Ana Lucia Nogueira Braz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0811668499763530
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Paulista (1995). possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1983), graduação em Pedagogia pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras Carlos Pasqualli (1988), Atualmente professora da Universidade Anhembi- Morumbi, foi pesquisadora da FUNADESP. É profissional liberal com consultório particular. É autora do livro, O significado e a importância do amor- Um estudo fenomenológico. Organizadora do livro; Arte, cultura e Educação na formação de Docentes: Ilusão ou Realidade. Autora também de capítulos nos livros; Mosaicos: Arte Cultura e Educação; Corpo,Alteridade e Sintoma: Compreensão e Diversidade; Reflexões Atuais sobre temas da Psicologia, além de artigos em revistas científicas.Cursou especialização em Gerontologia Social em 2017 e Intervenções em situações limites em 2016, pelo Instituto Sedes Sapiens. Tem experiência na área de Psicologia Clinica, atuando em consultório particular desde 1984, realizando atendimentos e supervisões . Desenvolve trabalhos nas áreas de desenvolvimento social e da personalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: amor,educação emocional; participação do amor na evolução, processo de aprendizagem, desenvolvimento amoroso e relacionamento interpessoal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Lucia Nogueira Braz
Nome em citações bibliográficas
BRAZ, Ana Lucia N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Grande ABC.
Av Industrial, 3330
Campestre
09080-511 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 49919800
URL da Homepage: http://www.uniabc.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Título: O significado e importância do Amor: Um estudo qualitativo fenomenológico, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Mauro Martins Amatuzzi.
Palavras-chave: Amor; Desenvolvimento do Amor; Fenomenologia; Significado e Importância do Amor.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros.
1992 - 1995
Mestrado em Mestrado em Educação.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: Relaçõesde Poder e suas influencias no processo de aprendizagem no terceiro grau,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Ana Gracinda Queluz.
2016
Especialização em andamento em Neurociencias Aplicada a Educação. (Carga Horária: 4000h).
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
1992 - 1992
Especialização em Abordagem Fenomenológica Existencial Adolescência. (Carga Horária: 320h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Gerontologia Social. (Carga Horária: 100h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Título: Aspectos Positivos do Envelhecimento e teorias do Envelhecimento Saudavel. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Graça Leal.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em Intervenções em Situações limites desorganizadoras. (Carga Horária: 120h).
Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil.
Título: Desastres Aereos. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Eveli Tarali.
1985 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Filosofia Ciencias e Letras Carlos Pasqualli, FFCLCP, Brasil.
1979 - 1983
Graduação em Psicologia.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.




Formação Complementar


2004
Experiência Somática. (Carga horária: 500h).
Associação Brasileira de Rolfistas em associação Foundation for Human Enric, ES, Estados Unidos.
2016 - 2016
Extensão universitária em Primeros Auxilios Psicológicos (PAP). (Carga horária: 32h).
Universidade Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha.
2015 - 2015
Extensão universitária em Neuropsicologia Aplicada a Educação. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
2007 - 2007
Neuropsicologia. (Carga horária: 84h).
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
1992 - 1992
Abordagem Fenomenológica Existencial Adolescencia. (Carga horária: 320h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1984 - 1988
Pós Graduação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 12

Atividades

3/1988 - 7/1992
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar e Problemas de Aprendizagem
Terapia Comportamental
Supervisão de Estagio em Escolar

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

7/1984 - 07/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Inclusão do Excepcional
Processos Psicológicos Básicos
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia dos Problemas de Aprendizagem
Psicologia Geral e Experimental
Psicologia Humanista
8/1995 - 5/2001
Direção e administração, Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Psicologia de Campinas.

Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular, FUNADESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 36


Anhanguera UNIAN, UNIAN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8


Universidade do Grande ABC, UNIABC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto do curso de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora doProjeto de Mestrado Profissional em Gestão de Processos Educativos: Redes de aprendizagem social. O mestrado não foi Aprovado pelo CAPES

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: CLT - Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

03/2010 - Atual
Serviços técnicos especializados , Programa Integrado de Atendimento Psicopedagógico, .

Serviço realizado
Atendimento ao aluno com dificuldades de apendizagem.
06/2009 - 12/2013
Estágios , Estagio Supervisionado em Psicologia Escolar, .

