Carmen Silvia Soares Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4355986399321269
  • Última atualização do currículo em 23/05/2018


Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal de Viçosa (1984), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1989) e doutorado em Biologia - Northern Arizona University (1998). É pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desde 1989. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de populações, interação planta - inseto praga - inimigos naturais, controle biológico conservativo e polinização em agroecossistemas. Desde 2003 está envolvida em projetos de análise de risco ambiental de plantas geneticamente modificadas sobre organismos não-alvo (insetos predadores, polinizadores e herbívoros não-alvo). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carmen Silvia Soares Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia, Laboratório de Bioecologia e Semioquímicos.
SAIN PARQUE RURAL - W5 FINAL
Asa Norte
70849970 - Brasília, DF - Brasil - Caixa-postal: 02372
Telefone: (061) 34484682
Fax: (061) 34484673
URL da Homepage: http:///www.cenargen.embrapa.br/


Formação acadêmica/titulação


1994 - 1998
Doutorado em Biologia.
Northern Arizona University, NAU, Estados Unidos.
Título: Influence of the host plant on the population dynamics of the spittlebug, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Peter W Price.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Palavras-chave: Ecologia de insetos; Dinâmica de população.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1986 - 1989
Mestrado em Entomologia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Título: COMPORTAMENTO DE CHAMAMENTO DAS FEMEAS DE 'ELASMOPALPUS LIGNOSELLUS' (ZELLER, 1848) (LEPIDOPTERA: PYRALIDAE) E AVALIACAO EM CAMPO DO FEROMONIO SEXUAL SINTETICO.,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: EVALDO FERREIRA VILELA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Palavras-chave: 'Elasmopalpus Lignsellus'; Comportamento de Chamamento; Feromonio Sexual; Homoptera: Cercopidae; Insect Plant Interaction; Lagarta Elasmo.
Grande área: Ciências Agrárias
1980 - 1984
Graduação em Licenciatura em Biologia.
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.




Atuação Profissional



Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, CENARGEN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gestor Núcleo Temático Controle Biológico, Carga horária: 50, Regime: Dedicação exclusiva.


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR III, Carga horária: 40

Atividades

10/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê Técnico Interno, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Cargo ou função
Membro do Comitê Técnico Interno.
10/2002 - Atual
Direção e administração, Embrapa Resursos Genéticos e Biotecnologia, Núcleo Temático de Controle Biológico.

Cargo ou função
Gestora do Núcleo Temático de Controle Biológico.
7/1989 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Núcleo Temático de Controle Biológico.

1/1999 - 7/1999
Direção e administração, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Núcleo Temático de Controle Biológico.

Cargo ou função
Responsável pelo Lab. de Bioecologia e Semioquímicos.

Instituto de Saúde do Distrito Federal, ISDF, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40

Atividades

4/1989 - 7/1989
Serviços técnicos especializados , Zoonoses, Núcleo de Controle de Vetores Biológicos.

Serviço realizado
Avaliação de Bacillus para controle de mosquitos. Controle de insetos vetores de doenças..

Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Contrato temporário com projet, Enquadramento Funcional: Pesquisador/ Bolsista do projeto, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisador com bolsa do projeto "Feromônio de insetos", coordenado pelo professor Evaldo F. Vilela. Projeto financiado pela FINEP.

Atividades

3/1985 - 3/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Animal.

3/1982 - 12/1984
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Biologia Animal.

Estágio realizado
Biologia e comportamento de abelhas sociais.


Linhas de pesquisa


1.
Comportamento de insetos associados à semioquímicos
2.
- Dinânmica populacional de insetos; Comportamento de insetos associados à semioquímicos; Interações inseto-planta, inseto-inimigos naturais;


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Vinculando agricultura com conservação da diversidade de abelhas no Distrito Federal: impacto na produção agroecológica e orgânica.
Descrição: Esse projeto tem como objetivo promover a conservação e uso da diversidade de abelhas de modo a incrementar a polinização em áreas de produção orgânica e agroecológica na região do Distrito Federal. Pretendemos entender como a vegetação que compõe a paisagem das propriedades rurais e seu entorno pode afetar a diversidade local de abelhas e como esta paisagem agrícola influencia o serviço ecológico de polinização em plantas dependentes deste serviço, como o maracujazeiro. Simultaneamente será avaliado se é possível manejar espécies silvestres para aumentar o número de visitantes florais e a produtividade de plantas cultivadas usando o tomateiro cultivado em sistema orgânico protegido como modelo. Assim a proposta está dividida em dois sub-projetos. No Sub-projeto 1 'Polinização de espécies do gênero passiflora em área cultivada,' trabalhando com diferentes espécies de do gênero Passiflora (maracujá), vamos avaliar se o enriquecimento florístico da propriedade e a paisagem do entorno afetam a diversidade e abundância de espécies de abelhas que fornecem o serviços de polinização nos maracujazeiros, uma planta totalmente dependente de polinização promovida pelas abelhas. No Sub-projeto 2 (?Valoração e uso da diversidade de abelhas na polinização de cultivos protegidos?), usando o tomateiro, uma espécie que não depende da polinização promovida pelas abelhas mas pode se beneficiar, vamos avaliar a possibilidade introdução e uso de diferentes espécies de meliponídeos, abelhas indígenas sem ferrão, na polinização dessa cultura..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Coordenador / Edison R Sujii - Integrante / Lúcio A. de O. Campos - Integrante / Antonio Jose Camillo de Aguiar - Integrante / Eliana M G Fontes - Integrante / Roberto Guimaraes Carneiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Integração de práticas de manejo e diversificação animal e vegetal em unidades de produção de hortaliças em transição agroecológica no Distrito Federal
Descrição: O Distrito Federal possui cerca de 1.000 agricultores em transição agroecológica. Numa área cultivada de750 ha, são produzidas anualmente aproximadamente 6.900 toneladas de frutas e hortaliças orgânicas, que geram renda bruta de 8 milhões de reais e ocupam mão de obra de 600 pessoas por ano. No Brasil, o DF é destacadamente um importante produtor de hortaliças e em sua maioria composto por agricultores familiares. Ações indutoras da transição agroecológica contribuem para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso racional dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos aaudáveis. Com base no enfoque territorial que busca propor estratégias locais para o desenvolvimento da agricultura familiar, esse projeto objetiva avaliar a integração de ações de manejo, diversificação de ambientes e produção animal e seus impactos em unidades de produção de hortaliças em transição agroecológica no DF. Por meio de uma articulação entre unidades de pesquisa, ensino e extensão do DF serão selecionadas entre 03 e 06 unidades familiares de produção de hortaliças em distintas fases de transição agroecológica para realização da maioria das atividades, concebidas de maneira integrada com enfoque interdisciplinar buscando elucidar processos relativos à produção de hortaliças. Serão realizados diagnósticos do sistema produtivo de hortaliças no DF junto com os agricultores identificando as práticas de manejo, ocorrências fitossanitárias e formas de integração com a produção animal nesses sistemas. A partir desse diagnóstico poderão ocorrer intervenções no sentido de facilitar a transição agroecológica e o entendimento da complexidade do sistema. A proposta está estruturada em 05 planos de ação (PA). O PA1 irá gerenciar as ações de PD&I e acompanhar o fluxo de informações e de recursos financeiros e humanos, monitorando os resultados finalísticos gerados. O PA2 está relacionado ao manejo das hortaliças em sistemas diversificados de produção. Inclui atividades de avaliação da fertilidade do solo, do estado nutricional das plantas e da dinâmica da matéria orgânica do solo e seus impactos na microbiota do solo, desenvolvimento de adubos orgânicos, testes de cultivares de hortaliças adaptadas a região, produção e multiplicação de sementes de hortaliças convencionais e tradicionais além de estratégias de diversificaçãocom plantas de cobertura e hortaliças tradicionais. O PA3 relaciona-se à biodiversidade funcional aplicada ao sistema de produção de hortaliças. Será avaliada a conservação de serviços ecológicos como herbivoria, controle biológico e polinização e manejo da agrobiodiversidade para conservação de polinizadores e inimigos naturais para o controle biológico de insetos-pragas e doenças nesses sistemas além do uso de extratos de plantas para o manejo alternativo de doenças fúngicas de parte aérea. No PA4 será avaliada a integração da produção animal com a produção de hortaliças. As atividades se concentram na viabilidade de integração com a produção de hortaliças em estudos sobre a dinâmica de rotação de cultivos buscando incrementar a qualidade da alimentação de bovinos e recuperação e manejo de áreas para pastagem. O PA5 irá monitorar e avaliar os impactos e a apropriação dessas práticas pelos agricultores. Inclui o uso de metodologias participativas com indicadores de sustentabilidade, monitoramento dos impactos relativos à emissão de gases de efeito estufa e balanço de carbono no solo e dos impactos econômicos dessas práticas além da socialização de práticas agroecológicas para a transição. O projeto está destinado basicamente a cadeia produtiva de hortaliças orgânicas e apresenta uma estratégia local de ação com enfoque nos agricultores familiares do DF. Espera-se obter um conjunto de práticas adaptadas às condições locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / Edison R Sujii - Integrante / Mariane Vidal - Coordenador / Cynthia Toledo - Integrante / Francisco Resende - Integrante / Vinicius Freitas - Integrante.
2010 - 2013
Desenvolvimento de eventos-elite de algodão geneticamente modificado para o controle da principal praga da cotonicultura brasileira, o bicudo-do-algodoeiro - Sub-projeto 7: Avaliação de impacto sobre organismos não-alvo.
Descrição: A introdução no meio ambiente de plantas geneticamente modificados ou transgênicas está atualmente sujeita a regulamentação na maioria dos países. No Brasil, a pesquisa, manipulação, transporte e uso comercial de OGMs é regulada pela Lei de Biossegurança N° 11.105 de 28/03/2005. Esta lei determina que o uso de OGMs no Brasil deva ser autorizado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, responsável pela análise de risco e autorização de toda e qualquer atividade relacionada a OGMs no país. Existe também uma regulamentação internacional dentro do escopo da Convenção sobre a Diversidade Biológica, o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, do qual o Brasil é signatário e, portanto deve obedecer. Estas duas leis requerem uma análise de risco caso a caso dos OGMs sujeitos ao uso em contenção ou à liberação no meio ambiente, dando-se a devida consideração à ecologia do organismo que recebe a característica, à nova característica inserida e ao ambiente no qual o organismo será introduzido. Tendo como base levantamentos de fauna associado ao algodão e seguindo as metodologias propostas por Hilbeck et. al. (2006), foram priorizadas para as avaliações quatro espécies de predadores da família Coccinellidae (joaninhas) e quatro espécies de abelhas. Para esse projeto, dentre os predadores, a espécie Cycloneda sanguinea foi inicialmente selecionada para o desenvolvimento dos protocolos de bioensaios (avaliações de toxicologia). Utilizando os dados de densidade e distribuição nas diferentes regiões de produção, selecionamos preliminarmente Apis mellifera, abelha introduzida no país para fins comerciais e uma espécie silvestre da família Apidae (Trigona spinipes) para o desenvolvimento dos protocolos para abelhas. Seguindo a metodologia de seleção de Hilbeck et. al. (2006), as espécies não-alvo são priorizadas com base nos critérios de: a) distribuição geográfica; b) abundância na cultura e ambientes do entorno; c) associação com a cultura; d) significância como inimigo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / Edison Ryotii Sujii - Integrante / Lúcio A. de O. Campos - Integrante / Maria Augusta Pereira Lima - Integrante / Maria de Fátima Grossi de Sá - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - Atual
Rede de Pesquisa sobre Polinizadores do Algodoeiro no Brasil - Projeto Componente 2: Polinizadores do algodoeiro cultivado, Gossypium hirsutum latifolium (Malvaceae) na região Centro Oeste e Implicações no Manejo do Fluxo Gênico.
Descrição: A presente rede de pesquisa foi proposta para o desenvolvimento de estudos sobre os polinizadores da cultura do algodoeiro (Gossypium hirsutum ? Malvaceae) em dois domínios fitogeográficos brasileiros onde o seu plantio tem grande expressão econômica/social/cultural: o Cerrado e a Caatinga. No primeiro, o Cerrado, serão investigados o sistema de cultivo tradicional (em grandes extensões, com alto grau de mecanização e uso intensivo de insumos agrícolas ? Primavera do Leste, MT) e o cultivo orgânico em pequenas propriedades (São Miguel do Araguaia, GO). No segundo domínio, a Caatinga, será investigado o sistema de cultivo agroecológico em pequenas propriedades, em duas regiões: uma onde o ambiente natural já está mais degradado pela ação antrópica (Remígeo, PB) e, outro, em que o ambiente natural ainda se encontra relativamente bem preservado (Sumé, PB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Coordenador.
2009 - 2012
Adaptações Fenológicas do Bicudo do Algodoeiro às Condições Ambientais Tropicais e Novas Estratégias para seu Manejo.
Descrição: Neste projeto propomos estudar as adaptações do bicudo do algodoeiro às condições ambientais prevalentes nas regiões tropicais do Brasil para propor o uso de culturas armadilhas e voláteis de plantas para inserção em programas de manejo desta praga. As hipóteses a serem investigadas foram baseadas em pesquisas anteriores geradas em nosso laboratório (Ribeiro 2007). O objetivo final é propor alternativas para o controle do bicudo que propiciem a diminuição do uso pesado do controle químico hoje predominante nesta cultura, contribuindo para maximizar a eficácia de variedades transgênicas resistentes a lagartas, e melhorando as condições de cultivo do algodoeiro, favorecendo a ação de agentes naturais de controle biológico, preservando a saúde do homem do campo e do consumidor e a qualidade do meio ambiente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Coordenador / Edison R Sujii - Integrante / Débora Pires Paula - Integrante / Miguel Borges - Integrante / José Miranda - Integrante / Raul A. Laumman - Integrante / Maria Carolina Blassioli Moraes - Integrante.
2007 - 2010
Tecnologias Moleculares e de Biossegurança para o Desenvolvimento Agropecuário - Componente Biossegurança: Preservação da Identidade e Co-existência no Brasil de Espécies e Variedades de Algodão Não Transgênico com Variedades de Algodão Transgênico
Descrição: Objetivo: Estimar a variabilidade genética de algodoeiros nativos e naturalizados quanto à presença de genes provenientes de Gossypium Hirsutum var hirsutum, estudar a biologia floral e a biologia de polinização de duas espécies de algodoeiro, Gossypium hirsutum e Gossypium barbadense e explorar barreiras físicas, químicas e biológicas que possam evitar ou minimizar o fluxo de genes entre plantios de algodão transgênico e não transgênico, e entre o algodoeiro transgênico e espécies nativas e naturalizadas de algodoeiro no Brasil. Objetivos Específicos: 1- Estimar a variabilidade de algodoeiros nativos e naturalizados no Brasil quanto à presença de genes provenientes do algodoeiro cultivado, Gssypium hirsutum e determinar como as populações cultivadas e não cultivadas se interagem. 2- Explorar barreiras físicas, químicas e biológicas que possam evitar ou minimizar o fluxo de genes entre plantios de algodão transgênico e não transgênico, e entre o algodoeiro transgênico e espécies nativas e naturalizadas no Brasil. 3- Estudar a biologia floral e a biologia de polinização de duas espécies de algodoeiro, Gossypium hirsutum e Gossypium barbadense..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / Edison Ryotii Sujii - Integrante / Fernando Amaral da Silveira - Integrante / E M G Fontes - Coordenador / A Y Ciampi - Integrante / P A V Barroso - Integrante / Débora Pires Paula - Integrante.Número de orientações: 1
2007 - 2009
Efeito do Plantio do Algodão Geneticamente Modificado: Metodologia para o monitoramento do impacto sobre pragas e inimigos naturais em plantios pós-liberação comercial
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Biologia floral e identificação dos principais polinizadores de Gossypium hirsutum latifolium (Malvaceae)
Descrição: O cultivo e comercialização do algodão Bt (Monsanto/Bolgard) foram recentemente aprovados no Brasil. O mesmo parecer da CTNBio, que aprovou essa variedade de algodão, solicitou que os órgãos competentes estabelecessem zonas de exclusão de plantio com a finalidade de manejar o risco de fluxo de genes para as populações selvagens de Gossypium. Além disso, para minimizar o fluxo de genes entre variedades transgênicas e convencionais de algodão, são necessárias outras medidas, tais como barreiras físicas ? distâncias de isolamento e barreiras biológicas ? culturas armadilhas. Para a elaboração de planos de manejo visando garantir a coexistência de culturas transgênicas com as não-transgênicas, são necessários alguns estudos básicos relacionados à biologia floral e ao comportamento das abelhas, principais agentes carreadores do pólen. Assim, no presente projeto pretende-se: (1) estudar o sistema reprodutivo, o processo de antese das flores e anteras, a dinâmica da produção de néctar, a fenologia do pólen e do estigma de Gossypium hirsutum latifolium e (2) identificar os principais polinizadores desta espécie, através de observações do comportamento de forrageamento dos visitantes nas flores. Esses dados serão fundamentais na compreensão das interações inseto-planta e na determinação dos mecanismos de polinização cruzada do algodão e deverão ser utilizados nos planos de manejo do algodão GM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Coordenador / Edison Ryotii Sujii - Integrante / E.M.G.Fontes - Integrante / Fernando Amaral da Silveira - Integrante / Carolina F. Cardoso - Integrante.
2005 - 2007
Desenvolvimento de tecnologia a base de feromônio para o manejo de percevejos praga da soja.
Descrição: Estudos com o percevejo marrom, E. heros, resultou na identificação do feromônio sexual dessa espécie. A atividade biológica do feromônio dessa espécie foi determinada em laboratório e testada em campo em armadilhas iscadas o composto sintético. Testes de campo revelaram que este feromônio também atrai outras espécies de percevejos-praga, como o percevejo, P. guildinii. Este fato indica a possibilidade de manipulação de uma mistura feromonal que possa ser atrativa para mais de uma espécie do complexo de percevejos praga da soja. A Embrapa registrou patente conjunta, No. PI 9903509-0, depositada no INPI. A partir do princípio ativo patenteado, pretende-se desenvolver um produto para o monitoramento dos percevejos da soja. Esse produto deverá ser utilizado em armadilhas e servirá, essencialmente, para que os produtores façam o monitoramento dos percevejos, bem como definam a necessidade de utilização de inseticidas químicos e o momento correto de aplicação dos mesmos. Neste momento, a continuação do desenvolvimento da tecnologia exigiu a formação de cooperação financeira com a iniciativa privada para a síntese e formulação desses compostos. Com a disponibilidade de um produto sintético e formulado serão desenvolvidas atividades de pesquisa para o desenvolvimento tecnológico final do feromônio para o monitoramento de percevejos pragas da soja..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / E. R. SUJII - Integrante / M Borges - Integrante / R A Laumann - Coordenador / M C B Moraes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro / Biocontrole Métodos de Controle de Pragas Ltda - Cooperação.
2005 - 2006
Inventário de visitantes florais do algodão visando as avaliações de biossegurança de variedades geneticamente modificadas.
Descrição: Este projeto tem como objetivo estabelecer metodologias de amostragem e obter informações sobre diversidade e abundância de abelhas encontradas em áreas de cultivo de algodão convencional em diferentes regiões de produção. Será também feito um levantamento de outros insetos que visitam as flores e que podem, potencialmente, carrear pólen e promover a fecundação cruzada. Estas informações deverão ser utilizadas em estudos futuros sobre polinização e fluxo gênico no algodão geneticamente modificado. Adicionalmente, com base neste levantamento, serão selecionadas para futuras avaliações de biossegurança aquelas espécies de polinizadores que potencialmente poderão ser afetadas pelo plantio comercial de algodão GM resistente a insetos, visando garantir o uso seguro da tecnologia e cumprir com as exigências da regulamentação brasileira de biossegurança. As ações deste projeto estão sendo coordenadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia com a colaboração da Embrapa Algodão, da UNIR - União de Escolas Superiores de Rondonópolis e do CIRAD/COODETEC para a realização das coletas e participação da Universidade Federal de Minas Gerais na identificação taxonômica das abelhas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Coordenador / E R Sujii - Integrante / E M G Fontes - Integrante / Ana Luiza Scomparini - Integrante / Cynthia Pinheiro Machado - Integrante / Pierre Silvie - Integrante / Fernando Silveira Amaral - Integrante.Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro / Fundo de Apoio a Cultura do Algodão - Auxílio financeiro / Fundo de Apoio a Cultura do Algodão - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2004 - 2007
Estudos comportamentais associados a semioquímicos utilizando instrumentação avançada para o desenvolvimento de metodologias de manejo de insetos-praga.
Descrição: O objetivo geral desse projeto é o desenvolvimneto de instrumentação adequada (olfatômetros, softwears, olfatômetros acoplados a equipamentos para gravação de som e imagem e câmaras de aeração) aos estudos comportamentais de insetos visando a compreensão completa e precisa dos comportamentos associados à liberação de feromônios. Pretendemos estabelecer em Brasília um laboratório de referência para estudos comportamentais de insetos e análise química de feromônios para no futuro, atendendo as demandas de outras unidades da Embrapa, realizar a prospecção sistemática de interações biológicas mediadas por semioquímicos. Adicionalmente serão desenvolvidas novas tecnologias para liberação controlada de feromônios e iniciaremos os estudos para determinação das bases moleculares da olfação de insetos e conhecimento das células periferais específicas envolvidas no processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / M Borges - Coordenador / E R Sujii - Integrante / R A Laumann - Integrante / M C B Moraes - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Apoio a Pesuisa do Df - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2007
Biossegurança do algodão geneticamente modificado resistente a insetos
Descrição: Projeto componente da Rede de Biossegurança da Embrapa que tem como objetivo desenvolver protocolos para análise de riscos ambiental e à saúde humana de planas geneticamente modificadas. Esse projeto tem sido financiado pela Embrapa, Finep e CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carmen Silvia Soares Pires - Integrante / E. R. SUJII - Integrante / L A O Campos - Integrante / M Borges - Integrante / E.M.G.Fontes - Coordenador / Francisco G.V. Schmidt - Integrante / M C B de Moraes - Integrante / M Faria - Integrante / A Y Ciampi - Integrante / F A Silveira - Integrante / P A Barroso - Integrante / R M S Pontes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Universidade de Brasília - Cooperação / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação / Universidade Federal de Viçosa - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 20


