Jose Carlos de Paula Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6903672607544722
  • Última atualização do currículo em 06/04/2010


Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito - USP(1969), graduação em Bacharelado Em Filosofia pela FFLCH da USP de São Paulo(1971), graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Educação da USP(1974), mestrado em Filosofia Área de Concentração Epistemologia pela FFLCH da USP de São Paulo(1976), doutorado em Ciências Sociais Área de Concentração Antropologia pela FFLCH da USP de São Paulo(1985) e pós-doutorado pela Centre de Recherches Sur L`imaginaire C R I Grenoble II(1988). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Hermenêutica, Epistemologia e Antropologia Filosófica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Paradigma e Holonomia, Paradigma do Imaginario, Cultura, Organização e Educação, Sociomorfologia do Imaginário, Práticas Simbólico-organizacionais e Dinâmicas Educativas. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Jose Carlos de Paula Carvalho
Nome em citações bibliográficas
PAULA CARVALHO, J. C. de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.
Avenida da Universidade, 308
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38150232


Formação acadêmica/titulação


1979 - 1985
Doutorado em Ciências Sociais Área de Concentração Antropologia.
FFLCH da USP de São Paulo.
Título: Enérgia, Símbolo e Magia: para uma antropologia do Imaginário, Ano de obtenção: 1985.
Orientador: Ruy G. de Andrada; Gilbert Durand e Liana M. Sálvia Trindade.
Palavras-chave: Problemática do mana e teorias clássicas da magia; Eficácia Simbólica e Imaginário; Magia e energética psíquica; Paradigma do antagonismo contraditorial; Paradigma da Complexidade; Paradigma Hermético.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Epistemologia e Filosofia das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Psíquica.
1972 - 1976
Mestrado em Filosofia Área de Concentração Epistemologia.
FFLCH da USP de São Paulo.
Título: Aporia e Gnose: a hermenêutica do símbolo do labirinto,Ano de Obtenção: 1976.
Orientador: Maria Sylvia de Carvalho Franco Moreira e Viktor Knoll.
Palavras-chave: Hermeneutica dos Simbolos; Sistemas Gnosticos; Teoria Hermenêutica; Imaginário mágico-religioso; Arquétipos do inconsciente e figuras míticas; Labirinto, nó e espiral.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Filosófica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Filosófica / Especialidade: Hermenêutica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Religião.
1973 - 1974
Graduação em Licenciatura Em Filosofia.
Faculdade de Educação da USP.
1966 - 1971
Graduação em Bacharelado Em Filosofia.
FFLCH da USP de São Paulo.
1964 - 1969
Graduação em Bacharelado Em Ciências Jurídicas e Sociais.
Faculdade de Direito - USP.


Pós-doutorado e Livre-docência


1988
Livre-docência.
Faculdade de Educação da USP de São Paulo.
Título: Antropologia das Organizações e Educação: um ensaio holonômico, Ano de obtenção: 1988.
Palavras-chave: Paradigma e Holonomia; Paradigma do Imaginario; Cultura, Organização e Educação; Sociomorfologia do Imaginário; Práticas Simbólico-organizacionais; Dinâmicas Educativas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Epistemologia dos Paradigmas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Educação e Antropologia das Organizações.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria dos Grupos.
1987 - 1988
Pós-Doutorado.
Centre de Recherches Sur L`imaginaire C R I Grenoble II.
Bolsista do(a): Bolsa CNPq e Bolsa CRI.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia do Imaginário.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0
Outras informações
Aposentou-se em 21/09/2001 e desde então deu continuidade as suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP de São Paulo, como professor colaborador

Vínculo institucional

1973 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações
Prestou Concurso Público para Professor Titular na disciplina Antropologia das Organizações e Educação - na Faculdade de Educação da USP de São Paulo no ano de 1991.

