Sara Cohen

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8080744945770766
  • Última atualização do currículo em 17/05/2018


Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), graduação em Licenciatura em Educação Artística - Conservatório Brasileiro de Música (1985), graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutorado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do departamento de Musicologia e Educação Musical da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no setor de percepção musical, atuando nos cursos de bacharelado e licenciatura. ë docente permanente do PPGM e desenvolve pesquisa sobre ritmo, com ênfase na música dos séculos XX e XXI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Cohen
Nome em citações bibliográficas
COHEN, Sara;COHEN, SARA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio, 98
Centro
20021-290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25324649
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Poliritmos nos estudos para piano (primeiro caderno) de György Ligeti, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Ingrid Barancoski.
Palavras-chave: Música do século XX; Ligeti; piano; polirritmia; hemiólia; aksak.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1981 - 1988
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A obra pianística de Ernesto Nazareth: uma aplicação didática,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Esther Naiberger Vainer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ernesto Nazareth e o piano; técnicas pianísticas; ensino-aprendizagem do piano.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Outros.
1985 - 1985
Graduação em Licenciatura em educação artística.
Conservatório Brasileiro de Música, CBM, Brasil.
1974 - 1980
Graduação em Bacharelado Em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1974 - 1978
Graduação em Engenharia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2002 - 2002
Extensão universitária em Ensino Musical da Música. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

3/2007 - Atual
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Percepção musical I
Percepção musical II
3/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Letras e Artes, Escola de Música.

3/2004 - 7/2004
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
percepção musical IV
percepção musical I
1994 - 1998
Direção e administração, Centro de Letras e Artes, .

Cargo ou função
coordenador de graduação.
8/1993 - 12/1993
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
percepção musical III
percepção musical IV
tópicos especiais em percepção musical
3/1993 - 7/1993
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
percepção musical III
percepção musical II
8/1992 - 12/1992
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
percepção musical II
percepção musical I
3/1992 - 7/1992
Ensino, Bacharelado Em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
percepção musical IV
percepção musical I


