Carlos Eduardo Albuquerque Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7457799308255221
  • Última atualização do currículo em 04/01/2018


Carlos Eduardo Albuquerque Miranda é licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e, doutor em Educação, na Área de Concentração de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, pela Universidade Estadual de Campinas. É professor Doutor II do Departamento de Educação Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO desde 1997. Atualmente é chefe do Departamento de Educação, Conhecimento Linguagem e Arte, Coordenador da Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO e Coordenador da Rede KINO ? Rede Latino Americana de Cinema e Educação. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma articulada às áreas de educação e cultura visual e de educação visual (da memória e da percepção), com ênfase no campo de cinema e educação. Coordena os projetos de pesquisa ?Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas? e ?Máquinas de Ver?, ambos interessados na invenção de dispositivos de criação de imagens para oficinas de experimentação de cinema na escola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte.
Rua Bertrand Russel, 801. Bloco C, 2º Piso.
Cidade Universitária
13083970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6120
Telefone: (19) 35215636
Ramal: 85553
Fax: (19) 32891463
URL da Homepage: http://www.fe.unicamp.br/


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2000
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: A Educação da Face - o cinema e as expressões das paixões, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Prof Dr. Milton José de Almeida.
Palavras-chave: Educação; Fisiognomonia; Artes Visuais; Pintura; Fotografia; Cinema.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Cultura Visual / Especialidade: Educação e Artes da Memória.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Visual.
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Que Estamos Vendo? Um estudo sobre imagem e educação na era da reprodutibilidade técnica,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Profa Dra. Corinta Maria Grisolia Geraldi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Imagem; Audiovisual; Educação Visual.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Cultura Visual.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Visual.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1983 - 1986
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.




Formação Complementar


1991 - 1991
Políticas e Planej. Estratégico Aplicado à Educ.. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
A partir de 1995 Professor do Quadro Regulamentar da Carreira Docente em Regime de Dedicação 20h semanais.

Atividades

02/1995 - 02/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação.

11/1992 - 2/1998
Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral A
3/1991 - 2/1998
Ensino, Letras Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ditática Geral B
5/1987 - 2/1998
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Economia da Educação
Política Educacional Brasileira
Planejamento Educacional
1/1995 - 12/1996
Direção e administração, Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
3/1991 - 2/1996
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral B
9/1993 - 12/1994
Direção e administração, Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação, Departamento de Fundamentos Sócio Político Econômicos da Educação.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
2/1993 - 2/1994
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral B
1/1993 - 12/1993
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Área de Ciências Humanas.

Cargo ou função
Membro de conselho superior.
4/1989 - 3/1990
Direção e administração, Curso de Pedagogia Noturno, Curso de Pedagogia Noturno.

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
5/1987 - 2/1989
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Geral B
5/1987 - 2/1988
Ensino, Educação Artística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica Beral B

Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Newton Pimenta Neves, EEPSG, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 11
Outras informações
A carga horário especificada é a média de horas-aula por semana, calculada a partir de 557 dias de serviço conforme declaração anexa dividida por 252 dias letivos relativos ao período (lembrar que neste período a carga horária da rede pública estadual era de 180 dias.

Atividades

9/1984 - 2/1986
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Artística
Geografia


Linhas de pesquisa


1.
Sociedade, Cultura e Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Dispositivos de criação e a experiência do cinema na escola de educação básica do município de Campinas.
Descrição: O projeto se instala em uma parceria através de assessoria, planejamento, implantação e pesquisa do ?Programa Cinema & Educação: A experiência do cinema na escola de educação básica Municipal? criado pela a Secretaria de Educação do Município de Campinas para a aplicação da Lei 13.006, que obriga todas as escolas de educação básica a exibir duas horas de cinema nacional por mês como componente curricular complementar. Nessa perspectiva, propõe realizar a formação de cineclubistas a serem envolvidos nas ações educacionais, para que estes possam assumir o protagonismo necessário na relação com o cinema na escola, tendo como perspectiva a formação do espectador voltada à produção de outras imagens audiovisuais na comunidade escolar, imagens que tenham potência de promover outras miradas para a escola e para o cinema. Cinco tópicos norteiam as experimentações que se desdobram desse projeto de pesquisa e extensão: - O cinema como encontro de espaços e tempos, como prática social que excede às interações no contexto educacional; possibilita a (trans)formação da tessitura de saberes e conhecimentos que se atualizam nas relações de diferentes vozes e olhares; - O cinema como potência estética, criadora e agenciadora de acontecimentos que possibilitam a (re)organização da rede polifônica de discursos; - O cinema na escola inventa um mundo compartilhado que permite deslocamentos sensíveis entre diferentes, que afetam o espaço comum e as formas de ser e sentir de cada um. Mundo compartilhado este que é aberto ao que pertence a comunidade escolar? Todos aptos, emancipados a produzir imagem. - O cineclube na educação é um dispositivo de invenção partilhado pelos filmes e fragmentos de filmes, cuja função é desestabilizar e repartir as maneiras de ver, falar e fazer na escola. - Cada filme ou fragmento de filme é uma experiência que excede o mundo compartilhado que o cinema inventa na escola, pois cada filme ou fragmento de filme forma linhas de força com outros filmes e fragmentos de filmes compondo planos espaciais e temporais da materialidade do cinema. Neste sentido é possível esboçar filiações estéticas, éticas e políticas de filmes e fragmentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador / Wencesláo machado de Oliveira Junior - Integrante / Tatiana Amaral - Integrante / Renata Lanza - Integrante / José Carlos Sachetti Júnior - Integrante / Katharine rafaela Diniz Nunes - Integrante / Eduardo de Oliveira Belleza - Integrante / Pamela de Bortoli - Integrante / Almiro Dottori Neto - Integrante / Ana Angélica Teixeira Ferreira da Costa - Integrante / Luiz Gustavo Costa Ferreira - Integrante / Eneida Marques - Integrante / Luciane Vieira Palma - Integrante / Sônia Regina Ferreira de Oliveira - Integrante.Número de orientações: 1
2015 - Atual
Máquinas de ver
Descrição: O projeto de pesquisa, ensino e extensão ?Máquinas de Ver? articula educação e cinema na educação básica e na formação de professores. Opera na seleção e confecção de dispositivos de criação de imagens a partir da história técnica e estilística do cinema, para inventar e propor oficinas de experimentação de cinema como ato de criação. As oficias funcionam como intervenções através da docência e da extensão e, têm por objetivos: pensar a potência do conceito de cinema expandido para o trabalho educacional; estimular a produção de imagens audiovisuais na escola de educação básica e na formação de professores; operar na fronteira entre produção artística e da formação humana; inventar um mundo comum com o cinema e a educação para deslocamentos sensíveis dos regimes de vigilância e espetacularização das imagens audiovisuais e; pensar cineclube na educação como dispositivo de inversão partilhado pelos filmes e fragmentos de filmes, cuja função é desestabilizar e repartir os modos de ver, dizer e fazer na escola. A pesquisa que se operacionaliza pela cartografia das intervenções nos regimes de audiovisualidades que atravessam a escola e a formação de professores, tem como objetivos: compreender o maquínico da produção de imagens e de audiovisualidades e detectar linhas de força nos processos de individuação e sobrevivência das imagens em situação de produção audiovisual na escola e na formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador / José Carlos Sachetti Júnior - Integrante / Luis Gustavo Guimarães - Integrante / Alexsandro Sgobin - Integrante / Katharine rafaela Diniz Nunes - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3
2013 - 2015
Educação e Arqueologia de Cinema
Descrição: A Arqueologia do Cinema é um dos campos de estudo do fazer cinema na educação. O objeto de estudo deste campo é o desenvolvimento de dispositivos óticos que precederam o cinematográfico dos irmãos Lumière no final do século XIX. A pesquisa destes dispositivos demonstra uma genealogia do agenciamento da percepção visual pela construção e circulação de dispositivos que vão educando o olhar a ver a representação da realidade nas imagens produzidas por aparelhos. Os objetivos do projeto são: inventariados e cartografar os dispositivos ópticos e químicos de produção de imagens por aparelhos, criar protótipos, e e um almanaque para construir os aparelhos e utilizá-los em cursos de formação de professores (inicial e continuada) no curso de extensão Selos de Imagens que se articula ao projeto de cinema na educação ?inventar com a diferença? da Universidade Federal Fluminense, e investigar a educação visual que se constrói de V séculos investigado na arqueologia do cinema desvelando para a educação os modos de fazer a as funções da produção de atrás dos aparelhos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador / Nicole Barticiotto Dalarme - Integrante / Glaucia das Graças Canova Martins - Integrante / Lucas Antônio Rodrigues Silva - Integrante.
2009 - 2015
Linguagem e Arte Cinematográfica na Educação ? tecnologia, imaginação e memória
Descrição: Descrição: Estuda o cinema na educação considerando o cinema enquanto dispositivo de produção e circulação de imagens e sons em movimento que produzem e transmitem saberes e conhecimentos sobre a realidade. Considera-se também o cinema como aparato técnico-industrial que constrói e educar a imaginação e memória das sociedades contemporâneas urbanas, industriais e de mercado. A pesquisa situada em assistir e fazer cinema ? vivência como espectador e como realizador de cinema ? divide-se em quatro grandes vertentes: pesquisas e estudos sobre os processos de criação de obras cinematográficas; pesquisa e estudos sobre história do cinema e da relação cinema e educação como fonte para proposição de trabalhos de produção; pesquisa e estudos sobre as formas de educação no cinema ? compreendendo e explicitando as pedagogias dos filmes; pesquisa e estudos sobre processos produção e criação audiovisual visando à produção cinematografia na educação e para a educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador / Renata Lanza - Integrante / José Carlos Sachetti Júnior - Integrante / Felipe Silva de Oliveira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 2
2007 - 2009
O Magistério e as tecnologias: criação e memória.
Descrição: O Projeto ?O Magistério e as tecnologias: criação e memória? forma-se numa constelação de forças políticas, sociais, psíquicas e mnemônicas. A conjuntura da explosão das Tecnologias de Comunicação e Informação atraem fragmentos das pesquisas ?Orbis Pictus e a Arte da Memória?; ?Pesquisa em Imagens na Formação de Professores?; ?Educação em narrativas de imagens: Arte da Memória e fisionomia do corpo e das coisas? e formam uma necessidade de investigação em arte e técnica, magia e política. O objetivo desta pesquisa é responder de forma crítica e criativa às demandas de produtibilidade audiovisual educativa. Pesquisa que mergulha em minha própria prática educativa na formação de professores para descobrir possibilidades outras no interior de um programa de educação visual contemporâneo da memória que aplaina a história através de uma ideologia do determinismo tecnológico do mundo-imagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 4
2004 - 2008
Orbis Pictus e a Arte da Memória
Descrição: O Projeto ?Orbis Pictus e a Arte da Memória? tem sua origem no Projeto ?Educação em narrativas de imagens: Arte da Memória e fisionomia do corpo e das coisas?. A necessidade de demonstrar a importância para a educação de estudos que demonstrem a história de um programa de educação visual, que remonta à Idade Média e ao Renascimento Italiano nos levou ao aprofundamento da Iconologia Didática. O objetivo desta pesquisa é o estudo da obra Orbis Sensualium Pictus de Jean Amós Comenius, procurando abordar este autor para além das disciplinas da Filosofia da Educação, da História da Educação, da Tecnologia Educacional e da Didática. Nosso esforço é inserir o autor da Didática Magna no âmbito da arte e da mnemônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Remuneração.
Número de produções C, T & A: 7
2001 - 2008
Pesquisa em Imagens na Formação de Professores.
Descrição: Estudos e pesquisas em educação no Brasil, até meados da década de 90, pouco dialogaram com cultura industrial de imagens, considerando suas formas de produção, cinemas, fotografias e televisão, como narrativas que educam e constroem uma inteligibilidade do mundo e da realidade. O crescente acesso aos aparatos de produção, reprodução, armazenamento e circulação de imagens na década de 90 colocou então novos desafios à educação e, como consequência, novos desafios na formação de professores. O objetivo desta pesquisa é encontrar princípios e procedimentos metodológicos básicos de estudo de narrativas em imagens com alunos de pedagogia. O propósito é permitir que os estudantes, através dos seus temas e objetos de estudo, possam apoderar-se dos diversos campos de conhecimentos que envolvem a pesquisa de imagens e que possam articular estes conhecimentos à sua formação como professores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador / Luciana Einloft Saldanha - Integrante / Leobino Gomes Souza Neto - Integrante / Evandra R Prioli de Almeida - Integrante / Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira - Integrante / Clecios Vinícius Batista e Silva - Integrante / Gabriela Domingues Coppola - Integrante / Ariadne de Campos Reis - Integrante / Adilma do Nascimento Pereira - Integrante / Rogerio Ferreira Antunes - Integrante / Patricia Denise da Silva - Integrante / André Alvarenga Baptistella - Integrante / Elisa Manzano - Integrante / Edy Carlos Souza - Integrante / Ana Lucia Ferreira de Camargo - Integrante / Ricardo Augusto Rocha - Integrante / Tatiana Amaral - Integrante / Beatriz Sampaio Pinto - Integrante / Érika Silva Saores Bollela - Integrante / Ricardo Perez Pombal - Integrante.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 21
1998 - 2004
Educação em narrativas de imagens: Arte da Memória e fisionomia do corpo e das coisas.
Descrição: A sociedade urbana, industrial e de mercado modelou, para as suas próprias necessidades políticas e ideológicas, um mundo-imagem em que a própria existência é experimentada como imagens produzidas por aparelhos. As origens deste mundo-imagem nos remetem à história de um programa de educação visual que remonta à Idade Média tanto pela legitimação da imagem como forma de catequese (Iconologia Didática) quanto pela emergência da Arte da Memória como arte mnemônica baseada em ?lugares? e ?imagens? (Mnemônica). Os objetivos deste conjunto de pesquisas é demonstrar uma educação pelo cinema que agencia a fisionomia do corpo e das coisas na constituição de uma gramática das paixões. Educação que, pela arte e simulação, produz as imagens da nossa memória e as formas da nossa imaginação do real. Educação que cria, nutri e cultiva imagens articuladas a discursos científicos filosóficos e ensina a como ler o mundo que nos afeta pelos sentidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 5
1995 - 1998
Educação e a era da reprodutibilidade técnica
Descrição: O desenvolvimento tecnológico de aparatos de produção, reprodução, armazenamento e circulação imagens e sons em movimento observado desde o final do século XIX constituiu uma Cultura Industrial de imagens. O cinema, a televisão, a fotografia e suas tecnologias, tornaram-se dispositivos de produção de realidades nas quais tivéramos que nos acostumar. Considerando que as práticas educativas estão mergulhadas neste conjunto de realidades culturais produzidas por estes dispositivos e que a educação está permeada por questões que advêm do uso destes aparatos, principalmente de reprodução e circulação de imagens, propomo-nos estudos as articulações entre imagem e educação. Interessam-nos neste projeto duas frentes de pesquisa: 1. As formas como a educação contemporânea tem se apropriado destes aparatos; 2. As especificidades da produção de significados através das imagens desta Cultura Industrial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2002 - 2003
Melhoria da Infraestrutura do Laboratório de Estudos Audiovisuais OLHO
Descrição: O presente projeto visa à criação e aperfeiçoamento de uma estrutura básica para captação, produção, armazenamento e tratamento de imagens digitais e digitalizadas. O objetivo do Laboratório OLHO em adquirir esta estrutura é atender demandas já criadas pela sua inserção nos currículos dos cursos da Faculdade de Educação. Há necessidade, hoje, de uma ampliação não apenas do repertório de imagens, mas também da possibilidade de tratamento e produção destas imagens (inclusive de imagens em movimento) para avançar na reflexão da dimensão desta linguagem na educação e na cultura. Possibilitando assim, oferecer aos alunos que já são atendidos por estas disciplinas, projetos, estratégias de ensino e material de sala aula que possam melhor capacitá-los à compreensão e à possibilidade de uso das linguagens audiovisuais..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


