Gilberto Moraes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4427903557163246
  • Última atualização do currículo em 18/02/2014


Professor titular em Bioquímica pela Universidade Federal de São Carlos, é Graduado em Ciências Biológicas Mod. Médica pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo em 1973, obtendo o título de Mestre em Microbiologia Imunologia e Parasitologia pela mesma instituição em 1978. Obteve o título de Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos em 1986. Atualmente é professor de Bioquímica no Departamento de Genética e Evolução da Universidade Federal de São Carlos. Iniciou sua atividade acadêmica em 1974 como professor auxiliar na Faculdade de Medicina de Marília-SP ministrando a disciplina de Bioquímica para o Curso Médico. Após a obtenção do título de mestre, teve reconhecimento estadual para ministrar as disciplinas de Bioquímica e Biofísica. Em 1979 transferiu-se para a Universidade Federal de Santa Catarina onde ingressou como professor visitante para ministrar a disciplina de Bioquímica para os cursos de Ciências Biológicas, Odontologia e Medicina. Em 1979, após concurso público, foi incorporado à UFSC como Professor Assistente. Transferiu-se para a Universidade Federal de São Carlos em 1980, após concurso público para provimento de vaga de Professor Assistente. Nesta universidade iniciou ministrando Bioquímica para o Curso de Química e posteriormente para o Curso de Ciências Biológicas. Após a obtenção do título de doutor, iniciou suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução desde sua fundação, tendo posteriormente ingressado nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e em Ecologia e Recursos Naturais. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução, Chefe do Departamento de Genética e Evolução e representou seus pares em inúmeros colegiados da Universidade Federal de São Carlos. Hoje desenvolve suas atividades de pesquisa e orientação científica em Bioquímica de peixes de água doce, com ênfase em Metabolismo e Enzimologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Metabolismo adaptativo; Respostas metabólicas ao estresse; Adaptações bioquímicas da nutrição e Respostas bioquímicas a xenobiotóticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilberto Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, G.;Moraes, Gilberto

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Genética e Evolução.
VIA WASHINGTON LUIZ KM 235
CAMPUS UNIVERSITÁRIO
13565905 - São Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 660
Telefone: (16) 33518376
Fax: (16) 33518377


Formação acadêmica/titulação


1982 - 1986
Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo cinético da captação de fosfato em Ankistrodesmus densus e Ankistrodesmus gracilis, Ano de obtenção: 1986.
Orientador: Odécio Cáceres.
Palavras-chave: cloroficeas; fsfato; nutrientes; fosfatases; Ankistrodesmus.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Produtos e Processos Biotecnológicos.
1976 - 1978
Mestrado em Microbiologia e Imunologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Enzimas do ciclo da uréia em tripanosomatídeos do gênero Leishmania,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Erney Felicio Plesssman Camargo.
Palavras-chave: leishmania; Ciclo da ureia; arginase.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
1969 - 1973
Graduação em Ciências Biológicas Mod Médica.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.


Atuação Profissional



Departamento de Genética e Evolução, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciou como professor assistente e passou a adjunto em 1987

Atividades

7/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

4/1994 - Atual
Ensino, Ciências Fisiológicas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Biomoléculas; estrutura e função
9/1993 - Atual
Ensino, Ecologia e Recursos Naturais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metabolismo intermediário
8/1992 - Atual
Ensino, Genética e Evolução, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Biomoléculas; estrutura e função
7/1992 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Genética e Evolução.

Linhas de pesquisa
Adaptações Bioquímicas
12/1990 - Atual
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica
8/1993 - 8/1995
Direção e administração, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Genética e Evolução.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
7/1980 - 12/1990
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1978 - 1980
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/1978 - 7/1980
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica

Faculdade de Medicina de Marília, FAMEMA, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1979
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/1974 - 3/1978
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioquímica


Linhas de pesquisa


1.
Adaptações Bioquímicas
2.
Bioquímica Adaptativa em Peixes de Água Doce

Objetivo: Nesta linha de pesquisa estudamos as respostas de peixes de água doce neotropicais expostos a variações ambientais, em nível bioquímico.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética / Especialidade: Adaptacão Bioquimica Animal.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura / Especialidade: Piscicultura.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: adaptação bioquímica; cinética enzimática; Enzimas; Estresse; enzimas digestivas; metabolismo.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Efeitos da deltametrina na acetilcolinesterase muscular de Brycon amazonicus

Descrição: Nos últimos anos tem-se tentado utilizar inseticidas menos tóxicos para mamíferos e menos persistentes no ambiente, dessa forma os piretroides estão sendo amplamente utilizados. Contudo, alguns estudos indicam que estes inseticidas apresentam um efeito extremamente forte em organismos não alvos como os aquáticos. A deltametrina, piretroide tipo II, é altamente tóxica para crustáceos e peixes mesmo em pequenas concentrações. Ela age inibindo os receptores nicotínicos da acetilcolina, nos canais Ca+2 voltagem-dependente e nos canais de Na+2 voltagem-dependente das membranas neuronais. Os peixes são muito sensíveis a vários xenobióticos, e dessa forma podem ser utilizados como forma de monitorar a poluição ambiental gerada pelos resíduos tóxicos. Para tal monitoramento são utilizados os biomarcadores, que podem indicar as respostas biológicas causadas por xenobióticos em um organismo. Dentre eles a enzima acetilcolinesterase, responsável por hidrolisar o neurotransmissor acetilcolina em colina e acetato, é um biomarcador utilizado para verificar os efeitos neurotóxicos de um xenobiótico. O objetivo deste trabalho é avaliar os efeitos da deltametrina na atividade da acetilcolinesterase muscular, após 4, 24 e 48 horas de exposição à deltametrina em Brycon amazonicus, matrinxã. Os peixes serão expostos à 0,26 g/L de deltametrina (10% da CL;50) em sistemas de tanques "in door" e após o período de exposição, os animais serão anestesiados e sacrificados para a retirada de músculo branco, onde serão feitas as analises da atividade enzimática da acetilcolinesterase..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Camila Soares Pigão - Integrante.
Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.
2012 - Atual
Respostas metabólicas e de crescimento de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) submetido ao exercício sustentado.

Descrição: Peixes que se exercitam em velocidade ideal de nado apresentam uma série de respostas diferenciadas, tais como: melhor utilização de fontes energéticas não-protéicas, maior redirecionamento de proteínas para o crescimento, diminuição do comportamento agressivo, melhor orientação na corrente de água, melhora do convívio social e diminuição do estresse. Este trabalho será realizado no Laboratório de Bioquímica Adaptativa de Peixes de Água Doce do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar e visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) frente a diferentes situações de confinamento. O objetivo do estudo é a determinação da velocidade ideal de nado, para a espécie em pauta, nas condições de cultivo. Serão utilizados 64 juvenis de pintado distribuídos em um sistema termo-regulado e fechado, adaptado para a realização de exercício. O período experimental será de 50 dias, os animais serão alimentados com dieta composta por 40 % de proteína bruta, 25% de carboidrato e 8% de lipídio com 4.000 kcal/kg de energia bruta. Os juvenis de pintado serão submetidos a quatro situações: 1CC/seg (comprimentos corporais), 2CC/seg e 3CC/seg). Serão avaliados o desempenho produtivo, o metabolismo intermediário, capacidade digestiva proteolítica e rotas metabólicas que indiquem a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta. Através dos resultados obtidos, poderá se aferir qual é a melhor velocidade de exercício para o pintado e otimizar futuros experimentos, que poderão ser direcionados para a elaboração de dietas diferenciadas, com menores níveis de proteína dietária, além de fornecer novos dados para a piscicultura brasileira no tocante a melhores condições de criação da espécie..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Araceli Hackbart - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - Atual
EFEITOS DOS PIRETROIDES SOBRE AS ENZIMAS DIGESTIVAS DE MATRINXÃ, Brycon amazonicus

Descrição: Os inseticidas piretroides, tais como a deltametrina, cipermetrina, lambda-cialotrina, são considerados produtos ideais de baixa toxicidade para aves e mamíferos. Apesar disso, diversos estudos relatam os efeitos tóxicos dos piretroides sobre organismos não-alvo, tais como os peixes. Nesses animais, a toxicidade é revelada por alterações hematológicas e metabólicas, por danos hepáticos e neurológicos, indução de estresse oxidativo e genotoxicidade. Devido à ampla utilização dos piretroides e aos seus efeitos tóxicos, e sabendo-se também, que a saúde do peixe pode ser avaliada através da habilidade em digerir o alimento, justifica-se a necessidade de estudos também acerca dos efeitos sobre a atividade de enzimas digestivas dos peixes expostos a essa classe de produtos. Sabe-se que tal habilidade depende tanto da presença quanto da quantidade apropriada de enzimas digestivas Os peixes são considerados bons modelos em estudos de ecotoxicologia e o monitoramento da sua saúde permite a compreensão das alterações do ambiente aquático. O matrinxã, Brycon amazonicus, é um peixe da bacia amazônica que vem se destacando na piscicultura nacional por apresentar bom crescimento, ótima aceitação de dieta artificial e carne muito apreciada pelo sabor. Desse modo, os objetivos deste projeto são: analisar os efeitos dos piretroides (deltametrina, cipermetrina e lambda-cialotrina), após 96 horas de exposição, de 1/10 da CL50/96 horas sobre a atividades das enzimas digestivas do intestino. Os peixes serão expostos aos xenobióticos em sistemas de tanques "in door" e, após o período de exposição, os animais serão anestesiados e eutanasiados para a amostragem do trato gastrintestinal. Serão avaliadas as atividades das enzimas digestivas do intestino total (protease inespecífica ,quimiotripsina, tripsina, lipase e amilase)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2011 - Atual
Efeitos da deltametrina sobre a biotransformação, a neurotoxicidade e o metabolismo intermediário de matrinxã, Brycon amazonicus

Descrição: A aqüicultura, hoje em franco desenvolvimento no país, apresenta como desfio a continuidade do crescimento associado tanto à qualidade do pescado quanto à preservação do meio ambiente. A utilização de inseticidas é cada vez maior, não só para fins agrícolas, mas também para o combate a insetos de relevância à saúde pública. Nos últimos anos, no entanto, observa-se uma substituição dos tipos de pesticidas utilizados, diferindo quanto à toxicidade. Os inseticidas piretroides, tais como a deltametrina, são considerados produtos ideais devido à sua baixa toxicidade para aves e mamíferos, ao seu amplo espectro de ação e a não se acumularem ao longo da cadeia trófica. Apesar disso, diversos estudos relatam os efeitos tóxicos da deltametrina sobre organismos não-alvo, tais como os peixes. Nesses animais, a toxicidade é revelada por alterações hematológicas, alterações do metabolismo intermediário, por danos hepáticos e neurológicos, além da indução de estresse oxidativo. Os peixes são considerados bons modelos em estudos de ecotoxicologia por pertencerem ao maior grupo dentre os vertebrados, e por seu monitoramento permitir a compreensão das alterações do ambiente aquático. O Brasil apresenta uma das maiores faunas de peixes de água doce do mundo. Suas espécies são muito apreciadas para o consumo humano, razão pela qual nas últimas décadas a piscicultura brasileira tem despontado como forma alternativa de produção de alimento, e priorizado algumas espécies de interesse econômico diminuindo assim a pesca predatória. Devido à ampla utilização da deltametrina e aos seus efeitos tóxicos, justifica-se a necessidade de estudos acerca dos danos neurotóxicos causados pela exposição a esse produto; a verificação da capacidade específica de sua biotransformação; e as adaptações bioquímicas causadas no metabolismo intermediário de organismos não-alvo. Os objetivos deste projeto são: 1) analisar os efeitos da deltametrina (1/10 da CL50/96 horas) sobre as reações do metabolismo de xeno.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2012
RESPOSTAS DIGESTIVAS, METABÓLICAS E DE CRESCIMENTO DE JUVENIS DE TAMBAQUI Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) SUBMETIDOS AO EXERCÍCIO AERÓBICO

Descrição: Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Bioquímica Adaptativa do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar e visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de tambaqui (Colossoma macropomum) frente à diferentes situações. A espécie proposta é de amplo interesse comercial devido à excelente qualidade de sua carne e a seu grande potencial para a aqüicultura. O objetivo desse estudo foi a determinação da velocidade ideal de nado para a espécie dentro das condições de cultivo. Para a concretização destes objetivos avaliamos e comparamos o aproveitamento de proteína da dieta em relação à fração energética, quando o peixe é submetido a diferentes velocidades de nado, buscando uma velocidade que proporcione o melhor "efeito poupador de proteínas". Esta avaliação enveu o estudo do desempenho produtivo, da capacidade digestiva proteolítica e das rotas metabólicas que indicam a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta pela espécie. Foram utilizados 64 juvenis de tambaqui distribuídos em um sistema termo-regulado, de circulação fechada. O período experimental será de 50 dias, quando os animais receberam até à saciedade uma dieta experimental extrudada, três vezes ao dia. A dieta foi composta por 26,5 % de proteína bruta, 40,5% de carboidrato e 9,1% de lipídio com 3989.50 kcal/kg de energia bruta. Os juvenis de tambaqui foram submetidos a quatro situações (sem exercício; 0,5 CC (comprimentos corporais) /seg.; 1,0 CC/seg. e 2CC/seg.)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Luciana Cristina de Almeida - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2010 - Atual
Respostas adaptativas do teleósteo matrinxã (Brycon amazonicus) exposto ao piretróide lambda-cialotrina: metabolismo antioxidante, parâmetros histológicos e hematológicos

Descrição: Atualmente, o uso de defensivos agrícolas é cada vez maior. Com a ampla utilização de implementos agrícolas, incluindo os agrotóxicos que podem causar danos ao meio ambiente, observa-se um aumento na utilização de produtos considerados menos tóxicos em substituição aos pesticidas altamente tóxicos e persistentes. Os piretróides sintéticos são uma alternativa ao uso de inseticidas persistentes no meio ambiente por apresentarem benefícios tais como: grande eficácia no controle de artrópodes em baixas dosagens, amplo espectro de ação, baixa toxicidade para aves e mamíferos, e não-acúmulo na cadeia trófica. Além de seu uso agrícola, os piretróides são importantes na saúde pública, visto que são utilizados no controle de pragas que podem atuar como vetores de doenças. A lambda-cialotrina é um inseticida piretróide sintético utilizado para controlar um amplo espectro de pragas em plantações e criações, bem como dentro e ao redor de construções e estruturas, e é classificado como um piretróide de classe toxicológica III (medianamente tóxico). No Brasil, este inseticida é registrado para uso em diversas culturas, além de ser utilizado no controle de vetores de doenças. Atualmente, a vasta utilização de piretróides na área agrícola e no controle de pragas urbanas, bem como seu uso doméstico, leva à contaminação do ambiente aquático por esses xenobióticos. Os relatos presentes na literatura referentes aos efeitos tóxicos de inseticidas piretróides em peixes neotropicais são escassos e o conhecimento das respostas metabólicas e morfológicas de organismos aquáticos frente aos estressores ambientais pode subsidiar propostas e programas de monitoramento ambiental. Assim sendo, são necessários estudos referentes à toxicidade do piretróide lambda-cialotrina, aos seus efeitos sobre o metabolismo antioxidante e às alterações morfológicas e hematológicas de matrinxã (Brycon amazonicus). Esta espécie neotropical originária da Bacia Amazônica é cada vez mais cultivada no estado de São P.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Ive Marchioni Avilez - Integrante / Camila Soares Pigão - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - Atual
Avaliação das respostas bioquímicas de adaptação ao estresse oxidativo em matrinxã (Brycon amazonicus) exposto a uma formulação comercial do piretróide cipermetrina

Descrição: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, sendo que o estado de São Paulo é o principal consumidor, com consumo estimado em 54 916 toneladas de ingrediente ativo por ano, representando cerca 26% do total do consumo brasileiro (IBGE, 2010). Sabe-se que os agrotóxicos podem ser persistentes, móveis e tóxicos no solo, na água e no ar. Podem ainda acumularem-se no solo e na biota, e seus resíduos podem atingir às águas superficiais por escoamento e às subterrâneas por lixiviação (IBGE, 2004). Dessa forma, o uso intensivo de agrotóxicos está associado a prejuízos à população, tanto aos consumidores de alimentos, como aos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente (IBGE, 2004). Visando à substituição dos inseticidas persistentes no ambiente e de alta toxicidade, novas moléculas de rápida degradação e baixa toxicidade têm sido elaboradas. Os piretróides são considerados uma alternativa aos organoclorados, que são muito persistentes no ambiente, e aos organofosforados e carbamatos, que são muito tóxicos, principalmente ao sistema nervoso central (Santos et al., 2007). No Brasil, a utilização e comercialização de piretróides estão em ascensão. Este fato deve-se à ação inseticida dos piretróides contra um amplo espectro de insetos, à necessidade da utilização de pequenas quantidades e à baixa toxicidade para mamíferos, quando comparado aos outros inseticidas vigentes (Santos et al., 2007). Entretanto, a baixa toxicidade encontrada para mamíferos não é refletida aos outros organismos não alvos. Ao contrário do encontrado para os mamíferos, os piretróides são altamente tóxicos para os peixes (Coats, 2008), como já verificado para truta arco-íris, sheepshead minnow, truta marrom, bluegill sunfish, fathead minnow e matrinxã (Jones, 1995; US EPA, 2008; Cortella, 2010). Devido à toxicidade dos piretróides aos organismos aquáticos,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Francine Perri Venturini - Integrante / Fernanda Dias de Moraes - Integrante / Priscila Adriana Rossi - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
Respostas metabólicas de juvenis de matrinxã (Brycon amazonicus) submetidos ao exercício intermitente

Descrição: A piscicultura é uma atividade comercial com grande potencial de crescimento, já que há uma grande variedade de espécies que podem ser cultivadas e boas condições climáticas, porém, o potencial para a expansão dessa atividade é pouco aproveitado. O exercício pode resultar em melhores taxas de crescimento, de conversão alimentar e de eficiência de utilização dos nutrientes ofertados. Sabe-se que o exercício moderado de longa duração melhora o crescimento, as taxas de conversão alimentar, a habilidade de nado, modifica as respostas fisiológicas e bioquímicas, aumenta as taxas de sobrevivência e diminui o comportamento agressivo de diversas espécies. No exercício de longa duração a contribuição dos lipídeos e dos carboidratos torna-se maior, o que resulta em maior crescimento dos peixes e favorece o efeito poupador de proteína. Provavelmente o exercício aeróbico permite tanto maior mobilização de TGL e AGL através do plasma para os tecidos requisitados como o aumento da sua oxidação nas mitocôndrias das células musculares. Em estudos realizados com matrinxãs (Brycon amazonicus) exercitados a 1cc/seg, observou-se melhores taxas de crescimento e conversão alimentar, maior oxidação de lipídios e carboidratos (40% e 15%) e maior síntese de proteína muscular (30%). Também se observou que juvenis de matrinxãs exercitados entre 1,0 e 1,5 cc/s, apresentam melhores taxa de crescimento devido à maior de síntese de proteína muscular. Entretanto, não há trabalhos que comparem as respostas de crescimento de peixes submetidos a exercício contínuo com aqueles que realizam a atividade de forma intermitente. O presente projeto visa avaliar as respostas metabólicas e de crescimento do matrinxã (Brycon amazonicus) em decorrência da realização de exercício aeróbico intermitente. Para isso deveremos avaliar: 1) o tempo ideal para a realização de exercício intermitente; 2) o perfil metabólico de músculo branco; 3) o perfil metabólico de músculo vermelho; 4) o perfil metabólico de fígado; 5).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Araceli Hackbart - Integrante / Gustavo Alberto Arbeláez-Rojas - Integrante / FABRIZZI, F. (Fernando Fabrizzi) - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2010
Respostas metabólicas de juvenis de matrinxã (Brycon amazonicus) submetidos ao exercício intermitente

