Glaucia de Andrade Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9311035198177704
  • Última atualização do currículo em 26/03/2017


Doutora em Música pela University of Iowa, EUA. Graduou-se em Música, com habilitação em Violino, pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1988, recebeu o grau de Master of Arts em 1990 e de Doctor of Musical Arts em 1993, pela University of Iowa, onde esteve sob a orientação do Professor Leopold La Fosse. É professora certificada no Método Suzuki pela Associação Suzuki das América - SAA, tendo participado de seminários com John Kendall e William Starr e lecionado na Preucil School of Music, EUA. Desenvolveu, como professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, pesquisas relacionadas ao uso do folclore brasileiro e o Método Suzuki no ensino dos instrumentos de cordas . Atuou por seis anos na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e, recentemente, retornou às suas atividades como violinista junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e à Orquestra de Câmara Sesiminas/Musicoop. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Glaucia de Andrade Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, G. A.;BORGES-SCOGGIN, G. A.;SCOGGIN, G. B.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Clóvis Salgado, Corpos Estáveis.
Avenida Afonso Pena - de 1537 a 1699 - lado ímpar
Centro
30130004 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 32367400


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1993
Doutorado em Doctor of Musical Arts.
The University Of Iowa, UI, Estados Unidos.
Título: A Study of the Pedagogy and Performance of String Instruments in Brazil and the Social, Cultural, and Economic Aspects Affecting their Development. Três recitais com obras de J.S. Bach, Prokofieff, Beethoven, Mozart e Stravinsky., Ano de obtenção: 1993.
Orientador: Leopold La Fosse.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Violino; Pedagogia dos instrumentos de cordas; Profissionalização dos instrumentistas de cordas; Graduação; Pós-graduação; Ensino básico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Performance e Pedagogia do Violino.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1989 - 1990
Mestrado em Master of Arts.
The University Of Iowa, UI, Estados Unidos.
Título: Recital de Violino e Piano com obras de W.A. Mozart, Ronaldo Miranda e César Frank.,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Leopold La Fosse.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Performance do violino.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Performance e Pedagogia do Violino.
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
1992 - 1999
Especialização em Suzuki Violin Foundation Níveis 1A, 1B, 2 a 6. (Carga Horária: 84h).
Suzuki Association Of The Americas, SAA, Estados Unidos.
Título: Certificados de Cursos de Curta Duração sobre o Método Suzuki sem monografia.
Orientador: Meier-Sims, Zeithamel, Preucil, Timmerman, O'Boyle, Lokken.
1984 - 1988
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Recital de Formatura: BRUCH, M. - Concerto No.1 em Sol Menor para Violino e Orquestra.




Formação Complementar


2007 - 2007
Aperfeiçoamento técnico-musical / Bernardo Bessler. (Carga horária: 15h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2006 - 2006
Aperfeiçoamento com Paulo Bosísio. (Carga horária: 30h).
Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
2005 - 2005
Pesquisa em Performance e Pedagogia Instrumental. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Técnica Alexander com Ulfried Tolle. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Técnica Alexander com Ulfried Tolle. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
1999 - 1999
Método Suzuki Aplicado a La Educación Pre-Escolar. (Carga horária: 15h).
Asociación Suzuki Del Peru, ASOCIACIÓN SUZUK, Peru.
1998 - 1998
Cinesiologia do Movimento. (Carga horária: 9h).
Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, SCMG, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em SUZUKI Teacher Training Workshop Com John Kendall. (Carga horária: 12h).
Western Illinois University, WIU, Estados Unidos.
1992 - 1992
SUZUKI Teacher Training Workshop Com William Starr. (Carga horária: 6h).
Des Moines Youth Chamber Players, DMYCP, Estados Unidos.
1991 - 1991
Extensão universitária em Auditioning Workshop for Orchestral Instruments (Audições orquestrais). (Carga horária: 20h).
The University Of Iowa, UI, Estados Unidos.
1991 - 1991
Brain Gym I e II (GINÁSTICA CEREBRAL). (Carga horária: 24h).
Susan Chipman - Aulas particulares, CHIPMAN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Comitê Científico da Escola de Música da UEMG

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Curadoria da 4ª Semana UEMG

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação - 17º Seminário
Outras informações
Comissão de Avaliação de Resumos iinscritos no 17º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEM

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora integrante do GEPEMUS, Carga horária: 2
Outras informações
GEPEMUS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical

Vínculo institucional

1996 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Conselho Departamental, Carga horária: 20
Outras informações
Representante dos Professores de Educação Superior - Nível V e VI no Conselho departamental. Mandato: 19/04/2012 a 18/04/2014

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Colegiado de Curso de Bacharelado em Música, Carga horária: 20
Outras informações
Corpo Docente no Colegiado do Curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Instrumento e Canto. Mandato: 01/02/2011 a 31/12/2012

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pós-Graduação Lato Senso
Outras informações
Professora da disciplina Didática do Instrumento no Curso de Pós Graduação Lato Sensu Princípios e Recursos Pedagógicos em Música ministrado no Conservatório Estadual Theodolindo José Soares, na cidade de Visconde do Rio Branco - MG, em parceria com a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Formação

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade do Estado de Minas Gerais, .

02/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violino
02/1996 - 12/2015
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Anatomia Artística I
Anatomia Artística II
Anatomia Relacionada à Execução do Instrumento I
Anatomia Relacionada à Execução do Instrumento II
Didática do Instrumento
Literatura de Cordas I
Literatura de Cordas II
Literatura de Cordas III
Literatura de Cordas IV
Literatura do instrumento (Violino)
Literatura Musical
Metodologia do Ensino do Instrumento
Optativa: Tópicos em pedagogia e performance do violino e da viola A
Optativa Tópicos em pedagogia e performance do violino e da viola B
Optativa Tópicos Especiais em Música: Fundamentos da Técnica Violinística
Orientação de TCC
Pesquisa
Prática de repertório orquestral A
Prática de repertório orquestral B
Violino I
Violino II
Violino III
Violino IV
Violino V
Violino VI
Violino VII
Violino VIII
02/2008 - 12/2008
Ensino, Princípios e Recursos Pedagógicos em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática do Instrumento - Violino

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, OFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Violinista, Carga horária: 20


Fundação Clóvis Salgado, FCS, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Violinista da Orquestra Sinfônica de MG, Carga horária: 30
Outras informações
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - OSMG. LIP - Licença para cuidar de Interesses Pessoais entre janeiro de 2008 e dezembro de 2013.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Professor designado, Enquadramento Funcional: Professora do Centro de Formação Artística, Carga horária: 6

Atividades

3/1986 - Atual
Serviços técnicos especializados , Corpos Estáveis, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

Serviço realizado
Executar o violino no naipe dos Violinos I.
2/1996 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Violino

Preucil School Of Music, PREUCIL SCHOOL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
A Preucil School of Music é uma das mais conceituadas escolas norte-americanas que empregam o Método Suzuki no ensino dos instrumentos de cordas.

