Cleusa Joceleia Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2207211588965376
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


CELEIA MACHADO possui graduação em Bach. Artes Cênicas - Hab. Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Hab. Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994) ,mestrado(2004) e doutorado (2010) em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de artes cênicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ensino de Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro educação e formação de professores de teatro (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleusa Joceleia Machado
Nome em citações bibliográficas
CELEIA MACHADO;MACHADO, Celeia;MACHADO, Cleusa J.;MACHADO, C.J

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua J.J. Seabra s/n
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22946597
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Identidade Expressiva do Ator, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Verônica Fabrini Machado de Almeida.
Palavras-chave: identidade; teatro; educação; teatro educação; criação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
2000 - 2004
Mestrado em Artes.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Fazer Teatro na Escola...Por Que Não? Estudo sobre a Produção Teatral no Espaço Escolar,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Rubens José Souza Brito.
Palavras-chave: teatro; educação; criação; encenação; teatro educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Setores de atividade: Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1993 - 1994
Graduação em Licenciatura em Educação Artística - Hab. Teatro.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
1985 - 1990
Graduação em Bach. Artes Cênicas - Hab. Interpretação Teatral.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante em Qualificação Profissional de Formação de Bailarino.
Centro de Estudo do Movimento e Artes Espaço Novo - Angel Vianna, ANGEL VIANNA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
La Mascara Neutra - Presencia Escénica. (Carga horária: 20h).
Estudis Berty Tovías, EBT, Espanha.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Corpo que cada um é. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em O Pensamento de Gilles Delleuze. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2007 - 2007
O Jogo da Máscara - Treinamento de Ator com a Ling. (Carga horária: 17h).
Grupo Moitará, GM, Brasil.
2001 - 2001
Oficina de Técnicas Básicas Circenses. (Carga horária: 90h).
Escola de Circo/FUNARTE, FUNARTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: docente, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2016 - Atual
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
COORDENADOR DO SETOR CURRICULAR DE ARTES CÊNICAS.
2/2010 - Atual
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Coordenador do Setor Curricular de Artes Cênicas.
10/1997 - Atual
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto EncenaAÇÃO.
03/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

Linhas de pesquisa
PROJETO FAZENDO GÊNERO
1/1996 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação, .

12/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas
12/1995 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas
10/2016 - 11/2016
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
LEV-640 - Teatro e Literatura Infantil
10/2014 - 11/2014
Ensino, Literatura Infantil e Juvenil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
LEV640 - Teatro e Literatura Infantil
01/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de História, Instituto de História.

Atividade realizada
Professora colaboradora nas Oficinas pedagógicas de História.
2/2010 - 12/2011
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Participação nas Oficinas Pedagógicas realizadas pelo Laboratório de História Antiga do Instituto de História/UFRJ
01/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de História, Instituto de História.

Atividade realizada
Planejamento, organização e execução da Oficina Pedagógica "Roma em Cena".
1/2002 - 1/2005
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto de Ensino.
3/1997 - 12/2002
Ensino, Direção TEatral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
orientação de alunos do curso de Direção Teatral em estágio supervisionado nas turmas de Ensino Médio
1/1999 - 12/1999
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
coordenador do Setor Curricular Artes Cênicas.

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SMPA, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Professor I, Enquadramento Funcional: Professor de Artes Cênicas, Carga horária: 30

Atividades

2/1993 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes Cênicas

Instituto Estadual de Artes Cênicas - RS, IEACEN, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora de Atividades Integradoras, Carga horária: 10

Atividades

2/1992 - 11/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividades Integradoras do Centro de Desenvolvimento da Dança

Colégio Israelita, CIB - RS, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de TEatro, Carga horária: 4

Atividades

3/1990 - 5/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Teatro

Organizacao Mundial de Educacao Pre-Escolar, OMEP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Expressão Dramática

Atividades

2/1988 - 2/1992
Ensino, Qualificação em Educação Pré-Escolar, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Expressão Dramática