Descrição: O presente projeto visa avaliar as respostas metabólicas e de crescimento do matrinxã (Brycon amazonicus) em decorrência da realização de exercício aeróbico intermitente através das determinações de: O tempo ideal para a realização de exercício intermitente; O perfil metabólico de músculo branco; O perfil metabólico de músculo vermelho; O perfil metabólico de fígado; O perfil das respostas hematológicas; O desempenho zootécnico da espécie. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Número de orientações: 1
2008 - 2010
Efeitos metabólicos do triclorfon em pacu (Piaractus mesopotamicus)

Descrição: Os objetivos desse projeto são: 1- Determinar a concentração letal CL 50-96h do triclorfon para o pacu (Piaractus mesopotamicusi); 2- Determinar e avaliar as respostas metabólicas de P. mesopotamicus submetidos à exposição crônica e sub-letal do triclorfon (10% da CL 50-96h ); 3- Determinar e avaliar as respostas metabólicas de P. mesopotamicus após recuperação de 14 dias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2008 - 2009
EFEITOS DA NATAÇÃO SUSTENTÁVEL SOBRE O CRESCIMENTO, O PERFIL ENZIMÁTICO DIGESTIVO E A DIGESTIBILIDADE DE DIETAS EM JUVENIS DE MATRINXÃ, Brycon amazonicus

Descrição: O objetivo central do presente projeto é estudar o efeito da natação sustentada na digestibilidade de dietas contendo diferentes níveis de proteína, no crescimento e no perfil enzimático digestivo de juvenis de matrinxã, B. amazonicus. Especificamente propomos: Determinar os coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e energia das dietas experimentais em função da natação sustentada; Avaliar a influência da natação sustentada na atividade das enzimas digestivas (proteases ácidas e alcalinas) envolvidas na digestão da proteína da dieta; Verificar a influencia simultânea da natação sustentada e dos níveis de proteína nas enzimas envolvidas no catabolismo de aminoácidos e na excreção de intermediários nitrogenados do fígado, músculo branco e músculo vermelho; Determinar a eficiência da utilização de nutrientes e energia em função das mudanças da composição corporal; Identificar a magnitude da relação entre a atividade física e a variação nos níveis de proteína da dieta no desempenho de crescimento nos juvenis de matrinxã. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 1
2008 - 2009
Estresse oxidativo em matrinxã, Brycon cephalus, exposto à deltametrina ambiental

Descrição: Nossa proposta neste projeto é avaliar os efeitos tóxicos da deltametrina ambiental no metabolismo de Brycon cephalus. Para tanto enfatizaremos o sistema de defesa antioxidativa desta espécie, seguindo os procedimentos na ordem abaixo: 1. Determinação da concentração letal CL50-96h de deltametrina para juvenis de B. cephalus . 2. Exposição crônica de juvenis de B. cephalus a 10% da CL50-96h de deltametrina por 96 horas e avaliação dos seus efeitos no metabolismo antioxidativo. 3. Determinação da capacidade de recuperação dos juvenis de B. cephalus após um período de 10 e 20 dias de pós-exposição à deltametrina, através da avaliação do metabolismo antioxidativo. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.Número de orientações: 1
2007 - 2011
Estudo da influência de fontes lipídicas dietárias no desempenho de produção e nas respostas metabólicas de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) expostos ao estresse térmico

Descrição: Neste projeto pretende-se avaliar o efeito das diferentes fontes lipídicas nas dietas sobre o estresse térmico em juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus). Especificamente está proposta: Avaliação da eficiência das diferentes fontes lipídicas em dietas semi-purificadas, no desempenho de produção, composição corporal e eficiência de retenção de nutrientes. Avaliação do perfil de ácidos graxos do músculo de juvenis de pacu submetidos a diferentes fontes lipídicas nas dietas; Verificação das alterações plasmáticas de íons envolvidos no equilíbrio iônico; Determinação das respostas metabólicas através da quantificação dos intermediários metabólicos chave..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Número de orientações: 1
2007 - 2011
RELAÇÃO CARBOIDRATO LIPÍDEO NA ALIMENTAÇÃO DE JUVENIS DE TAMBAQUI (Colossoma macropomum)

Descrição: O presente projeto pretende investigar os efeitos das diferentes relações entre o carboidrato e o lipídeo como poupadores de proteína para juvenis de tambaqui. Especificamente é proposta a: 1) Avaliação da eficiência da relação carboidrato lipídeo no desempenho de produção e eficiência de retenção de nutrientes. 2) Determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia nas dietas com diferentes relações carboidrato lipídeo. 3) Determinação da influência das diferentes relações entre carboidrato e lipídeo, sobre as atividades das enzimas digestivas. 4) Determinação da influência de dietas com diferentes relações carboidrato e lipídeo no perfil metabólico tissular 5) Determinação da influência das dietas com diferentes relações carboidrato e lipídeo, sobre a atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2011
Comparação dos efeitos de dietas com diferentes níveis de carboidrato na atividade das enzimas digestivas e no metabolismo de matrinxã, Brycon amazonicus, e pintado, Pseudoplatystoma corruscans.

Descrição: Devido à importância comercial crescente que essa espécie apresenta e a possibilidade do estudo da secreção de enzimas digestivas em peixes pode tornar mais claros alguns aspectos da fisiologia nutritiva e também auxiliar a resolver alguns problemas nutricionais (HIDALGO et al., 1999), o conhecimento das respostas metabólicas em diferentes condições alimentares pode possibilitar o ajuste do uso de nutrientes para otimização do crescimento e para o preparo de dietas mais econômicas. Dito isto, este trabalho terá como objetivo estudar o papel do amido na expressão da secreção de enzimas digestivas de B. amazonicus e P. corruscans e as diferenças entre essas duas espécies em relação à digestão carboidratos e ao metabolismo de carboidratos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2007 - 2011
Perfil metabólico, digestivo e desempenho de tilápias vermelhas (Oreochromis niloticus x Oreochromis mossambicus) submetidas a dietas com diferentes porcentagens de carboidratos

Descrição: Os objetivos desse trabalho consistem em verificar os efeitos do carboidrato da dieta nas atividades das enzimas digestivas, metabólicas e no desempenho das tilápias juvenis. Especificamente serão avaliados: - as atividades enzimáticas de protreases, amilases e lípases em tilápias juvenis submetidas às dietas com 35, 40, 45 e 55% de carboidrato. - a influência do carboidrato da dieta nas atividades metabólicas das tilápias juvenis, submetidas às dietas com 35, 40, 45 e 55% de carboidrato. - o desempenho das tilápias submetidas a esses tratamentos .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - 2010
EFEITOS DA EXTRUSÃO EM DIETAS COM BAIXO E ALTO NÍVEIS DE CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS SOBRE O DESEMPENHO DE JUVENIS DE PACU (Piaractus mesopotamicus)

Descrição: Avaliação da adaptação de juvenis de P. mesopotamicus alimentado com dietas peletizadas e extrusadas de baixo e alto nível de carboidratos e lipídeos para saber: 1. Se o processamento da dieta exerce influência na disponibilidade dos nutrientes 2. Se o processamento altera a digestibilidade das dietas 3. Se há algum reflexo das dietas processadas no metabolismo da espécie. Espera-se desta forma avaliar o processo digestivo e suas correlações metabólicas através da quantificação da atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário. A presente proposta é parte de um projeto maior que compreende nutrição, metabolismo intermediário e processos digestivos em teleósteos Neotropicais de interesse para a aqüicultura ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2007 - 2009
Respostas metabólicas de catfish americano submetido a concentrações sub-letais de fenol

Descrição: Quando um tóxico entra no organismo de animais aquáticos, muitas respostas bioquímicas e fisiológicas ocorrem, podendo ser adaptativas ou indicadoras de toxicidade. Respostas bioquímicas têm sido freqüentemente utilizadas como ferramenta de monitoramento de poluentes, pois processos bioquímicos apresentam respostas sensíveis e rápidas em situações adversas. Com elas, pode-se compreender os mecanismos de ação do poluente e delinear possíveis formas para minimizar os efeitos danosos aos animais (Begum, 2004). A espécie escolhida é nativa e com valor comercial, porém pouco conhecida cientificamente (Carneiro & Mikos, 2005), inclusive do ponto de vista toxicológico. Sendo assim, é importante estudar os efeitos do fenol, que é um poluente comumente encontrado em rios e oceanos, em um peixe comercial e pouco explorado em termos toxicológicos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivos: 1. Determinar a DL50 para fenol em Rhamdia quelen; 2. Determinar e avaliar as respostas metabólicas de Rhamdia quelen submetidas à exposição crônica e sub-letal de fenol (10% da DL50); 3. Determinar e avaliar as respostas metabólicas de Rhamdia quelen durante o período de recuperação. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2006 - 2008
ESTUDO DOS PROCESSOS DIGESTIVOS PROTEOLÍTICOS EM PACU (Piaractus mesopotamicus) ALIMENTADO COM TEORES CRESCENTES DE PROTEÍNA

Descrição: Os objetivos deste projeto são: 1. Determinar o nível de proteína, no arraçoamento iso-energético de pacu, capaz de maximizar a indução de proteases no trato digestório. 2. Determinar na luz do trato digestório de pacu as atividades proteolíticas durante o processo digestivo, na situação alimentar de indução máxima e mínima de proteases. 3. Comparar as atividades proteolíticas da luz do trato digestório com as atividades da parede, nas situações alimentares de indução máxima e mínima de proteases. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.Número de orientações: 1
2006 - 2008
ESTUDO DAS ALTERAÇÕES METABÓLICAS EM PACU(Piaractus mesopotamicus) CAUSADAS PELA EXPOSIÇÃO AO FENOL.

Descrição: Esse projeto tem por objetivo estudar as alterações metabólicas em P. mesopotamicus e as lesões tissulares de fígado e músculo branco, através de indicadores bioquímicos, causadas pela exposição ao fenol. As estratégias para se atingir esses objetivos serão: 1. Determinar a CL50 de 96 horas para o fenol em juvenis de P. mesopotamicus. 2. Determinar as variações bioquímico-metabólicas em juvenis de pacu expostos a 1/10 da CL50 por 96 horas. 3. Relacionar as determinações bioquímicas às alterações metabólicas e lesões tissulares esperadas. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2005 - 2007
Estudo dos mecanismos adaptativos e ajustes metabólicos de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arraçoados com diferentes relações proteína/carboidrato: utilização de enzimas como indicadoras nutricionais e determinantes de estados limitantes

Descrição: Esse projeto visa dar continuidade aos estudos do metabolismo adaptativo de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) frente às variações nutricionais da dieta. A espécie proposta é de amplo interesse comercial devido à excelente qualidade de sua carne, esportividade na pesca e potencial para a aqüicultura. Entretanto, sua tecnologia de produção ainda não está perfeitamente estabelecida. O objetivo deste trabalho é estabelecer índices bioquímicos como indicadores da condição nutricional. Para a concretização destes objetivos avaliaremos e compararemos o aproveitamento de carboidratos da dieta em relação à fração protéica, buscando um balanceamento que atinja o efeito poupador de proteínas . Esta avaliação envolverá o estudo de rotas metabólicas que indiquem a possibilidade de utilização das diferentes frações nutritivas da dieta pela espécie. Serão empregadas técnicas bioquímicas tais como a determinação e quantificação da atividade de enzimas chaves do metabolismo intermediário relacionadas à fisiologia nutricional, e a determinação da concentração de metabólitos, para estabelecimento das variações do perfil bioquímico da espécie..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lícia Maria Lundstedt - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Estudo dos efeitos metabólicos resultante do estresse causado pela exposição ambiental ao fenol no teleosteo de água doce matrinxã (Brycon cephalus

Descrição: A poluição é hoje um problema que afeta todos os ambiente inclusive o de água doce, e conseqüentemente, os organismos que vivem nele. Os peixes formam um grupo de grande importância sob a perspectiva ecotoxicológica, pois são o maior grupo dentre os vertebrados. Segundo o relatório de 2001 sobre a qualidade das águas interiores do Estado de São Paulo, o fenol é uma das substâncias químicas exógenas que está em concentração acima da permitida por lei. Este xenobiótico é um composto orgânico e lipofílico. Sua presença nos corpos de água se deve principalmente aos despejos de origem industrial. O fenol é um composto tóxico aos organismos aquáticos em concentrações relativamente baixas, tendo ação genotóxica, carcinogênica, imunotóxica, estando ainda, relacionado à produção de radicais livres. O matrinxã é um teleósteo de água doce, originário da bacia Amazônica, vem sendo amplamente introduzido no Estado de São Paulo através da piscicultura. Esta espécie tem apresentado alta adaptabilidade às condições de cativeiro, aceitando bem a alimentação artificial, e apresentando excelentes índices de crescimento. Os objetivos deste projeto são analisar os efeitos do fenol na indução do metabolismo antioxidativo eritrocitário e sua biotransformação hepática (fase I e fase II), além da verificação das alterações no metabolismo intermediário e possíveis danos histopatológicos. Para tal, serão realizados cinco experimentos. O primeiro será a determinação da CL50 de 96 horas. A partir deste, três experimento para determinar os efeitos bioquímicos e histopatológicos da exposição ao fenol por 96 horas (1/10 da CL50 de 96 horas) utilizando-se 10 peixes teste e 10 controle. Em seqüência, será realizado um experimento de recuperação de 4 e 15 dias a esta exposição. Nestes experimentos, o sangue será coletado, e então os animais serão sacrificados para a amostragem do fígado e músculo branco. No sangue serão determinados os parâmetros hematológicos e enzimas do metabolismo antioxidativo e.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lucia Helena Aguiar - Integrante / Tiago S F Hori - Integrante / Ive Marchioni Avilez - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2005
ESTUDO DA RESPOSTA GLICÊMICA NO TELEÓSTEO DE ÁGUA DOCE PACU (Piaractus mesopotamicus)

Descrição: No ambiente natural, os peixes têm acesso limitado a fontes de carboidratos e não são bem adaptados à digestão e metabolização de dietas com altos níveis de carboidratos. Estudos recentes também vêm indicando que esses animais têm uma habilidade limitada de metabolizar glicose, isto é, retirá-la do compartimento plasmático, resultando assim, numa hiperglicemia que permanece por muitas horas (BERGOT, 1979; KAUSHIK & OLIVA-TELES, 1985; BRAUGE et al., 1994). Testes de tolerância à glicose (GTT) têm sido feitos em muitas espécies de peixes para estudar a utilização metabólica da glicose (FURUICHI & YONE, 1981; HARMON et al., 1991; GARCIA-RIERA & HEMRE, 1996). Não surpreendentemente, os testes de GTT, resultaram numa prolongada hiperglicemia, porém com padrões diferentes entre espécies: os peixes carnívoros apresentaram uma menor tolerância que os onívoros. Mas, mesmo as espécies mais tolerantes exibem níveis de glicose plasmática relativamente alto com retorno aos níveis basais mais lentamente que os mamíferos onívoros. (COWEY, 1989). Segundo testes prévios, a espécie onívora Piaractus mesopotamicus (pacu), apresenta uma resposta impar à administração de glicose pois é verificada uma tendência rápida de sua remoção do compartimento plasmático, e a hiperglicemia permanece por poucas horas, semelhante, portanto, a resultados obtidos em humanos. Dessa forma, tornam-se importantes estudos de resposta glicêmica em Piaractus mesopotamicus, para o entendimento de parte do mecanismo de regulação da glicemia neste peixe, que apresenta uma dinâmica totalmente diferente das já estudadas. Para compreender os padrões metabólicos, o objetivo do presente trabalho será o de realizar o GTT com glicemiação através de sonda intragástrica, analisando, a partir do conhecimento de sua resposta glicêmica, a dinâmica de incorporação metabólica da glicose. Para isso, estaremos avaliando as reservas calóricas incorporadas (glicogênio) e os padrões glicêmico e aminoacídico. Deveremos ainda padron.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Cassia Maria Toledo Saccon - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2003 - 2005
Estudo das respostas Adaptativas em teleosteos de água doce

Descrição: Este estudo engloba sub-projetos que compõem a maior parte da linha de pesquisas do Laboratório de Biologia Adaptativa do Departamento de Genética e Evolução da UFSCar. Estes sub-projetos são desenvolvidos por alunos de Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado além de alunos de iniciação científica. De maneira geral, esses envolvem o estudo das respostas bioquímicas à variação de fatores externos desde o teor de nutrientes até a ação de fatores estressantes como o transporte e o efeitos de xenobióticos. Estes sub-projetos são parcialmente subsidiados pela FAPESP, CNPq e CAPES, contando ainda com a colaboração do Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais de Pirassununga-SP. (CEPTA-IBAMA). Os professores Dr. Bernardo Baldisseroto e Dra. Vânia Lúcia Pimentel Vieira da Universidade Federal de Santa Maria-RS, e o Dr. Luiz Orlando B. Afonso do National Research Council - Halifax Canadá serão nossos consultores em áreas distintas de atuação. Nossos modelos experimentais são, em sua maioria, realizados em laboratório sob condições controladas, procurando simular situações naturais ou situações usualmente impostas pelo manejo. Nosso objetivo, desde que iniciamos em 1994 esta linha de pesquisa, é conhecer parte das respostas bioquímicas primárias de nossas espécies de peixes de água doce frente às variações externas enunciadas. Um enfoque especial é dado às alterações do metabolismo, particularmente o metabolismo intermediário, em resposta adaptativa a alterações de parâmetros nutricionais, de qualidade de água, da presença de compostos xenobióticos, além de outros fatores fontes de estresse durante o cultivo e manuseio de peixes. Estes trabalhos são elaborados com alguns propósitos, entre os quais, o de levar ao campo uma proposta, com bases cintíficas, de atuação no manejo das espécies promissoras para o cultivo. Pouco se sabe sobre os mecanismos moleculares responsáveis pela adaptação de nossas espécies às variações do meio e sua potencialidade para responder e.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Gilberto Moraes - Coordenador / Lícia Maria Lundstedt - Integrante / Alexandre Eneas Altran - Integrante / Luis Antonio Kioshi Aoki Inoue - Integrante / Cristina Ferro Correa - Integrante / Vania P Vieira - Integrante / Ive Marchioni Avilez - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Respostas metabólicas e de crescimento em matrinxã (Brycon cephalus Günter, 1869) submetidos a exercício sustentado

Descrição: O objetivo deste projetp foi avaliar as respostas metabólicas e de crescimento de Brycon cephalus submetidos ao exercício contínuo de longa duração pelo período de 37 e 72 dias, a velocidade constante de natação de 42cm/seg. Para tal, realizou-se a análise: -da série sanguínea e respostas iônicas plasmáticas; - das respostas metabólicas de fígado, músculo branco e músculo vermelho, através da quantificação dos intermediários metabólicos; - da preferência metabólica dos matrinxãs através da quantificação da atividade de determinadas enzimas; - dos índices de crescimento, tanto bioquímicos como zootécnicos. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
1999 - 2003
Aspectos adaptativos dos processos digestivo e metabólico de juvenis de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arraçoados com diferentes níveis de proteína e energia

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
1998 - 2001
Efeitos metabólicos do matil paration no teleosteo de agua doce matrinxa (Brycon cephalus)

Descrição: Neste projeto foi proposta a determinação 1) dos efeitos da concentração do organofosforado metil paration sobre o peixe teleósteo de água doce Brycon cephalus, 2) do tempo de exposição a este composto e 3) da recuperação à esta exposição. Os objetivos gerais foram detalhados tal como segue: 1. Definição do valor da CL50 para a espécie. 2. Determinação dos efeitos da concentração do inseticida. 3. Determinação dos efeitos do tempo de exposição a uma concentração subletal do inseticida. 4. Determinação dos efeitos do pH da água sobre a toxicidade do metil paration. 5. Determinação dos efeitos da exposição subletal prolongada ao metil paration sobre o metabolismo de B. cephalus. 6. Caracterização do metabolismo de B. cephalus durante a recuperação da exposição prolongada ao metil paration..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Número de produções C, T & A: 1
1997 - 2001
A UTILIZAÇÃO PELO TAMBAQUI Colossoma Macropomum (CUVIER, 1818) DAS FRAÇÕES PROTÉICA E ENERGÉTICA DE ALIMENTOS USADOS EM DIETAS DE CRESCIMENTO: O PADRÃO DE ENZIMAS DIGESTIVAS E AS RESPOSTAS METABÓLICAS ÀS VARIAÇÕES DAS DIETAS.

