Yeshwant Ramchandra Mehta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9422977413149415
  • Última atualização do currículo em 29/06/2012


Possui graduação em B Sc Ag pela Vikram University Ujjain India(1960), mestrado em Master Of Science In Agriculture pela Vikram University Ujjain India(1962), doutorado em Doctor Of Phylosophy In Agriculture pela Poona University Poona India(1967) e pós-doutorado pela University Of Wageningen(1979). Atualmente é Pesquisador, Coordenador da Área de |Proteção do Instituto Agronômico do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade. Atuando principalmente nos seguintes temas:Fungos de solo simbiosis. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Yeshwant Ramchandra Mehta
Nome em citações bibliográficas
MEHTA, Y. R.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Agronômico do Paraná, Area de Proteçao de Plantas, Laboratório de Fitopatologia.
Rodovia Celso garcia Cid- Km 375 - Três marcos
Três Marcos
86074-900 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 481
Telefone: (43) 376200
Ramal: 2318
Fax: (43) 3762101
URL da Homepage: http://www.celepar.br/iapar


Formação acadêmica/titulação


1964 - 1967
Doutorado em Doctor Of Phylosophy In Agriculture.
Poona University Poona India.
Título: A survey of fungi occurring in some soils of maharastra State with special reference to their biological activities and associative action on some soil bacteria, Ano de obtenção: 1967.
Orientador: Dr V.P. Bhide.
Palavras-chave: Fungos de solo simbiosis.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
1960 - 1962
Mestrado em Master Of Science In Agriculture.
Vikram University Ujjain India.
Título: Adaptation of three species of Alternaria to some fungicides,Ano de Obtenção: 1962.
Orientador: Dr L.K. Joshi.
Palavras-chave: Adaptação fungicidas resistência.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.
1956 - 1960
Graduação em B Sc Ag.
Vikram University Ujjain India.


Pós-doutorado


1968 - 1979
Pós-Doutorado.
University Of Wageningen.
Bolsista do(a): International Agricultural Center.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade / Especialidade: Fitopatologia.


Atuação Profissional



Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - Atual
Vínculo: dedicação integral, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Coordenador da Área de |Proteção, Carga horária: 40

Atividades

5/1974 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Area de Proteçao de Plantas, Laboratório de Fitopatologia.



Linhas de pesquisa


1.
Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças
2.
Incluindo Epidemiologia, Patologia de semente, identificação de fontes de resistencia, identificação de marcadores fortemente ligados a genes de resist~encia, produção de duplo haploides de trigo através de hibridação entre trigo e milho, caracterização p


Projetos de pesquisa


2007 - 2008
Desenvolvimento de metodologia (in vitro e in vivo) para determinação de sensibilidade de Ramularia areola do algodoeiro a alguns principios ativos dos grupos químicos de estrubilurina, e benzimidazol

Descrição: Normalmente a insensibilidade de patógenos fúngicos a fungicidas é criada através de mutação. A insensibilidade é criada devido alta pressão de inóculo e alta pressão de fungicida pertencente a só um grupo químico. Em 1981 foi criado um Comitê FRAC (Fungicide Resistance Action Committee) para coordenar ações para prevenir e/ou combater o problema de resistência. As estratégias de combate a resistência incluem; a) monitoramento de resistência; b) eliminação imediata de fungicida que criou resistência e sua substituição por fungicida de grupo químico diferente; c) uso racional de fungicida e seu uso somente quando necessário e não preventivo e; d) utilização de fungicida sistêmico juntamente com um fungicida não sistêmico. Tentativas no presente trabalho referem-se basicamente ao monitoramento da eficiência de alguns fungicidas que vêm sendo utilizados amplamente na cultura do algodão para o controle de ramularia no Brasil. O monitoramento, é o primeiro passo a ser tomado quando surge suspeita de insensibilidade, antes que o problema se estenda a outros municípios e regiões do Estado. Para este fim, primeiramente é indispensável o desenvolvimento de metodologias in vivo e/ou in vitro padronizadas e confiáveis, para cada grupo químico, quando cabível. Desta forma, pretende-se desenvolver metodologia (in vivo e/ou in vitro) para obter dados de pesquisa de laboratório que possam comprovar ou não a sensibilidade de alguns isolados de R. areola a fungicidas de três grupos químicos (estrobilurina, triazol, e benzimidazol), e sugerir estratégias anti-resistência para o controle sustentável de ramularia a fim de restringir os mutantes de R. areola apenas em áreas de sua ocorrência. A divulgação dos resultados inclusive das estratégias anti-resistência, será feita após a análise em conjunto com os pesquisadores do IAPAR e os representantes da FRAC do Brasil. O conhecimento adquirido através deste projeto contribuirá para um sistema eco-amigável de Manejo Integrado de Doença.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Yeshwant Ramchandra Mehta - Coordenador / Zandoná Carla - Integrante / Juliana Fonteque Pistori - Integrante / Glenda de Figueiredo Sanches - Integrante / Alessandra Cabral Leite Duim - Integrante.
Financiador(es): Fungicide Resistance Assessment Committee Brasil - Auxílio financeiro.
2006 - 2008
Identificação de marcadores moleculares (SSR) fortemente ligados a gene(s) de resistência a Ramularia areola em algodoeiro brasileiro

Descrição: O algodoeiro é uma cultura de alta importância para o Brasil. Nos últimos anos grande parte dos custos de produção foram atribuídos ao combate de novas pragas e doenças incluindo Ramularia causada por Ramularia areola. Há alguns anos atrás, a Ramularia era considerada a doença do final do ciclo da cultura, mas em anos recentes, ela é a doença de maior importância econômica em todas as regiões produtoras de algodão do Brasil, podendo ocasionar perdas apreciáveis em rendimento do algodão dependendo das condições climáticas. Pretende-se estudar I. - mecanismo de herança da resistência a R. areola e, II. - identificar marcadores moleculares ( Simple sequence repeat (SSR) , fortemente ligados a gene(s) de resistência a R. areola, utilizando a técnica de Bulk segregant analysis (BSA) . Estratégias de melhoramento convencional para resistência às doenças envolvendo piramidar genes de resistência são demoradas, onerosas e necessitam inoculações artificiais em casa de vegetação e campo. Ocasionalmente, as inoculações artificiais dão margem a dupla interpretação ou má interpretações devido os resultados inconsistentes provocados pelas condições ambientais adversas. Em anos recentes a técnica de seleção assistida por marcadores moleculares ( Marker assisted selection-MAS) , está sendo utilizada permitindo a seleção de plantas resistentes nas populações segregantes iniciais. A técnica de MAS permite identificar a presença de genes de resistência em populações segregantes (F2, F3 ) em apenas alguns dias e evita inoculações repetidas nas condições de campo. A técnica é baseada nas reações genotípicas e não nas reações fenotípicas da planta. A rápida identificação de plantas segregantes possuindo genes de resistência drasticamente reduz o número de plantas segregantes a serem testadas nas gerações subsequentes. Além disso, a técnica de MAS é mais precisa e confiável. A técnica de BSA inclui a formação de dois bulk - um homozigoto para resistência e outro homozigoto pa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Yeshwant Ramchandra Mehta - Coordenador / Tanara G Novais - Integrante / Priscila Fernanda Rocha Alves - Integrante.
2005 - 2009
Avaliação sobre a eficiência do xisto no controle dos principais patógenos de algumas culturas economicamente importantes para o Estado do Paraná

