Otniel Freitas Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4067206563384738
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1988), Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e Doutorado em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroindústria de Alimentos) e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Faz parte do Grupo Técnico de Contaminantes em Alimentos coordenado pela Anvisa.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, e segurança e inocuidade das cadeias agro-alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: castanha-do-Brasil, café, fungos e micotoxinas, patologia pós-colheita e segurança de alimentos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Otniel Freitas Silva
Nome em citações bibliográficas
FREITAS-SILVA, O.;SILVA, O.F.;FREITAS, O.;Freitas-Silva, Otniel;Silva, Otniel Freitas;Freita-Silva, O.;F. SILVA, OTNIEL

Endereço


Endereço Profissional
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos.
AVENIDA DAS AMERICAS, 29501
GUARATIBA
23020470 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 36229645
Fax: (021) 36229713


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Engenharia Química e Biológica.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: MYCOTOXINS AND MYCOBIOTA IN BRAZIL NUTS AND STRATEGIES FOR THEIR CONTROL, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Armando Albino Dias Venâncio.
Bolsista do(a): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Palavras-chave: Aspergillus spp; Bertholethia excelsa; boas práticas agrícolas; Multimycotoxin; food safety; fungal metabolites.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos / Especialidade: Microbiologia de Alimentos.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Micologia.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação; Saúde humana e serviços sociais.
1989 - 1992
Mestrado em Agronomia (Proteção de Plantas).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: PATOGENICIDADE DE ALTERNARIA BRASSICAE E ALTERNARIA BRASSICICOLA E FONTES DE RESISTENCIA A MANCHA DE ALTERNARIA EM COUVE CHINESA (BRASSICA CAMPESTRIS L.),Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: NORBERTO DA SILVA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Couve-Chinesa; Mancha de Alternaria; Resistencia.
Grande área: Ciências Agrárias
1984 - 1988
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 2
Outras informações
Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da UNIRIO. Orientador Credenciado.


Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

1998 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40


Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestado, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista PIEP/CNPQ, Carga horária: 40

Atividades

1/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, .



Linhas de pesquisa


1.
patologia pós-colheita
2.
micotoxinas
3.
segruança (inocuidade) alimentar


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
endências e inovações em produtos alimentícios e suplementos para a saudabilidade e bem-estar: o caso de extratos de café verde
Descrição: ?Tendências e inovações em produtos alimentícios e suplementos para a saudabilidade e bem-estar: o caso de extratos de café verde? submetido on-line pelo pesquisador Otniel Freitas-Silva ao Edital FAPERJ N.° 06/2015 ?Jovem Cientista do Nosso Estado?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Alexandra Mara Goulart Nunes Mamede - Integrante / Regina Isabel Nogueira - Integrante / Cinthia de Carvalho Couto - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2014 - 2016
Estratégias para controle de fitopatógenos em pós-colheita de morangos usando dialquilfosforilidrazonas modificadas
Descrição: O morango, uma das mais importantes culturas de frutas, é conhecida pela sua alta perecibilidade pós-colheita. Esta característica natural da espécie é ainda agravada por podridões, principalmente causadas por Botrytis cinerea Pers., Rhizopus stolonifer (Ehrenb.: Fr.) e Penicillium digitatum, tornando a aplicação de fungicidas na pré-colheita uma técnica importante para a redução de podridões pela diminuição da fonte de inóculo. A dificuldade dos produtores em encontrar cultivares resistente e até mesmo fungicidas eficientes para o controle de doenças tem despertado o interesse dos pesquisadores pela busca de novas alternativas de manejo. As dialquilfosforilidrazonas, podem apresentar inúmeras atividades biológicas entre elas a atividade antimicrobiana e tem potencial de uso na agricultura para o controle de pragas de insetos em agricultura. Objetivo: a proposta visa avaliar compostos sintetizados inéditos a base de dialquilfosforilidrazonas cuja estrutura contemple a atividade fungicida frente aos patógenos pós-colheita do morango cultivado em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, sem apresentar toxicidade à saúde humana e ao meio ambiente. Todas as moléculas sintetizadas serão caracterizadas estruturalmente por análises de infravermelho (IV), Massas, Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 1H, RMN de 13C e RMN de 31P. Resultados: i)Selecionar moléculas com maior solubilidade em água; ii)verificar a ação das dialquifosforilidrazonas com a enzima acetilcolinesterase, enzima indicadora da toxicidade; iii) estabelecer doses de controle em ensaios in vitro e in vivo, analisando alguns dos fungos responsáveis pelas principais doenças do morango iv) avaliação fisiológica e físico-química dos frutos após o tratamento ad fim de dispor de informações pós-colheita sobre a qualidade dos frutos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Antônio Gomes Soares - Integrante / Henriqueta Talita Guimarães BARBOZA - Integrante / João Batista Neves da Costa - Integrante / Carlos Maurício Rabello Sant`Anna - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Uso da asparaginase no processamento do café para redução do teor de acrilamida
Descrição: A qualidade nas etapas de produção, de beneficiamento e de industrialização do café tem de ser o diferencial para a sustentabilidade do agronegócio do café brasileiro. A consolidação do café brasileiro tanto nos mercados tradicionais como no emergente deve ser pautada pelos conhecimentos dos atributos do café e pela qualidade do produto. A torra é o principal processo responsável pelo sabor do café (gosto e aroma). A torra excessiva, usada para mascarar a má qualidade do café pode ser responsável, porém pela produção de substâncias potencialmente cancerígenas, como a acrilamida, que merecem monitoramento na bebida, a fim de identificar-se seu ponto de surgimento ou até mesmo sua degradação durante a torra do café. Foi claramente estabelecido que a principal via de para a formação de acrilamida em alimentos é a reação de Maillard, iniciada pela condensação do aminoácido asparagina e hidratos de carbono redutores. Nesta proposta pretende-se avaliar a o uso da enzima asparaginase no processamento do café Arábica com diferentes torras visando a redução do teor de acrilamida. O teor de acrilamida será determinado usando métodos analíticos com técnicas modernas cromatográficas como LC-EM/EM, LC-EM/EM de alta resolução e CG-EM CG-EM/EM e/ou CG-FID e SPME. A avaliação do perfil químico ao longo das diversas torra permitirá verificar se a etapa do tratamento enzimático terá influência na degradação ou concentração de outras substâncias da matriz como cafeína, aminoácidos e açúcares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Leda Maria Fortes Gottschalk - Integrante / Edmar das Merces Penha - Integrante / Ana Carolina Vieira Porto - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Desenvolvimento e validação de método baseado em PCR em tempo real para determinação de Coffee canephora em ?blends? de café torrado e moído
Descrição: A tecnologia do DNA recombinante tem sido utilizada para a determinação da autenticidade de alimentos processados. A PCR em tempo real vem sendo amplamente utilizada para a análise da presença de sequências específicas de DNA em diferentes matrizes alimentares como: detecção de patógenos, detecção e quantificação de organismos geneticamente modificados (OGM). Adicionalmente, já existem e análises por PCR em tempo real para a detecção de glúten em alimentos destinados a portadores de doença celíaca. No entanto, esta abordagem analítica ainda não foi utilizada para confirmação da autenticidade do café. Em relação à detecção de adição de altos percentuais de PVA e da proporção de café robusta em "bends" de café considerados arábica não serem aplicados na análise da qualidade do café, somente métodos sensoriais. Em 2010, a Instrução Normativa nº 16, de 24/5/2010, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visando a garantia da qualidade para o café torrado e moído, e estabeleceu como 1% o percentual máximo permitido em conjunto de impurezas (cascas e paus), sedimento (pedras, torrões e areia) e matérias estranhas (milho, centeio, açúcar, cevada, sementes de açaí, entre outras). Essa Normativa foi revogada no início do corrente ano (2013) e a legislação vigente está sendo discutida, com uma expectativa de ser publicada e normatizada considerando apenas a detecção. Assim, com uma legislação cada vez mais restrita, há uma demanda urgente por métodos com maior sensibilidade na detecção de contaminantes, adulterações e autenticidade para o café..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Edna Maria Moraes Oliveira - Integrante / Adriana Farah de Miranda Pereira - Integrante / Andressa Moreira de Souza - Integrante.Financiador(es): Consórcio Brasileiro de P&D do Café - Embrapa Café - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Rastreamento de substâncias off flavors e contaminantes ligados à torra do café para garantir a qualidade do café torrado e moído brasileiro
Descrição: qualidade nas etapas de produção, de beneficiamento e de industrialização do café tem de ser o diferencial para a sustentabilidade do agronegócio do café brasileiro ao longo de toda a cadeia produtiva. A consolidação do café brasileiro tanto nos mercados tradicionais como no emergente deve ser pautada pelos conhecimentos dos atributos do café e pela qualidade do produto. Desta forma é fundamental que o consumidor compreenda que os cafés do Brasil têm buscado atender o binômio sabor e qualidade. É fundamental, portanto, conhecer a influência dos defeitos do café introduzidos na colheita, no processamento e na estocagem do café. Os defeitos dos grãos de café intrínsecos (grãos ardidos, pretos e imaturos) são os maiores responsáveis pela depreciação da bebida de café após a torra bem como os defeitos relacionados às condições higiênicas sanitárias (mais associados à presença de fungos). Alguns metabólitos secundários destes microorganismos são substâncias capazes de produzir sabores desagradáveis na bebida, mas maioria destas substâncias é degradada no processo de torra. A torra é o principal processo responsável pelo sabor do café (gosto e aroma). O grau de torra é bastante dependente de regionalismos, onde a apreciação por sabores específicos está diretamente vinculada à cor dos grãos de café e consequentemente às susbtâncias produzidas a partir da pirólise, além das origens específicas dos grãos. A torra excessiva,usada para mascarar a má qualidade do café pode ser responsável, porém pela produção de substâncias potencialmente cancerígenas que merecem monitoramento na bebida, afim de identificar-se seu ponto de surgimento ou até mesmo sua degradação ao longo de um gradiente de torra do café. As ferramentas e metodologias utilizadas neste projeto basearse-ão no desenvolvimento de métodos analíticos com utilização de técnicas modernas cromatográficas como LC-EM/EM, LC-EM/EM de alta resolução e CG-EM CG-EM/EM e/ou CG-FID e SPME. A avaliação do perfil químico e de aroma.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Jeane Santos da Rosa - Integrante / Cláudia Moraes de Rezende - Integrante / Helena de Souza Torquilho - Integrante / Renata Galhardo Borguini - Integrante / Ronoel Luiz de Oliveira Godoy - Integrante / Izabela Miranda de Castro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2008 - 2011
Micotoxinas e micobiota em castanha do Brasil e estratégias para controle
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Armando Venâncio - Integrante.Financiador(es): Universidade do Minho - Cooperação / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 12
2006 - 2008
Avaliação e quantificação de selênio e da contaminação por aflatoxinas para a melhoria da qualidade da cadeia agroindustrial de castanha do Brasil
Descrição: Cerca de 10% da castanha do Brasil exportada para o mercado Europeu têm sido devolvidas devido ao elevado índice de contaminação por aflatoxinas. A proposta em questão visa atender ao segmento de produção, comercialização e exportação da castanha do Brasil quanto ao monitoramento da contaminação da amêndoa e da casca de castanha por fungos aflatoxigênicos e por aflatoxinas produzidas durante o processo de beneficiamento. O aproveitamento do óleo e adequação de metodologia para detecção de aflatoxinas em castanha contaminadas por aflatoxinas serão também enfocados. Será efetuada a composição química dos óleos e níveis de selênio em castanhas de diferentes regiões (Oriximiná, no Pará, e Brasiléia, no Acre) com elevados potencial produtivo de castanha e nível de organização dos agentes extrativistas. Serão realizadas visitas técnicas às regiões produtoras para coleta de amostras e um diagnóstico das possíveis causas de contaminação e seu controle e com a aplicação de check list, coletas de amostras para realização de análises micológicas e micotoxicológicas em pontos da cadeia. Serão adapatados e desenvolvidos secadores e quebradores para a melhoria do processo de secagem e armazenagem. Os resultados obtidos irão compor um banco de dados e poderão ser utilizados no estabelecimento de medidas e procedimentos para minimizar o desenvolvimento dos fungos e a síntese de aflatoxinas na castanha, a fim de atender as demandas dos mercados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Antonio Xavier de Farias - Integrante / Marcelo Elias Fraga - Integrante / Rosemar Antoniassi - Integrante / Suely Pereira Freitas - Integrante / Sidinéa Cordeiro de Freitas - Integrante / Regina Isabel Nogueira - Integrante.Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11
2005 - 2007
Controle alternativo de doenças pós-colheita de morangos.
Descrição: As doenças incidentes em frutos na pós-colheita são responsáveis por perdas muito grandes, antes de chegar a mesa do consumidor, o que vai refletir no padrão de qualidade e no preço dos produtos. A capacidade de formação de uma barreira à ferida é de fundamental importância na caracterização de fatores envolvidos na resistência às podridões pós-colheita. A identificação desses mecanismos possibilitaria uma diminuição das perdas e resultaria em subsídios para posteriores trabalhos de resistência às doenças em morango. Atualmente, o controle de doenças pós-colheita em morango é feito com o uso de fungicidas, além dos cuidados no manejo de campo e manuseio pós-colheita. Surge, entretanto, a necessidade de um controle alternativo, que atue com eficiência contra estes patógenos. Desta forma, tem-se como objetivo determinar a eficácia de filmes comestíveis e de concentrações de cloro orgânico para uso no tratamento pós-colheita de morango (Fragaria ananassa L) cultivar Oso Grande minimamente processado e in natura, visando o aumento da vida de prateleira. Foi realizado o experimento com o uso de filmes comestíveis em morangos minimamente processados, obtidos de Pouso Alegre-MG. Os frutos foram selecionados, sanitizados a 150ppm em água a 5OC por 10 minutos,realizado o processamento mínimo,drenados e,logo após, revestidos pelos seguintes filmes:quitosana a 2% e quitosana a 1% mais fécula de mandioca a 4%,obtendo também outros tratamentos, o controle(água pura) e cobertura comercial a base de carboximetilcelulose. Foram acondicionados em bandejas plásticas e armazenados em câmara fria a 5OC.Foi analisados os atributos sensoriais,perda de peso e incidência de fungos.Ao final, o filme quitosana a 2% foi o mais eficiente no combate contra os fungos.No entanto, a total secagem dos filmes não foi completa.Como atividade de 2006,os frutos provenientes de Pouso Alegre-MG, foram selecionados na Embrapa Agroindústria de Alimentos-RJ e tratados em imersão com diversas concentr.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Suelen Alvarenga Regis - Integrante / Alexandra Mara Goulart Nunes Mamed - Integrante / CÁTIA MARIA DE OLIVEIRA - Integrante / Sergio Agostinho Cenci - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2001 - 2006
The Development of a Food Quality Management System for the Control of Mycotoxins in Cereal Production and Processing Chains in Latin America South Cone Countries. (MYCOTOX - ICA4-CT-2002-10043)
Descrição: The overall objective of the project is to improve the competitiveness of domestically and internationally traded cereals by controlling the occurrence of mycotoxins in maize and wheat products used as human food and animal feed..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Tânia Barretto Simões Corrêa - Integrante / Eugênia Azevedo Vargas - Integrante / Jaqueline Cea - Integrante / Nadine Zakhia - Integrante / Catherine Brabet - Integrante / Alexandre Florindo Alves - Integrante / Miguel Machinski Jr. - Integrante.Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2001 - 2003
Monitoramento da ocorrência de OTA e estudo da microbiota fúngica do café
Descrição: A Ocratoxina A (OTA) é uma substância imunotóxica, nefrotóxica e apresenta potencial carcinogênico. Não há nível seguro de exposição para substâncias potencialmente cancerígenas como OTA. Segundo a FAO, alguns países já possuem legislação para OTA em café, dentre eles a Grécia (20 mg/kg), República Tcheca (20 mg/kg), Romênia (5 mg/kg) e Uruguai (50 mg/kg). A União Européia implantou em março de 2002 limites de tolerância para ocratoxina A em cereais e passas e, postergando o estabelecimento de limites para OTA em café para 2003. No entanto, alguns países como Espanha, Itália, Holanda vem checando a qualidade de lotes de café brasileiros exportados para A Europa. Recentemente (março e abril), 02 Alertas Máximos foram expedidos pela União Européia ao Itamarati - Ministério da Agricultura, sobre a devolução de lotes de café beneficiado brasileiro exportados para EU com níveis indesejáveis de ocratoxina A (> 10 mg/kg). Para minimizar o impacto de legislações futuras sobre a produção e comercialização do café brasileiro é necessário que se identifique os fatores críticos que contribuem para a contaminação do café por OTA. Este subprojeto tem por objetivo avaliar a influencia do preparo e processamento do café, dos tipos/defeitos na contaminação do café por OTA, assim como estabelecer e identificar a microbiota associada nas diversas etapas da cadeia produtiva e armazenamento. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Integrante / Tânia Barretto Simões Corrêa - Coordenador / Sára Maria Chalfoun de Souza - Integrante / Ludwig Heinrich Pfenning - Integrante / Marta Hiromi Taniwaki - Integrante.Financiador(es): Consórcio Brasileiro de P&D do Café - Embrapa Café - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
1998 - 2002
Subrede de "Armazenamento, Conservação, Embalagem e Transporte" da Rede Engenharia Agroindustrial de Alimentos (Programa Redes Cooperativas de Pesquisa - RECOPE)
Descrição: Descrição: A Embrapa Agroindústria de Alimentos participou da Rede ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS, Subrede de ARMAZENAMENTO, CONSERVAÇÃO, EMBALAGEM E TRANSPORTE (ACET), de Janeiro/1998 a Junho/2002, desenvolvendo os seguintes projetos: - Controle de qualidade em alface (Lactuva sativa) cultivada em sistema hidropônico (Líder: O. Freitas Silva); - Avaliação do potencial de conservação do fruto da mangueira no armazenamento refrigerado sob modificação der atmosfera (Líder: S. A. Cenci); - Otimização do manuseio pós colheita de frutos do mamoeiro do grupo Solo: avaliação da qualidade e do potencial de conservação (Líder: S. A. Cenci); - Microbiota fúngica e micotoxinas em milho pós colheita (Líder: T. B. S. Corrêa); - Monitoramento do milho brasileiro quanto à incidência de micotoxinas (Líder: T. B. S. Corrêa); - Levantamento e identificação de perdas pós colheita de mamão e manga comercializados na CEASA RJ (Líder: O. Freitas- Silva). Convênio FINEP no. 76.98.0039.00 (Valor Aprovado: US$ 257.700,00). Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Otniel Freitas Silva - Integrante / Sérgio Agostinho Cenci - Integrante / Tânia Barretto Simões Corrêa - Integrante / Esdras Sundfeld - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2006
: Estudo da dinâmica do desenvolvimento de fungos de risco e da produção de ocratoxina A em frutos de café com permanência prolongada na planta e no solo na região da zona da mata do Estado de Minas Gerais e região do cerrado baiano. (19.2003.519.01) .
Descrição: Determinadas práticas culturais predispõem as cerejas e grãos de café ao ataque de microrganismos, ressaltando ainda, a presença de micotoxinas. A ocratoxina A (OTA) tem se destacado como importante risco à segurança alimentar por apresentar evidência de efeitos carcinogênico e neurotóxico, mesmo em baixas concentrações. Para avaliar o efeito do atraso da colheita dos frutos no campo, tanto dos frutos secos no pé quanto dos frutos do tipo varrição, foram montados dois experimentos na fazenda experimental da Epamig em Patrocínio-MG. A contaminação por Aspergillus ochraceus e A. niger nos frutos secos no pé mostrou-se decrescente ao longo do tempo, enquanto que A. flavus apresentou taxas crescentes. Já para os cafés do tipo varrição, a contaminação por A. ochraceus mostrou-se crescente ao longo do tempo enquanto que para os fungos A. niger e A. flavus taxa de contaminação mostrou-se decrescente..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Tânia Barretto Simões Corrêa - Integrante / Antonio Xavier de Farias - Integrante / Maria de Lourdes Mendes de Souza - Integrante / Flávio Quitério da Cunha - Integrante / CAMPOS, Rodrigo da Silveira - Integrante.Financiador(es): Consórcio Brasileiro de P&D do Café - Embrapa Café - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2002 - 2004
Aplicação dos princípios do sistema HACCP/APPCC para a identificação e controle de fatores que favorecem a produção de Ocratoxina A em café nas regiões de cerrado (Minas Gerais, Goiás e Sul da Bahia) e Rondônia (19.2002.391.01).
Descrição: Desde a década de 90, o governo brasileiro vem desenvolvendo ações para implantação do sistema HACCP/APPCC de forma a atender as recomendações da OMC e, consequentemente, do Codex Alimentarius. O sistema também é recomendado pela FAO e vem se tornando uma exigência da Comunidade Econômica Européia e seus princípios podem ser utilizados em toda a cadeia produtiva do café. A atual preocupação com a produção de alimentos seguros e com os fatores sócio-econômicos, sobretudo relacionados com a contaminação por micotoxinas, principalmente a ocratoxina A (OTA) no café, tem levado a adoção de medidas mais preventivas e menos corretivas, como preconizado pelo sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A OTA é uma micotoxina potencialmente carcinogênica e nefrotóxica, podendo afetar o sistema imunológico dos homens e dos animais. Em função deste potencial, a OTA é considerada o principal perigo relacionado ao café. Para a elaboração de um plano APPCC e sua aplicação são necessários levantamento de dados dos perigos relacionados a produção primária deste produto e ao desenvolvimento de fungos toxigênicos, bem como os conhecimentos práticos sobre todo o processo. De forma a conduzir as atividades para a Análise dos Perigos e identificação dos Pontos Críticos de Controle (PCC) foram selecionadas regiões de trabalho, baseando-se nos dados levantados pelas equipes do projeto do zoneamento de café. Para cada local selecionado, foram aplicados os questionários elaborados previamente e em conformidade com os consultores da FAO e efetuado o levantamento dos fluxogramas de cada unidade produtiva. Paralelamente, foi realizada a validação in house do método de determinação da OTA, a padronização do método de isolamento e identificação de fungos toxigênicos e o planejamento amostral para coleta no campo. Na próxima etapa, serão avaliados os dados levantados em todas as regiões de estudo do projeto e indicados os pontos de perigo para controle na cadeia produtiva..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
2000 - 2003
Enhancement of coffee quality though prevention of mold formation (FAO -Project)
Descrição: Após a determinação da exposição do café ao risco de contaminação por fungos produtores de ocratoxina A, várias ações foram iniciadas visando a melhoria da qualidade do café através da prevenção do desenvolvimento de fungos. Inicialmente foram realizados estudos básicos visando a detecção e identificação de fungos toxigênicos envolvidos em diferentes etapas de cultivo do café e na fase pós-colheita. Um sistema de gestão de qualidade APPCC foi proposto visando a implantação na cultura do café. Pontos críticos de controle dos fungos vêem sendo estabelecidos bem como as medidas necessárias para o seu controle. Dessa forma um manual contendo os princípios de aplicação do sistema APPCC, adaptado para a cultura do café vêem sendo elaborado. Da mesma forma um vídeo educativo sobre o ciclo produtivo e de preparo do café abordando os pontos críticos de controle dos fungos foi elaborado..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Otniel Freitas Silva - Coordenador / Tânia Barretto Simões Corrêa - Integrante / Eugênia Azevedo Vargas - Integrante / Sára Maria Chalfoun de Souza - Integrante / Ludwig Heinrich Pfenning - Integrante / Paulo Cesar Afonso Júnior - Integrante.Financiador(es): Organización de las Naciones Unidas para la Agricultura y la Alimentación - Auxílio financeiro / Consórcio Brasileiro de P&D do Café - Embrapa Café - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Revisor de periódico


