Solange Wajnman

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  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui Doutorado em Sciences Sociales - Universite Rene Descartes, Sorbonne (1994) . Realizou pesquisa de pós doutorado na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa -ESTC (2009) com bolsa FAPESP e concluiu um segundo pós doutoramente no departamento de Estudos Literários da Universidade Federal Fuminense(UFF 2015). Líder do grupo de pesquisa Moda, Comunicação e Cultura junto ao Cnpq, membro do Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN/USP) e ex integrante do projeto OBITEL (observatório de ficção televisiva ibero-americana). Membro do comitê científico do Colóquio de Moda desde a sua fundação e coordenadora do GT Moda e Mídia. Atualmente é professor titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP) . Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação visual, moda, estilo, consumo e novas tecnologias e epistemologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Solange Wajnman
Nome em citações bibliográficas
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Paulista, Programa de Mestrado Em Comunicação, Campus Indianópolis.
Rua Dr Bacelar 1212
Vila Clementino
04026002 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 55864120
URL da Homepage: www.unip.br


Formação acadêmica/titulação


1989 - 1994
Doutorado em Sciences Sociales.
Universite Rene Descartes, PARIS V, França.
Título: Le kitsch et l`esprit du temps: les traces du goût populaire dans le vécu post-moderne-Etude de la forme kitsch à travers l`art et la communication de masse au Brésil, Ano de obtenção: 1994.
Orientador: Michel Maffesoli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arte e Comunucacao; Estetizacao; Comunicacao de Massa; Imaginario; Arte Pos Moderna.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
1982 - 1988
Mestrado em Psicologia (Psicologia Social).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Por Uma Psicologia Social do Encanto Brega: o mundo imaginário dos fãs de Roberto Carlos,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Iray Carone.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicacao de Massa; grupos; Imaginario.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
1988 - 1999
Especialização em Anthropologie Sociale et SAociologie Comparée.
Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne, UER, França.
Título: Les émissions de varietées au Brésil.
Orientador: Michel Maffesoli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1977 - 1981
Graduação em ciência sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
2009 - 2009
Pós-Doutorado.
Escola Superior de Teatro e Cinema, ESTC, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


1995 - 1997
bolsa cnpq recém doutor. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro (bolsista), Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Atividades

02/2000 - Atual
Ensino, Mestrado em Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação das Formas Culturais por Imagens
Inovações Tecnológicas e Comunicação Visual
Materialidade na Ficção Televisiva
Recodificações Tecnológicas na Comunicação Visual
2/1997 - 6/2007
Ensino, Moda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Teoria da Comunicação

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , programa de pós graduação em comunicação, Campus Bacelar.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor bolsista

Atividades

2/1995 - 7/1997
Ensino, Ciências da Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Espírito do tempo e formas: análise formista nos media, moda e objeto estético
Leitura social das formas plásticas
A noção epistemológica da forma e seus instrumentais