Descrição: As principais doenças de algumas culturas economicamente importantes para o Brasil incluindo o Estado do Paraná, vem causando prejuízos significativos em rendimento, geralmente, onerando o custo de produção, além de causar poluição ambiental. O subproduto Xisto contém silício e enxofre entre outros, os quais possuem eficiência no controle de algumas doenças de plantas. No entanto, não há informação de pesquisa sobre a eficiência da água do Xisto no controle de patógenos fúngicos e bacterianos causando diversas doenças. Pretende-se na primeira etapa do presente proposta, verificar a eficiência da água do Xisto no controle de principais patógenos de cereais de inverno, arroz, feijoeiro e algodoeiro, através dos ensaios in vivo e in vitro em condições de laboratório e de casa de vegetação. Dependendo dos resultados, na etapa posterior, alguns ensaios preliminares de campo serão realizados para compreender eficiência da água do Xisto em condições naturais de campo. Espera se que a utilização de água do Xisto controlará as principais doenças de culturas de alta importância econômica. Espera se que até o final de 2009, sejam estabelecidas e padronizadas técnicas para a utilização comercial de água do Xisto pelo menos para uma ou duas culturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Yeshwant Ramchandra Mehta - Coordenador / Maria Paula Nunes - Integrante / Priscila Fernanda Rocha Alves - Integrante / Lucilene P. Lopes - Integrante / Tanara G Novaes - Integrante.
Financiador(es): Petrobrás - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
14o Premio Destaque Tecnologico Banco do Brasil na Categoria Pesquisa, ADETEC - ACIL - Banco do Brasil.
1999
Diploma de mérito por serviços prestados, CREA- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná.
1994
Reconocimento al trabajo de formación de técnicos y agricultores de Santa Cruz, Bolivia, em manejo Integrado de Enfermedades, CIAT, Santa Cruz, Bolivia.
1994
Reconocimento al tyrabajo y esforcios realizados em investigación sobre soja e trigo em el Departamento de Santa Cruz, Bolivia, Associación de produtores de oleaginosas y trigo, ANAPo, Santa Cruz, Bolivia.
1994
Reconocimiento al trabaho e esforcios realizados sobre investigación em Manejo Integrado de Enfermedades de Trigo e Soja em el Departameiento de Santa Cruz, Bolivia, La Associación de profecionales del CIAT, Santa Cruz, Bolivia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHIMATTI, Carla Zandoná2012CHIMATTI, Carla Zandoná ; NOVAES, Tanara G ; Maria P. Nunes ; PAES, Almeida Wilson ; AGUIAR, Paulo H ; Morello, Camilo L. ; SCHUSTER, Ivan ; MEHTA, Y. R. . Mechanism of resistance and presence of different resistance genes to Ramularia areola in two cotton genotypes. Tropical Plant Pathology (Impresso), v. 37, p. 175-178, 2012.

2.
CARLA, Zandoná2011CARLA, Zandoná ; NOVAES, Tanara G ; NUNES, Maria Paula ; ALMEIDA, W. ; SCHUSTER, Ivan ; MEHTA, Y. R. . Demonstration of resistance mechanism and presence of different resistance genes to Ramularia areola in two cotton genotypes. Fitopatologia Brasileira (Impresso) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1982-5676 Tropical Plant Pathology (Impresso)), v. noPrel, p. No prelo, 2011.

3.
M. M. Kohli2011M. M. Kohli ; MEHTA, Y. R. ; GUZMAN, E. ; L. DE VIEDMA ; L. E. CUBILLA . Pyricularia Blast - a Threat to Wheat Cultivation. CZECH J GENET PLANT, v. 47, p. 130-134, 2011.

4.
NOVAES, Tanara G2011NOVAES, Tanara G ; PAES, Almeida Wilson ; SCHUSTER, Ivan ; AGUIAR, Paulo ; MEHTA, Y. R. . Herança de resistência do algodoeiro a Ramularia areola. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 37, p. 150-152, 2011.

5.
INDERBITZIN, P.2009INDERBITZIN, P. ; MEHTA, Y. R. ; BERBEE, M. L. . Phylogenetic studies of Pleorospora species withStemphylium anamorphs based on four loci: lack of separation of Pleospora herbarum and five new lineages. Mycologia, v. 101, p. 325-335, 2009.

6.
NUNES, Maria Paula2009NUNES, Maria Paula ; MEHTA, Angela ; AGUIAR, Paulo H ; CIA, Edivaldo ; PIZZINATO, Maria Angelica ; CHIAVEGATO, E. J. ; MEHTA, Y. R. . Análise da diversidade genética de isolados de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum do algodoeiro. Summa Phytopathologica (Impresso), v. 35, p. 257-259, 2009.

7.
Lucilene P. Lopes2008Lucilene P. Lopes ; Priscila F. R Alves ; Carla Zandoná ; Maria P. Nunes ; MEHTA, Y. R. . Meio semi-seletivo para detectar Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli em sementes de feijoeiro e sua erradicação através do tratamento de sementes com o fungicida tolylfluanid. Summa Phytopathologica, v. 34, p. 287-288, 2008.

8.
MEHTA, Y. R.2007MEHTA, Y. R. ; YR, Mehta . Manejo integrado de doenças em plantio direto. Revista Plantio Direto, v. XVII, p. 37-39, 2007.

9.
MEHTA, Y. R.2006MEHTA, Y. R. ; TEIXEIRA, Eliria A ; CUNHA, Helio ; ERIVALDO, José ; Onaur Ruano . Resposta diferencial das cultivares de algodeiro a Alternaria macrospora. Summa Phytopathologica, Botucatu, v. 32, n.2, p. 186-187, 2006.

10.
ZANDONÁ, Carla2006ZANDONÁ, Carla ; NOVAES, Tanara G ; MEHTA, Y. R. ; SCHUSTER, Ivan ; TEIXEIRA, Eliria A ; CUNHA, Helio . Herança de Resistência a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides em Algodoeiro Brasileiro. Fitopatologia Brasileira, Piracicaba, v. 31, p. 76-78, 2006.

11.
MEHTA, Y. R.2005MEHTA, Y. R. ; CARLA, Zandoná ; KELEN, Bibanco ; ERIVALDO, Jose ; PAES, Almeida Wilson ; TEIXEIRA, Eliria ; CUNHA, Helio C . Resposta diferencial de cultivares do algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 31, n.2, p. 142-145, 2005.

12.
MEHTA, Y. R.2005MEHTA, Y. R. . A Semi-Selective Agar Medium to Detect the Presence of Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum in Naturaly Infected Cotton Seed. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 30, p. 489-496, 2005.