2005 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Armazenamento
2010 - Atual
Periódico: Coffee Science
2010 - Atual
Periódico: Chilean Journal of Agricultural Research (Print)
2011 - Atual
Periódico: Food Chemistry
2012 - Atual
Periódico: Food and Chemical Toxicology
2012 - Atual
Periódico: Trends in Food Science and Technology
2012 - Atual
Periódico: CLEAN ? Soil, Air, Water
2012 - Atual
Periódico: Food Research International
2012 - Atual
Periódico: Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Critical Reviews in Food Science and Nutrition
2013 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Microbiology (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: International Journal of Food Engineering
2015 - Atual
Periódico: World Mycotoxin Journal
2017 - Atual
Periódico: Food and Bioprocess Technology
2017 - Atual
Periódico: Food Engineering Reviews
2017 - Atual
Periódico: JOURNAL OF THE SCIENCE OF FOOD AND AGRICULTURE


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Fitopatologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Microbiologia Agrícola.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.


Idiomas


Inglês
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
2008
Melhor trabalho apresentado no XIII Encontro Nacional de Micotoxinas, Rio de Janeiro, RJ., SBMicotoxinas.
2006
Prêmio Leopold Hartman, Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
2004
Sistema de Avaliação e Premiação por Resultados da Embrapa 2004, Embrapa.
2004
Cientista do Nosso Estado, FAPERJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COELHO, CAROLINE C.S.2018COELHO, CAROLINE C.S. ; MICHELIN, MICHELE ; CERQUEIRA, MIGUEL A. ; GONÇALVES, CATARINA ; TONON, RENATA V. ; PASTRANA, LORENZO M. ; Freitas-Silva, Otniel ; VICENTE, ANTÓNIO A. ; CABRAL, LOURDES M.C. ; TEIXEIRA, JOSÉ A. . Cellulose nanocrystals from grape pomace: Production, properties and cytotoxicity assessment. CARBOHYDRATE POLYMERS, v. 192, p. 327-336, 2018.

2.
G. BARBOZA, HENRIQUETA TALITA2018G. BARBOZA, HENRIQUETA TALITA ; P. R. DO NASCIMENTO, XÊNIA ; F. SILVA, OTNIEL ; G. SOARES, ANTONIO ; B. N. DACOSTA, JOÃO . Organophosphorus Compounds and their Role in Agriculture. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 10, p. 172-193, 2018.

3.
GALDEANO, MELICIA CINTIA2018GALDEANO, MELICIA CINTIA ; WILHELM, ALLAN EDUARDO ; GOULART, ISABELLA BORGES ; TONON, RENATA VALERIANO ; Freitas-Silva, Otniel ; GERMANI, ROGÉRIO ; CHÁVEZ, DAVY WILLIAM HIDALGO . Effect of water temperature and pH on the concentration and time of ozone saturation. Brazilian Journal of Food and Technology, v. 21, p. e2017156, 2018.

4.
BARBOZA, H.T.G.2018BARBOZA, H.T.G. ; SOARES, Antônio Gomes ; FREITAS-SILVA, O. ; B. N. DACOSTA, JOÃO . Synthesis and characterization of new dialkylacylphosphonylhydrazones. DATA IN BRIEF, v. 20, p. 1314-1324, 2018.

5.
COUTO, C.C.2018COUTO, C.C. ; SANTOS, T.F. ; MAMEDE, A.M.G.N. ; OLIVEIRA, T.C. ; SOUZA, A.M. ; FREITAS-SILVA, O. ; OLIVEIRA, E.M.M. . Coffea arabica and C. canephora discrimination in roasted and ground coffee from reference material candidates by real-time PCR. FOOD RESEARCH INTERNATIONAL, v. SI: Co, p. In Press, 2018.