Linhas de pesquisa


1.
Configuração de Linguagens e Produtos Audiovisuais da Cultura Mediática

Objetivo: Estuda os modos, formas e estratégias de como são codificados e estruturados os recursos e dispositivos visuais, sonoros e/ou audivisuais nas linguagens, meios e produtos da Cultura midiática contemporânea.
Palavras-chave: Comunicação visual; televisão; Figurino; Cenário; Comunicacao de Massa; Novas Tecnologias.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Chanchadas e Formas Visuais da Modernidade no Brasil
Descrição: Os filmes de chanchada despontam no Brasil entre os anos 30 e 50 como um gênero híbrido que transita entre o cinema de Hollywood e o Teatro de Revista e o circo. Estimulada a princípio pela política nacional a chanchada deveria mostrar e difundir os componentes principais da nossa cultura tais como o carnaval e a canção popular. A partir da investigação de lógicas expressivas das chanchadas entre os anos 30 e 50 discutimos neste trabalho as relações entre a modernização proposta pela ideologia nacional e a linguagem visual que se caracteriza pela visibilidade (cf. conceito de Bernadette Lyra, 2014), paródias e pela estética algo kitsch de objetos de cenários e figurinos. Temos como princípio teórico metodológico norteador a idéia de que a expressão visual do cinema das chanchadas incarna, traduz, anuncia e ao mesmo tempo propaga um imaginário urbano. Assim, dentro desta correlação entre formas sociais e estéticas e à luz de autores tais como Sergio Augusto, Bernadette Lyra, João Luiz Vieira, Rosângela Oliveira dias, entre outros, pretendemos analisar alguns dos filmes do período mais importantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
História, Intermedialidade e Técnicas de Presentificação na minissérie Mad Maria
Descrição: O presente projeto pretende, por um lado, contribuir para a sistematização conceitual de pesquisas acerca da intermedialidade, sobretudo no que diz respeito às diferenças com a questão clássica da intertextualidade dentro da linha de pesquisa ?Configuração de linguagens e produtos audiovisuais na cultura midiática?, da qual participo na Unip. Pretende-se obter o conhecimento necessário para a fundamentação e ampliação destas questões tão necessárias dentro da cultura da ordem digital. Por outro lado, o projeto investiga o conjunto do figurino e cenário da minissérie Mad Maria baseado no romance histórico de Márcio Souza do ponto de vista das lógicas de intermedialidade dos objetos e a partir de bases de dados históricos até a sua colocação em imagem para o momento presente, isto é, a partir da configuração, construção e materialização dos elementos articulados pela produção de arte e do ponto de vista da trajetória tecnológica e organizacional da Rede Globo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Solange Wajnman - Coordenador / Milena Lionel - Integrante / Marco Romiti - Integrante.
2014 - 2015
História, Intermedialidade e Técnicas de Presentificação na minissérie Mad Maria/Pós Doutoramento
Descrição: Em sintonia com a pesquisa desenvolvida pela UNIP pretendemos trabalhar a questão da intermedialidade sobretudo na ênfase da passagem do romance histórico Mad Maria para a minissérie homônima, destacando não somente a transmutação dos elementos literários para o suporte televisivo mas também a pesquisa dos figurinos e estilo de época..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Minisséries históricas e comunicação por objetos: a configuração da vida social pelos figurinos e cenários de Primo Basílio e Os Maias
Descrição: Dentro de uma discussão que reúne a cultura dos objetos e percepção audiovisual acerca das investigações sobre cenários e figurinos construídos para televisão e cinema pretendemos abordar em contraponto o conjunto do figurino e cenário das minisséries históricas Primo Basílio (1988) e Os Maias (2001) adaptadas da obra de Eça de Queiroz. Partindo do ponto de vista da genealogia dos objetos e de sua colocação em imagem, isto é a partir da configuração, construção e materialização deste universo ficcional para a televisão temos como delimitação do nosso objeto os modos pelos quais a burguesia portuguesa do século XIX é percebida e veiculada pela maior empresa de comunicação audiovisual no país. Nossa hipótese de trabalho funda-se na idéia de que os objetos não somente se prestam a expressar um sentido para a narração, mas no fato de que, através deles, a Rede Globo (re)configura e (re) apropria aspectos da vida social portuguesa. Aspectos estes formulados dentro de uma linguagem sinestésica que se sofisticou entre 1988 e 2001. O contexto teórico funda-se na discussão epistemológica do campo não hermenêutico e da materialidade da comunicação tematizada por Hans Uliricht Gumbrecht..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Solange Wajnman - Coordenador.
2009 - 2009
Bases materiais e intertextuais para o estudo do figurino histórico do filme Caramuru, a Invenção do Brasil (2000)
Descrição: A proposta deste projeto de estudos desenvolve-se em dois eixos congruentes. O primeiro eixo consiste no diálogo com pesquisadores e o acompanhamento das suas disciplinas de Design de Cena da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, onde poderemos examinar como figurinos e cenografias são abordados do ponto de vista de suas condições materiais (cores, formas, texturas) em condições históricas diversas. O segundo eixo dá prosseguimento ao conjunto de questões que tratamos em nossa pesquisa específica acerca da intertextualidade na elaboração de figurinos de obras audiovisuais. Pretendemos investigar as conexões dos figurinos do filme Caramuru (filme/minissérie produzido por Guel Arraes no ano 2000) com a indumentária, autos, livros e pinturas da época do descobrimento do Brasil disponíveis em museus, bibliotecas e arquivos de Portugal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O Figurino Intertextual: história e figuração em Caramuru
Descrição: A obra ?Caramuru, a Invenção do Brasil?-microssérie e filme-(2000), acompanha a tendência da recente produção audiovisual contemporânea que consiste na tematização do passado bem como nos modos específicos de tratamento para as referências históricas: descontextualização, recriação ou estetização do dado factual. É, pois, dentro desta problemática e com base em uma sociologia de formas visuais, sobretudo as formas de figurino, que pretendemos desenvolver nossa pesquisa. Assim, temos como objetivo investigar, a partir da conexão das formas vestimentares intertextuais (pintura, desenho, crônicas e documentos de época), a rede de configurações que possibilita a criação de sentido(s) para as origens do Brasil que a obra realiza. Será, portanto, por uma pesquisa de recontextualização intertextual e por uma descrição da serialidade que conecta formas sócio- visuais ao longo da história do Brasil que reconfiguraremos o ambiente através do qual este(s) sentido(s) se articula. Para realizar tal proposta utilizaremos um modelo teórico-metodológico que compreenda a noção de intertextualidades, redes de conexões causais na investigação de uma formação discursiva histórica (Bakhtin, Foucault, Weber, Maffesoli, Hutcheon) bem como sua aplicação para pesquisas em comunicação de caráter histórico e com ênfase no estudo do vestuário (Malcom Barnard entre outros)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Solange Wajnman - Coordenador.
2005 - 2007
A REPRESENTAÇÃO VIDEOGRÁFICA DE MODERNIDADE E MODERNISMO NA MINISSÉRIE ?UM SÓ CORAÇÃO?: ESTUDO DAS FORMAS EXPRESSIVAS DE CENÁRIO E FIGURINO
Descrição: Dentro do contexto deste desenvolvimento da materialidade televisiva, nossa pesquisa pretende investigar como o conjunto de elementos visuais tais como cenários, figurinos e jogo videográfico da minissérie contemporânea ? ?Um só coração?, exibida pela rede Globo configura uma narrativa e participa da concepção de mundo da modernidade e do modernismo do Brasil, tratada entre o período de 1920 a 1950. Situada em uma condição atual de desenvolvimento tecnológico, com seu desenvolvimento e seus limites, a direção da minissérie da rede globo de televisão, opta e decide por certas representações de mundo de modernidade e modernismo que se desprendem da ficção de Maria Adelaide do Amaral e Alcides Nogueira. Tomando como princípio a idéia de que cenários, figurinos e jogo videográfico integram objetos e espaços para representar as questões da modernidade e do modernismo, nossa pesquisa pretende investigar quais são estas figurações em termos temáticos e a maneira delas serem elaboradas em termos visuais e materiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2005
pesquisa Modernização e visualidade na novela Dancin' Days, figurino e cenário
Descrição: O objetivo principal do nosso trabalho é, a partir do estudo da linguagem visual da telenovela Dancin' Days, isto é, cenário, figurino, iluminação, jogo de câmeras, construir um quadro de referências que concorra para a compreensão da modernização e da visualidade urbana contemporânea. Neste quadro de referências, que se depreende da configuração visual da telenovela, tratamos de ordenar e ressaltar a interconexão de alguns aspectos tecnológicos, sociais e históricos do período que se estende entre os anos 70 e 80, segundo os princípios teóricos metodológicos da materialidade pautados por Gumbrecht. Pretendemos identificar algumas qualidades de sensibilidade e cognição contemporâneas a partir da telenovela Dancin' Days. Temos como hipótese a idéia de que esta propõe uma "moldura", no sentido atribuído por Aumont, já que a configuração de sua linguagem visual do cenário e figurino seria uma maneira de emoldurar algumas das características atreladas às propriedades materiais da linguagem digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Formas Visuais Televisivas : estudo dos programas de auditório
Descrição: O projeto se basea as seguintes questões gerais: como as formas visuais da televisão se organizam e se organizaram internamente para atingi o padrão digital? Como foram organizadas para obter efeitos cognitivos e estéticos atuais? Quais seriam essas características formais de cognição e de sensibilidade? É dentro desse campo de problemas e no contexto da passagem da linguagem analógica para digital, da realidade figurativa para a realidade gráfica da imagem digital, que investigamos as formas visuais televisivas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2000
Moda, Tecnologias Contemporâneas e Novas Formas de Cognição
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é o estudo das categorias derivadas da linguagem digital das novos midias dentro do campo da moda. Pretende-se mostrar uma pertinência entre a questão do impacto das novas tecnologias no processo de produção material da moda ( 'fibras inteligentes' e novos tecidos, propostas de confecção) com certas tendências cognitivas atuais, tais quais: tendências cognitivas atuais, tais quais: tendência à interatividade, simulação e hibridismo. Espera-se assim contribuir para o estudo da mentalidade contemporânea marcada por características cognitivas específicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 2000
Moda Contemporânea e Construção Interdisciplinar: pela constituição de um campo científico para a moda
Descrição: O projeto pretendeu sistematizar bases conceituais e empíricas para a questão da moda enquanto campo acadêmico. Esperava-se traçar os contornos de uma reflexão interdisciplinar e as bases conceituais e empíricas para esse conhecimento. O resultado deste trabalho foi frutuoso produção de textos sobre moda, eventos e debates sobre a questão da moda como objeto de estudo intersisciplinar, produção de um CD ROM com depoimentos de estilistas, jornalistas, artistas e professores com o objetivo de mostrar a rede original do impacto da moda no Brasil, as bases de um banco de dados informatizado com módulos diferenciados ( biblioteca, eventos, história),..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
O Espírito do Tempo e Moda Contemporânea: subsídios teóricos/metodológicos para a constituição de um campo de saber aplicável ao curso de moda/UNIP
Descrição: O trabalho consiste no estudo e cruzamento das teorias de comunicação com a questão da moda que surge atualmente como uma questão emergente. Tratou-se aqui de traçar um cruzamento entre as abordagens destas teorias e o campo empírico do curso de Moda da Universidade Paulita (UNIP). Dentro deste escopo analisou-se a posição dos professores com relação às questões que envolvem a relação moda e indústria cultural, moda e sociedade,o proceso pedagógico decorrente dessa visão e a visão prospectiva da moda na sociedade contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte
2009 - Atual
Periódico: Modapalavra


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2012
Agência de fomento: (ABEPEM) Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
2011 - 2012
Agência de fomento: (ABEPEM) Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda
2004 - Atual
Agência de fomento: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: estética dos meios de comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia da comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1984
PESQUISA ARTE E INDUSTRIA CULTURAL, (EXTINTA) FUNDACAO NACIONAL DE ARTE/FUNARTE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WAJNMAN, SOLANGE2018WAJNMAN, SOLANGE. MATERIALIDADES EM TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS ESTÉTICO-EXPRESSIVAS ENTRE O LIVRO E A TELEVISÃO, UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE MAD MARIA. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 17, p. 64-82, 2018.

2.
WAJNMAN, S.2018WAJNMAN, S.; RAMOS, C. S. . Formas da contemporaneidade no design de notícias do jornal O Estado de S.Paulo. EIKON, v. 3, p. 1-12, 2018.

3.
WAJNMAN, S.2016WAJNMAN, S.. Ética e estética do kitsch: subsídios para o estudo do gosto popular na experiência contemporânea. Sessões do Imaginário (Online), v. 21, p. 115, 2016.

4.
WAJNMAN, SOLANGE2015WAJNMAN, SOLANGE; TAVARES, MARIANA CHRISTINA DE FARIAS . Materialidade televisiva e ambiência belle époque na minissérie Mad Maria: a lógica sensorial na minissérie como dilema. Rumores (USP), v. 9, p. 25-51, 2015.

5.
WAJNMAN, SOLANGE2015WAJNMAN, SOLANGE. Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 41, p. 104-123, 2015.

6.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2014WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . Midiatização e lógica expressiva de minisséries históricas: o caso de O Primo Basílio e Os Maias. Matrizes (Online), v. 1, p. 235-254, 2014.

7.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2014WAJNMAN, S.. Modernity and Visual Appeal in Telenovela Dancin?Days (1978). Film, Fashion & Consumption, v. 2, p. 219-229, 2014.

8.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2013WAJNMAN, S.. Modernity and visual appeal in the Telenovela Dancin? Days (1978). Film, Fashion & Consumption, v. 2, p. 219-229, 2013.

9.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2012WAJNMAN, S.; Solange Wajnman . O Figurino Intertextual: história e figuração em Caramuru. Dobras (Barueri, SP), v. 5, p. 20-30, 2012.

10.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2012WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . A construção material da midiatização: estudo dos procedimentos técnico-expressivos das minisséries Primo Basílio e Os Maias. Revista FAMECOS (Online), v. 19, p. 496, 2012.

11.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2011WAJNMAN, S.; Solange Wajnman ; MARINHO, M. G. S. M. C. . MINISSÉRIES HISTÓRICAS E COMUNICAÇÃO POR OBJETOS. NOTAS SOBRE OS FIGURINOS E CENÁRIOS DE ?PRIMO BASÍLIO? E ?OS MAIAS?. Animus (Santa Maria), v. 10, p. 1-12, 2011.

