Luiz Carlos Guimarães

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6987476946267104
  • Última atualização do currículo em 01/03/2013


Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1972), mestrado em Matemática pelo Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada(1974) e doutorado em Matemática pela University Of Southampton(1979). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Luiz Carlos Guimarães
Nome em citações bibliográficas
Guimarães, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Matemática, Departamento de Matemática Aplicada.
Centro de Tecnologia, Bloco C, Sala 118, Laboratório de Matemática Aplicada.
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25627504
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1975 - 1979
Doutorado em Matemática.
University Of Southampton.
Título: Contact Equivalence and Bifurcation theory, Ano de obtenção: 1979.
Orientador: David Chillingworth.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia / Especialidade: Teoria das Singularidades e Teoria das Catástrofes.
1972 - 1974
Mestrado em Matemática.
Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Exame,Ano de Obtenção: 1974.
Orientador: Carlos Isnard.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1969 - 1972
Graduação em Bacharelado Em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/1998 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Matemática, Departamento de Matemática Aplicada.

Atividade realizada
Desenvolvimento de Software.
1/1997 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática, Departamento de Matemática Aplicada.

Atividade de extensão realizada
Formação Continuada de Professores de Matemática.
3/1980 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática, Departamento de Matemática Aplicada.

3/1980 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
Álgebra Linear
Geometria Analítica
Geometria Euclidiana
Geometria Não Euclidiana
Análise Real
3/1980 - Atual
Ensino, Matemática Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Avançado
Álgebra linear
Métodos Topológicos
Geometria Diferencial
Sistemas Dinâmicos
Geometria Não Euclidiana
Geometria Projetiva


Linhas de pesquisa


1.
Ferramentas Computacionais para Ensino e Pesquisa em Matemática


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2010
Aplicações de Novas Tecnologias ao Ensino
Descrição: O presente projeto tem por objetivo geral investigar as possibilidades de utilizar ferramentas computacionais (suas especificidades e, em particular, suas limitações) como recursos pedagógicos para a formulação de abordagens inovadoras para o ensino básico e avançado de matemática. Este projeto de pesquisa enfoca subsídios teóricos e metodológicos para a construção e a avaliação de atividades e ambientes (micromundos) envolvendo ferramentas computacionais que valorizem e contribuam para o desenvolvimento do pensamento matemático, privilegiando uma abordagem exploratória baseada na cadeia explorar - conjecturar - concluir - demonstrar. Desta forma, objetiva-se uma mudança no esquema usado, tradicionalmente, para o ensino de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luiz Carlos Guimarães - Coordenador / Angela Rocha dos Santos - Integrante / Victor Giraldo - Integrante.
2008 - Atual
AMBIENTES COLABORATIVOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Luiz Carlos Guimarães - Coordenador / Victor Augusto Giraldo - Integrante / Thiago Guimarães Moraes - Integrante / Rodrigo Hausen - Integrante / Francisco Roberto Pinto de Mattos - Integrante / Frank Bellemain - Integrante / Masami Isoda - Integrante / Yuriko Baldin - Integrante / Renato Campos Mauro - Integrante / Osvwaldo Vernet - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15
1999 - 2001
ENIBAM
Descrição: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática/Especialidade: Formação de Professores de Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Matemática/Especialidade: Uso de Tecnlogias no Ensino de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia/Especialidade: Teoria das Singularidades e Teoria das Catástrofes.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Guimarães, L. C.2011Guimarães, L. C.; CARVALHO, J. B. P. F. ; Gert Schubring . Manoel de Campos, um precursor. Llull (Madrid), v. 34, p. 315-340, 2011.

2.
Guimarães, L. C.2005Guimarães, L. C.; Moares, T. G. ; MATTOS, F. R. P. . Cooperative Distance Learning in Mathematics. US-China Education Review, v. 2, p. 42-45, 2005.

3.
Guimarães, L. C.2002Guimarães, L. C.; BELFORT, E. ; Barbastefano, R. G. . Using computers in mathematics teacher training programs: A reflection upon an experiment. Technology in Mathematics Teaching, Schriftenreihe Didaktik der Mathematik vol. 25, Vienna, v. 25, 2002.

