Maria Elisa Esteves Lopes Galvao

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0294609067982327
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


Possui graduação em pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor doutor, colaborador aposentado da Universidade de São Paulo e professora do programa de pós-graduação em Educação Matemática da UNIBAN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, superficies, minimas, curvatura média constante e espaços hiperbólicos e na área de ensino, na docência e coordenação em cursos de Licenciatura em Matemática. Na área de educação Matemática, dedica-se ao estudo e pesquisa de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem em geometria, adotando como ponto de partida tópicos elementares dos conteúdos geométricos que possam, ao longo do desenvolvimento de atividades, serem aprofundados e relacionados com as outras áreas do conhecimento matemático, ou seja, possam ser associados a conteúdos da álgebra ou do estudo de funções dos anos finais da educação básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Elisa Esteves Lopes Galvao
Nome em citações bibliográficas
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística.
Rua do Matão 1010
Butantã
05508-090 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30916285
Fax: (11) 30916102


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1984
Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: SUPERFICIES MINIMAS NAO-ORIENTAVEIS EM 'R POT N', Ano de obtenção: 1984.
Orientador: CHI CHENG CHEN.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1971 - 1974
Mestrado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A TEOREMA DE TOPONOGOV,Ano de Obtenção: 1974.
Orientador: CARLOS EDGARD HARLE.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
- 1971
Graduação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Os Pensadores. (Carga horária: 30h).
Casa do Saber, CASA DO SABER, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pós-graduação m Educação Matemática, .

02/2011 - Atual
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Fundamentais de Algebra Linear, Tòpicos Fundamentais de Geometria, Didática da Geometria,Tópicos Fundamentais de Análise

Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor IV, Carga horária: 20

Atividades

08/2004 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Matemática, Departamento de Matemática.

Atividade realizada
Orientação de Inciação Científica.
02/2003 - 12/2009
Ensino, Matemática- Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral, Vetores eGeometria Analítica, Geometria Diferencial, Lógica, Análise Complexa, História da Matemática

Centro de Extensão Universitária, CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Palestrante convidada, Enquadramento Funcional: palestrante
Outras informações
Palestrante convidada no programa de especialização: A História da Matemática como Instrumento Pedagógico

Atividades

03/2001 - 12/2008
Extensão universitária , Centro de Extensão Universitária, .

Atividade de extensão realizada
Palestrante no programa: A História da Matemática como Instrumento Pedagógico.

Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

12/1999 - 12/2003
Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/1997 - 12/2003
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Euclidiana, Análise Complexa, História da matemática, Instrumentação para o Ensino de Matemática

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro da comissão de licenciatura

Atividades

01/1987 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Sede Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Comissão de Licenciatura.
01/1987 - 12/1988
Serviços técnicos especializados , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Sede Rio de Janeiro, .

Serviço realizado
COMISSAO DE LICENCIATURA.

Sociedade Brasileira de Matemática, SBM, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador
Outras informações
Colaboradora na composição da revista e seção de cartas do leitor

Atividades

08/1984 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Sociedade Brasileira de Matemática, .

Serviço realizado
REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMATICA - colaborador.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1972 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOUTOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/1972 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática.

03/1972 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática e Estatística, .

Atividade de extensão realizada
Cursos de Verão - 1977, 1987, 1990, 1991, 1992, 1993; Projeto PEC- SEEESP/USP; Projeto Pró-Ciências.
- Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
1988- CALCULO I (GRADUACAO); CALCULO II (GRADUACAO); 1989- GEOMETRIA DIFERENCIAL;
02/1985 - 06/1997
Ensino, Doutorado em Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
199- SUPERFICIES MINIMAS I.
06/1988 - 06/1990
Direção e administração, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Matemática.

Cargo ou função
COMISSAO DE ENSINO DE GRADUACAO - COORDENADORA..


Linhas de pesquisa


1.
GEOMETRIA DIFERENCIAL - SUPERFICIES MINIMAS.

Objetivo: Estudo das superfícies mínimas associadas a superfícies de curvatura média constante em espaços hiperbólicos através de deformações..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2.
Ensino e Aprendizagem de Matemática e suas inovações

Objetivo: Investigar questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos em diferentes níveis de ensino. Nas investigações, são consideradas as tendências contemporâneas da Educação Matemática e diversos referenciais teóricos e metodológicos, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática..
Setores de atividade: Educação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Atividades investigativas e integração de conteúdos curriculares
Descrição: Tem-se por objetivos com esse projeto elaborar propostas de atividades investigativas que integrem diferentes conteúdos curriculares do ensino fundamental ou do ensino médio; oferecer atividades alternativas que contemplem as recomendações e orientações curriculares e mobilizem recursos didáticos manipulativos, tecnológicos e papel e lápis; avaliar a contribuição das atividades em situações de formação inicial ou desenvolvimento profissional docente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao - Coordenador / Angelica Fontoura Garcia Silva - Integrante / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Nielce Meneghelo Lobo da Costa - Integrante.
2016 - Atual
Atividades investigativas e integração de conteúdos curriculares
Descrição: Temos como objetivo com esta pesquisa elaborar propostas de atividades de caráter investigativo que promovam a integração dos conteúdos curriculares tanto para o ensino fundamental como para o ensino médio.Na elaboração das atividades levaremos em conta os Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN(1998) e PCNEM(2000) e as novas orientações curriculares contidas nos documentos recentes Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. As ideias Ponte et al (2003) serão adotadas como suporte teórico para a construção de atividades de caráter investigativo. Entendemos que essa abordagem no ensino de matemática pode propiciar o desenvolvimento crítico dos alunos em relação ao conhecimento matemático, uma oportunidade de se sentirem construtores de seus conhecimentos e acreditarem em suas potencialidades e, consequentemente, contribuir para sua autoconfiança, como enfatizam Ferreira, Peres e Vaz (2006). A integração dos conteúdos curriculares será orientada pela mudança de quadros de Douady (1992), que considera uma importante característica da Matemática a capacidade de traduzir um problema em diversos quadros: algébrico, numérico, geométrico, analítico, etc., fazendo com que tenhamos diversas ferramentas de resolução..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao - Coordenador / Maria Elisabette Brisola Brito Prado - Integrante / Nielce Meneghelo Lobo da Costa - Integrante.
2014 - Atual
Contribuições para o Ensino de Geometria
Descrição: Temos por objetivo identificar e trabalhar aspectos de conteúdo de Geometria que apresentem, a partir de atividades diagnósticas, dificuldades ou na compreensão de conceitos ou em suas aplicações. Trataremos da produção e avaliação de atividades destinadas ao ensino de Geometria para os vários níveis de escolaridade, buscando propiciar o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos para o entendimento, descrição e interação com os demais conteúdos curriculares e com o mundo em que vivemos. Teremos como ponto de partida tópicos elementares dos conteúdos geométricos que possam ser aprofundados e relacionados com as outras áreas do conhecimento matemático, ou seja, possam ser associados a conteúdos da álgebra ou do estudo de funções dos anos finais do ensino básico. Recursos computacionais deverão ser incorporados quer seja para o estudo dos problemas geométricos propriamente ditos, quer seja nas atividades interface ? geometria e funções ? uma vez que dispomos hoje de softwares livres que permitem essa exploração interativa. Trabalharemos no contexto do conhecimento do conteúdo na formação de professores, ou do ponto de vista da aquisição do conhecimento proposto, com suporte teórico nos trabalhos de Fischbein e Tall e Vinner, quanto à análise conceitos figurais ou imagem e definição de conceitos, respectivamente, e Duval, no que se refere às mudanças de representações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao - Coordenador / Angelica Fontoura Garcia Silva - Integrante.
2011 - 2013
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
Descrição: O projeto tem por objetivo final produzir material instrucional para o ensino de Geometria para os vários níveis de escolaridade, buscando propiciar o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos tanto no entendimento conceitual, como em suas aplicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
2012 - Atual
Periódico: Revista do Professor de Matemática
2012 - Atual
Periódico: Professor de Matemática Online