12.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2010WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Moda, Campo Não-Hermenêutico e Materialidade. Iara: Revista de Moda, Cultura e Arte, v. 03, p. 200-226, 2010.

13.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2010WAJNMAN, S.. A Remissão Histórica do Figurino e a Construção da Idéia de Brasil: a lógica do vestuário na obra de Caramuru de Guel Arraes. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 34, p. 40-55, 2010.

14.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2009WAJNMAN, S.; NAVARRO, E. F. . La Mediatización del Figurin: estudio del traje audiovisual de la teleserie El Clon. F@Ro (Valparaíso. En línea), v. 10, p. 1-10, 2009.

15.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2008WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . A produção de traje audiovisual e configurações de brasilidade:subsídios para o estudo de figurino de cinema e espetáculos de moda no Brasil no final do século XX. Revista Fronteira (UNISINOS), v. 10, p. 95-103, 2008.

16.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2007WAJNMAN, S.. Paradoxos Pós-Modernos na Representação de Modernismo: estudo de recursos expressivos da minissérie "Um só Coração". Significação (UTP), v. 27, p. 73-88, 2007.

17.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2007WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Configurações da Percepção Contemporânea e Metáformas na Televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil. Revista FAMECOS, v. 34, p. 01-15, 2007.

18.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2006WAJNMAN, S.; NATÁRIO, E. . O Controle remoto e a interatividade na televisão. E-Compós (Brasília), v. 05, 2006.

19.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2006WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . Cultura Visual e consumo na telenovela dancin' days (1978): registros locais de uma transição global. Caligrama (ECA/USP. Online), v. 2, p. 01-15, 2006.

20.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2006 WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . Visualidade, Consumo e Materialidade: Uma análise em perspectiva histórica da telenovela Dancin Days (1978). Contemporânea (Salvador), v. 04, p. 01-15, 2006.

21.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2005WAJNMAN, S.. Meios de Comunicação e Vida Urbana: elementos de modernização e sociabilidade no início do século. Ecos Revista, Pelotas, v. 9, p. 181-193, 2005.

22.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2004WAJNMAN, S.. Modernização e Visualidade na novela Dancing Days (1978). InTexto, Rio Grande do Sul, v. 10, p. 1-11, 2004.

23.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2004WAJNMAN, S.; GATTI JUNIOR, José Soares ; HELLER, Barbara ; DOURADO, Haydée . Cultura midiática e grupos sociais: possibilidades de um campo de estudos.. E-Compós (Brasília), Brasília, v. 01, p. 01-20, 2004.

24.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2003WAJNMAN, S.. A cultura das formas visuais televisivas. GHREBH (São Paulo), São Paulo, v. 4, p. 1-15, 2003.

25.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2002 WAJNMAN, S.. A cultura digital na moda contemporânea. Revista Fronteira (UNISINOS), Unisinos, v. IV, n.1, p. 161-172, 2002.

26.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE1997WAJNMAN, S.. Analise Formista e Pos-Modernidade. TEXTOS, n.37/38, p. 64-75, 1997.

27.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE1996WAJNMAN, S.. Forma Kitsch e Teoria Pos-Moderna. ATRATOR ESTRANHO, n.27, p. 45-52, 1996.

28.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE1995WAJNMAN, S.. A Representacao Espacial dos Antigos e dos Pos-Modernos: Aproximacoes. ATRATOR ESTRANHO, n.17, p. 41-46, 1995.

29.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE1991WAJNMAN, S.. Le Mythe A Travers Les Communications de Masse. SOCIETES REVUE DE SCIENCES HUMAINES ET SOCIALES, n.33, p. 0-0, 1991.

30.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE1990WAJNMAN, S.. Chronique Bibliografique : Arquitetura Kitsch Suburbana e Rural. CAHIERS DU BRESIL CONTEMPORAIN, n.9, p. 83-87, 1990.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
WAJNMAN, S.; SCHMIDT, D. (Org.) . A moda na mídia : produzindo costuras. 1. ed. Curitiba: Appris editora, 2018. v. 156.

2.
WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. (Org.) . MODA, COMUNICAÇÃO E CULTURA: um olhar acadêmico. 2o. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005. v. 1. 226p .

3.
WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. (Org.) . Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2002. v. 01. 224p .

4.
MARCONDES FILHO, C. N. O. C. ; WAJNMAN, S. . Pensar Pulsar: Cultura Comunicacional, Tecnologia e Velocidade. 1. ed. SAO PAULO: EDICOES NTC, 1996. v. 1. 423p .

Capítulos de livros publicados
1.
WAJNMAN, S.. Trânsitos Vestíveis: tranmutações do vestuário pelo livro, vídeo e cinema. In: Mara Rúbia Sant'Anna; Sandra Rech. (Org.). TrÂnsitos Vestíveis. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2015, v. , p. 1-65.

2.
WAJNMAN, S.. O Figurino Imaginado da TV : o que se pode aprender com ele. In: VIANA. F.; MUNIZ, R.. (Org.). Diário de Pesquisadores: traje de cena. 1ed.São Paulo: , 2012, v. 1, p. 149-161.

3.
WAJNMAN, S.. Eça de Queirós na Rede Globo : notas sobre materialidades e reconfigurações dos objetos na cultura da mídia. In: ADAMI, Antonio; FERNANDEZ SANDE, Manuel. (Org.). PANORAMA DA COMUNICAÇÃO E DOS MEIOS NO BRASIL E ESPANHA. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2012, v. 1, p. 1-15.

4.
WAJNMAN, S.; Anna Maria Balogh ; GERALDO CARLOS NASCIMENTO ; JARDIM, Silvia Cristina . As Astúcias da Linguagem na Narrativa Seriada. In: LOPES, MARIA IMMACOLATA VASSALO. (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. São Paulo: Sulina, 2011, v. 2, p. 20-32.

5.
WAJNMAN, S.; SOUZA, Maria do Carmo Jacob ; OUROFINO, Maria Isabel ; RIGHINI, Rafael . Criadores na Dramatização da Juventude: do Feminino e da Pobreza. In: Maria Immacolata Vassalo Lopes;. (Org.). Ficção Televisiva no Brasil: Temas e Perspectivas. São Paulo: Globouniversidade, 2009, v. , p. 1-45.

6.
WAJNMAN, S.. Figurinistas e Figurinos. In: Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). Ficção Televisiva no Brasil: temas e Perspectivas. São Paulo: Globo 2009, 2009, v. , p. 39-49.

7.
WAJNMAN, S.. Moda, Contemporaneidade e Figurino: emergência de intertextualidades na minissérie. In: Káthia Castilho; Ana Claudia Mei Alves de Oliveira. (Org.). Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo. Barueri-Sao Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008, v. 1, p. 207-218.

8.
WAJNMAN, S.; GATTI JUNIOR, José Soares ; HELLER, Barbara ; DOURADO, Haydée . Notas sobre cultura midiática e grupos sociais. In: Dione Moura. (Org.). CADERNOS DA COMPÓS, INTERPROGRAMAS. : , 2004, v. , p. 01-15.

9.
WAJNMAN, S.. Cenários de televisão e percepção estética contemporânea: estudo das formas visuais dos programas de auditório. In: Antonio Adami; Barbara Heller; Haydée Dourado de Faria Cardoso. (Org.). Mídia, Cultura, Comunicação. 2. São Paulo: Arte & Ciência, 2003, v. , p. -.

10.
WAJNMAN, S.. Teoria da Comunicação e Moda: a perspectiva do curso de moda da Universidade Paulista. In: Solange Wajnman; Adilson José de Almeida. (Org.). Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. 01ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2002, v. 01, p. 27-45.

11.
WAJNMAN, S.. Moda e Campo de Saber. In: Solange Wajnman; Adilson José de Almeida. (Org.). Moda, Comunicação e Cultura. 01ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2002, v. 01, p. 129-134.

12.
WAJNMAN, S.. Moda Contemporânea Como Forma Cognitiva. In: Solange Wajnman; Adilson José de Almeida. (Org.). Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. 01ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2002, v. 01, p. -.

13.
WAJNMAN, S.. Contribuições para a arqueologia da imagem digital: forma abstrata e cenário de programas de auditório. In: Antonio Adami. (Org.). Mídia, Cultura, Comunicação. 1ed.São Paulo: Arte & Ciência, 2002, v. 01, p. 127-135.

14.
WAJNMAN, S.. Espaco Estetica e Pos Modernidade. In: Ciro Marcondes Filho. (Org.). VIVENCIAS ELETRONICAS :SONHADORES E EXCLUIDOS. SAO PAULO: EDICOES NTC, 1997, v. , p. 73-85.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
WAJNMAN, S.. Médicos Tornam-se Conselheiros. O Popular, Goiânia, p. 05 - 05, 12 mar. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
WAJNMAN, S.; VALENTE, H. A. D. . No tom...como manda o figurino: a experiência estética da chanchada pela música e pela moda. In: 27o Compós, 2018, Belo Horizonte. XXVII COMPÓS: BELO HORIZONTE/MG, 2018. p. 01-25.