Projetos de extensão


2008 - 2010
Biodiversidade e transição agroecológica de agricultores familiares
Descrição: Este projeto enfoca o papel da biodiversidade funcional e produtiva em agroecossistemas e sua forma de implantação e manejo. A partir do aumento da biodiversidade, pretende-se demonstrar a riqueza e diversidade de artrópodos benéficos que podem habitar nas propriedades agrícolas a fim de promover o controle biológico de insetos praga. Não se pretende com a presente proposta obter informações científicas que comprovem tais afirmações ou teorias, visto que observações de campo e dados de pesquisa respaldam muito bem tais informações. Este projeto se propõe a demonstrar de forma prática para os agricultores familiares em transição agroecológica como reduzir os problemas com pragas, como aumentar biodiversidade funcional e produtiva de maneira a obter ganhos sócioeconômicos consideráveis pela melhoria da alimentação de suas famílias, menor dependência de insumos externos e maiores excedentes comercializáveis de culturas que compõem essa biodiversidade. Propõe-se também a estabelecer, de maneira participativa, indicadores técnicos práticos de avaliação dos efeitos de implantação das práticas associadas ao aumento da biodiversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2013
Conservação e Manejo de Polinizadores para a Agricultura Sustentável por meio de uma Abordagem Ecossistêmica
Descrição: Levando-se em consideração a importância dos serviços ambientais promovidos pelos polinizadores reconhecida pela Convenção sobre Diversidade Biológica, e as decisões que instituíram a Iniciativa Internacional para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores - IPI, Decisão V/5 e Decisão VI/6 da Conferências das Partes da CDB, foi aprovado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (Global Environment Facility - GEF) o Projeto Internacional ?Conservação e Manejo de Polinizadores para a Agricultura Sustentável por meio de uma Abordagem Ecossistêmica?. Esse projeto está sob coordenação internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura ? FAO. No Brasil está sob a liderança do MMA e tem a participação do MAPA, MCT, MDIC, Embrapa, além de outras instituições parceiras. O Projeto será executado no Brasil com os seguintes objetivos: (a) Consolidar uma base de conhecimento integrada e acessível para o manejo dos serviços de polinização; (b) Promover a efetiva conservação e uso sustentável dos polinizadores para uma agricultura sustentável por meio de sítios demonstrativos; (c) Ampliar a capacidade dos agricultores e gestores das terras para conservarem e utilizarem de forma sustentável os polinizadores; (d) Gerar políticas públicas e conscientização da população em apoio à conservação e ao uso sustentável dos polinizadores..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2008 - 2011
Multi-Country Capacity-Building for Compliance with the Cartagena Protocol on Biosafety (Colombia, Peru, Costa Rica, Brazil)
Descrição: General objective: General Objective: To strengthen capacity in Brazil do support risk assessment of GMOs and capacitate authorities and practitioners to conduct risk assessment research that are relevant to them, and to implement biosafety regulations, including the Cartagena Protocol on Biosafety, based on solid science. Specific objectives: - Form Expert Teaching Teams (ETTs) in Brazil, prepared to train researchers, regulators, other stakeholders and students on scientific principles of environmental risk assessment of GMOs; - Further develop educational programs to be used in public institutions and universities; - Train scientists and regulators on risk assessment of gene flow, non-target and biodiversity, transgene characterization, and resistance management;.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - 2008
Projeto Piloto de Avaliação Ambiental e Social de Riscos de Organismos Geneticamente Modificados (PAR)
Descrição: A tecnologia do DNA recombinante abriu, juntamente com um horizonte ilimitado de possibilidades de inovações, polêmicas que não podem ser ignoradas ou resolvidas através de uma difusão linear de informações. Ações multidisciplinares e multi-institucionais têm sido implementadas, com sucesso, em diversos paises, para estabelecer novas formas de comunicação entre peritos e leigos, permitindo identificar possíveis restrições e benefícios nas trajetórias tecnológicas e, assim, entender e negociar conflitos. No Brasil, este tipo de abordagem não tem recebido atenção significativa. A metodologia Problem Formulation and Options Assessment (PFOA), articulada no contexto do projeto internacional GMO-ERA, e sintonizada com as novas tendências de envolvimento dos diversos setores de interesse ligados a uma tecnologia, propõe integrar na análise de risco as perspectivas ambiental, social, econômica e ética. A equipe de implementação de uma experiência piloto do PFOA foi formada pelo grupo do GMO-ERA, ligado ao Projeto BioSeg da Embrapa, pelo NISRA/UFSC e pelo CGEE. O caso utilizado como modelo foi o feijão GM resistente ao mosaico dourado, em desenvolvimento pela Embrapa. O piloto, financiado pelo MCT, contou com a participação de diversos stakeholders. Dentre as conclusões, recomenda-se o uso de sistemas de informação não unidirecionados, mais transparentes e abertos, baseados numa ciência rigorosa, para subsidiar as instâncias científicas e políticas nas tomadas de decisão..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2003 - 2006
GMO ERA- International Project on GMO Environmental Risk Assessment Methodologies
Descrição: O Projeto GMO ERA (International Project on GMO Environmental Risk Assessment Methodologies) é uma iniciativa pioneira de cientistas do setor público, com experiência em ciências ambientais, biotecnologia e/ou socioeconomia. O projeto é financiado pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e está associado à Organização Internacional para o Controle Biológico (sigla em Inglês IOBC) ? Grupo de Trabalho Global sobre Organismos Transgênicos no Manejo Integrado de Pragas e Controle Biológico. No Brasil o Projeto conta, ainda, com a cooperação da Embrapa, ESALQ e Universidade Federal de Viçosa. Um dos principais objetivos do projeto é identificar e desenvolver metodologias científicas e ferramentas que podem ser usadas para a avaliação de risco ambiental e manejo de plantas transgênicas, de acordo com o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança e outros acordos internacionais. As estratégias e metodologias foram desenvolvidas usando estudos de casos reais no Quênia, Brasil e Vietnã. Na segunda fase do projeto iremos formar um Time de Especialistas em Análise de Risco Ambiental de OGMs (TE-ARA) constituído por pesquisadores brasileiros do setor público, que se especializará na aplicação das metodologias de Avaliação de riscos ambientais de OGMs desenvolvidas pelo Projeto GMO ERA. Com este time, vamos desenvolver um programa de ensino para um curso avançado destinado ao treinamento em métodos científicos sistemáticos e transparentes para a análise de risco ambiental de organismos geneticamente modificados..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Entomologia Agrícola.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2017
Medalha de Honra ao Mérito, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1PIRES, CARMEN SILVIA SOARES2017PIRES, CARMEN SILVIA SOARES; PIMENTA, MAYRA ; MATA, RENATA ALVES DA ; SOUZA, LUCAS MACHADO DE ; PAULA, DÉBORA PIRES ; Sujii, Edison Ryoiti ; FONTES, ELIANA MARIA GOUVEIA . Survival pattern of the boll weevil during cotton fallow in Midwestern Brazil. PESQUISA AGROPECUARIA BRASILEIRA, v. 52, p. 149-160, 2017.

2.
7PAULA, DÉBORA P.2016PAULA, DÉBORA P. ; ANDOW, DAVID A. ; BELLINATI, A. B. ; TIMBÓ, RENATA VELOZO ; SOUZA, L M ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Limitations in dose-response and surrogate species methodologies for risk assessment of Cry toxins on arthropod natural enemies. Ecotoxicology (Dordrecht. Online), p. 1, 2016.

3.
8Pimenta, M.2016Pimenta, M. ; MATA, R. A. ; Venzon, M. ; Cunha, D.N. ; FONTES, Eliana M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Survival and preference of cotton boll weevil adults for alternative food sources. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 76, p. 387-395, 2016.

4.
6ROSA, ANNELISE DE SOUZA2016ROSA, ANNELISE DE SOUZA ; TEIXEIRA, JULIANA STEPHANIE GALASCHI ; VOLLET-NETO, AYRTON ; QUEIROZ, ELISA PEREIRA ; BLOCHTEIN, BETINA ; PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES ; IMPERATRIZ-FONSECA, VERA LUCIA . Consumption of the neonicotinoid thiamethoxam during the larval stage affects the survival and development of the stingless bee, Scaptotrigona aff. depilis. Apidologie, v. 20, p. 1-10, 2016.

5.
4GARIBALDI, L. A.2016GARIBALDI, L. A. CARVALHEIRO, L. G. VAISSIERE, B. E. GEMMILL-HERREN, B. HIPOLITO, J. FREITAS, B. M. NGO, H. T. AZZU, N. SAEZ, A. ASTROM, J. AN, J. BLOCHTEIN, B. BUCHORI, D. GARCIA, F. J. C. OLIVEIRA DA SILVA, F. DEVKOTA, K. RIBEIRO, M. D. F. FREITAS, L. GAGLIANONE, M. C. GOSS, M. IRSHAD, M. KASINA, M. FILHO, A. J. S. P. KIILL, L. H. P. KWAPONG, P. , et al.PARRA, G. N. PIRES, C. PIRES, V. RAWAL, R. S. RIZALI, A. SARAIVA, A. M. VELDTMAN, R. VIANA, B. F. WITTER, S. ZHANG, H. ; Mutually beneficial pollinator diversity and crop yield outcomes in small and large farms. Science (New York, N.Y.), v. 351, p. 388-391, 2016.