Atividades

11/1993 - 1/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ensino do violino de acordo com o Método Suzuki.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PROF. DE MUSICALIZACAO INFANTIL, Carga horária: 12

Atividades

3/1986 - 2/1989
Estágios , Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Estágio realizado
Aulas de violino no CMI - Centro de Musicalização Infantil.

Cooperativa dos Músicos Profissionais de Minas Gerais, MUSICOOP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Violinista, Carga horária: 6
Outras informações
Licença no período de 01/03/2012 a 01/02/2004 A Orquestra de Câmara MUSICOOP - Cooperativa dos Músicos Profissionais de de Minas Gerais - presta serviço ao SESIMINAS e participa de toda a programação da Orquestra de Câmara Sesiminas.

Atividades

12/1996 - Atual
Serviços técnicos especializados , Orquetra de Câmara Sesiminas Musicoop, Orquestra de Câmara Sesiminas Musicoop.

Serviço realizado
Executar o violino.

The University Of Iowa, UI, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Violino no All State Music Camp, Carga horária: 20
Outras informações
Período de 15 a 15 de junho de 1992


Ensino particular de violino, EPV, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Professor particular, Enquadramento Funcional: Professor de Violino, Carga horária: 1



Linhas de pesquisa


1.
Processos de ensino e aprendizagem musical

Objetivo: O GEPEMUS é um grupo recente, ainda em fase de estruturação. Em 2012, ano de sua criação, tinha como objetivo principal a disseminação da cultura de pesquisa na Escola de Música da UEMG, e por isso, foi aberto a qualquer professor interessado da área de música. Atualmente, conta apenas com professores e alunos envolvidos com a área de Educação Musical. As pesquisas realizadas e em andamento situam-se nas duas linhas de pesquisa propostas: Processos de Ensino e de Aprendizagem Musical em Diferentes Contextos e Políticas Educacionais, Currículos e Formação de Professores em Música. O primeiro projeto coletivo do GEPEMUS intitulado "Musica na educação de jovens e adultos: Uma ação para a formação de professores e alunos das Escolas Estaduais de Belo Horizonte" (Edital PROEXT /MEC 2014), encontra-se em fase de elaboração das ações (curso de formação para professores e estruturação dos concertos didáticos) e dos questionários de pesquisa a serem aplicados aos participantes..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Políticas educacionais, currículo e formação de professores de música

Objetivo: O GEPEMUS é um grupo recente, ainda em fase de estruturação. Em 2012, ano de sua criação, tinha como objetivo principal a disseminação da cultura de pesquisa na Escola de Música da UEMG, e por isso, foi aberto a qualquer professor interessado da área de música. Atualmente, conta apenas com professores e alunos envolvidos com a área de Educação Musical. As pesquisas realizadas e em andamento situam-se nas duas linhas de pesquisa propostas: Processos de Ensino e de Aprendizagem Musical em Diferentes Contextos e Políticas Educacionais, Currículos e Formação de Professores em Música. O primeiro projeto coletivo do GEPEMUS intitulado "Musica na educação de jovens e adultos: Uma ação para a formação de professores e alunos das Escolas Estaduais de Belo Horizonte" (Edital PROEXT /MEC 2014), encontra-se em fase de elaboração das ações (curso de formação para professores e estruturação dos concertos didáticos) e dos questionários de pesquisa a serem aplicados aos participantes..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas
Descrição: Esta pesquisa surgiu a partir dos resultados da pesquisa "O método Suzuki e a música tradicional mineira no ensino de violino.? O objetivo do projeto inicial foi buscar maneiras de captar e manter a motivação dos alunos de violino durante o ensino básico elaborando-se um material didático que incorporasse cantigas do folclore brasileiro e uma metodologia de ensino de violino comprovadamente eficiente ? o Método Suzuki. Um questionário de reconhecimento do folclore brasileiro foi aplicado no curso de musicalização infantil. A classificação das 285 cantigas possibilitou a escolha das cantigas mais familiares às crianças e que também abordassem os conceitos técnicos do repertório Suzuki. Este projeto buscou expandir, para os outros instrumentos de cordas as abordagens e os resultados da pesquisa anterior. Os conceitos técnicos e musicais presentes nos dois primeiros volumes do repertório Suzuki de viola, violoncelo e contrabaixo foram introduzidos por meio da utilização de cantigas brasileiras. A maioria dos livros de estudo utilizados no Brasil é estrangeira, e quase todos eles utilizam material folclórico do próprio país. Estabelece-se com isso um distanciamento entre o aprendizado do instrumento e a experiência musical de nosso aluno. Objetivou-se, portanto, aproximar o estudo instrumental do universo infantil brasileiro combinado com uma metodologia de ensino eficiente, que poderá elevar o nível de motivação do aluno e tornar o aprendizado eficiente e divertido. A metodologia utilizada para a elaboração e utilização do repertório de violino foram mantidos para todos os instrumentos de acordo com as necessidades específicas de cada um deles. Os resultados recolhidos com a aplicação do questionário de reconhecimento nortearam a escolha de repertório mais adequado a cada instrumento. Este projeto também visou a elaboração de duos e quintetos para desenvolver a habilidade de tocar em grupos de câmara..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Coordenador / Valdir Claudino - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 12
2003 - 2006
O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino
Descrição: Esta pesquisa baseou-se nos resultados da tese de doutorado intitulada "A Study of the Pedagogy and Performance of String Instruments in Brazil and the Social, Cultural, and Economic Aspects Affecting their Development" que buscou detectar quais eram os problemas relacionados à formação e profissionalização do instrumentista de cordas brasileiro. O principal problema está relacionado com a instrução básica ? o número reduzido de alunos e a falta de continuidade no processo de aprendizado. Verificou-se a importância de se investir em fórmulas de revitalização do ensino de nível básico. O principal objetivo da pesquisa foi desenvolver um material de estudo para o violino que apresentasse organização pedagógica e proporcionasse um ambiente altamente motivador. Estes dois aspectos primordiais da didática instrumental foram explorados utilizando-se o folclore brasileiro, conhecido pelas crianças mineiras, e o Método Suzuki, uma metodologia de ensino comprovadamente eficaz. Como a maioria dos livros de estudo do violino utilizada no Brasil é estrangeira e usa material folclórico do próprio país, estabelece-se um distanciamento entre o aprendizado do instrumento e a experiência musical do aluno. A proposta sugerida é estimular a criança a estudar o violino utilizado-se um repertório de origem brasileira e, conseqüentemente, familiar, eficiente e divertido. Buscou-se encontrar cantigas do folclore brasileiro em que fossem explorados os mesmos aspectos técnicos e musicais ensinados nos dois primeiros volumes de repertório do Método Suzuki. Elaborou-se um questionário de reconhecimento do folclore contendo 285 canções com o objetivo de identificar as cantigas brasileiras mais conhecidas das crianças mineiras. Organizou-se 5 testes que foram aplicados no curso de musicalização infantil da Escola de Música da UEMG. A classificação das cantigas possibilitou a escolha das cantigas mais familiares às crianças que abordassem os conceitos técnicos do repertório Suzuki. 1 BOLSISTA ORIENTADO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11


