Susana Lehrer de Souza Barros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3802957843829019
  • Última atualização do currículo em 25/06/2010


Possui bacharelado em Fisica - Universidad de Buenos Aires (1952) e mestrado em Física - Manchester University (1960). Atualmente é professora Adjunta 4 aposentada (2000) e continua em atividade no Instituto de Física como professor especial da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou seus trabalhos em pesquisa na área de Radiação Cósmica no laboratório de Chacaltaya, Bolivia. Posteriormente, dando continuidade ao estudo experimental de Partículas Elementares, trabalhou, no acelerador de Liverpool onde concluiu sua tese sobre o decaimento radiaoativo do meson pi. Mudando seu campo de pesquisa trabalhou nos USA na área de magnetismo em baixas temperaturas. Seu interesse pela educação em ciências deu-se a partir de sua participação em projetos para alunos de minorias raciais nos Estados Unidos, onde atuou no Programa Nacional Upward Bound. Regressando ao Brasil a partir de 1972 dedicou-se a problemática do ensino de física universitário e a formação do professor de física, tem-do realizado estudos relacionados aos aspectos de cognição e aprendizagem de física, contribuição das atividades experimentais para aprendizagem conceitual, estratégias de avaliação da aprendizagem e o papel das teorias psicodidáticas na construção do ambiente intelectual da sala de aula. Atualmente participa de projetos de pesquisa na área de educação em ciências com ênfase na formação do professor e de estratégias de ensino -aprendizagem de física em sala de aula. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Susana Lehrer de Souza Barros
Nome em citações bibliográficas
BARROS, S. L. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Física, Departamento de Física dos Sólidos.
Bloco A do Centro de Tecnologia - Ilha Fundão - C.P. 68528
Ilha do Fundão
21945-970 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 68528
Telefone: (21) 25627321
URL da Homepage: www.if.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


1957 - 1960
Mestrado em Física.
Manchester University.
Título: On the Radiative Decay of the Pi-Meson,Ano de Obtenção: 1960.
Orientador: David Binnie.
Palavras-chave: partículas elementares; física de mésons; decaimento radiativo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física das Partículas Elementares e Campos / Especialidade: Teoria Geral de Partículas e Campos.
1948 - 1952
Graduação em Fisica.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.




Atuação Profissional



Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Representante Brasileiro, Carga horária: 2

Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Secretária de Ensino, Enquadramento Funcional: Cargo, Carga horária: 2


International Union Of Pure And Applied Physics, IUPAP, Suiça.
Vínculo institucional

1985 - 1990
Vínculo: Representante do Brasil, Enquadramento Funcional: Cargo, Carga horária: 2


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Especial), Carga horária: 40

Vínculo institucional

1972 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40

Atividades

3/2006 - Atual
Extensão universitária , Pro Reitoria de Extensáo, Pré Vestibular Comunitário.

Atividade de extensão realizada
Pré vestibular comunitário PR-5.
3/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Apostilas de física para estudantes do Pré Vestivular Comunitário Nova-Iguaçu e Caju - Cursos coordenados pela Pro-Reitoria de Extensão. autores: Barros, S. L de S., Sousa, J.J. F., Silva, R. Silva, J. G. F. Ruas, L. O., Santos, F., Nogueira, T. e Olivei.
7/1988 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Física, Departamento de Física dos Sólidos.

Atividade de extensão realizada
Atualização Continuada de Professores do 2o. Grau.
7/1981 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física dos Sólidos.

7/1973 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Básica
12/2005 - 1/2007
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Ladif.

Atividade realizada
Demo Movimemnto (23 minutos). produção de um vídeo composto de 8 demonstrações que apresentam os conceios básicos de movimento (cinemática) e suas causas (dinâmica). Acompanha cadernopaa o alunocom dicas para o professor utiizar em sala de aula. Nível e.
6/2004 - 6/2005
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Projeto FAZENDO SEU VÍDEO - LADIF - I. Física.
3/2003 - 10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Livor ´ Física Térmica´ Volume V do curso Introdução às Ciências Físicas - Licenciatura em Física CEDERJ-I.Física - UFRJ. Autores: Barros, S. de S. e Teixeira M.A.A. de..
6/2003 - 8/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Publicação técnica (2005):de autoria de uma Comissão da Sociedade Bbrasileira de Física: ´Física para o Brasil: Pensando o futuro, desenvolvimento da física e sua inserçãona vida social e económica do país` Editores: A. Chaves e R. Shellard. Comissão: A..
3/2002 - 8/2004
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Ladif.

