Miriam Tendler

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8164043834368277
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Medica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1972), Mestre e Doutora em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980 Mestrado e 1985 Doutorado), Pós-Doutorado em Biologia Molecular Parasitária pelo Marine Biological Laboratories, Mass., USA (1987). Pesquisadora Titular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz de 1987-2011; Coordenadora do Projeto sobre o Desenvolvimento de Vacina Anti Helmintica contra a Esquistossomose e a Fasciolose no Laboratório de Esquistossomose Experimental do Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde do Brasil; Membro Titular da Academia De Medicina do Estado do Rio de Janeiro; Prêmio Inventora relevante para a Sociedade no Dia mundial da Propriedade Intelectual/World IP Day, Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, RJ, abril de 2017, pelo trabalho Desenvolvimento de uma Vacina contra a Esquistossomose (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miriam Tendler
Nome em citações bibliográficas
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Lab.de Esquistossomose Experimental/LEE.
Avenida Brasil, 4365
Manguinhos
21040360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 926
Telefone: (21) 25621320


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1985
Doutorado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Schistosoma mansoni: Vacinação com Antígenos de Vermes Adultos, Ano de obtenção: 1985.
Orientador: Naftale Katz.
Palavras-chave: Vacinação; Schistosoma mansoni.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Saúde Humana.
1978 - 1980
Mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Estudo da atividade imunogênica e protetora de extrato antigênico de vermes adultos do Schistosoma mansoni,Ano de Obtenção: 1980.
Orientador: Naftale Katz.
Palavras-chave: Schistosoma mansoni; Vacina.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos / Especialidade: Helmintologia Humana.
Setores de atividade: Saúde Humana.
1968 - 1972
Graduação em Medicina.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Pós-doutorado


1987 - 1987
Pós-Doutorado.
Marine Biological Laboratories, M.B.L., Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médica/Pesquisadora Titular/Colaboradora IOC, Carga horária: 40

Atividades

01/1989 - Atual
Ensino, Biologia Celular e Molecular, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Vacinas
Estudo de Antígenos parasitários protetores
Desenvolvimento de Vacinas Anti-helmínticas
Imunologia de Helmintos
1/1989 - Atual
Estágios , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.

Estágio realizado
ORIENTACAO DE TESES DE MESTRADO E DOUTORADO, MEMBRO DA BANCA EXAMINADORA DE TESES DE POS-GRADUACAO, ASSESSORIA TECNICA E CIENTIFICA,.
1/1985 - Atual
Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de vacinas
Vacinação Experimental na Esquistossomose
Imunidade Protetora na Esquistossomose
Imunodiagnóstico na esquistossomose
1/1981 - Atual
Extensão universitária , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.

Atividade de extensão realizada
COORDENACAO DE PROJETOS DO PROGRAMA PRIORITARIO DE PESQUISADORES DA FIOCRUZ.
1/1975 - Atual
Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.

Cargo ou função
RESPONSAVEL PELO LABORATORIO DE ESQUISTOSSOMOSE DO DEPTO. DE HELMINTOLOGIA E COO RDENADORA DOS PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO NO LABORATORIO..
1/1975 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.

5/1991 - 5/1995
Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Helmintologia.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Vacina Anti-Helmíntica Bivalente contra Esquistossomose e Fasciolose com antígeno Sm14 na forma recombinante e de peptídeos sintéticos

Objetivo: Desenvolvimento das etapas experimentais que antecedem os ensaios clínicos de fase I e II da vacina humana contra esquistossomose de acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde: Desenvolvimento e avaliação da eficácia do r-Sm14 em padrão GMP e estabelecimento das bases experimentais para os testes clínicos (em colaboração com o Departamento de Biotecnologia do Instituto Butantan ). Avaliação da atividade protetora do r-Sm14 em gado ovino como base experimental para a finalização da fase pré-clínica no desenvolvimento da vacina veterinária contra fasciolose. Definição dos delineamentos e bases epidemiológicas para os testes clínicos fase I e II de vacinação contra esquistossomose humana com r-Sm14. Desenvolvimento da vacina sintética apartir de 2 famílias de peptídeos desenhados do r-Sm14, das quais foram selecionadas 4 sequências protetoras ( projeto em colaboração com a Universidade São Carlos/USP e parte integrante do Pronex número 66.1193/1997-7) Avaliação dos peptídeos sintéticos como marcadores de proteção na vacinação com antígeno sintético ou recombinante. Development of recombinant BCG multivaccine and complementary diagnosis for predomnant parasitic and epizootic diseases of ruminants in Latin America . Contract Number :ICA4-CT-2000-30032 Desenvolvimento de Vacina contra a Esquistossomose a partir do r-Sm-14. Projeto Finep nº 01.06.1058.00, aprovado em 15/12/2006, com vigência até 2013.
Palavras-chave: Sm 14; Vacina; Testes Clínicos.


Projetos de pesquisa


1975 - Atual
Desenvolvimento de Vacina Anti-Helmíntica Bivalente Contra Esquistossomose
Descrição: Desenvolvimento de vacinapara o controle da Esquistossomose e Fasciolose a partir do rSm14.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2014 - Atual
Desenvolvimento de Vacina contra a Esquistossomose: Avaliação da Imunogenicidade Induzida em Testes Clínicos pelo Produto Vacinal Sm14 GLA-SE
Descrição: O Sm14 recombinante é atualmente a base molecular de uma vacina antiparasitária primariamente dirigida para o desenvolvimento da vacina contra a Esquistossomose e que por conta das propriedades das FABPS , está sendo desenvolvida como uma vacina anti-helmíntica bivalente, contra a fasciolose também sendo o único candidato à vacina desenvolvido por um país endêmico para a Esquistossomose e selecionado pela OMS .Em 2010/2011 foi feito com sucesso o estudo clinico Fase 1A, em voluntários humanos saudáveis de região não endêmica do sexo masculino (CE 990768/10-8) .Em 2012, foi aprovado Fase 1B, incluindo mulheres (parecer nº 154.315). Os objetivos atuais são:- avaliar a imunogenicidade induzida pela vacinação com Sm14 GLA, em voluntárias saudáveis, incluídas no Teste Clinico 1B e determinar a ?assinatura imunológica? com o painel de rastreamento da resposta imunológica desenvolvido pelo IDRI para onde enviaremos mais uma vez as células (PBMCs ) já coletados e armazenados na Fiocruz bem como os soros das voluntárias do Teste clinico fase 1B, enquanto transferimos a tecnologia para o LEE do IOC.- Relatório final dos Testes Fase 1 e validação da segurança(seg Documento das Américas ,2005).- Implantar no LEE/IOC/FIOCRUZ a competência para o estudo imunológico celular e humoral induzidos pela vacinação com Sm14 GLA com a tecnologia do Infectious Disease Research Institute IDRI, Seattle, EUA nossos parceiros, fornecedores do adjuvante GLA para a vacina humana onde já conseguimos fazer a avaliação da resposta imune induzida nos voluntários homens do Teste Clinico da fase 1A. O envio de células humanas do Brasil para Seattle foi uma operação arriscada e cara ,acrescentando uma dificuldade evitável ao teste Clinico. A nossa capacitação é importante para os clínicos de fase 2, com cerca de 1500 indivíduos de áreas endêmicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Miriam Tendler - Coordenador / Mônica Magno Vilar - Integrante / Marilia S S Almeida - Integrante / Patrícia Machado Pinto - Integrante / Geraldo Armoa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Estudo clínico de fase 1B para avaliar a segurança do preparo vacinal Sm14 contra a esquistossomose
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Miriam Tendler - Coordenador / Marilia S S Almeida - Integrante / Richard Garrat - Integrante / Patrícia Machado Pinto - Integrante / Geraldo Armoa - Integrante / Tatiane dos Santos - Integrante / Ana Paula Ulian Araújo - Integrante / Juçara Parra - Integrante / Marilia Santini - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Estudo de Fase 1A para Avaliar a Segurança do Produto Vacinal sm-14 Contra a Esquistossomose
Descrição: O projeto tem como objetivo testar a segurança do produto vacinal, produzido em condições de Boas Práticas de Manufatura, em voluntários saudáveis.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2006 - Atual
Desenvolvimento de Vacina Contra Esquistossomose a partir do rSm14
Descrição: Desenvolvimento de vacina para o controle da Esquistossomose - FINEP/FIOTEC/FIOCRUZ (Convênio 01.06.0058.00/Ref: 3475/06).
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Miriam Tendler - Coordenador / Marilia S S Almeida - Integrante / Andrew J G Simpson - Integrante / Patrícia Machado Pinto - Integrante / C.R.R. Ramos - Integrante / Tatiane dos Santos - Integrante / Miryam M.Quelopana - Integrante.Financiador(es): Alvos - Consultoria Desenvolvimento e Comercialização de Produtos Biotecnol - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Therapeutic Advances Journals


Revisor de periódico


2001 - 2001
Periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
2005 - 2006
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz
2009 - 2009
Periódico: Journal of Helminthology
2009 - 2009
Periódico: Revista Diversa
2013 - 2013
Periódico: Nature Communications
2013 - 2013
Periódico: Archivos de Medicina Veterinaria (Impresa)
2013 - 2013
Periódico: Tropical Medicine and Parasitology
2013 - 2013
Periódico: Tropical Parasitology


Revisor de projeto de fomento


2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia / Subárea: Imunologia Aplicada.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Helmintologia de Parasitos.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Alemão
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Orgulho do Rio 2012, Jornal O Dia.
2012
Medalha do Mérito Marechal Deodoro da Fonseca, Governo do Estado de Alagoas.
2012
Outorga de Acadêmico do Ano, Academia Fluminense de Medicina/ACAMERJ.
2000
Membro Titular da Academia Fluminense de Medicina, .
1998
Prêmio Claudia - 1998, Revista Claudia.
1998
Prêmio Mulher do Ano, Revista Claudia.
1996
Prêmio Governador do Estado - Invento Brasileiro, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico - Departamento de Ciência e Tecnologia.
1972
Medalha do Sesquicentenário da Independência do Brasil, Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTINI-OLIVEIRA, MARILIA2016SANTINI-OLIVEIRA, MARILIA ; COLER, RHEA N. ; PARRA, JUÇARA ; VELOSO, VALDILEA ; JAYASHANKAR, LAKSHMI ; PINTO, PATRICIA M. ; CIOL, MARCIA A. ; BERGQUIST, ROBERT ; REED, STEVEN G. ; TENDLER, MIRIAM . Schistosomiasis vaccine candidate Sm14/GLA-SE: Phase 1 safety and immunogenicity clinical trial in healthy, male adults. VACCINE, v. 34, p. 586-594, 2016.