Linhas de pesquisa


1.
teoria e prática da interpretação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Polirritmia na performance pianística: aspectos conceituais e cognitivos
Descrição: Por ser um instrumento polifônico, o piano multiplica sobremaneira o modo como as duas mãos de um pianista podem interagir no teclado, e é fato que muitos estudantes de piano relatam e demonstram dificuldades na realização de polirritmias, um desafio para muitos deles. Nossa investigação, tem procurado levantar literatura que aborde o tema, seja em uma perspectiva mais especificamente pedagógica voltada tanto para a o desenvolvimento da percepção musical quanto para o ensino instrumental, seja cognitiva ou teórica e tem por objetivo geral propor orientações de estudo para o desenvolvimento da escuta e da performance de polirritmos informadas por esses campos de abordagem do tema. Nossos objetivos são orientados por algumas questões que gostaríamos de ver respondidas: o que é considerado polirritmia, como a literatura voltada para o ensino do piano e da percepção musical trata o tema, por que é difícil a realização da polirritmia, como estudá-la? Nossa revisão de literatura inclui também alguns artigos do campo de estudos em psicologia experimental que ampliam o entendimento dos processos subjacentes à realização de movimentos bi-manuais envolvidos na polirritmia e ajudam a compreender porque ela é difícil. Para aprofundar essas questões, ainda recorreremos ao campo dos estudos do embodiment. Por fim, a literatura voltada para as discussões sobre os conceitos de ritmo e metro referenciarão teoricamente as considerações empíricas que nortearão as propostas de estudo de polirritmias, objetivo final da pesquisa. Cabe observar que há uma forte presença de literatura voltada para o ensino do piano tendo em vista que no repertório para esse instrumento encontra-se com frequência a presença da polirritmia bem como a abordagem do tema nos livros voltados para o estudo da técnica do instrumento. Entretanto, parte dos princípios a serem sugeridos, poderão ser utilizados não só no estudo de outros instrumentos e nos conjuntos instrumentais, como nas atividades em aulas de percepção musical..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sara Cohen - Coordenador / Wilson Neto - Integrante.Número de orientações: 2
2009 - 2013
Produção e utilização de vídeo no ensino e na pesquisa sobre fundamentos da dança baseados nos parâmetros corpo, movimento, espaço, forma, tempo e dinâmica de Helenita Sá Earp
Descrição: A proposta deste projeto é de produzir vídeo documentário com ênfase nos fundamentos da dança integrantes da teoria de dança da Professora Emérita Helenita Sá Earp da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a eminente introdutora da dança no ensino das universidades brasileiras em 1939, na então Universidade do Brasil, na qual, em 1943 fundou o Grupo de Dança e o primeiro curso de pós-graduação lato-sensu sobre fundamentos da dança e de criação coreográfica, no qual esteve à frente até 1980, e que mantêm o seu vigor até os dias atuais. Ela é a criadora de uma teoria que integra que integra aspectos da ciência, da arte e da educação como criações entrelaçadas do espírito humano vêm permitindo ao longo destas décadas a sua completa aplicação ? graças à sua abordagem sistêmica ? com os programas curriculares notadamente nas universidades do Estado do Rio de Janeiro. A perspectiva didática a ser desenvolvida sobre os fundamentos da dança intrínsecos à concepção de dança da Professora Helenita Sá Earp, em co-autoria com a Professora Glória Futuro Marcos Dias, terá por objetivo principal subsidiar o ensino de graduação e de pós-graduação na dança e áreas afins. O roteiro prevê filmagens com coreógrafos, intérpretes e professores formados por Helenita que demonstrarão para a câmera os princípios, fundamentos e processos sobre vários aspectos pedagogicamente detalhados na dança, que foram introduzidos por ela; entremeados por depoimentos de contemporâneos, personalidades da dança brasileira, reconstituições e remontagens de fragmentos de coreografias e de colaboradores e ex-alunos que diretamente atuam na dança influenciados pelo trabalho da professora Helenita. Este documentário será uma fonte de referência e consulta sobre princípios, processos em questões de técnica da dança e fundamentos da coreografia pesquisados no Brasil sendo prevista sua distribuição para várias instituições...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Dança, arte, ciência e criação: oficinas , cursos e apresentações de espetáculos da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2013
Documentário Dançar: a vida de Helenita Sá Earp
Descrição: Produção de Vídeo documentário e livro - catálogo sobre a obra da professora emérita Helenita Sá Earp.C.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - Atual
Lira da Minerva
Descrição: Desenvolvimento de atividades - artísticas, pedagógicas e culturais - por meio da performance dos instrumentos da bateria da Escola de Samba, de sua relação com a música com a qual ela interage e de seu potencial de experimentação e criação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sara Cohen - Coordenador.
1995 - 2009
Pangorinlofone: conjunto de percussao infantil da UFRJ
Descrição: O Conjunto de Percussão Infantil da UFRJ é voltado para os alunos, de 6 a 10 anos, do Curso Preliminar da Escola de Música da UFRJ. Proporciona às crianças a possibilidade de aprender música e contribui para a formação pedagógica e musical dos alunos dos cursos de bacharelado e licenciatura em música..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Sara Cohen - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Pesquisa e Música
1995 - Atual
Periódico: Revista Interfaces (UFRJ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Percepção Musical.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2001
Mençao honrosa- II congresso de extensão da UFRJ, Pro-reitoria de extensão da UFRJ.
1999
Menção honrosa - I congresso de extensão da UFRJ, Pro-reitoria de extensão da UFRJ.
1987
Distinção pelos relevantes serviço prestados à Cultura Brasileira na divulgação da obra de Heitor VillaLobos, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3COHEN, Sara;COHEN, SARA2011COHEN, Sara. Saracoteio - Piano Brasileiro de Lúcia Barrenechea. Música Hodie, v. 10, p. 131-135, 2011.

2.
4COHEN, Sara;COHEN, SARA2007COHEN, Sara. Virtuosismo, inadequação, tradição e experimentação nos estudos para piano de György Ligeti. Pesquisa e Música, v. 1, p. 30-46, 2007.

3.
1COHEN, Sara;COHEN, SARA2007COHEN, Sara. Ligeti, Nancarrow e Cowell, possíveis confluências. Debates (UNIRIO), v. 1, p. 86-116, 2007.

4.
2COHEN, Sara;COHEN, SARA2007COHEN, Sara. A hemiólia no estudo para piano nº 2, Cordes à Vide, de György Ligeti.. Cadernos do Colóquio (UNIRIO), v. 1, p. 118-137, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, A. ; COHEN, Sara . Obra completa de Ernesto Nazareth - Edição Crítica, volume 1, 1877-1896. 1. ed. São Paulo: Global Choro Music, 2013. v. 1. 273p .