Atividade realizada
´Demo Física Térmica (15 min) . Produção de vídeo didático para ensino médio e introdutório universitário com 12 demonstrações que apresentam conceitos básicos relacionados a temperatura e calor.Acompanha um caderno de observaçãopara o aluno e de instru.
6/2000 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Livro: Física Térmica - Módulo V do curso de Introdução àsa ci~encias Físicas, Licenciatura Física - CEDERJ colaboração Mria Antonieta teixeia de Almeida.
3/1996 - 12/2001
Extensão universitária , Instituto de Física, Ladif.

Atividade de extensão realizada
Cursos de atualização de professores de física em serviço.
3/1996 - 12/2001
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, Ladif.

Treinamentos ministrados
Curso de atualização de professores de física em serviço para capacitação docente : formação conscietual e utilização de novas tecnologias apresentando conteúdos clássicos e modernos, écnicas e estratégias em sala de aula e discussões dobe o uso de experi
3/1994 - 3/1996
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Sistema hipermídia força e movimento (F&M) para conceituação da mecãnica básica nos níveis fundamental e médio desevolvido a aprtir de um estudo das dificldades de aprendizagem dos alunos. Apresenta 6 situações de aplicação das leis de Newton e das rela.
4/1992 - 12/1994
Direção e administração, Reitoria, Divisão de Atividades Extracurriculares.

Cargo ou função
Diretora.
3/1989 - 12/1990
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretora de Graduação.
6/1988 - 5/1990
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Física, Física dos Sólidos.

Atividade realizada
Publicação técmica: ´Física para o Basil: pensando o fúturo, desenvolvimento da física e sua inseção na vida social e económica do país´ - Publicado pela Sociedade Brasileira de Física e o instituto de Física da Universdidade de São Paulo em 3 volumes..
7/1986 - 7/1988
Direção e administração, Instituto de Física, Departamento de Física dos Sólidos.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Carlow College, C.C., Estados Unidos.
Vínculo institucional

1966 - 1972
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ProfessorContratado, Carga horária: 40

Atividades

9/1966 - 9/1972
Direção e administração, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Carnegie Mellon University, CMU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1962 - 1965
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1961 - 1962
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40


Manchester University, M.U., Inglaterra.
Vínculo institucional

1957 - 1960
Vínculo: assistente pesquisa, Enquadramento Funcional: estudante pós graduação, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento, avaliação e pesquisa de ambientes hipermídia de aprendizagem: uma aplicação para o ensino de Mecânica e Biomecânica

Objetivo: Este projeto se propõe a estudar aspectos cognitivos e afetivos relativos ao processo de aprendizagem a partir da interação de estudantes com sistemas hipermídia na área de Física e de Biomecânica. As atividades propostas incluem uma etapa de desenvolvimento e outra de pesquisa. Na primeira, estão sendo implementados: a revisão do sistema hipermídia "Força & Movimento"..
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Hipermidia na educação fisica; ensino de física.


