Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9342239614420799
  • Última atualização do currículo em 12/09/2014


Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras Modernas - Universite de Paris VIII (1976) e doutorado em Ciências dos Textos e Documentos Literatura Comparada - Université Paris Jussieu - Paris 7 (1979). Atualmente é professora do Instituto Rio Branco e Professora Colaboradora e Pesquisadora da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e cultura brasileira, arte contemporânea, cidade e cultura urbana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira
Nome em citações bibliográficas
MADEIRA, M. A. B. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNB- DPTº DE SOCIOLOGIA
ASA NORTE
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 3072389
Ramal: 218
Fax: (61) 3473663


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1979
Doutorado em Ciências dos Textos e Documentos.
Universidade de Paris VII - Jussieu.
Título: Ensaio sobre os Contos Maravilhosos, Ano de obtenção: 1979.
Orientador: Marc Soriano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Cultura Popular Literatura Oral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
1974 - 1976
Mestrado em Letras Modernas.
Universidade de Paris VIII - Vincennes.
Título: Face à Máscara: sobre Cara de Bronze,Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: Jean Claude Coquet.
Bolsista do(a): Bolsa do Governo Francês.
Palavras-chave: Estruturalismo Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1969 - 1972
Graduação em Português Literaturas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


1999 - 1999
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa.
Bolsista do(a): Instituto Camões.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.
1990 - 1991
Pós-Doutorado.
Columbia University.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Atuação Profissional



Casa de Cultura da América Latina, CCAL-DEX-UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora

Atividades

2/2000 - 4/2003
Direção e administração, .

Cargo ou função
diretora.

Instituto Rio Branco, IRB-MRE, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Disciplina Leituras Brasileiras

Atividades

8/1994 - Atual
Ensino, Profa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURAS BRASILEIRAS

Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Pesquisador Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto de Pesquisa Literatura e Sociedade: Mestres do desassossego (Lima Barreto e Samuel Rawet) Dois autores, portadores de estigmas insuperáveis, viveram e escreveram em diferentes momentos de surto modernizador do Brasil. Lima Barreto (1880-1922), negro e pobre, teve vida e morte trágicas, além de não ter sido reconhecido em vida. Sua obra não se adequava aos cânones da época nem à incipiente crítica, hora esteticista, hora positivista. Samuel Rawet (1929-1984), judeu polonês emigrado para o Brasil aos 7 anos, engenheiro e escritor. Dedicou-se a ficção e a ensaios sobre temas tabu. Até hoje não lhes foi dedicado o estudo que captasse a densidade da inquietação que move um sujeito a desnudar-se, desdobra-se na escrita, pondo em questão fronteiras estanques entre vida e obra, biografia e história. Os constrangimentos que limitam as escolhas desses autores provêm de todos os lados, e as emoções e experiências tornam-se o próprio motor da obra.

Vínculo institucional

1983 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentada

Atividades

3/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

9/2002 - Atual
Ensino, Sociologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Brasileira
3/2000 - Atual
Direção e administração, Casa da Cultura da América Latina, .

Cargo ou função
Diretora.
1994 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.
3/2002 - 8/2002
Ensino, Sociologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa 2
2/1997 - 1998
Extensão universitária , Cnpq, Cnpq.

Atividade de extensão realizada
PARECERISTA 'AD HOC'.
1986 - 1988
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Sociologia.

Cargo ou função
Coordenadora de Pós-graduação em Sociologia.
3/1983 - 12/1985
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo.

Cargo ou função
Coordenadora de Pós-graduação em Comunicação.
1985 - 1985
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
COORDENADORA DO CURSO DE EXTENSAO 'A NARRATIVA ORAL'.


Linhas de pesquisa


1.
Arte Cultura e Penamento Social


Projetos de pesquisa


2000 - 2010
A Itinerância dos Artistas nas Cidades Capitais do Brasil

Descrição: Estudo da formação do campo intelectual nas cidades capitais do Brasil durante o período em que exerceram o papel de sede do país: Salvador (1549-1763), Rio de Janeiro (1763-1960) e Brasília (1960-...).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira - Coordenador.
Financiador(es): Cnpq - Bolsa.Número de orientações: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Cultura.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pensamento Social Brasileiro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Concurso Brasileiro ANPOCS de Obras Científicas, ANPOCS.
2005
Sérgio Buarque de Holanda - Ensaio Social, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MADEIRA, M. A. B. G.2012MADEIRA, M. A. B. G. . Linguas na Fronteira, Linguas na Diaspora. Humanidades (Brasília), v. 59, p. 46-55, 2012.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.2010MADEIRA, M. A. B. G. . Peregrinação e Memória nos Relatos de Naufragio. Metamorfoses. Revista da Cátedra Jorge de Sena da Faculdade de Letras da UFRJ, v. 10.2, p. 133-145, 2010.

3.
MADEIRA, M. A. B. G.2008MADEIRA, M. A. B. G. . A Itinerância dos Artistas: a constituição do campodas artes. Grumo (Buenos Aires), v. 2, p. 82-91, 2008.

4.
MADEIRA, M. A. B. G.2007MADEIRA, M. A. B. G. . Baile no Sertão: reflexões em torno de Corpo de baile de Guimarães Rosa. Em Pauta (Rio De Janeiro), v. 19, p. 215-218, 2007.

5.
MADEIRA, M. A. B. G.2005MADEIRA, M. A. B. G. . Arte e Política em Contexto Autoritário. Interseções (UERJ), Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 49-72, 2005.

6.
MADEIRA, M. A. B. G.2005MADEIRA, M. A. B. G. . Navegar é preciso, contar também. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 6, p. 66-71, 2005.

7.
MADEIRA, M. A. B. G.2003MADEIRA, M. A. B. G. . Culture, art and politics in an authoritarian context: Brazil, Brasíla: 1967 - 1979. Dialogos Latinoamericanos, Aarhus - Dinamarca, v. 1, n.1, p. 103-115, 2003.

8.
MADEIRA, M. A. B. G.2003MADEIRA, M. A. B. G. . Violência e Juventude em Brasília. Cadernos de Filosofia (Lisboa), Rio de Janeiro - RJ, p. 11-11, 2003.

9.
MADEIRA, M. A. B. G.2002MADEIRA, M. A. B. G. . A Itinerância dos Artistas: A construção do Campo das Artes Visuais em Brasília. (1958/1967). Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo - SP, v. 14, n.02, p. 187-207, 2002.

10.
MADEIRA, M. A. B. G.2002MADEIRA, M. A. B. G. . Mario Pedrosa: do abstracionismo à arte conceitual. Mediações, Belo Horizonte, v. 1, p. 2-5, 2002.

