Sônia Maria de Oliveira Pimenta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4591671845944351
  • Última atualização do currículo em 29/11/2017


Possui graduação em Linguistica e Frances pela Universidade de Georgetown (1975), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social, gramática sistêmico- funcional,avaliatividade, análise do discurso e gênero,semiótica social. Pós-doutorado em multimodalidade pela UFSC. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sônia Maria de Oliveira Pimenta
Nome em citações bibliográficas
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras.
Av. Antônio Carlos, 6.627
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34996014
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1998
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: o signo da receptividade: Uma análise sócio-construcionista da interação, Ano de obtenção: 1998.
Orientador: Drª Maria Antonieta Alba Celani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: análise do discurso; Contexto Cultural; Educação; Interação; Receptividade; Semiotica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1987
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Critical Reading: How Familiarity and Distance Affect Reader - Text Interaction,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Else Ribeiro Pires Vieira.
Palavras-chave: Leitura; Lingua Estrangeira; Psicologia Cognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1972 - 1975
Graduação em Linguistica e Frances.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2011 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2011 - 2012
Pósdoutorado em Linguística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplica, Carga horária: 40
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" da PUCMINAS VIRTUAL - Curso de Especialização em Ensino de Inglês (curso on line via Internet) Aquisição/Aprendizagem/Ensino de Línguas 1

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina, Carga horária: 15
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" da FUNEDI/UEMG -Leitura e Produção de Texto em Inglês.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da Disciplina, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" no CEPEP da Fundação Comunitária Formiguense - Leitura na àrea de Ensino de Língua Inglesa

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Disciplina, Carga horária: 15
Outras informações
Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PREPES - Técnica de Ensino de Leitura

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina, Carga horária: 15
Outras informações
Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PREPES - Técnicas de Comunicação Científica

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" da PUCMINAS VIRTUAL - Curso de Especialização em Ensino de Inglês (curso on line via Internet) Aquisição/Aprendizagem/Ensino de Línguas 1

Vínculo institucional

1979 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina, Carga horária: 15
Outras informações
Programa de Pós-Graduação "Lato Sensu" da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PREPES - Técnica de Comunicação Científica

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da disciplina, Carga horária: 30
Outras informações
Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" no CEPEP da Fundação Comunitária Formiguense - Leitura na àrea de Ensino de Língua Inglesa

Vínculo institucional

1976 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 12

Atividades

3/2006 - Atual
Ensino, Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Curso modular em AD
Tópicos variáveis em AD: multimodalidade e semiótica social
3/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.

Atividade realizada
Participante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre Saúde e Violência- CNPq.
3/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.

Atividade realizada
Desenvolvimento de Tecnologia de Capacitação para Profissionais de Saúde para abordagem da Violência. Palavras-chave: Violência, capacitação,Tecnologia.Trata-se de um projeto que propõe o desenvolvimento e validação de tecnologias de capacitação para.
8/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.

Atividade realizada
Grupo de pesquisa CNPq-análise do discurso líder ida Lúcia Machado.
3/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.

3/2005 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Lingüística Aplicada: o ensino de leitura
Inglês Instrumental 1 e 2 Curso de Engenharia, Bibloteconomia e Estatística
3/2005 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva e Social.

Atividade de extensão realizada
Projeto Frutos do Morro.
03/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina.

Atividade realizada
Projeto de Extensão - Frutos do Morro.
8/2000 - 7/2005
Ensino, Estudos Lingüísticos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semináriao em Tópico Variável em Língüística Aplicada de LE:métodos de pesquisa
Seminário de Tóp.Var. em Lingüística Aplicada ao Ensino de LE: abordagens críticas de leitura em LE/2ª Língua
Seminário em Tópico Variável em Análise do Discursos: Introdução à análise do discuros
Seminário em Tópico variável em Lingüística Aplicada ao ensino de LE; a leitura como processo
Seminário em Topico variável em Lingüística Aplicada ao Ensino de LE;métodos de pesquisa
Seminário em Tópico Variável em práticas Identitárias: a teoria social
Seminário em Tópico Variável em Práticas Identitárias:a prática social
Seminário em Tópico Variável em Práticas Identitárias:a semiótica social do Kress
3/2002 - 1/2004
Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
1/2003 - 1/2003
Ensino, Especialização Em Ensino de Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura e Escrita em Língua Estrangeira
2/1999 - 1/2003
Direção e administração, Colégio Técnico, Colégio Técnico.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.
3/2002 - 12/2002
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do Projeto "Educação Continuada para professores de Línguas Estrangeiras" - CENEX/FALE.
1/2002 - 1/2002
Ensino, Especialização Em Ensino de Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura em Língua Estrangeira
10/1999 - 12/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio Técnico, Colégio Técnico.

1/2001 - 1/2001
Ensino, Especialização Em Ensino de Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Leitura em Língua Estrangeira
8/2000 - 12/2000
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos
8/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Atividade de extensão realizada
Supervisora do Curso de Língua Inglesa - CENEX/FALE.
3/2000 - 12/2000
Estágios , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Estágio realizado
Estagiários do CENEX FALE.