Vínculo institucional

1988 - 1991
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Regime de Trabalho Docente Cumulativo com a F, Carga horária: 0
Outras informações
Na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Área de Concentração: Ação Cultural

Atividades

1/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

Cargo ou função
Pesquisador do CNPQ.
01/1988 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

1/1987 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

Cargo ou função
Pesquisador do Centre de Recherches sur l`Imaginaire de Paris - CRI-GRECO 56.
1/1987 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

Cargo ou função
Pesquisador do Patriarchal Institute for Patristic Studies - PIPS- em Atenas - Grecia.
01/1986 - 12/2001
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Hermnêutica, Estórias de Vida e Educação Fática
Antropologia da Educação: tendências, métodos e heurísticas
Antropologia do Imaginário, Culturanálise de Grupos, A.T.9 e Pedagogia da Leitura
Filosofia da Imagem na Renascença e na Naturphilosophie
Mitanálise da Arte Pós-Romântica (1840-1934): bacia semântica e educação fática
Violência, Imaginário e Educação
1/1973 - 9/2001
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Legislação do Ensino
Economia da Educação
Princípios e Métodos de Organização
Antropologia das Organizações
1/1973 - 9/2001
Ensino, Licenciatura Para Os Cursos de Graduação de Filoso, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
Políticas Educacionais
1/1994 - 6/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação.

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação - CICE-EDA-USP.
1/1988 - 12/1991
Ensino, Ação Cultural, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Grupos I e II
Antropologia do Imaginário e Culturanálise de Grupos
1/1988 - 12/1991
Ensino, Ação Cultural, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da ação Cultural I e II


Linhas de pesquisa


1.
Antropologia Filosófica e Educação Fática
2.
Mitanálise da Arte e Educação Fática
3.
Antropologia Hermenêutica e Estórias de Vida
4.
Sociomorfologia do Imaginário e Dinâmicas Educativas e Organizacionais
5.
Antropologia da Educação e Culturas Escolares
6.
Antropologia do Imaginário e Culturanálise de Grupos