Projetos de extensão


2015 - 2015
A Mediação da Escuta Musical nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA: Uma Proposta
Descrição: Projeto financiado pelo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À EXTENSÃO RESUMO: A Lei exige que o conteúdo música seja implementado na educação básica, por outro lado, essa não exige a presença de um professor habilitado para a docência. Nesse sentido, a area de educação musical precisa oferecer subsídios para a formação desses professores que estão nas escolas para que de fato, a música possa adentrar de maneira significativa nesse espaço. A ideia de promover o diálogo entre as escolas e a cultura através da participação em concertos didáticos apresenta-se como uma alternativa possível, significativa e autêntica para a inserção da música como conteúdo interdisciplinar. É sabido que apenas o livre acesso à arte para os jovens e adultos, através de entrada franca a museus e a concertos musicais, não funciona se não houver uma instrumentalização significativa que mova-os a frequentá-los. Por isso, a importância da abertura do espaço escolar para dialogar com a cultura e arte que a circunda através da formação de seus professores e alunos. É tarefa da educação musical acreditar nas potencialidades dos jovens e adultos tornarem-se vorazes consumidores de arte. Os encontros de formação associados aos concertos didáticos poderão subsidiar as propostas das políticas públicas de educação nacional, mostrando uma alternativa viável e necessária para a concretização de propostas pedagógicas e musicais significativas para os jovens e adultos que estão na escola. Este projeto viabiliza a real integração e retroalimentação entre a universidade e a escola, bem como com a cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Glaucia de Andrade Borges - Integrante / Cenira Schreiber - Integrante / Cibele Lauria Silva - Integrante / Gislene Marino Costa - Integrante / Helena Lopes da Silva - Coordenador / Fernando Macedo Rodrigues - Integrante / Vanessa Regina Eleutério Miranda - Integrante / Aline Nunes Carneiro - Integrante / Ana Consuelo Ramos - Integrante / Lucas Roberto de Souza Sodre - Integrante / Régis Luís de Carvalho Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance e Pedagogia do Violino.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Performance dos Instrumentos de Corda.


Idiomas


Alemão
Lê Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Auxílio à Pesquisa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.
2002
Auxílio à Pesquisa (Único projeto da UEMG aprovado em 2003), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG.
1997
Diploma de Honra ao Mérito pelos esforços na obtenção do título de Doutor e sua relevância para o desenvolvimento acadêmico da instituição., UEMG.
1992
Aprovação em audição para preenchimento de vagas, Dubuque Symphony Orchestra.
1991
Bolsa de Doutorado no Exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1989
Bolsa de Mestrado no Exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Glaucia de Andrade2016BORGES, Glaucia de Andrade. O Método Suzuki e o folclore brasileiro: proposta de uma abordagem de ensino para os instrumentos de cordas. Música Hodie, v. 16, p. 146-161, 2016.

2.
BORGES, G. A.2011BORGES, G. A.. As canções folclóricas brasileiras mais conhecidas em Minas Gerais: características e possibilidades de sua utilização na educação musical e seu uso no ensino dos instrumentos de cordas. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 9, p. 81-94, 2011.

3.
BORGES, G. A.2007 BORGES, G. A.. O Método Suzuki e o Folclore Brasileiro no Ensino Básico de Violino. Modus: Revista da Escola de Música da UEMG, v. 4, p. 42-55, 2007.

4.
BORGES, G. A.2006BORGES, G. A.. Shinichi Suzuki e a Educação do Talento. Modus : revista da Escola de Música da UEMG, v. 3, p. 24-36, 2006.

5.
SCOGGIN, G. B.2003 SCOGGIN, G. B. ; BORGES, Glaucia de Andrade . A pedagogia e a performance dos instrumentos de cordas no Brasil: um passado que ainda é realidade.. Per Musi (UFMG), Belo Horizonte, v. 7, p. 25-36, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V. . O Método Suzuki e o folclore brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V. . O Método Suzuki e o Folclore Brasileiro no Ensino dos Instrumentos de Cordas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BORGES, Glaucia de Andrade; CLAUDINO, V. . O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V. . O método suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BORGES, G. A.. O método suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, G. A.. O método suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BORGES, G. A.. O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, G. A.. O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES, G. A.. O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORGES, G. A.. Um estudo sobre a pedagogia e performance dos instrumentos de corda no brasil e os aspectos sociais, culturais e econômicos que afetam seu desenvolvimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
BORGES, G. A.. Um Estudo sobre a Pedagogia e Performance dos Instrumentos de Corda no Brasil e os Aspectos Sociais, Culturais e Econômicos que Afetam seu Desenvolvimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BORGES, G. A.; BORGES-SCOGGIN, G. A. . A Study of the Pedagogy and Performance of String Instruments in Brazil and the Social, Cultural, and Economic Aspects Affecting their Development. Ann Arbor, Michigan: UMI Dissertation Services - Order number 9421227, 1993 (Tese de doutorado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BORGES, Glaucia de Andrade. Avaliadora de trabalhos do 17º Seminário de Pesquisa e Extensão 2015 - Universidade do Estado de Minas Gerais. 2015.

2.
BORGES, G. A.. Membro da Curadoria da 4ª Semana UEMG - Diversidade e Afrodescendência: Interações, Mediações e (Re)Conhecimento. 2015.

3.
BORGES, G. A.. Comitê Científico da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
BORGES, G. A.; LOVE, K. . Tradução simultânea da Palestra 'Risky Apprenticeships: A Case Study of Signature Pedagogies in an Orchestral Composers' School proferida pela Professora Karlin Love. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, G. A.; SILVA, H. L. ; SILVA, C. L. ; COSTA, G. M. ; RODRIGUES, F. M. ; LATERZA FILHO, M. ; MIRANDA, V. R. E. . 16º Seminário de Pesquisa e Extensão 2014 da Universidade do Estado de Minas Gerais. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES, G. A.. Mini-Curso de Capacitação sobre a Metodologia Suzuki. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V. . O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagogia).