6.
3PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES2016PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES; PEREIRA, FÁBIA DE MELLO ; LOPES, MARIA TERESA DO RÊGO ; NOCELLI, ROBERTA CORNÉLIO FERREIRA ; MALASPINA, OSMAR ; PETTIS, JEFFERY STUART ; TEIXEIRA, ÉRICA WEINSTEIN . Enfraquecimento e perda de colônias de abelhas no Brasil: há casos de CCD?. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 51, p. 422-442, 2016.

7.
5PAULA, D. P.2016PAULA, D. P. ; SOUZA, LUCAS M. DE ; ANDOW, DAVID A. ; SOUSA, ALEX A.T. CORTÊS DE ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, EDISON R. . Artificial tritrophic exposure system for environmental risk analysis on aphidophagous predators. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), v. 88, p. 1569-1575, 2016.

8.
9PAULA, D. P.2016PAULA, D. P. ; LINARD, BENJAMIN ; CRAMPTON-PLATT, ALEX ; SRIVATHSAN, AMRITA ; TIMMERMANS, MARTIJN J. T. N. ; SUJII, EDISON R. ; PIRES, C. S. S. ; SOUZA, LUCAS M. ; ANDOW, DAVID A. ; VOGLER, ALFRIED P. . Uncovering Trophic Interactions in Arthropod Predators through DNA Shotgun-Sequencing of Gut Contents. Plos One, v. 11, p. e0161841, 2016.

9.
2DICKS, L. V.2016DICKS, L. V. ; VIANA, B. ; BOMMARCO, R. ; BROSI, B. ; ARIZMENDI, M. D. C. ; CUNNINGHAM, S. A. ; GALETTO, L. ; HILL, R. ; LOPES, A. V. ; PIRES, C. ; TAKI, H. ; POTTS, S. G. . Ten policies for pollinators. SCIENCE (NEW YORK, N.Y.: ONLINE), v. 354, p. 975-976, 2016.

10.
10PAULA, DÉBORA P.2015PAULA, DÉBORA P. ; LINARD, BENJAMIN ; ANDOW, DAVID A. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; VOGLER, ALFRIED P. . Detection and decay rates of prey and prey symbionts in the gut of a predator through metagenomics. Molecular Ecology Resources (Print), v. 5, p. n/a-n/a, 2015.

11.
12DE SOUZA ROSA, ANNELISE2015DE SOUZA ROSA, ANNELISE ; I'ANSON PRICE, ROBBIE ; FERREIRA CALIMAN, MARIA JULIANA ; PEREIRA QUEIROZ, ELISA ; BLOCHTEIN, BETINA ; SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN ; IMPERATRIZ-FONSECA, VERA LUCIA . The stingless bee species, Scaptotrigona aff. depilis , as a potential indicator of environmental pesticide contamination. Environmental Toxicology and Chemistry, v. 34, p. 1851-1853, 2015.

12.
11ROSA, AS2015ROSA, AS ; FERNANDES, MZ ; FERREIRA, DL ; BLOCHTEIN, B ; PIRES, CSS ; IMPERATRIZ-FONSECA, VL . Quantification of larval food and its pollen content in the diet of stingless bees ? subsidies for toxicity bioassays studies. Brazilian Journal of Biology (Online), v. 75, p. 771-772, 2015.

13.
13Pires, V.C.2014Pires, V.C. ; SILVEIRA, F A ; SUJII, E. R. ; TOREZANI, K. R. S. ; RODRIGUES, W. A. ; Albuquerque, F.A. ; Rodrigues, S.M.M. ; SALOMAO, A. N. ; PIRES, C. S. S. . IMPORTANCE OF BEE POLLINATION FOR COTTON PRODUCTION IN CONVENTIONAL AND ORGANIC FARMS IN BRAZIL. Journal of Pollination Ecology, v. 13, p. 151-160, 2014.

14.
17PAULA, DÉBORA PIRES2014PAULA, DÉBORA PIRES ; ANDOW, DAVID A. ; TIMBÓ, RENATA VELOZO ; SUJII, EDISON R. ; PIRES, CARMEN S. S. ; FONTES, ELIANA M. G. . Uptake and Transfer of a Bt Toxin by a Lepidoptera to Its Eggs and Effects on Its Offspring. Plos One, v. 9, p. e95422, 2014.

15.
14VIEIRA, CECÍLIA RODRIGUES2014VIEIRA, CECÍLIA RODRIGUES ; BLASSIOLI -MORAES, MARIA CAROLINA ; BORGES, MIGUEL ; PIRES, CARMEN SILVIA SOARES ; Sujii, Edison Ryoiti ; LAUMANN, RAÚL ALBERTO . Field evaluation of (E)-2-hexenal efficacy for behavioral manipulation of egg parasitoids in soybean. BioControl (Dordrecht), v. 1, p. 1-13, 2014.

16.
15SUJII, E. R.2014PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; SILVEIRA, Fernando A ; CARDOSO, Carolina Ferreira ; PAULA, D. P. ; FONTES, Eliana M G ; Padilha, J. ; RODRIGUES, Sandra ; ANDOW, D. A. . Selection of bee species for environmental risk assessment of GM cotton in the Brazilian Cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 49, p. 573-586, 2014.

17.
16HARTERREITEN-SOUZA, ÉRICA SEVILHA2014HARTERREITEN-SOUZA, ÉRICA SEVILHA ; TOGNI, PEDRO HENRIQUE BRUM ; PIRES, CARMEN SILVIA SOARES ; Sujii, Edison Ryoiti . The role of integrating agroforestry and vegetable planting in structuring communities of herbivorous insects and their natural enemies in the Neotropical region. Agroforestry Systems (Print), v. 88, p. 205-219, 2014.

18.
22SUJII, E. R.2013SUJII, E. R. ; PAULA, D. P. ; CLAUDINO, D. ; TIMBO, R. V. ; MIRANDA, José ; BEMQUERER, M. P. ; Sujii, Edison Ryoiti ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, Eliana M G . Reproductive Dormancy in Boll-Weevil From Populations of the Midwest of Brazil. Journal of Economic Entomology, v. 106, p. 86-96, 2013.

19.
19NAKASU, ERICH Y.T.2013NAKASU, ERICH Y.T. ; DIAS, SIMONI C. ; PIRES, CARMEN S.S. ; ANDOW, DAVID A. ; PAULA, DEBORA PIRES ; TOGNI, PEDRO HENRIQUE B. ; MACEDO, TAINÃ R. ; SUJII, EDISON R. ; DE SÁ, MARIA F.G. ; FONTES, ELIANA M.G. . Bitrophic toxicity of Cry1Ac to Cycloneda sanguinea , a predator in Brazilian cotton. Entomologia Experimentalis et Applicata (Print), v. 148, p. n/a-n/a, 2013.

20.
20SUJII, e R2013SUJII, e R ; TOGNI, P H B ; A RIBEIRO, P ; A BERNARDES, T ; MILANE, P V G N ; PAULA, D P ; PIRES, C S S ; FONTES, e M G . Field Evaluation of Bt Cotton Crop Impact on Nontarget Pests: Cotton Aphid and Boll Weevil. Neotropical Entomology (Impresso), v. 42, p. 102-111, 2013.

21.
21LIMA, MARIA AUGUSTA P.2013LIMA, MARIA AUGUSTA P. ; PIRES, CARMEN SILVIA S. ; GUEDES, RAUL NARCISO C. ; CAMPOS, LUCIO ANTONIO O. . Lack of lethal and sublethal effects of Cry1Ac Bt-toxin on larvae of the stingless bee Trigona spinipes. Apidologie (Celle), v. 44, p. 21-28, 2013.

22.
18ANDOW, David2013ANDOW, David ; LOVEI, G. L. ; Arpaia, S. ; Wilson, L. ; FONTES, Eliana ; HILBECK, Angelika ; LANG, A. ; Tuat, N.V. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; SUJII, E R ; ZWAHLEN, C. ; BIRCH, A N e ; CAPALBO, Deise F ; PRESCOT, K. ; OMOTO, C. ; ZELLINGER, A. R. . An ecologically-based method for selecting ecological indicators for assessing risks to biological diversity from genetically-engineered plants. Journal of biosafety, v. 03, p. 141-156, 2013.

23.
23HARTERREITEN-SOUZA, E. S.2012HARTERREITEN-SOUZA, E. S. ; TOGNI, Pedro Henrique Brun ; MILANE, P.V.G.N. ; CAVALCANTE, Kelly Ramalho ; MEDEIROS, Maria Alice ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; Sujii, Edison Ryoiti . Seasonal fluctuation in the population of Harmonia axyridis (Pallas, 1773) (Coleoptera: Coccinellidae) and co-occurrence with other Coccinellids in the Federal District of Brazil. Papéis Avulsos de Zoologia (USP.Museu de Zoologia. Impresso), v. 52, p. 13-19, 2012.

24.
24Lima, M. A. P.2011Lima, M. A. P. ; PIRES, C. S. S. ; Guedes, R. N. C. ; Nakasu, E. Y. T. ; Lara, M. S. ; FONTES, E. M. G. ; SUJII, E. R. ; Dias, S. C. ; Campos, L. A. O. . Does Cry1Ac Bt-toxin impair development of worker larvae of Africanized honey bee?. Journal of Applied Entomology (1986), v. 135, p. 415-422, 2011.

25.
25Borges, M.2011Borges, M. ; MORAES, Maria Carolina Blassioli ; Peixoto, M.F. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; LAUMANN, Raul Alberto . Monitoring the Neotropical brown stink bug Euschistus heros (F.) (Hemiptera: Pentatomidae) with pheromone-baited traps in soybean fields. Journal of Applied Entomology (1986), v. 135, p. 68-80, 2011.

26.
27Togni, Pedro H. B.2010Togni, Pedro H. B. ; CAVALCANTE, Kelly Ramalho ; LANGER, L.F. ; GRAVINA, C.S. ; MEDEIROS, Maria Alice ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, Eliana M G ; SUJII, E. R. ; Sujii, Edison Ryoiti . CONSERVAÇÃO DE INIMIGOS NATURAIS (INSECTA) EM TOMATEIRO ORGÂNICO. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso), v. 77, p. 669-676, 2010.

27.
26RIBEIRO, P. A.2010RIBEIRO, P. A. ; SUJII, E. R. ; DINIZ, I. R. ; Medeiros, M. A. ; SALGADO-LABOURIAu, M.L ; Branco, M. C. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. M. G. . Alternative Food Sources and Overwintering Feeding Behavior of the Boll Weevil, Anthonomus grandis Boheman (Coleoptera: Curculionidae) under the Tropical Conditions of Central Brazil. Neotropical Entomology (Impresso), v. 39, p. 1-8, 2010.

28.
30TOGNI, P. H. B.2009TOGNI, P. H. B. ; FRIZZAS, M. R. ; MEDEIROS, M. A. ; NAKASU, E. Y. T. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, Edison Ryoiti . Dinâmica populacional de Bemisia tabaci biótipo B em tomate monocultivo e consorciado com coentro sob cultivo orgânico e convencional. Horticultura Brasileira (Impresso), v. 27, p. 183-188, 2009.

29.
28Guivant, J. S.2009Guivant, J. S. ; Capalbo, D.M.F. ; Dusi, A.N. ; Fontes, E. G. ; PIRES, CARMEN S.S. . ACIMA DOS CONFRONTOS SOBRE OS TRANSGÊNICOS: UMA EXPERIÊNCIA PILOTO DE CONSULTA PÚBLICA. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 26, p. 11, 2009.

30.
29HARTERREITEN-SOUZA, E.S.2009HARTERREITEN-SOUZA, E.S. ; CARNEIRO, R. G. ; MILANE, P. N. V. ; PIRES, C. S. S. ; LAUMANN, R. A. ; SUJII, E. R. . Comunidade de inimigos naturais e controle biológico conservativo em produção de hortaliças em diferentes fases da transição agroecológica.. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 2, 2009.

31.
Roberto Guimarães Carneiro2009Roberto Guimarães Carneiro ; EDISON RYOITI SUJII. ; Mauricio Hoffman ; PIRES, C. S. S. ; Maria Alice Medeiros ; Juã Pereira ; Harterreiten-Souza, E. S. . Biodiversidade e transição agroecológica de agricultores familiares. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 3415-3418, 2009.

32.
Paloma Virgínia Gambarra Nitão2009Paloma Virgínia Gambarra Nitão ; Harterreiten-Souza, E. S. ; Leandro Mencarini Guimarães ; Raúl Alberto Laumann ; Roberto Guimarães Carneiro ; EDISON RYOITI SUJII. ; PIRES, C. S. S. . Estruturação da comunidade de insetos em áreas de produção de hortaliças em diferentes fases da transição agroecológica na região do Distrito Federal. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 4, p. 1674-1677, 2009.

33.
32SUJII, E. R.2008SUJII, E. R. ; Togni, P.H.B. ; PIRES, C. S. S. ; D P Paula ; Fontes, E.M.G. . Impacto do algodoeiro Bt na dinâmica populacional do pulgão-do-algodoeiro em casa de vegetação. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 43, p. 115, 2008.

34.
31PIRES, V. C.2008PIRES, V. C. ; Silveira, F. A. ; Botelho, A. C. ; Gonçalves, G. C. P. C. ; Chagas, P. B. C. ; Sujii, E. R. ; Fontes, E. ; PIRES, C. S. S. . Abelhas visitantes florais de Gossypium barbadense (Malvaceae), no Distrito Federal, e sua importância na análise de risco de fluxo gênico dos algodoeiros geneticamente modificados no Brasil. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), v. 243, p. 8-34, 2008.

35.
33SUJII, E. R.2007SUJII, E. R. ; BESERRA, Viviane A. ; EIBEIRO, Paulo Henrique ; SILVA-SANTOS, Patrícia V. da ; PIRES, C. S. S. ; LAUMANN, Raul A ; FONTES, Eliana M G . Comunidade de inimigos naturais e controle biológico natural do pulgão, Aphis gossypii Glover (Homoptera.:Aphididae) e da curuquerê, Alabama argillacea Hübner (Lepidoptera: Noctuidae) na cultura do algodoeiro no Distrito Federal. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v. 74, p. 329-336, 2007.

36.
35PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS2006PIRES, C. S. S.; SUJII, e R ; SCHMIDT, F G V ; ZARBIN, P. H. G. ; ALMEIDA, João Ricardo M. de ; BORGES, M . Potencial de uso de armadilhas iscadas com o feromônio sexual do percevejo marrom, Euschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae), para o monitoramento populacional de percevejos praga da soja.. Manejo Integrado de Plagas y Agroecología, Costa Rica, v. 7, p. 70-77, 2006.

37.
34FONTES, E. M. G.2006FONTES, E. M. G. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Genetically Modified crops in the cerrado: effects on land use and biodiversity conservation. Conservation Biology, Estados Unidos, 2006.

38.
36MORAES, M C B de2005MORAES, M C B de ; LAUMANN, R ; SUJII, E. R. ; PIRES, C S S ; BORGES, M . Induced volatiles in soybean and pigeon pea plants artificially infsted with the neotropical brown stink bug, Euschistus heros, and their effect on the egg parasitoid, Telenomus podisi.. Entomologia Experimentalis et Applicata, Holanda, v. 115, n.1, p. 227-237, 2005.

39.
37MORAES, M C B de2005MORAES, M C B de ; MILLAR, J G ; LAUMANN, R A ; SUJII, e R ; PIRES, C S S ; BORGES, M . Sex attractant pheromone from the neotropical red-shoulder stink bug, Thyanta perditor (F.).. Journal of Chemical Ecology, Estados Unidos, v. 31, n.6, p. 1415-1427, 2005.

