Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7087578320694530
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte . É graduada em Ciências Biológicas, especialista em Yoga e em Dança-Educação Física. Tem experiência na área da Educação e Corporeidade, na relação com a Transcendência, a Filosofia do yoga e a Educação em Valores Humanos. É docente da Escola de Saúde / UFRN. Atua na área de Corporeidade, Humanização e Promoção da Saúde, com ênfase no cuidado por intermédio das Práticas Corporais Contemplativas e Complementares em Saúde. Atualmente, o foco de seus estudos tem sido a gestão do estresse, a qualidade de vida nos ambientes de saúde e os saberes das práticas Meditativas como eixo de Promoção da Saúde e da Transcendência. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar
Nome em citações bibliográficas
AGUIAR, A. C. V. V.;AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN.
AC Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Lagoa Nova
59078970 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 32153668
URL da Homepage: www.escoladesaúde.ufrn.br


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Fenomenologia da Corporeidade em Êxtase, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Prof Dr. Edson César Ferreira Claro.
Palavras-chave: Corporeidade; Yoga; Qualidade de Vida; Experiências Culminantes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
1998 - 2000
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Corporeidade e Yoga : o transcender da educação para além do ego,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Prof Dr. Edson César Ferreira Claro.
Palavras-chave: Corporeidade; Yoga; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Saúde Humana.
2002 - 2003
Especialização em Curso de Especialização Lato sensu em YOGA. (Carga Horária: 400h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Título: Yoga: um caminho para a transcendência.
Orientador: Marcos Rojo Rodrigues.
1992 - 1993
Especialização em Curso de Especialização em Dança-Ed. Física. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Título: yoga: um caminho para a consciência Corporal.
Orientador: Edson César Ferreira Claro.




Formação Complementar


2017 - 2017
Aromatherapy. (Carga horária: 120h).
OSHADI Orto de Provence Seminars, OSHADI, França.
2010 - 2010
Eutonia como caminho de autoconhecimento. (Carga horária: 12h).
Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga, IEPY, Brasil.
2006 - 2006
Pranayama, Meditation & Yoga Therapy. (Carga horária: 20h).
Kaivaliadham College of Yoga, KCY, Índia.
2004 - 2004
Eutonia e Yogaterapia. (Carga horária: 24h).
Instituto de Estudos e Pesquisa em Yoga, IEPY, Brasil.
2002 - 2003
Extensão universitária em REIKI I e II.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Aprofundamento em Yoga. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
1996 - 1996
8) Curso de Formação para Facilitador do ?Programa. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1996 - 1996
Formação Programa Beija-Flor de Educação para Paz. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
1994 - 1994
Psicologia Tibetana Budista e Transpessoal. (Carga horária: 120h).
Associação brasileira de Psicologia Transpessoal, ABPT, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS EEN0136 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES I: OFICINAS DE PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS E ARTE TERAPIA EEN0142 PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES II: YOGA, TAI CHI E LIAN GONG EEN0145 PRÁT. INTEG. COMP. III: MASSAGENS ESTIMULANTES, RELAXANTES, TERAPÊUTICA, ESTÉTICA, AROMATERAPIA E CROMOTERAPIA, AURICOLOTERAPIA, MOXABUSTÃO E VENTOSA EEN0143 ANATOMIA MULTIDIMENSIONAL EN0140 BIOLOGIA HUMANA, CORPOREIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE EEN0149 ATIVIDADES INTEGRATIVAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE EEN0147 EMPREENDEDORISMO

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1987 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em administração, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como servidora técnico-administrativa durante 22 anos e pedi vacãncia do cargo no dia 12 de Outubro de 2009. Em 2010 passei em concurso público para o cargo de docente na Escola de Enfermagem de Natal vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atividades

10/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Enfermagem de Natal, .

10/2000 - Atual
Treinamentos ministrados , Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Pró Reitoria de Recursos Humanos.

Treinamentos ministrados
Curso "A Arte de Meditar"
Curso "A Arte de Viver em Paz"
Curso "Relaxe e Viva em Plenitude sua Humanidade"
Curso "Manuseio do Estresse e Qualidade de Vida"
3/2000 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Yoga
3/1995 - Atual
Extensão universitária , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Yoga para a Comunidade.
02/2013 - 12/2015
Ensino, Gestão Hospitalar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
BIOLOGIA HUMANA
CORPOREIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO


Linhas de pesquisa


1.
Corporeidade e Qualidade de Vida
2.
Educação em Valores Humanos
3.
Práticas alternativas de saúde
4.
Território, Saúde e Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Descrição: Esta proposta de pesquisa terá como objetivo identificar as mudanças físicas e psicológicas adquiridas pelos participantes da Oficina de Autocuidado: as práticas integrativas e complementares na promoção da saúde da pessoa idosa que será realizada na Vila de Ponta Negra, localizada na cidade de Natal-RN. A referida Oficina se constituirá de encontros quinzenais com a realização de práticas integrativas e complementares em saúde que atendam às necessidades desta faixa etária e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, possibilitando ao indivíduo a aquisição de autonomia com a finalidade de desenvolver a capacidade para o autocuidado. Para tanto, serão realizadas atividades como: exercícios de alongamentos, automassagem, orientações posturais, técnicas de relaxamento e vivências lúdicas. Os encontros envolverão práticas coletivas e individuais com ênfase na promoção da saúde que colaborem na prevenção dos desequilíbrios energético-funcionais e/ou redução das limitações existentes. Será utilizado o grupo focal, enquanto técnica de coleta de dados, e para análise dos dados, será utilizada a análise de discurso de Bardin..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Estudo sobre permanência e êxito dos estudantes da Escola de Saúde/UFRN
Descrição: A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), enquanto Unidade Acadêmica Especializada na área de saúde e integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atua há 60 anos numa perspectiva cidadã, integral e crítica na oferta de cursos de Educação Profissional, desde o nível básico à pós-graduação, buscando a emancipação e a formação humana, ética e cidadã dos educandos. Inserida no contexto do ensino público brasileiro, vem se deparando com a redução dos índices de permanência e êxito dos estudantes dos cursos técnicos e na graduação tecnológica. Nesse sentido, por compreender a necessidade de minimizar os fatores considerados determinantes da evasão escolar, o presente estudo objetiva construir política de permanência e êxito da ESUFRN. A pesquisa molda-se como um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa e será desenvolvida no período de 12 (doze) meses, nos quais serão realizados levantamento de dados através de documentos da Secretaria escolar da ESUFRN como fonte para obtenção da evasão, retenção e conclusão dos estudantes no período de 2015 a 2017, aplicação de questionários e realização de grupos focais com estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e gestores da Instituição. Espera-se a partir da realização de diagnóstico da permanência e êxito dos estudantes dos cursos técnicos e na graduação tecnológica da ESUFRN e da identificação dos fatores que interferem nessa problemática constituir estratégia de enfrentamento às possíveis dificuldades encontradas para a elevação da permanência e êxito dos alunos, a fim de assegurar a qualidade da formação e a construção de habilidades e competências indispensáveis aos profissionais que atuam na área da saúde, favorecendo as trajetórias estudantis sob sua responsabilidade e promovendo experiências curriculares e ações institucionais exitosas para a sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas Complementares e Unidade de Saúde Familiar e Comunitária: um novo modelo de atenção e cuidado no SUS em Natal/RN
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária em Natal, no Rio Grande do Norte, como um novo modelo de atenção e cuidado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas Complementares (CAPPIC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte se desenvolve em uma parceria entre o Departamento de Saúde Coletiva, Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, Departamento de Farmácia e a Escola de Saúde, e funciona na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária que será o espaço dessa pesquisa. Buscaremos identificar quais são as práticas integrativas e complementares oferecidas, e qual o impacto das mesmas no processo saúde-doença dos usuários que apresentam doenças crônicas como diabetes, hipertensão, distúrbios ósteo-músculo-esquelético, depressão dentre outras que poderão ser constatadas durante a pesquisa. Pretendemos com esta pesquisa reafirmar a posição das PICS como inovações tecnológicas aplicadas nos serviços de saúde no cuidado aos usuários do SUS, apresentando o custo-efetividade destas práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Yoga: por quê e para quê?
Descrição: Identificar os motivos a partir dos quais os praticantes de yoga buscaram essa prática, buscando estabelecer relação com o cenário de promoção da saúde existente na cidade de Natal, RN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante / Sheyla Gomes Pereira de Almeida - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante.
2015 - Atual
IMPLANTAÇÃO DE ATELIÊS DE AUTOFORMAÇÃO HUMANESCENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO E PESQUISA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - CAPPIC DA UFRN
Descrição: O Tema das Práticas Integrativas Complementares - PIC na Atenção Primária da Saúde- APS está presente desde a Conferência Mundial de Alma-Ata, em 1978, realizada na URSS, onde a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconizou que 'Saúde para Todos' seria alcançada com a incorporação de práticas da medicina popular ou tradicional nos sistemas nacionais de saúde. O campo das Práticas Integrativas e Complementares (PIC) contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial de Saúde ? OMS ?de Medicina Tradicional e Complementar / Alternativa (MT/MCA). No Brasil essas práticas foram Institucionalizadas em 2006 a partir da Portaria GM nº 971 de 3 de maio de 2006 que define a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS mediante: inserção em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica/Estratégia Saúde da Família. No Rio Grande do Norte, em 2010, foi lançada a Política Estadual de Práticas Integrativas no SUS/RN através da Portaria 274/ GSS, de 27 de junho de 2011. Em 2012, a UFRN, através de projeto do Departamento de Saúde Coletiva instala o Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares - CAPPIC para o SUS do RN. Para desenvolver as práticas integrativas os profissionais precisam de uma capacitação específica para o cuidado integral em saúde. A Política Nacional de Educação permanente em Saúde, publicada através da Portaria GM/ Nº 1996 de 20 de agosto de 2007 preconiza a responsabilização conjunta das instituições de saúde e de ensino com as questões relativas à preparação e ao desenvolvimento de pessoal. Como trabalhadores da saúde, estes profissionais precisam ser qualificados para o cuidado integral ao usuário, no entanto como cuidar do outro sem cuidar de si mesmo? Assim, se faz necessário, nos serviços de saúde espaços autoformativos onde o cuidador possa também se cuidar. Neste sentido o projeto visa implantar ateliês de autoformação humanescente para os profissionais da saúde que atuam no Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares-CAPPIC da UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Kátia Brandão Cavalcanti - Integrante / Ana Tania Lopes Sampaio - Integrante / Kisna Yasmin Andrade Alves - Integrante / Vilani Medeiros de Araujo Nunes - Integrante / Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador - Integrante / Jose Ramos Coelho - Integrante.
2015 - Atual
Envelhecer Bem
Descrição: Este projeto de pesquisa busca identificar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) que vem sendo desenvolvidas nas Instituições Asilares de Longa Permanência do município de Natal-RN, descrevendo as práticas implementadas, os profissionais que as executam e suas implicações na prevenção ou redução das alterações fisiológicas que resultam em enfermidades agudas e/ou crônicas associadas ao processo de envelhecimento. Assim, inicialmente, a proposta é traçar um panorama geral da existência das práticas nestas Instituições Asilares e, posteriormente, oferecer suporte para a consolidação ou introdução das mesmas nestes locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante.
2015 - Atual
As Práticas Integrativas e Complementares nos serviços de atenção primária em saúde na Região Metropolitana de Natal/RN
Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) nos serviços de Atenção Primária em Saúde nos 10 municípios da Região Metropolitana de Natal, identificando quais são as práticas oferecidas, os profissionais que as executam e qual o impacto das mesmas no processo saúde-doença dos usuários que apresentam doenças crônicas como diabetes, hipertensão, distúrbios ósteo-músculo-esquelético, depressão dentre outras. Pretende-se com esta primeira etapa da pesquisa apresentar o cenário das PICS na Região Metropolitana de Natal, para posteriormente identificar os problemas e/ou dificuldades que impedem a execução da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPIC), aprovada em 2011..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante.
2013 - 2014
LIAN GONG: PRÁTICA CORPORAL PARA SERVIDORES DA UFRN
Descrição: Apóia suas intenções na investigação da melhora da vida laboral dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da prática corporal Lian Gong, que é composta de movimentos, especificamente projetados para a prevenção e tratamento de diferentes patologias do sistema músculo-esquelético, doenças crônicas e principalmente o estress da vida moderna, buscamos assim identificar as possíveis melhoras ou não na qualidade de vida laboral dos servidores da UFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
2010 - 2012
A Qualidade de Vida Laboral dos Servidores da Escola de Enfermagem da UFRN
Descrição: Este projeto de pesquisa apóia suas intenções na investigação da melhora da vida laboral dos servidores da Escola de Enfermagem (EEN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de práticas integrativas e complementares em saúde, buscando assim identificar as possíveis melhoras ou não na qualidade de vida laboral dos servidores da EEN/UFRN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Mércia Marai de Santi Estácio - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
OFICINA DE AUTOCUIDADO: AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO HUMANIZADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO
Descrição: A utilização das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como recurso terapêutico baseado no cuidado integral e humanizado, vem sendo gradativamente inseridas no Sistema Único de Saúde. Tais práticas envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias de baixo custo, eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Esta proposta de extensão terá a finalidade de desenvolver a Oficina de Autocuidado para a promoção da saúde da comunidade da Vila de Ponta Negra. A referida Oficina se constituirá de encontros quinzenais com a realização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que atendam às necessidades da população com faixa etária a partir de 18 anos, adscrita à Unidade Básica de Saúde da Vila de Ponta Negra, localizada na cidade de Natal-RN, possibilitando ao indivíduo a aquisição de autonomia para desenvolver a capacidade de autocuidado. Para tanto, serão realizadas atividades como: exercícios de alongamentos, automassagem, técnicas de relaxamento, meditação, cantoterapia, musicoterapia, danças circulares, arteterapia, palestras educativas e vivências lúdicas. Os encontros envolverão práticas coletivas e individuais com ênfase na promoção da saúde que colaborem na prevenção dos desequilíbrios energético-funcionais e/ou redução das limitações existentes, viabilizando um estado de bem-estar integral e melhoria na qualidade de vida da população..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Coordenador / VERBENA SANTOS ARAUJO - Integrante.
2017 - 2017
TARDES DO VAZIO: PRÁTICAS E POÉTICAS