11.
MADEIRA, M. A. B. G.2001MADEIRA, M. A. B. G. . Extensão e Cultura por uma Universidade sem Muros. Participação, Brasília - DF, v. 010, p. 110-113, 2001.

12.
MADEIRA, M. A. B. G.1999MADEIRA, M. A. B. G. . Notícias sobre a História Trágico-Marítima. Lugar Comum - Estudos de mídia, cultura e democracia, Rio de Janeiro, v. 7, n.jan-abril, p. 93-102, 1999.

13.
ANGÉLICA, M. M.1998ANGÉLICA, M. M. ; MADEIRA, M. A. B. G. . Relatos Dão À Realidade Sabor de Ficção. CADERNO PENSAR - CORREIO BRASILIENSE, 1998.

14.
ANGÉLICA, M. M.1998ANGÉLICA, M. M. ; MADEIRA, M. A. B. G. . Abalando Os Anos 90. LUGAR COMUM (RESENHA), RIO DE JANEIRO, 1998.

15.
ANGÉLICA, M. M.1997ANGÉLICA, M. M. ; MADEIRA, M. A. B. G. . Espaço Híbrido e Multirracial. CADERNO PENSAR - CORREIO BRASILIENSE, BRASÍLIA, v. 1, 1997.

16.
MADEIRA, M. A. B. G.1994MADEIRA, M. A. B. G. . Sur le group de Rock Titans. Revista Societés, Paris, p. 213-220, 1994.

17.
MADEIRA, M. A. B. G.1993MADEIRA, M. A. B. G. . Urban Ideologies and Historic Preservation. Revista do ICOMOS, MADRID, p. 0-0, 1993.

18.
MADEIRA, M. A. B. G.1993MADEIRA, M. A. B. G. . Popular music: resistance or irreverence? . Semiotica (Berlin), Amsterdam, v. 94, n.1-2, p. 157-168, 1993.

19.
MADEIRA, M. A. B. G.1991 MADEIRA, M. A. B. G. . Rhythm And Irreverence - Notes About The Rock Music Movement In Brasília. Popular Music And Society, BOWLING GREEN - OHIO, v. 15, n.4, p. 57-70, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Itinerância dos artistas - A construção do campo das artes visuais em Brasília 1958-2008. 1ª. ed. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2013. 283p .

2.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, Mariza Motta Santos . Um Estudo Sobre as Feiras Permanentes de Brasília. 15. ed. Brasília: IPHAN, 2007. v. 1. 79p .

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . Livro dos Naufrágios: Ensaio sobre a História Trágico-Marítimo. Brasília: Editora da Universidade de Brasília/EDUnB, 2005.

4.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. ; LIPPI, L. ; VENTURA, R. ; BOLLE, W. ; PRIORE, M. . DESCOBERTAS DO BRASIL. 1. ed. BRASÍLIA: EDITORA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2001. v. 1. 329p .

5.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, Mariza Motta Santos . Leituras Brasileiras: Itinerários no Pensamento Social e na Literatura. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1999. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . L'itinéraire des artistes: le regard étranger et la ville de Rio de Janeiro au XIXe siècle. In: Alain Quemin. (Org.). Sociologie de l'art. 022ed.Paris: L'Harmattan, 2014, v. , p. 55-72.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Olhar estrangeiro e a cidade do Rio de Janeiro no século XIX. In: Maria Lucia Bueno. (Org.). Sociologia das Artes Visuais no Brasil. 1ªed.São Paulo: Editora SENAC, 2012, v. , p. 17-37.

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . Rude Poetics of the 1980s: The Politics and Aesthetics of Os Titãs. In: Idelber Avelar; Christopher Dunn. (Org.). Brazilian Popular Music And Citizenship. 1ªed.Durham & London: Duke University Press, 2011, v. , p. 96-108.

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . L'itinérance des artistes et la constitution du champ des arts à Brasília (1958-2005). In: Pascal Gin; Walter Moser. (Org.). Mobilités Culturelles/Cultural Mobilities. 1ªed.Ottawa: Les Presses de L'Universitê d'Ottawa, 2011, v. , p. 155-175.

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . As Ciências Sociais Brasilienses: o que é isso?. In: Ribeiro, G. L.; Fernandes, A.M.; Martins, C. B.; Trajano Filho, W.. (Org.). As Ciências Sociais no Mundo Contemporâneo - Revisões e Prospecções. 1ªed.Brasília: Editora UnB/Letras Livres, 2011, v. , p. 111-127.

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . Mário Pedrosa e Brasília: entre a estética e a política. In: Francisco Dalambert. (Org.). Mário Pedrosa: emergir do caos é uma missão. São Paulo: , 2007, v. , p. -.

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . Itinerâncias, nomadismo e exílio: sobre Itinerâncias, de Bárbara Freitag. In: Sergio Paulo Rouanet; Nair Heloisa Bicalho de Sousa; Maria Francisca Pinheiro Coelho. (Org.). Itinerário de Bárbara Freitag. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2005, v. , p. 71-79.

8.
MADEIRA, M. A. B. G. . Fraturas do Brasil: o pensamento e a poética de Euclides da Cunha. In: Gunter Axt; Fernando Schüler. (Org.). Intérpretes do Brasil: ensaios de cultura e identidade. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2004, v. , p. 100-124.

9.
MADEIRA, M. A. B. G. . Uma Geopolítica da Cultura. In: Antonio Marcus Alves de Souza. (Org.). Cultura no Mercosul: uma política do discurso. Brasília: Editora Plano, 2004, v. , p. 13-17.

10.
MADEIRA, M. A. B. G. . Max Weber: Nosso Contemporâneo. In: Maria Francisca Pinheiro Coelho; Lourdes Bandeira; Marilde Loiola de Menezes. (Org.). Política, ciência e cultura em Max Weber. Brasília - DF: Editora UnB, 2000, v. 1, p. 243-253.

11.
MADEIRA, M. A. B. G. . Fissura e Estigma: a escrita em negro de Lima Barreto. In: Schollmmer, Messeder. (Org.). As Linguagens da Violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, v. I, p. 125-140.

12.
MADEIRA, M. A. B. G. . Música, estilo e cultura urbana: juventude brasiliense dos anos 90. In: Rodrigo Torres. (Org.). Musica popular em America Latina-Actas del II Congresso Latinoamericano IASPM. Santiago - Chile: FONDART - Ministerio de Educación de Chile, 1999, v. 1, p. 270-289.

13.
MADEIRA, M. A. B. G. . Relato de Naufrágio: Um Artefato Cultural. In: Rocha, J. C.. (Org.). Interseções: a materialidade daComunicação. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Imago, 1998, v. , p. 304-313.