2.
WAJNMAN, S.; TAVARES, MARIANA CHRISTINA DE FARIAS . De Hollywood à cultura popular: a moda na chanchada 'Nem Sansão nem Dalila'. In: 13o Colóquio de Moda, 2017, Bauru. Anais do 13o Colóquio de Moda, 2017. v. 1. p. 1-13.

3.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . MATERIALIDADE TELEVISIVA E AMBIêNCIA BELLE ÉPOQUE NA MINISSÉRIE MAD MARIA (GLOBO, 2005): a lógica sensorial como dilema. In: XXIV COMPÓS, 2015, BRASÍLIA. 24o Encontro Nacional da Compós. Brasília: Compós, 2015. p. 01-16.

4.
WAJNMAN, SOLANGE; RODRIGUES, M. C. F. T. . CRIAÇÃO E MIDIATIZAÇÃO EM CENÁRIOS E FIGURINOS DA MINISSÉRIE MAD MARIA (REDE GLOBO, 2005). In: 11o Colóquio de Moda, 2015, Curitiba. Anais do 11o Colóquio de Moda. São Paulo: ABEPEM- Colóquio de Moda, 2015. p. 01-11.

5.
WAJNMAN, S.. Estilo de época, moda e mídia: a ambiência da belle époque na minissérie MAdmaria. In: 10o Colóquio de Moda, 2014, Caxias do Sul. Anais do 10o Colóquio de Moda, 2014. p. 01-15.

6.
WAJNMAN, S.. Figurino de telenovela e rede de conexões: em busca de uma proposta metodológica. In: 9o COLÓQUIO DE MODA, 2013, Fortaleza. Anais do 9o Colóquio de Moda. São Paulo: Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda, 2013. v. 1. p. 01-09.

7.
WAJNMAN, S.. Mad Maria e Materialidade tecnológica: notas sobre a intermedialidade e a presentificação do passado em minisséries históricas. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ?XII Encontro dos Grupos e Pesquisa da Intercom, 2013, Manaus. Anais do Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ?, 2013. p. 01-16.

8.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . The Material Construction of Mediatization: a study of the techno-expressives procedures of the mini-series Primo Basilio and Os Maias. In: CIMODE,1o. Congresso Internacional de Moda e Design, 2012., 2012, Guimarães. CIMODE, 1o. Congresso Internacional de Moda e Design, 2012.. Guimarães: Universidade do Minho, 2012. v. 1. p. 1439-1446.

9.
WAJNMAN, S.. Figurino Histórico e cinema: a reinvenção do Traje em Caramuru de Guel Arraes. In: VI Colóquio de Moda, 2010, São Paulo. Anais do VI Colóquio de Moda, 2010. p. 01-20.

10.
WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Moda e Comunicação no Campo Não Hermenêutico: o caminho dos objetos no circuito audiovisual. In: V Colóqui de Moda, 2009, Recife. Anais do V Colóquio Nacional de Moda, 2009. p. 01-09.

11.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . A proução do Traje Audiovisual e Configurações de Brasilidade: subsídios para o estudo do figurinode cinema e espetáculos de moda no final do século XX. In: 17º Encontro da Compós, 2008, S'ao Paulo. Anais do 17º Encontro da Compós, 2008.

12.
WAJNMAN, S.; Daniele Albertini . Figurino de Caramuru, A Invenção do Brasil: uma pesquisa exploratória. In: IV Col[oquio de Moda, 2008, Novo Hamburgo. anais do IV Coloquio de Moda, 2008.

13.
WAJNMAN, S.. Paradoxos Pós-Modernos na Representação da Modernidade e do Modernismo: estudo dos recursos expressivos de "Um só Coração".. In: 16o COMPÓS, 2007, Curitiba. 16o Encontro Anual da Associação Nacional do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Curitiba: Editora da Universidade Tuiuti, 2007.

14.
WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Percepções da Sociedade Tecnológica e Metaformas na Televisão: a transposição de formas cognitivas do computador para a MTV Brasil. In: 4o CONTECSI, 2007, São Paulo. 4o Congresso IInternacional da Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. São Paulo: Editora da FEA/USP, 2007. p. 1513-1526.

15.
WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Configurações da Percepção ContemporÂnea e Metaformas na Televisão: estudo de formas visuais da MTV Brasil. In: XXX INTERCOM, 2007, Santos/SP. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, 2007, 2007. p. 01-15.

16.
WAJNMAN, S.; NAVARRO, E. F. . Configurações Culturais e Figurino da Telenovela "O Clone".. In: 3o COLÓQUIO DE MODA, 2007, Belo Horizonte. Anais do 3o Colóquio de Moda, 2007.

17.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . Cultura visual e consumo na novela Dancin' Days(1978): registros de uma transição global. In: COMPOS, 15o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação, 2006, Baurú. Anais da COMPOS, 15o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. p. 1-15.

18.
WAJNMAN, S.. A intertextualidade pós-moderna do figurino moderno de Um só Coração. In: 2o Colóquio Nacional de Moda, 2006, Salvador. Anais do 2o Colóquio Nacional de Moda. Salvador: editora da uifacs, 2006. v. 1. p. 01-08.

19.
WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. ; MARINHO, M. G. S. M. C. ; Volpi, M. C. N. ; D'Almeida, T. ; QUEIROZ, E. ; DELGADO, D. . A EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DO NIDEM (núcleo interdisciplinar de estudos de moda). In: I coloquio Nacional de Moda, 2005, Ribeirão Preto. I coloquio Nacional de Moda. Ribeirão Preto: Centro Universitário Moura Lacerda, 2005. v. 1.

20.
WAJNMAN, S.. Modernização e visualidade na telenovela Dancing Days. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. INTERCOM 2004 COMUNICAÇÃO, ACONTECIMENTO E MEMÓRIA, 2004. p. 01-12.

21.
WAJNMAN, S.. Contribuições para a arqueologia da imagem digital: forma abstrata e cenário de programas de auditório. In: IV Seminário do Grupo de Pesquisa Forma, Imagem e Corpo - Imagem e Cultura Contemporânea, 2003, São Paulo. Anais do IV Seminário Forma, Imagem e Corpo da UNIP. São Paulo: Anais da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Paulista, 2003. p. 79-83.

22.
WAJNMAN, S.. A cultura digital na moda. In: A mídia impressa, o livro e o desafio das tecnologias, 2001, Campo Grande. XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2001. São Paulo: Intercom, 2001. p. 1-10.

23.
WAJNMAN, S.. Teoria da Comunicação e Moda. In: XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1998, Recife. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 1998.

24.
WAJNMAN, S.. Forma Kitsch e Teoria Pos-Moderna. In: INTERCOM (CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DA COMUNICACAO), 1996. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Londrina/pr: Intercom, 1996. p. 0-11.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
WAJNMAN, S.. Les Chanchadas et les dilemmes de la modernisation au Brésil: ´´etude d'un imaginaire urbaain brésilien à partir des images kitsch véhiculées par le genre cinématographique des chanchadas. In: COLLOQUE KITSCH ET IDÉOLOGIES, 2016, BREST. COLLOQUE KITSCH ET IDÉOLOGIES. BRET: UNIVERSITÉ DE BRETAGNE OCCIDENTALE, 2016. p. 16-17.

2.
WAJNMAN, S.. Proust e O Estilista em Saint Laurent de Bertrand Bonello. In: XIX Encontro SOCINE, 2015, Campinas. XIX Encontro Socine. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

3.
WAJNMAN, S.. Visualidade e Cultura Contemporânea na novela Dancing Days. In: VIII Encontro Socine, 2004, Recife. Anais do VIII Encontro Socine 2004, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
WAJNMAN, S.; LOPES, R. F. ; DIAS, L. . A Estética híbrida das chanchadas: moda, glamour e linguagem audiovisual no cinema brasileiro dos anos 40 e 50. In: 14o Colóquio de Moda, 2018, Curitiba. Anais, 2018. v. 1. p. 1.

2.
WAJNMAN, S.. O figurino de Cinema e a Construção da Idéia de Brasil pelo explorador Português: a Lógica. In: I International Conference on Intercultural Studies, 2011, Porto. II International Conference on Intercultural Studies. Porto: Politécnico do Porto, 2011. v. 1. p. 37-37.

3.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . Cultura visual e consumo na novela Dancin' Days (978): registros locais de uma transição global. In: COMPOS, 15o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação, 2006, Baurú. Livro de Resumos e Programação, COMPOS, 15o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. Baurú: Grupo de Pesquisa Imagem na Comunicação e New Design (FAAC-UNESP). v. 01. p. 37-37.