13.
2005ZANDONÁ, Carla ; SCHUSTER, Ivan ; ALVES, Priscila Fernanda Rocha ; CLEIDE, Bomfeti ; KELEN, Bibanco ; LOPES, L. P. ; SILVA, R. B. . Mecanismo Genético de Resistência em Três Cultivares de Algodoeiro a Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum.. Fitopatologia Brasileira, v. 30, n.6, p. 647-649, 2005.

14.
MEHTA, Y. R.2004 MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Angela ; RIEDE, C. R. . Molecular and pathogenic variability of Pyrenophora tritici-repentis of wheat in Brazil. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, p. 436-444, 2004.

15.
MEHTA, Y. R.2004MEHTA, Y. R. . Resistência genética a principais doenças de trigo. Cultivar, Porto Alegre (No Prelo), p. 1-5, 2004.

16.
MEHTA, Y. R.2004MEHTA, Y. R. ; BOLOGNINI, Viviane ; KELEN, Bibanco ; NUNES, Maria Paula ; AGUIAR, Paulo ; CIA, Edivaldo ; PIZINATTO, Martia Angela ; CHAVEGATO, Jose e . Resistência de cultivares do algodoeiro a mancha angular causada por Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, p. 501-503, 2004.

17.
MEHTA, Y. R.2004MEHTA, Y. R. ; CASSETARI NETO, Daniel ; CIA, Edivaldo ; PIZINATTO, Maria Angela ; TEIXEIRA, Eliria ; CUNHA, Helio C . Variabilidade genetica entre isolados de Alternaria macrospora do algodoeiro. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, n.4, p. 481-487, 2004.

18.
BATURO, Anna2004BATURO, Anna ; MEHTA, Y. R. ; CZESLAW, Sadowski . Identification of genetic variability in Bipolaris sorokiniana isolates from wheat in Brasil. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, n.4, p. 470-474, 2004.

19.
NUNES, Maria Paula2004NUNES, Maria Paula ; MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Angela ; AGUIAR, Paulo ; CIA, Edivaldo ; PIZINATTO, Maria Angela ; CHIAVEGATO, Jose . Variabilidade genética entre os isolados de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum do algodoeiro. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, 2004.

20.
S, Urashima A2004S, Urashima A ; D, Martim ; C, Breno C R N ; B, Favaro D ; A, Arruda M ; MEHTA, Y. R. . New hosts of Magnaporte griea in Brazil - Relatinship hith blast of rice end wheat.. Japane Jounal Of Plant Pathology, Tokio, 2004.

21.
URASHIMA, Alfredo S2004URASHIMA, Alfredo S ; GOULART, Agusto Gp ; LAVORENT, Norberto A ; MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Yeshwant R . Resistance spectra of wheat cultivars and virulence diversity of Magnaporthe grisea isolates in Brazil. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 29, n.5, p. 511-518, 2004.

22.
MEHTA, Y. R.2004MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Angela ; RIEDE, Carlos R . Molecular and pathogenic variability of Pyrenophora tritici-repentis iosolates causing tan spot of wheat in the State of Paraná, Brazil.. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, n.4, p. 436-444, 2004.

23.
MEHTA, Y. R.2004MEHTA, Y. R. ; BOLOGNINI, Viviane ; BIBANCO, Kelen ; NUNES, Maria Paula ; AGUIAR, Paulo ; CIA, Edivaldo ; PIZZINATO, Maria Angelica ; CHAVEGATO, Jose e . Resistência a cultivares do algodoeiro a mancha angular causada por Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 30, n.4, p. 501-503, 2004.

24.
MEHTA, Y. R.2002 MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Angela ; ROSATO, Y. B. . ERIC and REP-PCR banding patterns and sequence analysis of the internal transcribed spacers of rDNA of Stemphylium solani isolates from cotton and tomato.. Current Microbiology, USA, v. 44, p. 323-328, 2002.

25.
MEHTA, Angela2002MEHTA, Angela ; MEHTA, Y. R. ; ROSATO, Y. B. . ERIC- and REP-PCR amplify non-repetitive fragments from the genome of Drechslera avenae and Stemphylium solani. FEMS Microbiology Letters, Alemanha, v. 211, n.ELSEVIER, p. 51-55, 2002.

26.
MEHTA, Y. R.2001MEHTA, Y. R. ; CARIAS ; TOLEDO, J. . Inheritance of resistance to Magnaporthe grisea in wheat. Summa Phytopathologica, Piracicaba, Brasil, v. 27, p. 300-304, 2001.

27.
MEHTA, Y. R.2001MEHTA, Y. R. . Genetic diversity between the Stemphylium solani from cotton. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 26, p. 703-709, 2001.

28.
MEHTA, Y. R.2001MEHTA, Y. R. . Molecular and pathogenic variability of Drechslera isolates from oats (avena sativa). Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 26, p. 590-596, 2001.

29.
MEHTA, Y. R.2001 MEHTA, Y. R. ; AAARIAS, C. . Herança da resistência a Stemphylium solani e insensibilidade a sua fitotoxina em cultivares de algodoeiro. Fitopatologia Brasileira, Brasília, v. 26, p. 761-765, 2001.

30.
MEHTA, Y. R.2000 MEHTA, Y. R. ; ANGRA, D. . Somaclonal variation for disease resistance in wheat and production of double haploids through wheat x maize hybrids.. Genetics and Molecular Biology, Riberão Preto, SP, v. 23, n.3, p. 617-622, 2000.

31.
MEHTA, Y. R.2000MEHTA, Y. R. ; BROGIN, R. . Phytotoxicity of a culture filtrate produced by Stemphylium solani of cotton. Plant Disease, Estados Unidos, No Prelo, v. 84, n.no.8, p. 838-842, 2000.

32.
MEHTA, Y. R.2000MEHTA, Y. R. ; FÚNGARO, M. H. . Integrated management of Spot Blotch of wheat-The state of art. Indian Phytopathology, Nova Delhi, India, p. 596-603, 2000.

33.
PC, F.1999PC, F. ; MEHTA, Y. R. ; NS, F. ; EM, R. . Fontes de resistencia em cultivares de algodoeiro a Stemphylium solani. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 25, n.3, p. 35-40, 1999.

34.
BURKLE, R.1999BURKLE, R. ; MEHTA, Y. R. ; FONSECA, N. . Reação de cultivares de algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 25, n.3, p. 91-94, 1999.

35.
MEHTA, Y. R.1999MEHTA, Y. R. . Ocorrencia de Drechslera spp. em aveia branca no Estado do Parana. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 25, n.3, p. 96-99, 1999.

36.
MEHTA, Y. R.1998MEHTA, Y. R. . Severe outbreak of Stemphylium leaf blight, a new disease of cotton in Brazil. Plant Disease, Estados Unidos, v. 82, p. 333-336, 1998.

37.
MEHTA, Y. R.1998MEHTA, Y. R. ; OLIVEIRA, M. . AVALIAÇÃO DE EFICIENCIA DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE MANCHA PRETA DO ALGODOEIRO. Summa Phytopathologica, pIRACICABA, v. 23, p. 232-234, 1998.