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Ensino de Línguas Inglesa e Francesa

Atividades

2/1976 - 3/1984
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Francesa


Linhas de pesquisa


1.
Interação e semiótica social
2.
Análise de Gêneros Textuais
3.
Análise do Discurso
4.
Ensino de Lígua Estrangeira
5.
Leitura em Lìngua Estrangeira


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Linguagem verbal e visual em gêneros orais e escritos
Descrição: análise de diferentes tipos de textos de gêneros oais e escritos à luz da multimodalidade e da GSF.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Propagandas de bancos governamentais em vídeos na internet
Descrição: Análise da representação do trabalho e dos papéis sociais do homem e da mulher cidadão nos discursos de bancos governamentais brasileiros, á luz da ACD, da Semiótica Social e da Multimodalidade no nível macro, utilizando como instrumentos de análise as categorias da Gramática do Design Visual e da Avaliatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Coordenador / Valdirecia de Rezende Taveira - Integrante / Luiz Antônio Caldeira - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - Atual
Humor Gênero e Trabalho: Uma análise discursiva do filme
Descrição: 1- Análise dos processos verbais, MOOD e Recursos multimodais incluindo aqueles não existentes na literatura. 2- Análise discursiva de gênero e identidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (7) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Coordenador / Viviane Maria Heberle - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - 2014
Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade
Descrição: Através do estudo de gêneros em suas diferentes concepções teóricas, verificar o alcance efetivo da Análise do Discurso na compreensão dos discursos mantidos/criados modificados na sociedade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) Doutorado: (20) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Coordenador / Eliana Amarante de Mendonça Mendes - Integrante / Glaucia Muniz Proença Lara - Integrante / Renato de Mello - Integrante / Ida Lucia machado - Integrante / Antonio Augusto Moreira de Faria - Integrante / Emilia Mendes Lopes - Integrante / Maria Antonieta A de M Cohen - Integrante / Wander Emediato de Souza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7
2009 - 2010
Discursos em textos publicitários na mídia brasileira e estrangeira
Descrição: A vpesquisa tem como objetivo descrever o papel que homens e mulheres enquanto Participantes Representados exercem em anúncios de revistas de grande circulação no Brasil. Baseada na Semiótica Social, na Gramática Sistêmcico-funcional analisa a proporção de PRs masculinos e femininos,a importaância da localizazação dos PRs, as características dos produtos anunciados e a saliência e nitidez para venda do produto, a importância da sua aparição no verso da capa e da contracapa e a construção social de gênero nas peças publicitárias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Coordenador / Cláudia natividade Felipe - Integrante / Valdirecia de Rezende Taveira - Integrante / Zaira Bonfante dos Santos - Integrante / Adriana Tenuta de Azevedo - Integrante.Número de orientações: 2
2007 - 2010
Análise do Discurso:Linguagem, comunicação e sociedade
Descrição: o projeto se desenvolve no âmbito da AD e considera as interfaces existentes entre os fatos sócio-linguajeiros e os atos de comunicação que os representam , bem como os sujeitos que o sustentam. Nessa ótica, examinamos aspectos do discurso ficcional e de sua relevância/importância para para o discurso factual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
Perfil Identitário de Leitores de Lingua Estrangeira
Descrição: Pesquisa qualitativa de dados sobre histórias de leitura de alunos e elenco de estratégias cognitivas utilizadas por alunos leitores dos cursos de Bibloteconomia, Engenharia e Letras da UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (80) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4
2005 - Atual
Projeto Meninos do Rio. Investigação dos riscos de saúde para adolescentes e seus determinantes
Descrição: Pesquisa quantitativa e qualitativa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Integrante / Elza Machado de Melo - Coordenador / Adriana Braga Chaves - Integrante / Stella Maris Lemos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2005 - Atual
Investigação dos Efeitos das Práticas Interativas sobre a prevenção da Violência
Descrição: Trata-se de um projeto que pesquisa as causas a linguagem e as consequências da violência no Aglomerado do Morro das Pedras em BH..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Sônia Maria de Oliveira Pimenta - Integrante / Elza Machado de Melo - Coordenador / Adriana Braga Chaves - Integrante / Stella Maris Lemos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2015 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2011 - Atual
Periódico: Linguagem em Discurso


Revisor de periódico


2009 - Atual
Periódico: Linguagem em (Dis)curso
2009 - Atual
Periódico: Vertentes (UFSJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Lingua Estrangeira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Análise do Discurso.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, KELLY CRISTINA DE2016OLIVEIRA, KELLY CRISTINA DE ; PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA . O RACISMO NOS ANÚNCIOS DE EMPREGO DO SÉCULO XX. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 16, p. 381-399, 2016.

2.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2016PIMENTA, S. M. O.; GUALBERTO, C. . Capas de livros didáticos sob a perspectivas s SEMIÓTICA SOCIAL E DA ABORDAGEM DA MULIMODALIDADE. Diálogo das Letras, v. 5, p. 381-399, 2016.

3.
DIAS, R.2015DIAS, R. ; PIMENTA, S. M. O. . Technologies,literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, p. 711, 2015.

4.
PIMENTA, S. M. O.2014PIMENTA, S. M. O. ; MAIA, D. G. ; PIMENTA, S. M. O. . Multimodalidade e letramento:análise da propaganda carrosel. Desenredo, v. 10, p. 12-20, 2014.

5.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2013PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . The Semiotic Consruction of Masculity and affect: a multimodal analysis of media texts. Ilha do Desterro (UFSC), v. 64, p. 173, 2013.

6.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2013PIMENTA, S. M. O.; FELIPE, Cláudia Natividade . Humano demasiadamente humano:sobre emoções e masculinidade. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 28, p. 173, 2013.

7.
SANTOS, Z. B.2011SANTOS, Z. B. ; PIMENTA, S. M. O. . A Paisagem Semiótica de Textos Midiáticos. Recorte (UninCor), v. 7, p. 74, 2011.

8.
CALDEIRA, L. A.2011CALDEIRA, L. A. ; PIMENTA, S. M. O. . A Systemic Functional and Multimodal Analysis of the Discourse of Advertising. Recorte (UninCor), v. 8, p. 85, 2011.