14.
MADEIRA, M. A. B. G. . A Construção do Cotidiano. In: Nunes, B. F.. (Org.). FORMAS DE SOCIABILIDADE E A CULTRA DA FESTA. 1ed.BRASÍLIA: PARALELO 15, 1997, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Alminolândia. Correio Braziliense - Caderno Pensar, Brasília, p. 4 - 5, 29 maio 2010.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Navegar é preciso, contar também. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 66 - 71, 15 dez. 2005.

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . JOVENS E VIOLÊNCIA. CORREIO BRAZILIENSE, BRASÍLIA, p. 8 - 8, 28 jun. 2004.

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . Etava criada uma poética própria, um universo imaginário suspenso, feito de transcendência e silência, pintura como densidade lírica, poética sublime. Correio Braziliense, p. 3 - 3, 28 fev. 2004.

5.
MADEIRA, M. A. B. G. ; BANDEIRA, Lourdes Maria . As Engrenagens da Violência . Correio Braziliense, Brasília - DF, p. 10 - 10, 30 dez. 2003.

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Exemplo da Diferença. Correio Braziliense, Brasília - DF, p. 6 - 8, 24 set. 2003.

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . Violência e Juventude em Brasília . Correio Braziliense, Brasília - DF, , v. 1, p. 30 - 30, 06 abr. 2003.

8.
MADEIRA, M. A. B. G. . Cultura, para além do hip hop. Jornal do Brasil, Brasília - DF, , v. 1, p. D2 - D2, 28 jan. 2003.

9.
MADEIRA, M. A. B. G. . Mario Pedrosa Mediações - Meditações. Arte Futura, p. 12 - 12, 02 ago. 2002.

10.
MADEIRA, M. A. B. G. . Aventuras Musicais . UnB Notícias, Brasília - DF, , v. 1, p. 9 - 9, 01 abr. 2002.

11.
MADEIRA, M. A. B. G. . Sobre Linha. "Veredas de Som". Correio Brasiliense, Brasília, 20 maio 2001.

12.
MADEIRA, M. A. B. G. . Os Fantasmas de Luis Buñuel. UnBnotícias, Brasília, p. 9 - 9, 10 out. 2000.

13.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Significado das Celebrações. Correio Brazieliense, Brasília, p. 4 - 4, 30 jul. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . L"itinérance des artistes: la construction du champ des arts dans les villes capitales du Brésil. In: La Culture En Transit, 2006, Ottawa. La Culrure en Transit. Ottawa: Université d'Ottawa, 2006.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Modernité et Race au Brésil. In: Brésil:Unité et Diversité, 2004, Paris. Chaire Mercosur, 2004.

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Fim das Utopias: política e estética nos anos 80. In: 13º Encontro Nacional da ANPAP, 2004, Brasília. Arte em Pesquisa: especificidades. Brasília: Universidade de Brasília, 2004. v. I. p. 47-55.

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . Sexualidade e Morte na Arte Contemporânea. In: II Congresso da ABEH, 2004, Brasília. Imagem e Diversidade Sexual: estudos da homocultura. São Paulo: Nojosa Edições, 2004. p. 113-119.

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . Arte Conceitual em um Cotexto Político Autoritário. In: III Encontro Internacional Arte e Tecnologia, 2003, Brasília - DF. A Arte Pesquisa II, 2003. v. 2. p. 150-162.

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . The three founding races. In: Brazilian Seminars, 2002, Londres. Brazilian Seminars, 2002. v. 1. p. 23-28.

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . Intertextualidade e Transdiciplinaridade. In: XIX CONGRESSO DA FILLM, 1996. LANGUAGE AND LITERATURE TODAY. BRASÍLIA. v. 2.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . A Itinerância dos Artistas: a constituição do campo das artes nas cidades-capitais do Brasil. In: 31º Encontro Anual da ANPOCS, 2007, Caxambú-MG. Anais do XXXI Encontro Anual da ANPOCS. São Paulo, 2007. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Anne Gisele ; MADEIRA, M. A. B. G. . Peregrinação e memória nos relatos de naufrágio. In: I Congresoo Internacional da Cátedra Jorge de Sena -, 2009, Rio de Janeiro. Andanças Prodigiosas da Literatura. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Corpos alterados: sexualidade e morte na arte contemporânea. In: II Congresso da ABEH, 2004, Brasília. II Congresso da ABEH, 2004. p. 37-37.

3.
MARISA, V. ; MADEIRA, M. A. B. G. . Caio Prado: Modernista, Contemporâneo. In: XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, 1998. Anais do XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS. CAXAMBU - MG.

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . "Imagens da Alteridade Na História Trágico-Marítima". In: Congresso da ABRALIC, 1998. Anais do Congresso da ABRALIC. Florianópolis.

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . Relato de Naufrágo: um artefato cultural. In: VI Colóquio da UFRJ, 1998, Rio de Janeiro. VI Colóquio da UFRJ, 1998.

6.
MADEIRA, Maria Angélica ; MADEIRA, M. A. B. G. . "Lima Barreto e O Romance Russo". In: XX encontro anual da ANPOCS, 1996. Anais do XX encontro da ANPOCS. Caxambu.

Apresentações de Trabalho
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Mário de Andrade: crítico de arte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Foto na Hora: lembrança de Brasília. México: Creatividad y Diesnio, 2013 (Catálogo de Arte).

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Metamorfoses da Matéria. Brasília: AVE Promoção e Produção Cultural Ltda, 2012 (Catálogo de Arte).

3.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. . Modernismo, de novo e sempre. Brasília: Ave Promoção e Produção Cultural Ltda, 2012 (Catálogo de Arte).

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . Raízes e Fronteiras do Brasil/Parathënie për botimin shqip. Tiranë, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . Arte em Grande Formato in Aberto Brasília: intervenções urbanas. Brasília: Ave Promoção e Produção Cultural/Centro cultural Banco do Brasil-Ministério da Cultura, 2011 (Catálogo de Arte).

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . Brasilia não caiu do céu. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010 (Catálogo de Arte).

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Concreto Desarmado. Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, 2010 (Catálogo de Arte).

8.
MADEIRA, M. A. B. G. . Ventos soprando em muitas direções. Brasília: Espaço Cultural Contemporâneo, 2010 (Catálogo de Arte).

9.
MADEIRA, M. A. B. G. . Sobre a mostra nem é erodito nem é popular. Brasília: UFRJ-MINC, 2010 (Catálogo de Arte).

10.
MADEIRA, M. A. B. G. . Aos Ventos que virão... Brasília 1960-2010. Brasília: ECCO - Espaço Cultural Contemporâneo, 2010 (ECCO Educativo - Material didático para professores).