2.
TENDLER, MIRIAM2015TENDLER, MIRIAM; ALMEIDA, MARILIA ; SIMPSON, ANDREW . Development of the Brazilian Anti Schistosomiasis Vaccine Based on the Recombinant Fatty Acid Binding Protein Sm14 Plus GLA-SE Adjuvant. Frontiers in Immunology, v. 6, p. 586-594, 2015.

3.
Ricardo E Mendes2010Ricardo E Mendes ; Rafael Zafra ; Rafael A Pérez-Écija ; Leandro Buffoni ; Álvaro Martínez-Moreno ; TENDLER, M ; PEREZ, J. . Evaluation of local immune response to Fasciola hepatica experimental infection in the liver and hepatic lymph nodes of goats immunized with Sm14 vaccine antigen. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso), v. 105, p. 698-705, 2010.

4.
RAMOS, CELSO R.R.2009RAMOS, CELSO R.R. ; SPISNI, ALBERTO ; OYAMA, SÉRGIO ; SFORÇA, MAURICIO L. ; RAMOS, HENRIQUE R. ; VILAR, MÔNICA M. ; ALVES, ADRIANA C. ; FIGUEREDO, RITA C.R. ; TENDLER, MÍRIAM ; ZANCHIN, NILSON I.T. ; PERTINHEZ, THELMA A. ; HO, PAULO LEE . Stability improvement of the fatty acid binding protein Sm14 from S. mansoni by Cys replacement: Structural and functional characterization of a vaccine candidate. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-PROTEINS AND PROTEOMICS, v. 1794, p. 655-662, 2009.

5.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM2008TENDLER, M.; SIMPSON, A . The biotechnology-value chain: Development of Sm14 as a schistosomiasis vaccine. Acta Tropica, v. 108, p. 263-266, 2008.

6.
PB VARALDO2006PB VARALDO ; MIYAJI, E. N. ; VILAR, M. M. ; Campos, A. ; DIAS, W. O. ; ARMOA, G. ; TENDLER, M. ; D, M. . Mycobacterial Codon Optimization of the Gene Encoding the Sm14 antigen of Schistosoma mansoni in Recombinant Mycobacterium bovis Bacille Calmette-Guerin Enhances Protein Expression but not protection against Cercarial Challenge in mice. FEMS Immunology and Medical Microbiology, v. 48, p. 132-139, 2006.

7.
PINTO, P. M.2004PINTO, P. M. ; A.RESENDE, M. ; KOGA-ITO, C. Y. ; A.G.FERREIRA, J. ; TENDLER, M. . rDNA-RFLP identification of Candida species in immunocompromissed and seriously diseased patients PINTO, P. M. ; Resende, M. A. ; Cristiane Y. Koga-Ito ; Ferreira, J. A. ; Tendler, M. . rDNA-RFLP Identification of Candida species in immunocompromised and Seriously Diseased Patients. Canadian Journal of Microbiology, v. 50, p. 514-520, 2004.

8.
PB VARALDO2004PB VARALDO ; LEITE, L. C. ; DIAS, W. O. ; E.N.MIYAJI, ; ARMOA, G. ; WINTER, N. ; VILAR, M. M. ; MACFADDEN, J. ; TENDLER, M. ; D, M. . Recombinant Mycobacterium bovis BCG expressing the Sm14 antigen of Schistosoma mansoni protects mice from cercariae challenge. Infection and Immunity, v. 72, n.6, p. 3336-3343, 2004.

9.
ABREU, P. A. E.2004ABREU, P. A. E. ; MIYASATO, P. ; VILAR, M. M. ; DIAS, W. O. ; HO, P. L. ; NASCIMENTO, A. L. R. O. ; TENDLER, M. . Sm14 Schistosoma mansoni in fusion with tetanus toxin fragment C induces immunoprotection against tetanus and schistosomiasis in mice. Infection and Immunity, v. 72, n.10, p. 5931-5937, 2004.

10.
PERTINHEZ, T.2004PERTINHEZ, T. ; SFORCA, M. ; ALVES, A. ; RAMOS, C. ; HO, P. L. ; TENDLER, M. ; ZANCHIN, N. ; SPISNI, A. . Letter to the Editor: ¹H, ¹5N and ¹3C resonance assignments of the apo Sm14-M20 (C62V) protein, a mutant of Schistosoma mansoni Sm14. Journal of Biomolecular Medicine & Free Radicals, v. 29, p. 553-554, 2004.

11.
PINTO, P. M.2004PINTO, P. M. ; A.RESENDE, M. ; KOGA-ITO, C. Y. ; TENDLER, M. . Genetic Variability Analysis among Clinical Candida spp. Isolates Using Random Amplified Polymorphic DNA. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 99, p. 147-152, 2004.

12.
ALMEIDA, M. S. S.2003ALMEIDA, M. S. S. ; TORLONI, H. ; HO, P. L. ; VILAR, M. M. ; THAUMATURGO, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; TENDLER, M. . Vaccination against Fasciola hepatica infection using a Schistosoma mansoni. Defined recombinant antigen, Sm14. Parasite Immunology, EUA, v. 25, p. 135-137, 2003.

13.
RAMOS, C.2003RAMOS, C. ; FIGUEIREDO, R. ; PERTINHEZ, T. ; VILAR, M. M. ; NASCIMENTO, A. L. R. O. ; TENDLER, M. ; RAW, I. ; SPISNI, A. ; HO, P. L. . Gene structure and M20T polymorphism of the Schistosoma mansoni Sm14 fatty acid-binding protein: Molecular, functional and immunoprotection analysis. Biological Chemistry, v. 278, n.5, p. 12745-12751, 2003.

14.
PINTO, P. M.2003PINTO, P. M. ; A.RESENDE, M. ; TENDLER, M. ; B.WEIKERT-OLIVEIRA, R. C. ; A.G.FERREIRA, J. ; ANDREATA, L. ; F.CURY, V. ; R.ARANTES, R. ; KOGA-ITO, C. Y. . National commitee for clinical laboratory standards broth microdilution method for antifungal susceptibility testing of Candida spp. isolates. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, 2003.

15.
VILAR, M. M.2003VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; ALMEIDA, M. S. S. ; THAUMATURGO, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; GARRAT, R. ; TENDLER, M. . An experimental bivalent peptide vaccine against schistosomiasis and fascioliasis. Vaccine, v. 22, p. 137-144, 2003.

16.
THAUMATURGO, N.2002THAUMATURGO, N. ; VILAR, M. M. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . Characterization of Sm14 related components in different helminthes by sodium dodecyl sulphate-polyacrylamide gel electrophoresis and Western Blotting analysis. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 97, n.Suppl.I, p. 115-116, 2002.

17.
VILAR, M. M.2002VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; ALMEIDA, M. S. S. ; TENDLER, M. ; GARRAT, R. . Vaccination against schistosomiasis and fascioliasis with r-Sm14 peptides. Vaccine (Guildford), 2002.

18.
PINTO, P. M.2002PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; S.C.OLIVEIRA, ; TENDLER, M. ; G.V.HILLYER, ; SIMPSON, A. J. G. . Analysis of genomic variability of Fasciola hepatica from naturally infected cattle using random amplified polymorphic DNA. Parasitology (London), 2002.

19.
THAUMATURGO, N.2001THAUMATURGO, N. ; VILAR, M. M. ; DIOGO, C. M. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . Preliminary analysis of Sm14 in distinct fractions of Schistosoma mansoni adult worm extract. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 96, n.Suppl, p. 79-83, 2001.

20.
RAMOS, C.2001RAMOS, C. ; VILAR, M. M. ; NASCIMENTO, A. L. R. O. ; HO, P. L. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; ALMEIDA, M. S. S. ; DIAS, W. O. ; DIOGO, C. M. ; TENDLER, M. . r-Sm14-pRSET efficacy in experimental animals. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 96, n.Suppl, p. 131-135, 2001.

21.
PINTO, P. M.1997PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; PASSOS, L. K. J. ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Contrasting Genomic Variability between Clones from Field Isolates and Laboratory Populations of Schistosoma mansoni. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 92, n.3, p. 409-414, 1997.