Descrição: Os objetivos deste projeto foram: Investigar as respostas digestivas de natureza enzimática e os reflexos metabólicos em alevinos de tambaqui submetido a diferentes tipos de alimento. Especificamente foi feita a: 1) Ensaio da atividade das enzimas digestivas nas diferentes secções do trato digestório de alevinos de tambaqui. 2) Determinação do papel das proteases, amilase e lipase do trato digestivo na digestibilidade aparente dos alimentos utilizados nas dietas. 3) Determinação da influência dos alimentos utilizados no perfil metabólico tissular. 4) Avaliação da eficiência dos teores de proteína e energia digestível das dietas práticas, através do desempenho de produção e da composição corporal dos alevinos. 6) Determinação da influência dos níveis de proteína digestível e energia digestível das dietas no perfil metabólico tissular. 7) Determinação dos efeitos de níveis de proteína digestível e energia digestível das dietas práticas sobre a atividade das proteases, amilase e lípase. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Revisor de periódico


2000 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Biology
2001 - Atual
Periódico: Revista do Centro de Ciências Rurais
2005 - Atual
Periódico: Comparative Biochemistry and Physiology. C, Comparative Pharmacology and To
2006 - Atual
Periódico: Aquaculture Nutrition
2005 - Atual
Periódico: Journal of Comparative Physiology. B, Biochemical, Systemic, and Environmen
2006 - Atual
Periódico: Fish Physiology and Biochemistry
2005 - Atual
Periódico: Acta Scientiarum. Biological Sciences
2004 - Atual
Periódico: Transactions of the American Fisheries Society
2004 - Atual
Periódico: Ciência Rural (UFSM. Impresso)
2008 - Atual
Periódico: Acta Amazonica (Impresso)
2011 - Atual
Periódico: Neotropical Ichthyology (Impresso)
2005 - Atual
Periódico: Aquaculture Research (Print)
2002 - Atual
Periódico: Aquaculture (Amsterdam)
2007 - Atual
Periódico: Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira
2009 - Atual
Periódico: International Journal of Fisheries and Aquaculture
2009 - Atual
Periódico: Journal of the World Aquaculture Society


Revisor de projeto de fomento


2000 - Atual
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2000 - Atual
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2003 - Atual
Projeto: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
2007 - Atual
Projeto: INSTITUTO DE ACUICULTURA DE LOS LLANOS


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Aqüicultura.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Metabolismo e Bioenergética.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Comparada/Especialidade: Quimica Fisiológica.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Professor Titular em Bioquímica, Universidade Federal de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIRANCO, A. D. S.2013LIRANCO, A. D. S. ; CIARLINI, P. C. ; MORAES, G. ; CAMARGO, A. L. S. ; ROMAGOZA, E. . Mannanoligosaccharide (mos) and B-glucan (B-glu) in dietary supplementation for Nile tilapia juveniles dept in cages. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 8, p. 112-125, 2013.

2.
ARBELÁEZ-ROJAS, GUSTAVO ALBERTO2013ARBELÁEZ-ROJAS, GUSTAVO ALBERTO ; HACKBARTH, ARACELI ; INOUE, LUÍS ANTÔNIO KIOSHI AOKI ; DIAS DE MORAES, FERNANDA ; Moraes, Gilberto . Sustained Swimming Mitigates Stress in Juvenile Fish. Journal of Applied Aquaculture (Print), v. 25, p. 271-281, 2013.

3.
Fabrizzi, F2013Fabrizzi, F ; MORAES, G. ; HACKBART, A. ; De Almeida, L.C. ; ROJAS, G. A. A. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) . Intermittent sustained swimming in 'matrinxã' Brycon amazonicus (Bryconidae: Bryconinae): hematological and metabolic responses. Neotropical Ichthyology (Impresso), v. 11, p. 425-432, 2013.

4.
ARBELÁEZ-ROJAS, GUSTAVO ALBERTO2013ARBELÁEZ-ROJAS, GUSTAVO ALBERTO ; MORAES, G. . Effect of water velocity on intermediary metabolism of juvenile matrinxã fish (Brycon amazonicus). Revista Colombiana de Ciencias Pecuarias, v. 26, p. 288-299, 2013.

5.
NUNES, CLEUJOSÍ DA SILVA2013NUNES, CLEUJOSÍ DA SILVA ; Moraes, Gilberto ; FABRIZZI, FERNANDO ; HACKBARTH, ARACELI ; ARBELÁEZ-ROJAS, GUSTAVO ALBERTO . Growth and hematology of pacu subjected to sustained swimming and fed different protein levels. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 48, p. 645-650, 2013.

6.
AVILEZ, Ive Marchioni2013AVILEZ, Ive Marchioni ; DE AGUIAR, LUCIA HELENA ; Hori, Tiago Silvestre ; Moraes, Gilberto . Metabolic responses of matrinxã, Brycon amazonicus (Spix & Agassiz, 1829), exposed to environmental nitrite. Aquaculture Research (Print), v. 44, p. 596-603, 2013.

7.
HONORATO, CLAUCIA APARECIDA2013HONORATO, CLAUCIA APARECIDA ; NUNES, CLEUJOSI DA SILVA ; CARRILHO, ELMA NEIDE V. MARTINS ; Moraes, Gilberto . EFEITO DO PROCESSAMENTO DE DIETAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CARBOIDRATOS E LIPIDEOS SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL E PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO FILÉ DO PACU (Piaractus mesopotamicus). Ciência Animal Brasileira (UFG. Impresso), v. 14, p. 49, 2013.

8.
DE MORAES, F.D.2013DE MORAES, F.D. ; VENTURINI, F.P. ; CORTELLA, L.R.X. ; Rossi, P.A. ; MORAES, G. . Acute toxicity of pyrethroid-based insecticides in the Neotropical freshwater fish Brycon amazonicus. Ecotoxicology and Environmental Contamination, v. 8, p. 59-64, 2013.

9.
CRUZ, ANDRÉ LUIS2012CRUZ, ANDRÉ LUIS ; SILVA, HUGO RIBEIRO ; LUNDSTEDT, LÍCIA MARIA ; SCHWANTES, ARNO RUDI ; Moraes, Gilberto ; KLEIN, WILFRIED ; FERNANDES, MARISA NARCISO . Air-breathing behavior and physiological responses to hypoxia and air exposure in the air-breathing loricariid fish, Pterygoplichthys anisitsi. Fish Physiology and Biochemistry (Dordrecht. Online), v. 38, p. 1-14, 2012.

10.
MELO, J.F.B.2012MELO, J.F.B. ; MORAES, G. ; INOUE, L.A.K.A. ; LUNDSTEDT, L.M. . Effect of different concentrations of protein on the digestive system of juvenile silver catfish. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 64, p. 450-457, 2012.

11.
De Almeida, L.C.2011De Almeida, L.C. ; AVILEZ, I.M. ; HONORATO, C.A. ; HORI, T.S.F. ; MORAES, G. . Growth and metabolic responses of tambaqui (Colossoma macropomum) fed different levels of protein and lipid. Aquaculture Nutrition (Print), v. 17, p. e253-e262, 2011.

12.
Arbeláez-Rojas, G.A.2011Arbeláez-Rojas, G.A. ; INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. . Atividade proteolítica e crescimento de matrinxã em natação sustentada e alimentado com dois níveis de proteína. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), v. 46, p. 1521-1529, 2011.

13.
Arbeláez-Rojas, G.A.2010Arbeláez-Rojas, G.A. ; MORAES, G. . Optimization of sustaining swimming speed of matrinxã Brycon amazonicus: performance and adaptive aspects. Scientia Agrícola (USP. Impresso), v. 67, p. 253-258, 2010.

14.
Moro, Giovanni Vitti2010Moro, Giovanni Vitti ; Camilo, Rodrigo Yamakami ; MORAES, G. ; Fracalossi, Débora Machado . Dietary non-protein energy sources: growth, digestive enzyme activities and nutrient utilization by the catfish jundiá,. Aquaculture Research, v. 41, p. 394-400, 2010.

15.
HONORATO, C.A.2010HONORATO, C.A. ; ALMEIDA, L.C. ; da SILVA NUNES, C. ; CARNEIRO, D. J. ; CARNEIRO, D.J. ; MORAES, G. . Effects of processing on physical characteristics of diets with distinct levels of carbohydrates and lipids: the outcomes on the growth of pacu ( ). Aquaculture Nutrition, v. 16, p. 91-99, 2010.

16.
INOUE, L. A. K. A.2010INOUE, L. A. K. A. ; HACKBART, A. ; MORAES, G. . Benzocaína sobre respostas ao estresse do matrinxã submetido ao transporte em sacos plásticos.. Arquivos da Escola de Medicina Veterinaria da Universidade Federal da Bahia (Cessou em 1998. Cont. ISSN 1519-9940 Revista Brasileira de Saúde e Produç, v. 11, p. 909-918, 2010.

17.
Arbeláez-Rojas, G.A.2009Arbeláez-Rojas, G.A. ; MORAES, G. . Interação do exercício de natação sustentada e da densidade de estocagem no desempenho e na composição corporal de juvenis de matrinxã Brycon amazonicus. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 39, p. 201-208, 2009.

18.
HORI, Tiago S F2008HORI, Tiago S F ; MORAES, G. ; AVILEZ, I. M. ; IWAMA, George W ; AFONSO, Luis Orlando Bertola . Impairment of the stress response in matrinxã juveniles (Brycon amazonicus) exposed to low concentrations of phenol. Comparative Biochemistry and Physiology. C. Toxicology & Pharmacology, v. 147, p. 416-423, 2008.

19.
AVILEZ, I. M.2008AVILEZ, I. M. ; MORAES, G. ; HORI, T. S. F. ; ALMEIDA, Luciana Cristina de ; HACKBART, A. ; Neto Bastos, J.C. ; BASTOS, V. L. . Effects of phenol in antioxidant metabolism in matrinxã, Brycon amazonicus (Teleostei; Characidae). Comparative Biochemistry and Physiology. C. Toxicology & Pharmacology, v. 148, p. 136-142, 2008.

20.
MONZANI, Paulo Sergio2008MONZANI, Paulo Sergio ; MORAES, G. . Urea cycle enzymes through the development of pacu (Piaractus mesopotamicus): the role of ornithine carbamoyl transferase. Fish Physiology and Biochemistry, v. 34, p. 139-149, 2008.

21.
INOUE, L. A. K. A.2008INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. ; AFONSO, Luis Orlando Bertola ; IWAMA, George W . Physiological stress responses in the warm-water fish matrinxã (Brycon amazonicus ) subjected to a sudden cold shock. Acta Amazonica (Impresso), v. 38, p. 603-609, 2008.

22.
CORREA, C. F.2007CORREA, C. F. ; AGUIAR, L. H. ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Responses of digestive enzymes of tambaqui (Colossoma macropomum) to dietary cornstarch changes and metabolic inferences. Comparative Biochemistry and Physiology. A: Comparative Physiology, v. 147, p. 857-862, 2007.

23.
GRULLI, L. B.2007GRULLI, L. B. ; MORAES, G. ; INOUE, Luis Antonio Kioshi . Respostas metabólicas de matrinxã submetido a banhos anestésicos. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), v. 29, p. 255-260, 2007.

24.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2007MORAES, G. ; HONORATO, C. A. ; ALMEIDA, Luciana Cristina de ; CAMILO, R. Y. . Aspectos adaptativos metabólicos da nutrição de peixes Neotropicais de água doce. Revista de la Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia, v. 54, p. 101-107, 2007.

25.
INOUE, L. A. K. A.2007INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. . Óleo de cravo: um anestésico alternativo para o manejo de peixes. Embrapa Amazonia Ocidental, v. 51, p. 09-22, 2007.

26.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2006MORAES, G. ; HORI, Tiago S F ; AVILEZ, Ive Marchioni . Comparison betweenn biochemical response of the teleost pacu and its hybrid tambacu (Piaractus mesopotamicus x Colossoma macropomum) to short term nitrite exposure. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 66, n.3, p. 1103-1108, 2006.

27.
HACKBART, Araceli2006HACKBART, Araceli ; MORAES, G. . Biochemical responses of matrinxa (Brycon cephalus) submited to sustained swimming. Aquaculture Research, USA, v. 37, p. 1070-1078, 2006.

28.
INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki2006INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki ; MORAES, G. . Stress response of matrinxa (Brycon cephalus) subjected to transportation in plastic bags. Journal of Fisheries and Aquatic Science, New York - USA, v. 1, n.1, p. 1-9, 2006.

29.
HORI, Tiago Silvestri2006HORI, Tiago Silvestri ; AVILEZ, Ive Marchioni ; MORAES, G. . Metabolical changes induced by chronic phenol exposure in matrinxa Brycon cephalus (Günther 1869) teleostei characidae juveniles.. Comparative Biochemistry and Physiology. C, Comparative Pharmacology and Toxicology, Ireland, v. 143, n.1, p. 67-72, 2006.

30.
MELO, Jose Fernando Bibiano2006MELO, Jose Fernando Bibiano ; LUNDSTEDT, L. M. ; Isidoro Metón ; BAANANTE, M. I. V. ; MORAES, G. . Dietary levels of protein on nitrogenous metabolism of jundiá (Rhamdia quelen). Comparative Biochemistry and Physiology. A: Comparative Physiology, USA, v. 145, p. 181-187, 2006.

31.
ALMEIDA, Luciana Cristina de2006ALMEIDA, Luciana Cristina de ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Digestive enzyme responses of tambaqui (Colossoma macropomum) fed on different levels of protein and lipids. Aquaculture Nutrition, USA, v. 12, p. 443-447, 2006.

32.
Flavia Sant'Ana Rios2006Flavia Sant'Ana Rios ; MORAES, G. ; OBA, E. T. ; FERNANDES, M. N. ; DONATTI, L. ; KALININ, A. L. ; RANTIN, F. T. . Mobilization and recovery of energy stores in traíra, Hoplias malabaricus Bloch (Teleostei, Erythrinidae) during long-term starvation and after re-feeding.. Journal of Comparative Physiology. B, Biochemical, Systemic, and Environmental Physiology, v. 176, p. 721-728, 2006.

33.
MELO, Jose Fernando Bibiano2006MELO, Jose Fernando Bibiano ; DIAS, M. T. ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Efeito do conteúdo de proteina na dieta sobre os parâmetros hematológicos do bagre sul americano Rhamdia quelen. Revista Ciência Agroambiental, v. 1, p. 43-51, 2006.

34.
DERIGGI, G. F.2006DERIGGI, G. F. ; INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. . Stress responses to handling in Nile tilapia (Oreochromis niloticus Linnaeus): assessment of eugenol as an alternative anesthetic. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online), v. 28, p. 269-274, 2006.

35.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2006MORAES, G. ; AVILEZ, I. M. ; HORI, T. S. F. . Comparison Between biochemical resposnses of the teleost pacu and its hybrid tambacu (Piaractus mesopotamicus X Colossoma macropomum) to short term nitrite exposure. Brazilian Journal of Biology, v. 66, p. 1103-1108, 2006.

36.
HORI, T. S. F.2006HORI, T. S. F. ; AVILEZ, I. M. ; INOUE, L.A. K. ; MORAES, G. . METABOLICAL CHANGES INDUCED BY CHRONIC PHENOL EXPOSURE IN MATRINXÃ Brycon cephalus (TELEOSTEI: CHARACIDAE) JUVENILES. Comparative Biochemistry and Physiology. C, Toxicology & Pharmacology, v. 143, n.1, p. 67-72, 2006.

37.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2005MORAES, G. ; ALTRAN, A. E. ; AVILEZ, Ive Marchioni ; BARBOSA, C. C. ; BIDINOTTO, P. M. . Metabolic adjustments of the marble swamp eel (Symbranchus marmoratus, Bloch 1975)- a facultative air breathing fish- during semi-aestivation. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 65, n.2, p. 1-6, 2005.

38.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2005MORAES, G. ; VIEIRA, Vania Lucia Pimentel ; INOUE, Luiz Antonio Kioshi . Metabolic responses of matrinxã (Brycon cephalus) to dietary protein level. Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology, USA, v. 140, p. 337-342, 2005.

39.
INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki2005INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki ; AFONSO, Luis Orlando Bertola ; IWAMA, George W ; MORAES, G. . Effect of clove oil on the stress response of matrinxã (Brycon cephalus) subjected to transport. Acta Amazonica, Brasil, v. 35, n.2, p. 289-295, 2005.

