Darci Motta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2630361385341232
  • Última atualização do currículo em 28/11/2014


Possui graduação em Fisica Licenciatura (1968) e Fisica Bacharelado (1971) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1980). Atualmente é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas de microrganismos e de insetos sociais visando compreender efeitos de campo magnético em seres vivos. Atua principalmente nos seguintes temas: magnetorecepção em insetos dentro da hipótese ferromagnética (que é baseada na percepção através de nanopartículas magnéticas biomineralizadas) e nas propriedades destas nanoparticulas biomineralizadas. Do ponto de vista biológico, a magnetorecepção tem sido estudada atravésde experiencias comportamentais com insetos, com e sem campo magnético aplicado. As técnicas físicas utilizadas tem sido principalmente as de ressonância paramagnética eletrônica (RPE), de magnetometria SQUID e também microscopia eletronica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Darci Motta
Nome em citações bibliográficas
ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Coordenação de Fisica Aplicada.
R. Xavier Sigaud 150
Urca
22290-180 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21417500
Ramal: 7314
Fax: (21) 21417160
URL da Homepage: www.cbpf.br/biofisica


Formação acadêmica/titulação


1976 - 1980
Doutorado em Física.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.
Título: Estrutura Eletrônica e Interações Hiperfinas em Complexos de Elementos de Transição"., Ano de obtenção: 1980.
Orientador: Jacques A Danon.
1972 - 1974
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: RESSONANCIA PARAMAGNETICA ELETRONICA DE CRISTAIS DE NA4[(FEEDTA)2O] .12H2O,Ano de Obtenção: 1974.
Orientador: SADAO ISOTANI.
Palavras-chave: Bavaricum; Dimero de Ferro; EPR; Ferratos; Interacoes Hiperfinas; Magnetossomas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Ressonância Mag. e Relax. na Mat. Condens; Efeitos Mosbauer; Corr. Ang. Pertubada.
1965 - 1971
Graduação em Fisica Bacharelado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1965 - 1968
Graduação em Fisica Licenciatura.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


1992 - 1993
Pós-Doutorado.
Ludwig-Maximilians-Universität München, LMU, Alemanha.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.


Atuação Profissional



Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1976
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

4/1976 - 8/1976
Ensino, Estrutura da Materia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura da materia

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, CBPF, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular

Atividades

12/1976 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , coordenação de Fisica Aplicada, .

5/2001 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comite Cientifico, .

Cargo ou função
Membro do COCI.
4/2002 - 7/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coord Formação Cient, .

Cargo ou função
Membro do COMITÊ de FORMAÇÃO CIENTÍFICA.
01/1999 - 8/2001
Direção e administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
07/1989 - 06/1990
Direção e administração, Departamento da Materia Condensada e Espectroscopia, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
03/1987 - 11/1987
Ensino, Fisica Experimental, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodos Fisicos em biofisica


Linhas de pesquisa


1.
Estudo de Microorganismos Magnetotacticos

Objetivo: Este estudo da magnetotaxia e da biomineralização dos cristais pelos microrganismos magnetotacticos Tem como objetivos: - movimento em campos magneticos constantes e oscilantes - diversidade de microrganismos na regiao do Rio de Janeiro -.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica de Processos e Sistemas / Especialidade: Magnetismo Em Seres Vivos Microrganismos Insetos Sociais Moluscos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.
Palavras-chave: Algas; bacterias magnéticas; Biomineralizacao; campo geomagnético; microrganismos magnetotacticos; comportamento.
2.
Estudos de magnetismo em insetos sociais: comportamento e propriedades magneticas