Linhas de pesquisa


1.
PROJETO FAZENDO GÊNERO
2.
EncenaAÇÃO - ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO TEATRAL NA ESCOLA

Objetivo: . Este projeto está sendo desenvolvido pelo Setor Curricular de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? CAp/UFRJ com o intuito de pesquisar e aplicar uma nova proposta didática para o ensino de Artes Cênicas no Ensino Médio a qual inclua a vivência de um processo de montagem de um espetáculo, desde a preparação corporal e composição cênica até a concepção dos elementos que compõem este espetáculo e captação de recursos necessários para sua realização..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Palavras-chave: teatro; teatro educação; educação; encenação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEATRAL NA ESCOLA
Descrição: O Laboratório tem por objetivo formar um grupo de suporte, acompanhamento, apoio técnico e operacional em um ambiente cooperativo para as mais diversas atividades do Setor de Artes Cênicas, por exemplo: idas ao teatro, performances e montagens internas e externas ao Colégio, organização da biblioteca, leituras dramáticas, entre outras. Portanto, fundamentalmente visa criar um espaço de prática profissional, contemplando a demanda que a grande maioria destas atividades requer : considerável diligência e cuidados, atenção e cuidados próprios de cada faixa etária, no sentido de organização, planejamento e coordenação das ações para garantir a execução do espetáculo e o bem estar dos participantes, sejam crianças ou jovens..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cleusa Joceleia Machado - Coordenador / Maria Fátima Simões Novo - Integrante / André Pinheiro - Integrante.
2007 - Atual
Nucleo de Estudos em Teatro e Identidade
Descrição: O projeto tem por objetivo de investigar as relações entre criação teatral e construção de identidade, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
1997 - Atual
EncenaAÇÃO
Descrição: Este Projeto é desenvolvido desde 1997 e tem por objetivo estudar o processo de montagem no currículo do ensino de teatro na escola, investigando a vivência da criação e da produção teatral no espaço escolar, nas suas mais diversas implicações. Operacionaliza-se nas aulas regulares de Artes Cênicas do 2º ano do Ensino Médio do CAp-UFRJ e propõe-se a aplicar um processo eminentemente pedagógico de montagem de um espetáculo, com alunos adolescentes entre 15 a 18 anos. Este processo abrange desde a preparação corporal e composição cênica até a concepção dos elementos que compõem este espetáculo e captação de recursos necessários para sua realização. Alunos universitários de diversas áreas comprometem-se com a direção e elaboração do espetáculo, a preparação corporal, criação e execução de figurinos e cenários, levantamento de recursos e produção etc. sempre supervisionados pelas professoras do 2º ano do Ensino Médio e coordenadoras do Projeto do ano correspondente. A proposta pedagógica de criação teatral do Projeto fundamenta-se em duas premissas: 1) O fato teatral é resultado de um processo complexo de criação e produção que se configura, por meio de um esforço necessariamente coletivo, em um produto artístico de e para uma comunidade. 2) O ator é o elemento fundamental da produção teatral, sendo através dele que o texto e a cena tomam forma e se configuram em encenação. Em 2011, decidimos ampliar e tornar o EncenaAÇÃO uma linha de pesquisa, ensino e extensão setorial, agregando todos os demais projetos do Setor, abaixo descritos . Tal ampliação foi referendada em Conselho Pedagógico do CAp . Esta iniciativa visou unir nossos esforços e investimentos, como professores pesquisadores, no sentido da captação de recursos, bolsas e condições, bem como oportunizar maior dinâmica e aprofundamento na discussão, troca debates e divulgação dos nossos estudos e das nossas produções teatrais e acadêmicas, no âmbito interno e externo ao Setor, ao Colégio de Aplicação e à própria UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Cleusa Joceleia Machado - Coordenador / Maria Fátima Simões Novo - Integrante / André Pinheiro - Integrante.
1996 - Atual
Fazendo Gênero
Descrição: O Fazendo Gênero investiga uma prática pedagógica que possibilite ao aluno de Ensino Médio a consciência e ampliação dos seus vocabulário e repertório expressivos,de uma instrumentalização técnica básica e a formação de atitudes mais reflexivas sobre o trabalho do ator.Na prática,estuda as ideias e conceitos do Teatro Físico e sua aplicação nas aulas de Artes Cênicas do 1°ano/EM do CAp/UFRJ,visando a propiciar o encontro da teatralidade do corpo e a experimentação dos territórios geodramáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Cleusa Joceleia Machado - Coordenador / Maria Fátima Simões Novo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 27


Projetos de extensão


1997 - Atual
EncenaAÇÃO
Descrição: O EncenaAÇÃO compreende o processo de montagem de um espetáculo com alunos do Ensino Médio do CAp, desde a preparação corporal e composição cênica até a concepção dos elementos que compõem este espetáculo e captação de recursos necessários para sua realização. Alunos do Ensino Médio e Superior da UFRJ atuam em conjunto na realização de um espetáculo. Durante a montagem, o fazer teatral e suas implicações individuais e socioculturais é vivenciado e discutido, patrocinando um espaço de aprendizagem da linguagem cênica e exercício profissional. São três turmas do 2º ano do Ensino Médio que participam do Espetáculo EncenaAÇÃO. O processo de montagem se dá no horário regular da disciplina de Artes Cênicas de cada turma que é acompanhada de um bolsista que atua como diretor, responsabilizando-se pela concepção cênica e outro que atua como diretor de movimentos, comprometendo-se com a preparação corporal e criação de células coreográficas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Cleusa Joceleia Machado - Coordenador / Maria Fátima Simões Novo - Integrante / Andréa Pinheiro - Integrante.Financiador(es): Associação de Poupança e Empréstimo Poupex - Auxílio financeiro / Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15


