Paulo de Arruda Penteado Filho

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  • Última atualização do currículo em 09/11/2017


Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1972), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Doutorado em City And Regional Planning pela Cornell University (1983). Atualmente é Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal da Bahia e Professor Associado IV da mesma universidade. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Educação a Distância, Administração, Políticas Sociais, Gestão e Avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo de Arruda Penteado Filho
Nome em citações bibliográficas
PENTEADO FILHO, P. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração, Núcleo de Pós Graduação Em Administração.
Av. Reitor Miguel Calmon, s/n
Vale do Canela
40110100 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32637338
Fax: (71) 32837338
URL da Homepage: http://www.adm.ufba.br


Formação acadêmica/titulação


1978 - 1983
Doutorado em City And Regional Planning.
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Título: Productivity in the Construction Industry, Ano de obtenção: 1983.
Orientador: William W. Goldsmith.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mercado Imobiliário; Construção Civil; Produtividade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana / Especialidade: Economia Urbana.
Setores de atividade: Construção Civil; Qualidade e Produtividade; Desenvolvimento Urbano.
1973 - 1978
Mestrado em Planejamento Urbano e Regional.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Considerações sobre a Estrutura Interna da Região Metropolitana do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: David Michael Vetter.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Construção Civil; Estrutura Urbana; Habitação; Mercado Imobiliário; Produtividade; Segregação Espacial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais / Especialidade: Aspectos Econômicos do Planejamento Urbano e Regional.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais / Especialidade: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.
Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Construção Civil.
1968 - 1972
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2007 - 2007
Capacitação de Avaliadores do Sinaes (BASis). (Carga horária: 32h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
1997 - 1997
Diseño y Gestión de Políticas y Programas Sociales. (Carga horária: 160h).
Instituto Interamericano Para El Desarrollo Social, INDES, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenador de Curso de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Pública da Escola de Administração

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Membro do ComitÊ

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor do Pró-Reitor de Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Superintendente de Educação a Distância, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES / Universidade Aberta do Brasil

Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador da CPA, Carga horária: 20
Outras informações
Designação como membro da Comissão Própria de Avaliação da UFBA ? CPA, como representante do Reitor e Coordenador da CPA, através da Portaria UFBA GAB nº 143, de 6 de abril de 2005, com mandato de dois anos. Recondução como Representante do Reitor e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação da UFBA ? CPA, com mandato de dois anos, através da Portaria UFBA GAB nº 196, de 20 de maio de 2008.

Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Desenvolvimento Regional do CNPq

Vínculo institucional

1976 - 1978
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Nível Superior, Carga horária: 40
Outras informações
Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público

Atividades

8/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Pública.
03/2005 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Governamental
3/2005 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Sociais
Instituições e Políticas Públicas
03/2003 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Sociais
Instituições e Políticas Públicas
03/2008 - 08/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Coordenação da UAB.

Cargo ou função
Coordenador.
04/2009 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comissão de Educação a Distância.

Cargo ou função
Coordenador.
11/2004 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Cargo ou função
Membro.
04/2005 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, CPA - Comissão Própria de Avaliação.

Cargo ou função
Presidenrte.
06/2003 - 09/2009
Direção e administração, Escola de Administração, NPGA - Núcleo de Pós-Graduação em Administração.

Cargo ou função
Vice-Coordenador de Programa de Pós-Graduação.
04/2005 - 06/2009
Direção e administração, Escola de Administração, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Finanças e Políticas Públcas.
09/2008 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Instituições e Políticas Públicas
03/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comissão de Educação a Distância.

Cargo ou função
Membro.
11/2002 - 11/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estado e Sociedade
Planejamento Governamental
09/1998 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comissão Institucional de Avaliação do Desempenho Docente.

Cargo ou função
Presidente de Comissão.
7/2003 - 9/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Elaboradora dos Subsídios para Criação e Implantação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Portaria n. 251, de 9 de julho de 2003 - UFBA/Gabinete do Reitor).
8/1998 - 8/2002
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
9/1994 - 8/2002
Direção e administração, Conselho de Coordenação/Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro de colegiado superior.
5/1996 - 8/1998
Treinamentos ministrados , Escola de Administração, Núcleo de Pós Graduação Em Administração.

Treinamentos ministrados
Curso de Gestão Social
3/1996 - 8/1998
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Pesquisa II
3/1995 - 8/1998
Direção e administração, Escola de Administração, Doutorado em Administração.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
3/1995 - 8/1998
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas
1/1990 - 8/1998
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Governamental
Planejamento Municipal
Administração Municipal
Elaboração e Análise de Projetos
3/1987 - 7/1998
Direção e administração, Escola de Administração, Mestrado em Administração.