Descrição: O projeto Tardes do Vazio tem como principal objetivo a vivência e a discussão de práticas meditativas (práticas de atenção a si) em sua relação com a produção artística e a pesquisa acadêmica no campo da arte e da educação. O projeto alterna e articula vivências de práticas como Tai Chi chuan, Yoga, Ikidô entre outras práticas meditativas, pesquisas do movimento (improvisação), criação de poéticas (escritas, gestuais e visuais) e de textos (acadêmicos) como configurações possíveis no contexto da articulação entre ensino, extensão e pesquisa acadêmica. O público alvo são pesquisadores, docente e discentes da UFRN e de outras instituições educacionais, artistas e demais interessados no tema. O projeto é realizado nas tardes de sexta-feira e vincula-se a dois grupos de pesquisa, a saber: Grupo de Pesquisa em Corpo, Dança e Processos de Criação ? CIRANDAR (DEART) e o ESTESIA ? Grupo de Pesquisa em Corpo, movimento e Fenomenologia (DEF). Nesses contextos, os encontros se mesclam entre práticas e poéticas. As práticas serão ministradas por professores pesquisadores e/ou mestres de práticas orientais, sendo abertas aos interessados e acompanhadas de discussão com os participantes. As poéticas são organizadas pelas demandas dos grupos de pesquisa, sendo abertas ou não ao público em geral. Constam de laboratórios de pesquisa do movimento (advindos das práticas), montagem e finalização de produtos artísticos e produção bibliográfica a partir dos temas abordados. O projeto pretende contribuir com as pesquisas realizadas nos dois grupos de pesquisa no contexto de programas de pós-graduação da UFRN como PPGARC, PPGED e PPGEF, como também dar apoio a disciplinas da graduação (Curso de Dança, Curso de Teatro, Curso de Educação Física) e fomentar a formação continuada de professores de Artes e Educação Física da rede de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO - Integrante.
2017 - Atual
Reiki - Cuidado integrativo como apoio energético à harmonização do ser
Descrição: Trata-se de Projeto que visa realizar o cuidado integrativo do REIKI como assistência à pessoas em estado de padecimento (hospitalizados e institucionalizados) ou de ansiedade (mães puérperas) que necessitam de apoio energético e atenção humanizada. Neste trabalho buscamos ofertar a prática integrativa de imposição das mãos: REIKI, como forma de atenção e cuidado aos que padecem de dor e sofrimento ou precisam de um apoio energético no processo de recuperação e promoção da saúde. Nossa metodologia de trabalho é organizada de forma voluntária com a visita dos alunos do Curso Técnico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde que possuem a formação na técnica. Esperamos por meio desta intervenção criar elos para desenvolver pesquisa posterior e apoiar a efetivação das políticas federal, estadual e municipal em nossa cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante / ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI - Integrante / Adriana Jerônimo de Lima - Integrante / MARIA DE FATIMA MEDEIROS SOARES DA SILVA - Integrante / JUSSAMARA VIEIRA DE BARROS - Integrante.
2017 - Atual
AURICULOTERAPIA COMO RECURSO TERAPÊUTICO PARA MINIMIZAR QUADRO DE ANSIEDADE E ESTRESSE DE GESTANTES DE RISCO HABITUAL
Descrição: Durante o período gravídico as mulheres experienciam diversas mudanças corporais e emocionais, a exemplo da ansiedade. No tocante aos aspectos físico e fisiológico, tais alterações ocorrem com vistas a manter a estabilidade do binômio mãe e filho, bem como a vitalidade fetal. Nesse processo naturalmente suscitam desconfortos próprios da gestação que permeiam as queixas comuns relacionadas às modificações estruturais e/ou funcionais. Na perspectiva de promover uma abordagem condizente com as necessidades apresentadas pela mulher, a assistência pré-natal se constitui um recurso eficaz no intuito de manter a estabilidade da gestação de forma a prevenir agravos e monitorar a saúde materna e fetal. Com vistas a minimizar o quadro de ansiedade, o Ministério da Saúde preconiza que a equipe de saúde deve estar preparada para enfrentar quaisquer fatores que possam afetar adversamente a gravidez, sejam eles clínicos, obstétricos, de cunho socioeconômico ou emocional. Objetiva-se: verificar os efeitos da aurculoterapia em gestantes de risco habitual com quadro de ansiedade e/ou estresse; averiguar a diminuição da ansiedade e/ou estresse de gestantes de risco habitual e submetidas a auriculoterapia, por meio do uso de escala de desconforto e questionários de ansiedade e/ou estresse. A coleta de dados ocorrerá entre os meses de setembro de 2017 a novembro de 2018 onde serão consideradas participantes gestantes de risco habitual que apresentem quadro de ansiedade e estresse diagnosticados por profissionais de saúde médicos. Utilizar-se-á aplicação de auriculoterapia mediante afixação de sementes de mostarda nos pavilhões auriculares das participantes nos pontos shen men, ansiedade, neurastenia, yang do fígado e helix. No intuito de avaliar a resposta no quadro de ansiedade decorrentes da auriculoterapia serão utilizados instrumentos de avaliação da ansiedade e estresse e escala de desconforto antes da aplicação da técnica em um dia da semana e após quatro encontros serão utilizadas as escalas anteriormente citadas. Espera-se assim que as gestantes diminuam o quadro de ansiedade e/ou estresse inicial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Flávio César Bezerra da Silva - Coordenador / Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante / ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI - Integrante.
2015 - Atual
Práticas Contemplativas: relaxamento e meditação para servidores e cuidadores na UFRN
Descrição: Trata-se de um projeto integrado ao Curso Técnico em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com a proposta de oferecer práticas de caráter contemplativo conduzidas para o relaxamento e meditação, orientadas para o cuidado e promoção da saúde. Este projeto integra o Programa de Qualidade de Vida da UFRN, Viver em Harmonia, que visa melhorar a qualidade de vida de servidores da UFRN, no ambiente de trabalho e atenderá aos servidores do Centro de Ciências da Saúde (Petrópolis) e do Hospital Onofre Lopes que desejem cultivar um espaço de paz e tranquilidade no seu cotidiano de trabalho. A metodologia de trabalho é vivencial, através de práticas de relaxamento, yoga e meditação que serão oferecidas no Centro de Apoio e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CAPPIC - CCS), no Centro de Ciências da Saúde da UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante / Ana Tania Lopes Sampaio - Integrante.
2015 - Atual
LIAN GONG E MASSAGEM LABORAL PARA SERVIDORES DA UFRN
