Gorki Mariano

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9480872229631779
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Geology (MSc)- The University Of Georgia - USA (1984) e doutorado em Geology (PhD) - The University of Georgia (1988). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia ígnea.Atuaem outras área das geociências principalmente nos seguintes temas: geodiversidade, geoturismo, geoquimica, Provincia da Borborema (Petrologia ígnea, geoquímica, Geologia estrutural, Anisotropia de susceptibilidade magnética) e mapeamento geológico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gorki Mariano
Nome em citações bibliográficas
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da UFPE.
Av. Acadêmico Hélio Ramos S/N
Cidade Uiversitária
50530-740 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268240
Fax: (81) 21268234
URL da Homepage: www.ufpe.br/geologia


Formação acadêmica/titulação


1985 - 1988
Doutorado em Geology.
The University Of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Título: Magma mixing origin of a potassic calc-alkaline pluton: the Itaporanga batholith, state of Paraíba, Northeastern Brazil., Ano de obtenção: 1988.
Orientador: Prof. Dr. Norman Herz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: magma mixing; High-K calc-alkalic; Geochemistry; Stable isotopes; mineral chemistry.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1982 - 1984
Mestrado em Geology.
The University Of Georgia, UGA, Estados Unidos.
Título: Geological and statistical analyses of ground-water data for the state of Georgia collected in the National Uranium Resource Evaluation (NURE) Program,Ano de Obtenção: 1984.
Orientador: Dr Robert E. Carver.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Hydrogeology; Geostatistics; Ground Water; Geochemistry.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1976 - 1981
Graduação em Geologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

1/1990 - Atual
Ensino, Geociências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculos Petroquímicos
3/1989 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da UFPE.

Cargo ou função
Membro do COlegiado do Curso de Pós-graudação em Geociências.
2/1989 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da UFPE.

Cargo ou função
Membro do pleno do Departmento de Geologia.
1/1989 - Atual
Ensino, Geologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Geral curso de graduação em Geologia
Desenho Geológico curso de graduação em Geologia
Geologia Introdutória curso de graduação em Geologia
Elementos de Petrografia e Geologia curso de graudação Geografia
2/2004 - 1/2005
Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da UFPE.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Geologia.
2/1999 - 1/2001
Direção e administração, Centro de Tecnologia, Departamento de Geologia da UFPE.

Cargo ou função
Sub-chefe do Departamento de Geologia.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
MODELAGEM GEOLÓGICA/GEOMECÂNICA DE RESERVATÓRIO ANÁLOGO NATURALMENTE FRATURADO, BACIA DO ARARIPE, NE BRASIL ? Projeto Crato
Descrição: A atual proposta para o Projeto Crato se baseia na necessidade de avançar no desenvolvimento de uma metodologia de caracterização geológica e geomecânica das fraturas naturais da Formação Crato, com base em dados de campo e de laboratório, que possibilitem a obtenção mais rápida e confiável de simulações numéricas. De acordo com Neumann (1999), Silva (2003) e Silva & Neumann, (2002), sabe-se que a Formação Crato representa uma sedimentação lacustre interna carbonática Aptiano-Albiano da Bacia do Araripe, e é constituída principalmente por seis unidades carbonáticas denominadas informalmente de C1 a C6, separadas entre si, tanto lateralmente como verticalmente, por arenitos, siltitos e folhelhos. Visto isso, considerando o que já foi obtido, através do Projeto Turing, para os calcários laminados, nível C6, da Formação Crato, e para os folhelhos e evaporitos da Formação Ipubi, é importante estender o espectro da análise com foco na integração de escalas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Virgínio Henrique de Miranda Lopes Neumann - Coordenador / Tiago Siqueira de Miranda - Integrante / Jose Antonio Barbosa - Integrante.
2014 - Atual
Investigação e Integração de Novos Parâmetros aos Métodos Geofísicos de Estudos de Sistemas Petrolíferos em Áreas de Novas Fronteiras
Descrição: Projeto envolve a avaliação regional da Bacia de Pernmabuco, porção offshore, e da faixa adjacente formada pelas bacias da Paraíba e da Plataforma de Natal, e tem por objetivo integrar novas metodologias de integração de dados sísmicos e potenciais para avaliação do modelo evolutivo desta região marginal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Paulo de Barros Correia - Integrante / Jose Antonio Barbosa - Coordenador.
2011 - Atual
A OROGÊNESE BRASILIANA NA PORÇÃO ORIENTAL DA PROVÍNCIA BORBOREMA: UMA ABORDAGEM ESTRUTURAL, GEOQUÍMICA E GEOCRONOLÓGICA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sergio Pacheco Neves em 18/04/2013.
Descrição: Os objetivos são: (a) estabelecer a idade de deposição, a proveniência dos sedimentos e as idades de deformação e metamorfismo; (b) caracterizar geoquimicamente as rochas metassedimentares em termos de elementos maiores, traço e terras raras. Em combinação com o estudo da cinemática associada com a tectônica prévia às zonas de cisalhamento transcorrentes, que são convencionalmente utilizadas como limites entre blocos tectônicos, os dados geoquímicos e geocronológicos permitirão averiguar se a evolução tectônica nos quatro setores é mais compatível com o modelo de terrenos ou com o modelo de deformação intracontinental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / NEVES, S - Coordenador / BRUGUIER, O - Integrante / Cristinane Marques - Integrante.
2009 - 2011
Redescobrindo o nosso litoral: O vulcanismo do litoral sul de Pernambuco
Descrição: O projeto visa a colocação de placas indicativas/explicativas sobre ocorrências de rochas vulcânicas no litoral sul de Pernambuco. Estas rochas (granito, riolitos, basaltos e um ignimbrito) marcam estágios da abertura do Oceano Atlântico (102 ma). As plcas (1,5 x 2,0 m) vão conter informações sobre, geologia, geoturismo e história da região. Nosso objetivo é informar o turista sobre esses marcos geológicos de grande importância para a compreensão da evolução do nosso planeta. Dentro do projeto esta previsto a apresetnação de palestras em escolas da rede pública e privada e cursos de pequena duração para formação de guias...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador / Luciana Freitas de Oliveira França - Integrante / Edjane Maria dos Santos - Integrante / Thaís de Oliveira Guimarães - Integrante.
2008 - 2011
MAPEAMENTO GEOLÓGICO, ESTRUTURAL E ANISOTROPIA DE SUSCEPTIBILIDADE MAGNÉTICA EM GRANITOS DA ASSOCIAÇÃO CÁLCIO-ALCALINA DE ALTO POTÁSSIO LOCALIZADOS A SUL DO DOMÍNIO DA ZONA TRANSVERSAL: COMPARAÇÃO COM PLUTONS DA MESMA ASSOCIAÇÃO LOCALIZADOS NO DOMÍNIO DA
Descrição: O domínio denominado de Zona Transversal na província Borborema, NE Brasil, é caracterizado por intenso magmatismo de idade Brasiliano c.a. 590 (Ma). Dentre os corpos que constituem este magmatismo destacam-se plutons e batólitos da aasociação cálcio alcalina de alto potássio, denominada associação do tipo Itaporanga. Estes corpos são composta por quartzo monzonitos à granitos s.s. com forte interação com quartzo dioritos a hornblenda biotita dioritos. A coexistência entre dioritos e granitos (l.s.) é uma constante em todos os corpos desta associação. As rochas de composição diorítica podem ser utilizadas como fontes de informação sobre o manto litosférico na região, contribuindo de forma significativa para uma melhor compreensão da evolução tectônica da província Borborema. Vários corpos membros desta associação já forma estudados em detalhe no domínio da Zona Transversal. Nossa proposta é expandir o estudo destes corpos na porção da província Borborema a sul do domínio da Zona transversal, através do mapeamento geológico, estrutural, da obtenção de dados geoquímicos e de anisotropia de susceptibilidade magnética dos plutons Taquara, Lagoa dos Gatos, Bonito e Barreiros. Através deste estudo esperamos contribuir de forma significativa para melhor compreensão deste magmatismo na província Borborema, suas implicações tectônicas, especialmente no que concerne ao alojamento destes corpos e modelo e colagem de terrenos tectônicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
ESTUDO GEODINÂMICO DAS BACIAS SEDIMENTARES ONSHORE TIPO RIFT DE ALAGOAS, SERGIPE E PERNAMBUCO, E DE SEUS EMBASAMENTOS CRISTALINOS.
Descrição: O objetivo deste projeto é a investigação da evolução geodinâmica das bacias sedimentares de Sergipe, Alagoas e de Pernambuco entre a faixa litorânea que vai do Lineamento Vaza-Barris até a Zona de Cisalhamento Pernambuco Leste (ZCPE). Um de seus propósitos é entender o possível condicionamento de estruturas presentes no embasamento cristalino, em especial a herança das principais descontinuidades crustais/litosféricas (zonas de cisalhamento brasilianas, orientação da foliação regional, limites entre diferentes unidades), na formação das bacias. Para verificar a ocorrência de reativação pós-Brasiliana e, consequentemente, seu possível controle sobre a estruturação da margem leste durante a abertura do Atlântico, mapeamento geológico de detalhe está sendo conduzido ao longo da ZCPE, entre os municípios de Recife e Gravatá.A proposta atual para esta pesquisa é verificar possíveis evidências de reativações da ZCPE no seu segmento mais oriental em função dos movimentos extensionais durante o desenvolvimento da bacia sedimentar costeira Pernambuco-Paraíba. Para tanto: (1) será produzido um mapa detalhado, com base em mapeamento geológico sistemático, para gerar um modelo geométrico representativo para esta porção da ZCPE e caracterizar o magmatismo associado; (2) a geologia das áreas separadas pela zona de cisalhamento serão comparadas para quantificar a intensidade do deslocamento; (3) serão procurados estruturas pós-Brasilianas procurar, em particular a ocorrência pseudo-taquilitos; (4) fazer a datação do magmatismo pelo método U-Pb e de pseudotaquilitos pelo método Ar-Ar. Para tanto, será seguida a seguinte orientação: a) Geometria e cinemática da ZCPE. Tratá-se de uma estrutura contínua ou escalonada? Qual sua largura e cinemática?. Com o auxílio dos trabalhos já realizados na ZCPE, pretende-se fazer uma pesquisa mais detalhada para verificar as estruturas e texturas formadas a partir do processo de cisalhamento e a continuidade lateral ou não destas estruturas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador / Jose Mauríoio Rangel da Silva - Integrante / Mário Ferreira de Lima Filho - Integrante / Sergio P Neves - Integrante / Cristinane Marques - Integrante.Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Faixas móveis e sua evolução petrológica, isotópica e tectônica: a porção oriental da Província Borborema, NE do Brasil
Descrição: O principal objetivo deste projeto é o estudo da evolução tectonometamórfica e magmática do setor oriental da Província Borborema, sua história de crescimento e evolução crustal. Para cumprir estes objetivos, as atividades desenvolvidas pelo grupo TECMA envolveram mapeamento geológico de áreas selecionadas, estudos petrográficos e micropetrográficos, datações U-Pb em zircão de sequências supracrustais e estudos de anisotropia de susceptibilidade magnética (ASM). As atividades de pesquisa foram concentradas nas Folhas Surubim, Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim e Caruaru. Nesta área geográfica, ocorrem rochas ígneas e metamórficas que têm sido atribuídas a três segmentos crustais (?terrenos? de alguns autores): domínio Pernambuco-Alagoas, a sul da zona de cisalhamento Pernambuco Leste, faixa Pernambuco leste (ou terreno Rio Capibaribe) e terreno Alto Moxotó. Estes dois últimos são separados em mapas regionais pela zona de cisalhamento Congo-Cruzeiro do Nordeste, mas o mapeamento geológico realizado mostra que esta zona de cisalhamento não continua através da folha Santa Cruz do Capibaribe, de tal maneira que o limite entre eles é, aparentemente, artificial. Esta conclusão foi reforçada pelo estudo dos metassedimentos que são atribuídos a dois complexos distintos: Surubim, no terreno Rio Capibaribe, e Sertânia, no terreno Alto Moxotó. Estas duas sequências apresentam as mesmas características litológicas (predomínio de xistos e gnaisses pelíticos a semi-pelíticos, com paragnaisses psamíticos, quartzitos, mármores e rochas calcissilicáticas subordinadas), condições metamórficas similares (zona da sillimanita, com anatexia local) e mesma cinemática (transporte tectônico para WNW). Estudo de proveniência de zircões detríticos de duas amostras dos dois complexos aponta para deposição tardi-Neoproterozóica (<665 Ma), com proveniência dos detritos do protólito sedimentar de fontes dominantemente paleoproterozóicas, com idades similares (2.15-2.0 Ga) às do embasamento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Sergio P. Neves - Integrante / da Silva, José Maurício Rangel - Integrante / Cristinane Marques - Integrante / Valderez Pinto Ferreira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2008 - Atual
MAPEAMENTO GEOLOGICO DE FOLHAS NA ESCALA 1:100.000 CONTRATO UFPE-FADE-CPRM
Descrição: O projeto/contrato visa o mapeamento geológico de 12 folhas na escla de 1:100.000, envolvendo vários professores do Departamento de Geologia da UFPE: As folhas: Itamaracá; Recife; João Pessoa; Cabedêlo; Poço da Cruz; Surubim; Sapé; Serra Talhada; Itaporanga; Caruaru; Guarabira e Palamres. O projeto/contrato envolve alunos de graduação (13) do curso de Geologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
ALOJAMENTO DE CORPOS ÍGNEOS, COEXISTÊNCIA DE MAGMAS E ESTRUTURAS GERADAS POR FLUXO MAGMÁTICO LAMINAR E TURBULENTO: O CASO DO BATÓLITO DE TAVARES, ESTADO DA PARAÍBA.
Descrição: O pluton Tavares, localizado no Estado da Paraíba, possui área aflorante de aproximadamente 200 km2, forma alongada na direção N60E, limitado a N e NW por uma zona de cisalhamento dextral e a S e SE por outra zona de cisalhamento sinistral. No batólito Tavares, estruturas em forma de espirais circulares a elípticas são comuns. Estas estruturas podem ter sido desenvolvidas por fluxo laminar a turbulento. Os afloramentos destas estruturas, na maioria das vezes, horizontais não permitem a obtenção de lineações minerais que em muito ajudariam a interpretar o seu comportamento em terceira dimensão, contribuindo para a melhor compreensão das mesmas. Pessoa (2001) e Weinberg et al. (2001) estudaram estas estruturas em suas exposições naturais (bidimensionais), propondo uma origem a partir de canais de magmas cilíndricos, livres de megacristais retidos por filtragem por pressão, resultando em um fluxo dinâmico sob forte controle de instabilidades gravitacionais. Neste trabalho, faremos um estudo detalhado destas estruturas com auxílio da Anisotropia de Susceptibilidade Magnética (ASM). Esta ferramenta permite a obtenção de foliações e lineações magnéticas. O fato das estruturas magnéticas (foliação e lineação) mostrarem geralmente comportamento semelhante às magmáticas faz da ASM uma ferramenta muito importante no estudo de estruturas formadas por fluxo magmático. Os padrões de foliação e lineação magnéticas obtidas em malhas de detalhe nas várias estruturas de fluxo circulares do batólito Tavares permitirão modelar o comportamento do fluxo magmático nestas estruturas, auxiliando na interpretação da origem das mesmas e fornecendo dados inéditos (dados tridimensionais) para o melhor conhecimento das relações entre dioritos e granitos na associação cálcio-alcalina de alto potássio. Além do estudo detalhado das estruturas de fluxo o estudo de ASM será conduzido a todo o corpo em uma malha com pelo menos um ponto de amostragem a cada 500 m..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / Paulo de Barros Correia - Integrante / Sergio P Neves - Integrante / Tiago Siqueira de Miranda - Integrante / Charlysson Góis Dantas - Integrante / Isaac Thompson Chagas Alves Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
2002 - 2006
Idade cinemática e condições de P, T da tectônica de baixo ângulo na porção leste do Estado de Pernambuco comparação com a tectônica de alto ângulo e implicação na evolução geodinâmica da Província Borborema.
Descrição: Projeto de pesquisa que tem por objetivo a comparação entre as tectônicas de alto e baixo ângulos na província Borborema. Foram selecionadas tres áres base para o estudo desta relação e sua implicações na evolução tectônica da Província. Duas linhas de pensamento existem atualmente sobre a origem destas foliações: uma Implica em dois eventos tectônicos distintos e separados no tempo e a outra em um evento único evoluindo de comprressão para transpressão. Somos favoráveis a segunda hipótese e os trabalhos desenvolvidos até o presente têm contribuido para reforçar os nossos argumentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / Sergio Pacheco Neves - Coordenador / Paulo de Barros Correia - Integrante / Joaquim Alves Motta - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
1998 - 2000
Cartografia geológica e sensoriamento remoto aplicadas a prospecção de granitos e migmatitos para fins ornamentais na folha Garanhuns, agreste do Nordeste Oriental.
Descrição: Projeto concluido com financiamento pelo PADCT III, visando o mapeamento geológico de corpos igneos e metamórficas que apresentem possibilidade de utilização como rocha ornamental. O projeto ainda envolve profissionais da CPRM (Companhia de pesquisa de recursos minerais) e estudantes de pós-graduação sob a orientação dos professores Adejardo e Ignez..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / Adejardo Francisco da SIlva FIlho - Coordenador / Ignez de Pinho Guimaraes - Integrante / Sergio Pacheco Neves - Integrante / Paulo Barros Correia - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
1998 - 2000
CARACTERIZAÇÃO MAGNÉTICA E ESTRUTURAL DOS GRANITOIDES DO NORDESTE DO BRASIL ATRAVÉS DA MINRALOGIA E DA ANISOTROPIA DE SUSCEPTIBILIDADES MAGNÉTICAS
Descrição: Este projeto coordenado pelo Prof. Paulo Barros Correia tem como objetivo principal a coleta de amostras de rochas graníticas para fins de determinação das foliações e lineações magnéticas (anisotropia de susceptibilidade magnética). O projeto já foi iniciado em termos de coleta de amostras. Já forma coletadas amostras no complexo granítico de Bom Jardim no estado de Pernambuco. Dois corpos a sul da Zona de cisalhamneto Pernambuco Leste (plutons Cabanas e Cachoeirinha). O trabalho do Cabanas resultou em trabalho publicado em 2003 no Journal of Strutural Geology. As análises dos parâmetros k1,k2, e k3, são realizadas com o equipamento kappabridge KLY3 do Laboratório de Geofísica Prof. Helmo Rand do Depoartametno de Engenharia de MInas. Este laboratório é coordenado pelo Prof. Paulo de Barros Correia. Dentro do projeto estamos realizado estudos de ASM no granito de Alagoinhas, também localizado a sul da Zona de cisalhamento Pernamnbuco Leste. Em termos de trabalho de extensão e intercambio com outras universidades estamos realizando trabalhos de coleta de dados e análises de parâmentros de ASM em rochas graníticas do Pará, juntamente com a equipa do professor Roberto Dall`Agnol..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Sérgio Pacheco Neves - Integrante / Paulo de Barros Correia - Coordenador / Joaquim Alves Motta - Integrante / Joseé Maurício Rangel da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
1998 - 1999
Interação crosta/manto, relações magmatismo/tectônica, e apetrogênese de granitoides na porção leste da Província Borborema (NE do Brasil), estados de Pernambuco e Alagoas.
Descrição: Este projeto tem como objetivo o estudo da petrologia e geoquimica dos granitoides do terreno Pajeú-Paraíba..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Sergio Pacheco Neves - Integrante / Ignez de Pinho Guimarães - Coordenador / Adejardo Fancisco da SIlva Filho - Integrante / C´cicera Neyse de Almeida - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
1998 - 1999
O magmatismo granítico das folhas Belo Jardim e Pesqueira, etado de Pernambuco e sua associação com o lineamento pernambuco e as transcorrências sinistrais.
Descrição: Este projeto tem por objetivo o estudo das rochas graníticas ao longo do lineamento PE e as falhas de trancorrências sinistrais nas folhas Belo Jardim e Pesqueira, no estado de Pernambuco. Este estudo envolverá a petrogenese e geologia estrutural dos granitoides..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / Sérgio Pacheco Neves - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
1997 - 1999
O linemaento pernambuco e suas relações com o magmatismo granítico na porçãoleste do estado de Pernambuco
Descrição: Este projeto de pesquisa teve por objetivo o estudo detalhado do lineamento Pernanbuco e suas relações com as rochas graníticas. Foi mapeada uma faixa do lineamento PE da cidade de Pesqueira até Recife, carcterizando-se zonas de cisalhmento de alta e baixa temperatura e suas relações com as rochas encaixantes. Este trabalho contou com a participação de um bolsista de I.C. e dois doutorandos sob orientação dos professores Gorki Mariano e Sérgio P. Neves. Como resultados temos dois resumos publicados em congresso nacionais e um trabalho completo publicado em periodico internacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Integrante / Jose Maurício Rangel da Silva - Integrante / Sergio Pacheco Neves - Coordenador / Paulo Barros Correia - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2009 - 2012
Redescobrindo o nosso litoral: O vulcanismo do litoral sul de Pernambuco
Descrição: O projeto visa a colocação de placas indicativas/explicativas sobre ocorrências de rochas vulcânicas no litoral sul de Pernambuco. Estas rochas (riolitos, basaltos e um ignimbrito) marcam estágios da abertura do Oceano Atlântico (102 ma). As plcas (1,5 x 2,0 m) vão conter informações sobre, geologia, geoturismo e história da região. Nosso objetivo é informar o turista sobre esses marcos geológicos de grande importância para a compreensão da evolução do nosso planeta. Dentro do projeto esta previsto a apresetnação de palestras em escolas da rede pública e privada e cursos de pequena duração para formação de guias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador / Rodrigo Tavares - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2002 - 2002
Projeto para aquisição de passagens Nacionais e diárias para pesquisadores convidados do XLI Congresso Brasileiro de Geologia
Descrição: Projeto para solicitação de auxilio para realização de evento - ARC 41 - Congresso Brasileiro de Geologia Processo # 455049/025. Projeto destinado a aquisição de passagens nacionais e pagamento de diárias para pesquisadores convidados do XLI Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em João Pessoa no período de 15 a 20 de setembro de 2002..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Gorki Mariano - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Petrologia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geoquímica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodiversidade.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Premio CAPES de Tese 2017 - Menção Honrosa, CAPES.
2013
Homenagem, Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:19
Total de citações:290
Fator H:10
Mariano, G.  Data: 01/07/2010