Outros Projetos


2015 - Atual
Laboratório de Produção Teatral na Escola
Descrição: o Laboratório trata-se de um projeto de desenvolvimento da produção teatral na escola, cujo escopo teórico enfoca o espetáculo como resultado de um processo complexo de criação e realização, que demanda um mercado de profissionais qualificados e que se configura, através do trabalho coletivo, em um produto artístico significativo de e para uma comunidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cleusa Joceleia Machado - Coordenador / Maria Fátima Simões Novo - Integrante / André Pinheiro - Integrante.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Perspectiva Capiana (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Formação de Professores de Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1999
Menção Honrosa no 1º Congresso de Extensão da UFRJ, Pró Reitoria de Extensão da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3VALEIRAS, M. M.2015VALEIRAS, M. M. ; CELEIA MACHADO . Exercício de direção Cênica :Já sinta a Jacinta (orientação de Mariah Miguel Valeiras). Ciclorama - Cadernos de Pesquisa da Direção Teatral, v. 1, p. 73, 2015.

2.
CELEIA MACHADO2015CELEIA MACHADO. A Identidade Expressiva do Ator: A Experimentação Poética de Si no ensino de Teatro. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da Escola Superior Artística do Porto, v. 3, p. 22, 2015.

3.
1CELEIA MACHADO2014CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea ; AZEVEDO, D. S. . SER PROFESSOR DE ARTES CÊNICAS NO CAp-UFRJ: Entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, v. 2, p. 2, 2014.

4.
2MACHADO, Celeia2010 MACHADO, Celeia. O Estar em Cena como um Existir Poético. Cena. UFRGS, v. 7, p. 10998, 2010.

5.
4CELEIA MACHADO;MACHADO, Celeia;MACHADO, Cleusa J.;MACHADO, C.J2007 CELEIA MACHADO. Aula de Teatro é Teatro?. Art& (São Paulo. Online), v. 1, p. 7, 2007.

6.
5CELEIA MACHADO;MACHADO, Celeia;MACHADO, Cleusa J.;MACHADO, C.J2007CELEIA MACHADO. Fazer Teatro e Fazer Aula de Teatro. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 1, p. 11-14, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
CELEIA MACHADO. O ENSINO DE TEATRO, O PROCESSO DE CRIAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA DE SI. In: MARIANA LIMA MUNIZ; TIAGO CRUVINEL. (Org.). PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS - CRIATIVIDADE E CRIAÇÃO. 1ed.CURITIBA: CRV, 2017, v. 2, p. 77-92.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . Prática de Ensino de Teatro no Ensino Básico no Colégio de Aplicação da UFRJ: Uma Variedade de Olhares e Fazeres. In: XVII ENDIPE - Encontro nacional de didática e prática de ensino En, 2014, Fortaleza - CE. XVII ENDIPE - A didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, formação de professores e a sociedade, 2014.

2.
MACHADO, C.J; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea . A PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS: PARA ALÉM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: III Jornada Acadêmica do Cap-UFRJ, 2012, Rio de Janeiro. III Jornada Acadêmica do Cap-UFRJ, 2012.

3.
CELEIA MACHADO. SETE GATINHOS ? O DESAFIO DE MONTAR NELSON RODRIGUES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO ESPETÁCULO EncenaAÇÃO 2012. In: II SICEA-SE ? Seminário Regional dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2012, Rio de janeiro. II SICEA-SE ? Seminário Regional dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras, 2012.

4.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea . A prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. In: VII SICEA ? Seminário dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vinculados às Universidades Brasileiras, 2011, Florianópolis. VII SICEA ? Seminário dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vinculados às Universidades Brasileiras, 2011.

5.
MACHADO, C.J; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinhiero, Andrea . A PRÁTICA DE ENSINO EM ARTES CÊNICAS: PARA ALÉM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: : Desfronteiramentos ? I Encontro Nacional de Formação docente em Artes, 2011, Rio de janeiro. : Desfronteiramentos ? I Encontro Nacional de Formação docente em Artes, 2011.