1999 - 2000
Ampliação do acervo de imagens e sons do Laboratório de Estudos Audiovisuais - OLHO
Descrição: O projeto visou a aquisição de material permanente e de consumo para o desenvolvimento das pesquisas em curso no Laboratório de Estudos Audiovisuais Olho. Os recursos adquiridos permitiram a criação e ampliação do acervo de imagens digitais que passaram a fazer parte do campo de pesquisa do Laboratório Olho. Para efeito didático, criou-se um banco de imagens que possibilitou aso profesores do Laboratório a realização de agrupamentos temáticos para exibição e análise dentro dos projetos de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Campinas - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Visual.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Cultura Visual.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Cultura Visual/Especialidade: Educação e Artes da Memória.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRANDA, Carlos E. A.2017MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema, Educação e Acervos Audiovisuais - preservar é fazer circular. Arquivo em Cartaz, v. 3, p. 40-47, 2017.

2.
EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2016EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.; SANTOS, M. R. ; SILVA, D. G. B. . Marseille Tarot: a Phylosophical Enquiry. The Cartomancer, v. 2, p. 38-43, 2016.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.2016MIRANDA, Carlos E. A.; SANTOS, M. R. ; SILVA, D. G. B. . Marseille Tarot: an Intuitionist Experiment.. The Cartomancer, v. 2, p. 40-45, 2016.

4.
GUIMARÃES, L G2016GUIMARÃES, L G ; MIRANDA, Carlos E. A. . Imagens inventadas: sobre máquinas, crianças e o fazer-cinema no currículo escolar. Linha Mestra, v. 30, p. 492-497, 2016.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.2015MIRANDA, Carlos E. A.; SGOBIN, A. . Máquinas de Ver: Educação, Percepção e Memória. Jornal Eletrônico Redes Educativas e Currículos Locais, v. 23, p. 1-4, 2015.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.2015MIRANDA, Carlos E. A.. Máquinas de ver. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 110-113, 2015.

7.
MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE2011 MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE. Orbis Pictus. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 22, p. 197-208, 2011.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2010MIRANDA, Carlos E. A.. Olhares Desconfiados. Educação & Imagem (UERJ), v. 19, p. 1-2, 2010.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2010MIRANDA, Carlos E. A.. Fazer cinema na Educação - uma utopia em construção. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, p. 39-52, 2010.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2009MIRANDA, Carlos E. A.; PRADO, G. V. T. . Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas. ETD. Educação Temática Digital, v. 10, p. 310-329, 2009.

11.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2009MIRANDA, Carlos E. A.. Pesquisa em educação e imagens, novas tecnologias e a busca pela interlocução.. ComCiência (UNICAMP), v. 6, p. 110, 2009.

12.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2009MIRANDA, Carlos E. A.; BEZERRA, Carolina Cavalcanti ; RIGOTTI, Gabriela Fiorin . O papel da educação visual e da iconologia na exaltação dos valores nacionais e na inclusão ou rejeição do estrangeiro. Cadernos de Educação (UFPel), v. 33, p. 199-217, 2009.

13.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2008MIRANDA, Carlos E. A.. Reflexões de um Tempo e Diligências para Metodologias de Estudo de Imagens em Educação. Educação e Realidade, v. 33, p. 99-115, 2008.

14.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2005MIRANDA, Carlos E. A.. A Fisiognomonia de Charles Le Brun - A educação da face e a educação do olhar. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), Campinas, v. 16, n.2, p. 15-35, 2005.

15.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.2001 MIRANDA, Carlos E. A.. Uma educação do olho: as imagens na sociedade urbana, industrial e de mercado. Cadernos CEDES (Impresso), Campinas, v. 21, n.54, p. 28-40, 2001.

16.
MIRANDA, Carlos E. A.;MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE;EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS;EDUARDO A. MIRANDA, P.D.C.;ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO;Carlos Eduardo A. Miranda;EDUARDO A. MIRANDA, P. D. C.1998MIRANDA, Carlos E. A.. Ver filmes, dizer educação, olhar cultura. Revista de Educação (Campinas), Campinas, v. 3, n.5, p. 14-21, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin (Org.) . Educação do Olhar: leituras - volume I. 1/1. ed. São Paulo: Global, 2010. v. 2. 128p .

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin (Org.) . Educação do Olhar: leituras - volume II. 1/1. ed. São Paulo: Global, 2010. v. 2. 172p .