SCOPUS
Total de trabalhos:26
Total de citações:369
Mariano. G.  Data: 20/09/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, IVANEIDE2018SANTOS, IVANEIDE ; HENRIQUES, RENATO ; Mariano, Gorki ; PEREIRA, DIAMANTINO I. . Methodologies to Represent and Promote the Geoheritage Using Unmanned Aerial Vehicles, Multimedia Technologies, and Augmented Reality. Geoheritage, v. may, p. 25 may, 2018.

2.
NEVES, Sergio P.2018NEVES, Sergio P. ; G., MARIANO ; Lima, C. M. . AVALIANDO A REATIVAÇÃO DE ESTRUTURAS DO EMBASAMENTO PRECAMBRIANO NA FORMAÇÃO DAS BACIAS SEDIMENTARES CONSTEIRAS: O CASO DA ZONA DE CISALHAMENTO PERNAMBUCO LESTE.. Estudos geológicos (UFPE), v. 28, p. 104-119, 2018.

3.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; SA, A. A. . Jogos ?geoeducativos? como subsídio à Geoconservação no litoral sul de Pernambuco (NE Brasil): uma proposta. Terrae Didatica (Impresso), v. 13, p. 31-43, 2017.

4.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; Sá, A. G. . Geoturismo: proposta de valorização e sustentabilidade territorial alternativa ao turismo de ?sol e praia? no litoral sul de Pernambuco ? Brasil. REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE, v. 3, p. 33-57, 2017.

5.
Santos, I.O.2017Santos, I.O. ; G., MARIANO . Sistema de informação geográfica e caracterização fisiográfica automática da bacia hidrográfica do rio Tatuoca. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 10, p. 866-879, 2017.

6.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; Sá, A. G. . Inventário e avaliação qualitativa como subsídio à geoconservação e ao geoturismo: Litoral Sul do Estado de Pernambuco (Nordeste-Brasil). REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 10, p. 1218-1238, 2017.

7.
Borges, U. N.2017Borges, U. N. ; Pacheco, A. P. ; G., MARIANO . UMA CONTEXTUALIZAÇÃO ESPACIAL E TEMÁTICA DA GEODIVERSIDADE: APA DAS ONÇAS/PB/BRASIL. Estudos geológicos (UFPE), v. 27, p. 143-160, 2017.

8.
GUIMARÃES, THAÍS2017GUIMARÃES, THAÍS ; Mariano, Gorki ; BARRETO, ALCINA ; SÁ, ARTUR A. . Beachrocks of Southern Coastal Zone of the State of Pernambuco (Northeastern Brazil): Geological Resistance with History. Geoheritage, v. 9, p. 111-119, 2017.

9.
França, L. F. O.2016França, L. F. O. ; MARIANO, G. ; Hora, B. R. C . Avaliação quantitativa de sítios de geodiversidade utilizando a técnica de análise de agrupamentos: estudo de caso. http://dx.doi.org/10.5752/cadgeo.v26i45.9523, v. 26, p. 27-54, 2016.

10.
MIRANDA, TIAGO SIQUEIRA DE2016MIRANDA, TIAGO SIQUEIRA DE ; Mariano, Gorki ; CORREIA, Paulo de Barros . Modelo de alojamento do Plúton Cupira, Província Borborema (NE Brasil). Geologia USP. Série Científica, v. 16, p. 89-103, 2016.

11.
GUIMARAES, T. O.2016GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; SA, A. A. . Roteiros Geoturísticos NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO Geodiversidade, Biodiversidade, História, Cultura, Sol e Praia. Estudos Geológicos (UFPE), v. 26, p. 1-47, 2016.

12.
Santos, E. M.2015Santos, E. M. ; MARIANO, G. ; Nascimento., M. A. L. . Geotouristic potential of waterfalls in igneous and metamorphic rocks: the case of the city of bonito, Pernambuco, northeast Brazil / O potencial geoturístico de cachoeiras em rochas ígneas e metamórficas (...) - DOI 10.5752/P.2318-2962.2015v25n43p179. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 25, p. 179-191, 2015.

13.
NEVES, Sergio P.2015NEVES, Sergio P. ; Bruguier, O. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; Mariano, Gorki ; SILVA FILHO, A. F. ; TEIXEIRA, CRISTIANE M.L. . From extension to shortening: Dating the onset of the BrasilianoOrogeny in eastern Borborema Province (NE Brazil). Journal of South American Earth Sciences, v. 58, p. 238-256, 2015.

14.
T.O., GUIMARÃES2015T.O., GUIMARÃES ; G., MARIANO . Use of Trails as a Geoconservation Strategy. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. Impresso), v. 38_1, p. 40-53, 2015.

15.
GUIMARAES, T. O.2014GUIMARAES, T. O. ; MARIANO, G. . Uso de Trilhas como Recurso Didático: Abordagem Interdisciplinar no Ensino das Geociências. Estudos Geológicos (UFPE), v. 24, p. 89-103, 2014.

16.
Pacheco, A.2014Pacheco, A. ; Lucas, A. A. ; Silva, B.B. ; MARIANO, G. . Desertificação: Contextualização e Sensoriamento Remoto. Estudos Geológicos (UFPE), v. 24, p. 109-126, 2014.

17.
MARIANO, G2012MARIANO, G; GUIMARAES, T. O. ; CORREIA, P. B. . Inventariação e Quantificação do Geossítio: Arco Granítico - Parque da Pedra Furada - Venturosa/PE. Estudos Geológicos (UFPE), v. 22, p. 63-76, 2012.

18.
GUIMARAES, T. O.2012GUIMARAES, T. O. ; MARIANO, G ; SEABRA, G. . Estratégias de Geoconservação Através da Inventariação e Quantificação de Geossítios: Parque Estadual da Pedra da Boca - Plúton Monte das Gameleiras - Araruna/PB. Estudos Geológicos (UFPE), v. 22, p. 77-92, 2012.

19.
Santos, E. M.2011Santos, E. M. ; MARIANO, G ; Nascimento., M. A. L. . Os valores da geodiversidade para aproveitamento geoturísticono município de Bonito, Pernambuco, Brasil.. Estudos Geológicos. Série B, Estudos e Pesquisas (UFPE), v. 21, p. 75-90, 2011.

20.
de Oliveira, Davis Carvalho2010de Oliveira, Davis Carvalho ; NEVES, Sérgio Pacheco ; Trindade, Ricardo I.F. ; Dall& ; Mariano, Gorki ; Correia, Paulo Barros . Magnetic anisotropy of the Redenção Granite, Eastern Amazonian Craton (Brazil): Implications for the emplacement of A-type plutons. Tectonophysics (Amsterdam), v. 493, p. 27-41, 2010.

21.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO2009MARIANO, G.; CORREIA, Paulo de Barros ; NEVES, Sergio Pacheco ; Filho, Adejardo Franciso da Silva . The high-K calc-alkaline Alagoinhas pluton: anisotropy of magnetic susceptibility, geochemistry, emplacement setting, and implications for the evolution of Borborema Province, NE Brazil. International Geology Review, v. 51, p. 502-519, 2009.

22.
NEVES, S2008NEVES, S ; BRUGUIER, O ; BOSCH, D ; DASILVA, J ; MARIANO, G . U Pb ages of plutonic and metaplutonic rocks in southern Borborema Province (NE Brazil): Timing of Brasiliano deformation and magmatism. Journal of South American Earth Sciences, v. 25, p. 285-297, 2008.

23.
MARIANO, G2008MARIANO, G; NEVES, Sergio P. . Geophysical prospecting of groundwater in crystalline rocks in an arid region of northeast Brazil.. IG. Série B, Estudos e Pesquisas, v. 18, p. 3-12, 2008.

24.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO2007MARIANO, G.; BARBOSA, A. . Riolito, O vulcão Pernambucano. Terrae. Série didática, v. 3, p. 92-96, 2007.

25.
NEVES, S. P.2006NEVES, S. P. ; MARIANO, G. ; CORREIA, P. B. ; SILVA, J. M. R. . 70 m.y. of synorogenic plutonism in eastern Borborema Province (NE Brazil): temporal and kinematic constraints on the Brasiliano Orogeny.. Geodinamica Acta (Paris), v. 19, p. 213-237, 2006.

26.
Neves, Sérgio P.2006Neves, Sérgio P. ; Bruguier, Olivier ; Vauchez, Alain ; Bosch, Delphine ; SILVA, José Maurício Rangel da ; Mariano, Gorki . Timing of crust formation, deposition of supracrustal sequences, and Transamazonian and Brasiliano metamorphism in the East Pernambuco belt (Borborema Province, NE Brazil): Implications for western Gondwana assembly. Precambrian Research, v. 149, p. 197-216, 2006.

27.
NEVES, S2005NEVES, S ; MARIANO, G ; BELTRAO, B ; CORREIA, P . Emplacement and deformation of the Cachoeirinha pluton (Borborema province, NE Brazil) inferred through petrostructural studies: Constraints on regional strain fields. Journal of South American Earth Sciences, Estados Unidos, v. 19, p. 127-141, 2005.

28.
NEVES, Sérgio Pacheco2005NEVES, Sérgio Pacheco ; da Silva, José Maurício Rangel ; Mariano, Gorki . Oblique lineations in orthogneisses and supracrustal rocks: vertical partitioning of strain in a hot crust (eastern Borborema Province, NE Brazil). Journal of Structural Geology, Estados Unidos, v. 27, n.8, p. 1513-1527, 2005.

29.
NEVES, Sergio Pacheco2004 NEVES, Sergio Pacheco ; MELO, S. C. ; MOURA, C. A. V. ; MARIANO, G. ; SILVA, José Maurício Rangel da . Zircon Pb-Pb geochronology of the Caruaru area, northeastern Brazil: temporal constraints on the Proterozoic evolution of Borborema Province.. International Geology Review, Estados Unidos, v. 45, n.1, p. 52-63, 2004.

30.
NEVES, Sérgio Pacheco2004NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. . Heat-producing elements-eriched continental mantle lithosphere and Proterozoic intracontinental orogens: insights from Brasiliano/Pan-African belts. Gondwana Research, Japão, v. 7, n.2, p. 427-436, 2004.

31.
Weinberg, R.F.2004Weinberg, R.F. ; SIAL, A.n. ; MARIANO, G. . Close spatial relationship between plutons and shear zones. Geology, Boulder, COlorado, USA, v. 32, n.5, p. 377, 2004.