Objetivo: O objetivo desta pesquisa é estudar material magnético biomineralizado por insetos sociais relacionando o papel deste material e os processos de detecção do campo geomagnético através de: A) propriedades físicas de material magnético de insetos sociais utilizando as técnicas de EPR, SQUID e Microscopias ótica e eletrônica. Para estudos comparativos, propriedades físicas de ferro-fluidos sintéticos de magnetita de diferentes tamanhos em diferentes solventes serão utilizados. B) Estudo comportamental de borboletas,formigas, cupins e abelhas em seu habitat (com campo geomagnético local) e com campo magnético aplicado, contribuindo para formação de modelos dos sistemas de partículas magnéticas nos insetos estudados, visando compreender o mecanismo de magnetorecepção. .
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada / Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica de Processos e Sistemas / Especialidade: Magnetismo Em Insetos Sociais.
Palavras-chave: campo magnetico; comportamento; formigas; insetos sociais; ressonancia ferromagnetica; SQUID.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Bolsa PIBIC- Efeito de campo magnético em insetos sociais: comportamento e medidas magnéticas
Descrição: A magnetorecepção é o mecanismo de percepção magnética em animais e é conhecida em fenômenos de migração, de navegação e de orientação, no processo de busca e coleta de alimentos e de volta ao lar (1). Experiências comportamentais de detecção deste campo têm mostrado mecanismos diferenciados nas espécies, indicando ser a magnetorecepção específica de cada espécie. Duas hipóteses são as mais aceitas, a ferromagnética e a chamada formação de par de radicais dependente da luz . Do ponto de vista físico, resultados crescentes da presença de material magnético biomineralizado ferromagnético capaz de detecção do campo geomagnético e de suas variações fortalecem a hipótese ferromagnética, proposta ao mecanismo da magnetotaxia em microrganismos . Biominerais magnéticos vêm sendo estudados em microorganismos há mais de 20 anos e, desde a metade da decada de 90, nosso grupo o faz também em insetos sociais, visando relacioná-los aos mecanismos de orientação e de migração utilizando o campo geomagnético (14-39). Estes mecanismos de orientação estão ainda muito pouco compreendidos. O estudo das características e propriedades magnéticas destes biominerais contribuem para entender este mecanismo. Medidas físicas em formigas e abelhas, sejam utilizando a magnetometria SQUID, o RPE ou a microscopia eletrônica, tem produzido resultados sobre a organização e composição destes sistemas de nanopartículas. Como cada diferente espécie de inseto social apresenta características magnéticas diferentes, um estudo sistemático está sendo feito. Este projeto enfocará os pontos a seguir: a) caracterização magnética das nanopartículas dos insetos através das técnicas: - Magnetometria SQUID, fazendo medidas de histereses e de magnetização com a temperatura em antenas e cabeça de formigas Atta, de abelhas Tetragonisca, e em Anabrus simplex (Tettigoniinae), um grilo mormon . b) experiências de comportamento e analises de resultados, em campos, geomagnético ou aplicado, seja em laboratório.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / E. Wajnberg - Integrante.
2010 - Atual
Magnetoreception in insects:magnetic characterization, behavior
Descrição: Prolongado por mais 3 anos o projeto em colaboração com USDA para verificar possiveis diferenças devido a presença de material magnetico, incorporado e/ou biomineralizado, como possiveis magnetosensores, em formigas de colonias de formigas Atta colombica , de laboratorio e de solo, (Gamboa, Panamá) atraves de experiencias de orientação com o campo geomagnetico local e alterado. Determinar propriedades magneticas das diferentes formigas pela tecnica de Ressonancia Ferromagnetica .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / E. Wajnberg - Integrante / Odivaldo Cambraia Alves - Integrante / Robert Srygley - Integrante / Andre J. Riveros - Integrante / Maria de Lurdes Barriviera - Integrante.
2010 - Atual
Magnetic compass in leaf-cutter ants
Descrição: Projeto em colaboração com USDA e STRI para verificar possiveis diferenças devido a presença de material magnetico, incorporado e/ou biomineralizado, como possiveis magnetosensores, em formigas de colonias de formigas Atta colombica , de laboratorio e de solo, (Gamboa, Panamá) atraves de experiencias de orientação com o campo geomagnetico local e alterado. Determinar propriedades magneticas das diferentes formigas pela tecnica de Ressonancia Ferromagnetica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / Eliane Wajnberg - Integrante / Odivaldo Cambraia Alves - Integrante / Robert Srygley - Integrante / Andre J. Riveros - Integrante.
2007 - 2010
Magnetorecepção em insetos: caracterização magnética, comportamento e neurofisiologia
Descrição: OBJETIVOS GERAIS: Estudar magnetorecepção em insetos por técnicas físicas, experiências comportamentais e neurofisiológicas. Este projeto esta sendo realizado dentro da Cooperação Bilateral Brasil-EUA do CNPq. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Caracterização do material magnético dos insetos por técnicas de Ressonância Ferromagnetica (RFM) e Magnetometria SQUID - Verificar o efeito do campo geomagnético no comportamento de forrageamento e migração em formigas e borboletas neotropicais - Verificar o efeito do campo magnético nas respostas elétricas do sistema nervoso de formigas .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / E. Wajnberg - Integrante / D. Acosta-Avalos - Integrante / O C Alves - Integrante / Jandira F de Oliveira - Integrante / Robert Srygley - Integrante / Evandro G de Oliveira - Integrante / Antônio Augusto Cavalcante Corrêa - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Cooperação / Ministério da Agricultura, Montana - Cooperação / Universidade Federal de Minas Gerais - Cooperação / Universidade Federal Fluminense - Outra.Número de orientações: 2
2006 - 2006
Propriedades magnéticas de insetos: medidas por EPR e SQUID
Descrição: O objetivo deste projeto é contribuir para compreensão da magnetorecepção em insetos baseados na hipotese ferromagnetica, que - considera nanopartículas magnéticas como magnetosensores. Para localizar,iIdentificar e caracterizar estas nanopartículas serão utilizadas as tecnicas de magnetometria SQUID e de Ressonância Ferromagnética em cada parte do corpo dos insetos; em particular no cupim Neocapritermes opacus e nas borboletas migratórias Aphrissa statira. Estas técnicas são complementares e a variação termica permitirá determinar a região de dominio magnético das nanoparticulas, estimar o volume e as constantes de anisotropia magnética. Estas informações são fundamentais para elaboração de modelos físicos para os mecanismos de magnetorecepção em insetos, mecanismos estes ainda hoje muito pouco conhecidos. A experiência do candidato com medidas em abelhas Meliponini , que apresentam quantidades de material magnético muito menor que a dos outros insetos estudados, torna-o mais indicado para executar este plano. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / E. Wajnberg - Integrante / Marcelo J Lucano - Integrante / Robert Srygley - Integrante / Evandro G de Oliveira - Integrante.
2004 - 2004
DAAD/CAPES - Missão de Curta Duração-PROJETO UNIBRAL (Brasil-Alemanha)
Descrição: Esta missao de curta duração, dentro do projeto Unibral da CAPES/DAAD é para iniciar um projeto de cooperação Brasil-Alemanha para estudos de magnetorecepção em insetos sociais e em magnetotaxia em microrganismos, envolvendo experiencias de comportamento com campo magnetico aplicado em insetos e no bacteriódramo da LMU. alem de medidas das propriedades magneticas de partes do corpo de cupins e formigas. estão envolvidos alunos de mestrado e de doutoramento do grupo de biofisica do CBPF e de aluno de doutorado da LMU..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / H. G. P. Lins Barros - Integrante / M. Farina - Integrante / E. Wajnberg - Integrante / Geraldo Cernicchiaro - Integrante / Carolina Neumann Keim - Integrante / O C Alves - Integrante / Jandira F de Oliveira - Integrante / Marcelo J Lucano - Integrante / Leida G Abraçado - Integrante / Michael Winklhofer - Integrante / Alfonso Fernandez Davila - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Cooperação.
2003 - 2003
Magnetic Measurements on Termites
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / H. G. P. Lins Barros - Integrante / M. Farina - Integrante / E. Wajnberg - Integrante / G. Cernicchiaro - Integrante / Carolina Neumann Keim - Integrante / Jandira F de Oliveira - Integrante / Marcelo J Lucano - Integrante / Leida G Abraçado - Integrante / Michael Winklhofer - Integrante / Alfonso Fernandez Davila - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2003
Técnicas de preparação e caracterização magnética de nanopartículas em tecidos de insetos sociais
Descrição: A identificação e caracterização de inclusão em tecido animal é uma tarefa extremamente complexa, que coloca a necessidade de combinar técnicas microscópicas, medidas magnéticas de alta sensibilidade e procedimentos histológicos especiais. Tecidos biológicos são transparentes a campos magnéticos e portanto , o sensor magnético pode estar localizado em qualquer parte do corpo, e pode não estar associado com o sistema nervoso central. Mais ainda, o material magnético encontrado em organismos é sempre de tamanho de grãos ultrafinos, i.e. na região de monodomínios (SD, de 30 a 100nm), como no caso de bactéria magnetotáctica, ou na de superparamagnética (SP, 2 a 30nm), e só ocorre em quantidades extremamente pequenas. As técnicas microscópicas e magnéticas têm sido aplicadas em estudos de material magnético não identificado na área de geofísica e, bem mais recentemente, em sistemas biomineralizados. A caracterização das inclusões magnéticas encontradas em insetos sociais, bem como das suas estruturas celulares e tecidos nas vizinhanças destas inclusões, podem contribuir para comparar os mecanismos de magnetorecepção de pombos correio (vertebrados) e insetos sociais (invertebrados), objeto de estudo do grupo de biofísica do CBPF. A proposta abaixo está baseada no domínio daquelas técnicas pelo candidato, conforme atesta seu CV e sua participação no grupo de Geofísica de Munique (LMU), com incontestável experiência. Sua participação no projeto de Materiais Magnéticos Biomineralizados em Insetos Sociais do grupo de Biofísica é portanto muito importante. Proposta de trabalho Nós propomos esta colaboração entre o grupo de Geofísica de Munique (LMU), que como mencionado acima, tem a requerida experiência em histologia e microscopia combinada com modelos experimentais e medidas magnéticas em bico de pombo-correio, Columba livia (Hanzlik et al., 2000; Fleissner et al., 2003, Shcherbakov & Winklhofer, 1999; Davila et al., 2003) e nosso grupo de Biofísica, traba.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Darci Motta - Coordenador / H. G. P. Lins Barros - Integrante / M. Farina - Integrante / U. Lins - Integrante / Eliane Wajnberg - Integrante / O C Alves - Integrante / Jandira F de Oliveira - Integrante / Marcelo J Lucano - Integrante / Leida G Abraçado - Integrante / Fernando Pereira de Almeida - Integrante.Financiador(es): Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Cooperação / Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Auxílio financeiro / Ludwig-Maximilians-Universität München - Bolsa / University of Southampton - Cooperação.Número de orientações: 4


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Physiological Entomology
2006 - 2006
Periódico: PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States
2006 - 2007
Periódico: PLoS ONE


Revisor de projeto de fomento


2010 - Atual
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica de Processos e Sistemas.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Highly Cited Brazilian Articles of the 1990s, ISI.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:58
Total de citações:911
Fator H:16
Esquivel, Darci M.S.  Data: 20/10/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Riveros, Andre J.2014Riveros, Andre J. ; ESQUIVEL, DARCI M. S. ; WAJNBERG, Eliane ; SRYGLEY, ROBERT B. . Do leaf-cutter ants Atta colombica obtain their magnetic sensors from soil?. Behavioral Ecology and Sociobiology, v. 68, p. 55-62, 2014.

2.
8ESQUIVEL, D. M. S.2014ESQUIVEL, D. M. S.; CORRÊA, A. A. C. ; Vaillant, O. S. ; MELO, V. BANDEIRA ; GOUVÊA, G. S. ; FERREIRA, C. G. ; FERREIRA, T. A. ; WAJNBERG, E. . A time-compressed simulated geomagnetic storm influences the nest-exiting flight angles of the stingless bee Tetragonisca angustula. Naturwissenschaften, v. 101, p. 245-249, 2014.

3.
9ABRAÇADO, Leida G2014ABRAÇADO, Leida G ; WAJNBERG, Eliane ; Esquivel, Darci M S ; KEIM, CAROLINA N ; SILVA, KAREN T ; MOREIRA, EMÍLIO T S ; LINS, ULYSSES ; FARINA, MARCOS . Ferromagnetic resonance of intact cells and isolated crystals from cultured and uncultured magnetite-producing magnetotactic bacteria. Physical Biology (Print), v. 11, p. 036006, 2014.

4.
ALVES, ODIVALDO C2014ALVES, ODIVALDO C ; SRYGLEY, ROBERT B ; RIVEROS, ANDRE J ; BARBOSA, MARCIA A ; Esquivel, Darci M S ; WAJNBERG, Eliane . Magnetic anisotropy and organization of nanoparticles in heads and antennae of neotropical leaf-cutter ants, Atta colombica. Journal of Physics. D, Applied Physics (Print), v. 47, p. 435401-7, 2014.

5.
16Sandoval E L2012Sandoval E L ; WAJNBERG, Eliane ; Esquivel, Darci M S ; Henrique LIns de Barros ; Acosta-Avalos, Daniel . 'Magnetic orientation in Solenopsis sp. ants. Journal of Insect Behavior, v. 4, p. 00-00, 2012.

6.
10ABRAÇADO, Leida G2012ABRAÇADO, Leida G ; Esquivel, Darci M S ; WAJNBERG, Eliane . ZFC/FC of oriented magnetic material in the Solenopsis interrupta head with antennae: Characterization by FMR and SQUID. Journal of Biological Physics (Dordrecht Online), v. 38, p. 607-621, 2012.

7.
6Jandira F. de Oliveira2010 Jandira F. de Oliveira ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. ; Sevil Weinkauf ; WINKLHOFER, Michael ; M. Hanzlik ; Marianne Hanzlik . Ant antennae: a possible site for a magnetoreception ?. Journal of the Royal Society Interface (Print), v. 7, p. 143-152, 2010.