38.
MEHTA, Y. R.1998MEHTA, Y. R. ; BAIER, A. . Variação patogénica entre os isolados de Magnaporthe grisea atacando triticale e trigo no Estado do Paraná. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 24, p. 119-125, 1998.

39.
MEHTA, Y. R.1997MEHTA, Y. R. . CONSTRAINTS TOWARDS THE INTEGRATED MANAGEMENT OF SPOT BLOTCH OF WHEAT. Cimmyt Proceedings Inter Conf Helminthosporium Leaf Spot Diseases, MEXICO, 1997.

40.
MEHTA, Y. R.1997MEHTA, Y. R. ; TRILLER, C. . Efeito da idade da folha bandeira de trigo na expressão de resistencia a Bipolaris sorokiniana. Summa Phytopathologica, piracicaba, v. 23, p. 3-5, 1997.

41.
MEHTA, Y. R.1996MEHTA, Y. R. . INTERDISCIPLINARY INTEGRATION- A PREREQUISITE TO INTEGRATED DISEASE MANAGEMENT PROGRAMS (IDM). Journal Of Mycology And Plant Pathology, UDAIPUR INDIA, v. 26, p. 178-184, 1996.

42.
MEHTA, Y. R.1996MEHTA, Y. R. ; CAMPOS, L. ; GUZMAN, E. . RESISTENCIA GENETICA DE CULTIVARES DE TRIGO A BIPOLARIS SOROKINIANA. Fitopatologia Brasileira, BRASILIA, v. 21, p. 455-459, 1996.

43.
MEHTA, Y. R.1996MEHTA, Y. R. . RESISTENCIA GENETICA DE CULTIVARES DE TRIGO A XANTHOMONAS CAMPESTRIS PV. UNDULOSA. Summa Phytopathologica, PIRACICABA, v. 22, p. 216-221, 1996.

44.
MEHTA, Y. R.1993MEHTA, Y. R. ; BASSOI, M. . Guazathine plus as a seed dressing bactericide to eradicate Xanthomonas campestris pv. undulosa from wheat seed. Seed Science Technology, Cambridge, Inglaterra, v. 21, p. 9-24, 1993.

45.
BRAGARD, C.1993BRAGARD, C. ; MEHTA, Y. R. ; MARAITE, H. . Serodiagnostic assays vs. routine techniques to detect the presence of Xanthomonas campestris pv. undulosa in wheat seeds. Fitopatologia Brasileiras, Brasilia, v. 18, n.42, p. 42-50, 1993.

46.
MEHTA, Y. R.1992MEHTA, Y. R. ; RIEDE, C. ; CAMPOS, L. ; KOHLI, M. . Integrated management of major wheat diseases in Brazil - an example for the Southern cone region of Latin-America. Crop Protection, Estados Unidos, v. 11, p. 517-524, 1992.

47.
MEHTA, Y. R.1990MEHTA, Y. R. . Management of xanthomonas campestris pv. undulosa through cereal seed testing. Seed Science Technology, Cambridge Inglaterra, v. 18, p. 467-476, 1990.

48.
MEHTA, Y. R.1986MEHTA, Y. R. ; MOHAN, S. . Estudos sobre Xanthomonas campestris pv. undulosa em trigo e triticale no Estado do Paraná. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 10, p. 447-453, 1986.

49.
MEHTA, Y. R.1985MEHTA, Y. R. ; IGARASHI, S. . Fungos associados a sementes de trigo (triticum aestivum) e seus efeitos na formação do sistema radicular das plantas. Revista Brasileira de Sementes, Brasilia, v. 3, p. 139-159, 1985.

50.
DIEHL, J.1983DIEHL, J. ; OLIVEIRA, M. ; IGARASHI, S. ; MEHTA, Y. R. ; GOMES, L. . Levantamento da ocorrencia de doençasdo sistema radicular do trigo no Paraá. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 9, p. 179-188, 1983.

51.
IGARASHI, S.1983IGARASHI, S. ; MEHTA, Y. R. ; NAZARENO, N. . Ocorrencia de Sclerotium rolfssi na cultura de trigo. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 8, p. 513-515, 1983.

52.
MEHTA, Y. R.1981MEHTA, Y. R. . Identification of races of helminthosporium sativum on wheat in Brazil. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 16, n.3, p. 391-396, 1981.

53.
MEHTA, Y. R.1981MEHTA, Y. R. . Conidial production, sporulation period and lesion extension of Helminthosporium sativum of wheat. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasilia, v. 16, n.1, p. 77-79, 1981.

54.
MEHTA, Y. R.1979MEHTA, Y. R. ; NAZARENO, N. ; IGARASHI, S. . levantamento de doenças de trigo no Estado do paraná. Fitopatologia Brasileira, Brasilia, v. 4, p. 127-128, 1979.

55.
MEHTA, Y. R.1978MEHTA, Y. R. ; IGARASHI, S. . Partial resistance in wheat against Puccinia recondita - A new view on its detection and measuring. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 5, p. 90-100, 1978.

56.
MEHTA, Y. R.1978MEHTA, Y. R. ; NAZARENO, N. ; IGARASHI, S. . Avaliação de perdas causadas por doenças do trigo. Summa Phytopathologica, piracicaba, v. 5, p. 113-117, 1978.

57.
MEHTA, Y. R.1978MEHTA, Y. R. ; IGARASHI, S. ; NAZARENO, N. . Um novo criterio para avaliar fungicidas contra doenças foliares do trigo. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 4, p. 55-66, 1978.

58.
MEHTA, Y. R.1977MEHTA, Y. R. ; ALMEIDA, M. . Nota sobre maturação de escostroma de Pyrenophora trichostroma. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 3, p. 159-161, 1977.

59.
MEHTA, Y. R.1975MEHTA, Y. R. . Leptosphaeria nodorum in Brazil and its importance. Plant Disease, Estados Unidoa, v. 59, p. 404-406, 1975.

60.
MEHTA, Y. R.1975MEHTA, Y. R. . Septoria avenaria f. sp. triticea in Brazil. Plant Disease Reporter, Estados Unidos, p. 404-404, 1975.

61.
MEHTA, Y. R.1975MEHTA, Y. R. . Mancha foliar do trigo causada por Pyrenophora trichostroma. Summa Phytopathologica, Piracicaba, v. 1, p. 283-288, 1975.

62.
MEHTA, Y. R.1972MEHTA, Y. R. ; PAYAK, M. ; RENFRO, B. . A stalk rot of maize hetherto unrecorded from India. Indian Phytopathology, Nova Delhi, India, v. 25, p. 215-215, 1972.

63.
MEHTA, Y. R.1970MEHTA, Y. R. ; ZADOKS, J. . Note on the miniaturizes cyclone spore collecter. Netherlands Journal Of Plant Pathology, Holanda, v. 77, p. 60-63, 1970.

64.
MEHTA, Y. R.1970MEHTA, Y. R. ; ZADOKS, J. . Uredospore production and sporulation period of Puccinia recondita f. sp. triticina on primary leaves of wheat. Netherlands Journal Of Plant Pathology, Holanda, v. 16, p. 267-276, 1970.