9.
MELO, E. M.2007MELO, E. M. ; PIMENTA, S. M. O. . Aviolência rompendo interações. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 15, p. 24-30, 2007.

10.
NATIVIDADE, C.2007NATIVIDADE, C. ; PIMENTA, S. M. O. . A construção semiótica da masculinidade na modernidade. Teoria & Sociedade (UFMG), v. 14, p. 100-127, 2007.

11.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2006 PIMENTA, S. M. O.; BRITO, Regina Célia Lopes ; MELO, E. M. . A Interação Médico/usuário do serviço público sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. Revista Médica de Minas Gerais, v. 15, p. 141-156, 2006.

12.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2004PIMENTA, S. M. O.. Discourse Analysis: a social semiotic perspective. Cadernos PUC (São Paulo), Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 35-46, 2004.

13.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2004PIMENTA, S. M. O.. Discourse Analysis: reading images. Cadernos PUC (São Paulo), Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 47-55, 2004.

14.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2003PIMENTA, S. M. O.. Focus on Materials: Teaching Methods and Approaches in Second Language Classrooms.. Ensino de Inglês 2 Pucminas Virtual, Belo Horizonte, v. 2, n.1, p. 29-44, 2003.

15.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA2001PIMENTA, S. M. O.. Teaching Methods and Approaches in Second Language Classrooms. Cadernos Puc Mg Virtual, Belo Horizonte, v. 2, n.1, p. 17-33, 2001.

16.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA1997PIMENTA, S. M. O.. A Mediação na Leitura de Textos em Inglês. The Espcialist, São Paulo, v. 18, n.02, p. 115-146, 1997.

17.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA1989PIMENTA, S. M. O.. The Effects of Familiarity in the Critical Reading of Texts. The Espcialist, São Paulo, v. 10, n.01, p. 67-110, 1989.

18.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA1989PIMENTA, S. M. O.. Recent Trends in Critical Reading. Revista de Estudos Germânicos da Fale, Belo Horizonte, v. 8, n.2, p. 32-39, 1989.

19.
PIMENTA, S. M. O.;PIMENTA, SONIA MARIA DE OLIVEIRA1988PIMENTA, S. M. O.; SCOTT, M. ; DIAS, R. . Teaching Critical Reading Through Set Theory. Working Paper do Cepril, São Paulo, v. 20, p. 01-20, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIMENTA, S. M. O.. O signo da Receptividade:uma visão sócio-construcionista da interação. Belo Horizonte: UFMG, 2006. v. 1. 226p .

2.
PIMENTA, S. M. O.; SANTANNA, Carolina . A IMAGEM DA MULHER EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS. BELO hORIZONTE: C/ARTE, 2006. v. 1. 120p .

3.
PIMENTA, S. M. O.. Domínio de Leitura em Ingles. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. v. 1. 157p .

4.
PIMENTA, S. M. O.; DIAS, R. ; TORRES, S. . Learning English At High School Level. 01. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 1998. v. 05. 450p .

5.
PIMENTA, S. M. O.. Domínio de Leitura em Inglês. 02. ed. Belo Horizonte: Editora LÊ, 1990. v. 01. 120p .

Capítulos de livros publicados
1.
PIMENTA, S. M. O.; SANTOS, Z. B. . Linguística Textual e a perspectiva sóciossemiótica da linguagem: orquestrações multimodais de significados. In: Rivaldo Capistrano Junioir; Maria da Penha Pereira Lins;Vanda Maria Elias. (Org.). LInguística Textual: diálogos interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Editora Labrador Universitário, 2017, v. 1, p. 387-406.

2.
PIMENTA, S. M. O.; LIMA, C. H. P. . A representação do trabalho em canções da MPB: A produção de sentido a partir da análise de práticas sociais.. In: Adriane Vieira; Marília Alves; Fernando Coutinho Garcia. (Org.). Trabalho e Gestao - Saúde e Inclusão Social. 1ed.Belo Horizonte: Coopmed, 2012, v. 1, p. 37-64.

3.
PIMENTA, S. M. O.; AZEVEDO, A. T. . A multimodalidade das emoções. In: Maria carmen Aires Gomes; Cristiane Cataldi; Mônica s, de Souza melo. (Org.). Estudos Discursivos em Foco. Viçosa: UFV, 2011, v. , p. 210-230.

4.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . Emoções e masculinidade. In: Machado, Ida;Mendes,Emília. (Org.). Emoções no Discurso. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 2, p. -.

5.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . Debate entre gêneros: possibilidades de construção de um signo para as emoções masculinas. In: Emìlia Mendes; Ida Lúcia Machado. (Org.). As Emoções no Discurso. Campinas: Mercado das Letras, 2010, v. 2, p. 221-240.

6.
NATIVIDADE, C. ; PIMENTA, S. M. O. . A semiótica Social e a Multimodalidade. In: Pimenta,Sônia; Azevedo, Adriana; Lima,Cassia. (Org.). Incursões semióticas: teoria e prática de GSF ,multimodalidade,semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

7.
LIMA, C. H. P. ; PIMENTA, S. M. O. . Gramática do Design Visual :análise de uma matéria sobre o trabalho em revista de grande circulação. In: Pimenta,Sônia;Azevedo,Adriana;. (Org.). Incursôes semióticas: teoria e prática de GSF,multimodalidade,semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

8.
BRITO, Regina Célia Lopes ; PIMENTA, S. M. O. . A gramática do design visual. In: Pimenta,Sônia;Azevedo,Adriana;Lima,Cassia. (Org.). Incursões semióticas:teoria e prática de GSF,multimodalidade, semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

