Carmen Cinyra Gadelha Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5131505737131132
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


É Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC), de cuja fundação participou; em nível de Graduação, responsabiliza-se pela disciplina Poética do Espetáculo, no Curso de Direção Teatral (na mesma Escola), que coordenou entre 2006 e 2010. Doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ.Sua produção intelectual se volta principalmente para os seguintes temas: crítica teatral, dramaturgia, teatro, contemporaneidade, representação, subjetividade. É autora de livros (entre eles "História do teatro brasileiro" (FUNARTE/UFRJ/UERJ) e ensaios em revistas especializadas e periódicos. Entre seus temas de interesse estão o corpo, o espaço e o tempo no teatro: as relações através das quais se estabelece a representação. Publicou o livro "Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro" (Rio de Janeiro: Editora Aretê, 2013). Sua pesquisa atual dedica-se ao tema "A máscara trágica e cômica na cena contemporânea". Sua pesquisa intitulada "O trágico e a cena contemporânea" deu ensejo a publicações e participações em eventos, envolvendo estudantes. Edita a revista "Ciclorama - Cadernos de pesquisa da Direção Teatral", com periodicidade anual e dedicada à publicação dos trabalhos de Iniciação Científica apresentados no Seminário de Direção Teatral. Participou como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ), no biênio 2015/2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Cinyra Gadelha Pereira
Nome em citações bibliográficas
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação/Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Av. Venceslau Brás, s/n
Botafogo
22290140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 38735067


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CORPORA - investigações sobre poética do espetáculo, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Ieda Tucherman.
Palavras-chave: teatro; corpo; espaço; representação; contemporaneidade; arte.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1996
Mestrado em Mestrado em Comunicação e Cultura.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Paradoxos de um comediante: Qorpo-Santo,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ieda Tucherman.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Artaud; comédia; corpo; discurso; dramaturgia; história do teatro brasileiro.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: ARTES CÊNICAS.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
1988 - 1989
Especialização em Teoria e Prática do Teatro.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sem monografia (especialização latu sensu.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1977 - 1985
Graduação em Teoria do Teatro.
Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1978 - 1979
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Curta Duração.
Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.




Atuação Profissional



Escola de Comunicação da UFRJ, ECO-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Poéticas contemporâneas da cena: teoria e crítica


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A máscara trágica e cômica na cena contemporânea
Descrição: A pesquisa "O trágico e a cena contemporânea" encerrou-se com a constatação de que a crise atual da narrativa traz como consequência, para o teatro, uma expressão fortemente marcada pelo lirismo coral. Nossa atenção se volta, agora, para o estudo da personagem (máscara, "personna"). Examinaremos as formas arcaicas e clássicas do herói grego, com o intuito de estudar seus modos e aspectos de comparecimento, hoje, a uma cena que desfez os liames com o decalque de um sujeito individual, dotado de profundidade psíquica e perspectiva histórica. Este agente, apanhado na "dimensão temporal do evento ou da ação" (Anatol Rosenfeld), perde unidade e inteireza, ao deixar de corresponder aos ideais do "eu". O sujeito moderno será estudado no "cogito" cartesiano; na aborgadem foucaultiana da epistemologia do século XIX (fundação das ciências humanas); nas representações de um sujeito descentrado, visto pela psicanálise como "ausente a si", mas perseverante em fazer deste vazio uma ontologia. Estas e outras abordagens conduzem, na contemporaneidade, a processos de produção de subjetividade dissociados do sujeito. É que a "sociedade de controle" (Deleuze) e as redes comunicacionais do capitalismo global (Hardt e Negri) fazem emergir uma subjetividade desterritorializada, alegórica, mutante e engajada em micropolíticas (Guattari). A intenção é verificar a vigência de uma expressão barroca, atravessada por aspectos do grotesco. Neste sentido, a pesquisa, a esta altura, traz também a abordagem do cômico como correlato inseparável do trágico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Carmen Cinyra Gadelha Pereira - Coordenador / Andrè Campos da Rocha - Integrante / Isabel Cafezeiro - Integrante / Danielle Martins de Farias - Integrante / Natalia Ferreira Caruso - Integrante / Dieymes Nascimento Pechincha - Integrante / Homero Ferreira Kaneko - Integrante / Henrique Bueno - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 5
2011 - 2016
O trágico e a cena contemporânea
Descrição: A pesquisa busca analisar as condições de possibilidade da tragicidade e do trágico na cena teatral contemporânea. Tem como pressuposto a falência do gênero tragédia já entre os gregos, com o avanço do pensamento racional. No entanto, é com o modelo helênico que se podem identificar os elementos constitutivos da tragicidade: a relação com a transcendência e as tensões com a cidade. Ao longo da história, foi possível associar formas cristãs do teatro à tragédia por seu desempenho no campo da abordagem política, já que, no aspecto religioso, pode-se dizer que não há pontos de contato com o mundo clássico. A sociedade industrial disciplinar e o foco na subjetividade individual desfazem os liames com o trágico, dando lugar ao drama burguês e seus subgêneros. Hoje, novas subjetividades tomam forma com o advento da sociedade de controle, sob o capitalismo de informação e serviços. Novas tecnologias e relações de trabalho colocam em cena (no teatro como na cidade) trajetórias e paradigmas que se caracterizam pelo enfraquecimento dos elos narrativos em favor de discursos que retomam aspectos arcaicos em convívio com a alta tecnologia. Chama atenção, além da derrocada da ação, o desaparecimento do herói: a multidão contemporânea expressa-se por uma cena voltada para as vozes e os agenciamentos coletivos de enunciação. Artaud e Wagner são elementos balizadores fundamentais quando se trata de estabelecer o vai-e-vem e as articulações/desarticulações entre a cena moderna e a pós-moderna: o corpo, o espaço, o tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Carmen Cinyra Gadelha Pereira - Coordenador / Isabel Leite Cafezeiro - Integrante / Andrè Campos da Rocha - Integrante.