2.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 1. ed. Rio de Janeiro: independente, 2006. v. 1. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Estudos de Performance. In: Armindo Cachada e Maria Helena Vieira. (Org.). Tradição e inovação no exercício 1 do volume I da Cartilha Rítmica oara piano de Almeida Prado. 1ed.Guimarães: Sociedade Musica de Guimarães, 2013, v. 1, p. 349-363.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Contribuições da psicologia experimental e da prática pedagógica de professores de piano para a performance da polirritmia. In: 12o. Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do XII SIMCAM, 2016. v. 1. p. 173-181.

2.
MEYER, ANDRÉ ; EARP, ANA CÉLIA DE SÁ ; COHEN, SARA . Processos de criação da Companhia de Dança Contemporânea da UFRJ no contexto da ciência And arte. In: 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014, 2015, Juís de Fora. Anais do 1º Congresso Internacional de Intermidialidade 2014. v. 1. p. 235-251.

3.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . The performance of polyrhythms: contributions from cognitive and motor studies. In: International Society for Music Education 31 st World Conference on Music Education, 2014, Porto Alegre. Isme 2014, Brazil. Victoria, Australia: International Society for Music Education, 2014. v. 1. p. 54-59.

4.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . O estudo da polirritmia em Ernst Widmer. In: XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2011, Uberllândia. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger., 2011. v. 1. p. 1464-1470.

5.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Polirritmia no ensino do piano. In: XX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, 2010, Florianópolis. A fuga (marcha-rancho) de Edino Krieger., 2010. v. 1. p. 10-18.

6.
GANDELMAN, Salomea ; COHEN, Sara . Jaques-Dalcroze e La rhythmique appliquée à l?étude du piano.. In: XIX Congresso da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música., 2009, Curitiba. XIX Congresso da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. UFPR?DeArtes, Programa de Pós-Graduação em Música. Curitiba: DeArtes - UFPR, 2009. v. 1. p. 659-662.

7.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Tempo fixo e tempo livre na Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. In: XVI Congresso da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Música - ANPPOM, 2006, Brasília. ANPPOM. Brasília 2006, XVI Congresso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

8.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . O conceito de modução métrica e sua aplicabilidade em exercícios da Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicai (ENCAM), 2006, Curitiba. I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicai, 2006.

9.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado: vertentes pedagógicas. In: XV congresso da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em música - ANPPOM, Programa de pós-graduação em música da UFRJ, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COHEN, Sara. The Metric Modulation in Almeida Prado's Cartilha Ritmica para Piano. In: 14th Nordic Musicological Congress, Sibelius Academy, 2004, Helsinki. 14th Nordic Musicological Congress, Sibelius Academy, 2004. p. 64.

Apresentações de Trabalho
1.
COHEN, Sara. Piano, apanhei-te!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
COHEN, Sara. Intertextualidade na Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Tradição e inovação no exercício 1 do volume I da Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COHEN, Sara. A Musica Ricercata de G. Ligeti. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . O estudo da polirritmia em Ernst Widmer. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COHEN, Sara. Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Polirritmia no ensino do piano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea . O conceito de modulação métrica e sua aplicabilidade em exercícios da Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COHEN, Sara; FREIRE, Vanda ; ZAGURY, Sheila ; OLIVEIRA, Afonso Carlos B de . Currículo de Licenciatura em música. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Partituras/TV Brasil. 2016.

2.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; SOARES, T. . Partituras/TV Brasil. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
COHEN, Sara. Abordagens rítmicas: ampliando possibilidades. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COHEN, Sara; EARP, A. C. S. ; MEYER, A. . Vídeo no ensino e na pesquisa sobre fundamentos da dança baseados nos parâmetors corpo, movimento, espaço, forma, tempo e dinâmica de Helenita Sá Earp. 2011. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
COHEN, Sara. Anatomia dos Contatos-estreia (no Brasil) e temporadas do espetáculo de dança da Cia Contemporanea de Dança da UFRJ. 2017. Coreográfica.

Música
1.
COHEN, SARA; GELUDA, G. ; BOTELHO, L. ; PASSOS, P. ; SENNA, J. ; NEVES, A. ; CICHELLI, R. ; ABREU, J. ; SCHUBAK, P. ; LIMA, M. . Liquid Voices, A história de Mathilda Segalescu. 2017. Interpretação.