40.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2005MORAES, G. ; ALMEIDA, Luciana Cristina de ; AGUIAR, Lucia Helena . Effect of methyl parathion on the muscle and brain acetylcholinerase activity of matrinxa (Brycon cephalus). Revista do Centro de Ciências Rurais, Brasil, v. 35, n.6, p. 1412-1416, 2005.

41.
MIRON, Denise2005MIRON, Denise ; CRESTANI, M ; SHETTINGER, M R ; MORSCH, V M ; BALDISSEROTTO, B ; TIERNO, M A ; MORAES, G. ; VIEIRA, V L P . Effects of herbicides clomazone, quinclorac and metsulfuron methyl on acethylcholinesterase activity in the silver catfish Rhamdia quelen. Ecotoxicology and Environmental Safety, USA, v. 61, n.3, p. 398-403, 2005.

42.
VIEIRA, Vania Lucia Pimentel2005VIEIRA, Vania Lucia Pimentel ; INOUE, Luis Antonio Kioshi ; MORAES, G. . Effects of the dietary protein on the metabolic response of matrinxa (Brycon cephalus). Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology, v. 140, p. 337-342, 2005.

43.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2005MORAES, G. ; ALTRAN, A. E. ; AVILEZ, I. M. ; BARBOSA, C. C. ; BIDINOTTO, P. M. . Metabolic adjustments during semi-aestivation of the marbles swamp eel (Symbranchus marmoratus, Bloch 1795) - A facultative air breathing fish. Brazilian Journal of Biology, são carlos, v. 65, n.2, p. 305-3012, 2005.

44.
POLEZ, V. L. P.2004POLEZ, V. L. P. ; MORAES, G. . Biochemical responses of two Erythrinidae fishes to environmental ammonia. Brazilian Journal of Biology, Brazil, v. 64, n.1, p. 95-102, 2004.

45.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2004 MORAES, G. ; POLEZ, Vera Lucia Peruci . Ureotelism is inducible in the neotropical freshwater Hoplias malabaricus (Teleostei Erytrinidae).. Brazilian Journal of Biology, Brazil, v. 64, n.2, p. 265-271, 2004.

46.
FIGUEIREDO-GARUTTI, M. L.2004FIGUEIREDO-GARUTTI, M. L. ; E. CAPILLA, M.L.M. ; VICENTINI-PAULINO ; GUTIÉRREZ, J. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. ; NAVARRO, I. . Metabolic responses to glucoprivation induced by 2-deoxy-D-glucose in Brycon cephalus (Teleostei, Characidae). Journal of Comparative Physiology. B, Biochemical, Systemic, and Environmental Physiology, v. 174, n.1, p. 91-96, 2004.

47.
LUNDSTEDT, L. M.2004 LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. . Digestive enzymes and metabolic profile of Pseudoplatystoma corruscans (Teleostei: Siluriformes) in response to diet composition. Comparative Biochemistry and Physiology, Canada, v. 137, n.3, p. 331-339, 2004.

48.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2004MORAES, G. ; BIDINOTTO, P. M. . Digestive Proteases of Pacu, Piaractus mesopotamicus, Fed on Distinct Protein-Starch Diets. Journal of Applied Aquaculture (Print), USA, v. 15, n.3/4, p. 197-207, 2004.

49.
AGUIAR, Lucia Helena2004 AGUIAR, Lucia Helena ; MORAES, G. ; AVILEZ, Ive Marchioni ; ALTRAN, A. E. ; CORRÊA, C. F. . Metabolical effects of Folidol 600 on the Neotropical freshwater fish matrinxa Brycon cephalus (Günther, 1869). Environmental Research (New York), USA, v. 95, n.2, p. 224-230, 2004.

50.
INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki2004INOUE, Luis Antonio Kioshi Aoki ; SANTOS NETO, C. ; MORAES, G. . Standardization of 2-phenoxyethanol as anesthetic for juvenile Brycon cephalus (Gunther, 1869): the use in field procedures. Ciência Rural, Brasil, v. 34, n.2, p. 563-565, 2004.

51.
COLOMBO, Vanessa2004COLOMBO, Vanessa ; VIEIRA, Armando Augusto Henriques ; MORAES, G. . Activity of glycosidases from freshwater heterotrophic microorganisms on the degradation of extracellular polyssacharide produced by Anabaena spiroides (cyanobacteria).. Brazilian Journal of Microbiology, Brazil, v. 35, p. 110-116, 2004.

52.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2004MORAES, G. ; VERONICA, C. J. ; SOUZA, R. H. S. ; SANTOS NETO, C. . Metabolic effects of exercise in the golden fish Salminus maxilosus dourado.. Brazilian Journal of Biology, Brasil, v. 64, n.3B, p. 655-660, 2004.

53.
LERNEN, Carine Luìsa2004LERNEN, Carine Luìsa ; LAPPE, Rosiele ; CRESTANI, Márcia ; VIEIRA, Vania Pimentel ; GIODA, Carolina Rosa ; SCHETINGER, Maria Rosa Chitolina ; BALDISSEROTO, B. ; MORAES, G. ; MORSCH, Vera Maria . Effect of different temperature regimes on metabolic and blood parameters of the silver catfish Rhamdia quelen. Aquaculture (Amsterdam), USA, v. 239, n.1/4, p. 497-507, 2004.

54.
AFFONSO, Elizabeth Gusmão2004AFFONSO, Elizabeth Gusmão ; POLEZ, Vera Lucia Peruci ; CORREA, Cristina Ferro ; MAZON, A F ; ARAUJO, M R R ; MORAES, G. ; RANTIN, F T . Physiological responses to sulfide toxicity by the air-breathing catfish, Hoplosternum littorale (Siluriformes, Callichthydae). Comparative Biochemistry and Physiology. C, Comparative Pharmacology and Toxicology, USA, v. 139, p. 251-257, 2004.

55.
AVILEZ, I M2004AVILEZ, I M ; ALTRAN, A e ; AGUIAR, L H ; MORAES, G. . Hematological responses of the Neotropical teleost matrinxã (Brycon cephalus) to environmental nitrite. Comparative Biochemistry and Physiology. C, Comparative Pharmacology and Toxicology, USA, v. 139, n.1-3, p. 135-139, 2004.

56.
AVILEZ, Ive Marchioni2004AVILEZ, Ive Marchioni ; AGUIAR, Lucia Helena ; ALTRAN, A. E. ; MORAES, G. . Acute toxicity of nitrite to matrinxã, Brycon cephalus (Gunther 1869), (Teleostei-Characidae). Ciência Rural, Brazil, v. 34, n.6, p. 1753-1756, 2004.

57.
INOUE, L. A. K. A.2004INOUE, L. A. K. A. ; HACKBARTH, A. ; MORAES, G. . Avaliaçao dos anestésicos 2-fhenoxyethanol e benzocaína no manejo de matrinxã Brycon cephalus (Gunther, 1869).. Biodiversidade Pampeana (Online), v. 2, p. 10-15, 2004.

58.
AVILEZ, I. M.2004AVILEZ, I. M. ; AVILEZ, I ; ALTRAN, A ; AGUIAR, L ; MORAES, G. . Hematological responses of the Neotropical teleost matrinx? () to environmental nitrite. Comparative Biochemistry and Physiology. C, Toxicology & Pharmacology, Canadá, v. 139, p. 135-139, 2004.

59.
AGUIAR, L. H.2004AGUIAR, L. H. ; AVILEZ, I. M. ; MORAES, G. ; Côrrea,C.F. ; ALTRAN, A. E. . Metabolic effects of folidol 600 on the neotropical freshwater fish Brycon cephalus (Günther, 1769). Environmental Research (New York), v. 95, p. 224-230, 2004.

60.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2003 MORAES, G. ; POLEZ, V. L. P. ; SANTOS NETO, C. . Different biochemical strategies of two Neotropical fish to cope with impairment of nitrogen excretion during air exposure. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Brazil, v. 36, n.2, p. 279-285, 2003.

61.
INOUE, L. A. K. A.2003INOUE, L. A. K. A. ; SANTOS NETO, C. ; MORAES, G. . Clove oil as anaesthetic for juveniles of matrinxã Brycon cephalus (Günther, 1869).. Ciência Rural, Brasil, v. 33, n.6, p. 943-947, 2003.

62.
SILVA, R. H. A.2003SILVA, R. H. A. ; MORAES, T. P. ; MORAES, G. . Implicações do estresse oxidativo sobre o metabolismo eritrocitário de pessoas com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Brasil, v. 25, n.4, p. 231-237, 2003.

63.
DIAS, M. T.2002DIAS, M. T. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. ; MORAES, F. R. . Características hematológicas de teleósteos brasileiros. IV. Variáveis do jundiá Rhamdia quelen (Pimelodidae). Ciência Rural, Brazil, v. 32, n.4, p. 693-698, 2002.

64.
INOUE, Luis Antonio Kioshi2002INOUE, Luis Antonio Kioshi ; SANTOS NETO, C. ; MORAES, G. . Benzocaína como anestésico para juvenis de matrinxã (Brycon cephalus). Boletim Técnico do CEPTA, Brasil, v. 15, p. 23-30, 2002.

65.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2002MORAES, G. ; AVILEZ, Ive Marchioni ; ALTRAN, A. E. ; BARBOSA, C. C. . Biochemical and hematological responses of the banded knife fish Gymnotus carapo (Linnaus, 1758) exposed to environmental hypoxia. Revista Brasileira de Biologia, Brazil, v. 63, n.2, p. 633-640, 2002.

66.
GARUTTI, M. L. F.2002GARUTTI, M. L. F. ; NAVARRO, I. ; CAPILLA, e ; SOUZA, R H S ; MORAES, G. ; GUTIERREZ, J. ; VICENTINIPAULINO, M L M . Metabolic changes in Brycon cephalus (Teleostei, Characidae) during post-feeding and fasting. Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology, USA, v. 132, n.2, p. 467-476, 2002.

67.
AFFONSO, Elizabeth Gusmão2002AFFONSO, Elizabeth Gusmão ; POLEZ, V. L. P. ; CORREA, C F ; MANZON, A. F. ; ARAUJO, M R R ; MORAES, G. ; RANTIN, F T . Blood parameters and metabolites in the teleost fish Colossoma macropomum exposed to sulfide or hypoxia. Comparative Biochemistry and Physiology, USA, v. 133, n.C, p. 375-382, 2002.

68.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2002MORAES, G. ; AVILEZ, I. M. ; ALTRAN, A. E. ; BARBOSA, C. C. . Biochemical and hematological responses of the banded knife fish Gymnotus carapo (Linnaeus, 1758) exposed to environmental hypoxia. Brazilian Journal of Biology, São Carlos, v. 62, n.4a, p. 633-640, 2002.

69.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto2000MORAES, G. ; BIDINOTTO, P. M. . Induced changes in the amylohydrolitic profile of the gut of Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1885) fed different contents of soluble carbohydrate; its correlation with metabolic aspects. Revista de Ictiologia, Argentina, v. 8, n.1/2, p. 47-51, 2000.

70.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1999MORAES, G. ; CHOUDHURI, Jomuna V ; SOUZA, R. H. S. . Metabolic strategies of Hypostomus regani (cascudo), a freshwater teleost fish under extreme environmental hypoxia. Boletin Técnico do Cepta, Brasil, v. 10, p. 35-44, 1999.

71.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1998MORAES, G. ; AN, Seung Eun ; LUCAS, A. F. B. . Responses of pacu (Piaractus mesopotamicus) to environmental ammonia increase.. Internationale Revue der gesamten Hydrobiologie, Alemanha, v. 26, n.1, p. 2174-2176, 1998.

72.
POLEZ, V. L. P.1998POLEZ, V. L. P. ; MONZANI, Paulo Sergio ; MORAES, G. . The urea cycle enzymes glutamine synthetase, carbamoyl phosphate synthetase and argininase from the freshwater teleost fish hoplerythrinus unitaeniatus, hoplias malabaricus and hoplias lacerdae: comparison and enzyme compartmentalization. Journal of Comparative Biology, Brasil, v. 3, n.2, p. 185-190, 1998.

73.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1998MORAES, G. ; CATTONY, E. B. ; SOUZA, R. H. S. . Metabolic responses of the teleost Hoplias malabaricus to high levels of environmental nitrite. Revista Brasileira de Biologia, Brasil, v. 58, n.1, p. 105-113, 1998.

74.
BIDINOTTO, P. M.1997BIDINOTTO, P. M. ; MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. . Hepatic glycogen and glucose in eight tropical fresh water teleost fish: a procedure for field determinations of micro samples. Boletin Técnico do Cepta, Brasil, v. 10, p. 53-60, 1997.

75.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1997MORAES, G. ; CHIPPARI, A. R. ; LC, G. ; SOUZA, R. H. S. . Imediate changes on metabolic parameters of the freshwater teleost fish Piaractus mesopotamicus (pacu) under severe hypoxia. Boletin Técnico do Cepta, Brasil, v. 10, p. 45-52, 1997.

76.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1995MORAES, G. ; MONZANI, Paulo Sergio ; SOUZA, R. H. S. . Aspectos do metabolismo nitrogenado em Piaractus mesopotamicus (pacu) sob estresse ambiental de pH. Boletin Técnico do Cepta, Brasil, v. 8, p. 191-196, 1995.

77.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1995MORAES, G. ; OLIVEIRA, M. A. ; RANTIN, F. T. . The Metabolic Pattern Changes of Hoplias malabaricus From Normoxia to Hypoxia Conditions. Revista Brasileira de Biologia, Brasil, v. 56, n.2, p. 191-196, 1995.

78.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1991MORAES, G. . Phosphate Uptake by Ankistrodesmus densus Under Batch Culture and Phosphate Limited Conditions. Revista Brasileira de Biologia, Brasil, v. 51, n.4, p. 847-851, 1991.

79.
MORAES, G.;Moraes, Gilberto1988MORAES, G. . Estudo da Atividade de Fosfatase Ácida em Chlorella vulgaris. Revista Ciência e Cultura, Brasil, v. 40, p. 6-7, 1988.

80.
O, C.1980O, C. ; OM, C. ; MORAES, G. . Resíduos de Pesticidas Organoclorados em Águas das Cidades de São Carlos e Araraquara. Revista Ciência e Cultura, Brasil, v. 33, n.11, p. 1859-1862, 1980.

81.
O, C.1979O, C. ; MCS, S. ; E, K. ; MORAES, G. ; TAR, M. . Ação do Aspergilus sp sobre o Tripanosoma cruziin vitro. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, Brasil, v. 21, n.1, p. 5-12, 1979.

82.
1. PLESSMAN,C.E19781. PLESSMAN,C.E ; COELHO,J.A. ; MORAES, G. ; FIGUEIREDO,E.N . Tripanosoma ssp, Leishmania ssp and Leptomona ssp.: Enzymes of Ornithine-Arginine metabolism.. Experimental Parasitology, USA, v. 46, p. 141-144, 1978.

Capítulos de livros publicados
1.
MORAES, G. ; HACKBARTH, A. ; ROJAS, G. A. A. ; FABRIZZI, F. (Fernando Fabrizzi) ; NUNES . Adaptações Bioquímicas à natação sustentada em peixes com alto potencial para piscicultura. In: Marcos Tavares Dias. (Org.). Manejo e Sanidade de Peixes em Cultivo. Macapá: EMBRAPA AMAPÁ, 2009, v. , p. 269-294.

2.
MORAES, G. ; SANTOS NETO, C. . Metabolismo de proteinas. In: Ana R Damaso. (Org.). Nutrição e exercícios na prevenção de doenças. Rio de Janeiro: MEDSI, 2001, v. , p. 01-12.

3.
AGUIAR, L. H. ; CORRÊA, C. F. ; MORAES, G. . Substâncias químicas: Detecção, Toxicidade e Efeitos na Biodiversidade. In: Evaldo L.G.Espíndola; Clarice M.R.B.Paschoal; Odete Rocha; Maria, B.C.Bohrer; Abilio L.O.Neto. (Org.). Ecotoxicologia Perspectivas para o século XXI. São Carlos: RiMa, 2000, v. 1, p. 269-280.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, G. ; AVILEZ, I. M. ; HORI, T. S. F. . Low levels of environmental phenol acts as stressor in the teleostean matrinxa Brycon cephalus. In: AQUA 2006, 2006, Firenze. Anais do AQUA 2006, 2006.

2.
SACCON, C. M. T. ; HORI, T. S. F. ; AVILEZ, I. M. ; GRULLI, L. B. ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Comparison of blood glucose pattern of Piaractus mesopotamicus (pacu) after oral and venous glucose administration. In: II Congresso de Investigaciones Acuicolas (V Seminário Internacionalde Acuicultura), 2005, Bogota. Anais do II Congresso de Acuicultura, 2005.

3.
MORAES, G. ; AMARAL, A. G. ; LUNDSTEDT, L. M. . Estudo da variação das concentrações de carboidratos e lipidios na atividade das enzimas digestivas de matrinxa Brycon cephalus. In: II Congresso de Investigaciones Acuicolas (V Seminário Internacionalde Acuicultura), 2005, Bogota. Anais do II Congresso de Acuicultura, 2005.

4.
AVILEZ, Ive Marchioni ; ALTRAN, A. E. ; HORI, Tiago Silvestri ; MORAES, G. . Biochemical responses of matrinxã (Brycon cephalus) Characidae exposed to environemental nitrite. In: VI International Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbbiologycongress.org, 2004.

5.
MORAES, G. . Biochemical responses of matrinxã Brycon cephalus submitted to long-term sustained swimming. In: VI. International Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbiologycongress.org, 2004.

6.
HORI, Tiago Silvestri ; AVILEZ, Ive Marchioni ; MORAES, G. . Comparison between pacu and its hybrid tambacu (Piaractus mesopotamicus) x (Colossoma macropomum) to acute short-term nitrite exposure. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbiologycongress.org, 2004.

7.
INOUE, Luis Antonio Kioshi ; MORAES, G. . Stress response in the Neotropical teleost matrinxã exposed to cold shock. In: International Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbiologycongress.org, 2004.

8.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, Jose Fernando Bibiano ; MORAES, G. . Adaptive histological variation in the gut of pintado (Pseudoplatistoma corruscans) fed different protein levels. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbiologycongress.org, 2004.

9.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, Jose Fernando Bibiano ; MORAES, G. . Effect of protein and energy variation in the biochemical performance of pintado (Pseudoplatystoma corruscans). In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus. www.fishbiologycongress.org, 2004.

10.
MELO, Jose Fernando Bibiano ; LUNDSTEDT, L. M. ; VIEIRA, Vania Lucia Pimentel ; MORAES, G. . Metabolical reflex of feeding in the teleost Rhamdia quelen (jundiá). In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus, 2004.

11.
MORAES, G. . Metabolic responses in adaptation to stress in fish. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus, 2004.

12.
ALMEIDA, Luciana Cristina de ; MORAES, G. . Methyl parathion effect in matrinxã muscle and brain acetylcholinesterase. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2004, Manaus, 2004.