3.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V. . Relatório Técnico Científico Final. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
BORGES, G. A.. Relatório Técnico Científico Final. 2006. (Relatório de pesquisa).

5.
BORGES, G. A.; ANDRADE NETO, S. . Preparação de Silas de Andrade Neto para o Concurso para o preenchimento de vagas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. 2006. (Preparação para o Concurso da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo).

6.
BORGES, G. A.; ANDRADE NETO, S. ; SAMPAIO, M. . Preparação de Silas de Andrade Neto para o Concerto dos Vencedores do Concurso Jovem Músico BDMG: Silas de Andrade Neto e Marcelo Sampaio / Sonata No.8, Op.30, No.3 de L. Beethoven em para Violino e Piano. 2005. (Preparação para o Concurso Jovem Músico BDMG).

7.
BORGES, G. A.; PACIFICO, M. ; BASTIANELLI, P. . Preparação de Martha Pacífico para I Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Bahia e para Concerto dos Vencedores / Concerto de M. Bruch em Sol Menor para Violino e Orquestra. 2002. (Preparação para I Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Bahia).

8.
BORGES, G. A.. Anatomia e Execução Musical. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
RAMOS, M. ; OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2015. Interpretação.

2.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SISIMINAS, O. C. . Temporada 2015 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2015. Interpretação.

3.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2014 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2014. Interpretação.

4.
RAMOS, M. ; BORGES, G. A. ; OSMG . Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2014. Interpretação.

5.
BORGES, G. A.; GAZIRE, V. . Projeto Música Comentada - SOLISTA. 2014. Interpretação.

6.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2013 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 58 concertos. 2013. Interpretação.

7.
GERAIS, O. F. M. ; BORGES, G. A. . ESTREIA MUNDIAL de 25 obras de compositores brasileiros. 2013. Interpretação.

8.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2012 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 57 concertos e 1 ópera. 2012. Interpretação.

9.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2011 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 45 concertos e 1 ópera. 2011. Interpretação.

10.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2011 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2011. Interpretação.

11.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2010 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 49 concertos e 1 ópera. 2010. Interpretação.

12.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2010 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2010. Interpretação.

13.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2009 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 50 concertos e 2 óperas. 2009. Interpretação.

14.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2009 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2009. Interpretação.

15.
MECHETTI, F. ; BORGES, G. A. ; GERAIS, O. F. M. . Temporada 2008 da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais: 37 concertos e 2 óperas. 2008. Interpretação.

16.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2008 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2008. Interpretação.

17.
BORGES, G. A.; RAMOS, M. ; OSMG . Série Parque Municipal - SOLISTA CONVIDADA da Estação. 2007. Interpretação.

18.
BORGES, G. A.; RAMOS, M. ; OSMG . Série Música no Foyer - SOLISTA CONVIDADA da Estação. 2007. Interpretação.

19.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2007 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2007. Interpretação.

20.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2007 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2007. Interpretação.

21.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2006 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2006. Interpretação.

22.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2006 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2006. Interpretação.

23.
BORGES, G. A.; BUZA, O. ; PFAU, E. ; SAMPAIO, S. ; MINAS, Q. A. . Projeto Musica Vocal e Instrumental - MÚSICA DE CÂMARA. 2005. Interpretação.

24.
BORGES, G. A.; BUZA, O. ; PFAU, E. ; SAMPAIO, S. . Projeto Escolas em Concerto - MÚSICA DE CÂMARA. 2005. Interpretação.

25.
BORGES, G. A.; BUZA, O. ; PFAU, E. ; SAMPAIO, S. ; MINAS, Q. A. . Recital do Quarteto Arcos de Minas - MÚSICA DE CÂMARA. 2005. Interpretação.

26.
BORGES, G. A.; COELHO, A. P. ; OSMG . Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - SOLISTA / SPALLA CONVIDADA. 2005. Interpretação.

27.
BORGES, G. A.; COELHO, A. P. ; OSMG . Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - SOLISTA / SPALLA CONVIDADA. 2005. Interpretação.

28.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2005 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2005. Interpretação.

29.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2005 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2005. Interpretação.

30.
CARNEIRO, R. ; PEDROSA, A. ; BORGES, G. A. ; ALMEIDA, Y. ; NEBIAS, C. S. ; SWERTS, E. ; TANAKA, L. ; VIVALDI, A. . Manhãs Musicais: Duo de Fagotes - MÚSICA DE CÂMARA. 2004. Interpretação.

31.
FRANCO, N. C. ; BORGES, G. A. ; NEBIAS, M. ; SWERTS, E. ; SILVA, P. ; CARNEIRO, R. ; OLIVEIRA, P. ; BEETHOVEN, L. . Recital de Mestrado em Clarineta de Ney Campos Franco - MÚSICA DE CÂMARA. 2004. Interpretação.

32.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2004 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2004. Interpretação.

33.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2004 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2004. Interpretação.

34.
BORGES, G. A.; BORGES, D. ; PACIFICO, M. ; NEBIAS, C. S. ; VIOLA, A. M. P. ; SCOGGIN, B. ; FRANCO, N. C. ; CARNEIRO, R. ; OLIVEIRA, R. ; MAYER, W. ; SILVEIRA, W. ; SAMPAIO, M. ; MENDONCA, L. ; OLIVEIRA, A. S. R. ; FRANCK, C. ; CHAUSSON, E. ; STRAVINSKY, I. . Recital de Violino na série Quarta Instrumental - SOLISTA. 2003. Interpretação.

35.
BORGES, G. A.; SAMPAIO, M. ; FRANCK, C. . Série Concerto às 18:45 - SOLISTA. 2003. Interpretação.

36.
FRANCO, N. C. ; BORGES, G. A. ; CARNEIRO, R. ; OLIVEIRA, R. ; MAYER, W. ; SCOGGIN, B. ; SILVEIRA, W. ; MENDONCA, L. ; OLIVEIRA, A. S. R. ; STRAVINSKY, I. . Recital de Mestrado em Clarineta de Ney Campos Franco - MÚSICA DE CÂMARA. 2003. Interpretação.

37.
LACERDA, A. ; BORGES, G. A. . Recital Comemorativo: 49º Aniversário da Escola de Música - SPALLA CONVIDADA. 2003. Interpretação.

38.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2003 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2003. Interpretação.

39.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 2003 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2003. Interpretação.

40.
BORGES, G. A.; CESAR, E. ; OSMG ; GERAIS, C. L. M. . Concertos para Belo Horizonte - SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2002. Interpretação.

41.
BORGES, G. A.; CESAR, E. ; OSMG . Concerto em Homenagem à Mulher - SPALLA CONVIDADA. 2002. Interpretação.

42.
BORGES, G. A.; CESAR, E. ; GERAIS, O. S. M. ; GERAIS, C. L. M. . Concertos para Belo Horizonte - SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2002. Interpretação.