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Premio de Excelencia Acadêmica, Universidade de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GALVAO, M. E. E. L.2017GALVAO, M. E. E. L.; Lobo da Costa. N. M. ; Prado, M. E. B. B. . CONSTRUÇÃO DE FUNÇÕES A PARTIR DE PROBLEMAS GEOMÉTRICOS: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 39-57, 2017.

2.
Pietropaolo, R. C.2017Pietropaolo, R. C. ; SILVA, A. F. G. ; Prado, M. E. B. B. ; GALVAO, M. E. E. L. . Letramento Estatístico na Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais com Foco nas Representações Gráficas. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733, v. 18, p. 341-346, 2017.

3.
Prado, M. E. B. B.2017Prado, M. E. B. B. ; SILVA, A. F. G. ; GALVAO, M. E. E. L. ; Pietropaolo, R. C. . Continuing education for teachers and the teaching of statistics at elementary levels. QUADERNI DI RICERCA IN DIDATTICA, v. 27, p. 265-270, 2017.

4.
GALVAO, M. E. E. L.2017GALVAO, M. E. E. L.; Lobo da Costa. N. M. ; Prado, M. E. B. B. . Problem-based learning: an investigative approach to teach optimization problems. QUADERNI DI RICERCA IN DIDATTICA, v. 27, p. 241-246, 2017.

5.
GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES2016 GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE ; MIASHIRO, PAULO MASANOBO . A Transição das Razões para as Funções Trigonométricas. BOLEMA : Boletim de Educação Matemática (Online), v. 30, p. 1127-1144, 2016.

6.
DE SOUZA, VERA2016DE SOUZA, VERA ; GALVÃO, MARIA ; POGGIO, ANA MARIA . O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE DIRETA DE ALUNOS BRASILEIROS DE 14-16 ANOS NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 9, p. 30-64, 2016.

7.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2015GALVAO, M. E. E. L.; SILVA, A. F. G. ; CAMPOS, T. M. M. ; Pietropaolo, R. C. . Interdisciplinarity on teacher's training : childrens'literature and mathematics. Quaderni di Ricerca in Didattica, v. 24, p. 377-380, 2015.

8.
Lobo da Costa. N. M.2015Lobo da Costa. N. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; Prado, M. E. B. B. . THE USE OF TECHNOLOGICAL RESOURCES FOR TEACHING TRIGONOMETRY ON TEACHERS? TRAINING. Quaderni di Ricerca in Didattica, v. 24, p. 207-211, 2015.

9.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2015GALVAO, M. E. E. L.; Duarte, A. R. S. . OLIMPÍADA PAULISTA DE MATEMÁTICA: QUASE QUATRO DÉCADAS DE INCENTIVO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 14, p. 129-143, 2015.

10.
De Souza, Vera Helena Giusti2014De Souza, Vera Helena Giusti ; GALVAO, M. E. E. L. ; SOUZA, W. R. S. . REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DE FIGURAS TRIDIMENSIONAIS: UM ESTUDO COM A VISUALIZAÇÃO. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, p. 87-109, 2014.

11.
RIBEIRO, M. H.2014RIBEIRO, M. H. ; GALVAO, M. E. E. L. . A assimetria histórica entre as técnicas e o desenvolvimento do conceito de área na Antiguidade. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 10, p. 82-106, 2014.

12.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2013GALVAO, M. E. E. L.. Dois problemas japoneses antigos. Revista do Professor de Matemática, v. 81, p. 17-18, 2013.

13.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2013GALVAO, M. E. E. L.. OBMEP ajudando a ensinar Geometria. Revista do Professor de Matemática, v. 82, p. 36-41, 2013.

14.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2013GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti . As luas de Hipócrates: a longa história de um problema na História da Matemática. Revista do Professor de Matemática, v. 82, p. 12-17, 2013.

15.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2013GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. . Luas, Áreas e Quadraturas ? um problema e muitos séculos na História da Matemática. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 13, p. 17-32, 2013.

16.
Prado, M. E. B. B.2013Prado, M. E. B. B. ; Lobo da Costa. N. M. ; GALVAO, M. E. E. L. . Teacher development for the integrated use of technologies in mathematics teaching. Quaderni di Ricerca in Didattica, v. 23, p. 482-491, 2013.

17.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2008GALVAO, M. E. E. L.; MELO,F.S> . Obtendo as Cônicas com Dobraduras. Revista do Professor de Matemática, v. 66, p. 29-32, 2008.

18.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2006GALVAO, M. E. E. L.. Euler e a Geometria Plana. Revista UNIFIEO, v. jul/de, p. 43-55, 2006.

19.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA2000GALVAO, M. E. E. L.; CANDIDO, C. C. . Minimal Saddle Towers with Genus Two. Note di Matematica. Università Degli Studi di Lecce, Italia, v. 20, 2000.

20.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA1998GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes ; NELLI, B. . A Weierstrass type representation for surfaces in the hyperbolic space with mean curvature one. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Brasil, v. 70, n.1, p. 1-6, 1998.

21.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA1998GALVAO, M. E. E. L.; HELLMEISTER, A. C. P. . Resolvendo Fisicamente. Revista do Professor de Matemática, Brasil, v. 38, p. 15-22, 1998.

22.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA1998 GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes . A Weierstrass type representation for surfaces in the hyperbolic spaces with mean curvature one. Note di Matematica. Università Degli Studi di Lecce, Italia, v. 18, n.1, p. 43-61, 1998.

23.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA1993 GALVAO, M. E. E. L.; TOUBIANA, E. . Surfaces non-orientables de genre deux. Boletim da Sociedade Brasileira de Matemática, Brasil, v. 24, n.1, p. 63-88, 1993.

24.
GALVAO, M. E. E. L.;GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES;GALVÃO, MARIA1986GALVAO, M. E. E. L.. Some New Examples Of Non-Orientable Minimal Surfaces.. PROCEEDINGS OF AMERICAN MATHEMATICAL SOCIETY 98,3 (1986), v. 98, n.3, p. 629-636, 1986.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GALVAO, M. E. E. L.. História da Matemática. 1. ed. Osasco: EDIFIEO, 2008. v. 1. 208p .

2.
GALVAO, M. E. E. L.; ALVES, S. . Um Estudo Geométrico das Transformações Elementares. São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da USP, 1996. 160p .