4.
Guimarães, L. C.2002Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Belfort, E. . Tabul and Mangaba: Dynamical geometry with a distance twist. Technology in Mathematics Teaching - Schriftenreihe Didaktik der Mathematik, Vienna, v. 26, 2002.

5.
Guimarães, L. C.2001Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . Iniciação Científica Integrada ao Desenvolvimento de Programas para o Ensino da Matemática. Iniciação Científica Em Revista, 2001.

6.
Guimarães, L. C.2000 Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Tools for Teaching Mathematics: a Case for Java and VRML. Computer Applications In Engineering Education, v. 8, n.3-4, p. 157-161, 2000.

7.
Guimarães, L. C.1982Guimarães, L. C.. Contact equivalence in Bifurcation Theory. Springer Lecture Notes In Mathematics, 1982.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Legendre, A-M. (Org.) ; GUIMARAES, M. F. A. (Org.) ; Guimarães, L. C. (Org.) ; Gert Schubring (Org.) . Os Elementos de Geometria de A. M. Legendre. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora LIMC, 2009. v. 01. 386p .

2.
Guimarães, L. C.; CARVALHO, L. M. (Org.) . História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ, 2003. v. 1. 350p .

3.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Geometria Dinâmica no Ensino Básico. S. J. Rio Preto: SBMAC, 2003. v. 01.

4.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Álgebra para Professores, vol. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática - UFRJ, 2000. v. 1. 256p .

5.
Acker, F. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Roque, T. ; Guimarães, L. C. . Geometria Analítica para Computação Gráfica. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática - UFRJ, 1999. v. 1. 128p .

6.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Roteiros de Laboratório para Geometria. Rio de Janeiro: Editora do IM-UFRJ, 1999. v. 01. 212p .

Capítulos de livros publicados
1.
MATTOS, F. R. P. ; Moares, T. G. ; Guimarães, L. C. . Tecnologias de informação na comunicação de Objetos Matemáticos. In: Ana Paula Jahn, Norma Suely Gomes Allevao. (Org.). Tecnologias e Educação Matemática. 1ed.Recife: SEBEM, 2010, v. 7, p. 227-242.

2.
Moares, T. G. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. ; MATTOS, F. R. P. . Tabul , uma ferramenta de colaboração síncrona em geometria dinâmica. In: Luiz M de Carvalho; Carlos A de Moura. (Org.). (Org.). História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 1ed.Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2004, v. 2, p. 229-235.

3.
Guimarães, L. C.. OS ELEMENTOS DE GEOMETRIA, DE ADRIEN MARIE LEGENDRE. In: Carvalho, L.M.; e Guimarães, L.C.. (Org.). História e Tecnologia no Ensino de Matemática. Rio de Janeiro: RJ, 2003, v. 1, p. 175-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Guimarães, L. C.. Integrating Computer Algebra and Course Management Systems for Undergraduate Mathematics. In: 12th International Congress on Mathematical Education, 2012, Seoul. Annals of the 12th International Congress on Mathematical Education. Seoul, 2012.

2.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; MORAES, T. G. . A Suitable Learning Environment to Communicate Math Content. In: Vth Coloquium on History and Technology on Mathematics Education, 2010, Recife. Annals of the Vth Coloquium on History and Technology on Mathematics Education. Recife, 2010.

3.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; Moares, T. G. ; Barbastefano, R. G. . MODELOS DIDÁTICOS PARA ESTRATÉGIAS RELACIONADAS À APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM GEOMETRIA VIA INTERNET.. In: VI Congresso Iberoamericano d Educação Matemática, 2009, Puerto Montt. Anais do VI Congresso Iberoamericano d Educação Matemática. Puerto Montt: Universidad de los Lagos, 2009.

4.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; Moares, T. G. . Collaboration Scripts In Geometry: A Case Study With Tabul . In: ICME 11 Eleventh International Congress in Mathematical Education, 2008, Monterrrey, Mexico. Annals of The ICME 11 Eleventh International Congress in Mathematical Education. Monterrey: ICME, 2008.

5.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Pró-Letramento In Matemathics: Improving Mathematical Knowledge And Practices Of Primary Teachers In Brazil. In: ICME 11 Eleventh International Congress in Mathematical Education, 2008, Monterrrey, Mexico. Annals of The ICME 11 Eleventh International Congress in Mathematical Education. Monterrey: ICME, 2008.