2.
COHEN, Sara; ALVES, J. O. . De volta às origens. 2017. Interpretação.

3.
COHEN, Sara. Recital de piano na série Classicos de domingo no Centro de Referência da Música Carioca. 2017. Interpretação.

4.
COHEN, Sara; ROMERO, A. . Outono Portenho-Homenagem a Piazzolla. 2017. Interpretação.

5.
COHEN, Sara; JR., B. ; RIBEIRO, M. . XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 2016. Interpretação.

6.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Preludio 21 música do presente. 2016. Interpretação.

7.
JR., B. ; RIBEIRO, M. ; COHEN, Sara . Tread the tigers tail. 2016. Interpretação.

8.
COHEN, Sara; AQUINO, F. . Sextas musicais. 2015. Interpretação.

9.
COHEN, Sara. Clássicos Domingos. 2015. Interpretação.

10.
COHEN, Sara. Pianolatria Carioca. 2015. Interpretação.

11.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Preludio 21. 2015. Interpretação.

12.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Prelúdio 21. 2015. Interpretação.

13.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Preludio 21. 2015. Interpretação.

14.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Prelúdio 21. 2015. Interpretação.

15.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; GELUDA, G. . Prelúdio 21. 2015. Interpretação.

16.
COHEN, SARA; PETRI, L. G. ; UFRJ, O. S. . XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânes. 2015. Interpretação.

17.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

18.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

19.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

20.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

21.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

22.
COHEN, Sara; SOARES, T. ; PASSOS, Paulo . Prelúdio 21/Trio Sara Cohen--Tomás Soares-Paulo Passos. 2012. Interpretação.

23.
COHEN, Sara; PASSOS, P.R. . Espelhos. 2012. Registro Fonográfico.

24.
COHEN, Sara; BELTRAMI, Waleska ; TAVARES, Thiago . Espelhos. 2012. Registro Fonográfico.

25.
COHEN, Sara; BELTRAMI, Waleska ; TAVARES, Thiago . Prelúdio 21/Trio Jacaranda. 2009. Interpretação.

26.
COHEN, Sara; BELTRAMI, Waleska ; TAVARES, Thiago . Prelúdio 21/Trio Jacaranda. 2009. Interpretação.

27.
COHEN, Sara; BELTRAMI, Waleska ; TAVARES, Thiago . Prelúdio 21/Trio Jacaranda. 2009. Interpretação.

28.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo ; Coutinho, Marcelo . Terra dos Homens. 2007. Registro Fonográfico.

29.
COHEN, Sara. Concerto final do I encontro de cognição e artes musicais (curitiba). 2006. Interpretação.

30.
COHEN, Sara. Recital de lançamento do livro/CD Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 2006. Interpretação.

31.
COHEN, Sara; PRADO, Almeida . Show de lançamento do livro/CD Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 2006. Interpretação.

