Muniz Sodre de Araujo Cabral

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5048383145015647
  • Última atualização do currículo em 10/12/2018


Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação - Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Muniz Sodre de Araujo Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL, M. S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação.
Av Pasteur, 250. Fundos
URCA
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38735079
Ramal: 00000
Fax: (21) 00000000


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1978
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ciência da Literatura, Ano de obtenção: 1978.
Orientador: Eduardo Portella.
Palavras-chave: Jornal; Lingua Portuguesa; Redacao.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
1966 - 1967
Mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Título: Análise de Conteúdo,Ano de Obtenção: 1967.
Orientador: Maurice Mauilland.
1961 - 1964
Graduação em Direito.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Pós-doutorado e Livre-docência


1978
Livre-docência.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 1978.
Palavras-chave: Narcisismo; Simulacro; Televisao.
1979 - 1980
Pós-Doutorado.
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



University of Tampere, UTA, Finlândia.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor


Escola de Comunicação/UFRJ, ECO/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Presidente da Fundação Boblioteca Nacional, Carga horária: 0

Atividades

8/2006 - 02/2011
Direção e administração, Biblioteca Nacional, .

Cargo ou função
Presidente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1965 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1989 - Atual
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Cultura
Comunicação e Significação
Teoria da Comunicação
3/1969 - Atual
Ensino, Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
jornalismo politico
projeto experimental I
teoria da comunicação
Redação Jornalística
8/1999 - 2/2003
Direção e administração, Centro de Filosofia E Ciencias Humanas, Escola de Comunicação.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
COMUNICAÇÃO: A LÓGICA DA DIVERSIDADE
Descrição: Este projeto sucede uma longa pesquisa comunicacional sobre o fenômeno da educação (que resultou no livro Reinventando a educação ?? diversidade, descolonização e redes, EditoraVozes, 2012), seguida de outra sobre a possibilidade de um metodologia comunicacional. Esta última expressão significa uma abordagem plural ?? cultural, cognitiva, pedagógica, tecnológica e econômica ?? sobre o objeto, que vai da diversidade cultural às tecnologias da comunicação. Em nossa perspectiva teórica, o caminho acadêmico da comunicação não se confina à pura descrição de processos tecnológicos nem ao ensino desses processos, pois inclui necessariamente a educação social para a mutação por eles desencadeada, o que implica um pensamento novo para a diversidade tecnológica e cultural. Mantemo-nos no interior de uma tradição crítica, representada, por exemplo, por Hannah Arendt: ?Pode-se continuar a aprender até o fim da vida sem, no entanto, jamais se educar?. Entendemos a advertência da pensadora como uma afirmação de que o processo educacional é algo maior do que a assimilação do conhecimento necessário à vida profissional. No caso da educação para a comunicação, o conhecimento demanda, ao lado de uma sistematização cognitiva, uma compreensão da diversidade cultural cada vez mais rica no contexto da globalização turbocapitalista para se obter uma perspectiva mais ampla e uma melhor avaliação do Outro. É uma mutação que incita ao diálogo das culturas: a escrita se obriga com a dialogar a oralidade e a sonoridade musical, que advêm tanto das classes populares quanto do audiovisual e do digital. Aquilo de que efetivamente se trata é promover a interface da tradição com o moderno. Para tanto, impõe-se a busca de uma lógica da diversidade, que pode partir da problemática (teoria e prática) historicamente sugerida pelo campo comunicacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador / Eduardo Granja Coutinho - Integrante / Mohammed Elhajji - Integrante / João Paulo Malerba - Integrante / Zilda Martins Barbosa - Integrante / Veronica Maia Rodrigues - Integrante / Dérika Correia Virgulino de Medeiros - Integrante / Raquel Paiva de Araujo Soares - Integrante / Ricardo Moraes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2016
A ação do comum na educação de hoje
Descrição: Vimos empreendendo uma longa pesquisa comunicacional sobre o fenômeno da educação. ?Comunicacional? significa aqui uma abordagem plural ?? cultural, cognitiva, pedagógica, tecnológica e econômica ?? sobre o objeto, a saber, educação, diversidade cultural e tecnologias da comunicação. Tem ficado claro que não se pode educar sem ao mesmo tempo ensinar. Isto, que parece óbvio, deve, entretanto, ser confrontado a uma tradição crítica, representada, por exemplo, por Hannah Arendt, para quem é possível ensinar sem educar e ?pode-se continuar a aprender até o fim da vida sem, no entanto, jamais se educar?. Entendemos a advertência da pensadora como uma afirmação de que processo educacional é algo maior do que a assimilação do conhecimento necessário à vida profissional (o que presumidamente se dá nas universidades ou nos institutos técnicos), pois implica a iniciação da criança na realidade do mundo já estruturado, o mundo como sempre foi e é. Logo, implica um encontro com a tradição e com a autoridade, que é a forma assumida pela responsabilidade frente ao mundo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador / Raquel Paiva de Araujo Soares - Integrante / Eduardo Granja Coutinho - Integrante / João Paulo Malerba - Integrante / Zilda Martins Barbosa - Integrante / Veronica Maia Rodrigues - Integrante / Dérika Correia Virgulino de Medeiros - Integrante / Deborah Tocci Ferreira Athila - Integrante / Pablo Cezar Laignier de Souza - Integrante / Marcello Gabay - Integrante / Thaís Barcellos Azevedo de Andrade - Integrante / Gabriel Deslandes Carin - Integrante / Renata da Silva Souza - Integrante / Luisa Pereira de Abreu - Integrante / Alexandre Enrique Leitão - Integrante / Gabriela Xavier Martins de Lima - Integrante.
2010 - 2015
ESCOLA, MÍDIA E DIGITALISMO
Descrição: Aquilo que até agora temos chamado de educação e que, ao longo da Modernidade, mobilizou o espírito do Esclarecimento e do Progresso, encontra-se hoje sob o impacto de transformações ao mesmo tempo tecnológicas e institucionais, em que o conceito de mídia desempenha papel da maior importância. Trata-se de um tipo de impacto que, inicialmente, obriga à distinção entre objetos de conhecimento mais dependentes de docência e outros mais característicos de um processo repetitivo e suscetível de correção mecânica, em que não se torna conspícua a presença de um ?sujeito-formador-de-espírito?, socialmente identificado como ?professor?. Sejam matérias relativas ao ensino fundamental ou sejam aquelas constantes de uma etapa educacional avançada, há uma vasta gama de objetos cognitivos que pode ser mais bem aprendida por meio de programas de computador..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador / Raquel Paiva de Araujo Soares - Integrante / Eduardo Granja Coutinho - Integrante / Marcelo Gabbay - Integrante / João Paulo Malerba - Integrante / Zilda Martins Barbosa - Integrante / Lilian Saback de Sá Moraes - Integrante / Veronica Maia Rodrigues - Integrante / Dérika Correia Virgulino de Medeiros - Integrante / Thaís Barcellos Azevedo de Andrade - Integrante / Gabriel Deslandes Carin - Integrante / Renata da Silva Souza - Integrante / Luisa Pereira de Abreu - Integrante / Bárbara de Jesus Souza - Integrante / Alexandre Enrique Leitão - Integrante / Gabriela Xavier Martins de Lima - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2007 - 2010
As Formas Temporais do Discurso na Informação do Acontecimento
Descrição: Na sociedade tradicional do Ocidente, monoteísta e histórica, era um grande acontecimento fundador que iluminava e dava unidade ao mundo. Por exemplo, a idéia de uma ?nova era?, que serviria para assinalar o advento dos novos tempos, posteriores ao Juízo Final. A modernidade, entretanto, designa a temporalidade como ?atual?, esta mesma em que se vive. Assim, como bem explica Habermas, ?a atualidade é entendida como uma passagem para o novo; ela vive na consciência da aceleração de eventos históricos e na expectativa das diferenças do futuro. Por isso, o reinício epocal, que marca a ruptura do mundo moderno com o mundo da Idade Média cristã e com o mundo antigo, repete-se, de certo modo, em qualquer momento atual portador de algo novo. A atualidade, enquanto renovação continuada, pereniza a ruptura com o passado?. Na redefinição da temporalidade se encontram as chaves para o entendimento de toda mutação cultural. É cada vez mais próprio da modernidade ocidental tomar o tempo como ?fonte para a solução dos problemas?, instituindo a atualidade como ponto de intersecção entre o antigo e o novo. Na contemporaneidade, multiplicam-se e misturam-se os grandes e pequenos acontecimentos, sempre em busca de algum esclarecimento ou de uma unidade social explicativa no cotidiano da cidadania, daí o prestígio dessa pretensa unidade dos microaspectos singulares do fato, denominada ?notícia?. A matéria-prima jornalística dessa singularidade é o fato bruto ou a ocorrência (ponto de partida do acontecimento), sensorialmente perceptível e real, totalidade do que é dado à intuição empírica. O singular repercute até o acontecimento, de modo análogo ao que ocorre nas regiões científicas da microfísica e da macrofísica, onde ?os acontecimentos (...) as coisas que se sucedem no universo se pode melhor comparar a um contínuo jogo de dados, de modo que cada passo do acontecer é como um novo lançamento do dado?. Essa modalidade de conhecimento não está na esfera da ciência, nem na superf.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador.
2003 - 2007
Comunicação Indiciária: Tecnologias Emocionais e Neopolíticas da Forma Social
Descrição: Investigar como modos tradicionais de socialização imbricam-se aos tecnológicos no campo da comunicação e da informação.O principal vetor da análise é emergência do campo da sensibilidade em contraposição às formas institucionais baseadas na pura racionalidade instrumental. Trata-se primeiramente de compreender as condições históricas que levaram à hegemonia da razão sobre a dimensão dos afetos. Em seguida, de pesquisar a presença dessa dimensão na retórica e na estética que conforma a propaganda e a moderna publicidade, explicitando os mecanismos da comunicação que privilegia os índices e os ícones em detrimento dos signos argumentativos. Finalmente, situar o fenômeno político contemporâneo frente à intervenção da mídia na vida social, detendo-se sobre as variados modos em que se entrecruzam e se influenciam mutuamente a estética comunicacional, a política e a vida social como um todo. Metodologia: articulação teórica de conceitos e pesquisa de campo junto a comunidades interpretativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador.Financiador(es): Escola de Comunicação/UFRJ - Bolsa.
2000 - 2003
Eticidade como objeto do campo comunicacional
Descrição: Trata-se de pesquisar o ethos (uso, costumes, doxa), concebendo-o como objeto próprio da tecnocultura. Tecnologia de comunicação e realidade virtual. Busca-se aqui a especificidade do campo comunicacional. Objetivos : O objetivo principal é o de se saber como a qualificação midiática atua em termos de poder e influência na construção de realidade social. Metodologia e Teoria: Análise de discurso e revisão de literatura existente sobre o assunto. Abordagem discursivo-comparativa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Muniz Sodre de Araujo Cabral - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2012 - Atual
Media Systems in Flux: The Challenge of the BRICS Countries- BRICS and Media - Project 2012-2016
Descrição: Introduction This project is concerned with comparing media systems and journalism doctrines in the new coalition in global politics known as ?BRICS? ? Brazil, Russia, India, China and South Africa. This provides a challenge to conventional ways of approaching media systems and the role of journalism in society. The project examines, firstly, the theoretical concepts of a) media system b) role of media and journalists in democracies c) freedom and independence of media by placing the BRICS countries within a global context. Secondly, the project examines the empirical situation of a) citizen participation in and through media b) professional orientation of journalists c) education of journalists in the BRICS countries in a comparative context. Background with references is provided in the Research plan submitted to the Academy of Finland in September 2011. The Academy decided in May 2012 to accept the project for four years of funding, beginning in September 2012..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Communication Theory
2004 - Atual
Periódico: Trajectos
2004 - Atual
Periódico: Anthropos
2003 - Atual
Periódico: Sphera Pública
2002 - Atual
Periódico: Galáxia (PUCSP)
1995 - Atual
Periódico: Lumina
1990 - Atual
Periódico: Revista Diálogos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.


Idiomas


Alemão
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Russo
Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Yoruba
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Medalha de Reconhecimento da Participação no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social- CDES, Presidência da República - Secretaria de Relações Institucionais.
2009
Título de palestrante da Aula Magna do Semestre Letivo 2009.1, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2008
DOUTOR HONORIS CAUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA).
2008
PRÊMIO LIONS DE CULTURA, ASSOCIAÇÃON INTERNACIONAL DE LIONS CLUBES - DISTRITO LC-1.
2006
PERSONALIDADE CIDADANIA, FOLHA DIRIGIDA.
2004
MATURIDADE ACADEMICA LUIS BELTRÃO, INTERECOM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CABRAL, M. S. A.2017CABRAL, M. S. A.. Literatura de Vigilância. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 13, p. 32-37, 2017.

2.
CABRAL, M. S. A.2017CABRAL, M. S. A.. 'Raça' é sempre o outro. LE MONDE DIPLOMATIQUE (BRASIL), v. 10, p. 6-7, 2017.

3.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo2017SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; PAULINO, F. ; CABRAL, M. S. A. . DONNÉES GÉNÉRALES SUR LES BRICS. HERMÈS (PARIS. 1988), v. 79, p. 19-20, 2017.

4.
CABRAL, M. S. A.2013CABRAL, M. S. A.. Um novo sistema de inteligibilidade. Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 1, p. 66-73, 2013.

5.
CABRAL, M. S. A.2012CABRAL, M. S. A.. Comunicação: um campo em apuros teóricos. Matrizes (USP. Impresso), v. 5, p. 11-27, 2012.

6.
CABRAL, M. S. A.2012CABRAL, M. S. A.. Communication: a field in theoretical trouble. Matrizes (Online), v. 5, p. 11-27, 2012.

7.
CABRAL, M. S. A.2012CABRAL, M. S. A.. FINANCEIRIZAÇÃO DO MUNDO E EDUCAÇÃO. I/C (Sevilla), v. 9, p. 49-60, 2012.

8.
SOARES, R. P. A.2012SOARES, R. P. A. ; CABRAL, M. S. A. . Sustentabilidad comunitaria y capital humano. Cuestiones Universitarias - Revista del Centro de Investigaciones en Ciencias Sociales y Artes, v. 1, p. 77-87, 2012.

9.
CABRAL, M. S. A.2011CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Educação, mÍdia e espaço social. Trajectos (Lisboa), v. 1, p. 133-139, 2011.

10.
CABRAL, M. S. A.2011CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . A chacina e o pânico da mídia. Observatório da Imprensa (São Paulo), v. 1, p. 1, 2011.

11.
SOARES, R. P. A.2011SOARES, R. P. A. ; CABRAL, M. S. A. . A chacina e o pânico da mídia. Vírus Planetário, v. 1, p. 16-16, 2011.

12.
CABRAL, M. S. A.2010CABRAL, M. S. A.. JORNALISMO COMO CAMPO DE PESQUISA. Brazilian Journalism Research (Online), v. 6, p. 7-15, 2010.

13.
CABRAL, M. S. A.2010CABRAL, M. S. A.. Um Sincretismo Estratégico. Educação em Linha, v. IV, p. 26-27, 2010.

14.
CABRAL, M. S. A.2010CABRAL, M. S. A.. Sobre a identidade brasileira. I/C (Sevilla), v. 1, p. 321, 2010.

15.
CABRAL, M. S. A.2010CABRAL, M. S. A.. Arte e Estetização da Política. Trajectos (Lisboa), v. 00, p. 75-80, 2010.

16.
CABRAL, M. S. A.2010CABRAL, M. S. A.. A Tecnologia, a informação e o comum. Alceu (PUCRJ), v. 1, p. 16-24, 2010.

17.
CABRAL, M. S. A.2009CABRAL, M. S. A.. Mutações do Discurso Informativo. Trajectos (Lisboa), v. 13-14, p. 29-33, 2009.

18.
CABRAL, M. S. A.2008CABRAL, M. S. A.. Diversidade Cultural. Tempo Brasileiro, v. 172, p. 111-115, 2008.

19.
CABRAL, M. S. A.2008CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel ; NORA, G. ; Souza, J. . A representação do feminino nas eleições de 2006. Lumina, v. 1, p. 2, 2008.