6.
Santiago, Aline ; MATTOS, F. J. P. DE ; Guimarães, L. C. ; Devolder, R. . Uma proposta de customização do Moodle para cursos de Matemática. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática (HTEM), 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática (HTEM). Rio de Janeiro: LIMC-UFRJ, 2008.

7.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; MORAES, T. G. ; BARBASTEFANO, R. G. . Funcionalidades E Características Para Compor Roteiros De Colaboração Com O Tabul Colaborativo. In: IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. Rio de Janeiro: LIMC-UFRJ, 2008.

8.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; MORAES, T. G. ; BARBASTEFANO, R. G. . Modelos para Estratégias Didáticas Relacionadas à Colaboração em Geometria via Internet. In: IX ENEM: Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa, 2008, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte: SBEM, 2009.

9.
BARBASTEFANO, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; Guimarães, L. C. ; MORAES, T. G. . Modelos para Estratégias Didáticas Relacionadas à Colaboração em Geometria via Internet. In: IX ENEM, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: SBEM-MG, 2007. v. Único.

10.
Barbastefano, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; Guimarães, L. C. ; DEVOLDER, Rodrigo . MathChat - Chat Matemático Integrado a Um Ambiente de Educação a Distância. In: IX ENEM, 2007, Belo Horizonte. Diálogos entre a Pesquisa e a Prática Educativa. Belo Horizonte: SBEM-MG, 2007. v. Unico.

11.
Guimarães, L. C.; BARBASTEFANO, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; DEVOLDER, Rodrigo . MATHCHAT - CHAT MATEMÁTICO PARA APRENDIZADO COLABORATIVO À DISTÂNCIA. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas - RS. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas - RS: ULBRA, 2007. v. Único.

12.
Moares, T. G. ; Barbastefano, R. G. ; MATTOS, F. R. P. ; Guimarães, L. C. . Tabul Colaborativo - Software de Geometria Dinâmica para Ensino Colaborativo de Matemática a Distância. In: World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education, 2006, Santos. World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education: New Engineering to a New World, 2006. v. 1. p. 905-909.

13.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; MORAES, T. G. ; BARBASTEFANO, R. G. . Um modelo de aprendizagem colaborativa a distância em matemática - Tabul Colaborativo. In: III HTEM - Terceiro Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2006, São Paulo. Anais do III HTEM - Terceiro Colóquio de História e Tecnologia no Ensino da Matemática, 2006.

14.
MATTOS, F. R. P. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. ; Moares, T. G. . Aprendizagem Cooperativa a Distância em Matemática. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática,, 2006, Aguas de Lindóia. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - III SIPEM, 2006. v. Único.

15.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. ; Moares, T. G. . Aprendizagem Colaborativa a Distância em Matemática:uma proposta de ambiente.. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2005, Porto. Anais do V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2005. v. 1.

16.
Guimarães, L. C.; MATTOS, F. R. P. . Construções Geométrica por Dobraduras Origami. In: V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2005, Porto. Anais do V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática - CIBEM, 2005.

17.
Guimarães, L. C.; MORAES, T. G. ; MATTOS, F. R. P. . COOPERATIVE DISTANCE LEARNING IN MATHEMATICS. In: 4th International Conference on Technology in Teaching and Learning in Higher Education, 2005, Pequim. Annals of the 4th International Conference on Technology in Teaching and Learning in Higher Education, 2005.

18.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. . DETERMINAÇÂO DOS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DE UMA CÔNICA A PARTIR DOS SEUS CINCOS PONTOS DE DEFINIÇÃO. In: VI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2005, Recife. Annals of the VI International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2005.

19.
Moares, T. G. ; Guimarães, L. C. ; MATTOS, F. R. P. . COOPERATIVE DISTANCE LEARNING IN MATHEMATICS. In: 4th International Conference on Technology in Teaching and Learning in Higher Education, 2005, Beijing. Proceedings in 4th International Conference on Technology in Teaching and Learning in Higher Education. Chicago, 2005. v. 1. p. 42-45.

20.
Guimarães, L. C.. Reflexões sobre o problema de Alhazen. In: Segundo Congresso de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2004, Rio de Janeiro. Anais do Segundo HTEM. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

21.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. ; BELFORT, E. . Problemas de Tangência em Geometria. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004, Salvador. Textos da II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004.