Estágio realizado
Estagio em Psicologia Escolar.
08/2009 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I
Análise Experimental do Comportamento II
Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica
Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento II

Universidade São Francisco, USF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Doutora, Carga horária: 18

Atividades

03/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Universidade São Francisco - Câmpus de São Paulo, .

Serviço realizado
Orientação Psicopedagógica.
03/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade São Francisco - Câmpus de São Paulo, .

Cargo ou função
Membro suplente do CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO- CONSEP.
03/2008 - 12/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade São Francisco - Câmpus de São Paulo, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior de Administração Universitária- CSAU,.
02/2006 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico em Pesquisa
Métodos e Técnicas em Pesquisa em psicologia
Princípios Avançados do Comportamento
Princípios Básicos do comportamento
Teoria e Técnica Comportamental Cognitiva
2/2006 - 12/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio em Psicologia Educacional e Escolar
2/2008 - 12/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio em triagem clinica

Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic, ISEXP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2010
Vínculo: Coordenadora Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal, Carga horária: 4
Outras informações
Professora Convidada para ministrar a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no curso de Pós Graduação Lato senso em Terapia e Educação Sexual

Atividades

02/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , ISEXP, .

02/2002 - Atual
Ensino, Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20

Atividades

8/1992 - 10/1996
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Segurança Publica, Casa de Detenção Prof Flamínio Fávero Carandiru.

Serviço realizado
Psicóloga Comissão Técnica de Classificação.

Centro de Formação Internacional de Dançaterapia - DançaMovimentoTerapia, CFID, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado



Linhas de pesquisa


1.
Gestão de Processos Educativos

Objetivo: A área de pesquisa visa capacitar os participantes paraa atuação em projetos sociais e educativos cujo diferencial seja a articulação dos valores de convivencia social( aprender a viver com os outros) com os métodos conteúdos e práticas educacionais e artisticas que podem servir de ferramentas educacionais na diminui~ção da violência..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
Palavras-chave: Gestão; Gestão das Emoções; Gestão educacional.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Importancia da Educação Emocional nos espaços educacionais: o desafio da interdisciplinaridade
Descrição: Pesquisa visa compreender, analisar, discutir a formação de gestores/educadores, sob uma perspectiva interdisciplinar, tendo como objeto de estudo a educação emocional, seu significado, importancia e beneficios para o desenvolvimento pessoal, cognitivo de crianças, adolescentes e adultos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


A ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
A pesquisa tem por objeto analisar e discutir a arte, a cultura e a educação como campos formativos sob uma perspectiva interdisciplinar, verificar quais os vínculos que articulam estes campos de conhecimento e de que forma esta integração poderá ass
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fenomenologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Relação Professor Aluno.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2005
Premio Monografia na área Assistencial e Clinica, SBRASH.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA; Sonia Albano2016LIMA ; BRAZ, Ana Lucia ; BRAZ, Ana Lucia N. . ENSINO MUSICAL SOB UMA PERSPECTIVA SENSIBILIZADORA. INTERDISCIPLINARIDADE, v. 9, p. 117-128, 2016.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.2012BRAZ, Ana Lucia N.; CHIBAS, Felipe . A gestão das emoções na educação: reflexões, propostas e desafios.. Revista de Educação (Itatiba), v. 15, p. 95-109, 2012.

3.
BRAZ, Ana Lucia N.2012BRAZ, Ana Lucia N.. Reflexões sobre a participação do amor na formação da pessoa humana. Psicologia para América Latina (Online), v. 23, p. 65-91-91, 2012.

4.
LIMA; Sonia Albano2011LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. . Interdisciplinaridade: Arte, linguagens e cultura como eixos de processos educativos.. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online), v. 02, p. 174-189, 2011.

5.
BRAZ, Ana Lucia N.2006BRAZ, Ana Lucia N.. Reflexões sobre as origens do amor no ser humano.. Psicología para América Latina, v. 5, p. 1-10, 2006.

6.
BRAZ, Ana Lucia N.2005BRAZ, Ana Lucia N.. Origem e significado do amor na mitologia greco-romana. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso), São Paulo/ Campinas, v. 22, n.01, p. 63-75, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. ; CLEMENTINO, Adriana. . Arte, Cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou Realidade?. 1. ed. São Paulo: Editora Som, 2012. v. 1. 151p .