Projetos de pesquisa


2000 - 2002
Aprendizagem em ambiente hipermídia ; aplicação para o ensino de mecãnica básica
Descrição: Estudo de aspectos cognitivos e afetovps relativos ao processo de aprendizagem a partir da interaçãodeestudantes comsistemas hipermidia na área da física. \\\\atividades propostas incluem revisão do sistema ipermídia Força e Movimento (Rezende, 1996) e o desenvolovimento de sistemas hipemídia sobre Energia. o estudo da navegação hipertextual será desenvoolvido.na aplicação do Forcça e Movimento..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Susana Lehrer de Souza Barros - Integrante / Flavia Rezende - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2006 - Atual
Aplicação das teorias psicodiáticas n a sala de aula
Descrição: Aplicação de referenciais baseados nas teorias psicodidáticas (Bruner,Piaget, Vygosky, Ausubel) e comportamentalistas para desenvolvimento de estratégias em sala de aula. Projetos de autoria dos professores são avaliados em sala de aula. .
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Susana Lehrer de Souza Barros - Integrante / João José Fernandes de Sousa - Coordenador / Wilma Machado Soares Santosd - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - Atual
Fatores determinantes da aprendizagm nos cursos pré-universitários
Descrição: Desenvolvimento de um curso de física para cursos pr-e-vestibulares comunitários. Orientação de alunos da Licenciatura em Física que agtuam como tutores para o trabalho em sala de aula e preparaçãode material didático específico. As estatégias de ensino-aprendizagem e avaliação estão sendo direcionadas para atender a espedcificidade dos alunos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Susana Lehrer de Souza Barros - Integrante / João José Fernandes de Sousa - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
2006 - Atual
Fatores determinanes da aprendizagemnos cursos pré universtiários
Descrição: Formação de tutores para atuar em cursos pré-vestibulares e desenvolvimento de material didático e estratégias de ensino aprendizagem e avaliação interativa em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Susana Lehrer de Souza Barros - Integrante / João José Fernandes de Sousa - Coordenador / Luiz Otávio Ruas - Integrante / Renata dos Santos - Integrante / Jesus da Silva - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.


Outros Projetos


2006 - Atual
estratégias de aprendizagem de física num curso interativo
Descrição: Formação inicial do professor de física. A pesquisa de estratégias interativas num curso presencial para calouros da Licenciatura Fíisica Noturna. Desenvolviemtno w avaliaçãp de material didático está sendo desenvolvida em sala de aula comtécnicas participativas, utioizando-se vários instrumentos: demonstrações, leituras de texto, testes diagnósticos, vídeos e softwares . .
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Susana Lehrer de Souza Barros - Integrante / João José Fernandes de Sousa - Coordenador / David Portes - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Incial e Continuada do Professor/Especialidade: Ensino e Aprendizagem no Contexto Experimental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Incial e Continuada do Professor/Especialidade: Instrumentação e Prática Sala de Aula.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Instrumentação Específica de Uso Geral em Física.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Cultura Científica e Formação do Professor.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Empenho e trabalho para a melhoria do ensino no país, Sociedade Brasileira de Física.
2004
Medalha Destaque, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza/UFRJ.
2000
Primeiro Concurso Roteiro Científico: Roteiro: As pilhas, as coisas. . . e você, FAPERJ/ Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
1972
Medalha de Ouro, Harlem Preparatory School, New York, USA.
1970
Medalha de Ouro: UPWARD BOUND AWARD, Secretaria de Educação , Washington, USA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REZENDE, Flávia2008REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Students´navigation pattern in the interaction with a mechanics hyhpermedia program. Computers & Education, v. 50, p. 1370-1382, 2008.

2.
Filipeki, A. T.2006 Filipeki, A. T. ; BARROS, S. L. S. ; ELIA, Marcos da Fonseca . A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes do ensino médio. Ciência e Educação (UNESP), v. 12, p. 199-216, 2006.

3.
REZENDE, Flávia2005REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . A Hipermídia e a Aprendizagem de Ciências: Exemplos na Área de Física. Física na Escola, São Paulo, v. v. 6, n. 1, p. 63-68, 2005.

4.
BARROS, S. L. S.2003BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Diseño Instrucional de un sistema hypermedia utilizando elementos del cambio y del desarrollo conceptual para la conceptual para la aprendizaje de la fisica. . Enseñanza de las Ciencias, Espanha, v. Extra, p. 103--109, 2003.

5.
REZENDE, Flávia2003REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. ; LOPES, Arilise Moraes de Almeida ; ARAÚJO, Renato dos Santos . InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.3, p. 372-390, 2003.

6.
BARROS, S. L. S.2001BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Discussão e reestruturação conceitual através da interação de estudantes com as visitas guiadas do sistema hipermídia Força&Movimento.. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 1, n.2, p. 51-61, 2001.