8.
3WAJNBERG, E.2010WAJNBERG, E. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; Alves, O. C. ; de Oliveira, J. F. ; Srygley, R. B. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetoreception in eusocial insects: an update. Journal of the Royal Society Interface (Print), v. 7, p. S207-S225, 2010.

9.
12PERANTONI, Marcelo2009PERANTONI, Marcelo ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; CERNICCHIARO, G. ; BARROS, H. G. P. Lins . magnetic properties of the microorganism Candidatus Magnetogobus muticeuaris. Naturwissenschaften, v. 96, p. 685-690, 2009.

10.
11ABRAÇADO, Leida G2009ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Solenopsis ant magnetic material: statistical and seasonal studies. Physical Biology (Online), v. 6, p. 046012, 2009.

11.
Perantoni, Marcelo2009Perantoni, Marcelo ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; Acosta-Avalos, Daniel ; Cernicchiaro, Geraldo ; Lins de Barros, Henrique . Magnetic properties of the microorganism Candidatus Magnetoglobus multicellularis. Naturwissenschaften, v. 96, p. 685-690, 2009.

12.
13OLIVEIRA, Jandira F de2008OLIVEIRA, Jandira F de ; ALVES, O C ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Ingested and biomineralized magnetic material in the preyNeocapritermes opacus termite: FMR characterization. Journal of Magnetic Resonance (San Diego, Calif. 1997: Print), v. 191, p. 112-119, 2008.

13.
14ABRAÇADO, Leida G2008ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Oriented magnetic material in head and antennae of Solenopsis interrupta ant. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 320, p. e204-e206, 2008.

14.
15CHAMBARELLI, Leticia Lopes2008CHAMBARELLI, Leticia Lopes ; PINHO, M. A. ; ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Temporal and preparation effects in the magnetic nanoparticles of Apis mellifera body parts. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 320, p. e207-e210, 2008.

15.
17ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.2007ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane ; F.S.Nascimento ; PINHO, M. A. ; BARROS, H. G. P. Lins ; EIZEMBERG, Roberto . Do geomagnetic storms change the behaviour of the stinglessbee guiruçu (Schwarziana quadripunctata)?. Naturwissenschaften, v. 94, p. 139-142, 2007.

16.
18LUCANO, M J2006LUCANO, M J ; CERNICCHIARO, G. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Stingless Bee Antennae: a magnetic sensory organ?. BioMetals (Oxford), v. 19, p. 295-300, 2006.

17.
LUCANO, Marcelo J2006LUCANO, Marcelo J ; CERNNICHIARO, Geraldo R ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Stingless Bee Antennae: a magnetic sensory organ?. BioMetals (Oxford), v. 19, p. 295-300, 2006.

18.
21ABRAÇADO, Leida G2005ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, Odivaldo Cambraia ; WAJNBERG, E. . Magnetic material in head,thorax and abdomen of Solenopsis substituta ants: a ferromagnetic resonance (FMR) study. Journal of Magnetic Resonance (San Diego, Calif. 1997: Print), v. 175, p. 309-316, 2005.

19.
19WAJNBERG, E.2005WAJNBERG, E. ; ALVES, O C ; A. Y. HARADA, ; ESQUIVEL, D. M. S. . Brazilian ants diversity and the local geomagnetic field: a Ferromagnetic Resonance study. BioMetals (Oxford), v. 18, n.6, p. 595-602, 2005.

20.
20OLIVEIRA, Jandira F de2005OLIVEIRA, Jandira F de ; CERNICCHIARO, Geraldo ; WINKLHOFER, Michael ; DUTRA, Humberto ; OLVEIRA, P. S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Comparative magnetic measurements in social insects. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 289, p. 442-444, 2005.

21.
22OLIVEIRA, Jandira F de2005OLIVEIRA, Jandira F de ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Magnetic resonance as a technique to magnetic biosensors characterization in Neocapritermes opacus termites. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 294, p. e171-e174, 2005.

22.
24ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.2004ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, Geraldo ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Comparative Magnetic Measurements Of Migratory Ant And Its Only Termite Prey. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 278, n.1-2, p. 117-121, 2004.

23.
23WAJNBERG, E.2004WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, G. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Antennae:The Strongest Magnetic Part Of The Migratory Ant. BioMetals (Oxford), Alemanha, v. 00, p. 01-04, 2004.

24.
25ALVES, O C2004ALVES, O C ; WAJNBERG, Eliane ; OLIVEIRA, Jandira F de ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetic material arrangement in oriented termites: a magnetic resonance study. Journal of Magnetic Resonance (San Diego, Calif. 1997: Print), v. 168, p. 246-251, 2004.

25.
26LINS, U.2003LINS, U. ; Flavia Freitas ; KEIM, C. N. ; BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. ; FARINA, M. . Simple homemade apparatus for harvesting uncultured magnetotactic microrganisms. Brazilian Journal of Microbiology, v. 34, p. 111-116, 2003.

26.
27ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.2001ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane ; LINHARES, M. P. ; ACOSTAAVALOS, D. ; ELJAICK, L. J. . EPR study of Honeybees Apis mellifera abdomens. European Biophysics Journal, v. 29, p. 579-586, 2001.

27.
29ACOSTA-AVALOS, D.2001ACOSTA-AVALOS, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; BARROS, H. G. P. Lins ; OLIVEIRA, P. S ; LEAL, I. . Seasonal patterns inthe orientation system of the migratory ants Pachycondyla marginata. Naturwissenschaften, Alemanha, 2001.

28.
28WAJNBERG, E.2001WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Ferromagnetic Resonance of Horse Spleen Ferritin: Core Blocking and Surface Ordering Temperatures. Journal of Magnetic Resonance (San Diego, Calif. 1997: Print), USA, v. 153, p. 69-74, 2001.

29.
WAJNBERG, E.2001WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, G. ; Acosta-Avalos D ; EL-JAICK ; ESQUIVEL, D. M. S. . Induced remanence magnetization of social insects. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 226, p. 2040-2041, 2001.

30.
31WAJNBERG, E.2000WAJNBERG, E. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; EL-JAICK, L. J. ; COELHO, J. L. A. ; BAKUZIS, A. F. ; MORAIS, P. C. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Epr Study Of Migratory Ant Pachycondyla Marginata Abdomens. Biophysical Journal, Bethesda,Maryland,EUA, v. 78, n.2, p. 1018-1023, 2000.

31.
30ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.2000ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; LINHARES, M. P. . Efectos del campo geomagnetico en insectos sociales. studia biophysica, Brandeis, USA, v. 3, n.2, p. 1-11, 2000.

32.
32ACOSTA-AVALOS, D.2000ACOSTA-AVALOS, D. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. . Insetos Sociais: um exemplo de magnetismo animal. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), Sao Paulo, 2000.

33.
33BARROS, H. G. P. Lins2000BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. . Interação do campo magnético da Terra com os seres vivos:história da sua descoberta. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), Sao Paulo, 2000.

34.
34ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1999ESQUIVEL, D. M. S.; ACOSTA-AVALOS, D. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. ; CUNHA, A. D. M. ; MALHEIROS, M. G. ; WAJNBERG, E. . Evidence For Magnetic Material In Fire Ant Solenopsis Sp.By Electron Paramagnetic Resonance Measurements. Naturwissenschaften, v. 86, p. 30-32, 1999.

35.
7ACOSTA-AVALOS, D.1999 ACOSTA-AVALOS, D. ; WAJNBERG, E. ; OLVEIRA, P. S. ; LEAL, I. ; FARINA, M. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Isolation Of Magnetic Nanoparticles From Pachycondyla Marginata Ants. Journal of Experimental Biology, Cambridge,UK, v. 202, n.19, p. 2687-2692, 1999.

36.
35SPRING, S.1998 SPRING, S. ; LINS, U. ; AMANN, R. ; SCHLEIFER, R. A. ; FERREIRA, L. C. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; FARINA, M. . Phylogenetic Affiliation And Ultrastructure Of Uncultured Magnetic Bacteria With Unusually Large Magnetosomes. Archives of Microbiology, v. 169, p. 136-147, 1998.

37.
36ARAGAO, P. H. A.1994ARAGAO, P. H. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins . Bacteries Magnetotactiques: Proprietes Magnetiques A Travers Des Etudesdu Movement En Fonction Du Champ Magnetique Applique.. Revista de Física Aplicada e Instrumentação, BRASIL, v. 9, p. 118-123, 1994.

38.
37FARINA, M.1990FARINA, M. ; BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetotaxis. Science Progress, v. 74, p. 347-359, 1990.

39.
2FARINA, M.1990 FARINA, M. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins . Magnetic Iron Sulphur Crystals From A Magnetotactic Microorganism. Nature (London), London, v. 343, n.6255, p. 256-258, 1990.