40.
38SCHMIDT, F. G. V2003SCHMIDT, F. G. V ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. ; BORGES, M. ; PANTALEÃO, D. C. ; LACERDA, A. L. M. ; AZEVEDO, V. C. R. . Comportamento e Captura das Fêmeas de Euschistus heros em Armadilhas Iscadas com Feromônio Sexual. Comunicado Técnico. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, v. 93, p. 1-4, 2003.

41.
40SUJII, E. R.2002SUJII, E. R. ; M.A.GARCIA, ; E.M.G.FONTES ; PIRES, C S S ; ONEIL, R. . Effects of meteorological variation on mortality in populations of the spittlebug Deois flavopicta (Homoptera:Cercopidae). Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 31, n.1, p. 1-7, 2002.

42.
41SUJII, E. R.2002SUJII, E. R. ; COSTA, M. L. M. ; PIRES, C. S. S. ; COLAZZA, S. ; BORGES, M . Inter and intra-guild interactions in egg parasitoid species of the soybean stink bug complex.. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 37, n.11, p. 1541-1549, 2002.

43.
39SUJII, E. R.2002SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; SCHMIDT, F. G. ; ARMANDO, M. S. ; M.M.BORGES, ; CARNEIRO, R. G. ; VALLE, J. C. V. . Controle Biológico de insetos-praga na soja orgânica do Distrito Federal.. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 19, n.2, p. 299-311, 2002.

44.
42E.M.G.FONTES2002E.M.G.FONTES ; PIRES, C S S ; SUJII, e R ; PANIZZI, A R . The enviromental effects of genetically modified crops resistant to insects.. Neotropical Entomology, Brasil, v. 31, n.4, p. 497-513, 2002.

45.
44SUJII, E. R.2001SUJII, E. R. ; PIRES, C S S ; E.M.G.FONTES ; M.A.GARCIA, . Effect of host plant on the fecundity of spittlebug Deois flavopicta Stal (Homoptera:Cercopidae): Implications on population dynamics. Neotropical Entomology, Brasil, v. 30, n.4, p. 547-552, 2001.

46.
43PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS2001PIRES, C. S. S.; SUJII, E. ; BORGES, M. ; SCHMIDT, F. ; ZARBIN, P. H. G. ; AZEVEDO, V. C. R. ; LACERDA, A. L. M. ; PANTALEÃO, D. C. . Ação cairomonal de componentes do feromônio de alarme do percevejo verde pequeno da soja Piezodorus guildinii sobre o parasitóide de ovos Telenomus podisi. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, v. 1, p. 1-22, 2001.

47.
50PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS2000PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. ; FONTES, E. G. . Preference-performance linkage in the neotropical spittlebug Deois flavopicta, and its realtion to the Phylogenetic Constraints Hypothesis. Ecological Entomology, Inglaterra, v. 25, n.1, p. 71-80, 2000.

48.
48PIRES, C S S2000PIRES, C S S ; PRICE, P. W. ; SUJII, E. R. ; AVELAR, C. . Feeding behavior of the spittlebug Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae) on wild and cultivated host species. Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 29, n.4, p. 750-757, 2000.

49.
45PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS2000PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. ; SOUZA, R. . Distribution of the spittlebug Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae) on wild and cultivated host species.. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 29, n.3, p. 401-412, 2000.

50.
47PIRES, C S S2000PIRES, C S S ; SUJII, E. R. ; FONTES, E. G. ; TAUBER, C. A. ; TAUBER, M. J. . Dry-season embryonic dormancy in Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae): roles of temperature and moisture in nature.. Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 29, n.4, p. 714-720, 2000.

51.
46PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS2000PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; FONTES, E. M. G. ; TAUBER, C. A. ; TAUBER, M. J. . Dry-season embryonic dormancy in Deois flavopicta. Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 29, n.4, p. 714-720, 2000.

52.
49PIRES, C S S2000PIRES, C S S ; PRICE, P. W. . Patterns of host growth and attack and establisment of gall-inducing wasp, Andricus sp. (Hymenoptera: Cynipidae).. Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 29, n.1, p. 1-6, 2000.

53.
51SUJII, E. R.1996SUJII, E. R. ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; TEIXEIRA, C. A. D. . Application of multivariate analysis for the selection of candidates for biological control agents.. Biological Control, Estados Unidos, v. 7, n.3, p. 288-292, 1996.

54.
54SUJII, E. R.1995SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Mixed risk-spreading strategies and the population dynamics of a Brazilian pasture pest, Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae). Journal of Economic Entomology, Estados Unidos, v. 88, n.5, p. 1252-1262, 1995.

55.
53PRICE, P. W.1995PRICE, P. W. ; ANDRADE, I. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. ; VIEIRA, E. M. . Gradient analysis using plant modular structure: plant architecture and insect herbivore utilization.. Environmental Entomology, Estados Unidos, v. 24, p. 497-505, 1995.

56.
52GERK, A. O.1995GERK, A. O. ; VILELA, E. F. ; PIRES, C. S. S. ; EIRAS, A. E. . Biometria e ciclo de vida da mosca branca Trialeurodes vaporariorum (West.) e aspectos da orientação de seu parasitóide encarsia formosa Gahan.. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 24, p. 89-97, 1995.

57.
55PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS1994PIRES, C. S. S.; VILELA, E. F. ; VIANA, P. A. . Comportamento de fêmeas de Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae) associado à liberação de feromônio sexual. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 23, n.1, p. 1-12, 1994.

58.
56PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS1993PIRES, C. S. S.; FONTES, E. G. ; SUJII, E. R. ; FERNANDES, H. M. C. ; GOMES, D. F. . Ocorrência de Anagrus sp. (Hymenoptera: Mymaridae) parasitando ovos de Deois flavopicta. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 22, n.2, p. 411-414, 1993.

59.
57PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS1992PIRES, C. S. S.; VILELA, E. F. ; VIANA, P. A. ; FERREIRA, J. T. B. . Avaliacao no campo do feromonio sexual sintetico de Elasmopalpus lignosellus (Lepidoptera: Pyralidae).. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, Brasil, v. 21, n.1, p. 59-68, 1992.

60.
58PIRES, C. S. S.;Pires, C. S. S.;PIRES, CARMEN S.S.;PIRES, CARMEN SILVIA S.;PIRES, CARMEN S. S.;PIRES, CARMEN SILVIA SOARES;PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES;PIRES, C.;SÍLVIA SOARES PIRES, CARMEN;PIRES, CSS1992PIRES, C. S. S.; FONTES, E. M. G. ; SUJII, E. R. ; FERNANDES, H. M. C. ; GOMES, D. F. . Ocorrencia de Anagrus Sp (Homoptera: Mymaridae) Parasitando Ovos de Deois Flavopicta (Homoptera: Cercopidae) Em Pastagens do Brasil Central. Anais da Sociedade Entomológica do Brasil, v. 22, n.2, p. 411-413, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIRES, C. S. S.; TOREZANI, K. R. S. ; CHAM, K. O. ; VIANA-SILVA, F. E. C. ; BORGES, L. O. ; TONELLI, C. A. M. ; SARETTO, C. O. S. D. ; NOCELLI, ROBERTA CORNÉLIO FERREIRA ; MALASPINA, O. ; CIONE, A. P. ; SHIWA, A. P. ; FERRAZ, A. ; BELCHIOR, C. ; MARCONDES, C. P. ; TEIXEIRA, I. . Seleção de espécies de abelhas nativas para avaliação de risco de agrotóxicos. 1. ed. B: Ibama, 2018. 84p .

2.
PIRES, C S S ; Pires, V.C. ; RODRIGUES, W. A. ; TOREZANI, K. R. S. ; SANTIAGO, F. ; Albuquerque, F.A. ; SUJII, E. R. . Plano de manejo para polinizadores em áreas de algodoeiro consorciado no Nordeste do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Funbio, 2015. v. 1. 40p .

3.
RODRIGUES, W. A. ; PIRES, V. C. ; TOREZANI, K. R. S. ; PIRES, CARMEN S.S. . Mais abelha mais algodão. 1. ed. Rio de Janeiro: Funbio, 2015. v. 1. 16p .

4.
Pires, V.C. ; Arantes, R.C.C. ; TOREZANI, K. R. S. ; RODRIGUES, W. A. ; SUJII, Edison Ryoiti ; SILVEIRA, F A da ; PIRES, CARMEN S.S. . Abelhas em áreas de cultivo de algodoeiro no Brasil. 1. ed. Brasília: Embrapa, 2014. v. 1. 55p .

5.
PIRES, C. S. S.; E.M.G.FONTES (Org.) ; SUJII, E. R. (Org.) . Impacto Ecológico de Plantas Geneticamente Modificadas: O algodão Resistente a Insetos como Estudo de Caso. 1. ed. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003. v. 1. 238p .

6.
DIAS, J. M. C. S. ; PIRES, C. S. S. ; MAGALHAES, B. P. ; VIANA, P. A. . Catalogo das Instituicoes Brasileiras Que Trabalham Em Controle Biologicos de Insetos. 2a. Edicao Ampliada. 1. ed. BRASILIA, DF: EMBRAPA/ Serviço de Produção de Informação, 1998. v. 1. 228p .

7.
DIAS, J. M. C. S. ; PIRES, C. S. S. ; MAGALHAES, B. P. ; VIANA, P. A. . Catalogo das Insttituicoes Brasileiras Que Trabalham Em Controle Biologico de Insetos - 1a. Edicao. BRASILIA, DF: EMBRAPA/ SPI, 1993. 151p .

Capítulos de livros publicados
1.
PAULA, D P ; ANDOW, DAVID A. ; PIRES, C S S ; SUJII, E. R. . Impacto da introdução de pragas sobre a biodiversidade. In: Regina Lúcia Sugayama; Marcelo Lopes da Silva; Suely Xavier de Brito Silva; Luis Carlos Ribeiro, Luís Eduardo Pacifici Rangel. (Org.). Defesa Vegetal - Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Scalla Gráfica, 2015, v. , p. 79-101.

2.
SUJII, E. R. ; PIRES, CARMEN S. S. . Plantas hospedeiras do bicudo do algodoeiro. In: Jean Louis Belot. (Org.). O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis BOH., 1843) nos cerrados brasileiros: Biologia e medidas de controle. 1ed.Cuiabá: Instituto Matogrossence do Algodão, 2015, v. 2, p. 61-78.

3.
LIMA, MARIA AUGUSTA P. ; WERNECK, H. A. ; CAMPOS, L. A. O. ; PIRES, CARMEN S.S. . Análise de risco de plantas geneticamnete modificadas sobre abelhas. In: Aguiar, AJC; Gonçalves,RB; Ramos,KS. (Org.). Ensaios sobre as abelhas da região neotropical. 1ed.Curitiba, PR: Ed UFPR, 2015, v. , p. 375-399.

4.
CAPALBO, Deise ; Dusi, A.N. ; PIRES, C. S. S. ; D P Paula ; ARANTES, O. ; Melo, I.S. . OGM e Biossegurança Ambiental.. In: Costa, M.A.F e Costa, M.F.B. (Ed.). (Org.). Biossegurança de OGMs: Uma visão Integrada ? Volume 1.. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2009, v. 1, p. 190-219.

5.
Guivant, J. ; CAPALBO, Deise ; Dusi, A.N. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. ; Wander, A.E. . Uma experiência de consulta a setores de interesse no caso do feijão transgênico.. In: Costa, M.A.F e Costa, M.F.B. (Ed.). (Org.). Biossegurança de OGMs: Uma visão Integrada ? Volume 1. 1ed.Rio de Janeiro: Publit, 2009, v. 1, p. 158-189.

6.
HILBECK, Angelika ; ARPAIA, S ; Birch, N.E. ; Chen, Y. ; FONTES, e M G ; Lang, A. ; Hong, L.T.T. ; Lovei, G.L. ; Manachini, A. ; Cuc, N.T.T. ; Huhnh, N.V. ; Tuat, N.V. ; Lam, P.V. ; Toan, P.V. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; Lai, T.K. ; UNDERWOOD, e ; Wheatley, R.E. ; Wilson, L.J. ; Zwahlen, C. ; ANDOW, David . Non-target and Biological Diversity Risk Assessment. In: David Andow; Angelika Hilbeck; Nguyen Van Tuat. (Org.). Environmental Risk Assessment of Genetically Modified Organisms: Challenges and Opportunities with Bt Cotton in Vietnam. 1ed.Oxfordshire: CABI International, 2008, v. 4, p. 115-137.

7.
Hong, L.T.T. ; Tam, D.Q. ; Tuan, H.A. ; Lai, T.K. ; Lovei, G.L. ; PIRES, C. S. S. ; Wan, F. ; Guo, J.Y. ; Andow, D.A. . Potencial Effects of Transgenic Cotton on Flower Visitors in Vietanam. In: David Andow; Angelika Hilbeck; Nguyen Van Tuat. (Org.). Environmental Risk Assessment of Genetically Modified Organisms: Challenges and Opportunities with Bt Cotton in Vietnam. 1ed.Cambridge: CABI International, 2008, v. 4, p. 236-257.

8.
ARPAIA, S ; FONSECA, V L I ; PIRES, C S S ; SILVEIRA, F A da . Non-target and biodiversity impacts on pollinators and flower visiting insects.. In: A Hilbeck; D Andow; E Fontes. (Org.). Environmental Risk Assessment of Genetically Modified Organisms: A Case Study of Bt Cotton in Brazil.. : CABI, 2006, v. , p. 456-487.

9.
E.M.G.FONTES ; RAMALHO, F S ; UNDERWOOD, e ; BARROSO, P A V ; SIMON, M F ; SUJII, e R ; PIRES, C S S ; BELTRÃO, N ; LUCENA, W A ; FREIRE, e C . The cotton agricultural context in Brazil.. In: A Hilbeck; D Andow; E Fontes. (Org.). Environmental Risk Assessment of Genetically Modified Organisms: A Case Study of Bt Cotton in Brazil.. : CABI, 2006, v. , p. 36-86.

10.
PIRES, C. S. S.; E.M.G.FONTES ; SUJII, E. R. . Avaliação ecológica de risco de plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos sobre inimigos naturais. In: C.S.S.Pires; E.M.G. Fontes; E.R.Sujii. (Org.). Impacto Ecológico de Plantas Geneticamente Modificadas: O Algodão Resistente a Insetos como Estudo de Caso. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003, v. 1, p. 85-115.

11.
E.M.G.FONTES ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . O impacto de plantas geneticamente modificadas resistentes a insetos sobre a biodiversidade. In: C.S.S.Pires;E.M.G.Fontes; E.R.Sujii. (Org.). Impacto Ecológico de Plantas Geneticamente Modificadas: O Algodão Resistente a Insetos como Estudo de Caso. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003, v. 1, p. 65-83.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Barga, B. ; PIRES, C S S . Abelhas: Sem elas, sem vida!. Beach&Co, São Paulo, SP, p. 61 - 81, 18 mar. 2014.

2.
SCHIMIDT, F G V ; FARIA, M ; SUJII, e R ; FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; PORTILHO, T ; ONOYAMA, F . Comunidades de artrópodes predadores em solos de lavoura de algodão no Distrito Federal.. Algodão Brasil em Revista, São Paulo, SP, , v. 7, p. 18 - 21, 20 abr. 2005.