7.
BARROS, S. L. S.2001BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Teoria aristotélica, teoria do Impetus ou teoria nenhuma: um panorama das dificuldades conceituais de estudates de Física em Mecânica básica.. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 43-56, 2001.

8.
REZENDE, Flávia2001REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. ; REIS, Ernesto Macedo . Formação Continuada a distância de professores de Física do nível médio: desenvolvimento e avaliação de um curso piloto com suporte na Internet.. Cadernos de Educação (UFPel), Rio de Janeiro, v. 2, n.3, p. 127-133, 2001.

9.
REZENDE, Flávia2001REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Desenho instrucional de um sistema hipermídia para aprendizagem de física baseado em elementos da mudança e do desenvolvimento conceituais . Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. Extra, p. 277-278, 2001.

10.
REZENDE, Flávia2001REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia para facilitar a reestruturação conceitual em mecânica básica.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, p. 197-213, 2001.

11.
BARROS, S. L. S.2000BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo . Contribuições de uma Experiência de Aprendizagem Baseada em Casos para a Formação Continuada a Distância de Professores de Física de Nível Médio. Caderno Pedagógico, Lajeado-RS, v. 3, p. 135-154, 2000.

12.
BARROS, S. L. S.2000BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo . Contribuições de uma experiência de aprendizagem baseada em casos para a formação continuada a distância de professores de Física de nível médio.. Caderno Pedagógico, Lageado, v. 1, n.3, p. 135-154, 2000.

13.
BARROS, S. L. S.1996BARROS, S. L. S.; ELIA, Marcos da Fonseca . As disciplinas curriculares: o ensino de física. Revista de Educação. AEC, Brasília, v. 25, n.101, p. 27-42, 1996.

14.
ELIA, Marcos da Fonseca1996ELIA, Marcos da Fonseca ; BARROS, S. L. S. . As Disciplinas Curriculares: O Ensino de Física. Revista de Educação (Itatiba), Brasília, v. 101, p. 27-42, 1996.

15.
BARROS, S. L. S.1989BARROS, S. L. S.; GOULART, S. M. ; DIAS, E. C. N. . Conceitos espontâneos de crianças sobre fenômenos relativos à luz: análise qualitativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Santa Catarina, v. 6, n.1, p. 9-20, 1989.

16.
BARROS, S. L. S.1965BARROS, S. L. S.; FRIEDBERG, S. A. . Low-temperature magnetic susceptibility of ferrous oxalate dihydrate. Physical Review B - Condensed Matter and Materials Physics, New York, v. 141, n.2, p. 637-640, 1965.

17.
BARROS, S. L. S.1965BARROS, S. L. S.; HOY, G. ; FRIEDBERG, S. ; BARROS, F. S. . Inequivalent Magnetic Ions in Dihydrated Formates of Fe++. Journal of Applied Physics, New York, v. 36, n.2-3, p. 936-937, 1965.

18.
BARROS, S. L. S.1961 BARROS, S. L. S.; BINNIE, D. . Photons from the Radiative Pion Decay. Nuovo Cimento della Societa Italiana di Fisica A-Nuclei Particles and Fields, Roma, v. XX, 1961.

19.
BARROS, S. L. S.1961BARROS, S. L. S.; ROSER, Francisco Xavier ; CULLEN, Paul . Measurements of MSTH (Ra-228) Body Burden by Breath Samples. Science, 1961.

20.
SITTE, K.1958SITTE, K. ; BARROS, S. L. S. ; TAUSK, Klaus ; WATAGHIN, André . Air Showers Observations Between 5200 to 3260 m Altitude. Il Nuovo Cimento della Società Italiana di Fisica. B, General Physics, Relativity, Astronomy and Mathematical Physics and Methods, Roma, v. XII, p. 56-70, 1958.

Capítulos de livros publicados
1.
BARROS, S. L. S.; LOPES, Maria Laura M Leite . A educação na era da informação: o desafio da alfabetização científica e matemátic apara edste milênio. In: Maurício Pietrocola. (Org.). Ciência, filosofia e história: uma hoemnagem aos 40 anos de colaboração de Michel Paty com Brasil. Sao Paulo: , 2005, v. , p. -.