13.
MIRON, Denise ; PEREIRA, C. ; VIEIRA, V. P. ; BALDISSEROTTO, B. ; MORSCH, V. ; SCHETINGER, M. ; MORAES, G. . Atividade da enzima acetil colinesterase em jundiás (Rhamdia quelem) expostos a herbicidas. In: FESB 2002, 2002, Salvador. ANAIS FESB, 2002.

14.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J F Bibiano ; MORAES, G. . Induction of digestive enzymes in the Brazilian catfish (Pseudoplatystoma corruscans). In: International Congress in Biology of Fish, 2002, Vancouver, 2002. p. 33-44.

15.
DIAS, M. T. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. ; MORAES, F. R. . Características hematológicas de teleósteos brasileiros. IV Variáveis do jundiá Rhamdia quelen (PimelodidaeI. In: XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002, Goiânia. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2002. v. 1. p. 272-271.

16.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J F Bibiano ; SANTOS NETO, C. ; MORAES, G. . Diet influences proteolytic enzyme profile of the South American catfish Rhamdia quelen. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2002, Vancouver. www.fishbiologycongress.org, 2002. p. 65-71.

17.
MORAES, G. ; ALTRAN, A e ; AVILEZ, I M . Ornithine-urea cycle in the Brazilian catfish, Pseudoplatystoma corruscans during early life stages. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2002, Vancouver. www.fishbiologycongress.org, 2002. p. 45-51.

18.
MORAES, G. ; AVILEZ, I M ; ALTRAN, A e ; AGUIAR, L H . Biochemical effects of environmemntal nitrite in matrinxa (Brycon cephalus). In: International Congress on Biology of Fish, 2002, Vancouver. www.fishbiologycongress.org, 2002. p. 15-26.

19.
MORAES, G. ; BIDINOTTO, P. M. . Metabolic impact of handling on Pseuplatistoma coruscans, a widespread teleost fish. In: International Congress on Biology of Fish, 2000, Aberdeen. Fish Biology, 2000. p. 89-100.

20.
MORAES, G. ; ALTRAN, A. E. ; BARBOSA, C. C. ; AVILEZ, Ive Marchioni . Metabolic rearangements of synbranchus marmoratus submitted to environmental dehydration. In: International Congress on Biology of Fish, 2000, Aberdeen. Fish Biology, 2000. p. 127-131.

21.
MORAES, G. ; AGUIAR, Lucia Helena ; CORREA, Cristina Ferro . Metabolic effects of the pesticide methylparathion (folido 600) on Brycon cephalus (matrinxã), a teleost fish. In: Inernational Congress on Biology of Fish, 2000, Aberdeen. Fish biology, 2000. p. 115-127.

22.
MORAES, G. ; CORREA, Cristina Ferro ; BIDINOTTO, P. M. ; AGUIAR, Lucia Helena . Digestive amylohydrolitic profile of Colossoma macropomum, Piaractus mesopotamicus and the hybrid: a comparative approach.. In: Internetional Congress on Biology of Fish, 2000, Aberdeen. Fish Biology, 2000. p. 01-04.

23.
POLEZ, V. L. P. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Nitrogenous excretion pattern of the freshwater fish Hoplerythrinus unitaeniatus (jeju): a facultative air-breathing neotropical teleost. In: International Congress on Biology of Fish, 1998, Towson. Proc. of Intern. Congress on Biol. of Fish, 1998.

24.
POLEZ, V. L. P. ; MONZANI, Paulo Sergio ; MORAES, G. . Metabolic profile of the facultative air-breathing neotropical teleost fish Hoplerithrinus unitaeniatus (jeju) submitted to exercise.. In: International Congress on Biology of Fish, 1998, Towson. Special Adaptations of Tropical Fish, 1998. p. 1-10.

25.
MONZANI, Paulo Sergio ; RAMOS, S. M. ; RAMOS, R. O. ; MORAES, G. . Expression of glutamine synthetase and ornithine carbamoyl transferase in the course of Piaractus mesopotamicus Holmberg 1887 (TELEOSTEI, CHARACIDAE) development. In: Internetional Congress on Biology of Fish, 1998, Towson. Proc. of Internetional Congress on Biology of Fish, 1998.

26.
CORRÊA, C. F. ; BIDINOTTO, P. M. ; MORAES, G. . Comparison of the amilohydrolitic activity in the gut of the neotropical teleost species Pacu Piaractus mesopotamicus and Tambacu hybrid (Colossoma macropomum Tambaqui x P. mesopoptamicus Pacu), submitted to different contents of soluble carbohydrate. In: International Congress on Biology of Fish, 1998, Towson. Proc. of Intern. Congress on Biol. of Fish, 1998.

27.
AGUIAR, L. H. ; MORAES, G. . Hepatic alanine and aspartate aminotransferases of the freshwater teleost Brycon cephalus (matrinchã) exposed to the organophosphorous methyl parathion (Folidol 600â). In: International Congress on Biology of Fish, 1998, Towson. Proc. of Intern. Congress on Biol. of Fish, 1998.

28.
SILVA, R. H. A. ; BARBOSA, C. A. A. ; MORAES, G. . Some aspects of the oxidative metabolism in Down's Syndrome: insights in superoxide dismutase. In: 6th World Congress on Down's Syndrome, 1997, Barcelona. Proceedings of the 6th World Congress on Down's Syndrome, 1997.

29.
POLEZ, V. L. P. ; MORAES, G. ; RHS, S. . Nitrogen metabolism in the tropical freshwater teleost Piaractus mesopotamicus (pacu) submitted to environmental pH changes. In: The Congress on Fish Biology, 1996, San Francisco. The Physiology of Tropical Fish Symposium, 1996. v. 2. p. 39-42.

30.
POLEZ, V. L. P. ; CHOUDHURI, Jomuna V ; MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. . Urea excretion in the erythrinidae Hoplias malabaricus (traíra) a tropical fresh water teleost fish. In: International Congress on Biology of Fish, 1996, San Francisco. The Physiol. Of Trop. Fish. Symp. Proc.. v. VII. p. 27-31.

31.
POLEZ, V. L. P. ; MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. . Characterization of arginase from the tropical fresh water teleost fish Hoplerithrynus unitaeniatus (jeju). In: International Congress on Biology of Fish, 1996, San Francisco. The Physiol. Of Trop. Fish. Symp. Proc., 1996. v. VII. p. 133-136.

32.
MORAES, G. ; AN, Seung Eun ; SOUZA, R H S ; LUCAS, A F B . Responses of Piaractus mesopotamicus (pacu) to environmental ammonia increase. In: XXVI International Congress of Theoretical and App. Limnol. & V Brazilian Congress of Limnology, 1995, Sao Paulo, SP. Proceedings, 1995.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VISENTAINEL, J. ; HONORATO, C A ; MORAES, G. . Nível de proteínadigestível em dietas para juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus). In: 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zoologia, 2008, Lavras - MG. 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zoologia, 2008.

2.
HONORATO, C. A. ; HACKBART, A. ; MORAES, G. ; Carneiro, D.J. . Efeito de dietas extrusadas e peletizadas com diferentes níveis de carboidrato e lipídeos sobre a composição corporal e efeciência de retenção de nutrientes de pacu "Piaractus mesopotamicus". In: 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce, 2007, Dourados. 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce, 2007.

3.
VISENTAINEL, J. ; Cleujosi da Silva Nunes ; MORAES, G. . Atividade proteolítica do suco digestivo em juvenis de pacu Piaractus mesopotamicus. In: 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce 1º Encontro de Piscicultores de Mato Grosso do Sul, 2007, Dourados-MS. 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos da Água Doce, 2007. v. 1.

4.
HACKBARTH, A. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; MORAES, G. . Respostas de crescimento de pacu (Piaractus mesopotamicus) submetido ao exercício sustentado em diferentes velocidades de nado.. In: 44ª reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2007, Jaboticabal, SP. 44ª reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.

5.
HONORATO, C. A. ; AVILEZ, I. M. ; Cleujosi da Silva Nunes ; Carneiro, D.J. ; MORAES, G. . Análise de crescimento de juvenis de pacu Piaractus mesopotamicus alimentados com dietas peletizadas e extrusadas. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa. 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

6.
ALMEIDA, L C ; LUNDSTEDT, L. M. ; HONORATO, C. A. ; MORAES, G. . The lipid protein ratio and the growth of tambaqui Colossoma macropomum. In: World Aquaculture Society Meeting, 2006, Florença. Proceedings of the World Aquaculture Society Meeting, 2006.

7.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J F Bibiano ; MORAES, G. . Digestive enzymes adaptations of surubim pintado (Pseudoplatystoma corruscans) to the diet energy-protein ratio. In: II Congresso de Investigaciones Acuícolas, 2005, Bogota. Memorias, 2005.

8.
CAMILO, R Y ; MELO, J F Bibiano ; MORAES, G. . Estudo dos efeitos de aminoacidos essenciais adicionados a dieta artificial de Brycon cephalus e do jejum na sintese de enzimas digestivas no fígado. In: II Congresso de Investigaciones Acuícolas, 2005, Bogota. Memorias, 2005.

9.
ROJAS, G A Arbeláez ; MORAES, G. . Efeitos do exercicio condicionado de baixa intensidade na densidade de estocagem, desempenho e composicão corporal de alevinos de matrinxa, Brycon cephalus, (Homberg, 1869). Aspectos adaptativos e respostas metabólicas.. In: II Congresso de Investigaciones Acuícolas, 2005, Bogota. Memorias, 2005.

10.
AVILEZ, I M ; HORI, T S F ; CRUZ, C ; ALMEIDA, L C ; MORAES, G. . Histopathological efects of phenol in matrinxa's gills. In: II Congresso de Investigaciones Acuícolas, 2005, Bogota. Memorias, 2005.

11.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. . Reflexo da substituição gradativa da fraçao proteíca pela fração glicídica da dieta sobre o desempenho produtivo e parâetros hematológicos em surubim pintado (Pseudoplatystoma corruscans). In: 6a Jornada Científica da UFScar, III Congresso da Pós-Graduação, 2005, São Carlos. Anais da 6a Jornada Científica da UFScar, III Congresso da Pós-Graduação, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES F.D. ; Venturini, F.P ; CORTELA, L. X. ; Rossi, P.A. ; AVILEZ, I. M. ; PIGAO, C. S. ; MORAES, G. . Behavioral alterations and acute toxicity of pyrethroid insecticides on fish Brycon amazonicus. In: 2nd Ibero American Meeting of Toxicology and Environmental Health, IBAMTOX, 2013, Ribeirão Perto. Anais do II Ibamtox, 2013, 2013.

2.
Moraes, F.D ; Venturini, F.P ; Rossi, P.A. ; AVILEZ, I. M. ; MORAES, G. . Ionic regulation and hematologic frame of matrinxa exposed to sublethal concentration of the pyrethroid cypermethrin. In: 10th International Congress on the Biology of Fish, 2012, Madison, Winsconsin. Abstracts of 10th International Congress on the Biology of Fish, 2012.

3.
Moraes, F.D ; Venturini, F.P ; Rossi, P.A. ; AVILEZ, I. M. ; MORAES, G. . Resposta antioxidante de matrinxa (Brycon amazonicus) exposto ao piretroide cipermetrina. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Porto de Galinhas/PE. Anais do XII ECOTOX, 2012.

4.
HACKBARTH, A. ; HONORATO, C. A. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; MORAES, G. . Crescimento de pacus exercitados alimentados com diferentes teores de carboidratos e lipídeos.. In: XI Congresso Internacional de Zootecnia, XIX Congreesso Brasileiro de Zootecnia, 2009, Águas de Lindóia. Anais do Zootec 2009 XI Congresso Internacional de Zootecnia, XIX Congreesso Brasileiro de Zootecnia, 2009.

5.
CAMILO, R Y ; HONORATO, C. A. ; ALMEIDA, L C ; MORAES, G. . Atividade das carboidratases digestivas do Piaractus mesopotamicus alimentado com dietas peletizadas ou extrusadas com diferentes níveis de carboidratos. In: Aquaciência 2008, 2008, Maringá. Aquaciência 2008. Maringá, 2008.

6.
CAMILO, R. Y. ; HONORATO, C. A. ; ALMEIDA, L C ; MORAES, G. . Atividade digestiva lipolítica em pacu (Piaractus mesopotamicus) alimentado com dietas peletizadas ou extrusadas com dois níveis de carboidrato e lipídeo. In: Aquaciência 2008, 2008, Maringá. Aquaciência 2008, 2008.

7.
ALMEIDA, L C ; HONORATO, C A ; CAMILO, R. Y. ; MORAES, G. . Atividade proteolítica digestiva em pacu (Piaractus mesopotamicus) alimentado com dietas peletizadas ou extrusadas com dois níveis de carboidrato. In: Aquaciência 2008, 2008, Maringá. Aquaciência 2008, 2008.

8.
VISENTAINEL, J. ; MORAES, G. . Atividades proteolíticas digestivas em juvenis de Piaractus mesopotamicus em diferentes intervalos após a alimentação. In: 4 Workshop do Grupo de Trabalho em camarões de Água Doce (GTCAD) e 1 Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da Aquabio, 2008, Maringá - PR. 4 Workshop do Grupo de Trabalho em camarões de Água Doce (GTCAD) e 1 Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da Aquabio, 2008.

9.
VISENTAINEL, J. ; MORAES, G. . Atividade amilohidrolítica em juvenis de Piaractus mesopotamicus em diferentes intervalos após a alimentação. In: 4 Workshop do Grupo de Trabalho em camarões de Água Doce (GTCAD) e 1 Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da Aquabio, 2008, Maringá - PR. 4 Workshop do Grupo de Trabalho em camarões de Água Doce (GTCAD) e 1 Seminário de Editoração e Publicação da Revista Científica da Aquabio, 2008.

10.
LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Metabolic profile of Pseudoplatystoma corruscans fed different protein and carbohydrate ratios. In: XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding (Oral/Poster), 2008, Florianópolis. Proceedings of the XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding, 2008.

11.
LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Nutritional limiting status and growth indicators in Pseudoplatystoma corruscans fed different protein and carbohydrate rations. In: XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding (Oral/Poster), 2008, Florianópolis. Proceedings of the XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding, 2008.

12.
FABRIZZI, F. (Fernando Fabrizzi) ; HONORATO, C. A. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; CARRILHO, E. N. V. M. ; MORAES, G. . Perfil dos ácidos graxos do filé de pacu alimentados com dietas peletizadas ou extrusadas. In: Congresso de Aquaciência 2008, 2008. Congresso de Aquaciência 2008, 2008.

13.
NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; MORAES, G. ; ROSSI, P. A. (Priscila Adriana Rossi) . Toxidade aguda de fenol para o bagre do canal Ictalurus punctatus.. In: Congresso de Aquaciência 2008, 2008, Maringá, PR. Congresso de Aquaciência 2008, 2008.

14.
BARBOSA, L M G ; INOUE, L A K A ; MORAES, G. . Avaliação de aspectos do metabolismo nitrogenado de pacu (Piaractus mesopotamicus) em resposta ao estresse por choque frio. In: XV Congresso de Iniciação Científica, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. v. 3. p. 60.

15.
MORAES, G. ; LUNDSTEDT, L. M. ; NOFFS, M ; MARTINO, R ; TROGO, L . Effect of dietary lipid sources on the metabolism of surubim (Pseudoplatystoma ssp). In: AQUA 2006, 2006, Firenze. Anais do AQUA 2006, 2006.

16.
VELONI, A. C. ; MORAES, G. . Respostas metabolicas de Rhamdia quelen, jundiá (Teleostei; Heptapteridae) submetido a choque térmico. In: 7a Jornada Científica da UFSCar, 2006. Anais do VI Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR, 2006.

17.
BARBOSA, L M G ; INOUE, L A K A ; MORAES, G. . Respostas metabólicas do pacu (Piaractus mesopotamicus) submetido a choque frio. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2006, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2006. v. 2. p. 49.

18.
HONORATO, C. A. ; Cleujosi da Silva Nunes ; Carneiro, D.J. ; MORAES, G. . Growth of juvenile pacu (Piaractus mesopotamicus) fed extrused or pelleted diets. In: World Aquaculture, 2006, 2006, Itália. World Aquaculture, 2006, 2006.

19.
CRUZ, A ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. ; FERNANDES, M. N. . Metabolic responses of the armoured catfish Liposarcus anistisi (Teleostei: Loricaridae) submitted to severe hypoxia and air exposure. In: XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Joint Meeting with the Physiological, 2006, Ribeirão Preto. Proceedings of the XLI Congress of the Brazilian Physiological Society & Joint Meeting with the Physiological, 2006. p. 322.

20.
HONORATO, C. A. ; AVILEZ, I. M. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; Carneiro, D.J. ; MORAES, G. . Análise de crescimento de juvenis de pacu Piaractus mesopotamicus alimentados com dietas peletizadas e extrusadas. In: 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006, João Pessoa. 43ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2006.

21.
HONORATO, C A ; CARNEIRO, D J ; MORAES, G. . Determinacao dos coeficientes de digestibilidade aparente da materia seca em dietas extrusadas para o cresimento de pacu (Piaractus mesopotamicus).. In: II Congresso de Investigaciones Acuícolas, 2005, Bogotá. Memorias, 2005.

22.
BARBOSA, L M G ; INOUE, L A K A ; MORAES, G. . Respostas Metabólicas do Matrinxã (Brycon cephalus) submetido a manuseio e anestesia. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2005, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2005. v. 1. p. 47.

23.
HONORATO, C A ; CARNEIRO, D J ; MORAES, G. . Controle de qualidade em dietas extrusadas para o crescimento de pacu (Piaractus mesopotamicus). In: V Seminário Internacional de Aquicultura, 2005, Bogotá. V Seminário Internacional de Aquicultura, 2005.

24.
HONORATO, C. A. ; Cleujosi da Silva Nunes ; Carneiro, D.J. ; MORAES, G. . Determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente da proteína em dietas extrusadaspara o pacu (Piaractus mesopotamicus). In: v Seminário Internacional de Aquicultura, 2005, Bogotá. v Seminário Internacional de Aquicultura, 2005.

25.
HONORATO, C. A. ; Cleujosi da Silva Nunes ; Carneiro, D.J. ; MORAES, G. . Tempo de trânsito gastro intestinal em dietas extrusadas para o crescimento de pacu (Piaractus mesopotamicus). In: V Seminário Internacional de Aquicultura, 2005, Bogotá. V Seminário Internacional de Aquicultura, 2005.

26.
SACCON, C. M. T. ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Respostas metabólicas no estado pós-prandial e jejum do peixe Neitropical pacu (Piaractus mesopotamicus). In: 6a Jornada Científica da UFSCar, III Congresso da Pós-Graduação, 2005, São Carlos. Anais da 6a Jornada Científica da UFSCar, III Congresso da Pós-Graduação, 2006.