Projetos de extensão


2006 - Atual
Produção em teatro (em andamento ininterrupto até 2015
Descrição: - Materialização dos espetáculos de formatura dos estudantes de Direção Teatral (Mostra de Teatro da UFRJ), de caráter anual. - Materialização dos espetáculos da Mostra Mais - Materialização dos espetáculos da Amostra Grátis O projeto se realiza com a realização de alunos bolsistas e voluntários.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2006 - Atual
Produção em teatro (em andamento ininterrupto até 2014
Descrição: O projeto se destina a executar a produção dos trabalhos curriculares dos alunos do Curso de Direção Teatral da ECO/UFRJ, cada conjunto com frequência anual: Amostra Grátis, Mostra Mais e Mostra de Teatro de UFRJ. Trata-se de viabilização material, pesquisa de métodos em produção. Vinculam-se também: Seminário de Pesquisa da Direção Teatral, por ocasião da Mostra Mais; e editoração da revista "Ciclorama - cadernos de pesquisa da Direção Teatral". Vinculam-se professores, funcionários técnico-administrativos e 6 bolsistas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmen Cinyra Gadelha Pereira - Coordenador / Marcellus Ferreira - Integrante / Érika Neves - Integrante.
2006 - Atual
Produção em Teatro
Descrição: Orientação de bolsistas na realização das três realizações cênicas obrigatórias aos estudantes de Direção Teatral: - Mostra Grátis (trabalhos da disciplina Direção V - Mostra Mais (Direção VI) - Mostra de Teatro da UFRJ (espetáculos de formatura).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Carmen Cinyra Gadelha Pereira - Coordenador / José Henrique Barbosa Moreira - Integrante / Eleonora Fabião - Integrante / Adriana Schneider Alcure - Integrante / Andréa Pinheiro - Integrante / Gabriela Lírio Gurgel Monteiro - Integrante / Alessandra Vannucci - Integrante / Érika Neves - Integrante.
2006 - Atual
Produção em Teatro (em andamento ininterrupto até 2018)
Descrição: Coordenação de atividades de produção de três mostras anuais de teatro - Amostra Grátis (trabalhos de estudantes da disciplina Direção V) - Mostra Mais (espetáculos de estudantes da disciplina Direção VI).
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Carmen Cinyra Gadelha Pereira - Coordenador / Eleonora Fabião - Integrante / Adriana Schneider Alcure - Integrante / Andréa Pinheiro - Integrante / Marcellus Ferreira - Integrante / Gabriela Lírio Gurgel Monteiro - Integrante / Alessandra Vannucci - Integrante / Érika Neves - Integrante / Jacyan Castilho - Integrante / Daniel Marques - Integrante / Livia Flores - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Crítica da Arte.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Crítica e teoria do teatro.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa, UFRJ - XIV Congresso de Extensão.
2015
Menção Honrosa, UFRJ - XII Congresso de Extensão.
2014
Concessão de Auxílio-Deslocamento AEX 3270-14/9, CAPES - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
2014
Menção Honrosa pelo projeto Produção em Teatro (XI Congresso de Extensão da UFRJ), Pró-Reitoria de Extensão/UFRJ.
2012
Menção Honrosa no IX Congresso de Extensão da UFRJ-área temática: Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Pró-Reitoria de Extensão.
2009
Menção Honrosa, UFRJ - VI Congresso de Extensão.
2000
Prêmio ANDES-SN de Arte Universitária Brasileira, categoria Ensaio/Crítica de Arte, ANDES-SN.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GADELHA, CARMEN2017GADELHA, CARMEN. Nomadism and Decolonization: Cidade Correria. Theatre Research International, v. 42, p. 1-3, 2017.

2.
Gadelha, Carmem2017Gadelha, Carmem. Nomadismo e descolonização: uma perspectiva trágica (ISSN 1981-9897 - Revista Concinnitas). CONCINNITAS (ONLINE) (RIO DE JANEIRO), v. 01, p. 103-122, 2017.

3.
Gadelha, Carmem2016Gadelha, Carmem. Crni andeo: pohvala razlicitosti ISSN 0455-0463. ISSN 0455-0463 Knjizevna Smotra, v. XLVIII, p. 67-74, 2016.

4.
Carmem Gadelha2015Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, I. ; CHAITIN, V. . O trágico e a cena contemporânea: por um encontro artístico-matemático Revista Coletânea ISSN 1677-7883. Coletânea (Rio de Janeiro), v. 28, p. 278-294, 2015.

5.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN2013Carmem Gadelha. A respeito de trágicos e ébrios (ISSN 2237-387X. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 4, p. 28-38, 2013.

6.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN2008Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Menino oculto (ISSN 15160033 Revista Interfaces/UFRJ). Revista Interfaces (UFRJ), v. 11, p. 97-102, 2008.

7.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN2002Carmem Gadelha. O teatro e as novas tecnologias. Semiosfera (revista acadêmica on-line de comunicação e cultura. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura. ECO-UFRJ), Rio de Janeiro, n.2, 2002.

8.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN2002Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Universidade: 80% em branco e 20% em negro. Revista Eletrônica POLÊMICA (UERJ), Rio de Janeiro, n.6, 2002.

9.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1998Carmem Gadelha. Memória brasileira e mitos do teatro colonial. Democracia Viva, Rio de Janeiro, n.3, 1998.

10.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1997Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . O gringo - personagem no palco e ator no discurso. Revista "Redes", Rio de Janeiro, p. 33-43, 1997.

11.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1997Carmem Gadelha. Teatro no Brasil, ontem e hoje. Cadernos de Espetáculos, Rio de Janeiro, n.4, 1997.

12.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1997Carmem Gadelha. Anjo negro: o elogio da diferença. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n.25, 1997.

13.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1997Carmem Gadelha. Arte e poder nos anos de chumbo (percursos da subjetivação). ECO - Publicação da Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, n.6, 1997.

14.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1983Carmem Gadelha. Da inútil e pretensiosa arte de censurar. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.5, p. 37-42, 1983.

15.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1981Carmem Gadelha; Cândido, Vera . Boal, do parto à sepultura ou Cada oprimido tem o teatro que merece. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.4, p. 21-23, 1981.

16.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1980Carmem Gadelha. ...Muito cuidado para não repetirmos os erros de 1963. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.3, p. 39-40, 1980.

17.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1980Carmem Gadelha. Sem estudante não existe escola. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.3, p. 60-67, 1980.

18.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1980Carmem Gadelha. O Conservatório só conquistou um certo conforto quando foi para a Praia do Flamengo. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.3, p. 91-96, 1980.

19.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1980Carmem Gadelha. Vim pra bater um papo e acabei ficando.... Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.3, p. 91-96, 1980.

20.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1979Carmem Gadelha. Chico Rei: teatro poético ou poema dramático?. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.1, p. 18-20, 1979.

21.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1979Carmem Gadelha. Questão de inovação. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.1, p. 47-48, 1979.

22.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1979Carmem Gadelha. O crítico é um cara da classe. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.1, p. 67-75, 1979.

23.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1979Carmem Gadelha; Saadi, Fátima . Mambembão: colonialismo ou novas opções?. Revista Ensaio/Teatro, Rio de Janeiro, n.1, p. 6-14, 1979.

24.
Carmem Gadelha;Gadelha, Carmem;GADELHA, CARMEN1978Carmem Gadelha; Salles, José Luís Jobim de . A obra de arte literária teatral. Revista Legenda, Rio de Janeiro, n.2, p. 43-46, 1978.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FLORES, L. (Org.) ; VANNUCCI, A. (Org.) ; CASTILHO, J. (Org.) ; MARQUES, D. (Org.) ; GERHEIM, F. (Org.) ; PARENTE, A. (Org.) ; JACOB, E. (Org.) ; BASTOS, T. (Org.) ; CASTILLO, S. S. (Org.) ; Gadelha, Carmem (Org.) . Arte: cena crítica (ISSN 9788595820197). 1. ed. Rio de Janeiro: Circuito, 2017. v. 1. 154p .

2.
Carmem Gadelha; Gadelha, Carmem . Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro (ISBN 9788567139005). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Aretê, 2013. v. 1. 432p .

3.
Adriana Schneider (Org.) ; FABIAO, E. (Org.) ; Gabriela Lírio (Org.) ; Lívia Flores (Org.) ; Carmem Gadelha (Org.) ; Carmem Gadelha (Org.) . Cenas transversais-memórias e perspectivas futuras(9788599052099). 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2012. v. 1. 68p .

4.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Diccionario Enciclopedico de las Letras de America Latina (6 verbetes s/poesia e dramaturgia brasileiras). 1. ed. Caracas: Fundación Biblioteca Ayacucho, 2003. 16p .

5.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira de Cultura - ISBN 9789722218641 (verbete biografia e obra de Bráulio Pedroso). 1. ed. Lisboa: Editora Verbo, 1998. v. 2. 3p .

6.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . História do teatro brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: FUNARTE/Editora UFRJ/Editora UERJ, 1996. v. 1. 535p .