2.
BARROS, S. L. S.. Dando a mão a palmatória: um ensino de ciência relevante para todos, repensando um currículo para a alfabetização científica. In: Silvio Salinas. (Org.). Homenagem à Professora Amélia I. Hamburger. Sao Paulo: Livraria da Física, 2002, v. , p. -.

3.
BARROS, S. L. S.. Educação formal versus informal: desafios da alfabetização científica. In: Maria José P. M. de Almeida; Henrique César da Silva. (Org.). Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência. Campinas: Mercado de Letras-ALB, 1998, v. , p. 69-86.

4.
ELIA, Marcos da Fonseca ; BARROS, S. L. S. . Physics Teacher's Attitudes: How do they affect the reality of the classroom and the models for change?. In: A.Tiberghien; E. L.Jossem; J. Barojas. (Org.). Connecting Research in Physics Education with Teacher Education. Londres: ICPE/IUPAP, 1998, v. , p. -.

5.
BARROS, S. L. S.; ELIA, Marcos da Fonseca ; GEVERTZ, Rachel ; Filipeki, A. T. . Eric Rogers in Brazil. In: Brenda Jenninson; Jon Ogborn. (Org.). Wonder and Delight, Essays in Science Education in Honour of the Life and Work of Eric Rogers. Bristol: Institute of Physics Publishing, Bristol and Philadelfia, 1994, v. , p. 221-225.

6.
BARROS, S. L. S.; ELIA, Marcos da Fonseca ; RIBEIRO, Sergio Costa . University Entrance in Brazil. In: Paul Black. (Org.). Physics Examinations for University Entrance. Genebra: UNESCO EDUCATION SECTOR, 1992, v. , p. 21-44.

7.
BARROS, S. L. S.; ELIA, M. . Assessment of attainment in Pfysics in Brazil. In: David Layton (Editor). (Org.). Innovations in Science and Technology Education. Paris: United Nations Educational Scietnfic and Cultural Organization- UNESCO, 1990, v. III, p. 167-188.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARROS, S. L. S.. O ensino de ciências está longe da formação de cidadãos conscientes. IHU-on line, São Leopoldo, RGS, p. 13 - 14, 08 nov. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, S. L. S.; SOUSA, João José Fernandes de ; SANTOSD, Wilma Machado Soares . A psicodidáticana práticado professor d física no ensino médo: um curso de formação continuada. In: XII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luis de Maranão. Atas do XVII Simpóso Nacional de Ensno de Física. São Paulo, SP: Sociedade Brasileira de Física, 2007.

2.
BARROS, S. L. S.. Material didáticopara o ensino do conceio de energia na aual de ciêncianaescola fundamenlal. In: XVI Simpósio Naconal de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio de ensino de física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005.

3.
REZENDE, Flávia ; SILVA, A.M.T.B ; BARROS, S. L. S. . Interação de estudantes com representações gráficas de fenômenos físicos. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

4.
Pereira, Marcus Vinicius ; BARROS, S. L. S. . Estudo do Efeito de Demonstrações em Vídeo como Organizador Prévio para Construção de Conceitos de Física Térmica. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas do IV ENPEC, 2003.

5.
BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Navegação hipertextual em um sistema hipermídia de mecânica básica. In: VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2002.

6.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Formação continuada a distância de professores de Física do nível médio: desenvolvimento e avaliação de um curso piloto com suporte na Internet. In: Atas de la Conferencia Internacional sobre Educación, Formación y Nuevas Tecnologías - Virtual Educa 2001, 2001, Madrid. Atas de la Conferencia Internacional sobre Educación, Formación y Nuevas Tecnologías, 2001.

7.
REIS, Ernesto Macedo ; REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Formação continuada a distância de professores de Física do nível médio: desenvolvimento e avaliação de um curso piloto com suporte na Internet. In: VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2001, Brasília. VIII Congresso Internacional de Educação a Distância, 2001.