65.
PUPIPAT, U.1969PUPIPAT, U. ; MEHTA, Y. R. ; SATANIMI, L. . Pycnidial stage of charcoal rot inciting fungus on sorghum. Indian Phytopathology, Nova Delho, India, v. 22, p. 384-386, 1969.

66.
MEHTA, Y. R.1969MEHTA, Y. R. ; BHIDE, V. . Solubilization of tricalcium phosphate by some soil fungi. Indian Journal Of Experimental Biology, Nova Delhi, India, v. 8, p. 228-229, 1969.

67.
MEHTA, Y. R.1969MEHTA, Y. R. ; PUPIPAT, U. . A stalk rot of maize caused by Colletotrichum graminicolum. Indian Phytopathology, Nova Delhi, India, v. 22, p. 346-348, 1969.

68.
MEHTA, Y. R.1968MEHTA, Y. R. ; PUPIPAT, U. . Occurrence of Botryodiplodia phaseoli, the pycnidial stage of charcoal rot inciting fungus on maize. Indian Phytopathology, Nova Delhi, India, v. 21, p. 243-247, 1968.

69.
ULLASA, B.1967ULLASA, B. ; MEHTA, Y. R. ; PAYAK, M. ; RENFRO, B. . Xanthomonas lubrilineans on maize in India. Indian Phytopathology, Nova Delhi, India, v. 20, p. 77, 1967.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
JL, D. C. (Org.) ; BELOT, J. (Org.) ; MICHAEL, B. (Org.) ; MEHTA, Y. R. (Org.) . Manual de Identificação de pragas, doenças, deficiencias minerais e injurias do algodoeiro no Estado do paraná, Boletim Técnico. 2. ed. Cascavel, Paraná: COODETEC, 1996. v. 1. 104p .

2.
MEHTA, Y. R. ; BAREA, G. . ENFERMEDADES DE SOYA E SU MANEJO. 1. ed. SANTA CRUZ DE LA SIERRA: IMPRENTA LANDIVAR, 1994. v. 1. 90p .

3.
MEHTA, Y. R. . MANEJO INTEGRADO DE ENFERMEDADES DEL TRIGO. 1. ed. SANTA CRUZ DE LA SIERRA: IMPRENTA LANDIVAR, 1993. v. 1. 314p .

4.
RUSSELL, S. (Org.) ; IGUE, K. (Org.) ; MEHTA, Y. R. (Org.) . Soil root system in Brazilian Agriculture. 1. ed. Londrina: IAPAR, 1981. v. 1. 372p .

5.
JTYORINORI (Org.) ; SINCLAIR, J. (Org.) ; MEHTA, Y. R. (Org.) ; MOHAN, S. (Org.) . Seed Pathology Problems and Progress. 1. ed. Londrina: IAPAR, 1979. v. 1. 274p .

6.
MEHTA, Y. R. . DOENÇAS DO TRIGO E SEU CONTROLE. 1. ed. SAO PAULO: EDITORA CERES, 1978. v. 1. 190p .

Capítulos de livros publicados
1.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula ; ROCHA, J. N. ; ZANETTE, G.F. . Manejo Integrado de Doenças de Plantas no Contexto do Sistema Conservacionista de Cultivo. In: Marcos Antonio Pavan. (Org.). Plantio Direto. Londrina: IAPAR, 2007, v. , p. -.

2.
AS, Urashima ; TD, Martins ; CRNC, Bueno ; DB, Favaro ; MA, Arruda ; YR, Mehta . Triticale and barley: New hosts of Magnaporthe grisea in São Paulo, Brazil - Relationship with blast of rice and wheat. In: Kawasaki S. (Org.). Rice blast - Interaction with rice and control. Dordrecht, Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2004, v. , p. 251-260.

3.
MEHTA, Y. R. ; HENNING, A. ; URASHIMA, A. . Sanidade de semente. In: Alfredo Urashima. (Org.). Fitopatologis-Onde estamos para onde vamos. Piracicaba, SP: Editora Ceres, No Prelo, 2003, v. , p. -.

4.
MEHTA, Y. R. ; URASHIMA, A. . Triticale and Barley: New hostas of Magnaporthe grisea in São Paulo. In: Japonese Society of Plant Pathology. (Org.). Rice Blast. Tokio: japanese Society of Plant Pathology, 2003, v. , p. -.

5.
CIA, E. ; MEHTA, Y. R. . Doenças do algodoeiro e seu controle. In: FACUAL, MT. (Org.). Boletim FACUAL. Cuabá: FACUAL, MT, 2002, v. 1, p. -.

6.
MEHTA, Y. R. . Manejo de doenças em plantio direto. In: J.C. Salton, L.C. Hernani & C.Z. Fontes. (Org.). 500 perguntas e 500 respostas. 1ed.campo Grande: EMBRAPA, Campo Grande, 1999, v. 1, p. -248.

7.
CARDOSO, R. ; MEHTA, Y. R. . DOENÇAS DE CANOLA. In: L. ZAMBOLIM & F.X.R. DO VALE. (Org.). CONTROLE DE DOENCAS DE PLANTAS - GRANDES CULTURAS. 1ed.VICOSA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA, 1997, v. 1, p. -.

8.
MEHTA, Y. R. . Spot blotch. In: S.B. MATHUR & B.M CUNFER. (Org.). SEED HEALTH TESTING OF WHEAT. 1ed.COPENHAGEN, DINAMARKA: DANISH GOVT. INST. OF SEED PATHOLOGY, 1992, v. 1, p. 105-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEHTA, Y. R. . Novas perspectivas para produção de trigo no Paraná. Granja, Porto Alegre, 20 jul. 1996.

2.
MEHTA, Y. R. . Pesquisa descobre mais uma doença. Granja, Porto Alegre, p. 36 - 36, 03 jun. 1996.

3.
MEHTA, Y. R. . Helmintosporiose - Um problema no Paraná. Ganja, Porto Alegre, p. 48 - 52, 03 jun. 1980.

4.
MEHTA, Y. R. . Doenças de raizes. Plantio Direto no Estado do Parana, Ponta Grossa, , v. 1, p. 244 - 244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEHTA, Y. R. ; CAMARGO, T. V. ; YUYAMA, M. M. . Teste de sanidade de semente do algodoeiro para detectar a infecção/contaminação de Colletotrichum gossypii. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande, MT. Anais. Campo Grande: EMBRAPA, 2001. v. 1-3. p. 947-949.

2.
MEHTA, Y. R. ; AVANZI, C. ; CALVO, E. . Molecular characterization of Colletotrichum gossypii isolates from cotton. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande. Anais do III Congresso Brasileiro de Algodão. Campo Grande: EMBRAPA, 2001. v. 1,2,3. p. 32-35.

3.
MEHTA, Y. R. ; GÉA, A. ; MEDEIROS, G. . Reação de algumas cultivares do algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande. Anais do III Congresso Brasileiro de Algodão. Campo Grande: EMBRAPA, 2001. v. 1,2,3. p. 584-586.