7.
Carmem Gadelha; Saadi, Fátima (Org.) ; Araújo, Antônio Martins de (Org.) . Teatro de Artur Azevedo (CDD - B 869.2) 2vol.. 1. ed. Rio de Janeiro: SNT/MEC, 1985. v. 2. 1313p .

8.
Carmem Gadelha; Saadi, Fátima (Org.) ; Marinho, Teresinha (Org.) . Machado de Assis - teatro completo. 1. ed. Rio de Janeiro: SNT/MEC, 1982. v. 1. 376p .

9.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo (Org.) ; Saadi, Fátima (Org.) . Teatro de França Jr. (B-869.2) 2 vol.. 1. ed. Rio de Janeiro: SNT/MEC, 1980. v. 2. 522p .

10.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo (Org.) ; Saadi, Fátima (Org.) . Gonçalves Dias - teatro completo (CDD - B869.2). 1. ed. Rio de Janeiro: SNT/MEC, 1979. v. 1. 469p .

Capítulos de livros publicados
1.
Carmem Gadelha. Nós e eles, gregos ISBN 9788595820197. In: Carmem Gadelha; Luiza Leite. (Org.). Arte: cena crítica (ISSN 9788595820197). 1ed.Rio de Janeiro: Circuito, 2017, v. , p. 57-85.

2.
MUNDIM, A. C. ; CERBINO, B. ; NAVAS, C. ; Carmem Gadelha . Por uma história do teatro contemporâneo (ISBN 9788587776112). In: Ana Carolina Mundim; Beatriz Cerbino; Cássia Navas. (Org.). Mapas e percursos, estudos de cena (ISBN 9788587776112). 1ed.Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2014, v. 1, p. 143-156.

3.
Cafezeiro, Isabel ; Gadelha, Carmem ; Chaitin, Virginia ; da Costa Marques, Ivan . A Knowledge-Construction Perspective on Human Computing, Collaborative Behavior and New Trends in System Interactions. In: Masaaki Kurosu. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 851ed.Trier: Springer International Publishing, 2014, v. , p. 58-68.

4.
Carmem Gadelha ; Gabriela Lírio ; Vitor Hugo ; Pedro Rothe ; Carmem Gadelha . Dramas, comédias e lembranças (ISBN 9788599052099). In: Adriana Schneider; Carmem Gadelha; Eleonora Fabião; Gabriela Lírio; Lívia Flores. (Org.). Cenas transversais- memórias e perspectivas futuras. 1ed.Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2012, v. , p. 8-13.

5.
Cafezeiro, Edwaldo ; Carmem Gadelha . 64: travessias e encruzilhadas (ISBN 8587220861). In: Carlos Lessa. (Org.). Enciclopédia da brasilidade. 1ed.Rio de Janeiro: BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, 2005, v. , p. 288-298.

6.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Eu, o outro e as demais figuras do discurso (8587220861). In: Leonor Werneck dos Santos. (Org.). Discurso, coesão e argumentação. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina do Autor, 1996, v. , p. 29-38.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Carmem Gadelha. Nomadism and decolonization: Cidade correria (DOI 10.1017/S030788331700030x). Theatre Research International, Cambridge University, 01 jul. 2017.

2.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; SODRE, C. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; CASTILHO, J. ; Lívia Flores ; Carmem Gadelha . Editorial Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232) Ano III, Número 2. Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral, Rio de Janeiro, p. 1 - 96, 01 nov. 2015.

3.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; SODRE, C. ; VACCARI, E. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; CASTILHO, J. ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . Editorial Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232) Ano II, Número I. Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral, Rio de Janeiro, p. 01 - 92, 01 nov. 2014.

4.
Carmem Gadelha. Catando pulga em juba de leão. À MOSTRA - XIII mostra de Teatro da UFRJ, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 08 nov. 2013.

5.
Carmem Gadelha; Maíra Barillo ; PENHO, G. ; CASTRO, J. ; MAGALHAES, D. ; LAMEGO, N. ; ATAIDE, L. ; MAZZARO, M. ; MALTA, I. ; OLIVEIRA, L. C. ; DIOGNES, T. ; MANDOLINI, A. C. ; FUCHSHUBER, N. . Editorial Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232) Ano I, Número 0. Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral, p. 5 - 8, 08 nov. 2013.

6.
Carmem Gadelha. Pesquisa em trânsito. À Mostra, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 19 fev. 2013.

7.
CAFEZEIRO, E. ; Carmem Gadelha . A universidade e as cotas. Jornal do Brasil.

8.
Carmem Gadelha. O monstro em cada um de nós. Jornal do Brasil/Caderno Ideias, Rio de Janeiro.

9.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Paradoxos da violência. Jornal do Brasil.

10.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . O gringo- personagem no palco e ator no discurso. Jornal Leitura.

11.
Carmem Gadelha. Vinte anos sem Nelson Rodrigues. Público (Jornal do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro).

12.
Adriana Schneider ; Carmem Gadelha ; Gabriela Lírio ; COSTA, C. . Espectare, expectar. 'À Mostra' - revista da X Mostra de Teatro da UFRJ, Escola de Comunicação da UFRJ, p. 6 - 7.

13.
Adriana Schneider ; Augusto Gazir ; Carmem Gadelha ; Moreira, José Henrique Barbosa . Palavra por palavra. 'À Mostra' - revista da IX Mostra de Teatro da UFRJ, Escola de Comunicação da UFRJ, p. 35 - 35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Carmem Gadelha. Nomadismo e descolonização: uma perspectiva trágica (ISBN 21769516). In: IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2016, Uberlândia. Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso, 2016.

2.
Carmem Gadelha. Por uma história do teatro contemporâneo (ISBN 217616). In: VII Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2014, Belo Horizonte. Anais da VII Reunião Científica da ABRACE, 2014.

3.
Carmem Gadelha. Pesquisa em trânsito (ISSN 23171022). In: XII Mostra de Teatro da UFRJ, 2013, Rio de Janeiro. À Mostra - revista da Mostra de Teatro da UFRJ. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2013. p. 6-7.

4.
Carmem Gadelha. Ressonâncias trágicas do corpo metabiológico (ISSN) 2176123. In: V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2013, Rio de Janeiro. Livro de Anais do V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - Scientiarum História V (Filosofia, ciências e artes: conexões interdisciplinares). Rio de Janeiro: HCTE/UFRJ, 2013. p. 200-207.

5.
Carmem Gadelha. A morte de Sócrates: tragicidades e entrelaçamentos (ISBN 2176-123X). In: Scientiarum Historia VI, 2013, Rio de Janeiro. Livro de Anais - Scientiarum Historia VI. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. p. 179-190.

6.
Carmem Gadelha. Memória e tragicidade (ISSN21769516). In: VII Congresso da ABRACE, 2012, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: ABRACE, 2012.

7.
Carmem Gadelha. Ressonâncias trágicas do corpo metabiológico (ISBN 21761248). In: V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2012, Rio de Janeiro. V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - Trabalhos completos. Rio de Janeiro: HCTE/UFRJ, 2012.

8.
Carmem Gadelha. O trágico e a cena contemporânea (ISBN 21769516). In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Memória Abrace Digital. Porto Alegre: ABRACE, 2011.

9.
Carmem Gadelha ; Adriana Schneider ; Carmem Gadelha . A respeito de modernos e contemporâneos (ISBN 91769516). In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas -ABRACE, 2010, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2010.