32.
COHEN, Sara; PASSOS, Paulo . Duo Paulo Passos-Sara Cohen. 2006. Interpretação.

33.
COHEN, Sara; ABREU, Joaquim . Segunda Bienal de Música Brasileira Contemporânea de Mato Grosso. 2006. Interpretação.

34.
COHEN, Sara. Cenas da Música Contemporânea. 2006. Interpretação.

35.
COHEN, Sara; ABREU, Joaquim ; PASSOS, Paulo . Todos os Sóis/Trio Passos-Cohen-Abreu. 2005. Interpretação.

36.
COHEN, Sara. Prelúdio 21 - Compositores do presente. 2005. Interpretação.

37.
COHEN, Sara. Interregnos: do caos ao progresso: Interfaces. 2005. Interpretação.

38.
COHEN, Sara. 300 anos de Carlos Seixas. 2004. Interpretação.

39.
COHEN, Sara. Recital de piano. 2003. Interpretação.

40.
COHEN, Sara. Ligeti 80 anos e Almeida Prado 60 anos. 2003. Interpretação.

41.
COHEN, Sara. Composições de Raphael Baptista. 2003. Interpretação.

42.
COHEN, Sara. Marisa Rezende: ressonâncias e contrastes. 2003. Interpretação.

43.
COHEN, Sara; Gentil-Nunes, Pauxy . Marisa Rezende: ressonâncias e contrastes. 2003. Interpretação.

44.
COHEN, Sara; PASSOS, P.R. . Série UNIRIO Musical. 2003. Interpretação.

45.
COHEN, Sara. Homenagem a Almeida Prado. 2003. Interpretação.

46.
COHEN, Sara. Interfaces 19. 2003. Interpretação.

47.
COHEN, Sara; Descaves, P. . Conspiração/Inspiração/Piração. 2002. Interpretação.

48.
COHEN, Sara; Amarilis . Homenagem a Dvorak. 2002. Interpretação.

49.
COHEN, Sara; PASSOS, P.R. . Música no Fórum. 2002. Interpretação.

50.
COHEN, Sara; Guimarães, M.B. . Quartas Musicais. 2002. Interpretação.

51.
COHEN, Sara; Guimarães, M.B. . Finep in concert. 2002. Interpretação.

52.
COHEN, Sara; PASSOS, P.R. ; ABREU, Joaquim . Piano, percussão e clarinete no encerramento da série Brasiliana 2002. 2002. Interpretação.

53.
COHEN, Sara. Interfaces 17. 2002. Interpretação.

54.
COHEN, Sara; TAVARES, M.N. ; GOMES, R.C. . II Mostra Pedagógica de 2002. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

55.
COHEN, Sara; SANTIAGO, A.P.C. ; GOMES, R.C. ; TAVARES, M.N. . Os Jovens Fazem Música. 2002. Apresentação de Obra (para compositores).

56.
COHEN, Sara. Suite Síntese XX. 2002. Interpretação.

57.
COHEN, Sara. música no FORUM. 2001. Interpretação.

58.
COHEN, Sara. recital com posição. 2001. Interpretação.

59.
COHEN, Sara; Amarilis . sonatas do século XX. 2001. Interpretação.

60.
COHEN, Sara. ensaio aberto. 2001. Apresentação de Obra (para compositores).

61.
COHEN, Sara. sete compositores brasileiro. 2001. Interpretação.

62.
COHEN, Sara. Comemorações Brasil 500 anos - professores compositores - professor Lorenzo Fernandez solista - sara cohen. 2000. Interpretação.

63.
COHEN, Sara. XXI Panorama da Música Brasileira Atual. 2000. Interpretação.

64.
COHEN, Sara. XXI panorama da música brasileira atual. 2000. Interpretação.

65.
COHEN, Sara. conjunto de percussão infantil da UFRJ - Pangorinlofone. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

66.
COHEN, Sara. Saudades de Villa-Lobos. 2000. Interpretação.

67.
COHEN, Sara. Sergio Porto 2000 - Música Experimental. 2000. Interpretação.

68.
COHEN, Sara. Os Jovens Fazem Música. 2000. Apresentação de Obra (para compositores).

69.
COHEN, Sara. Recital do Duo FortePiano. 1999. Interpretação.

70.
COHEN, Sara. Recital do Duo Fortepiano. 1999. Interpretação.

71.
COHEN, Sara. Recital de piano e clarinete. 1999. Interpretação.

72.
COHEN, Sara. Tributo a Villa-Lobos. 1999. Interpretação.

73.
COHEN, Sara. interfaces 11. 1999. Interpretação.

74.
COHEN, Sara. Recital do Duo FortePiano. 1998. Interpretação.

75.
COHEN, Sara. Recital de piano e trompete. 1998. Interpretação.

76.
COHEN, Sara. Recital do Duo FortePiano. 1998. Interpretação.

77.
COHEN, Sara. Concertos para a Juventude. 1998. Interpretação.

78.
COHEN, Sara. Brasileiras - núsica brasileira temperada a quatro mãos. 1998. Interpretação.

79.
COHEN, Sara. Recital do conjunto de percussão infantil da UFRJ - Pangorinlofone. 1998. Apresentação de Obra (para compositores).

80.
COHEN, Sara. Recital do conjunto de percussão infantil da UFRJ - pangorinlofone. 1997. Apresentação de Obra (para compositores).

Artes Visuais
1.
EARP, A. C. S. ; MEYER, A. ; COHEN, Sara ; CASTRO, L. G. G. ; OLIVEIRA, L. S. . Documentário Dançar: a vida de Helenita Sá Earp-Direção musical. 2013. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
COHEN, Sara. elementos de teoria e solfejo I. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COHEN, Sara. elementos de teoria e solfejo II. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COHEN, Sara. Olha o ritmo - Diálogos 1. 2002.