6.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Fazendo Gênero: Uma Nova Abordagem em Artes Cênicas. In: III Forum Mundial de Educação, 2004, Porto Alegre-RS. III Forum Mundial de Educação, 2004.

7.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Fazendo Gênero:Uma nova abordagem em Artes Cênicas. In: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2001, Caxambu-MG. Intelectuais, Conhecimento e espaço Público, 2001. v. 24. p. 160-160.

8.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Projeto EncenaAÇÃO. In: 2º Congresso de Extensão da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. 2º Congresso de Extensão da UFRJ - A Universidade do Brasil no Novo Milênio, 2001. v. 1. p. 68-68.

9.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Fazendo Gênero: uma nova abordagem de artes cênicas. In: 24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, 2001, Caxambu - MG. Intelectuais, Conhecimento e Espaço Público, 2001. v. 24. p. 160-160.

10.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO. In: 10º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2000, Rio de Janeiro. Ensinar e Aprender:sujeitos, saberes e tempos, 2000. v. 1. p. 689-689.

11.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Encena AÇÃO. In: 1º Congresso de Extensão da UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. 1º Congresso de Extensão da UFRJ, 1999.

12.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Educação em Cena. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia - SP. IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula, 1998. v. 1. p. 689-689.

13.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Educação em Cena. In: IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia-SP. IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino- Olhando a qualidade dp Ensino a partir da sala de aula, 1998. v. 1. p. 689-689.

Artigos aceitos para publicação
1.
CELEIA MACHADO. 'A identidade expressiva do Ator: a experimentação poética de si no ensino de teatro'. Persona: Revista do Departamento de Teatro e Cinema da Escola Superior Artística do Porto/ESAP, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
Pinheiro, Andrea ; CELEIA MACHADO ; MELO, F. ; SILVA, M. F. ; BONATTO, M. . OS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE: O PAPEL DO(A) PROFESSOR(A) DE ENSINO BÁSICO NA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE ARTES CÊNICAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CELEIA MACHADO. AULA INAUGURAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DO IFF CAMPUS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Pinheiro, Andrea ; CELEIA MACHADO ; Novo, Maria Fátima Simões . A Formação de Professores, Artistas e Pesquisadores na Prática de Ensino de Teatro no Ensino Básico do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea . PROYECTO EncenaAÇÃO: LA PRODUCCIÓN TEATRAL EN LA ESCUELA COMO ESPACIO DE ENSEÑANZA Y FORMACIÓN ARTÍSTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CELEIA MACHADO; GOMES, Maria C. A. P. . Tragedia y tragicidad: ensayos poéticos en las clases de literatura y teatro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CELEIA MACHADO. Estar em cena como experimentação poética de si. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CELEIA MACHADO. A IDENTIDADE EXPRESSIVA DO ATOR: A EXPERIMENTAÇÃO POÉTICA DE SI NO ENSINO DE TEATRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CELEIA MACHADO; MOURA, C. S. L. . La Identidad expresiva del actor:la experiencia poetica de si en lo enseñanza del teatro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACHADO, Celeia; NASCIMENTO, C. P. ; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . EncenAÇÂO Project: the chalenge of staging a Theatre production with high school production. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinhiero, Andrea ; NASCIMENTO, C. P. . A prática de Ensino em Artes Cênicas para Além da Formação de Professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea ; NASCIMENTO, C. P. . A prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . As artes cênicas e suas possibilidades de mediação pedagógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CELEIA MACHADO. Oficina Pedagógica'Roma em Cena': da produção à exibição cinematográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CELEIA MACHADO. Oficina Pedagógica 'Roma em Cena': da produção à exibição cinematográfica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MACHADO, C.J; Novo, Maria Fátima Simões ; NASCIMENTO, C. P. ; Pinhiero, Andrea . A prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CELEIA MACHADO. O Teatro na Escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Que Corpo Está Aqui? O corpo do aluno em Cena - o uso da Mácara neutra em sala de aula. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACHADO, Celeia. Trabalhando com Teatro na Escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . site EncenaAÇÃO. 2000. (organização de site).

5.
CELEIA MACHADO. Jogos Dramáticos na Educação. 1992. .

6.
CELEIA MACHADO. Oficina de Iniciação Teatral. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
Pinhiero, Andrea ; CELEIA MACHADO . Exercício de Cena 2017. 2017. Teatral.