4.
MEHTA, Angela ; MEHTA, Y. R. ; ROSATO, Y. . Homology and sequencing of fragments amplified by Eric and Rep-pcr in Stemphylium solani of cotton. In: III Congresso Brasileiro de Algodão, 2001, Campo Grande. Anais do II Congresso Brasileiro de Algodão. Campo Grande: Embrapa, 2001. v. 1,2,3. p. 17-20.

5.
A, G. ; MEHTA, Y. R. . Produção de plantas haploides de trigo através de hibridaçaõ entre trigo e milho. In: III Sergealc, 2001, Londrina. Anais do III Sergialc. Londrina: Embrapa-IAPAR, 2001. v. 1. p. 637-639.

6.
MEHTA, Y. R. . Variation for resistance to Bipolaris sorokiniana and Magnaporthe grisea in wheat plants generated through embryogenesis. In: International Workshop on helminthosporium leaf spot diseases of wheat, 1998, Mexico. Proceedings of the International Workshop on helminthosporium leaf spot diseases of wheat.. Mexico: CIMMYT, 1997. v. 1.

7.
MEHTA, Y. R. . Constraints on the integrated management of spot blotch of wheat. In: International Conference on helminthosporium diseases of wheat, 1998, Mexico. Proceedings. mexico: CIMMYT, 1998. v. 1. p. 18-27.

8.
BRIGIN, R. ; MEHTA, Y. R. . Metabolito cultivar especifico produzido por Stemphylium solani do algodoeiro. In: primeiro Congresso Brasileiro de Algodão, 1997, Fortaleza. Anais. Fortaleza: EMBRAPA, 1997. v. 1. p. 343-345.

9.
MEHTA, Y. R. . Variação somaclonal nas plantas de trigo regeneradas através de embriogenêse. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande. Revista da Fitopatologia Brasileira. Brasilia: Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 434-434.

10.
MEHTA, Y. R. . Sanidade de semilla de trigo, nivel de tolerancia y control de los patogenos transmitidos por la semilla. In: Workshop sobre las enfermedades del trigo en el Cone-Sur, 1995, pergamino. Proceedings. Pergamino: CIMMYT, 1995. v. 1. p. 209-235.

11.
KOHLI, M. ; MEHTA, Y. R. ; ACKERMAN, M. . Spread of tan spot in the southern cone region of south America. In: International Conference on advances in tan spot research, 1992, Fargo, North Dakota. proceedings. fargo: Noth Dakota University, 1992. v. 1. p. 86-90.

12.
MEHTA, Y. R. ; GAUDENCIO, C. . Effects of tillage practices and crop rotation on the epidemiology of some major wheat diseases. In: International wheat symposium, 1991, Foz do Iguaçu. Proceedings. Mexico: CIMMYT, 1991. v. 1. p. 266-283.

13.
HETZLER, J. ; EYAL, Z. ; MEHTA, Y. R. ; CAMPOS, L. . Interaction between spot blotch (Cochliobolus sativus) and wheat cultivars. In: International wheat symposium, 1991, Foz do Iguaçu. Proceedings. Mexico: CIMMYT, 1991. v. 1. p. 146-164.

14.
MEHTA, Y. R. . Occurrence of Septoria tritici and its perfect state in Brazil. In: Third International Septoria diseases workshop, 1989, Zuric. Proceedings. Zurich: Swiss federal Research Station, 1989. p. 34-35.

15.
MEHTA, Y. R. ; IGARASHI, S. . chemical control measures for major wheat diseases with special attention to spot blotch. In: International wheat symposium, 1985, mexico. proceedings. mexico: CIMMYT, 1985. v. 1. p. 196-200.

16.
MEHTA, Y. R. . Breeding wheats for spot blotch resistance. In: International wheat symposium, 1985, Mexico. proceedings. Mexico: CiMMIT, 1985. v. 1. p. 135-144.

17.
MEHTA, Y. R. . Factors involved in economical seed treatment with special reference to wheat. In: First latin American Seed Pathology workshop, 1979, Londrina. proceedings. Londrina: IAPAR, 1979. v. 1. p. 173-178.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CLEIDE, Bomfeti ; ROSSI, Daniela ; MEHTA, Yeshwant R . Longividade de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum em sementes do algodoeiro. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia. XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças de Plantas., 2003. p. 1-5.

2.
MEHTA, Y. R. ; TEIXEIRA, Eliria A ; CUNHA, Helio F . Resposta diferêncial das cultivares de algodoeiro a Alternaria macrospora. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Congresso Brasileiro de Fitopatologia - manejo Integrado de Doenças, 2003. p. 1-5.

3.
MEHTA, Y. R. ; CASSETARI NETO, Daniel ; PIZINATO, Maria Angela ; TEIXEIRA, Eliria A ; CUNHA, Helio F . variabilidade genetica entre os isolados de Alternaria macrospora do algodoeiro. In: Congresso Brasoileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Congresso Brasileiro de Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças, 2003. p. 1-5.

4.
MEHTA, Y. R. ; BOLOGNINI, Viviane ; BIBANCO, Kelen R P ; NUNES, Maria Paula ; AGUIAR, Paulo ; CIA, Edivaldo ; PIZINATO, Maria Angela ; CHIAVEGATO, Edivaldo J . Resistência das cultivares do algodoeiro a mancha angular causada por Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Congresso Brasileiro de Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças, 2003. p. 1-5.

5.
BOMFETI, Cleide ; ROSSI, Daniela ; NUNES, Maria Paula ; MEHTA, Yeshwant R ; SCUSTER, Ivan . herança de resistência a Xanthomonas axonopodia pv. malvacearum em algodoeiro brasileiro. In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Congresso Brasileiro de Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças, 2003. p. 1-5.

6.
ZANDONÁ, Carla ; MEHTA, Yeshwant R ; ATEIXEIRA, Eliria ; ERIVALDO, José . Resposta diferencial de cultivares comerciais do algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia. Congresso Brasileiro de Fitopatologia - Manejo Integrado de Doenças, 2003.

7.
NUNES, Maria Paula ; MEHTA, Y. R. ; MEHTA, Angela ; AGUIAR, Paulo H ; CIA, Edivaldo ; PIZZINATO, Maria A ; CHIAVEGATO, Erivaldo . Variabilidade genética entre os isolados de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum do algodoeiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Manejo Integrado de Doenças de Plantas, 2003. p. 1-5.

8.
MEHTA, Y. R. ; FRANCOVIG, Antonio ; NUNES, Maria Paula ; BOLOGNINI, Viviane ; BIBANCO, Kelen ; MEHTA, Yr ; SCHUSTER, Ivan . Efeito epistatico envolvendo dois genes de resistencia a Stemphylium solani em algodoeiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Manejo Integrado de Doençãs de Plantas, 2003. p. 1-5.

9.
BIBANCO, Kelen ; MEHTA, Y. R. ; CIA, Edivaldo ; PIZZINATO, Maria A . Identificação de variabilidade genética entre os isolados de Fusarium oxysporum f. sp. vasinfectum do algodoeiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlãndia, MG. Manejo Integrado de Doenças de Plantas, 2003. p. 1-5.