22.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. . REFLECTIONS ON THE PROBLEMA ALHAZENI. In: The 10th International Congress on Mathematical Education, 2004, Copenagen. Proceedings of The 10th International Congress on Mathematical Education, 2004.

23.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. ; Barbastefano, R. G. ; Belfort, E. . Tools for Distance Teaching in Mathematics. In: The 10th International Congress on Mathematical Education, 2004, Copenhagen. Proceedings of The 10th International Congress on Mathematical Education, 2004.

24.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . TEACHER'S PRACTICES AND DYNAMIC GEOMETRY. In: The 28th International Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2004, Bergen. Proceedings of The 28th International Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2004.

25.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Freitas, J. C. S. ; Hausen, R. . Tabulae, um software de geometria dinâmica. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática Educativa, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Informática Educativa, 2003.

26.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Barbastefano, R. G. . Geometria Dinâmica e Ensino à Distância em Matemática: Desenvolvimento de Plataformas para o Plano e o Espaço. In: XI CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003, 2003, Blumenau. Anais do XI CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática., 2003.

27.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. . Geometria: Uma Volta ao Futuro Via Tecnologia. In: II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos. Anais do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2003.

28.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. ; SANTOS, A. R. . Projeto CORE: Recursos Didáticos Computacionais no Ensino de Matemática e Ciências. In: XI CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003, Blumenau. Anais do XI CIAEM - Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2003.

29.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; BELFORT, E. . Tools for Synchronous Distance Teaching in Geometry. In: Second International Conference on the Teaching of Mathematics, 2002, Creta. Proceedings of the 2nd International Conference on the Teaching of Mathematics (at the undergraduate level), 2002.

30.
Guimarães, L. C.; BELLEMAIN, F. ; BELFORT, E. . Geometry: Back to the Future?. In: Second International Conference on the Teaching of Mathematics, 2002, Creta. Proceedings of the Second International Conference on the Teaching of Mathematics (at th undergraduate level), 2002.

31.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . The Influence Of Subject Matter on Teachers' Practices: Two Case Studies. In: The 26th. International Conference of The International Group For The Psychology of Mathematics Education, PME., 2002, Norwich. Proceedings of the 26th. International Conference of The International Group For The Psychology of Mathematics Education, 2002. v. 2. p. 23-32.

32.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . O Saber Pedagógico Disciplinar do Professor: Estabelecendo Conexõs em Álgebra e Números. In: Encontro regional de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2002, Conservatória. Anais do Encontro de Pesquisa-2002 da SBEM. Rio de Janeiro: SBEM, 2002. v. 1. p. 35-40.

33.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Barbastefano, R. G. . Tertiary Algebra and Secondary Classroom Practices in Number and Algebra: Closing the Gap. . In: ICMI STUDY: The future of the teaching and Learning of Algebra., 2001, Melbourne. Proceedings of the 12th ICMI STUDY: The future of the teaching and Learning of Algebra. Melbourne, 2001. v. I. p. 79-86.

34.
Moreira, R. S. ; Guimarães, L. C. ; Belfort, E. ; Barbastefano, R. G. . Mangaba: Uma Ferramenta Computacional para Visualização Espacial.. In: GRAPHICA 2001: IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. Anais da IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo: USP, 2001. v. Eletro.

35.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. ; Barbastefano, R. G. . Using Computers in Mathematics Teacher Training Programs: a Reflexion upon an Experiment. . In: The 5th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, 2001, Klagenfurt, 2001.

36.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. ; Barbastefano, R. G. . Tabul and Mangaba: Dynamical Geometry with a Distance Twist. In: The 5th International Conference on Technology in Mathematics Teaching., 2001, Klagenfurt. Annals of The 5th International Conference on Technology in Mathematics Teaching., 2001.

37.
Guimarães, L. C.. Ferramentas Computacionais para o Ensino de Matemática à Distância. In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001. v. Eletro.

38.
Guimarães, L. C.; Gani, D. C. ; BELFORT, E. . Desenhando no Computador . In: VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2001. v. Eletro.