32.
NEVES, Sergio P.2004NEVES, Sergio P. ; MARIANO, G. . The lithospheric mantle as a source of magmas during orogenic processes: insights from high-K diorites in the Borborema Province and implications for continental dynamics.. Journal of the Virtual Explorer (Online), Australia - on line, v. 17, 2004.

33.
NEVES, Sergio Pacheco2003NEVES, Sergio Pacheco ; CORREIA, P. B. ; ARAÚJO, A. M. ; MARIANO, G. . Magnetic fabrics in the Cabanas Granite (NE Brazil): interplay between amplacement and regional fabrics in dextral transpressive regime.. Journal of Structural Geology, Estados Unidos, v. 2002, n.25, p. 441-453, 2003.

34.
NEVES, S. P.2002NEVES, S. P. ; Sebastião Rodrigo Cortez de Souza ; CORREIA, P. B. ; MARIANO, G. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da . Anisotropia de susceptibilidade magnética do ortognaisse Caruaru, Estado de Pernambuco: implicações tectônicas. IG. Série B, Estudos e Pesquisas, Recife-PE, v. 12, n.1, p. 50-58, 2002.

35.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO2001 MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco ; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho . Diorites of the high-K calc-alkalic Association: Geochemistry and Sm-Nd Data and Implications for the evolution of the Borborema Proveince, Northeast Brazil.. International Geology Review, Estados Unidos, v. 10, n.10, p. 921-929, 2001.

36.
NEVES, S. P.2001NEVES, S. P. ; MARIANO, G. . Província Borborema: Orógeno acrescionário ou intracontinental. IG. Série B, Estudos e Pesquisas, Recife - PE, v. 11, n.1, p. 26-37, 2001.

37.
SILVA, José Maurício Rangel da2000SILVA, José Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Geometry and kinematics of the Afogados da Ingazeira shear zone, northeast Brazil. International Geology Review, Columbia, Maryland, USA, v. 42, p. 86-95, 2000.

38.
NEVES, Sérgio Pacheco2000 NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho ; SILVA FILHO, A. F. ; MELO, S. C. . Intralistospheric differentiation and crustal growth : evidence from the Borborema Province, norteasernt Brazil. Geology, Estados Unidos, v. 28, n.5, p. 519-522, 2000.

39.
LEITE, P. R. B.2000LEITE, P. R. B. ; LIMA, E. S. ; MARIANO, G. . Geochemical characterization of granites of distinctly different ages in the Alto Pajeú terrane, Borborema Province, northeast Brazil.. International Geology Review, Maryland, Estados Unidos, v. 42, p. 70-79, 2000.

40.
NEVES, Sérgio P1999 NEVES, Sérgio P ; MARIANO, G. . Assessing the tectonic significance of a large-scale transcurrent shear zone system : the Pernambuco lineament, northeastern Brasil. Journal Of Stuctural Geology, v. 21, n.10, p. 1369-1383, 1999.

41.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO1999MARIANO, G.; SOBREIRA, M. N. M. . O batólito cálcio-alcalino de alto-K da serra da Lagoinha, estados do Ceará e Paraíba: Coexistência e mistura de magmas dioríticos com magmas quartzo mozoníticos a graníticos.. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 29, n.3, p. 431-438, 1999.

42.
RIOS, F. J.1998RIOS, F. J. ; VILLAS, R. N. ; FUSIKAWA, K. ; SIAL, A. N. ; MARIANO, G. . Isotopos de oxigênio e temperatura de veios mineralizados com Wolframita da jazida Pedra Preta, sul do Pará. Revista Brasileira de Geociências, Sao Paulo - SP, v. 28, n.3, p. 253-256, 1998.

43.
NEVES, S. P.1997NEVES, S. P. ; MARIANO, G. . High-K calc-alkalic plutons in NE Brazil: origin of the biotite diorite/quartz monzonite to granite association and implications for the evolution of the Borborema province.. International Geology Review, v. 39, p. 621-638, 1997.

44.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO1996 MARIANO, G.; SIAL, A.n. ; CRUZ, M. J. M. ; CONCEICAO, H. . The potassic calc-alkalic Itaporanga batholith, northeastern Brazil: Mineral chemistry and oxygen isotope data.. International Geology Review, v. 38, p. 74-86, 1996.

45.
MAHESWARI, A.1996MAHESWARI, A. ; COLTORTI, M. ; SIAL, A. N. ; MARIANO, G. . Crustal influences in the petrogenesis of the Malani rhyolites south western Rajasthan: Combined trace elements and oxygen isotopes constrainsts. Journal Of The Geological Society Of India, India, v. 47, p. 611-619, 1996.

46.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO1993MARIANO, G.; SIAL, A.n. . High-K calc-alkalic vs. Shoshonitic granitic magmatism in northeastern Brazil.. Anais da Academia Brasileira de Ciencias - Workshop on granitic magmatism, v. 65 Sup, p. 119-130, 1993.

47.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO1991MARIANO, G.; SIAL, A.n. ; HERZ, N. . Oxygen Isotope geochemistry of a potassic porphyritic calc-alkalic composite pluton: The Itaporanga batholith, state of Paraiba, northeastern Brazil.. Revista Brasileira de Geociencias, v. 20 (1, p. 159-164, 1991.

48.
MARIANO, G.;Mariano, Gorki;MARIANO, G;G., MARIANO1991MARIANO, G.; SIAL, A.n. . Coexistence and mixing of magmas in the Late Precambrian Itaporanga batholith, state of Paraiba, northeastern Brazil. Revista Brasileira de Geociencias, v. 20 (1-, p. 101-110, 1991.

49.
Mariano, Gorki1988Mariano, Gorki; SIAL, A.n. . Evidence of magma mixing in the Itaporanga Batholith, norteastern Brazil. Rediconti della societá Italiana de Mineralogia e Petrologia, v. 43-2, p. 555-568, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Santos, I.O. ; G., MARIANO ; H. Renato . Methodologies to Represent and Promote the Geoheritage Using Unmanned Aerial Vehicles, Multimedia Technologies, and Augmented Reality. 1. ed. Braga - Portugal: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 337p .

2.
NEVES, Sergio P. ; MARIANO, G ; SILVA, Jose Maurício Rangel da . GEOLOGIA E RECURSOS MINERAIS DA FOLHA SURUBIM* SB.25-Y-C-IV Escala 1:100.000 ESTADOS DE PERNAMBUCO E PARAÍBA. 1. ed. Recife: UNIKA Editora, 2017. v. 1. 96p .

3.
MARIANO, G.. Rio de Pedra. Recife: , 2008. v. 1. 56p .

4.
MARIANO, G; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; CORREIA, Paulo de Barros ; NEVES, Sergio P. ; Cabral, A. F. ; SILVA, F. M. V. ; Cjagas, I. T. ; Miranda, T. S. ; Oliveira, S.F. ; Freire, B. S. . PROGRAMA GEOLOGIA DO BRASIL Contrato CPRM-UFPE Nº. 064/PR/05 NOTA EXPLICATIVA DA FOLHA BELO JARDIM (SC.24-X-B-III) 1:100.000. 1. ed. Recife: CPRM, 2008. v. 1. 80p .

5.
MARIANO, G.. Pedra Branca. Recife: , 2007. v. 1. 72p .

6.
MARIANO, G.. Pedra Furada. Recife: Bagaço, 2002. v. 400. 70p .

7.
MARIANO, G.. Pedra do Martelo. Recife: Editora Bagaço, 2000. v. 400. 85p .

8.
MARIANO, G.. FRUTO. 1. ed. Rio de Janeiro: PAPEL VIRTUAL EDITÔRA, 1999. 71p .

Capítulos de livros publicados
1.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki ; BRILHA, J. ; Nascimento., M. A. L. . CARACTERIZACIÓN Y CUANTIFICACIÓN DEL PATRIMONIO GEOLÓGICO DE LA REGION AGRESTE DE PERNAMBUCO (NORESTE DE BRASIL). In: A. Hilario, M. Mendia, M. Monge-Ganuzas, E. Fernández, J. Vegas y A. Belmonte. (Org.). Patrimonio geológico y geoparques, avances de un camino para todos. CUADERNOS DEL MUSEO GEOMINERO Nº 18. 18ed.Madri: Instituto Geológico y Minero de España, 2015, v. 1, p. 143-148.

2.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Sá, A. . POTENCIAL GEOTURÍSTICO EN LA ZONA COSTERA SUR DEL ESTADO DE PERNAMBUCO (NE BRASIL). In: A. Hilario, M. Mendia, M. Monge-Ganuzas, E. Fernández, J. Vegas y A. Belmonte. (Org.). Patrimonio geológico y geoparques, avances de un camino para todos. CUADERNOS DEL MUSEO GEOMINERO, Nº 18. 18ed.Madri: Instituto Geológico y Minero de España, 2015, v. 18, p. 311-316.

3.
Ferreira, R.V. ; Mariano, Gorki ; GUIMARAES, T. O. ; Santos, E. M. . Atividades Geoturisticas. In: Torres, Fernanda Soares de Miranda; Pfaltzgraff, Pedro Augusto dos Santos. (Org.). Geodiversidade do Estado de Pernambuco. 1ed.Recife - CPRM: CPRM, 2014, v. 1, p. 151-170.

4.
Mariano, Gorki; Correia, Paulo Barros ; Ferreira, R.V. ; ACIOLLY, A. C. A. . Pedra Furada de Venturosa-PE Raro arco granítico com enclaves dioríticos. In: Winge, M; Schobenhaus, C.;Souza, C.R.G.;Fernandes, A.C.S.; Berbet-Born,M.;Sallum Filho, W; Queiroz, E.T. (EDIT). (Org.). Sítios Geológicos e Paleontologicos do Brasil V.III. 1ed.RIo de Janeiro: SIGEP, 2013, v. III, p. 1-13.

5.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; SEABRA, G. . Trilhas Geoturísticas e sua importância na conservação do Patrimônio. In: Henriques, M. H., Andrade, A. I.,Quinta-Ferreira, M.,Lopes, F.C.,Barata, M.T.,Pena dos Reis, R, Machado, A.. (Org.). Para Aprender com A Terra. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, v. 2, p. 295-304.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Santos, E. M. ; MARIANO, G . A geodiversidade no município de Bonito, agreste de Pernambuco.. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2011, João Pessoa. Educação Ambiental: Responsabilidade paa a conservação da sociobiodiversidade.. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011. v. 3. p. 681-690.

2.
MARIANO, G.; Dantas, C. G. ; PESSOA, J. R. R. . ESTRUTURAS DE FLUXO MAGMÁTICO E COLAPSO DE BLOCOS DESENVOLVENDO FEIÇÕES ÚNICAS NO BATÓLITO DE TAVARES, ESTADO DA PARÍBA, NORDESTE DO BRASIL.. In: III Simpósio de Turismo Sertanejo, 2008, Lenções. Anais do III Simpósio de Turismo Sertanejo. Lençois: Simpósio de tuirismo Sertanejo, 2008. v. 1. p. 103-108.

3.
MARIANO, G.; CORREIA, P. B. . UMA PEDRA EM ARCO: O PARQUE DA PEDRA FURADA, VENTUROSA- PERNAMBUCANO.. In: III Simpósio de turismo Sertanejo, 2008, Lençóis. Anais do III Simpósio de Turismo Sertanejo. Lençóis: III Simpósio de Turismo Sertanejo, 2008. v. 1. p. 95-102.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki ; BRILHA, J. . CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DO SÍTIO DE GEODIVERSIDADE ?CANELURAS DO LAJEDÃO?, MUNICÍPIO DE PEDRA, PERNAMBUCO, BRASIL. In: III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2015, Lençois. Anais do III Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. Lençois: UFBA, 2015. v. 1. p. 40-43.

2.
Ferreira, R.V. ; Mariano, Gorki ; Lima, R. A. ; Schobbenhaus, C. . INVENTÁRIO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOMORFOLÓGICO PARA A CRIAÇÃO DO GEOPARQUE CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, BRASIL. In: III Simpóaio Brasileiro de patrimônio Geológico, 2015, Lençois. Anais do III Simpóaio Brasileiro de patrimônio Geológico. Lençois: UFBA, 2015. v. 1. p. 304-308.

3.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Sá, A. . Potencias geoturisticas del litoral sur de Pernambuco-Noreste Brailero. In: I Simposio Argentin de Patrimono Geologico, Geoparques e Geoturismo, 2013, San Maartin de Los Andes. Anais do I Simposio Argentin de Patrimono Geologico, Geoparques e Geoturismo. San Martin de Los Andes: Simposio Argentin de Patrimono Geologico, Geoparques e Geoturismo, 2013. v. 1. p. 0-0.

4.
NEVES, Sergio P ; MARIANO, G ; SILVA, J. M. R. . Geocronologia, Geoquímica e Implicações Tectônicas de Ortognaisses na Porção Leste da Província da Borborema. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2011, Gramado - RS. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA. Gramado -RS: Sociedade Brasileira de Geoquíica, 2011. v. 1. p. 856-859.

5.
MARQUES, C. ; NEVES, Sergio P ; MARIANO, G . ZONA DE CISALHAMENTO PERNAMBUCO LESTE: CORRELAÇÃO LITOGEOQUÍMICA ENTRE ROCHA ENCAIXANTE, MAGMATISMO EDEFORMAÇÃO NO ESTADO SÓLIDO. In: XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica, 2011, Gramado - RS. ANAIS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOQUÍMICA. Gramado - RS: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2011. v. 1. p. 860-863.

6.
Neves, Sérgio P. ; BRUGUIER, O ; MARIANO, G. ; SILVA, J. M. R. . O MAGMATISMO PÓS-CARIRIS VELHOS, PRÉ-BRASILIANO NA PORÇÃO ORIENTAL DA PROVÍNCIA BORBOREMA: IMPLICAÇÕES TECTÔNICAS. In: VII International Symposium on Tectonichs/ 13 Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2011, Campinas - SP. Anais do 13 Simpósio Nacional de Estudos Tectõnicos. Campinas - SP: SNET, 2011. v. 1. p. 148-150.

7.
NEVES, Sergio P ; BRUGUIER, O. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MARIANO, G. ; VAUCHEZ, A. . Eventos Transamazônicos e Brasilianos registrados em Zircões de ortognaisses na porção leste do domínio Central da Província Borborema. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Resumos Expandidos Boletim 19. Recife: Edições Bagaço, 2005. v. 19. p. 91-92.

8.
NEVES, Sergio P ; BRUGUIER, O. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MARIANO, G. ; VAUCHEZ, A. . Idade Neoproterozoica do ortognaisse Jupi, Estado de Pernambuco: implicações para correlações entre os setores central e sul da Província Borborema.. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Resumos Expandidos BOletim 19. Reife: Edições Bagaço, 2005. v. 19. p. 93-94.

9.
SILVA, J. M. R. ; MARIANO, G. ; NEVES, Sergio P . Yermobarometria das rochas metapelíticas da parte leste da Zona Transversal: região de Surubim e Alcantil, Província Borborem, NE do Brasil.. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Resumos Expoandidos Boletim 19. Recife: Edições Bagaço, 2005. v. 19.

10.
MARIANO, G.; CORREIA, Paulo de Barros ; NEVES, Sérgio P ; PESSOA, J. R. R. . Anisotropia de Susceptibilidade Magnética em estruturas de fluxo magmático Batólito Tavares - PB.. In: XXI Simpósio de Geologia do Nordeste, 2005, Recife. Resumos Expandidos Boletim 19. Recife: Edições Bagaço, 2005. v. 19. p. 153-156.

11.
SILVA, Jose Maurício Rangel da ; NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. . Cinemática e geometria dos metassedimentos da parte SE da faixa Pajeú-Paraíba (Folha Surubim - Estado de Pernambuco): nappes e retrocavalgamentos brasilianos. In: III International Symposium on Tectonics, 2003, Buzios. Boletim de Resumos. Buzios: Sociedade Brasileira de Geologia, 2003. v. 1. p. 9-11.

12.
NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. . Incompatible element-enrichment of continental lithosphere: implications for proterozoic lithospheric reactivation and intracontinental deformation and axamples from Brasiliano/pan-African Belts.. In: IX Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2003, Buzios. Boletim de resumos. Búzios: Sociedade Brasileira de Geologia, 2003. v. 1. p. 61-63.

