Jorge Pablo Castello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3007956907587554
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


GRADUADO EM CS. BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES EM 1967 FOI PESQUISADOR DO EX-INSTITUTO DE BIOLOGIA MARINA DE MAR DEL PLATA E PROF. ADJUNTO DE BIOLOGIA PESQUEIRA E PESQUISADOR DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PESQUEIRO DA FAO/ARGENTINA ATÉ 1974. EM 1975 É NOMEADO PROFESSOR PESQUISADOR DA FURG ONDE PERMANECE ATÉ O PRESENTE COMO PROF. TITULAR VOLUNTÁRIO NESTA UNIVERSIDADE CONCLUIU SEU DOUTORADO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA EM 1997. PUBLICOU 85 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS, 24 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS E 24 RELATÓRIO TÉCNICOS. POSSUI 34 CAPÍTULOS DE LIVROS E 3 LIVROS PUBLICADOS. ORIENTOU 13 DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E 4 TESES DE DOUTORADO NA AÉREA DE OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA E VÁRIOS BOLSISTAS DE IC. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 89 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS. SÃO TEMAS DE SEU INTERESSE, A OCEANOGRAFIA PESQUEIRA, AVALIAÇÃO E MANEJO DE RECURSOS PESQUEIROS (ATUNS E AFINS, ANCHOITA, XIXARRO, CAVALINHA), OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA MARICULTURA E OS EFEITOS DOS CÂMBIOS CLIMÁTICOS SOBRE AS PESCARIAS. NOS ÚLTIMOS ANOS DIRECIONOU ESFORÇOS À DIVULGAÇÃO E ENSINO DA OCEANOGRAFIA E SUAS INTERFACES DISCIPLINARES. LECIONA INTRODUÇÃO A OCEANOGRAFIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO DE OCEANOLOGIA E, ATÉ 2013, DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS POPULACIONAIS PESQUEIROS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA BIOLÓGICA E IMPACTOS DA AQUICULTURA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MARICULTURA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Pablo Castello
Nome em citações bibliográficas
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Oceanografia - FURG.
Ada. Itália Km.8 s/n°
Carreiros
96201-900 - Rio Grande, RS - Brasil - Caixa-postal: 474
Telefone: (53) 32336512
Fax: (53) 32336601
URL da Homepage: www.furg.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 1997
Doutorado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A Anchoita (Engraulis anchoita), Engraulididae, Pisces) no Sul do Brasil., Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Jorge Pablo Castello.
Palavras-chave: Lei do Mar; Recursos Pesqueiros; Zona Economica Exclusiva.
1969 - 1969
Especialização em Fisheries Oceanography And Marine Acoustics.
Norwegian Agency For Development, NORAD, Noruega.
1962 - 1967
Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.




Formação Complementar


1995 - 1995
First Course Developers Workshop. (Carga horária: 80h).
State University of New York, SUNY, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos Coordenador Geral do Projeto Pronex Avaliação Comparativa da Influência dos Padrões Oceanográficos sobre a Produção Biológica da Plataforma Continental e Talude em duas Áreas do Sul do Brasil (Processo Nº 661102/98-0) Coordenador Geral do Projeto RECOS: Uso e Apropriação de Recursos Costeiros do programa Institutos do Milênio (PADCT CIAMB III) Processo Nº 620065/01-0

Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/1975 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Oceanografia, Laboratório de Recursos Pesqueiros Pelágicos.

8/1993 - 12/2000
Direção e administração, Gabinete do Reitor, Assessoria de Assuntos Internacionais.

Cargo ou função
Assessor.
3/1995 - 3/1999
Treinamentos ministrados , Programa Train Sea Coast Brasil, .

Treinamentos ministrados
Gerenciamento Costeiro Integrado; Trocas e Interelações entre os Sistemas Continentais e Oceânicos Adjacentes

Proyecto de Desarrollo Pequero, FAO/PDP/MA, Argentina.
Vínculo institucional

1962 - 1967
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Ajudante rentado, Carga horária: 25



Linhas de pesquisa


1.
Ecologia, Dinâmica de Peixes Pelágoicos e Oceanografia Pesqueira

Objetivo: O ecossistema do extremo sul de Brasil comporta várias espéciesde peixes pelágicos com alto nível de produditividade, pois habitam permanentemente ou sazonalmente as águas influenciadas pela Convergência Sub-Tropical. Nesta região sul (Chui- Santa Marta Grande) ocorrem os pequenos e grande pelágicos (anchoita, xixarro, atuns e cavalinhas). Desde inícios dos anos 80 venho estudando regularmente abundância, distribuição, parâmetos populacionais, relações tróficas e migrações. Algumas das espécies são recursos econômicos importantes e outras ainda (anchoita) inexploradas. A base de dados criada tem permitido o desenvolvimento de modelos de simulação (Ecopath w Ecosim) e prognósticos de sustentabilidade. O ambiente oceanográfico da região é muito dinâmico e a maior parte das observações são relacionadas e explicadas em função da situação ambiental encontrada..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: Abudancia; Bioecologia; Convergencia Sub-Tropical; Especies Pelagicas Marinhas.
2.
Manejo da Pesca

Objetivo: Os resultados obtidos durante a realização do Projeto: Uso e Apropriação de Recursos Costeiros (instituto do Milênio) permitiram constatar que praticamente não existe pescaria marinha sustentável no Brasil (unica exceção é dada pelo bonito-listrado e albacora-de-lage), na modalidade como é praticada no presente. O manejo da pesca tem sido e é uma preocupação de nosso laboratório. O objetivo principal desta linha de pesquisa é analizar as condições que impedem alcançar as condições de sustentabilidade abrangendo os fatores naturais (ocenográficos - El Niño - ), as condições de mercado e demanda, e o comportamento competitivo dos pescadores, armadores e industriais num regime que, na prática equivale na maioria dos casos ao regime de livre acesso. A isso soma-se uma política oficial perniciosa de subsídios e de assitencialismo que faz com que péscarias económicamente não rentáveis permaneçam em atividade. Dessa maneira acentua-se a sobrexplotação dos recursos e se mascaram os verdadeiros custos ambientais e econômicos. O diagnóstico das pescarias publicado em 2006 e 2007(Instituto do Milênio) permitiram-nos entender melhor a dinâmica do processo de depleção dos recursos. No presente estamos aprofundando esses estudos visando encontrar alternativas viáveis para uma melhor gestão que pelo menos estabilize e/ou recupere o estado dos estoques..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos / Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: Administracao; Normas; Pesca Maritima; Pesca Costeira.
3.
Impactos ambientais da maricultura

Objetivo: A maricultura vem sendo cada vez mais desenvolvida na região sul de Brasil, particularmente com o cultivo em viveiros e cercados. A espécie preferida é o camarão-rosa (nativo) e o camarão da Malasia (introduzido). Nesta linha de pesquisa examinamos o processo de cultivo, e os potenciais impactos da atividade sobre o meio estuarino da Lagoa dos Patos. Assim, abordamos questões como taxa de liberação de material nitrogenado nos efluentes, alterações nas comunidades bentônicas, e papel da dinâmica lagunar sobre as taxas de produção dos cultivos..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Recursos Pesqueiros.
Setores de atividade: Pesca, Aqüicultura e Maricultura.
Palavras-chave: aqüicultura; Camarao; impactos; Gestao Costeira.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Estudo populacional do recurso pesqueiro Tainha (Mugil liza) capturado no Sudeste e Sul do Brasil.
Descrição: : A tainha (Mugil liza ? vide considerações taxonômicas no texto abaixo) é um recurso tradicionalmente explorado nas pescarias costeira e estuarina do sudeste e sul do Brasil, tendo sido incorporada a diversas manifestações culturais. Na região de ocorrência é capturada por diversas modalidades de pesca, predominantemente durante sua migração reprodutiva, quando se agrupa em densos cardumes, o que a torna um recurso especialmente vulnerável. Nos últimos anos, com a diminuição da pesca da sardinha-verdadeira, a frota industrial de traineiras do sul e do sudeste do Brasil passou a dirigir suas capturas também para a tainha. Os desembarques das traineiras superam em muito o desembarque artesanal, o que contribuiu com o acirramento do conflito entre estas frotas. A classificação sistemática atual sugere que a tainha do sudeste sul seja Mugil liza Valenciennes 1836, sendo os dois morfotipos (M. platanus do sul e M. liza do sudeste ao norte) provavelmente duas ou mais populações de uma única espécie. Até o momento, a tainha não tem um plano de manejo. Isto aponta à real necessidade de identificar os estoques genéticos de tainha do sudeste e sul do Brasil e estudar a dinâmica populacional desta espécie, assim como sua a biologia e ecologia, já que para o manejo pesqueiro é necessário determinar a unidade dos estoques, conhecer sua bioecologia, e alguns parâmetros populacionais fundamentais (crescimento, mortalidade, fecundidade e distribuição). Neste sentido os objetivos desta proposta são: identificar os estoques de tainha (Mugil liza) do sudeste e sul do Brasil; determinar o local de desova do estoque sul de tainha, e estudar sua dinâmica populacional, fornecendo subsídios para um plano de manejo deste recurso pesqueiro no sul do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Jorge Pablo Castello - Coordenador / J. P. VIEIRA - Integrante / Valéria Lemos - Integrante / Thais G. de Araújo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2009 - 2014
Interação entre o ecossistema estuarino e costeiro no Sul do Brasil através de estudos de ecologia trófica, pesca e modelagem quantitativa.
Descrição: Dentre os ambientes costeiros, os estuários são fundamentais em pelo menos uma fase do ciclo de vida de diversas espécies, muitas das quais são importantes recursos marinhos explotados pela pesca costeira e oceânica, chegando a representar mais da metade, em valor, das capturas comerciais mundiais. Sejam dependentes direta ou indiretamente dos estuários, esses recursos pesqueiros servem de importante fonte de alimentação e/ou renda para mais da metade da população humana mundial que se encontra instalada no litoral ou em regiões circunvizinhas. Não obstante as evidências de redução da abundância de recursos pesqueiros no estuário da Lagoa dos Patos, ainda não foram investigadas a inter-relação entre os sistemas que integram este grande berçário natural que é a Lagoa dos Patos. Desta forma esta proposta apresenta, dentro da dimensão permitida pelo PNPD/2009, uma abordagem ecológica para o entendimento e gerenciamento da inter-conectividade do sistema límnico, estuarial e costeiro que constituem o estuário da Lagoa dos Patos, através de três propostas integradas que pretendem estudar as interações tróficas, as estimativas de abundância relativa (CPUE) da pesca do camarão-rosa pela pesca artesanal e seu esforço de pesca e o ?by-catch?, assim como a análise dos processos de transferência de energia/biomassa dentro dos ecossistemas, com o objetivo de investigar as interações entre o ecossistema estuarino e costeiro do extremo sul do Brasil e suas inter-relações ecológicas, tróficas, e os efeitos indiretos da pesca (?by-catch?)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Climate change, oceanographic variability and the artisanal fisheries in the SW Atlantic: a human dimension approach
Descrição: Stdy of environmental changes over the ecology of estuarine fisheries resources of the Patos Lagoon estuary and adjacent marine area. Focus is also directed over the social and economic compponents..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2006
Instituto do Milênio: PROJETO RECOS - USO E APROPRIAÇÃO DE RECURSOS COSTEIROS
Descrição: USO E APROPRIAÇÃO DE RECURSOS COSTEIROS Coordenador: JORGE PABLO CASTELLO (FURG) Vice-coordenador: PAULO da CUNHA LANA (UFPR) Cinco tópicos foram reconhecidos como prioritários na região costeira brasileira (documento básico do MCT: "Política Nacional de Ciência e Tecnologia Marinha"): 1) Proteção da Biodiversidade 2) Recuperação da Produção Pesqueira 3) Maricultura Sustentável 4) Aproveitamento dos Recursos Minerais da Zona Costeira 5) Impactos Naturais e Antrópicos na Zona A proposta "USO E APROPRIAÇÃO DE RECURSOS COSTEIROS" visa antender quatro desses tópicos através de estudos padronizados de diagnóstico, caracterização e oferecendo protocolos para seu monitoramento e manejo mais racional das situações de conflito. As áreas temáticas são: MODELO GERENCIAL DA PESCA, coordenado pela Dra. Victoria Isaac (UFPA); MARICULTURA SUSTENTÁVEL, coordenado pelos Dres. Gilberto Barroso (UFES), Alfredo Olivera (UFRPE) e Ronaldo Cavalli (FURG); MONITORAMENTO, MODELAGEM, EROSÃO E OCUPAÇÃO COSTEIRA, coordenado pelo Dr. Eduardo Marone (UFPR); QUALIDADE AMBIENTAL E BIODIVERSIDADE, coordenado pelos Dres. Paulo Lana (UFPR), Felipe Niencheski (FURG) e Adalto Bianchini (FURG). Dessa forma a sociedade seria beneficiada com o aporte de subsídios de políticas públicas para os tomadores de decisão. A presente proposta resulta da decisão de várias Universidades Federais de formarem um consórcio que iniciasse trabalhos conjuntos em diversas áreas e, particularmente, na de Ciências do Mar. Esta parceria inicial foi capaz de atrair, com a sua proposta, pesquisadores de outras Universidades e órgãos que assimilaram tal filosofia de trabalho. O grupo assim formado entendeu que estes problemas só poderiam ser adequadamente enfrentados de maneira conjunta e coordenada, mediante a formação de uma rede de pesquisadores/instituições de Norte a Sul do país. O projeto compreende um total de 200 pesquisadores de 17 instituições. A equipe não pode ser toda listada poi o programa n.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jorge Pablo Castello - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 19