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin (Org.) . Imagens e Educação - Estudos. 1ª. ed. São Paulo: Fiuza, 2006. v. 400. 129p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; PRADO, G. V. T. ; FRAUENDORF, R. B. S. ; CHAUTZ, G. C. C. B. ; PACHECO, D. Q. . Escola Gestão e Cultura - Fragmentos de Sentidos: entre cultura e educação um produtivo entre-lugar!. In: Débora Mazza. (Org.). Relação entre Universidade Pública e a Rede Municipal de Educação. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 137-165.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; GUIMARÃES, L G . Cinema na escola: da formação de professores para a prática pedagógica.. In: Adriana Fresquet. (Org.). Cinema e educação: a lei 13006. 1ed.Belo Horizonte: Universo Produções, 2015, v. 1, p. 149-156.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. O magistério e a mídia. In: Ezequiel Theodoro da Silva. (Org.). O magistério e a mídia. 1ed.Campinas: Edições Leitura Crítica, 2012, v. 1, p. 25-48.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; LANZA, R. ; NOGUEIRA, S. M. . Registros em vídeo do cotidiano escolar. In: Pedro Ganzeli. (Org.). Reinventado a Escola Pública por nós mesmos. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2011, v. , p. 177-196.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.. Fazer cinema na educação: uma utopia em construção. In: Adriana Fresquet. (Org.). Dossiê Cinema e Educação #1 - uma relação sob a hipótese de alteridade de Alain Bergala. 1ed.Rio de Janeiro: Booklink, 2011, v. 1, p. 54-68.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; GRIBL, H. ; MOURA, Rogério. A. . O ambiente colaborativo TelEduc e o estágio supervisionado da formação de professores. In: Alexandre Farbiarz; Jackeline Lima Farbiarz. (Org.). EaD Online: suportes e leituras. 1ed.Rio de Janeiro: RioBooks, 2011, v. 1, p. 189-219.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.. Encontros com a educação para a morte no cinema. In: Flanklin Santana Santos. (Org.). A Arte de Morrer - Visões Plurais.. 1ªed.Bragança Paulista: Editora Comenius, 2009, v. 2, p. 73-84.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.. Comenius e o silêncio da imaginação. In: Ana Lúcia Goulart; Suely Amaral Mello. (Org.). TERRITÓRIOS DA INFÂNCIA: linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. 2/1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2009, v. 1, p. 17-30.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.. Comenius e o silêncio da imaginação. In: Ana Lúcia Goulart de Faria; Suely Amaral Mello. (Org.). Territórios da Infância - linguagens, tempos e relações para uma pedagogia para as crianças pequenas. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marin, 2007, v. 1, p. 11-29.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, M. R. ; MIRANDA, Carlos E. A. . Memory Machine. Tarot Chronicles, Moscou, p. 50 - 59, 02 dez. 2017.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.. Os Pedagogos da imagem vieram nos salvar ?. SINPRO Cultura, Campinas, , v. 33, p. 12 - 14, 21 nov. 1997.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. Qualidade de Ensino: um debate político pedagógico. Revista de Educação do SINPRO, Campinas, , v. 1, p. 28 - 37, 17 fev. 1994.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Carlos Eduardo A. Miranda; AL, E. . Educação e Dispositivos de Criação: o cinema de bolso. In: CineOP: 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, 2016, Ouro Preto. CineOP 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto - Cinema Patrimônio. Belo Horizonte: Universo Produções, 2016. v. 1. p. 146-148.

2.
OLIVEIRA, F. S. ; MIRANDA, Carlos E. A. . Alfabetização e robótica - uma abordagem inédita da robótica na formação de professores. In: Mostra Nacional de Robótica, 2013, Fortaleza. Anais da III Mostra Nacional de Robótica, 2013. v. 1.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. UMA LEITURA PELAS IMAGENS DE ?O HOMEM DA MULTIDÃO? DE EDGAR ALLAN POE. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2009.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.. Magistério, Mídia e Avalanche de Informações: novas condutas docentes. In: 4º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal, 2008, Campinas. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: ALB, 2008. p. 1-20.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; BEZERRA, Carolina Cavalcanti . Humberto Mauro e a cultura visual como modelo Pedagógico na era de Vargas: o filme 'O Descobrimento do Brasil' e suas imagens agentes. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006. p. 4950-4958.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.. Orbis Sensualium Pictus - Comenius em busca das técnicas mnemônicas. In: III Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e a Tecnologia:professores/professoras:textos, imagens e sons., 2005, Rio de Janeiro. Trabalhos apresentados no III SEMINÁRIO INTERNACIONAL: AS REDES DE CONHECIMENTOS E A TECNOLOGIA. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem - Seminários, 2005. p. 1-19.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.. Qualidade de Ensino - Gestão Democrática. In: I Encontro Nacional dos Professores do Ensino Superior das Escolas Particulares, 1993, Praia Grande. Revista do Primeiro Enscontro Nacional do Professores do Ensino Superior das Escolas Particulares. São Paulo: ANW Editoração / Gráfica Xama, 1993. v. 1. p. 42-46.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRANDA, Carlos E. A.. Formação de Profissionais de Educação: Novas Tendências. In: VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2009, Campinas. Anais do VII Simpósio LAGE. Campinas: FE / UNICAMP, 2009. v. 1. p. 52-54.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES DA SILVA, BEATRIZ ; ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO . Funk e a ostentação feminina: relações de poder produzida pelas personagens femininas na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação.. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, 2016. v. 2.

2.
CUARTERO GIMENES, LIVIA ; ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS EDUARDO ; DOS SANTOS, BARBARA . Fotografias em devir: imagens produzidas por dispositivos. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, 2016. v. 2.

3.
MACEDO, A. M. ; SANTOS, B. ; GIMENES, L. C. ; Carlos Eduardo A. Miranda . Gestos de criação, conexões e dispositivos. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2016, Campinas. Anais do XXIV Congresso de Iniciação Científica. Campinas, 2016. v. 2.

4.
EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS; ANTONIO RODRIGUES DA SILVA, LUCAS . Dublado ou legendado? Estudo do espectador de cinema em relação à mídia.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015. v. 1.

5.
EDUARDO ALBUQUERQUE MIRANDA, CARLOS; MARQUES DA SILVA, BEATRIZ . A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp, 2015, 2015. v. 1.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.. Fazer cinema na educação escolar ? a construção de um sonho na formação de professores.. In: O Professor e a Leitura do Jornal, 2010, Campinas. Anais do 5º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. Campinas: ALB - Associação de Leitura do Brasil, 2010. v. 1. p. 31-31.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA, F. S. . Tecnologias digitais no ambiente escolar: análise das possibilidades e das resistências. In: XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica, 2010, Campinas. Caderno de resumos do XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2010. v. 1. p. 213-213.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.. A produção de vídeos em cursos de formação de professores. In: II Seminário de Inovações em Atividades Curriculares: experiências da Unicamp, 2009, Campinas. II Seminário de Inovações em Atividades Curriculares: experiências da Unicamp. Campinas: Unicamp, 2009. v. 1. p. 1-1.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOUZA, A.R.C. ; COSTA, F.M. ; SATO, S. . A Loucura da Graças. In: VIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp, 2009, Campinas. Caderno de Resumos do VIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp. Campinas: Gráfica FE, 2009. v. 1. p. 14-14.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.. Imagens, Imaginário, Imaginação. In: III Seminário do GGPL ? Questões de Desenvolvimento Humano e Práticas Contemporâneas, 2009, Campinas. III Seminário do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem, 2009. v. 1. p. 22-23.

11.
MIRANDA, Carlos E. A.; GRIBL, H. ; MOURA, Rogério. A. . Relatos de experiências de estágio no Teleduc. In: II SILID e I SIMAR, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos do II SILID e I SIMAR, 2008. v. 1.

12.
MIRANDA, Carlos E. A.. Construção de narrativas verbais e não verbais em experiências de estágios no Teleduc. In: II SILID e I SIMAR, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos do II SILID e I SIMAR, 2008. v. 1.

13.
MIRANDA, Carlos E. A.; AMARAL, Tatiana . Educação e as imagens dos mitos políticos: mitificação e desmitificação de Ernesto 'Che' Guevara. In: XIV Congresso Interno de inciação Científica da Unicamp, 2006, Campinas. Anais do XIV Congresso Interno de Inciação Científica. Campinas: Unicamp, 2006. v. 1. p. 117-117.

14.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOUZA, Edy Carlos . Educação e programa televisivo popular de auditório. In: XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2006, Campinas. Anais do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: Unicamp, 2006. v. 1. p. 176-177.

15.
BAPTISTELLA, André Alvarenga ; MIRANDA, Carlos E. A. . O grotesco e o demoníaco em Marilyn Manson. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2005, São Paulo. Anais do 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo: USP, 2005. v. 1. p. 1-1.

16.
COPPOLA, G. D. ; MIRANDA, Carlos E. A. . A educação visual da morte ? cinema e morte como real em movimento. In: X Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, 2002, Campinas. Caderno de Resumo do X Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2002. v. 1. p. 118-118.

17.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, Milton José de . A Arte Visual da Memória - Pintura e Cinema. In: III Conference of Sociocultural Research, 2000, Campinas. III Conference for Socialcultural Research. Campinas: UNICAMP - FE, 2000. v. 1. p. 194-194.

18.
GERALDI, Corinta Maria Grisolia ; PRADO, G. V. T. ; MIRANDA, Carlos E. A. ; ANDREAZZA, S. ; DICKEL, A. ; Pastre, José Luiz ; SERVIDONE, M. ; VARANI, A. . Grupo de Professoras e Professores: espaço de formação, resistência e produção. In: II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação, 1998, Campinas. Grupo de Professoras e Professores: espaço de formação, resistência e produção. Campinas: Gáfica Central da Unicamp, 1998. v. 1. p. 78-78.

19.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Construção da Suspeição. In: II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação, 1998, Campinas. Anais II Seminário de Pesquisa da faculdade de Educação. Campjnas: Gráfica Central da Unicamp, 1998. v. 1. p. 190-190.

20.
MIRANDA, Carlos E. A.. Reconstrução da escola pública brasileira - Formação de professores e ensino a distância. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais I do IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia: IX ENDIPE, 1998. v. 1/1. p. 274-274.

21.
MIRANDA, Carlos E. A.; ANDREAZZA, S. C. ; GERALDI, C. M. G. ; MENEGAÇO, R. C. C. ; Pastre, José Luiz ; PRADO, G. V. T. ; SANTOS, N. P. ; SERVIDONE, M. ; SILVA, E. ; SOUZA, E. S. . Galhos e Penas: Uma reflexão crítica de um projeto de 'Reconstrução da escola pública brasileira'.. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais I do IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia: IX ENDIPE, 1998. v. 1/1. p. 275-275.

22.
MIRANDA, Carlos E. A.. O que estamos vendo? Um estudo sobre imagem e educação na era da reprodutibilidade técnica.. In: IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1998, Águas de Lindóia. Anais I do IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia: IX ENDIPE, 1998. v. 1/1. p. 277-277.

23.
MIRANDA, Carlos E. A.. Raízes e Asas & Galhos e Penas: uma análise de um projeto de educação nacional a distância com pretensões de salvação nacional. In: II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação, 1998, Campinas. Anais do II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1998. v. 1. p. 78-79.

24.
MIRANDA, Carlos E. A.; DICKEL, A. ; VARANI, A. ; COSTA, Eliana Aparecida Pires da ; GERALDI, Corinta Maria Grisolia ; Pastre, José Luiz ; PRADO, G. V. T. ; SERVIDONE, M. . Galhos e Penas: Uma reflexão crítica de um projeto de 'Reconstrução da escola pública brasileira'.. In: II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação, 1998, Campinas. Anais do II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Educação. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1998. v. 1/1. p. 80-81.