2.
Pinheiro, Andrea ; CELEIA MACHADO . EncenaAÇÃO 2017 - DESPERTAR DA PRIMAVERA. 2017. Teatral.

3.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena 2016 - composições. 2016. Teatral.

4.
Pinhiero, Andrea ; CELEIA MACHADO . Exercício de Cena 2016. 2016. Teatral.

5.
MACHADO, Cleusa J.; Pinheiro, Andrea . EncenaAÇÃO 2016 - VESTIDOS DE NELSON. 2016. Teatral.

6.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena 2015. 2015. Teatral.

7.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2015 - O BEM AMADO. 2015. Teatral.

8.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena 2014 - Diálogos. 2014. Teatral.

9.
CELEIA MACHADO. Exercício de Cena 2013 - Diálogos. 2013. Teatral.

10.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2013. 2013. Teatral.

11.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea ; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2012 - 15 ANOS. 2012. Teatral.

12.
CELEIA MACHADO. Exercício de Cena 2012 - Monoludicos. 2012. Teatral.

13.
CELEIA MACHADO; Pinheiro, Andrea . encenaAÇÃO 2011. 2011. Teatral.

14.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2002. 2002. Teatral.

15.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena - Um Bonde Chamado Desejo. 2001. Teatral.

16.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2001. 2001. Teatral.

17.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 2000. 2000. Teatral.

18.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena - Casa de Bonecas. 2000. Teatral.

19.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 99. 1999. Teatral.

20.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . Exercício de Cena - Bodas de Sangue. 1999. Teatral.

21.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 98. 1998. Teatral.

22.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões . EncenaAÇÃO 97. 1997. Teatral.

23.
CELEIA MACHADO. Espetáculo Esculpir - Mitos. 1996. Coreográfica.

24.
CELEIA MACHADO. Bumba. 1994. Teatral.

25.
CELEIA MACHADO. Colagem de Textos Trágicos e Contemporâneos. 1993. Teatral.

26.
CELEIA MACHADO. Náufragos. 1992. Teatral.

27.
CELEIA MACHADO. Onde Está o Meu Barquinho. 1991. Teatral.

28.
CELEIA MACHADO. Só o Faraó tem Alma. 1990. Teatral.

29.
CELEIA MACHADO. Demonstração do Processo de Trabalho da Pesquisa "A UTILIZAÇÃO DAS ENERGIAS CORPORAIS NO TREINAMENTO DO ATOR". 1988. Teatral.

30.
CELEIA MACHADO. A Entrevista. 1988. Teatral.

31.
CELEIA MACHADO. Dia de Festa. 1985. Teatral.

Demais trabalhos
1.
CELEIA MACHADO. Festival de Teatro de Canela- Fase Comunitária. 1991 (Assessoria Teatral na área de direção) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CELEIA MACHADO; VIEIRA, M. V.; GOMES, M. C. A. P.. Participação em banca de Natercia Almeida Lacerda. O Protagonismo Infantil em Maria clara Machado:Uma Leitura de Pluft, o Fantasminha. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CELEIA MACHADO; SILVIA SOTER; FRANK WILSON ROBERTO; MARINA ELIAS. Participação em banca de Massuel dos Reis Berrnardi.O CORPO ENSINO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O CORPO ALUNO, O CORPO PROFESSOR E AS ARTES NO ENSINO BÁSICO.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CELEIA MACHADO. Participação em banca de Eduarda Angelim Soares.As Diversas Faces da Moeda: Entre história e o Ensino de História. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
CELEIA MACHADO. Membro Suplente da Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor de Artes Cênicas. 2003. Colégio de Aplicação - UFRJ.

Concurso público
1.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MACHADO, Celeia; DAMASCENO, A. R.. membro titular de banca de concurso de provas e títulos para o magisterio superior, na área de Teatro e Educação. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

3.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MACHADO, Celeia. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MACHADO, Celeia; Novo, Maria Fátima Simões; Pinheiro, Andrea. Comissão de Seleção do professor Substituto de Artes Cênicas. 2013. Colégio de Aplicação - UFRJ.

6.
MACHADO, Celeia. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MACHADO, Celeia. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MACHADO, Celeia; Novo, Maria Fátima Simões. ? Banca Examinadora da Prova De Conteúdo e Prova de Desempenho Didático para a RJ-02/Artes Cênicas para provimento de cargo de professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de \janeiro ? IFRJ. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
MACHADO, Celeia; Novo, Maria Fátima Simões; Pinheiro, Andrea. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 2011. Colégio de Aplicação - UFRJ.