22.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1996TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; BRITO, C. A. ; FREIRE, N. M. S. ; DIOGO, C. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; DELBEM, A. C. B. ; SILVA, J. F. ; SAVINO, W. ; GARRAT, R. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . Evidence From Molecular Modeling And Experimental Immunization That A Schistosoma Mansoni Fatty Acid Binding Protein Sm14 Is The Potential Basis Of A Dual-Purpose Anti-Helminth Vaccine. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Estados Unidos, v. 93, p. 269-273, 1996.

23.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1996TENDLER, M.; BRITO, C. A. ; VILAR, M. M. ; FREIRE, N. M. S. ; DIOGO, C. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; SILVA, J. F. ; SAVINO, W. ; GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. . A Schistosoma mansoni fatty-acid binding protein, Sm14, is the potential basis of a dual-purpose anti-helminth vaccine. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, EUA, v. 93, p. 269-273, 1996.

24.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1995TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; BRITO, C. A. ; FREIRE, N. M. S. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . Vaccination Against Schistosomiasis And Fascioliasis With The New Recombinant Antigen Sm14: Potential Basis Of A Multi-Valent Anti-Helminth Vaccine?. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 90, n.2, p. 255-256, 1995.

25.
DIOGO, C. M.1994DIOGO, C. M. ; MENDONÇA, M. C. R. ; SAVINO, W. ; KATZ, N. ; TENDLER, M. . Immunoreactivity Of A Cytokeratin-Related Polypeptide From Adult Schistosoma Mansoni. International Journal for Parasitology, v. 24, n.5, p. 727-732, 1994.

26.
PINTO, R. M.1994PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; ALMEIDA, M. S. S. ; KATZ, N. ; TENDLER, M. . Migration Of Schistosoma Mansoni Sambon (Trematoda, Schistosomatidae) From Skin To Lungs In Immunized Nz Rabbits (Lagomorpha, Leporidae) By Autoradiographic Analysis. Revista Brasileira de Zoologia, v. 11, n.4, p. 629-634, 1994.

27.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1992TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; LIMA, A. O. ; SAVINO, W. ; KATZ, N. . Vacciantion in murine schistosomiasis with adult worm derived antigens. II: Protective and immune response in inbred mice.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 87, n.Suppl I, p. 281-286, 1992.

28.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1991TENDLER, M.; ALMEIDA, M. S. S. ; PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; KATZ, N. . Schistosoma mansoni-New Zealand Rabbit Model: Resistance induced by infection followed by active immunization with protective antigens.. Journal Of Parasitology, v. 77, n.1, p. 138-141, 1991.

29.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1991TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; LIMA, A. O. ; SAVINO, W. ; KATZ, N. . Vacciantion in murine schistosomiasis with adult worm-derived antigens: Variables infuencing protection in outbred mice.. International Journal for Parasitology, Austrália, v. 21, n.3, p. 299-306, 1991.

30.
MOSER, D.1991MOSER, D. ; TENDLER, M. ; GRIFFITHS, G. ; KLINKERT, M. Q. . A 14 kDa Schistosoma mansoni polypeptide is homologous to a gene family of fatty acid binding proteins. The Journal Of Biological Chemistry, v. 266, n.13, p. 8447-8454, 1991.

31.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1990TENDLER, M.; KLINKERT, M. Q. ; DIOGO, C. M. ; SAVINO, W. . Molecular characterization of an extract of Schistosoma mansoni with protective activity.. Eos Journal Of Immunology And Immunopharmacology, v. 10, n.4, p. 214-215, 1990.

32.
PINTO, R. M.1990PINTO, R. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; NORONHA, D. ; KATZ, N. ; TENDLER, M. . Autoradiographic analysis of Schistosoma mansoni migration in the NZ rabbits.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 85, n.1, p. 91-94, 1990.

33.
ALMEIDA, M. S. S.1989ALMEIDA, M. S. S. ; PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; KATZ, N. ; TENDLER, M. . Curative and protective activity in rabbits after reinfection with Schistosoma mansoni. A new model of immunity ?. Journal Of Parasitology, v. 75, n.2, p. 308-310, 1989.

34.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1987TENDLER, M.; OLIVEIRA, R. C. ; PINTO, R. M. ; KATZ, N. . 'Schistosoma Mansoni': Analise de Antigenos Protetores Por Western Blot.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 20, n.Supl., p. 36-36, 1987.

35.
PINTO, R. M.1987PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; ALMEIDA, M. S. S. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. . 'Schistosoma Mansoni': Migration Patterns In Normal And Immunized Swiss Webster Mice By Means Of Autoradiograhic Analysis.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 82, n.Suppl. IV, p. 231-232, 1987.

36.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1987TENDLER, M.. Schistosoma Mansoni: Protective Antigens. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 82, n.Suppl. IV, p. 125-128, 1987.

37.
MENDONÇA, M. C. R.1987MENDONÇA, M. C. R. ; LENZI, H. L. ; TENDLER, M. . Localization of Schistosoma mansoni protective antigens by indirect immunofluorescence.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 82, n.Suppl. IV, p. 235-236, 1987.

38.
ALMEIDA, M. S. S.1987ALMEIDA, M. S. S. ; PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. . Schistosoma mansoni - N Z rabbit model: resistance due to infection and active immunization with adult worm antigen.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 82, n.Suppl. IV, p. 233-233, 1987.

39.
ALMEIDA, M. S. S.1987ALMEIDA, M. S. S. ; PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. . Schistosoma mansoni: Immune response in the NZ rabbit-model.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 20, n.Supl., p. 36, 1987.

40.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1987TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; MAIA, L. C. S. ; ANDRADE, Z. ; KATZ, N. . Vaccination of SW mice with Schistosoma mansoni adult worm antigen.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 20, n.Supl., p. 36, 1987.

41.
PINTO, R. M.1987PINTO, R. M. ; NORONHA, D. ; ALMEIDA, M. S. S. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. . Schistosoma mansoni: Migration patterns in normal and immunized Swiss Webster mice by means of autoradiographic analysis.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 82, n.Supl. IV, p. 231-232, 1987.

42.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1986TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; LIMA, A. O. ; GEBARA, G. ; KATZ, N. . 'Schistosoma Mansoni': Vaccination With Adult Worm Antigens.. International Journal for Parasitology, v. 16, n.4, p. 347-352, 1986.

43.
GEBARA, G.1986GEBARA, G. ; PINTO, R. M. ; TENDLER, M. ; CRUZ, M. Q. ; LIMA, A. O. . Distribution of Langerhans cells in Swiss Webster mouse skin.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 19, n.1, p. 131-133, 1986.

44.
CAMPOS, D. G. S.1986CAMPOS, D. G. S. ; CRUZ, M. Q. ; RODRIGUES, R. M. S. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. ; LIMA, A. O. . Simultaneous determination of specific antigen, antibody and immune complexes in the serum of patients with chronic schistosomiasis.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 81, n.2, p. 135-144, 1986.

45.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1986TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; KATZ, N. ; CRUZ, M. Q. ; BRASCHER, H. M. ; MAIA, L. C. S. ; VARGENS, J. R. ; GUERRA, R. N. M. ; LIMA, A. O. . Humoral and cellular immune response induced in DBA/2 mice by Schistosoma mansoni adult worms antigens.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 19, n.Supl., p. 60, 1986.

46.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1986TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; LIMA, A. O. ; OLIVEIRA, R. C. ; KATZ, N. . Schistosoma mansoni: Vaccination of rabbits with SE purified fractions.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 19, n.Supl., p. 60-61, 1986.

47.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1986TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; LIMA, A. O. ; KATZ, N. . Vaccination with adult worm antigen - Protective activity in SW mice.. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 19, n.Supl., p. 61, 1986.

48.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1985TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; CORTES, M. ; GEBARA, G. . Schistosoma mansoni: Comparative evaluation of different routes of experimental infections.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, São Paulo, v. 27, n.3, p. 111-114, 1985.

49.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1983TENDLER, M.; PINTO, R. M. ; BAMBIRRA, E. A. ; CRUZ, M. Q. ; LIMA, A. O. . Acquired Resistance Of Mice Against 'S. Mansoni' And Lung Granulomatous Reaction Induced By Bcg. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 78, n.2, p. 147-151, 1983.

50.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1982TENDLER, M.; LIMA, A. O. ; PINTO, R. M. ; CRUZ, M. Q. ; BRASCHER, H. M. ; KATZ, N. . Immunogenic And Protective Activity Of An Extract Of 'Schistosoma Mansoni'. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, v. 77, n.3, p. 275-283, 1982.

51.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1981TENDLER, M.; SCAPIN, M. . 'Schistosoma Mansoni' Antigenic Extracts Obtained With Different Extraction Procedures.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 76, n.2, p. 103-109, 1981.

52.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1981TENDLER, M.; PINTO, R. M. . A simple device to immobilize mice for infection with Schistosoma masnoni cercariae.. Journal Of Parasitology, v. 67, n.4, p. 583-584, 1981.

53.
SCAPIN, M.1980SCAPIN, M. ; TENDLER, M. ; MISSINEO, L. ; KATZ, N. . Preliminary Studies With A 'Schistosoma Mansoni' Saline Extract Inducing Protection In Rabbits Against The Challenge Infection.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 22, n.4, p. 164-172, 1980.