43.
BORGES, G. A.; BOLOGNA, R. ; OSMG . Concertos para Belo Horizonte - SPALLA CONVIDADA. Vencedores do Primeiro Concurso Eleazar de Carvalho / Seção OSMG - Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2002. Interpretação.

44.
BORGES, G. A.; BUZA, O. ; PFAU, E. ; ALVES, I. . Concertos da Liberdade - MÚSICA DE CÂMARA. 2002. Interpretação.

45.
FONSECA, C. A. P. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. ; NOVA, C. A. . ESTREIA MUNDIAL do Réquiem de Francesco Durante. 2002. Interpretação.

46.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 2002 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2002. Interpretação.

47.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2002 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2002. Interpretação.

48.
BORGES, G. A.; SAMPAIO, M. . Programa Quarta Instrumental: Recital de Violino e Piano - SOLISTA. 2001. Interpretação.

49.
BORGES, G. A.; SAMPAIO, M. . Projeto Segunda Musical - Recital Violino e Piano - SOLISTA. 2001. Interpretação.

50.
BORGES, G. A.; SAMPAIO, M. . Duo de Violino e Piano - SOLISTA. 2001. Interpretação.

51.
BORGES, G. A.; TIANASTÁCIA ; SKANK ; QUEST, J. ; BIS, Q. ; GERAIS, O. S. M. ; GODOY, A. . Pop Rock & Orquestra - Natal sem Fome 2001/98FM - SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2001. Interpretação.

52.
BORGES, G. A.; MAGALHÃES, M. ; MARQUES, A. ; GERAIS, O. S. M. ; DANÇA, M. C. ; CORAL, V. E. C. ; HOCUS-POCUS, B. . Lennon: o mundo pede paz - SPALLA CONVIDADA. 2001. Interpretação.

53.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2001 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2001. Interpretação.

54.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 2001 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2001. Interpretação.

55.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 2000 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 2000. Interpretação.

56.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 2000 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 2000. Interpretação.

57.
BORGES, G. A.; DRUMOND, M. A. ; SESIMINAS, O. C. . Mulher em Canto: SOLISTA CONVIDADA. 1999. Interpretação.

58.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 1999 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 1999. Interpretação.

59.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1999 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1999. Interpretação.

60.
HERRERA, R. ; BORGES, G. A. ; LACERDA, L. L. ; BARROS, E. M. ; BARROS, W. M. ; BARROS, E. M. ; VIOLA, A. M. P. ; SANTOS, F. ; VIANA, M. R. ; LATERZA FILHO, M. ; CAMPOS, E. . ESTREIA MUNDIAL de Meridianos nos Concertos do Século XX / 98 - Obras de Rufo Herrera. 1998. Interpretação.

61.
BORGES, G. A.; KOLODZIEJ, H. ; GERAIS, O. S. M. . Concertos para Belo Horizonte - SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1998. Interpretação.

62.
BORGES, G. A.; KOLODZIEJ, H. ; GOMES, S. . Concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - SPALLA SUBSTITUTA / SOLISTA. 1998. Interpretação.

63.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 1998 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 1998. Interpretação.

64.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1998 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1998. Interpretação.

65.
BORGES, G. A.; SCHREIBER, C. . Programa Música Erudita - Violino e Piano - SOLISTA. 1997. Interpretação.

66.
DRUMOND, M. A. ; BORGES, G. A. ; SESIMINAS, O. C. . Temporada 1997 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 1997. Interpretação.

67.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1997 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1997. Interpretação.

68.
BORGES, G. A.; SESIMINAS, O. C. ; DRUMOND, M. A. . Temporada 1996 da Orquestra de Câmara Sesiminas / Musicoop. 1996. Interpretação.

69.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1996 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1996. Interpretação.

70.
BORGES, G. A.; SERPA, O. . Concerto Coral FIAT e Orquestra - SOLISTA CONVIDADA. 1995. Interpretação.

71.
MINCZUK, R. ; BORGES, G. A. ; LAMOSA, R. . Concerto de Gala da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto - VIOLINISTA CONTRATADA. 1995. Interpretação.

72.
BORGES, G. A.; FLORENCIO JUNIOR, J. M. ; FLORENCIO, P. A. . Artecamera Orquestra de Cãmara de Minas Gerais - VIOLINISTA CONVIDADA. 1995. Interpretação.

73.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1995 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1995. Interpretação.

74.
BORGES, G. A.; VIOLA, A. M. P. ; OLIVEIRA, P. S. ; VILLALBA, G. N. ; SOUZA, W. A. ; VITALINO, W. ; CANEDO, S. . Choros da Câmara de Heitor Villa-Lobos - Choros No.7 - MÚSICA DE CÂMARA. 1994. Interpretação.

75.
BORGES, G. A.; MACHADO, D. ; OSMG . Mahagony - SOLISTA / SPALLA CONVIDADA da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1994. Interpretação.

76.
OSMG ; BORGES, G. A. . Temporada 1994 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1994. Interpretação.

77.
BORGES-SCOGGIN, G. A.; MILLS, S. ; SANTOS, R. . The Pernambuco Ensemble - MÚSICA DE CÂMARA. 1993. Interpretação.

78.
BORGES, G. A.; BARTEAU, M. B. . Recital Final de Doutorado Violino e Piano - SOLISTA. 1993. Interpretação.

79.
DIXON, J. ; FOSSE, L. L. ; BORGES, G. A. ; ORCHESTRA, U. O. I. S. . Concerto da University of Iowa Symphony Orchestra - SPALLA. 1993. Interpretação.

80.
MCCONNELL, R. ; BORGES, G. A. . Washington Festival of the Arts: Concerto de Câmara - SPALLA CONVIDADA. 1993. Interpretação.

81.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. ; ZECHER, C. ; RIVADENEIRA, B. . Recital de Qualificação para Doutorado - SOLISTA. 1992. Interpretação.

82.
BORGES, G. A.; LACERDA, L. ; FOSSE, L. L. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Concerto da La Fosse Baroque Ensemble - SOLISTA. 1992. Interpretação.

83.
ALBRIGHT, W. ; BORGES, G. A. ; KIM, W. ; FEENEY, M. ; MEININGER, M. ; ROVINE, J. . Center for New Music: Featuring the music of William Albright - MÚSICA DE CÂMARA. 1992. Interpretação.

84.
BORGES, G. A.; BARTEAU, M. B. . Recital Opcional de Violino e Piano - SOLISTA. 1992. Interpretação.

85.
BORGES, G. A.; PREUCIL, W. ; BROWN, J. ; LESPERANCE, D. ; KIM, W. ; HERVIG, M. ; GOSMA, E. . Recital de Doutorado - SOLISTA. 1992. Interpretação.