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. O significado e a importância do amor. Um estudo fenomenológico. 1. ed. São Paulo: Casa do Novo autor Editora, 2007. v. 01. 178p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. Memória: Tipos e Atributos. In: LIMA; Sonia Albano. (Org.). Memória, Performance e Aprendizado Musical. 1ed.Jundiaí/ SP: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 65-91.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. A participação do Amor na formação da pessoa Humana. In: Dinael Correa de Campos; Silene da Silva Fernandes. (Org.). Reflexões Atuais sobre temas da Psicologia. 267ed.Sao Paulo: Casa do Novo Autor, 2012, v. 1, p. 13-37.

3.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. ; CLEMENTINO, Adriana. . O grupo de pesquisa nº 28 da FUNADESP. In: Braz, Ana Lucia Nogueira; Lima, Sonia Regina Albano; Clementino, Adriana. (Org.). Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v. 1, p. 9-17.

4.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. ; CLEMENTINO, Adriana. ; MALVEZE, J. ; GUTIERRES, Nilton . A pesquisa. In: LIMA; Sonia Albano; Braz, Ana Lucia N.; Clementino, Adriana. (Org.). Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v. 1, p. 31-56.

5.
LIMA ; CLEMENTINO, Adriana. ; BRAZ, Ana Lucia N. . As diretrizes curriculares nacionais. In: LIMA; Sonia Albano; Braz, Ana Lucia N.; Clementino, Adriana. (Org.). Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v. 1, p. 57-84.

6.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. ; CLEMENTINO, Adriana. . Resultado e Análise dos troncos disciplinares e dos cursos. In: LIMA; Sonia Albano; Braz, Ana Lucia N.; Clementino, Adriana. (Org.). Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v. 1, p. 85-122.

7.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. ; CLEMENTINO, Adriana. . Discussão geral dos resultados coletados. In: LIMA; Sonia Albano; Braz, Ana Lucia N.; Clementino, Adriana. (Org.). Arte, cultura e Educação na formação de docentes: Ilusão ou realidade. 1ed.São Paulo: Editora Som, 2012, v. 1, p. 143-148.

8.
LANGE ; TARDIVO, Leila ; BRAZ, Ana Lucia ; BRAZ, Ana Lucia N. . O corpo sob o ponto de vista da psicologia do amor. In: Elaine Soares neves Lange ; Leila Salomão Plata Cury Tardivo. (Org.). Corpo Alteridade e Sintoma: Diversidade e Compreensão. 11ed.Sao Paulo: Vetor Editora, 2011, v. 1, p. 1-209.

9.
BRAZ, Ana Lucia N.. O significado do Amor na Cultura e na educalção Ocidental. In: Sonia Regina Albano de Lima; Francisca Eleodora Santos Severino. (Org.). Mosaicos: Arte, cultura e Educação. 1ed.São Paulo: Editora Todas as Musas, 2011, v. 1, p. 01-182.

10.
BRAZ, Ana Lucia N.. Relações de Poder e suas Influências no Processo de Aprendizagem. In: Ana Gracinda Queluz. (Org.). Educação sem Fronteiras. 1ed.São Paulo: Pioneira, 1996, v. 1, p. 3-103.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA ; BRAZ, Ana Lucia N. . O ensino musical e suas interfaces: Sua importância na cidadania. In: SICYURB. Second International Conference of Young Urban Recherchers, 2013, Lisboa. SICYURB. Anais da Segunda Conferência Internacional de Jovens Recherchers Urbanos. Lisboa: ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, 2011.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. A importancia da viviênda do afeto e emoção na formação de educadores Brasileiros. In: III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2013, Santiago/ Chile. ACTAS DEL III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Santiago/ Chile: Fernando Estenssoro (editor), 2013. v. 1. p. 1-1083.

3.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . O ENSINO MUSICAL SENSIBILIZADOR E SEUS BENEFÍCIOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA E PARA A EDUCAÇÃO.. In: III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE, 2013, Santiago? chile. ACTAS DEL III CONGRESO INTERNACIONAL CIENCIAS, TECNOLOGÍAS Y CULTURAS. DIÁLOGO ENTRE LAS DISCIPLINAS DEL CONOCIMIENTO. MIRANDO AL FUTURO DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. Santiago do Chile: Fernando Estenssoro (editor), 2013. v. 1. p. 1-1083.

4.
BRAZ, Ana Lucia N.. O significado e importancia do Amor: Um estudo qualitativo fenomenológico. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo. Resumo, 2005. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. A gestão das emoções na formação de educadores Brasileiros. In: 17 º Congresso da Associação Mundial de Ciências da Educação, 2012, Reims. Anais do 17 º Congresso da Associação Mundial de Ciências da Educação, 2012.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . O ensino musical e suas interfaces: sua importância na cidadania.. In: Second International Conference Of Young Urban Researchers, 2011, Lisboa. Second International Conference Of Young Urban Researchers. Lisboa, 2011.