9.
NATIVIDADE, C. ; PIMENTA, S. M. O. . Multimodalidade: a semiótica da multimodalidade. In: Pimenta, Sônia; Azevedo,Adriana; Lima,Cassia. (Org.). Incursões semióticas: teoria e prática de GSF, multimodalidade, semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

10.
NATIVIDADE, C. ; PIMENTA, S. M. O. . Aproximações (possíveis)entre masculinidade(s) e emoções a partir de uma peça publicitária. In: Pimenta,Sônia;Azevedo,Adriana;Lima,Cassia. (Org.). Incursões semióticas: teoria e prática de GSF,multimodalidade. semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

11.
SANTANNA, Carolina ; PIMENTA, S. M. O. . Multimodalidade:análise multimodal de peças publicitárias da Revista Veja. In: Pimenta,Sônia;Azevedo,Adriana;Lima,Cassia. (Org.). Incursões Semióticas:teoria e pratica de GSF,multimodalidade,semiótica social e ACD. 1ed.Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009, v. 1, p. -.

12.
PIMENTA, S. M. O.; SANTANNA, Carolina . Semiótica Social e Multimodalidade: o estado da arte. In: Ana Cristina Fricke Matte. (Org.). Linguage(gem), Texto, Discurso: entre a reflexão e a prática. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. 2, p. 152-174.

13.
PIMENTA, S. M. O.. O Distanciamento do Leitor na Leitura Crítica de Textos. In: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. (Org.). Ensino de Língua Inglesa : reflexôes e experiências. 3ed.: Pontes, 2005, v. 1, p. 25-35.

14.
PIMENTA, S. M. O.. Capítulo 7- a Semiótica Social e a Semiótica do Discurso do Livro Reflexôes sobre a Análise crítica do Discurso. In: Magalhjhães, Célia. (Org.). 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2001, v. 2, p. -.

15.
PIMENTA, S. M. O.. O Distanciamento do Leitor na Leitura crítica de Textos. In: Menezes, Vera. (Org.). Ensino de Língua Inglesa; reflexões e experiências. 01ed.Belo Horizonte: Imprensa da UFMG, 1996, v. 01, p. 25-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIRA, J. F. ; PIMENTA, S. M. O. . A análise Multimodal da Representação de Gêneros em livros didáticos do Ensino Médio. In: I CIED -Congresso internacional de estudos do discurso, 2015, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional de estudos do discurso. São paulo: Paulistana, 2015. v. 1. p. 446-456.

2.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . Aproximações (possíveis) entre masculinidade(s) e emoções a partir da análise de uma peça publicitária. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso:emoções,ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções,ethos e argumentação, 2008.

3.
LIMA, C. H. P. ; PIMENTA, S. M. O. . rRepresentações idealizadas do trabalho; a imagem do futuro do trabalho em uma revista de circulação nacional. In: III Simpósio Internacional sobre análise do Discurso: emoções,ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso:emoções,ehtos e argumentação.

4.
MELO, E. M. ; CHAVES, A. B. ; CORTES, M. C. ; LEMOS, S. M. ; PIMENTA, S. M. O. ; NUNES, L. . Aviolência Rompendo Interações. In: VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. A Saúde Rompendo Fronteiras. Rio de Janeiro, 2006.

5.
PIMENTA, S. M. O.. Gramática Funcional de Halliday. In: III Encontro de Lingüística: a (des)construção da gramática, 2004, Patos de Minas. III Encontro de Lingüística: a (des)contrução da gramática, 2004. v. 1. p. 10-15.

6.
PIMENTA, S. M. O.. A Influência da Familiaridade na Leitura Crítica de Textos. In: Primeiro Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, 1989, Rio de Janeiro. A Influência da Familiaridade na Leitura Crítica de Textos. Rio de Janeiro: Revista da UFRJ, 1987. v. 01. p. 108-108.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . A paternidade em foco:uma análise multimodal. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. Anais do VI Congresso Internacional da Abralin, 2009.

2.
PIMENTA, S. M. O.. Multimodality and teaching of English. In: Congresso Internacional da Abrapui, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos I Congresso \internacional da Abrapui. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2007.

3.
PIMENTA, S. M. O.. Uma visão sócio-construcionista da interação em aulas de língua inglesa. In: I Congresso internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2007. p. 155-155.

4.
PIMENTA, S. M. O.. Gêneros do discurso, multimodalidadade e ensino de inglês. In: Congresso Internacional da Abralin, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do VCongresso Internacionalda ABRALIN. Belo Horizonte: FALE-UFMG, 2007. p. 246-246.

5.
PIMENTA, S. M. O.. A imagem do homem em peças publicitárias. In: 33rd International Systemic Functional Congress, 2006, São Paulo. 33rd Systemic Functional Congress, 2006.

6.
PIMENTA, S. M. O.. Perfil Identitário de alunos leitores. In: XIX Seminário de Inglês Instrumental e VII Seminário nacional de Línguas Instrumentais, 2005, São Paulo. Anais do XIX SEminário de Inglês Instrumental, 2005.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . Humano, demasiadamente humano: sobre emoções e masculinidade. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), 2011.