27.
MORAES, B S ; MIRON, D ; VIEIRA, V P ; BALDISSEROTO, B ; MORAES, G. . Alteracoes metabolicas de jundiá (Rhamdia quelen) expostos a diferentes concentracoes de amonia. In: XVIII Reuniao Anual da Federacao de Sociedade de Biologia Exerimental, 2003, Curitiba. Proceedings XVIII FESB, 2003.

28.
MIRON, D ; VIEIRA, V L P ; CRESTANI, M ; LORENZON, T ; MARCHEZAN, e ; MACHADO, S L O ; MORAES, G. . Efeitos do herbicida clomazone sobre a formacao de peróxidos em jundiás (Rhamdia quelen). In: XVIII Reuniao Anual da Federacao de Sociedade de Biologia Exerimental, 2003, Curitiba. Proceedings XVIII FESB, 2003.

29.
VIEIRA, V L P ; CRESTANI, M ; GLUSCZAK, L ; MIRON, D ; MORAES, G. . Alteracoes metabolicas em piracanjuba (Brycon orbignyanus) expostos a diferentes concentracoes de proteinas na racao.. In: XVIII Reuniao Anual da Federacao de Sociedade de Biologia Exerimental, 2003, Curitiba. Proceedings XVIII FESB, 2003.

30.
GIODA, C ; INOUE, L A ; CRESTANI, M ; MORAES, G. ; VIEIRA, V P . Influencia de diferentes niveis proteicos sobre enzimas digestivas em Brycon orbigynianus (piracanjuna). In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

31.
INOUE, L A K A ; ELIAS, L ; AVILEZ, I M ; MORAES, G. . Recuperacao de juvenis de matrinxa Brycon cephalus (Günther, 1869) ao estresse de manejo e transporte em sacos plasticos suprodos com água doce e salinizada. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

32.
LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Reflexos metabolicos da dieta bruta de pintado Pseudoplatystoma corruscans. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

33.
AVILEZ, I M ; AGUIAR, L H ; ALTRAN, A e ; MORAES, G. . Alteracoes metabolicas de Brycon cephalus (matrinxa) expostos ao nitrito. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

34.
HORI, T S F ; MORAES, G. . Alteracoes metabolicas de tambacu (híbrido Piaractus mesopotamicus X Colossoma macropomum) espostos ao nitrito ambiental. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

35.
UNGAR, A B ; MELO, J F Bibiano ; MORAES, G. . Aspectos adaptativos de proteases digestivas de jundiá Rhamdia quelen (Teleostei, Characidae). In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, Sao Paulo. Anais do XV EBI, 2003.

36.
AVILEZ, I M ; HORI, T S F ; MORAES, G. . Toxicidade ao fenol em matrinxa Brycon cephalus (Teleostei, Characidae). In: VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2003, Florianópolis. Anais do Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2003.

37.
MORAES, G. ; HORI, Tiago S F ; MONEIRO, D. A. . Respostas metabólicas do tambacu (híbrido Colossoma macropomum x Piaractus mesopotamicus) submetido a três diferentes concentraçõe de nitrito ambiental. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. p. 352-353.

38.
OLIVEIRA, S. M. ; SANTOS NETO, C. ; MORAES, G. . Respostas metabólicas de Colossoma macropomum (tambaqui) exposto ao nitrito ambiental. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. p. 377.

39.
ALMEIDA, L C ; AGUIAR, L H ; MORAES, G. . Padronizacao das condicoes ideais para determinar a atividade de AChE (in vitro) no musculo de B. cephalus. In: X Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 2002, Sao Carlos. Anais X Congresso de IC UFSCar, 2002.

40.
INOUE, L A K A ; MORAES, G. . Efeito de diferentes doses de óleo de cravo notempo de anestesia em tilápia (Oreochromis niloticus). In: X Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 2002, Sao Carlos. Anais X Congresso de IC UFSCar, 2002.

41.
AVILEZ, I M ; AGUIAR, L H ; ALTRAN, A e ; MORAES, G. . Concentracao letal de nitrito para alevinos de Brycon cephalus (matrinxa) Teleostei-Bryconidae. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais do XXIV CBZ, 2002.

42.
AVILEZ, I M ; ALTRAN, A e ; MORAES, G. . Parametros hematológicos, plasmáticos e a metahemoglobina redutase eritrocitária de matrinxa (Brycon cephalus) Teleostei-Bryconidae submetido ao nitrito ambiental. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajai. Anais do XXIV CBZ, 2002.

43.
MORAES, G. ; LUNDSTEDT, L. M. . Alterações do perfil metabólico em Pseudoplatistoma coruscans submetidos à dieta proteína variável. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, Sao Leopoldo. RS. Livro de Resumos, 2001.

44.
BIDINOTTO, P. M. ; MORAES, G. . O estresse de manuseio e a recuperação em Pseudoplatistoma corusacans (Siluriforme, Pimelodidadae): Uma visão do metabolismo. In: XIV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2001, Sao Leopoldo. RS. Livro de Resumos, 2001.

45.
CRESTANI, M ; LAPPE, R ; VIEIRA, V L P ; MORAES, G. ; RIBEIRO, A . Influencia de diferentes niveis proteicos sobre parametros metabolicos de matrinxa (Brycon cephalus) alimentados em viveiros. In: VII Encontro Regional Sul de Ciencia e Tecnologia, 2001, Porto Alegre. Livro de resumos do VII ERSCT, 2001.

46.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J F Bibiano ; MORAES, G. . The influence of different protein level on the metabolism of Pseudoplatistoma corruscans. In: IV Workshop in Comparative Animal Physiology, 2001, Sao Carlos. Proceedings, 2001.

47.
ALTRAN, A e ; AVILEZ, I M ; MORAES, G. . Study of two enzymes of ronithine-urea cycle in Pseudoplatistoma corruscans during early-life stages. In: IV Workshop in Comparative Animal Physiology, 2001, Sao Carlos. Proceedings, 2001.

48.
BIDINOTTO, P. M. ; ALTRAN, A e ; AVILEZ, I M ; BARBOSA, C. C. ; MORAES, G. . Padrao de excrecao nitrogenada de Symbranchus marmoratus submetido a regime de estivação. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 286.

49.
POLEZ, V. L. P. ; PERET, A. M. ; CORREA, Cristina Ferro ; MORAES, G. . Estudo da atividade de arginase no teleósteo de água doce Colossoma macropomum (tambaqui) submetido a diferentes regimes alimentares. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 188.

50.
SOUZA, R. H. S. ; SONCINI, R. ; POLEZ, V. L. P. ; MORAES, G. ; GLASS, L. M. . A curva de dissociação hemoglobina-O2 em peixes de habitats diferentes (hoplias malabaricus-traira, Salminus maxilosus-dourado e Cyprinus carpio-carpa).. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 299.

51.
BIDINOTTO, P. M. ; BARBOSA, C. C. ; MORAES, G. . Preferencias metabólicas em Symbranchus marmoratus submetido a regime de estivação artificial. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 285.

52.
BIDINOTTO, P. M. ; MORAES, G. . Protein starch balance in digestion of Piaractus mesopotamicus, a freshwater teleost fish. In: Fifth International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry, 1999, Aberta. Comparative Biochemistry and Physiology, 1999. v. 124A. p. S138.

53.
CORREA, Cristina Ferro ; POLEZ, V. L. P. ; AGUIAR, Lucia Helena ; MORAES, G. . Carbohydrases in Colossoma macropomum; feeding efects and starvation. In: Fifth International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry, 1999, Alberta. Comparative Biochemistry and Physiology. Part A, Molecular & Integrative Physiology, 1999. v. 124A. p. S138.

54.
ALTRAN, A. E. ; MORAES, G. ; POLEZ, V. L. P. . Estudo de aspectos do metabolismo de excreção nitrogenada do teleósteo dse água doce Symbranchus marmoratus (muçum) submetido à estivação. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 287.

55.
AVILEZ, Ive Marchioni ; BARBOSA, C. C. ; MORAES, G. . Respostas bioquímicas e hematológicas de tuvira Gymnotus carapo (Linnaeus 1758), submetido à hipóxia ambiental. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999, São Carlos. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1999. p. 298.

56.
POLEZ, V. L. P. ; SOUZA, R. H. S. ; CORREA, Cristina Ferro ; MORAES, G. . Biochemical responses of Salminus maxilosus (freshwater teleost fish) submitted to stress of intensive exrecise. In: Fifth International Congress of Comparative Physiology and Biochemistry, 1999, Alberta. Comparative Biochemistry and Physiology. Part A, Molecular & Integrative Physiology, 1999. v. 124A. p. S126.

57.
BIDINOTTO, P. M. ; MORAES, G. . Estudo da digestibilidade protéica e reserva energética em Piaractus mesopotamicus (holmberg, 1887) submetidos a diferentes arraçoamentos. In: VI Cong. Innic. Cientif.da UFSCAR, 1998, São Carlos. Anais do VI Cong. Innic. Cientif.da UFSCAR, 1998. p. BA007.

58.
AVILEZ, Ive Marchioni ; BARBOSA, C. C. ; MORAES, G. . Estudo das respostas metabólicas de Gymnotus carapo ( linnaeus, 1758) tuvira, submetido a hipóxia ambiental. In: VI Cong. Innic. Cientif.da UFSCAR, 1998, São Carlos. Anais do VI Cong. Inic. Cientif.da UFSCAR, 1998. p. BA058.

59.
MORAES, G. ; BARBOSA, C. C. ; BIDINOTTO, P. M. . Respostas metabólicas em Synbranchus marmoratus submetido à estivação.. In: VI Cong. Innic. Cientif.da UFSCAR, 1998, São Carlos. Anais do VI Cong. Innic. Cientif.da UFSCAR, 1998. p. BA014.

60.
CORREA, Cristina Ferro ; POLEZ, V. L. P. ; AGUIAR, Lucia Helena ; MORAES, G. . Amylohydrolitic activity and metabolic profile of the hybrid fish tambacu (Colossoma macropomum-female X Piaractus mesopotamicus-male) submitted to different starch diets.. In: Aquaculture Brazil'98, 1998, Recife PE. Livro de Resumos, 1998.

61.
MONZANI, Paulo Sergio ; SILVA, F H ; MORAES, G. . Expression of ornithine-urea cycle (OUC) enzyme activities during the development of the freshwater fish Piaractus mesopotamicus Holmberg 1887 (Teleostei charaidae). In: XXVII Reuniao Anual SBBQBM, 1998, Caxambu, MG. Anais da SBBQ, 1998.

62.
AVILEZ, Ive Marchioni ; MORAES, G. . Estudo da atividade arginino hidrolásica no teleósteo de água doce Astyanax bimaculatus. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar., 1997, São Carlos. Anais do Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. pag. 196, 1997. p. 196.

63.
JESUS, Katia Regina de ; MORAES, G. . Subcellular location and kinetic study of Arginine hidrolase in the freswater teleost fish Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 (Teleostei, Characidae). In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997, Manaus. Anais do International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997. p. 91.

64.
ALTRAN, A. E. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Aspectos da ureogênese em Salminus maxillosus. In: V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. pag 196., 1997, São Carlos. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. pag 196., 1997. p. 196.

65.
MENEZES, G. C. ; MORAES, G. . Kinetic parameters of Argininehydrolase and Ornithine Carbamoitransferase from crude liver extracts of the amazonian teleost fish Colossoma macropomum Cuvier, 1818.. In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes, 1997, Manaus. Anais do International Symposium on Biology of Tropical Fishes. pp 94., 1997. p. 94.

66.
MONZANI, Paulo Sergio ; SENHORINI, J. A. ; MORAES, G. . Expression of Ornithine carbamoiltransferase (OCT) and Argininehydrolase (ARG) activities during ontogenesis of Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 (Teleostei, Characidae). In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997, Manaus. Anais do International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997. p. 95.

67.
BIDINOTTO, P. M. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Atividade amilohidrolítica e reserva glicídica em Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 (Teleostei, Characidae) submetidos a diferentes arraçoamentos. In: V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar., 1997, São Carlos. Anais do V Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. pag. 192., 1997. p. 192.

68.
BIDINOTTO, P. M. ; BARBOSA, C. C. ; RIBEIRO, M. A. P. ; CANTELMO, O. A. ; MORAES, G. . Influence of soluble carbohydrate contents from the feed on the amilohydrolytic activity in the digestive gut of Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 (Teleostei, Characidae). In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997, Manaus. Proceedings of International Symposium on Biology of Tropical Fishes. pp 88, 1997. p. 88.

69.
POLEZ, V. L. P. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Kinetic properties of hepatic Arginase in Hoplias malabaricus (Traíra) and Hoplerythrinus unitaeniatus (Jeju); subcellular location and nitrogenous metabolism.. In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997, Manaus. Anais do International Symposium on Biology of Tropical Fishes. pp 97., 1997. p. 97.

70.
POLEZ, V. L. P. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Reponses of Hoplias malabaricus (Traíra) and Hoplerythrinus unitaeniatus (Jeju) to anoxia; involvement of Urea synthesis mechanism.. In: International Symposium on Biology of Tropical Fishes., 1997, Manaus. Anais do International Symposium on Biology of Tropical Fishes. pp 98., 1997. p. 98.

71.
MORAES, G. . Some aspects of the oxidative metabolism in Down's Syndrome: Insights in superoxide dismutase. In: I Reuniao sobre pesquisa na Faculade de Medicina de Marilia, 1997, Marilia, SP. ANAIS da Reuniao sobre pesquisa da FAMEMA 1997, 1997.

72.
MANAIA, A. C. ; CARNEIRO, N. S. ; SEIXAS, A. S. S. ; MORAES, G. . Characterization of Leptomonas sp isolated from phytophagus insect.. In: Encontro Brasileiro de Parasitologia, 1996, Caxambu. Mem. Inst. Oswaldo Cruz. v. 90. p. 260.

73.
JESUS, Katia Regina de ; PRADO, Rachel Bardi ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Respostas metabólicas do teleósteo de água doce Piaractus mesopotamicus (pacu) submetido a período prolongado de hipóxia moderada. In: VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996, São Carlos. Anais do VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996.

74.
ALTRAN, A. E. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Estudo cinético da arginase hepática de Salminus maxilosus. In: XI Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1996, Caxambu. Anais do XI Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental..

75.
POLEZ, V. L. P. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Excreção de uréia no teleósteo de água doce Hoplerytrinus initaeniatus (jeju).. In: VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996, São Carlos. Anais do VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996.

76.
SOUZA, R. H. S. ; KALININ, A. L. ; MORAES, G. ; RANTIN, F. T. . Cardiorespiratory and Biochemical responses of Salminus maxilosus (teleostei characidae) to graded hypoxia.. In: Intern. Symp. On Fish. Physiol, 1996, Orhus. Proc. Intern. Symp. On Fish. Physiol, 1996. v. VII.

77.
CHOUDHURI, Jomuna V ; MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. . Effect of exercice into glucose inorganic phosphate and lactate kinetics in Salminus maxilosus. In: Intern. Symp. On Fish. Physiol., 1996, Orhus. Proc. Intern. Symp. On Fish. Physiol. VII;. v. VII.

78.
MONZANI, Paulo Sergio ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Influência do pH ambiental na atividade de enzimas do metabolismo nitrogenado de Piaractus mesopotamicus.. In: XXVI VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996, São Carlos. Anais do VIII Seminário. Regional de Ecologia. UFSCar., 1996.

79.
CATTONY, E. B. ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Estudo das estratégias metabólicas em Hoplias malabaricus em resposta à hipóxia aguda causada por nitrito.. In: XI Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1996, Caxambu. Anais da XI Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1996.

80.
MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. ; CHOUDHURI, Jomuna V ; MENEZES, G. C. . The effect of nitrite exposure on methemoglobin levels in tambaqui (Colossoma macropomum).. In: International Congress in Comparative Biochemistry and Physiology, 1995, Birminghan. Physiological Zoology, 1995. v. 68. p. 126.

81.
MORAES, G. ; CHOUDHURI, Jomuna V ; VAL, V. M. F. A. . Caracterização da Arginase Hepática de Potamotrigon sp.. In: XI. Encontro Brasileiro de Ictiologia, 1995, São Paulo. Anais do XI. Encontro Brasileiro de Ictiologia. São Paulo, 1995. p. pg E5.

82.
JESUS, Katia Regina de ; PRADO, Rachel Bardi ; SOUZA, R. H. S. ; MORAES, G. . Respostas quimiofisiológicas em (Pacu) Piaractus mesopotamicus sob hipóxia prolongada. In: X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1995, Caxambu. Anais da X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental.. Caxambu, 1995. v. 22.42. p. 351.

83.
MORAES, G. ; CHIPPARI, Adriana ; SOUZA, R. H. S. . Comparison between metabolic response in traíra (Hoplias malabaricus) and pacu (Piaractus mesopotamicus) when submitted to severe hypoxia. In: International Congress in Comparative Biochemistry and Physiology, 1995, Birminghan. Physiological Zoology, 1995. v. 68. p. 125.

84.
MORAES, G. ; CHOUDHURI, Jomuna V ; SOUZA, R. H. S. . Characterization of hepatic arginase from the amazonic elasmobranch Potamotrigum sp. In: International Congress on Comparative Biochemistry and Physiology, 1995, Birminghan. Physiological Zoology, 1995. v. 68. p. 126.

85.
CHOUDHURI, Jomuna V ; BRINN, R. P. ; MORAES, G. ; SOUZA, R. H. S. . Estudo comparativo da excreção de uréia nos teleósteos (Tilápia) Oreochromis nilotica e (Traíra) Hoplias malabaricus.. In: X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental. 22.55; 354, 1995, Caxambu. Anais da X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1995. v. 22.55. p. 354.

86.
LIMA, J. A. F. ; GONÇALVES, A. A. ; SOUZA, R. H. S. ; SOUZA, A. R. T. ; MORAES, G. . Avaliação das respostas quimiofisiológicas de peixes tropicais sob criação intensiva. In: X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental. 22.33; 348., 1995, Caxambu. Anais da X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental. 22.33; 348., 1995. v. 22.33. p. 348.

87.
CHIPPARI, Adriana ; GOMES, Levi C ; SOUZA, R H S ; GUERRA, C D R ; MORAES, G. . Respostas quimiofisiológicas em (Pacu) Piaractus mesopotamicus sob hipóxia aguda. In: X Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1995, Caxambu, MG. Livro de Resumo, 1995.

88.
CORREA, L K M ; MORAES, G. . Estudo das estratégias metabólicas em Hoplerithrinus unitaeniatus (jeju) submetido a variacões da pressão parcial de oxigênio. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos, SP. Livro de resumos, 1995.

89.
JESUS, Katia Regina de ; PRADO, Rachel Bardi ; SOUZA, R H S ; MORAES, G. . Estudo do perfil metabólico em Piaractus mesopotamicus (pacu) submetido à hipóxia prolongada. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos, SP. Livro de Resumos, 1995.