54.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1979TENDLER, M.; SCAPIN, M. . The Presence Of Antigens Of 'Schistosoma Mansoni' In Solution Used For Storing Adult Worms.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, v. 21, n.2, p. 293-296, 1979.

55.
TENDLER, M.;TENDLER, M;TENDLER, MIRIAM;TENDLER, MÍRIAM1979TENDLER, M.; KOHN, A. ; FERNANDES, B. M. ; PINTO, R. M. ; CASTILHO, E. A. . Schistosomose Motility In Saline Media. Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas, v. 2, n.12, p. 123-126, 1979.

56.
SCAPIN, M.1977SCAPIN, M. ; TENDLER, M. . Immunoprecipitins In Human Schistosomiasis Detected With Adult Worm Antigens Released By 3mkcl.. Journal Of Helminthology, v. 51, p. 71-72, 1977.

57.
SCAPIN, M.1975SCAPIN, M. ; TENDLER, M. . Immunoelectroosmophoresis As A Rapid Method For Detecting Soluble Antigenic Fraction Of 'Schistosoma Mansoni'.. JOURNAL OF PARASITOLOGY, v. 61, p. 561-562, 1975.

58.
SCAPIN, M.1975SCAPIN, M. ; TENDLER, M. . Método rápido para fração antigênica de vermes adultos do Schistosoma mansoni. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. IX, n.1, p. 11-14, 1975.

59.
SCAPIN, M.1975SCAPIN, M. ; TENDLER, M. . Extração de frações antigênicas de Schistosoma mansoni com KCl. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. IX, n.2, p. 91-93, 1975.

60.
AGUIRRE, G. H.1974AGUIRRE, G. H. ; TENDLER, M. ; RUIZ, R. A. . Controle biológico experimental da esquistossomose mansonica em condições específicas de Paulo Afonso - Bahia, utilizando a Marisa cornuariettis.. Atas da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, v. 18, 1974.

Capítulos de livros publicados
1.
TENDLER, M; RAMOS, C. ; SIMPSON, A. J. G. . Sm14 Schistosoma mansoni Fatty Acid-Binding Protein:. Parasitic Helminths: Targets, Screens, Drugs, and Vaccines. : Edited by Conor R. Caffrey, 2012, v. , p. 437-451.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TENDLER, M. Vacina Sm14. Globo Ciência, Rio de Janeiro, p. 26 - 26, 13 jun. 2012.

2.
TENDLER, M. Vacina com sotaque brasileiro. Rio Pesquisa (FAPERJ), Rio de Janeiro, p. 11 - 14, 01 set. 2011.

3.
TENDLER, M.. Autro-Retrato Miriam Tendler. Revista Veja, Rio e Janeiro, , v. 24, p. 122 - 122, 18 jun. 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PINTO, P. M. ; ALMEIDA, E. C. P. ; KUZEL, M. A. A. ; GOMES JR, H. ; SANTOS, T. ; TENDLER, M . Avaliação da Toxicidade Reprodutiva em Coelhas a partir da Imunização com o Preparado Vacinal Sm14+GLA-SE. In: XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2013, Florianópolis, SC. XXIII Congresso Brasileiro de Parasitologia e III Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2013.

2.
Areas, A.L.L. ; DUARTE, A. P. M. ; RAMOS, C. ; TENDLER, M. . Avaliação da positividade de B. glabrata frente a uma infecção com miracídeos de S. mansoni oriundos de fezes de camundongos vacinados com r-Sm14. In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007. p. 498-499.

3.
ARGONDIZZO, A. P. ; D, M. ; JPS, S. ; D., P. ; M.A., M. ; VILAR, M. M. ; TENDLER, M. ; ARMOA, G. . Construction of the recombinant M. bovis BCG rSm14 and evaluation of its protective capacity against schistosomiasis in the murine model. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos - SP. XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.

4.
PB VARALDO ; TORRES, ; E.N.MIYAJI, ; RAMOS, C. ; HO, P. L. ; DIAS, W. O. ; GEBARA, V. ; VILAR, M. M. ; TENDLER, M. ; LEITE, L. C. . Expression in BCG of the Schistosoma mansoni Sm14 protein by native and synthetic genes: Immune Response against helminths. In: XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2003, Caxambu. caderno de resumos, 2003. p. 110-110.

5.
PINTO, P. M. ; RESENDE, M. ; KOGA-ITO, C. Y. ; R.ARANTES, R. ; CURY, V. ; TENDLER, M. . Genetic Variability Analysis among Clinical Candida spp. Isolates Using Random Amplified Polymorphic DNA. In: The 15th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology, 2003, San Antonio, Texas. ISHAM - International Society for Human and Animal Mycology, 2003.

6.
PINTO, P. M. ; RESENDE, M. ; FERREIRA, J. ; ANDREATA, L. ; CURY, V. ; R.ARANTES, R. ; TENDLER, M. . . Molecular Characterization of Candida Species by PCR and Restriction Fragment Length Polymorphism Analysis of Intergenic Spacer Regions of Ribossomal DNA. In: The 15th Congress of the International Society for Human and Animal Mycology, 2003, San Antonio, Texas. ISHAM - International Society for Human and Animal Mycology, 2003.

7.
VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; RAMOS, C. ; THAUMATURGO, N. ; HO, P. L. ; TENDLER, M. . Evaluation of the immunoprotective activity of the polymorphic S. mansoni fatty acid binding protein (Sm14) against S. mansoni or F. hepatica experimental infection. In: IX International Symposium on Schistosomiasis, 2003, Salvador, BA. Caderno de Eventos, 2003.

8.
TENDLER, M.; ABREU, P. ; RAMOS, C. ; VILAR, M. M. ; DIAS, W. O. ; RAW, I. ; HO, P. L. . Protection of mice against Schistosomiasis and tetanus by a recombinant fusion protein produced in E. coli. In: XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Moelcular, 2002, Caxambú, MG. Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2002.

9.
TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; LEITE, L. C. ; DIAS, W. O. ; D, M. ; ARMOA, G. . Preliminares da atividade protetora do r-BCG Sm14. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002.

10.
TENDLER, M.; ALMEIDA, M. S. S. ; TORLONI, H. ; HO, P. L. ; VILAR, M. M. ; SIMPSON, A. J. G. . Vacinação de ovinos contra infecção por Fasciola hepatica com um antígeno recombinante de S. mansoni, Sm14. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro, RJ. Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002.

11.
ABREU, P. A. E. ; HO, P. L. ; RAMOS, C. ; RAW, I. ; TENDLER, M. ; NASCIMENTO, A. . Tetanus toxin fragment C expressed in fusion and intandem with the 14 kDa Schistosoma mansonui Protein. In: Vacinas e Soros avanços e perspectivas, 2001, Sâo Paulo. Vacinas e Soros avanços e perspectivas, 2001.

12.
RAMOS, C. ; VILAR, M. M. ; NASCIMENTO, A. ; HO, P. L. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; ALMEIDA, M. S. S. ; DIAS, W. O. ; ABREU, P. A. E. ; TENDLER, M. . Recombinant HIS-TAGGED Sm 14 as anti-helminth vaccine. In: Vacinas e Soros avanços e perspectivas, 2001, São Paulo. Vacinas e Soros avanços e perspectivas, 2001.

13.
PB VARALDO ; TORRES, F. ; MIYAJI, E. N. ; DIAS, W. O. ; GEBARA, V. ; TENDLER, M. ; LEITE, L. C. . BCG recombinant-Sm14: Vacina contra Schistosoma mansoni.. In: Simpósio de Vacinas e Soros. Avanços e Perspectivas. Instituto Butanatan, 2001, São Paulo. Simpósio de Vacinas e Soros, 2001.

14.
ABREU, P. ; HO, P. L. ; RAMOS, C. ; RAW, I. ; TENDLER, M. ; NASCIMENTO, A. . Cloning and expression of tetanus toxin fragment C in fusion with the 14 kDa Schistosoma mansoni protein. In: XXV Meeting of the Brazilian Society of Immunology, 2000, Florianópolis. XXV Meeting of the brazilian Society of Immunology, 2000.

15.
VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; REÇONE, E. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; ALMEIDA, M. S. S. ; GARRAT, R. ; TENDLER, M. . Schistosomiasis Experimental Vaccination with r-Sm 14 syntetic peptides. In: II Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2000, Rio de Janeiro. II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000. p. 727-727.

16.
VILAR, M. M. ; HO, P. L. ; ALMEIDA, M. S. S. ; EDELENYI, R. ; THAUMATURGO, N. ; TENDLER, M. . Durantion of protective immunity in Swiss mice vaccinated against Schistosoma mansoni with r-Sm 14. In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000. p. 726-726.

17.
THAUMATURGO, N. ; VILAR, M. M. ; DIOGO, C. M. ; TENDLER, M. . Imunolocalização do Sm 14 no Schistosoma mansoni e em outros helmintos. In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000.

18.
DIOGO, C. M. ; VILAR, M. M. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . Presence of a cytokeratin-like protein (Sm 62) in Helmints. In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000.