10.
Carmem Gadelha; Cafezeiro, Edwaldo . Discurso e mídia. In: II Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso, 1996, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro FRanco-Brasileiro de Análise do Discurso. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/Escolade Comunicação-UFRJ, 1996.

11.
Carmem Gadelha. Texto e espetáculo - edição crítica e movência. In: III Encontro de Ecdótica e Crítica Genética, 1993, João Pessoa. Anais do III Encontro de Ecdótica e Crítica Genética. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1990. p. 145-148.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Carmem Gadelha. O trágico e a cena contemporânea ISBN 978.55.99052-19-9 (e-book). In: Conexão Pós - I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. Conexão Pós: caderno de resumos. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação/UFRJ, 2017. p. 26-26.

2.
Carmem Gadelha. A morte de Sócrates: tragicidades e entrelaçamentos (ISBN 21785376). In: Scientiarum Historia VI - filosofia, ciências e artes: conexões interdisciplinares, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Scientiarum Historia VI. Rio de Janeiro: HCTE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. p. 28-28.

3.
Carmem Gadelha. Ressonâncias trágicas do corpo metabiológico (ISBN 21785376). In: V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, 2012, Rio de Janeiro. Congresso Scientiarum História III. Rio de Janeiro: HCTE/UFRJ, 2012. p. 27-27.

4.
Carmem Gadelha. Produção em teatro. In: VII Congresso de Extensão da UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. VII Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

5.
Carmem Gadelha. Produção em Teatro. In: VI Congresso de Extensão da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. VI Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

6.
Carmem Gadelha. Produção em Teatro. In: V Congresso de Extensão da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. V Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

7.
Carmem Gadelha. Produção em Teatro. In: IV Congresso de Extensão da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. IV Congresso de Extensão da UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

8.
Carmem Gadelha. Produção e difusão de espetáculos teatrais. In: III Congresso de Extensão da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. III Congresso de Extensão da UFRJ - Anais 2006. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. p. 47-47.

9.
Carmem Gadelha. INMETRO em cena. In: III Congresso de Extensão da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. III Congresso de Extensão da UFRJ - Anais 2006. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. p. 48-48.

Artigos aceitos para publicação
1.
Gadelha, Carmem. Cena teatral contemporânea - o coro, o nômade, a potência trágica (ISSN 3238-3867. Revista Sala Preta Eletrônica, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Carmem Gadelha. Arte, Ciência e Controle Social. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Carmem Gadelha ; Carmem Gadelha . A morte de Sócrates. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Carmem Gadelha. Voltas e revoltas: potências trágicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Carmem Gadelha. Produção em Teatro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Carmem Gadelha. A respeito de modernos e contemporâneos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; Maria Laura Cavalcanti ; REZENDE, B. . Teatro popular - olhares possíveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Carmem Gadelha. VI Congresso de Extensão da UFRJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Carmem Gadelha. IV Congresso de Extensão da UFRJ. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
Carmem Gadelha. De arquétipos e flores (ISBN 9788588840904). Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
Adriana Schneider ; Augusto Gazir ; Carmem Gadelha . Espectros de Sísifo. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2008 ("À Mostra" - revista-programa da VIII Mostra de Teatro da UFRJ).

3.
Carmem Gadelha. Paródia de um padre glorioso e malogrado (ISBN 978857507102). Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
Carmem Gadelha. Rasga (haja!) coração. Rio de Janeiro: FUNARTE - Fundação Nacional de Arte, 2007 (Revista-programa do espetáculo teatral "Rasga coração").

5.
Carmem Gadelha; FABIAO, E. ; GOULART, A. P. ; MAIA, A. . A respeito de sereias e desconfiados. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2007 (Revista-programa da VII Mostra de Teatro da UFRJ - um espetáculo em onze atos).

6.
Carmem Gadelha; FABIAO, E. ; Moreira, José Henrique Barbosa . Espectros de Brecht. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2006 (Programa da VI Mostra de Teatro da UFRJ).

7.
Carmem Gadelha; CASTRO FILHO, C. . O Fausto de Goethe e a heroína trágica moderna. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2005 (Programa de espetáculo).

8.
Carmem Gadelha; PINNA, R. . Dom Gil das Calças Verdes. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2004 (Programa de espetáculo (IV Mostra de Teatro da UFRJ).

9.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. ; Moreira, José Henrique Barbosa . Prólogo a uma infância. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2003 (Catálogo "Cenas de uma década - dez anos de Direção Teatral na ECO/UFRJ).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FAVERO, M. L. A. ; BRITTO, J. M. ; Carmem Gadelha . Dicionário de educadores no Brasil (CDD 370.03) UFRJ/MEC/INEP - revisão. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; MARQUES, D. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; CASTILHO, J. ; Lívia Flores . Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232). 2017. (Editoração/Periódico).

2.
VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; MARQUES, D. ; BASTOS, M. T. F. ; SALCEDO, S. ; PARENTE, A. ; GERHEIM, F. ; FLORES, L. ; LEITE, L. ; CASTILHO, J. ; JACOB, E. . Expandindo a cena (título provisório). 2017. (Editoração/Livro).

3.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; CASTILHO, J. ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores ; MARQUES, D. . Editorial Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232) Ano IV, Número 3. 2016. (Editoração/Periódico).

4.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; SODRE, C. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; CASTILHO, J. ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ISSN 2318-6232). 2015. (Editoração/Periódico).

5.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ano 2, n. 1) ISSN 2318-6232. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
Maíra Barillo ; PENHO, G. ; CASTRO, J. ; MAGALHAES, D. ; LAMEGO, N. ; ATAIDE, L. ; MAZZARO, M. ; MALTA, I. ; OLIVEIRA, L. C. ; DIOGNES, T. ; MANDOLINI, A. C. ; FUCHSHUBER, N. ; Carmem Gadelha . Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral (ano 1, n.0) ISBN 2318-6232. 2013. (Editoração/Periódico).

7.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Lívia Flores . Cenas transversais- memórias e perspectivas futuras. 2012. (Editoração/Catálogo).

9.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Adriana Schneider ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Lívia Flores ; Moreira, José Henrique Barbosa . Teatro e circo - estudos interdisciplinares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência (para doutorandos em cardiologia). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Carmem Gadelha; CAFEZEIRO, E. . Arte e Ciência. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
Carmem Gadelha. Cenas de uma década - 10 anos de Direção Teatral na ECO/UFRJ. 2003. (Editoração/Catálogo).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Carmem Gadelha; Cecilia Rangel . Maria pede socorro (peça teatral) (Apresentada em novembro/2012 em V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. EXPERIENTIA (intervenções artísticas). 2012. Teatral.

2.
Carmem Gadelha. Moço em estado de sítio. 1981. Teatral.

3.
Carmem Gadelha. Rasga coração. 1980. Teatral.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Carmem Gadelha; HARRIS, L. A.; PONTES JUNIOR, G. R.. Participação em banca de Felipe Vieira Valentim. O feminino capturado: uma poética do corpo em "I am my own wife", de Doug Wright, e na adaptação de "Dama da noite", de Caio Fernando Abreu, para o teatroe. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Carmem Gadelha; GERHEIM, F. S.; FARIA, F. C. C.. Participação em banca de João Marcelo Iglesias da Câmara. O pensamento enquanto resistência - performatividade. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

3.
VANNUCCI, A.; Carmem Gadelha; VIANA, M. W.. Participação em banca de João Bernardo Fernandes Caldeira. Fluxos, paradas e trânsitos - companhia de um ator: solo Henrique Diaz. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

4.
Adriana Schneider; Carmem Gadelha; FERNANDES, M. P.. Participação em banca de Ana Maria Bonjour de Paula Coutinho. Estética black bloc: investigando as fronteiras entre arte e vida a partir da experiência do bloco preto. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

5.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Paloma Rodrigues Destro Couto. Um jogo de rainhas: as mulheres de Game of Thrones. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
Carmem Gadelha; VERGARA, L. G.; COPELIOVITCH, A.. Participação em banca de Sunshine Pessanha Chagas Carneiro. Perdas in Persona: transformações de um "teatro de afetos". 2015. Dissertação (Mestrado em PPGCA - Estudos Contemporâneos das Artes) - Instituto de Arte e Comunicação Social - Universidade Federal Fluminense.