10.
ZANDONÁ, Carla ; NOVAIS, Tanara G ; MEHTA, Y. R. ; SCHUSTER, Ivan ; TEIXEIRA, Eliria . Herança de resistência a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides em algodoeiro brasileiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, MG. Manejo Integrado de Doenças de Planta, 2003. p. 1-4.

11.
MEHTA, Y. R. ; BOLOGNINI, Viviane . Meio semi-seletivo para detectar a presença de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum em sementes do algodoeiro. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlândia, NG. manejo Integrado de Doenças de Plantas, 2003. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHIMATTI, Carla Zandoná ; ALVES, Priscila Fernanda Rocha ; BIBANCO, Kelen R P ; SCHUSTER, Ivan ; MEHTA, Y. R. . Mecanismo genético da resistência em cultivar Fibermax 986 do algodoeiro a Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2004, Gramado RS. Fitopatologia Brasileira. Brasília: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2004. v. 29. p. 89-89.

2.
MEHTA, Y. R. ; HENNING, A. ; URASHIMA, A. . Sanidade de semente. In: Congresso paulista de Fitopatologia, 2003, Araras, SP. Summa Phytopathologica-Resumos -Congresso Paulista de Fitopatologia. Piracicaba: Summa Phytopathologista, 2003.

3.
MEHTA, Y. R. . Resposta diferencial das cultivares de algodoeiro a Alternaria macrospora. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2003, Uberlância. Revista Brasileira de Fitopatologia, 2003.

4.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Resistência das cultivares do algodoeiro a mancha angular causada por Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

5.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Meio semi-seletivo para detecção da presença de Xanthomonas axopodis pv. malvacearum em sementes do algodoeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

6.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Resist~encia a ramulose nas folhas e resistência a superbrotamento governada por diferentes genes. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

7.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Variabilidade genética entre isolados de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum do algodoeiro. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

8.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Resposta diferencial das cultivares de algodoeiro a Alternaria macrospora. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

9.
MEHTA, Y. R. ; NUNES, Maria Paula . Resposta diferencial de cultivares comerciais do algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. In: IV Congresso Brasileiro de Algodão, 2003, Goiânia. Congresso Brasileiro de algodão, 2003.

10.
MEHTA, Y. R. ; CALEGARI, A. . manejo integrado de doencas de trigo e soja e os sistemas de cultivo. In: Primeiro Congresso Brasileiro de Plantio Direto, 1996, Ponta Grossa, PR. Anais. Londrina: IAPAR, 1996. v. 1. p. 59-61.

11.
MEHTA, Y. R. ; GAUDENCIO, C. . Efeito de rotação de culturas na severidade de podridão comum do trigo no sistema de plantio direto. In: primeiro Congresso Brasileiro de algodão, 1996, Ponta Grossa. anais, 1996. v. 1. p. 62-63.

12.
MEHTA, Y. R. ; NAZARENO, N. . Aspectos epidemiologicos de doenças de milho, soja e trigo em sistema de platio direto. In: Quinto encontro nacional de plantio direto na palha, 1996, Ponta Grossa. Anais. Londrina: IAPAR, 1996. v. 1.

13.
MEHTA, Y. R. . resistencia genetica de cultivares de trigo a Bipolaris sorokiniana. In: Congresso Paulista de Fitopatologia, 1996, Campinas. Anais. piracicaba: Summa Phytopathologica, 1996.

14.
TRILLER, C. ; MEHTA, Y. R. . Efeito da idade da folha bandeira do trigo sobre a porcentagem da área foliar infectada por Bipolaris sorokiniana. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande. Suplimento Fitopatologia Brasileira. Brasilia: Fitopatologia Brasileira. v. 21. p. 386-386.

15.
MEHTA, Y. R. ; OLIVEIRA, M. . Avaliação de eficiência de fungicidas no controle da mancha preta do algodoeiro. In: Congresso Brasilero de Fitopatologia, 1996, campo Grande. Suplimento Anais do Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Campo Grande: Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 371-371.

16.
MEHTA, Y. R. . Epidemia da mancha preta de algodoeiro no estado do Paraná. In: XXIX Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1996, Campo Grande. Anais - Suplimento Fitopatologia Brasileira. campo Grande: Fitopatologia Brasileira, 1996. v. 21. p. 370-370.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOPES, L. P. ; MEHTA, Y. R. . Meio semi-seletivo para detectar a presença de Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli em sementes de feijoeiro e sua erradicação através de tratamentos de sementes com tolylfluanid. Summa Phytopathologica, 2007.

2.
NUNES, Maria Paula ; MEHTA, Angela ; AGUIAR, Paulo H ; CIA, Edivaldo ; PIZZINATO, Maria A ; CHIAVEGATO, E. J. ; MEHTA, Y. R. . Diversidade genetica de isolados de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum do algodoeiro. Summa Phytopathologica, 2007.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MEHTA, Y. R. . Consultoria. 2004.

2.
MEHTA, Y. R. . Consultoria em Manejo Integrado de Doenças deTrigo e Soja. 1991.

Trabalhos técnicos
Demais trabalhos
1.
MEHTA, Y. R. . Trabalhei três anos como Consultor do Banco Mundial, entre 1991 e 1994, em manejo Integrado de Enfermedades de trigo e soja em Santa Cruz de la Sierra, Bolivia. 1991 (CONSULTORIAS) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XL Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Respopsta diferencial das cultivares de aveia preta, branca e trigo à Pyricularia grisea da aveia e variabilidade genética entre os isolados. 2007. (Congresso).

2.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Mancha de Corynespora do algodoeiro no Brasil. 2005. (Congresso).

3.
XXXVII Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Identificação de variabilidade genética em isoaldos de Bipolaris sorokiniana de trigo no Brasil. 2004. (Congresso).

4.
50º Congresso Brasileiro de genética. 50º Congresso Brasileiro de Genética. 2004. (Congresso).

5.
XXXVII. 2004. (Congresso).

6.
V Seminário Técnico de Trigo. 2004. (Seminário).

7.
Oficina de Agroecologia.Fontes de resistência em cultivares de algodoeiro a Stemphylium solani. 2004. (Oficina).

8.
Oficina de Agroecologia.Resposta diferencial das cultivares de algodoeiro a Alternaria macrospora. 2004. (Oficina).

9.
Oficina de Agroecologia.Reação de algumas cultivares do algodoeiro a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides. 2004. (Oficina).

10.
XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Meio semi-seletivo para detecção da presença de Xanthomonas axopodis pv. malvacearum em sementes do algodoeiro. 2003. (Congresso).

11.
XXXVI Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Variabilidade genética entre isolados de Alternaria macrospora do algodoeiro. 2003. (Congresso).

12.
IV Congresso Brasileiro de Algodão. Herança da resistência a Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum em algodoeiro brasileiro. 2003. (Congresso).

13.
VIII Reunião Brasileira de Pesquisa de triticale. 2002. (Encontro).

14.
Agencia Rural.Emissão de Certificado Fitossanitário de origem para Cultura do Algodão. 2002. (Outra).

15.
III Congresso Brasileiro de Algodão. Debatedor: Doenças do algodoeiro no Brasil: ocorrências e avaliação da incidência. 2001. (Congresso).