11.
MADEIRA, M. A. B. G. . Gerard Fromanger. A imaginação do poder. Uma poética dos deslocamentos. Sorogy, 2009 (Catálogo de Arte Centro cultural Banco do Brasil).

12.
VELOSO, Mariza Motta Santos ; MADEIRA, M. A. B. G. . Concepção do Conteúdo Educativo. Brasília: Ecco Arte 21, 2009 (ECCO Educativo - Material didático para professores).

13.
MADEIRA, M. A. B. G. . Obranome III. Rio de Janeiro: Thesaurus, 2008 (Catálogo de Arte).

14.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. . Arte: cidade, cidadão, cidadania. Brasília: Publicações ECCO, 2007 (ECCO Educativo - Material didático para professores).

15.
MADEIRA, M. A. B. G. ; JORDAN, S. M. D. ; VELOSO, Mariza Motta Santos . Fotografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Brasília: Arte 21- Espaço Cultural Contemporâneo (ECCO), 2007 (Material Didático para Professores).

16.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. . Modernisme et Tropicalisme. Paris: Ecole des Sciences - Politiques, 2005 (CD- ROM - Brésil, La Diversité Comme Identité).

17.
MADEIRA, M. A. B. G. . Uma Intelligentsia Negra no Brasil. Brasília: UNESCO, 2005 (Relatório dos Direitos Humanos - Racismo, Pobreza e Violência).

18.
MADEIRA, M. A. B. G. . A Tradição Negra e a Cultura da Festa. Brasília: UNESCO - PNUD, 2005 (Relatório dos Direitos Humanos - Racismo, Pobreza e Violência).

19.
MADEIRA, M. A. B. G. . São João Beuys. Brasília: Ave Produção Cultural, 2005 (Catálogo de Arte).


Demais tipos de produção técnica
1.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, Mariza Motta Santos . Leituras Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. . Leituras Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . Modernidade e Pós-Modernidade: o caso de Brasília. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, Mariza Motta Santos . Leituras Brasileiras. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . Políticas Culturais no Brasil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . Curso Módulo: Cultura e Lazer. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . Oficina de Criação de Fotografias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MADEIRA, M. A. B. G. . Leituras Brasileiras - Itinerários no Pensamento Social e na Literatura . 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MADEIRA, M. A. B. G. . Fotografia e Hipermídia como Instrumento de Pesquisa . 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MADEIRA, M. A. B. G. . Leituras Brasileiras - Itinerário no Pensamento Jurídico e na Literatura . 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MADEIRA, M. A. B. G. . Leituras Brasileiras - Itinerários no Pensamento Jurídico e na Literatura . 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Matéria Efemera. 2012. Outra.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Brasília: projetos, fragmentos. 2007. Instalação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Tatuagens Efêmeras. 2006.

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Percurso em artes aplicadas. 2004.

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . A CAL NO Campus. 2002 (Coordenação de projetos).

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . FOTOGRAFIA E HIPERMIDIA. 2002 (CURSOS).

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . Revitalização do acervo da CAL. 2001 (ACERVO).

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . Peles uma estética da superfície. 2000.

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . O corpo ficcional de Nilce Eiko Hanashiro. 1995.

8.
MADEIRA, M. A. B. G. . Mostra Rubem Valentim. 1995.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS, Juliana Braz; AMORIM, Sayonara; FARIAS, Edson Silva; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Juliana Veloso Sá. Entre os Públicos e a Espacialidade: um percursos pela recepção da arte contemporânea em Inhotim. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.; PORTO, Sergio Dayrell; TAVOLARO, S.. Participação em banca de Gustavo Paulo Santos. Marcas da percepção: Um estudo sobre o uso de produtos falsificados. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

3.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Mônica de Medeiros Mongelli. Natureza e Cultura: práticas de preservação patrimonial no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

4.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Daniel de Almeida Pinto Kirjner. A Análise Social nas Letras das canções de Lupicínio Rodrigues. 2011. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

5.
MADEIRA, M. A. B. G.; Szturm, Eliezer. Participação em banca de Luana Pereira Brant Campos. Hibridizações no cinema digital - Peter Greenaway no espaço intermezzo e nas potências do falso. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

6.
Gorovitz, Matheus; MACHADO, R. G.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Carla Freitas Pacheco Pereira. As Igrejas de Goiás um estudo de caso Igreja São Francisco de Paula: Ensaio de Qualificação Estética da Obra de Arte. 2008. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - UnB.

7.
Zamboni; Eurídice; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Margareth Serzanink. A Câmara dos Milagres, o Laboratório e a Coleção Imaginária. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - UnB.

8.
MADEIRA, M. A. B. G.; HAZIN, Elizabeth; SERRA, Tania; PIRES, Maria Isabl Edom. Participação em banca de Andrea dos Reis Collaço. O outro mudar - O episódio da Fazenda dos Tucanos de Grande Sertão: Veredas. 2008. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

9.
VELOSO, Mariza Motta Santos; TOKARSKI, Flávia Millena Biroli; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Layla Daniele Pereira de Carvalho. O Equilíbrio de Antagonismos e o Niger Sum: Relações Raciais em Gilberto Freyre e Guerreiro Ramos. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

10.
MADEIRA, M. A. B. G.; TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz; SILVA, Soraia Maria. Participação em banca de Lidia de Teive e Argolo. O teatro de Nelson Rodrigues: itinerário de uma comunicação artística. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

11.
Andrey Rosenthal Schlee; Luiz Antonio Recaman Barros; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Carlos Felipe Albuquerque Dantas. A Transformação do Lugar na Arquitetura Contemporânea. 2007. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

12.
LOPES, Denilson; MADEIRA, M. A. B. G.; JORDAN, S. M. D.. Participação em banca de Layo Fernando Barros de Carvalho. O Bandido e o Invasor - Transgreção no Cinema Brasileiro. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

13.
MADEIRA, M. A. B. G.; NUNES, Brasilmar Ferreira; WELLER, W.. Participação em banca de Eugênio José Brás. Das Relações Sociais em Duas Capitais Coloniais Portuguesas: Rio de Janeiro e Lourenço Marques. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

14.
MADEIRA, Maria Angélica; FEIJÓ, Marcelo; JORDAN, S. M. D.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Krishina Figueiredo de Almeida Ramos. Sedução e desejo - representações da mulher nos anúncios de perfumes femininos. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

15.
MADEIRA, M. A. B. G.; MÜLLER, Adalberto; VIDAL, Paloma. Participação em banca de Mayra Moreyra Carvalho. Além das linhas do campo e dos versos do poema: investigações sobre o futebol arte. 2006. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

16.
VELOSO, Mariza Motta Santos; SUAREZ, M.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Dario André Sensi. Fronteira e Identidade Nacional: Mito e hisdtória do avanço para o Oeste. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - UnB.