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Panamerican Journal of Aquatic Sciences
1999 - Atual
Periódico: Revista del INIDEP


Revisor de periódico


1978 - Atual
Periódico: Atlântica
2004 - Atual
Periódico: Fisheries Research
1990 - 1999
Periódico: Nerítica (Pontal do Sul)
1980 - Atual
Periódico: Revista do Inidep
1985 - Atual
Periódico: Frente Marítimo (Montevideo)
2008 - Atual
Periódico: Journal of Plankton Research
2005 - Atual
Periódico: Pan-American Journal of Aquatic Sciences
2004 - Atual
Periódico: Revista de Meio Ambiente e Desenvolvimento MADE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros Marinhos.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros Marinhos/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros Marinhos.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica/Especialidade: Gestão Costeira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Professor Emérito, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
2013
Medalha Biologia Marinha Brasil, Associação Brasileira de Biologia Marinha.
2009
TROFÉU " O FUTURO DA TERRA" Categoria Cadeias Produtivas", FAPERGS - Jornal do Comércio (RS).
2008
Distinção Universitária em Pesquisa 2008, Universidade Federal do Rio Grande.
2008
Destaque em Oceanografia, 23ª edição do Troféu Destaque Zona Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTANA, R.2017SANTANA, R. ; KINAS, P. G. ; MIRANDA, L. V. ; SCHWINGEL, P. R. ; CASTELLO, J. P. ; VIEIRA, J. P. . Bayesian state-space models with multiple CPUE data: the case of a mullet fishery. SCIENTIA MARINA, v. 81, p. 361-370, 2017.

2.
LEMOS, VALERIA M.2016LEMOS, VALERIA M. ; AVILA TROCA, DEBORA F. ; Castello, Jorge Pablo ; PAES VIEIRA, JOAO . Tracking the southern Brazilian schools of Mugil liza during reproductive migration using VMS of purse seiners. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 44, p. 238-246, 2016.

3.
ARAUJO, T. G.2014ARAUJO, T. G. ; CASTELLO, J. P. ; KINAS, Paul Gerard . Age, growth and mortality of the mullet Mugil liza in Brazil'ssouthern and southeastern regions. Fisheries Research, v. 149, p. 61, 2014.

4.
GARBIN, THAIS2014GARBIN, THAIS ; CASTELLO, JORGE P. . Changes in population structure and growth of skipjack tuna, Katsuwonus pelamis during 30 years of exploitation in the southwestern Atlantic. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 42, p. 534-546, 2014.

5.
COSTA, M. D.2014COSTA, M. D. ; MUELBERT, J. H. ; MORAES, L. E. ; VIEIRA, J. P. ; CASTELLO, J. P. . Estuarine early life stage habitat occupancy patterns of whitemouth croaker Micropogonias furnieri (Desmarest, 1830) from the Patos Lagoon, Brazil. Fisheries Research, v. 160, p. 77-84, 2014.

6.
POERSCH, LUÍS H.2014POERSCH, LUÍS H. ; MILACH, ÂNGELA M. ; CAVALLI, RONALDO O. ; WASIELESKY, WILSON JR. ; MÖLLER, OSMAR ; CASTELLO, JORGE P. . Use of a mathematical model to estimate the impact of shrimp pen culture at Patos Lagoon estuary, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 86, p. 1063-1076, 2014.

7.
CARVALHO, FELIPE M.2013CARVALHO, FELIPE M. ; CASTELLO, JORGE P. . Argentine anchovy (Engraulis anchoita) stock identification and incipient exploitation in southern Brazil. Latin American Journal of Aquatic Research, v. 41, p. 820-827, 2013.

8.
PINHEIRO, I. E. G.2013PINHEIRO, I. E. G. ; GARCIA, J. ; CASTELLO, J. P. . Confirmed record of Seriola rivoliana (Valenciennes, 1833) in the Saint Peter and Saint Paul Archipelago. Journal of Applied Ichthyology, v. 29, p. 1370-1371, 2013.

9.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.2011CASTELLO, J. P.; POERSCH, Luís ; KRUMENAUER, Dariano ; Fóes, G. ; Wasielesky Jr, Wilson . THE EFFECT OF SOLIDS REMOVAL ON WATER QUALITY, GROWTH AND. International Journal of Recirculating Aquaculture, v. 12, p. 54-73, 2011.

10.
SCHROEDER, Fábio de Andrade2010SCHROEDER, Fábio de Andrade ; Castello, Jorge Pablo . An essay on the potential effects of climate change on fisheries in Patos Lagoon, Brazil. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 5, p. 148-158, 2010.

11.
PINHEIRO, IGOR EMILIANO G.2010PINHEIRO, IGOR EMILIANO G. ; Castello, Jorge Pablo . CARACTERIZAÇÃO E COMPARAÇÃO DA ABUNDÂNCIA E DIVERSIDADE DE PEIXES RECIFAIS EM DIFERENTES ENSEADAS DA ILHA DO ARVOREDO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A -RESERVA BIOLÓGICA MARINHA (REBIOMAR) DO ARVOREDO-. Atlântica, v. 32, p. 127-140, 2010.

12.
Möller, Osmar O.2009Möller, Osmar O. ; CASTELLO, J. P. ; Vaz, Ana Carolina . The Effect of River Discharge and Winds on the Interannual Variability of the Pink Shrimp Farfantepenaeus paulensis Production in Patos Lagoon. Estuaries and Coasts, v. 32, p. 787-796, 2009.

13.
CASTELLO, J. P.2009CASTELLO, J. P.; Sunyé, P. ; HAIMOVICI, Manuel ; HELLEBRANDT, Denis . Fisheries in southern Brazil: a comparison of their management and sustainability. Journal of Applied Ichthyology, v. 25, p. 287-293, 2009.

14.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.2008CASTELLO, J. P.; POERSCH, Luis Henrique ; VASCONCELLOS, M. C. ; CAVALLI, Ronaldo ; WASIELESKY, Wilson . Rearing Shrimps in Pens: A Predictive Model for impact assessments. Estuaries, v. 31, p. 215-222, 2008.

15.
SCHROEDER, Fábio de Andrade2008SCHROEDER, Fábio de Andrade ; CASTELLO, J. P. . ?Associated School?: A New Tuna Fishery In Southern Brazil ? Description And Comparison. Collective Volume of Scientific Papers. International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas, v. 62, p. 586-592, 2008.

16.
POERSCH, Luis Henrique2007POERSCH, Luis Henrique ; CASTELLO, J. P. ; WASIELESKY, Wilson Farncisco ; CAVALLI, Ronaldo . The challenge of a sustainable aquaculture: Effects on the environment of the estuary of the Patos Lagoon. Journal of Coastal Research, v. 47, p. 130-135, 2007.