8.
REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo ; BARROS, S. L. S. . Aprendizagem baseada em casos na formação continuada a distância de professores de física: contribuições do estudo de uma situação presencial. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000.

9.
REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo ; BARROS, S. L. S. . Preparação de orientadores para a formação continuada a distância de professores de Física de ensino médio. In: Proceedings da VIII Interamerican Conference on Physics Education, 2000, Canela. VIII Interamerican Conference on Physics Education, 2000.

10.
BARROS, S. L. S.; Pereira, Marcus Vinicius ; Filipecki, A.T. ; OLIVEIRA, S. R. de . Análise, Uso E Produção de Vídeos Educativos para o Ensino de Física no Ensino Médio: A Tecnologia na Reestruturação da Sala de Aula. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do VII EPEF, 2000.

11.
REIS, Ernesto Macedo ; REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Proposta de Ambiente Construtivista de Aprendizagem a Distância para Atualização de Professores de Física do Norte-Fluminense. In: VI Congresso Internacional de Educação a Distância, 1999, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Internacional de Educação a Distância, 1999.

12.
BARROS, S. L. S.; BARROS, F. S. . Teaching the public about weapons of mass destruction. In: International Human Rights Conference, 1998, Edmonton. Peace, Justice and Freedom: Human Rights and Challenges for the New Millenium. Alberta: The University of Alberta Press, 1998. p. 401-406.

13.
BARROS, S. L. S.. Pontas de prova para o diagnóstico da aprendizagem de Física na escola: um desafio para o professor. In: III Escola de Verão para Licenciados, 1996, Rio de Janeiro. III Escola de Verão para Licenciados. Rio de Janeiro: Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, 1996. p. 20-26.

14.
BARROS, S. L. S.. Realities and Constraints: the demands and pressures that act on teachers in real situations. In: International Conference on Education for Physics Teaching, 1980, Trieste. Proceedings of the International Conference on Education for Physics Teaching. Edinburgh: University of Edinburgh, 1980. p. 120-135.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Filipecki, A.T. ; BARROS, S. L. S. ; ELIA, Marcos da Fonseca . A iniciação científica de estudantes de ensino médio na visão dos pesquisadores orientadores. In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

2.
BARROS, S. L. S.; Pereira, Marcus Vinicius ; Filipecki, A.T. . Confecção do roteiro de um vídeo sobre conceitos básicos de física térmica em forma de story-board. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003.

3.
COLINVAUX, Dominique ; BARROS, S. L. S. . Entre a teoria e o fenômeno no laboratório de física escolar: À procura dos modelos usados pelos alunos. In: VII EPEF/Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. VIII EPEF/Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000. p. 1-13.

4.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. . Uma nova estratégia para o laboratório de Física no 2 grau: elaboração de vídeos pelos estudantes. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos/SP. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999.

5.
BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Cognição externa e cognição interna na interação dos estudantes com representações gráficas de situações físicas. In: VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1998. p. 185-187.

6.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; Paschoal, Ricardo . Resolução de problemas de aprendizagem conceitual de física. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995, Niterói. XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995.

7.
BARROS, S. L. S.; Gouveia, Guaracira ; Vianna, D. M. ; COLINVAUX, Dominique ; Filipecki, A.T. . As concepções de ciência e a prática do professor das ciências da natureza e matemática. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987, São Paulo. VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987.

8.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. . A study of spontaneous concepts related to heat phenomena conducted with brasilian students. In: International Conference in Science Education, 1986, Tokio. International Conference in Science Education, 1986.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COLINVAUX, Dominique ; BARROS, S. L. S. . Do laboratório à demonstração: Uma nova estratégia didática para atividades experimentais em Física.. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005. p. 105-105.

2.
Filipecki, A.T. ; BARROS, S. L. S. ; ELIA, Marcos da Fonseca . Instrumentos de avaliação do programa de vocação científica (Provoc/Fiocruz/RJ): resultados da aplicação de um modelo. In: IV Bienal de Pesquisa/Fiocruz/RJ, 2004, Rio de Janeiro. IV Bienal de Pesquisa/Fiocruz/RJ, 2004.