4.
COHEN, Sara. Sons e Movimentos I. 2000.

5.
COHEN, Sara. Primeiro Diálogo. 2000 (Gravaçào de CD).

6.
COHEN, Sara. Suite Geométrica. 2000.

7.
COHEN, Sara. Suite Pangorin nº 1. 1997.

8.
COHEN, Sara. Pernilongo. 1997.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GANDELMAN, Salomea; SOBREIRA, S. G.; COHEN, Sara. Participação em banca de Leonardo do Nascimento Rodrigues. Leonardo do Nascimento Rodrigues. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
COHEN, Sara; PITOMBEIRA, L.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de Nariá Assis Ribeiro. Ritmo não-pulsante: a ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COHEN, Sara; TABORDA, M.; VETROMILLA, C. D.. Participação em banca de A polirritmia no violão: uma investigação a partir de 6 peça. A polirritmia no violão: uma investigação a partir de 6 peças de Egberto Gismonti para violões de 6 a 10 cordas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SANTOS, R. M. M.; COHEN, Sara; SANTORO, A. L. B.. Participação em banca de Mapeamento das informações relativas à cuíca (IRCs) disponív. Mapeamento das informações relativas à cuíca (IRCs) disponíveis em fontes bibliográficas. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MCDAVIT, M. C.; LAKSHEVITZ, E.; COHEN, Sara. Participação em banca de Coro em movimento ? pequenas músicas, cânones e vocalizes pa. Coro em movimento ? pequenas músicas, cânones e vocalizes para aquecimento de coros populares amadores de todas as idades. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

6.
MEIRELLES, R.; COHEN, Sara; VETROMILLA, C.. Participação em banca de Ernani Marones de Gusmão. Villa-Rica: religiosidade e viências musicais no Morro dos Cabritos. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; COHEN, Sara; CAMBRIA, V.. Participação em banca de Júlia Mendes Selles. Ensino da música sinfônica para jovens dos estratos subalternos: capital simbólico e controle social no capitalismo tardio. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
Mônica Duarte; GANDELMAN, Salomea; COHEN, Sara. Participação em banca de Pablo Panaro. O processo de percepção musical como processo de representação social. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

9.
COHEN, Sara; Marcos Nogueira; FIGUEIREDO, C. A.. Participação em banca de Pedro Arthur Moita Tinoco Santos. Notação para instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: uma revisão bibliográfica. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
COHEN, Sara; CAESAR, R.; GUBERNIKOV, C.. Participação em banca de Marcio Alexandre Valongo Ferreira. Percussão corporal e embodiment: considerações sobre rítmica e o papel do corpo na construção do conhecimento musical. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
MERHY, S. A.; Mônica Duarte; COHEN, Sara. Participação em banca de Vanessa Weber de Castro. A Música nas escola públicas estaduais da região metropolitana do Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; COHEN, Sara; PIEDADE, A.. Participação em banca de Alexandre Dias da Silva. A Maré no ritmo das ONGs. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
COHEN, Sara; SALGADO, J. A.; NUNES, J.. Participação em banca de Ana Cristina Santos de Paula. O ensino de música e a educação regular básica brasileira na contemporaneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
ARAUJO JUNIOR, S. M.; COHEN, Sara; SEEGER, A.. Participação em banca de Felipe S. L. Barros. Construindo um acervo etnográfico musical. Um estudo etnográfico sobre o arquivo de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo, seu método de campo e documentação produzida durante suas viagens a Goiás (1942), Ceará (1943) e Minas gerais (1944). 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CAESAR, R.; COHEN, Sara; GUBERNIKOV, C.. Participação em banca de Arnaldo di Pace. Os sons como não são. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
ULHOA, M. T.; GUBERNIKOV, C.; COHEN, Sara. Participação em banca de Thiago Gracindo Trajano. Acompanhamento e Contrametricidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
COHEN, Sara; GUBERNIKOV, C.; LEITE, V. D.. Participação em banca de Carlos Almada. Nas fronteiras da tonalidade: tradição e inovação da primeira sinfonia de câmara op. 9 de Arnold Schoenberg. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