17.
MADEIRA, M. A. B. G.; SOBRAL, Fernanda Antonia da Fonseca; COELHO, Maria Francisca Pinheiro. Participação em banca de Cláudia Angélica Vásques Silva. Vestibular para Embaixador e os Quartos Secretários: Estudo sobre o concurso de admissão à Carreira Diplomática. 2005. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto Rio Branco.

18.
MADEIRA, M. A. B. G.; SILVA, Denilson Lopes; SILVA, Dácia Ibiapina da. Participação em banca de Denise Moraes Cavalcante. Imagens do cotidiano no cinema brasileiro: Olhar sobre a casa - Análise dos filmes Eu, tu, eles e Abril despedaçado. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

19.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Giorgio Sinedino. Novo Mundo Surgindo: a contribuição da teoria das representações Sociais ao debate sobre Sociedade Civil Global. 2005. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto RIO Branco.

20.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Mônica Cristina de Souza Silva. Turismo Cultural em Sítios históricos Tombados. 2005 - Centro de Excelência e Tursismo/CET.

21.
MADEIRA, M. A. B. G.; MARTINS, Gilberto Figueiredo; ROUANET, Barbara Freitag. Participação em banca de Eloísa Pereira Barroso. A Cidade do Rio de Janeiro na Obra Literária . 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

22.
MADEIRA, M. A. B. G.; SILVA, Denilson Lopes; SOUZA, Antonio Marcos de. Participação em banca de Manoel Dourado Bastos. Passagens da Afirmação Tropicalista. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

23.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Cleverson Alberto Rocho. O outro na narrativa testemunhal: um estudo apartir de Quarto de despejo, de Carolina Maria deJesus.. 2004. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

24.
MADEIRA, M. A. B. G.; VELOSO, Mariza Motta Santos; LARAIA, Roque. Participação em banca de Rodrigo Mendes Carlos de Almeida. Cultura, desenvolvimento e comércio: a Declaração Universal da Unesco sobre a diversidade cultural. 2004. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto Rio Branco.

25.
MADEIRA, M. A. B. G.; ROUANET, Bárbara Freitag; MARTINS, Gilberto Figueiredo. Participação em banca de Eloisa Pereira Barroso. As cidades do Rio de Janeiro na obra literária. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

26.
MADEIRA, M. A. B. G.; NUNES, Brasimal Ferreira; ROUANET, Barbara Freitag. Participação em banca de Natália Mori Cruz. Decifra-me ou Te Devoro . 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

27.
MADEIRA, M. A. B. G.; ORTOF, Geraldo; SANTOS, Maria Ivone dos. Participação em banca de Teresa Cristina Jardim de Santa Cruz. Olhiagudo: processos de subjetividade e estética contemporânea . 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de Brasília.

28.
MADEIRA, M. A. B. G.; SILVA, Denílson Lopes; OLIVEIRA, Selma Regina. Participação em banca de Rafiza Luziani Varão Ribeiro. NOSFERATU: O Imaginário de Uma Sinfonia de Horror. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

29.
MADEIRA, M. A. B. G.; MOREIRA, Roberto Sabato Cláudio; PORTO, Mauro Pereira. Participação em banca de Patrícia Cabral de Arruda. Jornal Nacional: entre a política e as variedades . 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

30.
MADEIRA, M. A. B. G.; PORTO, Sergio Dayrell; SILVA, Luis Martins da; SILVA, Denilson Lopes. Participação em banca de Pedro Benevides. Auto Retrato da Publicidade em Manuais Brasileiros. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

31.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Helena Rodrigues de Oliveira. O Círculo de Três Pontas: O Estudo de Romances de Raquel de Queiroz. 2000. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz; DINIZ, Débora Rodrigues; PERES, D. M. F. A. S.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Andréia Santos Gonçalves. Corpos Modificados ao Extremo: o eu o outro e a sociedade. 2014. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.; RIVERA, Tânia Cristina; ROSA, M.; VELOSO, M.; MENEZES, Paulo Antônio. Participação em banca de Luisa Günther Rosa. Arte Contemporânea e seus registros. 2013. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

3.
Cancelli, Elizabeth; Faria, Daniel; SANDES, Freire Noé; Kischner, Tereza Cristina; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Diogo de Castro Oliveira. As gradações do moderno na literatura brasileira. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

4.
NUNES, Brasilmar Ferreira; VELOSO, L. H. M.; Weller, Wiwian; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Breitner Luiz Tavares. Na quebrada, a parceria é mais forte - Juventude hip-hop: relacionamento e estratégias contra a discriminação na periferia do Distrito Federal. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

5.
VELOSO, Mariza Motta Santos; FARIAS, Edson Silva; Mira, M. C.; MADEIRA, M. A. B. G.; SILVA, F. B.; TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz. Participação em banca de Elder Patrick Maia. A economia simbólica da cultura populat sertanejo nordestina. 2009. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

6.
MADEIRA, M. A. B. G.; ROUANET, Barbara Freitag; SILVA, Marcos Antonio; SILVA, Luiz Martins; LIMA, Rogério da Silva. Participação em banca de Eloísa Pereira Barroso. Brasília: As Controvérsias da Utopia Modernista na Cidade das Palavras. 2008. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

7.
SUAREZ, M.; Cristhian Teófilo da Silva; Sonia Maria Ranincheski; Rosa Elizabeth Acevedo Marín; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Francilene dos Santos Rodrigues. Nacionalidade no Pensamento Social Brasileiro e Venezuelano e o Lugar Guyana. 2007. Tese (Doutorado em CEPPAC) - Universidade de Brasília.