Capítulos de livros publicados
1.
Lobo da Costa. N. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; Prado, M. E. B. B. . Integration of Digital Technologies in Mathematics Teacher Education: The Reconstruction Process of Previous Trigonometrical Knowledge. In: Gilles Aldon; Fernando Hitt; Luciana Bazzini; Uwe Gellert. (Org.). Mathematics and Technology: A C.I.E.A.E.M. Sourcebook. 1ed.: Springer, 2017, v. , p. 523-549.

2.
GALVAO, M. E. E. L.; MELO,F.S> . Cônicas - Obtendo as cônicas com dobraduras. In: Ana Catarina Pontone Hellmeister. (Org.). Geometria em Sala de Aula. 1ed.Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2013, v. , p. 235-240.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROSO, I. ; GALVAO, M. E. E. L. . Um estudo sobre os conhecimentos dos professores de matemática para o ensino das transformações geométricas. In: VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2017, Madrid. LIBRO DE ACTAS - VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2017. p. 452-460.

2.
BARROSO, I. ; GALVAO, M. E. E. L. . TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: INVESTIGANDO O CONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA SEU ENSINO. In: VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática, 2016.

3.
SILVA, A. F. G. ; GALVAO, M. E. E. L. ; CAMPOS, T. M. M. . Competências Profissionais de Professores: uma experiência em um processo formativo que utiliza o contexto da literatura infantil. In: CIAEM - XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015, Tuxtla Gutierrez. XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

4.
Fernandes, C. G. ; GALVAO, M. E. E. L. . ÂNGULOS E PARALELISMO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA. In: IV SIPEMAT - Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Ilhés. Anais do IV SOPEMAT, 2015.

5.
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti ; POGGIO, A. M. . Características dos Três Mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. In: CIAEM - Conferência Interamericana de Educacion Matemática, 2015, Tuxtla Gutierrez. XIV CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2015.

6.
FIORE, C. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . Os pensamentos narrativoe lógico-científico na resolução de problemas nos campos conceituaisaditivo e multiplicativono ano final do ensinofundamental I. In: VI Congresso Iberoamericano de Educatión Matemática, 2013, Montevideu. Actas do VII CIBEM, 2013. p. 3237-3248.

7.
SILVA, A. F. G. ; GALVAO, M. E. E. L. . Uma Interpretação das estratégias utilizadas por um Grupo de Professores ao calcular área de polígonos em malha quadriculada. In: VII Congreso Iberoamericano de Educatión Matemática, 2013, Montevideu. Actas do VII CIBEM, 2013. p. 5674-5681.

8.
MIASHIRO, P. M. ; GALVAO, M. E. E. L. . O estudo da função seno com o software Cabri-Géomètre II. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013, São Carlos. Anais do VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013.

9.
FIORE, C. A. ; GALVAO, M. E. E. L. . Os Pensamentos Narrativo e Lógico Científico na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental I. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

10.
Esteves, M. M. ; GALVAO, M. E. E. L. . Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GALVAO, M. E. E. L.; SILVA, A. F. G. ; Pietropaolo, R. C. . Collaborative study groups in teacher development: a university - school project. In: CIEAEM 67, 2015, Aosta. Pre-proceedings do CIEAEM 67, 2015.

2.
Lobo da Costa. N. M. ; Prado, M. E. B. B. ; GALVAO, M. E. E. L. . Mathematics Teaching and Digital Technologies: a challenge to the teacher's everyday school life. In: CIEAEM 67, 2015, Aosta. Pre-proceedings do CIEAEM 67, 2015.

3.
Pietropaolo, R. C. ; SILVA, A. F. G. ; CAMPOS, T. M. M. ; GALVAO, M. E. E. L. . Study about the knowledge required from teachers to teach probability notions in early school years. In: CIEAEM 67, 2015, Aosta. Pre-proceedings do CIEAEM 67, 2015.

4.
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti . LUAS, ÁREAS E QUADRATURAS ? UM PROBLEMA E MUITOS SÉCULOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. In: III SIEMAT - Seminário Internacional em Educação Matemática, 2011, São Paulo. III SIEMAT, 2011. p. 210-219.

5.
Maia, M. .E. ; GALVAO, M. E. E. L. . Análise, segundo a Teoria dos Campos Conceituais, dos esquemas propostos nas séries iniciais en diferentes sistemas de ensino. In: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011, São Carlos. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011. p. 219-229.

6.
Fiori, C.A. ; GALVAO, M. E. E. L. . Os pensamentos narrativo e lógico-científico na resolução de problemas no campo conceitual aditivo. In: I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011, São Carlos. I Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2011. p. 690-702.

7.
GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes . Deformations of constant mean curvature surfaces in half space models. In: International Congress on Differential Geometry, 2001, Bilbao. Contemporary Mathematics - Global Differential Geometry: the Mathematical Legacy of Alfred Gray. Providence, Rhode Island: American Mathematical Society, 2000. v. 288. p. 320-324.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALVAO, M. E. E. L.; Lima, R. N. ; DIAS, R. C. C. ; De Souza, Vera Helena Giusti . EXPERIENCING TECNOLOGY IN MATHEMATICS CLASSROOMS: THE CASE OF SIMCALC. In: Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36, 2014, Vancouver. Proceedings of the Joint Meeting of PME 38 and PME-NA 36. Vancouver - Canadá, 2014. v. 6. p. 77-77.

2.
GALVAO, M. E. E. L.. Mean Curvature One Surfaces in Hyperbolic Space. In: 1ST International Meeting on Geometry and Topology, 1997, Braga. Porceedings of the 1st International Meeting on Geometry and Topology. Braga - Portugal: Universidade do Minho, 1997. p. 75-81.

3.
GALVAO, M. E. E. L.. Superficies Minimas Nao Orientaveis do 'R Pot. N'.. In: ATAS DA V ESCOLA DE GEOMETRIA DIFERENCIAL, 1984, 123-128, 1989. SAO PAULO. p. 0-0.