17.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.2007CASTELLO, J. P.. Gestão Sustentável dos recursos pesqueiros, isto é realmente possível?. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 2, p. 47-52, 2007.

18.
SCHROEDER, Fábio de Andrade2007SCHROEDER, Fábio de Andrade ; CASTELLO, J. P. . ?Cardume associado?: Nova modalidade de pesca de atuns no sul do Brasil - Descrição e comparação. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 2, p. 66-74, 2007.

19.
Velasco, G.C.2007Velasco, G.C. ; Araújo, J.N. ; CASTELLO, J. P. ; Oddone , Maria Cristina . Exploring MSY strategies for elasmobranchs in an ecosystem perspective. Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 2, p. 163-178, 2007.

20.
CASTELLO, L.2007CASTELLO, L. ; CASTELLO, J. P. ; HALL, C. A. . Problemas en el estudio y manejo de pesquerías tropicales. Gaceta Ecologica, v. 84-85, p. 65-74, 2007.

21.
POERSCH, Luis Henrique2006POERSCH, Luis Henrique ; CAVALLI, Ronaldo ; WASIELESKY, Wilson ; CASTELLO, J. P. ; PEIXOTO, S. . Perspectivas para o desenvolvimento dos cultivos de camarões marinhos no estuário da Lagoa dos Patos, RS. Ciência Rural, v. 36, p. 1337-1343, 2006.

22.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.2005CASTELLO, J. P.. Engraulis anchoita (Hubbs & Marini, 1935). Série Documentos Revizee - Score Sul, São Paulo, v. 05, p. 52-56, 2005.

23.
Velasco, G.C.2005Velasco, G.C. ; CASTELLO, J. P. . An ecotrophic model of southern Brazil continental shelf and fisheries scenarios for Engraulis anchoita (Pisces, Engraulididae). Atlântica, Rio Grande, v. 27, p. 100-108, 2005.

24.
POERSCH, Luis Henrique2005POERSCH, Luis Henrique ; CASTELLO, J. P. ; CAVALLI, Ronaldo . Perspectivas para o desenvolvimento dos cultivos de camarões marinho no estuário da Lagoa dos Patos, RS. Ciência Rural, 2005.

25.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.2004CASTELLO, J. P.. Manejo da Pesca e a Interdisciplinaridade. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, v. 10, p. 163-168, 2004.

26.
CASTELLO, L.2003CASTELLO, L. ; CASTELLO, J. P. . Anchovy stocks (Engraulis anchoita) and larval growth in the SW Atlantic. Fisheries Research, v. 59, p. 409-421, 2003.

27.
FREIRE, K.2000FREIRE, K. ; CASTELLO, J. P. . Feeding habits of Engraulis anchoita larvae off southern Brazil. Boletim do Instituto de Pesca, Santos, v. 26, n.2, p. 189-201, 2000.

28.
REIS, Enir Girondi1999REIS, Enir Girondi ; ASMUS, Milton Lafourcade ; CASTELLO, J. P. ; CALLIARI, L. . Building human capacity on coastal and ocean management. Implementing the Train-Sea-Coast Programme in Brazil.. Ocean &Coastal Management, Delaware, USA, v. 42, p. 211-228, 1999.

29.
VASCONCELLOS, M. C.1998 VASCONCELLOS, M. C. ; FREIRE, K. F. ; CASTELLO, J. P. . Distribution patterns and feeding success of anchovy, Engraulis anchoita, larvae off southern Brazil. Scientia Marina, Vigo, v. 62, n.4, p. 385-392, 1998.

30.
ASMUS, Milton Lafourcade1997ASMUS, Milton Lafourcade ; CASTELLO, J. P. ; REIS, Enir Girondi ; CALLIARI, L. . Exchange and inter-relationship among the watershed, coastal lagoons, and coastal ocean ecosystems: A Train-Sea-Coast course for the Brazilian Coastal Zone.. Proceedings of the 3rd. International Conference on the Environmental Management of Enclosed Seas (EMECS), Stockholm,Sweden, p. 449-451, 1997.

31.
REIS, Enir Girondi1996REIS, Enir Girondi ; CASTELLO, J. P. . Growth Parameters Of White-Croaker (Micropogonias Furnieri) Derived From Length Compositions.. ATLÂNTICA, RIO GRANDE, v. 18, n.-, p. 101-122, 1996.

32.
VASCONCELLOS, M. C.1996VASCONCELLOS, M. C. ; CASTELLO, J. P. . Distribución de Larvas de Anchoíta (Engraulis Anchoita) Y El Ambiente Oceanográfico En El Sur de Brasil.. ATLÂNTICA, RIO GRANDE, v. 18, n.--, p. 77-100, 1996.

33.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1995CASTELLO, J. P.; VASCONCELLOS, M. C. . Growth Rate Of Anchovy (Engraulis Anchoita) Larvae Caught Off Cape Marta Grande (Brazil).. Arch Fish Mar Res, v. 42, n.3, p. 263-281, 1995.

34.
LIMA, I. D.1995LIMA, I. D. ; CASTELLO, J. P. . Distribution And Abundance Of Southwest Atlantic Anchovy Spawners (Engraulis Anchoita) In Relation To Oceanographic Processes In The Southern Brazilian Shelf.. Fisheries Oceanography, Estados Unidos, v. 4, n.1, p. 1-17, 1995.

35.
SCHWINGEL, P. R.1994SCHWINGEL, P. R. ; CASTELLO, J. P. . La Alimentacion de Anchoita (Engraulis Anchoita) En El Sur de Brasil.. Frente Marítimo, Montevideu, v. 15, p. 67-86, 1994.

36.
LIMA, I. D.1994LIMA, I. D. ; CASTELLO, J. P. . Distribucion Y Abundancia de Engraulis Anchoita En La Costa Sur de Brasil.. Frente Marítimo, Montevideu, v. 15, p. 87-100, 1994.

37.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1993CASTELLO, J. P.. A Zona Economica Exclusiva e Os Recursos Vivos do Mar Na Regiao Sudeste-Sul do Brasil.. Imago Maris, Rio Grande, v. 1, n.3, 1993.

38.
MELLO, R. M.1993MELLO, R. M. ; CASTELLO, J. P. . Pesqueria de Atunes Y Pez Espada Por La Flota Arrendada de Rio Grande,Brasil.. FRENTE MARITIMO, Montevideu, v. 14, p. 125-133, 1993.

39.
VILELA, M. J.1993VILELA, M. J. ; CASTELLO, J. P. . Dinamica Poblacional Del Barrilete (Katsuwonus Pelamis), Explotado En La Region Sudeste-Sur Del Brasil En El Periodo 1980-1986.. FRENTE MARITIMO, Montevideu, v. 14, p. 111-124, 1993.

40.
RUFFINO, M. L.1992RUFFINO, M. L. ; CASTELLO, J. P. . Dinamica Poblacional Del Camaron (Artemesia Longinaris) Del Sur de Brasil.. FRENTE MARITIMO, Montevideu, v. 12, p. 71-81, 1992.

41.
MELLO, R. M.1992MELLO, R. M. ; CASTELLO, J. P. ; FREIRE, K. F. . Asociacion de Especies Pelagicas Marinas En El Sur de Brasil Durante Invierno Y Primavera.. Frente Marítimo, Montevideu, v. 11, p. 63-70, 1992.

42.
RUFFINO, M. L.1992RUFFINO, M. L. ; CASTELLO, J. P. . Alteracoes Na Fauna Acompanhante da Pesca do Camarao Barba-Ruca (Artemesia Longinaris) Nas Imediacoes da Barra de Rio Grande, Rs.. Nerítica, Curitiba, v. 7, n.1, p. 43-55, 1992.

43.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.; HABIAGA R. G. P. ; AMARAL, J. C. ; LIMA, I. D. . Prospecção Hidro-Acústica e Avaliacão de Biomassa de Sardinha e da Anchoita, Na Regiao Sudeste-Sul do Brasil: Outubro-Novembro; 1988 (Wongtschowski & Saccardo, Coord.). Pub Esp Instituto Oceanográfico, São Paulo, v. 8, p. 15-29, 1991.

44.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.; VILELA, J. M. . Estudio de La Edad Y Del Crecimiento Del Barrilete (Katsuwonus Pela- Mis) En La Region Sur Y Sudeste de Brasil.. Frente Marítimo, Montevideu, v. 9, n.Sec.A, p. 29-35, 1991.

45.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.; DUARTE, A. ; MOLLER, O. O. ; NIENCHESKI, F. ; ODEBRECHT, C. ; WEISS, G. ; HABIAGA, R. P. ; BELLOTTO, V. R. ; KITZMAN, D. ; SOUTO, C. ; SOUZA, R. B. ; CIOTTI, A. M. ; FILLMAN, G. ; SCHWINGEL, P. R. ; BERSANO, J. C. ; CIRANO, M. ; LIMA JR, I. ; MELLO, R. ; MONTEIRO, A. ; RESGALLA JR, C. ; SOARES, I. ; SUZUKI, M. . On The Importance Of Coastal And Sub-Antartic Waters For The Shelf Ecosystem Off Rio Grande do Sul.. Aciesp, São Paulo, v. 1, n.1, p. 112-129, 1991.

46.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.; HAIMOVICI, M. . Simpósio da Furg Sobre Pesquisa Pesqueira: Comentários e Recomendações. Atlántida (Madrid), Rio Grande, v. 13, n.1, p. 5-9, 1991.

47.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.. Estructura de La Poblacion, Crecimiento Y Reproduccion de Engraulis Anchoita (Hubbs Y Marini, 1935) En El Sur de Brasil.. MIMEO DO DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA, FURG. RIO GRANDE., p. 19-22, 1991.

48.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1991CASTELLO, J. P.. Pescarias e Ecologia na Região Sudeste-Sul do Brasil. Anais do II Simpósio de Ecossistemas da Costa do Sul e Sudeste Brasileira. Estrutura, Função e Manejo.. Pub Aciesp, São Paulo, v. 71, n.4, p. 40-43, 1991.