8.
BETTI, M. S.; NUNES, L. A. F. F.; GOMES, A. L.; DALCASTAGNE, R.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de José Fernando Marques de Freitas Filho. Com os Séculos nos Olhos. 2006. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

9.
MADEIRA, M. A. B. G.; WEBER, M. H.; CASTRO, M. L. D.; FERREIRA, J; BRAGA, J. L.. Participação em banca de Pedro Benevides. Publicidade e Autoritarismo no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

10.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Kadma Marques Rodigues. As Cores do Silêncio: Habitus Silencioso e Apropriação de Pintura em Fortaleza. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

11.
MADEIRA, M. A. B. G.; TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz; SUASSUNA, Dulce; VANDENBERGHE, Frédéric; BUENO, Maria Lúcia. Participação em banca de Marta Simões Peres. Corpos em Obras: um olhar sobre as práticas corporais em Brasília. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

12.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Stefânia Chiarelli Techima. Uma Leitura de Cicatrizes - Samuel Rawet e Milton Hatoum. 2005. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
MADEIRA, M. A. B. G.; NUNES, Brasilmar Ferreira; VELOSO, M.; LARAIA, Roque; LIPPI, L.. Participação em banca de Marco Estevão de Mesquita Vieira. Distinção, Cultura do Consumo e Gentrificação. 2005. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

14.
MADEIRA, M. A. B. G.; STEVENS, Cristina; HAZIN, Elizabeth; DUARTE, Constâcia Lima; CAMPELLO, Eliane Terezinha. Participação em banca de Edilene Ribeiro Batista dos Santos. A Desconstrução do Mito da Donzela Guerreira na Literatura Brasileira. 2004. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

15.
MADEIRA, M. A. B. G.; BRANCO, Lúcio de Brito Castelo; BANDEIRA, Lourdes Maria; Julia Miranda; Samuel Costa da Silva. Participação em banca de Paulo Cézar Borges Martins. Pentecostalismo e Cidadania do Negro no Brasil. 2004 - Universidade de Brasília.

16.
MADEIRA, M. A. B. G.; LEMENHE, Maria Auxiliadora; MATOS, Edilene Dias; CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de; VIEIRA, Maria Sulamita de Almeida. Participação em banca de Luiz Tadeu Feitosa. Patativa do Assaré: a Trajetória de Um Canto.. 2002. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

17.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Robson Tinoco. A Romnatica Poesia Moderna de Murilo Mendes . 2001. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
VELOSO, Mariza Motta Santos; JORDAN, S. M. D.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Maria Bernadete Brasiliense. A representação do corpo feminino: cinema novo e Nouvelle Vague 1962/1972. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Luisa Gunther Rosa. Experiências (des)Compartilhadas: O circuito artístico como trajetória. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

3.
MADEIRA, M. A. B. G.; TEIXEIRA, João Gabriel Lima Cruz; Corrêa, S. R. J. Participação em banca de Bruno Moretti. Visões da Modernização em José de Alencar. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

4.
KIRSCHNER, Tereza Cristina; Nascimento, Maria Filomena Costa Coelho; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Diogode Castro Oliveira. As Gradações do Moderno. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - UnB.

5.
MADEIRA, M. A. B. G.; NUNES, Brasimal Ferreira; WELLER, W.. Participação em banca de Breitner Luiz Tavares. Juventude Brasilisense e cultura hip hop. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

6.
FARIAS, Edson Silva; RIBEIRO, Lavina Madeira; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Fernando de Jesus Rodrigues. Economia Simbólica da Excitação: Sobre o processo de formação de circuitos de produção e consumo de música no Brasil contemporâneo e seu viés rítmico-percussivo popular. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

7.
MADEIRA, M. A. B. G.; VELOSO, Mariza Motta Santos; FARIAS, Edson Silva. Participação em banca de Elder Patrick Maia Alves. Cultura popular, Estado e mercado simbólico: o consumo do sertão. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

8.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Vanessa Sônia Santos. Narradores da Cidade: representações do urbano nos documentários contemporâneos. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Faculdade de Comunicação/UnB.

9.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Adalberto Silva Santos. Patrimônio Imaterial e Resistência Cultural: Políticas culturais em perspectiva comparada na era da golabização.. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

10.
MADEIRA, M. A. B. G.; BANDEIRA, Lourdes Maria; KIRSCHNER, Tereza Cristina. Participação em banca de Eliézer Cardoso de Oliveira. As Catástrofes em Goiás, 1830, 1830-2000. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

11.
MADEIRA, M. A. B. G.; GOMES, Renato Cordeiro; BINES, Rosana Kohl. Participação em banca de Stefania Chiarelli Techima. Representação do Imigrante na Literatura Brasileira . 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Cláudia Stelle Quiroga Cortez. Espacios de encuentro: memória de dos ciudades a partir de grupos de inmigrants urbanos.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de Brasília.

13.
MADEIRA, M. A. B. G.; Maria Tania Ferraz Negrão de Mello; Cléria Botelho da Costa; Eleonora Zicari Costa de Brito. Participação em banca de Marcelo Feijó Rocha Lima. História: Discurso, Imaginário e Cotidiano. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

14.
MADEIRA, M. A. B. G.; Janaína P.Amado; Maria T. Ferraz Negrão de Mello; Cléria Botelho da Costa. Participação em banca de Maria Amélia Garcia de Alencar. História: Social e das Idéias. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

15.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Luiz Guilherme Veiga de Almeida. Ritual e Risco: As relações sociais em situações limites. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

16.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de João Batista de Almeida Costa. Mineiros e Baianeiros: A Configuração da Claridade e do Obscurecimento em Minas Gerais . 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
MADEIRA, M. A. B. G.; NEGRÃO, Tereza. Participação em banca de Leidiane Lopes de Souza. Transformando o tédio em melodia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade de Brasília.

2.
FARIAS, Edson Silva; MADEIRA, M. A. B. G.; AMORIM, Sayonara. Participação em banca de Marcos Henrique Silva Amaral. A simplicidade de um rei: trânsito de Roberto Carlos em meio a cultura popular. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Aline Nunes Feitosa. Athos: sua arte e o turismo cultural de Brasília. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Turismo, Cultura e Lazer) - Centro de Excelência e Tursismo/CET.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Bibiana Stohler Sabença de Almeida. Turismo Sustentável: lixo, arte e inclusão social. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Turismo, Cultura e Lazer) - Centro de Excelência e Tursismo/CET.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VELOSO, M.; MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Taise Ohana Silva Salomão.O mistério além da máscara: a mudança de sentido num contexto em transformação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.. Participação em banca de Gustavo Falleiros.Wlod: Noites Eletrônicasna Capital. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Brasília.

Outros tipos
1.
MADEIRA, M. A. B. G.; SANTOS, Mariza Veloso Motta; MACHADO, Maria Salete Kern. Participação em banca de Maíra Rangel Marinho. João do Rio: o dândi e cidade . 2003. Outra participação, Universidade de Brasília.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.; SILVA, Denilson Lopes; SILVA, Dácia Ibiapina da. Participação em banca de Décio Gorini. Trilhas do Sertão: música e imagem na representação do sertão nordestino no cinema Brasileiro recente. 2003. Outra participação, Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Marques, Aida; AMANCIO, T.; MADEIRA, M. A. B. G.. Estudos da Narrativa. 2009. Universidade Federal Fluminense.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.. Teoria Sociológica. 2005. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
MADEIRA, M. A. B. G.; GROSSI, Murilo; KOGAN, Lis. 18º Trofeu Câmara Legislativa - Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. 2013. Câmara Legislativa do DF.