40.
38FARINA, H. G. P. M.1990ESQUIVEL, D. M. S.; FARINA, H. G. P. M. ; Organismos Magnetotacticos. Investigación y Ciencia, v. 171, p. 70-78, 1990.

41.
39FARINA, M.1988FARINA, M. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; LINS, H. G. P. ; FARINA, M. . On The Diversity Of Magnetotactic Microorganisms Found In Natural Waters From Brazil. INST. PHYS. CONF. SR., v. 3, p. 301-302, 1988.

42.
Lins de Barros, Henrique1987Lins de Barros, Henrique ; ESQUIVEL, D. M. S. . An upper size limit to magnetotactic microorganism.. studia Biophysica, v. 121, p. 55-64-64, 1987.

43.
42ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1986ESQUIVEL, D. M. S.; LINS, H. G. P. . Motion Of Magnetotactic Microorganisms. Journal of Experimental Biology, v. 121, p. 153-163, 1986.

44.
41WAJNBERG, E.1986WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; SOUZA, L. H. ; BARROS, H. G. P. Lins . A Study Of Magnetic Properties Of Magnetotactic Bacteria. Biophysical Journal, v. 50, p. 451-455, 1986.

45.
45ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1983ESQUIVEL, D. M. S.; LINS, H. G. P. ; BARROS, M. ; FARINA, P. H. A. ; ARAGAO, J. . Microorganismes Magnetotactiques de La Region de Rio de Janeiro. Biology of the Cell, v. 47, p. 227-234, 1983.

46.
44GIAMBIAGI, M. S.1983GIAMBIAGI, M. S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; GIAMBIAGI, M. . Hydrogen Bond Indices And Tertialy Of Yeast Trna(Phe). Zeitschrift für Naturforschung. B, A journal of Chemical Sciences, v. 38C, p. 621-630, 1983.

47.
43GIAMBIAGI, M. S.1983GIAMBIAGI, M. S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; GIAMBIAGI, M. . Allowance For A Different Pairing Of 5-Fluorouracil. Zeitschrift für Naturforschung. B, A journal of Chemical Sciences, v. 37A, p. 292-293, 1983.

48.
46FARINA, M.1983FARINA, M. ; BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Ultrastructure Of A Magnetotactic Microorganisms. Biology of the Cell, v. 48, p. 85-86, 1983.

49.
47DANON, J.1982DANON, J. ; DARCI, M. S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, R. B. L. . Biogenic Magnetite In Chlorophycea Algae. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 54, n.3, p. 599-599, 1982.

50.
48LINS, H. G. P.1982LINS, H. G. P. ; DARCI, M. S. B. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, L. P. H. . Magnetotactic Algae. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 54, n.1, p. 257-258, 1982.

51.
49DARCI, M. S.1981DARCI, M. S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, J. L. . Observacao de Bacterias Magnetotacticas No Rio de Janeiro. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 53, n.3, p. 635-635, 1981.

52.
4FRANKEL, R. B.1981 FRANKEL, R. B. ; BLAKEMORE, R. P. ; TORRES, F. F. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetotactic Bacteria At The Geomagnetic Equator. Science, v. 212, p. 1269-1270, 1981.

53.
50ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1979ESQUIVEL, D. M. S.; GUENZBURGER, D. ; DANON, J. . Eletronic Configuration And Nuclear Quadrupole Interaction In Higher Transition Elements. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 19, p. 1357-1360, 1979.

54.
5DOCAMPO, R.1979DOCAMPO, R. ; CRUZ, F. S. ; BOVERIS, A. ; MUNIZ, R. P. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. . B-Lapachone Enhancement Of Lipid Peroxidation And Superoxide Anion Andhydrogen Peroxide Formation By Sarcoma 180 Ascites Tumor Cells.. Biochemical Pharmacology, v. 28, p. 723-726, 1979.

55.
51ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1979ESQUIVEL, D. M. S.; GIAMBIAGI, M. S. ; MAKLER, S. ; GIAMBIAGI, M. . Graphical Estimative Of Diamagnetic Anisotropy In Some Conjugated Systems. Chemical Physics Letters, v. 64, n.1, p. 131-138, 1979.

56.
ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1979ESQUIVEL, D. M. S.; GUENZBURGER, D. ; DANON, J. . Electronic Configuration And Nuclear Quadrupole Interaction In Higher Transition Elements. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, U.S.A, v. 19, p. 1357, 1979.

57.
55LIE, S. K.1978LIE, S. K. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; GUENZBURGER, D. . On The Effect Of The Local Exchange In Calculations Of The Hyperfine Interaction Parameters Po e R-3. Chemical Physics Letters, v. 57, n.3, p. 458-462, 1978.

58.
52GUENZBURGER, D.1978GUENZBURGER, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Electronic Structure And Hyperfine Interactions In The Feo4 Ion. Physical Review. B, Condensed Matter and Materials Physics, v. 18, n.9, p. 4561-4569, 1978.

59.
54DOCAMPO, R.1978DOCAMPO, R. ; CRUZ, F. S. ; BOVERIS, A. ; MUNIZ, R. P. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Lipid Peroxidation And The Generalization Of Free Radicals Superoxide Anion And Hydrogen Peroxide In B-Lapachone-Treated T. Cruzzi Epimast.. Archives of Biochemistry and Biophysics, v. 186, n.2, p. 292-0, 1978.

60.
53DOCAMPO, R.1978DOCAMPO, R. ; CRUZ, F. S. ; MUNIZ, R. P. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; VASCONCELOS, M. E. . Generation Of A Free Radical From Phenazine Methosulfate In T.Cruzzi Epimastigotes. Acta Tropica, v. 35, p. 221-0, 1978.

61.
LIE, S. K.1978LIE, S. K. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; GUENZBURGER, D. . On The Effect Of The Local Exchange In Calculations Of The Hyperfine Interactions Parameters Rho(0) And . Chemical Physics Letters (Print), Holanda, v. 55, p. 2, 1978.

62.
56TAFT, C. A.1977TAFT, C. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Dipolar Contributions To The Efg Tensor In Crystals Of The Namo2 Type (M=In,Cr,Ti,Tl,Al,Sc). Journal of Physics C: Solid State Physics, v. 10, p. 1527-1532, 1977.

63.
57TAFT, C. A.1977TAFT, C. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Sulphur And Selenium Dipolar Contributions To The Efg Tensor In Crystals Of The Naxa2 Type(X=In,Cr And A=S,Se). Journal of Physics C: Solid State Physics, v. 10, n.L103, p. 0-0, 1977.

64.
58ESQUIVEL, D. M. S.;ESQUIVEL, D;Esquivel, Darci M S;ESQUIVEL, DARCI M. S.1976ESQUIVEL, D. M. S.; ITO, A. S. ; ISOTANI, S. . Epr Of Crystals Oa Na4[(Feedta)2o}.12h2o. Journal of the Physical Society of Japan, v. 40, p. 947-950, 1976.

65.
59ITO, A. S.1976ITO, A. S. ; CRIPPA, P. R. ; ISOTANI, S. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; KAWAMURA, M. R. . Esr Of Irradiated Di- Tri- And Poliglycine. Radiation Effects and Defects in Solids, v. 29, p. 75-77, 1976.

Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, O C ; ACOSTA-AVALOS, D. ; WAJNBERG, E. ; OLIVEIRA, Jandira F de ; ESQUIVEL, D. M. S. . Obtaining orientation of organized magnetic particles in Neocapritermes opacus termite by FMR angular dependence. In: Dr Frank Columbus. (Org.). Magnetic Materials: Research, Technology and Applications. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, Inc., 2008, v. , p. -.

2.
ESQUIVEL, D. M. S.; LINS, H. G. P. ; FARINA, M. . Diversity Of Magnetic Crystals Found In Magnetotactic Bacteria. In: Richard B. Frankel; Richard P. Blakemore. (Org.). IRON BIOMINERALS. 1ed.N.YORK: PLENUM PRESS, 1991, v. , p. 117-126.

3.
BARROS, H. G. P. Lins ; Esquivel, Darci M S ; FARINA, M. . biomineralization of a new material by a magnetotactic microorganism. In: Richard B. Frankel, Richard P. Blakemore. (Org.). Iron Biominerals. 1ed.N. York: Plenum Press, 1991, v. , p. 257-268.

4.
LINS, H. G. P. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; FARINA, M. . Magnetotactic Microorganism Found In Muds From Rio de Janeiro: A General View. In: Joseph L. Kirschvink; Douglas S. Jones; Bruce J. MacFadden. (Org.). MAGNETITE BIOMINERALIZATION AND MAGNETORECEPTION BY ORGANISMS. N.YORK: PLENUM PRESS, 1985, v. , p. 289-309.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FARINA, M. ; BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. . Microorganismos Magnetotacticos -Fabricas Biologicas de Imas.. Ciencia Hoje, 08 nov. 2001.