2.
PIMENTA, S. M. O.. The Semiotic Construction of \Masculinity and Affect. Ilha do Desterro (UFSC), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CALDEIRAA, L. A. ; PIMENTA, S. M. O. . As relações de poder no conto The Old Chief Mishlanga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PIMENTA, S. M. O.. Sustentabilidadade para Nós. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIMENTA, S. M. O.. The Semiotic construction of masculinity and affect: a multimodal analysis of media texts. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIMENTA, S. M. O.. Masculinidade e identidade em textos midiáticos: a GSF e a Multimodalidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIMENTA, S. M. O.. A construção semiótica da masculinidade: um estudo comparativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VELOSO, F. O. D. ; PIMENTA, S. M. O. ; LOPES, R. E. L. . Semiose da Vida Cotidiana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
PIMENTA, S. M. O.; RODRIGUES, M. F. G. ; LOYOLA, R. F. C. ; TAVEIRA, V. R. ; LIRIO, C. J. . Linguagem verbal como recurso semiótico na construção de relações sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PIMENTA, S. M. O.; NATIVIDADE, C. . A construção Semiótica da masculinidade na modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
PIMENTA, S. M. O.. A paternidade em foco:uma análise multimodal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PIMENTA, S. M. O.; LIRIO, C. J. ; LOYOLA, R. F. C. ; TAVEIRA, V. R. ; RODRIGUES, M. F. G. . Linguagem verbal como recurso semiótico na construção de relações sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BRITO, Regina Célia Lopes ; PIMENTA, S. M. O. . Análise Multimodal das relações identitárias entre médicos e usuários de unidades de saúde. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PIMENTA, S. M. O.. A masculinidade em foco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LIMA, C. H. P. ; PIMENTA, S. M. O. . Representações idealizadas do trabalho: a imagem do futuro do trabalho em uma revista de circulação nacional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIMENTA, S. M. O.; SANTANNA, Carolina . A multimodal analysis of feminine gender construction in Brazilian and North American advertisements. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIMENTA, S. M. O.. Gêneros do Discurso, multimodalidade e ensino de inglês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
PIMENTA, S. M. O.. A interação médico/usuário do Serviço Público de Saúde sob a ótica da Semiótica Social, da multimodalidade e da gramática sistêmico funcional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PIMENTA, S. M. O.. Multimodality and the teaching of English:focus on the context of culture. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
PIMENTA, S. M. O.. Uma visão sócio-construcionista e multimodal da interação em aulas de língua inglesa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PIMENTA, S. M. O.. Um olhar da semiótica social e da multimodalidade sobre o ld de língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIMENTA, S. M. O.. Comunicação Corporal e Multimodalidade. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PAIVA, V.L.M.O. ; MOT-ROTH, D. ; PIMENTA, S. M. O. ; MELO, H. A. B. ; DELACORTE, M. C. F. ; MOORE, A. ; VETROMILLE-CASTRO, R. ; MELO, H. R. ; DUTRA, D. P. ; ANDRADE, M. R. ; CONCEIÇÂO,M.P. ; PAGANO, Adriana Silvina . Ingrede-Inglês em rede. 2005. (CD rom).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BICALHO, D. C.; SOUZA, C. M.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Camila Engler Barbosa Flores. Compreensão detirinhas da Mafaldae em enununciados de questõesdeprova. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Decat,M.B.; PIMENTA, S. M. O.; RODIGUES, V. V.. Participação em banca de Ana Clara Gonçalves Alves Meira. A Articulação de Orações em Provérbios. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PIMENTA, S. M. O.; ROCHA, D. E. G.; LARA, G. M. P.. Participação em banca de Guilherme Rocha Brent. Escolhas sistêmicas de transitividade e de léxico na representação de escãndalos políticos- a construção de realidades de crise e de corrupção. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PIMENTA, S. M. O.; Orlando Vian Jr; LARA, G. M. P.. Participação em banca de Maria de Fátima garrido. Análise Constituiva do Discurso das mães de crianças em tratamento fonoaudiológico sobre a interação com o profisssional. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
PIMENTA, S. M. O.; CARMO, C. M.; ASSUNCAO, A. L.. Participação em banca de Daniela da Silva Vieira. Modo,modalidade e a representação de "Escândalos do Senado" em charges eletrônicas: os atos ilícitos praticados por Renan Calheiros e josé Sarney no segundo mandato do Presidente Lula. 2010. Dissertação (Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

6.
PIMENTA, S. M. O.; HEBERLE, V. M.; KOERICH, R. D.. Participação em banca de Caroline Chioqueta Lorenset. Visual and lexicogramatical analysis of websites of women's magazines. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
COSCARELLI, C. V.; PIMENTA, S. M. O.; RIBEIRO, A. E. F.. Participação em banca de Francis Arthuso Paiva. A leitura de infográficos da revista Superinteressante. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
FOCAS, J. D.; WALTY, I. L. C.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Magna Luzia Diniz Matos dos Santos. Vozes na rua:práticas de leitura e escrita e construção de uma nova imagem do morador em situação de rua. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
PIMENTA, S. M. O.; RODRIGUES JUNIOR, A. S.; MACHADO, I. L.. Participação em banca de Leonardo Anônio Soares. O discurso gay na televisão: uma análise das representações gys nas novelas. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
PIMENTA, S. M. O.; GOMES, M. C. A.; Decat,M.B.. Participação em banca de Zaira Bonfante dos Santos. Aspectos multimodais de peças publicitárias.A construção de uma leitura multimodal. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
PIMENTA, S. M. O.; DURIGAN,M; NASCIMENTO, C. A. G. S.. Participação em banca de Alines Leda Scurciatto. A construção da verdade e a construção do sujeito em casos de violência sexual contra adolescentes de sexo feminino. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

12.
FOCAS, J. D.; LARA, G. M. P.; CASTRO, C. E. A.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Roberto Cardoso Pedro. O preconceito no discurso gay. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
PIMENTA, S. M. O.; BARBOSA, I. R.; BARBARA, L.; LARA, G. M. P.. Participação em banca de Claudia Natividade Felipe. Masculinidade(s) em foco: construções discursivas sobre identidade de gênero social. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
PIMENTA, S. M. O.; HEBERLE, V. M.; MARI, H.; MARINHO, J. H. S. R. C.. Participação em banca de carolina Duarte de Azevedo Santana. A imagem da Mulher em Peças Publicitárias: a construção de interface entre gênero social e multimodalidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Cíntia Cherubino Luckhurst. O espaço da leitura em salas de aula de ingles em cursos extracurriculares:metodologiaxprática. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
MELLO, R.; DIAS, D. L.; FOCAS, J. D.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Juliano de Oliveira Pires. Uma guerra periódica: estratégias discursivas na construção da informação sobre o conflito no Iraque. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
PIMENTA, S. M. O.; PARREIRAS, V. A.. Participação em banca de jader Araujo de Sousa. O conheciemnto prévio de anglicismos no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações.