25.
MIRANDA, Carlos E. A.; GANZELI, P. . Relato de uma experiência curricular de produção coletiva de conhecimento - ponto de vista do aluno. In: Seminário Internacional e Ensino, 1985, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional e Ensino. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1985. v. v.1.

26.
MIRANDA, Carlos E. A.; GERALDI, C. M. G. ; GANZELI, P. . A pesquisa participante como instrumento de reestruturação. In: 3º Conferência Brasileira de Educação, 1984, Niterói. Anais da 3ª Conferência Brasileira de Educação. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1984. v. 1. p. 168-168.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, L. A. R. ; MIRANDA, Carlos E. A. . Dublado ou legendado? Estudo sobre a autonomia do espectador em relação à mídia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MARQUES, B. ; MIRANDA, Carlos E. A. . A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes de funk ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. Máquinas de Ver. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; GUIMARÃES, L G . Cinema na Escola: da formação de para a prática escola II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; LANZA, R. . Cinema na Escola: da Formação de professores para a prática escolar I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MIRANDA, Carlos E. A.. A criação de olhares através de aparelhos no curso de pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Educação pelo Cinema - Filme: 'Ensaio sobre a cegueira'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MIRANDA, Carlos E. A.. CONSTRUÇÃO DE OLHARES ÚNICOS E SINGULARES NA PESQUISA COM IMAGEM NA EDUCAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educação pelo Cinema - fazer cinema na educação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MIRANDA, Carlos E. A.. UMA LEITURA PELAS IMAGENS DE ?O HOMEM DA MULTIDÃO? DE EDGAR ALLAN POE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MIRANDA, Carlos E. A.. A produção de vídeos em cursos de formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MIRANDA, Carlos E. A.. A produção de vídeo na formação de professores. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE. Cinema e Educação visual: aproximações entre educação e produção de imagens na sociedade contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
MIRANDA, Carlos E. A.. Formação à Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Educação pelo Cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MIRANDA, Carlos E. A.; SACHETTI, J. C. . Oficinas de criação audiovisual em cursos de pedagogia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educação e Tecnologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MIRANDA, Carlos E. A.. Imagens, Imaginário e Imaginação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
MIRANDA, Carlos E. A.. Diligências para uma metodologia de pesquisa em imagens na educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A. ; GRIBL, H. . Construção de narrativas verbais e não verbais em experiências de estágio no TelEduc. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
MIRANDA, Carlos E. A.. Experiências das universidades públicas do Estado de São Paulo com a formação de professores em EAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
MIRANDA, Carlos E. A.. O Magistério e a Mídia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MIRANDA, Carlos E. A.. Políticas para a formação de professores em EAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MIRANDA, Carlos E. A.. Mídias e Cotidiano Escolar nas diferentes áreas do saber. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

25.
MIRANDA, Carlos E. A.. Comenius e a Arte da Memória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema, Tempo e Memória. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema e Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
MIRANDA, Carlos E. A.. Orbis Sensualium Pictos: Comenius em busca das técnicas mnemônicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educação a Distância Impactos sobre Políticas Educacionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
MIRANDA, Carlos E. A.; Gohn, Maria da Gloria M. ; Smolka, Ana Luiza Bustamante ; Aguilar, L.E. ; Pino Sirgado, Angel ; Saviani, Dermeval . Mesa Redonda: "30 anos de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: o registro da pesquisa na Faculdade de Educação da UNICAMP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
MIRANDA, Carlos E. A.. Avaliação de metodologias na educação para os meios. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema: o real escrito por meio da luz. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Fisiognomonia do Rosto - Duchenne de Boulogne. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, Milton José de . A Arte Visual da Memória - Pintura e Cinema. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MIRANDA, Carlos E. A.. A memória do Palácio. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
MIRANDA, Carlos E. A.. Descartes, Le Brun e Poe - orígens dispersas das expressões faciais no cinema. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
MIRANDA, Carlos E. A.. Comênio - A Emergência Histórica da Didática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J. . O Homem da Multidão Poe: a fisiognomonia e o cinema. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
MIRANDA, Carlos E. A.. As Tecnologias Audiovisuais e a formação permanente. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
MIRANDA, Carlos E. A.. A construção da Suspeição. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
MIRANDA, Carlos E. A.. Planejamento Político pedagógico para professores de 5ª a 8ª séries. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42.
MIRANDA, Carlos E. A.. Planejamento Pedagógico para professores de 1ª a 4ª séries. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Gestão Democrática e o projeto político pedagógico da escola. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
MIRANDA, Carlos E. A.. Gestão Democrática e Qualidade de Ensino. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
MIRANDA, Carlos E. A.. TV, vídeo e trabalho educacional. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

46.
MIRANDA, Carlos E. A.. Metodologia de Ensino, Condições de Trabalho. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
MIRANDA, Carlos E. A.. Análise de uma vivência Curricular. 1985. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educação do Olhar: leituras - volume I. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educações do Olhar: Leituras - volume II. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin ; COPPOLA, G. D. . A educação pelo cinema. © 2006 Artigo Científico. Todos os direitos reservados, 2006 (Publicação eletrônica).

4.
MIRANDA, Carlos E. A.. Imagens e educação. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; SCORSI, R. A. . A Educação do olhar. Campinas, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc da Revista ETD - Educação Temática Digital. 2017.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc da Revista ETD - Educação Temática Digital. 2017.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc da Revista ETD - Educação Temática Digital. 2017.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileirqa de Estudos Pedagógicos RBEP. 2017.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista Brasileirqa de Estudos Pedagógicos RBEP. 2017.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2016.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad doc da Revista Pro Posições. 2016.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.. Comitê Cietífico e de Avaliação do 20º COLE. 2016.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2016.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc do programa AEX Maio 2015. 2015.

11.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2015.

12.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2015.

13.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2015.

14.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad doc da Revista Pro Posições. 2014.

15.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc da FAPESP. 2014.

16.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad hoc da Revista Pro Posições. 2014.

17.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ad docdo edital de Fortalecimento de Grupos de pesquisa do IFSC. 2014.

18.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista do Comitê Científico - PPGE/Unicamp - XI Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste. 2014.

19.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2014.

20.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2014.

21.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2014.

22.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2014.

23.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc do Edital FAPEMIG 03/2013 Programa Pesquisador Mineiro. 2013.

24.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc da Revista Cadernos de Pedagogia UFSCAR. 2013.

25.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc da Revista Leitura: Teoria & Prática da ALB. 2013.

26.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Ah doc Edital Universal 12/2013/PROPPI/IFSC. 2013.

27.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista Edital FAPEMIG 05/2013 - apoio a publicação cieentífica. 2013.

28.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2013.

29.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da FAPESP. 2013.

30.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc do Edital FAPEMIG 03/2010 Programa Pesquisador Mineiro. 2010.

31.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista ETD - Educação Temática Digital 002. 2010.

32.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad-hoc da Comissão de Avaliação dos Resumos do 17º COLE. 2009.

33.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc na Avaliação de trabalhos completos submetidos à publicação nos ANAIS do 17º COLE ? Congresso de Leitura do Brasil. 2009.

34.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista ETD - Educação Temática Digital 001. 2009.

35.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista Pro Posições 003. 2009.

36.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc da Revista Pro Posições 002. 2008.

37.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc Da Revista Educação da UNESP de Rio Claro. 2008.

38.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista técnico-científico do projeto de Especialização. 2006.

39.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecer técnico-científico do Projeto de Especialização Lato Sensu 'Cinema e Educação'. 2006.

40.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ah doc da Revista Brasileira de Ciências no Esporte. 2005.

41.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Assessoria Técnico-Científica da Fundação Editora da UNESP. 2004.

42.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Editora da Unicamp. 2003.

43.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Assessoria Técnico-Científica da Fundação Editora da UNESP. 2003.

44.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista Pro Posições 001. 2003.

45.
MIRANDA, Carlos E. A.; SCORSI, R. A. . Relatório de Atividades do Curso de Educação a Distância 'A TV na escola e os desafios de hoje'. 2001.

46.
MIRANDA, Carlos E. A.. Parecerista ad hoc da Revista Ciência & Ensino. 2001.

47.
MIRANDA, Carlos E. A.; GERALDI, Corinta Maria Grisolia . Pareces de videos para a Editora da Unicamp. 1997.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Coutinho, L.M. ; MIRANDA, Carlos E. A. . Série Diálogo Cinema e escola do programa Salto para o Futuro. 2003. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . O cineclubismo nas relações mobilizadoras e em contextos educacionais - Módulo: o Cinema na escola e suas especificidades. 2017. .

2.
MIRANDA, CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE; LANZA, R. ; SGOBIN, A. ; BORTOLI, P. ; CARUZO, N. ; NETO, A. . Cinema e educação - ver, fazer e dizer cinema na escola com o som. 2016. .

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; MERHED, C. ; SACHETTI, J. C. ; GUIMARÃES, L G ; LANZA, R. ; BARBOSA, C. . Estudos em Educação Visual: Imagens e Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema e Morte - III Curso de Tanatologia-Educação para a Morte-Uma Abordagem Plural e Interdisciplinar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin ; GRIBL, H. . Estudos em Educação Visual: Imagens e Educação I. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin ; GRIBL, H. . Estudos em Educação Visual: Imagens e Educação II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
MIRANDA, Carlos E. A.. Formação de Profissionais da Educação - Novas Tendências. 2009. .

8.
MIRANDA, Carlos E. A.; PRADO, G. V. T. . Escola, Gestão e Cultura. In Curso de Especialização em Gestão Educacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin . Educação, Imagens, Cultura. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
MIRANDA, Carlos E. A.. Cinema e Morte. In Tanatologia, II Curso de Educação para a Morte - Uma abordagem plural e interdisciplinar.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIGOTTI, Gabriela Fiorin . Estudos em Educação Visual: Imagens e Educação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MIRANDA, Carlos E. A.; SCORSI, Rosalia D'angelo . A TV na escola e os desafios de hoje. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MIRANDA, Carlos E. A.. Projeto de Aprimoramento Pedagógico para Profesores da Educação Básica (PEB II). 1998. .