3.
BRAZ, Ana Lucia N.. As relações de poder e suas influências sobre a aprendizagem no terceiro garu.. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.

4.
BRAZ, Ana Lucia N.; GOLDSTAJN, Miriam Halpern . Investigação Sobre aspectos da auto estima em uma adolescente deficiente auditiva: Um estudo de caso.. In: I Congresso Latino Americano da Psicologia, 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino Americano de Psicologia, 2005.

5.
CANOSA, A. C. ; BRAZ, Ana Lucia N. . Pefil do profissional em formação antes e depois de estágio prático em orientação sexual. In: La Sexualidad en Crisis: Conflictos Y Alternativas, 2004, Santiago do Chile. La Sexualidad en Crisis: Conflictos Y Alternativas, 2004.

6.
BRAZ, Ana Lucia N.. Amor no contexto de integração Interior. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas. X encontro Brasileiro de psicoterapia e medicina comportamental- Resumos, 2001. v. 1. p. 35-36.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. A importância da vivência do afeto e emoção na formação de Educadores Brasileiros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . Ensino Musical Sensibilizador. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . Ensino Musical Sensibilizador: Uma nova metodologia para o ensino musical. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . Arte, Cultura e Educação na formação de professores: Uma visão interdisciplinar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BRAZ, Ana Lucia N.. A IMPORTANCIA DA GESTÃO DA EMOÇÃO NO ENSINO :. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAZ, Ana Lucia N.. A gestão das emoções na formação de educadores Brasileiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BRAZ, Ana Lucia N.; LIMA . Musical teaching and its interfaces: Its importance in the citizenship. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRAZ, Ana Lucia N.; SARDINHA Sergio Luiz . Problemas de aprendizagem e programas institucionais voltados a comunidade.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BRAZ, Ana Lucia N.. A gestão das emoções na formação de educadores Brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAZ, Ana Lucia N.. A importância do Amor na vida do ser humano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BRAZ, Ana Lucia N.; FERREIRA Carolina Marques ; SARDINHA Sergio Luiz ; IRANA, T. . O Programa Integrado de Atendimento Psicopedagógico da UNIABC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
BRAZ, Ana Lucia N.. A influência do tipo de poder exercido pelo professor do terceiro grau e sua relação com a. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
BRAZ, Ana Lucia N.; IRANA, T. ; FERREIRA Carolina Marques ; SARDINHA Sergio Luiz . Dificuldades e distúrbios de aprendizagem diferentes maneiras de trabalhar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
MOLINA, Telma Loren. ; SARDINHA Sergio Luiz ; BRAZ, Ana Lucia N. . Dificuldades de aprendizagem e fatores biopsicossociais: Um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
BRAZ, Ana Lucia N.. O significado do Amor na constituição da cidadania e sua importancia na compreensão da diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
BRAZ, Ana Lucia N.. A relação professor aluno no terceiro grau, fator de cidadania e compreensão da diversidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
BRAZ, Ana Lucia N.. A importancia do Amor na vida social atual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia Nogueira ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; POSTIGO, R. C. S. ; SILVA, S. A. J. ; LIMA, W. O. ; BRAZ, Ana Lucia N. . Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20171. Santo André/SP: UniAN/SP, unidade Santo André, 2017 (Manual de Estágios).

2.
SARDINHA Sergio Luiz ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; PORTIGO, Rita de Cassia Sacchi ; SILVA, S. A. J. ; LIMA, W. O. . Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20162. Santo André/SP: UniAN/SP, unidade Santo André, 2016 (Manual de Estágios).

3.
SARDINHA Sergio Luiz ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; POSTIGO, R. C. S. ; SILVA, S. A. J. ; LIMA, W. O. . Manual de diretrizes orientadoras de estágio básico e estágio supervisionado na graduação em Psicologia (Formação de Psicólogo) da UniAN/SP, unidade Santo André 20161. Santo André/SP: UniAN/SP, unidade Santo André, 2016 (Manual de Estágios).

4.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; POSTIGO, R. C. S. ; SILVA, S. A. J. ; LIMA, W. O. . Relatório PROPSI 20162. Santo André/SP: Unian/SP, unidade Santo André, 2016 (Relatório).