7.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Flávio Alexandre Cavalcante. Metodologias ativas: a figura do professor-ator e as dinâmicas de grupo mediando a relação ensino-aprendizagem. 2007. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

8.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Daniel Schenker Wajnberg. O teatro de Celina Sodré: um estudo de suas operações atoriais e cênico-dramatúrgicas. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Teatro) - Escola de Teatro da UNI-RIO.

9.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Luciana Mitkiewicz de Souza. A imaginação ativa e a personagem: um estudo sobre a imaginação do ator no sistema de forças motivas de Stanislávski. 2006. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

10.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Gilda Maria Carôllo Chataignier. Desenho de moda recorta e costura revolução cultural da década de 60 - o papel do "Jornal do Brasil" na formação da moda brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Departamento de Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Monica Prinzac. Performance da dor. 2005. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

12.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Rogério Santos de Oliveira. O espaço-tempo da Vertigem (sobre o Grupo Teatro da Vertigem). 2005. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

13.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Christina Streva. Tajmahal: o vestígio de um encontro - a encenação a partir de imagens do inconsciente na metodologia do "work in progress". 2005. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

14.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Antônio Veríssimo dos Santos Jr.. Shakespeare e a reinvenção da escola ou A escola e a reinvenção de Shakespeare. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

15.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Fabio Cordeiro dos Santos. Processos criativos da Companhia dos Atores. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

16.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Cleide Fonseca Marcello. Espetáculo teatral na escola: o pedagógico e o artístico em montagens com alunos do ensino básico. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
SILVA, T. B.; REIS, A. C.; ANDRADE, E. M. F.; VANNUCCI, A.; RODRIGUES, M.; Carmem Gadelha; Gadelha, Carmem. Participação em banca de Leonardo Amarante Simões. Maria Jacintha: a "mulher de teatro" nos bastidores da cena moderna brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro da UNI-RIO.

2.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Paulo Marcos Cardoso Maciel. O drama moderno e suas diferenças: a obra de Nelson Rorigues. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro da UNI-RIO.

3.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Doris Rollemberg Cruz. A cenografia além do tempo e do espaço. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro da UNI-RIO.

4.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Simone Mattos Guimarães Orlando. Perspectivas de estudo sobre o discurso para a graduação em comunicação social. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
KOSOVSKI, L.; CRUZ, D. R.; Carmem Gadelha. Participação em banca de Andrea Renck Reis. Uma vida impressa em palco: processos e realizações cenográficas de Marcos Flaksman entre 1964 e 1980. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGAC) - Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Claudio de Souza Castro Filho. Eu mesma matei meu filho: poéticas do trágico nas representações literárias do filicídio materno. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Instituto de Letras da UERJ.

3.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Ana Carolina do Rego BArros Paiva. A dinâmica da palavra na dramaturgia de Joaquim CArdozo: interrelações entre o espaço da escrita e o espaço da cena. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
Gadelha, Carmem; MOTTA, G. M.; BELTRAME, V.. Participação em banca de Maria de Lourdes Reis Madeira. O teatro de animação na cena expandida: a relação intrínseca do boneco e suas variantes na cena e na arte contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

2.
Gadelha, Carmem; CASTILLO, S. C. S.; TUCHERMAN, I.. Participação em banca de Natalia Ferreira Caruso. Um estudo sobre o grotesco na peça "Woyzeck", de G. Büchner. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

3.
Gadelha, Carmem; MARQUES, D.; CARVALHO, A. M. B.. Participação em banca de Danielle Martins de Farias. Transversalidades e poéticas da cena - articulações entre literatura e teatro e seus procedimentos criativos no estudo de caso de "A lua vem da Ásia" e "O púcaro búlgaro". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

4.
Adriana Schneider; BERNSTEIN, A.; Carmem Gadelha. Participação em banca de Matilde Wrublevski Pereira. O público como participante e agente compositor nas linguagens do teatro e da performance. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

5.
VANNUCCI, A.; FRAGOSO, F.; Carmem Gadelha. Participação em banca de Alessandra Lima de Carvalho. Dispositivos de intensificação: a obra de arte como abertura para a presença autêntica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

6.
Carmem Gadelha; GERHEIM, F. S.; FARIAS, F. C. C. E.. Participação em banca de João Marcelo Iglesias da Câmara. A escrita performativa: prática do pensamento enquanto resistência. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

7.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider. Participação em banca de Julio Santos de Castro. Baladas mortais: um estudo cênico sobre violência, sexualidade e exclusão, a partir de "Murder ballads". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

8.
Gadelha, Carmem; BASTOS, M. T. F.; GUSMAO, H. B.; DINIZ, J. C. V.. Participação em banca de Gabriel Ortiz Voser. Fernando Pessoa, artista da cena contemporânea?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

9.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider; FERNANDES, M. P.. Participação em banca de Ana Maria Bonjour de Paula Coutinho. Estética black bloc. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

10.
Carmem Gadelha; DA COSTA; ERBER, L.. Participação em banca de Filipe Codeço Wagner. Relações promíscuas entre cotidiano e criação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC) - Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
VANNUCCI, A.; VIANA, M. W.; Carmem Gadelha. Participação em banca de João Bernardo Fernandes Caldeira. Companhia de um ator - solo Henrique Diaz. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ.

12.
Carmem Gadelha; VERGARA, L. G.. Participação em banca de Sunshine Pessanha Chagas Carneiro. As perdas de um corpo de múltiplas vozes: o projeto "Entre o dedo e o anel" e o impacto em seus participantes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes) - Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Carmem Gadelha; CUNHA, C. S.; Lívia Flores. Participação em banca de Marymilia Leandro Fatá.História do lagarto que tinha o costume de jantar suas mulheres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

2.
Adriana Schneider; TEIXEIRA, R.; Carmem Gadelha. Participação em banca de Pedro de Carvalho Pedruzzi.Sobre os mesmos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

3.
Carmem Gadelha; FABIAO, E.; Gabriela Lírio. Participação em banca de Renan Guedes da Cruz.Prometeu Acorrentado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

4.
Carmem Gadelha; FABIAO, E.; Gabriela Lírio. Participação em banca de Alice Morena Assef Lima.Senhora dos afogados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

5.
Carmem Gadelha; Gabriela Lírio; LOPES, D.. Participação em banca de Isadora Resende Malta.Só não viu quem não quis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

6.
Carmem Gadelha; LOPES, D.; Adriana Schneider. Participação em banca de Caio Arnizaut Riscado.CACO - possível produção de memória para o espaço da casa (espetáculo teatral). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

7.
Carmem Gadelha; Bentes, Ivana; Adriana Schneider. Participação em banca de Evângelo Gasos.Kaspar (espetáculo teatral). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

8.
Adriana Schneider; Moreira, José Henrique Barbosa; Carmem Gadelha. Participação em banca de Ananda Felippe.À margem da vida (espetáculo teatral). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

9.
Adriana Schneider; Moreira, José Henrique Barbosa; Carmem Gadelha. Participação em banca de Cecília Carvalhal.Ameixa gorda de puro caldo que te inunda de doçura (espetáculo teatral). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ.