Cargo ou função
Vice-Coordenador de Curso.
1/1995 - 1/1997
Direção e administração, Escola de Administração, Departamento de Finanças e Políticas Públicas.

Cargo ou função
Vice-Chefe de departamento.
3/1995 - 12/1995
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Dissertação
1/1990 - 12/1995
Ensino, Administração, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas e Ação Popular
5/1994 - 11/1994
Extensão universitária , Escola de Administração, Núcleo de Pós Graduação Em Administração.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Curso de Extensão em Administração Bancária.
3/1993 - 11/1993
Direção e administração, Escola de Administração, Núcleo de Pós Graduação Em Administração.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
7/1993 - 8/1993
Ensino, Curso de Especialização Em Planejamento Municipal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas
7/1993 - 8/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Políticas Públicas
3/1993 - 5/1993
Ensino, Curso de Especialização Em Planejamento Municipal, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Planejamento Governamental
7/1990 - 8/1990
Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização Governamental e Políticas Públicas
7/1990 - 7/1990
Ensino, Administração Financeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Elaboração e Análise de Projetos
01/1987 - 01/1990
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Administração, Mestrado em Administração.

3/1977 - 8/1978
Direção e administração, Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, Plandurb - Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador.

Cargo ou função
Coordenador técnico.
1/1976 - 6/1978
Serviços técnicos especializados , Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, .

Serviço realizado
Coordenador Técnico do Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador - PLANDURB.
3/1977 - 3/1978
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Planejamento Urbano e Regional

Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1981 - 1982
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Professor das disciplinas CRP 413 e CRP 414 com Lúcia Cony Cidade


Fundação de Apoio à Pesquisa Ao Ensino e à Extensão, FAPEX, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Membro de conselho, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 1

Atividades

8/1998 - 8/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Deliberativo, .

Cargo ou função
Membro de conselho superior.

Fundação de Desenvolvimento do Servidor Público, FUNDESP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 4

Atividades

7/1990 - 7/1990
Treinamentos ministrados , Fundação de Desenvolvimento do Servidor Público, .

Treinamentos ministrados
Curso de Elaboração e Análise de Projetos

Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
CENPES - Centro de Projetos e Estudos, SEPLANTEC - Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia, BA

Atividades

3/1984 - 12/1986
Pesquisa e desenvolvimento , Secretaria de Planejamento Ciência e Tecnologia, Centro de Estudos e Projetos.


Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1977
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Técnico de nível superior, Carga horária: 40

Atividades

1/1976 - 2/1977
Serviços técnicos especializados , Oceplan Órgão Central de Planejamento, Plandurb Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador.

Serviço realizado
Assessoramento técnico.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa: Avaliação da Política Econômica do Estado da Bahia
2.
Planejamento Urbano e Regional


Projetos de pesquisa


2001 - 2002
Avaliação da capacidade de gestão de organizações socias no Estado da Bahia: uma proposta metodológica
Descrição: Estudos empíricos sobre os novos modelos de gestão de serviços de natureza pública, previstos pela Reforma do Estado brasileiro, bem como sobre o impacto da estratégia da descentralização na gestão destes serviços no âmbito das unidades sub-nacionais da Federação brasileira, fazem parte da agenda atual de pesquisa no campo da administração pública. Nesta perspectiva, este projeto toma como objeto a avaliação da capacidade de gestão, aqui concebida como capacidade de governar, de organizações sociais, as quais são orientadas pelos princípios da flexibilidade, transparência e autonomia decisória, também orientadores do conjunto de mudanças introduzido pelo projeto de Reforma Administrativa do Estado brasilerio, o qual pretende romper com o paradigma burocrático e construir uma gestão pública fundamentada no paradigma do novo gerencialismo. Para tanto, serão definidas variáveis que conformarão um conjunto de indicadores para aferir a capacidade de gestão de organizações sociais, a partir do contrato de gestão firmado entre estas organizações e o Estado da Bahia e tomando como base seus principais orientadores. Será também realizado um estudo piloto em organizações sociais em funcionamento no Estado da Bahia para validação da metodologia proposta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo de Arruda Penteado Filho - Coordenador.Número de orientações: 1
1995 - 1997
Políticas Sociais no Brasil
Descrição: Análise do proceso de Reforma do Estado e do processo de criação de Organizações Sociais na Bahia.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo de Arruda Penteado Filho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
1991 - 1994
Planejamento Estadual na Bahia
Descrição: Avaliação do planejamento estadual na Bahia, detectando sucessos e fracassos, bem como suas causas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paulo de Arruda Penteado Filho - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política e Planejamento Governamentais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organizações Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estrutura e Transformação do Estado.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Organizações Sociais Paulo de Arruda Penteado Filho  Data: 28/11/2012