4.
WAJNMAN, S.. A COMUNICAÇÃO DA MODA. In: V Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIP, 2005, São Paulo. Anais do V Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIP, 2005. p. 46-46.

5.
WAJNMAN, S.. Modernização e visualidade na telenovela Dancing Days. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2004, Porto Alegre. INTERCOM 2004 COMUNICAÇÃO, ACONTECIMENTO E MEMÓRIA, 2004. p. 125-125.

6.
NATÁRIO, E. ; WAJNMAN, S. . O Controle Remoto Como Configurador da Interatividade Na Televisão. In: IV Encontro Científico da Unip, 2004, São Paulo. Anais do IV Encontro Científico da Unip, 2004.

7.
NUNES, Marcia Cannavan ; WAJNMAN, S. . O filme publicitário: entre o cinema e a televisão. In: III Encontro Científico da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIP, 2003, São Paulo. Anais do II Encontro Científico da UNIP, 2003. p. 35-335.

8.
WAJNMAN, S.. Investigação de Formas Visuais Contemporâneas. In: Intercom, 2002, Salvador. Comunicação para a cidadania. São Paulo: Intercom, 2002. v. 01. p. 250-250.

9.
WAJNMAN, S.. Projetos apoiados pela FAPESP : o caso NIDEM (núcleo interdisciplinar de estudos da moda). In: Primeiro encontro científico da vice reitoria de pesquisa da pós graduação, 2000, São Paulo, 2000.

10.
WAJNMAN, S.. Espaco, Estetica e Pos-Modernidade: Intersecções. In: SPBC, 1996, São Paulo. 48a Reunião Anual da SBPC PUC-SP. SAO PAULO: SBPC. v. 01. p. 160-160.

11.
WAJNMAN, S.. Pos-Modernidade e Análise Formista. In: COMPOS (ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE POS-GRADUACAO E PESQUISA EM COMUNICACAO, 1996, São Paulo. GT Comunicação e Sociedade Tecnológica. SAO PAULO, 1996. p. 0-0.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
WAJNMAN, S.;WAJNMAN, SOLANGE2004WAJNMAN, S.. Os novos tecidos refletem interatividade, simulação e hibridismo. Instituto Humanitas Unisinos-IHU ( On Line), São Leopoldo, v. 105, p. 0-2, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
WAJNMAN, SOLANGE; SILVA, C. R. E. . 'Formas da contemporaneidade no design de notícias do jornal O Estado de S. Paulo'. EIKON, 2018.

2.
WAJNMAN, SOLANGE. MATERIALIDADES EM TRÂNSITO: CIRCULAÇÃO DE PRÁTICAS ESTÉTICO-EXPRESSIVAS ENTRE O LIVRO E A TELEVISÃO, UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE MAD MARIA. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), 2017.

3.
WAJNMAN, S.. ÉTICA E ESTÉTICA DO KITSCH : subsídios para o estudo do gosto popular na experiência contemporânea. Sessões do Imaginário (Impresso), 2016.

4.
WAJNMAN, S.. Mad Maria, Intermedialidades e Memória dos Sentidos: a presentificação do passado em minisséries históricas. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, 2014.

5.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . Midiatização e lógica expressiva de minisséries históricas:. Matrizes (Online), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
WAJNMAN, S.. A Estética Híbrida das Chanchadas: moda, glamour e linguagem audiovisual no cinema brasileiro dos anos 40 e 50. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
WAJNMAN, S.; VALENTE, H. A. D. . No tom...como manda o figurino: a experiência estética da chanchada pela música e pela moda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
WAJNMAN, SOLANGE. Le cinéma des Chanchadas et les formes visuelles de la Modernité au Brésil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
WAJNMAN, SOLANGE; TAVARES, MARIANA CHRISTINA DE FARIAS . De Hollywood à cultura popular: a moda na chanchada 'Nem Sansão nem Dalila (1954)'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
WAJNMAN, S.; SAMPAIO, Paulo Cesar Souza ; MATANGRANO, F. L. ; CONCEICAO, R. C. C. ; RODRIGUES, A. D. . As chanchadas no cinema brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
WAJNMAN, SOLANGE. Les Chanchadas et les dilemmes de la modernisation au Brésil: ´´etude d'un imaginaire urbaain brésilien à partir des images kitsch véhiculées par le genre cinématographique des chanchadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . MATERIALIDADE TELEVISIVA e ambiência belle époque na minissérie Mad Maria (Globo, 2005): a lógica sensorial na minissérie como dilema. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . CRIAÇÃO E MIDIATIZAÇÃO EM CENÁRIOS E FIGURINOS DA MINISSÉRIE MAD MARIA (REDE GLOBO, 2005). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
WAJNMAN, S.. Proust e O Estilista em Saint Laurent de Bertrand Bonello. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
WAJNMAN, S.. A Construção da ambiência belle époque na minissérie Mad Maria: processos de presentificação e lógicas de midiatização do cenário e figurino. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
WAJNMAN, S.; CHEREM, R. ; OLIVEIRA, C. . Trânsitos Vestíveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
WAJNMAN, S.. Forme Kitsch et Neo Baroque dans la Post-Modernité. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
WAJNMAN, S.. Estilo de época, moda e mídia: a ambiência da belle époque na minissérie Madmaria. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
WAJNMAN, S.. Forme Kitsch et néo-baroque dans la postmodernité. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
WAJNMAN, S.. Jean Duvignaud et les fondements de l'esthétique du Kitsch pour l'expérience postmoderne. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
WAJNMAN, S.. Modernity and visuality in the Telenovela ¨Dancin´ Days¨. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
WAJNMAN, S.; RODRIGUES, M. C. F. T. . A Construção Material da Midiatização: estudo dos procedimentos técnicos expressivos das minisséries Primo Basílio e Os Maias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
WAJNMAN, S.. O figurino de Cinema e a Consatrução da Idéia de Brasil pelo explorador Português: a Lógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
WAJNMAN, S.; Anna Maria Balogh ; GERALDO CARLOS NASCIMENTO ; Silvia Cristina Jardim . Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataformas, convergência, comunidades virtuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
WAJNMAN, S.; Daniele Albertini . FIGURINO HISTÓRICO E CINEMA: A REINVENÇÃO DO TRAJE EM CARAMURU DE GUEL ARRAES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
WAJNMAN, S.. A Moda nos meios audiovisuais: proposta de um tratamento teórico-metodológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Moda e Conhecimento: interfaces com as Ciências Humanas e a Comunicação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
WAJNMAN, S.; JARDIM, Silvia Cristina . Moda e Comunicação no Campo Não Hermenêutico: o caminho dos objetos de moda no ciruito audiovisual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
WAJNMAN, S.. Le costume intertextuel: histoire et figuration dans Carmuru. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
WAJNMAN, S.. Participação no IV Seminário OBITEL(ObservatórionIbero-americano de Ficção Televisiva). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
WAJNMAN, S.; Daniele Albertini . O Figurino de Caramuru, a invenção do Brasil, uma pesquisa exploratória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
WAJNMAN, S.; Daniele Albertini . O Figurino de Caramuru, a invençõ do Brasil, uma pesquis exploratória. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
WAJNMAN, S.. A Materialidade na Ficção Televisiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
WAJNMAN, S.; NAVARRO, E. F. . Configuraçoes Culturais e Figurino da Telenovela O Clone. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. . Cultura Visual e Consumo na novela Dancin' Days (1978): registros locais de uma transição global. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
WAJNMAN, S.. O lixo do luxo e a estética Kitsch. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. ; ALMEIDA, A. ; Navarro, E. F. ; BONADIO, M. C. ; DELGADO, D. ; QUEIROZ, E. . A Experiência de Pesquisa do NIDEM( Núcleo interdisciplinar de estudos de moda). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
WAJNMAN, S.. A Intertextualidade pós-moderna do figurino moderno de Um só Coração. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
WAJNMAN, S.; QUEIROZ, E. . A mídia e a moda - a moda na mídia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
WAJNMAN, S.. O Figurino Pós Moderno de "Um Só Coração". 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. ; MARINHO, M. G. S. M. C. ; QUEIROZ, E. ; Navarro, E. F. ; Dornelles, J. ; D'Almeida, T. ; Volpi, M. C. N. ; DELGADO, D. . A Experiência de Pesquisa do Nidem (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
WAJNMAN, S.. A Comunicação de Roupa Limpa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
WAJNMAN, S.; QUEIROZ, E. ; DELGADO, D. . A Comunicação da Moda. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
WAJNMAN, S.. A Experiência de Pesquisa do Nidem (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
WAJNMAN, S.. Cultura e Comunicação: Moda, História e Sociabilidades. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
WAJNMAN, S.. Expositor. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
WAJNMAN, S.. Modernização e visualidade na telenovela Dancing Days. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
WAJNMAN, S.. Moda, comunicação e cultura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
WAJNMAN, S.; HELLER, Barbara ; GATTI JUNIOR, José Soares ; DOURADO, Haydée . Cultura midiática e grupos sociais: possibilidades de um campo de estudos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45.
WAJNMAN, S.. As formas cisuais dos cenários dos programas de auditório brasileiros. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
WAJNMAN, S.. Imagem, técnica e tecnologia nos meios audiovisuais: apresentação do grupo de pesquisa moda, comunicação e cultura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
WAJNMAN, S.. Les formas visuelles de la télévision et la sensibilité collective. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