4.
GALVAO, M. E. E. L.. Superficies Minimas Nao-Orientaveis Em 'R Pot. 3' Com Curvatura Total Finita.. In: ATAS DO II ENCONTRO DE GEOMETRIA DIFERENCIAL - UFCE, 1986. FORTALEZA. p. 0-0.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, J. O. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SILVA, A. F. G. . O conceito de área num processo de formação de professores dos anos iniciais. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GALVAO, M. E. E. L.. Congruências, Transformações e Construções Geométricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. ; POGGIO, A. M. . Características dos Três Mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, A. F. G. ; GALVAO, M. E. E. L. ; CAMPOS, T. M. M. . Competências Profissionais de Professores: uma experiência em um processo formativo que utiliza o contexto da literatura infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Pietropaolo, R. C. ; SILVA, A. F. G. ; CAMPOS, T. M. M. ; GALVAO, M. E. E. L. . Teaching Probability; Early Education Teacher Development; Mathematical Knowledge for Teaching. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GALVAO, M. E. E. L.; SILVA, A. F. G. ; Pietropaolo, R. C. . Collaborative study groups in teacher development: a university - school project. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, A. F. G. ; GALVAO, M. E. E. L. ; CAMPOS, T. M. M. . Competências Profissionais de Professores: uma experiência em um processo formativo que utiliza o contexto da literatura infantil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. ; POGGIO, A. M. . Características dos Três Mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GALVAO, M. E. E. L.; Lima, R. N. ; SOUZA, V. H. G. ; DIAS, R. C. C. . EXPERIENCING TECNOLOGY IN MATHEMATICS CLASSROOMS: THE CASE OF SIMCALC. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GALVAO, M. E. E. L.; Esteves, M. M. . Análise, segundo a Teoria dos Campos Conceituais, dos esquemas propostos nas séries iniciais en diferentes sistemas de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Fiori, C.A. ; GALVAO, M. E. E. L. . Os pensamentos narrativo e lógico-científico na resolução de problemas no campo conceitual aditivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GALVAO, M. E. E. L.. Polígonos regulares e divisões da circunferência: construções com régua e compasso,história, desafios e controvérsias. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti . LUAS, ÁREAS E QUADRATURAS ? UM PROBLEMA E MUITOS SÉCULOS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. . A Quadratura da Luas - um problema e sua história como recurso didático. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes . Constant Mean Curvature Surfaces in Half Space Models. 2001.

2.
GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes . A Weierstrass type representation for surfaces in the hyperbolic space with mean curvature one. 1996.

3.
GALVAO, M. E. E. L.. Minimal Klein Bottles with one end in R3 and R4. 1986.

4.
GALVAO, M. E. E. L.. Minimal Klein Bottles in R3 with finite total curvature. 1986.

5.
GALVAO, M. E. E. L.. Non Orientable Minimal Surfaces in RN. 1984.


Demais tipos de produção técnica
1.
GALVAO, M. E. E. L.. Superfícies Mínimas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GALVAO, M. E. E. L.; CANDIDO, C. C. . Geometria Plana. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

3.
GALVAO, M. E. E. L.. Geometria Analítica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

4.
GALVAO, M. E. E. L.; CANDIDO, C. C. . Geometria Plana e Espacial. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

5.
GALVAO, M. E. E. L.. Oficinas para professores do ensino fundamental. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GALVAO, M. E. E. L.. Geometria para Professores do Ensino Fundamental. 1998. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GALVAO, M. E. E. L.; Karrer, M.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações nos livros didáticos de Engenharia. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

2.
Baldin, Y. Y.; Silva, A. F.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Camila Coppi Cintra. Um estudo de frações para o 7o ano do Ensino fundamental: desde um diagnóstico à aprendizagem mediada por Modelo de Barras da Matemática de Singapura. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
Lobo da Costa. N. M.; SCHERER, S.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Willians Adriano de Oliveira. Tecnologias Digitais na Formação continuada: situações de Ensino articulando Geometria e Funções. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

4.
Lima, R. N.; ALLEVATO, N.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marlene Rosa Sena. Resolução de Problemas Algébricos: uma análise à luz dos Três Mundos da Matemática. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
Lima, R. N.; CURY, H. N.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Sidney Silva Santos. Equivalência de números racionais na representação fracionária: um olhar para livros didáticos à luz dos três mundos da matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

6.
De Souza, Vera Helena Giusti; JAHN, A. P.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Mariko Kawamoto. Um diagnóstico da aprendizagem de Geometria no Ensino Médio, com foco em habilidades de visualização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

7.
GALVAO, M. E. E. L.; Lima, R. N.; Coelho, S. P.. Participação em banca de Carlos Eduardo Nunes. Resolução de equações lineares e quadráticas com o auxílio de material concreto. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

8.
JAHN, A. P.; Machado. N. J.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marco Antonio da Silva Ribeiro. Transformações geométricas planas: um estudo experimental e dinâmico. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

9.
GALVAO, M. E. E. L.; CURY, H. N.; Lima, R. N.. Participação em banca de Cairo Gomes Fernandes. Ângulos e paralelismo nos ivros didaticos à luz dos três mundos da matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

10.
GALVAO, M. E. E. L.; CANDIDO, C. C.; SOUZA, V. H. G.. Participação em banca de LUCAS CUNHA BASTOS. Uma introdução ao estudo da perspectiva para o ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

11.
GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G.; Nobre, S.R.. Participação em banca de Maria Helena Ribeiro. A ASSIMETRIA HISTÓRICA ENTRE OS CONCEITOS E AS TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

12.
Duarte, A. R. S.; Borges, R. A. S.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Anderson da Silva Souza. A inserção da teoria dos conjuntos em livros didáticos de matemática. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
SILVA, A. F. G.; Muniz, C. A.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro. Formação de Professores dos anos iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar o conceito de fração. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
Lima, R. N.; Guimarães, G. L.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Aline Cristina Cybis. Resolução de problemas multiplicativos:análise de processos heurísticos de alunos de 5o ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

15.
Santana, E. R. S.; SILVA, A. F. G.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Mayara Maia Esteves. ESTRUTURAS ADITIVAS: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES E RECURSOS CONTIDOS EM DIFERENTES COLEÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

16.
Machado. N. J.; Prado, M. E. B. B.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de CAROLINE ADJANE FIORE. OS PENSAMENTOS NARRATIVO E LÓGICO-CIENTÍFICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
Baldin, Y. Y.; Silva, A. F.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Luciano Alves Carrijo Neto. A PESQUISA DE AULA (LESSON STUDY) NO APERFEIÇOAMENTO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO 6° ANO SEGUNDO O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de São Carlos.

18.
Cerri, C.; Lobo da Costa. N. M.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Paulo Masanobo Miashiro. A TRANSIÇÃO DAS RAZÕES PARA AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

19.
Lima, R. N.; Ferreira, V. G. G.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de João dos Santos. A utilização de Números Inteiros relativos na resolução de problemas de estruturas adiitivas nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

20.
Karrer, M.; Ferreira, V. G. G.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Simone Navas Barreiro. Superfícies Esféricas: uma abordagem envolvendo conversões de registros semioticos com o auxílio do software CABRI 3D. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

21.
ALMOULOUD, S. A.; Manrique, A.L.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Luis Carlos de Carvalho. Análise da Organização Didática da Geometria Espacial Métrica nos Livros Didáticos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

22.
GALVAO, M. E. E. L.; BONGIOVANI, V.; JAHN, A. P.. Participação em banca de Eliane Cabariti. Geometria Hiperbólica- uma proposta didática em ambiente dinâmico. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica - São Paulo.

23.
GALVAO, M. E. E. L.; SIMOES, P. A. Q.. Participação em banca de Antonio Chavez Zena. Torres de Sela Simétricas Tipo Scherk. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

24.
GALVAO, M. E. E. L.; COSTA, C. J.; SIMOES, P. A. Q.. Participação em banca de Valério Ramos Batista. Superfícies Mínimas Completas entre dois planos paralelos. 1996. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

25.
GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes; CHAVES, R. M. B.. Participação em banca de Eduardo Curvello. Alguns exemplos de superfícies mínimas de gênero zero. 1995. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica - São Paulo.