10.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MACHADO, Celeia. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões; Pinheiro, Andrea. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2008. Escola de Comunicação - UFRJ.

13.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2007. Escola de Comunicação - UFRJ.

14.
CELEIA MACHADO. banca examinadora da prova objetiva para Concurso de Professor de Teatro para Município de Nova Friburgo - RJ. 2007. Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

15.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CELEIA MACHADO. banca examinadora da prova objetiva para Concurso de Instrutor de Teatro para Município de Porto Velho - RO. 2006. Prefeitura Municipal de Porto Velho.

17.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões; Pinhiero, Andrea. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 2005. Colégio de Aplicação - UFRJ.

19.
CELEIA MACHADO. comissão organizadora do concurso de admissão de alunos do CAp-UFRJ. 2005. Colégio de Aplicação - UFRJ.

20.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 2003. Colégio de Aplicação - UFRJ.

23.
CELEIA MACHADO. comissão organizadora do concurso de admissão de alunos do CAp-UFRJ. 2003. Colégio de Aplicação - UFRJ.

24.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2002. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 2002. Colégio de Aplicação - UFRJ.

26.
CELEIA MACHADO. comissão organizadora do concurso de admissão de alunos do CAp-UFRJ. 2002. Colégio de Aplicação - UFRJ.

27.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

28.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 2001. Colégio de Aplicação - UFRJ.

29.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

30.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 1999. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

31.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 1998. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

32.
CELEIA MACHADO. Banca Examinadora da Prova Objetiva - Professor I - Artes Cênicas para Concurso Público da Secretaria Muncipal de Educação/RJ. 1998. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

33.
CELEIA MACHADO. Teste de Habilidade Específica para ingresso no Curso de Graduação em Direção Teatral da UFRJ. 1997. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

34.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 1997. Colégio de Aplicação - UFRJ.

35.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões. Comissão de Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Artes Cênicas. 1996. Colégio de Aplicação - UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX SICEA ? Seminário dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vinculados às Universidades Brasileiras.Alunos em Cena (orientação de Aline Nascimento, Edney paiva, Giullia Luciano, Maicon Lima, mariah Valeiras, Mayara Tenório et alli). 2015. (Seminário).

2.
IX SICEA ? Seminário dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vinculados às Universidades Brasileiras.Projeto EncenaAÇÃO: A Produção Teatral na Escola como Espaço de Ensino e Formação artística. 2015. (Seminário).

3.
Seminário de Pesquisas da Direção Teatral.Exercício de direção Cênica e a poética do constrangimento:Já sinta a Jacinta (orientação de Mariah Miguel Valeiras). 2015. (Seminário).

4.
coloquio Internacional Performa(ti)cidades - debate com Jorge Larrossa. 2014. (Outra).

5.
V JornadaAcadêmica do CAp-UFRJ.EncenaAÇÃO 2014 - relato de uma montagem teatral com alunos do Colégio de Aplicação (orientação de bolsista). 2014. (Encontro).

6.
V Jornada Academica do CAp UFRJ.da sala de aula para ensaio: a experiência do bacharelado com alunos do ensino médio do CAp UFRJ (orientação de bolsista). 2014. (Encontro).

7.
V Jornada Acadêmica do Cap-UFRJ.A identidade Expressiva e a Experimentação Poética de si no ensino de Teatro. 2014. (Encontro).

8.
XVII ENDIPE - Encontro nacional de didática e prática de ensino En.Prática de Ensino de Teatro no Ensino Básico no colégio de Aplicação da UFRJ: Uma Variedade de Olhares e Fazeres. 2014. (Encontro).

9.
8º Congres International Artes de la Scéne-Éducation. EncenaAÇÃO Project: the challenge of staging a Theatre Production with high school production. 2013. (Congresso).

10.
8º Congres International Artes de la Scéne-Éducation. La identidad expresiva del actor: l experiencia poética de si en la enseñanza del teatro. 2013. (Congresso).

11.
II Encontro Nacional de formação Docente em Artes - III Encontro Regional sobre formação de Professores para o Ensino de Artes.Sessão 2 de comunicações. 2013. (Encontro).

12.
II Encontro Nacional de formação Docente em Artes - III Encontro Regional sobre formação de Professores para o Ensino de Artes.A Prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. 2013. (Encontro).

13.
II Encontro Nacional de formação Docente em Artes - III Encontro Regional sobre formação de Professores para o Ensino de Artes.Sessão 2 de comunicações orais. 2013. (Encontro).

14.
VIII SICEA - Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidades Brasileiras.Teatro na Educação Básica. 2013. (Seminário).