3.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. . A elaboração de vídeos pelos estudantes do ensino médio para substituir as atividades do laboratório de física?. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal (RN). XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001.

4.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Desenho instrucional de um sistema hipermídia para aprendizagem de física baseado em elementos da mudança e do desenvolvimento conceituais. In: Enseñanza de las Ciencias, 2001, Barcelona. Enseñanza de las Ciencias, 2001. v. Extra. p. 1-4.

5.
REIS, Ernesto Macedo ; REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Um curso piloto a distância para formação continuada de professores de Física com base na resolução de problemas da prática de sala de aula: lições e desafios. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001, Natal. Atas do XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2001.

6.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. . Análise, uso e produção de vídeos educativos para o ensino de física no 2º grau: a tecnologia na reestruturação da sala de aula. In: VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. VII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2000.

7.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. . Repensando o laboratório de Fisica no 2 grau: elaboração de vídeos pelos estudantes. In: XIII Simpósio Nacional de Ensino de F, 1999, Brasília. XIII Simpósio Nacional de Ensino de Física,, 1999.

8.
REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo ; Vianna, D. M. ; BARROS, S. L. S. ; CHAVES, F.A. . Desenvolvimento e avaliação de um ambiente construtivista de aprendizagem a distância para a formação de professores de Física. In: I Encontro de Educação a Distância da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Educação a Distância da UFRJ, 1999.

9.
BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Curso de Introdução à Física Desenvolvido a partir de um estudo das dificuldades conceituais de calouros universitários. In: I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindóia. Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997. p. 659-659.

10.
BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Curso de Introdução à Física desenvolvido a partir de um estudo das dificuldades conceituais de calouros universitários. In: V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1996, Águas de Lindóia. Anais do V Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1996.

11.
BARROS, S. L. S.; REZENDE, Flávia . Estudo Comparativo dos Resultados obtidos com um software educacional e um teste escrito na pesquisa sobre visões de energia. In: XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995, Niterói. XI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1995. p. 365-373.

12.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Estudo comparativo dos resultados obtidos com um software educacional e um teste escrito na pesquisa sobre visões de energia. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994, Florianópolis. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994. p. 114-114.

13.
BARROS, S. L. S.; ALMEIDA, S. H. . A construção do conhecimento e a aprendizagem de física no 2o. grau através de estudo independente . In: X Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1993, Londrina. Anais do X Simpósio. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 1993.

14.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; ALMEIDA, S. H. ; Nascimento, Carlos A. . Propriedades gerais do conceito de energia na visão de estudantes secundários. In: IX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1992, São Paulo. IX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1992.

15.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; Almeida, S. H. A. ; Rodrigues, M. F. . Visão dos estudantes sobre ciência e tecnologia do ponto de vista do cidadão educado. In: IX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1992, São Paulo. IX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1992.

16.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; Rodrigues, M. F. . Energia: Transferência dos resultados da pesquisa em ensino para a sala de aula. In: 41 Reunião Anaul da SBPC, 1989, Fortaleza. 41 Reunião Anaul da SBPC, 1989.

17.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; Almeida, Marilu . Laboratório didático de ensino de física no 2º grau: o que pensam os estudantes?. In: 41 Reunião Anaul da SBPC, 1989, Fortaleza. 41 Reunião Anaul da SBPC, 1989.

18.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; Martins, Isabel ; Martorano, Vicente . Alguns Resultados da pesquisa educacional aplicados em sala de aula. In: 40 Reuniao Anual da SBPC, 1988, São Paulo. 40 Reuniao Anual da SBPC, 1988.

19.
BARROS, S. L. S.; COLINVAUX, Dominique ; Martins, Isabel ; Filipecki, A.T. ; GOULART, S. M. . Para uma classificação do conceito de energia em crianças de escola primária. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987, São Paulo. VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987.

20.
BARROS, S. L. S.; COLINVAUX, Dominique ; Filipecki, A.T. ; GOULART, S. M. ; Martins, Isabel . Conceitos espontâneos na área de física térmica. In: VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987, São Paulo. VII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 1987.