26.
GALVAO, M. E. E. L.; C. C. Góes; TOUBIANA, E.. Participação em banca de Aldemir José Silva Pinto. Os anéis mínimos em R3. 1993. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

27.
GALVAO, M. E. E. L.; CASTRUCCI, B.. Participação em banca de Rossana Barreto Dipp Garcia. Uma axiomática para o espaço projetivo. 1992. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica - São Paulo.

28.
GALVAO, M. E. E. L.; TENENBLAT, K.; RABELO, M. L.. Participação em banca de Jocelino Sato. Rigidez de Hipersuperfícies Mínimas. 1992. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade de Brasília.

29.
GALVAO, M. E. E. L.; EARP, R. S.; SIMOES, P. A. Q.. Participação em banca de Cristiana Bastos Paiva Valente. Estudos recentes sobre a aplicação normal de Gauss para superfícies em R3 e R4. 1991. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

30.
GALVAO, M. E. E. L.; DELGADO, J. A.; C. C. Góes. Participação em banca de Cláudia Cueva Cândido. Helicóides nos espaços de curvatura constante. 1987. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Lima, R. N.; FRANT, J. B.; GALVAO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G.; DRUCK, I. F.. Participação em banca de Gerson Geraldo Chaves. Uma abordagem para a (re)construção do conceito de número real por estudantes da primeira série do Ensino Médio. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
FERNANDES, S. H. A. A.; FRANT, J. B.; GALVÃO, MARIA ELISA ESTEVES LOPES; Maltempi, M. V.; Lima, R. N.. Participação em banca de Gina Magali Horvath Miranda. Esculturas Matemáticas: a integral dupla em 3D. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

3.
Lima, R. N.; SOUZA, V. H. G.; GALVAO, M. E. E. L.; Castro Filho, J. S.; Pietropaolo, R. C.. Participação em banca de Roberto Seidi Imafuku. O uso dos softwares GeoGebra e SimCalc para enriquecimento da imagem de conceito de derivada. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

4.
Lima, R. N.; Ferreira, V. G. G.; CAMPOS, T. M. M.; HEALY, S. V.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Rogério da Silva Ignácio. Criação de capítulo de livro digital no estágio Curricular Supervisionado: uma análise da documentação na formação inicial do professor de Matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

5.
D'Ambrosio, U.; Duarte, A. R. S.; GALVAO, M. E. E. L.; Silva, P. P. S.; BARROS, L. G. X.. Participação em banca de Irani Parolin Santana. A matemática escolar do "Ginásio do Padre" e, Vitória da Conquista. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

6.
BARROS, L. G. X.; Abido, A. S.; D'Ambrosio, U.; JESUS, M. A. S.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Sávio Mendes França. Um estudo sobre complementaridades presentes na construção dos números complexos. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

7.
FERNANDES, S. H. A. A.; HEALY, S. V.; VITA, A. C.; GALVAO, M. E. E. L.; Pinto, M.M.F.. Participação em banca de Paulo César Freire. Uma Jornada dos Números Naturais aos Racionais com uma aluna com deficiência visual. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

8.
Pietropaolo, R. C.; CAMPOS, T. M. M.; GALVAO, M. E. E. L.; CORDANI, L. K.; Ferreira, V. G. G.; GODINO, J. D.. Participação em banca de José Ivanildo Felisberto de Carvalho. Um estudo sobre os conhecimentos didático-matemáticos de probabilidade de professores de matemática do Ensino Fundamental. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

9.
GALVAO, M. E. E. L.; FRANT, J. B.; BARROS, L. G. X.; SOUZA, V. H. G.; REZENDE, W. M.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Dias. ASPECTOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS MOBILIZADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

10.
GALVAO, M. E. E. L.; FRANT, J. B.; SOUZA, VERA HELENA GIUSTI DE; BARROS, L. G. X.; REZENDE, W. M.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Dias. ASPECTOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS MOBILIZADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA.. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

11.
SILVA, A. F. G.; Prado, M. E. B. B.; GALVAO, M. E. E. L.; CANDIDO, C. C.; SA, I.. Participação em banca de Sandra Cristina Lopes. Comunidade de Prática; resolução de problemas profissionais sobre o ensino de relações contextuais. 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

12.
SOUZA, V. H. G.; Cerri, C.; GALVAO, M. E. E. L.; CAMPOS, T. M. M.; Serrazina, M. L. M.; Rodrigues, M.. Participação em banca de Sandra Maira Zen Zacarias. Uma comparação do desempenho de estudantes brasileiros e portugueses na transição da unidocência para a pluridocência, no caso das estruturas aditivas. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
Pietropaolo, R. C.; PEREIRA, M.D.; SILVA, A. F. G.; OLIVEIRA, E. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marcos Pavani de Carvalho. Um estudo da inserção de estudantes de licenciatura em matemática no contexto da escola pública. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
GALVAO, M. E. E. L.; Pinto, M.M.F.; Lima, R. N.; Reis, F.S.; DE SOUZA, VERA. Participação em banca de William Vieira. Do Cálculo à Análise Real: um diagnóstico dos processos de ensino e aprendizagem de sequencias numéricas. 2016. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

15.
Pietropaolo, R. C.; NASSER, L.; SILVA, A. F. G.; PEREIRA, M.D.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marta Èlid Amorim Mateus. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de noções concernentes às demonstrações e prova na Educação Básica. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

16.
Lobo da Costa. N. M.; Borba, R. E. R.; DIAS, M. A.; Pavanello, R. M.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marinês Yole Poloni. Formação continuada do professor de matemática: problematização e recursos didáticos para oensino de trigonometria. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
Duarte, A. R. S.; Valente, W. R.; BARROS, L. G. X.; SANFELICE, J. L,; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de MÔNICA MENEZES DE SOUZA. Uma história do departamento de matemática da Universidade de Brasília - UnB:1962-1972. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

18.
Otte, M. F.; CLÍMACO, H. A.; BARROS, L. G. X.; FIREMAN, E. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Lucia Cristina Silveira Monteiro. Sentidos e significados para uma abordagem semiótica em Educação Matemática. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

19.
Otte, M. F.; Detoni, A. R.; BARROS, L. G. X.; Abido, A. S.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de William José da Cruz. Experimentos mentais e provas matemáticas formais. 2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

20.
D'Ambrosio, U.; Valente, W. R.; GALVAO, M. E. E. L.; Duarte, A. R. S.; Pinto. N. B.. Participação em banca de Francisco de Oliveira Filho. A matemática do colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

21.
GALVAO, M. E. E. L.; Nakanishi, T.. Participação em banca de Ricardo Rodrigues Rangel. Global Projection of Rangel; us sistema de projeção do globo terrestre sobre um elipsóide. 2003. Tese (Doutorado em Computação Aplicada) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

22.
GALVAO, M. E. E. L.; BRITO, F. G. B.; ASPERTI, A. C.; ALENCAR, H.; SANTOS, W.. Participação em banca de Aldir Chaves Brasil Júnior. Hipersuperfícies com Curvatura Média COnstante em S^( n + 1 ). 1996. Tese (Doutorado em Doutorado Em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

23.
GALVAO, M. E. E. L.; COSTA, C. J.; CARMO, M. P.; EARP, R. S.. Participação em banca de Javier Ordonez Barrientos. Superfícies Helicoidais com Curvatura Constante no espaço de formas tridimensional. 1995. Tese (Doutorado em Doutorado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica/RJ.