2.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; CERNICCHIARO, G. . Biominerais magnéticos. Revista do CBPF, Rio de Janeiro, p. 45 - 47, 20 jan. 2001.

3.
ESQUIVEL, D. M. S.. Orientação magnetica em formigas. Ciencia Hoje, Rio, 02 fev. 1995.

4.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . A Orientação Magnética de Bacterias e Algas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3 - 3.

5.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . Uma Fabrica Biologica de Magnetita.. Ciencia Hoje, Rio de Janeiro, , v. 8, p. 17.

6.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . Vida de Bacteria. Ciencia Hoje, , v. 5 n34, p. 12.

7.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . Magnetismo Animal de Novo?. Ciencia Hoje, , v. 5 n 3, p. 16.

8.
BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. . Orientação Magnética: Um Exemplo de Magnetismo Em Seres Vivos. Ciencia Hoje, , v. 1, p. 25 - 31.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, G. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; GARCIA, B. . Magnetic material arrangement in apis mellifera abdomens. In: MRS Spring Meeting, 2002, San Francisco. Material Research Society eletronic Bulletin, 2002. v. 724.

2.
ESQUIVEL, D. M. S.; EIZEMBERG, Roberto ; ALVES, O C ; PINHO, M. A. ; WAJNBERG, E. . Mecanismos de orientação/navegação animal Insetos Sociais: - Orientação Magnética: Experiências De Comportamento - Material Magnético: Propriedades Físicas E A Hipótese Ferromagnética . In: XX Encontro Anual de Etologia, 2002, Natal. Anais do XX Encontro Anual de Etologia, 2002.

3.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, G. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; EL-JAICK, L. J. . Induced remanent magnetization of social insects. In: ICM 2000, 2001, Recife. J.M.M.M., 2000. v. 226. p. 2040-2041.

4.
FARINA, M. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins . Unusually Large Magnetite '(Fe Ind3 O Ind4)'Crystals Inside A Magnetotactic Bacterium.. In: XII INTERN. CONGRESS FOR ELECTRON MICROSCOPY., 1990, Seattle. Proceedings of XII INTERN. CONGRESS. FOR ELECTRON MICROSCOPY.. Seattle: PLENUM PRESS, 1990. v. 29.

5.
BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. ; FARINA, F. . Biomineralization Of A New Material By A Magnetotactic Microorganism. In: Conference on Iron biominerals, 1989, New Hampshire. Proceedings of Conference on Iron biominerals. New Hampshire, 1989.

6.
DANON, J. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins ; SCORZELLI, R. . Biogenic Magnetite In Chlorophyceae Algae. In: 148th National Meeting American Association for Advancement of Sciences, 1983. Proceedings of 148th National Meeting American Association for Advancement of Sciences. Washington,D.C..

7.
GUENSBURGER, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Mössbauer Hyperfine Interactions And Chemical Bonding In Higher In Transition Elements. In: Workshop on Chemical Applications of Mössbauer Effect, 1978. Anais do Workshop on Chemical Applications of Mössbauer Effect. Alemanha. v. 8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PERANTONI, Marcelo ; CERNICCHIARO, G. ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins . Total magnetic momentum of Candidatus Magnetoglobus multicelularis. In: VII LAW3M 2007, 2007, Rio de janeiro. Proceed. VII LAW3M2007, 2007. v. 1. p. 80.

2.
LUCANO, M J ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetic Anisotropy of the nanoparticles in stingless bee antennae. In: VII LAW3M 2007, 2007, Rio de Janeiro. Proceed. WII LAW3M 2007, 2007. v. 1. p. 81.

3.
OLIVEIRA, Jandira F de ; CERNICCHIARO, Geraldo ; WINKLHOFER, Michael ; DUTRA, Humberto ; OLVEIRA, P. S. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Comparative Magnetic Measurements in Social Insects. In: 10th Intern. Conf. on Magnetic Fluids, 2005, Guarujá. Anais do 10th Intern. Conf. on Magnetic Fluids, 2004.

4.
ALVES, O C ; LUCANO, M J ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; OLIVEIRA, E.g de . Evidência De Material Magnético Em Borboletas Migratórias Neotropicais. In: I Encontro de Lepidópteras Neotropicais, 2005, Campinas. Anais do I Encontro de Lepidópteras Neotropicais, 2005.

5.
ESQUIVEL, D. M. S.; ALVES, Odivaldo Cambraia ; CERNICCHIARO, Geraldo ; WAJNBERG, E. ; BARROS, H. G. P. Lins ; ABRAÇADO, Leida G ; LUCANO, M J . Antenna, a possible magnetosensor in social insects?. In: Biophysics of Magnetic Orientation in Animals-350. WE-Heraus-Seminars, 2005, Bad honnef. Anais do 350 WE-Heraus-Seminar :Biophysics of magnetic orientation in animals, 2005. v. 00. p. 14-14.

6.
PERANTONI, Marcelo ; CABRAL, R. ; BARROS, H. G. P. Lins ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; CERNICCHIARO, Geraldo . Magnetometria de nanocristais biomineralizados via rastreamento deorganismos magnetotácticos. In: II Workshop de nanomagnetismo: desafios e perspectivas, 2005, Rio de Janeiro. Anais do II workshop de nanomagnetismo: desafios e perspectivas, 2005. v. 1. p. 00.

7.
LUCANO, M J ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetic Resonance and SQUID Magnetic Measurements of Stingless Bee Antennae. In: EUROMAT 2005, 2005, Praga, Republica Tcheca. anais do EUROMAT 2005, 2005. v. 00. p. 00---.

8.
ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; CERNICCHIARO, Geraldo ; WAJNBERG, E. . Solenopsis interrupta ant magnetic studies: sample preparation and diet effects (oral). In: 350.WE-Heraus-Seminar: Biophysics of magnetic orientation in animals, 2005, Bad honnef. Anais do 350.WE-Heraus-Seminar, 2005. v. 00. p. 12-12.

9.
OLIVEIRA, Jandira F de ; ALVES, O C ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WINKLHOFER, Michael ; WAJNBERG, E. . Magnetic material in Neocapritermes opacus termite: ZFC /FC curve analysis . In: 5th quadrennial Conference of the Royal Institute of Navigation: Birds, Humans & Other Animals,, 2005, University of Reading, Londres. Anais do 5th quadrennial Conference of the Royal Institute of Navigation: Birds, Humans & Other Animals,, 2005. v. 00. p. 00.

10.
ABRAÇADO, Leida G ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. . Oriented magnetic particles in Solenopsis sp. ants: a Magnetic Resonance study . In: International Workshop on Spectroscopy for Biology, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

11.
OLIVEIRA, Jandira F de ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, O C . Electron paramagnetic resonance study of termites Neocapritermes opacus. In: International Workshop on Spectroscopy for Biology, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

12.
LUCANO, M J ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. . Meliponinae bees : body parts hysteresis at room temperature. In: 9th Joint MMM/Intermag Conference, 2004, Anheim. Abstracts of - 9th Joint MMM/Intermag Conference, 2004. v. 1. p. 464.

13.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane ; CERNICCHIARO, Geraldo ; BARROS, H. G. P. Lins ; ALVES, O C ; EIZEMBERG, Roberto ; ALMEIDA, Fernando Pereira de ; OLIVEIRA, Jandira F de ; SABAGH, Leandro T ; ABRAÇADO, Leida G ; LUCANO, M J ; PERANTONI, Marcelo ; ANTUNES, Patricia G . Biominerais magnéticos: insetos sociais e microorganismos. In: Workshop em nanomagnetismo: desafios e perspectivas, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

14.
WAJNBERG, E. ; OLIVEIRA, Jandira F de ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, O C ; OLVEIRA, P. S. . A magnetic resonance study of the Neocapritermes opacus termites. In: 5th International Conference on Biological Physics; ICBP 2004, 2004, Gotenburgo. Proceedings of 5th International Conference on Biological Physics, 2004. v. 01. p. 216-216.

15.
SABAGH, Leandro T ; ABRAÇADO, L. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DAVILA, Alfonso Fernandez ; WINKLHOFER, Michael ; EIZEMBERG, Roberto . Influência do Campo Magnético em Solenopsis Sp. (Formicidae). In: XXII Encontro Anual de Etologia, 2004, Campo Grande. Anais do XXII EAE, 2004. v. 00. p. 00.

16.
WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Um grupo de pesquisadoras na multidisciplinaridade:mecanismo de magnetorecepção em insetos sociais. In: Mulheres Latino-Americanas nas Ciencias Exatas e da Vida, 2004, Rio de Janeiro.