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Planejamento urbano em Salvador Paulo Penteado  Data: 28/11/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PENTEADO FILHO, P. A.1998 PENTEADO FILHO, P. A.. Desafios e oportunidades da reforma do estado no Brasil: a questão das organizações sociais. Organizações & Sociedade (Online), Salvador, v. 5, n.11, p. 153-168, 1998.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.1991PENTEADO FILHO, P. A.. Planejamento urbano em Salvador. Veracidade - Revista Eletrônica da Secretaria Municipal de Planejamento, Salvador, v. 1, n.2, p. 5-11, 1991.

Capítulos de livros publicados
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. O público e o privado nas políticas sociais. In: Norma Lacerda de Melo; Suely Ribeiro Leal. (Org.). Relação Público-Privado: do local ao global. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1996, v. , p. 177-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Planejamento e articulação das ações governamentais. A Tarde, Salvador, 10 out. 1989.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. Os desafios da transformação do Estado. A Tarde, Salvador, 07 mar. 1989.

3.
PENTEADO FILHO, P. A.. Alguns reais problemas da urbanização. A Tarde, Salvador, 20 out. 1987.

4.
PENTEADO FILHO, P. A.. Urbanização e pobreza. A Tarde, Salvador, 25 ago. 1987.

5.
PENTEADO FILHO, P. A.. Tamanho de cidades e custos de urbanização. A Tarde, Salvador, 02 jun. 1987.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Desafios e oportunidades da Reforma do Estado: a questão das Organizações Sociais. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 1998, Foz do Iguaçu. ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 22o. Rio de Janeiro: ANPAD, 1998.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. Políticas sociais no Brasil: uma proposta de reavaliação.. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 1993, Salvador. ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 17o. Porto Alegre: ANPAD, 1993. v. 4. p. 131-143.

3.
PENTEADO FILHO, P. A.. Planejamento estadual na Bahia: 1954-1964. In: XV ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 1991, Salvador. ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 25o., 1991. v. 6. p. 115-129.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Avaliação da política econômica do Estado da Bahia. In: IV Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da UFBA, 1989, Salvador. IV Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da UFBA. Salvador: UFBA, 1989.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. Esquema básico para estudo e planejamento da Região Metropolitana de Salvador. In: I Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da UFBA, 1986, Salvador. I Seminário Universitário de Pesquisa de Docentes da UFBA. Salvador: UFBA, 1986.

Apresentações de Trabalho
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Educação a Distância na UFBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. A evolução do Estado brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PENTEADO FILHO, P. A.; MARTINS, D. J. . O Provão: a visão dos alunos sobre a UFBA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PENTEADO FILHO, P. A.. A experiência de avaliação dos cursos de graduação na UFBA. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PENTEADO FILHO, P. A.. A experiência da UFBA na articulação entre ensino, pesquisa e extensão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PENTEADO FILHO, P. A.; SANTOS, S. M. C. . O programa Comunidade Solidária e a intervenção em nutrição: estudo preliminar sobre a participação popular em municípios baianos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PENTEADO FILHO, P. A.. Marcos da política social no Brasil: o processo de definição, implementação e avaliação de políticas sociais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PENTEADO FILHO, P. A.. Perfil dos cursos oferecidos pela UFBA: condições atuais. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PENTEADO FILHO, P. A.. Experiências recentes de avaliação institucional. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PENTEADO FILHO, P. A.; SANTOS, S. M. C. . O programa Comunidade Solidária e a intervenção em nutrição: estudo preliminar sobre a participação popular em municípios baianos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PENTEADO FILHO, P. A.. Política de qualificação e expansão do ensino de graduação: projetos de doutorado em questão. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PENTEADO FILHO, P. A.. Política Social: uma Avaliação Comparativa. 1990. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HAUSMANN, R. ; CAMPANÁRIO, M. ; PENTEADO FILHO, P. A. . Urban ground rent theory: a critical review. 1980. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Kit Básico do Pesquisador: um guia para pesquisa bibliográfica na Internet. Salvador: Escola de Administração, UFBA, 1996 (Home Page).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Termos de Referência para a Reformulação Curricular do Curso de Bacharelado em Administração da UFBA. 2003.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. Termos de Referência para Criação de Curso Seqüencial em Gestão Social. 2003.