14.
MIRANDA, Carlos E. A.. Correntes Pedagógicas. 1992. .

15.
MIRANDA, Carlos E. A.; COSTA, Eliana Aparecida Pires da ; NUNES, Cesar . Curso de Metodologia do Ensino Superior. 1991. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; PREVE, A. M. H.; Oliveira Junior, W. M.. Participação em banca de Eduardo de Oliveira Beleza. Desacostumar os olhos: experimentando (em) vídeos/espaços/poesias. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

2.
Oliveira Junior, W. M.; WUNDER, A.; DIAS, S. O.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Inânia Marques Martinelli. Desnarrativas do lugar: derives de fotografia na educação. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; Bittencourt, Águeda Bernardete; SILVA, M. V.. Participação em banca de Ivan Jaques Kochem. Móveis de sala no quarto dos fundos: trajetóira do saber artesanal em uma escola salesiana. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; ONO, M. M.; KAMINSKI, R.; SILVEIRA, L. M.. Participação em banca de Marcelo Castro Andreo. A representação do criminoso nas versões do filme Cape Fear dos anos de 1962 e 1991.. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOARES, C. L.; TERRA, V. D. S.. Participação em banca de Sandra Aparecida de Siqueira. Campinas: seus corpos, suas águas (práticas corporais aquáticas no início do século XX). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; Amaral, Sergio Ferreira; BIANCHINI, David. Participação em banca de Cristiane Degrecci Turrini. O roteiro nas produções de video digital : praticas inovadoras no ensino de Lingua Portuguesa. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.; SAMAIN, Etienne Ghislain; SILVA, Erminia. Participação em banca de Wellington Sacchi. A identidade saltimbanco, a fotografia como nômade do tempo. 2009. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; SCHVARZMAN, Sheila. Participação em banca de Carolina Cavalcanti Bezerra. Caminha, Meirelles e Mauro: narrativas do (re) descobrimento do Brasil; decifrando as imagens do paraíso.. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.; SANTORO, B. M. R.; MARTINS, R. T.. Participação em banca de Leise Acácia Teixeira. Educação Profissional e Discurso: A educação na forma capitalista de produção. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística - Linguagem e Sociedade) - Universidade do Vale do Sapucaí.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.; RIPPER, A. V.; LÜDERS, Valéria; MARTINS. Participação em banca de Eneida Baccaro Modonezi. O video como instrumento de pesquisa para aluno da 5a serie : um estudo exploratorio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
MARTINS, M. F.; MIRANDA, Carlos E. A.; BRAGA, A. J. P.. Participação em banca de Renata Lanza. O Currículo do ensino fundamental: disciplina Educação, Relações Econômicas e Tecnologia ? ERET (1969 ? 2007). 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

12.
MIRANDA, Carlos E. A.; MORAIS, J. F. R.; JESUS, A. N.. Participação em banca de Carlos Dasniel Silva. Matrix e o medo da previsibilidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
MIRANDA, Carlos E. A.; BRUZZO, Cristina; MORENO, A.. Participação em banca de Priscilla Kelly Figueiredo. Reconditos da belleza : as praticas corporais em Cinearte e Scena Muda. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
SANTORO, B. M. R.; MIRANDA, Carlos E. A.; BALDINI, Lauro J. S.; SANTOS, M.. Participação em banca de Neide Pena Cária. Na mira do discurso (pedagógico) do professor: o aluno entre o dizer e o não dizer.. 2006. Dissertação (Mestrado em Lingüística - Linguagem e Sociedade) - Universidade do Vale do Sapucaí.

15.
MIRANDA, Carlos E. A.; Rovai, M.L.; ALMEIDA, Milton José de. Participação em banca de Gabriela Fiorin Rigotti. A ciranda do pertencimento em "O triunfo da vontade" de Leni Riefenstahl. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
MIRANDA, Carlos E. A.; CASTILHO, Kathia; SOARES, C. L.. Participação em banca de Gabriela Domingues Coppola. Educação do vestir : roupas, memoria e cinema. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; MARIANA, W. R.. Participação em banca de Rodrigo Martins Bryan. A cidade e suas janelas : espaço e tempo na noite urbana. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.; Oliveira, Maria do Ceu Diel de. Participação em banca de Ignez Teixeira Gurgel do Amaral. As várias faces de Cabiria.. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
MIRANDA, Carlos E. A.; Oliveira Junior, W. M.; TENCA, Á.. Participação em banca de Daniel Zancha. Corpos sobreviventes : o heroi e o vilão burgues na obra "A queda de Murdock". 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
ALMEIDA, Milton José de; MIRANDA, Carlos E. A.; SILVA, A. D.. Participação em banca de Malcon Clemenceau Lautenschlager Arriaga. Noites não mencionadas : um olhar para o gosto de cereja. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; MORENO, A.; STRAZZACAPPA, M. M.. Participação em banca de José Rafael Madureira. François Delsarte : personagem de uma dança (re) descoberta. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
ALMIEDA, M. J.; MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, Veronica Fabrini Machado de. Participação em banca de José Renato Noronha. Entre o templo e a encruzilhada : Barravento-Exu-Firmino-Glauber Rocha. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

23.
SILVA, E. T.; SCORSI, R. A.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Terezinha de Jesus Lopes Ferreira Leite. ?Fantástico?: um dragão nos currículos escolares. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; SANT'ANA, D. B.. Participação em banca de Vinícius Demarchi Silva Terra. Pedaços do tempo, gestos partidos : memorias do corpo em movimento na fotografia de Etienne-Jules Marey. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

25.
Almeida, M. J.; Geraldi, João Wanderley; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Godiva Accioly. Os nibelungos : estudo a partir do drama de Richard Wagner e do filme de Fritz Lang. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, M. J. P. M.; LIMA, M. C. A.; LANGHI, R.; PINTO NETO, P. C.. Participação em banca de Aldo Aoyagui Gomes Pereira. O documentário de Divulgação Científica e a discussão de aspectos da Física Moderna e Contemporânea na formação inicial de professores. 2017. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; FRESQUET, A. M.; GIRARDI, G.; TEIXEIRA, E. F.. Participação em banca de Cristiano Barbosa. O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
AGUIAR, T. B.; OMETTO, C. B. C. N.; CRUZ, M. N.; CUNHA, R. C. O. B.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Laudo Rodrigues Sobrinho. Apropriações formais e significações de alunos do Ensino Médio a partir de fotografias produzidas nas aulas de arte. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; WUNDER, A.; AMORIM, A. C. R.; TEIXEIRA, I. A. C.. Participação em banca de Renata Lanza. Conjunções entre escola e cinema : pesquisa-intervenção em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

5.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MIRANDA, Carlos E. A.; GOBBI, M. A.; BARBOSA, M. C. S.; PASSOS, A. F. C.. Participação em banca de Adriana Alves da Silva. A estética da infância no cinema: poéticas e culturas infantis. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; Amaral, Sergio Ferreira; ALVES, Patrícia Horta; MAHER, James Patrick; AMIEL, T.. Participação em banca de Karla Isabel de Souza. Vídeo digital na educação: aplicação da narrativa audiovisual. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; COSTA, ROGÉRIO DA; RIZEK, C. S.; SILVEIRA, Sérgio Amadeu. Participação em banca de Henrique Zoqui Parra. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOARES, C. L.; Moreno, Andrea Moreno; VAZ, A. F.; AYOUB, E.. Participação em banca de Carlos Rogério Landislau. Auroras da Vitória: Letras do treinamento esportivo no Brasil (1920-1968). 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

9.
ALMEIDA, Milton José de; MIRANDA, Carlos E. A.; COUTINHO, Laura; SILVA, A. D.; MARTINS, M. C.. Participação em banca de Danuzio Gil Bernardino da Silva. A arte da memoria em imagens e os exercicios espirituais de Inacio de Loyola. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.; LOPES, S. P.; RUFINONI, P. R.; BOLOGNESI, M. F.; PASSOS, FERNANDO. Participação em banca de João André Brito Garboggini. Qorpo Santo - Lanterna de Fogo: Qompêndio Dramatúrgico em Parágrafos e Imagens. 2008. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
SILVA, L. L. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; SILVA, E. T.; CITELLI, A. O; FIAD, R. S.. Participação em banca de Nubio Delanne Ferraz Mafra. Cultura midiática na licenciatura em letras. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

12.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; ROCHA, H. H. P.; GOELLNER, Silvana V.; OLIVEIRA, M. A. T.. Participação em banca de Katia Danailof. Crianças na trama urbana : as praticas corporais nos parques infantis de São Paulo nos anos 1930. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

13.
AMORIM, A. C. R.; MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA, I. B.; SOUZA, E. C.; ROSA, M. I. P.; JESUS, A. N.. Participação em banca de Jose Mario Aleluia Oliveira. Curriculos-hipertextos-pops. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

14.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; SANT'ANNA, D. B.; VAGO, T. M.; Rago, Luzia Margareth. Participação em banca de Maria Cristina Rosa. Da pluralidade dos corpos : educação, diversão e doença na comarca de Vila Rica. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
GUIMARÃES, A. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; SILVA, L. L. M.; MAHER, T. D. M.; CAMARGO, M. R. R. M.. Participação em banca de Maria Luisa da Almeida Leme. Educação, cultura e linguagem : a comunidade tirolo-trentina da cidade de Piracicaba-SP. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; WUNDER, A.; GONCALVES, T. F.. Participação em banca de Marcelo Ribeiro dos Santos. Tarot de Marselha: Alquimia da memória. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
AKHRAS, F. N.; MIRANDA, Carlos E. A.; SOBRINHO, G.A.. Participação em banca de Pamela de Bortolli Machado. Ensinando cinematograficamente: um outro cinema para uma outra escola. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Eduardo de Oliveira Belleza. Quando escola e cinema formam um povo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
AGUIAR, T. B.; MIRANDA, Carlos E. A.; CRUZ, M. N.. Participação em banca de Laudo Rodrigues Sobrinho. A fotografia como testemunho material das reflexões de alunos do ensino médio na aula de arte. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

5.
ALMEIDA, M. J. P. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; COMPIANI, M.; PINTO NETO, P. C.. Participação em banca de Aldo Gomes Pereira. O documentário de divulgação científica sobre física moderna na formação inicial de professores. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; FRESQUET, A. M.; WUNDER, A.. Participação em banca de Renata Lanza. Educação e Cinema: Fronteiras. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

7.
OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; MIRANDA, Carlos E. A.; RIZEK, C. S.. Participação em banca de Henrique Zoqui Martins Parra. Mutações e persistências no labirinto político-estético. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

8.
MIRANDA, Carlos E. A.; Amaral, Sergio Ferreira; MAHER, James Patrick; SOARES, I. O.; ALVES, Patrícia Horta. Participação em banca de Karla Isabel de Souza. Video Digital na Educação: aplicação da Narrativa Audiovisual. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

9.
AMORIM, A. C. R.; MIRANDA, Carlos E. A.; ROSA, M. I. P.; CRUZ, D.T. Participação em banca de Jose Mario Aleluia Oliveira. Currículos-hipertextos-pops. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