15.
VIII SICEA - Seminário de Institutos, Escolas e Colégios de Aplicação de Universidades Brasileiras.O Exercício TEatral da Máscara Neutra com alunos do Ensino Médio. 2013. (Seminário).

16.
III Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ.A prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. 2012. (Encontro).

17.
II SICEA-SE - Seminário Regional dos Institutos, Colégos e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras.O Desafio de Montar Nelson Rodrigues com alunos de Ensino Médio no Espetáulo EncenaAÇÃO 2012. 2012. (Seminário).

18.
IV Semana do Ensino de Teatro.relato de experiência. 2012. (Encontro).

19.
Desfronteiramentos- I Encontro Nacional de Formação Docente em Artes.O Aluno em Cena - A Experiência do Teatro Físico com alunos do Ensino Médio do CAp-UFRJ. 2011. (Encontro).

20.
Em Defesa dos Cap: Educação Pública e Formação Docente em Questão. 2011. (Seminário).

21.
VII SICEA - Seminário dos Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação vinculados às Universidades Brasileiras.A prática de Ensino em Artes Cênicas: para além da formação de professores. 2011. (Seminário).

22.
XXI Ciclo de Debates em História Antiga.Oficina Pedagógica "Roma em Cena" :Da Produção À "exibição cinematográfica". 2011. (Seminário).

23.
XXX Semana de Estudos Clássicos.Oficina pedagógica "Roma em Cena": da Produção à "exibição cinematográfica". 2011. (Seminário).

24.
Seminário Internacional Grotowski 2009: Uma vida Maior do que o mIto. 2009. (Seminário).

25.
V FEVERESTIVAL - Festival Internacional de Teatro de Campinas.aluna do curso "Vivenciando seus Sistemas Corporais Através do BMC. 2007. (Oficina).

26.
IV Congresso Nacional da ABRACE. 2006. (Congresso).

27.
III Forum Mundial de Educação. Fazendo Gênero:Uma nova abordagem em Artes Cênicas. 2004. (Congresso).

28.
Mostradebate LEAR.Arte-Educação. 2003. (Encontro).

29.
24ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação. Fazendeo Gênero: Uma Nova Abordagem em Artes Cênicas. 2001. (Congresso).

30.
2º Congresso de Extensão da UFRJ. Projeto EncenaAÇÃO. 2001. (Congresso).

31.
10º Encontro Nacional de didática e Prática de Ensino.EncenaAÇÃO. 2000. (Encontro).

32.
1º Congresso de Extensão da UFRJ. EncenaAÇÃO. 1999. (Congresso).

33.
IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Educação em Cena. 1998. (Encontro).

34.
IV Festival de Teatro de Canela.participação na Oficna ministrado por Carlo Simini. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, G. ; CELEIA MACHADO . Ciclo de Conversas :Educação em Pauta. 2015. (Outro).

2.
CELEIA MACHADO. Conversas Sem Fim 2011 - I Edição. 2011. (Congresso).

3.
CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea . I Encontro de alunos da Prática de Ensino de Artes Cênicas do CAp/UFRJ. 2010. (Congresso).

4.
CELEIA MACHADO. Criança Faz Arte. 1990. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Camila Simonin Lima de Moura. Viewpoints no Ensino Médio: a Técnica em Cena. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Direção TEatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Massuel Bernardi dos Reis. O Exercício Teatral da Máscara Neutra com Alunos do Ensino Medio do CAp. Início: 2011. Iniciação científica (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gabriel Antunes Morais. EncenaAÇÃO 2013 - O Desafio de Montar o Rei da Vela com alunas da 22B do Ensino Médio. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

2.
Renan Guedes da Cruz. A Experiência com o Jogo trágico com alunos do Ensino Médio do CAp-UFRJ. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

3.
Vanessa Ramos da Cunha. EncenaAÇÃO 2013: o Desafio de Montar o Rei da Vela com alunas da 22B do Ensino Médio. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

4.
Ayrton Marques da Purificação. O Que é Corpo em Cena. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação - UFRJ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

5.
Isabel Cristinne Figueira Sanche Carvalho. EncenaAÇÃO 2013 - Montar o rei da Vela no Cap, que desafio é este?. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

6.
Emanuelle Dias Rocha. a experiência do teatro físico com alunos do Ensino Médio do CAp-UFRJ. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

7.
Giulia Sampaio Fiorani Pinto. EncenaAÇÃO 2013 - Montar o Rei da Vela com alunos do Cap, que desafio é este?. Início: 2013. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. (Orientador).