39.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. . Cônicas em Ambientes Computacionais Dinâmicos. In: GRAPHICA 2000, 2000, Ouro Preto. Anais do Graphica 2000, 2000. v. 1. p. 57-67.

40.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. . Geometria Dinâmica e Demonstrações na Formação Continuada de Professores. In: Cabri World 99, 1999, São Paulo. Anais do Cabri World 99, 1999. v. eletro.

41.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Java and VRML as Tools for Teaching Mathematics. In: ICECE: International Conference on Engineering and Computing Education, 1999, Rio de Janeiro. Annals of the International Conference on Engineering and Computing Education, 1999. v. eletro.

42.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . O Papel do Software Educativo na Formação Continuada de Professores de Matemática. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo, RS. Anais doVI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998. v. II. p. 104-107.

43.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Uma Experiência com Software Educativo na Formação Continuada de Professores de Matemática. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo, RS.. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998. v. II. p. 376-379.

44.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Uso de Software Educativo em Sala de Aula: Reflexões sobre Políticas Educacionais e Experiências Anteriores em Matemática. In: VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998, São Leopoldo, RS. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática, 1998. v. II. p. 381-383.

45.
Guimarães, L. C.. O Teorema da DIvisão e Bifurcações. In: III ESCOLA DE MATEMÁTICA APLICADA, 1982, RIO DE JANEIRO. REUNIOES EM MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA. Rio de Janeiro: LNCC, 1982. v. I. p. 79-90.

46.
Guimarães, L. C.. Contact equivalence and Bifurcation Theory. In: International Symposium on Functional Equations and Bifurcations, 1979, São Carlos. Anals of the International Symposium on Functional Equations and Bifurcations, 1979.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Guimarães, L. C.. Colaboração síncrona em ensino de geometria a distância. In: XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2003, S Jose do Rio Preto. Anais do XXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2003.

2.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . Maxima and Minima in a Dynamic Geometry Environment. In: 3rd International Conference on Mathematics Enrichement with Communication Technology, 2002, CAmbridge, UK. 3rd International Conference on Mathematics Enrichement with Communication Technology. Cambridge: IMECT3 Conference, 2002.

3.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. . Mangaba: 3D Shapes and Dynamical Geometry. In: 3rd International Conference on Mathematics Enrichement with Communication Technology, 2002, CAmbridge, UK. 3rd International Conference on Mathematics Enrichement with Communication Technology, 2002.

4.
Belfort, E. ; Gani, D. C. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Actividads Interdisciplinares y Enseñanza con los Computadores. In: Pedagogia 2001: Educadores Latinoamericanos, 2001, Havana, Cuba. Anais de Pedagogia 2001: Educadores Latinoamericanos, 2001. v. eletro.

5.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Carvalho, D. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Herramientas para la educación a distancia en Matemática. In: Pedagogia 2001- Educadores Latinoamericanos, 2001, Havana. Anais de Pedagogia 2001- Educadores Latinoamericanos. v. eletro.

6.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Carvalho, D. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . A Toolkit for Synchronous Collaboration for Distance Teaching in Mathematics. In: The 12th. International Conference on College Teaching and Learning, 2001, Jacksonville, FL.. Annals of the 12th. International Conference on College Teaching and Learning, 2001. v. eletro.

7.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . CABRI as a tool to Discover (not quite) new Theorems in Geometry. In: Cabriworld II, 2001, Montreal. Annals of Cabriworld II, 2001.

8.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . Mangaba: Uma Ferramenta Computacional para Visualização Espacial.. In: GRAPHICA 2001: IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. Livro de Resumos do GRAPHICA 2001: IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001. v. 1. p. 75-75.

9.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Simetrias e Figuras Planas em Geometria Dinâmica. In: II Encontro Estadual de Educação Matemática- Rio de Janeiro, 1999, Macaé, RJ. Anais do II EEMAT - RJ, 1999. v. eletro.

10.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. . Usando a Internet como Suporte à Formação Continuada de Professores. In: II Encontro Estadual de Educação Matemática - Rio de Janeiro, 1999, Macaé, RJ. Anais do II EEMAT - RJ, 1999. v. eletro.