13.
NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. ; CORREIA, Paulo de Barros ; SILVA, José Maurício Rangel da . Petrofabric studies of plutons from the eastern portion of the Borborema Province (NE Brazil): constraintsmon regional strain fields.. In: IX Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2003, Buzios. Boletim de Resumos. Buzios: Sociedade Brasileira de Geologia, 2003. v. 1. p. 220-221.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Santos, I.O. ; G., MARIANO . Geographical Information System and Automatic Physiographic Characterization of the Hydrographic Basin of the River Tatuoca Pernambuco, Brasil. In: Workshop On Earth Sciences 2016 | Workshop em Ciências da Terra 2016, 2016, Évora - Portugal. Abstract Book | Livro de Resumos. Évora: Universidade de Èvora, 2016. v. 1. p. 17-17.

2.
Santos, I.O. ; H. Renato ; G., MARIANO . GIS ? Geographical Information System to Represent and Promote the Geological Heritage Using UAV's, Multimedia Technology and Augmented Realit. In: Workshop On Earth Sciences 2016 | Workshop em Ciências da Terra 2016, 2016, Évora. Book of ABstracts. Èvora: Universidade de Évora, 2016. v. 1. p. 18-18.

3.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Sá, A. G. . GAIBU MUD BATH (SANTO AGOSTINHO CAPE, PERNAMBUCO, NE BRAZIL): GEOLOGICAL HERITAGE AND HEALTHY LIFESTYLES. In: 13 European Geoparks Conference, 2015, Oulu. 13 European Geoparks Conference - Abstracts book. Oulu: European Geoparks, 2015. v. 1. p. 62-62.

4.
Santos, I.O. ; H. Renato ; MARIANO, G. ; Pereira, D. I. . NEW METHODOLOGIES FOR THE PROMOTION OF GEOLOGICAL HERITAGE USING MULTIMEDIA TECHNOLOGY, 3D AND AUGMENTED REALITY. In: European Geoparks Conference, 2015, Oulu. European Geoparks Conference - Book of Abstracts, 2015. v. 1. p. 151-151.

5.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki ; Pereira, D. I. ; H. Renato . Methodologies to display and promote Geological Heritage using multimedia technology, 3D and augmented reality. In: VIII International ProGEO Symposium 2015 Geoconservation strategies in a changing world, 2015, Reykjavík. VIII International ProGEO Symposium 2015 Geoconservation strategies in a changing world program and Abstracts. Reykjavík: VIII Progeo, 2015. v. 1. p. 49-50.

6.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki ; H. Renato . The potential of Panoramic Images and Augmented Reality for Geological Heritage interpretation. In: VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM 2015, REYKJAVÍK, 2015, REYKJAVÍK. VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM 2015 Program and Abstracts. REYKJAVÍK: VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM, 2015. v. 1. p. 78-79.

7.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki ; H. Renato . 3D scanning of geosites using UAVs. In: VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM 2015, REYKJAVÍK, 2015, REYKJAVÍK. VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM 2015 Program and Abstracts. REYKJAVÍK: VIII INTERNATIONAL PROGEO SYMPOSIUM, 2015. v. 1. p. 94-94.

8.
MARQUES, C. ; NEVES, Sergio P. ; Bruguier, O. ; MARIANO, G. ; Cabral, A. F. . CARACTERÍSTICAS DEFORMACIONAIS E GEOQUÍMICAS DA ZONA DE CISALHAMENTO PERNAMBUCO LESTE: UMA APLICAÇÃO DO BALANÇO DE MASSA. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 99-99.

9.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki . ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO PARA A SERRA DO PARÁ, MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, AGRESTE DE PERNAMBUCO, BRASIL. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 995-995.

10.
MARQUES, C. ; BRUGUIER, O. ; NEVES, Sergio P. ; MARIANO, G. . EVOLUÇÃO CRUSTAL ENTRE OS DOMÍNIOS CENTRAL E PERNAMBUCO-ALAGOAS NA PROVÍNCIA BORBOREMA, NORDESTE DO BRASIL: IDADES U-PB EM ZIRCÃO POR LA-ICP-MS. In: 47 Congresso Braileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Braileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 58-58.

11.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Sá, A. G. . GEOFORMAS DE BARREIROS E SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE: UMA CONTRIBUIÇÃO AO GEOTURISMO NO LITORAL SUL PERNAMBUCANO. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Socieedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 1277-1277.

12.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki ; BRILHA, J. . O GEOTURISMO COMO IMPULSIONADOR DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM REGIÕES SEMIÁRIDAS BRASILEIRAS: O CASO DO AGRESTE DE PERNAMBUCO. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 601-601.

13.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki . O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR COMO FERRAMENTA DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO CANION DO SÃO FRANCISCO, MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA - AL.. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 686-686.

14.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki . O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO SUPERIOR COMO FERRAMENTA DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO DO PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO CANION DO SÃO FRANCISCO, MUNICÍPIO DE OLHO DÁGUA DO CASADO - AL. In: 47 Congresso Brasiliero de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasiliero de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologai, 2014. v. 1. p. 684-684.

15.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Moura, T. R. . PARQUE DAS PEDRAS: POTENCIALIDADE GEOTURÍSTICA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. In: 47 Congresso Brasileiro de Geologia, 2014, Salvador. Anais do 47 Congresso Brasileiro de Geologia. Salvador: Sociedade Brasileira de Geologia, 2014. v. 1. p. 1461-1461.

16.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki . POTENCIAL GEOSSÍTIO ?MILONITOS DA SERRA DAS RUSSAS?, MUNICÍPIO DE GRAVATÁ/PE.. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. Botim 25 XXV Simpósio de Geologia do Nordeste - Resumos. Recife - PE: Editora Universitaria da UFPE, 2013. v. 1. p. 21-22.

17.
França, L. F. O. ; Barbosa, H. M. S. ; Mariano, Gorki . GEODIVERSIDADE vs BIODIVERSIDADE:RELAÇÕES ENTRE OS LIQUENS E A PEDRA DO VENTO NO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS-PE. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. Boletim 25 XXV Simpósio de Geologia do Nordeste - Resumos. Recife -PE: Editora Universitária UFPE, 2013. v. 1. p. 83-84.

18.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; SEABRA, G. . PROPOSTAS DE INFRAESTRUTURA E GEOTURISMO: PARQUE METROPOLITANO ARMANDO DE HOLANDA CAVALCANTI - CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. Boletim XXV Simpósio de Geologia do Nordeste - resumos. Recife: Editora Universitaria UFPE, 2013. v. 1. p. 107-108.

19.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki . GEOTURISMO EM PARQUES NACIONAIS: PROPOSTAS PARA MELHORIAS DO PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. Boletim 25 - XXV Simposio de Geologia do Nordeste - Resumos. Recife - PE: Editora Universitária - UFPE, 2013. v. 1. p. 130-131.

20.
Santos, I.O. ; Mariano, Gorki . INVENTARIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA GEODIVERSIDADE COM SUPORTE DO SENSORIAMENTO REMOTO E DO SIG NO CANION DO SÃO FRANCISCO: O USO DEIMAGENS SRTM (MISSÃO TOPOGRÁFICA RADAR SHUTTLE) PARA LEVANTAMENTOPRELIMINAR. In: XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2013, Gravatá. Boletim 25 XXV Simpósio de Geologia do Nordeste - Resumos. Recife - PE: Editora Universitária - UFPE, 2013. v. 1. p. 132-133.

21.
França, L. F. O. ; Mariano, Gorki ; Hora, B. R. C ; GUIMARAES, T. O. ; Santos, E. M. . Proposta de treinamento de cursos para guias de turismo com enfoque para o geoturismo. In: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto. II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico - ANAIS. Ouro Preto: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013. v. 1. p. 00-00.

22.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki ; Nascimento., M. A. L. . Proposta de inventário e quantificação do patrimônio geológico do município de Bonito, Pernambuco, Brasil: adaptações de metodologias europeias à realidade brasileira.. In: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto. ANAIS do II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. Ouro Preto: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013. v. 1. p. 00-00.

23.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki . Ruínas históricas do Cabo de Santo Agostinho: valor agregado ao patrimônio geológico Pernambuco-Brasil. In: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013, Ouro Preto - MG. ANAIS do II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. Ouro Preto: II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2013. v. 1. p. 00-00.

24.
GUIMARAES, T. O. ; MARIANO, G. ; SEABRA, G. . Trilhas geoturisticas e sua importância na conservação do patrimônio geológico: Parque metropolitanao Armando de Holanda Cavalcanti - Cabo de Santo Agostinho- PE (Brasil). In: I Congresso Internacional Geociências na CPLP, 2012, COIMBRA. GEO CPLP Livro de Resumos. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2012. v. 1. p. 176-176.

25.
NEVES, S ; MARIANO, G. ; BRUGUIER, O . Tectônica e geocronologia de ortognaisses e rochas metassedimentares no. In: 46 Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos - SP. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Geologia. Santos - SP: Sociedade Brasileira de Geologia, 2012. v. 1. p. 158-158.

26.
Santos, E. M. ; MARIANO, G . Proposta de Geoturismo em Pedreira desativada em Bonito, Pernambuco. In: I Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, 2011, Rio de janeiro - RJ. ANAIS do I Simpósio Brasileiro de patrimônio Geológico. Rio de Janeiro, 2011. v. 1. p. 130-130.

27.
Neves, Sérgio P. ; MARIANO, G. ; Bruguier, Olivier ; SILVA, J. M. R. . Deposição, proveniência e metamorfismo de sequencias supracrustais no domínio Pernambuco-Alagoas da Província Borborema; Novos dados U-Pb. In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju - SE. Anais do XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste. Aracaju-SE: Sociedade Brasileira de Geologia, 2011. v. 1. p. 167-167.

28.
NEVES, Sérgio P ; SILVA, Joseé Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Geologia, geoquímica, geocronologia e tectônica da folha Surubim (Estados de Pernambuco e Paraíba). In: XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste, 2011, Aracaju-SE. Anais do XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste. Aracaju-SE: Sociedade Brasileira de Geologia, 2011. v. 1. p. 231-231.

29.
MARQUES, C. ; NEVES, Sergio P. ; MARIANO, G . The East Pernambuco Shear Zone (eastern Borborema Province, NE Brazil): a New, Deeper Vision. In: The meeting of the AMERICAS - AGU 2010, 2010, Foz do Iguaçu. Scientific Program. Foz do Iguaçu: AGU, 2010. v. 1. p. 33-33.

30.
NEVES, Sergio P ; MARIANO, G ; SANTOS, I. T. C. A. ; Lima, C. M. . Reativação rúptil da zona de cisalhamento pernambuco Leste: Significado e Implicações. In: XII SImposio Nacional de Estudos Tectônicos, 2009, Ouro Preto - MG. Programa e Resumos. Ouro Preto - MG: Sociedade Brasileira de Geologia, 2009. v. 1. p. 36-36.

31.
Prado, A. G. ; MARIANO, G. ; Correia, A. M. P. . Análise da influência de texturas miloniticas na reação alcali-silica em agregados.. In: 44 Congresso Braisleiro de Geologia, 2008, Curitiba. 44 CBG O planeta terra em nossas mãos - ANAIS. Curitiba: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008. v. unico. p. 304-304.

32.
Prado, A. G. ; MARIANO, G. ; Carneiro, A. M. P. . Avaliação da influência de Minerais de Alteração Secundáriae de texturas de exsoluçãoem rochas metamórficas sobre a reação alcali-agregado.. In: 44 Congresso Braisleiro de Geologia, 2008, Curitiba. 44 Congresso Braisleiro de Geologia - ANAIS. Curitiba: Sociedade Brasileira de Geologia, 2008. v. 1. p. 305-305.

33.
MARIANO, G.; Miranda, T. S. ; CORREIA, P. B. . Geoquímica dopluton CUpira, Estado de Pernambuco, implicações sobre o modelo de terrenos tectônicos para a Província da Borborema.. In: 44 Congresso Braisleiro de Geologia, 2008, Curitiba. 44 Congresso Braisleiro de Geologia - ANAIS. Curitiba: Sociedade Brasileir ade Geologia, 2008. v. 1. p. 523-523.

34.
Santos, C. D. C. ; MARIANO, G. ; Nascimento., M. A. L. ; GUIMARAES, Ignez de Pinho . Geoturismo - O turismo de base geológica relacionado ao vulcanismo do litorl sul de Pernambuco ( província magmática do Cabo - PMC). In: 44 Congresso Braisleiro de Geologia, 2008, Curitiba. 44 Congresso Braisleiro de Geologia - ANAIS. Curitiba: SOciedade Brasileira de Geologia, 2008. v. 1. p. 717-717.

35.
Miranda, T. S. ; CORREIA, P. B. ; MARIANO, G. ; Cezário, W, S. . Anisotropia de susceptibilidad magnética (ASM) e magnetometria do pluton Cupira, Estado de Pernambuco. In: 44 Congresso Braisleiro de Geologia, 2008, Curitiba. 44 Congresso Braisleiro de Geologia - ANAIS. Curitiba: Sociedade Braisleira de Geologia, 2008. v. 1. p. 831-831.

36.
MARIANO, G; Miranda, T. S. ; CORREIA, P. B. . Geoquímica do plúton Cupira, Estado de Pernambuco, implicações sobre a modelo de terrenos tectônicos para a província da Borborema. In: 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008, Curitiba. Anais do 44 Congresso Brasileiro de Geologia, 2008.

37.
MARIANO, G.; CORREIA, P. B. ; Dantas, C X G ; NEVES, S. P. . Tramas magmáticas superpostas no batólito de TavaresPB. In: XI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2007, Natal. XI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos. Natal RN: Sociedade Brasileira de Geologia, 2007. v. 1. p. 311-311.

38.
Nascimento Silva, N. M. T ; França, L. F. O. ; MARIANO, G. . proposta metodológica para o ensino do tema minerais na 5ª série do ensino fundamental. In: XXII Simpósio de Geologia do nordeste, 2007, Natal. Resumos Boletim n. 20. Natal: UFRN, 2007. v. 20. p. 262-262.

39.
Bastos, P. F. ; Barbosa, H. M. S. ; França, L. F. O. ; MARIANO, G. . Proposta de atividades práticas no ensino de Geologia: Rochas e Minerais sob a ótica de alunos do ensino fundamental. In: XXII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal. Boletim de Resumos. Natal: UFRN, 2007. v. 20. p. 260-260.

40.
Miranda, T. S. ; MARIANO, G. ; CORREIA, P. B. . Anisotropia de susceptibilidade magnética (ASM) no plúton Cupira, Estado de Pernambuco, Nordeste do brasil.. In: XXII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2007, Natal. Boletim de Resumos. Natal: UFRN, 2007. v. 20. p. 138-138.

41.
NEVES, Sérgio P ; SILVA, Joseé Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Geocronologia e cinemática de sequências supracrustais no domínio central da província Borborema: implicações geodinâmicas.. In: 43 Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. ANAIS. Aracaju: Sociedade Brasileira de Geologia, 2006. v. 1. p. 21-21.

42.
MARIANO, G.; NEVES, Sergio P ; SILVA, J. M. R. . Magmatismo na folha Belo Jardim, Pernambuco: Implicações tectônicas.. In: 43 Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. ANAIS. Aracaju: Sociedade Brasileira de Geologia, 2006. v. 1. p. 82-82.

43.
MARIANO, G.; BARBOSA, A. . Riolito: o vulcão Pernambucano.. In: 43 Congresso Brasileiro de Geologia, 2006, Aracaju. Anais. Aracaju: Sociedade Brasileria de Geologia, 2006. v. 1. p. 38-38.

44.
MARIANO, G.; BARBOSA, A. . Um arco em granito: o parque da Pedra Furada Venturosa - PE. In: XLIII CONGRESSO BRAISLEIRO DE GEOLOGIA, 2006. Anais do XLIII Congresso Brasileiro de Geologia. Aracaju: SBG, 2006. v. 1. p. 87-87.

45.
BRITO, M. F. L. ; SIILVA FILHO, A. F. ; GUIMARAES, Ignez de Pinho ; MARIANO, G. ; TORRES, H. H. . Geoquímica isotópica de Sr e Nd no complexo granítico Sítios Novos, magmatismo neoproterozóico no sistema de dobramentos Sergipano, nordeste do Brasil.. In: XLIII CONGRESSO BRAISLEIRO DE GEOLOGIA, 2006. Anais do XLIII COngresso Brasileiro de Geologia. Aracaju: SBG, 2006. v. 1. p. 312-312.

46.
OLIVEIRA, Davis Carvalho de ; NEVES, Sérgio Pacheco ; DAL´ALGNOL, Roberto ; MARIANO, G. . Anysotropy of magnetic susceptibility of the Redenção granite, eastern Amazonian craton: Implications for the enmplacement of a Paleoproterozoix anarogenic A-type suite.. In: X Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2005, Curitiba. Anais do X Simpósio Na cional de estudos Tectônicos, 2005. v. 1.