90.
CHOUDHURI, Jomuna V ; MORAES, G. . Estudo do perfil metabólico de Hypostomus regani (cascudo) submetido a diferentes graus de hipóxia. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos, SP. Livro de Resumos, 1995.

91.
CHOUDHURI, Jomuna V ; SOUZA, R H S ; MORAES, G. . Estudo das alteracoes cineticas da arginase em Potamotrygon sp. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos. Livro de Resumos, 1995.

92.
CHOUDHURI, Jomuna V ; SOUZA, R H S ; MORAES, G. . Estudo comparativo da dinâmica de excrecao de ureia nos teleosteos (tilapia) Oreochromis niloticus e (traira) Hoplias malabaricus. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos, SP. Livro de Resumos, 1995.

93.
AN, Seung Eun ; SOUZA, R H S ; LUCAS, A F B ; MORAES, G. . Respostas de Piaractus mespotamicus (pacu) a diferentes concentracoes de amonia no meio. In: III Congresso de Iniciacao Cientifica UFSCar, 1995, Sao Carlos, SP. Livro de Resumos, 1995.

94.
ALTRAN, A e ; SOUZA, R H S ; MORAES, G. . Estudo cinético da arginase hepática de Salminus maxilosus. In: XI Reunião Anual da Fed. de Socs. de Biologia Experimental., 1995, Caxambu, MG. Anais da FESBE de 1995, 1995.

95.
SOUZA, R. H. S. ; AN, Seung Eun ; MASSARI, M. M. ; MORAES, G. . Biochemical and Hematological Responses of the Amazoniam Fish Matrinxã (Brycon cf cephalus) to Severe Hypoxia.. In: International Symposium. Physiology and Biochemistry of the Fishes of the Amazon., 1994, Manaus. Anais do International Symposium. Physiology and Biochemistry of the Fishes of the Amazon.. Manaus, 1994.

96.
ALMEIDA-VAL, V. M. ; MORAES, G. ; DÁCIO, R. F. ; VAL, A. L. . Oxygen Depletion in Amazon Aquatic Turtle (Podocnemis expansa). In: International Symposium. Regulatory Mechanisms of Cardiovascular and Respiratory Function in Vertebrates., 1994, Sao Carlos. Anais do International Symposium. Regulatory Mechanisms of Cardiovascular and Respiratory Function in Vertebrates.. Sao Carlos, 1994.

97.
MORAES, G. ; VAL, A. . Effects of Extreme Environmental Conditions on Respiratory Parameters of the Ornamental Fish Pterophylum scalare and Symphysodon aequifasciata. In: International Symposium Physiology and Biochemistry of the Fishes of the Amazon, 1994, Manaus. Anais do International Symposium Physiology and Biochemistry of the Fishes of the Amazon. Manaus, 1994.

98.
CHOUDHURI, Jomuna V ; MORAES, G. . Estudo do papel da arginase tissular na ureogenese em Potamotrygum sp da Bacia Amazonica. In: II Cngresso de Iniciacao Cientifica UFSCAR, 1994, Sao Carlos, SP. Resumos, 1994.

99.
POLEZ, V. L. P. ; SCHWANTES, A. R. ; MORAES, G. . Caracterização de Alcali-Resistência em Hemoglobina da Espécie Prochilodus scrofa (Prochilodontidae-Pisces). In: VII Seminário Regional de Ecologia, 1992, São Carlos. Anais do . VII Seminário Regional de Ecologia, 1992.

100.
ZANETI, M. A. ; ARAÚJO, H. S. ; MORAES, G. . Ação Analgésica e Anti-Inflamatória do Extrato Aquoso de Coleus blumei Bth.. In: V Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental-Caxambú-SP, 1990, Caxambú. Anais da V Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 1990.

101.
LOMBARDI, A. T. ; MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio ; VIEIRA, A. A. H. . Indução da Atividade Fosfomonoesterásica em Células de Micrasteria furcata (C. Agardh ex Rolfs) sob Diferentes Concentrações de Ortofosfato.. In: III Reunião Brasielira de Ficologia., 1987, Arraial do Cabo. Anais da III Reunião Brasielira de Ficologia., 1987.

102.
LOMBARDI, A. T. ; MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio ; VIEIRA, A. A. H. . Efeito da Concentração de Fosfato Inorgânico no Crescimento de Micrasteria furcata (C:Agardh ex Rolfs).. In: III Reunião Brasileira de Ficologia., 1987, Araial do Cabo. Anais da III Reunião Brasileira de Ficologia, 1987.

103.
TALAMONI, J. M. ; MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio ; VIEIRA, A. A. H. . Análise Quantitativa e Qualitativa de Carboidratos Solúveis e Capsulares de Xanthidium sioli (desmidiaceae).. In: III Reunião Brasileira de Ficologia, 1987, Arraial do Cabo. Anais da III Reunião Brasileira de Ficologia, 1987.

104.
MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio ; VIEIRA, Armando Augusto Henriques . Composicao monomerica de polissacarideos excretados por Cosmarium sp, Xanthidium siollo e Micrasteria furcata. In: III Reunião Brasielira de Ficologia., 1987, Arraial do Cabo. Anais da III Reuniao Brasileira de Ficologia, 1987.

105.
PRATES, A. L. ; MORAES, G. ; O, C. ; VIEIRA, A.A. H . Produção de Carboidratos em Culturas de Ankistrodesmus densus Kors (Chlorococalles) Exauridas de Nitrogênio. In: V Seminário Regional de Ecologia, 1986, São Carlos. Anais do V Seminário Regional de Ecologia, 1986.

106.
C, S. A. ; MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio ; VIEIRA, A. A. H. . Determinação de Proteínas em Células de Microfitoplancton de Água Doce.. In: V Seminário Regional de Ecologia, 1986, São Carlos. Anais do V Seminário Regional de Ecologia, 1986.

107.
MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio . Estudo da Atividade Fosfomonoesterásica de Células de Chlorella vulgaris, Isolada da Represa do Broa-SP. Brasil, Cultivada em Meio Definido.. In: V Seminário Regional de Ecologia, 1986, São Carlos. Anais do V Seminário Regional de Ecologia, 1986.

108.
MORAES, G. . Composicao monomérica de polissacarideos excretados por Cosmarium sp, Xanthidium siollo e Micrasteria furcata. In: V Seminário Regional de Ecologia, 1986, Sao Carlos. Anais do V Sem Reg de Ecologia, 1986.

109.
MORAES, G. ; CÁCERES, Odécio . Captação de Fosfato por Ankistrodesmus densus. Isolado da Represa do Broa-São Carlos.SP. In: IV Seminário Regional de Ecologia, 1985, São Carlos. Anais do IV Seminário Regional de Ecologia, 1985.

110.
A, O. T. ; MORAES, G. ; O, C. . Utilização do Vinhoto no Cultivo de Algas de Água Doce. In: III Seminário Regional de Ecologia., 1982, São Carlos. Anais do III Seminário Regional de Ecologia., 1982.

111.
MORAES, G. ; O, C. . Excreção de Exoproteases para o Meio de Cultura, por Ankistrodesmus fusiformis. In: Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 1981, São Carlos. Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 1981. v. 1.

112.
CASTELANI, O. ; CÁCERES, Odécio ; MORAES, G. . Resíduos de Pesticidas Organoclorados nas Águas das Cidades de São Carlos e Araraquara. In: 1.a Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 1981, São Carlos. Anais da 1.a Jornada Científica da Universidade Federal de São Carlos, 1981.

113.
MORAES, G. . Efeito do dinitrofenol na transmissao do estímulo nervoso pelo nervo isquiático de sapo. In: 1a Jornada de Debates Científicos de Merília, 1977, Marilia, SP, 1977.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAES F.D. ; ROSSI, P. A. (Priscila Adriana Rossi) ; Figueiredo, JSL ; Venturini, F.P ; CORTELA, L. X. ; MORAES, G. . Phenol induces metabolic and hematological alterations on Channel catfish Ictalurus punctatus. Journal of Fish Biology, 2013.

2.
MELO, J. F. B. ; MORAES, G. ; Radünz Neto, J ; Souza. R.C. ; Souza, A.M. ; Reis Figueiredo R.A.C. . Respostas glicêmicas de tambaqui e pacamã após administração de glicose e frutose intraperitoneal. Boletim do Instituto de Pesca (Impresso), 2013.

3.
AVILEZ, I. M. ; AGUIAR, L. H. ; HORI, T. S. F. ; MORAES, G. . Metabolic responses of matrinxa Brycon amazonicus. Aquaculture Research (Online), v. 44, p. 569-603, 2013.

4.
MORAES F.D. ; Venturini, F.P ; Rossi, P.A. ; AVILEZ, I. M. ; MORAES, G. . Cypermethrin-based insecticide induces oxidative stress in the Neotropical fish Brycon amazonicus. Environmental Toxicology and Pharmacology, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
HACKBARTH, A. ; HONORATO, C. A. ; NUNES, C. S. (Cleujosí da Silva Nunes) ; MORAES, G. . Crescimento de pacus exercitados alimentados com diferentes teores de carboidratos e lipídeos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROJAS, G. A. A. ; HACKBARTH, A. ; INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. . RESPOSTAS HEMATOLÓGICAS E PLASMÁTICAS DE MATRINXÃS Brycon amazonicus EXERCITADOS E SUBMETIDOS AO TRANSPORTE. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
HACKBARTH, A. ; Cleujosi da Silva Nunes ; MORAES, G. . espostas de crescimento de pacu (Piaractus mesopotamicus) submetido ao exercício sustentado em diferentes velocidades de nado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
HACKBARTH, A. ; HONORATO, C. A. ; INOUE, L. A. K. A. ; MORAES, G. . PERFIL LIPÍDICO DE PACU (Piaractus mesopotamicus) SUBMETIDO A DIFERENTES VELOCIDADES DE NATAÇÃO CONTÍNUA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
HONORATO, C. A. ; HACKBARTH, A. ; MORAES, G. ; Carneiro, D.J. . EFEITO DE DIETAS EXTRUSADAS E PELETIZADAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS SOBRE A COMPOSIÇÃO COPORAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VELONI, A. C. ; MORAES, G. . Respostas metabolicas de Rhamdia quelen, jundiá (Teleostei; Heptapteridae) submetido a choque térmico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRUZ, A ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. ; FERNANDES, M. N. . Metabolic responses of the armoured catfish liposarcus anisitsi (Teleostei: Loricaridae) submited to severe hypoxia and air exposure. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HACKBARTH, A. ; HONORATO, C. A. ; MORAES, G. . Respostas do crescimento de pacu Piaractus mesopotamicus submetidos a exercício continuo em diferentes velocidades Resultados preliminares. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
LUNDSTEDT, L. M. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. . Digestive enzymes adaptations of surubim pintado (Pseudoplatistoma corruscans) to the diet energy-protein ratio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AVILEZ, I. M. ; HORI, T. S. F. ; ALMEIDA, Luciana Cristina de ; MORAES, G. . Histopathological effects of phenol in matrinxa's gills. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SACCON, C. M. T. ; HORI, T. S. F. ; LEITE, C A ; AVILEZ, I. M. ; LUNDSTEDT, L. M. ; MORAES, G. . Comparison of blood glucose pattern of Piaractus mesopotamicus (pacu) after oral and venous glusose administration. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MORAES, G. ; AMARAL, A. G. ; LUNDSTEDT, L. M. . Estudo da variação das concentraçoes de carboidratos e lipidios na atividade das enzimas digestivas de matrinxa Brycon cephalus. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAMILO, R. Y. ; MELO, J. F. B. ; MORAES, G. . Estudo dos efeitos de aminoácidos essenciais asicionados à dieta artificial de Brycon cephalus e do jejum na sínteses de enzimas digestivas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
ROJAS, G. A. A. ; MORAES, G. . Efeito do exercício condicionado de baixa intensidade na densidade de estocagem, desempenho e composiçao corporal de alevinos de matrinxã, Brycon cephalus. Aspectos adaptativos e metabólicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PEDRUCCI, F. ; MORAES, G. . Efeito da exposição ácida e alcalina no metabolismo do matrinxã (Brycon cephalus). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
HACKBARTH, A. ; MORAES, G. . BIOCHEMICAL RESPONSES OF MATRINXA (Brycon cephalus), SUBMITTED TO AEROBIC EXERCISE. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, G. ; HACKBARTH, A. ; HONORATO, C. A. ; VISENTAINEL, J. . Práticas de Bioquímica no II Curso de Inverno do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução (UFSCar). 2008. (Práticas de Bioquímica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MORAES, G.. Participação em banca de Rodrigo Yamakami Camilo. EFEITOS DA ADIÇÃO DE AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS LIVRES À DITA E DA AUSÊNCIA DE NUTRIENTES NA ATIVIDADE DE ENZIMAS DIGESTIVAS E NO METABOLISMO INTERMEDIÁRIO DE JUVENIS DE MATRINXÃ. 2007. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MORAES, G.. Participação em banca de Ana Paula Abdalla Goissis. Análise estrutural do colageno de tipo I. Correlação estrutura:atividade biológica. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa Interunidades em Bioengenharia) - Universidade de São Paulo.

3.
MORAES, G.. Participação em banca de Karina Yuri Kanai. Detecção e identificação de micobactérias em corpos dagua destinados à captação para abastecimento urbano da cidade de SãoCarlos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
MORAES, G.; CARNEIRO, D J; ROMAGOZA, E.. Participação em banca de Luciana Cristina de Almeida. Perfil digestivo e metabólico de tambaqui, Colossoma macropomum, (Cuvier, 1818) alimentado com diferentes teores de proteína e lipidio.. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
MORAES, G.. Participação em banca de Luciana Cristina de Almeida. Perfil digestivo e metabólico de tambaqui Colossoma macropomum alimentado com diferentes teores de proteina e lipidio. 2006. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
MORAES, G.. Participação em banca de Giovanni Vitti. Utilização de fontes dietéticas não proteicas de energia pelo jundiá.... 2008. Tese (Doutorado em Aqüícultura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
MORAES, G.. Participação em banca de Ana Paula Felicio Novello. Análise proteomica diferencial de Acidithiobacilus ferrooxidans em resposta aos sulfetos minerais calcopirita e bornita e efeito de uma proteina recombinante de A ferrooxidans LR contendo cisteína na oxidação bacteriana de calcopirita. 2008. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
MORAES, G.. Participação em banca de Gustavo Alberto Arbelàez Rojas. EFEITOS DA NATAÇÃO SUSTENTADA NO CRESCIMENTO, NA DENSIDADE DE ESTOCAGEM E NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MATRINXÃ, Brycon amazonicus: ASPECTOS ADAPTATIVOS E RESPOSTAS METABÓLICAS. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
MORAES, G.. Participação em banca de Rosangela Aguilar da Silva. Avaliação do quadro de estresse metabólico em ratos wistar intoxicados por aflatoxina B1. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Instituto Adolfo Lutz.

5.
Ana R. Damaso; MORAES, G.. Participação em banca de Maria Simone Jovenasso Manzoni. Efeito do iogurte de soja suplementado comisoflavonas e com propriedades probióticas sobre o perfil lipídico e adiposidade em ratos jovens alimentados com dietas hipercolesterolemicas. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciencias Fisiológicas) - Departamento de Ciências Biológicas.

6.
VIEIRA, Armando Augusto Henriques; ROCHA, O.; MORAES, G.; GOUVEA, S. P.; NORDI, C. S. F.. Participação em banca de Vanessa Colombo. Polissacarídeos extracelulares e atividade enzimática das glicosidases no reservatório de Barra Bonita. 2006. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Departamento de Ciências Biológicas.

Qualificações de Doutorado
1.
MORAES, G.. Participação em banca de Claudio Dalle Olle. Effects of methyl parathion on the force production of isolated ventricular muscle of Brycon cephalus. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
MORAES, G.. Participação em banca de Debora Diniz Bezerra. Karyotype, physical mapping of 18S and 5S ribossomal genes in Triportheus nematurus. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
MORAES, G.; MARGARIDO, V. P.; SILVA, F. H.. Participação em banca de Marcelo Ricardo Vicari. Cytogenetics of a new Apareiodon fish species with a ZZ/WW sex chromossome system. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação emGenética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução.

4.
KALININ, A. L.; MORAES, G.. Participação em banca de Fabio de Jesus Castro. Physiologicalrseponse of pacu, Piaractus mesopotamicus to the experimental infection with the freshwater fish louse, Dolops carvalhoi (Lemos de Castro, 1948). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
LAMA, M. A.; MORAES, G.; MARGARIDO, V. P.. Participação em banca de Flávia Simone Munin. Allozyme variation in a population of the endemic and migratory fish Prochilodus argenteus (Characiformes, Prochilodontidae) of Sao Francisco river basin. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação emGenética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução.

6.
KALININ, A. L.; MORAES, G.. Participação em banca de Fernanda Oliveira Duarte. Severe coloric restriction promoted different metabolic effects in fat pads and impaired dyslipidemic profile in rats. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Ciencias Fisiológicas) - Departamento de Ciências Biológicas.

7.
MORAES, G.. Participação em banca de Carolina Werner Ribeiro. Production of his-tagged canescystatin in transgenic sugarcane and subsequent purification. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
MORAES, G.. Participação em banca de Vanessa Colombo. Extracellular glycolytic activities and natural carbohydrates in a tropicl eutrophic reservoir (Barra Bonita Reservoir, Brazil): relations between phytoplanktonic community and microheterotrophic activity. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
MORAES, G.. Participação em banca de Tiago de Rezende Barreto. Efeito da exposição subletal ao inseticida organofosforado metil paration sobre o peixe neotropical de água doce matrinxã Brycon cephalus. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
BRITO, R. O. A.; HATANAKA, T.; MORAES, G.. Participação em banca de Alexandra Sanches. Microsatellites loci from Brycon hilari, a commercially important fish. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação emGenética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução.

11.
CARNEIRO, D J; MORAES, G.; Nilva Kazue Sakomura; URBINATI, E. C.; FRACALOSSI, D. M.. Participação em banca de Adriana Patricia Muñoz Ramirez. Utilização de carboidratos digestíveis em dietas para pacu Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

12.
MORAES, G.. Participação em banca de Wagner dos Santos Mariano. Respostas fisiológicas de jeju, Hoplerythrinus unitaeniatus exposto ao ar atmosférico. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

13.
MORAES, F. R.; RIBEIRO, T. C.; STEFANI, M. V.; MORAES, G.; CARRATORE, C. R.. Participação em banca de Rodrigo Yudi Fujimoto. Suplementação alimentar com cromo para pacus Piaractus mesopotamicus (Holmberg, 1887), mantidos em duas densidade de estocagen. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Aqüicultura) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MORAES, G.; LAMA, M. A.; BERTOLLO, L. A. C.. Processo seletivo para contratação de professor de professor de Bioquímica. 2006. Departamento de Genética e Evolução.