49.
SCHWINGEL, P. R.1990SCHWINGEL, P. R. ; CASTELLO, J. P. . Validacion de La Edad Y Crecimiento de La Corvina (Micropogonias furnieri) En El Sur de Brasil.. Frente Marítimo, v. 7, p. 19-24, 1990.

50.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1988CASTELLO, J. P.; HABIAGA, R. P. . The Skipjack Tuna Fishery In The Southern Brazil.. Iccat Coll Vol Sc Pap, Madrid, v. 30, n.1, p. 6-19, 1988.

51.
HABIAGA R. G. P.1986HABIAGA R. G. P. ; CASTELLO, J. P. . Experiencias de Pesca Com Rede de Arrasto de Meia Agua Na Plataforma Continental do Rio Grande do Sul.. Anais do VI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, Curitiba, p. 235-247, 1986.

52.
HABIAGA, R. P.1986HABIAGA, R. P. ; CASTELLO, J. P. ; VILELA, J. M. A. ; PALUDO, M. L. P. . Ocorrencia de Bonito (Katsuwonus Pelamis) Frente Ao Rio Grande do Sul.. Anais do IV Congresso Brasileiro de Engenharia da Pesca, Curitiba, p. 249-272, 1986.

53.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1986CASTELLO, J. P.. Distribucion, Crecimiento Y Maduracion Sexual de La Corvina Juvenil (Micropogonias Furnieri) En El Estuario de La Lagoa dos Patos, Brasil.. Physis, Buenos Aires, v. 44, n.106, p. 21-36, 1986.

54.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1985CASTELLO, J. P.. La Ecologia de Los Consumidores Del Estuario de Lagoa dos Patos, Brasil. In Fish Community Ecology In Estuaries And Coastal Lagoons: Towards An Ecosystem Integration Ed. Por A.Yanez-Arancibia.. Universidade Nac Aut Mex Chap, México, v. 17, p. 383-406, 1985.

55.
WEIS, M. L.1983WEIS, M. L. ; CASTELLO, J. P. . Interpretacão da Idade e Cálculo da Curva de Crescimento do Jundiá (Rhamdia quelen) do Banhado de Santa Catarina, Rs.. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 5, p. 103-126, 1983.

56.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1982CASTELLO, J. P.; HABIAGA R. G. P. . Resultados Preliminares de Avaliação de Pequenos Peixes Pelágicos Usando Técnicas Hidro-Acústicas Na Plataforma Continental do Rio Grande do Sul. Anais do 1o. Simpósio Naval de Sonar. 14-17/04/82. Ipqm, Cabo Frio, RJ, v. 2, p. 1-19, 1982.

57.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1978CASTELLO, J. P.; KRUG, L. C. . Distribution, Growth And Spawning Groups Of The Manjuba (Lyncengraulis grossidens) In The Lagoa dos Patos Estuary.. Atlântica, Rio Grande, v. 3, p. 33-46, 1978.

58.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1978CASTELLO, J. P.; MOLLER, O. O. . On The Relationship Between Rainfall And Shrimp Production In The Estuary Of The Patos Lagoon (Rio Grande do Sul, Brazil). Atlântica, Rio Grande, v. 3, p. 67-74, 1978.

59.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1978CASTELLO, J. P.; MOLLER, O. O. . Informe Sobre El Muestreo Bioestadistico de Desmbarque de Pescado En El Puerto de Mar Del Plata. Periodo: Enero 1972 - Diciembre 1974.. ATLANTICA, RIO GRANDE, n.3, p. 67-74, 1978.

60.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1977CASTELLO, J. P.; MOLLER, O. O. . Sobre As Condicões Oceanográficas No Rio Grande do Sul, Brasil.. Atlântica, Rio Grande, v. 2, n.2, p. 25-110, 1977.

61.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1976CASTELLO, J. P.; COUSSEAU, M. B. . Observaciones Sobre La Caballa (Scomber japonicus marplatensis).. Physis, Buenos Aires, Seç. A, v. 35, n.91, p. 109-203, 1976.

62.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1975CASTELLO, J. P.. Observaciones Sobre La Estructura de La Poblacion de Anchoita En El Periodo 1968-1973.. Physis, Buenos Aires, v. 34, n.83, p. 21-29, 1975.

63.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1975CASTELLO, J. P.; COUSSEAU, M. B. ; BUONO, J. J. . Abundancia Relativa de La Merluza (Merluccius merluccius hubbsi) En El periodo 1966-1973.. Physis, Buenos Aires, v. 34, n.89, p. 335-353, 1975.

64.
BRANDHORST, W.1974BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; COUSSEAU, M. B. ; CAPEZZANI, D. A. . Evaluacion de Los Recursos de Anchoíta (Engraulis anchoita) Frente A La Argentina Y Uruguay.VIII. Desova, Crecimiento, Mortalidad e Estructura de La Población.. Physis, Buenos Aires, Sec. A, v. 33, n.86, p. 37-58, 1974.

65.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1974CASTELLO, J. P.; COUSSEAU, M. B. . Investigaciones Sobre Edad En Juveniles de Anchoita.. Physis, Buenos Aires, Sec. A, v. 33, n.86, p. 59-74, 1974.

66.
COUSSEAU, M. B.1974COUSSEAU, M. B. ; VIRASORO, C. ; CASTELLO, J. P. . Sobre La Biologia de La Sardina (Sprattus fueguensis) de La Costa Santacrucenã.. Anales de La 2a Reunión Del Grupo Internacional Para El Océano Austral, Buenos Aires, 15-19/08, v. 74, p. 13-14, 1974.

67.
BRANDHORST, W.1974BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; COUSSEAU, M. B. ; CAPEZZANI, D. A. Y. . Informe Sobre El Muestreo Bioestadistico de Desembarque Del Puerto de Mar Del Plata. Periodo: Enero 1968 - Diciembre 1971.. PHYSIS, SEC. A, BUENOS AIRES, v. 33, n.86, p. 37-58, 1974.

68.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1973CASTELLO, J. P.. Métodos de Evaluación de Abundancia de Peces. In: La Pesca Comercial En Argentina Ed. Por A. Malaret.. Fundación Argentina de Estudios Marítimos, Buenos Aires, p. 17-27, 1973.

69.
BRANDHORST, W.1972BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. . Evaluación de Los Recursos de Anchoíta Frente A La Argentina Y Uruguay.VII. Estimación Del Efectivo En 1970.. Proy Des Pes Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº, v. 39, p. 1-19, 1972.

70.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; HABIAGA, R. P. ; ROA, B. H. . Evaluacion de Los Recursos de Anchoita (Engraulis anchoita) Frente A Argentina Y Uruguay. V. Abundancia Relativa Entre Las Latitudes 39 S Y 45 S En Relacion A Las Condiciones Ambientales En Febrero-Marzo de 1970.. Proy Des Pesq Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº, v. 32, p. 1-47, 1971.

71.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. . Evaluación de Los Recursos de Anchoíta (Engraulis anchoita) Frente A Argentina Y Uruguay. I. Las Condiciones Oceanográficas, Sinopsis Del Conocimiento Actual Sobre La Anchoíta Y El Plan Para Su Evaluación.. Proy Des Pesq Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº, v. 29, p. 1-63, 1971.

72.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. . Utilización de Los Métodos Acústicos En Las Investigaciones Pesqueras.Simposio de La Carpas Sobre El Uso de Instrumentos Acústicos En La Investigación de Los Recursos Pesqueros Y En La Pesca.. Carpas V, Mar del Plata, Doc. Inf. Nº, v. 12, p. 1-9, 1971.

73.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; HABIAGA R. G. P. ; ROA, B. H. . Evaluacion de Los Recursos de Anchoita (Engraulis Anchoita) Frente A Argentina Y Uruguay. V. Abundancia Relativa Entre Las Latitudes 34 30' Y 42 00' En Relacion A Las Condiciones Ambientales En Octubre- Noviembre de 1970.. Proy Des Tec Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº:, v. 37, p. 1-39, 1971.

74.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; HABIAGA, R. P. ; ROA, B. H. . Evaluación de Los Recursos de Anchoíta (Engraulis anchoita) Frente A Argentina Y Uruguay.III. Abundancia Relativa Entre Las Latitudes 34º40 Y 42º10 En Relación A Las Condiciones Ambientales En Mayo-Junio de 1970.. Proy Des Pesq Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº:, v. 34, p. 1-39, 1971.

75.
BRANDHORST, W.1971BRANDHORST, W. ; CASTELLO, J. P. ; HABIAGA, R. P. ; ROA, B. H. . Evaluación de Los Recursos de Anchoíta (Engraulis anchoita) Frente A Argentina Y Uruguay. IV. Abundancia Relativa Entre Las Latitudes 34º 30 y 44º 10 En Relación A Las Condiciones Ambientales En Agosto-Septiembre de 1970.. Proy Des Pesq Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº:, v. 36, p. 1-35, 1971.

76.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1969CASTELLO, J. P.; COUSSEAU, M. B. . Resultados Del Muestreo Bioestadístico de La Anchoíta (Engraulis anchoita) Del Litoral Bonaerense.. Carpas Doc Tec, Rio de Janeiro, Pub., Nº:, v. 13, p. 1-13, 1969.

77.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1969CASTELLO, J. P.; GAGLIARDI, R. . Informe Sobre Estudios de Edad Y Maduracion Sexual En El Bonito (Sarda sarda), Bloch 1793.. Carpas IV Doc Tec, Rio de Janeiro, Nº:, v. 10, p. 1-4, 1969.

78.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1969CASTELLO, J. P.; COUSSEAU, M. B. . Estudios Sobre Edad Y Crecimiento de La Anchoíta (Engraulis anchoita).. Carpas IV Doc Tec, Rio de Janeiro, Nº:, v. 13, p. 1-13, 1969.

79.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1969CASTELLO, J. P.; HAMRE, J. . Age And Growth Of Mackerel From Skagerak And The Northern North Sea.. Ices Cm 1969 H7 Pelagic Fish Committee, Dublin, p. 1-13, 1969.