48.
WAJNMAN, S.. MODE ET NOUVELLE SOCIALITÉ: REPÈRES EPISTEMOLOGIQUES. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

49.
WAJNMAN, S.. PROJETOS APOIADOS PELA FAPESP: O CASO NIDEM (NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE MODA). 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
WAJNMAN, S.. CULTURA, SOCIEDADE E NOVAS TECNOLOGIAS. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
WAJNMAN, S.. ESPAÇO, ESTÉTICA E PÓS-MODERNIDADE: INTERSECÇÕES. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

52.
WAJNMAN, S.. FORMA KITSCH E TEORIA DA COMUNICAÇÃO. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

53.
WAJNMAN, S.. PÓS MODERNIDADE E ANÁLISE FORMISTA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
WAJNMAN, S.; SCHMIDT, D. . Apresentação do livro A moda na mídia : produzindo costuras. Curitiba: Editora Appris, 2018 (Apresentação de livro).

2.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Apresentação do Dossiê :Moda e Conhecimento: interfaces com as ciências humanas e a comunicação. São Paulo: Editora do SENAC, 2010 (Apresentação do Dossiê - Iara, Revista de Moda, Cultura e Arte).

3.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Organização do Dossiê: Moda e Conhecimento: interfaces com as ciências humanas e a comunicação. São Paulo: Editora do Senac, 2010 (Organização de Dossiê).

4.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Entrevista com Gilles Lipovetsky. São Paulo: Editora do Senac, 2010 (entrevista).

5.
WAJNMAN, S.. Entrevista com Ana Frida Speigler Von Endrefy. São Paulo: Editora do Senac, 2010 (entrevista).

6.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Mesa Redonda : Moda e Conhecimento: Interfaces com as Ciências Humanas e a Comunicação. São Paulo: Editora do SENAC, 2010 (Mesa Redonda).

7.
WAJNMAN, S.. MODA, COMUNICAÇÃO E CULTURA: um olhar acadêmico. São Paulo: Arte & Ciência, 2005 (Organização de livro).

8.
WAJNMAN, S.. Os Novos Tecidos Refletem Interatividade, Simulação e Hibridismo. São Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos, 2004 (entrevista).

9.
WAJNMAN, S.. A abordagem formista. Site do Nidem (Núclei Interdisciplinar de Estudos da Moda), 2000 (artigo em home page).

10.
WAJNMAN, S.. Por uma identificação das novas formas estéticas: figuras da moda contemporânea. São Paulo: site do NIDEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Moda)/UNIP, 2000 (artigo em home page).

11.
WAJNMAN, S.. Por uma identificação das novas formas estéticas: o novo objeto estético. São Paulo: Site do Nidem (Núcleo Interdisciplinar de Estudosda Moda)/UNIP, 2000 (artigo em home page).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
WAJNMAN, S.. Parecerista 26o Encontro Anual COMPÓS. 2017.

2.
WAJNMAN, SOLANGE. Parecerista 13o Encontro Internacional de Música e Mídia. 2017.

3.
WAJNMAN, SOLANGE. Comitê Científico do 13o Colóquio de Moda. 2017.

4.
WAJNMAN, S.. 2o International Fashion and Design congress. 2014.

5.
WAJNMAN, S.. Assessora para seleção premio CNPq iniciação científica/SENAC. 2014.

6.
WAJNMAN, S.. Comitê Avaliador Prêmio Iniciação Científica. 2014.

7.
WAJNMAN, S.. Parecerista Capes. 2013.

8.
WAJNMAN, S.. Assessora para seleção premio CNPq iniciação científica/SENAC. 2013.

9.
WAJNMAN, S.. Assessora para seleção premio CNPq iniciação científica/SENAC. 2012.

10.
WAJNMAN, S.. parecer ad hoc FAPESP. 2012.

11.
WAJNMAN, S.. Parecerista Revista Modapalavra-UDESC. 2012.

12.
WAJNMAN, S.. Assessora para seleção premio CNPq iniciação científica/SENAC. 2011.

13.
WAJNMAN, S.. parecer ad hoc FAPESP. 2010.

14.
WAJNMAN, S.. Parecer ad hoc FAPESP. 2009.

15.
WAJNMAN, S.. parecer ad hoc FAPESP. 2008.

16.
WAJNMAN, S.. Parecerista ad hoc Revista Modapalavra-UDESC. 2008.

17.
WAJNMAN, S.. parecer ad hoc FAPESP. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
WAJNMAN, S.; MARINHO, M. G. S. M. C. ; BONADIO, M. C. ; MONTEIRO, M. S. ; FAÇANHA, A. ; ALMEIDA, A. ; IDARGO, A. B. ; LEÃO, J. ; SANT`ANNA, P. . MODA CONTEMPORÂNEA E CONSTRUÇÃO INTERDISCIPLINAR: PELA CONSTITUIÇÃO DE UM CAMPO CIENTÍFICO PARA A MODA. 1999.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAIA, D. ; MOURA, C. B. ; WAJNMAN, S. . Moda no Cinema, Cinema na Moda: mídia e 'espírito do tempo'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
WAJNMAN, S.; SANTANNA, M. R. ; OLIVEIRA, C. ; CHEREM, R. . Moda e Sociedade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
WAJNMAN, S.. MODA E COMUNICAÇÃO. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
WAJNMAN, S.. Membro do Comitê Científico. 2018. (Membro do comitê científico do 14o colóquio de moda).

2.
WAJNMAN, S.. Conferência do sociólogo francês Michel Maffesoli. 2018. (Organização de evento).

3.
WAJNMAN, S.; MATANGRANO, F. L. ; CONCEICAO, R. C. C. ; LOPES, R. F. . intercâmbio acadêmico no exterior/sejour de recherche. 2018. (intercâmbio internacional do grupo de pesquisa Moda Comunicação e Cultura).

4.
WAJNMAN, S.; LOPES, R. F. ; CONCEICAO, R. C. C. ; MATANGRANO, F. L. . Entre Hollywood e as Chanchadas ( O cinema entre as décadas 30 e 50). 2018. (Produção e Mediação Mesa Redonda).

5.
WAJNMAN, S.; SCHMIDT, D. . Coordenação GT Moda e Mídia. 2018. (coordenadora de GT do 14o Colóquio de Moda).

6.
WAJNMAN, S.; SCHMIDT, D. . GT5 Moda e Mídia. 2017. (coordenadora de GT do Colóquio de Moda).

7.
WAJNMAN, S.; MOURA, C. B. . Moda no Cinema e Cinema na Mídia. 2017. (Produção e Mediação Mesa Redonda).

8.
WAJNMAN, S.; LYRA, M. B. . 13o Encontro Internacional de Música e Midia. 2017. (Debatedora).

9.
WAJNMAN, S.. Relatório final. 2016. (Relatório de pesquisa).

10.
WAJNMAN, S.; SCHMIDT, D. . 12o Colóquio de Moda. 2016. (coordenadora de GT dos Colóquios de Moda).

11.
WAJNMAN, S.. O CONCEITO DE INTERTERMEDIALIDADE E A SUA APLICAÇÃO NA PESQUISA: História, intermedialidade e técnicas de presentificação na minissérie Mad Maria. 2015. (Pós Doutorado Concluído).

12.
WAJNMAN, S.. XVII Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq. 2015. (Comitê Avaliador do IV Prêmio de Iniciação Científica).

13.
WAJNMAN, S.. Coordenadora do GT Moda e Mídia. 2014. (coordenadora de GT dos Colóquios de Moda).

14.
WAJNMAN, S.. Coordenadora do GT Moda, Meios de Comunicação e Estilo. 2013. (coordenadora de GT dos Colóquios de Moda).

15.
WAJNMAN, S.. Coordenadora do GT Moda, Meios de Comunicação e Estilo. 2012. (Coordenadora GT Moda).

16.
WAJNMAN, S.. 2o Relatório de pesquisa. 2011. (Relatório de pesquisa).

17.
WAJNMAN, S.. 3o Relatório de Pesquisa. 2011. (Relatório de pesquisa).

18.
WAJNMAN, S.; Maria Eduarda Guimarães . Coordenadora do GT Moda, Meios de Comunicação e Estilo. 2011. (Coordenadora do VII GT de Moda).