8.
Camila Simonin Lima de Moura. Experiências Cênicas a partir dos conceitos de Geodramaticidade. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Colégio de Aplicação - UFRJ. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natercia Almeida Lacerda. O Protagonismo Infantil em Maria clara Machado:Uma Leitura de Pluft, o Fantasminha. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Literatura Infantil e Juvenil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antônio Ney Braga. Diálogo Noturno com um Homem Vil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação - UFRJ. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

Iniciação científica
1.
Mayara Tenoryo Gomes. Máscara Neutra para não atores: uma experiência com Ensino Médio do CAp. UFRJ. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Colégio de Aplicação - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

2.
Camila Simonin Lima de Moura. A TEATRALIDADE DO CORPO DO ALUNO: PROJETO FAZENDO GÊNERO. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Cênicas) - Colégio de Aplicação - UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

3.
Massuel Bernardi Reis. O EXERCÍCIO TEATRAL DA MÁSCARA NEUTRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP/UFRJ. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

4.
Gabriel Antunes Morais e Vanessa Ramos da Cunha. O Desafio de Montar o Rei da Vela com alunos do ensino Médio do Projeto EncenaAÇÃO 2013. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direção TEatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

5.
Renan Guedes da Cruz e Emanuelle Dias Rocha. Aluno em Cena: Experiencia do Teatro físico com alunos do Ensino Médio do CAp UFRJ. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Direção TEatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

Orientações de outra natureza
1.
Mariah Miguel Valeiras. Exercício de direção Cênica e a poética do constrangimento:Já sinta a Jacinta (orientação de Mariah Miguel Valeiras). 2015. Orientação de outra natureza. (Direção TEatral) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

2.
Ayrton Marques da Purificação e Camila Simonin Lima de Moura. Fazendo gênero: Uma Jornada pelos Territórios Geodramáticos. 2013. Orientação de outra natureza. (Colégio de Aplicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

3.
Marianna Martini Mugnaini. O desafio de Dorotéia ? o desafio de montar Nelson Rodrigues com alunos do ensino médio no Espetáculo EncenaAÇÃO 2012. 2012. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação - UFRJ, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

4.
Giovanna Aguirre Lo Bianco. O desafio de Dorotéia ? o desafio de montar Nelson Rodrigues com alunos do ensino médio no Espetáculo EncenaAÇÃO 2012. 2012. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

5.
LORENA THAIS DE MORAIS VIEIRA. O desafio de produzir alunos do Ensino Médio - Espetáculo EncenaAÇÃO 2012. 2012. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação - UFRJ, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

6.
Luiza Rangel Cordeiro. O ALUNO EM CENA: A EXPERIÊNCIA DO TEATRO FÍSICO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP-UFRJ. 2011. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação - UFRJ, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

7.
Patricia Faria Bandeira. O ALUNO EM CENA: A EXPERIÊNCIA DO TEATRO FÍSICO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CAP-UFRJ. 2011. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

8.
MANUEL THOMAS ROSA. EncenaAÇÃO 2011. 2011. Orientação de outra natureza. (Direção Teatral) - Escola de Comunicação - UFRJ, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

9.
Domitila Cunha Bastos. EncenaAÇÃO 2011. 2011. Orientação de outra natureza. (Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

10.
Bárbara Abi-rihan. Cena Virtual - O Teatro na Escola: Fórum Virtual para Discussão de Práticas Pedagógicas na Área das Artes Cênicas entre os Colégios e Escolas de Aplicação Vinculados às Instituições de Ensino Superior da Rede Federal de Todo o País. 2010. Orientação de outra natureza. (Abi - Ciências Atuariais e Estatística) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

11.
Clara Facuri. Sétimos Relatos - Impacto de Novas Mídias no Processo de Aprendizagem da Linguagem Teatral.. 2010. Orientação de outra natureza. (Jornalismo) - Escola de Comunicação - UFRJ, Programa de bolsas da Pró Reitoria de Graduação. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.

12.
Gisele Teixeira Alves. Preparação para os Testes de Habilitação Específica dos Vestibulares de Teatro. 2004. Orientação de outra natureza. (Artes Cênicas) - Colégio de Aplicação - UFRJ, PR1 - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cleusa Joceleia Machado.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1CELEIA MACHADO2014CELEIA MACHADO; Novo, Maria Fátima Simões ; Pinheiro, Andrea ; AZEVEDO, D. S. . SER PROFESSOR DE ARTES CÊNICAS NO CAp-UFRJ: Entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Teatro: Criação e Construção de Conhecimento, v. 2, p. 2, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 2:57:07