47.
NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. ; SILVA, José Maurício Rangel da ; CORREIA, Paulo de Barros . Pre- to late transcurrent plutons in eastern Borborema Province (NE Brazil): kinematic and temporal constraints on the Brasiliano Orogeny.. In: International Geological Congress, 2005, Viena. Gephysical Research Abstracts. Viena: European Geociences Union, 2005. v. 7.

48.
NEVES, S. P. ; BRUGUIER, O. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Age, provenance and metamorphism of the Surubim Complex (eastern Borborema province, NE Brazil): A LA-ICP-MS study. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de Geoquímica dos países do Mercosul, 2005, Recife. ANAIS do X COngresso Brasileiro de Geoquímica. Recife: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2005. v. 1. p. 1-1.

49.
SILVA, J. M. R. ; MARIANO, G. ; NEVES, Sergio P . Quimica mineral de gnaisses e xistos pelíticos do complexo Surubim (PE) província borborema NE Brasil.. In: X Congresso Brasileiro de Geoquímica e II Simpósio de geqouímica dos países do Mercosul, 2005, Recife. ANAIS do X congresso brasileiro de geoquímica. Recife: Sociedade Brasileira de Geoquímica, 2005. v. 1. p. 1-1.

50.
SANTOS, Alhan José dos ; CORREIA, Paulo de Barros ; MARIANO, G. ; NEVES, Sérgio P . Anisotropia de susceptibilidade magnética (ASM) do pluton Timbaúba - PE : Resultados preliminares.. In: 42 COngresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais do 42 congresso Brasileiro de Geologia. Araxá - MG: Sociedade Brasileira de Geologia, 2004. v. 1.

51.
MARIANO, G.; CORREIA, Paulo de Barros ; NEVES, Sérgio P . Magmatismo potássico calcio alcalino ao sul da zona de cisalhamento pernambuco leste: O batólito Alagoinhas. In: 42 COngresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais do 42 COngresso Brasileiro de Geologia. Araxá: Sociedade Brasileira de Geologia, 2004. v. 1.

52.
NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. . Lineações obliquas em ortognaisses e rochas supracrustais na porção leste da província Borborema: partição vertical da deformação ou eventos cinemáticos distintos?. In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza. Anais do XX simpósio de Geologia do Nordeste. Fortaleza: Sociedade Brasilkeira de Geologia, 2003. v. 1. p. 37-37.

53.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco ; LEITE, Paulo Roberto de Bastos ; SILVA, José Maurício Rangel da . Geoquímica e anisotropia de susceptibilidae magnética do batólito cálcio-alcalino de alto potássio Alagoinhas-PE: implicações tectônicas.. In: XIX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza. Anais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Geologia, 2003. v. 1. p. 60-60.

54.
BRITO, Maria de Fátima Lyra ; MARIANO, G. ; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da . Recurrent dioritic magma pulses in the high-K calc-alkalic plutons: The case of the Rio do Jacaré pluton, NE Brazil.. In: XX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2003, Fortaleza. Aais do XX Simpósio de Geologia do Nordeste. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Geologia, 2003. v. 1. p. 68-68.

55.
NEVES, S. P. ; MARIANO, G. ; SILVA, J. M. R. ; CORREIA, P. B. . Alojamento de granitoides pre- e sintranscorrentes na porção leste do Estado de Pernambuco : marcadores temporais e cinemáticos da orogênese Brasiliana. In: 41 Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. Anais do 41 Congresso Brasileiro de Geologia. João Pessoa: Sociedade Brasileira de Geologia, 2002. v. 1. p. 322-322.

56.
Sebastião Rodrigo Cortez de Souza ; NEVES, Sergio Pacheco ; CORREIA, P. B. ; MARIANO, G. . Anisotropia de susceptibiliudade magnética do ortognaisse Caruaru, Estado de Pernambuco: implicações tectônicas.. In: 41 Congresso Brasileiro de Geologia, 2002, João Pessoa. Anais do 41 Congresso Brasileiro de Geologia. João Pessoa: Sociedade Brasileria de Geologia, 2002. v. 1. p. 343-343.

57.
NEVES, Sergio Pacheco ; CORREIA, Paulo de Barros ; MARIANO, G. . Dextral and sinistral shearing in late-transcurrent plutons associates with the east Pernambuco shear zone system (Borborema Province, NE Brazil) revealed by their magnetic fabric.. In: VIII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos/ II Inernaional Symposium on Tectonic of the SBG, 2001, Recife - PE. Anais do VIII SNET. Recife - PE: Sociedade Brasileira de Geologia, 2001. v. 1. p. 269-272.

58.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco ; ARAÚJO, J. M. M. . Assinaturas geoquimicas similares em granitoides em lados opostos da zona de cisalhamento Pernambuco leste: o caso do batólito cálcio-alcalino de alto potássio Alagoinhas - PE. In: XIX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2001, Natal -RN. Resumos Boletim 17. natal: Sociedade Brasileira de Geologia núcleo Nordeste, 2001. v. 17. p. 226-227.

59.
SILVA, José Maurício Rangel da ; NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. . A foliação de baixo ângulo na faixa Pajeú-Paraíba: características da deformação e sentido de transporte com base em eixos-c de quartzo.. In: XIX Simpósio de Geologia do Nordeste, 2001, Natal - RN. Resumos - Boletim 17. Natal: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste, 2001. v. 17. p. 310-311.

60.
CORREIA, Paulo de Barros ; NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. . Aplicação da anisotropia de susceptibilidade magnética na lavra de rochas ornamentais: o caso do sienito marrom imperial, Bom Jardim - PE. In: XIX simpósio de Geologia do Nordeste, 2001, Natal - RN. Resumos Boletim 17, 2001. v. 17. p. 173-174.

61.
VIANA, M. S. S. ; BARRETO, S. B. ; MARIANO, G. . Áreas potenciais para criação de parques temáticos: sítios geológicos.. In: I SImpósio Nordestino de Turismo Sertanejo, 2001, João Pessoa - PB. Resumos, 2001. v. 1. p. 32-32.

62.
BORGES, L. E. P. ; MARIANO, G. ; BARRETO, A. M. F. . Vale do Catimbau: Geologia e Turismo. In: I simpósio Nordestino de Turismo Sertanejo, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa - PB: Universidade Federal da Paraíba, 2001. v. 1. p. 54-54.

63.
MARIANO, G.; LEITE, Paulo Roberto de Bastos ; LIMA FILHO, M. F. . O parque da Peda furada: beleza natual vs. turismo predatório. In: I simpósio Nordestino de Turismo Sertanejo, 2001, João Pessoa. Resumos. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2001. v. 1. p. 66-66.

64.
MARIANO, G.; NEVES, Sergio Pacheco ; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho . High-K calc-alkaline diorites of the Borborema Province northeastern Brazil: Geochemistry of the litospheric mantle and implications for the terrane concept.. In: 31 International Geological Congress, 2000, Rio de Janeiro. Em CD-ROM. Rio de Janeiro: 31 International Geological Congress, 2000.

65.
NEVES, Sergio Pacheco ; CORREIRA, P. B. ; MARIANO, G. ; ARAUJO, A. M. B. ; MELO, S. C. . Similar fabrics in plutons with distinct compositions (Borborema Province, northeast Brazil): tectonic implications.. In: International Geological Congress, 2000, Rio de Janeiro, 2000.

66.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho ; SILVA FILHO, A. F. . Geoquimica do manto litosférico e acresção de terrenos tectônicos na província Borborema. In: XVIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2000, Recife. Boletim 16 Resumos. Recife - PE: Sociedade Braisleira de Geologia Núcleo Nordeste, 2000. v. 16. p. 99-100.

67.
MELO, S. C. ; NEVES, Sérgio Pacheco ; SILVA, José Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Petrografia e geoquimica do batólito Brejo da MAdre de Deus/pernambuco/NE Brasil. In: XVIII Simpósio de Geologia do Nordeste, 2000, Recife - PE. Boletim 16 - RESUMOS, 2000. v. 16. p. 100-101.

68.
NEVES, Sergio Pacheco ; ARAÚJO, A. M. ; CORREIA, Paulo de Barros ; MARIANO, G. . Alojamneto e deformação do geanito Cabanas, Estado de Pernambuco. In: XVIII Simposio de Geolofia do Nordeste, 2000, REcife-PE. Boletim 16 - RESUMOS. REcife - PE: Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Nordeste, 2000. v. 16. p. 175-176.

69.
NEVES, S. P. ; MARIANO, G. . Development of right-stepping shear zones in dextral shear: an example from northeastern Brazil.. In: VII Simposio Nacional de Estudos Tectonicos, 1999, 1999. v. ANAIS. p. 45-48.

70.
SILVANA, C. M. ; NEVES, S. P. ; SILVA, R. ; M, J. ; MARIANO, G. ; CORREIA, P. B. ; SANTOS, A. J. ; J NETO, J. C. . As tramas magmaticas e magneticas do batolito de Brejo da Madre de Deus/estado de Pernambuco - NE Brazil.. In: VII Simposio Nacional de Estudos Tectonicos, 1999, 1999. v. Anais. p. 15-17.

71.
CORREIA, P. B. ; NEVES, S. P. ; MARIANO, G. . A anisotropia de susceptibilidade magnetica do Complexo Bom Jardim, Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.. In: VII Simposio Nacional de Estudos Tectonicos, 1999, Lençois - BA, 1999. v. Anais. p. 27-30.

72.
NEVES, Sérgio Pacheco ; MARIANO, G. ; CORREIA, P. B. ; MELO, S. C. ; SILVA, M. R. R. . Complex fabrics in plutons in the eastern portion of the Borborema Province, northeast Brazil: AMS systematics and its interpretation in ferromagnetic rocks. In: Four Hutton Symposium - The origin of granites and related rocks, 1999, Clermont-Ferrand - França. The origin of granites and related rocks - Four Hutton Symposium - abstracts, 1999. v. 1. p. 104-104.

73.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio P ; SILVA FILHO, A. F. . Dioritos da associação potássica calcio-alcalina, província Borborema NE do Brasil : geoquimica do mantolitosférico e implicações para o ceonceito de terrenos. In: V Congresso de Geoquimica dos Paises de lÍngua portuguêsa, 1999, Porto Seguro - BA. ANAIS. Salvador- BA: Bureau Gra'fica e Editora, 1999. v. unico. p. 543-546.

74.
SILVA FILHO, Adejardo Francisco da ; GUIMARAES, Ignez de Pinho ; MARIANO, G. ; LUNA, E. ; SIQUEIRA, U. V. . A evoluçao magmática no domínio meridional da província Borborema analisada a partir dos dados de Sm-Nd do comlexo granítico Proterozoico tardi-tectonico de Santana do Ipanema. In: XL Congresso Brasileiro de Geologia, 1998, Belo Horizonte - MG. ANAIS do XL Congresso Brasileiro de Geologia, 1998. p. 12-12.

75.
NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. ; GUIMARAES, Ignez de Pinho ; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da . Diferenciação intralitosférica e crescimento crustal na Província Borborema durante a orogênese Brasiliano. In: XL Congresso Brasileiro de Geociências, 1998, Belo Horizonte - MG. Anais do XL Congresso, 1988. p. 20-20.

76.
SILVA, José Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Domínios cinemáticos dextrais na região de Carnaíba (PE): reexame e novas interpretações. In: XL Congresso Brasileiro de Geociências, 1998, Belo Horizonte - MG. Anais do XL congresso, 1998. p. 20-20.

77.
NEVES, S. P. ; MARIANO, G. . Segmentacao lateral e transversal da porcao leste do lineamento Pernambuco: implicacoes tectonicas.. In: Anais do Simposio de Geologia do Nordeste, 1997, 1997. v. 15. p. 95-97.

78.
MARIANO, G.; SILVA, J. M. R. ; BITTAR, S. M. B. M. G. 7. . Sequencia de deformacoes na faixa Pajeu-Paraiba e suas relacoes com os eventos Cariris Velhos e Brasiliano.. In: Anais do XVII Simposio de Geologia do Nordeste, 1997, 1997. v. 15. p. 118-121.

79.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco ; SILVA, José Maurício Rangel da . The high-K calc-alkalic Caruaru batholith, state of Pernambuco, northeastern Brazil: geochemistry, geochronology and relationships with transcurrent shear zones. In: International Simposium on granites and associated mineralizations, 1997, Salvador - BA. Proceendings do ISGAM, 1997. p. 220-228.

80.
MARIANO, G.; SILVA, J. M. R. . Geoquimica do batólito potássico calcio alcalino de Bezerros, Pernambuco. In: 39 Congres. Bras. Geologia, 1996, Salvador - BA. vol. 6 Simpósios, 1996. v. 6. p. 370-372.

81.
SILVA FILHO, A. F. ; MARIANO, G. . Caracterização do complexo granitico tardi-tectonico Santana do Ipanema- AL borda sul do maciço PE-AL. In: 39 Congresso Bras. Geologia, 1996, Salvador. Simpósios, 1996. v. 6. p. 315-317.

82.
SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . Datação Pb-Pb em monozircão da fácies porfirítica quartzo monzonítica do batólito de Bezerros - Pernambuco. In: 39 Congresso Bras. Geologia, 1996, Salvador - BA. Simpósios, 1996. v. 6. p. 80-82.

83.
LYRA, F. ; SILVA FILHO, A. F. ; MARIANO, G. . Epidoto magmatico no complexo granitico de Sítios Novos - SE. In: XVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 1995, Recife - PE. BOletim N. 14 Soc. Bras. Geol. Núcleo Nordeste, 1995. v. 1. p. 282-286.

84.
SILVA, José Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . O stock de Bezerros, estado de Pernambuco, Aspectos de campo, petrografia e considerações estruturais. In: XVI Simpósio de Geologia do Nordeste, 1995, Recife - PE. Boletim 14. SOc. Bras. Geol. Núcleo Nordeste, 1995. v. 1. p. 292-296.

Artigos aceitos para publicação
1.
Neves, Sérgio P. ; Bruguier, Olivier ; da Silva, José Maurício Rangel ; Mariano, Gorki ; DA SILVA FILHO, ADEJARDO F. ; TEIXEIRA, CRISTIANE M.L. . From extension to shortening: dating the onset of the Brasiliano Orogeny in eastern Borborema Province (NE Brazil). Journal of South American Earth Sciences, 2014.

2.
NEVES, Sérgio P ; Bruguier, O. ; BOSCH, D. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MARIANO, G. . U-Pb Ages of plutonic and mtaplutonic rocks in southern Borborema Province (NE Brazil): Timing of Brasiliano dformation and magmatism.. Journal of South American Earth Sciences, 2007.

Outras produções bibliográficas
1.
NEVES, Sergio P ; MARIANO, G ; SANTOS, I. T. C. A. ; Lima, C. M. . Reativação Rúptil da zona de cisalhamento Pernambuco Leste: Significado e Implicações. Ouro Preto MG: SOciedade Brasileria de Geologia, 2009 (Resumo publicado em Simpósio/ XII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIANO, G; NEVES, Sergio P ; da Silva, José Maurício Rangel ; CORREIA, P. B. . Geologia da Folha Belo Jardim SC-24-X-B-III. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
MARIANO, G. XLI Congresso Brasileiro de Geologia. 2002. (Editoração/Anais).

3.
MARIANO, G. Estudos Geológicos. 2002. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MARIANO, G.; CORREIA, Paulo de Barros ; SILVA JR, F. I. . Equilibrio Inexato. 2003.

Demais trabalhos
1.
NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; MOTTA, J. A. ; CORREIRA, P. B. . Idade cinemática e condições de P, T da tectônica de baixo ângulo na porção leste do Estado de Pernambuco comparação com a tectônica de alto ângulo e implicação na evolução geodinâmica da Província Borborema.. 2003 (Projeto de Pesquisa) .

2.
MARIANO, G.. VIII Simpósio nacional de Estudos Tectônicos. 2001 (Organização de Evento Técnico Científico) .

3.
SILVA FILHO, A. F. ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho ; NEVES, Sergio Pacheco ; MARIANO, G. ; CORREIRA, P. B. . Cartografia geológica e sensoriamento remoto aplicadas a prospecção de granitos e migmatitos para fins ornamentais na folha Garanhuns, agreste do Nordeste Oriental.. 2000 (Projeto de Pesquisa) .