6.
BAUER, DEBORAH2018BAUER, DEBORAH ; ABREU, JOEL ; JORDÃO, NATHÁLLIA ; ROSA, JEANE ; Freitas-Silva, Otniel ; TEODORO, ANDERSON . Effect of Roasting Levels and Drying Process of Coffea canephora on the Quality of Bioactive Compounds and Cytotoxicity. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 19, p. 3407, 2018.

7.
BEZERRA, V. S.2017BEZERRA, V. S. ; FREITAS-SILVA, O. ; DAMASCENO, L. F. ; MAMEDE, Alexandra Mara Goulart Nunes ; CABRAL, L. M. C. . Sensory Analysis and Consumers Studies of Açai Beverage After Thermal, Chlorine and Ozone Treatments of the Fruits. JOURNAL OF FOOD PROCESSING AND PRESERVATION, v. 41, p. e12961, 2017.

8.
TROMBETE, F. M.2017TROMBETE, F. M. ; PORTO, Y. D. ; FREITAS-SILVA, O. ; PEREIRA, R. V. ; DIREITO, G. M. ; SALDANHA, T. ; FRAGA, Marcelo Elias . EFFICACY OF OZONE TREATMENT ON MYCOTOXINS AND FUNGAL REDUCTION IN ARTIFICIALLY CONTAMINATED SOFT WHEAT GRAINS. Journal of Food Processing and Preservation (On Line), v. 41, p. e12927, 2017.

9.
BEZERRA, V. S.2017BEZERRA, V. S. ; WALTER, E. H. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; GOMES, I. A. ; DAMASCENO, L. F. ; ALCANTARA, I. ; CABRAL, L. M. C. . The effect of thermal, chlorine and ozone treatments on survival of Escherichia coli and Salmonella spp. in açai berries. The IOSR Journal of Pharmacy (IOSRPHR), v. 07, p. 04-11, 2017.

10.
GOMES, I. A.2017GOMES, I. A. ; GOMES, F.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; SILVA, J. P. L. . Ingredients of mayonnaise: Future perspectives focusing on essential oils to reduce oxidation and microbial counts. ARCHIVOS LATINOAMERICANOS DE NUTRICION, v. 67, p. 187-199, 2017.

11.
COELHO, C. C. S.2017COELHO, C. C. S. ; CERQUEIRA, MIGUEL A. ; PEREIRA, RICARDO N. ; PASTRANA, LORENZO M. ; FREITAS-SILVA, O. ; VICENTE, ANTÓNIO A. ; CABRAL, LOURDES M.C. ; TEIXEIRA, JOSÉ A. . Effect of moderate electric fields in the properties of starch and chitosan films reinforced with microcrystalline cellulose. CARBOHYDRATE POLYMERS, v. 174, p. 1181-1191, 2017.

12.
COUTO, C. C.2017COUTO, C. C. ; MAMEDE, A. M. G. N. ; GALDEANO, M. C. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; FREITAS-SILVA, O. . Development of Coffee Reference Material for Coffea arabica and C. canephora Blends. CURRENT NUTRITION & FOOD SCIENCE, v. 13, p. 1-10, 2017.

13.
COELHO, C.C.S.2017COELHO, C.C.S. ; FONSECA, Marcos José de Oliveira ; SOARES, Antônio Gomes ; CAMPOS, R. S. ; FREITAS-SILVA, O. . APLICAÇÃO DE REVESTIMENTO FILMOGÊNICO À BASE DE AMIDO DE MANDIOCA E DE ÓLEO DE CRAVO-DA-ÍNDIA NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE GOIABA ?PEDRO SATO?. REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA, v. 25, p. 479-490, 2017.

14.
SILVA, J. P. L.2016SILVA, J. P. L. ; SOUZA, E. F. ; MODESTA, R. C. D. ; GOMES, I. A. ; Freita-Silva, O. ; FRANCO, B. D. G. M. . Antibacterial activity of nisin, oregano essential oil, EDTA, and their combination against Salmonella Enteritidis for application in mayonnaise. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 4, p. 83-91, 2016.

15.
TROMBETE, F. M.2016TROMBETE, F. M. ; MINGUITA, A. ; PORTO, Y. D. ; FREITAS-SILVA, O. ; FREITAS-SA, D. G. C. ; FREITAS, S. C. ; CARVALHO, C. W. P. ; SALDANHA, T. ; FRAGA, Marcelo Elias . Chemical, Technological and Sensory Properties of Wheat Grains ( Triticum aestivum L) as Affected by Gaseous Ozonation. International Journal of Food Properties, v. 19, p. 2739-2749, 2016.

16.
TROMBETE, F. M.2016TROMBETE, F. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; SALDANHA, T. ; Venâncio, A. ; FRAGA, Marcelo Elias . Ozone against mycotoxins and pesticide residues in food: Current applications and perspectives. International Food Research Journal, v. 23, p. 2545-2556, 2016.

17.
Rosa, J.S.2016Rosa, J.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; ROUWS, J. R. C. ; AZEVEDO, D. A. ; SCHWAB, N. ; MOREIRA, I. G. S. ; NOVAES, F. J. M. ; GODOY, R. L. O. ; EBERLIN, M. N. ; REZENDE, C M . Mass Spectrometry Screening of Arabica Coffees Roasting: a nontarget and non-volatile approach by EASI-MS and ESI-QTOF. Food Research International, v. 89, p. 967-975, 2016.

18.
LIMA, KEILA DOS SANTOS COPLE2016LIMA, KEILA DOS SANTOS COPLE ; SANTOS, MARCELO CARNEIRO DOS ; PACHECO, SIDNEY ; Silva, Otniel Freitas ; GODOY, RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA ; LIMA, ANTONIO LUÍS DOS SANTOS . CONTROLE DA MICOTOXINA PATULINA POR RADIAÇÃO GAMA E ÓLEO ESSENCIAL DA NOZ MOSCADA (MYRISTICA FRAGRANS). Semioses (Rio de Janeiro), v. 9, p. 8-16, 2016.

19.
Freitas-Silva, Otniel2016Freitas-Silva, Otniel; MARTINELI, M. ; CASTRACINI, A. . Doenças do caquizeiro. Informe Agropecuário (Belo Horizonte), v. 37, p. 27-35, 2016.

20.
GOMES, I. A.2016GOMES, I. A. ; LINDENBLATT, C. T. ; MASSON, L. M. P. ; GOMES, F.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; SILVA, J. P. L. . Effect Of Oregano Essential Oil On Oxidative Stability Of Low-Acid Mayonnaise.. The IOSR Journal of Pharmacy (IOSRPHR), v. 6, p. 45-52, 2016.

21.
FREITAS-SILVA, O.2015FREITAS-SILVA, O.; OLIVEIRA, P. S. ; FREIRE Jr, M. . Potential of electron beams to control mycotoxigenic fungi in food. Food Engineering Reviews, v. 7, p. 160-170, 2015.

22.
COELHO, CAROLINE CORRÊS DE SOUZA2015COELHO, CAROLINE CORRÊS DE SOUZA ; Freitas-Silva, Otniel ; ALCANTARA, IVAN ; SILVA, JANINE PASSOS LIMA DA ; CABRAL, LOURDES MARIA CORREA . Ozônio em morangos minimamente processados, uma alternativa ao uso do cloro na segurança de alimentos. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 3, p. 61-66, 2015.

23.
COELHO, C.C.S.2015COELHO, C.C.S. ; Freitas-Silva, Otniel ; CAMPOS, R.S. ; BEZERRA, V. S. ; CABRAL, L. M. C. . Ozonização como tecnologia pós-colheita na conservação de frutas e hortaliças: Uma revisão. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 19, p. 369-375, 2015.

24.
COELHO, C. C. S.2015COELHO, C. C. S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CAMPOS, R. S. ; PEREIRA, M. S. G. ; CABRAL, L. M. C. . Efeito do ozônio aquoso para o controle de fungos pós-colheita de morangos frigoconservados. Higiene Alimentar, v. 29, p. 2729-2733, 2015.

25.
BEZERRA, V. S.2015BEZERRA, V. S. ; WALTER, E. H. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; MELLO, V. F. ; CABRAL, L. M. C. . Adesividade e sobrevivência de Salmonella spp. na superfície de frutos de açaí (Euterpe oleracea Mart.). Higiene Alimentar, v. 29, p. 3014-3018, 2015.

26.
LIMA, J. S.2015LIMA, J. S. ; PAIM, D. R. S. F. ; CARLOS, A. L. M. ; Nogueira, R.I. ; Freitas-Silva, Otniel . Atividade biológica do extrato da casca de romã em fungos fitopatogênicos do morango. Higiene Alimentar, v. 29, p. 3114-3118, 2015.

27.
GOMES, I. A.2015GOMES, I. A. ; SOUZA, E. F. ; Freitas-Silva, Otniel ; SILVA, J. P. L. . Sobrevivência de Salmonella Enteritidis em maionese de baixa acidez. Higiene Alimentar, v. 29, p. 3908-3911, 2015.

28.
PORTO, A. C. V.2015PORTO, A. C. V. ; Freitas-Silva, Otniel ; Rosa, J.S. ; GOTTSCHALK, L. M. F. . Estimated Acrylamide Intake from Coffee Consumption in Latin America. American Journal of Agricultural and Biological Sciences, v. 10, p. 91-98, 2015.

29.
MIDORIKAWA, GLAUCIA EO2014MIDORIKAWA, GLAUCIA EO ; DE SOUSA, MARIA DE ; Silva, Otniel Freitas ; DIAS, JUREMA DO ; KANZAKI, LUIS IB ; HANADA, ROGERIO E ; MESQUITA, RENATA MLC ; GONÇALVES, RIVADALVE C ; ALVARES, VIRGINIA S ; BITTENCOURT, DANIELA MC ; MILLER, ROBERT NG . Characterization of Aspergillus species on Brazil nut from the Brazilian Amazonian region and development of a PCR assay for identification at the genus level. BMC Microbiology (Online), v. 14, p. 138-147, 2014.

30.
FREITAS-SILVA, O.2013FREITAS-SILVA, O.; Morales-Valle, H. ; Venâncio, A. . Potential of Aqueous Ozone to Control Aflatoxigenic Fungi in Brazil Nuts. ISRN Biotechnology, v. 2013, p. 1-6, 2013.

31.
SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de2013SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; Sulyok, M. ; FREITAS-SILVA, O. ; Costa, S.S. ; BRABET, C. ; Machinski Jr., M. ; Sekiyama, B.L. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; KRSKA, R. ; Schuhmacher, R. . Cooccurrence of Mycotoxins in Maize and Poultry Feeds from Brazil by Liquid Chromatography/Tandem Mass Spectrometry. The Scientific World Journal, v. 2013, p. 1-9, 2013.

32.
Rosa, J.S.2012Rosa, J.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; Pacheco, S. ; Oliveira Godoy, Ronoel Luiz ; REZENDE, C M . LC-MS Based Screening and Targeted Profiling Methods for Complex Plant: Coffee a Case Study. Current Drug Metabolism, v. 13, p. 1244-1250, 2012.

33.
FREITAS-SILVA, O.2011FREITAS-SILVA, O.; Venâncio, A. . Brazil nuts: Benefits and risks associated with contamination by fungi and mycotoxins. Food Research International, v. 44, p. 1434-1440, 2011.

34.
Freitas-Silva, Otniel2011Freitas-Silva, Otniel; de Lourdes Mendes de Souza, Maria ; Venancio, Armando . Tracing Fungi Secondary Metabolites in Brazil Nuts Using LC-MS/MS. Drug Metabolism Letters LTD, v. 5, p. 150-155, 2011.

35.
Freitas-Silva, Otniel2011Freitas-Silva, Otniel; Teixeira, Alessandra ; Cunha, Flávio Quitério ; Oliveira Godoy, Ronoel Luiz ; Venâncio, Armando . Predominant mycobiota and aflatoxin content in Brazil nuts. Journal für Verbraucherschutz und Lebensmittelsicherheit, v. 6, p. 465-472, 2011.

36.
Barros, Natália Eudes Fagundes de2010Barros, Natália Eudes Fagundes de ; Oliveira, Edna Maria Morais ; Silva, Otniel Freitas ; Silva, Joab Trajano ; Paschoalin, Vânia Margaret Flosi . Qualitative and quantitative assessment of genetically modified soy in enteral nutrition formulas by polymerase chain reaction based methods. Revista de Nutrição da PUCCAMP (Cessou em 1997. Cont. ISSN 1415-5273 Revista de Nutrição (Impresso)), v. 23, p. 37-47, 2010.

37.
Freitas-Silva, Otniel2010Freitas-Silva, Otniel; Venâncio, Armando . Ozone applications to prevent and degrade mycotoxins: a review. Drug Metabolism Reviews (Softcover ed.), v. 42, p. 612-620, 2010.

38.
Soares, C.2010Soares, C. ; RODRIGUES, P. ; FREITAS-SILVA, O. ; ABRUNHOSA, L. ; Venâncio, A. . HPLC method for simultaneous detection of aflatoxins and cyclopiazonic acid. World Mycotoxin Journal (Print), v. 3, p. 225-231, 2010.

39.
SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de2010SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; Gonçalves, Elisabeth Borges ; Silva, Otniel Freitas ; FARIAS, Antonio Xavier de ; Cavalcanti, Anderson Luis da Silva . Verificação intralaboratorial da performance obtida em método de determinação de ocratoxina A por purificação em coluna de imunoafinidade e cromatografia líquida de alta eficiência usando café. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 30, p. 197-204, 2010.

40.
CAMPOS, R.S.2009CAMPOS, R.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CUNHA, F. Q. ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; FREITAS, S. C. . FUNGOS MICOTOXIGÊNICOS E OCRATOXINA A EM CAFÉS COM PERMANÊNCIA PROLONGADA NA PLANTA E NO SOLO, COLHIDOS NAS REGIÕES DO CERRADO MINEIRO E BAIANO. Coffee Science, v. 4, p. 136-148, 2009.