10.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Joana Moscatelli.Entre a literatura e o jornalismo: a crônica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação da UFRJ.

11.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Joana Moscatelli.Entre a literatura e o jornalismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação da UFRJ.

12.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Bruno César Santos Dias.Vozes do Brasil - comunicação e Estado nas ondas do rádio. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Carmem Gadelha. Participação em banca de João Carlos Sette Câmara e Silva.Carla Perez, cinderela baiana. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Bárbara Nunes e Silva/Laura Gelbert Delgado.O jardim e a janela - ensaio narrativo no cinema interativo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Ana Lysandro Signorini.Amor em 3 atos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Patrícia de Oliveria Freitas.A dois. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Luiz Gustavo Ferreira da Silva.Os vinte e poucos anos da Geração 80 - uma visão radiofônica dos últimos vinte anos do rock nacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
Carmem Gadelha; Bentes, Ivana; Stroszenberg, Ilana. Participação em banca de Patrícia Lanes Araújo de Souza.Arte, mídia e cidadania: a experiência da Companhia Étnica de Dança e Teatro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
Carmem Gadelha; Moreira, José Henrique Barbosa. Participação em banca de João Rodrigo de Carvalho."Mass media", teatro e a cena jornalística. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
Carmem Gadelha. Participação em banca de Roberta M. Ferreira.Tem artista no morro! Pintando a cara da Rocinha. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Carmem Gadelha; Jaguaribe, Beatriz. Participação em banca de Daniele Mendonça Vieites.A comédia na TV nos anos 90: rindo da sociedade. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
Carmem Gadelha; Pereira, Carlos Alberto Messeder. Participação em banca de Leonardo Abikahir Colonese.O rock´n roll (1954-1959). 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
Carmem Gadelha; Moreira, José Henrique Barbosa; Doria, Francisco Antônio. Participação em banca de Patrícia de Almeida Fonseca.Ascensão e queda: dois momentos da crítica teatral carioca. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
Carmem Gadelha; Moreira, José Henrique Barbosa; Bentes, Ivana. Participação em banca de Olga Rodrigues Fernández.O espírito crítico de Yan Michalski. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
Carmem Gadelha; Sanz, Luís Alberto. Participação em banca de Renata Petrocelli Bezerra Paes.Publicidade em cena - a influência do patrocínio na produção teatral. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Adriana Schneider; VANNUCCI, A.; CASTILHO, J.; Moreira, José Henrique Barbosa; MARQUES, D.; Carmem Gadelha. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ-2017. 2016. Escola de Comunicação da UFRJ.

2.
Carmem Gadelha; Gabriela Lírio; BASTOS, M. T. F.; JACCOB, E. M.. Banca examinadora para exames orais e correção de provas discursivas para o Concurso para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. 2014. Escola de Comunicação da UFRJ.

3.
GOES, A. L. O.; Gadelha, Carmem. Concurso Público para o Cargo de Professor Adjunto do Departamento de Expressões e Linguagens da Comunicação da Escola de Comunicação/UFRJ. 2014. Escola de Comunicação/UFRJ.

4.
Carmem Gadelha. Concurso Público para o Cargo de Professor Adjunto do Departamento de Expressões e Linguagens, Setor de Direção Teatral. 2014. Escola de Comunicação/UFRJ.

5.
Carmem Gadelha; Fernando Lira Ximenes; Cesário Augusto Pimentel Alencar; Carmem Gadelha. Concurso público para Professor Assistente do ICA/UFC - Fundamentos Teóricos e Práticos da Interpretação Teatral. 2010. Universidade Federal do Ceará.

6.
Carmem Gadelha; Cesário Augusto Pimentel Alencar; ARAUJO, O. L.. Concurso Público para Professor Assistente do ICA/UFC - Práticas de Criação e Educação em Teatro. 2010. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
PINHEIRO, A.; MARQUES, D.; FABIAO, E.; CASTILHO, J.; TEIXEIRA, R.; Gadelha, Carmem. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2018. Escola de Comunicação da UFRJ.

2.
VANNUCCI, A.; PINHEIRO, A.; MARQUES, D.; FABIAO, E.; CASTILHO, J.; Carmem Gadelha. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2017. Escola de Comunicação da UFRJ.

3.
Carmem Gadelha; CARVALHO, A. M. B.. Comissão de Avaliação do Processo de Credenciamento de Novos Docentes do PPGAC/UFBA. 2015. Universidade Federal da Bahia.

4.
Adriana Schneider; Carmem Gadelha; FABIAO, E.; Gabriela Lírio; Moreira, José Henrique Barbosa. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ. 2014. Escola de Comunicação/UFRJ.

5.
Adriana Schneider; Carmem Gadelha; FABIAO, E.; JACCOB, E. M.; Gabriela Lírio; Lívia Flores. Banca de Seleção Discente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO/UFRJ. 2014. Escola de Comunicação da UFRJ.

6.
Carmem Gadelha; FABIAO, E.; Moreira, José Henrique Barbosa; Lívia Flores; DELGADO, G.; Carmem Gadelha. Banca Examinadora do Concurso de Transferência por Isenção de Concurso, Mudança de Curso e Transferência Externa. 2013. Escola de Comunicação da UFRJ.

7.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider; Gabriela Lírio; Moreira, José Henrique Barbosa; Lívia Flores. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ-2014. 2013. Escola de Comunicação da UFRJ.

8.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider; PINHEIRO, A.; GOES, A. L. O.; FABIAO, E.; Gabriela Lírio; Moreira, José Henrique Barbosa; Lívia Flores. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ-2013/Teste de Habilidade Específica (THE). 2012. Escola de Comunicação da UFRJ.

9.
Carmem Gadelha. FATE - Fundo de Apoio ao Teatro (membro do júri). 2011. Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

10.
Carmem Gadelha. FATE - Fundo de Apoio ao Teatro (membro do júri). 2010. Secretaria Municipal de Cultura da Rio de Janeiro.

11.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider; PINHEIRO, A.; GOES, A. L. O.; Gabriela Lírio; Moreira, José Henrique Barbosa; Lívia Flores. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ-2011/Teste de Habilidade Específica (THE). 2010. Escola de Comunicação da UFRJ.

12.
Cafezeiro, Edwaldo; Fernando Villar; Carmem Gadelha. Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva (presidente do júri). 2008. Fundação Nacional de Artes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra para o Curso "Decisão clínica" - PPGMedicina e Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ.Alegorias contemporâneas. 2018. (Outra).

2.
SPA VIII Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC ECA/USP.Alegoria e tragicidade na cena contemporânea. 2018. (Seminário).

3.
Conexão Pós - I Encontro de Pesquisas dos Programas de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ.O trágico e a cena contemporânea. 2017. (Encontro).

4.
SPA - Seminário de Pesquisas em Andamento (PPGAC/ECA/USP. 2017. (Seminário).

5.
SPA - Seminário de Pesquisas em Andamento (PPGAC/ECA/USP.O trágico e a cena contemporânea. 2017. (Seminário).

6.
SPA - Seminário de Pesquisas em Andamento (PPGAC/ECA/USP.O trágico e a cena contemporânea: uma expresão coral?. 2017. (Seminário).