24.
GALVAO, M. E. E. L.; CARVALHO, A. M. P.; DAMBROSIO, U.. Participação em banca de Dacio Rodney Hartwig. Uma estrutura para as operações fatoriais e a tendência na utilização de fórmulas matemáticas - um estudo exploratório. 1988. Tese (Doutorado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Lima, R. N.; SOUZA, V. H. G.; Pietropaolo, R. C.; FRANT, J. B.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Joelson de Araujo Delfino. Desafio do Ensino de Integral nos cursos de Engenharia: uma abordagem orientada nos Três Mundos da Matemática. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
HEALY, S. V.; Pinto, M.M.F.; FERNANDES, S. H. A. A.; VITA, A. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Paulo César Freire. Uma jornada dos números naturais aos racionais com uma aluna deficiente visual. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

3.
GALVAO, M. E. E. L.; NASSER, L.; Lobo da Costa. N. M.; JAHN, A. P.; HEALY, S. V.. Participação em banca de Isabel Campos Barroso. Transformações Geométricas: uma investigação sobre o conhecimento profissional para seu ensino. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

4.
FERNANDES, S. H. A. A.; Maltempi, M. V.; GALVAO, M. E. E. L.; FRANT, J. B.; Lima, R. N.; HEALY, S. V.. Participação em banca de Gina Magali Horvarth Miranda. Esculturas Matemáticas: dando significado às integrais duplas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

5.
Lima, R. N.; Ferreira, V. G. G.; HEALY, S. V.; CAMPOS, T. M. M.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Rogerio da Silva Ignacio. A criação colaborativa de livros didáticos digitais como projeto de estágio supervisionado: aspectos da formação inicial do professor de Matemática à luz da abordagem documental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

6.
SILVA, A. F. G.; CANOVA, R. F.; Pietropaolo, R. C.; Chiummo, A.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Jacqueline Oliveira de Melo Gomes. O processo formativo de professores de Matemática: (re)significação de conhecimentos para o ensino de área e perímetro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

7.
Lima, R. N.; Karrer, M.; GALVAO, M. E. E. L.; FERNANDES, S. H. A. A.. Participação em banca de Haroldo Aleixo de Lima Junior. ~Educação Matemática Financeira: uma proposta de compreensão do consumo/gasto de água em um ambiente escolar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

8.
GALVAO, M. E. E. L.; Karrer, M.; SILVA, A. F. G.; HEALY, S. V.; Lima, R. N.. Participação em banca de Jacqueline da Silva Gil. Adição e Subtração de números racionais positivos: uma abordagem partindo de experimentações no registro figural em um ambiente computacional dinâmico. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

9.
GALVAO, M. E. E. L.; BONOMI, M. C.; Pietropaolo, R. C.; REZENDE, W. M.; BARROS, L. G. X.; FRANT, J. B.. Participação em banca de Rodrigo Rodrigues Dias. A construção do conceito de ponto crítico de uma função de variável real por meio de problemas de otimização. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

10.
SILVA, A. F. G.; ETCHEVERRIA, T. C.; Prado, M. E. B. B.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Sandra Cristina Lopes. Comunidade de Prática: resolução de problemas profissionais sobre o ensino de relações. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

11.
Lima, R. N.; SOUZA, V. H. G.; SILVA, A. F. G.; DRUCK, I. F.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Gerson Geraldo Chaves. Conflitos Cognitivos: uma abordagem para a ampliação da imagem de conceito de número real de estudantes do Ensino Médio. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

12.
Duarte, A. R. S.; PAIS, L.C.; D'Ambrosio, U.; ABREU, I. M.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Tarciso Luiz Leão e Souza. Uma História da Educação Matemática no Amazonas ( 1850-1890). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
Duarte, A. R. S.; Valente, W. R.; SANFELICE, J. L,; BARROS, L. G. X.; GASPAR, M. T. J.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Mônica Menezes de Souza. Uma História da primeira década do departamento de matemática da Universidade de Brasília. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
Prado, M. E. B. B.; PASSOS, C. L. B.; SILVA, A. F. G.; BEZERRA, F. J. B.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Maria das Graças Bezerra Barreto. Formação continuada dos professores da Educação Básica: estrutura multiplicativa e o raciocínio proporcional. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

15.
SOUZA, V. H. G.; Pinto, M.M.F.; GALVAO, M. E. E. L.; Reis, F.S.; Lima, R. N.. Participação em banca de William Vieira. Dificuldades no Ensino e na Aprendizagem de sequencias numéricas. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

16.
D'Ambrosio, U.; Silva, P. P. S.; Duarte, A. R. S.; Dias, M.A.L.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Irani Pasolin Santana. A Matemática Escolar no ' Ginásio do Padre" em Vitória da Conquista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
Pietropaolo, R. C.; Ribeiro, A. J.; SILVA, A. F. G.; Lobo da Costa. N. M.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marta Elid Amorim Mateus. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de matemática para a exploração de noções concernentes às demonstrações e provas na educação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

18.
Lobo da Costa. N. M.; Borba, R. E. R.; Pietropaolo, R. C.; Ribeiro, A. J.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marinês Yole Poloni. Conhecimento profssional do professor de matemática e o ensino de trigonometria. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

19.
SILVA, A. F. G.; Lobo da Costa. N. M.; Pietropaolo, R. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Jacqueline Oliveira de Melo Gomes. O processo de formação de professores de matemática: (re)construção dos conhecimentos do docente para o ensino de área e perímetro nos anos iniciais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

20.
OTTE, M. F.; CLÍMACO, H. A.; BARROS, L. G. X.; FIREMAN, E. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Lucia Cristina Silveira Monteiro. Sentidos e significados em Edecação Matemática: uma análise da discussão dobre os paradoxos de Zenão. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

21.
GALVAO, M. E. E. L.; LIMA, I. M. S.; Pietropaolo, R. C.; Muniz, C. A.; DIAS, M. A.. Participação em banca de Rafael Neves Almeida. Pibid de matemática do Centro Campus Professor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe e sua influência no curso de licenciatura e na comunidade escolar da Educação Básica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

22.
Pietropaolo, R. C.; Ferreira, V. G. G.; CAMPOS, T. M. M.; CORDANI, L. K.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de José Ivanildo Felisberto de Carvalho. Aprender e ensinar probabilidade nos anos finais do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

23.
Pietropaolo, R. C.; KLUTH, V. S.; GALVAO, M. E. E. L.; Lobo da Costa. N. M.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de Marcos Pavani de Carvalho. Um estudo da inserção de estudantes da licenciatura em matemática no contexto da escola pública:contribuições do PIBID. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

24.
SOUZA, V. H. G.; Cerri, C.; GALVAO, M. E. E. L.; CAMPOS, T. M. M.. Participação em banca de Sandra Maria Zen Zacarias. Uma perspectiva conceitual para o ensino das estruturas aditivas na transição do 5o para o 6o anos do Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, A. F. G.; Santana, E. R. S.; Prado, M. E. B. B.; ETCHEVERRIA, T. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Diná da Silva Correa. A formação continuada de um grupo de estudos com foco no campo conceitual multiplicativo: reflexões de professores que ensinam matemática em uma escola do sul da Bahia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo.