3.
PENTEADO FILHO, P. A.. Relatório do Processo de Atribuição da GED 2002 na UFBA. 2003.

4.
MESQUITA, F. J. G. ; COSTA, B. M. ; ARGOLO, J. L. ; PARAISO, M. H. B. ; NACIF, P. G. S. ; PENTEADO FILHO, P. A. ; SOUZA, W. A. ; ALMEIDA, W. A. B. ; SANTANA, E. J. ; PINTO JUNIOR, A. G. ; MACHADO, G. E. R. . UFRB - Subsídios técnicos para a criação e implantação a partir do desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, setembro de 2003,79 p.. 2003.

5.
PENTEADO FILHO, P. A.; SOUZA, G. A. A. ; SOUZA, M. G. G. ; ALVES, I. M. A. ; SÁ, M. R. G. B. ; ALFAYA, S. B. . Política de Reestruturação dos Currículos dos Cursos de Graduação da UFBA. 2000.

6.
PENTEADO FILHO, P. A.; SOUZA, G. A. A. ; SOUZA, M. G. G. ; ALVES, I. M. A. ; SÁ, M. R. G. B. ; ALFAYA, S. B. . Políticas para o Ensino de Graduação na UFBA e Linhas de Atuação da PROGRAD. 1999.

7.
PENTEADO FILHO, P. A.. Avaliação do Pedido de Credenciamento do Mestrado em Administração da Universidade de Brasília. 1990.

8.
PENTEADO FILHO, P. A.; VÁRIOS . PLANDURB - Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador. 1979.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. A UFBA em Processo de Expansão e Modernização. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Escola Virtual de Administração. 2006; Tema: Administração. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. EVA - Escola Virtual de Administração. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page).

2.
PENTEADO FILHO, P. A.. Instituições e Políticas Públicas. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).

3.
PENTEADO FILHO, P. A.. Estado e Sociedade. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page).

4.
PENTEADO FILHO, P. A.. Planejamento Governamental. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Home Page).

5.
PENTEADO FILHO, P. A.. A política educacional de Saramandaia. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caso para ensino).

6.
PENTEADO FILHO, P. A.. Os caminhos da Universidade. 2003. (Debatedor).

7.
PENTEADO FILHO, P. A.. Reforma do Estado: conceitos e contradições. 1999. (Debatedor).

8.
PENTEADO FILHO, P. A.. Gestão em Debate. 1996. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GONÇALVES DA SILVA, R. R.; LUBISCO, N. M. L.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Agnaldo Oliveira de Jesus. As Bibliotecas nos polos de apoio presencial de Educação a Distância no Estado da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Hack Catapan, A.; SOUZA, M. C. S.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Norma Gonzaga de Matos. A Universidade Aberta do Brasil na Bahia: Educação a Distância e a Formação de Professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CABRAL, S.; PENTEADO FILHO, P. A.; FERNANDES, A. S. A.. Participação em banca de Daniel Barroso de Carvalho Ribeiro. Os papéis dos stakeholders na implementação das parcerias público-privadas no Estado da Bahia. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

4.
HETKOWSKI, T. M.; PENTEADO FILHO, P. A.; BONETI, L. W.; LIMA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Fabiano Cunha dos Santos. Universidade Aberta do Brasil: limites e possibilidades para a democratização do ensino superior na Bahia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
PINHO, José Antonio Gomes de; PENTEADO FILHO, P. A.; PEREIRA, José Matias. Participação em banca de Antonio Ed Souza Santana. Limites e possibilidades do controle social: o caso dos Conselhos Municipais do FUNDEB, Saúde e Assistência Social do Município de Pres. Tancredo Neves na Bahia - a contribuição do programa Olho Vivo no Dinheiro Público da Controladoria-Geral da União. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

6.
FRANÇA FILHO, G. C.; PENTEADO FILHO, P. A.; JUNCAL, B. M.. Participação em banca de Péricles Cerqueira Monteiro. A Economia Solidária como Política Pública: desafios de uma construção - reflexões a partir da experiência baiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

7.
MENDES, V. L. P. S.; SOUZA, L. E. P. F.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Márcia Gomes Duarte. Capacidade de gestão no sistema estadual de vigilância sanitária da Bahia: enfoque do planejamento estratégico e instrumentos de gestão. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