5.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; POSTIGO, R. C. S. ; SILVA, S. A. J. ; LIMA, W. O. . Relatório PROPSI 20161. Santo André/SP: UniAN/SP, unidade Santo André, 2016 (Relatório).

6.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; KRIGNER, M

7.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; LOPES, R. E. ; KRIGNER, M

8.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; KRIGNER, M

9.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; KRIGNER, M

10.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; KRIGNER, M

11.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; KRIGNER, M

12.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; NUNES, A. P. ; KRIGNER, M

13.
SARDINHA,Luís Sérgio ; BRAZ, Ana Lucia N. ; KRIGNER, M


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. Parecerista " ad hoc" do texto As teorias Psicológicas sobre o Amor. 2011.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. Relatório de pesquisa e atividades do PROPSI- Programa Integrado De Atendimento Psicopedagógico. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. Psicologia Escolar. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de Psicologia da Educação e Educacional).

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. Apostila de Laboratorio de Analise Experiemntal do comportamento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de laboratório em psicologia Experimental).

3.
BRAZ, Ana Lucia N.. Métodos de Ensino e Aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de Psicologia da Educação e Educacional).

4.
BRAZ, Ana Lucia N.. Aprendizagem, Problemas de aprendizagem e Disturbios de Aprendizagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostiladecursodePsicologiadaEducaçãoeEducacional).

5.
BRAZ, Ana Lucia N.; BRAZ, Ana Lucia Nogueira . O laboratório Virtual aplicado a analise Experimental do comportamento AEC. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de laboratório em psicologia Experimental).

6.
BRAZ, Ana Lucia N.. Curso de Especialização em Terapias Cognitivas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
BRAZ, Ana Lucia N.. Formação em DançaMovimentoTerapia -Dançaterapia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
BRAZ, Ana Lucia N.. Psicologia do Desenvolvimento - Ciclo Vital - Adolescentes. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostilade curso de formação em Dançaterapia).

9.
BRAZ, Ana Lucia N.. Psicologia da Educação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso em EAD).

10.
BRAZ, Ana Lucia N.. Manual de Laboratório de Psicologia Experimental. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de laboratório).

11.
BRAZ, Ana Lucia N.. Amor e Sexualidade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
BRAZ, Ana Lucia N.. Amor e Sexualidade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA; BRAZ, Ana Lucia N.; CONCONE, Maria. Helena. V. B.. Participação em banca de Katia Milene Lima da Conceição. Música e Idoso: Uma temática emergente na educação musical. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BRAZ, Ana Lucia N.; Terzis, A.. Participação em banca de Marcia Maria Carvalho Luz. A religiosidade Vivenciada na Recuperação de dependentes quimicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, M

2.
GIRALDI, E.; BRAZ, Ana Lucia N.; VALE, M. J.. Participação em banca de Bruna da Silva Anastácio.O Autista na Instituição Escolar de Nível Infantil: como os docentes lidam com tal inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

3.
GIRALDI, E.; BRAZ, Ana Lucia N.; VALE, M. J.. Participação em banca de Camila Lopes Salomão.O Autista na Instituição Escolar de Nível Infantil: como os docentes lidam com tal inclusão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

4.
BRAZ, Ana Lucia N.; GONÇALVES , Gil; KRIGNER, M

5.
KRIGNER, MBRAZ, Ana Lucia N.; SARDINHA,Luís Sérgio. Participação em banca de Edileide Aparecida de Carvalho dos Santos.A construção da psicose na maternagem: uma visão Winnicottiana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

6.
KRIGNER, MBRAZ, Ana Lucia N.. Participação em banca de Juliana Lima Pacheco.As influências externas na formação da personalidade de gêmeos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

7.
KRIGNER, MBRAZ, Ana Lucia N.; SARDINHA,Luís Sérgio. Participação em banca de Nair Maria Rodrigues.Amor Patológico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

8.
KRIGNER, MBRAZ, Ana Lucia N.; PORTIGO, Rita de Cassia Sacchi. Participação em banca de Juliene Godoi Baldani.Atendimento Psicanalítico em Libras ao indivíduo surdo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

9.
KRIGNER, MBRAZ, Ana Lucia N.; SARDINHA,Luís Sérgio. Participação em banca de Irana Trombini.A influência dos medicamentos no funcionamento psíquico do indivíduo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC.