86.
BORGES, G. A.; BROWN, J. ; LESPERANCE, D. . Chamber Music Class Recital (May 2) - MÚSICA DE CÂMARA. 1992. Interpretação.

87.
BORGES, G. A.; STOVER, C. ; SWYGARD, C. ; PRATES, D. ; SANTOS, L. C. ; MADEIRA, M. T. . Recital de Música Brasileira - SOLISTA e MÚSICA DE CÂMARA. 1992. Interpretação.

88.
BORGES, G. A.; RIVADENEIRA, B. . Chamber Music Class Recital (December 5) SOLISTA. 1991. Interpretação.

89.
AABERG, D. ; BORGES, G. A. ; SCOGGIN, B. ; ERICKSON, A. ; SANTIZO, L. ; GLOSS, R. . Recital de Dulane Aaberg - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

90.
BORGES, G. A.; EDWARDS, H. ; TURKIEWICZ, R. ; URGEL, C. ; PALMER, G. ; LOUREIRO, M. . Recital de Música Brasileira - SOLISTA. 1991. Interpretação.

91.
LOUREIRO, M. ; FOSSE, L. L. ; BORGES, G. A. ; DAKIN, D. ; URGEL, C. . An Evening of Chamber Music and Dance - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

92.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. ; URGEL, C. ; PRATES, D. . Chamber Music Class Recital (May 2) - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

93.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. . Recital de Violino e Piano na Iowa Wesleyan College - SOLISTA. 1991. Interpretação.

94.
BORGES, G. A.; URGEL, C. ; PRATES, D. . Recital Opcional de Violino - SOLISTA. 1991. Interpretação.

95.
BORGES, G. A.; URGEL, C. ; PRATES, D. ; MADEIRA, M. T. . Phi Mu Alpha Sinfonia Open Recital - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

96.
HERVIG, M. ; BORGES, G. A. ; EDWARDS, H. ; HOFFMAN, B. ; GILES, T. ; POOL, A. ; REITER, E. ; TURKIEWICZ, R. ; HULTGREN, C. ; BOATMAN, W. ; PIEK, G. ; ROVINE, J. ; WICKMAN, M. ; WEBER, M. . Center for New Music - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

97.
BORGES, G. A.; FOSSE, L. L. ; TURKIEWICZ, R. ; HULTGREN, C. ; CAMP, C. ; WEIGER, M. ; TYREE, R. ; LAWRENCE, D. . Recital dos Professores Scott McCoy e Marcia Roberts - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

98.
BORGES, G. A.; FOSSE, L. L. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Friends of Chamber Music: Thirty-Sixth Season 1990-1991 - SOLISTA - La Fosse Baroque Ensemble. 1991. Interpretação.

99.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. . Phi Mu Alpha Sinfonia Open Recital - SOLISTA. 1991. Interpretação.

100.
BORGES, G. A.; KLAUS, J. M. . Music by Mozart - SPALLA CONVIDADA. 1991. Interpretação.

101.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. ; PRATES, D. ; WICKMAN, M. . Recital de Celebração do Bicentenário de Mozart - MÚSICA DE CÂMARA. 1991. Interpretação.

102.
BORGES, G. A.; MADEIRA, M. T. ; BARTEAU, M. B. ; KIM, M. J. . Recital Mestrado de Violino e Piano - SOLISTA. 1990. Interpretação.

103.
BORGES, G. A.; AHN, E. J. . Recital Opcional de Violino e Piano - SOLISTA. 1990. Interpretação.

104.
HOFMANN, K. ; BORGES, G. A. ; GRITTON, K. ; MUHLY, A. . Recital de Katherine Hofmann - MÚSICA DE CÂMARA. 1990. Interpretação.

105.
LOUREIRO, M. ; BORGES, G. A. ; GATEWOOD, M. ; LELAND, C. ; MILLS, S. . Recital de Maurício Loureiro - MÚSICA DE CÂMARA. 1990. Interpretação.

106.
BORGES, G. A.; FOSSE, L. L. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Concerto da La Fosse Baroque Ensemble - SOLISTA. 1990. Interpretação.

107.
BORGES, G. A.; PALIK, W. . Recital Opcional de Violino e Piano - SOLISTA. 1989. Interpretação.

108.
BORGES, G. A.; CHRISENSEN, B. ; GRAHAM, S. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Evento da Music Teacher Association National Convention - SOLISTA. 1989. Interpretação.

109.
BORGES, G. A.; CHRISENSEN, B. ; GRAHAM, S. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Concerto da La Fosse Baroque Ensemble - SOLISTA. 1989. Interpretação.

110.
LOUREIRO, M. ; BORGES, G. A. ; ENSEMBLE, L. F. B. . Recital de Maurício Loureiro - MÚSICA DE CÂMARA. 1989. Interpretação.

111.
BORGES, D. ; MAGNANI, S. ; BORGES, G. A. . Recital do Soprano Dalva Borges - MÚSICA DE CÂMARA. 1988. Interpretação.

112.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1988 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1988. Interpretação.

113.
BORGES, G. A.; DRUMOND, H. F. ; UFMG, O. S. . Concerto de Formatura - SOLISTA - Bacharelado em Música pela UFMG. 1987. Interpretação.

114.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1987 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1987. Interpretação.

115.
BORGES, G. A.; OSMG . Temporada 1986 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. 1986. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, H. L. ; BORGES, G. A. . EXTENSÃO (GEPEMUS): Concerto Didático 'Outras Músicas do Nosso Brasil'. 2015 (Interpretação em Projeto de EXTENSÃO).

2.
BORGES, G. A.; CORREA, I. . EXTENSÃO: Projeto da Escola de Música da UEMG 'Sexta de Música Erudita' na PUC. 2015 (Interpretação em Projeto de EXTENSÃO).

3.
KAVERA, F. ; LAMBERT, M. ; BORGES, G. A. ; MUSICOOP, O. C. . CD 'Fernando Kavera: Sinfonia Cordisburgo' / Orquestra Musicoop. 2013 (Gravação em CD).

4.
BORGES, G. A.; MECHETTI, F. ; GERAIS, O. F. M. . CD Sinfonia No.1 de Brahms e Os Prelúdios de Liszt / Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2008 (Gravação em CD).

5.
BORGES, G. A.; MECHETTI, F. ; DOLIVEIRA, E. ; GERAIS, O. F. M. . CD 'Heitor Villa-Lobos: Floresta do Amazonas' / Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 2008 (Gravação em CD).

6.
BORGES, G. A.; MOURA, T. ; TISO, W. ; OSMG . CD 'Tavinho Moura' sob a regência de Wagner Tiso / OSMG. 2004 (Gravação em CD).