19.
WAJNMAN, S.. Cultura ContemporÂnea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
WAJNMAN, S.. Cultura Contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
WAJNMAN, S.. Bolsa pq ex pós doutorado. 2010. (Relatório de pesquisa).

22.
WAJNMAN, S.. 2o Relatório de Pesquisa. 2010. (Relatório de pesquisa).

23.
WAJNMAN, S.. 1o Relatório Semestral. 2010. (Relatório de pesquisa).

24.
WAJNMAN, S.. Coordenadora do GT Moda, Meios de Comunicação e Estilo. 2010. (coordenadora de GT dos Colóquios de Moda).

25.
WAJNMAN, S.. 4o relatório de pesquisa. 2009. (Relatório de pesquisa).

26.
WAJNMAN, S.. Éstágio Pós-Doutoral: bases materiais e intertextuais para o estudo do figurino do filme Caramuru (2000). 2009. (estágio pós doutoral).

27.
WAJNMAN, S.. cultura contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
WAJNMAN, S.. cultura contemporânea. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
WAJNMAN, S.. 2o Relatório de pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

30.
WAJNMAN, S.. 3o Relatório de Pesquisa. 2008. (Relatório de pesquisa).

31.
WAJNMAN, S.. Cultura Contemporânea. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
WAJNMAN, S.. 4o Relatório de Pesquisa. 2007. (Relatório de pesquisa).

33.
WAJNMAN, S.. 1o Relatório de Pesquisa. 2007. (Relatório de pesquisa).

34.
WAJNMAN, S.. 2o Relatório de Pesquisa. 2006. (Relatório de pesquisa).

35.
WAJNMAN, S.. 3o Relatório de Pesquisa. 2006. (Relatório de pesquisa).

36.
WAJNMAN, S.. Metodologia. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
WAJNMAN, S.. 1o Relatório de Pesquisa. 2005. (Relatório de pesquisa).

38.
WAJNMAN, S.. Modernização e visualidade e novela Dancig days. 2004. (Relatório de pesquisa).

39.
WAJNMAN, S.. Formas visuais comtemporâneas na televisão. 2003. (Relatório de pesquisa).

40.
WAJNMAN, S.. Moda e identidade brasileira. 2003. (Relatório de pesquisa).

41.
WAJNMAN, S.. Modernização e visualidade na novela 'Dancin 'Days'. 2003. (Relatório de pesquisa).

42.
WAJNMAN, S.. FORMAS VISUAIS CONTEMPORÂNEAS DA TELEVISÂO. 2002. (Relatório de pesquisa).

43.
WAJNMAN, S.. NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS FORMAS DE COGNIÇÃO. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

44.
WAJNMAN, S.. PROJETO DE PESQUISA VINCULADO À PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIP. 1998. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
WAJNMAN, S.; Magno, Maria Ignês C.; PENHA, G. S.. Participação em banca de Maria Ignês Carlos Magno. A Telepersonagem Natalie Lamour de Insensato Coração. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhambi Morumbi.

2.
VADICO, L. A.; FERRARAZ, R.; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Alessandra Gislaine Marota Cervantes. O Palimpsesto nos filmes de cinema que têm como base a obra de Bram Stoker, Dácula. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
WAJNMAN, S.; Serelle, Marcos de Vasconcellos; Itabirano, Gloria Maria de Fátima. Participação em banca de Claudia Fernanda Filgueiras Sarsur. A Construção Midiática do Chique no Brasil : moda e comportamento em Constanza Pascolato e Gloria Kalil. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
TONDATO, MARCIA P.; OUROFINO, ISABEL; WAJNMAN, S.. Participação em banca de ADRIANA FIGUEIREDO JUNQUEIRA LEITE. comunicação e consumo: A INFLUÊNCIA DAS GRIFES NACIONAIS NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DE CONSUMIDORA BRASILEIRA DE LUXO. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

5.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C.; Maria Eduarda Guimarães. Participação em banca de Giorgia Vasconcellos. Comunicação e Informação da Moda. 2011. Dissertação (Mestrado em Moda, Cultura e Arte) - Centro Universitário Senac.

6.
Vadico, Luiz Antonio; FERRARAZ, R.; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Alexandre dos Santos Negrette. Os Filmes Hollywoodianos de super-heróis. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de Karina Daidone. O Merchandising da Moda na Telenovela: O espetáculo como publicidade em Belíssima. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

8.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de Nino Dastre. Um Só Coração. A recriação Ficcional de Yolanda Penteado. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

9.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de Maria Isabel alvão de França. Tatuagem de Papel: o outdoor e as relações com a esfera pública e privada. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

10.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de Diogo Julian Miranda. Castelo dos Horrores: as formas e modulações do personagem Zé do Caixão nas mídias audiovisuais. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

11.
SACOMANO, José Benedito; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Rogério Sorrentino. Um estudo sobre o design do calçado masculino de couro: o caso de Franca (SP). 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista.

12.
WAJNMAN, S.; LYRA, M. B. C.; GARCIA, W.. Participação em banca de Mauricio Landini. Interfaces , fusões em imagens digitais. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista.

13.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de José Alexandre Cury Sacomano. Fotografia, Fotógrafo e Fotojornalismo: um estudo compreensivo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista.

14.
WAJNMAN, S.. Participação em banca de Mauricio Vedovato. O duplo e o simulacro em "Blade Runner". 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da comunicação) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
WAJNMAN, SOLANGE; CIPINIUK, A.; SANTOS, I. A.; RAINHO, M. C. T.. Participação em banca de João Dalla Rosa Júnior. Entre a imagem e a moda: um estudo sobre o habitus visual. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista.

2.
WAJNMAN, S.; VIANA, F. R. P.; TELESI, S. F. S.; MUNARI, L. A. S.; XAVIER, I. N.. Participação em banca de Carolina Bassi de Moura. A Direção e a Direção de Arte : construções poéticas da imagem em Luis Fernando Carvalho. 2015. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes.

3.
CALDAS, Waldenyr; CURY, Lucilene; COSTA, Maria Cristina Castilho; SOUZA, Maria Cecília; WAJNMAN, S.. Participação em banca de Adonay Ariza D.. Consumo e estratégia da aparência. 2004. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
CIPINIUK, A.; WAJNMAN, S.; PORTINARI, D. B.; SANTOS, I. A.. Participação em banca de João Dalla Rosa Júnior. O Habitus Visual do Campo da Moda: sensibilidades perceptivas e Experiências Materiais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Debatedor no 13o Encontro Internacional de Música e Mídia.O Filme Musical Contemporâneo e o Cinema do Sensível. 2017. (Encontro).

2.
Mesa Redonda: Moda no Cinema, Cinema na Moda -13o Colóquio de Moda.Criação e Mediação de. 2017. (Outra).

3.
Pornocultura: comunicação, carne e estética.Debate e Mediação Pornocultura e Comunicação. 2017. (Encontro).

4.
Intermidialidade. Videojogo e Filme: A intermidialidade começa pelos trailers. 2014. (Congresso).

5.
VI Congresso de Iniciação Científica. Avaliadora do VI Congresso de Iniciação Científica -SENAC. 2011. (Congresso).

6.
Moda e Conhecimento : interfaces com as ciências humanas e a comunicação.Apresentação do evento. 2010. (Outra).

7.
VI colóquio de Moda.FIGURINO HISTÓRICO E CINEMA: A REINVENÇÃO DO TRAJE EM CARAMURU DE GUEL ARRAES. 2010. (Outra).

8.
V Seminário Internacional Obitel.Discussão pré projetos últiplas plataformas. 2010. (Seminário).

9.
V Colóquio de Moda.Moda e Comunicação no Campo Não Hermenêutico: o caminho dos objetos no circuito audiovisual. 2009. (Outra).

10.
17o Encontro da COMPÓS. A produção do Traje Audiovisual e Configurações de Brasilidade: subsídios para o estudo de figurino de cinema e espetáculos de moda do final do sec. XX. 2008. (Congresso).

11.
IV Colóquio de Moda.O Figurino de Caramuru, a invenção do Brasil, uma pesquisa exploratória. 2008. (Outra).

12.
IV Colóquio de Moda.O Figurino de Caramuru, a invenção do Brasil, uma pesquisa exploratória. 2008. (Outra).

13.
16o COMPÒS. Paradoxos Pós Modernos: representaç~es de modernidade e modernismo: estudo dos recursos expressivos de. 2007. (Congresso).