2.
MADEIRA, M. A. B. G.. X Prêmio de Artes Contemporâneas. 2011. Iate Clube de Brasília.

3.
MADEIRA, M. A. B. G.. Timor Leste: um país lusófono? (Curso de Autos Estudos) CAE-MRE. 2011. Instituto RIO Branco.

4.
MADEIRA, M. A. B. G.. Membro da Comissão de Seleção de Projetos de Bibliotecas Básicas de Artes Visuais. 2011. Fundação Nacional de Artes.

5.
MADEIRA, M. A. B. G.. Membro da Comissão de Elaboração e Correção de Provas para Seleção para a Carreira Diplomática. 2011. Instituto Rio Branco.

6.
MADEIRA, M. A. B. G.. Seleção de Projetos para Eventos Culturais de Caixa Econômica Federal. 2007. Caixa Econômica Federal.

7.
MADEIRA, M. A. B. G.. Seleção de Projetos Culturais - Artes Plásticas. 2006. CAIXA ECONOMICA FEDERAL.

8.
MADEIRA, M. A. B. G.. Análise de Portfólio - Fotografia. 2005. Centro Cultural Banco do Brasil.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Internacional - As Ciências Sociais no mundo contemporâneo. Revisões e Prospecções.O que é isso que chamamos de ciências sociais brasilienses?. 2099. (Seminário).

2.
VI Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem.Artes Plásticas e a Vida da Crítica. 2010. (Seminário).

3.
O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço Lusófono.Atlântico Barroco. 2010. (Simpósio).

4.
Andanças Prodigiosas da Literatura.Peregrinação e Memória nos Relatos de Naufrágio. 2010. (Simpósio).

5.
Brasília Síntese das Artes.A Itinerância dos Artistas: as primeiras décadas. 2010. (Encontro).

6.
14º Congresso da SBS. Os artistas - viajantes estrangeiros no Rio de Janeiro do século XIX. 2009. (Congresso).

7.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. O olhar estrangeiro e o pensamento social no Brasil. 2009. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional da Cátedra Jorge de Sena. Peregrinação e memória nos relatos de naufrágios. 2009. (Congresso).

9.
Mesa Redonda III do Seminário O Mundo em bisca de um novo equilíbrio: Francofonia, Hispanofonia e Lusofonia.Linguas na fronteira, linguas na diáspora. 2009. (Seminário).

10.
VII Semana de Sociologia - As Ciências Sociais na América Latina.Mesa Temática Estrangeiros e Nativos Diálogos Possíveis?. 2009. (Seminário).

11.
Seminário Internacional: As ciências sociais no mundo contemporâneo.O que é isso que chamamos de ciências sociais brasilienses?. 2009. (Seminário).

12.
Colóquio Internacional: A Latinidade, Hoje.Linguas na fronteira, linguas na diáspora: reflexões sobre a literatura brasileira contemporânea. 2009. (Encontro).

13.
Girard Fromanger - Eposição.A Imaginação no Poder. 2009. (Outra).

14.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Leituras Brasileiras: itinerários no pensamento social e na literatura. 2007. (Congresso).

15.
Aleijadinho e seu tempo: fé, engenho e arte.Como o Barroco Chegou a Minas Gerais. 2007. (Seminário).

16.
Arte Moda e Estilo de Vida.A Construção do Campo das Artes em Brasília. 2007. (Seminário).

17.
31º Encontro Anual da ANPOCS.A Itinerância dos Artistas: a constituição do campo das artes nas cidades-capitais do Brasil. 2007. (Encontro).

18.
Convenções discursivas dos relatos de naufragio: historia, ficção e etnografia.Praticas Socioculturais e Discurso: Debates Tansdisciplinares. 2006. (Seminário).

19.
L'itinérance des artistes.La Culture En Transit. 2006. (Seminário).

20.
IX Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.O campo das artes em Salvador - 1549-1763. 2006. (Seminário).

21.
Seminário Crítica e Valor.Nas malhas do pensamento social brasileiro. 2006. (Seminário).

22.
II Conferência de Intelectuais da àfrica e Diáspora.Intelectuais da África e da Diáspora. 2006. (Simpósio).

23.
II Simpósio Nacional Casa de José de Alencar.As representações da corte do Rio de Janeiro na Obra de José de Alencar. 2006. (Simpósio).

24.
História e Memória: tecnologia de escrita.IV Encontro de Letras. 2006. (Encontro).

25.
30º Encontro Anual da ANPOCS.Sociologia da Cultura. 2006. (Encontro).

26.
25ª Feira do Livro de Brasília.História trágico-marítma: o naufrágio com alegoria. 2006. (Outra).

27.
A Fotografia na Representação das Cidades.A Fotografia na Representação de Brasília. 2005. (Seminário).

28.
Sociologia Urbana.A Itinerâcia dos Artistas - Brasília 1958 - 2005. 2005. (Seminário).

29.
O Brasil no Mundo.Pensar Brasil 2022. 2005. (Seminário).

30.
Seminário de Pós-Graduação em Ciências Sociais.Teorias da Cidade. 2005. (Seminário).

31.
Seminário de Cultura Brasileira.Raça e Modernidade no Brasil. 2005. (Outra).

32.
Seminário Sobre Cinema.Uma Leitura de casa de Areia. 2005. (Outra).

33.
Brésil: Unité et Diversité.Race et Modernité au Brésil. 2004. (Seminário).

34.
.Palestra Arte Brasileira nos Anos 80. 2004. (Outra).

35.
III Encontro Internacional Arte e Tecnologia. Arte Conceitual em um contexto Político Autoritário . 2003. (Congresso).

36.
Visões do Trágico. Reflexões sobre o Trágico e o Barroco . 2003. (Congresso).

37.
Literatura em Conjunto.Debate com escritores contemporaneos . 2003. (Outra).

38.
A Obra de Pierre Verger.PALESTRA: A Poética de Pierre Verger. 2003. (Outra).

39.
Palestras do Instituto Rio Branco.PALESTRA: Identidade e Cultura na América Latina . 2003. (Outra).

40.
VIII Congresso Internacional Abralic 2002. Entre duas Estéticas: Mários Pedrosa do Concretismo à Arte Conceitual . 2002. (Congresso).

41.
Semana do Brasil no ISEN.O Mito das Três Raças Fundadoras à Luz do Multiculturalismo Contemporâneo.. 2002. (Seminário).

42.
Ciclo de Palestra Sobre o Brasil.Representations of Brazilian Society: The Three Founding Races and Contemporary Multiculturalism. 2002. (Seminário).