20.
CABRAL, M. S. A.2008CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Telenovela: uma semiose híbrida. Galáxia (PUCSP), v. 15, p. 29-38, 2008.

21.
CABRAL, M. S. A.2007CABRAL, M. S. A.; MARTIN-BARBERO, J. ; MIEGE, B. ; MARCONDES FILHO, C. ; SANTAELLA, Maria Lucia ; BECHELLONI, G. . Sobre a episteme comunicacional. Matrizes (USP. Impresso), v. 1, p. 15-26, 2007.

22.
CABRAL, M. S. A.2007CABRAL, M. S. A.. Une épistémologie de la peinture depuis l´humanocentrisme de la Renaissance jusqu `a l´univers post-humain actuel. Significação (UTP), v. 1, p. 227, 2007.

23.
CABRAL, M. S. A.2006CABRAL, M. S. A.. Diversidade e Diferença. Revista Científica de Información y Comunicación, v. 3, p. 5-16, 2006.

24.
CABRAL, M. S. A.2005CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Sobre o Facto e o acontecimento. Trajectos (Lisboa), lisboa, v. 1, p. 95-101, 2005.

25.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo2004SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Produção Mediática e transversalidade democrática. Trajectos (Lisboa), v. 4, p. 31-35, 2004.

26.
CABRAL, M. S. A.2004CABRAL, M. S. A.. For a Feeling Humanism: The Political Emergence of the Emotions. Diogenes (English ed.), v. 52, p. 71-79, 2004.

27.
CABRAL, M. S. A.2002CABRAL, M. S. A.. ANALISE SEMIÓTICA DE UM ANUNCIO. Galáxia (PUCSP), São Paulo, p. 23-34, 2002.

28.
CABRAL, M. S. A.2000CABRAL, M. S. A.. Communication et Lebenswelt.. Chemins de la Pensee: vers de nouveaux langages, França, v. 1, p. 257-265, 2000.

29.
CABRAL, M. S. A.1998CABRAL, M. S. A.. TV a dicussão dá IBOPE. Pró Consumidor - Guia Nacional do Consumidor, v. 10, p. 66-70, 1998.

30.
CABRAL, M. S. A.1998CABRAL, M. S. A.. Anatomia da Crise. A Crise da Universidade, v. 1, p. 87-94, 1998.

31.
SODRE, M.1997CABRAL, M. S. A.; SODRE, M. ; O Discurso Global. REVISTA DE POS-GRADUACAO EM COMUNICACAO DA UFRJ, 1997, RIO DE JANEIRO, p. 63-82, 1997.

32.
CABRAL, M. S. A.1995CABRAL, M. S. A.. Ética, Política e Psicanálise. ETICA NA COMUNICACAO, RIO DE JANEIRO, v. 1, n.1, p. 51-57, 1995.

33.
CABRAL, M. S. A.1995CABRAL, M. S. A.. Sobre A Diversidade Humana. CADERNOS DO GRIFFO, RIO DE JANEIRO, v. 1, n.1, p. 14-21, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CABRAL, M. S. A.. Pensar Nagô. 1. ed. Rio de Janeiro, 2017. v. 1. 238p .

2.
CABRAL, M. S. A.. BAGULHO: NOVELA POLICIAL. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2016. v. 1. 192p .

3.
CABRAL, M. S. A.. A Ciência do Comum: notas para o método comunicacional. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1. 323p .

4.
CABRAL, M. S. A.. Reinventando a educação - diversidade, descolonização e redes. 518. ed. Petrópolis/RJ: Editora Vozes Ltda, 2012. v. 1. 279p .

5.
CABRAL, M. S. A.. A Narração do Fato - Notas para uma teoria do acontecimento. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. v. 1. 287p .

6.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Telenovela Rio - Cartografia della televisione e della fama nella città di Rio de Janeiro. 1. ed. Città di Castelo: Bulzoni Editore, 2008. v. 1. 141p .

7.
CABRAL, M. S. A.. As estratégias sensíveis - afeto, mídia e política. 1. ed. Petropolis: Editora Vozes, 2006. v. 1. 230p .

8.
CABRAL, M. S. A.; CAPPARELLI, Sergio (Org.) ; SQUIRRA, Sebastião (Org.) . A Comunicação Revisitada - Livro da XIII Compós 2004. 1. ed. Porto Alegre: Sulinas, 2005. v. 1. 245p .

9.
CABRAL, M. S. A.. Sociedade, Midia e Violência. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. 14p .

10.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . CIDADE DOS ARTISTAS - Cartografia da televisão e da fama do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: MAUAD, 2004. 171p .

11.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . O Império do Grotesco. 1. ed. Mauad, 2002. v. 1. 148p .

12.
CABRAL, M. S. A.. Sociedade, Mídia e Violência. 1. ed. Porto Alegre: Sulina / Edipucrs, 2002. v. 1. 110p .

13.
CABRAL, M. S. A.. Corpo de Mandinga. Manati, 2002. v. 1. 105p .

14.
CABRAL, M. S. A.. Antropológica do Espelho. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. v. 1. 268p .

15.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . O Império do Grotesco. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2002. v. 1. 160p .

16.
CABRAL, M. S. A.. Multiculturalismo. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. v. 1. 105p .

17.
CABRAL, M. S. A.. Claros e Escuros. 1. ed. Rio ed Janeiro: Vozes, 1999. v. 1. 270p .

18.
CABRAL, M. S. A.. Samba - 0 dono do corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1998. v. 1. 110p .

19.
CABRAL, M. S. A.. Reinventando la cultura. 1. ed. Barcelona: Gedisa, 1998. v. 1. 187p .

20.
CABRAL, M. S. A.. La citta e il tempi. 1. ed. Roma: Settimo Sigillo, 1998. v. 1. 186p .

21.
CABRAL, M. S. A.. Direitos Humanos no cotidiano. 1. ed. São Paulo: SNDH-USP, 1998. v. 1. 89p .

22.
CABRAL, M. S. A.. Anatomia da crise. 1. ed. Rio de Janeiro: Revan, 1998. v. 1. 107p .

23.
CABRAL, M. S. A.. Reinventando a Cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. v. 1. 180p .

24.
CABRAL, M. S. A.. Um vento sagrado. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 1996. 150p .

25.
CABRAL, M. S. A.. Rio, Rio. 1. ed. RIO DE JANEIRO: RELUME-DUMARÁ, 1995. v. 1. 170p .

26.
CABRAL, M. S. A.. A Verdade Seduzida - Por Um Conceito de Cultura No Brasil. 1. ed. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1994. v. 1. 240p .

27.
CABRAL, M. S. A.. Bola da Vez. RIO DE JANEIRO: NOTRYA, 1993. 110p .

28.
CABRAL, M. S. A.. A Comunicacao do Grotesco. RIO DE JANEIRO: VOZES, 1992. 92p .

29.
CABRAL, M. S. A.. O Social Irradiado - Violencia Urbana, Neogrotesco e Midia. RIO DE JANEIRO: CORTEZ, 1992. 125p .

30.
CABRAL, M. S. A.. A Maquina de Narciso. RIO DE JANEIRO: CORTEZ, 1992. 130p .

31.
CABRAL, M. S. A.. O Brasil Simulado e O Real. RIO DE JANEIRO: RIO FUNDO, 1991. 99p .

32.
CABRAL, M. S. A.. O Bicho Que Chegou A Feira. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1991. 145p .

33.
CABRAL, M. S. A.. Rede Imaginaria: Televisao e Democracia. SAO PAULO: COMPANHIA DAS LETRAS, 1991. 315p .

34.
CABRAL, M. S. A.; FERRARI, M. H. . O Texto Nos Meios de Comunicacao. RIO DE JANEIRO: FRANCISCO ALVES, 1990. 130p .

35.
CABRAL, M. S. A.. A Verdade Seduzida. RIO DE JANEIRO: CODECRI (83) / FRANCISCO ALVES (88), 1988. 00215p .

36.
CABRAL, M. S. A.. O terreiro e a Cidade - A Formação Social Negro-Brasileiro. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1988. v. 1. 166p .

37.
CABRAL, M. S. A.. Televisao e Psicanalise. RIO DE JANEIRO: ATICA, 1987. 00085p .

38.
CABRAL, M. S. A.. A Reportagem Como Genero Jornalistico. RIO DE JANEIRO: SUMMUS, 1986. 00130p .

39.
CABRAL, M. S. A.. Best-Seller - A Literatura de Mercado. RIO DE JANEIRO: ATICA, 1985. 00083p .

40.
CABRAL, M. S. A.. A Comunicacao do Grotesco:Introducao A Cultura de Massa No Brasil. RIO DE JANEIRO: VOZES, 1983. 00083p .

41.
CABRAL, M. S. A.. O Monopolio da Fala. RIO DE JANEIRO: VOZES, 1982. 00125p .

42.
CABRAL, M. S. A.. O Dono do Corpo. RIO DE JANEIRO: CODECRI, 1979. 00080p .

43.
CABRAL, M. S. A.. A Ficcao do Tempo:Analise da Narrativa de Ficcao Cientifica. RIO DE JANEIRO: VOZES, 1973. 00120p .

Capítulos de livros publicados
1.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Uma demanda de insurgência. In: Marco Aurélio Luz; Narcimária Correia do Patrocínio Luz. (Org.). Pensamento Insurgente: direito à austeridade, comunicação e educação. 1ed.Salvador: Editora UFBA, 2018, v. 01, p. 149-158.

2.
CABRAL, M. S. A.. De la comunicación a lo común. In: José Miguel Pereira G.. (Org.). Comunicación, lenguajes, TIC e intercultularidad - Catedra UNESCO de Comunicación. 1ed.Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2017, v. 1, p. 29-38.

3.
CABRAL, M. S. A.. La comunicación y lo sensible. In: José Miguel Pereira G.. (Org.). Comunicación, leguajes, TIC e interculturalidad. 1ed.Bogotá: Pontificia Universidade Javeriana, 2017, v. 1, p. 39-48.

4.
CABRAL, M. S. A.. Educación, hegemonia y diversidad. In: José Migueç Pereira G.. (Org.). Comunicación, lenguajes, TIC e interculturalidad. 1ed.Bogotá: Pontificia Universidad Javeriana, 2017, v. 1, p. 49-59.

5.
ANDION, M. L. ; MARINS, M. L. ; CABRAL, M. S. A. ; DELARBRE, R. T. ; BUSTAMANTE, E. ; MORAGAS, M. ; GONZALEZ, R. ; GOMEZ, A. L. ; GOENAGA, P. A. ; GUMUCIO-DAGRON, A. ; KAPLUN, G. ; OROZCO, G. ; PALACIOS, M. ; LOPES, M. V. ; FREIRE, C. P. . Midia e Cidadanía. In: Margarita Ledo Andión; Maria Immacolata Vassallo de Lopes. (Org.). COMUNICACIÓN, CULTURA E ESFERAS DE PODER. 1ed.São Paulo: USP-ECA / USC-GEA / AssIBERCOM / AGACOM, 2015, v. 1, p. 20-45.

6.
CABRAL, M. S. A.. Sobre o coração da cidade. In: Raquel Paiva; Simone Antoniaci Tuzzo. (Org.). Comunidade, mídia e cidade: possibilidades comunitárias na cidade de hoje. 1ed.Goiânia: , 2014, v. 1, p. 45-55.

7.
CABRAL, M. S. A.; YAMAMOTO, E. Y. . Comunicação e Pós-Modernidade. In: Adilson Citelli; Christa Berger; Maria Aparecida Baccega; Maria Iammacolata Vassallo de Lopes. Vera Veiga França. (Org.). Dicionário de Comunicação: Escolas, Teorias e Autores. 1ed.São Paulo: Editora Contexto, 2014, v. 1, p. 82-92.

8.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. ; CUSTODIO, L. C. . Patrimonialism and Media Democratization. In: Kaarle Nordenstreng, Daya Thussu. (Org.). Mapping BRICS Media. 1ed.United Kingdom: Taylor & Francis, 2014, v. 1, p. 00-00.

9.
CABRAL, M. S. A.. Entre real e imaginário: hipertrofia dos simulacros midiáticos. In: José Marques de Melo; Mauro de Souza Ventura; Maria Cristina Gobbi. (Org.). Pensamento Comunicacional Latino-Americano através da Literatura: Jorge Fernándes ícone midiático. 1ed.São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM, 2013, v. , p. 143-158.

10.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Afeto e mobilidade nas megacidades: o comum e as alternativas de comunicação. In: Marialva Barbosa; Osvando J. de Morais. (Org.). Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. 0ed.: , 2013, v. , p. 45-58.

11.
CABRAL, M. S. A.. O trânsito da cultura à educação. In: Eduardo Granja; Tiago Mainieri. (Org.). Falas da História: comunicação alternativa e identidade cultural. 1ed.Goiânia: FIC/UFG, 2013, v. 1, p. 15-30.

12.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Existe cultura crítica na mídia?. In: Edson Fernando Dalmonte. (Org.). TEORIA E PRÁTICA DA CRÍTICA MIDIÁTICA. 1ed.Salvador/BA: EDUFBA, 2013, v. 1, p. 19-33.

13.
CABRAL, M. S. A.. O Real Espaço do Livro. In: José Marques de Melo; Rosa Maria Dalla Costa; Jovina Fonseca. (Org.). Paradigmas Brasileiros em Ciências da Comunicação. 5ed.São Paulo: INTERCOM, 2012, v. 5, p. 53-63.

14.
CABRAL, M. S. A.. A cor como patrimônio ou defeito. In: Marcelo Barbosa da Silva. (Org.). Território Livre da Democracia - Os novos debates do Teatro casa Grande. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Jardim Objeto, 2012, v. 1, p. 105-115.

15.
CABRAL, M. S. A.. Sacredness as a Social Strategy. In: Joanna Bornemark e Hans Ruin. (Org.). Ambiguity of the Sacred: Phenomenology, Politics, Aesthetics. 1ed.Stockholm: Södertörns University The Library, 2012, v. 01, p. 15-24.

16.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Informação e boato na rede. In: Gislene Silva, Dimas A.Künsch, Chirista Berger e Afonso Albuquerque. (Org.). Jornalismo_Contemporâneo figurações, impasses e perspectivas. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2011, v. 1, p. 21-32.

17.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Capital humano e formação qualificada: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo. In: João Freire Filho e Maria das Graças Pinto Coelho. (Org.). A Promoção do Capital Humano. 1ed.Porto Alegre: Editora Sulina, 2011, v. 1, p. 11-25.

18.
CABRAL, M. S. A.. TV: el afecto cristiano. In: Departamento Académico de Comunicaviones-PUCP. (Org.). Televisón: 14 formas de mirarla. 1ed.Lima: Giuliana Cassano, 2010, v. 01, p. 03-15.

19.
CABRAL, M. S. A.. Criatividade e Linguagem. In: Juana Elbein dos Santos. (Org.). Criatividade -- âmago das diversidades culturais. 1ed.Salvador: Editora Secneb, 2010, v. 1, p. 53-60.

20.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T. ; VAZ, P. . TV: Uma Ambígua Identidade. In: Marcio Tavares d'Amaral. (Org.). As idéias no lugar. 1ed.Rio de Janeiro: e-papers, 2009, v. 1, p. 123-132.

21.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel ; MARTIN-BARBERO, J. ; COUTINHO, E. G. ; MORAES, D. ; DANTAS, R. ; NETTO, J.P. ; FONTES, V. ; FREIRE FILHO, J. ; DE BRITO CABRAL, A. J. C. ; ENNE, A. L. ; Roedel, M. ; CABRAL FILHO, A.V. . O jogo contra-hegemônico do diverso. In: Eduardo Granja Coutinho. (Org.). Comunicação e Contra-Hegemonia. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2008, v. 1, p. 27-37.

22.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . A megalópole carioca. In: Alexandre Barbalho. (Org.). Brasil, brasis: identidades, cultura e mídia. 1ed.Fortaleza: Edições Demócrito Rosa, 2008, v. 1, p. 159-180.