19.
VILAR, M. M. ; RAMOS, C. ; ALMEIDA, M. S. S. ; NASCIMENTO, A. ; TORLONI, H. ; DIAS, W. O. ; THAUMATURGO, N. ; ABREU, P. A. E. ; HO, P. L. ; TENDLER, M. . Development o an anti-helmintic vaccine: efficacy oh 6-His-tagged Sm14 , a 14KDa fatty acid binding protein characterized from S. mansoni in experimental animals. In: XXIX Reunião Anual da Sociedade \Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, 2000, Caxambu. caderno de resumos, 2000. p. 62-62.

20.
DIOGO, C. M. ; VILAR, M. M. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . Presence of citokeratin-like protein (Sm62) in helminths.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro. VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999.

21.
THAUMATURGO, N. ; VILAR, M. M. ; DIOGO, C. M. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . SDS-PAGE and Western bloting analysis of Sm14 in extracts of Schitosoma mansoni adult worms.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

22.
VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; REÇONE, E. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; ALMEIDA, M. S. S. ; GARRAT, R. ; TENDLER, M. . Schistosomiasis mansoni experimental vaccination with r-Sm14 sintetic peptides.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

23.
HO, P. L. ; VILAR, M. M. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; ALMEIDA, M. S. S. ; TENDLER, M. . r-Sm14 - pRSETA efficacy in experimental animals.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

24.
VILAR, M. M. ; HO, P. L. ; ALMEIDA, M. S. S. ; EDELENYI, R. ; THAUMATURGO, N. ; TENDLER, M. . Duration of protective immunity in Swiss mice vaccinated against Schistosoma mansoni with r-Sm14.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

25.
ALMEIDA, M. S. S. ; TORLONI, H. ; HO, P. L. ; VILAR, M. M. ; TENDLER, M. . Anti Fascioliasis pathology effect induced by vaccination with recombinant Sm14 antigen.. In: VII International Symposium on Schistosomiasis, 1999, Rio de Janeiro, 1999.

26.
THAUMATURGO, N. ; VILAR, M. M. ; TENDLER, M. . Investigação da presença de Sm14 em Diferentes frações do S. mansoni. In: V Jornada Científica de Pós-Graduação da Fundação Oswaldo Cruz, 1999, Rio de Janeiro. Anais da V Jornada Científica da FIOCRUZ, 1999. p. 410-410.

27.
THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; DIOGO, C. M. ; TENDLER, M. . Investigation of Immune Crossreaction between Sm14 and proteins from Hymenolepsis dimminuta, Aspiculuris tetraptera, Ascaris suum e Toxocara spp. In: Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1999, Poços de Caldas. caderno de resumos, 1999.

28.
TENDLER, M.; GARRAT, R. ; VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. . Sm 14 - peptide design and vaccination against Schistosoma mansoni and Fasciola hepatica.. In: SRP 1998 International Conference on Schistsomiaisis, 1998, Cairo, 1998.

29.
TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; EDELENYI, R. ; THAUMATURGO, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; HO, P. L. . Desenvolvimento de uma vacina anti-helmíntica bivalente contra a esquistossomose e a fasciolose. In: I Bienal de Pesquisa/FIOCRUZ, 1998, Rio de Janeiro, 1998.

30.
VILAR, M. M. ; EDELENYI, R. ; THAUMATURGO, N. ; GARRAT, R. ; JULIANO, L. ; TENDLER, M. . Vacinação experimental na esquistossomose mansônica utilizando peptídeos do r-Sm14.. In: I Bienal de Pesquisa/FIOCRUZ, 1998, Rio de Janeiro, 1998.

31.
THAUMATURGO, N. ; DIOGO, C. M. ; VILAR, M. M. ; TENDLER, M. . Verificação da Presença do Sm14 em Diferentes Extratos de Vermes adultos de S. mansoni. In: VI Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz, 1998, Rio de Janeiro. Anais da VI Jornada de Iniciação Científica. RJ: Anais da VI Jornada de Iniciação Científica na Fiocruz, 1998.

32.
DIOGO, C. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; TENDLER, M. . Preliminary studies on identification of cytokeratin-like protein (Sm 62) in Fasciola hepatica.. In: VI International Symposioum on Schistosomiasis e VI Reunião Nacional sobre Esquistossomose, 1997, Belo Horizonte, 1997.

33.
DIOGO, C. M. ; VILAR, M. M. ; THAUMATURGO, N. ; EDELENYI, R. ; TENDLER, M. . Presence of a cytokeratin-like protein (Sm 62) in evolutives stages of Schistosoma mansoni.. In: VI International Symposium on Schistosomiasis and VI Reunião Nacional sobre Esquistossomose, 1997, Belo Horizonte, 1997.

34.
BARRIENTOS, F. J. A. ; GARRAT, R. ; TENDLER, M. ; J NETO, L. . Design of peptides useful against schistosomiasis and related diseases.. In: VI International Symposium on Schistosomiasis e VI Reunião Nacional sobre Esquistossomose, 1997, Belo Horizonte, 1997.

35.
BRITO, C. A. ; RIENGROJPITAK, S. ; WILSON, R. A. ; OLIVEIRA, R. C. ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Immunolocalization of Sm 14, a Schistosoma mansoni fatty acid binding protein.. In: VI International Symposium on Schistosomiasis e VI Reunião Nacional sobre Esquistossomose, 1997, Belo Horizonte, 1997.

36.
TENDLER, M.. A Schistosoma mansoni fatty acid binding protein (Sm 14) acts as a bivalent anti-helminth vaccine against both experimental schistosomiasis and experimental fascioliasis.. In: SRP 1995 Conference on Schistosomiasis, 1995, Cairo, 1995.

37.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . Vaccination against schistosomiasis and fascioliosis with Sm 14 a recombinant Schistosoma mansoni fatty acid binding protein.. In: VIII International Congress of Parasitology/ ICOPA VIII, 1994, Izmir, 1994.

38.
TENDLER, M.; KLINKERT, M. Q. ; DIOGO, C. M. ; MENDONÇA, M. C. R. ; KATZ, N. ; SAVINO, W. . Immunoblot characterization of enzymes and cytoskeletal proteins from a protective Schistosoma mansoni adult worm-derived extract.. In: VII International Congress of Parasitology/ I COPA VII, 1990, Paris, 1990.

39.
TENDLER, M.; DIOGO, C. M. ; MENDONÇA, M. C. R. ; SAVINO, W. . Molecular characterization of ana extract of Schistosoma mansoni with protective activity.. In: International Conference on Molecular Aspects of Immune Response and Infectious Diseases., 1989, Roma, 1989.

40.
TENDLER, M.. Cloning of protective antigens of Schistosoma mansoni adult worms.. In: Second Conference on the Molecular Biology of Schistosomes, 1988, Woods Hole, 1988.

Artigos aceitos para publicação
1.
TENDLER, M.; SIMPSON, A. J. G. . The biotechnology-value chain: Development of Sm14 as a schistosomiasis vaccine (in press). Acta Tropica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
TENDLER, M. Desenvolvimento de Vacina Anti Helmíntica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TENDLER, M. A produção de vacinas em doenças parasitológicas: esquistossomose. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TENDLER, M. Vacina bivalente contra Esquistossomose e Fasciolose Hepática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
TENDLER, M. Desenvolvimento de Vacina Anti Helmíntica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TENDLER, M. Desenvolvimento de Vacina Anti Helmíntica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
TENDLER, M. Development of a vaccine against schistosomiasis based on the recombinant fatty acid binding protein Sm14: controlling transmission of a disease of poverty. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TENDLER, M. Avanços na vacina de esquistossomose com a molécula Sm14. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
TENDLER, M. Esquistossomose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TENDLER, M. Emerging Countries and Markets - Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TENDLER, M. Sm14: Brazilian Vaccine. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TENDLER, M. Sm-14: Vacina anti-helmíntica bivalente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
TENDLER, M. Vacinação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TENDLER, M. Vacinas Anti-helmintos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TENDLER, M. Desenvolvimento de vacina contra esquistossomose, uma doença da pobreza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
TENDLER, M. I Vacina contra Esquistossomose do Mundo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; RAMOS, C. ; M.QUELOPANA, M. ; PINTO, P. M. ; SANTOS, T. ; SILVA, C. C. ; MOREIRA, L. S. . Development of a bivalent anti-helmint vaccine against Schistosomiasis and Fascioliasias based on the recombinant antigen Sm14. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de vacina anti-helmíntica contra a esquistossomose com antígeno protetor Sm14. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
TENDLER, M.. "Sm14 as the molecular basis for a vaccine against Schistosomiasis". 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de uma vacina contra esquistossomose. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
TENDLER, M.. New Strategies, Antigen testing and post funtional genomics. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
TENDLER, M.. "Perspectiva de vacinação contra Helmintos". 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
TENDLER, M.. Perspectivas de vacinação na Esquistossomose. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; G.V.HILLYER, ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Estudo da Variabilidade no Genoma de Fasciola hepatica e no Seu Gene Codificador da Fh15. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Análise Intraespecífica de Polimorfismos do Gene Codificador da Sm14. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; G.V.HILLYER, ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Intra-Specific Variabilyty Analysis of the Genome and the Fh15 Gene of Fasciola hepatica. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; G.V.HILLYER, ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Análise da Variabilidade no Genoma de Fasciola hepatica e no Gene Codificador da Fh15. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; TENDLER, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Análise Intraespecífica de Polimorfismos do Gene Codificador da Sm14 um Candidato à Vacina Anti-Esquistossomótica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PINTO, P. M. ; BRITO, C. A. ; TENDLER, M. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . Análise da estrutura e Variabilidade do Gene para Sm14, um Candidato à Vacina Anti-Esquistossomótica. 1994. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
PINTO, P. M. ; ALMEIDA, M. S. S. ; DIOGO, C. M. ; KATZ, N. ; TENDLER, M. . . Reactivity of Sera From Rabbits Subjected to Cercarial Infection or Vaccination Against S. mansoni Glutathione-s-Transferase. 1991. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TENDLER, M. Consultoria Ad-Hoc. 2013.