80.
AASEN, O.1969AASEN, O. ; CASTELLO, J. P. . Reconocimiento Ecoico de La Anchoíta e Investigaciones Ambientales En Aguas de La Plataforma Entre Las Latitudes 37º S Y 41º S.. Proy Des Pesq Ser Inf Tec, Mar del Plata, Pub. Nº:, v. 11, p. 1-7, 1969.

81.
CAPEZZANI, D. A.1969CAPEZZANI, D. A. ; CASTELLO, J. P. . Consideraciones Acerca de La Determinación de Una Unidad de Esfuerzo de Pesca Pelagica Para La Flota de Embarcaciones Costeras Del Puerto de Mar Del Plata.. Carpas Doc Tec, Rio de Janeiro, Nº:, v. 33, p. 1-3, 1969.

82.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1968CASTELLO, J. P.. Sintesis de Los Resultados Obtenidos En Las Campanãs de Exploración Pesquera, Reconocimiento Ecoico e Investigación Ambiental, Que Ha ReaLizado El Proyeto de Desarrollo Pesquero (Gob. Argentino-Naciones Unidas/FAO) Para La Anchoíta Y El Bonito.. Carpas IV Doc Tec, Rio de Janeiro, Nº:, v. 2, p. 1-6, 1968.

83.
COUSSEAU, M. B.1968COUSSEAU, M. B. ; CASTELLO, J. P. ; CAPEZZANI, D. A. ; GAGLIARDI, R. ; SILVOSA, J. M. . Informe Sobre El Plan de Muestreo Bioestadístico de Desembarque de Pescado.. Instituto de Biolgia Marina Dirección General de Pesca Julio de 1968, Mar del Plata., p. 1-75, 1968.

84.
LOPEZ, R. B.1968LOPEZ, R. B. ; CASTELLO, J. P. . Las Corvinas Del Rio de La Plata. MACN,. Museo Bernardino Rivadavia Extra Nueva Série 67, Buenos Aires, SHN, vol., v. 1, p. 14-27, 1968.

85.
CAPEZZANI, D. A. Y.1968CAPEZZANI, D. A. Y. ; CASTELLO, J. P. . Nuevas Observaciones Sobre La Anchoita En Las Aguas Costeras de La Pcia. de Buenos Aires.. CARPAS, DOC. TEC. RIO DE JANEIRO, n.33, p. 1-3, 1968.

86.
CASTELLO, J. P.;Castello, Jorge Pablo;CASTELLO, JORGE P.1968CASTELLO, J. P.. Informe Preliminar Del Viaje de Prospeccion Pesquera Del Buque de In- Vestigacion Alther Herwig Junio-Agosto de 1966.. CARPAS IV DOC. TEC. RIO DE JANEIRO, n.2, p. 1-6, 1968.

87.
COUSSEAU, M. B.1968COUSSEAU, M. B. ; CASTELLO, J. P. ; CAPEZZANI, D. A. Y. ; GAGLIARDI, R. ; SILVOSA, J. M. . Evaluacion de La Merluza En Mar Argentino En El Ano 1973, Entre Las Latitudes 40 30s Y 48 30s Segun Datos Del B/I Profesor Siedlecki.. INST. BIOL. MAR. Y DIR. GEN. PESCA, JULIO DE 1968. (SUBSIDIO CAFPTA PLAN). MAR DEL PLATA, n.801, p. 1-75, 1968.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASTELLO, JORGE P.; KRUG, L. C. (Org.) . Introdução às Ciências do Mar. 1. ed. Pelotas (RS): Editota Textos, 2015. v. 1. 602p .

2.
SEELIGER, U. ; ODEBRECHT, C. ; CASTELLO, J. P. . Subtropical Convergence Environment. The Coast And Sea In The South Western Atlantic. 1. ed. BERLIN: SPRINGER, 1997. v. 1. 308p .

3.
CASTELLO, J. P.. Diagnostico Ambiental e Oceanico da Região Sul e Sudeste do Brasil. RIO DE JANEIRO: FUNDESPA, 1994. 472p .

Capítulos de livros publicados
1.
POERSCH, Luis Henrique ; MILACH, A. M. ; CAVALLI, R. ; CASTELLO, JORGE P. ; WASIELESKY, WILSON JR. . Uso de modelo matemático para determinação do número de cercados para o cultivo do camarão Farfantepenaeus paulensis em baías rasas no estuário da Lagoa dos Patos. In: Wasielesky, Jr & Poersch, L.H.. (Org.). Cultivo de camarões em gaiolas e cercados no estuário da Lagoa dos Patos. 1ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2016, v. 1, p. 335-348.

2.
CASTELLO, JORGE P.; KRUG, L. C. . As Ciências do Mar. In: Jorge P Castello e Luiz Carlos Krug. (Org.). Introdução às Ciências do Mar. 1ed.Pelotas (RS): Editora Textos, 2015, v. 1, p. 10-24.

3.
PERES, Angel ; CASTELLO, JORGE P. ; ABREU, Paulo César . Recursos Marinhos Vivos. In: Jorge P Castello e Luiz Carlos Krug. (Org.). Introdução às Ciências do Mar. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 382-407.

4.
CASTELLO, J. P.; Sunyé, P. ; HAIMOVICI, M. ; HELLEBRANDT, Denis . Pescarias Marinhas e Estuarinas do sul do Brasil: Comparação de Manejo e Sustentabilidade. In: Haimovici, M.. (Org.). Sistemas Pesqueiros Marinhos e Estuarinos do Brasil. 1ed.Santa Maria: Pallotti, 2011, v. , p. 157-180.

5.
Castello, Jorge Pablo. Embarques Científicos. In: Danilo Calazans. (Org.). Estudos Oceanográficos: do instrumemntal ao prático. Pelotas - RS: Editora Texto, 2011, v. , p. 18-29.

6.
CASTELLO, JORGE P.; Sunyé, P. ; HAIMOVICI, Manuel ; HELLEBRANDT, Denis . SISTEAS PESQUEIROS MARINHOS E ESTUARINOS DO BRASIL. In: CASTELLO, JP. (Org.). PESCARIAS MARINHAS E ESTAURINAS DO SUL DO BRASIL: Comparação de manejo e sustentabilidade. 1ed.Rio Grande - RS: Editora da FURG, 2011, v. u, p. 93-104.

7.
MADUREIRA, L. S. P. ; CASTELLO, J. P. ; PRENTICE-HERNANDEZ, C. ; QUEIROZ, MI ; SANTO, M. E. ; RUIZ, WA ; HANSEN, J. . Current and potential alternate food uses of the Argentine anchoita (Engraulis anchoita) in Argentina, Uruguay and Brazil. In: HASAN, M R and HALWART, M. (Org.). FISH AS FEED INPUTS FOR AQUACULTURE. 1ed.ROMA: FAO, 2009, v. 518, p. 269-288.

8.
ALMUDI, Thiago ; KALIKOSKI, Daniela ; CASTELLO, J. P. . Territorial control as a fisheries management instrument: the case of artisanal fisheries in the estuary of the Patos Lagoon, southern Brazil.. In: J. L. Nielsen, J. J. Dodson, K. Friedland, T. R. Hamon, J. Musick, and E. Verspoor, editors. (Org.). Reconciling fisheries with conservation. Bethesda, Maryland: American Fisheries Society, 2008, v. 49, p. 187-196.

9.
BARROSO, G. F. ; POERSCH, Luis Henrique ; CASTELLO, J. P. ; CAVALLI, Ronaldo . PREMISSAS PARA A SUSTENTABILIDADE DA AQÜICULTURA COSTEIRA. In: Gilberto Fonseca Barroso,Luís Henrique da Silva Poersch e Ronaldo Olivera Cavalli. (Org.). SISTEMAS DE CULTIVOS AQÜÍCOLAS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL: RECURSOS, TECNOLOGIAS, ASPECTOS AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. 26ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007, v. , p. 15-24.

10.
CASTELLO, J. P.; POERSCH, Luis Henrique ; VASCONCELLOS, M. C. ; WASIELESKY, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo . PREVISÃO DE IMPACTO DA CRIAÇÃO DE CAMARÕES EM CERCADOS ATRAVÉS DE MODELO DE SIMULAÇÃO AMBIENTAL. In: G.F. Barroso; L.Poersch e R. Cavalli. (Org.). SISTEMAS DE CULTIVOS AQÜÍCOLAS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL:RECURSOS, TECNOLOGIAS, ASPECTOS AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. 26ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007, v. , p. 53-60.

11.
POERSCH, Luis Henrique ; CASTELLO, J. P. ; WASIELESKY, Wilson ; KRUEMENAUR, D. ; CAVALLI, Ronaldo . INFLUÊNCIA DA CRIAÇÃO DE CAMARÕES EM VIVEIROS SOBRE A QUALIDADE DE ÁGUA E COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA. In: Barroso, G.F.; Poersch, L; Cavalli R.. (Org.). SISTEMAS DE CULTIVOS AQÜÍCOLAS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL:RECURSOS, TECNOLOGIAS, ASPECTOS AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. 26ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007, v. , p. 69-74.

12.
POERSCH, Luis Henrique ; BEMVENUTI, Carlos Emilio ; NIENCHESKI, Luiz Felipe ; CASTELLO, J. P. . INFLUÊNCIA DA CRIAÇÃO DE PEIXES EM VIVEIROS SOBRE A QUALIDADE DE ÁGUA E COMUNIDADE BENTÔNICA. In: Barroso, G.F.; Poersch, L e Cavalli R.. (Org.). SISTEMAS DE CULTIVOS AQÜÍCOLAS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL:RECURSOS, TECNOLOGIAS, ASPECTOS AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. 26ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007, v. , p. 75-80.

13.
WASIELESKY, Wilson ; POERSCH, Luis Henrique ; PEIXOTO, S. ; SOARES, R. ; CASTELLO, J. P. ; CAVALLI, Ronaldo . PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CULTIVOS MARINHOS NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS. In: Barroso, G.F; Poersch, L. e Cavalli R.. (Org.). SISTEMAS DE CULTIVOS AQÜÍCOLAS NA ZONA COSTEIRA DO BRASIL: RECURSOS, TECNOLOGIAS, ASPECTOS AMBIENTAIS E SÓCIO-ECONÔMICOS. 26ed.Rio de Janeiro: Museu Nacional, 2007, v. , p. 81-86.