23.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Telenovela e Pastiche. In: Osvando J. de Moraes. (Org.). Tendências atuais da pesquisa em comunicação no Brasil. 1ed.São Paulo: INTERCOM, 2008, v. 3, p. 61-76.

24.
CABRAL, M. S. A.. Apresentação. In: Raquel Paiva; Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos. (Org.). Comunidade e Contra-Hegemonia: Rotas de Comunicação Alternativa. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad Editora Ltda, 2008, v. 1, p. 7-8.

25.
MARCONDES, D. ; DAMATTA, R. ; JABLONSKI, B. ; GOLDENBERG, M. ; MAGGIE, Y. ; LANDAU, E. ; CABRAL, M. S. A. ; ROCHA, E. ; Barros, C. ; HEES, D. ; Waniez, P. ; BRUSTLEIN, V. ; JACOB, C. . Sobre a Televisão. In: Everardo Rocha. (Org.). Cultura Brasileira - Reflexões, Análises e Perspectivas. Rio de Janeiro: Desiderata, 2007, v. , p. 33-37.

26.
CABRAL, M. S. A.. A Comunidade - Terreiro. In: Alfonso de Toro. (Org.). Cartografias y estrategias de la. 1ed.madrid: IBEROAMERICANA, 2006, v. 1, p. 323-338.

27.
CABRAL, M. S. A.; Misse, M. ; Bezerra Júnior, B. ; Lemgruber, J. ; Souza e Silva, J. ; Fraga, G. ; Florêncio, M. ; Molon, Alessandro ; Biscaia, A.C. ; SILVA, J. ; Rizzini, I. ; Filippi Júnior, J. ; Feghali, J. ; Mendes, C. . Violência, Mídia e Política. In: Jandira Feghali; Candido Mendes. (Org.). Reflexões Sobre a Violência Urbana - (In) Seguranças e (Des) Esperanças. 01ed.Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2006, v. 01, p. 33-42.

28.
CABRAL, M. S. A.. Entrevista com Muniz Sodré. In: Aziz Filho; Francisco Alves Filho. (Org.). Paraíso Armado - interpretações da violência no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Garçoni, 2006, v. 1, p. 181-193.

29.
CABRAL, M. S. A.. Por um conceito de Minoria. In: Raquel Paiva; Alexandre Barbalho. (Org.). Comunicação e Cultura das Minorias. 1ed.São Paulo: Paulus, 2005, v. 1, p. 11-14.

30.
CABRAL, M. S. A.. Logos e o Phathos, a razão e a paixão no espaço conceitual da comunicação e das novas tecnologias. In: Muniz Sodre; Sérgio Capparelli; Sebastião Squirra. (Org.). A Comunicação Revisitada. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2005, v. , p. 15-25.

31.
CABRAL, M. S. A.. Sobre o Acidente Racial. In: Carlos Lessa. (Org.). Enciclopédia da Brasilidade - auto-estima em verde e amarelo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005, v. 1, p. -.

32.
CABRAL, M. S. A.. LA SUBVERSION INFIME DU SYMBOLIQUE. In: L Herme. (Org.). L' HERNE BAUDRILLARD. 1ed.PARIS: Editions de l' Herne, 2004, v. , p. 123-152.

33.
CABRAL, M. S. A.. A dominação do outro. In: Sulina. (Org.). TEORIA DA COMUNICAÇÃO: Antologia de Pesquisadores Brasileiros. 1ed.Porto Alegre: Sulinas, 2004, v. , p. 65-70.

34.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Estética Social y Guerra Cultural. In: Fronesis. (Org.). Culturas de Guerra. 1ed.Fuenlabrada - Madrid: Frónesis - Catedra/PUV, 2004, v. , p. 150-170.

35.
CABRAL, M. S. A.. Ciência e Método em Comunicação. In: Maria Immacolata V. Lopes. (Org.). Epistemologia da Comunicação. 1ed.São Paulo: Edições Loyola, 2003, v. 1, p. 305-312.

36.
CABRAL, M. S. A.. O espetáculo como forma social. In: Relume. (Org.). Política e Cultura: Século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003, v. , p. -.

37.
CABRAL, M. S. A.. Reinterpretare i mass media. In: Giovanni Bechelloni; Maria Immacolata Vassalo de Lopes. (Org.). dal Controllo alla Condivisione. 1ed.Roma: Mediascape, 2002, v. 1, p. 37-44.

38.
CABRAL, M. S. A.. SOBRE O TEXTO NA REDE CIBERNÉTICA. In: Cicília Maria Krohling Peruzzo; Fernando Ferreira de Almeida. (Org.). A mídia impressa, o livro e as novas tecnologias. 1ed.Campo Grande: Editora UNIDERP, 2002, v. 1, p. 61-66.

39.
CABRAL, M. S. A.. A Distribuição Comunicacional. In: Anelise Pacheco; Paulo Vaz. (Org.). Vozes no Milênio - Para Pensar a Globalização. 1ed.Rio de Janeiro: Gryphus Editora, 2002, v. 1, p. 183-190.

40.
CABRAL, M. S. A.. Telenovele y novele familiar. In: Enzo. (Org.). Telenovele - Ficción popular y. Barcelona: Gedisa, 1997, v. 1, p. 39-49.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CABRAL, M. S. A.. Liberdade de viver no espelho. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 1, 20 dez. 2014.

2.
CABRAL, M. S. A.. Um novo sistema de inteligibilidade. Questões Transversais - Revista de Epistemologias da Comunicação, UNISINOS, São Leopoldo, RS, p. 66 - 73, 31 jul. 2013.

3.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Sustentabilidad comunitaria y capital humano. Cuestiones Universitarias - Revista del Centro de Investigaciones en Ciencias Sociales y Artes, Bucaramanga, Colombia, p. 77 - 87, 01 out. 2012.

4.
PAIVA, Raquel ; CABRAL, M. S. A. . Educação, mÍdia e espaço social. TRAJECTOS - REVISTA DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO, Lisboa - Portugal, p. 133 - 139, 01 set. 2011.

5.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . A chacina e o pânico da mídia. Vírus Planetário, Rio de Janeiro, p. 16 - 16, 01 maio 2011.

6.
PAIVA, Raquel ; Ribeiro, José da Silva ; CABRAL, M. S. A. . Indigenismo y Etnicidad. I/C (Sevilla), Sevilla, p. 321 - 332, 07 dez. 2010.

7.
CABRAL, M. S. A.. O risco da imgem excessiva. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 29 ago. 2010.

8.
CABRAL, M. S. A.. Sobre a identidade brasileira. I/C (Sevilla), Sevilla, España, p. 321 - 330, 01 jul. 2010.

9.
CABRAL, M. S. A.. Um Sincretismo Estratégico. Educação em Linha - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 26 - 27, 02 jun. 2010.

10.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . A Tecnologia, a informação e o comum. Alceu (PUCRJ), PUC- Dep. Comunicação Social, p. 16 - 24, 01 jun. 2010.

11.
CABRAL, M. S. A.. Arte e Estetização da Política. Trajectos Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Instituto Universitário Lisboa, p. 75 - 80, 02 maio 2010.

12.
CABRAL, M. S. A.. Mídia como esfera existencial. Ciência e Tecnologia no Brasil - Pesquisa FaPESP, São Paulo, p. 67 - 71, 01 ago. 2008.

13.
CABRAL, M. S. A.. IDEIAS FORTES SOBRE O GROTESCO. PÚBLICA, Lisboa, p. 5 - 08, 01 maio 2005.

14.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . O TRIBUNAL TELEVISIVO. significação - REVISTA BRASILEIRA DE SEMIOTICA, São Paulo, p. 107 - 119, 21 jun. 2004.

15.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . O Sequestro da fala comunitária. INTERSCIENCE PLACE, Rio de Janeiro, p. 36 - 46, 12 maio 2004.

16.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Midia, comunidade e preconceito racial. Sphera Publica - Revista de Ciencias Sociales y de la comunicación, MURCIA, p. 141 - 149, 01 abr. 2004.

17.
CABRAL, M. S. A.. O sequestro oficial da fala. Observatório da Imprensa, Rio de Janeiro, 01 nov. 2003.

18.
CABRAL, M. S. A.. Conhecimento e Metodologia. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, p. 21 - 32, 01 jan. 2003.

19.
CABRAL, M. S. A.. Cour des miracles, cour de justice. Anthropolis - revue d'anticipation culturalle, 15 dez. 2002.

20.
CABRAL, M. S. A.. Formas Culturais de Mobilização Popular. Revista Tempo Brasileiro, Rio de janeiro, p. 111 - 118, 01 out. 2002.

21.
CABRAL, M. S. A.. La mascarade du culturalisme/The mascarade of multiculturalism. L'urgence permanente - The permanent emergence, Marselha, p. 38 - 42, 20 set. 2002.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . CIDADANIA, MIDIA E DIREITOS SOCIAIS. In: XXVII COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. COMUNICAÇÃO E CIDADANIA, 2018.

2.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . The profission of journalism & Quantitave Methods of journalism Studies. In: IAMCR UQAM 2015, 2015, Montreal, Quebec. Re-thinking Brazilian Journalism, 2015.

3.
CABRAL, M. S. A.. Sobre os avatares da hegemonia. In: ALAIC - XII Congresso de La Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 2014, Lima. Comunicación popular, comunitaria y ciudadania, 2014.

4.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . ABOUT JOURNALISTIC IDENTITY. In: IAMCR 2013 Conference, 2013, Dublin. Crises, Creative Destruction and the Global Power and Communication Orders, 2013.

5.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Journalism education at cybernetic times. In: World Journalism Education Congress - WJEC3, 2013, Mechelen. Journalism education at cybernetic times, 2013.

6.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Education, media and community. In: IAMCR 2011 ISTANBUL, 2011, Turquia. IAMCR 2011 Istanbul Conference, 2011.

7.
CABRAL, M. S. A.. Cultura Comunicação: Desafios do Mercosul. In: Cultura e Comunicação, 2007, São Paulo. Cultura e Comunicação - Perspectivas para a América Latina. São Paulo: CELACC/USP, 2001. v. 1. p. 67-95.

8.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . A Produção da Comunicação - Vinculação: Escola Popular de Comunicação. In: LUSOCOM: COMUNICAÇÃO LOCAL : DA PESQUISA A PRODUÇÃO, 2006, SANTIAGO DE COMPOSTELA. cOMUNICACIÓN lOCAL: DA PESQUISA À PRODUÇÃO. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela, 2006.

9.
PAIVA, Raquel ; CABRAL, M. S. A. . Como Construir a Sociedade do Conhecimento.. In: Construir La Sociedad de Comunicación, 2006, Málaga - Espanha. II Coloquio España-Brasil de Ciencias de la Comunicación, 2006. v. 01.

10.
CABRAL, M. S. A.. O que é mesmo uma noticia?. In: XIV Encontro Anual da COMPÒS, 2005, Niteroi, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Anual da Compós, 2005.

11.
CABRAL, M. S. A.. Os Impasses da Pesquisa em Comunicação. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. INTERCOM 2005, 2005.

12.
CABRAL, M. S. A.. ETICA, MORALIDADE E JORNALISMO. In: XXVI - CONGRESSO INTERCOM, 2004, BELO HORIZONTE. MIDIA, ETICA E SOCIEDADE, 2004. v. V.18. p. 121-126.

13.
CABRAL, M. S. A.. La Mascarade Multiculturaliste. In: VII Bienalle d'Architecture de Venise, 2000, Veneza. Ministère des Affaires Étrangères de France, 2000. v. 1. p. 35-40.

14.
CABRAL, M. S. A.. A Cultura Brasileira - repetições e originalidades. In: Seminários Descobrimentos, em busca da Identidade Cultural, 2000, Rio de Janeiro. Anais da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Rio de janeiro: Assembléia Legislativa do Rio de Janeirto, 2000.

15.
CABRAL, M. S. A.. Raízes Históricas da Cultura Brasileira. In: Projeto Cidade Viva 2000, 2000, Belo Horizonte. Anais da Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Prefeitura de Belo Horizonte, 2000.

16.
CABRAL, M. S. A.. A Presença Africana na Literatuta Brasileira. In: Congresso Internacional de Lexicocrafia e Literatura no Mundo Lusogênico, 2000, Rio de Janeiro. Congresso Internacional de Lexicografia e Literaturas no Mundo Lusogênico, 2000.

17.
CABRAL, M. S. A.. Rosto e Máscara do Multiculturalismo. In: Congresso da Associação Brasileira de Literaturas Comparadas, 2000, Salvador. Anais da ABRALIC. Salvador: Abralic, 2000.

18.
CABRAL, M. S. A.. Conceito de Medium. In: 4º Forum Brasileiro de TVs Universitárias, 2000, Rio de Janeiro. 4º Forum Brasieliro de Tvs Universitárias. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . CAPITAL HUMANO E SUSTENTABILIDADE COMUNITÁRIA. In: ALAIC - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores dela Comunicación, 2012, Montevidéu. GT8 - Comunicación Popular, Comunitaria y Ciudadanía, 2012.

2.
CABRAL, M. S. A.. O socius eletrônico. In: PENTÁLOGO III - INTERNET: VIAGENS NO ESPAÇO E NO TEMPO - Colóquio, 2012, João Pessoa. O socius eletrônico, 2012.

3.
CABRAL, M. S. A.. Minoria. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Enciclopédia INTERCOM de Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2010. v. 1. p. 837-837.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, R. P. A. . Re-Thinking Brazilian journalism. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Projeto Genesis ? Educação e Comunicação Comunitária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CABRAL, M. S. A.. Políticas do Livro e Leitura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CABRAL, M. S. A.. Como construir la sociedad de la comunicación. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . A produção da comunicação-vinculação: escola popular de comunicação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CABRAL, M. S. A.. O que é ler?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CABRAL, M. S. A.. Trajetorias e Perspectivas do Livro e da Leitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CABRAL, M. S. A.. Televisão e Diversidade Cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CABRAL, M. S. A.. O que é cultura?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CABRAL, M. S. A.. A banalização do Mal na Mídia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CABRAL, M. S. A.. A Actualidade do Grotesco. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . O QUE É MESMO UMA NOTICIA?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CABRAL, M. S. A.. O que é Diversidade Cultural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CABRAL, M. S. A.. SOBRE A DIVERSIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CABRAL, M. S. A.. Religiosidades afro-latinas: um encontro do candomblé e da santería. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CABRAL, M. S. A.. Brasil: A cidadania midiatizada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CABRAL, M. S. A.. O Livro, a Literatura, a Leitura e as Bibliotecas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CABRAL, M. S. A.. Pesquisa e Ensino em Comunicação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CABRAL, M. S. A.. CULTURA E IDENTIDADE NACIONAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
CABRAL, M. S. A.. O CONTROLE SOCIAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CABRAL, M. S. A.. Sur l'Allegresse. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
CABRAL, M. S. A.. Comunicação e Afeto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CABRAL, M. S. A.. Conceito de Comunidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CABRAL, M. S. A.. Mídia e Representação Indiciária. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
CABRAL, M. S. A.. O Papel da ABI e da Comunicação na Sociedade (I).. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
CABRAL, M. S. A.. Afetos, Razão e Sociabilidades. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CABRAL, M. S. A.. Jornalista precisa de Diploma?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
CABRAL, M. S. A.. O papel da ABI e da comunicação na sociedade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
CABRAL, M. S. A.. Narrativa, Mídia e Violência Social. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
CABRAL, M. S. A.. Retórica e Poética da Música. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
CABRAL, M. S. A.. CAPOEIRA:UM JOGO DE CORPO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Universidade: o que é mesmo?. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2017 (Resumo publicado em periódico).

2.
CABRAL, M. S. A.. UM OLHAR ÉTICO E POLÍTICO SOBRE A COMUNICAÇÃO. São Paulo: Revista ALAIC (Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación), 2013 (Entrevista).