18.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Regina Célia Lopes brito. Discurso, comunicação e interação: a relação entre o médico e o usuáriodo serviço público de saúde. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
PIMENTA, S. M. O.; CELANI, Antonieta Alba; MICCOLLI, Laura Stella. Participação em banca de Lívia Fortes Silva. A formação de professores de ingles em cursos livres;como um falante se torna professor. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Maria Raquel de Andrade Bambirra. A eficácia do uso de uma abordagem via gêneros textuais no ensino da habilidade de produção escrita em ingles como língua estrrangeira,para alunos do ensino fundamental-um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Liliane a Resende. Querer é poder;querer e poder, querer sempoder;a motivação para o aprendizado de inglês na escola pública sob uma perspectiva semiótica social. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Izabella dos santos martins mendes. um caso de polícia; a representação dos discursos no noticiário de dois impressos, abordada à luz da Lingüística de Corpus. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Marilene Tavares Cortez. O Discurso Terapêutico e A Análise Círtica do Discurso. 2003. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
BIAVATI, N. D. F.; PIMENTA, S. M. O.; MAGALHÂES, C.; PRINA, D.. Participação em banca de Nádia Dolores Fernandes Biavati. O lugar do trabalhador e das relações de trabalho em propagandas publicadas em revista brasileira de informação geral: um estudo de caso em ACD. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
PIMENTA, S. M. O.; VIAN JUNIOR, O.; MENDES, E. A. M.; NATIVIDADE, C.; PRAXEDES FILHO, P. H. L.. Participação em banca de Luiz Antônio Caldeira Andrade. Mandela através do espelho:a desconstrução do herói- uma análise à luz da gramática sistêmico-funcional e da teoria dos atores sociais. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
RIBEIRO, P. N. S.; PIMENTA, S. M. O.; HAGUENAUER, C. J.; BRUNO, A. R.; FERREIRA, R. S. S.. Participação em banca de Fabiano Santos Sato. Aprendizagem de vocabulário de inglês como língua estrangeira em ambiente hipermídia:efeitos da retenção lexical a curto e alongo prazo em uma abordagem de ensino eaprendizagemlexicalimplícita. 2015. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

3.
PIMENTA, S. M. O.; VIAN JUNIOR, O.; PRAXEDES, P. H. L.; Decat,M.B.; NATIVIDADE, C.. Participação em banca de Maria de Fátima Garrido Rodrigues. Interação na clínica fonoaudiológica : Momento de estratégias discursivas e desenvolvimento profissional. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
HEBERLE, V. M.; PIMENTA, S. M. O.; SOUZA, L. M. T. M.; LEFFA, V.; MORGADO, M.. Participação em banca de Sidneia Nunes Ferreira. Semiotic Change in Modern and postmodermtime advertisementsan investigationbased on systemic functional semioticsand social theory. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
Decat,M.B.; GIERING, M. E.; DESIDERATONANTONIO, L.; PIMENTA, S. M. O.; DELLISOLA, R. P.. Participação em banca de Rosane Cassia Santos e Campos. Anunciou vendeu???O anuncio publicitário na mídia impressa e os mecanismos de sua construção como gênero. 2012.

6.
LARA, G. M. P.; PIMENTA, S. M. O.; POSSENTI, S.; LACERDA, C. B. F.; MARTINS, A. A.. Participação em banca de Maria Clara Maciel de Araujo Ribeiro. O discurso acadêmico- científico produzido por surdos. 2012 - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
MENDES, E. A. M.; PIMENTA, S. M. O.; GOHN, C. A.; AZENHA JUNIOR, J.; CAMARGO, D. C.. Participação em banca de Adail Sebastião Rodrigues Junior. A representação de personagens gays na coletânea de contos Stud e em sua tradução AS Aventuras de um Garoto de Programa. 2006. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
HEBERLE, V. M.; PIMENTA, S. M. O.; SOUZA, L. M. T. M.; DELLAGNELO, A. C.; FIGUEIREDO, D. C.. Participação em banca de Daniele Barbosa Lins de Almeida. Icons of Contemporary Childhood: a visual and lexicogramatical investigation of toy advertisements. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
VELOSO, F. O. D.; MEURER, J. L.; PIMENTA, S. M. O.; DIONISIO, A. P.; FIGUEIREDO, D. C.; VIEIRA, J. R.; HEBERLE, V. M.. Participação em banca de Osvanilson Dourado Veloso. Never awake a sleeping giant...: A Multimodal analysis of Post 9-11 Comic Books. 2006. Tese (Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente)) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
PIMENTA, S. M. O.; MAGALHÃES, Célia Maria; SANTOS, Maria Izabel; PAGANO, Adriana Silvina. Participação em banca de Maria Carmen Aires Gomes. A prática socio-institucional do licenciamento ambiental: A tensão entre os gêneros discursivos, discuros e vozes. 2003. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Decat,M.B.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de maria Evane Bethônico. Discurso relatado na língua portuguesa em uso: um estudo funcionalista da relação interacional de projeção por encaixamento. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
PIMENTA, S. M. O.; VIAN JUNIOR, O.; MENDES, E. A. M.. Participação em banca de Cassia Helena Pereira Lima. Uma análise crítica do discurso de letras de canções sobre trabalho e um confronto entre percepções da cominidade discursiva e interpretativa. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
PIMENTA, S. M. O.; LARA, G. M. P.. Participação em banca de Carala Leila Oliveira campos. O processo de construção das narrativas midiáticas como marca da ideologia no discurso: análise de histórias sobre confrontos armados na grande cidade. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
MENDES, E. A. M.; PIMENTA, S. M. O.; GOHN, C. A.. Participação em banca de Adail Sebastião Rodrigues Júnior. A representação de personagens gays na coletânea de contos Stud e em sua tradução AS Aventuras de um Garoto de programa. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Andrea Dellucca. A importãncia da Interação e da autonomia na construção do conhecimento em sala de aula de língua inglesa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua inglesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO, H. R.; PIMENTA, S. M. O.. Participação em banca de Luciana Bayer.What is the role of transfer in the acquisition of L2 modality. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
REZENDE, S. P.; MELO, H. R.; PIMENTA, S. M. O.; SANTOS, Z. B.. Participação em banca de Sofia passos Rezende.The semantics of polysemous and homonymous words in advertisement: a usage based study. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIMENTA, S. M. O.; DIAS, R.; ASSUMPCAO, L. M. R.; HAAGENSEN, D. C. T.; COSTA, L. D.. Professor de magistério de 1º e 2º graus disciplina de Iinglês. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Congreso Internacional da ALED. Análise Multimodal da Representação de Gêneros Sociais em livros didáticos. 2017. (Congresso).