2.
TENDLER, M. Consulroria Ad-Hoc. 2013.

3.
TENDLER, M. Consultoria Ad-Hoc. 2013.

4.
TENDLER, M. Projeto proposto à agência de financiamento. 2013.

5.
TENDLER, M. Projeto proposto à agência de financiamento. 2012.

6.
TENDLER, M.; RAMOS, C. . Visita ao Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Cancer e a Cornell University. 2007.

7.
TENDLER, M.. Consultora Ad-Hoc. 2004.

Produtos tecnológicos
1.
TENDLER, M; GARRAT, R. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; Frank Jefferson Alarcon de Barrientos ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Fragmentos de Peptídeos Sintéticos Ativos. 2014.

2.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . r-Sm14, um antígeno protetor, composição imunogênica capaz de conferir ao menos proteção parcial contra infecção causada por helmintos patogênicos, e, método de desenvolvimento de vacina anti-helmíntica para humanos através de uma alternativa veterinária. 2010.

3.
TENDLER, M; RAMOS, C. ; SIMPSON, A. J. G. . Vacina recombinante para helmintos em Pichia Pastoris e processos de produção e purificaçao de proteína como vacina para helminbtos. 2010.

4.
TENDLER, M.; VILAR, M. M. ; ARMOA, G. ; D, M. ; SIMPSON, A. J. G. . Cepa de BCG Pasteur Auxotrófico Recombinante e seu Uso no Controle de Infecções Humanas causadas por Parasitas. 2009.

5.
TENDLER, M.; RAMOS, C. ; SIMPSON, A. J. G. . Obtenção da Cepa Recombinante de Pichia pastoris e Processos de Produção e Purificação da Proteína Sm14 como Vacina para Helmintos. 2009.

6.
TENDLER, M. As três famílias de patentes para o Sm14 no contexto da vacina veterinária contra a fasciolose. 2007.

7.
TENDLER, M.; GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Active Peptide Fragments. 2006.

8.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; RAW, I. ; HO, P. L. ; RAMOS, C. . Antígenos derivados de helmintos com capacidade de conferir proteção contra parasitos. 2003.

9.
TENDLER, M.; GARRAT, R. ; VILAR, M. M. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; ALMEIDA, M. S. S. ; KATZ, N. . Synthetic active peptide fragments. 2002.

10.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . "Vaccine against helminth infection comprising Sm14 fatty acid binding protein of Schistosoma mansoni" nr US 5,730,984. 1998.

11.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . "Schistosoma mansoni Sm14 antigen for use in vaccination" UK9425479.4. 1998.

12.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . "Antigeno recombinante rSm14,su obtencion y utilizacion"ES94 01198. 1998.

13.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . " Antigen confer protective immunity against helminthic infections of humans and animals and process of vaccination for application in the immunoprophylaxis of helminthological diseases of veterinarian and medical interest" AU-B-6341/94. 1998.

14.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . " A method of development of an anti-helminth vaccine for humans through a veterinary pathway" NZ314432. 1998.

15.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . "Antigene visant a conferer une immunite protectrice contre lês helminthiases chez l'homme et l'animal et procede de vaccination pour l'a plication dans l'immunoprophylaxie dês helminthiases" FR9406715. 1998.

16.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . "Antigene capace di conferi immunita protettiva contro infezioni da elimintinell uomo e negli animali e processo di vaccinazione per l'applicazione nell immunoprofilassi di malattie elmintiche di interesse medico e veterinário' IT MI94A001134. 1997.

17.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . Antigen to confer protective immunity against helminth infections of humans and animals and a method of immunizing humans and animal using the antigen. 1997.

18.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. . " Antigen to confer protective immunity against helminthic infections of humans and animals and process of vaccination for application in the immunoprophylaxis of helminthological diseases of veterinarian and medical interest" JP-154105/94. 1994.

Processos ou técnicas
1.
TENDLER, M.. As três famílias de patentes para o Sm14 no contexto da vacina veterinária contra a fasciolose. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
TENDLER, M.. Parecer. 2009.

2.
TENDLER, M.. Parecer. 2009.

3.
TENDLER, M.. Elaboração dos Desenhos de Testes Clínicos do Sm14. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TENDLER, M. Vacinar para quê?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
TENDLER, M. A worm vaccine, coming at A snail's pace. The long struggle to develop a schistosomiasis vaccine badly needs new money. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
TENDLER, M. Vacina contra Esquistossomose. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TENDLER, M. Disciplina de Parasitologia II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TENDLER, M. Disciplina de Parasitologia II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TENDLER, M. Helmintíases em Medicina Tropical DIP. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TENDLER, M. Vacinas contra doenças infecciosas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
TENDLER, M.. Curso de Pesquisa de Vacinas contra Doenças Infecciosas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
TENDLER, M.; ARMOA, G. ; ALMEIDA, M. S. S. ; RAMOS, C. ; PINTO, P. M. ; PEREZ, J. ; GARRAT, R. ; ARAUJO, A. P. U. ; EDUARDO.F.TERRA, F. ; H.HENRIQUE, C. ; C.MAZER, L. . Cooperação para realização de teste da vacina experimental em ruminantes. 2009. (Projeto de desenvolvimento tecnológico).

7.
TENDLER, M.. Plano expandido de vacinações da OMS e Plano Nacional de Imunizações. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
TENDLER, M.. Desenvolvimento e produção do Sm14 para as vacinas veterinária contra fasciolose e humana contra a esquistossomose.. 2008. (Projeto).

9.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de Vacina contra a Esquistossomose. 2007. (Seminário).

10.
TENDLER, M.. Imunologia da Esquistossomose do Curso de Imunologia Geral do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de Vacinas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
TENDLER, M.. Curso de Desenvolvimento de Vacinas. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
TENDLER, M.. Vacinas. 2003. (Mesa Redonda).

14.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de uma vacina anti-helmíntica bivalente contra a esquistossomose e a fasciolose a partir do antígeno recombinante Sm14. 2003. (Projeto).

15.
TENDLER, M.; PINTO, P. M. ; VILAR, M. M. . Curso sobre Desenvolvimento de Vacina. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
TENDLER, M.. CURSO DE IMUNOLOGIA GERAL. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
TENDLER, M.. Curso de Pós-Graduação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
TENDLER, M.. Vacinas. 2002. (Mesa Redonda).

19.
TENDLER, M.. VII Seminário Laveran & Deane sobre a Malária. 2002. (Seminário).

20.
TENDLER, M.. O Homem, a Fera, o Mercado. 2002. (Mostra Ver Ciência 2002).

21.
TENDLER, M.. Curso Sobre o Desenvolvimento de Vacinas/Pos graduação em Biologia Parasitária e Biologia molecular e Celular do Instituto Oswaldo Cruza. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

22.
TENDLER, M.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz vol96 Suppl -7 simpósio internacional de esquistossomose. 2001. (Editoração/Periódico).

23.
TENDLER, M.. Desenvolvimento de Vacina. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

24.
TENDLER, M.. Who is Who in Schistosomiasis FIOCRUZ. 1992. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Catálogo).

25.
TENDLER, M.. Antígenos Protetores (Estratégias de detecção). 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
TENDLER, M.. Imunologia da Esquistossomose. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
TENDLER, M.; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; RAW, I. ; HO, P. L. ; RAMOS, C. . ANTÍGENOS DERIVADOS DE HELMINTOS COM CAPACIDADE DE CONFERIR PROTEÇÃO CONTRA PARASITOS. 2003 (PATENTES) .

2.
TENDLER, M.; GARRAT, R. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . SYNTHETIC ACTIVE PEPTIDE FRAGMENTS. 2002 (PATENTES) .

3.
TENDLER, M.. Inventora das Patentes Requeridas Pela Fiocruz Para O Sm14 Patentes Solicitadas: 10 Países (Brasil, Nova Zelândia, Espanha, Itália, Eua, França, Austrália, Inglaterra, Japão, Alemanha Patentes Concedidas: Nova Zelândia, Espanha, Itália, Estados Unidos/97. 1994 (PATENTES) .