2.
MOREIRA FILHO, O.; MORAES, G.; ARAÚJO, H. S.; Pedro Manoel Galetti Junior. Comissão para exame de seleção ao Mestrado-PPGGEV. 2006. Departamento de Genética e Evolução.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII International Symposium on fish Nutrition and Feeding (Oral/Poster).Metabolic profile of Pseudoplatystoma corruscans fed different protein and carbohydrate ratios. 2008. (Simpósio).

2.
41st Congress of the Brazilian Physiological Society. Metabolic responses of the armoured catfish liposarcus anisitsi (Teleostei: Loricaridae) submited to severe hypoxia and air exposure. 2006. (Congresso).

3.
AQUA 2006. Effect of dietary lipid sources on the metabolism of surubim (Pseudoplatystoma ssp). 2006. (Congresso).

4.
7a Jornada Científica da UFSCar. Respostas metabolicas de Rhamdia quelen, jundiá (Teleostei; Heptapteridae) submetido a choque térmico. 2006. (Congresso).

5.
International Congress in Biology of Fish. Phenol as stressor in fish. 2006. (Congresso).

6.
II Congresso de Investigaciones Acuicolas (V Seminário Internacionalde Acuicultura). Estudo da variação de carboidratos e lipidios na atividade das enzimas digestivas de matrinxa Brycon cephalus. 2005. (Congresso).

7.
6a JORNADA CIENTÍFICA DA UFSCAR. Efeitos da exposiçao ácida e alcalina no mertabolismo do matrinxa (Brycon cfephalus). 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, G. ; HONORATO, C. A. ; CRUZ, C. ; AVILEZ, I. M. . Toxicologia na Aquicultura. 2006. (Congresso).

2.
MORAES, G. ; INOUE, L. A. K. A. ; LUNDSTEDT, L. M. . Noções Básicas de Piscicultura. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Camila Aparecida Pigão Soares. Estudo das atividades de acetilcolinesterase cerebral e muscular em matrinxãs expostos à deltametrina. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Francine Perri Venturini. Respostas adaptativas do teleósteo matrinxã (Brycon amazonicus) exposto ao piretroide lambda-cialotrina: metabolismo antioxidante, parametros histológicos e hematológicos.. Início: 2010. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Fernando Fabrizzi. Respostas metabólicas, hematológicas, antioxidante e de desempenho de matrinxã submetidos a diferentes regimes de natação.. Início: 2010. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Luciana Cristina de Almeida. Digestão, metabolismo e desempenho produtivo de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) exercitado e alimentado com diferentes teores de proteína.. Início: 2014. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

2.
Fernanda Dias de Moares. Estudos in vivo e in vitro de B-esterases e de biomarcadores genotóxicos em matrinxã (Brycon amazonicus) exposto ao inseticida cipermetrina.. Início: 2013. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

3.
Araceli Hackbart. Início: 2012. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

4.
Ive Marchioni Avilez. Início: 2011. Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Priscila Adriana Rossi. Efeitos da deltametrina sobre o metabolismo intermediário e antioxidante de pacu (Piaractus mesopotamicus). 2010. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

2.
Fernanda Dias de Moraes. Efeitos metabólicos do fenol em catfish americano Ictalurus punctatus. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

3.
Lívia Maria Gruli Barbosa. Avaliação dos efeitos da suplementação de vitamina E na resposta imune inata e no metabolismo intermediário em Brycon amazonicus, submetido a estresse de densidade de estocagem.. 2009. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

4.
Joyce Visentainel. Estudo dos processos digestivos proteolíticos de pacu Piaractus mesopotamicus arraçoados com níveis crescentes de proteina. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

5.
Francine Perri Venturini. Toxicidade aguda e respostas metabólicas e hematológicas do pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg, 1887) exposto a concentração sub-letal de triclorfon e recuperação. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

6.
Lucas Ribeiro Xavier Cortella. Estresse oxidativo em matrinxã, Brycon amazonicus (Spix&Agassiz, 1829) Characidae exposto ao inseticida piretroide Keshet. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

7.
Juliana Sá Leal de Figueiredo. Estudo das Alterações Metabólicas em Pacu (Piaractus mesopotamicus) Causadas pela Exposição ao Fenol. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

8.
Franmir Rodrigues Brandão. Transporte de juvenis de matrinxã (Brycon amazonicus): uso da zeolita e do eugenol para minimizar o estresse. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Pesqueiras Nos Trópicos) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Co-Orientador: Gilberto Moraes.

9.
Fernando Fabrizzi. Respostas adaptativas de matrinxã (Brycon amazonicus, Spix&Agassiz, 1829) submetido a diferentes regimes de atividade de natação aeróbica. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

10.
Rodrigo Yamakami Camilo. Os amino acidos essenciais na dieta de Brycon cephalus (Gunther 1869) e seu papel nos processos digestivos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Genética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

11.
Luciana Cristina de Almeida. Perfil digestivo e metabólico de tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), alimentado com diferentes teores de proteína e lipidio.. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Genética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução, . Orientador: Gilberto Moraes.

12.
Tiago S F Hori. Efeitos metabólicos do fenol ambiental em Brycon cephalus (matrinxã). 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

13.
Araceli Hackbarth. Efeito do exercicio continuado em Brycon cephalus (matrinxã). 2004. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

14.
Ive Marchioni Avilez. Respostas metabólicas e hematológicas de Brycon cephalus (Günther, 1869) matrinxa (Teleostei; Characidae) submetido ao nitrito ambiental.. 2002. 77 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

15.
Alexandre Eneas Altran. Estudo do metabolismo de excreção nitrogenada de pintado, Pseudoplatysoma corruscans (Agassiz, 1829), durante as diferentes fases do seu desenvolvimento ontogenético. 2002. 66 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

16.
Paulo Mauricio Bidinotto. Respostas bioquímicas em Pseudoplatystoma corruscans (Agassiz, 1829) (Siluriformes, Pimelodidae) submetido ao manejo de captura e variações de salinidade, amonia e temperatura.. 2001. 93 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

17.
Glauber Cruz de Menezes. Contribuição ao estudo da excreção nitrogenada em tambaqui, Colossoma macropomum (CUVIER, 1818).. 1999. 0 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

18.
Paulo Sergio Monzani. Estudo de algusn aspectos da excreção nitrogenada de Piaractus mesopotamicus ao longo de seu desenvolvimento ontogenético. 1999. 90 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

19.
Rinaldo Aguilar da Silva. Aspectos do metabolismo oxidativo em pacientes portadores da Síndrome de Down. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

Tese de doutorado
1.
Fernanda Dias de Moraes. Respostas bioquímicas, genotóxicas, fisiológicas e histológicas de matrinxã (Brycon amazonicus, Spix e Agassiz, 1829) exposto à cipermetrina (Galgotrin).. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

2.
Claucia Aparecida Honorato. EFEITOS DA EXTRUSÃO EM DIETAS COM BAIXO E ALTO NÍVEL DE CARBOIDRATOS E LIPÍDEOS SOBRE O DESEMPENHO DE JUVENIS DE PACU (Piaractus mesopotamicus). 2008. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

3.
Gustavo Alberto Arbelaez Rojas. Efeitos do exercício condicionado de baixa intensidade no crescimento, desenvolvimento muscular e densidade de estocagem de alevinos de matrinxã-Brycon cephalus (Holmberg 1869) alimentados co diferentes teores de proteína. Espectos adaptativos e rtespostas metabóicas.. 2007. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Departamento de Genética e Evolução, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

4.
Ive Marchioni Avilez. Respostas do metabolismo antioxidante em matrinxã Brycon amazonicus exposto ao fenol ambiental. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação emGenética e Evolução) - Departamento de Genética e Evolução, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

5.
Cleujosí da Silva Nunes. Estudo da influência de fontes lipídicas dietárias no desempenho de produção e nas respostas metabólicas de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus) expostos ao estresse térmico. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciencias Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

6.
Luciana Cristina de Almeida. Desempenho produtivo, eficiência digestiva e perfil metabólico de juvenis de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), alimentados com diferentes taxas carboidrato/lipideo.. 2007. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

7.
Rodrigo Yamakami Camilo. Comparação dos efeitos de dietas com diferentes níveis de carboidrato na atividade das enzimas digestivas e no metabolismo de matrinxã, Brycon amazonicus, e pintado, Pseudoplatystoma corruscans.. 2007. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

8.
Luis Antonio Kioshi Aoki Inoue. Efeitos metabólicos do estresse de manuseio em Brycon cephalus (matrinxã). 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

9.
Araceli Hackbarth. Exercício aeróbico e suas implicações no crescimento e metabolismo de pacu (Piaractus mesopotamicus).. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

10.
Jose Fernando Bibiano Melo. Resposta metabolicas e adaptativas do trato digestivo de jundia (Rhamdia quelem) arraçoado com diferentes níveis de energia e proteína. 2004. 100 f. Tese (Doutorado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

11.
Vania Pimentel Vieira. Estudo comparativo de processos digestivos em Brycon cephalus (matrinxa) e Brycon orbignyanus (piracanjuba) alimentados com diferentes teores de proteína: aspectos adaptativos e resposta metabólica. 2003. 78 f. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

12.
Lícia Maria Lundstedt. Aspectos adaptativos dos processos digestivo e metabólico de juvenis de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arraçoados com diferentes níveis de proteína e energia. 2003. 139 f. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

13.
Lucia Helena Aguiar. Efeitos do inseticida organofosforado mehyl paration (Folidol 600) sobre o teleosteo de água doce matrinxã, Brycon cephalus (Günther 1869); aspectos do metabolismo intermediário. 2002. 102 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Gilberto Moraes.

14.
Cristina Ferro Correa. Estudo dos padrões de digestão enzimática e perfil metabólico em tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) alimentado com diferentes teores de proteina e carbopidrato em regime de confinamento. 2002. 115 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

15.
Vera Lucia Perussi Polez. Estudo comparativo da excreção de uréia emtrês representantes da família Erythrinidae. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Gilberto Moraes.

16.
Rinaldo Aguilar da Silva. Caracterização do quadro de estresse oxidativo em pacientes portadores da Síndrome de Down. 1999. 0 f. Tese (Doutorado em Genética e Evolução) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Gilberto Moraes.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Luciana Cristina de Almeida. 2011. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Gilberto Moraes.

2.
Gustavo Alberto Arbelaez Rojas. Efeito do exercicio condicionado na digestibilidade de juvenis de matrinxã. 2008. Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Gilberto Moraes.

3.
Lícia Maria Lundstedt. Estudo dos mecanismos adaptativos e ajustes metabólicos de pintado (Pseudoplatystoma corruscans) arraçoados com diferentes relações proteína/carboidrato: utilização de enzimas como indicadoras nutricionais e determinantes de estados limitantes. 2004. Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Gilberto Moraes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Karina Yuri Kanai. Detecção e identificação de micobactérias em corpos de água destinados à captação para abastecimento urbano da cidade de São Carlos. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em Ecologia e Recursos Naturais) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yudy Andrea Sanchez Sanchez. Estagio de graduação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Zootecnia) - Universidade Nacional de Colômbia. Orientador: Gilberto Moraes.

2.
Guilherme Silveira Simões. Respostas metabólicas de matrinxãs (Brycon amazonicus) sob estresse de transporte submetidos a benzocaína. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

3.
Victor Eduardo Scrabe. Desenvolvimento de um vídeo voltado ao ensino de Bioquímica utilizando ferramentas de computacao gráfica. 2005. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

4.
Graziéle Fernanda Deriggi. Respostas metabólicas de tilapia do Nilo (Oreochromis niloticus) ao manuseio e ao anestésico eugenol. 2005. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

5.
Tiago Silvestri Hori. Alteracoes do perfil metabólico de tambacu (hibrido Piaractus mesopotamicus x Colossoma macropomum) exposto a tres concentracoes de nitrito ambiental.. 2003. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

6.
Alexandre Bernardini Ungar. Estudo de padroes enzimaticos digestivos em Hypostomus regani (Teleostei, Loricaridae). 2003. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

7.
Luciana Cristina de Almeida. Efeito do inseticida metil paration (Folidol) na atividade e recuperacao de acetil colinesterasemuscular do teleosteo de água doce matrinxa Brycon cephalus (Gunther, 1869). 2003. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

8.
Ive Marchioni Avilez. Estudo das respostas metabólicas e hematológicas de Gymnotus carapo submetido à hipoxia ambiental. 1999. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

9.
Paulo Mauricio Bidinotto. Estudo da digestibilidade proteica em exemplares jovens de Piaractus mesopotamicus (pacu) submetidos a arracoamentos com diferentes teores de proteinas.. 1999. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

10.
Jorge Camargo Oishi. Efeito da utilizacao de Arnica montana sobre possiveis adaptacoes metabolicas em ratos submetidos ao exercicio intenso. 1999. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educacao Física e Motricidade Humana) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

11.
Carolina Cisoto Barbosa. Respostas metabolicas em Symbranchus marmoratus submetidos a periodos de estivacao. 1999. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

12.
Alexandre Eneas Altran. Estudo de aspectos metabólicos de excrecao nitrogenada do teleosteo de agua doce Symbranchus marmoratus (mucum) submetido à estivacao. 1998. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

13.
Rachel Bardi Prado. Estudo do perfil metabólico de Piaratus mesopotamicus submetido à hipoxia prolongada. 1997. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

14.
Seung Eun An. Respostas metabólicas de pacu (Piaractus mesopotamicus) ao aumento da concentracao ambiental de amonia. 1997. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

15.
Katia Regina de Jesus. Estudo da caracterizacao cinética, purificacao e localizacao subcelular da arginase hepática de Piaractus mesopotamicus. 1997. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

16.
Jomuna Veronia Choudhuri. Respostas metabólicas ao estresse em Salminus maxilosus quando submetido a diferentes tipos de exercicio. 1997. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

17.
Elisa Kioko Yonamine. Caracterizacao de uma linhagem de Pseudomonas envolvida na degradacao de compostos aromáticos. 1997. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

18.
Angelina Satie Moriama. Avaliacao de tecnicas de conjugacao e transformacao na caracterizacao de uma linhagem de Pseudomonas putida CRMI3C1C degradadora de creosoto. 1997. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

19.
Paulo Sergio Monzani. Aspectos do metabolismo nitrogenado de Piaractus mesopotamicus sob estresse ambiental de pH. 1997. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

20.
Luciana Keler Machado Correa. Estudo das estratégias metabólicas em Hoplerithrinus unitaeniatus (jeju) submetido à hipoxia aguda. 1995. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

21.
Marco Antonio Oliveira. Determinacao de intermediários metabólicos em Hoplias malabaricus durante a hipóxia. 1992. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

22.
Marcus Zanetti. Acao analgésica e anti-inflamatória do extrato aquoso de Coleus blumei Bth.. 1989. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

Iniciação científica
1.
Camila Aparecida Pigão Soares. Efeitos da deltametrina sobre o metabolismo intermediário de matrinxã (Brycon amazonicus). 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

2.
Diego Vannucci Campos. Caracterização da atividade amilohidrolítica em fígado e trato digestório de matrinxãs (Brycon amazonicus). 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

3.
Priscila Adriana Rossi. Alteraçoes metabolicas de catfish americano exposto ao fenol ambiental. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

4.
Lívia Maria Gruli Barbosa. Avaliação de aspectos do metabolismo nitrogenado de pacu (Piaractus mesopotamicus) em resposta ao estresse por choque frio. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

5.
Aline Braga Silva. Respostas plasmáticas do matrinxã submetido a manuseio e anestesia. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

6.
Ana Carolina Lourenço Veloni. Respostas metabolicas de Rhamdia quelen, jundiá (Teleostei; Heptapteridae) submetido a choque térmico. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Ciências Biológicas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

7.
Graziéle Fernanda Diriggi. Efeitos hematológicos e metabólicos do eugenol em tilápia nilótica (Oreochromis niloticus). 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

8.
Aruak Gomes. Efeitos do eugenol nas respostas fisiológicas de juvenis de tilápias (Oreochromis niloticus) submetidas ao transporte. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

9.
Marcos Tadeu Gerardo. Avaliação do Custo energético para o matrinxa submetido ao manuseio e anestesia. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

10.
Lucas Ribeiro Xavier Cortella. Efeitos da queda brusca de temperatura sobre o metabolismo de Oreochromis niloticus. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biologicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

11.
Cassia Maria Toledo Saccon. Estudo da resposta glicemica no teleosteo de água doce pacu (Piaractus mesopotamicus). 2005. 75 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

12.
Fabio Pedrucci. Respostas metabólicas do matrinxa (Brycon cephalus) a pHs extremos. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

13.
Livia Maria Gruli Barbosa. Respostas no balanço eletrolítico e na excreção nitrogenada do matrinxã (Brycon cephalus) submetido a manuseio e anestesia. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Ciencias Biológicas) - Departamento de Genética e Evolução. Orientador: Gilberto Moraes.

14.
Rodrigo Yamakami Camilo. Estudo dos efeitos de aminoácidos essenciais adicionados à dieta artificial de matrinxã (Brycon cephalus) na indução de enzimas digestivas. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

15.
Graziéle Fernanda Deriggi. Efeitos do anestésico óleo de cravo nos parâmetros hematológicos e metabólicos de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus).. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

16.
Andressa Godoy Amaral. Estudo da variacão das concentracões de carboidratos e lipidios na atividade das enzimas digestivas de matrinxa Brycon cephalus. 2004. 50 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

17.
Rodrigo Yamakami Camilo. Estudo dos efeitos de aminoácidos essenciais adicionados à dieta artificial de matrinxã (Brycon cephalus) na indução de enzimas digestivas. 2003. 43 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

18.
Paulo Mauricio Bidinotto. Estudo da digestibilidade proteica em exemplares jovens de Piaractus mesopotamicus (pacu) submetidos a arracoamentos com diferentes teores de proteinas.. 1997. 31 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Gilberto Moraes.

19.
Vera Lucia P Polez. Estudo da captacao de fosfato por celulas bacterianas de vida livre isoladas de lagoas marginais do rio Mogi-Guacu-SP. 1989. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

20.
Aurea Valadares Folgueras. Excrecao total e fixacao de 14C em carboidratos extracelulares de Cosmarium denticulatum (desmidiacea) em funcao da idade da cultura. 1989. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

21.
Roberto Becht Flatschardt. Producao de carboidratos extracelulares soluveis e capsulares de Spondylosium panduriforme (desmidiacea). 1989. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.

22.
Claudia Boacnin. Estudo da producao de carboidratos por Arthrodesmus crassus. 1989. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

23.
Gisele de Freitas Negreiros. Verificacao do efeito hemaglutinante de extratos vegetais de leguminosas do gênero Bauhinia. 1989. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

24.
Beatriz de Oliveira Rodrigues. Aspectos nutricionais de microrganismos de vida livre. 1988. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

25.
Renato Olindo Ghiselli Jr. Estudo da cinética de captacao de fosfato por células de Arthrodesmus crassus. 1986. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Gilberto Moraes.

26.
Haydée Torres de Oliveira. Utilizacao do vinhoto no cultivo de algas de água doce. 1983. 32 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Gilberto Moraes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 16:52:55