17.
OLIVEIRA, Jandira F de ; OLVEIRA, P. S. ; DUTRA, Humberto ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Magnetic resonance as a technique to magnetic biosensors characterization in Neocapritermes opacus termites. In: International Workshop on Nanomagnetism 2004, 2004, Havana. Anais do International Workshop on Nanomagnetism 2004, 2004. v. 00. p. 00-00.

18.
ABRAÇADO, Leida G ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Ferromagnetic Resonance of oriented Solenopsis sp head with antennae. In: 4Th Intern. Symposium on Biometals, 2004, Garmish Partenkirschen. Biometals Abstract Book, 2004. v. 00. p. 117.

19.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, Geraldo ; LUCANO, M J . Honeybees and ants magnetic material: ZFC /FC curves. In: 4th Intern. Symposium on Biometals, 2004, Garmish Partenkirschen. Biometals Abstract Book, 2004. v. --. p. 116----.

20.
ALVES, Odivaldo Cambraia ; FP Canesin ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Caracterização de partículas magnéticas em ambientes de manguezais utilizando ressonância magnética.. In: Mangrove International Conference, 2003, Salvador, Bahia. Proc. Mangrove, 2003. p. ------.

21.
OLIVEIRA, Jandira F de ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ALVES, O C . Neocapritermes opacus termites a Magnetic Resonance study . In: Workshop on simulation and modeling of nanostructures, ICCMP, 2003, Brasilia, 2003.

22.
ABRAÇADO, Leida ; ALVES, O C ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, Eliane . Magnetic Material in Solenopsis substituta ants: a Ferromagnetic Resonance (FMR) Study. In: Workshop on simulation and modeling of nanostructures, ICCMP, 2003, Brasilia, 2003.

23.
LUCANO, M J ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, Eliane . Magnetic Material of Schwarziana quadripunctata bee parts: SQUID data. In: Workshop on simulation and modeling of nanostructures, ICCMP, 2003, Brasilia, 2003.

24.
EIZEMBERG, Roberto ; BARBOSA, M. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, Eliane . Comportamento de abelhas Guiruçu, Schwarziana quadripunctata, em campos geomagnético e aplicado. In: XXI Encontro Nacional de Etologia, 2003, Uberlandia. Anais de XXI Encontro Nacional de Etologia, 2003.

25.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Magnetic material in termites by magnetic resonance . In: - MRS Spring Meeting, EEUU, 2002, , San Francisco,EEUU. Proceedings of MRS Spring Meeting, Symposium N, 2002. v. 724.

26.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; ALVES, Odivaldo Cambraia ; A. Y. HARADA, . Ferromagnetic resonance signal diversity in brazilian ants . In: Third International Biometals Symposium,, 2002, , Londres, Inglaterra. Biochemical Society Transaction 2002, 2002.

27.
ESQUIVEL, D. M. S.; CERNICCHIARO, G. ; WAJNBERG, E. ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Migratory ant and its termite prey: ZFC and FC Measurements. In: - Third International Biometals Symposium, 2002, Londres, Inglaterra. Biochemical Society Transaction 2002, 2002.

28.
ESQUIVEL, D. M. S.; CERNICCHIARO, Geraldo ; WAJNBERG, Eliane ; ALVES, O C . Migratory ant and its termite prey: ZFC and FC Measurements. In: Third International Biometals Symposium,, 2002, LondresProceed. Proceed Third International Biometals Symposium,, 2002. v. 1. p. 00.

29.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, Geraldo ; ACOSTA-AVALOS, D. ; GARCIA, B. . Organization of magnetic material in Apis mellifera abdomens: hysteresis curves. In: 46th Intern Congress Magnetic material and Magnetism, 2001, Seattle. Proceedings of 46th Intern Congress Magnetic material and Magnetism, 2001. p. 141.

30.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; ALVES, Odivaldo Cambraia . Contributions of FMR to the studies of magnetic material in social insects. In: International Workshop on Biological spectroscopy, 2001, Sao Paulo, 2001.

31.
NASCIMENTO, F. S. ; BARBOSA, M. A. ; EIZEMBERG, Roberto ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. . Efeitos do campo geomagnético no comportamento de Abelhas nativas (Hymenoptera - Meliponinae) da Mata Atlântica . In: 19 Congresso Brasileiro de Etologia,, 2001, Juiz de Fora,MG. Congresso Brasileiro, 2001.

32.
GUEDES, M. A. P. O. ; CARMONA, W. ; BARBOSA, M. A. ; WAJNBERG, Eliane ; ESQUIVEL, D. M. S. . Efeitos de campos magnético no comportamento de uma espécie estuarina de molusco gastrópode. In: 19o Congresso Brasileiro de Etologia,, 2001, Juiz de Fora. Anais do 19o Congresso Brasileiro de Etologia,, 2001.

33.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane ; CERNICCHIARO, G. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; ELJAICK, L. J. ; ALVES, O C . Magnetic measurements of the migratory ant Pachycondyla marginata and its termite prey Neocapritermes opacus. In: - International Conference on Biological Physics,, 2001, Kioto. Proceed. International Conference on Biological Physics, 2001. v. 1. p. 00.

34.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane ; ACOSTAAVALOS, D. ; CERNICCHIARO, Geraldo ; ELJAICK, L. J. ; GARCIA, B. . How magnetization measurements and EPR of magnetic material in Apis mellifera abdomens can be related?. In: INter. Workshop on magnetic ferrofluids, 2000, Brasilia, 2000.

35.
ESQUIVEL, D. M. S.. Biominerais magnéticos: aplicação de tecnicas fisicas. In: Congresso de Integração da Morfologia Luso- Brasileira, 2000, Goiania. Revista Brasileira de Ciências Morfológicas. São Paulo: Brazilian Soc. Anatomy, 2000. v. 17. p. 25.

36.
ACOSTA-AVALOS, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; CERNICCHIARO, G. . Evidence For the Presence Of Magnetite In The Abdomen Of Pachycondyla Marginata Migratory Ant. In: 44th Annual Conference on Magnetism & Magnetic Material, 1999, SanJose. Proceedings of 44th Annual Conference on Magnetism & Magnetic Material. San Jose, California,EUA, 1999. p. 000-000.

37.
ACOSTA-AVALOS, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. . Dependencia angular da FMR de material magnético biomineralizado por formigas. In: XXI ENFMC, 1998, Caxambu. Anais de XXI ENFMC, 1998.

38.
ACOSTA-AVALOS, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. ; LEAL, I. ; OLVEIRA, P. S. ; FARINA, M. . Electron microscopic imaging of iron oxides in minerals magnetically precipitated from migratory ant. In: XXI ENFMC, 1998, Caxambu. Anais do XXI ENFMC, 1998.

39.
WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. . Ferritin Temperature Dependence Study. In: Rocky Mountain Conference on Analytical Chemistry, 1997. Proceedings of Rocky Mountain Conference on Analytical Chemistry. Denver, 1997.

40.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. . Magnetic Material In Ants. In: International Biometals Simposium, 1997, Calgary. Proceedings of International Biometals Simposium. Calgary,Canada, 1997.

41.
WAJNBERG, E. ; LINHARES, M. L. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; EL-JAICK, L. J. . Studies Of Magnetism In Ants. In: XII International Biophysics Congress, 1996, Amsterdam. Proceedings of XII International Biophysics Congress. Amsterdam, 1996.

42.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; EL-JAICK, L. J. ; LINHARES, M. P. . Epr Studies Of Honey Bees. In: XII International Biophysics Congress, 1996. Proceedings of XII International Biophysics Congress. Amsterdam, 1996. v. 1. p. 00.

43.
ESQUIVEL, D. M. S.; LINHARES, M. P. ; EL-JAICK, L. J. ; WAJNBERG, E. . Epr Of Magnetic Material In "Solenopsis Sp".. In: 41st Annual Conference on magnetism and magnetic material, 1996, Atlanta. Proceedings of 41st Annual Conference on magnetism and magnetic material. Atlanta, U.S.A., 1996. v. 1. p. 00.

44.
ESQUIVEL, D. M. S.; LINHARES, M. P. ; EL-JAICK, L. J. ; WAJNBERG, E. . Epr Of Magnetisms In Ants. In: School on Biophysics, 1995, Brasilia. Anais da School on Biophysics. Brasilia, 1995.

45.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . Dynamics Of Magnetotactic Bacteria.... In: IX INTERNATIONAL BIOPHYSICS CONGRESS, 1987, Jerusalem, 1987. p. 0-0.

46.
BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. . An Upper-Size Limit To Magnetotactic Microorganism.. In: IX INTERNATIONAL BIOPHY. CONGRESS., 1987, Jerusalem. Proceedings of IX INTERNATIONAL BIOPHY. CONGRESS.. Jerusalem,Israel: PLENUM PRESS, 1987. v. 29.

47.
ESQUIVEL, D. M. S.; BARROS, H. G. P. Lins . Motion Of Magnetotactic Microorganisms. In: International Conference on Magnetism, 1985, Sao Francisco. Proceedings of International Conference on Magnetism. São Francisco,U.S.A., 1985.