Descrição: Este projeto de extensão apóia suas intenções na melhora da vida laboral dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de práticas integrativas e complementares, mais especificamente da ginástica terapêutica Lian Gong e da massagem laboral. O Lian Gong é composto de movimentos especificamente projetados para a prevenção e tratamento de diferentes patologias do sistema músculo-esquelético, doenças crônicas e principalmente o estresse da vida moderna. A massagem laboral é praticada com a pessoa sentada e vestida, leva em torno de 15 minutos e pode ser oportunizada no ambiente de trabalho, possibilitando que o indivíduo se reconecte consigo mesmo, com o seu corpo, com os outros, com o seu meio ambiente, promovendo o relaxamento das tensões contribuindo de forma significativa no ambiente laboral. O uso destas técnicas buscam identificar as possíveis melhoras ou não na qualidade de vida laboral dos servidores da UFRN..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante.
2014 - 2014
EEN e sua inserção em Cursos de Formação Inicial e Continuada através do PRONATEC
Descrição: A execução do Programa nesta Escola objetiva oferecer 18 cursos cumprindo uma carga horária equivalente à 4190h, atendendo 1395 alunos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público por intermédio da articulação com a educação profissional e tecnológica de qualidade; ampliar e diversificar as oportunidades educacionais para os trabalhadores, incrementando a qualificação profissional por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; contribuir para a erradicação da extrema pobreza por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; e estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
COMPARTILHANDO SABERES
Descrição: Promoção de um momento de partilha de saberes sobre Florais de Bach, Aromaterapia e Cromoterapia, possibilitando o acesso a esses conhecimentos aos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (27) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador / Bianca Nunes Guedes do Amaral Rocha - Integrante.
2013 - 2014
CAPACITAÇÃO EM PRÁTICAS CORPORAIS E TRANSDISCIPLINARES
Descrição: O trabalho se concentra nas Práticas Corporais Contemplativas e Transdisciplinares, que podem ser definidas como abordagens metodológicas que utilizam da multirreferencialidade de saberes científicos sobre o corpo, para produção de movimentos de forma ativa ou passiva, visando a harmonização dos processos energéticos na estrutura corporal e transcorporal do ser humano, agregando valores éticos, estéticos e espirituais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Coordenador.
2013 - 2013
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) na Escola de Enfermagem de Natal / UFRN
Descrição: A execução do Programa nesta Escola objetiva oferecer 18 cursos cumprindo uma carga horária equivalente à 11.160h, atendendo 2010 alunos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público por intermédio da articulação com a educação profissional e tecnológica de qualidade; ampliar e diversificar as oportunidades educacionais para os trabalhadores, incrementando a qualificação profissional por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; contribuir para a erradicação da extrema pobreza por intermédio da oferta de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; e estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante / Sheyla Gomes Pereira de Almeida - Integrante / Cleide Oliveira Gomes - Integrante.
2011 - 2012
PROJETO YOGA E OUTRAS PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS PARA O MANUSEIO DO ESTRESSE NA COMUNIDADE
Descrição: Trata-se de Projeto de extensão que visa trazer para o conhecimento da comunidade acadêmica e externa da UFRN a prática de técnicas corporais meditativas e de contemplação advindas das tradições orientais. Dentre estas, o Yoga vem se destacando no campo da Saúde e nas pesquisas referidas ao manuseio do estresse por tratar-se de um método que é antes de tudo um estilo prático de vida. Esse método abrange técnicas de alongamento e fortalecimento da musculatura corporal, trabalha com técnicas respiratórias que favorecem o manuseio da bionergia, além de possuir várias indicações de melhoria nas qualidades da atenção, da concentração, da consciência/percepção e relaxamento do corpo. Para o Yoga, o corpo é como um templo sagrado que deve ser bem cuidado, pois guarda e expressa toda a disposição do Ser físico, emocional, mental e espiritual que somos aqui, neste mundo fenomenal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Integrante / Dinara Marques Paiva - Coordenador.
2011 - Atual
Meditação na promoção da saúde de cuidadores
Descrição: Práticas de relaxamento oferecidas aos servidores da área de Saúde e Educação, com o intuito de promover momentos de pausa e recuperação da motivação para o ato de cuidar..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Flávio César Bezerra da Silva - Integrante / Mércia Maria de Santi Estácio - Integrante.
2009 - 2010
Yoga para a a Comunidade
Descrição: Projeto que divulga, esclarece e faz a oferta de práticas de Yoga para a comunidade de Natal, RN, incluindo os servidores da UFRN. Estas práticas integram técnicas de relaxamento e de meditação para a promoção da saúde e gestão do estresse..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Simone Silva dos Santos - Integrante / Dinara Marques Paiva - Integrante / Marcos Aurélio Costa - Integrante / Adriana Cavalcante - Integrante.
2009 - 2009
Semana do Servidor
Descrição: Semana em que foram ofertadas várias oficinas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, destinadas aso servidores da UFRN, com o intuito de divulgar e esclarecer sobre formas alternativas e complementares de se cuidar da saúde e promover a gestão do estresse no trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar - Coordenador / Simone Silva dos Santos - Integrante / Dinara Marques Paiva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Corporeidade.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Corporeidade/Especialidade: Yoga.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Transpessoal/Especialidade: Desenvolvimento Humano e Transcendência.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Troféu MÉRITO YOGA DO BRASIL, Confederação Nacional de Yoga do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3ESTACIO, M. M. S.2016ESTACIO, M. M. S. ; AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO ; SILVA, F. C. B. . O CURSO TÉCNICO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. RECEI, v. 02, p. 74-82, 2016.