3.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel ; DOS SANTOS, C. H. R. ; BELISÁRIO, A. ; COUTINHO, E. G. ; NORA, G. ; Malerba, J.P. ; ELHAJJI, Mohammed ; SALDANHA, P. G. ; AMARAL FILHO, Nemezio Clímico ; GABBAY, M. ; DE OLIVEIRA GUERRA, M. ; DA COSTA SANTIAGO, J. ; SANTOS, G. . Comunidade e Contra-Hegemonia. RJ, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
CABRAL, M. S. A.; BRAGA, A. . Personas Materno-Eletrônicas. Porto Alegre, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
KUCINSKI, B. ; LIMA, V. A. ; CABRAL, M. S. A. . Diálogos da Perplexidade - Reflexões Críticas sobre a Mídia. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
PAIVA, Raquel ; SALDANHA, P. G. ; AMARAL FILHO, Nemezio Clímico ; ELHAJJI, Mohammed ; DE OLIVEIRA GUERRA, M. ; GABBAY, M. ; Malerba, J.P. ; Souza, J. ; SANTOS, G. ; NORA, G. ; COUTINHO, E. G. ; GUERIN, D. I. ; DOS SANTOS, C. H. R. ; BELISÁRIO, A. ; CABRAL, M. S. A. . Comunidade contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Mauad, 2008 (Apresentação).

7.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel . Em Dossiê Baudrillard. Um Pensador essencial da comunicação. RS: PUCRS, 2008 (Apresentação).

8.
CABRAL, M. S. A.. O Retorno da Comunidade: Os Novos Caminhos do Social. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

9.
CABRAL, M. S. A.. TELEMORFOSE. RIO DE JANEIRO, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

10.
CABRAL, M. S. A.. TELEMORFOSE - JEAN BAUDRILLARD. Rio de Janeiro: MAUD, 2004. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
RABELO, J. ; CABRAL, M. S. A. ; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . As Novas Gerações de Jornalistas Portugueses. 2012.

2.
CABRAL, M. S. A.. Membro do CDES - Conselho de Desenvolvimento Economico e Social do Presidente da Republica. 2004.

3.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo ; CABRAL, M. S. A. . Análise da Propgramação Televisiva para Jovens. 2003.

4.
CABRAL, M. S. A.. Membro da Association Internacionale des Sociologues de Langue Française. 2003.

5.
CABRAL, M. S. A.. Identidade afro-brasileira e educação formal. 2002.

6.
CABRAL, M. S. A.. Editoração. 2002.

7.
CABRAL, M. S. A.. Imagens e realidade nacional - comunicacao regional. 2001.

Trabalhos técnicos
1.
CABRAL, M. S. A.. Fortuna Crítica da Intercom Timoneiros. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CABRAL, M. S. A.. UNA MIRADA ÉTICA Y POLITICA SOBRE LA COMUNICACIÓN. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CABRAL, M. S. A.. Programa Márcia Peltier Entrevista. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CABRAL, M. S. A.. Temos novas formas de ?feudalismo? na comunicação social. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
CABRAL, M. S. A.. Roda Viva. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL, M. S. A.. Bibliotecas virtuais e coleções digitais no marco das políticas da memoria e da sociedade da informação na União Europeia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CABRAL, M. S. A.. Abordagens Antropologicas Contemporâneas do Livro e da Leitura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CABRAL, M. S. A.; MACIEL, L. C. . A Capoeira Iluminada. 2005. (Roteiro de Documentario).

4.
CABRAL, M. S. A.. ETICIDADE COMO OBJETIVO DO CAMPO COMUNICACIONAL. 2003. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
CABRAL, M. S. A.; COLETIVA, O. ; Midia, Cultura e Globalizacao. 1997 (LIVRO) .

2.
CABRAL, M. S. A.; COLETIVA, O. ; Pontos de Fuga: Visao e Tato. 1996 (LIVRO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CABRAL, M. S. A.; MORAES, L. S. S.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo. Participação em banca de Stephanie Branco Tondo. Jornalismo Popular na Era Digital. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; RESENDE, F. A.. Participação em banca de Alexandre Enrique Leitão. O Esquadrão da Morte na Imprensa Carioca: a construção da narrativa da experiência social e a legitimação da violência policial. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; SANTOS, F. B.. Participação em banca de Camila Santos Mendonça Ferreira. A Família Negra de Classe Média na Telenovela Brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.; VILLACA, N.; BARBOSA, Marialva Carlos. Participação em banca de Alexandre Schnabi. Modos da Mídia: a representação da Jornalista editora de moda pelo cinema mainstream (1940-2006). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; SALDANHA, P. G.. Participação em banca de André Cunha Diarte Carneiro. Barca, Território e Vínculo: uma etno-reportagem entre Paquetá e Praça XV. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; SACRAMENTO, Igor Pinto. Participação em banca de Otávio Augusto Cunha. O Aparente vazio: permanências do golpe e organização da cultura. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; TAVARES, J. C.. Participação em banca de Raika Julie Moisés. Falam de mim e Eu falo de nós: gênero, raça e corporeidade da trama virtual. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, M. S. A.; BARBOSA, Marialva Carlos; AGUIAR, L. A.. Participação em banca de Cristine Gerk Pinto Carneiro Brasil. Jornalismo e Público: reconfigurações no contexto digital. Whatsapp do extra como ferramenta histórica-tcnólogica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SOARES, R. P. A.; CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; SALDANHA, P. G.. Participação em banca de Adriana Gonçalves Saraiva. Noticias sobre Minorias no Censo 2010: comunicação de estatísticas públicas para o fortalecimento da cidadania. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; VANUCCI, A.; ROQUE, T. M.. Participação em banca de Revetel Larissa Teixeira Bery. Comum em Disputa: da gentrificação do Rio de Janeiro à reinvenção da cidadania pela estética da multidão. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; COSTA, C. H.. Participação em banca de Plínio José da Fraga Junior. A morte de um Jornal do Brasil - contada por seus editores. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; MORAES, D. R. V. B.. Participação em banca de Adriana Gonçalves Saraiva. Notícias sobre minorias no censo 2010: estatísticas para a cidadania e fortalecimento da comunidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
ELHAJJI, Mohammed; CABRAL, M. S. A.; INOUE, M. F. M.. Participação em banca de Leonildo dos Anjos Costa. WEBDIÁSPORA AFRO-LUSÓFONA ESTUDANTIL NO BRASIL: SOCIABILIDADE, SOLIDARIEDADE, E CIDADANIA COMUNICATIVA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
COUTINHO, E. G.; CABRAL, M. S. A.; LIMA, A. C. G. E.. Participação em banca de Paola Orcades Meirelles. A Roda de Samba como Prática de Comunicação Intertemporal, Herança Viva da Tradição. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; RONSINI, V. M.. Participação em banca de Verônica Maia Rodrigues. Leitura Crítica e Telenovela: processo de construção da identidade em comunidades. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

16.
CABRAL, M. S. A.; Vaz, Paulo Roberto Gibaldi; RODRIGUES, H. B. C.. Participação em banca de Vanessa Rocha da Silva. "Cultura S/A: um novo sentido para novos tempos". 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
CABRAL, M. S. A.; ROCHA, E.; Pereira, M.S.; AGUIAR, L. A.. Participação em banca de Bruna Sant'ana Aucar. Isto é... Fantástico: televisão, revista eletrônica e consumo no Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
PAIVA, Raquel; CABRAL, M. S. A.; Ricardo. Participação em banca de Ricardo Nascimento de Moraes. Teatro em Comunidades: um estudo sobre a linguagem cênica popular como mediação sociocultural e comunicação comunitária. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

19.
CABRAL, M. S. A.; Pereira, M.S.. Participação em banca de Adriana Medeiros Ferreira. Discurso sobre a arte urbana no Rio de Janeiro: a legitimação do grafite nas ruas e galerias de arte da cidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

20.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; RONSINI, V. M.. Participação em banca de Verônica Maia Rodrigues. Leitura Crítica e Teçenovelas: processos de construção da identidade na comunidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
Dodebei, Vera Lucia Louzada de Mattos; Weitzel, Simone da Rocha; Almeida, Carlos Henrique Marcondes; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Mônica Rizzo Soares Pinto. Preservação de publicações eletrônicas: a questão do Depósito Legal.. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

22.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; Paixão, Marcelo Jorge de Paula. Participação em banca de Zilda Marttins Barbosa. Ação Afirmativa e Cotas na Mídia: a construção de fronteiras simbólicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
PAIVA, Raquel; CABRAL, M. S. A.; NUNES, M. V.. Participação em banca de Renata da Silva Souza. "O Cidadão: uma experiência ideológica, pedagógica e política de comunicação comunitária". 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; MORAES, D.. Participação em banca de Gabriela de Resende Nóra Pacheco. O Curioso Caso do Jornalismo Impresso: considerações sobre tempo e jornalismo na era digital. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
CABRAL, M. S. A.; Dodebei, Vera Lúcia Louzada de Mattos; Weitzel, Simone da Rocha; Almeida, Carlos Henrique Marcondes. Participação em banca de Mônica Rizzo Soares Pinto. Preservar o digital ou não, a questão do depósito legal.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

26.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; Paixão, Marcelo Jorge de Paula. Participação em banca de Zilda Martins Barbosa. Ação Afirmativa e Cotas na Mídia: a construção de fronteiras simbólicas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

27.
SADER, Emir Simão; BARATA, Denise; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Ana Lúcia Ribeiro Pardo. Os pontos de Cultura no Brasil frente à hegemonia do capitalismo. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação PPFH) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

28.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; PERUZZO, C. M. K.. Participação em banca de João Paulo Carrera Malerba. Rádios Comunitárias em Rede. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; PROST, C.. Participação em banca de Rosane de Freitas Pinheiro Serro. Em busca da sobrevivência. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; NUNES, M. V.. Participação em banca de Marcelo Monteiro Gabbay. A Cultura Marajoara: um estudi sociocultural sobre a relação mídia-poder e formação de narrativas hegemônicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; IORIO, V. M.. Participação em banca de Geraldo Lúcio de Melo. O Jornal no Bios Virtual: A âncora e o lastro social. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação.

32.
RUDIGER, F. R.; CABRAL, M. S. A.; Da Silva, J. M.. Participação em banca de Barbara Nickel. Faces do Eu Ciborgue: Elementos para o Estudo do Imaginário Tecnológico Contemporâneo em Mitchell, Warwick, Mann e Chorost. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

33.
CABRAL, M. S. A.; AGUIAR, L. A.; PEREIRA, E.; HABERT, A. B.. Participação em banca de Gustavo Henrique Giareta. Prestígio, afeto e consumo: representações do automóvel em anúncios publicitários. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

34.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de MARCIA CRISTINA MOREIRA PIMENTEL COELHO. Entre a vida e as Mídias - O drama dos Calouros do Programa Raul GIL. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

35.
CABRAL, M. S. A.; PEREIRA, E.; DAMARAL, M. T.. Participação em banca de Tiago Quiroga Fausto Neto. Televisão, afeto e pólítica - um estudo da propaganda eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2002. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; COCCO, G. M.. Participação em banca de Rafael Freitas da Silva. Globalização e Resistência: A Centralidade da Comunicação. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
CABRAL, M. S. A.; HERSCHMANN, M.; OLIVEIRA, F. P.. Participação em banca de Sandra Sulhi Abdala Said. Comotização Midiática na Política Contemporânea. 2004. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Patrícia Cardoso D Abreu. Midia e Sociabilidade: O Apartheide na audiência brasileira de televisão. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Mariza Helena Scopel. Modernidade e Vanguarda; O suplemento Dominical do Jornal do Brasil e o Manifesto Neoconcreto (1956-1961). 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
CABRAL, M. S. A.; FREITAS, R. F.; SILVA, P. R.; SICILIANO, T. O.; MENDONCA, K. S.. Participação em banca de Gabriel Chavarry Neiva. Muitas Cidades em uma só. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. S. A.; ROCHA, E. G.; RODRIGUES, J. C. S.; PEREIRA, C. S.; AUCAR, B. S. A.; CAVALCANTI, M. L. V. C.; LANA, L. C. C.. Participação em banca de Marina de Castro Frid. Espelho do Tempo: viagem e transitoriedade nas narrativas cinematográficas. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; OLIVEIRA, F. C. R. M.; GONCALVES, F. N.; FELIX, C. B.; ELHAJJI, Mohammed; COIMBRA, J. C.. Participação em banca de Ana Camila Garcia Lopez. Filhos do Estado, Vínculos inacabados e incomunicação no programa de Adoção na Colômbia. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; ELHAJJI, Mohammed; GABBAY, M. M.; SALDANHA, P. G.. Participação em banca de Ricardo Nascimento de Moraes. A dramaticidade do fato: uma abordagem tipológica sobre o drama midiático como construção simbólico-discursiva. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; CARNEIRO, M. J. T.; NUNES, M. V.; SALDANHA, P. G.; GABBAY, M.. Participação em banca de Patricia da Veiga Borges. Cultivos do Comum: comunicação e produção de ruralidades no Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.; BRAGA, A.; ENNE, A. L.; AGUIAR, L. A.; BASTOS, L. C.; RODRIGUES, A. D.; ITUASSU, A.. Participação em banca de Juliana Depine Alves Guimarães. O campo jornalístico e a lei anti-homofobia: uma análise das categorizações de pertencimento sobre o projeto de lei da Câmara 122 nos jornais impressos brasileiros. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
CABRAL, M. S. A.; Vaz, Paulo Roberto Gibaldi; BATISTA, V. M. S. W.; CASTILHO, M. S.. Participação em banca de Pedro Barreto Pereira. Narrativas da Lei e Ordem: uma análise da cobertura de "O Globo" sobre as unidades de Polícia Pacificadora. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; BARBOSA, Marialva Carlos; FERNANDES, C. S.; MEDRADO, A. M. L.. Participação em banca de Renata da Silva Souza. O Comum e a Rua: resistência da juventude frente à militarização da vida na Maré. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CABRAL, M. S. A.; COSTA, C. F.; CARVALHO, C. M.; PORCELLO, F. A. C.. Participação em banca de Leonel Fernando Aurélio Aires,. "REPÓRTER BRASIL - Uma análise do perfil do jornalismo de uma televisão pública". 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
CABRAL, M. S. A.; Rocha, E.P.G; PEREIRA, C. S.; MORAGAS, M.; FREIRE FILHO, J. B. M.; LANA, L. C. C.; BARROS, C. F. P.. Participação em banca de Bruna Santana Aucar. A Publicidade no Brasil: agências, poderes e modos de trabalho (1914-2014). 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; ELHAJJI, Mohammed; PERUZZO, C. M. K.; NUNES, M. V.. Participação em banca de João Paulo Carrera Malerba. Rádios Comunitárias no Limite: crise na política e disputa pelo comum na era da convergência. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; MEIHY, M. S. B.. Participação em banca de Guilherme Oliveira Curi. Do Al Mahjar ao Refúgio: a comunidade sírio-libanesa e a reconstrução da identidade árobo-brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. F.; CUNHA, H. G. P.; LOBO, L.; RAMALHO, C. B.. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Fernandes. Axé: apontamentos para uma a-tese sobre Exu que jamais (se) escreverá. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
PAIVA, Raquel; GUINOTE, J. M. R.; CABRAL, M. S. A.; HABERT, A. B.; COUTINHO, I. M. S.; COSTA, A. F.; BARREIROS, J. J.. Participação em banca de Lilian Saback de Sá Moraes. Parceiros do RJ/TV Globo: comunidade e narrativas inclusivas pelo audiovisual. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; DAMARAL, M. T.; Paixão, Marcelo Jorge de Paula; FREIRE, J. R. B.. Participação em banca de Zilda Martins Barbosa. Cotas Raciais: para reatualizar o discurso da imprensa e inverter a abolição da escravatura. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; RIBEIRO, A. P. G.; DAMARAL, M. T.; RESENDE, F. A.; MORAES, D.. Participação em banca de Gabriela Nóra Pacheco Latini. Monoculturas da Informação: perspectivas do jornal e do jornalismo no século XXI. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed. Participação em banca de João Paulo Carrera Malerba. Rádios Comunitárias no Limite. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
COUTINHO, E. G.; CABRAL, M. S. A.; OLIVEIRA, G. M.. Participação em banca de Nilo Sérgio Silva Gomes. Imprensa Surgente e Insurgente na Independência - memórias do Correio do Rio de Janeiro e de seu editor João Soares Lisboa. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
CABRAL, M. S. A.; L., Maurício; MARINGONI, G.; FERREIRA, L. M. A.. Participação em banca de NILO SERGIO SILVA GOMES. IMPRENSA SURGENTE E INSURGENTE NA INDEPENDÊNCIA: memórias do Correio do Rio de Janeiro e de seu redator, "hum tal Lisboa". 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

20.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; DAMARAL, M. T.; OLIVEIRA, Erick Felinto de; CHRISTINO, D.. Participação em banca de Eduardo Yuji Yamamoto. A Questão da Comunidade na Era da Mediatização: crítica e ontologia. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
CABRAL, M. S. A.; HERSCHMANN, M. M.; CASTRO, F. F.; LOUREIRO, J. J. P.. Participação em banca de Marcelo Monteiro Gabbay. O Carimbó Marajoara: por um conceito de comunicação poética na geração de valor comunitário. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

22.
CABRAL, M. S. A.; RIBEIRO, A. P. G.; FERREIRA, E. G. M.; MAIA, J. L. A.. Participação em banca de ISRAEL JOSE DE OLIVEIRA. COMUNICAÇÃO E ESPAÇO URBANO: patrimônio, memória e identidade territorial no Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
DORIA, F. A. M. A.; LESSA, Carlos Francisco Theodoro M.R. de; COSENZA, Carlos Alberto Nunes; BARTHOLO, R. S.; MINAYO, Maria Cecília de Souza; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Luiz Rosângela da Silva. O Estado de Coisas e as Coisas de Estado: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação como Plataformas Habilitantes para o Desenvolvimernto Nacional. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - UFRJ -Ciências da Engenharia de Produçao.