11.
Guimarães, L. C.; Roque, T. ; Giraldo, V. . Como Estudiaria Apolonio la Forma de Jordan?. In: 11 Reunion Latinoamericana de Matematicas Educativas, 1997, Morelia. Actas da 11 Reunion Latinoamericana de Matematicas Educativas, 1997. v. 1. p. 100-102.

12.
Guimarães, L. C.; Roque, T. ; Giraldo, V. . El Computador y la Enseñanza del Calculo. In: 11 Reunion Latinoamericana de Matematicas Educativas, 1997, Morelia. Actas da 11 Reunion Latinoamericana de Matematicas Educativas, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAES, T. G. ; MATTOS, F. R. P. ; Guimarães, L. C. . An Innovative E-learning Environment for Mathematical Knowledge Management. The International Journal of Educational Management, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
Guimarães, L. C.. A Gênese da Bibliografia Matemática em Português. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . Tabulae: Software de Geometria Dinâmica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Guimarães, L. C.; BELFORT, E. . Mangaba: Uma Ferramenta para a Visualização Espacial. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Guimarães, L. C.. Using Computers in Mathematics Teacher Training Programs: a Reflexion upon an Experiment.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Guimarães, L. C.. Tabul and Mangaba: Dynamical Geometry with a Distance Twist.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Cônicas em Ambientes Computacionais Dinâmicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Java and VRML as tools for teaching mathematics. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Barbastefano, R. G. ; Guimarães, L. C. . Geometria Dinâmica e Demonstrações na Formação Continuada de Professores. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . O Papel do Software educativo na Formação Continuada de Professoree. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Uma Experiência com Software Educativo na Formação Continuada de Professores. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Uso de Softwares Educativos em Sala de Aula: reflexões sobre políticas educacionais e experiências anteriores em matemática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
Guimarães, L. C.; Devolder, R. ; Hausen, R. . MathMoodle. 2009.

2.
Guimarães, L. C.; Devolder, R. ; Hausen, R. . MathWriting. 2009.

3.
Guimarães, L. C.; Campos Mauro, R. . Tabulinha. 2009.

4.
Guimarães, L. C.; MORAES, T. G. . Tabulae Colaborativo. 2008.

5.
Guimarães, L. C.; Mattos, A. F. C. . TabuLogo. 2008.

6.
Guimarães, L. C.; MORAES, T. G. . Tabul Viewer. 2008.

7.
Guimarães, L. C.; Rothgiesser, B. ; Barbastefano, R. G. . MatChat. 2003.

8.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Moreira, R. S. . Mangaba. 2001.

9.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Carvalho, D. ; Moares, T. G. ; Freitas, J. C. S. ; Almeida, L. F. ; Barreto Junior, C. G. ; Hausen, R. . Tabulae. 2000.

10.
Guimarães, L. C.; Acker, F. ; Belfort, E. ; Roque, T. ; outros . Site - Geometria Forma e Movimento. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Curso de Especialização Para Professores de Matemática do Segundo Grau. 2001.

2.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Curso de Especialização Para Professores de Matemática do Segundo Grau. 2000.

3.
Guimarães, L. C.; Oliveira, A. A. F. ; Pinto, M. F. . ENIBAM - Ensino Informatizado em Tópicos Básicos de Matemática. 1999.

4.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Projeto Pró-Ciências do IM-UFRJ. 1999.

5.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Curso de Especialização Para Professores de Matemática do Segundo Grau. 1999.

6.
Guimarães, L. C.. Um Sistema Informatizado de Apoio em Disciplinas Básicas de Matemática. 1998.

7.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Barbastefano, R. G. . Projeto Pro-Ciências do IM-UFRJ. 1998.

8.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. . Formação Continuada de Professores de Matemática: Estabelecendo Mecanismos via Tecnologias de Informação. 1998.

9.
Guimarães, L. C.; Roque, T. ; Barbastefano, R. G. . Projeto Pro-Ciências do IM-UFRJ . 1997.

10.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Mandarino, M. ; outros . Projeto de CD-ROM Multimídia para o Ensino de Geometria. 1997.

11.
Guimarães, L. C.; Acker, F. ; outros . Projeto Acadêmico Do Mestrado em Matemática Aplicada. 1988.

12.
Guimarães, L. C.; Oliveira, M. M. C. . Projeto Acadêmico do LabMA-UFRJ. 1985.


Demais tipos de produção técnica
1.
Gani, D. C. ; BELFORT, E. ; Guimarães, L. C. . Desenhando no Computador. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Guimarães, L. C.. Ferramentas Computacionais para o Ensino de Matemática à Distância.. 2001. (Mesa Redonda).