10.
BRAZ, Ana Lucia N.; PAZINATO, P.. Participação em banca de SANTOS, Paula Barbosa.Um Estudo Sobre o Estilo de Liderança Técnica Preferido pelos Jogadores de Vôlei. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

11.
BRAZ, Ana Lucia N.; PAZINATO, P.. Participação em banca de CONCEIÇÃO, Maria de Fátima Barbosa.Depressão Pós-Parto: revisão da literatura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

12.
BRAZ, Ana Lucia N.; CAMPOS, Dinael Corrêa. Participação em banca de ARAÚJO, Julierme da Silva.O Comportamento Agressivo do Adolescente na Escola. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

13.
BRAZ, Ana Lucia N.; PAZINATO, P.; LANGE. Participação em banca de CARVALHO, Leila de Cassia.A Paternidade na Adolescência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

14.
BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, M

15.
BRAZ, Ana Lucia N.; KRIGNER, M

16.
BRAZ, Ana Lucia N.; GARCIA, Suely Aparecida Ferreira; KRIGNER, M

17.
BRAZ, Ana Lucia N.; BRITO, Agostinho Nunes de; KRIGNER, M

18.
BRAZ, Ana Lucia N.. Participação em banca de MORAES, Julio Vinícius.AIDS e Ações Governamentais : Um revisão da Literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

19.
BRAZ, Ana Lucia N.. Participação em banca de FERREIRA, Gislene dos Santos.A Pratica da Psicologia na Pós Modernidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

20.
BRAZ, Ana Lucia N.. Participação em banca de VIEIRA, Marta.Transtorno de Conduta em Adolescentes : Uma revisão da Literatura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.

21.
BRAZ, Ana Lucia N.. Participação em banca de HENGLEM, Thais.Anorexia Nervosa em Homens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe.. ?A importância da vivência do afeto e emoção na formação de educadores Brasileiros?. 2013. (Congresso).

2.
Congreso Ciencias, Tecnologías y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento. Mirando al futuro de América Latina y el Caribe.. Ensino Musical Sensibilizador. 2013. (Congresso).

3.
17 º Congresso da Associação Mundial de Ciências da Educação. A gestão das emoções na formação de educadores Brasileiros. 2012. (Congresso).

4.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.O APOIO PSICOPEDAGÓGICO NA UNIABC E A IMPORTANCIA DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS.. 2012. (Outra).

5.
Second International Conference of Young Urban Researchers (SICYUrb). O ensino musical e suas interfaces: sua importância na cidadania.. 2011. (Congresso).

6.
Semana de psicologia da UNIABC.Competências e Habilidades e o projeto pedagógico do curso de psicologia da UNIABC. 2009. (Encontro).

7.
I Congresso Multidisciplinar Universidade São Francisco. O significado do Amor na constituição da cidadania e sua importancia na compreensão da diversidade. 2007. (Congresso).

8.
I Congresso Multidisciplinar Universidade São Francisco. As relações de poder no ensino do terceiro grau, o caminho da inclusão. 2007. (Congresso).

9.
Semana da psicologia AnhembiMorumbi.A importancia do Amor na psicologia nos tempos atuais. 2007. (Encontro).

10.
I Congresso Latino Americano da Psicologia. I Congresso Latino Americano da Psicologia. 2005. (Congresso).

11.
La Sexualidad en Crisis: Conflictos Y Alternativas. Perfil do profissional em formação antes e depois de estágio prático em orientação sexual. 2004. (Congresso).

12.
Curso de Pós Graduaçào Lato Senso.Professora Convidada. 2002. (Outra).

13.
III Encontro de Psicologia Humanista do Interior Paulista.III Encontro de Psicologia Humanista do Interior Paulista. 2001. (Encontro).

14.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2001. (Encontro).

15.
II Encontro de psicologia Humanista do Interior Paulista.II Encontro de Psicologia Humanista do InteriorPaulista. 2000. (Encontro).

16.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2000. (Encontro).

17.
I Encontro de psicologia do Interior paulista.I Encontro de Psicologia do Interior Paulista. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAZ, Ana Lucia Nogueira ; BRAZ, Ana Lucia N. . Semana De psicologia. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSSI, Maristela. Masturbação: Uma forma de tornar-se mulher. Início: 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) - Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphaela Galvão. Disfunção Sexual Feminina. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Anhanguera UNIAN. (Orientador).