24.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; ELHAJJI, Mohammed; Lucchesi, Marco Américo. Participação em banca de Mariana de Albuquerque Portella. Vertentes da Democratização da Cultura. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; HERSCHMANN, M.. Participação em banca de Pablo Cezar Laignier de Souza. Funk Carioca Midiatizado: comunicação e cultura no Rio de Janeiro Contemporâneo. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

26.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Rogerio Pereira Borges. Autonomia e Ruptura: uma proposta teórica para o Jornalismo Literário. 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

27.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; SALDANHA, P. G.; ATEM, G. N.; FREIRE FILHO, J. B. M.. Participação em banca de Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos. Comunicação e Hermenêutica: Reinterpretações da Comunidade. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
ANDRADE, R. G. N.; CABRAL, M. S. A.; MAGALHAES, J. L. Q.; PRADO, G. L. M.; MACIEL, T. M. F. B.; RODRIGUES, H. B. C.; Ferreira. Participação em banca de Andreya Mendes de Almeida Sherer Navarro. A Cultura da Indiferença: Ground Zero da Barbárie. 2009. Tese (Doutorado em Pos-Graduação em Psicologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; ROCHA, E.; PERUZZO, C. M. K.. Participação em banca de Patrícia Gonçalves Saldanha. Telecentro Comunitário: dispositivo que viabiliza. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Comunicação) - Escola de Comunicação.

30.
CABRAL, M. S. A.; RUDIGER, F. R.; Fischer, R. M. B.; Bastos, M. H.; Escosteguy, A. C.. Participação em banca de Paulo Cirne de Caldas. Juventude Integrada: A Trajetória da Cultura Jovem nas Páginas da Revista Veja (1968/2006). 2007. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

31.
BIAO, A. J. C.; CABRAL, M. S. A.; NEVES, J. A. S. S.; CALLIGARIS, C.. Participação em banca de Euvaldo Moreira Mattos. Tramas do Gôzo: um estudo sobre a realidade do ´Baiano´. 2007. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

32.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; CAMARGO, V. R. T.; MOREIRA, S. V.; SALOMAO, M. M. M.. Participação em banca de Márcio de Oliveira Guerra. Radio x TV: o jogo da narração. 2006. Tese (Doutorado em PPGCOM-ECO) - Escola de Comunicação/UFRJ.

33.
CABRAL, M. S. A.; VAZ, P.; SOVIK, L.; ADESKY, J. E. F.; DUTRA, M. J. S.. Participação em banca de Nemécio Clímico Amaral Filho. Mídia e Quilombo na Amazônia. 2006. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; ELHAJJI, Mohammed; DASSUNCAO, J.; JARDIM, A.. Participação em banca de Manuel Geraldo Vespar. Som e produção musical para a mídia. 2006. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
CABRAL, M. S. A.; VAZ, P.; DAMARAL, M. T.; PONTES, M. A. M.; PEREZ, J. F.. Participação em banca de Marilene de Souza Moura. O encontro anunciado: a mídia na construção das imagens da tecnociência brasileira. 2006. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
ROSA, E. P. G.; OLIVEIRA, F. P.; VILLACA, N.; VAZ, P.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Carlos Alberto Alvim de Azeredo Santos. As Marcas Midiáticas da Educação: a Comunicação das Instituições de Ensino Superior Privadas. 2006. Tese (Doutorado em PPGCOM-ECO) - Escola de Comunicação/UFRJ.

37.
CABRAL, M. S. A.; PINTO, Milton José; BARBOSA, Marialva Carlos; OLIVEIRA, Erick Felinto de; RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Participação em banca de FRANCISCO GONÇALVES DA CONCEIÇÃO. DA POLITICA DOS JORNAIS - O DISSIDIO DAS VOZES SEGUNDO OS MANUAIS DE REDAÇÃO DOS JORNAIS FOLHA, ESTADO E GLOBO. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
CABRAL, M. S. A.; PINTO, Milton Jose; FLORENTINO, Manolo Garcaia; RIBEIRO, Ana Paula Goulart; MOURA, Roberto Murcia. Participação em banca de JOSETI MARQUES XISTO DA CUNHA. A IMPRENSA NA CONSTRUÇÃO DA REALIDADE RACIAL NO BRASIL - Um estudo de análise crítica do discurso jornalistico. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; ANDRADE, Regina; KOSSOVSKI, Ester. Participação em banca de ELZA MARIA ROCHA. ESQUIZOFRENIA SOCIAL. 2005. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

40.
CABRAL, M. S. A.; STEINBERGER, Margarethe Born; BUITONI, Dulcília Helena Schroeder; BRAGA, Maria Lucia Santaella; ANNA, Sergio Bairon Blanco San. Participação em banca de GEANE CARVALHO ALZAMORA. Comunicação e Cultura na Internet - Em busca de outros jornalismos culturais. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

41.
CABRAL, M. S. A.; BARBOSA, Marialva Carlos; OLIVEIRA, Erick Felinto de. Participação em banca de Francisco Gonçalves da Conceição. Da Política dos Jornais - O Dissídio das Vozes Segundo os Manuais de Redação dos Jornais Folha, Estado e Globo. 2005 - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

42.
CABRAL, M. S. A.; GARCIA, R. L.; ALVES, N. G.; PRIORI, M. L. M.; VAZ, P.. Participação em banca de Azoilda Loretto da Trindade. A Formação da Imagem da Mulher Negra na Mídia. 2005. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; BARTHOLO, R. S.; RODRIGUES, J. S.. Participação em banca de Jairo da Costa Santiago. Mídia, Tráfico e Violência. 2004. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

44.
CABRAL, M. S. A.; BUARQUE, H.; PORTELLA, E.; ABREU, A. A.; RESENDE, B.. Participação em banca de Cristiane Henriques Costa. Escritores Jornalistas no Brasil. 2004 - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Maria ângela Mattos. A formação teórica em Comunicação Social no contexto da Universidade operacional: o caso da PUC/Minas. 2002 - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Regina Maria Meirelles Santos. "Samba, Comunicaçao, Cultura e Identidade Nacional. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Ruth de Cássia dos Reis. Local e Global: O Jornalismo no tempo das trocas.. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Pery Cotta. "Mídia e Sociedade - Aproximações e afastamentos. Um Estudo Sobre o Jornalismo Reflexivo.. 2001. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Roberta Manuela Barros de Andrade. "O Fascínio de Scherazade: Os Usos Sociais da Telenovela". 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

50.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Ana Paula goulart Ribeiro. "Imprensa e Historia no Rio de Janeiro dos Anos 50. 2000. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

51.
CABRAL, M. S. A.; Garcia Pedro; Frigotto, Gaudêncio; PAIVA, Raquel; Nunes, Geraldo. Participação em banca de Eugenia Maria Marinao da Rocha Barichello. Universidade e Comunicação: identidade institucional, legitimidade e territorialidade na cena da nova ordem tecnocultural. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

52.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Aluizio Ramos Trinta. O direito de nascer e renascer: para uma compreensão estética da telenovela brasileira. 1995. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
CABRAL, M. S. A.; HERSCHMANN, M. M.; RIBEIRO, Ana Paula Goulart; ALVAREZ, J. M.; ROUCHOU, J. R.; FERNANDES, C. S.. Participação em banca de Maria Lívia de Sá Roriz Aguiar. Cidade Jonqueira: Rio de Janeiro e os Territórios do Jongo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MAIA, J. L. A.; FREITAS, R. F.; FERNANDES, C. S.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Claudia Maria de Barros Fernandes. Mulheres em movimentos: narrativas de sororidade e afetos. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; OLIVEIRA, Erick Felinto de; GONCALVES, F. N.. Participação em banca de Camila Mozzini. Corpos in-tensos: tensões presenciais nas comunicações mediadas digitalmente. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.; TADDEI, R. R.; STROZENBERG, I.; OLIVEIRA, Erick Felinto de; COUTINHO, I. M. S.. Participação em banca de Evandro José Medeiros Laia. O Jornalismo em Equívoco: sobre o telefone celular e a invenção diferenciante. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.; REZENDE, A. P. M.; GUILLEN, I. C. M.; SILVA, J. B. R.; LIMA, J. D. A. S.. Participação em banca de Izabel Cristina de Araújo Cordeiro. Roda de Capoeira é Campo de Mandinga...: experiências dos capoeiristas do Recife para afirmação do jogo de capoeira na cidade, nos anos 1980. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CUSTODIO, L. C.; MACEDO, M. E.. Participação em banca de Ana Lúcia Nunes de Souza. De la Calle a la Red y de la Red a la Calle. 2016 - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CABRAL, M. S. A.; RIBEIRO, Ana Paula Goulart; BARBOSA, Marialva Carlos; OLIVEIRA, F. C. R. M.; SILVA, M. C.; SACRAMENTO, Igor Pinto. Participação em banca de Raquel Timponi Pereira Rodrigues. Modos de Leitura do Jovem Brasileiro Contemporâneo: um estudo dos audiolivros e livroclips. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
GONCALVES, F. N.; ALDE, A.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Ramon Bezerra Costa. A construção da confiança e dos vínculos sociais na economia colaborativa: um estudo sobre Airbnb e couchsurfing. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
PAIVA, Raquel; CABRAL, M. S. A.; FERNANDES, C. S.; ONETO, P. G. D.. Participação em banca de Renata da Silva Souza. Maré Comum: um estudo comunicacional sobre o impacto da militarização na cultura de rua e comunitária da juventude na favela da Maré. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; ELHAJJI, Mohammed; CARNEIRO, M. J. T.. Participação em banca de Patricia da Veiga Borges. Para uma compreensão rural: comunicação e ruralidades entre campo e cidade. 2015 - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Isabel Cristina Clavelin da Rosa,. Preto, pardo, branco e lilás: raça e gênero nas formações discursivas sobre o jornalismo como profissão no Brasil.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade de Brasília.

12.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Alexandre de Oliveira Fernandes. Corpo / Corpus de Exu: o Pharmakón de Derrida. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CABRAL, M. S. A.; ANDRADE, R. G. N.; BERNARDO, T.; LIMA, R. G.; DAVILA NETO, M. I.. Participação em banca de Augusto Costa Conceição. Etnopsiquiatria: histórico e evolução. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; DAMARAL, M. T.; RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Participação em banca de Gabriela Nóra Pacheco Latini. Monoculturas da Informação: perspectivas do jornal e do jornalismo no século XXI. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

15.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; HABERT, A. B.. Participação em banca de Lilian Saback de Sá Moraes. A Gramática do Afeto para uma Inclusão pelo Audiovisual: caso '5xFavela - agora por nós mesmos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

16.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; COUTINHO, E. G.. Participação em banca de Marcelo Monteiro Gabbay. O Carimbó Marajoara: comunidade, memória e crítica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; Lucchesi, Marco Américo. Participação em banca de Mariana de Albuquerque Portella. Vertentes de Democratização da Cultura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; OLIVEIRA, F. C. R. M.; SALDANHA, P. G.. Participação em banca de Tatiane Bonfim de Araújo. Educação em Touchscreen: os (des) caminhos do sistema-mundo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; BARBOSA, Marialva Carlos. Participação em banca de Alexandre Enrique Leitão. O esquadrão da morte na imprensa carioca: a construção narrativa da experiência social e a legitimação da violência policial. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; BARBOSA, Marialva Carlos; MORAES, L. S. S.. Participação em banca de Stephanie Branco Tondo. Jornalismo popular na era digital. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; PARDO, C. R.; Nunes, Geraldo. Participação em banca de Ketty Karen Aire Laureano. Andinos no Brasil. 2017 - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.; BARBOSA, Marialva Carlos; MATHEUS, L. C.. Participação em banca de Felipe Macon Pereira Santos. Os Lugares da Paródia do Jornalismo na Internet. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; INOUE, M. F. M.. Participação em banca de Leonildo dos Anjos Costa. Webdiáspora Afro-lusófona Estudantil no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; TAVARES, J. C.. Participação em banca de Raika Julie Moisés. Identidade, Política e Direitos: a trama que envolve raça e gênero nas redes. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; NUNES, M. V.; COUTINHO, E. G.. Participação em banca de Dérika Correia Virgulino de Medeiros. Mandacaru: uma experiência de comunicação comunitária. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; SALDANHA, P. G.. Participação em banca de Alexandra Santo Anastácio. Comunicação e Moda na periferia do Rio de Janeiro: entre balas e belas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

10.
ITUASSU, A.; ROCHA, E.; PEREIRA, C. S.; CABRAL, M. S. A.; AGUIAR, L. A.. Participação em banca de William de Almeida Corbo. Luxo e Poder: um estudo sobre consumo entre jovens cariocas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; HERSCHMANN, M. M.. Participação em banca de Paola Orcades Meirelles. A Roda de Samba como Prática de Comunicação Intertemporal, Herança Viva da Tradição. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

12.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; COSTA, C. H.. Participação em banca de Plínio José da Fraga Júnior. A morte de um Jornal do Brasil - Contada por seus Editores. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