7.
BORGES, G. A.; RAMOS, M. ; OSMG ; GERAIS, C. L. M. . CD "Ofício de Trevas": Padre José Maria Xavier - Volume 1. 2004 (Gravação em CD).

8.
BORGES, G. A.; SESIMINAS, O. C. M. . CD "Alma Brasileira" com Orquestra de Câmara Musicoop. 2004 (Gravação em CD).

9.
BORGES, G. A.; SESIMINAS, O. C. . CD 'O Renascimento de um Santuário' / Orquestra de Câmara Sesiminas. 2003 (Gravação em CD).

10.
BORGES, G. A.; CALIX, B. ; SESIMINAS, O. C. ; DRUMOND, M. A. . CD 'A roda' / Banda Càlix e Orquestra de Câmara Sesiminas. 2002 (Gravação em CD).

11.
BORGES, G. A.; PRADO, A. ; RODRIGUES, M. ; SESIMINAS, O. C. . CD 'Adélia Prado: o sempre amor' / Adélia Prado e Orquestra de Câmara Sesiminas. 2002 (Gravação em CD).

12.
JUAREZ, B. ; BORGES, G. A. . CD 'Missa Solene'. 2001 (Gravação de CD ao vivo).

13.
BORGES, G. A.; GONZAGA, D. ; MUSICOOP . CD 'Tempo e voz' / Denise Gonzaga e Orquestra de Câmara Sesiminas. 2000 (Gravação).

14.
BORGES, G. A.; MAGNANI, S. ; CAMURATI, C. ; SESIMINAS, O. C. . FILME da opereta 'La Serva Padrona' de Pergolesi / Carla Camurati, Oqrquestra de Câmara Sesiminas. 1999 (GRAVAÇÂO e FILME).

15.
BORGES, G. A.; MUSICOOP ; SESIMINAS, O. C. ; LANNA, O. ; MAHLE, E. ; AGUIAR, E. ; LACERDA, O. . CD 'Sortilégios da Lua' / Orquestra de Câmara Sesiminas. 1998 (Gravação em CD).

16.
BORGES, G. A.; ORNELAS, N. ; MOREIRA, J. ; SESIMINAS, O. C. M. . CD 'Aquarelas: a música de Ary Barroso' / Nivaldo Ornelas, Juarez Moreira, Orquestra de Câmara Sesiminas. 1996 (Gravação em CD).

17.
BORGES, G. A.; MAGNANI, S. . LP "Encontro Barroco". 1986 (Gravação em LP).

18.
BORGES, G. A.; CAMPOS FILHO, A. . LP "Projeto Música da Inconfidência - Adhemar Campos Filho Rege A Musica de Manoel Dias de Oliveira". 1985 (Gravação de LP).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BORGES, G. A.; ANDRADE, E. Q.. Participação em banca de Marija Mihajlovic Pereira. Sonata Op. 36 para violino e piano de Henrique Oswald: aspectos técnicos e interpretativos. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
ANDRADE, E. Q.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Marija Mihajlovic Pereira. Recital de Conclusão do Curso de Mestrado de Marija Mihajlovic Pereira. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BARBOSA, A. C. Q.; BORGES, G. A.; TUGNY, R. P.; MUNIZ, R. M.. Participação em banca de Alexandre Maciel da Silva. A Estrutura e o Funcionamento das Orquestras Sinfônicas Estaduais Sediadas em Belo Horizonte. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
BORGES, G. A.. Participação em banca de Paulo Sérgio Malheiros dos Santos. O grão perfumado - ética e estética na obra de Mário de Andrade. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BORGES, G. A.; ANDRADE, E. Q.; CAVALIERI, C.. Participação em banca de Kênia Adriana Pinto Chantal. Suzuki: além do método, uma filosofia para a educação do ser. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BORGES, G. A.; CURITIBA, H.; MORAIS, A.; OLIVEIRA, N. S.. Participação em banca de Raquel Santos Carneiro. Recital Final de Raquel Santos Carneiro. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu Música Brasileira) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, C. V.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Sara Hosana Dutra Pereira.Panorama de pesquisas sobre saúde do violinista no Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música com Habilitação em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BORGES, G. A.; MALHEIROS, P. S.. Participação em banca de Luana de Salles Penteado.O prelúdio da Suíte No.5 em Dó menor para violoncelo solo de J. S. Bach: pequeno guia para o seu estudo, com sugestões e análise comparativa entre as versões com e sem scordatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violoncelo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V.; CUNHA, M.. Participação em banca de Aluísio Delane de Oliveira Silva.Análise e revisão da obra Choron para Contrabaixo e Piano de Villani-Cortês. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Contrabaixo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BORGES, G. A.; SCHREIBER, C.; ALVES, I.. Participação em banca de Eduardo Lucas Goulard Swerts.Discurso a diálogo na Fuga da Suíte No.5 para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violoncelo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
BORGES, G. A.; NASCIMENTO, G.. Participação em banca de Márcio José Vale Valladão.Sonata para violino e piano em Lá Maior de César Franck. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
BORGES, G. A.; SCHREIBER, C.; PACIFICO, F.. Participação em banca de Helen Cristine Vilela.Manutenção da flauta: conhecimentos que o flautista deve ter para garantir uma boa performance. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Flauta) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
BORGES, G. A.; SCHREIBER, C.. Participação em banca de Lúcio Fonseca Guimarães.A mão direita no repertório para violão: diferentes tipos de toque. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
BORGES, G. A.; SCHREIBER, C.. Participação em banca de Misael Antônio Ferreira.A balada Opus 10 No.1 de Johannes Brahms: alguns fatores que influenciam a interpretação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Piano) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
BORGES, G. A.. Participação em banca de Edgar Bento Pereira Filho.Aspectos interpretativos do Concerto de Haydn para Trompete e Orquestra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Trompete) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
VIOLA, A. M. P.; BORGES, G. A.. Participação em banca de Shante Antunes Cabral.Interpretação: Uma Prática Consciente ? A ?Sarabande? da Quinta Suíte de J.S. Bach Para Violoncelo Solo.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Violoncelo) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BORGES, G. A.; BUZA, O.; MORAIS, A.. Concurso para Professor Designado de Violino para a Escola de Música da UEMG. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BORGES, G. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/ESMU 0001/2012 - DFP 02 - Área/Disciplina Música - Educação Musical/Pedagogia de Instrumento ou Canto. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
BORGES, G. A.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/ESMU 0001/2012 - DPM 03 - Área/Disciplina: Música e Tecnologia/Performance. 2012. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BORGES, G. A.; LANNA, O.; CANEDO, S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Professor de Educação Superior da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG/ESMU/2009 - DPM 01 - Disciplinas: Performance Musical/Contrabaixo e Análise Musical. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
BORGES, G. A.; CUNHA, M.; MORAIS, A.; VIOLA, A. M. P.. Processo seletivo 2014 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2013. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BORGES, G. A.. Processo seletivo 2012 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2011. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
BORGES, G. A.; CLAUDINO, V.; MORAIS, A.. Processo seletivo 2008 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2007. Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BORGES, G. A.; CUNHA, M.. Processo seletivo 2004 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2003. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
BORGES, G. A.; VIOLA, A. M. P.; CUNHA, M.. Processo seletivo 2003 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2002. Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
BORGES, G. A.; CUNHA, M.; VIOLA, A. M. P.. Processo seletivo 2002 da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais: Provas de Habilidades Específicas - Curso de Bacharelado, Execução Instrumental - Cordas. 2001. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e IX Seminário de Progressos da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2012. (Seminário).