8.
QUINTELLA, R. H.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Henrique P. S. Leite. Gestão estratégica dos Sistemas ERP: estudo de caso da implantação do SAP R/e na COELBA/IBERDEROLA. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

9.
PINHO, José Antonio Gomes de; PENTEADO FILHO, P. A.; SILVA, M. A. M.. Participação em banca de David Rios de Oliveira Júnior. Perfil de gestão na administração pública: estudo de caso da SEPLAN Camaçari ? BA e diagnóstico a partir do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

10.
PINHO, José Antonio Gomes de; FERNANDES, A. S. A.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Ivilana Quadros Tonhá. Participação cidadã nas políticas públicas de habitação popular na Bahia: relações entre agências financiadoras internacionais e governos conservadores. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

11.
QUINTELLA, R. H.; BARBOSA, O. F. J.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Jair Sampaio Soares Júnior. Descoberta de conhecimento em base de dados públicas: uma abordagem estatística na definição de uma tipologia de pobreza. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

12.
FADUL, Élvia; PENTEADO FILHO, P. A.; MUNIZ, Reynaldo Maia. Participação em banca de Márcia Leite Simões. Privatização e regulação no transporte de bens: marcos atuais para a evolução do setor. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

13.
PINHO, José Antonio Gomes de; PENTEADO FILHO, P. A.; CARVALHO, Inaiá de. Participação em banca de Francisco Carlos da Cruz Silva. Controle e Reforma Administrativa no Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

14.
RUBIM, Antonio Albino Canellas; PENTEADO FILHO, P. A.; FARIA, Sérgio Coelho Borges de. Participação em banca de Karina Andréa da Silva Faria. Patifes, profissionais e persistentes: papel da peça A Bofetada no processo de profissionalização e comercialização do teatro baiano. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

15.
PENTEADO FILHO, P. A.; DAHAB, Sônia; MONTEIRO, Augusto Oliveira. Participação em banca de Silvio Souza Wolff. Integração das bases informacionais do governo brasileiro: em busca da democratização da informação na administração pública. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

16.
FISCHER, T.; PENTEADO FILHO, P. A.; MARTINS, Wellington. Participação em banca de Umberto Souza Moreira. Colagens dos escombros de um incêndio de uma véspera de Carnaval. 1995. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

17.
PINHO, José Antonio Gomes de; PENTEADO FILHO, P. A.; TEIXEIRA, Elenaldo Celso. Participação em banca de Mercejane Wanderley Santana. Estrutura de poder local e desenvolvimento: o caso de Senhor do Bombim - Bahia. 1995. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

18.
PENTEADO FILHO, P. A.; SANTOS FILHO, José Maciel dos; COSTA, Lucival José Siqueira. Participação em banca de Crispiniano Carneiro Oliveira. Financiamento da Educação: Bahia 1981-1992. 1994. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

19.
PINHO, José Antonio Gomes de; PENTEADO FILHO, P. A.; MORAES, Luiz Alberto. Participação em banca de Maria de Fátima Dimas Carteado. Serviço de água e esgoto em Salvador - trajetória institucional. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

20.
PENTEADO FILHO, P. A.; SANTOS FILHO, José Maciel dos; PEDRÃO, Fernando. Participação em banca de José Guilherme da Cunha Castro. Planos Estaduais de Desenvolvimento, Racionalidade e Conflito. 1993. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

21.
PINHO, José Antonio Gomes de; CARVALHO, Isaías de; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Sara Cristina Medeiros Cavalcanti. Lei da Contrapartida: um recorte da relação capital imobiliário e poder político local em Salvador. 1992. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

22.
PENTEADO FILHO, P. A.; SUAREZ, Marcus Alban; CARVALHO, Inaiá de. Participação em banca de Maria de Fátima Torreão Espinheira. O Complexo Hidrelétrico de Pedra do Cavalo: contribuição à análise do processo decisório. 1992. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

23.
PROSÉRPIO, Renata; PENTEADO FILHO, P. A.; SANTOS FILHO, Milton. Participação em banca de Elicecim Rodrigues Fidélis. Bahia: evolução e perfil dos gastos governamentais de 1976 a 1986. 1990. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