13.
SOARES, Raquel Paiva de Araujo; CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.. Participação em banca de Dérika Correia Virgulino de Medeiros. Ressignificações dos Conceitos de Comumicação Comunitária a partir do olhar sobre as Noções de Comunidade: o caso do bairro de Mandacaru, João Pessoa, Paraiba. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
COUTINHO, E. G.; CABRAL, M. S. A.; MENEGAT, M.. Participação em banca de Leila Salim Leal. Comunicação, Cultura e Política: a questão do sujeito nos movimentos sociais contemporâneos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GONCALVES, F. N.; ALDE, A.; FORNAZIN, M.; CABRAL, M. S. A.; CASTRO, G. G. S.. Participação em banca de Ramon Bezerra Costa. Economia da Confiança: sobre a construção dos vínculos sociais no Airbnb e no Couchsurfing. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. S. A.; SIQUEIRA, D. C. O.; SIQUEIRA, E. D.; SNIZEK, A. B.; OLIVEIRA, A. M. M.. Participação em banca de Marcelus Gonçalves Ferreira. O Devir Grotesco - Corpo, identidade e Gênero na dança contemporânea. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; OLIVEIRA, Erick Felinto de; NUNEZ, C. F. P.. Participação em banca de Nelson Schuchmacher Endebo. A malha e o infinito: contribuições para uma (an)arqueologia do GPS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ALDE, A.; CABRAL, M. S. A.; WELTMAN, F. L.. Participação em banca de João Guilherme Bastos dos Santos. Nós, as pessoas de bem: retórica, representação e ação política transnacional na Avaaz. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PAIVA, Raquel; CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.. Participação em banca de Ricardo Nascimento de Moraes. Teatro em Comunidades: um estudo sobre a linguagem cênica popular como mediação sociocultural e comunicação comunitária. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação e Cultura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CABRAL, M. S. A.; GOMES, N. S. S.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo. Participação em banca de Michel Misse Filho.Baía de Guanabara: problema e pauta jornalística de 1940 a 1970. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
EWERTON, F.; CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo. Participação em banca de Júlia Oliveira Sette Câmara.Crowdfunding Benfeitor: do individualismo em rede à criação de laços fortes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; ELHAJJI, Mohammed. Participação em banca de Erica de Oliveira Alves.O cabelo crespo e a valorização da mulher negra brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.; D'ABREU, P. C.; NORA, G.. Participação em banca de Cecília Sorgine Bittencourt.Big Brother Brasil: as estratégias narrativas para a construção de heróis e vilões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; BARBOSA, Z. M.. Participação em banca de Maria de Fátima Tomaz.A Experiência das ações afirmativas na UFRJ/ECO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; SANTOS, A.. Participação em banca de Beatriz Humpheys Fernandes Miranda.O lugar da África subsaariana na cobertura de seus veículos midiáticos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; OLIVEIRA, I. B.. Participação em banca de Ariadne Cardoso Villa Verde.Periferia: da abolição ao novo milênio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; NORA, G.. Participação em banca de Herbert Alves de Medeiros.Comunicação Organizacional e gerenciamento de crises: um olhar sobre o tempo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CABRAL, M. S. A.; HERSCHMANN, M.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo. Participação em banca de Jam Niklar Jenkner.Branco no Brasil: Identidade Brasileira, Mestiçagem e Branquitude na Mídia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
LUZ, C. R. M.; FABIAO, E. B.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Ingrid Maria Ferrari Alves.O corpo fala na dança: uma análise da capacidade de comunicação através da dança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
JUNQUEIRA, Maria Helena Rego; BARBOSA, Marialva Carlos; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Maurício de Azevedo Ferro.Racismo na mídia: um estudo da cobertura mediática nas mortes do médico Jaime Gold e dos jovens Gilson dos Santos e Wanderson Martins. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CABRAL, M. S. A.; NORA, G.; PAIVA, Raquel. Participação em banca de Ana Beatriz de Souza Siqueira.Intervenção urbana em Bogotá: o graffiti como mídia contra-hegemônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; NORA, G.. Participação em banca de Thaís Barcellos Azevedo de Andrade.Velocidade e Memória: o jornalismo em tempos de mídias digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; Vaz, Paulo Roberto Gibaldi. Participação em banca de Fernanda Costa Távora de Castro.Representações da Mídia sobre a Favela: análise do Rio sem fronteiras do Jornal o Dia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; NORA, G.. Participação em banca de Carolina Furtado Lisboa.Jornalismo (e Jornalista): Como e para quê?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CABRAL, M. S. A.; NORA, G.; COSTA, C. H.. Participação em banca de Douglas Oliveira Mota.As Potencialidades da Reportagem: no webjornalismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; NORA, G.. Participação em banca de Ivete Cristina Ferreira da Silva.Segurança Pública do Rio de Janeiro na Mídia e as Instituições Policiais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; Oneto, Paulo. Participação em banca de Alexandre Enrique Leitão.O Esquadrão da Morte no Cinema: a violência policial debatida no cinema brasileiro (1977-1979). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
CABRAL, M. S. A.; COSTA, C. H.; CASTRO, P.. Participação em banca de André da Silva Tume de Virgiluis.A nova cena de música de rua no Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
CABRAL, M. S. A.; BARBOSA, Marialva Carlos; COSTA, C. H.. Participação em banca de Rafael Gonzaga de Oliviera Santana.Revista Eletrônica Televisiva: Show da vida da informação e do entretenimento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
BARBOSA, F. A. M.; COUTINHO, E. G.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Amanda Bastos Lazaroni.A Retratação da Cidade do Rio na Telenovela Lado a Lado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
DAMARAL, M. T.; TRAVANCAS, I.; CABRAL, M. S. A.; NORA, G.. Participação em banca de Eric Veiga Andriolo.A Disputa Política por Espaço Editorial nas Páginas de Opnião do Globo: Análise do caso Frexo/ Santiago Andrade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel; AMARAL FILHO, Nemezio Clímico. Participação em banca de Nathália Ronfini de Almeida Lima.Santa Marta 20: investiigando a internet como meio de auto-representação dos espaços populares do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

24.
CABRAL, M. S. A.; Malerba, J.P.; PAIVA, Raquel. Participação em banca de Camile Costa Perissé Pereira.Os usos sociais da comunicação: jornal a notícia por quem vive. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

25.
ALDE, A.; CABRAL, M. S. A.; MOREIRA, S. V.. Participação em banca de João Guilherme Bastos dos Santos.A insubordinação em cena. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

26.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; REIS, M. A.. Participação em banca de Stephanie Branco Tondo.Jornalismo Popular e Cidadania. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

27.
COSTA, C. R.; SOARES, W.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Julia Ricciardi Lima.Comunicação e educação na formação do jornalista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
COLLARES, G.; SOUZA, P. C. C.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Janaina Luiza Rodrigues Dárea.Análise do Discurso dos Jornais Impressos do Rio de Janeiro sobre as torcidas organizadas de Futebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

29.
ARAGAO, O.; CABRAL, M. S. A.; COSTA, C. R.. Participação em banca de Helena Borges.Original, cópia e adaptação - uma análise da influência estrangeira nas revistas brasileiras. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
COLLARES, G.; SANTOS, S.; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Antonelle Zugliani.A Sangue Frio: o jornalismo literário de Truman Capote. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Lienne Aragão Lira.S o dia nasce, renasce o samba: espotaneidade na roda de samba carioca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
CABRAL, M. S. A.; SOARES, Raquel Paiva de Araujo; COSTA, C. H.. Participação em banca de Marcelo Dantas Corrêa de Sá.As ondas de protesto de 2011 e o Ocupa Rio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

33.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; COSTA, C. H.. Participação em banca de Carolina Pontes de Sá Drago.Realidade e Piauí: Um reeencontro do jornalismo literário brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
CABRAL, M. S. A.; DAMARAL, M. T.; ESTEVES, P. M. S.. Participação em banca de Marília de Freitas Lamas.Jornalismo popular e violência: Wagner Montes e o discurso na incitação ao estado policialesco.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

35.
CABRAL, M. S. A.; MANSSUR, F.; DAMARAL, M. T.. Participação em banca de Bruna Ventura Ferreira Filgueiras.Como a nova classe média é retratada pela mídia: análise do programa "Esquenta". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

36.
CABRAL, M. S. A.; Vaz, Paulo Roberto Gibaldi; Queiroz, André Luis dos Santos. Participação em banca de Vanessa Rocha da Silva.Cultura S/A: um novo sentido para novos tempos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

37.
Caiafa; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Erick Mendonça Dau.Mídia pornográfica e submissão da mulher: A reprodução do machismo através do sexo midiatizado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

38.
Marcio; Oneto, Paulo; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Luiza Trindade Oiticica.Literatura como Comunicação: O Diálogo entre Antonio Candido e Haroldo de Campos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

39.
COLLARES, G.; GAZIR, Augusto; CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Bernardo Fernandes Andrade.A relação entre assessores de imprensa e os jornais culturais - um estudo de caso da Fundação Casa Rui Barbosa. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

40.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Felipe Malon Pereira Santos.A crise da mídia - defesa da imprensa pelo senso comum.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

41.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; BRAGA, W. D.. Participação em banca de Lídia Michelle Damaceno azevedo.Jornalismo Popular Cultural Carioca: Uma Análise da Sessão Extra e O Dia 2.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

42.
L., Maurício; CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.. Participação em banca de Mauricio Lissovsky.Zé do caixão: A falsa subversão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

43.
CABRAL, M. S. A.; COUTINHO, E. G.; PASSOS NETO, N. S. DOS. Participação em banca de Suzana Corrêa Barbosa.Onde a variação se faz tradição: A negação da capoeira sobre a luta pela cultura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

44.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Pedro Aguiar Lopes de Abreu.Jornalismo Internacional em Redes: de como usar as NTICs para concretizar a NOMIC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

45.
CABRAL, M. S. A.; VAZ, P.; RESENDE, F. A.. Participação em banca de Adriano de Lavôr Moreira.O Vírus que Contaminou a Rede: uma investigação sobre comunicação e AIDS na internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

46.
MORAES, D.; CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel. Participação em banca de Gabriela de Resende Nóia Pacheco.Segmentação no Jornalismo Impresso:Classificação do Real e Fragmentação do Noticiário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

47.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; COLLARES, G.. Participação em banca de Lilian Christine Lopes Pereira.O Uso dos Blogs no Jornalismo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

48.
CABRAL, M. S. A.; Jaguaribe, Beatriz; LUZ, C. R. M.. Participação em banca de Luana Borges da Silva.Jornalismo/Literatura: Fronteiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

49.
CABRAL, M. S. A.; SANTOS, A.; ELHAJJI, Mohammed. Participação em banca de Bruno de Freitas Boghossian.A cobertura dos países africanos no jornalismo impresso brasileiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

50.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Laura Gelbert G. Delgado.O cerco à Basílica da Natividade: a construção jornalística. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

51.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Taisa Fonseca.A Crônica e o flanêur: o lugar de observação do cronista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

52.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Fernanda Pinheiro Leitão.A Importância da Comunicação Interna nas Organizações: O caso Cola-Cola. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

53.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Marcelle Maldonado Ferreira.A narrativa do cotidiano nas notícias: contrução de sentidos nos jornais populares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

54.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Maria José Marques Bezerra.O sentido de verdade na mídia: a construção da realidade e da verdade pelo discurso jornalístico na cobertura de Veja no dia 29 de março de 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

55.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Valter França.Onde estão os negros no telejornalismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

56.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; PAIVA, Raquel. Participação em banca de João Paulo Malerba.Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação.

57.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel. Participação em banca de Valter Alves França.Onde estão os negros no telejornalismo? Estratégias para apagamento do preconceito racial no trabalho. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação.

58.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; JUNQUEIRA, Maria Helena Rego. Participação em banca de Sidimir dos Santos Sanches.XXXXXXXXXXX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação.

59.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Pedro Paulo Garcia da Silva.A Redundância no Jornalismo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

60.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel. Participação em banca de Luciana de Freitas Campos.O comportamento do jornalista em uma campanha política. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação.

61.
CABRAL, M. S. A.; JUNQUEIRA, Maria Helena Rego. Participação em banca de Samuel Matoko.Mídia Comunitária no Estado do Rio de Janeiro: estudo da mídia comunitária angolana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

62.
CABRAL, M. S. A.; ELHAJJI, Mohammed; MORETZOHN, Sylvia. Participação em banca de Pedro Aguiar.Um mundo e poucas vozes: O discurso jornalístico do noticiário internacional na era da comunicação em redes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

63.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de caio Bortolotti Batista.Midia e artes marciais - estudo de um suporte midiático especifico para a representação das artes marciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

64.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Juliana Marques Rocha.A representação da Baixada na mídia: a cobertura da chacina de 31 de março de 2005. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

65.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Rodrigo Monteiro Raposo.Oficina Curta Cinema - educação para cidadania. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

66.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Bernardo Vianna de Mello Franco.Os blogs e a crise do mensalão - novos padrões na cobertura política. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

67.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de VINICIUS DE ANDRADE VALLE.O Poder da Propaganda: reflexo de três visões do Mundo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

68.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Pedro Sangiardi Duarte.´Politica e Comunicação: a construção da imagem publica na era do marketing. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação/UFRJ.

69.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Fábio Cerqueira Cardoso.A arte de apurar a buca de informações para confecção do texto jornalistico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ.

70.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Luciana de Castro Brum.O jornalista detetive no livro reportagem. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

71.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Clarissa Souto Monteagudo.Casa dos artistas: uma releitura crítica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

72.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Maria Chaves dos Santos.Uma Pesquisa de Campo Sobre Assessoria de Imprensa no Terceiro Setor. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

73.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Joao Bernardo Fernandes Caldeira.Objetividade, filosofia e jornalismo: a busca pela representaçao fiel do mundo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

74.
CABRAL, M. S. A.. Participação em banca de Raphael Gomide.Ascensão, dopping e queda : o jogador Athirson na mídia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CABRAL, M. S. A.. Professor Titular do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 2006. Universidade de São Paulo.

Concurso público
1.
CABRAL, M. S. A.. Concurso Público para Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. 2016.

2.
CABRAL, M. S. A.. Presidente da banca examinadora do Concurso Público para o cargo de Professor Titular do Departº de Expressão e Liguagens, Setor de Jornalismo da ECO. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO.

3.
CABRAL, M. S. A.; PAIVA, Raquel. Comissão Julgadora do Concurso Público para provimento de uma vaga de Professor Adjunto Do Departamento de Expressão e Linguagens do Setor de Fotografia. 2009. Escola de Comunicação/UFRJ.

4.
CABRAL, M. S. A.. Professor Adjunto do Departamento de Expressão e Linguagens da Escola de Comunicação da UFRJ. 2006. Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.; BIRMAN, J.; BARROS, M. L.. Professor Titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.. Concurso Público de Provas e Títulos do Programa de Pós Graduação -Univ. Católica de Santos. 2002. Universidade Católica de Santos.

7.
CABRAL, M. S. A.. Presidente - Concurso para professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Esc. Comunicacao-UFRJ. 2002. Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CABRAL, M. S. A.. Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Escola de Comunicação-UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Livre docência
1.
CABRAL, M. S. A.; MOURAO, M. D. G.; SOUSA, M. W.; FREIRE, M. C. S.; BARBOSA, Marialva Carlos. Linguagem de Rádio e Televisão. 2012. Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes.

Outras participações
1.
CABRAL, M. S. A.. Avaliação de Progressão Funcional da profa. Irma Rizzini. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CABRAL, M. S. A.. Avaliação de Progressão Funcional profa. Celeste Azulay Kelman. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CABRAL, M. S. A.. Avaliação de Progressão Funcional da profa. Maria Judith Sucupira da Costa Lins. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CABRAL, M. S. A.. Avaliação de Progressão Funcional da profa. Mônica Pereira dos Santos. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CABRAL, M. S. A.. Presidente da comissão de avaliação referente o período de estágio do prof. titular Marcos Dantas Loureiro. 2015. Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CABRAL, M. S. A.. Comissão de seleção do Projeto Capoeira Viva. 2006.

7.
CABRAL, M. S. A.; COCCO, G. M.; BARBOSA, Marialva Carlos; MOREIRA, S. V.; GOMES, R. C.. Comissão de Avaliação dos Candidatos à Progressão de Professor Associado. 2006. Escola de Comunicação.

8.
CABRAL, M. S. A.. Concurso Dotações de pesquisa sobre negro e Educação. 2005. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IAMCR 2018.POPULISM AND SOCIAL INEQUALITY. 2018. (Outra).

2.
Projeto de Extensão.Um pensamento Corporal. 2018. (Outra).

3.
VI Colóquio Internacional Fronteiras Abertas para o Social América Latina.Conflitos e desigualdades na América Latina. 2018. (Outra).

4.
XXVII COMPÓS.CIDADANIA, MIDIA E DIREITOS SOCIAIS. 2018. (Encontro).

5.
10º SEMINÁRIO DE DANÇA ANGEL VIANNA."Pensamento é Corpo",. 2017. (Seminário).

6.
Aula Inaugural dos cursos do Instituto da SBPRJ.Pensamento e Terror. 2017. (Outra).

7.
COMPÓS - 26º Encontro Nacional.Conferência de Abertura: ?Comunicação, mídia e política na França e no Brasil?. 2017. (Encontro).

8.
Conferência realizada na Associação de Estudos Comunicação e Jornalismo (AECJ).Os media e a situação política no Brasil: da destituição de Dilma Rousseff à imunidade jurídica de Michel Temer. 2017. (Outra).