2.
GALVAO, M. E. E. L.; Coelho, S. P.; Lima, R. N.. Participação em banca de Carlos Eduardo Nunes. Resolução de equações lineares e quadráticas com o auxílio de material concreto. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

3.
GALVAO, M. E. E. L.; BARROS, L. G. X.; Karrer, M.. Participação em banca de Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações em livros didáticos de Engenharia. 2016.

4.
Lima, R. N.; ALLEVATO, N.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Marlene Rosa Sena. Resolução de problemas algébricos: uma análise com os três mundos da matemática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

5.
Lobo da Costa. N. M.; GALVAO, M. E. E. L.; SCHERER, S.; Lima, R. N.. Participação em banca de willians Adriano de Oliveira. Integração de Tecnologias digitais na formação continuada: uma proposta de ensino articulando geometria e funções. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

6.
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti; CANDIDO, C. C.. Participação em banca de Lucas Cunha Bastos. O estudo da perspectiva para alunos do ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

7.
GALVAO, M. E. E. L.; De Souza, Vera Helena Giusti; CANDIDO, C. C.. Participação em banca de Hugo Alves Machado. A transição geométrico-algébrica no estudo da semelhança de figuras: tratamentos e conversões presentes nos livros didáticos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

8.
Lima, R. N.; CURY, H. N.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Sidney Silva Santos. Equivalência de números racionais na representação fracionária: um olhar para os livros didáticos à luz dos três mundos da Matemática. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

9.
SOUZA, V. H. G.; JAHN, A. P.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Mariko Kawamoto. Um disgnóstico das habilidades de vizualização em geometria no ensino médio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

10.
CANDIDO, C. C.; GALVAO, M. E. E. L.; Valerio, B. C.. Participação em banca de Debora Costa Cona. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ISOMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo.

11.
SILVA, A. F. G.; CANDIDO, C. C.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Susana Maris França da Silva. Um estudo sobre o conhecimento dos professores que ensinam Matemática para os anos iniciais quando estudam área e perímetro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

12.
Lima, R. N.; Guimarães, G. L.; GALVAO, M. E. E. L.. Participação em banca de Aline Cristina Sybis. Resolução de problemas com alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

13.
GALVAO, M. E. E. L.; CURY, H. N.; Lima, R. N.. Participação em banca de Cairo Gomes Fernandes. Ângulos e paralelismo nos livros didáticos à luz dos três mundos da matemática. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

14.
GALVAO, M. E. E. L.; Nobre, S.R.; SOUZA, V. H. G.. Participação em banca de Maria Helena Ribeiro. A ASSIMETRIA HISTÓRICA ENTRE OS CONCEITOS E AS TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

15.
GALVAO, M. E. E. L.; Cerri, C.; Lobo da Costa. N. M.. Participação em banca de Paulo Masanobo Miashiro. A transição do seno e tangente, como razões trigonométricas, para as funções seno e tangente, durante o processo de ensino e aprendizagem.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

16.
GALVAO, M. E. E. L.; SILVA, A. F. G.; Santana, E. R. S.. Participação em banca de Mayara Maia Esteves. ESTRUTURAS ADITIVAS: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES E RECURSOS CONTIDOS EM DIFERENTES COLEÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

17.
SILVA, A. F. G.; GALVAO, M. E. E. L.; Muniz, C. A.. Participação em banca de Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro. Formação de professores dos anos iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar o conceito de fração. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

18.
Lima, R. N.; GALVAO, M. E. E. L.; Ferreira, V. G. G.. Participação em banca de João dos Santos. A utilização de números Inteiros relativos na resolução de problemas de estruturas adiitivas nas séries iniciais do ensino fundamental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GALVAO, M. E. E. L.; Matsuura, O.M.; BARBIERI, V.. Participação em banca de Gustavo do Carmo da Costa Filho. Caminhos Históricos do Cálculo Diferencial e Integral. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Matemática - um instrumento pedagógico) - Centro de Extensão Universitária.

2.
GALVAO, M. E. E. L.; CASTILLA, M. S. A. C.; BARBIERI, V.. Participação em banca de Wilson Roberto Gonçalves. Histórico do Sistema Métrico Decimal. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História da Matemática - um instrumento pedagógico) - Centro de Extensão Universitária.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GALVAO, M. E. E. L.; DINIZ, M. I. S. V.. Professor. 1988. Escola Técnica Federal.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunion Latinoamericana de Matemática Educativa - RELME. 2017. (Congresso).

2.
VIII Semana da Matemática e da Educação Matemática.Transformações e Construções Geométricas. 2017. (Simpósio).

3.
13th International Congress on Mathematical Education - ICME13. A Methodology for organizing problem solving processes - an entry-attack-review sheet. 2016. (Congresso).

4.
13th International Congress on Mathematical Education - ICME13. How to develop relational calculus:a problem solving approach. 2016. (Congresso).

5.
CIAEM- Conferencia Interamericana de Educacion Matemática. Competências Profissionais de Professores: uma experiência em um processo formativo que utiliza o contexto da literatura infantil. 2015. (Congresso).

6.
CIAEM- Conferencia Interamericana de Educacion Matemática. Características dos Três Mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. 2015. (Congresso).

7.
CIEAEM 67. Study about the knowledge required from teachers to teach probability notions in early school years. 2015. (Congresso).

8.
CIEAEM 67. Collaborative study groups in teacher development: a university - school project. 2015. (Congresso).

9.
IV SIPEMAT.ÂNGULOS E PARALELISMO EM LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA. 2015. (Seminário).

10.
CIEAEM 66 - Commission Internationale pour l?Etude et l?Amélioration de l?Enseignement des Mathématiques. INTERDISCIPLINARITY ON TEACHERS? TRAINING: children's literature and mathe. 2014. (Congresso).

11.
PME\Conference of the International and North American Groups for the Psychology of Mathematics Education. EXPERIENCING TECNOLOGY IN MATHEMATICS CLASSROOMS: THE CASE OF SIMCALC. 2014. (Congresso).

12.
CIEAEM65 - Commission internationale pour l?étude et l?amélioration de l?enseignement des mathématiques. TEACHER DEVELOPMENT FOR THE INTEGRATED USE OF TECHNOLOGIES IN MATHEMATICS TEACHING. 2013. (Congresso).

13.
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces?. ?Assimetria histórica entre as técnicas e o desenvolvimento do conceito de área na antiguidade?. 2013. (Congresso).

14.
Mostra do CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática.Construção de funções a partir de problemas geométricos. 2013. (Oficina).

15.
VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática - VI HTEM. O ESTUDO DA FUNÇÃO SENO COM O SOFTWARE CABRI-GÉOMÈTRE II. 2013. (Congresso).

16.
VI Encontro da Revista do Professor de Matemática.Construção de funções a partir de problemas geométricos. 2013. (Encontro).