24.
BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt; PENTEADO FILHO, P. A.; FISCHER, T.. Participação em banca de Maria das Graças Dantas Falcão Fontes. O percurso das práticas de DRH na adminstração pública estadual baiana e o papel do seu corpo técnico. 1990. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
Souza Santos, Reginaldo; MOURA, Mauro Castelo Branco; Araújo de Souza, Nilson; PENTEADO FILHO, P. A.; GOMES, F. G.. Participação em banca de José Murilo Philigret de Oliveira Baptista. O mito do planejamento na Bahia: padrão de intervenção governamental no campo social (2000-2014). 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.; SILVA, M. A. M.; OLIVEIRA, R. P.; ARAUJO, R. C.; SCHOMMER, P. C.. Participação em banca de Sofia Silva de Souza. Representações Sociais entre Docentes sobre a Educação a Distância em duas Universidades Públicas Baianas: a Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

3.
TENORIO, R. M.; SILVA, Reginaldo de Souza; SILVA FILHO, Penildon; AMORIM, Cláudio Alves; PENTEADO FILHO, P. A.; ALMEIDA, Sílvia Maria Leite de; FERREIRA, R. A.. Participação em banca de Alexssandro Campanha Rocha. A educação para a cidadania no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF): uma avaliaçãode suas propostas conceituais e de seus resultados e impactos na formação de professores no Estado da Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

4.
VERHINE, Robert; DANTAS, L. M. V.; DAVID, J. M. N.; FIACCONE, R. L.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Arturo Cavalcanti Catunda. Fatores de Qualidade da Educação Superior: estudo sobre os dados dos cursos de Administração. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

5.
VERHINE, Robert; DANTAS, L. M. V.; PENTEADO FILHO, P. A.; HASTENREITER FILHO, H. N.; OLIVEIRA, R. L. O.. Participação em banca de Janssen Edelweiss Nunes Fernandes Teixeira. Mudança organizacional em sistemas de ensino: uma compreensão à luz da análise de redes sociais. 2012. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

6.
TENORIO, R. M.; PENTEADO FILHO, P. A.; DANTAS, L. M. V.; DAVID, J. M. N.; FIACCONE, R. L.. Participação em banca de Lielson Antonio de Almeida Coelho. Possibilidades de usos dos resultados de processos avaliativos no aperfeiçoamento das politicas públicas. O caso do ProJovem/ProJovem Urbano. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

7.
PINHO, José Antonio Gomes de; TEIXEIRA, M. A. C.; FADUL, Élvia; PENTEADO FILHO, P. A.; MELO, C. A. F.. Participação em banca de Ana Rita Sacramento. Accountability no Brasil: um estudo sobre o papel de organizações da sociedade civil para combater e controlar a corrupção. 2011. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

8.
TENORIO, R. M.; FERREIRA, R. A.; PENTEADO FILHO, P. A.; VERHINE, Robert; LORDÊLO, José Albertino Carvalho. Participação em banca de Lielson Antônio de Almeida Coelho. Possibilidades de usos dos resultados de processos avaliativos no aperfeiçoamento das politicas públicas. O caso do ProJovem/ProJovem Urbano. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

9.
VERHINE, R. E.; PENTEADO FILHO, P. A.; ROSA, D. L.; LORDÊLO, José Albertino Carvalho; ELLIOT, T. J.. Participação em banca de Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro. Características da implementação do SINAES - Sistema de Avaliação da Educação Superior - em instituições de ensino superior. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

10.
SOUZA, Celina; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Isabela Cardoso de Matos Pinto. Ascenção e Queda de uma Questão na Agenda Governamental: o Caso das Organizações Sociais na Bahia. 2004. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

11.
PENTEADO FILHO, P. A.; BODSTEIN, Regina Cele; CÔRTES, Soraya Maria Vargas; SOUZA, Celina; OLIVEIRA, Nilce de. Participação em banca de Sandra Maria Chaves dos Santos. Fome de cidadania: a participação nos programas de alimentaçao e nutrição do Comunidade Solidária. 2001. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
Souza Santos, Reginaldo; PEDRÃO, Fernando; GOMES, F. G.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de José Murilo Philigret de Oliveira Baptista. Padrão de Intervenção do Governo da Bahia no Campo Social (1995-2012). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.; OLIVEIRA, R. P.; SILVA, M. A. M.. Participação em banca de Sofia Silva de Souza. Representações sociais da educação a distância na Universidade Federal da Bahia: potencialidades e resistências para implementação. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

3.
VERHINE, Robert; OLIVEIRA, R. L. O.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Janssen Edelweiss N. F. Teixeira. Compreendendo Processos de Mudança Organizacional Observados em Sistemas de Ensino à Luz da Análise de Redes Sociais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade Federal da Bahia.