Projetos de pesquisa


1997 - 1999
Violência, Imaginário e Educação
Descrição: Investigar os fundamentos etológicos e antropo-psicanalíticos da violência e as formas do imaginário da violência em escolas e cursos de formação (licenciaturas) Projeto integrado FEUSP/CNPQ (de caráter interinstitucional: com participação de professores doutores da UnB, UNESP e UFMT) Seis subprojetos de professores doutores. Duas bolsas de Iniciação Científica .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Jose Carlos de Paula Carvalho - Coordenador.Financiador(es): CNPq - Bolsa.
1996 - 1997
Imaginário e Ideário Pedagógico: um estudo mitocrítico e mitanálitico do projeto de formação do pedagogo na FEUSP
Descrição: Investigar as matrizes teóricas e ideológicas do projeto de formação do pedagogo na FEUSP assim como as imagens e os fantasmas da formação nos alunos e professores do curso de pedagogia. Projeto integrado FEUSP/CNPQ. Tendo cinco subprojetos de professores doutores da FEUSP. Quatro bolsas de Iniciação Cientifica e uma bolsa de aperfeiçoamento. Bolsa auxílio-Pesquisa somente o Coordenador José Carlos de paula Carvalho e a Profa. Dra. maria Cecilia Sanchez Teixeira receberam. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jose Carlos de Paula Carvalho - Coordenador / Maria Cecília Sanchez Teixeira - Integrante.Financiador(es): CNPq - Bolsa.
1994 - 1996
O imaginário de alunos de escolas de 1º e 2º graus
Descrição: Levantar os mapas de realidade e consciência, através de imagens, de grupos de alunos e professores da escola pública, da escola rural, da escola confessional e das etno-escolas). Projeto integrado FEUSP/CNPQ Quatro subprojetos de professores doutores Quatro bolsas de Iniciação Científica Uma bolsa de Aperfeiçoamento Somente o coordenador José Carlos de Paula Carvalho e a Profa. Dra. Maria Cecilia Sanches Teixeira receberam Bolsa Auxílio-Pesquisa. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Jose Carlos de Paula Carvalho - Coordenador / Maria Cecilia Sanchez Teixeira - Integrante.Financiador(es): CNPq - Bolsa.
1989 - 1990
Uma antropologia visual do Vale do Amanhecer - Projeto BID/ECAUSP (CBD)
Descrição: Montagem fotográfica e fílmica do cotidiano da atuação de "Vale do Amanhecer" (Brasília-DF). Interncâmbio de Professores-Visitantes (França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos e Portugal) BID - Banco Internacional de Desenvolvimento Siglas: ECA - Escola de Comunicações e Artes CBD - Departamento de Biblioteca e Documentação .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jose Carlos de Paula Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Banco Internacional de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.
1988 - 1990
Produção simbólica, ação cultural e novas formas de socialidade - Projeto BID/NISA/ECAUSP
Descrição: Estudar as novas formas de socialidade dos grupos de jovens na pós-modernidade, verificando sua produção simbólica e ação cultural na Grande São Paulo. Interncâmbio de Professores-Visitantes ministrando cursos (França, Estados Unidos, Alemanhã e Grécia)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Jose Carlos de Paula Carvalho - Coordenador.Financiador(es): Banco Internacional de Desenvolvimento - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Hermenêutica, Epistemologia e Antropologia Filosófica.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Cultural e Antropologia do Imaginário.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Educação, Antropologia das Organizações e Culturanálise de Grupos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Religião.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Arte e Estética.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Comendador da Ordem dos Hospitalários de São João de Jerusalem (O.S.J.J.) e Cavaleiro da Ordem de Malta, por contributo ecumênico de teor educativo e religioso - Lisboa e Portugal, Atribuído pelo Priorato de Portugal e pelo Patriarcado da Igreja Copto-Ortodoxa de Alexandria.
1964
Prêmio Gastão Vidigal de Economia Política, Fundação Gastão Vidigal de Economia e FDUSP.
1960
Medalha de Honra ao Mérito, na qualidade de mehor aluno do Instituto de Educação, Curso Colegial da Região Araraquarense, Atribuida pelo Governador Carvalho Pinto em São José do Rio Preto.
1956
Medalha de Honra ao Mérito, Rotary Club de São José do Rio Preto.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PAULA CARVALHO, J. C. de2004PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domeneghetti . Deux études d`Anthropologie Philosophique. Reflexão (Campinas), Campinas - SP, n.1, p. 57-67, 2004.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de2003PAULA CARVALHO, J. C. de; TEIXEIRA, Maria Cecilia Sanchez ; PORTO, Maria Do Rosário Silveira ; MELLONI, Rosa Maria . O Imaginário pedagógico no projeto de formação do educador. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v. 3, n.37, p. 187-196, 2003.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de2000PAULA CARVALHO, J. C. de. O clown e a alma: dinâmica do imaginário de Sá Carneiro. Leopoldianum (UNISANTOS), Santos, v. 25, n.72, p. 207-221, 2000.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de2000PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domeneghetti . Metafísica e Imaginário da Corporeidade. Reflexão (Campinas), Campinas, v. 25, n.77, p. 75-89, 2000.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de1999PAULA CARVALHO, J. C. de. Complexidade e raízes das noções de educação fática e cotidiano oximorônio na culturanálise de grupos. Revista Anthropológicas, Pós-Graduação em Antropologia da UFPE/Nucleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, Recife, v. 1, n.2, p. 99-142, 1999.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de1999PAULA CARVALHO, J. C. de. Velhice, Alteridade e Preconceito: dimensões do imaginário grupal com idosos. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 3, n.5, p. 29-40, 1999.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de1999PAULA CARVALHO, J. C. de. Anotações sobre aspectos temáticos e contextuais da violência: vetores sugestivos. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 3, n.5, p. 137-146, 1999.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de1999PAULA CARVALHO, J. C. de. Hermenêutica simbólica e ética no imaginário de grupos de alunos do Colegial (Liceu Pasteur/SP e Colégio Iavne Beith-Chinuch/SP (II). Reflexão (Campinas), Campinas, n.73, p. 78-102, 1999.