21.
BARROS, S. L. S.; Filipecki, A.T. ; GOULART, S. M. ; Martins, Isabel . Conceitos espontâneos na área de Física Térmica. In: 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1986, Curitiba. 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1986.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
BARROS, S. L. S.2002BARROS, S. L. S.; COLINVAUX, Dominique . O papel da modelagem no laboratório didático de física: O que há para se aprender?. Atas do VIII Epef Encontro de Pesquisa Em Ensino de Fisica, São Paulo, v. Único, p. 1-12, 2002.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . InterAge. 2004.

2.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Energia. 2002.

Produtos tecnológicos
1.
BARROS, S. L. S.; BARONI, D. ; Telmo,Valdeci . Video Demonstrações Força e Movimento. 2008.

2.
BARROS, S. L. S.; SILVA, Marcus Viniicius Pereira da . Demontracoes de Fisica Termica. 2004.

Processos ou técnicas
1.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Curso de formação continuada a distância de professores das ciências. 2004.

2.
REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Formação continuada a distância de professores de Física: inovações Metodológicas e Tecnológicas. 2001.

3.
REZENDE, Flávia ; REIS, Ernesto Macedo ; BARROS, S. L. S. . Programa de Oficinas para Preparação de Orientadores para a Formação Continuada a distância de professores de Física de ensino médio. 2000.

4.
REIS, Ernesto Macedo ; REZENDE, Flávia ; BARROS, S. L. S. . Programa de Oficinas para Preparação de Orientadores para a Formação Continuada a distância de professores de Física de ensino médio. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
BARROS, S. L. S.; SITTE, K. ; TAUSK, K. S. . Structure of Extensive Air Showers. 1954. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, S. L. S.. 25 anos do Projeto Fundao. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Helena Bassols. Estudo da susceptibilidade magnética de oxalatos de metais bivalentes da primeira série de transição. 1979. 100 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
S H de Almeida. A influencia daescolarizaçãodeconceitos básicos detísica térmca na reflexão de questóes CTS, contextualização e interdisciplinaridade.. 2003. 145 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucar von der Weid. Por uma abordagem histórica de energia no ensino médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Noturna) - Universidade Federal do Rio de Janeikro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

2.
Marcos Paulo Martinho da Cunha. O ensino da gravitação para aprendizagem da mecãnica . 2006. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

3.
Voltaire Martelli. Ensino de física paa portadores de deficiência visual na escola regular . 2005. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

4.
Erica Silvani Sousa. Elemenos de reflexão sobre o conceito de energia para o professor de ciências no ensino fundamental. 2003. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

5.
Alexsander Corrêa Paixão. Ensino -aprendizagem de conceitos de óptica geomérica: um módulo para professores e alunos da escola fundamental. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

6.
Marcelo França Santiago. Estudo de caso em ótica geométrica: diagnóstico e aplicação em sala de aula . 2000. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

7.
Sergio Ricardo de Oliveira. A utilização do vídeo como meio alernativo para a realização de atgividades experimentais . 2000. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

8.
paulo Fernando Ferreira Salvador. propostas para oensino de física numa escola pública noturna . 2000. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

9.
Wanderley Pereria Rodrigues. Um módulo de ensino de física para pré- vestibulares alternativos. 2000. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

10.
Marcus Viniicius Pereira da Silva. A tranferênia da pesquisa enebsubi de física para a sala de aula : alguns exemplos. 2000. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

11.
Angelo Marcio de S. Gomes. Introdução ao estudo de grandezas vetoriais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

12.
Maria Liuisa Gonçalves. Aprendizagem de física no ensino fundamental . 1998. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

13.
Eduardo Ándré R, Moreira da Gama. Avaliação formativa na sala de aula de física. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

14.
Técnicas de resolução de problemas e aprendizagem de física. Marcio Veloso da Silveira. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

15.
Saionara Moreira Alves das Chagas. Novas tecnologias para o ensino de física no 2o grau . 1997. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.

16.
Elcio Jerónimo de Oliveira. Circuitos resitivos para experiências de eletricidade. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Liceniatura de Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Susana Lehrer de Souza Barros.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:20:59