9.
IV Jornada de TCC e Iniciação Científica.A importância do Pensamento teórico na pesquisa acadêmica. 2017. (Outra).

10.
Palestra na Universidade de Tampere."Pensamento Afro-Brasileiro". 2017. (Outra).

11.
V Conference on Strategic Communication in Business and Politics."Para onde vai o Jornalismo". 2017. (Outra).

12.
XV Congresso do IBERCOM. "Populismos". 2017. (Congresso).

13.
Do Samba ao Samba.Origem do Samba, suas letras, sua dança e sua ligação com a atualidade brasileira. 2016. (Outra).

14.
IAMCR Conference 2016.Democracy as Highlighted by BRICS. 2016. (Outra).

15.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia.Educação e Diversidade. 2016. (Outra).

16.
Seminário Afonjá.O Terreiro da Ética. 2016. (Seminário).

17.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. ENTRE MUROS: INVESTIGANDO A ARTE URBANA COMO PRÁTICA SOCIAL NA COMUNICAÇÃO. 2016. (Congresso).

18.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. A COMUNICAçãO E A ?COMIDA DE RUA? NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2016. (Congresso).

19.
XXXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. COMUNICAçãO E MANIFESTAçõES CULTURAIS PERIFéRICAS. 2016. (Congresso).

20.
24º Encontro da Compós.Pressupostos Históricos da Comunicação. 2015. (Outra).

21.
Centro de Pesquisa e Formação - SESC.Uma Trajetória Mestiça. 2015. (Outra).

22.
IAMCR UQAM 2015.Re-Thinking Brazilian journalism. 2015. (Outra).

23.
II SINBAIANIDADE e II CILLAA. Entre Áfricas e Bahias: a diversidade de saberes. 2015. (Congresso).

24.
SAPIENTIA ARQUELOGIA DE UM SABER ESQUECIDO.Vida ou valor? Há uma sobreposição do econômico sobre a vida?. 2015. (Simpósio).

25.
XI SEMINÁRIO DO FÓRUM DE GESTÃO DA ÉTICA NAS EMPRESAS ESTATAIS.O que significa ética hoje. 2015. (Seminário).

26.
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIAS SOCIAIS. TRADIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: TRÊS PERCURSOS. 2015. (Congresso).

27.
7º Congresso de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Uma ciência em construção. 2014. (Congresso).

28.
ALAIC - XII Congreso de La Asociación Latinoamericana de Investigadores da la Comunicación. Sobre os avatares da hegemonia. 2014. (Congresso).

29.
ECOLOGIA DOS SABERES, DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO.ECOLOGIA DOS SABERES, DIVERSIDADE CULTURAL E EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).

30.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana- Os Desafios da Internacionalização. Agenda Ibero-Americana de Investigação em Comunicação. 2014. (Congresso).

31.
Literatura Brasileira e Filosofia.Jorge Amado e Karl Marx. 2014. (Outra).

32.
Palestra Auditório Darcy Ribeiro.Revistando "Samba, o dono do corpo". 2014. (Outra).

33.
Semana Inaugural do semestre 2014.1 do programa de Pós-Graduação em Dança, da Universidade Federal da Bahia.Cultura, Corpo e Afeto. 2014. (Outra).

34.
XXII Congresso da Associação Junquiana do Brasil. Exu e Temporalidade. 2014. (Congresso).

35.
8º Mutirão Brasileiro de Comunicação " Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos.Comunicação e Participação Cidadã: Meios e Processos. 2013. (Seminário).

36.
Coletivo Denegrir.Reinventando a Educação: diversidade, descolonização e redes. 2013. (Outra).

37.
FLUPP - Festa Literária das Periferias.Dá Samba. 2013. (Encontro).

38.
IAMCR 2013 Conference.ABOUT JOURNALISTIC IDENTITY. 2013. (Outra).

39.
III Semana de Graduação Filosofia & Temas na Cidade.Filosofia: cidade e formas de opressão. 2013. (Outra).

40.
II Seminário História e Ideologia: Mídia, Dominação e Ressistência.Mídia, ideologia e financeirização. 2013. (Seminário).

41.
Meio a Meios - VII Semana de Jornalismo na UFRJ.Jornalismo e ativista: quem precede quem?. 2013. (Encontro).

42.
Para Reinventar a Educação.Reinventando a Educação. 2013. (Outra).

43.
Seminário Cultura 2013.Radiodifusão Pública para quê?. 2013. (Seminário).

44.
Seminário Internacional Rupturas Metodológicas Para Uma Leitura Crítica da Mídia.A cidade comum e as novas formações do comum na cidade.. 2013. (Seminário).

45.
World Journalism Education Congress-WJEC3. Journalism education at cybernetic times. 2013. (Congresso).

46.
XIII Congresso Ibercom. Míiia e Cidadanía. 2013. (Exposição).

47.
XVI Bienal do Livro Rio.Pensando o futebol. 2013. (Outra).

48.
7ª Bienal do Livro: Leitura que muda o mundo.Jorge Muito Amado: aos 100 anos criando e recriando o Brasil. 2012. (Outra).

49.
8º Congresso Rio de Educação. Do livro de papel ao livro digital: uma reflexão sobre o exercício da leitura. 2012. (Congresso).

50.
ALAIC - XI Congreso Latinoamericano de Investigadores dela Comunicación. Capital Humano e Sustentabilidade Comunitária. 2012. (Congresso).

51.
Encontros em Piraí - Cultura em movimento.Mídia e as transformações sociais nos anos 80. 2012. (Encontro).

52.
Estação Pensamento & Arte.Religião, religiosidade, sincretismo e candomblé na literatura de Jorge Amado. 2012. (Outra).

53.
I Encontro das Culturas Negras - Diversidade, Diálogo e Intercâmbio.Culturas Negras no Brasil Hoje. 2012. (Encontro).

54.
II Colóquio Internacional.Fronteiras e Diversidades Culturais no Século XXI: perspectivas e novos encontros. 2012. (Outra).

55.
Inova 2012 - A educação e a necessidade de um salto quântico.Reinventando a educação. 2012. (Outra).

56.
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.As Novas Gerações de Jornalistas Portugueses. 2012. (Outra).

57.
ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa.Jornalismo e Campo Científico da Comunicação. 2012. (Outra).

58.
IV Edição FLIST - Festa Literária de Santa Teresa.Paricipou da abertura da FLIST. 2012. (Outra).

59.
IV Semana de Ciência, Arte e Política - PUC Minas.Territórios Rede: As linhas de força da periferia. 2012. (Outra).

60.
PENTÁLOGO III - INTERNET: VIAGENS NO ESPAÇO E NO TEMPO - Colóquio.O socius eletrônico. 2012. (Outra).

61.
Programa de Pós-Graduação em Comunicação.Aula Inaugural. 2012. (Outra).

62.
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.O campo Ciêntifico da Comunicação. 2012. (Outra).

63.
Semana Muniz Sodré: Debates temáticos e minicursos.Debates Temáticos e Minicursos. 2012. (Outra).

64.
TEDxUFF x= independently organized TED event.Educação e novos agentes produtivos. 2012. (Outra).

65.
V Seminário Inserção e Realidade.O Brasileiro Negro: presente e futuro. 2012. (Seminário).

66.
XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação. Literatura e Comunicação na América Latina. 2012. (Congresso).

67.
86º Congresso Internacional dos Direitos Humanos.Le Denie minoritaire des droits humains. 2011. (Outra).

68.
IAMCR 2011 ISTANBUL.Education, media and community. 2011. (Outra).

69.
I Encontro Comunidades Tradicionais de Terreiro.Conceito e Políticas Públicas. 2011. (Encontro).

70.
Liga Francesa dos Direitos Humanos. Direitos Humanos no Brasil. 2011. (Congresso).

71.
Liga Internacional dos Direitos Humanos. Direitos Humanos e Democracia. 2011. (Congresso).

72.
Penser les droits de l`Homme et agir aujourd`hui dans un monde global.Nouvelles formes de mobilisation et d´engagements.. 2011. (Outra).

73.
Século Mcluhan."Se funciona, é obsoleto". 2011. (Outra).

74.
Semana de Comunicação Social - Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias."Novas Tendências para a Comunicação do Século XXI". 2011. (Encontro).

75.
SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BAIANIDADE.Comenda Vivaldo da Costa Lima Obá Abiodum. 2011. (Simpósio).

76.
Um outro olhar sobre ele - a música das periferias no centro.Samba, o dono do corpo.. 2011. (Outra).

77.
8º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.Desafios da pesquisa em jornalismo: interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. 2010. (Encontro).

78.
II Seminário BNB de Política Cultural.Programa Papo XXI "Convergências entre Cultura, Comunicação e Educação na Contemporaneidade". 2010. (Seminário).

79.
IV SEMINÁRIO INSERÇÃO E REALIDADE - ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.Repensando o Negro. 2010. (Seminário).

80.
Seminário Brasil, brasis.Telenovelas, séries televisivas e literatura. 2010. (Seminário).

81.
The Ambiguity of the Sacred.Sacredness as a Social Strategy, commentator Mattias Martinsson. 2010. (Simpósio).

82.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação-INTERCOM. PROJETO GENESIS: Educação e Comunicação Comunitária. 2010. (Congresso).

83.
9ª Feira do Livro de Ribeirão Preto.Cultura e Diversidade. 2009. (Outra).

84.
Índia em Foco.Índia em Foco. 2009. (Encontro).

85.
Intercom 2009 - Sudeste - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital. Comunicação, Cultura e Educação na Era Digital. 2009. (Congresso).

86.
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação-ISCTE.Conferencista Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação-ISCTE. 2009. (Outra).

87.
Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual.Pensar o Cinema. 2009. (Seminário).

88.
Aula Inaugural 2009 da Universidade do Tuiutí - Paraná.A raiz ocidental da imagem. 2008. (Outra).

89.
Bicentenário da Imprensa Nacional.CASO RONALDO - O factóide como fenômeno. 2008. (Outra).

90.
Colóquio Internacional Bibliotecas Digitais.Novos Modelos Técnicos, Econômicos e Jurídicos. 2008. (Seminário).

91.
Congresso Internacional de ECREA -European Communication Research and Education Association. Políticas y Líneas de Investigación entre Europa y América LAtina. 2008. (Congresso).

92.
Congresso Petrobrás: Ética. Ponha no Papel. Aplique na Vida.. Ética e Poder. 2008. (Congresso).

93.
Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.O Homem Brasileiro. 2008. (Outra).

94.
Fórum Mídia, Ética, Verdade - II Semana de Integração Acadêmica do CTCH/PUCRJ- 2008.Cultura e Diversidade. 2008. (Encontro).

95.
Mestrado em Comunicação e Linguagens.Cultura e Diversidade. 2008. (Encontro).

96.
Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ. Meios e Meios: II Semana de Jornalismo da UFRJ. 2008. (Congresso).

97.
Seminário Internacional - Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.Do Impresso ao Digital - 200 anos. 2008. (Seminário).

98.
Apresentação sobre o tema do livro "Estratégias Sensíveis - afeto, mídia e política.A importância crescente dos afetos na cultura contemporânea. 2007. (Encontro).

99.
Cultures en ville.Toute culture est-elle anthropophagique?. 2007. (Seminário).

100.
Curso de Altos Estudos de Política Estrangeira da Escola Superior de Guerra.O Homem Brasileiro: Antropologia Social do Homem". 2007. (Encontro).

101.
III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT.Políticas para a diversidade cultural. 2007. (Encontro).

102.
II Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura - CELACC/USP.CULTURA E COMUNICAÇÃO PERSPECTIVAS PARA A AMÉRICA LATINA. 2007. (Simpósio).

103.
II Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas Públicas - XIV Encontro Nacional de Bibliotecas Públicas - XII Encontro Nacional Proler.Biblioteca Pública e Leitura: O Livro- do Mundo ao Cibermundo. 2007. (Simpósio).

104.
Novos Rumos da Cultura da Mídia.Novas tendências da notícia. 2007. (Seminário).

105.
Políticas do Livro e Leitura.Políticas do Livro e Leitura. 2007. (Seminário).

106.
Radis 25 anos - Comunicação em Saúde.O Campo da Comunicação nos últimos 25 anos. 2007. (Outra).

107.
SINACOM 2007 - VI Simpósio Nacional de Ciências da Comunicação. 30 anos da INTERCOM.O Combate pela democracia midiática na sociedade digital. o que fazer para eliminar a exclusão cultural, construindo uma sociedade do conhecimento neste início do século XXI?. 2007. (Simpósio).

108.
XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação: CECOM - XXX Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Telenovela e Pastiche. 2007. (Congresso).

109.
25 anos do IDEA - Programa Transdisciplinar de Estudos Avançados.Identidade e Alteridade, Verdade. 2006. (Seminário).

110.
30 anos de Pesquisa em Comunicação.Café Intercom. 2006. (Encontro).

111.
Conferência "Sobre a Episteme Comunicacional".Sobre a Episteme Comunicacional. 2006. (Encontro).

112.
Diagnóstico de uma Crise.Caminhos do Pensamento: fronteiras entre ciências e humanidades. 2006. (Seminário).

113.
Gestão de Patrimônio.Gestão do Patrimônio Público. 2006. (Encontro).

114.
LUSOCOM 2006. VII Congresso Internacional de Comunicación Lusófona. 2006. (Congresso).

115.
O Livro Metamorfose.O Livro Metamorfose. 2006. (Simpósio).

116.
Políticas de lectura. Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2006. (Congresso).

117.
Seminário Inserção e Realidade.Viva o Povo Brasileiro. 2006. (Seminário).

118.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ - 2006.Sessão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. 2006. (Encontro).

119.
1ª Conferência Nacional de Cultura.Estado e Sociedade Construindo Políticas Públicas de Cultura. 2005. (Outra).

120.
Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos. Congresso Internacional. 2005. (Congresso).

121.
O trágico e o Grotesco no mundo contemporâneo.A actualidade do grotesco. 2005. (Simpósio).

122.
1° Encontro Brasileiro de Bolsistas do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação.Encontro Brasileiro de Bolsistas. 2004. (Encontro).

123.
CONTROLES - Poder e Justiça na Atualidade Brasileira.Controle Social. 2004. (Seminário).

124.
2º Festival de Arte Negra - FAN.Festival de Arte Negra. 2003. (Outra).

125.
4º Congresso Brasileiro de tecnologia e Educação. Multicultaralismo e educação. 2003. (Congresso).

126.
Ciclo de Palestras INstituto Cultural Freud.Afetos, razão e sociabilidades. 2003. (Seminário).

127.
I Encontro de Comunicação Comunitária.Conceito de Comunidade. 2003. (Outra).

128.
I Seminário da Pòs-Graduação da PUC-Rio.Mídia e representação indiciária. 2003. (Seminário).

129.
I Simpósio INternacional de Música Brasil/Alemanha.Retórica e poética da música. 2003. (Simpósio).

130.
Seminário "A ABI que nós queremos".O papel da ABI e da Comunicação na sociedade. 2003. (Seminário).

131.
Seminário Internacional Jornalista Precisa de Diploma?.Jornalista precisa de diploma?. 2003. (Seminário).

132.
4º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Educação. Multiculturalismo e discurso. 2002. (Congresso).

133.
Encontro de Programas de Pós-Graduação em Comunicacão.Televisão e Cultura. 2002. (Seminário).

134.
Fórum de Idéias."O que é Comunicação". 2002. (Seminário).

135.
III Seminário Interprograma de Pós-Graduação em Comunicação.Epistemologia da Comunicação. 2002. (Seminário).

136.
IV Jornada de Psicanálise com Idosos e suas Interseções.Ágora e Cronos: do espaço dado ao espaço criado. 2002. (Seminário).

137.
Resistência e inclusão, encontro sobre memória e história dos Afro-Brasileiros e Afro-Americanos.Memória Afro-descendente. 2002. (Seminário).

138.
V Congresso Brasileiro de Semiótica. Discursos, comunicação, redes. 2002. (Congresso).

139.
2º Círculo de Leitura e Debate - LerIUCAM.Ética e Sociedade. 2001. (Seminário).