41.
FREITAS-SILVA, O.;SILVA, O.F.;FREITAS, O.;Freitas-Silva, Otniel;Silva, Otniel Freitas;Freita-Silva, O.;F. SILVA, OTNIEL2008FREITAS-SILVA, O.; COSTA, Roberto Alexandre ; FARIAS, Antonio Xavier de ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; CORREA, T. B. S. ; FRAGA, Marcelo Elias . AVALIAÇÃO DA MICOBIOTA TOXIGÊNICA E OCRATOXINA A EM CAFÉS PRODUZIDOS NA REGIÃO DO CERRADO E ESTADO DE RONDÔNIA ? SAFRA 2003/2004. Revista Brasileira de Armazenamento, v. cafe, p. 9-14, 2008.

42.
OLIVEIRA, C. M.2008OLIVEIRA, C. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; SILVA, M. C. ; REGIS, S. A. ; CABRAL, L. M. C. ; CENCI, Sérgio Agostinho . UTILIZAÇÃO DO SORO DE LEITE BOVINO COMO REVESTIMENTO PROTETOR EM MORANGOS. Boletim do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos (Impresso), v. 26, p. 187-196, 2008.

43.
FREITAS-SILVA, O.2008FREITAS-SILVA, O.; Venâncio, A. . Supressão de Aspergillus produtores de aflatoxinas e ácido ciclopiazonico por ozônio.. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, v. 28, p. 128-200, 2008.

44.
Teixeira, A.S.2008Teixeira, A.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; Godoy, R. O. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; Martins, A. . Análise e quantificação de aflatoxinas por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) em amostras de castanha-do-brasil. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, v. 28, p. 22-24, 2008.

45.
Teixeira, A.S.2008Teixeira, A.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; Godoy, R. O. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; Martins, A. . Métodos de extração e quantificação de aflatoxinas por cromatografia em camada delgada (CCD) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) em amostras de castanha-do-brasil.. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, v. 28, p. 144-146, 2008.

46.
LIMA, K.S.2008LIMA, K.S. ; COELHO, M. J. ; LIMA, A. L. dos S. ; FREITAS-SILVA, O. ; Godoy, R. O. . Toxigenic fungus in cowpea bean grains submitted to different gamma irradiation doses. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, v. 28, p. 201-203, 2008.

47.
SOUZA, H. P.2008SOUZA, H. P. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; MATOS, A. ; CUNHA, F. Q. ; FREITAS-SILVA, O. . B-tubulina: avaliação da amplificabilidade do DNA genômico obtidos por dois protocolos in-house da sequência conservada da via de biosíntese de fungos filamentosos produtores de aflatoxinas. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, v. 28, p. 210-212, 2008.

48.
Freitas, Suely Pereira2007Freitas, Suely Pereira ; Freitas-Silva, Otniel ; Miranda, Iara Conceição de ; Coelho, Maria Alice Zarur . Extração e fracionamento simultâneo do óleo da castanha-do-Brasil com etanol. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso), v. 27, p. 14-17, 2007.

49.
VAZ, Simone Gomes2007VAZ, Simone Gomes ; REGIS, Suelen Alvarenga ; ROCHA, G. O. ; CENCI, S. A. ; FREITAS-SILVA, O. . Influência de embalagens na modificação da atmosfera gasosa em alface americana cv Lucy Brown minimamente processada. Alimentacion Ciencia e Ingeniería, v. 16, p. 240-241, 2007.

50.
VAZ, S. G.2007VAZ, S. G. ; REGIS, S. A. ; ROCHA,G.O. ; CENCI, S. A. ; FREITAS-SILVA, O. . Influência de embalagens na modificação da atmosfera gasosa em alface americana cv Lucy Brown minimamente processada. Alimentacion Ciencia e Ingeniería, v. 16, p. 240-241, 2007.

51.
PERON, F. N.2007PERON, F. N. ; MATOS, A. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; BARROS, Natalia Eudes Fagundes de ; FREITAS-SILVA, O. . Uso de ferramentas moleculares para garantia da qualidade de alimentos produzidos à base de mamão. Alimentacion Ciencia e Ingeniería, v. 16, p. 25-26, 2007.

52.
FREITAS-SILVA, O.;SILVA, O.F.;FREITAS, O.;Freitas-Silva, Otniel;Silva, Otniel Freitas;Freita-Silva, O.;F. SILVA, OTNIEL2007FREITAS-SILVA, O.; CUNHA, F. Q. ; GODOY, R. L. ; REGIS, S. A. ; VAZ, S. G. ; LIMA, K. S. C. ; LIMA, A. L. S. . Radiação Gama no Controle de Fungos Potencialmente Produtores de Micotoxinas em Caupi. Alimentacion Ciencia e Ingeniería, v. 16, p. 259-260, 2007.

53.
FREITAS-SILVA, O.;SILVA, O.F.;FREITAS, O.;Freitas-Silva, Otniel;Silva, Otniel Freitas;Freita-Silva, O.;F. SILVA, OTNIEL2007FREITAS-SILVA, O.; CUNHA, F. Q. ; GODOY, R. L. O. ; Alvarenga, S.R. ; Vaz, S.G. ; LIMA, K.S.C. ; LIMA, A.L.S. . Radiação gama no Controle de Fungos potncialmente produtores de Micotoxinas em Caupi. Alimentacion Ciencia e Ingeniería, v. 16, p. 259-260, 2007.

54.
VIEIRA, Daniela Gouveia2006 VIEIRA, Daniela Gouveia ; SILVA, Roberta Manhães da ; Silva, Otniel Freitas ; FONSECA, Marcos José de Oliveira ; SOARES, Antônio Gomes ; COSTA, Roberto Alexandre . Crescimento in vitro de fungos (Colletotrichum gloeosporioides e Cladosporium cladosporioides) isolados de frutos do mamoeiro, sob atmosfera controlada e refrigeração. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso), Jaboticabal, v. 28, n.3, p. 387-390, 2006.

55.
VIEIRA, Daniela Gouveia2006VIEIRA, Daniela Gouveia ; MAMED, A. M. G. N. ; FREITAS-SILVA, O. ; CENCI, Sérgio Agostinho ; FONSECA, Marcos José de Oliveira . Uso de Filmes Comestíveis na Qualidade de Morango Minimamente Processado e no Controle in vivo e in vitro De Botrytis cinerea e Colletotrichum gloeosporioides. Proceedings of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, v. 50, p. 68-70, 2006.

56.
FREITAS-SILVA, O.2005FREITAS-SILVA, O.; NERY-SILVA, F. A. . Uso De Quitosana No Controle Pós Colheita De Colletotrichum gloeosporioides em Mamão. Proceedings of the Interamerican Society for Tropical Horticulture, v. 49, p. 133-136, 2005.

57.
ROSSETTO, Claudia Antonia Vieira2005ROSSETTO, Claudia Antonia Vieira ; FREITAS-SILVA, O. ; Araújo, A. E.S. . Rossetto, Claudia Antonia Vieira ; SILVA, Otniel Freitas ; Araújo, Antonio Edílson da Silva . Influência da calagem, da época de colheita e da secagem na incidência de fungos e aflatoxinas em grãos de amendoim armazenados. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 35, p. 309-315, 2005.

58.
BRABET, C.2005BRABET, C. ; Salay, E. ; Freitas-Silva, Otniel ; Alves, A.F. ; Machinski Jr., M. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; ZAKHIA, Nadine . Gestão integrada de micotoxinas na cadeia produtiva do milho destinado a alimentação de frangos de corte no Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 22, p. 439-451, 2005.

59.
BRABET, C.2005BRABET, C. ; Salay, E. ; Freitas-Silva, Otniel ; Alves, A.F. ; Machinski Jr., M. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; ZAKHIA, Nadine . Maîtrise des mycotoxines dans la filière maïs au Brésil. Cahiers Agricultures, v. 14, p. 164-168, 2005.

60.
FRAGA, Marcelo Elias2003FRAGA, Marcelo Elias ; FREITAS-SILVA, O. ; CORREA, T. B. S. ; COSTA, Roberto Alexandre ; FARIAS, Antonio Xavier de . Fungos Potencialmente Ocratoxígenos em Café. Série Documentos Embrapa, Brasília, n.53, 2003.

61.
ROSSETTO, Claudia Antonia Vieira2003ROSSETTO, Claudia Antonia Vieira ; LIMA, Tatiana de Moraes ; Viegas, Élson de Carvalho ; Silva, Otniel Freitas ; BITTENCOURT, Anna Maria . Effect of lime application, harvest and drying on the sanitary quality of dry-season peanut. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa), Brasilia, v. 38, n.5, p. 567-573, 2003.

62.
FREITAS-SILVA, O.;SILVA, O.F.;FREITAS, O.;Freitas-Silva, Otniel;Silva, Otniel Freitas;Freita-Silva, O.;F. SILVA, OTNIEL2001FREITAS-SILVA, O.; TORRES, A. M. ; SOUZA, Maria de Lourdes M. ; CORRÊA, T.B.S . Ocorrência e produção de mictoxinas por isolados de Alternaria Alternata em Tomate.. Comunicado Tecnico - Centro Nacional de Pesquisa de Tecnologia Agroindustrial de Alimentos, v. 1, p. 1-3, 2001.

63.
COUTINHO, Wirton Macedo2000COUTINHO, Wirton Macedo ; PEREIRA, Liliana A A ; MACHADO, José da Cruz ; FREITAS-SILVA, O. ; PENA, Rosangela Conceição M ; MAGALHÃES, Flávio Henrique L . Efeitos de hipoclorito de sódio na germinação de conídios de alguns fungos transmitidos por sementes. Fitopatologia Brasileira, Fortaleza, v. 25, n.3, p. 552-555, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
BARBOZA, H.T.G. ; MAMEDE, A. M. G. N. ; SOARES, Antônio Gomes ; FREITAS-SILVA, O. ; BEZERRA, V. S. ; ARAUJO, J. R. G. ; NEVES JUNIOR, A. C. V. . Pineapple Fruit: Technical Aspects of Cultivation, Postharvest and Nutrition. In: Cristina Stewart Bogsan; Svetoslav Dimitrov Todorov. (Org.). Tropical Fruits: From Cultivation to Consumption and Health Benefits, Pineapple. 1ed.New York: Nova Science Publishers, Inc., 2017, v. , p. 191-226.

2.
BEZERRA, V. S. ; MAMEDE, A. M. G. N. ; SOARES, Antônio Gomes ; BARBOZA, H.T.G. ; Freitas-Silva, Otniel . Tradidional and Technology Aspects of Super Palm Berries from Amazonia. In: Svetoslav Dimitrov Todorov /Fábio Alessandro Pieri. (Org.). Tropical Fruits - From Cultivation to Consumption and Health Benefits, Fruits from the Amazon. 1ed.New York: Nova Science Publisher, 2017, v. 5, p. 95-119.

3.
Rosa, J.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; GODOY, R.L.O. ; REZENDE, C M . Roasting Effects on Nutritional and Antinutritional Compounds in Coffee. In: Jaiswal Amit K.. (Org.). Food Processing Technologies Impact on Products Attributes. 1ed.Boca Raton: Taylor & Francis Group, CRC Press, 2016, v. , p. 47-76.

4.
FREITAS-SILVA, O.; SOUZA, A. M. . Ozone in Food Processing: Impact on Food Products Attributes. In: Jaiswal Amit K.. (Org.). Food Processing Technologies Impact on Product Attributes. 1ed.Boca Raton: Taylor & Francis, CRC Press, 2016, v. , p. 519-552.

5.
Freitas-Silva, Otniel; Borguini, R.G. ; Venâncio, A. . Aflatoxins Hazards and Regulations Impacts on Brazil Nuts Trade. In: Faulkner, A.G.. (Org.). Aflatoxins: Food Sources, Occurrence and Toxicological Effects. 1ed.New York: Nova Science Publishers,Inc, 2014, v. , p. 107-123.

6.
Oliveira, Edna Maria Morais ; Farah, A. ; FREITAS-SILVA, O. ; SOUZA, A. M. ; FERREIRA, T. ; SANTIAGO, M. . Overview of Currently Applied Techniques for Detection of Adulterants in Coffee and Potential Use of DNA-Based Methods as Promising New Analytical Tools. Overview of Currently Applied Techniques for Detection of Adulterants in Coffee and Potential Use of DNA-Based Methods as Promising New Analytical Tools. 1ed.London: Academic Press, 2014, v. 1, p. 1-11.

7.
BARBOZA, H.T.G. ; COSTA, J. B. N. ; SOARES, Antônio Gomes ; SARQUIS, M. I. M. ; Freitas-Silva, Otniel ; LIRA, A. F. ; ALCANTARA, I. . Controle de patógenos pós-colheita de mamão (Carica papaya L.) pela utilização das fosforilidrazonas: um estudo de caso. In: Wilmar Corio da Luz. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. 1ed.Passo Fundo: Gráfica e Editora Padre Berthier dos Missionários da Sagrada Família, 2013, v. 21, p. 344-386.

8.
Freitas-Silva, Otniel; SOUZA, A. M. ; Oliveira, Edna Maria Morais . POTENCIAL DA OZONIZAÇÃO NO CONTROLE DE FITOPATÓGENOS EM PÓS-COLHEITA. In: Wilmar Corio da Luz. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. 1ed.Passo Fundo: Gráfica e Editora Padre Berthier dos Missionários da Sagrada Família, 2013, v. 21, p. 096-130.

9.
FREITAS-SILVA, O.; Venâncio, A. . Fungos e Micotoxinas em Castanha-do-Brasil. In: WILMAR CORIO DA LUZ. (Org.). Revisão Anual de Patologia de Plantas. Passo Fundo, RS: Gráfica e Editora Padre Berthier dos Missionários da Sagrada Família, 2010, v. 18, p. 145-178.