14.
MADUREIRA, L. S. P. ; CASTELLO, J. P. ; HANSEN, J. ; AMRIN, S. F. ; PRENTICE-HERNANDEZ, C. ; QUERIROZ, M. I. ; AVDALOV, N. ; RAGGI, Patrizia Abdallah . COMPONENT 4: USE OF WILD FISH AND/OR OTHER AQUATIC SPECIES TO FEED CULTURED FISH AND THE IMPLICATIONS TO FOOD SECURITY AND POVERTY ALLEVIATION CASE STUDY: SOUTH AMERICAN ANCHOVY (ENGRAULIS ANCHOITA). In: Coord. Madureira L.S.P.. (Org.). TOWARDS SUSTAINABLE AQUACULTURE:SELECTED ISSUES AND GUIDELINES. Roma: FAO, 2007, v. , p. -.

15.
CASTELLO, J. P.. Síntese sobre a anchoíta (Engraulis anchoita) no sul do Brasil. In: Haimovici, M. (Org.). A prospecção pesqueira e abundância de estoques marinhos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990: Levantamento de dados e avaliação crítica.. Brasília: MMA/SMCQ, 2007, v. , p. 197-218.

16.
CASTELLO, J. P.. Síntese sobre o bonito-listrado (Katsuwonus pelamis). In: Haimovici, M.. (Org.). A prospecção pesqueira e abundância de estoques marinhos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990: Levantamento de dados e avaliação crítica.. Brasília: MMA/SMCQ, 2007, v. , p. 219-224.

17.
CASTELLO, J. P.. Síntese sobre a sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis). In: Haimovici. M.. (Org.). A prospecção pesqueira e abundância de estoques marinhos no Brasil nas décadas de 1960 a 1990: Levantamento de dados e avaliação crítica.. Brasília: MMA/SMCQ, 2007, v. , p. -.

18.
ISAAC, Victoria N ; MARTINS, Agnaldo Silva ; HAIMOVICI, M. ; RAGGI, Patrizia Abdallah ; CASTELLO, J. P. ; HELLEBRANDT, Denis . Diagnóstico da Pesca no Litoral do Estado do Rio Grande do Sul. In: Isaac, V.J., Martins, A.S., Haimovici, M e Andriguetto, J.M. (Org.). A Pesca Marina e Estuarina do Brasil no Início do Século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais. Belém: UFPA, 2006, v. u, p. 157-180.

19.
ISAAC, Victoria N ; MARTINS, Agnaldo Silva ; HAIMOVICI, M. ; CASTELLO, J. P. ; Andriguetto, J.M. . Síntese do estado do conhecimento sobre a pesca marinha e estuarina do Brasil. In: Isaac, V.J., Martins, A.S., Haimovici, M e Andriguetto, J.M.. (Org.). A Pesca Marina e Estuarina do Brasil no Início do Século XXI: recursos, tecnologias, aspectos socioeconômicos e institucionais.. Belém: UFPA, 2006, v. unico, p. 181-186.

20.
CASTELLO, J. P.; ODEBRECHT, C. . The Convergence Ecosystem in the Southwest Atlantic.. In: SEELIGER, U.; KJERFVE, B.. (Org.). Coastal Marine Ecosystems of Latin America. 1ed.Berlim: Springer, 2001, v. 1, p. 147-165.

21.
VIEIRA, J. P. ; CASTELLO, J. P. . Ictiofauna. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J.P.. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 60-67.

22.
CASTELLO, J. P.. Teleosteos Pelagicos. In: Seeliger, U. ; Odebrecht, C.; Castello, J.P.. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 137-142.

23.
CASTELLO, J. P.; HAIMOVICI, M. ; ODEBRECHT, C. ; VOOREN, C. M. . A Plataforma e O Talude Continental. In: Seeliger; Odebrecht; Castello. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 189-198.

24.
CASTELLO, J. P.; ABREU, P. C. . Interações Entre Os Ambientes Estuarino e Marinho. In: Seeliger; Odebrecht; Castello. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 199-204.

25.
HAIMOVICI, M. ; CASTELLO, J. P. ; VOOREN, C. M. . Pescarias. In: Seeliger; Odebrecht; Castello. (Org.). OS ECOSSISTEMAS COSTEIRO E MARINHO DO EXTREMO SUL DO BRASIL. RIO GRANDE: ECOSCIENTIA, 1998, v. , p. 205-218.

26.
ABREU, P. C. ; CASTELLO, J. P. . Estuarine-Marine Interactions. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J.P.. (Org.). Subtropical Convergence Environments. The coast and sea in the Southwestern Atlantic. BERLIN: SPRINGER, 1997, v. , p. 179-182.

27.
CASTELLO, J. P.; HAIMOVICI, M. ; ODEBRECHT, C. ; VOOREN, C. M. . The Contimental Shelf and Slope. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J. P.. (Org.). Subtropical Convergence Environments. The coast and sea in the Southewestern Atlantic. BERLIN: SPRINGER, 1997, v. , p. 171-178.

28.
CASTELLO, J. P.. Pelagic Teleosts. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J. P.. (Org.). Subtropical Convergence Environments. The coast and sea in the Southwestern Atlantic. BERLIN: SPRINGER, 1997, v. , p. 123-128.

29.
VIEIRA, J. P. ; CASTELLO, J. P. . Fish Fauna. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J.P.. (Org.). Subtropical Covergence Environments. The Coast and Sea in the Southwestern Atlantic. BERLIN: SPRINGER, 1997, v. , p. 56-61.

30.
HAIMOVICI, M. ; CASTELLO, J. P. ; VOOREN, C. M. . Fisheries. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J.P.. (Org.). Subtropical Convergence Enviromenments. The coast and sea in the Southwestern Atlantic. Berlin: Springer, 1997, v. , p. 183-196.

31.
CASTELLO, J. P.. Conservação de Recursos Marinhos Vivos no Brasil. In: Agostinho Neto. (Org.). ENCONTRO BRASILEIRO DE ICTIOLOGIA,9. DOCUMENTO. MARINGÁ: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, 1992, v. , p. 86-96.

32.
CASTELLO, J. P.. Necton. In: FUNDESPA. (Org.). DIAGNOSTICO AMBIENTAL COSTEIRO E OCEANICO DA REGIAO SUL E SUDESTE DO BRASIL. São Paulo: Fundespa, 1992, v. , p. 65-73.

33.
CASTELLO, J. P.. Pescarias e Ecologia Na Região Sudeste-Sul do Brasil. In: Seeliger, U.; Odebrecht, C.; Castello, J.p.. (Org.). SIMPOSIO DE ECOSSISTEMAS DA COSTA SUL E SUDESTE BRASILEIRA: FUNÇÃO E MANEJO. SÃO PAULO: ACADEMIA DE CIENCIAS DE SÃO PAULO, 1991, v. , p. 40-43.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SCELZO, MARCELO A. SCELZOM. A. ; PENCHASZADEH, P. E. ; CASTELLO, JORGE P. . UNA INEDITA EXPERIENCIA INTERUNIVERSITARIA. LA MENSULA, p. 1 - 12, 02 jul. 2018.

2.
Castello, Jorge Pablo. CONVERSANDO COM UM OCEANOGRAFO. ECODEBATE, WWW.ECODEBATE.COM.BR, 28 fev. 2011.

3.
CASTELLO, J. P.; RAGGI, Patrizia Abdallah . O momento de repensar a economia pesqueira no Brasil.. Com Ciência; Laboratório de Jornalismo, Campinas, 10 mar. 2003.

4.
SCELZO, MARCELO A. SCELZOM. A. ; PENCHASZADEH, P. E. ; CASTELLO, J. P. . El Instituto de Biologia Marina, Argentina (1960-1974). Aportes a su historia.. Probiota, La Plata, p. 1 - 50.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHROEDER, Fábio de Andrade ; CASTELLO, J. P. . ALGUMAS PECULIARIDADES DA PESCA DE ATUM NO SUL DE BRASIL ? DESCRIÇÃO DA PESCA COM ?CARDUME ASSOCIADO?.. In: II SEGAP, 2006, Rio de Janeiro. Meio digital. Rio de Janeiro: COPPE UFRJ, 2006.

2.
CASTELLO, J. P.. MANEJO DA PESCA e a INTERDISCIPLINARIDADE (NO PRELO). In: INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO: DESAFIOS E AVANÇOS DO ENSINO E DA PESQUISA, 2005, Curitiba. Curitiba: Editora de Universidade Federal de Paraná, 2004.

3.
MARONE, Eduardo ; CASTELLO, J. P. ; LANA, Paulo da Cunha . Millenium Initiative: A brazilian case for coastal studies. In: Pacem in Maribus. The Ocean in the New Economy, 2002, Cape Town. Proceedings of PIM 2002 Conference, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, Thaís Garbin ; SCHROEDER, Fábio de Andrade ; CASTELLO, J. P. ; CAMPOS, Alberto Souza . COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E DINÂMICA POPULACIONAL DO BONITO-LISTRADO (Katsuwonus pelamis) NO SUL DO BRASIL, EM UM INTERVALO DE VINTE ANOS (1984 a 2004).. In: Congresso Brasileiro de Oceanoagrafia 2005, 2005, Vitória, 2005.

2.
CASTELLO, J. P.; GIACOMINI, Iara Bueno ; CAMPOS, Alberto Souza . DISTRIBUIÇÃO E ESTRUTURA POPULACIONAL DO XIXARRO NA REGIÃO SUL - SUDESTE DO BRASIL. In: Congresso Brasileiro de Oceanoagrafia 2005, 2005, Vitória, 2005.

3.
CASTELLO, J. P. . Distribuição quantitativa da ictiofauna da ilha do Arvoredo, Reserva biológica marinha do Arvoredo. Uma comparação entre áreas de pesca e área protegidas.. In: Congresso Brasileiro de Oceanoagrafia 2005, 2005, Vitória, 2005.