18.
COHEN, Sara; GANDELMAN, Salomea; LUCAS, M.. Participação em banca de Carla Gorni. A prole do bebê nº 2 de Villa-Lobos: contribuições da análise musical e do imaginário para sua interpretação ? um estudo de cinco gravações. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
ULHOA, M. T.; ARAGAO, P. M.; BRAGA, L. O. R. C.; MATTOS, C. N.; COHEN, Sara. Participação em banca de O dito e o não dito : a palavra cantada no gesto instrumenta. O dito e o não dito : a palavra cantada no gesto instrumental de Jacob do Bandolim. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MERHY, S. A.; GUBERNIKOV, C.; BARRENECHEA, L. S.; GROSSMAN, M.; COHEN, Sara. Participação em banca de Carla Gorni. A arte da técnica. 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
LEITE, V. D.; GUBERNIKOV, C.; LUCAS, M.; COHEN, Sara; DUDEQUE, N. E.. Participação em banca de Carlos de Lemos AlmadaUNI. Nas fronteiras da tonalidade: tradição e inovação na harmonia da Primeira Sinfonia de Câmara op.9. de Arnold Schoenberg. 2010. Tese (Doutorado em Música) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

4.
QUALHARINI, E. L.; VELLOSO, R. C.; VAZQUEZ, E. G.; OLIVEIRA, B. S.; COHEN, Sara. Participação em banca de Jose Luiz Menegotto. A caixa de música. Contraponto formal entre a arquitetura e a música. 2009. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FIGUEIREDO, C. A.; LAKSCHEVITZ, E.; GUBERNIKOV, C.; LEMOS, M. S.; COHEN, Sara. Participação em banca de Adeilton Bairral. A Prática da Notação Musical Antiga no Brasil: evidência da episteme da similitude no século XIX. 2009. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BISCAINHO, L. W. P.; COHEN, Sara. Participação em banca de Leonardo de Oliveira Nunes. Algoritmos para análise rítmica computacional. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
TABORDA, M.; COHEN, Sara; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Ritmos complexos no violão: estratégias de estudo e performa. Ritmos complexos no violão: estratégias de estudo e performance em obras posteriores a 1960. 2017.

2.
TABORDA, M.; COHEN, Sara; Gentil-Nunes, Pauxy. Participação em banca de Pedro Oers Santoro Meira. Limites da análise musical para a performance violinística. 2017.

3.
SANTOS, R. M. M.; COHEN, Sara; SANTORO, A. L. B.. Participação em banca de Paulo Dulci de Assis. Mapeamento das informações relativas à cuíca (IRCs) disponíveis em fontes bibliográficas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SALGADO, J. A.; COHEN, Sara; CAMBRIA, V.. Participação em banca de Fabiano Thomaz Lacombe. O Cordão do Boitatá: relaçao com as noções de preservação e de indústria cultural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
MEIRELLES, R.; ALVARES, S. L. A.; COHEN, Sara. Participação em banca de Ernani Maroones de Gusmão. Villa-Rica: uma experiência musical no Morro dos Cabritos. 2013.

6.
ALVARES, S.; ALVARES, T.; COHEN, Sara. Participação em banca de Alan Caldas Simões. A interação professor-aluno em ensaios de grupos musicais instrumentais: uma análise observacional a partir do sistema RIOS. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Escola de Música da UFRJ.

7.
CAESAR, R.; ARAUJO JUNIOR, S. M.; COHEN, Sara. Participação em banca de Davi Donato. Escuta e teoria. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Música) - Escola de Música da UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COHEN, Sara; SCHUBERT, A.; GUBERNIKOV, C.. Participação em banca de Rafael de Abreu Silva Sarpa.A música noise e o sublime: considerações preliminares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LICURSI, M. B.; COHEN, Sara; ADOUR, F.. Concurso para professor substituto/percepção musical. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VOLPE, M. A.; COHEN, Sara; ZAGURY, Sheila. Seleção para professor substituto, setor história da música. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COHEN, Sara; Maibrada, Heloisa. Concurso Público para Professor Efetivo de Piano em Grupo/Harmonia Funcional. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
COHEN, Sara; SANTOS, J. W.; MIANA, A.. Concurso Público para Pofessor Efetivo de Percepção Musical/Percepção Musical Avançada promovido pelo Departamento de Composição e Regência do Instituo Villa-Lobos do Centro de Letras e Artes/UNIRIO, 20 de novembro a 03 de dezembro. 2008. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
COHEN, Sara; BARBEITAS, F. T.; ASSIS, A. C.; BERNARDES, V.; SILVA, W. M.. Concurso Público para Pofessor Adjunto, área Percepção Musical/Etnomusicologia, promovido pelo Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG, 16 e 17 de junho. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Sincam Anais do XII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais ? 2016.Contribuições da psicologia experimental e da prática pedagógica de professores de piano para a performance da polirritmia. 2016. (Simpósio).