2.
Felipe Franzin Trajano. Disfunção Sexual Masculina segundo a Teoria Comportamental Cognitiva. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Anhanguera UNIAN. (Orientador).

3.
Jucéli Borges Ribeiro. A psicologia positiva- uma nova abordagem em psicologia. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Anhanguera UNIAN. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
GANCHO, Candida.B.V; MAZZONETTO, Katia; BARRADO, Nilza;. EDUCAÇÃO PARA UMA SEXUALIDADE SAUDÁVEL. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) - Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

2.
NOVAIS, Iria Ribeiro. ?A INTERFERÊNCIA QUE A DOMINAÇÃO MASCULINA EXERCE SOBRE O DESEJO SEXUAL FEMININO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA?. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) - Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

3.
RUDIGER, Carla. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Terapia Sexual) - Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomatic. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphaela Galvao. NINFOMANIA: TRANSTORNO DO REAL OU DO IMAGINÁRIO?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

2.
JUCÉLI BORGES RIBEIRO. PSICOLOGIA POSITIVA: UMA NOVA PERSPECTIVA NA MANEIRA DE OLHAR O SER HUMANO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

3.
TATIANA CORRÊA DA SILVA PEREIRA. A IMPORTÂNCIA DO AFETO PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA RESILIÊNCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

4.
FELIPE FRANZIN TRAJANO. DISFUNÇÃO ERÉTIL: ABORDAGEM COGNITIVA COMPORTAMENTAL PARA O TRATAMENTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade do Grande ABC. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

5.
CASELLATO, Kátia. Harry Potter: Um Sujeito Hipermoderno?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

6.
IUGHAYAR, Danielle Ez. Humanização da UTI Adulta: uma possibilidade de atuação do psicólogo no contexto hospitalar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

7.
ALMEIDA, Dayane Lima. Conflitos e Reações da Equipe de Saúde Diante da Terminalidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

8.
LOURENÇO, Rosa Maria. O papel dos pais no desenvolvimento da Auto-Estima da criança. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

9.
SILVA, Irani. O Papel da Brinquedoteca na Promoção da Saúde em Crianças Hospitalizadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

10.
MARMORATO, Paola. Interdisciplinariedade no Tratamento e na Compreensão da Dependência Química: uma reflexão possível. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

11.
MENDONÇA, Wilquenia Suziane de Paula. A relação entre institucionalização e o desenvolvimento Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

12.
LATERI , Odete Assis. Qualidade de vida em Idosos praticantes de Ginastica Terapeutica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

13.
SANTOS , Ingrid da Cruz do. A terceira Idade e a Sexualidade: Mitos e verdades. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

14.
MEIRA, Silvana Lima. Analise Reflexiva da Familia no Brasil e sua iInfluencia no desenvolvimento iInfantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco, EDUCAFRO. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

15.
CELESTINO Ângela de Sousa. Anorexia e Bulimia Infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

16.
OLIVEIRA , Aline Miranda. Desejo sexual hipoativo: uma revisão bibliográfica sobre as influências dos aspectos biopsicossociais na resposta sexual feminina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

17.
FERNANDES, Silene. S.. A relação familiar e a influências pelos jogos de videogame/eletrônicos: mudanças e percepções. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

18.
RODRIGUES, Lucas Parreiras. A viagem do paradigma, desde o reducionismo ao pensamento integrativo na Psicologia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

19.
PEREIRA, Fabiana Carrafa. Serial Killer: Um estudo comparativo entre o personagem Hannibal Lecter com as características de psicopatia definidas pelo DSM ? IV e a CID - 10. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

20.
MEDEIROS DE FARIA , Jose Roberto. BEBA COM MODERAÇAO- Uma análise do discurso de alguns autores para a busca do equilíbrio e um paralelo com a sociedade atual. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade São Francisco. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.

Orientações de outra natureza
1.
Juliana Sgarbi Malveze. A ARTE, CULTURA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade do Grande ABC, FUNADESP. Orientador: Ana Lucia Nogueira Braz.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. Curso de Especialização em Terapias Cognitivas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BRAZ, Ana Lucia N.. Formação em DançaMovimentoTerapia -Dançaterapia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BRAZ, Ana Lucia N.. Psicologia Escolar. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de curso de Psicologia da Educação e Educacional).

2.
BRAZ, Ana Lucia N.; BRAZ, Ana Lucia Nogueira . O laboratório Virtual aplicado a analise Experimental do comportamento AEC. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de laboratório em psicologia Experimental).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:18