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de1998PAULA CARVALHO, J. C. de. A ecologia imaginária e o paradigma tropical: lições culturais para repensar a epistemologia e a metodologia das práticas iátricas e das práticas educativas. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 2, n.2, p. 97-126, 1998.

10.
PAULA CARVALHO, J. C. de1998PAULA CARVALHO, J. C. de. A hermenêutica da ética de pothos e da antropolítica da neotenia humana. Reflexão (Campinas), Campinas, n.70, p. 106-117, 1998.

11.
PAULA CARVALHO, J. C. de1998PAULA CARVALHO, J. C. de. Archétypologie, Imaginaire et Culturanalyse Groupale. Bulletin de Liaison des Centres de Recherches sur l`Imaginaire, Dijon, n.1, p. 24-30, 1998.

12.
PAULA CARVALHO, J. C. de1998PAULA CARVALHO, J. C. de. Hermenêutica simbólica e ética no imaginário de grupos de alunos do Colegial (Liceu Pasteurs/SP e Colégio Iavne Beith-Chinuch/SP) (I). Reflexão (Campinas), Campinas, n.71, p. 18-37, 1998.

13.
PAULA CARVALHO, J. C. de1997PAULA CARVALHO, J. C. de. Etnocentrismo: inconsciente, imaginário e preconceito no universo das organizações educativas. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 1, n.1, p. 181-185, 1997.

14.
PAULA CARVALHO, J. C. de1997PAULA CARVALHO, J. C. de. O imaginário na formação do educador: mitocrítica fantasmanalítica (I). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 6, n.9, p. 132-173, 1997.

15.
PAULA CARVALHO, J. C. de1997PAULA CARVALHO, J. C. de. Imagens da vida e da morte: o imaginário da derrelição ou a cultura latente em grupos de alunos do Colegial no Liceu Pasteur/SP. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 23, n.1-2, p. 149-184, 1997.

16.
PAULA CARVALHO, J. C. de1996PAULA CARVALHO, J. C. de. No Crisol da Imaginação Criadora. Reflexão (Campinas), Campinas, v. 62, p. 122-132, 1996.

17.
PAULA CARVALHO, J. C. de1996PAULA CARVALHO, J. C. de. O Imaginário da Corporeidade e a digressão: aspectos da cultura latente da EEPSG João Pedro Ferraz/Ibirá (SP). Revista de Educação Pública, Cuiaba, v. 5, n.8, p. 107-142, 1996.

18.
PAULA CARVALHO, J. C. de1995PAULA CARVALHO, J. C. de. Educação Fática: Construção, Vieses e Projetividade. Revista de Educação Pública, Cuiaba, v. 4, n.6, p. 11-32, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Viáticos do Imaginário. São Paulo: Editora Plêiade/O.S.J.J., 2002. 350p .

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Pessoa, Grupo e Comunidade: o personalismo ontológico de N. Berdiaev, suas ampliações na antropologia hermenêutica e na educação fática. São Paulo: Editora Plêiade/O.S.J.J., 2001. 220p .

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Cultura da Alma e Mitanálise: imaginário, poesia e música. Londrina: Editora UEL, 2000. 541p .

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Mitocritica e Arte: trajetos a uma poética do Imaginário. Londrina: Editora UEL, 1999. 247p .

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Imaginário e Mitodologia: hermenêutica dos símbolos e estórias de vida.. Londrina: Editora UEL, 1998. 409p .

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de; PORTO, M. R. S. ; MELLONI, R. M. ; TEIXEIRA, M. C. S. . Imaginário e ideário pedagógico: um estudo mitocrítico e mitanalítico do projeto de formação do pedagogo na FEUSP. São Paulo: Editora da USP, 1998.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Le génie du christianisme deux: Conférences d`Athènes. São Paulo: Editora Plêiade, 1998.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Cultura da alma e mitanálise: imaginário, poesia e música. Londrina: Editora UEL, 1998.