2.
GuimaraMUS 2012, Congresso Musical de Guimarães, Capital Européia da Culutra 2012. Tradição e inovação no exercício 1 do Volume I da Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado. 2012. (Congresso).

3.
GuimaraMUS 2012 - Congresso Musical de Guimarães. Tradição e inovação no exercício 1 do Volume I da Cartilha Rítmica para piano de Almeida Prado. 2012. (Congresso).

4.
XXI Congresso da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. O estudo da polirritmia em Ernst Widmer. 2011. (Congresso).

5.
XX Congresso da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Polirritmia no ensino do piano. 2010. (Congresso).

6.
I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais.O conceito de modulação métrica e sua aplicabilidade em exercícios da Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado. 2006. (Encontro).

7.
Décimo quinto congresso da ANPPOM. Décimo quinto congresso da ANPPOM. 2005. (Congresso).

8.
IX colóquio do programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.IX colóquio do programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).

9.
X colóquio do programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.X colóquio do programa de pós-graduação em música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAGAO, P. ; ARAUJO JUNIOR, S. M. ; COHEN, Sara . Simposio Erneto Nazareth 150 anos. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Ayres Sá. Dos ensaios ao desfile: um estudo de caso na bateria da escola de samba mirim Herdeiros da Vila. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Música) - Escola de Música da UFRJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alexandre Gismonti Medeiros Amim. A polirritmia no violão: uma investigação a partir de 6 peças de Egberto Gismonti para violões de 6 a 10 cordas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

2.
Nariá Assis. Ritmo não-pulsante: a ausência de sensação de pulsação no repertório do século XX. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Sara Cohen.

3.
Guilherme Ayres Sá. Dos ensaios aos desfiles: um estudo de caso na bateria da Escola de Samba Mirim Herdeiros da Vila. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Sara Cohen.

4.
Ismael Lins Patriota. Música como processo? em três obras de Steve Reich: Come out, Music for 18 musicians e Different trains. 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Sara Cohen.

5.
Márcio Alexandre Valongo Ferreira. Dissertação defendida em 10 de junho de 2011, Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRJ, Título: Percussão corporal e embodiment: considerações sobre rítmica e o papel do corpo na construção do conhecimento musical. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Sara Cohen.

6.
Pedro Arthur Moita Tinoco Santos. Notação para instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: uma revisão bibliográfica. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

7.
Ana Cristina Santos de Paula. O ensino de música e a educação regular básica brasileira na contemporaneidade. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Sara Cohen.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliana Queiroz Flôres. Arnold Schultz- Novas Formas de se Pensar a Técnica Pianística. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.

2.
Rafael de Abreu Silva Sarpa. A música noise e o sublime: considerações preliminares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.

3.
Paulo Roberto de Oliveira Coutinho. O método ?O Passo? na creche escola Solar Meninos de Luz: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.

4.
Mario Alexandre Dantas Barbosa. As publicação didático-musicais no Brasil no período 1890-1930: o ritmo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.

Iniciação científica
1.
Rafael Sarpa. O tempo musical segundo Grisey: uma apresentação das reflexões de Tempus Ex Machina e suas conseqüências estéticas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

2.
Wilson dos Santos Neto. Ritmo Cruzado e Polirritmia: Questões Conceituais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Cavaquinho) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

3.
João Wilson Sobral Santos. Ritmo Cruzado e Polirritmia: Questões Conceituais. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Música - Cavaquinho) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.

4.
Antonio Bendia de Oliveira Junior. Ritmo: mapeamento das dissertações de mestrado defendidas no programa de pós-graduação da Escola de Música da UFRJ. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

5.
Sergio Vitor de souza Ribeiro. Intervalos, Escalas e Acordes: uma comparação entre tutoriais de três programas de treinamento auditivo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sara Cohen.

6.
Mario Alexandre Dantas Barbosa. Publicações de periódicos brasileiros em música: levantamento de abordagem do assunto ritmo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Sara Cohen.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 2:47:18