2.
VII Siget Simpósio Internacional de Estudos de gêneros textuais.Tecnologias digitais e letramentos em expressão oral: o gênero personal recount no ensino e na formação inicial de professores de inglês. 2015. (Simpósio).

3.
XI Congreso Internacional de la ALED. Análise multimodal da representação da masculinidade em livros didáticos do ensino médio. 2015. (Congresso).

4.
41st ISFC. The social semiotic construction of masculinity. 2014. (Congresso).

5.
V EMAD.ACD nas suas várias faces. 2014. (Encontro).

6.
VIII CONGRESO INTENACIONAL DE ALSFAL - LENGUAJE Y SOCIEDDAE. O projeto sal no Brasil: Os processos verbais em gêneros diferentes. 2012. (Congresso).

7.
XXXVI EnANPAD. Trabalho e Trabalhador em Canções da MPB: Práticas sociais e discursivas na construção da realidade e produção de sentido.. 2012. (Congresso).

8.
18º InPLA. Sustentabilidade para Nós. 2011. (Congresso).

9.
38th International Systemic functional Congress. The Semiotic construction of masculinity and affect: a multimodal analysis of media texts. 2011. (Congresso).

10.
IX Congresso Latinoamericanode Estudosndo Discurso-ALED. Relações discursivas entre trabalho e gênero no filme Se eu fosse você. 2011. (Congresso).

11.
VI congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. A construção semiótica da masculinidade: um estudo comparativo. 2010. (Congresso).

12.
VI JEJ/UERJ. Masculinidade e identidade em textos midiáticos: a GSF e a Multimodalidade. 2010. (Congresso).

13.
XI Semana de letras da UFOP.Semiótica Social e Multimodalidade como campos abertos de criação para linguistas e teóricos. 2010. (Simpósio).

14.
17º InPLA. Linguagem verbal como recurso semiótico na construção de relações sociais. 2009. (Congresso).

15.
III EMAD.Discurso e Representações Sociais. 2009. (Encontro).

16.
VI Congresso Internacional da ABRALIN. A paternidade em foco:uma análise multimodal. 2009. (Congresso).

17.
4º Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-funcional da América Latina. Introdução aos estudos de multimodalidade:uma análise de textos da mídia. 2008. (Congresso).

18.
4º Congresso da Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina. A masculinidade em foco. 2008. (Congresso).

19.
III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso:emoções,ethos e argumentação.Aproximações (possíveis?) entre masculinidade(s) e emoções a partir de uma peça publicitária. 2008. (Simpósio).

20.
33rd International Systemic Functional Congress. A imagem do homem em peças publicitárias. 2006. (Congresso).

21.
Encontro de Semiótica.Semiótica. 2006. (Encontro).

22.
XX Seminário Nacional de Inglês Instrumental e VIII SEminário Nacional de Lìnguas Instrumentais.Profissionais de Lìnguas: papéis em sala de aula e fora dela. 2006. (Seminário).

23.
I Encontro Mineiro de Análise do Discuros.I Encontro Mineiro de Análise do Discurso. 2005. (Encontro).

24.
XIX Seminário de Inglês Instrumental e VII Seminário nacional de Línguas Instrumentais.Perfil Identitário de alunos leitores. 2005. (Seminário).

25.
III Encontro de Lingïstica.III Encontro de Lingïstica:a (des)construção da gramática. 2004. (Encontro).

26.
A Linguagem como Prática Social. VI Congresso Brasileiro de Linguistica Alicada. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO, E. M. ; PIMENTA, S. M. O. ; LEMOS, S. M. ; SILVEIRA, A. M. ; CHAVES, A. B. ; NUNES, L. . A racionalidade da violência. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Felipe Macedo. Sustentabilidade em empresA:UMA ANLISE MULTIMODAL. Início: 2016. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Alex Luis Santos. Gênero Social e religião: uma análise do discurso com base no sistema de avaliatividade. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Denise Girardiola Maia. Análise Semiótica das propagandas do Instituto Metasocial: uma construção do ethos do portador de síndrome de Down.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Vladirécia Taveira Rezende. A aboradagem pela mídia de homicídios com negativa de autoria em uma perspectiva multimodal discursiva. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Guilherme Brent. Política e avaliatividade. Início: 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Clarice Lage Gualberto. Analise multimodal de livros didáticos do ensino fundamental de língua portuguesa. Início: 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, REUNI. (Orientador).