4.
CORREIA, Paulo de Barros ; MARIANO, G. ; NEVES, Sergio Pacheco ; SILVA, José Maurício Rangel da . CARACTERIZAÇÃO MAGNÉTICA E ESTRUTURAL DOS GRANITOIDES DO NORDESTE DO BRASIL ATRAVÉS DA MINRALOGIA E DA ANISOTROPIA DE SUSCEPTIBILIDADES MAGNÉTICAS. 1998 (Projeto de Pesquisa) .

5.
MARIANO, G.; SILVA FILHO, A. F. ; GUIMARAES, Ignez de Pinho ; NEVES, Sergio Pacheco ; MELO, S. C. ; ARAÚJO, J. M. M. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; CORREIA, Paulo de Barros . Interação crosta/manto, relações magmatismo/tectônica, e apetrogênese de granitoides na porção leste da Província Borborema (NE do Brasil), estados de Pernambuco e Alagoas.. 1998 (Projeto de Pesquisa) .

6.
MARIANO, G.; NEVES, Sergio Pacheco ; SILVA, José Maurício Rangel da ; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da ; GUIMARÃES, Ignez de Pinho ; MELO, S. C. ; BARBOSA, A. M. . O lineamento pernambuco e suas relações com o magmatismo granítico na porçãoleste do estado de Pernambuco. 1997 (Projeto de Pesquisa) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARIANO, G; SILVA FILHO, A. F.; CORREIA, P. B.; Tavares jr., J.R.. Participação em banca de Rodrigo Tavares de Andrade. Sensoriamento remoto e aerogeofísica aplicados à prospecção de granitos ornamentais na área da Folha Surubim e Folha Venturosa. 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
GALINDO, Antônio Carlos; G., MARIANO; Nascimento., M. A. L.. Participação em banca de MATEUS DE ARAÚJO SILVA. MAGMATISMO GRANÍTICO NEOPROTEROZOICO NO DOMÍNIO RIO PIRANHAS-SERIDÓ: GEOLOGIA E PETROLOGIA DO STOCK SERRA DA ACAUÃ. 2018. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Souza, Z.S.; Lins, F. A. P.; G., MARIANO. Participação em banca de Cleber Felix das Chagas. Caracterização do Metamorfismo de Contato Provocado pelo Plutão Adiacarano Totorá, NE do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geodinãmica e Geofísi) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

4.
Mariano, Gorki; Lins, F. A. P.; Nascimento., M. A. L.. Participação em banca de Tércia Jaíres de Oliveira Silva. Propriedades físicas de Rochas versus tipologias de granitoides Ediacaranos no domínio Rio Grande do Norte, porção nordeste da Província daBorborema. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geodinãmica e Geofísi) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

5.
Nascimento., M. A. L.; Mariano, Gorki; Medeiros, V.C.. Participação em banca de BENEDITA CLEIDE DE SOUZA CAMPOS. CONDIÇÕES DE CRISTALIZAÇÃO DE GRANITOS CÁLCIO-ALCALINOS DE ALTO K PORFIRÍTICOS EDIACARANOS, NE DA PROVÍNCIA BORBOREMA (NE DO BRASIL). 2016. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

6.
Lira, B.B.; Barros, M.L.S.C.; G., MARIANO. Participação em banca de Mickey Anderson Paixão da Silva. Influência das características morfológicas de britas graniticas e gnaissicas na resistência à compressão do concreto. 2016. Dissertação (Mestrado em programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
G., MARIANO; NEVES, Sergio P.; ACIOLLY, A. C. A.. Participação em banca de Cleidiane de Lemos Vasconcelos. Mapeamento geológico, caracterização estrutural, análise geoquímica e microestrutural da porção oriental da zona de cisalhamento Pernambuco Oeste e Áreas adjacentes.. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
GUIMARAES, Ignez de Pinho; SILVA FILHO, A. F.; G., MARIANO; JANASAI, Valdeci. Participação em banca de Jefferson Valdemiro de Lima. Petrologia e Geoquímica do Plúton Pilõezinhos, Domínio Central, Província Borborema.. 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
GALINDO, Antônio Carlos; SÁ, Jaziel Martins; Mariano, Gorki. Participação em banca de Maria Tatiany Duarte de Oliveira. Caracterização petrográfica e litogeoquímica de granitoides ediacaranos no extremo NE da província Borborema (NE do Brasil) com ênfase nos plutons Gameleira , Pitonmbeira e Taipu.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geodinãmica e Geofísi) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

10.
Nascimento., M. A. L.; SÁ, Jaziel Martins; Mariano, Gorki. Participação em banca de Maria Tatiany Duarte de Oliveira. Caracterização petrográfica e litogeoquímica de granitoides ediacaranos no extremo NE da província Borborema (NE do Brasil) com ênfase nos plutons Gameleira, Pitombeira e Taipu.. 2014. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

11.
Mariano, Gorki; SEABRA, G.; Sá, A.. Participação em banca de Thays de Oliveira Guimarães. GEOCONSERVAÇÃO: MAPEAMENTO, DESCRIÇÃO E PROPOSTAS DE DIVULGAÇÃO DE TRILHAS GEOTURÍSTICAS NO PARQUE METROPOLITANO ARMANDO DE HOLANDA CAVALCANTI ? CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE ? BRASIL. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Magnolia, A. F.; Mariano, Gorki. Participação em banca de Karlla Emmanuelle Cunha Arruda. Geodiversidade do município de Araripina-PE, nordeste do Brasil.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
Lamarão, C. N.; Mariano, Gorki; OLIVEIRA, Davis Carvalho de. Participação em banca de max de Jesus Pereira dos Santos. Geologia, Petrografia, Geoquímica e Geocronologia de associações granitoides da região de Água Azul do Norte, Província Carajás.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

14.
SOUZA, Z. S. E.; GALINDO, Antônio Carlos; MARIANO, G. Participação em banca de Dalton Rosemberg Valentim da Silva. Petrologia do Plúton Serra da Macambira, Neoproterozóico da faixa Seridó, Província Borborema (NE do Brasil). 2011. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

15.
GALINDO, Antônio Carlos; SIlva, F.C.A.; MARIANO, G.. Participação em banca de Lindaray Sousa da Costa. petrologia do plúton granítico Serra Verde, Poprção leste do domínio Seridó. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Geodinãmica e Geofísi) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

16.
Yadava, Y. P.; MARIANO, G.. Participação em banca de Fernando Bezerra Ramos Filho. Desenvolvimento e caracterização da cerãmincas para fabricação de próteses dentárias.. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
DALLAGNOL, R.; Magalhães, S. M.; MARIANO, G.. Participação em banca de Fernanda Giselle Cruz do Nascimento. petrologia magnética das associações magmáticas arqueanas da região de Canaã dos Carajás-PA. 2006. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

18.
ARCHANJO, C. J.; MARIANO, G.. Participação em banca de Elvis Roberto da SIlva. Estudo do fabric magnético, estruturas magmáticas e mecanismos de alojamneto do pluton granítico de Iaporanga (PB). 2000. Dissertação (Mestrado em Geodinâmica e Geofísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

19.
MARIANO, G.; CONCEIÇÃO, Herbet. Participação em banca de DÉBORA CORREIA RIOS. PETROLOGIA DO MAGMATISMO POTÁSSICO-ULTRAPOTÁSSICO E LAMPROFÍRICO DE MORRO DO AFONSO-BAHIA. 1997. Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

20.
MARIANO, G.; NEVES, Sérgio Pacheco; GALINDO, Antônio Carlos. Participação em banca de JOÃO MARIA MARTINS ARAÚJO. PETROLOGIA GEOQUIMICA E MECANISMOS DE ALOJAMENTO DO BATÓLITO GRANÍTICO DE SOLIDÃO-PE. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

21.
MARIANO, G.; GALINDO, Antônio Carlos. Participação em banca de Silvana de Carvalho Melo. PETROLOGIA E GEOQUIMICA DO COMPLEXO GRANÍTICO PRATA, PARAÍBA. 1997. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

22.
SILVA FILHO, Adejardo Francisco da; MARIANO, G.; GALINDO, Antônio Carlos. Participação em banca de MARIA DE FATIMA LYRA DE BRITO. GEOLOGIA, GEOQUIMICA E PETROLOGIA DO COMPLEXO GRANITICO SÍTIOS NOVOS, SISTEMA DE DOBRAMENTOS SERGIPANOS. 1996. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
neto, J. A. S.; BARBOSA, A.; Nascimento., M. A. L.; Sommer, C. A.; G., MARIANO. Participação em banca de Gilzenia Henrique do Nascimento. Estudo Geoquímico e geocronológico das novas ocorrências de rochas vulcânicas da suite magmática Ipojuca, Bacia de Pernambuco. 2018. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
G., MARIANO; Silva, O.G.; Ferreira, R.V.; Gomes, R. D.; Maciel, C. A. A.. Participação em banca de laryssa Sheydder de Oliveria Lopes. Estudo metodológico de avaliação do patrimônio geomorfológico: Aplicação no litoral do Estado do Piauí. 2017. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
neto, J. A. S.; LIMA FILHO, M. F.; Clovis Vaz Parente; SANTOS, V. H.; G., MARIANO. Participação em banca de Natalia Gomes Alves de Souza. Influência térmica de intrusões basálticas sobre rochas siliciclásticas das Formações Ppoti, Piauí e Pedra do Fogo , Bacia do Parnaíba, Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Mariano, Gorki; Ferreira, R.V.; Pereira, R.G.F.A.; Magnolia, A. F.; Garcia, M.G.M.. Participação em banca de Edjane Maria dos Santos. A geoconservação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas: Estudo aplicado à mesoregião do agreste de Pernambuco, Nordeste do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
G., MARIANO; Nascimento., M. A. L.; França, L. F. O.; Ferreira, R.V.; Ribas, A.B.. Participação em banca de Thaís de Oliveira Guimarães. PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E ESTRATÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO: POPULARIZAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL PARA O LITORAL SUL DE PERNAMBUCO (BRASIL). 2016. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Magnolia, A. F.; Pereira, D. I.; Nascimento., M. A. L.; Mariano, Gorki; Silva, J. P.. Participação em banca de Bruno Ferreira. Geodiversidade do Estado de Pernambuco. 2014. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Pacheco, A.; Mariano, Gorki; SILVA, M. R. R.; Amaro, V. E.; Lemos Filho, L.C.A.. Participação em banca de Abdoral de Andrade Lucas. ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DE PARÂMETROS FÍSICOS E SALDO DE RADIAÇÃO POR SENSORIAMENTO COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO DA DESERTIFICAÇÃO. 2014. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Pacheco, A.; MARIANO, G.; SILVA, M. R. R.. Participação em banca de Abdoral de Andrade Lucas. Análise espaço temporal de parâmetros físicos e saldo de radiação por sensoriamento como subsidio ao estudo da dessetificação.. 2014. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Mota Filho, F. O.; Torres, M.F.; Mariano, Gorki; Silva, H.P. B.; Martins, M.C.B.. Participação em banca de Hérika maria da Silva Barbosa. Intemperismo biogeoquímico e ciclagrem de nitrogênio pela interação do liquen Cladonia substellata vainio com granito e basalto. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Mota Filho, F. O.; Torres, M.F.; Silva, H.P.B.; Martins, M.C.B.; Mariano, Gorki. Participação em banca de Hérika maria da Silva Barbosa. Intemperismo biogeoquímico e ciclagem de nitrogênio pela interação do liquen Cladonia substellata Vainio com granito e basalto.. 2014. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
Nascimento., M. A. L.; MARIANO, G. Participação em banca de Bernadete negromonte Cavalcante Bem. Estudo do patrimônio geológico de Ipojuca/PE como subsídio para o desenvolviemtno do Geoturismo. 2011. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
GUIMARÃES, Ignez de Pinho; MARIANO, G.; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da; JANASAI, Valdeci; SÁ, Jaziel Martins. Participação em banca de Maria Angélica Fonseca Sampaio. Petrologia, litogeoquímica e evolução crustal do complexo granítico Esperança, terreno Alto Pajeú, domínio da Zona Transversal, província borborema, nordeste do Brasil. 2005. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
GUIMARÃES, Ignez Pinho; MARIANO, G.; CORREIA, Paulo de Barros; SANTOS, Edilton José dos; NOGUEIRA, José Araujo. Participação em banca de Evenildo Bezerra de Melo. Geoquimica e petrologia de granitoides tardi a pós Brasiliano ao longo da zona de cisalhamento Afogados da Ingazeira, PE. 2004. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
MARIANO, G.; NEVES, Sergio Pacheco. Participação em banca de Silvana de Carvalho Melo. Estrutura, petrologia e geocronologia do batólito Brejo da Madre de Deus (Estado de Pernambuco), relações com a zona de cisalhmaneto Pernambuco lesre, nordeste do Brasil.. 2002. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
MARIANO, G.; GUIMARÃES, Ignez de Pinho; SIILVA FILHO, A. F.. Participação em banca de Cícera Neysi ded Almeida. CARACTERIZAÇÃO PETROLÓGICA E GEOQUÍMICA DO MAGMATISMO BRASILIANO NA FAIXA DE DOBRAMENTOS PAJEÚ-PARAÍBA: REGIÃO DE CAMPINA GRANDE-QUEIMADAS, ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL.. 1999. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
LIMA FILHO, Mário Ferreia de; G., MARIANO; Nascimento., M. A. L.; Sommer, C. A.. Participação em banca de Gilzenia Henrique do Nascimento. Estudo Geoquímico e Geocronológico das novas ocorrências de rochas vulcânicas intrusivas da suite Ipojuca, Bacia de pernambuco. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
neto, J. A. S.; SIAL, A. N.; G., MARIANO; Santos, V. H.; Rodrigues, R.. Participação em banca de Natália Gomes Alves de Souza. ESTUDOS GEOQUÍMICOS E GEOCRONOLÓGICOS DAS SEQUÊNCIAS VULCÂNICAS DAS PORÇÕES CENTRO-LESTE DA BACIA DO PARNAÍBA?. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
GUIMARAES, Ignez de Pinho; SILVA FILHO, A. F.; G., MARIANO; ALMEIDA, C´cicera Neyse de; Rosa, M. L.S.. Participação em banca de Lucilene dos Santos. Processos Formadores de Magmas graníticos/sieníticos: comparação entre granitoides ediacaranos de alto K dos domínios transversal e Pernambuco-Alagoas Província Borborema e o batólito pelotas no escudo sul-rio grandense - Província Mantiqueira.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MARIANO, G.; Magnolia, A. F.; Ferreira, R.V.; Nascimento., M. A. L.; Moreira, J.C.. Participação em banca de Luciana Freitas de Oliveira França. O patrimonio Geológico como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do município de Lagoa dos Gatos-PE. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Mariano, Gorki; Pacheco, A.; BARRETO, Alcina Magnólia Frnaca; Lima, E. R. V.. Participação em banca de Utaiguara da Nóbrega Borges. Geodiversiade e geoconservação: Estudos de modelagem de representação cartográfica e geoespacial de dados.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MARIANO, G.; GUIMARÃES, Ignez de Pinho; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da; SANTOS, Edilton José dos; GALINDO, Antônio Carlos. Participação em banca de Maria Angélica Fonseca Sampaio. Petrologia e Geoquímica do COmplexo granítico Esperança, Domínio da ZOna Transversal, província Borborema, NE Brasileiro. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SILVA FILHO, Adejardo Francisco da; MARIANO, G.; GUIMARAES, Ignez de Pinho; SANTOS, Edilton José dos; CONCEIÇÃO, Herbet. Participação em banca de Maria de Fátima Lyra de brito. Geologia e evolução petrológica do compplexo Serra do Catu, na província da Borborema (Complexo Pernambuco Alagoas, AL. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
MARIANO, G.. Participação em banca de Cristina Maria Gusmão de Burgos. Contribuição ao estudo dos maciços gabro-anortosíticos do cinturão Itabuna (Sul da Bahia) - interpretação do sistema magmático através do CSD (Crystal size distribution).. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