4.
TENORIO, R. M.; FERREIRA, R. A.; LORDÊLO, José Albertino Carvalho; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Lielson Antonio Almeida Coelho. Políticas Públicas, avaliação e tomada de decisão: usos dos resultados de processos avaliativos no Programa PROJOVEM Urbano. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

5.
VERHINE, Robert; LORDÊLO, José Albertino Carvalho; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Renée Albagli. Responsabilidade Social e Avaliação Institucional da Educação Superior. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

6.
LORDÊLO, José Albertino Carvalho; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de Renée Albagli Nogueira. Avaliação dos Egressos do Doutorado em Educação da Universidade Federal da Bahia. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DANTAS, M.; PENTEADO FILHO, P. A.. Participação em banca de João Gabriel Cabral Meira e Silva.Política pública de participação popular: o caso das administrações regionais da Prefeitura Municipal de Salvadro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PENTEADO FILHO, P. A.; FADUL, Élvia; GOMES, F. G.. Concurso para docente na classe de Adjunto, para a matéria Gestão Integrada de Programas e Serviços Públicos, para preenchimento de vaga no Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia. 2011. Universidade Federal da Bahia.

2.
PENTEADO FILHO, P. A.; FADUL, Élvia; GOMES, F. G.. Concurso para docente na classe de Adjunto, para a matéria Gestão Integrada de Programas e Serviços Públicos, para preenchimento de vaga no Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia. 2010. Universidade Federal da Bahia.

3.
PENTEADO FILHO, P. A.; PINHEIRO, Israel; FEDERICO, Vicente. Concurso para docente na classe de Auxiliar, para a matéria Gestão Pública, para preenchimento de vaga no Departamento de Administração Pública da Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia. 1992. Universidade Federal da Bahia.

4.
PENTEADO FILHO, P. A.; MAIA, José Afonso Ferreira; PINHEIRO, Israel. Concurso para docente na classe de Auxiliar, para a matéria Economia, para preenchimento de vaga no Departamento de Economia Agrícola e Extensão da Escola de Agronomia, Universidade Federal da Bahia. 1992. Universidade Federal da Bahia.

Outras participações
1.
PENTEADO FILHO, P. A.; VÁRIOS. Comissão Nacional de Seleção dos Candidatos ao Programa Estudante Convênio de Graduação - PEC-G. 2001. Ministério da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2015. (Encontro).

2.
Encontro Acadêmico Cengage Learning: tendências em educação a distância e soluções digitais para o ensino presencial e a distância. 2014. (Encontro).

3.
VII Fórum Nacional de Coordenadores do Sistema Universiade Aberta do Brasil (UAB). 2014. (Encontro).

4.
Seminário de Avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar.A Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a criação da Superintendência de Educação a Distância da UFBA: desafios, limites e possibilidades. 2013. (Seminário).

5.
V Reunuão Extraordinária de Trabalho do Fórum Nacional de Coordenadores UAB, Belém, Pará,. 2013. (Encontro).

6.
X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2013. 2013. (Congresso).

7.
IV Seminário de Educação a Distância: tão longe, tão perto. 2012. (Seminário).

8.
I Encontro Baiano de Estatística: Estatística e Gestão Pública. 2008. (Encontro).

9.
I Encontro Regional do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2008. (Encontro).

10.
II Jornada Científica de Administração Pública.Laboratório. 2008. (Oficina).

11.
Seminário "O Estado da Avaliação na Bahia".Avaliação Institucional. 2008. (Seminário).

12.
IV Seminário EAD no Contexto Brasileiro: Perspectivas nos municícipios baianos.EAD no Ensino Superior. 2007. (Seminário).

13.
XXXI Encontro Nacional da Associação Nacional de Pó-Graduação em Administração. 2007. (Encontro).

14.
XII Encontro de Avaliação e Planejamento Pedagógico.Educação e Processo Gerencial. 2006. (Encontro).

15.
Seminário Internacional Reforma e Avaliação da Educação Superior: Tendências na Europa e na América Latina. 2005. (Seminário).

16.
XXIX Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração.Avaliação de Trabalhos. 2005. (Encontro).

17.
XXIV Encontro Regional Norte e Nordeste do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidade Brasileiras. 2003. (Encontro).

18.
I ENAAC - Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos.I ENAAC - Encontro Nacional de Administradores Acadêmicos. 2002. (Encontro).

19.
XV Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação. 2002. (Encontro).

20.
XXVI Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. 2002. (Congresso).

21.
I Seminário Nacional do Programa Especial de Treinamento - PET.I Seminário Nacional do Programa Especial de Treinamento - PET. 2001. (Seminário).