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Antropologia das Organizações e Educação: Um Ensaio Holonômico. RIO DE JANEIRO: IMAGO, 1990.

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domeneghetti . Mitocríticas e Educação Fática em Le Martyre de Saint Sébastian de d`Annunzio e Debussy. In: Danielle Perin Rocha Pitta. (Org.). Ritmos do Imaginário. Recife - PE: Editora da Universidade Federal de Pernambuco, 2005, v. , p. 23-57.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Erotismo, Universo da Angústia e Violência Sacrificial: mitocritica de Sancta Susanna (op. 21) de P. Hindemith. In: Sanchez Teixeira, M. C.; Porto, M. R. S.; Ferreira, M.; Bandeira, M. L.. (Org.). Tessituras do Imaginário: CUltura e Educação. Cuiaba: EdUNIC/Universidade de Cuiabá/CICE-FEUSP, 2000, v. , p. 89-120.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Imaginário e Violência no Pierrot Lunaire de A. Schoenberg: um estudo mitanalítico (II). In: Sanchez Teixeira, M. C., Porto, M. R. S.. (Org.). Imaginário, Cultura e Educação. São Paulo: Editora Plêiade, 1999, v. , p. 73-99.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Paradigma do Imaginário e Educação Fática: contribuições filosóficas e antropológicas. In: Sanchez Teixeira, M. C. ; Porto, M. R. S.. (Org.). Imagens da Cultura: um outro olhar. São Paulo: Editora Plêiade/CICE-FEUSP, 1999, v. , p. 33-43.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. O imaginário da Formação Escolar: mitocrítica fantasmanalítica da relação formativa em grupos de alunos da Graduação da FEUSP (1995-1996). In: Paula Carvalho, J. C. et alii. (Org.). Imaginário e Ideário Pedagógico: um estudo mitocrítico e mitanalítico do projeto de formação do pedagogo na FEUSP. São Paulo: Editora Plêiade/FEUSP, 1998, v. , p. 41-95.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Processo simbólico e Arte: símbolo, ícone e recondução imaginal. In: Rocha Pitta, D; Costa Mello, R.. (Org.). Vertentes do Imaginário: arte, sexo e religião. Recife: Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais/Editora da UFPE, 1995, v. , p. 29-83.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. O Imaginário do Monaquismo Primitivo: estruturas fenomenológicas e perspectivas mitanalíticas. In: Rocha Pitta, D.; Costa Mello, R.. (Org.). Vertentes do Imaginário: arte, sexo e religião. Recife: Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais/ Editora da UFPE, 1995, v. , p. 127-167.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Sublimação e Cultura na antropologia de Géza Róheim. In: Rocha Pitta, D.; Costa Mello, R.. (Org.). Vertentes do Imaginário: arte, sexo e religião. Recife: Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais/Editora da UFPE, 1995, v. , p. 193-225.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Psychocosmie poétique et éthique dans le Canticos de Cecilia Meirelles. In: XII Congresso Internacional (Cosmos et Moralité), 2001, Ilha de Aigina - Atenas. Anais do XII Congresso Internacional (Cosmos et Moralité), 2001.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Le paradigme de l`imaginaire et la culturanalyse de trois ethno-écoles á São Paulo/Brésil. In: Congrès International de l`Imaginaire "Champs de l`Imaginaire", 1998, Paris. Actes-Résumes du Congrès International de l`Imaginaire "Champs de l`Imaginaire". Paris: CRI/GRECO 56, 1998. p. 324-334.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Le paradigme de l`Imaginaire et l`éducation phatique: apports philosophiques et anthropologiques. In: Congrés International "Paideia", 1998, Boston. Actes. Resumés du Congrés International "Paideia". Boston, 1998. p. 150-158.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. La problématique de lùnification dans le processus d`individuation de Jung et son fondement métaphysique dans l`herméneutique de l`imaginal de H. Corbin. In: Congrès de l`Association des Societes des Philosophie de Langue Française (la métaphysique: histoire, critique, enjeux), 1998, Quebec - Canadá. Anais do Congrès de l`Association des Societes des Philosophie de Langue Française (la métaphysique: histoire, critique, enjeux), 1998.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Les fondements de l`antropologie philosophique dans le paradigme de l`imaginaire et dans l`éducation phatique: l`hermenéutique des symboles et la fonction symbolique. In: Congrès de l`Association des Societes des Philosophie de Langue Française (la métaphysique: histoire, critique, enjeux), 1998, Québec - Canadá. Anais do Congrès de l`Association des Societes des Philosophie de Langue Française (la métaphysique: histoire, critique, enjeux), 1998.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Le personalisme, ontologique de N. Berdiaev et l`éducation phatique. In: XXê Congrès Mondial de Philosophie (La philosophie dans l`Éducation de l`humanité), 1998, Boston. Anais do XXê Congrès Mondial de Philosophie (La philosophie dans l`Éducation de l`humanité), 1998.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. A ética da neotenia humana e a hermenêutica de pothos em obras da bacia semântica da Decadência. In: Congresso Ética e Hermêutica, 1997, Campinas - SP. Anais do Congresso Ética e Hermêutica, 1997.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. La fonction religieuse et l`imaginaire de la vie et dans mort dans des groupes de vieux à São Paulo-Brésil. In: X International Congress: Social doctrines of the main religious confesions: philosophical, theological and ecological aspects, 1997, St. Peterburg. Anais do X International Congress, 1997.