2.
II Semana de Educação Musical da Universidade Federal de São João del-Rei.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).

3.
IV Seminário de Música Brasileira - Mostra de Pesquisa.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).

4.
XIII Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o folclore brasileiro no ensino dos instrumentos de cordas. 2011. (Seminário).

5.
Palestra promovida pelo Núcleo de Música Brasileira da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e o Folclore Brasileiro no Ensino de Violino. 2007. (Encontro).

6.
IV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e seu Repertório para Violino. 2006. (Seminário).

7.
VIIº Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Aprendizado em Grupo. 2005. (Seminário).

8.
XIV Encontro Anual da ABEM. 2005. (Encontro).

9.
XIV Encontro Anual da ABEM - Fórum de Debate III.Educação Musical e Novas Abordagens. 2005. (Encontro).

10.
XIV Encontro Anual da ABEM - Grupo de Trabalho Formação e Práticas em Educação Infantil.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino de Violino. 2005. (Encontro).

11.
IIIº Seminário Integrado dos Cursos de Graduação da Escola de Música da UEMG.O Método Suzuki e a Música Tradicional Mineira no Ensino do Violino. 2004. (Seminário).

12.
I Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais.Mesa redonda: Performance, Educação e Metodologia. 2003. (Encontro).

13.
I Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).Io Colóquio de Pesquisa da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 2003. (Encontro).

14.
XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. Promoção da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e dos corais Mater Ecclesae e Canarinhos de Itabirito.. Concerto do XI Congresso Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil. 2001. (Congresso).

15.
Iº Encontro de Pesquisa da Universidade do Estado de Minas Gerais.Um Estudo sobre a Pedagogia e Performance dos Instrumentos de Cordas no Brasil e os Aspectos Sociais, Culturais e Econômicos que Afetam seu Desenvolvimento. 2000. (Encontro).

16.
PEPSAL - Primeiro Encontro de Professores Suzuki da América Latina. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, G. A.; COSTA, V. ; ROLLA, M. P. ; SIMON, Y. ; JESUS, A. A. ; MIRANDA, V. E. ; GOBIRA, P. . Semana UEMG 2015 - CURADORIA. 2015. (Outro).

2.
BORGES, G. A.; TOLLE, U. . Curso de Técnica Alexander ministrado por Ulfried Tölle, no período de 19 a 20 de abril de 1999, com carga horária de 10 horas/aula.. 1999. (Outro).

3.
BORGES, G. A.; TOLLE, U. . Curso de Técnica Alexander ministrado por Ulfried Tölle, no período de 30 a 31 de outubro de 1999, com carga horária de 12 horas/aula.. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Teresinha das Dores Ramalho. Ensinando Violino ao Portador da Síndrome de Down Alfabetizado. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Princípios e Recursos Pedagógicos em Música e Prát) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniel César Alcântara Pimenta. Identificação, descrição e propostas de estudo dos golpes de arco presentes no primeiro movimento do Concerto para Violino e Orquestra Op.64 de Felix Mendelssohn. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

2.
Simone Poliana de Jesus. Os violinos de Antonio Stradivari. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

3.
Wender Geraldo da Silva Marques. Aspectos importantes no estudo, aprendizado e execução do vibrato nos instrumentos de cordas e arco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Viola) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

4.
Tércia Oliveira da Silva. A importância do estudo de escalas para a técnica violinística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

5.
Sílvia Regina Diniz. Estudo e análise da Sonata No.1 para violino e piano em Sol maior de Johannes Brahms. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

6.
Márcio Martins da Silva. Aspectos Psicológicos e condicionamento físico na execução do violino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

7.
Fabiano Viana da Mata. Apoio ergonômico: uma alternativa viável para a performance. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Violão) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda Boaventura. Recital de Formatura: BRUCH, M. - Concerto No.1 em Sol Menor para Violino e Orquestra. 2013. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

2.
Fernanda Monteiro. Recital de Formatura: Concerto No.1, op. 26, de Bruch. 2012. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

3.
Carlos Evo Magro Corrêa Urbano. Recital de Formatura: Concerto para Violino de Katchaturian. 2011. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

4.
Daniel César Alcântara Pimenta. Recital de Formatura: Sonata No.3 de J. Brahms. 2010. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

5.
Sílvia Regina Diniz. Recital de Formatura: Sonata No.1 em Sol Maior, Op.78 de Brahms e Sonatina de Camargo Guarnieri para Violino e Piano. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

6.
Simone Poliana de Jesus. Recital de Formatura: Concerto No.2 em Ré Menor, Op.22 de Wieniawsky:. 2009. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

7.
Márcio Martins da Silva. Recital de Formatura: Concerto em Mi Menor, Op.64 para Violino de Mendelssohn. 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

8.
Tércia Oliveira da Silva. Recital de Formatura: Concerto para Violino e Orquestra de Bruch e Sonata No.5 de Beethoven para Violino e Piano. 2008. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

9.
Teresinha das Dores Ramalho. Recital Final de Violino e Piano. 2008. Orientação de outra natureza. (Práticas e Recursos Pedagógicos em Música e Prátic) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.

10.
Silas de Andrade Neto. Recital de Formatura: Concerto No.1 em Sol Menor, Op.26 de Bruch e Cinco Miniaturas Brasileiras de Villani Côrtes:. 2005. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Violino) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Glaucia de Andrade Borges.



Inovação



Projeto de extensão


Outras informações relevantes


1. Entrevista sobre o Método Suzuki dada a Daniela Macedo Mendonça para a monografia intitulada "O Método Suzuki e o desenvolvimento da inteligência musical". Pesquisa Monográfica submetida ao curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

2. Objeto de reportagem intitulada "Doutores da UEMG" impressa no Jornal da UEMG, Belo Horizonte, em abril de 2002.

3. Diploma de doutorado reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Processo iniciado em fevereiro de 1994 e concluído em janeiro de 2015.

4. Diploma de mestrado reconhecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Processo concluído dezembro de 2015.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:27:49