4.
CASTELLO, J. P.; PEREIRA, R. L. . A Anchoita do Sudeste do Brasil. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Mar del Plata, 2003. v. unico.

5.
CASTELLO, J. P.; HAIMOVICI, M. ; VASCONCELLOS, M. C. ; KALIKOSKI, Daniela ; HELLEBRANDT, Denis ; ALMUDI, Thiago . Caracterizando los sistemas pesqueros de Rio Grande do Sul, Brasil. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Mar del Plata, 2003. v. unico.

6.
CASTELLO, J. P.; POERSCH, Luis Henrique ; WASIELESKY, Wilson ; CAVALLI, Ronaldo . Efectos del cultivo del camarón Farfantepenaeus paulensis en cercos sobre los organismos presentes en el sedimento. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Mar del Plata. v. unico.

7.
CASTELLO, J. P.. Presente y futuro de las ciencias y tecnologia marinas en el desarrollo regional. In: V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar, 2003, Mar del Plata. V Jornadas Nacionales de Ciencias del Mar. Mar del Plata, 2003. v. unico.

8.
CASTELLO, J. P.. A Pesca e a Interdisciplinaridade. Mesa Redonda: O Quaternário e a Interdisciplinaridade; 13/10/03; : 1-4. In: O Quaternário e a Interdisciplinaridade, 2003, Recife. ; IX Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. Recife: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário. v. unico.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTELLO, J. P.. GESTIÓN PESQUERA Y CONSERVACIÓN: ES POSIBLE EVITAR EL COLAPSO?. In: II Reunión de Ciencia Tecnologia y Sociedad, 2006, Buenos Aires. Libro de Resúmenes. Buenos Aires: SBPC-AAPC, 2006.

2.
HELLEBRANDT, Denis ; RAGGI, Patrizia Abdallah ; HAIMOVICI, M. ; CASTELLO, J. P. . SISTEMAS PESQUEROS EN EL EXTREMO SUR DE BRASIL:APROXIMACION INTERDISCIPLINAR Y ANALISIS MULTIVARIADA. In: COLACMAR XI, 2005, Viña del Mar. Resúmenes del XI Congreso Latinoamericano de Ciencias del Mar. Viña del Mar: Pontificia Universidad Católica de Valparaíso - Chile, 2005.

3.
ALMUDI, Thiago ; KALIKOSKI, Daniela ; CASTELLO, J. P. . Territorial control as a fisheries management instrument: the case of artisanal fisheries in the estuary of Patos Lagoon, Southern Brazil.. In: 4th World Fisheries Congress, 2004, Vancouver. American Fisheries Society Abstracts, 2004.

4.
ISAAC, Victoria N ; MARTINS, Agnaldo Silva ; CASTELLO, J. P. ; DOXSEY, Jaime . Management Model for Brazil Coast Fisheries. In: 4th. World Fisheries Congress, 2004, Vancouver, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
PINHEIRO, I. E. ; Clayman, C.A. ; CASTELLO, JORGE P. ; Leite, T.S. . TROPHIC ROLE OF DEMERSAL MESOPREDATORS ON ROCKY REEFS IN AN EQUATORIAL ATLANTIC OCEAN ISLAND,. Journal of Applied Ichthyology, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTELLO, J. P.. Pesca no Brasil. Passado, Presente e Futuro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASTELLO, J. P.; VIEIRA, J. P. ; LEMOS, V. ; MORAES, L. ; ARAÚJO, Thaís Garbin ; SCHWINGEL, P. R. . Síntese, controversia e o que sabemos de novo sobre a tainha (Mugil liza). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
RAGGI, Patrizia Abdallah ; CASTELLO, J. P. . O momento de repensar a economia pesqueira no Brasil. Campinas - SP: Com Ciência. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 2003 (Texto Eletrônico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CASTELLO, J. P.. Síntese de dados biológicos, de dinâmica populacional e de prospeção pesqueira para anchoita (Engraulis anchoita), sardinha verdadeira (Sardinella brasiliensis) e bonito de barriga listrada (Katsuwonus pelamis). 1998.

2.
CASTELLO, J. P.. Necton. In: «Diagnóstico Ambiental Costeiro e Oceânico da Região Sul e Sudeste do Brasil »l. 1992.

3.
CASTELLO, J. P.. Sinopsis on the reproductive biology and early life history of Engraulis anchoita, and related environmental conditions in brazilian waters. In: IOC Workshop on Sardine/Anchovy Recruiment Project (SARP) in the Southwest Atlantic Workshop Rep. Nº65;p.. 1990.

4.
HABIAGA R. G. P. ; CASTELLO, J. P. ; PALUDO, M. . Relatório Final do Projeto BONITO II. Apresentado a FIPEC/Banco do Brasil. Mimeo do Dto. Oceanografia, FURG:1-45; Rio Grande. 1987.

5.
COUSSEAU, M. B. ; CASTELLO, J. P. ; COTRINA, C. ; SILVOSA, J. . Informe sobre el muestro bioestadístico de desembarque de pescado en el Puerto de Mar del Plata. Período:enero 1972- diciembre 1974. Contr. Inst. Biol. Mar. Nº330:1-67. Mar del Plata. 1977.

Trabalhos técnicos
1.
CASTELLO, J. P.. Descrição e comentários sobre a situação oceanográfica encontrada durante os cruzeiros do Projeto Talude. In:» Relatório Final do Projeto Talude« coord. por C.M. Vooren; entregue a FIPEC/Banco do Brasil;: 19-22; mimeo Dto. de Oceanografia; FURG. 1991.

2.
HABIAGA R. G. P. ; CASTELLO, J. P. ; VILELA, J. M. A. ; PALUDO, M. . Relatório Final do Projeto BONITO. Apresentado a FIPEC/Banco do Brasil.Mimeo do Dto. Oceanografia; FURG:1-79. Rio Grande. 1984.

3.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 14º cruzeiro, 20-22/12/76 e relatório do 15º cruzeiro, 10-13/01/77. B.O.A.; Ser. Rel.; Nº9:1-65. Rio Grande. 1978.

4.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 8º cruzeiro, 15-18/06/76 e relatório do 9º cruzeiro, 10-13/08/76. B.O.A.; Ser. Rel.; Nº5:1-70; Rio Grande. 1977.

5.
HAIMOVICI, M. ; CASTELLO, J. P. ; MORALLES, R. . Projeto Amostragem Bioestatística. 1º Relatório. B:O.A. Ser. Rel. Nº7:1-27. Rio Grande. 1977.

6.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 10º cruzeiro, 27/09 a 03/10/76 e relatório do 11º cruzeiro, 17-22/10/76. B. O. A.; Ser. Rel. Nº6:1-68. Rio Grande. 1977.

7.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatórios da 2ª transversal de bentos, 05/11/76, do 12º cruzeiro, 09-11/11/76 e do 13º cruzeiro, 20/11 a 04/12/76. B.O.A.; Ser. Rel.; Nº8:1-94. Rio Grande. 1977.

8.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 1º cruzeiro, 8 - 11/12/75; B.O.A.; Ser. Rel. Nº1: 1-35; Rio Grande. 1976.

9.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 2º cruzeiro, 7-10/01/76 e relatório do 3º cruzeiro 26-29/01/76. B. O. A. ; Ser. Rel. Nº2: 1-67; Rio Grande. 1976.

10.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório do 4º cruzeiro, B.O.A.; Ser. Rel. Nº3:1-64; Rio Grande.. 1976.

11.
CASTELLO, J. P.. Projeto Lagoa. Relatório da 1ª transversal de bentos, 8/6/76. Relatório do 6ºcruzeiro, 26-30/04/76 e relatório do 7º cruzeiro, 19-26/05/76 B.O.A.; Ser. Rel.; Nº4:1-106; Rio Grande. 1976.

12.
CASTELLO, J. P.. Evaluación de la merluza en el Mar Argentino en el año 1973, entre las latitudes 40º30S y 48º30S según datos del B/I Profesor SIEDLECKI Contr. Inst. Biol. Mar. Nº 285; Mar del Plata.. 1974.

13.
COUSSEAU, M. B. ; CASTELLO, J. P. ; COTRINA, C. ; SILVOSA, J. . Informe sobre el muestro bioestadístico de desembarque del Puerto de Mar del Plata. Período:enero 1968-diciembre 1971. Contr. Inst. Biol. Mar. Nº 244: 1-75; Mar del Plata. 1973.

14.
AASEN, O. ; CASTELLO, J. P. . Informe sobre un reconocimiento en la plataforma contimental entre Cabo San Antonio (Argentina) y Rio Grande(Brasil), con especial referencia al bonito (Sarda sarda). Proy. Des. Pes., Ser. Inf. Teç.; Pub. Nº 9:1-7; Mar del Plata.. 1969.

15.
CASTELLO, J. P.; AASEN, O. . Informe sobre estudios y experimentos de marcación del bonito en aguas de la plataforma entre Mar del Plata y Uruguay em abril -mayo de 1968. Proy. Des. Pes.; Ser. Inf. Teç.; Pub. Nº 12:1-6; Mar del Plata. 1969.

16.
CASTELLO, J. P.; GAGLIARDI, R. . Reconocimiento ecoico y pesca experimental de la anchoíta en el área de la plataforma comprendida entre las latitudes 36º y 46º40; 15-29 de octubre de 1968. Proy. Des. Pes.; Ser. Inf. Téc.; Pub. Nº 13:1-5; Mar del Plata. 1969.

17.
CASTELLO, J. P.; GAGLIARDI, R. . Reconocimiento ecoico y investigación ambiental de la anchoíta en el área de la plataforma comprendida entre las latitudes 36ºS y 40º40S. Proy. Des. Pes.; Ser. Inf. Teç.; Pub. Nº19:1-7; Mar del Plata. 1969.

18.
AASEN, O. ; CASTELLO, J. P. . Nuevas observaciones sobre la anchoíta en las aguas costeras de la Pcia. de Buenos Aires. Proy. Des. Pes., Ser. Inf. Teç. Pub. Nº 1:1-8; Mar del Plata.. 1968.