2.
2ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI2015ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO ; ROCHA, BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ; SILVA, FLÁVIO CÉSAR BEZERRA DA . FORMAÇÃO TÉCNICA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 34-42, 2015.

3.
4AGUIAR, A. C. V. V.;AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO2012AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Lian Gong: uma experiência exitosa em Natal, RN. Revista Brasileira de Medicina de Familia e Comunidade, v. 07, p. 57, 2012.

4.
1SILVA, F. C. B.2010SILVA, F. C. B. ; AGUIAR, A. C. V. V. . Integrative and Complementary practices at SUS: Reflection about professional education needed to provide these services to population. The FIEP Bulletin, v. 80, p. 262-266, 2010.

5.
5AGUIAR, A. C. V. V.;AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO2001AGUIAR, A. C. V. V.. Das Experiências Culminantes Rumo à Felicidade. Thot, São paulo, SP, n.76, p. 54-58, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. yOGA: UM CAMINHO PARA A TRANSCENDÊNCIA. In: ACEPY E CONYB. (Org.). YOGA: VIVER E CONVIVER EM HARMONIA. 1ed.FORTALEZA: PREMIUS EDITORA, 2009, v. 1, p. 101-109.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Práticas contemplativas na XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN - CIENTEC/2010. In: II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2011, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: REFLETINDO ACERCA DA NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OFERECER ESTES SERVIÇOS À POPULAÇÃO;. In: I Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Educação, 2010, Foz do Iguaçu. The FIEP Bulletin, 2010. v. 80.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.. Corporeidade e Yoga: o transcender da educação para além do ego. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís, MA. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001.

4.
AGUIAR, A. C. V. V.. No Jogo do Envolvimento com a Plenitude da Vida: por uma corporeidade em êxtase. In: XV Encontro de Pesquisa Educacional das Regiões Norte e Nordeste, 2001, São Luís, MA. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania, 2001.

5.
AGUIAR, A. C. V. V.. Saberes do Corpo, Saberes do Ser: a trajetória transdisciplinar de um educador. In: Xº Colloque International de L'Afirse - section bresilienne, 2001, Natal, RN. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.

6.
AGUIAR, A. C. V. V.; CLARO, E. C. F. ; CAVALCANTI, K. B. . Fenomenologia da Corporeidade em Êxtase: perspectivas para uma educação transpessoal. In: Xº Colloque International de L'Afirse, 2001, Natal, RN. Heterogeneidade, Cultura e Educação, 2001.

7.
AGUIAR, A. C. V. V.. Corporeidade e Yoga : o transcender da educação para além do ego. In: II Congresso Latino Americano e III Congresso Brasileiro de Educação Motora, 2000, Natal. Educação Motora : interseções com a corporeidade e as perspectivas para o novo século, 2000.

8.
AGUIAR, A. C. V. V.. Educação em Valores Humanos : o transcender da corporeidade. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 1999, Salvador/ BA. XIVEncontro de Pesquisa Educacional do Nordeste : Avaliação Institucional, 1999.

9.
AGUIAR, A. C. V. V.; LEAL, A. T. . Yoga : Cuidar do Ser, Cuidar da Natureza. In: 11º Encontro Nacional de Recreação e Lazer - ENAREL, 1999, Foz do Iguaçu / PR. 11º ENAREL Lazer, Meio Ambiente e Participação Humana, 1999. p. 52-57.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. ; ESTACIO, M. M. S. . Lian Gong: uma experiência exitosa em Natal, RN. In: III Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas - UNIFESP/SP, 2012, São Paulo. (ANAIS do III Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas - UNIFESP/SP.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: novas possibilidades na Escola de Enfermagem da UFRN. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. . Acupressão durante o trabalho de parto: incrementando a humanização com a inclusão de terapêutica complementar. In: 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010, São Paulo. Anais do 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010.

4.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. . Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: : inovando na Educação Profissional Técnica em Saúde. In: 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010, São Paulo. Anais do 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010.

5.
AGUIAR, A. C. V. V.; PAIVA, D. M. ; COSTA, M. A. . Projeto yoga para a comunidade: 15 anos de compromisso com a sociedade de Natal, RN.. In: 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010, São Paulo. Anais do 2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionais e Práticas Contemplativas, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, K. B. ; AGUIAR, A. C. V. V. . Yoga e a melhoria da qualidade de vida no trabalho e no lazer. In: 5º Congresso Mundial do Lazer, 1998, São Paulo. Anais do 5º Congresso Mundial do Lazer/ 5th World Congress Leisure, 1998. p. 143-144.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.; SANTOS, S. S. ; REVOREDO, C. ; CAVALCANTI, K. B. . Corporeidade e Yoga : a busca da harmonização corpo/mente. In: II Congresso Brasileiro de Educação Motora, 1998, Foz do Iguaçu/PR. Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Motora. Campinas/SP: UNICAMP, 1998. p. 647-647.

Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; MOTA, F. M. M ; LIMA, M. J. . CAPACITANDO PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM PRÁTICAS CORPORAIS CONTEMPLATIVAS E TRANSDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; ROCHA, B. N. G. A. ; SILVA, F. C. B. . CAPACITANDO PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA EM PRÁTICAS CORPORAIS CONTEMPLATIVAS E TRANSDISCIPLINARES: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. ; ROCHA, B. N. G. A. . Formação Técnica em PICS: uma experiência exitosa em Natal, RN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BARBALHO, BF ; AGUIAR, A. C. V. V. . Ciranda grávida: uma experiência integrativa na humanização da gravidez, Natal, RN. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S. ; SILVA, F. C. B. . Integrando conhecimento e prática: formando alunos para condução de práticas corporais contemplativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. ; ESTACIO, M. M. S. . I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AGUIAR, A. C. V. V.. X JORNADA NORTE-NORDESTE DE YOGA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AGUIAR, A. C. V. V.. Yoga no contexto das práticas integrativas e complementares em saúde. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. ; ESTACIO, M. M. S. . Práticas contemplativas na XVI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AGUIAR, A. C. V. V.. A importância do yoga para a educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AGUIAR, A. C. V. V.; PAIVA, D. M. ; COSTA, M. A. . Projeto Yoga para a comunidade: 15 anos de compromisso com a sociedade de Natal, RN.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SILVA, F. C. B. ; AGUIAR, A. C. V. V. . Acupressão durante o trabalho de parto: incrementado a humanização com a inclusão de terapêutica complementar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. . Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: inovando na educação profissional técnica em saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. . PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: REFLETINDO ACERCA DA NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OFERECER ESTES SERVIÇOS À POPULAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AGUIAR, A. C. V. V.. Práticas contemplativas para a qualidade de vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
AGUIAR, A. C. V. V.. RCI REDE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DAS IFE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; ALMEIDA, S. G. P. ; CARVALHO, J. B. L. ; GUIMARAES, J. ; FREIRE, I. L. S. . Comissão de Avaliação de Desempenho Docente. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI . Progressão Docente da Classe D4/nível 03 para a classe D4/nível 04, da docente Simone Pedrosa Lima. 2017.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.. Progressão Docente da Classe D4/nível 04 para a classe de TITULAR da docente Edilene Rodrigues da Silva. 2017.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.. Processo nº 23077.018477 / 2017-18 ? Afastamento no país da Profa Fernanda. 2017.

4.
AGUIAR, A. C. V. V.; SILVA, F. C. B. ; ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; ROCHA, B. N. G. A. ; LIMA, A. J. ; SILVA, M. F. M. S. ; BARROS, J. V. . Reiki - Cuidado integrativo como apoio energético à harmonização do Ser. 2017.

5.
AGUIAR, A. C. V. V.. Palestra sobre Mindfullness. 2017.

6.
ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; AGUIAR, A. C. V. V. . I CONGRESSO NACIONAL DE PICS e III ENCONTRO NORDESTINO DE PICS. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
AGUIAR, A. C. V. V.; GUSS, F. V. O. . Curso Prático de Ayurveda - Nutrologia Ayurvédica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Márcia Pereira Jorge. Influência da prática de yoga sobre os sintomas da menopausa. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
Câmara, F. M.; AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Fabiano Marques Câmara. Percepção da Capacidade Funcional de Idosos: do incremento da força a força das conexões significativas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.

3.
Fernandes, M. H.; AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Marcos Henrique Fernandes. A concepção de professores do ensino fundamental sobre a saúde do escolar. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Lauriana Medeiros Costa Santos. ?CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NIVEL TÉCNICO EM ENFERMAGEM?. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem -Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Maria Luiza Melo Gomes.Reflexões sobre Responsabilidades e as Estratégias para Garantia da Qualidade de Vida dos Trabalhadores dos Serviços de Saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Elizabeth Assunção Meireles.Melhorando a Qualidade de Vida dos Funcionários do Hospital Maternidade Divino Amor no Município de Parnamirim/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.. Participação em banca de Marília Fernanda Pinheiro da Silva Avelino.Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho dos Professores da Escola Municipal Auta de Souza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Comissão de Seleção de Processo Seletivo Simplificado para a Contratação de Profissionais para Atuarem como Bolsistas no Âmbito do PRONATEC da ESUFRN. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.; CARVALHO, J. B. L.. Comissão do Processo Seletivo Simplificado para Professor Temporário. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.; ALMEIDA, S. G. P.; CARVALHO, J. B. L.; ESTACIO, M. M. S.. Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Professor Subistituto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
AGUIAR, A. C. V. V.. Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Cargo de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo da Escola de Enfermagem de Natal - UFRN na área de informática, saúde e cidadania. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras participações
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Processo Seletivo para admissão de Alunos no curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Gestão em Saúde. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
AGUIAR, A. C. V. V.; ESTACIO, M. M. S.; ALMEIDA, S. G. P.; CARVALHO, J. B. L.. Processo seletivo para professor substituto. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
AGUIAR, A. C. V. V.; CARVALHO, J. B. L.; ALMEIDA, S. G. P.. Comissão de Avaliação de Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Escola de Enfermagem da UFRN. 2010. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Oficina: Desenvolvimento da Rede Nacional de Atores Sociais em PICS. 2017. (Congresso).

2.
III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Formação Técnica em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: uma experiência exitosa na escola de saúde da UFRN. 2017. (Congresso).

3.
5 Simpósio Internacional de Práticas Tradicionais e Contemplativas.As práticas integrativas e complementares em saúde nas instituições de longa permanência para idosos no município de Natal, RN.. 2016. (Simpósio).

4.
5 Simpósio Internacional de Práticas Tradicionais e Contemplativas.As práticas integrativas e complementares nos serviços de atenção primária em saúde na região metropolitana de Natal, RN. 2016. (Simpósio).