9.
MARIANO, G.. Participação em banca de Geraldo Augusto Silva Lehay. Petrologia do maciço sienítico de Ceraíma: exemplo de uma intrusão zonada, Paleozoica, alcalina potássica, pós-orogênica e com afinidade minética na regiãosudoeste do Estado da Bahia.Exame de Qualificação - Doutorado. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEVES, Sergio Pacheco; GUIMARAES, Ignez de Pinho; G., MARIANO. Participação em banca de Paulo Catellan Medeiros.Mapeamento Geológico em porção da zona de cisalhamento Cruzeiro do Nordeste, Ibimirim (PE). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
NEVES, Sergio Pacheco; barreto, S.B.; G., MARIANO. Participação em banca de ALDINE MARIA DE LIMA CORREIA.Mapeamento geológico da Zona de Cisalhamento Pernambuco Oeste e regiões adjacentes a sul em uma área na Folha Airi (Floresta, PE) RECIFE 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
LIMA., J. V.; SILVA FILHO, A. F.; G., MARIANO. Participação em banca de DIOGO VINICIUS SANTOS DA SILVA.MAPEAMENTO GEOLÓGICO DO PLUTON POÇO SALGADO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE INHAPI E PIRANHAS-AL, DOMÍNIO PERNAMBUCO-ALAGOAS, PROVÍNCIA BORBOREMA, NE - BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
NEVES, Sergio Pacheco; Londono, A. B.; G., MARIANO. Participação em banca de Valdielly Larisse Silva.mapeamento geológico da região da faixa Feira Nova domínio Rio Capibaribe: município de feira Nova-PE, nordeste do brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Ferreira, V.P.; Mariano, Gorki; SILVA FILHO, Adejardo Francisco da. Participação em banca de Raphale Lima Pereira da Silva.mapeamento geológico e estudo petrológico de parte do batólito Àguas Belas Canindé, região a leste de Santana do Ipanema, domínio pernambuco-Alagoas, província Borborema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
SILVA, M. R. R.; Mariano, Gorki; Manso, V. A. V.. Participação em banca de Rodrigo Tavares de Andrade.Geologia dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Souza Neto, J.A.; Mariano, Gorki; LIMA FILHO, Mário Ferreira de. Participação em banca de Paulo de Araújo Lima Soares.mapeamento geológico-estrutural da borda norte da bacia do Araripe, a oeste de Nova Olinda, Ceará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
G., MARIANO; SILVA FILHO, A. F.; LIMA FILHO, M. F.. Participação em banca de César Marques Tavares.mapeamento geológico de uma área a norte de Gravatá, Folha Caruaru, Pernambuco, terreno rio Capibaribe, Zona transversal da província Borborema.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Mariano, Gorki. Participação em banca de Rodrigo Brandão Ferraz de Carvalho.Mapeamento geológico das proximidades dos municipios de Barra de Guabiraba e Cort~es, Domínio Pernambuco Alagoas, Província da Borborema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
CORREIA, P. B.; Mariano, Gorki; Fambrini, G. L.. Participação em banca de André Jaques Batista.mapeamento geológico-geofísico da borda noroeste da Bacia do Tucana Norte - Folha Salgado do Melão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
GUIMARAES, Ignez de Pinho; SILVA, Jose Maurício Rangel da; MARIANO, G.. Participação em banca de Francis Miller Judas Virtuoso da Silva.Mapeamento, caracterização petrográfica e geoquímica das rochas graniticas e supracrustais no limite dos terrenos Alto Moxotó e Rio Capibaribe.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
GUIMARAES, Ignez de Pinho; SILVA FILHO, A. F.; MARIANO, G.. Participação em banca de Daniel brito de Araújo.Caracterização Petrográfica e Geoquímica das Rochas Máficas e Intermediárias de Riachão-PB, Domínio Tectônico Norte da Província Borborema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
LIMA FILHO, M. F.; SILVA, J. M. R.; MARIANO, G.. Participação em banca de Janaina Ana Ferreira.Reconhecimento geológico e evolução tectônica da bacia de Betânea e embasamento adjacente, NE do Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
LIMA FILHO, Mário Ferreira de; MARIANO, G.; BARRETO, Alcina Magnólia Frnaca. Participação em banca de Cleide Regina Moura.Mapeamento geológico no litoral norte de Alagoas entre os municípios de Japaratinga e porto Calvo-AL.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
MARIANO, G.; NEUMANN, Virgínio Henrique de Miranda Lopes; LIMA FILHO, Mário Ferreia de. Participação em banca de Daniel Henrique Liberal de Moura.Mapeamento Geológico (Escala 1:25.000) da Área de Nova Olinda-CE, com Ênfase aos Carbonatos Aptianos-Albianos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
Oliveria, S. F.; Silva, E. V.; Gomes, E. T. A.; Mariano, Gorki. Banca Examinadora Concurso Titular Prof. Giovanni Seabra. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

2.
Vital, H.; de Lima, E.S.; Mariano, Gorki; Beurlen, H.. Comissão Especial de Avaliação de Memorial Descritivo para promoção a professor Titular de Jaziel Martins de Sá da UFRN. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
Oliveira, J.E.L.; de Lima, E.S.; Mariano, Gorki; GUIMARAES, Ignez de Pinho. Comissão Especial de Avaliação de Memorial Descritivo para fins de promooção para professor titular de Reinaldo Antônio Petta - UFRN. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Concurso público
1.
G., MARIANO; BERTOLINO, L. C.; Andrade, F. R. D.. Banca examindora do concurso publico para professor efetiva da Universidade Federal do Amazonas. 2017. Universidade Federal do Amazonas.

2.
G., MARIANO; neto, J. A. S.; Madruga FIlho, J.D.. Banca examinadora do concurso para professor substituto - Geologia- UFPE. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
NEVES, Sergio P.; Ferreira, V.P.; Mariano, Gorki. Concurso publico para Professor Substituto área Geologia Geral - Departamento de Geologia da UFPE. 2015. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
MARIANO, G; BORGES, L. E. P.; Madruga FIlho, J.D.. COncurso publico para professor substituto área Geologia Geral. 2011.

5.
MARIANO, G.; neto, J. A. S.; KOUZUK, M. H.. Concurso público para professor adjunto do Campus de Vitória -UFPE. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
MARIANO, G.; SILVA, Jose Maurício Rangel da; Clovis Vaz Parente. Concurso publico para preenchimento de vaga a nivel de professor adjunto. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
G., MARIANO; Pacheco, A.; Brilha, J. B.; França, L. F. O.; Nascimento., M. A. L.. Representação e valoração do patrimônio geológico: recursos interativos online no canion do rio São Francisco no Brasil e de luigares de interesse geológico em Portugal utilizando realidade aumentada.. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Mariano, Gorki; Magnolia, A. F.; Sá, A. G.; Ribas, A.B.; Ferreira, R.V.. Banca Examinadora de Exame de Qualificação da Doutoranda Tháis de Oliveira Guimarães. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Mariano, Gorki; NEVES, Sergio P.; Ferreira, V.P.. Presidente da comissão examinadora para seleção de Professor SUbstituto - Geologia Geral - UFPE. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
47 Congresso Brasileiro de Geologia. Geoparques e Geoturismo. 2014. (Congresso).

2.
XXV Simpósio de Geologia do Nordeste.Placa da sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Nordeste. 2013. (Simpósio).

3.
XXV Simpósio de Geologia do Nordeste.POTENCIAL GEOSSÍTIO ?MILONITOS DA SERRA DAS RUSSAS - MUNICIPIO DE GRAVATÁ-PE. 2013. (Simpósio).

4.
II Congresso nacional de Educvação Ambiental. Ensinando com Geociências: O vulcanismo do litoral sul de Pernambuco. 2011. (Congresso).

5.
XXIV Simpósio de Geologia do Nordeste.Geologia, Geoquímica, geocronologia e tectônica da Folha Surubim (Estados de Pernambuco e paraíba). 2011. (Simpósio).

6.
V Simpósio de Turismo Sertanejo.Geoturismo em Pernambuco: do Litoral ao Sertão.. 2010. (Simpósio).

7.
44 Congresso brasileiro de Geologia. Geoquímica do plúton Cupira, Estado de Pernambuco, implicações sobre o modelo de terrenos tectônicos para a província da Borborema.. 2008. (Congresso).

8.
44 Congresso Brasileiro de Geologia. Geoquímica do plúton Cupira, Estado de Pernambuco, implicações sobre o modelo de terrenos tectônicos para a província da Borborema.. 2008. (Congresso).

9.
XXII Simpósio de Geologia do nordeste.Anisotropia de susceptibilidade magnética do pluton Cupira, estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.. 2007. (Simpósio).

10.
XLIII CONGRESSO BRAISLEIRO DE GEOLOGIA. GEOCRONOOLOGIA E CINEMÁTICA DE SEQUÊNICAS SUPRACRUSTAIS NO DOMÍNIO CENTRAL DA PROVÍNCIA BORBOREMA: IMPLICAÇÕES GEODINÂMICAS.. 2006. (Congresso).

11.
XXI SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO NORDESTE.aNISOTROPIA DE SUSCEPTIBILIDADE MAGNÉTICA EM ESTRUTURAS DE FLUXO MAGMÁTICO NO BATÓLITO DE TAVARES-PB. 2005. (Simpósio).

12.
XLII Congresso Brasileiro de Geologia. Magmatismo potássico cálcio alcalino ao sul da zona de cisalhamento Pernambuco Leste: o batólito Alagoinhas.. 2004. (Congresso).

13.
XX Simpósio de Geologia do Nordeste.Recurrent dioritic magma pulses in high-K calc-alkalic plutons: the case of the rio do Jacaré pluton, NE Brazil.. 2003. (Simpósio).

14.
XLI Congresso Brasileiro de Geologia. Alojamento de granitoides pre- e sintranscorrentes na porção leste do estado de Pernambuco; marcadores temporais e cinemáticos da orogênese Brasiliana.. 2002. (Congresso).

15.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos.Dextral and sinistral shearing in late transcurrent plutons associated with East Pernambuco shear zone system (Borborema Province, NE Brazil) revealed by their magmatic fabric.. 2001. (Simpósio).

16.
XVIII Simpósio de Geologia do Nordeste.Geoquímica do manto litosférico e acresção de terrenos tectônicos na provincia Borborema.. 2000. (Simpósio).

17.
XXXIX Congresso Brasileiro de Geologia. Datação PB-PB em monozircão da fácies porfirítica quartzo mozonítica do batólito Bezerros- Pernambuco.. 1996. (Congresso).

18.
V Congresso Brasileiro de Goquímica e III Congresso de Geoquímica dos Países de língua portuguesa.. O batólito potássico cálcio alcalino de Itaporanga, nordeste do Brasil: química mineral e isótopos de oxigênio.. 1995. (Congresso).

19.
XIV Simpósio de Geologia do Nordeste.Estruturas ígneas tipo migmatiticas: algumas considerações preliminares. 1991. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mariano, Gorki. XXV Simpósio de Geologia do Nordeste. 2013. (Congresso).

2.
MARIANO, G; GUIMARAES, Ignez de Pinho . XLI Congresso Brasileiro de Geologia. 2002. (Congresso).

3.
MARIANO, G; LIMA FILHO, M. F. ; NEVES, Sergio P ; da Silva, José Maurício Rangel ; CORREIA, P. B. . VIII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Alcione Lima Celestino. Evolução tectônica da borda Norte da Bacia do Araripe, NE Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Rodrigo Tavares de Andrade. Sensoriamento remoto e aerogeofísica aplicados à prospecção de granitos ornamentais nas áreas das folhas Surubim, Belo Jardim e Venturosa, Pernambuco.. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Thays da Rocha Moura. VARIAÇÕES COMPOSICIONAIS, TEXTURAIS E TEMPORAIS EM GRANITOIDES CALCIOALCALINOS DE ALTO POTÁSSIO - NE DO BRASIL. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Thaís de Oliveira Guimarães. GEOCONSERVAÇÃO: MAPEAMENTO, DESCRIÇÃO E PROPOSTAS DE DIVULGAÇÃO DE TRILHAS GEOTURÍSTICAS NO PARQUE METROPOLITANO ARMANDO DE HOLANDA CAVALCANTI ? CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE ? BRASIL. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Edjane Maria dos Santos. Potencialidades do Geoturismo na região de Bonito-PE. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

6.
Cínthia Danielle Corrêa dos Santos. O TURISMO DE BASE GEOLÓGICA RELACIONADO AO VULCANISMO DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

7.
Adelson Prado. AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE AGREGADOS GRAÚDOS MILONÍTICOS DA ZONA DE CISALHAMENTO PERNAMBUCO LESTE (ZCPE).. Início: 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Ivaneide Oliveira. Inventariação e classificação da Geodiversidade com suporte de sensoriamento remoto e do SIG no canion do Rio São Francisco para conservação do patrimõnio Geológico.. Início: 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Thaís de Oliveira Guimarães. Estratégias de Geoconservação e Desenvolvimento Local: Geoparque litoral sul de Pernambuco - Brasil. Início: 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Edjane Maria dos Santos. ELABORAÇAO DO MAPA GEOTURÍSTURISTICO E GEODIDÁTICO DAS MESOREGIÕES DO AGRESTE E ZONA DA MATA DO ESTADO DE PERNAMBUCO.. Início: 2012. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Cristiane Marques de Lima Teixeira. EVOLUÇÃO CRUSTAL ENTRE OS DOMÍNIOS CENTRAL E PERNAMBUCO-ALAGOAS DA PROVÍNCIA BORBOREMA NA FOLHA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PERNAMBUCO? NORDESTE DO BRASIL). Início: 2012. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

5.
Luciana Freitas de Oliveira França. POTENCIALIDADE GEOTURÍSTICA NOS MUNICIPIOS DE CUPIRA E LAGOA DOS GATOS-PE: IMPLEMENTAÇÃO DE UM SÍTIO GEOLÓGICO. Início: 2011. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
UTAIGUARA DA NÓBREGA BORGES. ANÁLISE INTEGRADA DE DADOS CARTOGRÁFICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL PARA A CRIAÇÃO DE UM BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS COMO SUBSÍDIO AO ESTUDO GEODINÂMICO DAS BACIAS SEDIMENTARES DE ALAGOAS, SERGIPE E PERNAMBUCO. Início: 2009. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Breno Vila Bela de Sousa. VARIAÇÕES TEXTURAIS E COMPOSICIONAIS EM GRANITÓIDES CALCIOALCALINOS DE ALTO POTÁSSIO- NE DO BRASIL. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Rodrigo Brandão. Mapeamento geológico de uma área na porção Sudeste da Folha Caruaru. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Bruno Soares Freire. Geologia da porção Centro Norte da folha Belo Jardim - PE. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Saulo Ferreira de Oliveira. Geologia da porção extremo NW da folha Belo Jardim PE.. Início: 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Luís Felipe Machado da Costa. Ultramilonitos dobrados da Serra das Russas: Estudo das características do metamorfismo e do regime de esforços associados ao mesmo e elaboração da proposta de sítio Geológico.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Breno Vila Bela de Sousa. VARIAÇÕES TEXTURAIS E COMPOSICIONAIS EM GRANITÓIDES CALCIOALCALINOS DE ALTO POTÁSSIO- NE DO BRASIL. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Lais Leite Pereira. Mapeamento de trilhas no parque metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti - Cabo dde Santo Agosstinho - PE: A trilha da casa do Faroleiro.. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Luís Henrique Aguiar de Araujo. Trilhas geoturisticas no parque metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti - Cabo de Santo Agostinho : A bica da Ferrugem. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Charlysson Xavier Góis Dantas. ANISOTROPIA DE SUSCEPTIBILIDADE MAGNÉTICA (ASM) NO PLÚTON TAVARES E PRINCEZSA IZABEL, ESTADOS DE PERNAMBUCO E PARAÍBA: .COLETA, PREPARAÇÃO, E ANÁLISES DE AMOSTRAS. Início: 2008. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
Brno Marinho de Araújo Barbosa. Anisotropia do Pluton Bonito- PE. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

7.
Tiago Siqueira Miranda. Anisotropia de Susceptibilidade Magnética do plúton Cupira, Estado de Pernambuco: Coleta, preparação e análise de amostras.. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

8.
Charlysson Xavier Góis Dantas. Anisotropia de Susceptibilidad Magnética dos plúiton tavars e Princesa Izabel - Estado da Paraíba.. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

9.
Charlysson Gois Dantas. Anisotropia de susceptibilidade magnética no batólito Tavares - PB. Início: 2006. Iniciação científica (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alexandre Dias Velasquez Junior. Catalogação de Amostras do Laboratório de Geologia Geral do Depto. de Geologia da UFPE. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Fabiana Josefa de Souza. Elaboração de catálogo de amostras do laboratório de Geologia Geral da UFPE. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Tavares de Andrade. Sensoriamento remoto e aerogeofísica aplicados à prospecção de granitos ornamentais na área das Folhas Surubim e Venturosa. 2018. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gorki Mariano.

2.
Osvaldo José Correia Filho. ANÁLISE DE ESTRUTURAS COMPRESSIONAIS NA REGIÃO ONSHORE DA BACIA PERNAMBUCO, NE DO BRASIL ? POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NO POTENCIAL PETROLÍFERO?. 2017. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Gorki Mariano.