19.
GNERI, F. S. ; ALBERDI, G. P. ; GAGLIARDI, R. ; CASTELLO, J. P. . Informe preliminar del viaje de prospección pesquera del buque de investigación WALTHER HERWING junio-agosto de 1966. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas. Mimeo: 1-56; Buenos Aires. 1967.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CASTELLO, J. P.; KINAS, Paul Gerard; FREDAU, Flávia Lucena; VASCONCELLOS, Marcelo Cunha. Participação em banca de Flavia Conde Kneip. Modelagem espacial e temporal do índice de CPUE para a pesca do bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) do Atlantico-Oeste utilizando modelos lineares generalizados. 2005. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
CASTELLO, J. P.; HAIMOVICI, Manuel; KINAS, Paul Gerard; SILVA, Antônio Olinto Ávila da. Participação em banca de Laura Villwock de Miranda. Dinâmica Populacional e Avaliação do Estoque da Pescada-Olhuda Cynoscion guatucupa (Sciaenidae, Teleostei) do sul do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
CASTELLO, J. P.; MUELBERT, José Henrique; JOYEUX, Jean Cristophe. Participação em banca de Cristiano Queroz de Albuquerque. Validação, idade e crescimetno larval inicial da corvina, Microponias furnieri, no estuário da Lagoa dos Patos e área adjacente. 2003. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

Teses de doutorado
1.
CASTELLO, J. P.; KINAS, Paul Gerard; REIS, Enir Girondi; MUELBERT, José Henrique; HAIMOVICI, Manuel; PETRERE JR, Miguel. Participação em banca de Humber Agrelli Andrade. Análise da pescaria do Bonito listrado (Katsuwonus pelamis) no sudoeste do Oceano Atlântico. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
CASTELLO, J. P.; REIS, Enir Girondi; HAIMOVICI, Manuel; ASMUS, Milton Lafourcade; VASCONCELLOS, Marcelo Cunha. Participação em banca de Gonzalo Velasco Canzani. Modelo ecotrófico da plataforma continental do sul do Brasil e cenários de exploração pesqueira da anchoita (Engraulis anchoita) e do peixe-lanterna (Maurolicus stehmanii). 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
CASTELLO, J. P.; BEMVENUTI, Carlos Emilio; TAGLIANI, Paulo Roberto; GARCIA, Virginia Maria Tavano; WASIELESKY, Wilson Farncisco; ARANA, Luis Viantea. Participação em banca de Luis Henrique da Silva Poersch. Aquacultura no estuário da Lagoa dos Patos e sua influência sobre o meio ambiente. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
CASTELLO, J. P.; WONGTSCHOWSKI, Carmen Ldb Rossi; KATSURAGAWA, Mario; GAETA, Salvador. Participação em banca de Maria de los Angeles Gasalla. Impactos da pesca industrial no ecossistema da plataforma continental do Sudete do Brasil: a abordagem ecossistêmica e a integração do conhecimento. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica)) - Universidade de São Paulo.

5.
CASTELLO, J. P.; KINAS, Paul Gerard; D´INCAO, Fernando; VOOREN, Carolus Maria; ROSAS, Fernando César Weber. Participação em banca de Kleber Grübel da Silva. Os pinípedes no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6th. World Fisheries Congress. Is the warming of the SW Atlantic affecting its biota?. 2012. (Congresso).

2.
XIX ENCONTRO BRASILEIRO DE iCTIOLOGIA.O estado atual do conhecimento científico sobre a pesca no Brasil e o papel da ABCPesca nesyte contexto. 2011. (Encontro).

3.
Annual Meetings of the American Fisheries Society. Fisheries management in developing countries.. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENCHASZADEH, P. ; CASTELLO, J. P. . II REUNIÓN DE CIENCIA TECNOLOGIA Y SOCIEDAD. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Thais Garbin de Araújo. IDADE E CRESCIMENTO DA TAINHA, Mugil liza, NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS/RS.. Início: 2011. Dissertação (Mestrado profissional em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Igor Emiliano Gomes Pinheiro. PREDADORES DE TOPO NO SISTEMA DEMERSAL-BENTÔNICO RASO DO ARQUIPÉLAGO SÃO PEDRO E SÃO PAULO.. Início: 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Joana Silva Fernandes. TAINHA (Mugil liza). Idade dos pré-recrutas. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Santiago Montealegre Quijano. : ?Contribuição ao conhecimento da interação trófica entre o Estuário da Lagoa dos Patos e a região costeira adjacente: ecologia alimentar da ictiofauna?. Início: 2010. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thaís Garbin de Araújo. Idade, crescimento e mortalidade da tainha, Mugil liza (Valenciennes, 1836), na região sudeste-sul brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Pablo Castello.

2.
K.M.F. FREIRE. Alimentacão de Larvas de Engraulis anchoita (Teleostei: Engraulididae) na Plataforma Continental do Rio Grande Sul, Brasil; FURG. 1995. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

3.
M.C. VASCONCELLOS. Distribuição, Crescimento e Mortalidade de Larvas de Engraulis anchoita com as Condicões Ambientais no Sul do Brasil; FURG. 1994. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

4.
R.M. MELLO. Idade, Crescimento e Hábitos Alimentares do Espadarte, Xiphias gladius(Scombroidei, Xiphiidae) Linnaeus, 1758 no Sul do Brasil. FURG. 1992. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

5.
T. VASKE JR.. Estudo da Idade, Crescimento e Hábitos Alimentares da Albacora de Lage(Thunnus albacares) Bonaterre, 1788) no Sul do Brasil. FURG. 1992. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

6.
F.K. SANTOS. Estudo da Comunidade Ictioplanctônica, Composicão, Abundância e Distribuicão no Estuário do Rio Tramandaí e Região Costeira Adjacente, Rio Grande do Sul, Brasil.. 1992. Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

7.
I.D. LIMA. Distribuicão e Abundância dos Peixes Pelágicos da Plataforma Continental de Rio Grande do Sul e as suas Relacões com as Condicões Oceanográficas. FURG. 1992. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

8.
M.L. RUFFINO. Estudo do Crescimento e da Mortalidade de Artemesia longinaris (Crustacea, Decapoda) nas Imediacões da Barra de Rio Grande- RS- Brasil; FURG. 1991. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

9.
P.R. SCHWINGEL. Alimentacão de Engraulis anchoita (Clupeiformes, Engraulididae) Na Plataforma Continental de Rio Grande do Sul; FURG. 1991. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

10.
M.J.A. VILELA. Estudo da Idade, Crescimento e Hábitos Alimentares do Bonito Listado Katsuwonus pelamis (Linnaeus, 1758) no Sul do Brasil.. 1990. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

11.
A.A. ACUNA. Estrutura, Reproducão e Crescimento de Engraulis anchoita (Clupeifor- mes, Engraulididae) da Plataforma Continental de Rio Grande do Sul. Rio Grande; FURG: 105 pág. 1984. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

12.
E.G. REIS. Idade, Crescimento e Reprodução de Netuma barba (Siluriformes, Ariidae) no Estuário da Lagoa dos Patos.Rio Grande; FURG;114 pág.. 1982. Dissertação (Mestrado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

13.
M.L.C. WEIS. Interpretacao da Idade e Cálculo da Curva de Crescimento do Jundiá Rhamdia quelen (Quoy & Gaymard, 1824) do banhado de Santa Catarina, RS. Santa Maria; UFSM; 93 pág. 1980. Dissertação - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Jorge Pablo Castello.

Tese de doutorado
1.
Gonzalo Velasco Canzani. Modelo Ecotrófico da plataforma continental do sul do Brasil e cenários sde exploração pesqueira da anchoita (Engraulis anchoita) e do peixe lanterna (Maurolicus stehmanii). 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Pablo Castello.

2.
Luis Henrique da Silva Poersch. Aquicultura no estuário da Lagoa dos Patos e sua influência sobre o meio ambiente. 2004. Tese (Doutorado em Oceanografia Biológica) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Pablo Castello.

3.
E.G. REIS. An Assessment of the Effects of Exploitation by the Artisanal and Indutrial Fisheries of the White Croaker (Micropogonias furnieri) (Pisces, Sciaenidae) in Coastal Waters of Southern Brazil. University of Norfolk, UK. (Co-supervisor). 1993. 180 f. Tese (Doutorado em Fish Ecology) - University of East Anglia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jorge Pablo Castello.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Igor Emiliano Gomes Pinheiro. Distribuição quantitativa da ictiofauna nas enseadas da Ilha do Arvoredo, "Reserva Biológica Marinha do Arvoredo". Uma comparação entre áreas de pesca e áreas protegidas.. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Jorge Pablo Castello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FELIPE DE MORAES CARVALHO. COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E DINÂMICA POPULACIONAL DA ANCHOÍTA (ENGRAULIS ANCHOITA) ENTRE O SUDESTE E O SUL DO BRASI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Jorge Pablo Castello.

2.
Thais Garbin de Araújou. Análise comparativa da estrutura populacional e do crescimento do bonito-listrado, Katsuwonus pelamis, no período de 1984 a 2009.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Jorge Pablo Castello.

3.
NATÁLIA BRUN DOS SANTOS. A CORVINA (Micropogonias furnieri) DA LAGOA MIRIM: UMA POPULAÇÃO FECHADA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Jorge Pablo Castello.

4.
GABRIEL M. SCHREINER. Descrição da pescaria de Thunnus albacares na região sul de Brasil e estudo da idade e crescimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Jorge Pablo Castello.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CASTELLO, JORGE P.; KRUG, L. C. . As Ciências do Mar. In: Jorge P Castello e Luiz Carlos Krug. (Org.). Introdução às Ciências do Mar. 1ed.Pelotas (RS): Editora Textos, 2015, v. 1, p. 10-24.



Outras informações relevantes


No período 2000-2006 atuei como coordenador geral do projeto intitulado:"?Avaliação comparativa da influência dos padrões oceanográficos sobre a produção biológica da plataforma continental e talude em duas áreas do sul do Brasil?, pertencente ao programa PRONEX.
Desde 2001 e até agosto de 2006 fui coordenador geral do projeto: "Uso e Apropriação de Recursos Costeiros - RECOS" do programa Institutos do Milênio patrocinado pelo PADCT/CNq/MCT



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 22:44:54