7.
Joseli Ferreira Lira. Análise das representações socio-discursivas das relações de gênero sociais dos textos multimodais de livros didáticos de língua portuguesa.. Início: 2012. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Luiz Andrde Caldeira. Início: 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Kelly Cristina de Oliveira. Início: 2015. Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Felipe José Fernandes Macedo. Sustentabilidade e risco: um estudo multimodal sob o viés dos sistemas complexos. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

2.
Felipe José Fernandes Macedo. Sustentabilidade e risco: um estudo multimodal sob o viés dos sistemas complexos. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

3.
Guilherme Rocha Brent. A (in)formação do poder: a (des)construção representacional de escãndalos de corrupção política. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

4.
Luiz Antônio Caldeira Andrade. Reações Comodificadas. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

5.
Leonardo Antônio Soares. O discurso gay na televisão. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

6.
Zaira Bonfante dos Santos. Aspectos semióticos e lexicogramaticais de peças publicitárias. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

7.
Emiliane Moraes Silva. Análise Discursiva sobre cirurgias plásticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

8.
Maria de Fátima Garrido Rodrigues. A interação de mães de pacientes de fonoaudiologia. 2008. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

9.
Cláudia Natividade Felipe. Masculinidade(s) em foco: construções sobre identidade de gênero social. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

10.
Emiliane Moraes Silva. Análise Discursiva de Revistas sobre Cirurgias Plásticas. 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

11.
Carolina Duarte de Azevedo Santana. A Imagem da Mulher em Peças Publicitárias: a construção de uma interface entre gênero social e multimodalidade. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

12.
Cíntia Cherubino Luckhurst. O espaço da leitura em salas de aula de inglês em cursos extracuriculares: Metodologia versus Pratica. 2005. 119 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

13.
Livia Fortes. A Formação de Professores de Inglês em Cursos Livres: Como um Falante se torna Professor. 2004. 129 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

14.
Regina Célia Lopes Brito. Discuros, Comunicação e Interação: a relação entre o médico e o usuário do serviço público de saúde.. 2004. 151 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

15.
Raquel Bambirra. A eficácia do uso de uma abordagem via gêneros textuais no ensino da habilidade de produção escrita em inglês como lígua estrangeira, para alunos do ensino fundamental - Um Estudo de Caso.. 2004. 246 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

16.
Liliane Resende Assis Assad. Querer é poder; poder é querer. 2003. 187 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

Tese de doutorado
1.
Luiz Antônio Caldeira Andrade. Mandela atrvés do espelho:a desconstrução do herói-uma análise à luz da gramática sistêmico-funcional e da teoria dos atores sociais. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

2.
Maria de Fátima Garrido. A interação fonoaudiológica com as mães: um lugar de estratégias discursivas e de desenvolvimento profissional. 2015. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

3.
Rachel Ferreira Loyola. Analise discursiva da autoimagem corporal de mulhres em diderentes idades Espelho Espelho meu. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

4.
Emiliane Morais Silva. Solidariedade: Sobre a leitura de textos no mercado financeiro. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

5.
Zaira Bonfante dos Santos. a representação e a interação verbal e visual :Uma análise de capas e reportagens de revistas na perspectiva da gramática sistêmico-funcional e da gramática do design visual. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

6.
Maria de Fátima Garrido. A interação fonoaudiológica com as mães: um lugar de estratégias discursivas e de desenvolvimento profissional. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

7.
Zaira Bonfante dos Santos. Gênero. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

8.
Rachel Ferreira Campos Loiola. Análise Critica do discurso da auto-imagem corporal de mulheres em diferentes idades. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

9.
Luiz Antônio Caldeira Andrade. Mandela através do espelho:a desconstrução do herói- uma análise à luz da gramática sistêmico-funcional e da teoria dos atores sociais. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

10.
Carlos José Lírio. Raça nos parâmetros curriculares. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

11.
Cassia Helena Pereira Lima. Discurso e trabalho. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

12.
Claudia Natividade. Masculinidade em foco. 2008. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Valdirécia de Rezende Taveira. Uma análise multimodal de propagandas de automóveis em Língua Inglesa. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

2.
Andrea Delucca da Cunha. A importância da interação e da autonomia na construção do conhecimento em sala de aula de língua inglesa. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Língua inglesa) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

Iniciação científica
1.
Valdirécia Taveira de Rezende. Discursos em textos publicitários na mídia brasileira e estrangeira. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

Orientações de outra natureza
1.
Bruno Abreu Gomes. Infomorro-programa de aprimoramento discente. 2006. Orientação de outra natureza. (medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

2.
Carlos Eduardo Soares Gazzineli Cruz. Infomorro-projeto de aprimoramento discente. 2006. Orientação de outra natureza. (medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

3.
Priscilla Soares dos Santos. Infomorro-projeto de aprimoramento discente. 2006. Orientação de outra natureza. (medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.

4.
Isabela Resende Silva. Infomorro- programa de aprimoramento discente. 2006. Orientação de outra natureza. (medicina) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pró-reitoria de Graduação. Orientador: Sônia Maria de Oliveira Pimenta.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DIAS, R.2015DIAS, R. ; PIMENTA, S. M. O. . Technologies,literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, p. 711, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:38:12