17.
VII CIBEM - CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Uma Interpretação das estratégias utilizadas por um Grupo de Professores ao calcular área de polígonos em malha quadriculada. 2013. (Congresso).

18.
X Seminário Nacional de História da Matemática. 2013. (Seminário).

19.
ICME 12. Concept image and concept definition for functions in a group of Brazilian students. 2012. (Congresso).

20.
ICME 12. HISTORY OF CLASSICAL PROBLEMS IN CLASSROOM OR TEACHER TRAINING: FROM ORIGINS TO ANSW. 2012. (Congresso).

21.
63th Conference of the CIEAEM. 2011. (Congresso).

22.
6O ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. A Quadratura das Luas ´um problema e sua História como recurso didático. 2011. (Congresso).

23.
I Encontro de Educação Matemática nos Anos iniciais.Análise, segundo a Teoria dos Campos Conceituais, dos esquemas propostos nas séries iniciais em diferentes sistemas de ensino. 2011. (Encontro).

24.
SIEMAT.Luas, áreas e quadraturas. 2011. (Seminário).

25.
VII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro.Polígonos regulares e divisões da circunferência: construções com régua e compasso, história, desafios e controvérsias. 2011. (Seminário).

26.
XIII CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).

27.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.A História da Matemática no Ensino de Graduação. 2010. (Outra).

28.
SELIC - Semana da Licenciatura.O Geoplano no Ensino de Geometria. 2010. (Oficina).

29.
II Encontro Paulista de Geometria.Deformações de Superfícies com Curvatura Média Constante. 2009. (Encontro).

30.
XXI Semana Cultural do UNIFIEO.Construindo e Explorando Poliedros. 2009. (Oficina).

31.
IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. A Construção do Heptágono Regular- Idéias e Estratégias em torno de um desafio impossível. 2008. (Congresso).

32.
Semana da Licenciatura.Poliedros. 2008. (Oficina).

33.
V Jornada da UNISUZ.Geometrias Euclidianas e Não Euclidianas- História e Modelos. 2008. (Encontro).

34.
Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.O Cãlculo das cores nos pigmentos das plantas. 2007. (Outra).

35.
International Congress on Minimal and Constant Mean Curvature Surfaces. Deformations of constant mean curvature surfaces in hyperbolic spaces. 2007. (Congresso).

36.
IV Jornada UNISUZ.A Geometria das Dobraduras. 2007. (Oficina).

37.
Mostra do CAEM.Poliedros: geometria métrica e construção de modelos. 2007. (Oficina).

38.
3o Encontro da Revista do Professor de Matemática.Poliedros. 2006. (Encontro).

39.
III Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. As Luas de Hipócrates: História, Geometria, Trigonometria e Álgebra. 2006. (Congresso).

40.
Semana da Licenciatura.A Geometria das Dobraduras. 2004. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
César Manieri. O DESENVOLVIMENTO DA CONTAGEM POR MÚLTIPLOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

2.
Diogo Rosa da Silva. Abordagens para a Matemática Financeira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

3.
Marcelo Siviero Covos. Uma contribuição para o estudo dos sistemas lineares. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

4.
Agnaldo Roberto de Almeida. A Estatística nas questões do ENEM. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

5.
Danila Brigida Santana Imafuku. O conceito de área nos livros didáticos da Ensino Findamental. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

6.
Erique de Souza Siqueira. UM ESTUDO DE FUNÇÕES POR MEIO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

7.
Antonio Alexandre Aparecido da Silva. Aspectos da Apreensão Figural nos livros didáticos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Wagner Gomes Barroso Abrantes. Geometria esférica e rotas de navegação: uma proposta para o Ensino Médio. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

2.
Jacqueline da Silva Gil. Adição e subtração de números racionais positivos: Uma abordagem partindo de experimentações no registro figural em um ambiente computacional dinâmico. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Anhanguera de São Paulo. (Orientador).

3.
ISABEL CAMPOS BARROSO. A GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÕES NO ENSINO DA GEOMETRIA: INICIATIVAS JÁ EXISTENTES E ABORDAGENS POSSÍVEIS. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Eduardo Nunes. Resolução de equações lineares e quadráticas com o auxílio de material concreto. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

2.
Cairo Gomes Fernandes. Ângulos e paralelismo nos ivros didaticos à luz dos três mundos da matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

3.
Celso Luiz Andreotti. Vetores e suas representações nos livros didáticos de Engenharia.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

4.
Mayara Maia Esteves. ESTRUTURAS ADITIVAS: UMA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES E RECURSOS CONTIDOS EM DIFERENTES COLEÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

5.
Paulo Masanobo Miashiro. A TRANSIÇÃO DAS RAZÕES PARA AS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

6.
LUCAS CUNHA BASTOS. O ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

7.
CAROLINE ADJANE FIORE. OS PENSAMENTOS NARRATIVO E LÓGICO-CIENTÍFICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS CAMPOS CONCEITUAIS ADITIVO E MULTIPLICATIVO NO ANO FINAL DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

8.
Maria Helena Ribeiro. A ASSIMETRIA HISTÓRICA ENTRE OS CONCEITOS E AS TÉCNICAS NO DESENVOLVIMENTO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

9.
Eduardo Curvello. Alguns Exemplos de Superfícies Mínimas de Gênero Zero. 1995. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

10.
Cristiana Bastos Paiva Valente. Estudos recentes sobre a Aplicação Normal de Gauss de superfícies mínimas em R3 e R4. 1991. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

Tese de doutorado
1.
Rodrigo Rodrigues Dias. ASPECTOS COGNITIVOS E CONCEITUAIS MOBILIZADOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE OTIMIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA.. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

2.
Cláudia Cueva Cândido. Superfícies Mínimas Simplesmente Periódicas. 1998. Tese (Doutorado em Doutorado Em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabio dos Santos Silva. Dobraduras - um recurso para o ensino de Geometria. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós graduação LATO SENSU em História da Matemática) - Instituto Internacional de Ciências Sociais. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caroline Bardini. Transformações geométricas e mosaicos através do "Tesselmania". 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

2.
Celio Teixeira Guedes. Cabri-Géométre - Um software para o ensino de Geometria. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

3.
Eliana Naomi. O Origami no Ensino de Geometria. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

Iniciação científica
1.
ELAINE REGINA MARQUEZIN MARINHO. Modelagem Matemática - Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral à resolução de problemas relacionados às Ciências da Vida e da Natureza. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Fundação para o Ensino de Osasco. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

2.
Ana Cristina dos Santos Garcia. Modelagem Matemática - Aplicações do Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear à resolução de problemas relacionados às Ciências Sociais e à Economia. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.

3.
Fabio Silva Melo. Secções Cônicas e suas aplicações. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática- Bacharelado e Licenciatura) - Centro Universitário Fundação para o Ensino de Osasco, Fundação para o Ensino de Osasco. Orientador: Maria Elisa Esteves Lopes Galvao.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES, J. O. M. ; GALVAO, M. E. E. L. ; SILVA, A. F. G. . O conceito de área num processo de formação de professores dos anos iniciais. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.



Outras informações relevantes


Avaliador do SINAES, capacitado para avaliações de cursos de graduação, cadastrado no BASis



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/09/2018 às 10:38:01