10.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; ROCHA, H. H. P.. Participação em banca de Kátia Danailof. A Educação do Corpo nos Parques Infantis de Mário e Andrade.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

11.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; SANT'ANNA, DENISE BERNUZZI; Rago, L.M. Participação em banca de Maria Cristina Rosa. Corpos,Vilas e Cidades na Comarca de Vila Rica no Século XVIII. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
MOURA, Rogério. A.; MIRANDA, Carlos E. A.; SANMARTIN, S. M.. Participação em banca de Margareth Pedroso. Educação Estética e Formação Integral: Tessituras e Possibilidades. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.; PRETTO, N. L.. Participação em banca de Katharine Rafaela Diniz Nunes. Da massa de modelar a animação 3D livre: escola, Cinema e Ética Hacker. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A.; LEITE, C. D. P.. Participação em banca de Luis Gustavo Guimarães. Risos, criação e individuação: cartografia da experimentação do fazer-cinema em uma escola do campo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; Oliveira Junior, W. M.; GUIMARÃES, A. M.; PREVE, A. M. H.. Participação em banca de Eduardo de Oliveira Beleza. Desacostumar os olhos: experimentando (em) vídeos/espaços/oficina/poesias/juventudes. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; Amaral, Sergio Ferreira; AMIEL, T.. Participação em banca de Elaine Messias Gomes. Desenvolvimento de práticas pedagógicas fazendo uso da lousa digital interativa no contexto escolar da educação infantil: uma inovação didática. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Mellina Silva. Diferentes intervenções pedagógicas sobe gênero e sexualidade: reflexões a partir da minha prática docente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de crianças e Pedagogia da Infância) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Carlos Eduardo A. Miranda; LINS, H. A. M.. Participação em banca de Ranata Reis Genuino.Os impactos da mídia no imaginário infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; SACHETTI, J. C.. Participação em banca de Juliana Cristina Silva.Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; Oliveira Junior, W. M.. Participação em banca de Dorotéa Usson Ribeiro.O cinema e o ensino de história: o "Labirinto do Fauno" - cinema, mito e história / Dorotéa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; FONTANA, R. C.. Participação em banca de Felipe Silva de Oliveira.Robótica educacional [recurso eletrônico] : educação tecnológica ou construcionismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A.. Participação em banca de Cecília Bento da Silva Soares.Programa Acessa Escola: relato de experiência de dois anos de estágio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

6.
MIRANDA, Carlos E. A.; Amaral, Sergio Ferreira. Participação em banca de Milena Pereira de Carvalho.A tecnologia móvel na educação: uma intervenção pedagógica com o uso do celular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

7.
PFUTZENREUTER, E.; MIRANDA, Carlos E. A.; CAPELLTO, I.. Participação em banca de Brenda Sachiko Hada.A fotografia, o filme e o vídeo no processo de ensino-aprendizagem. 2014.

8.
ARANTES, V. J.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Yuri Ferraz Levy.A didática transpessoal de Merlim na Saga do Rei Arthur. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

9.
PAIVA, J. E. R.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Cristyane Martins de Souza.O telecurso e a participação do pedagogo na elaboração. 2013.

10.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A.. Participação em banca de Diego Calixto Strigue dos Santos.A relação entre personagens de videogame e seus jogadores. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

11.
MIRANDA, Carlos E. A.; Oliveira Junior, W. M.. Participação em banca de Daniela Mendes Pereira.Propaganda televisiva: material para reflexão?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

12.
SANFELICE, J. L.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Renata Ragazzo Carpanetti.A Moradia... vive! História da moradia estudantil da Unicamp (1985 - 2001). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

13.
MIRANDA, Carlos E. A.; BRUZZO, Cristina. Participação em banca de Viviane Bonardo Gardin.Influência das histórias em quadrinhos na Educação a partir das leituras de imagens e textos.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP.

14.
MIRANDA, Carlos E. A.; Oliveira Junior, W. M.. Participação em banca de Érica Denise Januério Doiche.Trilha sonora de celebrações que evocam o humor como virtude. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual de Campinas.

15.
MIRANDA, Carlos E. A.; GUIMARÃES, A. M.. Participação em banca de Mariangela Marini dos Santos.Uma forma de educação do corpo através do cômico: o travestismo e a ridicularização da mulher no cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

16.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOBRINHO, G.A.. Participação em banca de Flora Fernandes Caldas.A imagem da criança em duas publicidades televisivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

17.
MIRANDA, Carlos E. A.; GUIMARÃES, A. M.. Participação em banca de Patrícia Denise da Silva.Cidade de Deus: uma revelação didática de um universo de violência.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

18.
Almeida, M. J.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Joice Margareth Dombrova.A construção das personagens estrangeiras nos filmes "Contra parede" e "A festa de Babete". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

19.
MIRANDA, Carlos E. A.; SOLIGO, Angela Fátima. Participação em banca de Rogério Ferreira Antunes.A hora do show :o cinema de Spike Lee e o negro estadunidense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

20.
MIRANDA, Carlos E. A.; JESUS, A. N.. Participação em banca de Beatriz Sampaio Pinto.Iniciação aos objetos sagrados :os talismas no percurso de Amelie Poulain. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

21.
MIRANDA, Carlos E. A.; JESUS, A. N.. Participação em banca de Elisa Ferrari Manzano.A importancia do movimento na educação infantil Waldorf. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

22.
MIRANDA, Carlos E. A.; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Participação em banca de Ana Lúcia Ferreira de Camargo.Retratos fotograficos da educação:uma educação do corpo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

23.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, Milton José de. Participação em banca de Adilma do Nascimento Pereira.Narrativas não verbais atraves da produção de sentidos da imagem impressa de assassinos na Revista Veja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

24.
MIRANDA, Carlos E. A.; PIOZZI, P.. Participação em banca de Ricardo Augusto Rocha.O jogo "Age of Empires II":concepção historiografica e nuances da relação jogo/jogador.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

25.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.. Participação em banca de André Alvarenga Baptistella.O grotesco e o demoniaco em Marilyn Manson. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

26.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, A. R. L.. Participação em banca de Ricardo Perez Pombal.A menina e o girassol. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

27.
ALMEIDA, Milton José de; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Edson Daruich Bolla.Um estudo sobre as representaçoes das paixões da alma e dos vicios e virtudes em tres filmes. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

28.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.. Participação em banca de Ariadne de Campos Reis.Presença do mito lunar no cinema:o domínio do feminino em Bad Boy Buuby. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

29.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M.. Participação em banca de Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira.O modo de olhar cria a realidade. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

30.
PRADO, G. V. T.; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Gabriela Fiorin Rigotti.Mídia: verdades e mentiras sobre a escola pública brasileira. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

31.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Participação em banca de Gabriela Domingues Coppola.Cinema e Morte: jogos de virtudes e vícios. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

32.
Soligo, Angela Fátima; MIRANDA, Carlos E. A.. Participação em banca de Adriana Alves da Silva.Caleidoscópio de imagens: estigma racial, escola, cinema e televisão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

33.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Participação em banca de Clecios Vinicius Batista e Silva.Virtudes no tempo militar:a academia militar das Agulhas Negras. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

34.
MIRANDA, Carlos E. A.; Guimarães, A.M.. Participação em banca de Evandra Romilda Prioli de Almeida.Personagens sem pais: uma padronização da estrutura narrativa dos programas de televisão destinados às crianças. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sem Informação) - Universidade Estadual de Campinas.

35.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Participação em banca de Leobino Gomes de Souza Neto.Roteirização - A construção de Coppola da obra de Puzo. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

36.
MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Participação em banca de Luciana Einloft Saldanha.O Sermão no Jornal Nacional. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.

37.
MIRANDA, Carlos E. A.; SILVA, L. L. M.. Participação em banca de Erika Silvana Soares Bollella.A TV Cultura na Internet: uma forma de educação microprocessada. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; PEREIRA JUNIOR, J. S. T.; ROMÃO, E. S.. Banca de seleção interna no Departamento de Didático-Práxis Pedagógica. 1995. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; CASTANHO, M. E. L. M.; COSTA, E. P.. Banca de seleção interna no Departamento de Metodologia de Ensino e Pesquisa Pedagógica. 1994. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; CASTANHO, M. E. L. M.; CAIADO, K.. Banca de Concurso Externo no Departamento de Metodologia de Ensino e Pesquisa Pedagógica. 1994. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, M. A. F.. Banca para seleção interna no Departamento de Didático-Práxis Pedagógica. 1992. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, M. A. F.. Banca para seleção interna no Departamento de Didático-Práxis Pedagógica. 1989. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Outras participações
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; HILDEBRAND, H. R.; COUTINHO, R.. Transferência para Doutorado PPG Artes Visuais. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

2.
MARTINS, M. C.; MIRANDA, Carlos E. A.; JESUS, A. N.. Comissão especial de Avaliação de Desempenho - CEAD. 2015. Faculdade de Educação da UNICAMP.

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALMEIDA, Milton José de; ALBANO, Ana Angélica Medeiros. Processo Seletivo de pós-Graduação da Faculdade de Educação. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

4.
Ferreira, N.S. A.; MIRANDA, Carlos E. A.. Imagens e Práticas de Leitura em uma classe de Alfabetização. 2003. Universidade Estadual de Campinas.

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; ALBANO, Ana Angélica Medeiros; BRUZZO, Cristina; ALMEIDA, Milton José de. Processo Seletivo de Pós-Graduação da Faculdade de Educação. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

6.
Albano, A.A.M.; MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Processo Seletivo Fac. Educação 2003. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

7.
Almeida, M. J.; Albano, A.A.M.; MIRANDA, Carlos E. A.; BRUZZO, Cristina. Entrevista de Candidatos do processo de Seleção para a Pós-Graduação da FE - 2002. 2001. Universidade Estadual de Campinas.

8.
SOARES, C. L.; MIRANDA, Carlos E. A.; Almeida, M. J.. Entrevista de Candidatos do processo de Seleção para a Pós-Graduação da FE - 2001. 2000. Universidade Estadual de Campinas.

9.
MIRANDA, Carlos E. A.. Seleção interna no Departamento de Didático-Práxis Pedagógica. 1995. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CineOP: 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Emergências Ameríndias. 2017. (Seminário).

2.
I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças - audiências e agências em foco.Os cegos, a democratização do audiovisual e os desafios da audiodescrição. 2017. (Encontro).

3.
IX FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia.A Educação e as emergências da sociedade brasileira: compromissos éticos e metodológicos com as diferenças e a formas de resistências. 2017. (Outra).

4.
11 CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto.Cinema, TV e Educação: possibilidades, limites e novas perspectivas. 2016. (Seminário).