48.
BARROS, H. G. P. Lins ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. ; SOUZA, L. H. . Squid Measurements Of The Magnetic Moment Of Magnetotactic Bacteria. In: International Conference on Magnetism, 1985, Sao francisco. Proceedings of International Conference on Magnetism. São Francisco, U.S.A., 1985.

49.
GUENSBURGER, D. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; DANON, J. . Electronic Structure And Mössbauer Hyperfine Interactions In Higher Transition Elements. In: Intern.Conf. on Mossbauer Effect, 1978. Proccedings da Intern.Conf. on Mossbauer Effect. Japão, 1978. p. 136.

Apresentações de Trabalho
1.
Esquivel, Darci M S. Nanopartículas magnéticas em insetos sociais: possíveis sensores geomagnéticos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Esquivel, Darci M S; SRYGLEY, R. ; Riveros, Andre J. ; PINHO, M. A. ; WAJNBERG, E . Do leaf-cutter ants Atta colombica obtain their magnetic compass materials from soil?the comparative FMR results. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, Eliane ; KEIM, C. N. ; LINS, U. ; LINS, H. G. P. ; FARINA, M. . Ferromagnetic resonance and magnetic characteristics of intact magnetosome chains in uncultured Candidatus Magnetoglobus multicellularis . 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ESQUIVEL, D. M. S.; CORREA, A. A. C. ; Vaillant, O. S. ; WAJNBERG, Eliane . Simulated geomagnetic storm affects the nest-exiting flight angles of the stingless bee Tetragonisca angustula. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
WAJNBERG, Eliane ; OLIVEIRA, Jandira F de ; ESQUIVEL, D. M. S. ; Weinkauf, S. ; WINKLHOFER, Michael ; M. Hanzlik . Antennae of Pachycondyla marginata ant : magnetoreceptor organ candidate. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ESQUIVEL, D. M. S.; ACOSTA-AVALOS, D. ; SABAGH, Leandro T ; CORREA, A. A. C. ; BARBOSA, M. A. ; WAJNBERG, E. . Nest-exiting flight angles of stingless bee Tetragonisca angustula: magnetic field effects. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, Jandira F de ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; Weinkauf, S. ; M. Hanzlik . Ant antennae: a possible site for a magnetoreception ?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ABRAÇADO, Leida G ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Solenopsis interrupta ant magnetic studies: Seasonal effects. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SRYGLEY, R. ; Riveros, Andre J. ; Banks, Alex N. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . Do leaf-cutter ants orient their path-integrated, home vector with a magnetic compass?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SABAGH, Leandro T ; Sandoval E L ; CORREA, A. A. C. ; ACOSTA-AVALOS, D. ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. . (DES) ORIENTAÇÃO MAGNÉTICA EM ACROMYRMEX SP. (FORMICIDAE)?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. ; ALVES, O C ; ACOSTA-AVALOS, D. . Magnetorecepção em formigas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SABAGH, Leandro T ; Sandoval E L ; Rosa R S ; WAJNBERG, E. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; ACOSTA-AVALOS, D. . Solenopsis sp é sensivel a luz vermelha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ESQUIVEL, D. M. S.. Magnetic nanoparticles in social insects: are they the geomagnetic sensors?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LUCANO, M J ; WAJNBERG, E ; ESQUIVEL, D. M. S. . Magnetic Anisotropy of the nanoparticles in stingless bee antennae. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, Odivaldo Cambraia ; Srygley, R. B. ; Riveros, A.J. ; BARBOSA, M. A. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; WAJNBERG, E. . Magnetic anisotropy and organization of nanoparticles in head and antenna of a Neotropical leaf-cutter ant, Atta colombica 2014 (J Phys D applied Phys).


Demais tipos de produção técnica
1.
ESQUIVEL, D. M. S.. estado atual da magnetorecepção em insetos sociais. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SILVA, T. N. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; LINHARES, M. L. . Bacteria:a origem da vida. 1999 (produção de VIDEO para divulgação) .

2.
LINHARES, M. P. ; NORTON, T. ; ESQUIVEL, D. M. S. ; BARROS, H. G. P. Lins . Introdução Ao Magnetismo. 1998 (produção de VIDEO para divulgação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TAFT, C. A.; Mohallem, m.r.; ESQUIVEL, D. M. S.. Participação em banca de Neil. estudo teórico com densidade funcional de defeitos e dopagem no modelo degrau da superfície do aglomerado de MgO. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

2.
TAFT, C. A.; Ota A T; Terra Joice; ESQUIVEL, D. M. S.. Participação em banca de Cassio Henrique dos Santos Amador. sistemas de fulerenos C 60 dopados com atomos covalentes e metais de transição: uma investigação computacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

3.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E.; CERNICCHIARO, G.; BARROS, H. G. P. Lins; TAKEUCHI, A; PASCUTTI, Pedro; TAKEUCHI, Armando Y. Participação em banca de Marcelo Perantoni. Sistema de Aquisição de dados para o estudo de organismos magnetotacticos. 2005. Dissertação (Mestrado em Fisica Experimental) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

4.
WAJNBERG, Eliane; F. A. Tourinho; SOMMER, R. L.; ESQUIVEL, D. M. S.. Participação em banca de Jandira Ferreira de Oliveira. Caracterização do material magnético do cupim Neocapritermes opacus: magnetometria SQUID e ressonancia ferromagnetica. 2005. Dissertação (Mestrado em Fisica Experimental) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

5.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, Eliane; HELAYEL NETO, Jose; BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. Participação em banca de Alvaro Antonio Rocha Ferreira. Teoria eletrofraca estendida com neutrinos massivos e temperaturas de transição em biomoleculas. 2004. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

6.
KEIM, C. N.; ESQUIVEL, D. M. S.; FARINA, M.. Participação em banca de Carolina Neumann Keim. Biodiversidade e Acumulação de Metais Em Bactérias Magnetotácticas Não Cultivadas da Lagoa de Itaipú.. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
BERMUDEZ, B. R. P.; ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E.; BEMSKI, G.. Participação em banca de Braulio Rafael Pujada Bermudez. Estudo dos espectros de RPE de nitrosil hemoglobina de vertebrados. 1999 - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

8.
LOPES, F. J. P.; ESQUIVEL, D. M. S.; P.M.Bisch. Participação em banca de Francisco J. Pereira Lopes. Aplicação da formulação local da termodinamica ao estudo dos processos de sedimentação em soluções. 1996. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Teses de doutorado
1.
Eliane Wajnberg; Esquivel, Darci M S. Participação em banca de Carlos Geraldo Barreto GonçalvesOceanografia Física Estuarin. Efeitos do campo magnético artificial na magnetotaxia do camarão Litopenaeus vannamei (penaeidae) e sobre as capturas com covos de peixes e crustáceos no litoral sul de Pernambuco".. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Oceanografia) - Oceanografia Fisica da UFPE.

2.
WAJNBERG, Eliane; ROSSI, A. M.; Caetano F. H.; Sarthour R; Ernesto M.; Esquivel, Darci M S. Participação em banca de Jandira Ferreira de Oliveira. Caracterização do material magnético em antenas de formigas Pachycondyla marginata: um possível sistema magnetosensor . 2010. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

3.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E.; Knobel M; Bisch P M; ROSSI, A. M.; Sommer R L. Participação em banca de Marcelo Javier Lucano. Caracterização de material magnético em abelhas Meliponini Swarziana quadripunctata: magnetometria SQUID e ressonância ferromagnética . 2006. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

4.
WAJNBERG, E.; ESQUIVEL, D. M. S.; Sinnecker J P; FARINA, M.; ROSSI, A. M.; Sarthour R; Terra Joice. Participação em banca de Leida Gomes Abraçado. Caracterização de material magnético em formigas Solenopsis interrupta: magnetometria SQUID e ressonância ferromagnética . 2006. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

5.
RIVERA, M. A. F.; ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E.; BEMSKI, G.. Participação em banca de Marco Antonio Flores Rivera. Endor de protons e nitrogenio de nitrosil hemoproteinas. 2000 - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

6.
OLIVEIRA, R. A. M.; ESQUIVEL, D. M. S.; SIMOES, Z. L. P.. Participação em banca de Robinson Antonio Martins Oliveira. Diminuição da sintese de proteina total em tecidos larvais Apis mellifera, cultivados e expostos a campos magneticos pulsados de baixa potencia. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.

7.
ALMEIDA, A. L.; ESQUIVEL, D. M. S.; TAFT, C. A.. Participação em banca de Antonio Luiz de Almeida. Estudo abinitio e semiempirico de adsorção e dissociação de agua em superficies de MgO(001). 1998 - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

8.
MALBOUISSON, L. A. C.; ESQUIVEL, D. M. S.; VIANNA, J. D. M.. Participação em banca de Luiz Augusto C. Malbouisson. um estudo sobre as multiplas solucoes da equacao hartree-fock-roothaan para sistemas de camada. 1985. Tese (Doutorado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7th Conference on Orientation & Navigation: birds, humans & others animals 2011. Do leaf-cutter ants Atta colombica obtain their magnetic compass materials from soil? The comparative FMR results. . 2011. (Congresso).