3.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; FONTES, E. G. ; TEIXEIRA, C. A. D. . Controle Biológico: uma prática viável em sua cultura. Manual de Controle Biológico, São Paulo, SP, p. 14 - 16, 02 fev. 1992.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; BORGES, M ; SCHMIDT, F ; FARIA, M ; SILVEIRA, F ; MORAES, M C B ; LAUMANN, R A ; BARROSO, P ; PEREIRA, F ; PORTILHO, T ; PINHEIRO, e ; RIBEIRO, P ; FRIZZAS, M ; FONTES, e . Risk assessment of BT cotton in Brazil - Challenges, opportunities and preliminary results.. In: VIII International Symposium on the Biosafety of Genetically Modified Organisms, 2004, Montpellier, França. Proceedings of VIII International Symposium on the Biosafety of Genetically Modified Organisms -, 2004. p. 105-110.

2.
BORGES, M ; BARRIGOSSI, J. A. F. ; GARCIA, L. F. ; RESCK, I. S. ; ARAUJO, H. C. ; SOUZA, L. C. K. R. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Estudos preliminares da ecologia química do percevejo-do-colmo, Tibraca limbativentris Stal, 1860 (Hemiptera: Pentatomidae), inseto-praga em cultura do arroz.. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2002, Manaus. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA - Livro de Resumos, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
HARTERREITEN-SOUZA, E.S. ; Carneiro, R.G. ; Pires, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Impacto do manejo do agroecossistema na distribuição da abundância de espécies de insetos.. In: Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011, Fortaleza. Revista Brasileira de Agroecologia, 2011. v. 6.

2.
Milani, P.V.G.N. ; HARTERREITEN-SOUZA, E.S. ; Mencarini, L. ; Laumman, R.A. ; Carneiro, R.G. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Estruturação da Comunidade de Insetos em Áreas de Produção de Hortaliças em Diferentes Fases de Transição Agroecológica na Região do Distrito Federal. In: II Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2009, Curitiba. Resumos do VI CBA e II CLAA, 2009.

3.
PIRES, C. S. S.; FONTES, e M G ; SUJII, E. R. . Porque as abelhas devem ser consideradas nas avaliações de riscos de plantas GM: avaliação de exposição, toxicidade e fluxo gênico.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

4.
PIRES, C. S. S.; Cardoso, C.F. ; LIMA, M. A. ; SILVEIRA, F A da ; CAMPOS, L. A. O. ; BARROSO, P A V ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. . Risk Assessment of GM Cotton to Flower Visitors in Brazil.. In: VIII Encontro de Abelhas, 2008, ribeirão Prêto - SP. Anais do VIII Encontro de Abelhas, 2008.

5.
PIRES, C. S. S.; Cardoso, C.F. ; LIMA, M. A. ; Pires, V.C. ; Silveira, F.A. ; BOTELHO, A. C. ; Gonçalves, G.P.C. ; D P Paula ; SUJII, E. ; FONTES, E. . Base Line Information and Methodologies for Assessing Risks of Bt Cotton to Pollinators in Brazil.. In: International Symposium on the Biosafety of Genetically Modified Organisms, 2008. International Symposium on the Biosafety of Genetically Modified Organisms, 2008.

6.
LIMA, M. A. ; PIRES, C. S. S. ; CAMPOS, L. A. O. . Plantas transgênicas alteram o comportamento das abelhas?. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

7.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; FONTES, E. G. . Avaliação de risco do Algodão Bt sobre a Polinização do Algodoeiro no Brasil.. In: V Congresso Brasileiro de Biossegurança, 2007, Ouro Prêto. Anais do V Congresso Brasileiro de Biossegurança, 2007.

8.
FONTES, e M G ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Organismos Geneticamente Modificados e o Meio Ambiente em Países Megadiversos.. In: V Congresso Brasileiro de Botânica, 2007, São Paulo. Anais do V Congresso Brasileiro de Botânica, 2007.

9.
Cardoso, C.F. ; AMARAL, Fernando Silveira ; OLIVEIRA, Gisele Moreira de ; CAVECHIA, L. A. ; SALAME, J. P. ; SUJII, E. R. ; FONTES, E. ; PIRES, C. S. S. . Principais polinizadores de Gossypium hirsutum var. Latifolium (Malvaceae), cv. Delta Opal, em uma localidade do Distrito Federal, Brasil.. In: V Congresso Brasileiro de Algodão, 2007, Uberlândia. Livro de resumos do V Congresso Brasileiro de Algodão, 2007.

10.
Andow, D.A. ; Birch, N.E. ; Dusi, A.N. ; Fontes, E.M.G. ; HILBECK, Angelika ; Lang, A. ; Lovei, G.L. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; UNDERWOOD, e ; Wheatley, R.E. . Non-target and Biodiversity Risk Assessment for Genetically Modified (GM) Crops.. In: 9th International Symposium on Biosafety of Genetically Modified Organisms, 2006, Coreia. Non-target and Biodiversity Risk Assessment for Genetically Modified (GM) Crops., 2006.

11.
PIRES, C. S. S.; PEREIRA, F F O ; SILVEIRA, F A da ; SUJII, e R ; BARROSO, P A V ; LAUMANN, R ; FONTES, e . Fauna de abelhas em espécies cultivadas e não cultivadas de algodão (Gossypium spp.) no Centro Oeste e Nordeste do Brasil.. In: V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005, Salvador, Ba. Anais do V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005.

12.
SUJII, e R ; CORRÊA, T P ; PIRES, C S S ; LAUMANN, R A ; BESERRA, A A ; RIBEIRO, P H ; SANTOS, P V da Silva ; MACEDO, T R ; SILVA, K F A de S ; FARIAS, M R ; SCHMIDT, F G V ; FONTES, e M G . Comunidade de predadores do pulgão do algodoeiro, Aphis gossypii Glover (Homoptera: Aphididae) e controle biológico.. In: V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005, Salvador, BA. Anais do V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005.

13.
LAUMANN, R A ; SANTOS, P V da Silva ; RIBEIRO, P H ; MACEDO, T R ; PIRES, C S S ; E.M.G.FONTES ; SUJII, E. R. . Flutuação Populacional e incidência de parasitóides em lagartas do curuquerê do algodão alabama argillacea (Hubner) (Lepidoptera: Noctuidae) em culturas de algodão em tres sistemas de manejo de pragas.. In: V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005, Salvador, BA. Anais do V Congresso Brasileiro de Algodão, 2005.

14.
BORGES, M ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; Moraes, M.C.B. ; LAUMMAN, R . EMBRAPA's work on semiochemicals. In: Workshop on Semiochemical and Microbial Antagonists: Their Role in Integrated Pest Management in Latin America, 2004, Turrialba, Costa Rica. Proceedings of the International Workshop on Semiochemicals and Microbial Antagonists: Their Role in Integrated Pest Management in Latin America. Turrialba: CATIE, 2004. v. 1. p. 83-86.

15.
SCHIMIDT, F V V ; R, F. M. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; E.M.G.FONTES . Comunidades de artrópodes predadores em solos de lavoura de algodão no Distrito Federal. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003.

16.
SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; E.M.G.FONTES ; SCHIMIDT, F V V ; FARIA, M R . Impacto da aplicação de inseticidas na ocorrência de insetos praga e seus inimigos naturais em palntio de algodão na região do Distrito Federal. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003.

17.
FONTES, e ; FARIA, M ; SCHNIDT, F ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e . Potential impact on agriculture biodiversity of the commercial release of GM crops in Brazil.. In: Biodiversity Implications of Genetically Modified Plants, 2003, Monte Veritá, Ascona. Biodiversity Implications of Genetically Modified Plants - Abstract Book, 2003. p. 17-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MATA, R. A. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; PIMENTA, M. ; PADILHA, J. ; FONTES, Eliana M G . O quiabeiro: possível planta armadilha para o manejo do bicudo-do-algodoeiro.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira, 2012.

2.
CHAGAS, G. A. ; MATA, R. A. ; PIMENTA, M. ; D P Paula ; SUJII, E. R. ; Fontes, E. ; PIRES, C. S. S. . Padrão de emergência de adultos do bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, ao longo da safra e entressafra na região Centro-Oeste.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira, 2012.

3.
PIMENTA, M. ; MATA, R. A. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, Eliana M G . Identificação de plantas potencialmente fornecedoras de pólen ao bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis) em uma área de cerrado no Distrito Federal, Brasil.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira, 2012.

4.
CHAGAS, G. A. ; PIMENTA, M. ; SILVA, S. F. ; SOUSA, A. A. T. C. ; BRAVO, L. K. ; MATA, R. A. ; SUJII, Edison Ryoiti ; Fontes, E. ; D P Paula ; PIRES, C. S. S. . Influência da alimentação alternativa na longevidade de adultos do bicudo durante a entressafra.. In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. SEB ? 40 anos de avanços da Ciência Entomológica Brasileira, 2012.

5.
Pires, V.C. ; BOTELHO, A. C. ; Gonçalves, G.P.C. ; CHAGAS, P. B. C. ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Comportamento de forrageamento de abelhas em flores de Gossypium. barbadense (Malvaceae) no Distrito Federal ? Brasil.. In: VIII Encontro de Abelhas, 2008, Ribeirão Prêto - SP. Anais do VIII Encontro de Abelhas, 2008.

6.
Pires, V.C. ; BOTELHO, A. C. ; Gonçalves, G.P.C. ; CHAGAS, P. B. C. ; AMARAL, Fernando Silveira ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Abelhas visitantes florais de Gossypium barbadense (Malvaceae), no Distrito Federal, Brasil, e sua importância na análise de risco de fluxo de gênico do algodoeiro geneticamente modificado.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

7.
BOTELHO, A. C. ; Pires, V.C. ; Gonçalves, G.P.C. ; CHAGAS, P. B. C. ; AMARAL, Fernando Silveira ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Levantamento de abelhas em Gossypium hirsutum var. marie galante (algodoeiro mocó) em uma área no Distrito Federal.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

8.
Gonçalves, G.P.C. ; BOTELHO, A. C. ; SALAME, J. P. ; CHAGAS, P. B. C. ; Pires, V.C. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Levantamento de herbívoros em estruturas reprodutivas de Gossypium barbadense em Núcleos Rurais no Distrito Federal.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

9.
Milani, P.V.G.N. ; Caldas, F.M. ; RIBEIRO, P. A. ; Fontes, E.M.G. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Emergência do bicudo Anthonomus grandis em algodoeiro geneticamente modificado e convencional no Cerrado de Brasília.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

10.
Gonçalves, G.P.C. ; BOTELHO, A. C. ; Pires, V.C. ; Návia, D. ; PIRES, C. S. S. ; Fontes, E.M.G. ; SUJII, E. R. . Ocorrência do ácaro da erinose do algodoeiro, Acalitus gossypii (Banks) (Acari: Eriophyidae), em Gossypium barbadense no Distrito Federal.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

11.
PIRES, C. S. S.; YASBECK, Carolina Ferreira Cardoso ; LIMA, M. A. ; SILVEIRA, F A ; CAMPOS, L. A. O. ; SUJII, E. ; FONTES, e . Base Line Information and Methodologies for Assessing risks of Bt Cotton to Pollinators in Brazil.. In: Workshop "Environmental Risk Assessment of GM plants: discussion for consensus", 2006, Trissaia. Workshop "Environmental Risk Assessment of GM plants: discussion for consensus" - Abstracts, 2006. p. 31-31.

12.
FONTES, e M G ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. . Overview of the Environmental Risk Assessment and Monitoring in South America. In: Workshop "Environmental Risk Assessment of GM plants: discussion for consensus", 2006, Trissaia. Workshop "Environmental Risk Assessment of GM plants: discussion for consensus" - abstracts, 2006. p. 49.

13.
FONTES, e ; SUJII, e ; PIRES, C ; SCHMIDT, F ; LAUMMAN, R ; FARIA, M ; VIEIRA, P ; PORTILHO, T ; PEREIRA, F ; ORTIZ, G ; CIAMPI, A Y ; BARROSO, P . Genetically modified crops in the Cerrado- Effects on land use and agrobiodiversity conservation.. In: XIX Annual Meeting of the Society for Conservation Biology, 2005, Brasília, DF. Conservation Biology Capacity Building and Practice in a Globalized Word. Book of Abstracts., 2005. p. 78-78.

14.
PIRES, C. S. S.; PEREIRA, Fernanda F. O. ; Pinheiro, E.M.C. ; PORTILHO, Thábata ; SUJII, E. R. ; SCHIMIDT, F V V ; FARIA, M R ; Frizzas, M.R. ; Silveira, F.A. ; E.M.G.FONTES . Inventário de abelhas visitantes das flores de algodão (Gossypium hirsutum) no Distrito Federal. In: X Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Xv Congresso Brasileiro de Zoologia. Brasília: Comissão Técnico-Científica XV Cog. Bras. de Zoologia, 2004. v. 1. p. 141-141.

15.
Pinheiro, E.M.C. ; E.M.G.FONTES ; PIRES, C. S. S. ; PEREIRA, Fernanda F. O. ; PORTILHO, Thábata ; SCHIMIDT, F V V ; FARIA, M R ; Becker, V.O. ; Frizzas, M.R. ; SUJII, E. R. . Avaliação ecológica de Riscos do algodão Bt: Efeito sobre lepidópteros não-alvo. In: XV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Livro de Resumos - XV Cong. Bras. de Zoologia. Brasília, 2004. v. 1. p. 170-171.

16.
SUJII, e R ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, e M G . Padrões meteorológicos como mediadores da flutuação sazonal e abundância de pragas em agroecossistemas tropicais.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado, RS. Livro de Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 147-147.

17.
E.M.G.FONTES ; CAPALBO, Deise ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e R ; HILBECK, Angelika ; ANDOW, David . Ferramentas científicas para a análise de risco de plantas transgênicas - O projeto GMO Guidelines e o algodão Bt.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado, RS. Livro de Resumos do XX congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 146-146.

18.
PIRES, C. S. S.; E.M.G.FONTES ; SUJII, E. R. ; HILBECK, Angelika ; ANDOW, David . Protocolos para análise dos possíveis efeitos de plantas geneticamente modificadas (GM) sobre herbívoros não-alvo, polinizadores e espécies de interesse conservacionista.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado, RS. Livro de Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 146-146.

19.
SUJII, E. R. ; SCHIMIDT, F V V ; FARIA, Marcos Rodrigues ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; PORTILHO, Thábata ; PEREIRA, Fernanda F. O. . Avaliação das comunidades de artrópodes predadores em solos de lavouras de algodão do Distrito Federal.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado,RS. Livro de Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia. p. 255-255.

20.
FRIZZAS, M R. ; ORTIS, G S ; PIRES, C S S ; SUJII, E. R. ; PINHEIRO, e M C ; PEREIRA, F F O ; PORTILHO, T ; FONTES, e M G . Estrutura da comunidade de artrópodes associada à cultura do algodão no DF.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado, RS. Livro de Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 386-386.

21.
LAUMMAN, R A ; RIBEIRO, P H ; SUJII, e R ; SCHMIDT, F G V ; PIRES, C S S ; COSTA, N R ; MORAES, M C B de ; BORGES, M . Flutuação populacional e diversidade de crisomelídeos-praga (Coleoptera: Chrysomelidae) no Distrito Federal.. In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. Livro de Resumos do XX Congresso Brasileiro de Entomologia. p. 391-391.

22.
PIRES, C. S. S.; PANTALEÃO, D C ; SCHIMIDT, F V V ; SUJII, E. R. . Comunidades de artrópodos em plantios de soja convencional e orgânico.. In: 8 SICONBIOL - Simpósio de Controle Biológico, 2003, São Pedro, SP. Simpósio de Controle Biológico - Livro de Resumos. Piracicaba: Sociedade Entomológica do Brasil, 2003. v. 1. p. 197-197.

23.
PIRES, C. S. S.; E.M.G.FONTES ; BORGES, M ; SUJII, E. R. . Plantas Transgênicas resistentes a insetos e possíveis impactos sobre inimigos naturais. In: 8 SICONBIOL - Simpósio de Controle Biológico, 2003, São Pedro, SP. Simpósio de Controle Biológico - Livro de Resumos. Piracicaba: Sociedade Entomológica do Brasil, 2003. v. 1. p. 197-197.