140.
A Nova Ordem da Comunicação.A Distribuição da comunicação na nova ordem. 2001. (Seminário).

141.
Colóquio Internacional - Novas formas de mobilização popular. Formas de mobilização popular entre afro-descendentes. 2001. (Congresso).

142.
Imagens da Ordem: infância e mídia.A Mídia em Nossas Vidas. 2001. (Seminário).

143.
V Congresso Brasileiro de Semiótica. Comunicação. Redes. 2001. (Congresso).

144.
VII Seminário de Comunicação Banco do Brasil.Mutação Social, mídia e o horizonte humano. 2001. (Seminário).

145.
SEMINARIO INTERNACIONAL - Midia e Percepção Social.Midia e Percepção Social. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PORTELLA, E. ; PORTELLA, C. A. ; ALBERNAZ, F. ; CABRAL, M. S. A. . Caminhos do Pensamento: Diversidade Cultural e Coesão Social. 2007. (Congresso).

2.
CABRAL, M. S. A.; PORTELLA, C. A. ; CALVACANTE, I. . XI Encontro Internacional do Proler. 2006. (Congresso).

3.
CABRAL, M. S. A.; PORTELLA, C. A. ; SOARES, Raquel Paiva de Araujo . Caminhos do pensamento:fronteiras entre ciencias e humanidades. 2006. (Congresso).

4.
CABRAL, M. S. A.; PORTELLA, C. A. ; CALVACANTE, I. . I Simposio Latino-Americano de Bibliotecas Publicas e XIII Encontro Nacional do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. 2006. (Congresso).

5.
CABRAL, M. S. A.; PORTELLA, C. A. . Bibliotecas e Informação Digital. 2006. (Congresso).

6.
CABRAL, M. S. A.. 11º Encontro Anual da Associação Nac. dos Programas de Pós-Grad. em Comunicacao. 2002. (Congresso).

7.
CABRAL, M. S. A.. Elaboração de questões de Comunicação para Concurso Público. 2002. (Concurso).

8.
CABRAL, M. S. A.. XI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tatiane Bonfim de Araújo. Educação em Touchscreen: os (des) caminhos do sistema-mundo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Raika Julie Moisés. Falam de mim e Eu Falo de nós: gênero, raça e corporeidade na trama virtual. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Felipe Macon Pereira Santos. Os Lugares da Paródia do Jornalismo na Internet. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Igor Waltz Rangel Messias Pinheiro. O Jornalismo em tempos de Internet: as percepções dos profissionais acerca das práticas jornalísticas contemporâneas. Início: 2014. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Plínio José da Fraga Júnior. Como morre um jornal do Brasil. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO. (Orientador).

6.
Adriano de Lavor Moreira. CIBERSENTIDO! A batalha simbólica em torno da Aids na Internet. Início: 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ricardo Nascimento de Moraes. A dramaticidade do fato: uma abordagem tipológica sobre o drama midiático como construção simbólico-discursiva. Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Zilda Martins Barbosa. "Cotas raciais: para reatualizar o discurso da imprensa e inverter a abolição da escravatura". Início: 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
PABLO CEZAR LAIGNIER DE SOUZA. DO FUNK FLUMINENSE AO FUNK NACIONAL: o grito comunicacional de favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO. (Orientador).

4.
Gabriela Nóra Pacheco Latini. Monoculturas da Informação: perspectivas do jornal e do jornalismo no século XXI. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/ECO. (Orientador).

5.
Eduardo Yuji Yamamoto. A questão da comunidade na era da mediatização. Início: 2012. Tese (Doutorado em PPGCOM-ECO) - Escola de Comunicação/UFRJ. (Orientador).

6.
Eduardo Yuji Yamamoto. Comunidade Silenciosa. Início: 2012. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Zilda Martins Barbosa. "Cotas raciais: para reatualizar o discurso da imprensa e inverter a abolição da escravatura". Início: 2011. Tese (Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

8.
Gabriela de Resende Nóra Pacheco. Disjunções: o efeito da segmentação no jornalismo impresso diário. Início: 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

9.
Pablo Cezar Laignier de Souza.. Funk Carioca entre o fato e o acontecimento: representações simbólicas da periferia nos jornais impressos do Rio de janeiro. Início: 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

10.
CARLOS ALBERTO ALVIM A SANTOS. As marcas da educação - A Comunicação das Instituições de Ensino Superior Privada. Início: 2005. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

11.
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello. Universidade e Comunicação: identidade institucional, legitimidade e territorialidade na cena da nova ordem tecnocultural.. Início: 1999. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola de Comunicação. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marina de Castro Frid. Início: 2018. Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ.

2.
João Paulo Malerba. (NOVOS) LIMITES DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA um estudo sobre as atuais disputas e mutações tecnopolíticas das mídias comunitárias. Início: 2017. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Iniciação científica
1.
Carolina Barreto da Silva Gaspar. Estudo de Naturalização dos Fatos pela Mídia. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Zilda Martins Barbosa. Loci da mediação: Mídia, Espaço público, Campanha Abolicionista e Ações Afirmativas. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Camila Santos Mendonça Ferreira. A Família Negra de Classe Média na Telenovela Brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

2.
Igor Waltz Rangel Messias Pinheiro. O Jornalismo em tempos de Internet: as percepções dos profissionais acerca das práticas jornalísticas contemporâneas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

3.
Plínio José da Fraga Junior. A morte de um Jornal do Brasil - contada por seus editores. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

4.
Zilda Martins Barbosa. Ações Afirmativas e cotas na mídia: A construção de fronteiras simbólicas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

5.
Tiago Quiroga Fausto Neto. Política, televisão e desejo - Um estudo da propaganda eleitoral de Luis Inacio Lula da Silva. 2004. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

6.
SANDRA SUBHI ABDALA SAID. COMODITZAÇÃO MIDIÁTICA NA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA. 2004. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

7.
Joubert Uchoa de Mendonça Jr.. O painel da educação na sociedade da comunicacao: universidade e mercado em Sergipe. 2003. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

8.
Rogério Lannes Rocha. Em busca do diálogo. Um estudo sobre a interatividade na comunicação.. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

9.
Patrícia Cardoso D'Abreu. Mídia e sociabilidade: O apartheide na audiência brasileira de televisão.. 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

10.
Ana Lúcia Sanguêdo Boynard Mendonça. Desenho animado e formação moral: Influências sobre crianças de 04 a 08 anos de idade.. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

11.
Carlos Eugênio Soares Lemos. Narrativa e silêncio. O processo de comunicação dos idosos no contexto sócio-cultural de Campos de Goytacazes-2001. 2002. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

12.
Ilka de Aaujo Soares. Comunicultura e loucura. A comunicação como paradigma da saúde mental. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

13.
Carlos Alberto da Silva Barreto. Vida e morte na cultura. O retorno da criança onipotente. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

14.
Maria Líbia Araújo Barbosa. O telejornalismo local em Belo Horizonte: as influências da tecnologia e da disputa de audiência sobre os conteúdos do Jornal Alterosa e do MGTV - 1ª Edição. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

15.
Olidineri Bello. Funk, mídia e sociedade. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

16.
Erany Lima de Mattos Silva. A comunicação intercorporal da identidade militar brasileira. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

17.
Ney Arataú de Andrade Silveira. Aspectos comunicacionais do discurso jurídico. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

18.
Wagner Pina Stoffel. Comunicação interpessoal e educação na Academia Militar das Agulhas Negras. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

19.
André Luis Celidônio Rodrigues. A influência da informática nos processos comunicacionais da cultura e sociedade. 2001. Dissertação (Mestrado em Comunicaçao) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

20.
Juan Felipe Sanchez Mederos. A mídia: análise de suas influências sobre o processo migratório. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

21.
Hugo Bonfim da Silva Filho. O lugar da memória - comunidade e lembranças do povo santo. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

22.
Cristiana Henriques Costa. Yo compro essa mujer. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

23.
Ana Magdalena Horta. Escrevendo em bits: o jornalismo na Era Digital. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

24.
Andre Lemos de Barros. Humor na Cultura. 1999. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

25.
ITACY RIBEIRO BISPO. Uma Abordagem da Pos-Modernidade Na Midia Impressa - O Paradigma do Jornal do Brasil. 1997. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

26.
SONIA MARIA CARNEIRO DE MATTOS SANTOS. Projeto Cultural - Duas Hipoteses de Atuacao Permanente. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

27.
Irene Cristina Gurgel do Amaral. " A Movimentação dos Sem - Tela - Um Histórico das Televissões Alternativas No Brasil". 1995. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

28.
TERESA DE JESUS COSTA D'AMARAL. Deficiencia e Democracia. 1992. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

29.
RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES. Histeria e Comunicacao de Massa. 1991. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

30.
SILVIA PIMENTA VELLOSO AUGUSTO ROCHA. A Imagem Inocente:Investigacao Sobre O Conceito de Imagem Como Objeto Singular.. 1991. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

31.
SONIA AGUIAR LOPES. Sobre O Jornalismo Literario: Verdade, Legitimidade e Identidade. 1990. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

32.
MARIA DE FATIMA MOREIRA DO REGO LIMA. Espaco Construido e Modelo Uso. Questoes Para A Criatividade Em Arqui-Tetura. 1990. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

33.
MARILUCE DE SOUZA MOURA. Informacao Em Off Uma Operacao de Poder. 1988. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

34.
ELIANE EGPY GANEM. Reproducao Ideologica da Crianca Na Literatura Infanto-Juvenil. 1988. Dissertação - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

Tese de doutorado
1.
Ricardo Nascimento de Moraes. A dramaticidade do fato: uma abordagem tipológica sobre o drama midiático como construção simbólico-discursiva. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

2.
Zilda Martins Barbosa. Cotas Raciais: para reatualizar o discurso da imprensa e inverter a abolição da escravatura. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

3.
Gabriela Nóra Pacheco Latini. Monoculturas da Informação: perspectivas do jornal e do jornalismo no século XXI. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

4.
Eduardo Yuji Yamamoto. A Questão da Comunidade na Era da Mediatização: crítica e ontologia. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

5.
MARILUCE DE SOUZA MOURA. O encontro anunciado: A mídia na construção das imagens da tcnociência brasileira. 2006. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

6.
nemezio clímico amaral filho. MIDIA E QUILOMBOS NA AMAZÔNIA. 2006. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

7.
MANUEL GERALDO VESPAR. Som e produção musical para a Midia. 2006. 190 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

8.
Azoilda Henriques Costa. O rasicmo no cotidiano escolar: olhares e dizeres dos alunos e das alunas. 2005. 356 f. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

9.
Cristiane Henriques Costa. Pena de Aluguel: escritores jornalistas no Brasil. 2004. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

10.
Simone Maria Rocha. Do discurso mítico ao dircurso midiático: a mineiridade em questão. 2004. 325 f. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

11.
Nestor sezefredo dos Passos Neto. Jogo corporal e comunicultura. A capoeira como fenômeno civilizatório com real aptidão comunicativa e transcultural. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

12.
Regina Maria Meirelles Santos. samba: Comunicação e cultura e identidade nacional. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

13.
Carlos Henrique Medeiros de Souza. Mídia digital e processos educacionais. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

14.
Vitor Mário Iorio. Desaceleração, interlocução e territorialidade: uma nova trajetória para a comunicação social.. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

15.
Maria angela Mattos. A formação Teórica em Comunicação Social no contexto da universidade operacional: o caso da PUCMINAS. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

16.
Maurício da Silva Duarte. Cidadania Obstruída: jornais cariocas e a construção discursiva da violência no Rio. 2002. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

17.
Fátima Regina Machado. A ação dos signos nos poltergeists: Estudo do processo de comunicação dos fenômenos Poltergeist a partir de seus relatos.. 2002. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

18.
Luis Filipe Splendore de Lima da Silva. Comunicação intercultural: O choro, expressão musical brasileira.. 2001. Tese (Doutorado em Comunicaçao e Cultura) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

19.
Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello. Universidade e Comunicação: identidade institucional, legitimidade e territorialidade na cena da nova ordem tecnocultural. 2000. Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

20.
Eduardo Granja Coutinho. Velhas histórias, memórias futuras: o sentido da tradição na obra de Paulinho da Viola. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

21.
Joel Rufino dos Santos. Paulo e Virginia: o literário e o esotérico no Brasil Atual. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

22.
Mohammed Elhajji. Globalizaçção e convergência - da semiose hegemônica ocidental. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

23.
Leny alvarus de Oliveira. As Tramas da Rede. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

24.
Glória Marcia Percinoto. Liberdade de expressão, privacidade e censura. 1999. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

25.
RAQUEL PAIVA DE ARAUJO SOARES. O Espirito Comum - Comunidade, Midia e Globalismo. 1997. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

26.
Owaldo Caldeira Correa da Silva. " A Imagem de Tiradentes - Em Busca do Rosto Perdido ". 1994. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

27.
SONIA GOMES PEREIRA. A Reforma Urbana de Pereira Passos e A Construcao da Identidade Cario-Ca. 1992. Tese - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

28.
ADAIR CAETANO PERUZZOLO. O (Audio) Visual Como Metafora. 1991. Tese - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

29.
EDUARDO DE CASTRO NEIVA JUNIOR. Sobre O Objeto Teorico da Comunicacao. 1989. Tese - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

30.
MILTON JOSE PINTO. As Marcas Linguisticas da Enunciacao. Esboco de Uma Gramatica Enuncia-Tiva do Portugues. 1988. Tese - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

31.
REGINA GLORIA NUNES ANDRADE. A Cena Iluminada (Psicanalise e Cinema). 1988. Tese - Escola de Comunicação, . Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Malena Contrera. 2008. Universidade Paulista, . Muniz Sodre de Araujo Cabral.

2.
Narcimaria Luz. 2007. Universidade Federal da Bahia, . Muniz Sodre de Araujo Cabral.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniela Almeida de Andrade. A luta da Jornada de Cinema na ditadura militar. 2005. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

2.
ODAIR FREITAS DOS SANTOS. Democracia em Cabo Verde - as eleições municipais de 2004 nas páginas dos jornais.. 2005. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

3.
Caio Bortolotti Batista. Estudo de um suporte midiático específico para as artes marciais. 2005. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

4.
Caio Bortolotti Batista. Midia e artes marciais - estudo de um suporte midiatico especifico para representação das artes marciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

5.
PEDRO SANGIRARDI DUARTE. Politica e Comunicação: A construção da Imagem Pública na era do Marketing, o discurso como produto de um mercado eleitoral. 2004. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

6.
Annie Chagas. Correio Braziliense: dcumentação de uma crise. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

7.
Cristiano José de Carvalho Rabelo. Liberdade de imprensa hoje: mito e verdade na prática jornalistica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Escola de Comunicação/UFRJ. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

8.
Marcelo Rutowski Chimento. Do sapo barbudo ao Lulinha paz e amor: como a mídia constrói um presidente. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

9.
Raphael Gomide. Ascensão, doping e queda: o jogador Athirson na mídia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

10.
Pablo Pires Ferreira. A evolução da história do futebol brasileiro e a crônica esportiva. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

Iniciação científica
1.
LAURA LEBOSO ALEMPARTE ABRANTES DOS SANTOS. ANALISE DE TEXTOS JORNALÍSTICOS NOS PERÍODOS PÓS-ANISTIA E SÉCULO XXI. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.

Orientações de outra natureza
1.
Zilda Martins Barbosa. Loci da mediação: Mídia, Espaço público, Campanha Abolicionista e Ações Afirmativas. 2014. Orientação de outra natureza. (Doutorado Sanduíche - SWE) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Muniz Sodre de Araujo Cabral.



Outras informações relevantes


Bolsista Pesquisador nível 1A do CNPq.
Homenageado pelo Conselho Editorial da revista Cientifica IC- Información e Comunicación /Sevilla 2012
Conselho Científico da Revista Matrizes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP-2012
Colaborador do Observatório da Imprensa, veículo jornalístico focado na crítica da mídia, com presença regular na internet desde abril de 1996.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/pages/oiequipe
Conselho Editorial da INTERCOM e Edições Demócritos Rocha - 2011
Direcção - TRAJECTOS - REVISTA DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO - 2011 - Lisboa/Portugal



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 14:07:34