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Active Peptide Fragments. 2003, Nova Zelândia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: NZ-536301, título: "Active Peptide Fragments" , Instituição de registro: Nova Zelândia. Depósito: 01/04/2003; Concessão: 09/11/2006. Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

2.
 GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Active Peptide Fragments. 2003, Nova Zelândia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: ZA-2004/08860, título: "Active Peptide Fragments" , Instituição de registro: Nova Zelandia. Depósito: 01/04/2003; Concessão: 26/07/2006. Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

3.
 TENDLER, MÍRIAM; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; RAW, I. ; HO, P. L. ; RAMOS, CELSO R.R. . Antígenos derivados de helmintos com capacidade de conferir proteção contra parasitos. 2003, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI03032663, título: "Antígenos derivados de helmintos com capacidade de conferir proteção contra parasitos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/01/2003

4.
 TENDLER, MÍRIAM; RAMOS, CELSO R.R. ; SIMPSON, A. J. G. . Vacina Recombinante para Helmintos em Pichia Pastoris e, Processos de Produção e Purificação de Proteína como Vacina para Helmintos. 2013, Colômbia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 13097957, título: "Vacina Recombinante para Helmintos em Pichia Pastoris e, Processos de Produção e Purificação de Proteína como Vacina para Helmintos" , Instituição de registro: Oficina de Armonización del Mercado Interior. Depósito: 16/04/2013Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

5.
 TENDLER, MÍRIAM; VILAR, M. M. ; ARMOA, G. ; MCINTOSH, D. ; SIMPSON, A. J. G. . Cepa de BCG Pasteur Auxotrófico Recombinante e seu Uso no Controle de Infecções Humanas Causadas por parasitas. 2016, Alemanha.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 602010034501, título: "Cepa de BCG Pasteur Auxotrófico Recombinante e seu Uso no Controle de Infecções Humanas Causadas por parasitas" , Instituição de registro: German Patent and Trademark Office. Depósito: 09/06/2016

6.
 TENDLER, MÍRIAM; GARRAT, R. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; Frank Jefferson Alarcon de Barrientos ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Fragmentos de Peptídeos Sintéticos Ativos. 2017, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 15/582341, título: "Fragmentos de Peptídeos Sintéticos Ativos" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 28/04/2017Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TENDLER, M.. Participação em banca de Ana Paula Corrêa Argondizzo. Construção do M.bovis BCG recombinante Sm14r e Avaliação da sua capacidade protetora contra esquistossomose no modelo murino. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

2.
TENDLER, M.. Participação em banca de Nilton Thaumaturgo Rocha Junior. Imunolocalização do Sm14 no Schistosoma mansoni. 2002. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

3.
TENDLER, M.. Participação em banca de Graziela Maria Zanini. Estudo da reatividade de auto-anticorpos com antígenos plasmodiais e evidências da participação da resposta auto-imune na proteção imunológica contra Malária. 2001. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Teses de doutorado
1.
TENDLER, M. Participação em banca de Sandra Regina Costa Maruyama. Antígenos salivares recombinantes de Rhipicephalus microplus selecionados por imunovacinologia reversa: efeito da vacinação de bovinos no controle das infestações por carrapatos. 2012. Tese (Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada) - Universidade de São Paulo.

2.
TENDLER, M.. Participação em banca de Patrícia Machado Pinto. Caracterização Morfo-Fisiológicas e Análise da Variabilidade Genética de Espécies do Gênero Candida Isolada de Pacientes Hospitalizados, Portadores de Doenças de Base. 2003. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TENDLER, M.. Participação em banca de MARÍLIA SIRIANNI DOS SANTOS ALMEIDA. Vacinação Experimental contra Infecção por Fasciola hepatica com Antígeno Recombinante de Schistosoma mansoni. 2001. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

4.
TENDLER, M.. Participação em banca de MÔNICA MAGNO VILAR. Delineamentos e Parâmetros Experimentais dos Ensaios de Vacinação com Sm14 como base para uma vacina anti-helmíntica multivalente. 2000. Tese (Doutorado em BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.

5.
TENDLER, M.. Participação em banca de CATIA MARIA SANTOS DIOGO DA SILVA. Caracterização Funcional e Molecular do Sm62 uma Proteína Relacionada a Citoqueratina. 1999. Tese (Doutorado em BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR) - INSTITUTO OSWALDO CRUZ.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
TENDLER, M. 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente/OBSMA/FIOCRUZ. 2016. Fundação Oswaldo Cruz.

Outras participações
1.
TENDLER, M. 1º Prêmio Diáspora Brasil ? O Talento Brasileiro no Mundo. 2014. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

2.
TENDLER, M.. Avaliação Laboratórios de Referência em Esquistossomose. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

3.
TENDLER, M.. Elisa and Western blot Antibody Determination in Sera from Patients Diagnosed with different Helminthic Infections with Anisakis simplex Antigen Purified by Affinity Chromatography. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio de Pesquisa e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz.Interface Pesquisa/Inovação: Uma Vacina para Esquistossomose. 2017. (Simpósio).

2.
5º Ciclo de Debates do Sistema Gestec/NIT.O caso da vacina humana contra a esquistossomose e da vacina veterinária contra a fasciolose a partir da tecnologia Sm14. 2014. (Encontro).

3.
Workshop on CEWG Demonstration Projects.Development of a vaccine against Schistosomiasis based on the recombinant Sm14 a member of the fatty acid binding protein: Controlling transmission of a disease of poverty. 2014. (Outra).

4.
Higiene e Saúde Pública: Pequenas ações de grande impacto.Vacinação. 2012. (Outra).

5.
Bio International Convention, Biotechnology Industry Organization. Tecnologia do Sm14. 2011. (Congresso).

6.
Immuno Foz 2011 - XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology. Public-private partnerships for the development of vaccines: The case of fasciolosis and schistosomiasis. 2011. (Congresso).

7.
Immuno Foz 2011-XXXVI Congress of the Brazilian Society of Immunology, Sociedade Brasileira de Imunologia/SBI. New approaches in biotechnology for vaccines (sponsored by Fiocruz). 2011. (Congresso).

8.
Reunião de Consultores Projeto Sm14.Resultados Vacina Sm14. 2011. (Encontro).

9.
XI Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras/ANPEI. Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras/ANPEI. Case Sm14 - Avanços nas Pesquisas. 2011. (Congresso).

10.
110º Aniversário IOC/FIOCRUZ.I Simpósio de Pesquisa e Inovação do Instituto Oswado Cruz. 2010. (Simpósio).

11.
The Second Annual World Congress of Vaccine. Develolment of a Bivalent Anti-Helminth Vaccine Against Schistosomiasis and Fascioliasis. 2010. (Congresso).

12.
Vídeo Conferência sobre Infecção e Prevenção contra o Vírus H1N1.Infecção e Prevenção contra o Vírus H1N1. 2010. (Outra).

13.
IV Congresso de Biossegurança. Desenvolvimento de vacina recombinante anti-helmintica baseada no antígeno Sm14. 2009. (Congresso).

14.
IV Reunião dos Coordenadores do Projeto Deliver.Apresentação e discussão dos resultados alcançados. 2009. (Encontro).

15.
Seminário de Imunologia do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Oswaldo Cruz.Desenvolvimento de vacina contra a esquistossomose a partir do antígeno rSm14. 2009. (Seminário).

16.
Simpósio Adolesce Rio 2009.Vacina direito de todos. 2009. (Simpósio).

17.
Adolescência - Vacinação e Novas Epidemias, a Gripe Aviária.Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UERJ. 2006. (Outra).

18.
Jornada Comemorativa.Jornada Comemorativa dos 25 Anos do Departamento de Imunologia. 2005. (Outra).

19.
A proteína Sm14 de Schistosoma mansoni em fusão com o fragmento C da toxina tetânica induz imunoproteção em camundongos contra o Tétano e a Esquistossomose e Construção do Mycobacterium bovis BCG, sub-cepas Pasteur e Moreau, e avaliação comparativa da.IV Bienal de Pesquisa, II Mostra de Ensino, Prêmio FIOCRUZ 2004 Joaquim Alberto Cardoso de Melo e XII Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. 2004. (Outra).

20.
IV Bienal de Pesquisa. A proteína Sm14 de Schistosoma mansoni em fusão com o fragmento C da roxina tetânica induz imunoproteção em camundongos contra o Tétano e a Esquistossomose. 2004. (Congresso).

21.
IV Bienal de Pesquisa. Construção do Mycobacterium bovis BCG, sub-cepas Pasteur e Moreau e avaliação comparativa da expressão da proteína Sm14R de Schistosoma mansoni. 2004. (Congresso).

22.
IV EC-INCO-DEV.IV EC-INCO-DEV: Annual Meeting of the Working Group for the Development of Recombinant BCG Multivaccine and Complemantary Diagnostics for Predominant Parasitic and Epizootic Disease of Ruminants in Latin America. 2004. (Encontro).

23.
XX Congresso Brasileiro de Higiene e Saúde Pública. Iumologia da Vacinação. 2004. (Congresso).

24.
I Encontro do Instituto Oswaldo Cruz.I Encontro do Instituto Oswaldo Cruz. 2003. (Encontro).

25.
III EC-INCO-DEV ANNUAL MEETING OF THE WORKING GROUP. Development of Recombinant BCG Multivaccine and Complementary Diagnostics for Predominant Parasitic and Epizootic Disease of Ruminants in Latin America. 2003. (Congresso).

26.
IX International Symposium on Schistosomiasis.Sm14 na Proteção contra Esquistossomose e Fascioliase Hepática. 2003. (Simpósio).

27.
IX International Symposium on Schistosomiasis.From Genoma to Vaccines via the Proteome. 2003. (Simpósio).

28.
Prospects for Schistosomiasis Vaccine Development.Prospects for Schistosomiasis Vaccine Development. 2003. (Encontro).

29.
Seminário de Lançamento Projeto Inovação em Saúde.Projeto Inovação em Saúde. 2003. (Seminário).

30.
III EC-INCO-DEV Annual Meeting of the Working Group. Development of recombinant BCG multivaccine and complementary diagnostics for predominant parasitic and epizootic disease of ruminants in Latin America. 2002. (Congresso).