24.
E.M.G.FONTES ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Avaliação ambiental de plantas transgênicas: Importância das relações com os inimigos naturais. In: 8 Simpósio de Controle Biológico, 2003, Piracicaba, SP. Simpósio de Controle Biológico - Livro de Resumos, 2003. v. 1.

25.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; PRICE, P. W. ; E.M.G.FONTES ; OLIVEIRA, R. C. . Distribution of the spirrlebug, Deois flavopicta on wild and cultivated host species. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2002, Manaus, AM. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA - Livro de Resumos. Manaus, 2002.

26.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; FONTES, E. . The role of bottom-up and top-down forces on the population dynamics of Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae). In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2002, Manaus AM. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA - Livro de Resumos. Manaus, 2002.

27.
SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; FARIA, M R ; SCHIMIDT, F V V ; ALVES, R. T. . Metodologia de amostragem e avaliação de fungos entomopatogênicos contra mosca no meloeiro. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2002, Manaus. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA - Livro de Resumos, 2002.

28.
PIRES, C. S. S.. Padrões climáticos como indicadores de densidade populacional de insetos praga em agroecossistemas. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2002, Manaus. XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA - Livro de Resumos, 2002.

29.
SUJII, e ; COSTA, M. L. M. ; PIRES, C. S. S. ; COLAZZA, S. ; BORGES, M . Inter- and intra-guild interactions in egg parasitoid species (Hymenoptera: Scelionidae) of the soybean stinkbug complex (Heteroptera: Pentatomidae).. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 282-282.

30.
SCHIMIDT, F V V ; ARMANDO, M. S. ; LACERDA, A. L. M. ; PANTALEÃO, D C ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Comportamento de fêmeas do percevejo Eschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) em relação a armadilhas iscadas com o composto feromonal metil-2,6,10-trimetiltridecanoato.. In: VII Simpoósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 122-122.

31.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. ; SCHIMIDT, F V V ; ZARBIN, P. H. G. ; PANTALEÃO, D C ; LACERDA, A L . Ação cairomonal de componentes do feromônio de alarme do percevejo-pequeno da soja.. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 7-7.

32.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; BORGES, M ; SCHIMIDT, F V V ; ALMEIDA, J. R. M. ; ZARBIN, P. H. G. . Potential use of sex pheromone compounds of euschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) on monitoring of soybean stink bug complex.. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 366-366.

33.
SUJII, e ; COSTA, M. L. M. ; PIRES, C. S. S. ; COLAZZA, S. ; BORGES, M . Inter- and intra-guild interactions in egg parasitoid species (Hymenoptera: Scelionidae) of the soybean stinkbug complex (Heteroptera: Pentatomidae).. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 282-282.

34.
SCHIMIDT, F V V ; ARMANDO, M. S. ; LACERDA, A. L. M. ; PANTALEÃO, D C ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Comportamento de fêmeas do percevejo Eschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) em relação a armadilhas iscadas com o composto feromonal metil-2,6,10-trimetiltridecanoato.. In: VII Simpoósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 122-122.

35.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; BORGES, M ; SCHIMIDT, F V V ; ALMEIDA, J. R. M. ; ZARBIN, P. H. G. . Potential use of sex pheromone compounds of euschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) on monitoring of soybean stink bug complex.. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 366-366.

36.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. ; SCHIMIDT, F V V ; ZARBIN, P. H. G. ; PANTALEÃO, D C ; LACERDA, A L . Ação cairomonal de componentes do feromônio de alarme do percevejo-pequeno da soja.. In: VII Simpósio de Controle Biológico, 2001, Poços de Caldas. Livro de Resumos do VII Simpósio de Controle Biológico, 2001. p. 7-7.

37.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; FONTES, E. G. ; TAUBER, C. A. ; TAUBER, M. J. . Dry-seasondormancy in eggs of Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae): roles of temperature and moisture in nature.. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu, PR. Abstracts, 2000. v. 1. p. 280-280.

38.
PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. ; SUJII, E. R. ; AVELAR, C. . Feeding behavior of the spittlebug Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae) on wild and cultivated host plants.. In: XXI Interantional Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu, PR. Abstracts, 2000. v. 1. p. 280-280.

39.
PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. . Patterns of host plant growth and attack and establisment of gall-inducing wasp, Andricus sp. (Hymenoptera: Cynipidae). In: XXI international Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu, PR. Abstracts, 2000. v. 1. p. 280-280.

40.
FONTES, E. G. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; SILVA, S. M. B. . Phenotypic plasticity in Deois flavopicta - Variation in the dry season dormancy among families and among geographically isolated populations.. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu, PR. Abstracts, 2000. v. 1. p. 247-247.

41.
SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. G. . Effect of food quality on the fecundity of spittlebug.. In: XXI International Congress of Entomology, 2000, Foz do Iguaçu. Abstracts, 2000. v. 2. p. 852-852.

42.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; BORGES, M ; SCHIMIDT, F V V ; ZARBIN, P. H. G. . Potential use of sex pheromone compounds of Euschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) on monitoring of soybean stink bug complex.. In: 17th. Annual Meeting of the International Society of Chemical Ecology, 2000, Poços de Caldas, MG. Abstracts, 2000. v. 1. p. PO-27-PO-27.

43.
ALMEIDA, J. R. M. ; CANALE, G. ; VIEIRA, W. B. ; LAUMMAN, R ; BORGES, M ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e . Comportamento de oviposição de diferentes espécies de parasitóides de ovos de percevejos-praga da soja.. In: Congresso Brasileiro de Soja, 1999, Londrina, PR. Anais do Congresso Brasileiro de Soja, 1999. v. 1. p. 323-323.

44.
ALMEIDA, J. R. M. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e ; SCHIMIDT, F V V ; BORGES, M ; ZARBIN, P. H. G. ; RECKZIEGEL, A. . Desenvolvimento de armadilhas iscadas com feromônio sexual para o monitoramento do complexo de percevejos da soja.. In: I Encontro Brasileiro de Ecologia Química, 1999, Curitiba. Anais., 1999.

45.
DIAS, J. M. C. S. ; PIRES, C. S. S. ; MAGALHÃES, B. ; FONTES, E. G. . O controle biológico de insetos nas universidades brasileiras.. In: XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 1998, Rio de Janeiro, 1998.

46.
PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. ; FONTES, E. G. . Preference-performance linkage in the spittlebug Deois flavopicta, an eruptive neotropical species.. In: Annual Meeting of the Entomological Society of America, 1997, Nashville, TN, 1997.

47.
B, S. S. M. ; FONTES, E. G. ; SUJII, e ; PIRES, C. S. S. ; AVELAR, C. ; SERAFINI, A. P. . Distribuição de riscos de uma mesma progenie da cigarrinha das pastagens, Deosi flavopicata.. In: XVI Congresso Brasileiro de Entomologia, 1997, Salvador, BA. Resumos, 1997. v. 1. p. 221.

48.
AVELAR, C. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e ; FONTES, E. G. . Distribuição espacial e dispersão de ninfas da cigarrinha das pastagens.. In: XVI Congresso Brasileiro de Entomologia, 1997, Salvador, BA. Resumos, 1997. v. 1. p. 221-221.

49.
FONTES, E. G. ; SILVA, S. M. B. ; PAES, J. S. O. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e ; OLIVEIRA, C. ; RESENDE, C. C. L. . Estudo dos mecanismos de dormência dos ovos de Deois flavopicta e Zulia entreriana.. In: XVI Congresso Brasileiro de Entomologia, 1997, Salvador, BA. Resumos, 1997. v. 1. p. 221-221.

50.
PIRES, C. S. S.; PRICE, P. W. ; FONTES, E. G. ; OLIVEIRA, C. . Preference-performance linkage in teh spittlebug Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae).. In: XVI Congresso Brasileiro de Entomologia, 1997, Salvador, BA. Anais., 1997.

51.
SUJII, e ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; SILVA, S. M. B. ; AVELAR, C. . A formiga Pachycondila obscuricornis como agente de controle da cigarrinha das pastagens, Deois flavopicta.. In: V Simpósio de Controle Biológico, 1996, Foz do Iguaçu. Anais V SICONBIOL - Sessão de Posters. p. 120-120.

52.
DIAS, J. M. C. S. ; PIRES, C. S. S. ; MAGALHAES, B. P. ; FONTES, E. G. . Levantamento de instituições brasileiras que trabalham em controle bi9ológico de insetos - atualização de 1996. In: V Simpósio de controle Biológico, 1996, Foz do Iguaçu, PR. Anais do V SICONBIOL, 1996. p. 189-189.

53.
SUJII, e ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; TEIXEIRA, C. A. D. . Multivariate analysis in the selection of potencial candidates for biological control.. In: IX International Symposium on Biological Control of Weeds, 1996, Capetown. Proceedings of., 1996. p. 340-340.

54.
SUJII, e ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; TEIXEIRA, C. A. D. . Emprego de análise multivariada na seleção de agentes potenciais para o controle biológico de Senna obtusifolia.. In: IV Simpósio de Controle Biológico, 1994, Gramado, RS. Resumos, 1994. p. 69-69.

55.
PIRES, C. S. S.; GOMES, D. F. ; VILELA, E. F. ; ANDRADE, R. M. A. . Fatores que induzem a quebra da dormência dos ovos de Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae): umidade do solo.. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba. Resumos, 1993. p. 82-82.

56.
FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; GOMES, D. F. ; SUJII, e . O papel da umidade e da temperatura na manutenção e término da dormência dos ovos de Deois flavopicta (Homopetera: Cercopidae).. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba. Resumos, 1993. p. 72-72.

57.
SUJII, e ; GOMES, D. F. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. G. . Efeito de diferentes densidades populacionais de Deois falvopicta (Stal, 1854) (Homoptera: Cercopidae) sobre a produção de Brachiaria decumbens. I Nninfas.. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba, SP. Resumos, 1993. p. 623-623.

58.
SUJII, e ; GOMES, D. F. ; VILELA, E. F. ; PIRES, C. S. S. . Èfeito de diferentes densidades populacionais de Deois flavopicta (Stal, 1854) (Homoptera: Cercopidae) sobre a produção de Brachiaria decumbens. II Adultos.. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba, SP, 1993. p. 622-622.

59.
R, F. M. ; PIRES, C. S. S. ; S, T. M. M. ; FONTES, E. G. ; ALVES, R. T. . Persistência do fungo Metarhizium anisopliae (Metsch.) sorokin em solo de pastagem visando o controle de Deois flavopicta (Stal. 1854).. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba, SP. Resumos, 1993. p. 315-315.

60.
GOMES, D. F. ; PIRES, C. S. S. ; PAES, J. S. O. ; FONTES, E. G. ; RABELO, W. T. . Influência da chuva na eclosão de ninfas do primeiro pico populacional de Deois flavopica (Homoptera: Cercopidae) em pastagens de Brachiaria decumbens no DF.. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba, SP. Resumos, 1993. p. 157-157.

61.
DIAS, J. M. C. S. ; PIRES, C. S. S. ; MAGALHAES, B. P. ; FONTES, E. G. . Levantamento de instituições que trabalham com controle biológico de insetos.. In: XIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 1993, Piracicaba, SP. Resumos, 1993. p. 350-350.

62.
VITÓRIO, A. C. ; PORTELA, V. D. ; PIRES, C. S. S. ; SCHIMIDT, F V V ; SUJII, e ; TEIXEIRA, C. A. D. ; BORGES, M . Levantamento de parasitóides de ovos e percevejos predadores na cultura da soja na região de Brasília.. In: III Simpósio de Controle Biológico, 1992, Águas de Lindóia, SP. Resumos, 1992. p. 227-227.

63.
TEIXEIRA, C. A. D. ; FONTES, E. G. ; SUJII, e ; PIRES, C. S. S. ; FIGUEIREDO, G. . Prospects for the biological control of Cyperus rotundus (Purple nutsedge) in Brazil.. In: VIII International Symposium on Biological Control of Weeds, 1992, Canterbury. Abstracts, 1992. p. 69-69.

64.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; FONTES, E. G. ; GOMES, D. F. . Ocorrência de Anagrus sp. parasitando ovos em diapausa de Deois flavicta (Homoptera; Cercopidae) em pastagens do Brasil Central.. In: III Simpósio de Controle Biológico, 1992, Águas de Lindóia, SP. Resumos, 1992. p. 227-227.

65.
FONTES, E. G. ; TEIXEIRA, C. A. D. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e . Current status of the biologica control of weeds in Brazil.l. In: VIII International Symposium on Biological Control of Weeds, 1992, Canterbury. Abstracts, 1992. p. 84-84.

66.
TEIXEIRA, C. A. D. ; SUJII, e ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. G. . Biocontrol of Cyperus rotundus in Brazil: laboratory rearing of the natural enemy Bactra sp. on Cenargen-DF.. In: XII International Congress of Plant Protection, 1991, Rio de Janeiro. Annals, 1991.

67.
PIRES, C. S. S.; FONTES, E. G. ; LIMA, L. H. C. ; GOMES, D. F. . Influência do fotoperíodo sobre o término da diapausa dos ovos de Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae).. In: XIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 1991, Recife, PE. Resumos, 1991. p. 203-203.

68.
SUJII, e ; FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; M, F. D. N. . Seria o valor nutritivo da planta hospedeira um dos indicadores do ambiente para postura de ovos diapáusicos em Deois flavopicta?. In: XIII Congresso Brasileiro de entomologia, 1991, Recife, PE. Resumos, 1991. p. 126-126.

69.
TEIXEIRA, C. A. D. ; SUJII, e ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. G. . Insetos pré-selecionados para agentes de controle biológico do fedegoso (Senna obtusifolia - Leguminosae).. In: XIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 1991, Recife, PE. Resumos, 1991. p. 287-287.

70.
FONTES, E. G. ; PIRES, C. S. S. ; LIMA, L. H. C. ; O, F. S. . Efeito de baixas temperaturas sobre a quebra da diapausa dos ovos da cigarrinha-das-pastagens, Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae). In: XIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 1991, Recife, PE. Resumos, 1991. p. 107-107.

71.
PIRES, C. S. S.; FONTES, E. G. ; FERREIRA, S. O. ; SUJII, e ; LIMA, L. H. C. . Estratégia de vida da cigarrinha das pastagens Deois flavopicta: implicações para o seu controle biológico com fungos entomopatogênicos.. In: II Simpósio de Controle Biológico, 1990, Brasília, DF. Resumos, 1990. p. 107-107.

72.
PIRES, C. S. S.; VILELA, E. F. ; VIANA, P. A. . Comportamento das fêmeas de 'Elasmopalpus lignosellus'(Lepidoptera: Pyralidae) associado à liberacao de feromônio sexual.. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 1989, Belo Horizonte, 1989. v. 1. p. 39-39.

73.
VIANA, A. M. M. ; PIRES, C. S. S. ; VILELA, E. F. ; REGATTIERI, M. S. X. . Atração sexual em 'Cosmopolites sordidus'(Coleoptera: Curculionidae) demonstrada em olfatometro.. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 1989, Belo Horizonte, 1989. p. 59-59.

74.
PIRES, C. S. S.; VILELA, E F ; VIANA, P A . Captura de adultos de 'Elasmopalpus lignosellus'(Lepidoptera: Pyralidae) em armadilhas com feromonio.. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 1987, Campinas, 1987.

75.
PIRES, C. S. S.. O hormonio juvenil no processo de determinacao das castas em Trigona spinipes (Hymenoptera:Apidae).. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 1985, Campinas, SP. Livro de Resumos do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. CAMPINAS (SP), 1985. p. 0-0.