10.
VIEIRA, Daniela Gouveia ; SILVA, Roberta Manhães da ; SOARES, Antônio Gomes ; FONSECA, M. J. O. ; SILVA, O.F. ; CUNHA, F. Q. ; COSTA, Roberto Alexandre ; BARBOZA, H.T.G. . Desenvolvimento de Cladosporium cladosporioides, isolado de mamão, sob atmosfera controlada.. In: David dos Santos Martins. (Org.). Papaya Brasil: Mercado e Inovações Tecnológicas para o Mamão.. Vitória: DCM-Incaper, 2005, v. , p. 413-415.

11.
CORREA, T. B. S. ; FREITAS-SILVA, O. . Sistema APPCC e a prevenção da Ocratoxina A em café. In: Newton de Lucena Costa, Waldo Espinoza, Flávio de França Souza. (Org.). Seminário Internacional do Agronegócio do Café na Amazônia. 1ed.Porto Velho: EMBRAPA, 2003, v. 78, p. 76-80.

12.
FREITAS-SILVA, O.; CORREA, T. B. S. . Melhoramento da qualidade do café pela prevenção ao desenvolvimento de fungos. In: Newton de Lucena Costa, Waldo Espinoza, Flávio de França Souza. (Org.). Seminário Internacional do Agronegócio do Café na Amazônia. 1ed.Porto Velho: Embrapa, 2003, v. 78, p. 81-85.

13.
CORREA, T. B. S. ; FREITAS-SILVA, O. . APPCC na melhoria da qualidade do café.. In: Laércio Zambolim. (Org.). O estado da arte de tecnologias na produção de café.. Viçosa: Editora UFV, 2002, v. , p. 559-567.

14.
FREITAS-SILVA, O.; CENCI, Sérgio Agostinho ; FONSECA, Marcos José de Oliveira . Procedimentos Pós-colheita. In: Marilia Ieda da Silveira Folegatti; Fernando César Akira Urbano Matsuura. (Org.). Mamão. Pós-colheita. 1ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2002, v. 1, p. 24-38.

15.
BOTREL, Neide ; FREITAS-SILVA, O. ; BITTENCOURT, Anna Maria . Procedimentos Pós-colheita. In: Fernando César Akira Urbano Matsuura; Marilia Ieda da Silveira Folgatti. (Org.). Banana. Pós-colheita. 1ed.Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2001, v. 1, p. 32-39.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COELHO, C.C.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CAMPOS, R.S. . Ozonização, tecnologia controla fitopatógenos em hortifrútis.. Campo & Negócios, p. 32 - 33, 18 jun. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Braz, M.R.S. ; BARROS, C. S. ; ROSSETTO, Claudia Antonia Vieira ; SILVA, O.F. . RENDIMENTO DE ÓLEO DOS AQUÊNIOS DE GIRASSOL PRODUZIDOS NO SUL FLUMINENSE. In: 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 2008, LAVRAS. Anais do 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 2008, LAVRAS.. Lavras, 2008. v. 5. p. 1-9.

2.
MODESTA, R. C. D. ; FREITAS-SILVA, O. ; CUNHA, F. Q. ; ALVES, P. L. S. ; REGIS, S. A. ; LOPES, A. . Qualidade Sensorial de Alfaces Crespa Durante Armazenamento à Temperatura de 2°C.. In: IX Encontro Regional Sul de Ciênciae Tecnologia de Alimentos - IX ERSCTA, 2007, Curitiba. IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2007.

3.
MODESTA, R. C. D. ; FREITAS-SILVA, O. ; CUNHA, F. Q. ; ALVES, P. L. S. ; REGIS, S. A. ; LOPES, A. . Qualidade Sensorial de Alfaces Lisa Durante Armazenamento à Temperatura de 2°C.. In: IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - IX ERSCTA, 2007, Curitiba. IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - IX ERSCTA, 2007.

4.
BARROS, N. E. F. ; SILVA, L. G. ; PASCHOALIN, V. M. F. ; SILVA, J. T. ; FREITAS-SILVA, O. ; OLIVEIRA, E. M. M. . Detection of Roundup Ready Soybean in Organically Produced Foods by Construct-Specific PCR. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

5.
ANTONIASSI, Rosemar ; ROBBS, Charles Frederick ; FREITAS-SILVA, O. ; FARIAS, Antonio Xavier de . Problemas decorrentes do processamento de castanha-do-brasil. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 1998. p. 15-17.

6.
FREITAS-SILVA, O.. Biosiynthesis of sterigmatocystin by Aspergillus spp. isolated from brazilian post-harvest maize.. In: The International endotoxin society, 4. Nagoia-Japan,, 1996, Nagoia. The International endotoxin society, 4. Nagoia-Japan,, 1996. v. 4.

7.
FREITAS-SILVA, O.. Avaliacao de Populacoes de Brassica Campestris Para Resistencia A Al- Ternaria Brassicae e A. Brassicicola Em Condicoes de Casa-De-Vegatacao. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 1994. ITAJAI-SC. p. 0-0.

8.
FREITAS-SILVA, O.. Concentracao de Inoculo e Epoca de Avaliacao da Resistencia de Couve Chinesa A Alternaria Brassicae e A. Brassicicola. In: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 1994. ITAJAI-SC. p. 0-0.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAMEDE, Alexandra Mara Goulart Nunes ; PEREIRA, M. S. G. ; SANTOS, T. F. ; OLIVEIRA, T. C. ; LIMA, I.S. ; MORAIS, A. C. F. ; SOUZA, A. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; Oliveira, Edna Maria Morais . Efeito dos níveis de torra na cor e no rendimento da extração de DNA de cafés. In: IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2015, Curitiba. IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil - Consórcio Pesquisa Café Oportunidades e Novos Desafios, 2015.

2.
CASTRO, I. M. ; Freitas-Silva, Otniel ; Teixeira, A.S. ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; PINHEIRO, E. F. ; ROCHA, J. F. ; ALVES, E. A. . AVALIAÇÃO DE OCRATOXINA A EM CAFÉ CANÉFORA PRODUZIDO EM RONDÔNIA E ESPÍRITO SANTO. In: IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, 2015, Curitiba. IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil - Consórcio Pesquisa Café Oportunidades e Novos Desafios, 2015.

3.
CAMPOS, R.S. ; Nogueira, R.I. ; FREITAS-SILVA, O. ; SANTOS, L. F. C. ; COELHO, C.C.S. . Qualidade pós-colheita de morangos (Fragaria x ananassa Duch.) cv. ?Camino Real? após tratamento pré-colheita com extratos de cascas de romã (Punica granatum L.). In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá-MT. XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014.

4.
COELHO, C.C.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CAMPOS, R.S. ; CARLOS, A. L. M. ; CABRAL, L. M. C. . Ozônio aquoso: uma alternativa para o controle de fitopatógenos em pós-colheita de morangos (Fragaria x ananassa duch.) cv. ?camino real?. In: XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014, Cuiabá-MT. XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2014.

5.
COELHO, C.C.S. ; FONSECA, Marcos José de Oliveira ; CAMPOS, R.S. ; SOARES, Antônio Gomes ; Freitas-Silva, Otniel ; BARBOZA, H.T.G. . Redução de antracnose em goiaba 'Pedro Sato' pela aplicação pós-colheita de filmes à base de amido de mandioca e óleo de cravo da Índia. In: IV Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores, 2013, Ribeirão Preto. IV Simpósio Brasileiro de Pós-colheita de Frutas, Hortaliças e Flores. Ribeirão Preto: aptor software, 2013. p. 1-4.

6.
RESENDE, J. M. ; Queiroz, M. R. ; SOARES, Antônio Gomes ; Freitas-Silva, Otniel ; Saggin Júnior, O. J. . MICROBIOLOGICAL QUALITY OF WATER OF GREEN COCONUT "ANAO VERDE" VARIETY WITH DIFFERENT COATINGS. In: VI International Symposium ?Towards a Sustainable Food Chain? Food Process, Bioprocessing and Food Quality Management, 2011, Nantes. Proceedings of the 6th CIGR Section VI International Symposium ?Towards a Sustainable Food Chain? Food Process, Bioprocessing and Food Quality Management Nantes, France - April 18-20, 2011., 2011. p. 1-4.

7.
Freitas-Silva, Otniel; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; Venâncio, A. . Screening of fungal metabolites in Brazil nuts using LC-MS/MS. In: Semana da Escola de Engenharia 2010 / Universidade do Minho, 2010, Guimarães, Portugal. Engenharia Qualidade de Vida. Guimarães, Portugal, 2010.

8.
FREITAS, S. C. ; SILVA, T.S. ; SANTOS, J. O. ; SIMAS, E. ; SILVA, O.F. . O SELÊNIO NA CASTANHA-DO-BRASIL (Bertholletia excelsa H.B.K.). In: XVI Encontro Nacional e II Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVI Encontro Nacional e II Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos, 2009., 2009.

9.
SOUZA, H. P. ; MATOS, A. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; SANTOS, K. D. ; CUNHA, F. Q. . Métodos de Extração de DNA Genômico de Fungos Filamentosos Produtores de Aflatoxinas. In: XV ENAAL e Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2007, Fortaleza. XV ENAAL Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos, 2007.

10.
FREITAS-SILVA, O.. Radiação gama no controle in vitro e in vivo de Colletotrichum gloeosporioides Penz. e Botryodiplodia theobromae em frutos de manga cv. Tommy atkins.. In: Radiação gama no controle in vitro e in vivo de Colletotrichum gloeosporioides Penz. e Botryodiplodia theobromae em frutos de manga cv. Tommy atkins. Congresso Brasileiro de Fruticultura, 17, N. 782 , 2002. 5p., 2002, Belém. Congresso Brasileiro de Fruticultura, 17. Belém: MP design grafico, 2002. v. 17. p. 5p.

11.
FREITAS-SILVA, O.; NERY-SILVA, F. A. ; MACHADO, José da Cruz ; BOTREL, Neide . INDUCCIÓN DE LA DEFESA E CONTROL DE ANTRACNOSIS EN PAPAYO MEDIANTE LA APLICACIÓN DE CHITOSAN.. In: VIII Congreso Nacional de Horticultura, 2001, Montevideo. Rev. Protección Vegetal, 2001. v. 17.

12.
FREITAS-SILVA, O.; SOARES, Antônio Gomes ; ROZA, J. H. I. ; SILVA, A. F. . CUANTIFICACIÓN DE LAS PÉRDIDAS BIÓTICAS EN EL PAPAYO (CARICA PAPAYA L.) COMERCIALIZADO EN EL ESTADO DE RÍO DE JANEIRO-BRAZIL.. In: VIII Congreso Nacional de Horticultura, 2001, Montevideo. Rev. Protección vegetal, 2001. v. 17. p. 225-225.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, I. A. ; LINDENBLATT, C. T. ; MASSON, L. M. P. ; GOMES, F.S. ; Freitas-Silva, Otniel ; SILVA, J. P. L. . UTILIZAÇÃO ÓLEO ESSENCIAL ORÉGANO COMO ANTIMICROBIANO E ANTIOXIDANTE NATURAL EM MAIONESE BAIXA ACIDEZ. In: II Simpósio de Alimentos e Nutrição (II SIAN 2015), 2015, Rio de Janeiro. II Simpósio de Alimentos e Nutrição (II SIAN 2015), 2015.

2.
Rosa, J.S. ; GODOY, R. L. O. ; CASTRO, I. M. ; Freitas-Silva, Otniel ; REZENDE, C M . Screening for emerging metabolites by ESI-QTOF in arabica coffee under different roasting levels. In: Third International Congress on Cocoa Coffee and Tea (III CoCoTea 2015), 2015, Aveiro, Portugal. Third International Congress on Cocoa Coffee and Tea (III CoCoTea 2015), 2015.

3.
PORTO, A. C. V. ; Freitas-Silva, Otniel ; PENHA, E. M. ; MATTOS, L. S. ; Pacheco, S. ; GODOY, R.L.O. ; GOTTSCHALK, L. M. F. . The use of asparaginase enzyme in reducing free asparagine formation in coffee beans. In: Third International Congress on Cocoa Coffee and Tea (III CoCoTea 2015), 2015, Aveiro, Portugal. Third International Congress on Cocoa Coffee and Tea (III CoCoTea 2015), 2015.

4.
TROMBETE, F. M. ; PORTO, Y. D. ; FREITAS-SILVA, O. ; PEREIRA, R. V. ; DIREITO, G. M. ; SALDANHA, T. ; FRAGA, Marcelo Elias . Reduction of aflatoxins and deoxynivalenol on wheat grains (Triticum aestivum) by gaseous ozone. In: II Simpósio Nacional ?Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Qualidade Nutricional & Processamento Alimentar? (SPASS 2015), 2015, Lisboa, Portugal. II Simpósio Nacional ?Promoção de uma Alimentação Saudável e Segura - Qualidade Nutricional & Processamento Alimentar? (SPASS 2015), 2015. p. 46-46.

5.
BEZERRA, V. S. ; Freitas-Silva, Otniel ; OLIVEIRA, A. H. ; CABRAL, L. M. C. ; DAMASCENO, L. . Colorimetric Change of Assai (Euterpe oleracea Mart.) after Preservation and Thermal Processing of the Fruit. In: World Congress of Food Science & Technology, 17th, (IUFoST 2014), 2014, Montreal, Canadá. Book of Abstract of 17th World Congress of Food Science & Technology. Montreal: CIFST, 2014. p. 591-592.

6.
COELHO, C.C.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CABRAL, L. M. C. . Eficácia do ozônio aquoso no controle de fitopatógenos em pós-colheita de Morangos cv. ?Camino Real?. In: IX Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014, Seropédica ? RJ. Anais do IX Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014.