5.
5 Simpósio Internacional de Práticas Tradicionais e Contemplativas.Motivações e Compreensão do significado do Yoga como prática contemplativa. 2016. (Simpósio).

6.
4º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEDICINAS TRADICIONAIS E PRÁTICAS INTEGRATIVAS.CIRANDA GRÁVIDA: UMA EXPERIÊNCIA INTEGRATIVA NA HUMANIZAÇÃO DA GRAVIDEZ, NATAL-RN. 2014. (Simpósio).

7.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA AUSTRALASIA: ensino, pesquisa e extensão.PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA AUSTRALASIA: ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Outra).

8.
PRÉ-SIMPÓSIO SOBRE MEDICINA TIBETANA.PRÉ-SIMPÓSIO SOBRE MEDICINA TIBETANA. 2014. (Simpósio).

9.
I Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.FORMAÇÃO TÉCNICA EM 'PICS': UMA EXPERIÊNCIA EXISTOSA EM NATAL/UFRN. 2013. (Encontro).

10.
I Simpósio de Terapia Floral do RN e I Encontro de Terapeutas em Natal.I Simpósio de Terapia Floral do RN e I Encontro de Terapeutas em Natal. 2013. (Simpósio).

11.
Oficina Nacional de Pesquisadores em Práticas Integrativas e Complementareares.Oficina Nacional de Pesquisadores em Práticas Integrativas e Complementareares. 2013. (Oficina).

12.
X JORNADA NORTE-NORDESTE DE YOGA.X JORNADA NORTE-NORDESTE DE YOGA. 2012. (Outra).

13.
II Congresso Internacional de Ciências da Saúde, Meio Ambiente e Edução. PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA XVI SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA DA UFRN. 2011. (Congresso).

14.
2º Simpósio Internacional de Medicinas Tradicionis e Práticas Contemplativas.Projeto Yoga para a Comunidade. 2010. (Simpósio).

15.
62ª Reunião Anual da SBPC.Atenção, Concentração, Meditação. 2010. (Oficina).

16.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: REFLETINDO ACERCA DA NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA OFERECER ESTES SERVIÇOS À POPULAÇÃO. 2010. (Congresso).

17.
I Encontro de Yoga da USP.Yoga e sua importância na Educação. 2010. (Encontro).

18.
XIV CONGRESSO NACIONAL DE YOGA.OFICINA YOGA PARA A COMUNIDADE. 2009. (Oficina).

19.
XXIX ENCONTRO NACIONAL DE DIRIGENTES DE PESSOAL.RCI REDE NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DAS IFE. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; AGUIAR, A. C. V. V. ; ROCHA, B. N. G. A. ; SILVA, F. C. B. . Congresso Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2017. (Congresso).

2.
ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; AGUIAR, A. C. V. V. ; ROCHA, B. N. G. A. ; SILVA, F. C. B. . Congresso Brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
PEDRO JOÃO PINTO CALIXTO. MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR BANCÁRIO NA AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL DE PAU DOS FERROS-RN. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAPPES. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

2.
DÉBORAH PAULA PAIVA. HUMANIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA GESTÃO NA UNIDADE MISTA DE LUCRÉCIA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FNDE. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

3.
EMANUEL PAIVA DE OLIVEIRA. GESTÃO NA ATENÇÃO BÁSICA: utilizando-se da epidemiologia. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FNDE. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

4.
LÚCIA DE FÁTIMA RODRIGUES DE OLIVEIRA. IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) EM UM MUNICÍPIO DO ALTO OESTE POTIGUAR.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CAPPES. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcela Greysy Ramos. A GESTÃO ATUANDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS OBSTETRICAS NUMA MATERNIDADE PUBLICA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

2.
Ivanaldo Quirino do Nascimento. CAPACITANDO PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O DIAGNÓSTICO CLÍNICO DO TRACOMA NO MUNICÍPIO DE ESPÍRITO SANTO, RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

3.
Shirley Cristiane dos Santos Cunha. PROMOÇÃO DA SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA VOLTADA PARA O BEM ESTAR DOS TRABALHADORES DO HOSPESC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Hospitalar) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

4.
Geciane Carla da Silveira Bezerra. Yoga : o algo mais que faz a diferença no desenvolvimento integral de crianças. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

5.
Cristiane da Silva Revoredo. O Significado do Yoga nas Interações Cotidianas. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró Reitoria de Recursos Humanos. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.

Iniciação científica
1.
Simone Silva dos Santos. Yoga e a busca da harmonização corpo/mente. 1998. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Ufrn. Orientador: Andréa Câmara Viana Venâncio Aguiar.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI2015ESTÁCIO, MÉRCIA MARIA DE SANTI ; AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO ; ROCHA, BIANCA NUNES GUEDES DO AMARAL ; SILVA, FLÁVIO CÉSAR BEZERRA DA . FORMAÇÃO TÉCNICA EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 34-42, 2015.

2.
3ESTACIO, M. M. S.2016ESTACIO, M. M. S. ; AGUIAR, ANDRÉA CÂMARA VIANA VENÂNCIO ; SILVA, F. C. B. . O CURSO TÉCNICO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE. RECEI, v. 02, p. 74-82, 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
AGUIAR, A. C. V. V.. Práticas contemplativas para a qualidade de vida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/10/2018 às 1:45:20