2.
46th Annual Meeting Animal Behavior Society. Simulated geomagnetic storm affects the nest-exiting flight angles of the stingless bee Tetragonisca angustula. 2009. (Congresso).

3.
6th International Non-Ionizing Radiation Workshop. 2008. (Oficina).

4.
I2CAM/ FAPERJ School On Biological Physics.Magnetic field effect on the nest exit angles of stingless bees Tetragonisca angustula (jataí. 2008. (Outra).

5.
2007 Annual meeting of Entomological Society of America.Magnetic nanoparticles in social insects: re they geomagnetic sensors. 2007. (Encontro).

6.
LAW3M.Latin American Workshop on Magnetism, Magnetic Materials and their applications. 2007. (Simpósio).

7.
X Intern. Conf.on Magnetic fluids. COMPARATIVE MAGNETIC MEASUREMENTS IN SOCIAL INSECTS. 2004. (Congresso).

8.
MRS Spring Symposium.Magnetic material arrangement in apis mellifera abdomens . 2002. (Simpósio).

9.
Third International Biometals Symposium,.Migratory ant and its termite prey: ZFC and FC Measurements . 2002. (Simpósio).

10.
XX Encontro Anual de Etologia, Natal, de 25 a 28/09/2002.INSETOS SOCIAIS ORIENTAÇÃO MAGNETICA E MATERIAL MAGNETICO. 2002. (Encontro).

11.
- International Biohydrometallurgy Symposium,. Comparative studies of social insects: E.P.R. application . 2001. (Simpósio).

12.
- International Conference on Biological Physics,. Magnetic measurements of the migratory ant Pachycondyla marginata and its termite prey Neocapritermes opacus . 2001. (Congresso).

13.
- International Workshop on Spectroscopy for Biology, São. Contributions of FMR to the studies of magnetic material in social insects . 2001. (Oficina).

14.
International Workshop on Magnetic Fluids,.Magnetic material in ants and termites: an EPR study . 2000. (Simpósio).

15.
- International Workshop on Magnetic Fluids,.How magnetization measurements and EPR of magnetic material in Apis mellifera abdomens can be related? . 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ESQUIVEL, D. M. S.; WAJNBERG, E. . Mini workshop Migração de lepidopteras. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Leonel Cardozo de Menezes e Souza. Efeito de aplicação de campo magnético em insetos sociais: comportamento e medidas físicas. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas: Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Cintia Guimarães Ferreira. Estudo de campo magnético em insetos sociais: comportamento e medidas magnéticas. Início: 2012. Iniciação científica (Graduando em Física) - Faculdade Souza Marques, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Glaucia dos Santos Gouveia. Abelhas sem ferrão: estudo de material magnético por Ressonancia Ferromagnetica. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
: Vinicius Bandeira de Melo. Efeito de campo magnético em insetos sociais: comportamento e medidas magnéticas. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Astronomia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jandira F. de Oliveira. Caracterização de material magnético do cupim Neocapritermes opacus utilizando. 2005. Dissertação (Mestrado em Fisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Darci Motta.

2.
Leida abraçado. EPR de material magnetico em formigas Solenopsis. 2002. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Darci Motta.

3.
Bruno Garcia. Medidas de histerese em abdomens de abelhas Apis mellifera. 2000. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, . Orientador: Darci Motta.

4.
P. H. A. ARAGAO. Bacterias Magneticas:Propriedades Magneticas Atraves do Estudo de Movimento Em Funcao do Campo Magnetico. 1986. Dissertação (Mestrado em Física) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, . Orientador: Darci Motta.

Tese de doutorado
1.
Jandira F. de Oliveira. Caracterizacao do material magnetico em antenas de formigas Pachycondyla marginata:um possivel sistema magnetosensor. 2010. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Darci Motta.

2.
Marcelo J. Lucano Lucano. Caracterização de material magnético mineralizado. 2006. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

3.
(Leida Gomes Abraçado). Efeito do campo magnetico em formigas Solenopsis: caracterização do material magnetico e estudos comportamentais. 2006. Tese (Doutorado em Biofisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Darci Motta.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Dr. Alejandro Heredia-Barbero. 2013. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, PCI. Darci Motta.

2.
Daniel Acosta-Avalos. 1997. Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Latino Americano de Fisica. Darci Motta.

Iniciação científica
1.
Bruno Luiz de Azevedo Costa. Biomagnetismo em insetos sociais : extração, isolamento e purificação de. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmacia) - Faculdades Bezerra de Araújo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

2.
Pedro Paulo Viuanna Suliano. Estudo de campo magnético em insetos sociais: comportamento e medidas magnéticas. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

3.
Antonio Augusto Cavalcanti Correia. Características de material magnético e comportamento com campo magnético em abelhas Meliponinea. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

4.
Leticia Chambarelli. Medidas em abelhas Apis mellifera e em formigas Solenopsis. 2007. Iniciação Científica - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Orientador: Darci Motta.

5.
Liliane Ferreira. Comportamento e caracterização magnetica de formigas ATTA. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em fisica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Darci Motta.

6.
Renan S. Rosas. Comportamento e caracterizacao de material magnetico em formigas Acromyrmex. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em fisica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

7.
Tatiana Silveira de Souza. Estudo de material magnético em partes de Apis mellifera. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em licenciatura em Fisica) - Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

8.
Fernando Pereira de Almeida. Medidas de microscopias ótica e eletronica de amostras de cupins e formigas. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

9.
Joaquim Augusto Nogueira Neto. Ajustes e simulação de curvas de histereses de insetos sociais. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em FISICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Darci Motta.

10.
Paulo Pauferro Junior. medidas de ressonancia paramagnetica em insetos sociais. 2002. Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

11.
Gustavo M. Gutman. medidas magneticas de abelhas Apis mellifera. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em FISICA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

12.
Marcos Andre Pitta de Oliveira Guedes. orientação magnetica em gastropodes. 2001. Iniciação Científica - Universidade Santa Úrsula. Orientador: Darci Motta.

13.
Nelson Mello da Silva. medidas de variação angular de formigas usando EPR. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

14.
Maria Georgia Malheiros Silva. preparação de amostras de insetos sociais. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Estrutura da Materia) - Universidade Gama Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.

15.
Giancarlo Cantaluppi. aplicação de modelo de nanoparticulas magneticas a curvas de EPR. 1997. Iniciação Científica - Instituto Militar de Engenharia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Darci Motta.



Outras informações relevantes


Em estudos de microorganismos magnéticos, feita a primeira detecção de bactérias magnéticas no Equador magnético (Science,1981), e que foi seguido de um estudo da diversidade destes microrganismos na região do Rio de Janeiro (cap. em "Magnetite Biomineralization and Magnetoreception by Organisms", 1985), usando microscopia eletrônica com microanalise de Raios-X e difração eletrônica. O estudo das propriedades magnéticas destes microrganismos  e de seus movimentos em função do campo magnético aplicado resultou em um limite superior para  tamanho de organismo  apresentando magnetotaxia. Em 83, primeira observação de organismo multicelular magnético com ~ 30 células e mais de mil partículas magnéticas biomineralizadas, de um sulfeto férrico, primeira evidencia de material magnético biomineralizado diferente de magnetita (Nature,1990, caps em Iron Biominerals,1991), gerou discussões sobre o papel evolutivo do O2 nas formas de vida (estudo do meteorito marciano ALH840001, Science, 1996). A partir de 95, estudos de material magnético biomineralizado em insetos sociais (formigas, abelhas, cupins) visando compreender a magnetorecepção em animais levaram a primeira detecção de partículas magnéticas em formiga migratória P. marginata (JEB 1999 e comentarios em Nature, Science update de7/10/99), cuja migração é 130 Norte (Naturwiss, 2002). Fizemos estudos, por EPR e/ou SQUID, de propriedades deste material em insetos sociais (JMMM, 2001), em abdomens de abelhas A. mellifera (Eur Biophys J,2001) e em antenas de S. quadripunctata (Biometals, 2006), de cupim N. opacus (JMR,2004) e seu predador P. marginata (BJ 2000) e em formigas S. substituta (JMR,2005).Comparamos material magnético do cupim e seu predador P. marginata (JMMM, 2004) e, de insetos sociais (JMMM, 2005). Dados de antenas, possível sensor magnético em P. marginata (Biometas, 2004) e em S. quadripunctata, que responde a tempestade magnética (Naturwiss, 2007) levam a sugeri-la como magnetosensor em insetos sociais.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:37:00