7.
FREITAS-SILVA, O.; CASTRO, I. M. ; SILVA, F. A. ; FREIRE Jr, M. ; SANTOS, C. E. . Potential of electron beam to control aflatoxigenic fungi in peanuts. In: International Nonthermal Food Processing Workshop, 2013, Florianópolis. International Nonthermal Food Processing Workshop, Research and Innovation Towards Competitiveness. Florianópolis: FIESC, 2013.

8.
SANTOS, M. C. ; LIMA, K. S. C. ; FREITAS-SILVA, O. ; GODOY, R.L.O. ; Pacheco, S. ; OLIVEIRA, S. E. M. ; LIMA, A. L. S. . Employment of gamma irradiation as a patulin decontamination method. In: International Nonthermal Food Processing Workshop, 2013, Florianópolis. International Nonthermal Food Processing Workshop, Research and Innovation Towards Competitiveness. Florianópolis: FIESP, 2013. p. 86-86.

9.
SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; TORREZAN, R. ; Teixeira, A.S. ; CASTRO, I. M. ; LEAL JUNIOR, W. F. ; Freitas-Silva, Otniel . Evaluation of aflatoxins degradation submitted to high hydrostatic pressure. In: International Nonthermal Food Processing Workshop, 2013, Florianópolis. International Nonthermal Food Processing Workshop, Research and Innovation Towards Competitiveness. Florianópolis: FIESC, 2013. p. 87-87.

10.
SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; Freitas-Silva, Otniel ; Teixeira, A.S. ; TORREZAN, R. ; SOUZA, B. M. ; DEZOTTI, M. . Aflatoxins degradation by aqueous ozone in different matrices. In: International Nonthermal Food Processing Workshop, 2013, Florianópolis. International Nonthermal Food Processing Workshop, Research and Innovation Towards Competitiveness. Florianópolis: FIESC, 2013. p. 76-76.

11.
SANTOS, M. C. ; LIMA, K. S. C. ; LIMA, A. L. S. ; Freitas-Silva, Otniel ; OLIVEIRA, S. E. M. . COMPARISON BETWEEN THE COMPOSITION OF NUTMEG ESSENTIAL OILS FROM BRAZIL AND THAILAND. In: Latin American Symposium of Food Science (SLACA), 2013, Campinas. 10° Latin American Symposium of Food Science Food Science Impact on Nutrition and Health. Campinas, 2013.

12.
DIAS, J. S. A. ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; ALVARES, V. S. ; FREITAS-SILVA, O. . FUNGOS PRODUTORES DE METABÓLICOS TÓXICOS EM CASTANHA-DO-BRASIL NO ESTADO DO AMAPÁ. In: Congresso Brasileiro de Micologia, VII, 2013, Belém. Anais do VII Congresso Brasileiro de Micologia, 2013.

13.
COELHO, C.C.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; CABRAL, L. M. C. . Avaliação do efeito da ozonização aquosa e gasosa em pós-colheita de frutas. In: VIII Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013, Seropédica-RJ. Anais do VIII Fórum da Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013.

14.
MARTINELI, M. ; REZENDE, C M ; FONSECA, Marcos José de Oliveira ; SOARES, Antônio Gomes ; FREITAS-SILVA, O. ; OLIVEIRA, A. H. ; MOTTA, L. C. C. ; SILVA, M. H. G. ; BRITO, G. F. C. ; BARBOSA, W. J. ; COSTA, D. S. . INCIDÊNCIA DE FUNGOS PÓS-COLHEITA EM CAQUI ?MIKADO? SUBMETIDO A DIFERENTES EMBALAGENS. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS-COLHEITA, 2012, Recife. CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS-COLHEITA, 1., 2012, Recife. [Resumos...]. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2012.

15.
Freitas-Silva, Otniel; Morales-Valle, H. ; Venâncio, A. . AQUEOUS OZONE CONTROLLING FUNGI IN BRAZIL NUTS. In: 4th International Congress on Bioprocesses in Food Industries (ICBF 2010) / X ERSCTA), 2010, Curitiba. Anais do 4th International Congress on Bioprocesses in Food Industries (ICBF 2010) / X ERSCTA). Curitiba: TecArt Editora Ltda, 2010.

16.
Morales-Valle, H. ; FREITAS-SILVA, O. ; Paterson, R. ; Venâncio, A. ; Lima, N. . POPULATION OF BOTRYTIS CINEREA IN VINES IN NORTH-WEST OF IBERIAN PENINSULA. SOME PHENOTYPE DIFFERENCES AND FACTORS AFFECTING ITS INCIDENCE. In: 4th International Congress on Bioprocesses in Food Industries (ICBF 2010) / X ERSCTA., 2010, Curitiba. Anais do 4th International Congress on Bioprocesses in Food Industries (ICBF 2010). Curitiba: TecArt Editora Ltda, 2010.

17.
ABRUNHOSA, L. ; Calado, T. ; Soares, C. ; RODRIGUES, P. ; FREITAS-SILVA, O. ; Venâncio, A. . Current situation on the occurrence of mycotoxins and toxigenic fungi in Portugal.. In: Mycotoxicological risks in Mediterranean countries: Economic impact, prevention, management and control, 2010, Cairo, Egito. International workshop on Mycotoxicological risks in Mediterranean countries: Economic impact, prevention, management and control. Cairo, Egito, 2010. p. 27-27.

18.
RODRIGUES, P. ; Soares, C. ; FREITAS-SILVA, O. ; Paterson, R. ; Santos C. ; Kozakiewicz, Z. ; Venâncio, A. ; Lima, N. . Micotoxinas: Contributos da Micoteca da Universidade do Minho (MUM) para a Segurança Alimentar. In: 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas-PE. Anias do 25º Congresso Brasileiro de Microbiologia, Porto de Galinhas/PE, Brazil, 8-12 Novembro, No. 1246-2, 2009, 2009.

19.
RESENDE, J. M. ; Queiroz, M. R. ; Freitas-Silva, Otniel ; Saggin Júnior, O. J. . Qualidade microbiológica da água de coco 'anão verde' com revestimento. In: XXV Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. Anais no CR ROM do evento. São Paulo : USP, 2009, Porto de Galinhas. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2009, Porto de Galinhas. São Paulo: USP, 2009.

20.
COSTA, C. R. ; SILVA, M. M. N. ; FREITAS, S. P. ; VENDRAMINI, A.L.A. ; FREITAS-SILVA, O. . Aproveitamento Integral da Castanha-do-Brasil. In: XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural ? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008, Rio de Janeiro. XXX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural ? Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008. v. 30. p. 19-19.

21.
BARROS, N. E. F. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; SILVA, J. T. ; PASCHOALIN, V. M. F. . Avaliação Qualitativa e Quantitativa de Soja Geneticamente Modificada em Produtos Industrializados.. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

22.
FREITAS, S. P. ; PALACIO, D. N. M. ; FREITAS-SILVA, O. ; TAVARES, F. W. . Avaliação da Qualidade da Castanha do Brasil Desidratada e Armazenada em Diferentes Atividades de Água. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

23.
FREITAS, S. P. ; MIRANDA, I. C. ; FREITAS-SILVA, O. ; COELHO, M. A. Z. . Extração e Fracionamento Simultâneo do Óleo de Castanha do Brasil. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006.

24.
MAMED, A. M. G. N. ; DELIZA, R. ; FREITAS-SILVA, O. ; CENCI, Sérgio Agostinho ; RESENDE, J. M. ; CAMPOS, Mariana Mendes ; SILVA, A. L. S. E. . Avaliação Sensorial de Morango Minimamente Processado Revestido com Filmes Comestíveis. In: 45° CBO / 15° CBFPO / 2° CBCTP, 2005, Fortaleza. 45° CBO / 15° CBFPO / 2° CBCTP. Brasília: Sociedade de Olericultura do Brasil, 2005. v. 23. p. 442-442.

25.
FREITAS, S. C. ; FREITAS, O. ; SIMAS, E. . Composição Centesimal e Mineral de Alfaces de Sistema Orgânico e Convencional Comercializadas no Estado do Rio de Janeiro. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004, Recife. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2004.

26.
CARTAXO, Cleisa Brasi da Cunha ; SOUZA, Joana Maria Leite de ; CORREA, T. B. S. ; COSTA, Patrícia Pimenta da ; FREITAS-SILVA, O. . Occurrence of aflatoxin and filamentous fungi contamination in brazil-nuts left inside the forest. In: SEMINÁRIO ANUAL ANIMAL / IV Congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003, Havana. Anais do congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003.

27.
CORREA, T. B. S. ; FREITAS-SILVA, O. ; FARIAS, Antonio Xavier de ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; COSTA, Patrícia Pimenta da ; ROCHA, Eliane Santos da ; GONÇALVES, Elizabeth Borges . Café en el cerrado brasileño: evalucion de hongos y ochratoxina. In: SEMINÁRIO ANUAL ANIMAL, 2003, Havan. Anais do congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003.

28.
CORREA, T. B. S. ; VARGAS, Eugênia Azevedo ; CEA, Jaqueline ; RENIK, Sílvia ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; FREITAS-SILVA, O. ; ZAKHIA, Nadine . Sistema e gerenciamento de la calidad para el control de micotoxinas en las cadenas de producción y procesamiento de cereales de los países de el cono sur. In: SEMINÁRIO ANUAL ANIMAL / IV Congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003, Havana. Anais do congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003.

29.
COSTA, Roberto Alexandre ; FARIAS, Antonio Xavier de ; CORREA, T. B. S. ; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; FREITAS-SILVA, O. . Verificação da adoção das boas práticas agrícolas em café mediante a aplicação de questionário sócio-econômico em propriedades produtoras de café. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 3, 2003, Porto Seguro. Anais do III SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília: Embrapa Café, 2003. p. 269-270.

30.
FREITAS-SILVA, O.; COSTA, Roberto Alexandre ; CORREA, T. B. S. ; FARIAS, Antonio Xavier de ; ROCHA, Eliane Santos da ; FRAGA, Marcelo Elias . Detecção de fungos em café do cerrado de via seca e via úmida pelos meios de cultura BDA e DG18. In: III SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2003, Porto Seguro. Anais do III SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília: Embrapa Café, 2003. p. 167-168.

31.
FREITAS-SILVA, O.; FARIAS, Antonio Xavier de ; COSTA, Roberto Alexandre ; CORREA, T. B. S. ; ROCHA, Eliane Santos da ; COSTA, Patrícia Pimenta da . Atividade de água e a microbiota fúngica em frutos de café do cerrado. In: III SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 2003, Porto Seguro. Anais do III SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Brasília: Embrapa Café, 2003. p. 157-157.

32.
FREITAS-SILVA, O.; FARIAS, Antonio Xavier de ; CORREA, T. B. S. ; COSTA, Patrícia Pimenta da ; ROCHA, Eliane Santos da ; FIGUEIREDO, Sebastião . Evalución de micotoxinas en introducciones de maní en el cerrado brasileño bajo diferentes condiciones de riego. In: SEMINÁRIO ANUAL ANIMAL / IV Congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003, Havana. Anais do congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003.

33.
FREITAS-SILVA, O.; ROCHA, Eliane Santos da ; COSTA, Roberto Alexandre ; CAMPOS, Mariana Mendes . Avaliação de maracujá conduzido sob o sistema orgânico quanto a incidência de fungos. In: XIII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro Nacional de Analistas de Alimentos, 2003. p. 175-175.

34.
FREITAS-SILVA, O.; SOUZA, Joana Maria Leite de ; CARTAXO, Cleisa Brasi da Cunha ; CORREA, T. B. S. ; FARIAS, Antonio Xavier de ; REIS, F . Hongos filamentosos asociados a la almendra de castaña-de-brasil en unidades de procesamiento en el estado de Acre. In: SEMINÁRIO ANUAL ANIMAL / IV Congresso Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003, Havana. Anais do congresso IV Latino-Americano de Micotoxicologia / Sociedade Latino Americano de Micotoxicologia, 2003.

35.
FREITAS-SILVA, O.. Micotoxinas e microbiota fúngica em milho pós-colheita comercializados no Brasil.. In: XXI Congresso brasileiro de milho e sorgo, 1996, Londrina. Congresso brasileiro de milho e sorgo, 21., 1996. p. 263-263.

36.
FREITAS-SILVA, O.. Micotoxinas e microbiota fúngica em milho pós-colheita comercializados no Brasil.. In: XXI Congresso brasileiro de milho e sorgo, 1996, Londrina. Congresso brasileiro de milho e sorgo, 21., 1996. p. 263-263.

37.
FREITAS-SILVA, O.. Deterioracao de Polpa Em Frutos de Melao Causada Por Enterobacter Cloacae. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 1995. ILHEUS-BA. p. 0-0.

38.
FREITAS-SILVA, O.. Ocorrencia de Fungos Filamentosos Produtores de Aflatoxinas Em Graos de Milho Destinado Ao Consumo Humano e Animal. In: FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, 1995. BRASILIA-DF. p. 0-0.

39.
FREITAS-SILVA, O.. Concentracao de Inoculo e Epoca de Avaliacao da Resistencia de Couve Chinesa A Alternaria Brassicae e A. Brassicicola. In: FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, 1994. BRASILIA-DF. p. 0-0.

40.
FREITAS-SILVA, O.. Avaliacao de Populacoes de Brassica Campestris Para Resistencia A Alternaria Brassicae e A. Brassicicola Em Condicoes de Casa-De-Vegeta-Cao. In: FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, 1994. BRASILIA-DF. p. 0-0.

41.
FREITAS-SILVA, O.. Controle Integrado de Podridao de Raizes de Gravioleira Causada Por Cylindrocladium Clavatum No Distrito Federal.. In: RESUMOS DO XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 1994. SALVADOR-BA. p. 0-0.

42.
FREITAS-SILVA, O.. Deterioracao de Polpa Em Frutos de Melao Causada Por Enterobacter Cloacae. In: FITOPATOLOGIA BRASILEIRA, 1994. BRASILIA-DF. p. 0-0.