3.
Belfort, E. ; Gani, D. C. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Desenhando no Computador. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Explorando Geometria Dinâmica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Cabanas M. I. C. ; Guimarães, L. C. . Fundamentação da Matemática: Números. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; outros ; Guimarães, L. C. . Pró-Ciências: Capacitação de Professores de Matemática. 1999. .

7.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Simetrias e Figuras Planas em Geometria Dinâmica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
Guimarães, L. C.; Belfort, E. ; Guimarães, L. C. . Transformações e Simetrias no Plano. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Pró-Ciências: projeto de capacitação de professores de matemática. 1998. .

10.
Belfort, E. ; Guimarães, L. C. ; Guimarães, L. C. . Áreas e Semelhança em Geometria. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
Guimarães, L. C.; Barbastefano, R. G. ; Carvalho, D. ; Moares, T. G. ; Freitas, J. C. S. ; Almeida, L. F. ; Barreto Junior, C. G. ; Hausen, R. . Tabulae. 2000.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 0039192, data de registro: 01/08/2001, título: "Tabulae" .

2.
Guimarães, L. C.; Rothgiesser, B. ; Barbastefano, R. G. . MatChat. 2003.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 00049633, data de registro: 28/01/2003, título: "MatChat" .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Celina Miraglia Herrera de Figueiredo; Luerbio Faria; Guimarães, L. C.. Participação em banca de Rodrigo Hausen. Rearranjos de Genomas: teoria e aplicações. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, J. B. P. F.; Guimarães, L. C.. Participação em banca de Flavia Soares. O PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO BRASIL - 1759-1879. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, J. B. P. F.; Guimarães, L. C.. Participação em banca de JOSÉ LOURENÇO DA ROCHA. AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
MACULAN, N.; TALL, D.; Guimarães, L. C.. Participação em banca de Victor Augusto Giraldo. Descrições e Conflitos Computacionais: O Caso da Derivada,. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Guimarães, L. C.; Aldo Vignatti; Paulo Wander. Banca para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
Guimarães, L. C.; GIRALDO, V.; MATTOS, F. R. P.. Banca para Professor Assistente. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Guimarães, L. C.; João Bosco Pitombeira de Carvalho ; GIRALDO, V. ; Gert Schubring ; ISODA, M. ; BARBASTEFANO, R. G. ; Yuriko Baldin . IV HTEM Colóquio Internacional de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2008. (Congresso).

2.
Guimarães, L. C.; outros . VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Congresso).

3.
Guimarães, L. C.; outros . 28o. Encontro do Projeto Fundão. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Rodrigo Gomes Devolder. CMS Integrado a Ferramentas Matemáticas: Impactos Possíveis em Conteúdos Disciplinares. Início: 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Thiago Oliveira. O Papel de Alvaro Rodrigues no Ensino Universitário de Desenho no Brasil. Início: 2012. Tese (Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Thiago Guimarães Moraes. Ferramentas Para Ensino Colaborativo em Matemática. Início: 2007. Tese (Doutorado em PESC - Programa de Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
DEVOLDER, R. G.. Uma Tecnologia para Redação Matemática e seu Uso na Elaboração de um Curso de Álgebra Linear. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

2.
Ledo Vaccaro Machado. Avaliação de Larga Escala e Proeficiência Matemática. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática da UFRJ, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

3.
ULISSES DIAS DA SILVA. MathMoodle: Estudo de Caso sobre um CMS Munido de Ferramentas de Computação Simbólica e de Comunicação de Conteúdo Matemático. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática da UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Luiz Carlos Guimarães.

4.
FRANCISCO QUARANTA NETO. Tradução Comentada da Obra "Novos Elementos das Seções Cônicas" (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

5.
Katia Maria Pereira Dutra. Uma Análise dos Principais Livros Texto de Geometria Adotados no Brasil - Uma Abordagem Histórico-Matemática Desde a Vinda da Família Real Até a República. 2007. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

6.
Thiago Guimarães Moraes. Ambientes Colaborativos em Geometria. 2006. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Luiz Carlos Guimarães.

