores à utilização de espaços não escolares. Início: 2017. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Bruna Ricci de Brito. O ensino e a aprendizagem de Biologia: Contribuições da diversificação metodológica para a aquisição significativa de conceitos científicos no ensino médio. Um estudo de caso com o tema ?Célula?.. Início: 2016. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Letícia Estevão Moraes. Física Ambiental em espaços não formais de educação: Estudo da percepção de professores brasileiros. 2017. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

2.
Anderson Claiton Ferraz. O uso do peer instruction no ensino de Física: Contribuições para o ensino de radiações. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Maria José Fontana Gebara.

3.
Ligia Esteves Maria. A integração das Ciências da Natureza no Enem: Uma análise das provas de 2009 à 2012. 2016. Dissertação (Mestrado em PECIM) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

4.
Ricardo Yaguti. A contextualização nos itens de Física do ENEM: possibilidades e limites.. 2016. Dissertação (Mestrado em PECIM) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Maria José Fontana Gebara.

5.
Bruna Ricci de Brito. AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS NOS EXAMES DE LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE BIOLOGIA DO ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em PECIM) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Maria José Fontana Gebara.

6.
Caio Ferrari de Oliveira. Contextualização e Desempenho em Questões de Física no Vestibular.. 2014. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, . Coorientador: Maria José Fontana Gebara.

7.
José Nunes dos Santos. O ensino aprendizagem de Ciências Naturais na educação básica: O filme como recurso didático nas aulas de Ecologia. 2013. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Maria José Fontana Gebara.

Tese de doutorado
1.
José Nunes dos Santos. Filme como recurso mediador nas aulas de Ciências: Uma discussão sobre sua potencialidade a partir das interações. 2018. Tese (Doutorado em PECIM) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Maria José Fontana Gebara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lais Estevão Moraes. Análise da História da Ciência presente em livros de Física do PNLD 2015-2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

2.
Thalita Domingues Prado. A percepção de Ciência de futuros professores de Ciências da Natureza e Matemática: O caso da UFSCar Campus Sorocaba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

3.
Renan Gustavo Beloni. O ensino de Física e as concepções alternativas de alunos do ensino médio: Uma investigação sobre os conceitos de força e movimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

4.
Letícia Estevão Moraes. O ensino de Física Ambiental: Análise do potencial pedagógico dos espaços não formais de educação da cidade de Sorocaba e região. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

5.
Ricardo Yaguti. As concepções alternativas em Física no final da Educação Básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Maria José Fontana Gebara.

6.
Juliana Barbosa Hagen Ferreira. A EVASÃO NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UFSCAR CAMPUS SOROCABA: UM ESTUDO DE CASO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Maria José Fontana Gebara.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTANA, P. M. C.2016SANTANA, P. M. C. ; BRITO, B. R. ; GEBARA, M. J. F. . Os professores e suas concepções de escola sustentável: Implicações para a prática pedagógica. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 125-131, 2016.

2.
MORAES, L. E.2016MORAES, L. E. ; SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, M. J. F. . A educação ambiental e o ensino de física: uma análise de documentos legais. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 1088-1093, 2016.

3.
BRITO, B. R.2016BRITO, B. R. ; SANTANA, P. M. C. ; GEBARA, M. J. F. . O impacto das Concepções Alternativas nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. Extra, p. 163-171, 2016.

4.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2016NUNES DOS SANTOS, JOSE ; GEBARA, M. J. F. ; Compiani, M. . Movimentos de horizontalidade e verticalidade: o filme de animação como recurso didático nas aulas de ciências. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 2097-2109, 2016.

5.
NUNES DOS SANTOS, JOSE2016NUNES DOS SANTOS, JOSE ; ROCHA, L. ; GEBARA, M. J. F. . Stop motion: comunicação visual como recurso didático pedagógico nas aulas de ciências e arte. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 1156-1167, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
GEBARA, M. J. F.. A pesquisa e em ensino de Física e a prática do professor. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C. . 1a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática da UFSCar Sorocaba. 2013. (Outro).

2.
GEBARA, Maria José Fontana; MEREU, A. C. ; LOPEZ, J. V. ; DELGADO, A. O. ; DIAS, A. N. C. ; GOMES, L. T. ; SILVEIRA, G. ; BATISTA, J. ; MAMBRINI, G. P. ; BENEDETTI FILHO, E. ; MENEZES, A. J. ; CANTAO, R. . 2a. Semana dos Cursos de Licenciatura em Física e Matemática; 4a. Semana do Curso de Licenciatura em Química. 2014. (Outro).

3.
GEBARA, Maria José Fontana; DELGADO, A. O. . 3a. Semana do Curso de Licenciatura em Física. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:26:07