31.
IX Reunião dos Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.Conferencista. 2002. (Simpósio).

32.
Mostra Ver Ciência - O Homem, a Fera, o Mercado.Debatedora Convidada. 2002. (Encontro).

33.
Simpósio Panamericano sobre Abordagens Moleculares em Doenças Humanas.Convidada. 2002. (Simpósio).

34.
VII SEMINÁRIO LAVERAN & DEANE SOBRE A MALÁRIA.PROFESSORA CONVIDADA. 2002. (Seminário).

35.
WHO/TDR Scientific Meeting, The Steering Committee on Vaccine Discovery Research/VDR.Conferencista. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TENDLER, M.. The Sm14 schistosomiasis vaccine development current status and plans for clinical trials. 2007. (Outro).

2.
TENDLER, M.. I Workshop ALVOS/FIOCRUZ. 2006. (Outro).

3.
TENDLER, M.. FIOCRUZ/PFIZER Meeting. 2002. (Outro).

4.
TENDLER, M.. "INCO-DEV FIRST MEETING ". 2000. (Outro).

5.
TENDLER, M.. VII International Symposium on Schistosomiasis. 1999. (Congresso).

6.
TENDLER, M.. VII Reunião dos Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre Esquistossomose mansônica.. 1998. (Congresso).

7.
TENDLER, M.. VI Reunião dos Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz. 1996. (Congresso).

8.
TENDLER, M.. IV International Symposium on Schistosomiasis e IV Reuniâo Nacional de Esquistossomose. 1993. (Congresso).

9.
TENDLER, M.. I Workshop em Helmintologia. 1992. (Congresso).

10.
TENDLER, M.. III Reunião de Pesquiadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre Esquistossomose mansônica. 1990. (Congresso).

11.
TENDLER, M.. II Reunião dos Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sobre Esquistossomose mansônica.. 1988. (Congresso).

12.
TENDLER, M.. International Symposium on Schistosomiasis. 1987. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tatiane dos Santos. Teste toxicológico pré-clínico para o desenvolvmento da vacina anti-helmíntica baseada no antígeno r-Sm14 de Schistosoma mansoni. 2012. Dissertação (Mestrado em Vigilância Sanitária) - INCQS/FIOCRUZ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Miriam Tendler.

2.
Nilton Thaumaturgo Rocha Junior. Imunolocalização do Sm14 no Schistosoma mansoni. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

3.
Mônica Magno Vilar. Vacinação Experimental Na Esquistossomose Mansônica: Estudo de Proteção Em Modelo Murino. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

4.
Patrícia Machado Pinto. Variabilidade Genômica Em Isolados de Fasciola Hepatica e Schistosoma Mansoni. Observada Por Ap-Pcr (Arbitrarily Primed - Polymerase Chain Reaction). 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

5.
Catia Maria Diogo. "Caracterização de Componentes do Extrato Se: Identificação de Uma Proteína Relacionada À Citoqueratina (Sm62) Derivada de Vermes Adultos de S. Mansoni. 1994. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

6.
Marilia S S Almeida. O Coelho como modelo experimental na Esquistossomose Mansônica. 1990. 0 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Miriam Tendler.

Tese de doutorado
1.
Patrícia Machado Pinto. Caracterização morfo-fisiológica e análise da variabilidade genética de espécies do gênero Candida, isolada de pacientes hospitalizados, portadores de doenças de base. 2003. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Miriam Tendler.

2.
Marília Sirianni dos Santos Almeida. Vacinação Experimental contra Infecção por Fasciola hepatica com Antígeno Recombinante de Schistosoma mansoni. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, . Orientador: Miriam Tendler.

3.
Mônica Magno Vilar. Delineamento e parâmetros experimentais dos ensaios de vacinação com Sm-14 como base para uma vacina multivalente. 2000. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, . Orientador: Miriam Tendler.

4.
Catia Maria Diogo. Caracterização funcional e molecular do Sm 62, uma proteína relacionada a citoqueratina.. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

Iniciação científica
1.
ERIKA REGINA LAMELLAS P.DA CUNHA. Análise Intraespecífica de Polimorfismos do Gene Codificador da Sm14, um Candidato a Vacina Anti-Esquistossomótica. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.

2.
RAFAELA VIEGAS RYMER. Produção e Controle de Qualidade do rSm14 no Vetor pAE. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em PIBIC/IC) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Miriam Tendler.



Inovação



Patente
1.
 GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Active Peptide Fragments. 2003, Nova Zelândia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: NZ-536301, título: "Active Peptide Fragments" , Instituição de registro: Nova Zelândia. Depósito: 01/04/2003; Concessão: 09/11/2006. Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

2.
 GARRAT, R. ; SIMPSON, A. J. G. ; BARRIENTOS, F. J. A. ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Active Peptide Fragments. 2003, Nova Zelândia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: ZA-2004/08860, título: "Active Peptide Fragments" , Instituição de registro: Nova Zelandia. Depósito: 01/04/2003; Concessão: 26/07/2006. Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

3.
 TENDLER, MÍRIAM; VILAR, M. M. ; ARMOA, G. ; MCINTOSH, D. ; SIMPSON, A. J. G. . Cepa de BCG Pasteur Auxotrófico Recombinante e seu Uso no Controle de Infecções Humanas Causadas por parasitas. 2016, Alemanha.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 602010034501, título: "Cepa de BCG Pasteur Auxotrófico Recombinante e seu Uso no Controle de Infecções Humanas Causadas por parasitas" , Instituição de registro: German Patent and Trademark Office. Depósito: 09/06/2016

4.
 TENDLER, MÍRIAM; GARRAT, R. ; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; Frank Jefferson Alarcon de Barrientos ; VILAR, M. M. ; ALMEIDA, M. S. S. . Fragmentos de Peptídeos Sintéticos Ativos. 2017, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 15/582341, título: "Fragmentos de Peptídeos Sintéticos Ativos" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 28/04/2017Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

5.
 TENDLER, MÍRIAM; RAMOS, CELSO R.R. ; SIMPSON, A. J. G. . Vacina Recombinante para Helmintos em Pichia Pastoris e, Processos de Produção e Purificação de Proteína como Vacina para Helmintos. 2013, Colômbia.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: 13097957, título: "Vacina Recombinante para Helmintos em Pichia Pastoris e, Processos de Produção e Purificação de Proteína como Vacina para Helmintos" , Instituição de registro: Oficina de Armonización del Mercado Interior. Depósito: 16/04/2013Instituição(ões) financiadora(s): FIOCRUZ.

6.
 TENDLER, MÍRIAM; KATZ, N. ; SIMPSON, A. J. G. ; RAW, I. ; HO, P. L. ; RAMOS, CELSO R.R. . Antígenos derivados de helmintos com capacidade de conferir proteção contra parasitos. 2003, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI03032663, título: "Antígenos derivados de helmintos com capacidade de conferir proteção contra parasitos" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 31/01/2003



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TENDLER, M. Desenvolvimento de Vacina Anti Helmíntica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
TENDLER, M. Vacina bivalente contra Esquistossomose e Fasciolose Hepática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TENDLER, M. Vacinas contra doenças infecciosas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


- Visita ao Swiss Tropical Institute, reunião com Dr. Marcel Tanner (Diretor) para discução e elaboração dos desenhos de testes clínicos do Sm14 que serão testados no Egito, com apoio da Organização Mundial de Saúde/OMS, 29 à 30 de Novembro de 2004, Basel Suíça. - Visita ao Ludwig Institute for Cancer Research, reunião com os Drs. Andrew J.G.Simpson e Lloyd Old, 20 à 22 de Dezembro de 2004, Nova York, Estados Unidos. - Coordenadora do Projeto sobre Desenvolvimento de Vacina Anti-Helmíntica Bivalente contra a Esquistossomose e a Fasciolose a partir do antígeno recombinante rSm14, para licenciamento do Sm 14 para fins de Desenvolvimento de Vacina Veterinária contra Fasciolose hepática. Prova de Conceito em Gado, pela Alvos Consultoria, Desenvolvimento e Comercialização de Produtos Biotecnológicos S/A, 2005. - Coordenadora do Projeto. Design of Effective and Sustainable Control Strategies for Liver Fluke in Europe. - Project Deliver Food-CT-200X-023025-Comunidade Européia, 2005. - Viagem a Biominas (BH), para estabelecer colaboração para finalização da forma GMP do Sm14, Janeiro de 2005. -Viagem ao Instituto Butantan, para reunião referente projeto em colaboração sobre o SM14, Janeiro de 2005. -Viagem a Universidade Federal de Pelotas, para reunião referente projeto em colaboração sobre o Sm14, Maio de 2005. -Visita a Ouro Fino Saúde Animal, Cravinhos, SP, para discussão de projetos em parceria, Setembro de 2005. -Visita ao Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, Nova York, USA, para discussão técnica sobre protocolos experimentais da prova de conceito relativo ao licenciamento do Sm14, da FIOCRUZ para ALVOS. - Projeto Finep/FIOCRUZ, Convênio nº 3475/06 - Proc.Institucional nº 01.06.1058.00, assinado em Dezembro de 2005, para o Desenvolvimento de vacina contra a Esquistossomose. - Viagem para Córdoba, Espanha, para participação no Sixth Framework Programme Priority 5 Food Quality and Safety, Project Deliver Food-CT-200X-023025-Comunidade Européia, 2006.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 2:31:06