3.
Thaís de Oliveira Guimarães. Proposta de conservação do patrimônio geológico através do mapeamento e descrição de trilhas geoturísticas no parque metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti - Cabo de Santo Agostinho/PE - Brasil.. 2013. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gorki Mariano.

4.
Edjane Maria dos Santos. DIAGNÓSTICO DA GEODIVERSIDADE EPOTENCIAL GEOTURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE BONITO, AGRESTE DE PERNAMBUCO. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

5.
Cristiane Marques de Lima Teixeira. A terminação oriental da zona de cisalhamento Pernambuco leste e seu magmatismo associado.. 2011. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gorki Mariano.

6.
Adelson Prado. Avaliação Petrográfica e Experimental de Agregados Graúdos Afetados por Deformação Tectônica Desenvolvimento de Minerais de Alteração e Texturas de Exsolução. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Gorki Mariano.

7.
Maria de Fátima Lira Brito. O complexo granitóide potássico calcio-alcalino de Sítio Novos, estado de Sergipe, Nordeste do Brasil.. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Gorki Mariano.

8.
Maurício de Nassau de Mattos Sobreira. O batólito potássico calcio-alcalino de Serra da Lagoinha, estado da Paraíba . .. 1995. 0 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gorki Mariano.

Tese de doutorado
1.
Ivaneide de Oliveria Santos. Representação e valorização do patromônio geológico: recursos interativos online no canion do Rio São Francisco no Brasil e de lugares de interesse geológico em Pportugal utilizando realidade aumentada.. 2017. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gorki Mariano.

2.
Edjane maria dos Santos. A Geoconservação como ferramenta para o desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas: Estudo aplicado à mesoregião do agreste de Pernambuco, nordeste do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gorki Mariano.

3.
Thaís de Oliveira Guimarães. Patrimônio Geológico e Estratégias de Geoconservação: Popularização das Geociências e Desenvolvimento territorial Sustentável para o Litoral sul de Pernambuco (Brasil).l. 2016. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gorki Mariano.

4.
Luciana Freitas de Oliveira França. GEODIVERSIDADE COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO GEOTURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE LAGOA DOS GATOS- PE. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gorki Mariano.

5.
CRISTIANE MARQUES DE LIMA TEIXEIRA. EVOLUÇÃO CRUSTAL DOS DOMÍNIOS CENTRAL E PERNAMBUCO-ALAGOAS DA PROVÍNCIA BORBOREMA NA FOLHA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PERNAMBUCO ? NORDESTE DO BRASIL). 2015. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Gorki Mariano.

6.
Utaiguara da Nóbrega Borges. Proposta de representação gráfica de dados da geodiversidade utilizando cartografia temática e tecnologias da geoinformação. 2013. Tese (Doutorado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gorki Mariano.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lilia Albuquerque da Silva. Mapeamento Geológico de detalhe da borda norte da bacia do Araripe, em uma áreacom aproximadamente174km2 a oeste da cidade de Nova olinda-CE. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

2.
César Marques Tavares. MAPEAMENTO GEOLÓGICO DE UMA ÁREA AO NORTE DE GRAVATÁ, FOLHA CARUARU, PERNAMBUCO, TERRENO RIO CAPIBARIBE, ZONA TRANSVERSAL DA PROVÍNCIA BORBOREMA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

3.
Rodrigo Brandão. Mapeamento geológico de uma área na porção Sudeste da Folha Caruaru. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

4.
Thays da Rocha Moura. mapeamento geológico de uma área na folha SC.25-V-A-I - Caruaru no entorno do município de Camocim de São Felix- PE. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

5.
Rodrigo Martins dos Santos. MAPEAMENTO GEOLÓGICO NA REGIÃO DE AMARAJI, PORÇÃO SW DA FOLHA DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (SC.25-V-A-II). 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

6.
Bruno Freires. Mapeamento geológico de uma área a NE de Brejo da Madre de Deus- PE. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

7.
Charlysson Gois Dantas. Anisotropia de susceptibilidade magnética no plúton Tavares, Estado da Paraiba. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

8.
Isaack Thompson Chagas Alves Santos. Mapeamento Geológico de área ao longo da ZOna de cisalhamneto de Pernambuco Leste, entre os municípios de Vitória de Santo Antão de Moreno, Estado de Pernambuco.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

9.
Tiago Siqueira de Miranda. mapeamento geológico, Anisotropia de Susceptibilidade Magnética, Geoquímica e Magnetometriaia do plúton Cupira, Estado de Pernambuco.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

10.
Breno Marinho. Mapeamento geológico de uma área entre os municipios de Rio Formoo e Sirinhaém - Estado de Pernambuco. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

11.
Saulo Ferreira de Oliveira. Mapeamento e caracterização petrográfica da porção NW da folha Belo Jardim 1:100.000. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Mauricio de Nassau de Matos Sobreira. Contribuição à Geologia da parte NE do município de Curaça-BA. 1990. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

2.
Ana Claudia de Aguiar Accioly. Comparação e caracterização metamórfica dos metapelitos dos grupos Seridó e Cachoeirinha. 1989. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

Iniciação científica
1.
Breno Vila Bela de Souza. VARIAÇÕES TEXTURAIS E COMPOSICIONAIS EM GRANITÓIDES CALCIOALCALINOS DE ALTO POTÁSSIO- NE DO BRASIL. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gorki Mariano.

2.
José Carneiro de Jesus Neto. O MAGMATISMO GRANITICO DAS FOLHAS BELO JARDIM E PESQUEIRA, ESTADO DE PERNAMBUCO, E SUA ASSOCIAÇÃO COM O LINEAMENTO PERNAMBUCO E AS TRANSCORRÊNCIAS SINISTRAIS. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gorki Mariano.

3.
Eliomar VIlela dos Santos. As rochas graníticas deformadas e não deformadas da folha Caruaru-PE. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Upa Dafubigin Santos Mendes. Monitoria da disciplina Geologia Geral. 2007. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

2.
Isaac Thompson Chagas. Mapeamento Geológico da Folha Belo Jardim-PE - Elaboração de planilhas de dados. 2006. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

3.
Tiago Siqueira de Miranda. Mapeamento Geológico da Folha Belo Jardim - PE.Elaboração de planilhas e descrição petrográfica de amostras. 2006. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

4.
Zenilda Batista Vieira. Monitoria da disciplina Geologia Geral. 2006. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

5.
Viviane Cristina Vieira da Cunha. Monitoria da Disciplina Geologia INtrodutória. 2006. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

6.
Tiago Siqueira Miranda. Monitoria da disciplina Geologia Geral. 2006. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

7.
Márcio Francelino da Silva. Organização das amostras do laboratório de Geologia Geral e registro de novas amostras.. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

8.
Zenilda Vieira Batista. Monitoria da disciplina Geologia Geral. 2005. Orientação de outra natureza. (Geologia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

9.
Daniel Brito de Araújo. Monitoria de disciplina de graduação Geologia e montagem da coleção de amostras do laboratório de Geologia Geral. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.

10.
Rodrigo Araujo da SILva. Monitoria da disciplina de Desenho Geológico e organização da litoteca do Departamento de Geologia da UFPE. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Gorki Mariano.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MARIANO, G2012MARIANO, G; GUIMARAES, T. O. ; CORREIA, P. B. . Inventariação e Quantificação do Geossítio: Arco Granítico - Parque da Pedra Furada - Venturosa/PE. Estudos Geológicos (UFPE), v. 22, p. 63-76, 2012.

2.
GUIMARAES, T. O.2012GUIMARAES, T. O. ; MARIANO, G ; SEABRA, G. . Estratégias de Geoconservação Através da Inventariação e Quantificação de Geossítios: Parque Estadual da Pedra da Boca - Plúton Monte das Gameleiras - Araruna/PB. Estudos Geológicos (UFPE), v. 22, p. 77-92, 2012.

3.
GUIMARAES, T. O.2014GUIMARAES, T. O. ; MARIANO, G. . Uso de Trilhas como Recurso Didático: Abordagem Interdisciplinar no Ensino das Geociências. Estudos Geológicos (UFPE), v. 24, p. 89-103, 2014.

4.
Mariano, Gorki1988Mariano, Gorki; SIAL, A.n. . Evidence of magma mixing in the Itaporanga Batholith, norteastern Brazil. Rediconti della societá Italiana de Mineralogia e Petrologia, v. 43-2, p. 555-568, 1988.

5.
Pacheco, A.2014Pacheco, A. ; Lucas, A. A. ; Silva, B.B. ; MARIANO, G. . Desertificação: Contextualização e Sensoriamento Remoto. Estudos Geológicos (UFPE), v. 24, p. 109-126, 2014.

6.
Santos, E. M.2015Santos, E. M. ; MARIANO, G. ; Nascimento., M. A. L. . Geotouristic potential of waterfalls in igneous and metamorphic rocks: the case of the city of bonito, Pernambuco, northeast Brazil / O potencial geoturístico de cachoeiras em rochas ígneas e metamórficas (...) - DOI 10.5752/P.2318-2962.2015v25n43p179. Caderno de Geografia (PUCMG. Impresso), v. 25, p. 179-191, 2015.

7.
NEVES, Sergio P.2015NEVES, Sergio P. ; Bruguier, O. ; SILVA, Jose Maurício Rangel da ; Mariano, Gorki ; SILVA FILHO, A. F. ; TEIXEIRA, CRISTIANE M.L. . From extension to shortening: Dating the onset of the BrasilianoOrogeny in eastern Borborema Province (NE Brazil). Journal of South American Earth Sciences, v. 58, p. 238-256, 2015.

8.
T.O., GUIMARÃES2015T.O., GUIMARÃES ; G., MARIANO . Use of Trails as a Geoconservation Strategy. Anuário do Instituto de Geociências (UFRJ. Impresso), v. 38_1, p. 40-53, 2015.

9.
MIRANDA, TIAGO SIQUEIRA DE2016MIRANDA, TIAGO SIQUEIRA DE ; Mariano, Gorki ; CORREIA, Paulo de Barros . Modelo de alojamento do Plúton Cupira, Província Borborema (NE Brasil). Geologia USP. Série Científica, v. 16, p. 89-103, 2016.

10.
GUIMARAES, T. O.2016GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; SA, A. A. . Roteiros Geoturísticos NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO Geodiversidade, Biodiversidade, História, Cultura, Sol e Praia. Estudos Geológicos (UFPE), v. 26, p. 1-47, 2016.

11.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; SA, A. A. . Jogos ?geoeducativos? como subsídio à Geoconservação no litoral sul de Pernambuco (NE Brasil): uma proposta. Terrae Didatica (Impresso), v. 13, p. 31-43, 2017.

12.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; Sá, A. G. . Geoturismo: proposta de valorização e sustentabilidade territorial alternativa ao turismo de ?sol e praia? no litoral sul de Pernambuco ? Brasil. REVISTA CIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE, v. 3, p. 33-57, 2017.

13.
Santos, I.O.2017Santos, I.O. ; G., MARIANO . Sistema de informação geográfica e caracterização fisiográfica automática da bacia hidrográfica do rio Tatuoca. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 10, p. 866-879, 2017.

14.
GUIMARAES, T. O.2017GUIMARAES, T. O. ; G., MARIANO ; Sá, A. G. . Inventário e avaliação qualitativa como subsídio à geoconservação e ao geoturismo: Litoral Sul do Estado de Pernambuco (Nordeste-Brasil). REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 10, p. 1218-1238, 2017.

15.
Borges, U. N.2017Borges, U. N. ; Pacheco, A. P. ; G., MARIANO . UMA CONTEXTUALIZAÇÃO ESPACIAL E TEMÁTICA DA GEODIVERSIDADE: APA DAS ONÇAS/PB/BRASIL. Estudos geológicos (UFPE), v. 27, p. 143-160, 2017.

16.
SANTOS, IVANEIDE2018SANTOS, IVANEIDE ; HENRIQUES, RENATO ; Mariano, Gorki ; PEREIRA, DIAMANTINO I. . Methodologies to Represent and Promote the Geoheritage Using Unmanned Aerial Vehicles, Multimedia Technologies, and Augmented Reality. Geoheritage, v. may, p. 25 may, 2018.

17.
NEVES, Sergio P.2018NEVES, Sergio P. ; G., MARIANO ; Lima, C. M. . AVALIANDO A REATIVAÇÃO DE ESTRUTURAS DO EMBASAMENTO PRECAMBRIANO NA FORMAÇÃO DAS BACIAS SEDIMENTARES CONSTEIRAS: O CASO DA ZONA DE CISALHAMENTO PERNAMBUCO LESTE.. Estudos geológicos (UFPE), v. 28, p. 104-119, 2018.

18.
GUIMARÃES, THAÍS2017GUIMARÃES, THAÍS ; Mariano, Gorki ; BARRETO, ALCINA ; SÁ, ARTUR A. . Beachrocks of Southern Coastal Zone of the State of Pernambuco (Northeastern Brazil): Geological Resistance with History. Geoheritage, v. 9, p. 111-119, 2017.


Livros e capítulos
1.
Santos, I.O. ; G., MARIANO ; H. Renato . Methodologies to Represent and Promote the Geoheritage Using Unmanned Aerial Vehicles, Multimedia Technologies, and Augmented Reality. 1. ed. Braga - Portugal: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 1. 337p .

1.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; SEABRA, G. . Trilhas Geoturísticas e sua importância na conservação do Patrimônio. In: Henriques, M. H., Andrade, A. I.,Quinta-Ferreira, M.,Lopes, F.C.,Barata, M.T.,Pena dos Reis, R, Machado, A.. (Org.). Para Aprender com A Terra. 1ed.Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012, v. 2, p. 295-304.

2.
Mariano, Gorki; Correia, Paulo Barros ; Ferreira, R.V. ; ACIOLLY, A. C. A. . Pedra Furada de Venturosa-PE Raro arco granítico com enclaves dioríticos. In: Winge, M; Schobenhaus, C.;Souza, C.R.G.;Fernandes, A.C.S.; Berbet-Born,M.;Sallum Filho, W; Queiroz, E.T. (EDIT). (Org.). Sítios Geológicos e Paleontologicos do Brasil V.III. 1ed.RIo de Janeiro: SIGEP, 2013, v. III, p. 1-13.

3.
Santos, E. M. ; Mariano, Gorki ; BRILHA, J. ; Nascimento., M. A. L. . CARACTERIZACIÓN Y CUANTIFICACIÓN DEL PATRIMONIO GEOLÓGICO DE LA REGION AGRESTE DE PERNAMBUCO (NORESTE DE BRASIL). In: A. Hilario, M. Mendia, M. Monge-Ganuzas, E. Fernández, J. Vegas y A. Belmonte. (Org.). Patrimonio geológico y geoparques, avances de un camino para todos. CUADERNOS DEL MUSEO GEOMINERO Nº 18. 18ed.Madri: Instituto Geológico y Minero de España, 2015, v. 1, p. 143-148.

4.
GUIMARAES, T. O. ; Mariano, Gorki ; Sá, A. . POTENCIAL GEOTURÍSTICO EN LA ZONA COSTERA SUR DEL ESTADO DE PERNAMBUCO (NE BRASIL). In: A. Hilario, M. Mendia, M. Monge-Ganuzas, E. Fernández, J. Vegas y A. Belmonte. (Org.). Patrimonio geológico y geoparques, avances de un camino para todos. CUADERNOS DEL MUSEO GEOMINERO, Nº 18. 18ed.Madri: Instituto Geológico y Minero de España, 2015, v. 18, p. 311-316.



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ADMINISTRATIVA
Coordenador do programa de Pós-graduação em Geociências a partir de 01/03/2013 a 06/2015. Coordenador do programa de Pós-graduação em Geociências de 25/03/2009 a 02/2011. Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Geociências de 01/03/2007 a 02/2009.. Coordenador do curso de graduação em Geologia de 16/06/2004 a 05/2066.Coordenador do curso de Geologia 1990/1991. Chefe do Departamento de Geologia 1995/1996. Sub-Chefe do Departamento de Geologia 1997.Membro dos Colegiados de Graduação e Pós-Graduação em Geociências. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geociências no péríodo março de 2009 a fevereiro de 2011.

DOCENTE
Professor do Departmanento de Geologia da UFPE desde Janeiro/1989. Responsável por disciplinas na graduação em Geologia (Geologia Geral, Desenho Geológico e Geologia Introdutória), Graduação em Geografia (Elementos de Petrografia e Geologia) e no curso de pós-graduação em Geociências (Cálculos Petroquímicos).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 20:14:42