5.
Congresso de Leitura de Brasil. Rede Kino: Cinema e Educação. 2016. (Congresso).

6.
Fórum Internacional de Tarô.Inserção Social do Tarô. 2016. (Encontro).

7.
I Seminário sobre Arte/Educação do instituto de Artes da Unicamp.Aula de arte na escola: preparo, processo e produto. 2016. (Seminário).

8.
VIII Fórum da Rede Kino. 2016. (Outra).

9.
XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Fuk e a ostentação feminina: relações de poder produzida pelas personagens femininas na trama dos discursos filmicos dos videoclipes do Fank Ostentação. 2016. (Congresso).

10.
9ª Semana de educação.O que pode um Minuto? Máquinas de ver, Máquinas de fazer filmes!. 2015. (Oficina).

11.
Diálogos Internacional.Pensamento anticolonial e educação popular em Timor-Leste. 2015. (Encontro).

12.
VII Fórum da Rede Kino - 10ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Cinema e Educação: a lei 13006. 2015. (Outra).

13.
VI Seminário Conexões Deleuze e Máquinas e Devires e....Máquinas de Ver. 2015. (Seminário).

14.
X Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.Mesa ED13. 2015. (Seminário).

15.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Dublado ou legendado? Estudo sobre a autonomia do espectador em relação à mídia. 2015. (Congresso).

16.
19º Congresso de Leitura do Brasil. Leitura sem margens. 2014. (Congresso).

17.
VI Fórum da Rede Kino - 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto.Cinema na Escola: da formação de para a prática escola. 2014. (Outra).

18.
Mostra Nacional de Robótica. Alfabetização e robótica - uma abordagem inédita da robótica na formação de professores. 2013. (Exposição).

19.
Seminário Olhares - comunicação, cultura e educação.A criação de olhares através de aparelhos no curso de pedagogia. 2013. (Seminário).

20.
Cine Debate.A Educação pelo Cinema - Filme: "Ensaio sobre a cegueira". 2010. (Encontro).

21.
Inovações no uso da Tecnologia em cursos de Graduação na Unicamp.A produção de vídeos em cursos de formação de professores. 2010. (Encontro).

22.
O Professor e a Leitura do Jornal.Fazer cinema na educação escolar - a construção de um sonho na formação de professores. 2010. (Seminário).

23.
Seminário Internacional Brasil-Alemanha de Pesquisa Qualitativa: Interpretação Documentária e Triangulação Metodológica.Construção de olhares únicos e singulares com imagem na educação. 2010. (Seminário).

24.
XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica. Tecnologias digitais no ambiente escolar: análise as possibilidades e das resistências. 2010. (Congresso).

25.
17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. É preciso transver a realidade da leitura no Brasil. 2009. (Congresso).

26.
17º Congresso de Leitura do Brasil - COLE. UMA LEITURA PELAS IMAGENS DE ?O HOMEM DA MULTIDãO? DE EDGAR ALLAN POE. 2009. (Congresso).

27.
Fórum de Graduação da ANPUH.Formação a Distância. 2009. (Encontro).

28.
FÓRUNS PERMANENTES DESAFIOS DO MAGISTÉRIO - Trabalho Docente e Educação a Distância.Trabalho docente em Educação a Distância ? reflexão crítica da ação docente nesta modalidade de ensino.. 2009. (Outra).

29.
I Congreso Internacional Sociedad Digital: Contenidos y servicios en abierto para los ciudadanos. A produção de vídeo na formação de professores. 2009. (Congresso).

30.
I Congreso Internacional Sociedad Digital: Contenidos y servicios en abierto para los ciudadanos. Tecnología Educativa. 2009. (Congresso).

31.
III Seminário do GGPL ? Questões de Desenvolvimento Humano e Práticas Contemporâneas.Imagens, Imaginário e Imaginação. 2009. (Seminário).

32.
II Seminário de Educação a Distância da Faculdade de Educação.Gestão e docência em Programas de Educação a Distância. 2009. (Seminário).

33.
II Seminário de Inovações em Atividades Curriculares: experiências da Unicamp.A produção de vídeos em cursos de formação de professores. 2009. (Seminário).

34.
II Seminário de Inovações em Atividades Curriculares: experiências da Unicamp.Oficinas de criação audiovisual em cursos de pedagogia. 2009. (Seminário).

35.
Seminário de Pesquisa 1 Pós-graduação em Tecnologia da UTFPR.Cinema e Educação visual: aproximações entre educação e produção de imagens na sociedade contemporânea. 2009. (Encontro).

36.
Seminários de Integração Curricular I.Políticas e Tecnologias de Educação. 2009. (Seminário).

37.
VIII Encontro de Estudantes de Graduação dos Cursos de Formação de Professores da Unicamp.A Loucura da Graças. 2009. (Encontro).

38.
VII Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional.Formação de Profissionais de Educação: Novas Tendências. 2009. (Simpósio).

39.
4º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal.O Magistério e a mídia. 2008. (Seminário).

40.
Fórum Permanente Desafios do Magistério: O Magistério e a Mídia.?O Magistério e a Mídia?. 2008. (Outra).

41.
I Seminário de Educação a Distância e formação de professores da Faculdade de Educação.Políticas para a formação de professores em EAD. 2008. (Seminário).

42.
I Seminário Imagem e Pensamento.Quando as imagens Ardem: fotografia e narratividade. 2008. (Seminário).

43.
I SIMAR ? Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos / II SILID ? Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira..Construção de narrativas verbais e não verbais em experiências de estágio no TelEduc. 2008. (Simpósio).

44.
Seminário sobre Educação a Distância - Políticas para a formação de professores em EAD.Experiências das universidades públicas do Estado de São Paulo com a formação de professores em EAD. 2008. (Seminário).

45.
Seminário sobre Pesquisas em Imagens.Diligências para uma metodologia de pesquisa em imagens na educação. 2008. (Seminário).

46.
The Interpretation of Pictures and the Documentary - Method. 2008. (Outra).

47.
Você tem fome de que?.A condição juvenil na universidade: conflitos contemporâneos. 2008. (Outra).

48.
IV Simpósio de Práticas Educativas na Educação Básica.Mídias e Cotidiano Escolar nas diferentes áreas do saber. 2007. (Simpósio).

49.
VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Humberto Mauro e a cultura visual como modelo Pedagógico na era de Vargas: o filme 'O Descobrimento do Brasil' e suas imagens agentes. 2006. (Congresso).

50.
XIV Congresso Interno de Inciação Científica da Unicamp. Educação e as imagens dos mitos políticos: mitificação e desmitificação de Ernesto 'Che' Guevara. 2006. (Congresso).

51.
XIV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Educação e programa televisivo popular de auditório "Programa do Ratinho". 2006. (Congresso).

52.
Ciclo: Conversas com Pesquisadores em Artes.Cinema, Tempo e Memória. 2005. (Outra).

53.
III Seminário Internacional As Redes de Conhecimento e a Tecnologia:professores/professoras:textos, imagens e sons..Orbis sensualim pictus - Comenius em busca das técnicas mnemônicas.. 2005. (Seminário).

54.
Seminário Encontros com a Pesquisa.Comenius e a Arte da Memória. 2005. (Seminário).

55.
Fórum Permanente de Conhecimento & Tecnologia: Educação a Distância e Impactos sobre Políticas Educacionais.EAD nos Cursos de Graduação em Universidades Brasileiras: impasses e perspectivas. 2004. (Outra).

56.
Seminário Internacional de Educação Estética - Lugares do Olhar. 2004. (Seminário).

57.
30 anos de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: o registro da pesquisa na Daculdade de Educação da UNICAMP.30 anos de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação: o registro da pesquisa na Daculdade de Educação da UNICAMP. 2002. (Encontro).

58.
II Semana de Pedagogia: " A Educação e as Transformações Socieis: o papel do professor/educador como agente de transformação.30 anos de Faculdade de Educação. 2002. (Encontro).

59.
X Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. A educação visual da morte ? cinema e morte como real em movimento. 2002. (Congresso).

60.
Encontro com a Pesquisa: Seminário de Estudos sobre Imagem.A Fisiognomonia do Rosto - Duchenne de Boulogne. 2001. (Seminário).

61.
III Conference of Sociocultural Research.A Arte Visual da Memória - Pintura e Cinema. 2000. (Outra).

62.
II Seminário Anual de Pesquisa e Estudos sobre a Imagem.Descartes, Le Brun e Poe - orígens dispersas das expressões faciais no cinema. 1999. (Seminário).

63.
IX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Reconstrução da escola pública brasileira - formação de professores e ensino a distância. 1998. (Encontro).

64.
Seminário: Estudos sobre a Imagem.A construção da Suspeição. 1998. (Seminário).

65.
Realimentação da Prática do Educador - 1ª a 4ª série.Gesdtão democrática e Formação de Professores. 1996. (Encontro).

66.
Realimentação da Prática do Educador - 5ª a 8ª série.Gestão Democrática e Formação de Professores. 1996. (Encontro).

67.
Semana Cultural Obstáculos e Perspectivas da Gestão Democrática.A gestão democrática e o projeto político pedagógico da escola. 1996. (Encontro).

68.
II Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior. 1994. (Outra).

69.
I Congresso Brasileiro da Qualidade no Ensino Superior. 1993. (Congresso).

70.
I Encontro Nacional dos Professores do Ensino Superior das Escolas Particulares.Qualidade de Ensino - Gestão Democrática. 1993. (Encontro).

71.
Semana Cultural A Questão da gestão demorática na rede estadual de ensino.Gestão democrática e Qualidade de Ensino. 1993. (Encontro).

72.
2º Seminário de Avaliação Educacional.Avaliação e Planejamento Estratégico Institucional. 1991. (Seminário).

73.
6º Conferência Brasileira de Educação. 1991. (Outra).

74.
Seminário A Universidade brasileira hoje: A PUCCAMP e suas Perspectivas.Qualidade de Ensino e democratização do Ensino Superior. 1991. (Seminário).

75.
5º Encontro de Vídeo na Educação. 1990. (Encontro).

76.
4º Encontro de Vídeo na Educação. 1989. (Encontro).

77.
7 º COLE - Congresso de leitura do Brasil. TV, vídeo e trabalho educacional.. 1989. (Congresso).

78.
5º Congresso de Leitura do Brasil. 1985. (Congresso).

79.
Seminário Internacional e Ensino.Análise de uma vivência curricular. 1985. (Seminário).

80.
3º Conferência Brasileira de Educação.A pesquisa participante como instrumento de reestruturação. 1984. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . 1º Encontro Entre Cinemas e Escolas: pesquisa e extensão. 2017. (Outro).