76.
PIRES, C. S. S.; CAMPOS, L. A. O. ; FARIA, G. M. . Papel do alimento na diferenciação das castas de 'Nanotrigona testaceicornis'.. In: XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE GENETICA, 1984, São Paulo. SAO PAULO (SP), 1984. p. 0-0.

Apresentações de Trabalho
1.
Pires, C. S. S.; Silveira, F.A. ; Pires, V.C. ; SUJII, Edison Ryoiti . O algodoeiro, Gossypium hirsutum latifolium, e os serviços de polinização.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
PIMENTA, M. ; MATA, R. A. ; VENZON, M. ; Fontes, E. ; SUJII, E. R. ; CUNHA, D. N. ; PIRES, C. S. S. . Utilização de Critérios de Seleção de Culturas -armadilha para o Bicudo -do-algodoeiro : Avaliação da Sobrevivência em Plantas Alternativas. Brasilia: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2013 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

2.
PIMENTA, M. ; MATA, R. A. ; Walter, B.M.T. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, Eliana M G . IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS POTENCIALMENTE FORNECEDORAS DE PÓLEN AO BICUDO-DO-ALGODOEIRO (Anthonomus grandis) EM UMA ÁREA DE CERRADO NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL.. Brasilia: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2011 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

3.
PIRES, C. S. S.; MATA, R. A. ; PIMENTA, M. ; CHAGAS, G. A. ; D P Paula ; SUJII, Edison Ryoiti ; FONTES, Eliana M G . Padrão de emergência de adultos do bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, ao longo da safra e entresafra na região Centro-Oeste.. Brasilia: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2011 (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

4.
Pires, V.C. ; BOTELHO, A. C. ; Gonçalves, G.P.C. ; CHAGAS, P. B. C. ; AMARAL, Fernando Silveira ; SILVEIRA, F A da ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Abelhas polinizadoras de Gossypium barbadense (Malvaceae), no Distrito Federal - Brasil, e sua importância na análise de risco de fluxo gênico dos algodoeiros geneticamente modificados.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

5.
Ferreira, V.A. ; Bernardes, T.A. ; Cavalcante, K.R. ; RIBEIRO, P. A. ; D P Paula ; SUJII, e R ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Exposição do predador Cycloneda sanguinea (Coleoptera: Coccinellidae) à proteína Cry 1Ac através da alimentação no pulgão do algodoeiro (Aphis gossypii).. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

6.
SUJII, E. R. ; Cavalcante, K.R. ; Togni, P.H.B. ; Langer, L. ; Medeiros, M.A. ; PIRES, C. S. S. ; Fontes, E.M.G. . Abundância dos inimigos naturais em tomate monocultivo e consorciado com coentro em sistema orgânico de produção.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

7.
SUJII, E. R. ; Togni, P.H.B. ; RIBEIRO, P. A. ; Bernardes, T.A. ; Milani, P.V.G.N. ; Ferreira, V.A. ; Teixeira, M.M. ; Caldas, F.M. ; D P Paula ; PIRES, C. S. S. ; Fontes, E.M.G. . Avaliação do impacto do cultivo de algodoeiro Bt em campo sobre pragas não-alvo.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

8.
Togni, P.H.B. ; Medeiros, M.A. ; Cavalcante, K.R. ; Nakasu,E.Y.T. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; Erdman . DINÂMICA POPULACIONAL DA MOSCA-BRANCA, Bemisia tabaci GENNADIUS, 1889 (HEMIPTERA: ALEYRODIDAE), EM TOMATE PLANTADO SOB SISTEMA DE CULTIVO ORGÂNICO E CONVENCIONAL. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

9.
Cardoso, C.F. ; Silveira, F.A. ; OLIVEIRA, Gisele Moreira de ; CAVECHIA, L. A. ; SALAME, J. P. ; Nakasu,E.Y.T. ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Principais polinizadores de Gossypium hirsutum latifolium cv. Delta Opal (Malvaceae), em uma localidade do Distrito Federal, Brasil.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

10.
Lima, M.A.P. ; Lara, M.S. ; CAMPOS, L. A. O. ; Nakasu,E.Y.T. ; Dias, S.C. ; Broad, C. ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. . Protocolo para avaliação dos efeitos de proteínas tóxicas a insetos-praga sobre a abelha sem ferrão Trigona spinipes (Hymenoptera, Apidae, Meliponina). Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

11.
Moraes, M.C.B. ; Borges, M. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; CORREA-FERREIRA, B. S. ; Ávila, C.J. . Formulação do feromônio sexual do percevejo marrom Eschistus heros: Eficiência de atração, vida útil e raio de ação.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

12.
Fontes, E.M.G. ; PIRES, C. S. S. ; Pinheiro, E.M.C. ; SUJII, E. R. ; Becker, V.O. ; D P Paula . Avaliação ecológica de riscos de algodoeiro resistentes a insetos: levantamento e seleção de lepidopteros não-alvo.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

13.
Borges, M. ; Laumman, R.A. ; Moraes, M.C.B. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. ; CORREA-FERREIRA, B. S. ; Ávila, C.J. ; Peixoto, M.F. . Armadilhas iscadas com formulação do feromônio sexual do percevejo marrom ( Euschistus heros) para o monitoramento dos percevejos praga da soja.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

14.
PIRES, C. S. S.; AMARAL, Fernando Silveira ; PEREIRA, Fernanda F. O. ; Paes, J.S.O. ; SUJII, E. R. ; Pinheiro, E.M.C. ; Fontes, E.M.G. . Protocolo de amostragem de visitantes florais em algodoeiro (Gossypium spp).. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

15.
PIRES, C. S. S.; AMARAL, Fernando Silveira ; Cardoso, C.F. ; OLIVEIRA, Gisele Moreira de ; PEREIRA, Fernanda F. O. ; SOUZA, Vinicius Vasconcelos ; Nakasu,E.Y.T. ; Paes, J.S.O. ; TELES, Érica ; SILVIE, Pierre ; Miranda, J. ; SCOMPARINI, Ana Luiza ; Oliveira, J.E. ; Barroso, P.A.V. ; SUJII, E. R. ; Fontes, E. . Fauna de abelhas em espécies cultivadas e não cultivadas de algodão Gossypium spp, em diferentes regiões do Brasil.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

16.
Nakasu,E.Y.T. ; Dias, S.C. ; PIRES, C. S. S. ; Togni, P.H.B. ; Ayres, K.F. ; Silva, I.S. ; Macedo, T.R. ; SUJII, E. R. ; Fontes, E.M.G. . Protocolo para avaliação dos efeitos de proteínas tóxicas a insetos-praga sobre o predador Cycloneda sanguinea (Coleoptera: Coccinelidae).. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

17.
SUJII, E. R. ; Togni, P.H.B. ; Nakasu,E.Y.T. ; P. H. Ribeiro ; BESERRA, V. A. ; Macedo, T.R. ; PIRES, C. S. S. ; Fontes, E.M.G. . Metodologia para avaliação do impacto de algodão Bt sobre a biologia do pulgão do algodoeiro, Aphis gossypii.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

18.
RIBEIRO, P. A. ; Diniz, I.R. ; SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; Fontes, E.M.G. . Estimativa da População de Anthonomus grandis na safra e entressafra do algodoeiro no cerrado de Brasília.. Brasília - DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2006 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

19.
SUJII, E. R. ; V.A.BESERRA, ; RIBEIRO, P H ; SANTOS, P V da Silva ; SILVA, K F A de S ; MACEDO, T R ; PIRES, C. S. S. ; SCHMIDT, F G V ; FONTES, E. ; LAUMANN, R A . Identificação de inimigos naturais e avaliação de controle biológico natural do pulgão, Aphis gossypii GLOVER (HOMOPTERA.:APHIDIDAE) e da lagarta do curuquerê, Alabama argillacea HÜBNER (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE) na cultura do algodoeiro.. Brasília: Embrapa, 2005 (Publicações da Série Embrapa).

20.
LAUMANN, R ; RIBEIRO, P H ; PIRES, C S S ; SCHMIDT, F G V ; BORGES, M ; MORAES, M C B de ; SUJII, e R . Diversidade de crisomelídeos-pragas (Coleoptera: Chrysomelidae) no Distrito Federal.. Brasília 2004 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

21.
PIRES, C. S. S.; ARPAIA, S ; FONSECA, V L I ; SILVEIRA, F A . Impactos sobre organismos não-alvo e biodiversidade - Polinizadores, espécies visitantes florais e espécies de interesse cultural e conservacionista. IN GMO Guidelines Project. D. Capalbo e E. Fontes (Ed).. Brasília: Embrapa, 2004 (Publicações da Série Embrapa - Documentos).

22.
LAUMMAN, R ; RIBEIRO, P. H. ; RAMOS, N. ; PIRES, C. S. S. ; SCHMIDT, F. G. ; BORGES, M ; Moraes, M.C.B. ; SUJII, E. R. . Rítmos diários de atividades comportamentais de Diabrotica spediosa (Germar 1824) (Coleoptera: Chrysomelidae) relacionados à temperatura.. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2003 (Publicações da Série Embrapa - Comunicado Técnico).

23.
SUJII, e R ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, e M G ; PEREIRA, F O ; PINHEIRO, e M ; PORTILHO, T ; SCHMIDT, F G V ; FARIA, M R . Metodologia para avaliação do impacto de inseticidas químicos e biológico sobre a ocorrência de insetos-pragfa e seus inimigos naturais em plantas de algodão no Distrito Federal.. Brasília: Embrapa, 2003 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

24.
SCHIMIDT, F G V ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e R ; BORGES, M ; PANTALEÃO, D C ; LACERDA, A L ; AZEVEDO, V C R . Comportamento e captura das fêmeas de Euschistus heros em armadilhas iscadas com feromônio sexual.. Brasília: Embrapa, 2003 (Publicações da Série Embrapa - Comunicado Técnico).

25.
SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; SCHMIDT, F. G. ; ALVES, R. T. ; FARIA, M R . Metodologia de amostragem de ninfas e avaliação preliminar de fungos entomopatogênicos contra a mosca branca do meloeiro. Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2002 (Publicações da Série Embrapa - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento).

26.
FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, e R . Painel de especialistas sobre impactos potenciais ao meio ambiente do algodão geneticamente modificado resistente a insetos.. Brasília: Embrapa, 2002 (Publicações da Série Embrapa - Documentos).

27.
SUJII, E. R. ; PIRES, C. S. S. ; SCHIMIDT, F V V ; ARMANDO, M. S. ; PAIS, J. S. O. ; SANTOS, H. M. ; M.M.BORGES, ; R.G.CARNEIRO, ; J.C.V.VALLE, . Recomendações para o controle biológico de insetos-praga na soja orgânica no Distrito Federal 2001 (Publicações da Série Embrapa).

28.
BORGES, M. M. ; VALLE, J. C. V. ; CARNEIRO, R. G. ; COSTA, E. A. ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Produção de soja orgânica no Distrito Federal: Estudo de Caso. Brasília 2001 (Publicações da Série Emater).

29.
PIRES, C. S. S.; SUJII, E. R. ; BORGES, M ; SCHIMIDT, F V V ; ZARBIN, P. H. G. ; AZEVEDO, V C R ; LACERDA, A L ; PANTALEÃO, D. . Ação cairomonal de componentes do feromônio de alarme do percevejo verde pequeno da soja Piezodorus guildinii sobre o parasitóide de ovos Telenomus podisi. Brasília 2001 (Publicações da Série Embrapa).

30.
PIRES, C. S. S.; SUJII, e ; SCHIMIDT, F V V ; BORGES, M ; SANTOS, H. M. ; PAIS, J. S. O. . Potencial de utilização de armadilhas iscadas com o feromônio sexual do percevejo marrom, Euschistus heros: uma nova metodologia para o monitoramento populacional de percevejos praga da soja. Brasília 2000 (Publicações da Série Embrapa).

31.
SUJII, E. R. ; GARCIA, M. A. ; PIRES, C. S. S. ; FONTES, E. G. ; OLIVEIRA, C. ; O'NEIL, R. J. . Modelagem e simulação da dinâmica populacional da cigarrinha das pastagens Deois flavopicta. Brasília 1999 (Publicações da Série Embrapa).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIRES, C. S. S.. Conexão Ciência - Desaparecimento das Abelhas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIRES, CSS; MENEZES, C. ; CAMPOS, L. A. O. . I Curso sobre Meliponicultura e Uso de Abelhas para Polinização de Cultivos Agrícolas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Pires, C. S. S.; COELHO, M. V. S. ; Alexandre, J. . Princípios de Avaliação de Risco Ambiental de Plantas Geneticamente Modificadas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
PIRES, C. S. S.; OMOTO, C. . Capacitação em Avaliação de Risco de Plantas Geneticamente Modificadas: Biossegurança Ambiental e Manejo de Fluxo Gênico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PIRES, C. S. S.; Torres, J. ; SIQUEIRA, H. A. A. . Capacitação em Avaliação de Risco de Plantas Geneticamente Modificadas: Biossegurança Ambiental e Manejo de Fluxo Gênico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
PIRES, C. S. S.; Resende, R. . Capacitação em Avaliação de Risco de Plantas Geneticamente Modificadas: Biossegurança Ambiental e Manejo de Fluxo Gênico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
PIRES, C. S. S.; FONTES, e M G ; SUJII, E. R. . Tópicos Especiais em Entomologia ? Avaliação Ecológica de Risco (ARA): Espécies Invasoras e Organismos Geneticamente Modificados. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PIRES, C. S. S.; E.M.G.FONTES ; SUJII, E. R. . Tópicos Especiais em Entomologia ? Avaliação Ecológica de Risco (ARA): Espécies Invasoras e Organismos Geneticamente Modificados.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
PIRES, C. S. S.. Aula: Biossegurança de plantas geneticamente modificadas durante o curso "Capacitação de recursos humanos em biossegurança de plantas e microrganismos geneticamente modificados". 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, D. F.; PIRES, C. S. S.. Participação em banca de Dílvia Ferreira da Silva. Avaliação de atrativos químicos e diversidade de Lutzomyia spp.(Diptera: Psychodidae) em fragmentos da mata Atlântica na região metropolitana do Recife. 2001 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
BEZERRA, M. A. S.; PIRES, C. S. S.. Participação em banca de Mary Ann Saraiva Bezerra. Ecologia de mosca branca Bemisia tabaci Raça B e seus inimigos naturais no sistema tomate X plantas invasoras do semi-árido. 2001 - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
GERK, A. O.; PIRES, C. S. S.; EIRAS, Á. E.; FERREIRA, P. S. F.; ZANÚNCIO, J. C.; VILELA, E. F.. Participação em banca de Andreia de Oliveira Gerk. Biologia da mosca branca Trialeurodes vaporariorum (Homoptera: Aleyrodidae), e atração do parasitóide Encarsi formosa (Hymenoptera: Aphelinidae) pelo complexo planta-hospedeiro. 1993. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
VIANA, A. M. M.; PIRES, C. S. S.; VILELA, E. F.; LUCIA, M. T. M. C. D.; THIEBAUT, J. T. L.; ZANÚNCIO, J. C.. Participação em banca de Ana Maria Matoso Viana. Comportamento de agregação e acasalamento de Cosmopolites sordidus (Coleoptera: Curculionidae), mediado por semioquímicos, em olfatômetro.. 1992. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.