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de. L`apport de la sophiologie russe à l`éducation phatique. In: X International Congress: Social doctrines of the main religious confesions: philosophical, theological and ecological aspects, 1997, St. Petersburg. Anais do X International Congress, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Antropologia do Sagrado e Hermenêutica do Imaginal em Henry Corbin na Mesa Redonda Imaginário e Organização dos Sistemas Simbólicos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. O diretor como socio-analista no filme de B, Taurnier intitulado Quando tudo começa. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domeneghetti . Educação da alma e Confraria da Noite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Educação fática e imaginário da pós-modernidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Orfismo e Psicagogia em G. de Nerval. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Planejamento educacional, cotidiano escolar e diversidade cultural. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Phychocosmie poétique et éthiques dans le Cânticos de Cecilia Meirelles. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. As perspectivas de intervenção sócio-analitica em culturanálise de grupos: da heurísticas a um survey de pesquisa e a possíveis extrapolações para o campo de planejamento em assitência social. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Imaginário, Violência e Contra-Educação no Expressionismo de Pierrot Lunaire de A. Schoenberg. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PAULA CARVALHO, J. C. de. O trabalho da análise da cultura dos grupos e suas heurísticas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Violência, Família e Educação: problemática do incesto. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Velhice, Alteridade e Estratégias do Preconceito. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Le personalisme, ontologique de N. Berdiaev et l`éducation phatique. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Les fondements de l`anthopologie philosophique dans le paradigme de l`imaginaire et dans l`éducation phatique: l`hermenéutique des symboles et la fonction symbolique. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Imaginário e Violência no Pierrot Lunaire de Schoenberg: mitocritica e expressionismo e bacia semântica da decadência. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
PAULA CARVALHO, J. C. de. La problématique de l`unification dans le processus d`individuation de Jung et son fondement métaphysique dans l`herméneutique de l`imaginal de H. Corbin. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PAULA CARVALHO, J. C. de. L`apport de la sophiologie russe à l`éducation phatique. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PAULA CARVALHO, J. C. de. La fonction religieuse et l`imaginaire de la vie et de la mort dans des groupes de vieux à São Paulo-Brésil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
PAULA CARVALHO, J. C. de. A ética da neotenia humana e a hermenêutica de pothos em obras da bacia semântica da Decadência. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Irisações: o corpo e suas falas (etnoficção). Londres: OSJJ, 2002 (Livro (Prelo)).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domenghetti; MONTEIRO, S. A. I.. Participação em banca de Debora Raquel da Costa Milani. As Injunções da Pós-Modernidade nas Dimensões da Cultura Escolar. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação Escolar) - Unesp Faculdade de Ciências e Letras.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de; TEIXEIRA, Maria Cecilia Sanches; BADIA, Denis Domeneghetti. Participação em banca de Regina Mara Ramo Aneiros Fernandez. Do Imaginário da libido/destrudo: as imagens da violência e as imagens da solidariedade na cultura latente de um grupo de adolescentes no serviço de qualificação profissional Centro de Acolhida Anna Lapini. 2005. Dissertação (Mestrado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de; GOBBI, Marcia Valéria Zamboni; SOUZA, Marisa Giannechini Gonçalves e. Participação em banca de Francisco Leandro Barbosa. A (re)mitologização de Jesus Cristo pela narrativa de José Saramago. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Marcia Marques Portazio. Construção de um Instrumento de Medida para Identificação de Determinados Padrões Arquetípicos no Comportamento Feminino. 2000 - Instituto de Psicologia da USP de São Paulo.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Vera Lucia Galli. Contexturas Grupais: afetividade e técnica (estudo de uma possibilidade de ação, em equipe multidisciplinar, numa clínica-escola para atendimento odontológico a pacientes especiais. 1999 - Universidade Paulista.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Alessandro de Oliveira dos Santos. Representações Sociais de Saúde e Doença no Candomblé Jêje-Nagô do Brasil. 1999 - Instituto de Psicologia da USP de São Paulo.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Antonio Busnardo Filho. A cidade como texto. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Myrla Fonsi. A Escola de Palo Alto e a Culturanálise de Grupos. 1997 - Escola de Comunicações e Artes da USP de São Paulo.