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . 3º Encontro Entre cinemas e escolas: pesquisa e extensão. 2017. (Outro).

3.
MIRANDA, Carlos E. A.; LINS, H. A. M. ; ROCHA, C. H. ; CABELLO, J. ; NASCIMENTO, L. C. R. ; SOUZA, R. M. ; SILVA, M. L. F. S. . I Encontro Mídias, Infâncias e Diferenças - audiências e agências em foco. 2017. (Outro).

4.
MIRANDA, Carlos E. A.; AL, E. . CineOP 12ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. (Festival).

5.
MIRANDA, Carlos E. A.; OLIVEIRA JUNIOR, W. M. . 2º Encontro Entre cinemas e escolas: pesquisa e extensão. 2017. (Outro).

6.
NOGUEIRA, A. L. H. ; WUNDER, A. ; BRIANI, M. C. ; LAPLANE, A. L. F. ; NOVAES, M. P. ; MARQUES, D. ; ROMAGUERA, A. R. T. ; FARIA, Ana Lúcia Goulart de ; AMORIM, A. C. R. ; SERRA, E. D. ; PRADO, G. V. T. ; MAGIOLINO, L. L. S. ; SILVA, L. L. M. ; OLIVEIRA, L. M. ; PINHEIRO, M. A. M. ; MIRANDA, Carlos E. A. . Congresso de Leitura do Brasil. 2016. (Congresso).

7.
MIRANDA, Carlos E. A.; AL, E. . CineOP 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2016. (Festival).

8.
MIRANDA, Carlos E. A.; THOMAZ, O. R. ; MOURA, Rogério. A. ; COSTA, D. L. R. ; GUIMARÃES, L G . Diálogo Internacional Pensamento anticolonial e educação popular em Timor-Leste. 2015. (Outro).

9.
MIRANDA, Carlos E. A.; KOFES, Suely ; BRUNO, F. . Como estamos lendo Warburg. 2015. (Outro).

10.
FRESQUET, A. M. ; MIRANDA, Carlos E. A. ; LANZA, R. . Diálogos com a Pesquisa: "Cinema para Aprender e Desaprender. 2013. (Outro).

11.
Ferreira, N.S. A. ; CAMARGO, M. R. R. M. ; GRIBL, H. ; RIGOTTI, Gabriela Fiorin ; SILVA, L. L. M. ; FIAD, R. S. ; MIRANDA, Carlos E. A. ; BCHIEGA, Maria Lucia ; CARVALHO, D. L. . 17º Congresso de Leitura do Brasil. 2009. (Congresso).

12.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A. ; Amaral, Sergio Ferreira . FÓRUNS PERMANENTES DESAFIOS DO MAGISTÉRIO - Trabalho Docente e Educação a Distância. 2009. (Outro).

13.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A. ; OLIANI, Gilberto . II Seminário de Educação a Distância da Faculdade de Educação. 2009. (Outro).

14.
MIRANDA, Carlos E. A.. I Congreso Internacional Sociedad Digital: Contenidos y servicios en abierto para los ciudadanos. 2009. (Congresso).

15.
MIRANDA, Carlos E. A.. I Seminário de Educação a Distância e formação de professores da Faculdade de Educação. 2008. (Outro).

16.
Almeida, M. J. ; MIRANDA, Carlos E. A. ; SOARES, C. L. ; Ferreira, N.S. A. ; Oliveira Junior, W. M. ; Oliveira, Maria do Ceu Diel de ; Goellner, Silvana V. ; Moreno, Andrea Moreno . Encontro com a Pesquisa.. 2001. (Outro).

17.
ALMEIDA, Milton José de ; MIRANDA, Carlos E. A. . II Seminário Anual de Pesquisa e Estudos sobre a Imagem. 1999. (Outro).

18.
ALMEIDA, Milton José de ; MIRANDA, Carlos E. A. . Seminário: Estudos sobre a Imagem. 1998. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Kjell van Ginkel. INTERVENÇÃO URBANA E O ENSINO PÚBLICO: percepções e práticas artísticas de alunos do ensino médio em escolas públicas.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Luiz Gustavo Costa Ferreira. Cenários fílmicos para a educação: criações de imagens e experimentações nos espaços de aprendizagem.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Katharine Rafaela Diniz Nunes. "DA MASSA DE MODELAR À ANIMAÇÃO 3D: Criando Personagens Livres na Escola, Coletiva e Colaborativamente".. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Luis Gustavo Guimarães. Entre risos, criação e subjetividades: cartografias da experimentação do fazer-cinema em uma escola do campo.. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Alexsandro Aparecido Sgobin. Caos, Máquinas e Pensamento no trânsito educação e cinema. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
José Carlos Sachetti Júnior. Anonimato e visualidades: o (in)visível e o enunciável. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Marcelo Ribeiro dos Santos. Tarot de Marselha: Alquimia da Memória. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Carlos Sachetti Júnior. CIRANDA: Videodocumentário e jovens em situação de risco. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

2.
Fernando Henrique Catani. Uma visão da alma artística. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

3.
Carolina Cavalcanti Bezerra. Caminha, Meirelles, e Mauro : narrativas do (re) descobrimento do Brasil; decifrando as imagens do paraiso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

4.
Priscilla Kelly Figueiredo. Reconditos da belleza : as praticas corporais em Cinearte e Scena Muda. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

5.
Gabriela Domingues Coppola. Educação do vestir - roupas, memória e cinema. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

6.
Gabriela Fiorin Rigotti. A ciranda do pertencimento em 'O triunfo da vontade' de Leni Riefenstahl. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

7.
Carlos Daniel Silva. Matrix e o medo da previsibilidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

8.
Ignez Teixeira Gurgel do Amaral. As várias faces de Cabiria.. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

9.
Daniel Zancha. Corpos sobreviventes : o heroi e o vilão burgues na obra. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

Tese de doutorado
1.
Renata Lanza. Conjunções entre escola e cinema : pesquisa-intervenção em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, . Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

2.
Gabriela Fiorin Rigotti. Na bagagem de Dona Zezé : uma proposta de investigação e intervenção sobre a imagem da professora a partir de fotografias do curso de formação continuada Teia do Saber. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UNICAMP, . Coorientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cecília Bento da Silva Soares. Programa Acessa Escola - Relato de experiência de dois anos de estágio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

2.
Juliana Cristina Silva. Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

3.
Milena Pereira de Carvalho. A tecnologia móvel na educação [recurso eletrônico] : uma intervenção pedagógica com o uso do celular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

4.
Felipe Silva de Oliveira. Robótica Educacional [recurso eletrônico]: educação tecnológica ou construcionismo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

5.
Daniela Mendes Pereira. Propaganda e Educação: material para reflexão?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

6.
Viviane Bonardo Gardin. Influência das histórias em quadrinhos na Educação a partir das leituras de imagens e textos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

7.
Érica Denise Januário Doiche. Trilha sonora de celebrações que evocam o humor como virtude. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

8.
Mariangela Marini dos Santos. Uma forma de educação do corpo através do cômico: o travestismo e a ridicularização da mulher no cinema. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

9.
Flora Fernandes Caldas. A imagem da criança em duas publicidades televisivas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

10.
Patrícia Denise da Silva. Cidade de Deus: uma 'revelação' didática de um universo de violência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

11.
Beatriz Sampaio Pinto. Iniciação aos objetos sagrados: os talismãs no percurso de Amelie Poulin. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

12.
Rogério Ferreira Antunes. A hora do show: o cinema de Spike Lee e o negro estadunidense. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

13.
Ricardo Augusto Rocha. O jogo Age of Epires II: concepções historiográficas e nuances da relação jogo-jogador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

14.
Adilma do Nascimento Pereira. Narrativas não verbais através da produção de sentidos da imagem impressa de assassinos na Revista Veja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

15.
Ana Lúcia Ferreira de Camargo. Retratos Fotográficos da educação - uma educação do corpo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

16.
Elisa Ferrari Manzano. O movimento na Educação Infantil Waldorf. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

17.
Ariadne de Campos Reis. A Presença do mito lunar no Cinema: o domínio do feminino em Bad Boy Bubby. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

18.
Ricado Perez Pombal. Construindo um livro infantil a partir do olhar das crianças. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

19.
Clecios Vinícius Batista e Silva. Virtudes no templo militar: a Academia Militar de Agulhas Negras. 2002. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

20.
Gabriela Domingues Coppola. Cinema e Morte: jogos de virtudes e vícios. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

21.
Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira. O modo de olhar cria a realidade. 2002. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

22.
Luciana Einloft Saldanha. O Sermão no Jornal Nacional. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

23.
Leobino Gomes de Souza Neto. Roteirização - A construção de Coppola da obra de Puzo. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

24.
Evandra R Prioli de Almeida. Personagens sem pais: uma padronização da estrutura narrativa dos programas de televisão destinados às crianças. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

25.
Érika Silvana Soares. A TV Cultura na Internet - uma educação micro processada. 2000. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

Iniciação científica
1.
Beatriz Marques da Silva. A ostentação na trama dos discursos fílmicos dos videoclipes do Funk Ostentação produzidos e dirigidos por KondZilla.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

2.
Lucas Antonio Rodrigues da Silva. Dublado ou legendado? Estudo do espectador de cinema em relação à mídia.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

3.
Ferlipe de Oliveira Silva. Tecnologias Digitais no Ambiente Escolar: Análise das possibilidades e das resistências. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UNICAMP, PIBIC/CNPq. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

4.
Tatiana Amaral. Educação e as imagens dos mitos políticos: mitificação e desmitificação de Ernesto 'Che' Guevara. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

5.
Edy Carlos Souza. Educação e programa televisivo popular de auditório "Programa do Ratinho". 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

6.
André Alvarenga Baptistella. O grostesco e o demoníaco em Marilyn Manson. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.

7.
Gabriela Domingues Coppola. A Educação visual da morte - cinema e morte como real em movimento. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo Albuquerque Miranda.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, Carlos E. A.. Formação à Distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MIRANDA, Carlos E. A.; SACHETTI, J. C. . Oficinas de criação audiovisual em cursos de pedagogia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MIRANDA, Carlos E. A.. Educação e Tecnologia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
MIRANDA, Carlos E. A.. A Educação pelo Cinema - Filme: 'Ensaio sobre a cegueira'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MIRANDA, Carlos E. A.. A criação de olhares através de aparelhos no curso de pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; MERHED, C. ; SACHETTI, J. C. ; GUIMARÃES, L G ; LANZA, R. ; BARBOSA, C. . Estudos em Educação Visual: Imagens e Educação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, Carlos E. A.; MOURA, Rogério. A. ; OLIANI, Gilberto . II Seminário de Educação a Distância da Faculdade de Educação. 2009. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:45:14