43.
FREITAS-SILVA, O.. Crescimento e Nutricao Mineral de Mudas de Mangostao Micorrizadas Ou Nao Em Dois Tipos de Substrato. In: IV REUNIAO BRASILEIRA DE MICORRIZAS, 1991. MENDES-RJ. p. 0-0.

Artigos aceitos para publicação
1.
BAUER, D. ; Abreu, J. ; Jordão, N. ; Rosa, J.S. ; FREITAS-SILVA, O. ; TEODORO, A. J. . ffect of roasting levels and drying process of Coffea canephora on the quality of bioactive compounds and cytotoxicity. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Rosa, J.S. ; GODOY, R.L.O. ; CASTRO, I. M. ; Freitas-Silva, Otniel ; REZENDE, C M . Screening for emerging metabolites by ESI-QTOF in arabica coffee under different roasting levels. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PORTO, A. C. V. ; Freitas-Silva, Otniel ; PENHA, E. M. ; MATTOS, L. S. ; Pacheco, S. ; GODOY, R.L.O. ; GOTTSCHALK, L. M. F. . The use of asparaginase enzyme in reducing free asparagine formation in coffee beans. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LIMA, I.S. ; OLIVEIRA, E. M. M. ; CARNEIRO, B.T. ; Nogueira, R.I. ; FREITAS-SILVA, O. . APLICABILIDADE DA TÉCNICA PCR-RAPD PARA A DETERMINAÇÃO DO PERFIL GENOTIPICO DE VARIEDADES DE ROMÃ (PUNICA GRANATUM). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FREITAS-SILVA, O.; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de ; Venâncio, Armando . A MULTI-COMPOUND LC-MS/MS METHOD FOR THE SCREENING OF FUNGI SECONDARY METABOLITES IN BRAZIL NUTS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CENCI, Sérgio Agostinho ; FREITAS-SILVA, O. ; VAZ, S. G. ; Rocha, G. O. ; REGIS, S. A. ; CUNHA, F. Q. . Etapas do Processamento Mínimo do Morango. Rio de Janeiro 2007 (Comunicado Técnico).

2.
CHU, E.Y. ; Freitas-Silva, Otniel . Crescimento e nutrição mineral de mudas de mangostão (Garcinia mangostana L.) micorrizadas ou não, em substrato com ou sem matéria orgânica. Belém: EMBRAPA, 1992 (Boletim de Pesquisa n.136).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VARGAS, Eugênia Azevedo ; CASTRO, L. ; SANTOS, E.A. ; FREITAS-SILVA, O. . PROFICIENCY TEST FINAL REPORT Determination of ochratoxin A in green coffee by immunoaffinity column clean-up and LC/TLC. Ministry. 2006.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREITAS-SILVA, O.. Dia de campo na TV. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FREITAS-SILVA, O.. Ctaa e Voce: Uma Parceria Contra As Perdas Pos-Colheita.. 1995 (FILME, VIDEO OU AUDIOVISUAL DE DIVULGACAO CIENTIFICA REALIZADO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NASCIMENTO, M. R. F.; FREITAS-SILVA, O.; ASCHERI, J. L. R.. Participação em banca de Isabela Pereira Reis. OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FARINHA MISTA PRÉ-COZIDA DE ARROZ E CASCA DE UVA. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
FREITAS-SILVA, O.; SIQUEIRA JUNIOR, C. L.; MOREIRA, R. F. A.. Participação em banca de Filipe do Carmo Aleixo de Sousa. Avaliação da autenticidade e dos aspectos nutricionais e antinutricionais dos extratos comerciais de café verde. 2018. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
TEODORO, A. J.; CRUZ, A. G.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de Joel Pimentel de Abreu. Efeitos da adição de farinha de casca de uva orgânica (Vitis Labrusca) sobre as características físicas, químicas e sensoriais no desenvolvimento de biscoito tipo cookie com alegação funcional. 2018. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PORTO, T. E.; MOREIRA, R. F. A.; FREITAS-SILVA, O.; TEODORO, A. J.. Participação em banca de Deborah de Almeida Bauer Guimarães. INFLUÊNCIA DE EXTRATOS DE CAFÉ DE DIFERENTES NÍVEIS DE TORRA EM LINHAGEM CELULAR HUMANA DE ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA. 2018. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MEDICI, L. O.; CONEGLIAN, R. C. C.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de DIEGO DIAS RAFAEL. Influência da aplicação pós-colheita de giberelina e etileno no despencamento e parâmetros de qualidade de tomate italiano em cacho cultivado em sistema TOMATEC. 2018. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
FREITAS-SILVA, O.; REGIS, S. A.; TORREZAN, R.. Participação em banca de Cinthia de Carvalho Couto. Obtenção de material de referência para avaliação de cafés arábica e robusta em blends de café. 2017. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
Pacheco, S.; Freitas-Silva, Otniel; PORTE, A.. Participação em banca de Elaine Cristina de Oliveira Braga. Caracterização química e nutricional de frutos da família Myrtaceae: Eugenia punicifolia Kuth DC e Eugenia astringens Cambess. 2016. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

8.
Freita-Silva, O.; VALADAO, R. C.; FRAGA, Marcelo Elias. Participação em banca de Michele Rodrigues Francisco. Atividade enzimatica de Trichoderma spp. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
TORRES, A. G.; FREITAS-SILVA, O.; CONTE JR, C. A.. Participação em banca de YURI PEREIRA SOUZA. AFLATOXINAS EM CASTANHA-DO-BRASIL (Bertholletia excelsa H. B. K): ANÁLISE, OCORRÊNCIA NO MERCADO DE VAREJO NO RIO DE JANEIRO E DESCONTAMINAÇÃO DE SEU EXTRATO POR VIA BIOTECNOLÓGICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
BEZERRA, V. S.; MASSON, L. M. P.; SILVA, J. P. L.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de Izabela Alves Gomes. UTILIZAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO COMO ANTIMICROBIANO E ANTIOXIDANTE NATURAL EM MAIONESE DE BAIXA ACIDEZ. 2016. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

11.
CASTRO, I. M.; CONEGLIAN, R. C. C.; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Caroline Corrêa de Souza Coelho. OZONIZAÇÃO AQUOSA EM PÓS-COLHEITA DE MORANGOS MINIMAMENTE PROCESSADOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

12.
PENHA, E. M.; PORTE, A.; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Ana Carolina Vieira Porto. UTILIZAÇÃO DA ASPARAGINASE NA PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE ACRILAMIDA EM CAFÉ. 2015. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

13.
Freitas-Silva, Otniel; NASCIMENTO, M. R. F.; ASCHERI, J. L. R.. Participação em banca de Angleson Figueira Marinho. Caracterização físico-química de extrudaddos expandidos de multicereais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
MACRAE, A.; Freitas-Silva, Otniel; FRAGA, Marcelo Elias. Participação em banca de Tatiana Faria Maia. Aspergillus da secção NIGRI de interesse biotecnológico isolados de solo e serrapilheira. 2014. Dissertação (Mestrado em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

15.
Freitas-Silva, Otniel; SILVA, J. T.; Farah, A.. Participação em banca de Thiago Ferreira dos Santos. Detecção de Aduterantes em cafés comerciais brasileiros por PCR em tempo real. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
Freitas-Silva, Otniel; FRAGA, Marcelo Elias; ASSIS, A.R.. Participação em banca de Wilson José FGernandes Lemos Júnior. Determinação de Aflatoxinas B1, B2, G1 e G2 e Estudo de perfil de consumo em doce derivado de amendoim "paçoca" na alimentação adulta e infantil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

17.
Freitas-Silva, Otniel; OLIVEIRA, E. M. M.; Farah, A.. Participação em banca de Adriana Ferreira Martiliano de Miranda. Determinação dos teores de Flavonas e Flavanonas em cascas de frutas cítricas brasileiras para posterior isolamento e aplicação nas indústrias de alimentos e farmacêutica. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
FREITAS-SILVA, O.; GOMES, F.S.; FREIRE Jr, M.. Participação em banca de Renata de Paulo Rocha. Avaliação pós-colheita de mamão papaya cv. Golden tratado com Calda bordalesa e óleo essencial de cravo (Syzygium aromaticum). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

19.
FREITAS-SILVA, O.; FURTADO, A. A. L.; MATHIAS, S.P.; Godoy, R. O.. Participação em banca de Juliana Scofano Barrabin. Desenvolvimento de método de quantificação de aflatoxina em amendoim por UPLC-MS (ESI/QTOF) e cáçculo de parâmetros de validação. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, M. C.; CONEGLIAN, R. C. C.; SOARES, Antônio Gomes; LIMA, M. E. F.; OLIVEIRA, M. C. C.; FREITAS-SILVA, O.; COSTA, J. B. N.. Participação em banca de Henriqueta Talita Guimarães Barboza. Síntese, caracterização e estudo da atividade fungicida e antitumoral de novas dialquilfosfonilacilidrazonas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

2.
MARASCHIN, M.; BOUZON, Z. L.; FREITAS-SILVA, O.; PRA, M. A. A.. Participação em banca de Ana Paula Lorenzen Voytena. Caracterização do perfil químico e avaliação de segurança e eficácia in vitro do óleo de café (Coffea arabica L.) visando aplicação cosmética. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
FREITAS-SILVA, O.; MARASCHIN, M.. Participação em banca de Regina Celis Lopes Affonso. Avaliação do potencial regenerador celular de extratos de biomassa residual de café verde pós-prensagem, em células epiteliais. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Celular e do Desenvolvimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
FRAGA, Marcelo Elias; CRUZ, L. C. H.; CUSTODIO, F. B.; FREITAS-SILVA, O.; GAMALLO, O.. Participação em banca de Felipe Machado Trombete. Micotoxinas em grãos de trigo: Ocorrência, efeitos da ozonização e determinação de uma forma modificada do desoxinivalenol. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
LOPES, H. M.; Braz, M.R.S.; MOREIRA, L. B.; FREIRE, J. M.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de RENATA NÁPOLIS FONTE. USO DE EXTRATOS VEGETAIS E TERRA DIATOMÁCEA ASSOCIADOS AO CONDICIONAMENTO FISIOLÓGICO NO TRATAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE MILHO (Zea mays L.). 2016. Tese (Doutorado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
LIMA, K. S. C.; LIMA, A. L. S.; Freitas-Silva, Otniel; VITAL, H. C.; CABRAL, P. A. M.. Participação em banca de Sérgio Eduardo Martins Oliveira. Efeito da Irradiação gama em organoclorados, organofosforados e caracterização dos produtos radiolíticos por espectrometria de massas. 2014. Tese (Doutorado em Química) - Instituto Militar de Engenharia.

Qualificações de Doutorado
1.
MIRANDA, M. Z.; GERMANI, R.; FREITAS-SILVA, O.; FERREIRA, M. S. L.. Participação em banca de Catia Maria Pontes Bezerra. Estudo da qualidade da panificação de cultivares de trigo do cerrado brasileiro e importado por meio de abordagens proteômicas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
LUNA, A. S.; GOTTSCHALK, L. M. F.; FREITAS-SILVA, O.; ALBERTON, A. L.; FERRARA, M. A.. Participação em banca de Carla Levi Oliveira Corrêa. Uso de Asparaginase para Redução do Teor de Acrilamida no Café. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ASCHERI, J. L. R.; CORNEJO, F. E. P.; FREITAS-SILVA, O.; CARVALHO, C. W. P.; GERMANI, R.. Participação em banca de José Arturo Romero Rodriguez. Efeito da extrusão termoplástica na microestrutura de milho (ceroso, normal e amilose). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

4.
FERREIRA, M. S. L.; BRIGIDA, A. I. S.; FRAGA, Marcelo Elias; GOTTSCHALK, L. M. F.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de ERIKA FRAGA DE SOUZA.. Uso de subprodutos agroindustriais para a produção de biofilme de celulose bacteriana. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
SARTORI, A. V.; SOUZA, Maria de Lourdes Mendes de; GAMALLO, O.; Freitas-Silva, Otniel; CASTRO, I. M.; FRAGA, Marcelo Elias. Participação em banca de Alessandra da Silva Teixeira. Método multianalito para qualificação de micotoxinas em milho por UPLC-MS/MS. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

6.
FREIRE Jr, M.; CONEGLIAN, R. C. C.; MELEIRO, C. H. A.; Freitas-Silva, Otniel; SOARES, Antônio Gomes. Participação em banca de PATRÍCIA SOUZA DE OLIVEIRA. Efeitos do tratamento Irradiação por Feixe de Elétrons sobre as principais doenças fúngicas Pós-Colheita de mamão Papaya (Carica papaya L.) em comparação ao tratamento hidrotérmico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
FRAGA, Marcelo Elias; PAES, J. L.; DIREITO, G. M.; FREITAS-SILVA, O.; PORTE, A.. Participação em banca de Felipe Machado Trombete. Otimização da técnica de ozonização em grãos de trigo: potencial de degradação de micotoxinas e influência na qualidade química e tecnológica. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
Torquilho, H.S.; Borguini, R.G.; FREITAS-SILVA, O.; MATHIAS, S.P.; GODOY, R.L.O.. Participação em banca de Cláudio Roberto Ribeiro Bobeda. Análise de hidrocarbonetos poliaromáticos e ficotoxinas em pescado por cromatografia líquida de alta eficiência. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
CABRAL, L. M. C.; BIZZO, H. R.; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Thais Matsue Uekane. aromas em cafe. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
TEODORO, A. J.; MESQUITA, J. F.; ALVES, L. M.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de L?AURENT DOS SANTOS DE SOUZA. COMPOSTOS BIOATIVOS DO CAFÉ: ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E CITOTÓXICA EM LINHAGENS CELULARES DE CÂNCER. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Freitas-Silva, Otniel; NASCIMENTO, M. R. F.; ASCHERI, J. L. R.. Participação em banca de Isabela Pereira Reis. FARINHA PRÉ-GELATINIZADA DE ARROZ E BAGAÇO DE UVA OBTIDA POR EXTRUSÃO TERMOPLÁSTICA PARA ELABORAÇÃO DE BEBIDA INSTANTÂNE. 2016.