Teses de doutorado
1.
CAMPOS, L. A. O.; PIRES, C. S. S.; Pallini, A.; SILVEIRA, F A; Pereira, E.J.G.. Participação em banca de MARIA AUGUSTA LIMA SIQUEIRA. Biossegurança da proteína Cry1Ac sintetizada pelo algodão geneticamente modificado em abelhas indígenas sem ferrão e africanizadas. 2008. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
CORREA-FERREIRA, B. S.; PIRES, C. S. S.; SOSA-GOMEZ, D.. Participação em banca de Wilsimar A.A. Peres. Aspectos Bioecológicos e Táticas de Manejo dos Percevejos Nezara viridula (Linnaeus), Euschistus heros (Fabricius) e Piezodorus guildinii (Westwood) (Hemiptera: Pentatomidae) em Sistema de Cultivo de Soja Orgânica.. 2004. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIRES, C. S. S.; JUNQUEIRA, Ana Maria Resende. Participação em banca de Danielle Corrêa Pantaleão.Comunidades de artrópodos em plantios de soja convencional e orgânico no Distrito Federal.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CIAMPI, A Y; PIRES, C. S. S.; AZEVEDO, J. L.; Assad, A.L.. Concurso Público para Chefe Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. 2007. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
20° Congresso Brasileiro de Apicultura - 6° Congresso Brasileiro de Meliponicultura. Projeto Rede de Polinizadores do Brasil. 2014. (Congresso).

2.
XXV Congresso Brasileiro de Entomologia.Simpósio - Abelhas nos Agroecossistemas: polinização e agrotóxicos. 2014. (Simpósio).

3.
Dia de Campo - Apresentação dos Resultados do Projeto Polinizadores do Algodoeiro no Brasil.Importância da Polinização para produção do algodoeiro. 2013. (Outra).

4.
Dia de Campo - Apresentação dos Resultados do Projeto Polinizadores do Algodoeiro no Brasil.Importância da Polinização para produção do algodoeiro. 2013. (Outra).

5.
Dia de Campo da Emater/DF sobre Produção Agroecológica.Dia de campo da Emater - Biodiversidade de insetos benéficos nos sistemas agroecológicos: abelhas e inimigos naturais. 2012. (Outra).

6.
III Seminário de Agroecologia do Distri Federal e Entorno.?Oficina: Biodiversidade e Serviços do Ecossistema?, apresentando palestra e realizando atividade didática sobre controle biológico e polinização nos ambientes agrícolas.. 2012. (Oficina).

7.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Participação no stand da Emater expondo material sobre abelhas e polinizaçã.. 2012. (Feira).

8.
XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Serviços do Ecossistema: Polinização nos Sistemas Agroflorestais.. 2012. (Congresso).

9.
VIII Encontro de Abelhas.Avaliação de Risco do Algodão GM sobre os Visitantes Florais dos Algodoeiros.. 2008. (Simpósio).

10.
XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação de risco do Algodão Bt sobre a Polinização do Algodoeiro no Brasil.. 2008. (Congresso).

11.
V Congresso Brasileiro de Biossegurança. Avaliação de risco do Algodão Bt sobre a Polinização do Algodoeiro no Brasil.. 2007. (Congresso).

12.
Third Meeting of the Conference of the Parties of the Cartagena Protocol.Cotton pollinators and on-going research in support of risk assessment.. 2006. (Outra).

13.
Workshop do Projeto ?Prospecção e caracterização de populações das espécies do gênero Gossypium nativas ou naturalizadas do Brasil".Fauna de abelhas em algodoeiro, Gossypium spp, em diferentes regiões do Brasil.. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
QUINTELA, E. ; PIRES, C . XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. 2014. (Congresso).

2.
Pires, C. S. S.; SUJII, E. R. ; Pires, V.C. ; Albuquerque, F.A. ; RODRIGUES, W. A. . Dia de Campo do projeto Rede de Polinizadores do Algodoeiro no Brasil. 2013. (Outro).

3.
Carneiro, R.G. ; Pires, C. S. S. . III Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. 2012. (Congresso).

4.
Monnerat, R. ; Borges, M. ; PIRES, C. S. S. . X Simpósio de Controle Biológico - Siconbiol. 2007. (Congresso).

5.
CAPALBO, Deise ; FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . GMO ERA Project - Phase II: Second Workshop in Brazil of Development of Teaching Tools for the Expert Teaching Team. 2007. (Outro).

6.
FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . GMO ERA Project - Phase II: First Workshop in Brazil of Development of Teaching Tools for the Expert Teaching Team. 2006. (Outro).

7.
FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Workshop Brazil of the GMO Guidelines Project - Development of International Scientific Biosafety Testing Guidelines for Transgenic Plants.. 2003. (Outro).

8.
FONTES, e M G ; PIRES, C. S. S. ; SUJII, E. R. . Painel de Especialistas para discutir os Impactos Ambientais Potenciais do Plantio Comercial no Brasil de Algodão Geneticamente Modificado para Resistência a Insetos.. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Lucas Santos Rosa. Coleção Entomológica de Trabalho da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Paulistano, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. (Orientador).

2.
Rafaela Assunção. Monitoramento de insetos herbívoros em unidades de produção de hortaliças em transição agroecológica no Distrito Federal: foco nos insetos-praga e polinizadores.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. (Orientador).

3.
Gabriel Borges. Monitoramento de insetos herbívoros em unidades de produção de hortaliças em transição agroecológica no Distrito Federal: foco nos insetos-praga e polinizadores.. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Gisele de Araújo Chagas. Ocorrência da diapausa em populações do bicudo do algodoeiro nas condições climáticas do Centro-Oeste. Início: 2010 - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. (Orientador).

5.
Lorenna Karolyne Bravo. Fenologia do bicudo do algodoeiro, Anthonomus grandis, na região do Distrito Federal.. Início: 2010 - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Wallyson Aguinelo Rodrigues. Avaliação do deficit de polinização em áreas de agodoeiro cultivado no sistema agroecológico.. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Global Environmental Facility. (Orientador).

2.
Paulo Henrique de Oliveira. Inventário dos visitantes florais do algodoeiro colorido cultivado no sistema orgânico.. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
THIAGO HENRIQUE Ribeiro PEREIRA. Inventário dos visitantes florais do algodoeiro colorido cultivado no sistema orgânico nas áreas do Assentamento Vele do Bijuí- GO.. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Viviane Cardoso Pires. Abelhas polinizadoras do algodoeiro no Brasil. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Karoline Torezani. Avaliação dos visitantes florais do algodoeiro na região Centro Oeste.. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

6.
JOSÉ LEOMAR RODRIGUES PEREIRA. Inventário dos visitantes florais do algodoeiro colorido cultivado no sistema orgânico nas áreas do Assentamento Vale do Bijuí... Início: 2010. Orientação de outra natureza. Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raul Alberto Laumann. Polinização da aboboreira (Cucurbita pepo L.): um estudo sobre a comunidade de abelhas em sistemas orgânicos e convencionais de produção no Distrito Federal.. 2015. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Carmen Silvia Soares Pires.

2.
Viviane Cardoso Pires. Biologia Floral de Gossypium barbadense e Abelhas Potencialmente Carreadoras de Pólen de Gossypium hirsutum latifolium para Gossypiumbarbadense (Malvaceae) no Distrito Federal: Subsídios para a Análise de Risco de Fluxo Gênico de Algodoeiros Geneticamente Modificados no Brasil.. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carmen Silvia Soares Pires.

3.
Carolina Ferreira Cardoso. Abelhas (Hymenoptera, Apoidea) nas flores do algodoeiro (Gossypium hirsutum latifolium cv. Delta Opal - Malvaceae) no Distrito Federal - ¬ contribuição aos estudos de biossegurança, no contexto da introdução de variedades transgênicas no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Coorientador: Carmen Silvia Soares Pires.

Tese de doutorado
1.
Annelise Souza Rosa. Efeitos da exposição das abelhas Bombini, Apini e Meliponini ao neonicotinóide tiametoxam e uso de Scaptotrigona aff. depilis como bioindicador. 2014. Tese (Doutorado em Entomologia) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carmen Silvia Soares Pires.

2.
MARIA AUGUSTA LIMA SIQUEIRA. Avaliação dos efeitos da toxina Cry1Ac do Bacillus thuringiensis em abelhas indígenas sem ferrão e africanizadas.. 2008. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Carmen Silvia Soares Pires.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KAROLINE RIBEIRO DE SÁ TOREZANI. ABELHAS (HYMENOPTERA: APOIDEA) POSSÍVEIS POLINIZADORES DAS FLORES DO ALGODOEIRO (GOSSYPIUM HIRSUTUM VAR. MARIE GALANTE) EM UMA ÁREA DO DISTRITO FEDERAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

2.
Ricardo Saad Vieira. Efeito do Plantio do Algodão Geneticamente Modificado: Metodologia para o monitoramento do impacto sobre pragas e inimigos naturais em plantios pós-liberação comercial. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biologia) - Universidade Católica de Brasília. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

3.
Érica Teles. Inventário de visitantes florais do algodão na região de Rondonópolis, MT.. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - União de Escolas Superiores de Rondonópolis. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

4.
Daniele Correa Pantaleão. Comunidades de artrópodos em plantios de soja convencional e orgânico no Distrito Federal.. 2003. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

Iniciação científica
1.
Gabriel Borges. Abelhas e seu uso na polinização de cultivos protegidos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

2.
Rafaela Assunção. Abelhas e seu uso na polinização de cultivos protegidos. 2017. Iniciação Científica - Universidade Católica de Brasília, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

3.
Gabriel Borges. Abelhas e seu uso na polinização de cultivos protegidos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

4.
Thiara de Almeida Bernardes. Avaliação de risco de proteínas entomotóxicas com potencial para utilização em algodão geneticamente modificado sobre insetos benéficos.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

5.
Pablo Bernardo Costa das Chagas. Biologia floral e a biologia de polinização de duas espécies de algodoeiro, Gossypium hirsutum e Gossypium barbadense.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

6.
Jacqueline A. Gonçalves. Avaliação de risco de proteínas expressas no algodoeiro GM sobre insetos benéficos: efeitos sub-letais e conseqüência sobre as populações de predadores.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

7.
João Paulo Salame Almeida. Biologia floral e a biologia de polinização de duas espécies de algodoeiro, Gossypium hirsutum e Gossypium barbadense.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Fundo de Apoio a Cultura do Algodão. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

8.
Vinícius Alves Ferreira. Avaliação de risco de proteínas entomotóxicas com potencial para utilização em algodão geneticamente modificado sobre insetos benéficos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

9.
Erich Yukio Tempel Nakasu. Análise de risco do algodão geneticamente modificado para resistência a insetos sobre polinizadores.. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

10.
Laura Altafin Cavéchia. Biologia floral e identificação dos principais polinizadores de Gosypium hirsutum latifolium (Malvaceae).. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade de Brasília, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

11.
Gisele Moreira de Oliveira. Inventário de visitantes florais do algodão em diferentes regiôes de produção de algodão.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

12.
Vinicius Vasconcelos Souza. Distribuição geográfica, conservação e utilização do Gossypium barbadense nas regiões do Distrito Federal - DF e nordeste de Minas Gerais - MG.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

13.
Fernanda F. O. Pereira. Levantamento preliminar de visitantes florais do algodão na região do Distrito Federal.. 2004. 8 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Católica de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

14.
Rafael Curado Fleury. Utilização de semioquímicos, feromônios sexuais e cairomônios, no manejo integrado dos percevejos, Piezodorus guildinii e Euschistus heros, pragas da soja.. 2002. 10 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

15.
Gilson Pereira Leite. Utilização de semioquímicos, feromônios sexuais e cairomônios, no manejo integrado dos percevejos, Piezodorus guildinii e Euschistus heros, pragas da soja.. 2001. 12 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

16.
Vânia Cristina Rennó Azevedo. Atividade cairomonal dos principais compostos do feromônio de alarme do percevejo verde pequeno, Piezodorus guildinii, sobre o parasitóide de ovos Telenomus podisi.. 2000. 13 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

17.
João Ricardo M. de Almeida. Utilização de semioquímicos, feromônios sexuais e cairomônios, nomanejo integrado dos percevejos, Piezodorus guildinii e Euschistus heros, pragas da soja.. 1999. 15 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

18.
Ana Luiza Machado Lacerda. Utilização de semioquímicos, feromônios sexuais e cairomônios, no manejo integrado dos percevejos, Piezodorus guildinii e Euschistus heros, pragas da soja.. 1999. 11 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade de Brasília, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

19.
Cristiane Oliveira. Testando a hipótese da relação entre a preferência de oviposição das fêmeas e o desempenho da prole em Deois flavopicta 9Homoptera: Cercopidae), uma praga de pastagem na região Central do Brasil.. 1997. 11 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

20.
Christinne Caldas Beserra. Testando a hipótese da realção entre a preferência de oviposição das fêmeas e o desempenho da prole em Deois flavopicta (Homoptera: Cercopidae), uma praga de pastagem na região Central do Brasil.. 1996. 14 f. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.

Orientações de outra natureza
1.
Aline Costa Botelho. Biologia floral e a biologia de polinização de Gossypium hirsutum var. Marie gallate, algodoeiro Mocó. 2008. Orientação de outra natureza - Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos. Orientador: Carmen Silvia Soares Pires.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES2016PIRES, CARMEN SÍLVIA SOARES; PEREIRA, FÁBIA DE MELLO ; LOPES, MARIA TERESA DO RÊGO ; NOCELLI, ROBERTA CORNÉLIO FERREIRA ; MALASPINA, OSMAR ; PETTIS, JEFFERY STUART ; TEIXEIRA, ÉRICA WEINSTEIN . Enfraquecimento e perda de colônias de abelhas no Brasil: há casos de CCD?. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online), v. 51, p. 422-442, 2016.

2.
2DICKS, L. V.2016DICKS, L. V. ; VIANA, B. ; BOMMARCO, R. ; BROSI, B. ; ARIZMENDI, M. D. C. ; CUNNINGHAM, S. A. ; GALETTO, L. ; HILL, R. ; LOPES, A. V. ; PIRES, C. ; TAKI, H. ; POTTS, S. G. . Ten policies for pollinators. SCIENCE (NEW YORK, N.Y.: ONLINE), v. 354, p. 975-976, 2016.


Livros e capítulos
1.
PIRES, C S S ; Pires, V.C. ; RODRIGUES, W. A. ; TOREZANI, K. R. S. ; SANTIAGO, F. ; Albuquerque, F.A. ; SUJII, E. R. . Plano de manejo para polinizadores em áreas de algodoeiro consorciado no Nordeste do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Funbio, 2015. v. 1. 40p .

1.
PAULA, D P ; ANDOW, DAVID A. ; PIRES, C S S ; SUJII, E. R. . Impacto da introdução de pragas sobre a biodiversidade. In: Regina Lúcia Sugayama; Marcelo Lopes da Silva; Suely Xavier de Brito Silva; Luis Carlos Ribeiro, Luís Eduardo Pacifici Rangel. (Org.). Defesa Vegetal - Fundamentos, Ferramentas, Políticas e Perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Scalla Gráfica, 2015, v. , p. 79-101.

2.
SUJII, E. R. ; PIRES, CARMEN S. S. . Plantas hospedeiras do bicudo do algodoeiro. In: Jean Louis Belot. (Org.). O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis BOH., 1843) nos cerrados brasileiros: Biologia e medidas de controle. 1ed.Cuiabá: Instituto Matogrossence do Algodão, 2015, v. 2, p. 61-78.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Barga, B. ; PIRES, C S S . Abelhas: Sem elas, sem vida!. Beach&Co, São Paulo, SP, p. 61 - 81, 18 mar. 2014.


Cursos de curta duração ministrados
1.
PIRES, CSS; MENEZES, C. ; CAMPOS, L. A. O. . I Curso sobre Meliponicultura e Uso de Abelhas para Polinização de Cultivos Agrícolas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pires, C. S. S.; SUJII, E. R. ; Pires, V.C. ; Albuquerque, F.A. ; RODRIGUES, W. A. . Dia de Campo do projeto Rede de Polinizadores do Algodoeiro no Brasil. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Atualmente sou membro da Diretoria da Sociedade Entomológica do Brasil - SEB para o período de 2016-2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:44:17