7.
Danusa Chini Gani. Gaspard Monge e as origens da Geometria Descritiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Epistemologia e História da Ciência) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, . Coorientador: Luiz Carlos Guimarães.

8.
Montauban Oliveira. Cáusticas por Reflexão e Teoria das Catástrofes. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática Aplicada) - Instituto de Matemática da UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

9.
Rodrigo de Alencar Hausen. Algoritmos Eficientes para Reconhecimento de Grafos de Intervalo Unitário. 2003. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

10.
Leo Akira Yokoyama. Uma Prova Geométrica da Versão Projetiva de um Teorema de Steiner. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

11.
Geraldo Henrique Botelho Lins. Geometrias Hiperbólica e Euclidiana: Semelhanças e Diferenças. 2002. Dissertação - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

12.
Paulo Luiz da Fonseca. A Reforma do Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: Teorias Contemporâneas. 2002. Dissertação - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

13.
Francisco Roberto Pinto de Mattos. Números Construtíveis por Dobraduras de Papel ou Reflexões. 2001. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

14.
Fernanda Cristina de Souza. Softwares de Geometria Dinâmica. 1998. 0 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

15.
Rafael Garcia Barbastefano. Observabilidade Como Propriedade Genérica de Sistemas não Lineares. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

16.
Tatiana Roque. Sobre a Conjectura de Thom para Trajetórias de um Campo Gradiente. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

17.
Isabel Lugão Rios. Aproximações Numéricas de Sistemas dinâmicos no Plano. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

18.
Gregorio Malajovich. Erro Numérico e Computabilidade em Sistemas Dinâmicos. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

19.
Anamaria Oliveira. A Equação de Lorenz. 1988. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

20.
Guita Nascimento. Suficiência de Jatos via Estratificações C0. 1982. 0 f. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

Tese de doutorado
1.
Francisco Roberto Pinto de Mattos. Roteiros de Colaboração para o Software Tabulae: Estratégias Didáticas Para um Modelo de Aprendizagem Colaborativa Apoada por Computador à Distância em Geometria. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Luiz Carlos Guimarães.

2.
Rafael Garcia Barbastefano. Ferramentas Computacionais para Ensino à Distância em Matemática. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Katia Maria Pereira Dutra. Uma Dobradura Inovadora para Explorar a Matemática dos Polígonos. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

2.
Silvana Ribeiro Lima. Atualização de Legendre e uma Nova Dobradura para os Poliedros de Platão. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

3.
Maria do Carmo Ribeiro Matos. Um experimento de uso de computadores com Estudantes da Rede Pública. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

4.
Tania Ribeiro Riguetti Pinto. O Computador no Ensino de Funções. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

5.
Patricia Fosses Peres. Aprendendo e Ensinando Matemática Através de Projetos, Mosaicos e Simetrias. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Para Professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

Iniciação científica
1.
João Carlos da Silva Freitas. Geometria Dinâmica em Dispositivos Portáteis. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Eletrônica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

2.
João Carlos da Silva Freitas. Locus no Tabulae :Método B-Spline. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Eletrônica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

3.
Rodrigo da Silva Moreira. Um Programa de Geometria Espacial: Manbaga. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Eletrônica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

4.
Bruno Rothgiesser. Math Chat: Comunicação de Matemática via Internet. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

5.
Leonardo de Figueiredo Almeida. O Kernel de um Software de Geometria Dinâmica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

6.
Celso Gomes Barreto Junior. Representação de Objetos Geométricos em Softwares de Geometria DInâmica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

7.
Thiago Guimarães Moraes. Tabulae: Uma Inovação em Geometria Dinâmica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

8.
Thiago Guimarães Moraes. A Interface Gráfica no Tabulae. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

9.
Alexandre Tessarolo. Curvas Algébricas. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado Em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

10.
Fabio Garcia de Menezes. Estudo Ergonômico de Softwares de Geometria Dinâmica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

11.
Aline Silva Ferreira. Desenvolvendo uma Interface Ergonômica no Tabulae. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.

12.
Rodrigo Hausen. Estrutura de Dados em Geometria DInâmica. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Informática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Carlos Guimarães.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 3:53:48