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Salete Trigo. As características psicológicas na formação do professor e do psicólogo. 1997 - Universidade Paulista.

Teses de doutorado
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Antonio Busnardo Filho. Mitocrítica e Estória de Vida em Oscar Wilde: a educação fática em O retrato de Dorian Gray e em Escritos do Cárcere. 2002 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Myrla Fonsi. Imaginário da Corporeidade, Violência e Educação Fática na Bacia Semântica da Decadência (1860-1930): o teor imaginário da ruptura no projeto da modernidade. 2002 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Vital Pasquarelli Junior. A Arte da Consciência - desenvolvimento interior e para a vida social no paradigma da antroposofia. 2001 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Paulo Afranio Sant`Anna. As Imagens no Contexto Clínico de Abordagem Junguiana: Uma Interlocução Entre Teoria e Prática. 2001 - Instituto de Psicologia da USP de são Paulo.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Katia Rubio. Imaginário Esportivo: o atleta contemporâneo e o mito do herói. 2001. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Denis Domenghetti Badia. Educação Fática e Pedagogia do Imaginal: aspectos da hermenêutica de Henry Corbin. 2000 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

7.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Iara Regina Bocchese Guazzelli. Construindo novas formas de subjetividade e de cidadania. 1999 - Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

8.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Walter José Martins Migliorini. Imaginário & Envelhecimento. 1999 - Instituto de Psicologia da USP de São Paulo.

9.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Angelina Batista. Produção, leitura e interpretação de texto: contribuições da antropologia do imaginário para uma pedagogia da leitura. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

10.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Marian Rauscher Gallbach. Grupo de vivência de sonhos: uma investigação sobre formas de trabalho com sonhos em grupos. 1997 - Instituto de Psicologia da USP de são Paulo.