43.
Seminário Capital Social, Identidade e Integração na América do Sul.Capital Social, Identidade e Integração na América do Sul . 2002. (Seminário).

44.
Encontro de Centros Culturais Especializados em Iberoamérica.Acervos en Riesgo. 2002. (Encontro).

45.
Palestra Sobre a Itinerância dos Artistas: o caso de Brasília.Itinerância dos Artistas: o caso de Brasília. 2002. (Outra).

46.
III Bienal do Mercosul.Poéticas Pictóricas. 2002. (Outra).

47.
X Congresso Brasileiro de Sociologia - SBS. A Itinerância dos Artistas . 2001. (Congresso).

48.
1º Encontro do Grupo de Estudos Arte e Cultura na Vida Cotidiana.Arte Cultura na Sociedade Contemporânea. Categorias para a leitura da produção estética contemporânea.. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MADEIRA, M. A. B. G. . Arte na Berlinda: mercado, loucura e deriva . 2003. (Outro).

2.
MADEIRA, M. A. B. G. . Série de Palestras: O Sujeito em Questão: política, loucura e Deriva - 05/02: Arte e Loucura, por Nelson Maravalhas - Ida/UnB. 2003. (Concerto).

3.
MADEIRA, M. A. B. G. . Séries de Palestras: O Sujeito em Questão Política, Loucura e Deriva: em 06/02: Para Além da Cafetinagem da Criação por Suely Rolnik - PUC/SP. 2003. (Outro).

4.
MADEIRA, M. A. B. G. . Série de Palestras: O Sujeito em Questão: Política, Loucura e Deriva: Estética e Inconsciente por Marília Panitz - IdA/UnB. 2003. (Outro).

5.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Negro . 2002. (Outro).

6.
MADEIRA, M. A. B. G. . O Trágico, o Mágico e o Sublime . 2002. (Concerto).

7.
MADEIRA, M. A. B. G. . Da Cordialidade à Civilidade - Robert Wegner. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Paulo Nunes. Estética e Política entre o Império e a 1ª República. Início: 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Angélica Brasil Gonçalves Madeira. Marcas da percepção: Um estudo sobre o uso de produtos flasificados. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

2.
Maria Lucía Suriano. Reforma Ortográfica Brasileira: função das políticas linguísticas no sistema de alianças regionais. 2011. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

3.
Rômulo Figueira Neves. Cultura Política e Elementos de Análise da Política Venezuelana. 2008. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto RIO Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

4.
Luisa Gunther Rosa. Neoconcretismo: manifesto e praxis. 2007. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

5.
Nássara Azeredo Souza Thomé. Culinária Multiculturalismo e Identidade Nacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto RIO Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

6.
Ana de Fátima Ribeiro Bezerra. Diplomacia cultural: perspectivas para a valorização da arte popular brasileira. 2007. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto RIO Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

7.
Fernando de Jesus Rodrigues. Os ritimistas e cidade: sobre o processo de formação da música baiana contemporânea orientada para a diversão. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

8.
Cláudia Angélica Vasquez Silva. Vestibular para Embaixador e os Quartos Secretários: Estudo sobre o concurso de admissão à Carreira Diplomática. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

9.
Rodrigo Mendes de Almeida. Cultura, desnvolvimento e comércio: a Declaração Universal da Unesco sobre a diversidade cultural. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Diplomacia) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

10.
Elder Patrick Maia Alves. A Configuração do Sertão Moderno. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

11.
Pedro de Andrade Calil Jabur. Brasília: o avesso da utopia . 2003. 250 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

12.
André Gonçalves da Costa. Da Emergência de Novas Subjetividades no Universo Pop Contemporâneo. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

13.
Aurimar Jacobino de Barros Nunes. Torquato Neto e a Tropicália. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Profa) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

14.
Kassius Diniz da Silva Pontes. À Margem da História: Euclides da Cunha, o Itamaraty e a Amazônia. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Profa) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

15.
Igor Sant'anna Resende. Perspectivas Sobre o Conceito de Personalismo em Sérgio Buarque de Holanda. 2003. 0 f. Dissertação (Mestrado em Profa) - Instituto Rio Branco, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

16.
Nara Kolsdorf. Televisão e Socialização. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

17.
Maurício Galdino. Dos Anjos: Imagens Expressionistas. 1999. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

18.
ELADIO A. ODUBER PALENC. Que Cidade Mora Na Musica. 1997. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

19.
FLAVIO DE MATTOS. A Construcao da Mimesis Na Iluminacao do Cinema. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

20.
FREDERICO BARBOSA DA SILVA. Raizes do Brasil:Figuras Para Nossa Historia. 1995. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

21.
ANTONIO MARCUS ALVES. Cultura Rock e Arte de Massas. 1994. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

Tese de doutorado
1.
Eliézer Cardoso de Oliveira. Representações do Medo e das Catastrofes em Goiás. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

2.
Paulo Cézar Borges Martins. Racismo e Religião: algumas considerações em torno da construção pentecostal dos direitos humanos e cidadania do negro no Distrito Federal . 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

3.
MARIA CRISTINA MACHADO. Lima Barreto:Um Critico da Modernidade Brasileira. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

4.
DENILSON LOPES SILVA. Nos Os Mortos:Sensibilidades Melancolicas, Imaginario Neo-Barroco. 1997. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

5.
MARIA CECILIA LONDRES FONSECA. Construcoes do Passado:Concepcao Sobre A Protecao do Patrimonio H.A.N.. 1994. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, . Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

6.
CHRISTIANE GIRARD FERREIRA NUNES. Cidadania e Cultura: O Caso das Empregadas Domesticas. 1993. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Nunes Feitosa. Athos: sua arte e o turismo cultural de Brasília. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Turismo, Cultura e Lazer) - Centro de Excelência e Tursismo/CET. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

2.
Bibiana Stohler Sabença de Almeida. Turismo Sustentável: lixo, arte e inclusão social. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Turismo, Cultura e Lazer) - Centro de Excelência e Tursismo/CET. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mirella Trevisan Martins. De Outsider a Integrado: o grafite como arte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - UnB. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

2.
Mário Amilcar Salgado Gomes. Guiné-Bissau: o papel da música no processo de descolonização.. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

3.
Beatris Camila Duqueviz. A Indesejada das Gentes: a Representação Social da Morte na Poética de Manuel Bandeira . 2003. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.

4.
Sandra Helena Barros Martins. Cabo Verde: cosntruindo a identidade através da música. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sociologia) - Universidade de Brasília. Orientador: Maria Angelica Brasil Goncalves Madeira.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MADEIRA, M. A. B. G. ; VELOSO, M. . Leituras Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/11/2014 às 3:42:10