16.
III Simpósio de recursos genéticos para a América Latina e Caribe.Produção de plantas haploides de trigo através de hibridação entre trigo x milho. 2001. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Jaqueline Garcia. Identificação de marcadores moleculares fortemente ligados a genes de resistência a Ramularia areola do algodoeiro. Início: 2007. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário Filadélfia, Central de Estágio do Estado do Paraná. (Orientador).

2.
Renata Lorena Guarido. Identificação de fontes de resist~encia a Xanthomonas axonopodis pv. malvaceram e a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides do algodoeiro. Início: 2006 - Centro Universitário Filadélfia, Central de Estágio do Estado do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela Ferreira Zanette. Desenvolvimento de metodologia (in vitro/in vivo) para a determinação de sensibilidade de Ramularia areola do algodoeiro a alguns princípios ativos dos grupos de estrobilurina, triazol e benzimidazol. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. Fungicide Resistence Action Committee do Brasil. (Orientador).

2.
Tanara Garcia de Novaes. Estudos sobre a resposta diferencial das cultivares, mecanismo de herança da resist~encia e identificação de marcadores (SSR) fortemente ligados a gene(s) de resist~encia em algodoeiro brasileiro.. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. (Orientador).

3.
Juliana Navarro Rocha. Monitoramento de incidência das doenças das culturas principais e secundárias utilizadas nas diferentes propriedades representativas de sistemas de produção orgânica com grãos e estabelecer medidas de seu manejo. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. Iatipu Binacional. (Orientador).

4.
Priscila Rocha Alves. Avaliação sobre a eficiência de água de Xisto no controle dos principais patógenos de algumas culturas economicamente importantes para o Brasil incluindo o estado do Paraná. Início: 2007. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. Petrobrás. (Orientador).

5.
Tanara Garcia de Novaes. Avaliação sobre a eficiência de água de Xisto no controle dos principais patógenos de algumas culturas economicamente importantes para o Brasil incluindo o estado do Paraná. Início: 2006. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. (Orientador).

6.
Lucilene de Paula Lopes. Avaliação sobre a eficiência de água do Xisto no controle dos principais patógenos de algumas culturas economicamente importantes para o Brasil incluindo o estado do Paraná. Início: 2006. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. (Orientador).

7.
Maria Paula Nunes. Avaliação sobre a eficiência de água de Xisto no controle dos principais patógenos de algumas culturas economicamente importantes para o Brasil incluindo o estado do Paraná. Início: 2006. Orientação de outra natureza. Instituto Agronômico do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Karina Fumiko Motomura. Estudos sobre a ocorrência de mutantes da Ramularia areola do algodoeiro resistentes a alguns grupos químicos de fungicidas. 2006. Iniciação Científica - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

2.
Jaqueline Garcia. Identificação de fontes de resistência a Xanthomonas axonopodis pv. malvaceram e a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides do algodoeiro. 2005. Iniciação Científica - Centro Universitário Filadélfia, Centro de Integração Empresa Escola. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

3.
Cleide Aparecida Bomfeti. Erradicação da Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum transmitida pelas sementes de algodoeiro. 2003. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

4.
Maria Paula Nunes. Identificação de fontes de resistência a Xanthomonas axonopodis pv. malvaceram do algodoeiro. 2003. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

5.
Cleuza Vanzi. Estudos sobre a variabilidade genética entre isolados de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides do algodoeiro. 2002. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

6.
Viviane Cristina Bolognini. Erradicação da Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum transmitida pelas sementes de algodoeiro. 2002. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

7.
Juliana Navarro Rocha. Estudos sobre a variabilidade genética entre isolados de Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides do algodoeiro. 2002. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

8.
Marina M. Carlos. Estudos sobre a eficiência de tolyfluanid como bactericida no controle de Xanthomonas axonopodis pv. malvacearuam do algodoeiro. 2000. Iniciação Científica - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

9.
Maria Paula Nunes. Desenvolvimento de meio semi-seletivo para detectar a presença de Xanthomonas axoopodis pv. phaseoli em sementes do feijoeiro. 2000. Iniciação Científica - Centro Universitário Filadélfia, Instituto Agronômico do Paraná. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

10.
Kelen Bibanco. Estudos sobre variabilidade genética entre isolados de Fusarium oxysporum var.vasinfectum do algodoeiro. 2000. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

11.
Antonio Francovig. Identificação de fontes de resistência a Magnoporthe grisea em cultivares de trigo e produção de duplo haplóides de trigo através de hibridação entre trigo e milho. 1999. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Instituto Agronômico do Paraná. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

12.
Rodrigo Brogin. Estudos sobre metabólitos scundários produzidos por Stemphylium solani e a herança de resist~encia em algodoeiro brasieliro. 1999. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

13.
Paula Francovig. identificação de fontes de resistência a Stemphylium solani em algodoeiro brasileiro. 1998. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

14.
Rodrigo Burkle. Efeito de alguns fungicidas sistêmicos no controle de doenças foliares de trigo. 1998. Iniciação Científica - Universidade Estadual de Londrina, Milênia Agrociências S/A. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

Orientações de outra natureza
1.
Priscila Rocha Alves. identification of non-host resistence genes in cereals. 2007. Orientação de outra natureza - Instituto Agronômico do Paraná, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

2.
Gabriela Ferreira Zanette. Monitoramento de incidência das doenças das culturas principais e secundárias utilizadas nas diferentes propriedades representativas de sistemas de produção orgânica com grãos, e estabelecer medidas de seu manejo.. 2007. Orientação de outra natureza - Instituto Agronômico do Paraná, Iatipu Binacional. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

3.
Tanara Garcia de Novaes. Estudos sobre a ocorrência de mutante de Ramularia areola do algodoeiro resistentes a alguns químicos de fungicidas. 2006. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

4.
Priscila Rocha Alves. Erradicação da Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum transmitida pelas sementes de algodoeiro. 2006. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

5.
Lucilene de Paula Lopes. Erradicação da Xanthomonas axonopodis pv. malvacearum transmitida pelas sementes de algodoeiro. 2005. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

6.
Maria Paula Nunes. Monitoramento de incidência das doenças das culturas principais e secndárias utilizadas nas diferentes propriedades representativas de sistemas de produção orgânica com grãos e estabelecer medidas do seu manejo. 2005. Orientação de outra natureza - Instituto Agronômico do Paraná, Iatipu Binacional. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

7.
Carla Zandoná. Identificação de fontes de resistência a Xanthomonas axonopodis pv. malvaceram e marcadores moleculares fortemente ligados a genes(s) de resistência em algodoeiro brasileiro. 2003. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Apoio à Cultura do Algodão. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.

8.
Carla Zandoná. Identificação de fontes de resistência a Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides.. 2001. Orientação de outra natureza - Centro Universitário Filadélfia, Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás. Orientador: Yeshwant Ramchandra Mehta.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 29/11/2014 às 1:26:45