7.
A CENA EXPANDIDA: Arte e pesquisa.Mediação da mesa-redonda "Palavra expandida: cena, segredo e hibridismo" (INTERCENA - seminário dos discentes do PPGAC). 2016. (Seminário).

8.
A CENA EXPANDIDA: Arte e pesquisa.Artaud e a multidão. 2016. (Seminário).

9.
IV Econtro Art Research Journal & I Fórum Nacional de Editores e Periódicos da Área de Artes.Debate atual sobre periódicos acadêmicos. 2016. (Encontro).

10.
IX Congresso da ABRACE. Nomadismo e descolonização: uma perspectiva trágica. 2016. (Congresso).

11.
Programa de Pós-Graduação em Medicina - Cardiologia.Nós, gregos. 2016. (Outra).

12.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Representação e tragicidade (orientação do estudante Ian Calvet Marynower). 2016. (Seminário).

13.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Memória e tragicidade (orientação do estudante Henrique Bueno). 2016. (Seminário).

14.
Seminários - Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia.O mágico e o biscateiro: desdobramentos da poética dos números. 2016. (Seminário).

15.
A cena expandida - Tragi-cidade.Voltas e revoltas: potências trágicas. 2015. (Seminário).

16.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Tempo trágico: arte e política do não-pertencimento (orientadora de Maria Eduarda Magalhães (bolsista PIBIC/UFRJ). 2015. (Seminário).

17.
Meeting of Internacional Association for Computing and Philosophy.For a contemporary theater and mathematics encounter. 2014. (Encontro).

18.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Corpo múltiplo na Colônia (orientadora de Natã Ferreira Lamego (Iniciação Científica). 2014. (Seminário).

19.
I Encontro de Extensão do CFCH.Mostra de Teatro da UFRJ. 2013. (Encontro).

20.
I Seminário de Crítica Textual.A autoria no texto teatral. 2013. (Seminário).

21.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Orientação de 2 trabalhos de Iniciação Científica - O trágico e a cena contemporânea. 2013. (Seminário).

22.
VI Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (Scientiarum Historia VI). A morte de Sócrates: tragicidades e entrelaçamentos. 2013. (Congresso).

23.
VII Reunião Científica da ABRACE. Por uma história do teatro contemporâneo. 2013. (Congresso).

24.
Cenas transversais: artes em trânsito (organização).Mediação de mesa-redonda e organização do evento. 2012. (Seminário).

25.
IX Congresso de Extensão da UFRJ. Produção em Teatro. 2012. (Congresso).

26.
V Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Ressonâncias trágicas do corpo metabiológico. 2012. (Congresso).

27.
VII Congresso da ABRACE. Memória e tragicidade. 2012. (Congresso).

28.
VI Reunião Científica da ABRACE.O trágico e a contemporaneidade. 2011. (Outra).

29.
I Encontro da Cultura Popular com as Artes Cênicas.Teatro popular - olhares possíveis. 2010. (Encontro).

30.
VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. A respeito de modernos e contemporâneos. 2010. (Congresso).

31.
VII Congresso de EXtensão da UFRJ. Produção em Teatro. 2010. (Congresso).

32.
VI Congresso de Extensão da UFRJ. Produção em teatro. 2009. (Congresso).

33.
V Congresso de Extensão da UFRJ. Produção em teatro. 2008. (Congresso).

34.
IV Congresso de Extensão da UFRJ. Produção em teatro. 2007. (Congresso).

35.
III Congresso de Extensão da UFRJ. INMETRO em cena. 2006. (Congresso).

36.
III Congresso de Extensão da UFRJ. Produção e difusão de espetáculos teatrais. 2006. (Congresso).

37.
O Fausto de Goethe e a heroína trágica moderna.Palestra ligada ao espetáculo "Tragédia de Margarida". 2006. (Outra).

38.
Teatro e tecnologia: impasses.Seminário "Os caminhos do teatro". 2006. (Seminário).

39.
XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Coordenação de Sessão do CFCH. 2006. (Seminário).

40.
Curso: Doutorado em Clínica Médica - "Decisão Clínica II".Aula: "Arte e Ciência: interações e influências no processo decisório". 2005. (Outra).

41.
64 + 40: teatro e resistência.64 + 40: Golpe e campo(u)s de resistência. 2004. (Seminário).

42.
A dissolução do texto e a morte da autoria no teatro contemporâneo.I Encontro Internacional de Filologia da Faculdade de Letras (UFRJ). 2004. (Encontro).

43.
O ensino do teatro.O ensino do teatro. 2003. (Encontro).

44.
Ciclo de debates "A arte na sociedade de consumo de massas".Os modernistas e a arte dos clowns. 2002. (Outra).

45.
Sesquicentenário do Palácio Universitário da UFRJ e Centenário do Reitor Pedro Calmon.A arte seduzida pela memória - o teatro de Qorpo-Santo. 2002. (Outra).

46.
Curso: "Teatro e ciência".A ciência no teatro brasileiro. 2001. (Outra).

47.
I Mostra de Teatro da UFRJ.Mesa-redonda: Estudos das Artes Cênicas. 2001. (Outra).

48.
Curso: Introdução à cultura brasileira.O sagrado e o profano, de Anchieta ao teatro de revista. 1999. (Outra).

49.
III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso.Choque de discursos: catequese e ensino no Brasil Colonial. 1999. (Encontro).

50.
Palestra.O teatro brasileiro e a contemporaneidade. 1999. (Outra).

51.
Seminário "Teatro Brasileiro - o que fazer amanhã".Mesa-redonda: O ensino teatral e a profissionalização. 1999. (Seminário).

52.
XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O teatro contemporâneo e as novas tecnologias. 1999. (Congresso).

53.
Encontro com a Cena Lusófona - "Navegar é preciso".O diabo somos nós. 1998. (Encontro).

54.
Curso com duração de vinte horas.História do teatro brasileiro. 1997. (Outra).

55.
II Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso.Eu, o outro e as demais figuras do discurso. 1996. (Encontro).

56.
Semana de Portugal na UFRJ.O nascimento do teatro em língua portuguesa. 1996. (Encontro).

57.
II Encontro Latino-Americano de Educação.Solto a voz nas estradas. 1992. (Encontro).

58.
III Encontro de Ecdótica e Crítica Genética.Texto espetáculo - edição crítica e movência. 1992. (Encontro).

59.
XIII Semana de Estudos Clássicos.Gregas e troianas. 1992. (Encontro).

60.
Semana de Literatura e Arte.O teatro de Oswald de Andrade. 1991. (Encontro).

61.
Seminário de Dramaturgia.O texto no teatro. 1986. (Seminário).

62.
II Congresso Internacional dos Profissionais em Fonoaudiologia. A fala e a expressão no teatro. 1984. (Congresso).

63.
I Congresso Brasileiro de Literatura e Realidade Nacional. O teatro brasileiro e a Censura. 1981. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; NEVES, E. ; Moreira, José Henrique Barbosa . XIV Mostra de Teatro da UFRJ. 2015. (Festival).

2.
Adriana Schneider ; VANNUCCI, A. ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; NEVES, E. ; Gabriela Lírio ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . XIII Mostra de Teatro da UFRJ. 2014. (Festival).

3.
Adriana Schneider ; PINHEIRO, A. ; GOES, A. L. O. ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . XII Mostra de Teatro de UFRJ. 2013. (Festival).