11.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Rosa Fátima de Souza. Templos de Civilização: um estudo sobre a implantação dos grupos Escolares no Estado de São Paulo. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Katia Rubio. Imaginário Esportivo: o atleta contemporânea e o mito do herói. 2000 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Vital Pasquarelli Junior. Para um diálogo com visão para a educação de adulto e desenvolvimento social no paradigma da antroposofia. 2000 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Maria Cristina Santos Gedraite. Imagens da Violência e Perspectivas Educativas: levantamento da paisagem mental, configurada através do AT9 e da produção de textos em quatro grupos de classe de alunos de pedagogia. 2000 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Walter José Martins Migliorini. Imaginário e Envelhecimento. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

5.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Iduina E. Mont Alverne Braun Chaves. Um estudo sócio-antropológico da cultura de uma escola de formação de professores na cidade do Rio de Janeiro. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

6.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Participação em banca de Denis Domenghetti Badia. Educação Fática e a Pedagogia do Imaginal: aspectos da hermenêutica de Harry Corbin. 1997 - Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

Outros tipos
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domeneghetti; SILVA, Marilda da. Participação em banca de Marcia Rita Mesquita Ferraz de Arruda. Discurso Docente em sala de aula: uma linguagem de mão dupla. 2006. Outra participação, Unesp Faculdade de Ciências e Letras.

2.
PAULA CARVALHO, J. C. de; TEIXEIRA, Maria Cecilia Sanchez; SUANO, Helenir. Participação em banca de Regina Mara Ramo Aneiros Fernandez. Do Imaginário da Libido/Destrudo às Imagens da Violência e Imagens da Solidariedade: um estudo de culturanálise de grupos de adolescentes no Serviço de Qualificação Profissionmal Centro de Acolhida Anna Lapini. 2004. Outra participação, Faculdade de Educação da USP de São Paulo.

3.
PAULA CARVALHO, J. C. de; BADIA, Denis Domenghetti; OLIVEIRA, Maria Lucia de. Participação em banca de Debora Raquel da Costa Milani. As injunções da Pós-Modernidade nas dimensões da cultura escolar. 2004. Outra participação, Unesp Faculdade de Ciências e Letras.

4.
PAULA CARVALHO, J. C. de; SANTOS, Marcos Ferreira dos; NOGUEIRA, Isabel Porto. Participação em banca de Amilton Pelegrino de Mattos. Ouvir o tempo: corpo sonoro e aprendizagem Guarani. 2003. Outra participação, Faculdade de Educação da USP de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. Banca Examinadora do Concurso de Títulos e Provas para Provimento de cargo na disciplina Administração e Planejamento e na disciplina Gestão Educacional . 2002. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Livre docência
1.
PAULA CARVALHO, J. C. de. A sacralização do espaço e a arquitetura: o Templo Messiânico de Guarapiranga/SP. 1997. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Regina Mara Ramo Aneiros Fernandes. A obra de Georges Lapassade e o movimento contra cultural. Início: 2005. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Regina Mara Ramo Aneiros Fernandes. Do imaginário da libido/destrudo: as imagens da violência e as imagens da solidariedade na cultura latente de um grupo de adolescentes no serviço profissional Centro de Acolhida Anna Lapini . 2005. 385 f. Dissertação (Mestrado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

2.
Myrla Fonsi. A Escola de Palo Alto: sua contribuição para a culturanálise de grupos e a ação cultural. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Usp Sp, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

Tese de doutorado
1.
Myrla Fonsi. Imaginário da Corporeidade, Violência Fática na Bacia Semântica da Decadência (1860-1930): o teor do imaginário da ruptura no projeto da modernidade. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

2.
Antonio Busnardo Filho. Mitocritica e Estória de Vida em Oscar Wilde: a educação fática em O Retrato de Dorian Gray e em Escritos do Cárcere. 2002. 0 f. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

3.
Katia Rubio. O imaginário esportivo: o atleta contemporâneo e o mito do herói. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

4.
Vital Pasquarelli Junior. A arte da consciência - desenvolvimento interior e para a vida social no paradigma da antropologia. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Cultura Organização e Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.

5.
Denis Domeneghetti Badia. Educação Fática e Pedagogia do Imaginal: aspectos de hermenêutica de Henry Corbin. 2000. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da USP de São Paulo, . Orientador: Jose Carlos de Paula Carvalho.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 18:02:52