3.
Freitas-Silva, Otniel; MASSON, L. M. P.; MARIN, V. A.; SILVA, J. P. L.. Participação em banca de Izabela Alves Gomes. Utilização de óleo essencial de orégano como antimicrobiano e antioxidante natural em maionese de baixa acidez. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Freitas-Silva, Otniel; MAMEDE, Alexandra Mara Goulart Nunes; PORTE, A.. Participação em banca de Cinthia de Carvalho Couto. Obtenção de material de referência para quantificação de cafés arábica e robusta em blends de café. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CONEGLIAN, R. C. C.; MELEIRO, C. H. A.; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Caroline Corrêa de Souza Coelho. Avaliação do efeito da ozonização aquosa e gasosa em pós-colheita de morangos. 2014.

6.
DIREITO, G. M.; FRAGA, Marcelo Elias; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Yuri Duarte Porto. Ozonização de grãos de milho: Estudo da degradação das aflatoxinas e efeitos sobre Aspergillus spp.osa em pós-colheita de morangos. 2014.

7.
FRAGA, Marcelo Elias; DIREITO, G. M.; Freitas-Silva, Otniel. Participação em banca de Angleson Figueira Marinho. Ozonização de grãos de milho: Influência na qualidade química. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

8.
PORTE, A.; Freitas-Silva, Otniel; TEODORO, A. J.; Borguini, R.G.. Participação em banca de Elaine Cristina Braga. Caracterização química dos frutos de Eugenia punicifolia KUTH DC e Eugenia astringens CAMBESS. 2014.

9.
CONEGLIAN, R. C. C.; MELEIRO, C. H. A.; FREITAS-SILVA, O.. Participação em banca de Caroline Correa dos Santos Coelho. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA OZONIZAÇÃO AQUOSA E GASOSA EM MORANGOS. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Freitas-Silva, Otniel; Godoy, R. O.; FRAGA, Marcelo Elias; Figueiredo, A.A.. Participação em banca de Cássia Monteiro da Silva. Ocorrência de micotoxina em milho brasileiro. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmacia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Freita-Silva, O.; FINGOLO, C. E.; BARRETO, A. S.. Participação em banca de GLEYCE CAROLINA SANTOS CRUZ.ANÁLISE QUÍMICA E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL CITOTÓXICO E GENOTÓXICO DO ÓLEO ESSENCIAL OBTIDO DOS FRUTOS MADUROS DA ESPÉCIE SCHINUS TEREBENTHIFOLIUS Raddi. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário da Zona Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Freitas-Silva, Otniel; LIMA, K. S. C.; LIMA, A. L. S.. Emprego Combinado da Radiação Gama e Óleo Essencial da Noz Moscada no Controle de Fungos Micotoxigênicos e na Inativação da Patulina. 2013. Instituto Militar de Engenharia.. 2013. Instituto Militar de Engenharia.

2.
VITAL, H. C.; Freitas-Silva, Otniel; CABRAL, P. A. M.; LIMA, A. L. S.; LIMA, K. S. C.. Efeito da radiação gama em organoclorados, organofosforados e caracterização dos produtos radiolíticos por espectrometria de massas. 2013. Instituto Militar de Engenharia.

3.
RIEHL, C. A. S.; FREITAS-SILVA, O.; LIMA, K. S. C.; LIMA, A. L. S.. Análise de Pesticidas e seus produtos de degradação em solo caracteristico do sul de Minas Gerais empregando CG/EM e a metodologia de QuEChERS modificado. 2013. Instituto Militar de Engenharia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Third International Congress on Cocoa Coffee and Tea. Screening for emerging metabolites by ESI-QTOF in arabica coffee under different roasting levels. 2015. (Congresso).

2.
XXIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. 2014. (Congresso).

3.
II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. APLICABILIDADE DA TÉCNICA PCR-RAPD PARA A DETERMINAÇÃO DO PERFIL GENOTIPICO DE VARIEDADES DE ROMÃ (PUNICA GRANATUM). 2012. (Congresso).

4.
1st International CIGR Workshop on Food Safety: Advances and Trends. A MULTI-COMPOUND LC-MS/MS METHOD FOR THE SCREENING OF FUNGI SECONDARY METABOLITES IN BRAZIL NUTS. 2011. (Congresso).

5.
IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - IX ERSCTA.Qualidade Sensorial de Alfaces Lisa Durante Armazenamento à Temperatura de 2°C.. 2007. (Encontro).

6.
IX Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - IX ERSCTA.Qualidade Sensorial de Alfaces Crespa Durante Armazenamento à Temperatura de 2°C.. 2007. (Encontro).

7.
XII International IUPAC Symposium on Mycotoxins and Phycotoxins. 2007. (Simpósio).

8.
XV ENAAL e Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. Métodos de Extração de DNA Genômico de Fungos Filamentosos Produtores de Aflatoxinas. 2007. (Congresso).

9.
XV ENAAL e Congresso Latino Americano de Analistas de Alimentos. 2007. (Congresso).

10.
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Avaliação Qualitativa e Quantitativa de Soja Geneticamente Modificada em Produtos Industrializados.. 2006. (Congresso).

11.
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Extração e Fracionamento Simultâneo do Óleo de Castanha do Brasil. 2006. (Congresso).

12.
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Avaliação da Qualidade da Castanha do Brasil Desidratada e Armazenada em Diferentes Atividades de Água. 2006. (Congresso).

13.
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Detection of Roundup Ready Soybean in Organically Produced Foods by Construct-Specific PCR. 2006. (Congresso).

14.
45° CBO / 15° CBFPO / 2° CBCTP. 2005. (Congresso).

15.
45° CBO / 15° CBFPO / 2° CBCTP. Avaliação Sensorial de Morango Minimamente Processado Revestido com Filmes Comestíveis. 2005. (Congresso).

16.
VIII Congreso Nacional de Horticultura. CANTIFICACIÓN DE LAS PÉRDIDAS BIÓTICAS EN PAPAYO (CARICA PAPAYA L.) COMERCIALIZADO EN EL ESTADO DE RÍO DE JANEIRO-BRASIL.. 2001. (Congresso).

17.
VIII Congreso Nacional de Horticultura. INDUCCIÓN DE LA DEFESA E CONTROL DE ANTRACNOSIS EN PAPAYO MEDIANTE LA APLICACIÓN DE CHITOSAN.. 2001. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
BEATRIZ DE OLIVEIRA LOPES. Avaliação da segurança e qualidade de bebida de café gelado. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Flavia Garcia Castro. EFEITO AGUDO DA INGESTÃO DE CAFÉ SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E A REATIVIDADE MICROVASCULAR CUTÂNEA EM HIPERTENSOS. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Experimental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).

3.
L'aurent dos Santos de Souza. Compostos bioativos do café: atividade antioxidante e citotóxica em linhagens celulares de câncer. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).

4.
Gabriela Málaga Baia. AVALIAÇÃO DE DIFERENTES SANITIZANTES EM TOMATE. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Izabela Alves Gomes. Elaboração de bebida com probiótico à partir de suco de maça integral. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
CINTHIA DE CARVALHO COUTO. AVALIAÇÃO DE ADULTERANTES EM CAFÉ, PRODUÇÃO DE MATERIAL DE REFERÊNCIA E IMPLEMENTAÇÃO DE COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
CAROLINE CORRÊA DE SOUZA COELHO. Potencial do aquecimento ôhmico sobre as propriedades de revestimento comestível a base de amido. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).

4.
ERIKA FRAGA DE SOUZA. Avaliação do uso da água do processamento do coco maduro para produção da celulose bacteriana. Início: 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carolina Cavalcanti Duarte. Detecção de Off-flavors em cafés Coffea arabica e C. canephora e correlação com ocratoxina A. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Centro Universitário da Zona Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Filipe do Carmo Aleixo de Sousa. Avaliação da autenticidade e dos aspectos nutricionais e antinutricionais dos extratos comerciais de café verde. 2018. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Otniel Freitas Silva.

2.
Deborah de Almeida Bauer Guimarães. INFLUÊNCIA DE EXTRATOS DE CAFÉ DE DIFERENTES NÍVEIS DE TORRA EM LINHAGEM CELULAR HUMANA DE ADENOCARCINOMA DE PRÓSTATA. 2018. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Otniel Freitas Silva.

3.
Cinthia de Carvalho Couto. Obtenção de material de referência para avaliação de cafés arábica e robusta em blends de café. 2017. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Otniel Freitas Silva.

4.
Yuri Duarte Porto. Estudo da ozonização em canjiquinha de milho e seu efeito nos níveis de aflatoxinas, contagem de fungos e qualidade do alimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Otniel Freitas Silva.

5.
Izabela Alves Gomes. UTILIZAÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO COMO ANTIMICROBIANO E ANTIOXIDANTE NATURAL EM MAIONESE DE BAIXA ACIDEZ. 2016. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Otniel Freitas Silva.

6.
Kellen Souza Rodrigues. Ocorrência de fungos com potencial toxígeno em castanha-do-brasil no Estado de Roraima. 2016. Dissertação (Mestrado em Agroecologia) - Universidade Estadual de Roraima, . Coorientador: Otniel Freitas Silva.

7.
Ana Carolina Vieira Porto. UTILIZAÇÃO DA ASPARAGINASE NA PREVENÇÃO DA FORMAÇÃO DE ACRILAMIDA EM CAFÉ. 2015. Dissertação (Mestrado em ALIMENTOS E NUTRIÇÃO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Otniel Freitas Silva.

8.
Caroline Corrêa de Souza Coelho. OZONIZAÇÃO AQUOSA EM PÓS-COLHEITA DE MORANGOS MINIMAMENTE PROCESSADOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Otniel Freitas Silva.

9.
Paulo Carvalho Brabo. DEGRADAÇÃO DE PESTICIDAS EM SOLOS CULTIVADOS COM CAFÉ: O USO DA RADIAÇÃO GAMA, CG/EM/EM E A METODOLOGIA QuEChERS MODIFICADA. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto Militar de Engenharia, . Coorientador: Otniel Freitas Silva.

10.
Ivan Alcântara.. ASSOCIAÇÃO DE SEMENTES PRÉ-GERMINADAS DE ALFACE (Lactuca sativa L.) COM TRICHODERMA SPP. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . Coorientador: Otniel Freitas Silva.

Tese de doutorado
1.
Henriqueta Talita Guimarães Barboza. Síntese, caracterização e estudo da atividade fungicida e antitumoral de novas dialquilfosfonilacilidrazonas. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, . Coorientador: Otniel Freitas Silva.

2.
Jeane Santos da Rosa. Utilização de analises físico-químicas, técnicas cromatográficas e de espectrometria de massas na caracterização do perfil químico de grãos de café (Coffea arabica) submetidos a gradientes de torra. 2016. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos-Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, EMBRAPA. Coorientador: Otniel Freitas Silva.

3.
Valéria Saldanha Bezerra. PROCESSOS DE SANITIZAÇÃO DE FRUTOS DE AÇAÍ (Euterpe oleracea Mart.) E INFLUÊNCIA SOBRE A CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA, OS ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS E A QUALIDADE SENSORIAL DO AÇAÍ BATIDO. 2016. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, EMBRAPA. Coorientador: Otniel Freitas Silva.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Alexandra Mara Goulart Nunes Mamede. 2015. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA, Fundação de Apoio à Pesquisa. Otniel Freitas Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Simone Vaz Gomes. Análise de Risco de Patulina em Sucos de Maçã e Derivados. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos Aliment) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Otniel Freitas Silva.

2.
Erika Néri. Análise de Risco de Patulina em Sucos de Maçã e Derivados. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Gestão da Qualidade e Segurança dos Aliment) - Universidade Veiga de Almeida. Orientador: Otniel Freitas Silva.

3.
Catia Maria Oliveira. UTILIZAÇÃO SO SORO DE LEITE BOVINO COMO REVESTIMENTO PROTETOR EM MORANGOS. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Segurança Alimentar e Qualidade) - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS. Orientador: Otniel Freitas Silva.

4.
Cássia Monteiro da Silva. Ocorrência de micotoxinas em Milho Brasileiro. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmacia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Otniel Freitas Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ingrid Almeida do Amaral. Avaliação da contaminação por fungos e produção de micotoxinas em castanha-do-brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Otniel Freitas Silva.

2.
Jéssica dos Santos Lima. ATIVIDADE BIOLÓGICA DA ROMÃ CONTRA FUNGOS FITOPATOGÊNICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção de Fármacos) - Centro Universitário da Zona Oeste. Orientador: Otniel Freitas Silva.

Iniciação científica
1.
Priscila Aracy Pinheiro da Silva Brochado. Estudo e avaliação de óleos essenciais no controle de fungos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Otniel Freitas Silva.

2.
Raí Martins Melo. Fungos e Micotoxinas em tomate. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Otniel Freitas Silva.

3.
Miguel da Silva Gomes Pereira. Métodos moleculares para quantificação de Coffea arabica e C. canephora em blends de café torrado e moído. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Otniel Freitas Silva.

4.
Cleber Portella Monteiro. Fungos e metabólitos secundários em castanha do Brasil. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientador: Otniel Freitas Silva.

5.
Felipe Almeida da Silva. Detecção de compostos off-flavors em cafés arábica e robusta. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Castelo Branco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Otniel Freitas Silva.

6.
Thais Queiroz de Oliveira. fungos e micotoxinas em café. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Farmáca) - Universidade Estácio de Sá, Consórcio Brasileiro de P&D do Café - Embrapa Café. Orientador: Otniel Freitas Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 4:12:23