4.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Lívia Flores . Cenas transversais: artes em trânsito (seminário internacional). 2012. (Congresso).

5.
Carmem Gadelha; Gabriela Lírio ; Lívia Flores . XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2012. (Outro).

6.
Adriana Schneider ; Carmem Gadelha ; Moreira, José Henrique Barbosa . X Mostra de Teatro da UFRJ. 2010. (Festival).

7.
Adriana Schneider ; Carmem Gadelha ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Marcellus Ferreira . Mostra Mais. 2010. (Festival).

8.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; Moreira, José Henrique Barbosa . Mostra de Teatro da UFRJ. 2009. (Festival).

9.
Carmem Gadelha; Adriana Schneider ; Moreira, José Henrique Barbosa . Mostra Mais. 2009. (Festival).

10.
Augusto Gazir ; Adriana Schneider ; Bentes, Ivana ; Carmem Gadelha ; Moreira, José Henrique Barbosa . Mostra de Teatro da UFRJ. 2008. (Festival).

11.
Carmem Gadelha; Bentes, Ivana ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Adriana Schneider . Mostra Mais. 2008. (Festival).

12.
Carmem Gadelha; FABIAO, E. ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Bentes, Ivana . Mostra Mais. 2007. (Outro).

13.
Carmem Gadelha; FABIAO, E. ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Bentes, Ivana . VII MOstra de Teatro da UFRJ. 2007. (Festival).

14.
Carmem Gadelha; Moreira, José Henrique Barbosa . Mostra Mais 2006 - espetáculos do Curso de Direção Teatral. 2006. (Outro).

15.
Carmem Gadelha; FABIAO, E. . VI Mostra de Teatro da UFRJ. 2006. (Outro).

16.
Carmem Gadelha; SILVEIRA, M. L. S. ; SILVEIRA ; MOURA, E. A. ; FALCAO, L. A. ; MENEGAT, M. . 64 + 40 - Golpe e campo(u) de resistência. 2004. (Congresso).

17.
Carmem Gadelha. Cenas de uma década - 10 anos de Direção Teatral na ECO/UFRJ. 2003. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Natália Ferreira Caruso. Cenas grotescas: um estudo comparativo entre o "Álbum C" de Goya e a peça "Woyzeck" de Büchner. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - PPGAC) - Escola de Comunicação/UFRJ. (Orientador).

2.
Danielle Martins de Farias. Transversalidades e poéticas da cena: articulações entre literatura e teatro nos estudos de caso de "A lua vem da Ásia" e "O púcaro búlgaro". Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Henrique da Silva. Tchekhov e a escritura do silêncio enquanto narrativa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Matilde Wrublevski Pereira. O público como participante e agente compositor nas linguagens do teatro e da performance. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - PPGAC) - Escola de Comunicação/UFRJ, . Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

2.
João Bernardo Fernandes Caldeira. Fluxos, paradas e trânsitos - companhia de um ator: solo Enrique Diaz. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes da Cena) - Escola de Comunicação da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

3.
João Bernardo Caldeira. Pós-drama, novas mídias e crise do tempo no espaço cênico de Enrique Diaz. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - PPGAC) - Escola de Comunicação/UFRJ, . Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lorena Thais de Morais Vieira. Porque Hécuba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

2.
Bruno Pinheiro Ribeiro. Concórdia, horizonte inacabado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

3.
Maria Eduarda Magalhães de Carvalho. Para o silêncio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

4.
Marymilia Fatah. História do lagarto que tinha o costume de jantar suas mulheres. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação/UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

5.
Isadora Resende Malta. Só não viu quem não quis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

6.
Alice Morena Assef de Lima. Senhora dos afogados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

7.
Renan Guedes da Cruz. Prometeu Acorrentado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

8.
Rakel Cogliatti de Souza. A adaptação da obra literária para o teatro e o cinema. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

9.
Claudio Castro Filho. Negro relâmpago perpetuamente livre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

10.
Vanessa Gomes Januário. Palácio dos alienados. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

11.
Brunella Provvidente. Apenas o fim do mundo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

12.
Carolina de Souza Leal. A opinião na crítica teatral: um recorte sobre Décio de Almeida Prado e Yan Michalski. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

13.
Liliane Xavier Cunha. O veredito, uma história para a Senhorita Felice B., numa livre inspiração, ironicamente sombria, em Kafka. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

14.
Fernanda Areias. A confraria das portas amarelas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

15.
Julianna Pinto dos Santos. Os amantes do metrô. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

16.
Rita de Pinna Parreiras. Dom Gil das Calças Verdes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

17.
Camila Vidal. Quando os sinos ladram. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

18.
Susana Ines Grilo. O Fausto tecnológico. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

19.
Camila Aquino. Ari e o dragão. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

20.
Isa Vianna. Goya. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

21.
Alex Cabral. A canção dentro do pão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

22.
Rodrigo Gerstner. Os datilógrafos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

Iniciação científica
1.
Ian Calvet Marynower. Detritos humanos na experiência de um não-lugar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

2.
Ian Calvet Marynower. O trágico e cena contemporânea. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

3.
Ana Paula Gomes da Silva. O trágico e a cena contemporânea. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

4.
Maria Eduarda Magalhães de Carvalho. O trágico e a cena contemporânea. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Escola de Comunicação/UFRJ, PIBIC/UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

5.
Maria Eduarda Magalhães de Carvalho. O trágico e a cena contemporânea. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

6.
Natã Ferreira Lamego Pereira. O trágico e a cena contemporânea. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

7.
Claudio de Castro. Tragédia de Margarida. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

8.
Fernanda Areias. A casa de Bernarda Alba. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

9.
Rodrigo Garcia. Solness, o construtor. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

Orientações de outra natureza
1.
Vanessa Gomes. Tambores na noite. 2009. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

2.
Ticiano Diógenes. Xambudo (outro lugar nenhum). 2009. Orientação de outra natureza. (Curso de Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

3.
Brunella Provvidente. Vestido de noiva. 2008. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação da UFRJ. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.

4.
Cecília Carvalhal Braga de Andrade. Pode ser que seja só o leiteiro lá fora. 2007. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Carmen Cinyra Gadelha Pereira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Adriana Schneider (Org.) ; FABIAO, E. (Org.) ; Gabriela Lírio (Org.) ; Lívia Flores (Org.) ; Carmem Gadelha (Org.) ; Carmem Gadelha (Org.) . Cenas transversais-memórias e perspectivas futuras(9788599052099). 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Comunicação da UFRJ, 2012. v. 1. 68p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Carmem Gadelha. Pesquisa em trânsito. À Mostra, Rio de Janeiro, p. 6 - 7, 19 fev. 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
Carmem Gadelha ; Carmem Gadelha . A morte de Sócrates. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Adriana Schneider ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Lívia Flores ; Moreira, José Henrique Barbosa . Teatro e circo - estudos interdisciplinares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Carmem Gadelha; Gabriela Lírio ; Lívia Flores . XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. 2012. (Outro).

2.
Adriana Schneider ; PINHEIRO, A. ; GOES, A. L. O. ; Carmem Gadelha ; FABIAO, E. ; Gabriela Lírio ; Moreira, José Henrique Barbosa ; Lívia Flores . XII Mostra de Teatro de UFRJ. 2013. (Festival).



Outras informações relevantes


Primeiro lugar no Prêmio ANDES-SN de Arte Universitária BRasileira, categoria Ensaio/Crítica de Arte. Monografia: "Paradoxos de um comediante: Qorpo-Santo". Junho/2000



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:45:02