22.
Seminário Comemorativo "Planejamento na Globalização, Bahia, Nordeste, Brasil".Planejamento na Bahia. 2001. (Seminário).

23.
XIV Forum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras.XIV Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2001. (Encontro).

24.
XXII Encontro Regional Norte-Nordeste de Pró-Reitores de Graduação.A experiência da UFBA na integração ensino, pesquisa e extensão. 2001. (Encontro).

25.
I Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.Movimentos Sociais e Exclusão. 2000. (Seminário).

26.
Jornadas 2000 - Políticas Sociais: Instrumentos de Justiça Social.O processo de definição, implementação e avaliação de políticas sociais. 2000. (Simpósio).

27.
Oficina de Trabalho sobre Avaliação na Graduação.Indicadores de Avaliação e Qualidade na Graduação. 2000. (Oficina).

28.
XIII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. XIII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2000. (Congresso).

29.
XXI Encontro Regional Norte-Nordeste de Pró-Reitores de Graduação. XXI Encontro Regional Norte-Nordeste de Pró-Reitores de Graduação. 2000. (Congresso).

30.
III Encontro Nacional Vestibular em Foco.Os sistemas de ingresso e os reflexos nas Instituições de Educação Superior. 1999. (Encontro).

31.
PAIUB - Região Regional do Nordeste.PAIUB - Reunião Regional do Nordeste. 1999. (Seminário).

32.
Reunião Estadual sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Filosofia.As novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. 1999. (Outra).

33.
Reunião Regional do Nordeste sobre o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB. 1999. (Outra).

34.
Seminário Internacional sobre os Caminhos da Reforma do Estado.Reforma do Estado: Conceitos e Contradições. 1999. (Seminário).

35.
XII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras.XII Forum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 1999. (Encontro).

36.
XIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Experiências Recentes de Avaliação Institucional. 1999. (Encontro).

37.
Seminário Internacional: Reestruturação e Reforma do Estado: o Brasil e a América Latina no Processo de Globalização.Desafios e Oportunidades da Reforma do Estado: a Questão das Organizações Sociais. 1998. (Seminário).

38.
Seminário Internacional: Sociedade e Reforma do Estado. 1998. (Seminário).

39.
XIX Encontro Regional Norte-Nordeste de Pró-Reitores de Graduação. 1998. (Encontro).

40.
VII Colóquio Internacional sobre Poder Local.Globalização, Novas Tendências, Crise do Estado e Planejamento Urbano. 1997. (Seminário).

41.
XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Gradução em Administração. 1994. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. III Seminário de Educação a Distância na UFBA: Experiências, Desafios, Reflexões. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniella Barbosa da Silva. Qualidade percebida do ensino em rede: a influência do papel dos tutores e professores e da estrutura da da Universidade Aberta do Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

2.
Ninon Fonseca Fernandes da Silva. Políticas Públicas e Recursos Orçamentários: uma análise dos Planos Plurianuais do Governo da Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

3.
Kenys Menezes Machado. Uma comparação entre a renda e a abordagem multidimensional da pobreza na Bahia. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

4.
Sílvio Wolff. Sistemas de informação para o setor público. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

5.
Crispiniano Carneiro Oliveira. Financiamento da Educação - Bahia 1981-1992. 1994. 0 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

6.
José Guilherme da Cunha Castro. Planos estaduais de desenvolvimento: realidade e conflito. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

7.
Maria de Fátima Torreão Espinheira. O Complexo Hidrelétrico de Pedra do Cavalo: contribuições à análise do processo decisório. 1992. 0 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

Tese de doutorado
1.
Sofia Silva de Souza. Representações Sociais da Educação a Distância na Universidade Federal da Bahia: potencialidades e resistências para implementação. 2014. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, . Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.

2.
Sandra Maria Chaves dos Santos. Fome de cidadania: a participação nos programas de alimentação e nutrição do Comunidade Solidária. 2001. 335 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Paulo de Arruda Penteado Filho.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. III Seminário de Educação a Distância na UFBA: Experiências, Desafios, Reflexões. 2011. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PENTEADO FILHO, P. A.. Escola Virtual de Administração. 2006; Tema: Administração. (Site).



Outras informações relevantes


- Bolsista do Programa de Financiamento de Teses - PFT em Problemas Urbanos, Instituto de Planejamento Econômico e Social - IPEA, junho a novembro de 1975
- Bolsista do Programa de Estudos Urbanos na Área Social, Centro de Estudos Urbanos - CEU, PUC/FJ, Fundação Ford, setembro a março de de 1974



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