14.
III Colóquio de Moda.Configurações Culturais e Figurino de Telenovela O Clone. 2007. (Outra).

15.
II Colóquio de Moda.O Figurino pós moderno da minissérie "Um Só Coração". 2006. (Outra).

16.
I Colóquio de Moda.A Experiência dé Pesquisa do NIDEM (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Moda). 2005. (Outra).

17.
I Encontro Intergrupos.Moda, Sociabilidade e História. 2004. (Encontro).

18.
II encontro da vice reitoria de pesquisa e pós graduação da UNIP.Coordenação das comunicações dos mestrandos de comunicação. 2002. (Encontro).

19.
XXV congresso brasileiro de ciências da comunicação. Investigação de formas visuais contemporâneas. 2002. (Congresso).

20.
15o Encontro da COMPÓS. Cultura Visual e Consumo na telenovela Dancin' Days (1978). 1978. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
WAJNMAN, S.; ATTIMONELLI, C. ; SUSCA, V. . Pornocultura: comunicação, carne e estética. 2017. (Outro).

2.
WAJNMAN ; WAJNMAN, S. ; ADAMI ANTONIO . LUSOCOM. 2011. (Congresso).

3.
WAJNMAN, S.; WAJNMAN ; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Moda, Indústria e Comunicação: intersecções possíveis. 2011. (Outro).

4.
WAJNMAN, S.; BONADIO, M. C. ; MARINHO, M. G. S. M. C. . Moda e conhecimento: as interfaces da com as ciÊncias humanas e a comunicação. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Monayna Gonçalves Pinheiro. Do it Yourself : moda e redes sociais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

2.
Jerônimo Teixeira Strehl. Design e Estética do Nazismo. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
José Marcelo Martins. O Tom Erudito da Música Popular. Início: 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

2.
Bruno Cesar dos Santos. Do Radio à Televisão: materialidades sonoras e visuais. Início: 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

3.
MArco Romiti. A representação da Noite no Cinema. Início: 2013. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).

4.
Cesar Augusto Belardi. CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO E PERCEPÇÃO DO TEMPO NAS PRODUÇÕES ORIGINAIS E RELACIONADAS AO MODELO DE ?A GUERRA DOS MUNDOS?. Início: 2012. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Paulista. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Monayna Gonçalves Pinheiro. As Mídias Sociais Digitais e as Práticas de Sustentabilidade na Moda: Do It Yourself e Upcycling no Site Ps: I Made This e no Aplicativo SnapGuide. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

2.
Lye Renata Prando. Mercado ou Criação? Estudo do Figurino de Telenovela e sua Rede de Conexão. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

3.
Cristina Ramos e Silva. Formas da Contemporaneidade no Design de Notícias: Estudo do Projeto Gráfico e Funcional do Jornal O Estado de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

4.
Luciana Nascimento Maeda. Inovação Tecnológica e Estética de uma TV Pública: Um Estudo Exploratório dos Cenários da TV Cultura Rumo a Virtualização. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

5.
Gisele Roncon Inglez de Souza. Estudo dos Traços gráficos da "Turma da Mônica Jovem": apropriação visual e uso da cultura oriental no processo de criação da personagem Mônica, de Mauricio de Souza. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

6.
Elcio Sartori. Prestígio e Tradição: a ancoragem das marcas de luxo em "Vogue Brasil". 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

7.
Mary Costa Araujo Pennesi. A Modernização dos Figurinos e da Moda na Telenovela "Ti-ti-ti" em 1985 e 2010. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

8.
Bruno César dos Santos. Transitando pelos Transistores: a emergência da Sulamérica Trânsito nos rádios paulistanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

9.
Teder Muniz Morás. Digitalização, a mudança de paradigma no processo de produção do cenário televisivo na TV Cultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

10.
Ivanir Ferreira de Souza Lopes. Divulgação Científica: análise de notícias sobre pesquisas de células tronco embrionárias produzidas na USP. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Solange Wajnman.

11.
Nise Dantas Barbosa. Visualidade do Cantor Sertanejo: configurações estéticas e midiatização. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

12.
João Arthur Izzo. o segmento fílmico super-herói: um estudo a partir de Batman-O Cavaleiro das Trevas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

13.
marco ocke. Interface em ambiente instrucional. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

14.
Svea Kroner Moreira. Mídia Portátil: a expressão da convergência do celular na comunicação contemporânea. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Solange Wajnman.

15.
Carlos Eduardo Dezan Scopinho. A Fabricação do Consumo: estratégias de Merchandising na telenovela Belíssima. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

16.
Elisa Fajolli Navarro. Configurações Estéticas e Figurino da Telenovela O Clone. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Programa de Mestrado Em Comunicação, . Orientador: Solange Wajnman.

17.
Helena Sordili Ishara. Interfaces da Cidade de São Paulo: estudo de configurações da mídia impressa e digital. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Programa de Mestrado Em Comunicação, . Orientador: Solange Wajnman.

18.
Silvia Cristina Jardim. A Televisão Fluida: Percepção e Sinestesia na MTV Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

19.
Carlos Eduardo Leite Perrone. Uma Leitura visual dos cartazes de cinema dos anos 1960. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

20.
Edilma Ferreira de Queiróz Salamanca. Planeta MTV Brasil. O Fenômeno dos VJs e a Imagem das Tribos Urbanas: Estudo das Formas Expressivas dos Figurinos e Cenários. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

21.
NATARIO, Eduardo. O Controle Remoto como Configurador de Interatividade. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

22.
Dacia Fingerhut Herbst. Produção Televisiva e Imagem Corporal: Estudo do Seriado Malhação. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

23.
Fernando Dinelli. A Comunicação dos Cartões Postais. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

24.
Ludovico Adami. Midia Exterior como Meio de Comunicação. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

25.
Expedito de Campos. A TV na Web. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

26.
Marcia Cannavan Nunes. Referências Imagéticas do Cinema na Bricolagem Publicitária. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

27.
Luis Carlos Ferreira Martins Correa. Estandes-A Comunicação Visual Geradora de Negocios Em Exposições Industriais. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

28.
Ana Maria Chagas. A comunicação na base exploratória da Antártida. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

29.
Rui de Camargo Rodrigues. Os Novos Paradigmas da Venda Pessoal Dentro do composto de Marketing Digital. 2000. 115 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Comunicação) - Universidade Paulista, . Orientador: Solange Wajnman.

Tese de doutorado
1.
Marco Romiti. Os Olhares Pictóricos e Cinematográficos de Edward Hopper, Vittorio Storaro e Henri Alekan. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

2.
José Marcelo Martins. O Hibridismo Brasileiro Pelas Mídias (1922-1989). 2017. Tese (Doutorado em Counicação e Cultura Midiática) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

Iniciação científica
1.
Milena Lionel Queiroz. Um estudo exploratório sobre a produção dos recursos expressivos na minissérie Mad Maria. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Fotografia) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

2.
César Augusto Rosa Faria. Evolução Tecnológica das Telenovelas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design Gráfico) - Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

3.
Marta Maria Belo. Subsídios para exploração de figurino e cenário de Primo Basílio e Os MAias. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

4.
Monique Bassoli. INTERFACES DAS CIÊNCIAS HUMANAS E DA COMUNICAÇÃO COM A MODA: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Moda) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

5.
Marta Maria Belo. Subsídios para exploração de figurino e cenário de Primo Basílio e Os MAias. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.

6.
Maria Claudia Alcântara. A moda como arte: análise de suas formas expositivas. 1999. 50 f. Iniciação Científica. (Graduando em Moda) - Universidade Paulista, Universidade Paulista. Orientador: Solange Wajnman.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
WAJNMAN, S.. ÉTICA E ESTÉTICA DO KITSCH : subsídios para o estudo do gosto popular na experiência contemporânea. Sessões do Imaginário (Impresso), 2016.


Apresentações de Trabalho
1.
WAJNMAN, SOLANGE. Les Chanchadas et les dilemmes de la modernisation au Brésil: ´´etude d'un imaginaire urbaain brésilien à partir des images kitsch véhiculées par le genre cinématographique des chanchadas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Coordenou o NIDEM (núcleo interdisciplinar de estudos da moda) que recebeu entre os anos 1998 e 2000 auxílio FAPESP para o desenvolvimento do projeto "Moda Contemporânea e Construção Interdisciplinar: pela constituição de um campo científico para a moda". Hoje coordena o grupo de pesquisa "Moda, Comunicação e Cultura" que procura desenvolver projetos na área de moda e comunicação midiática.
Pertenceu ao conselho do NTC- Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias,
Comunicação e Cultura - entidade científica formada por docentes e pesquisadores universitários, com base de atuação prioritárias na Universidade de São Paulo e na Universidade Estadual de Campinas, desde 1994 até a sua dissolução do iníciode 2000. Participou ativamente da edição da Revista "Atrator Estranho", publicação mensal resultante da realização de workshops pelo NTC.



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