Moisés de Melo Santana

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  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi Diretor do Departamento de Educação da UFRPE. Foi membro da Comissão Técnica Nacional para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros CADARA ? MEC. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades. Foi Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros - CONNEABs (2012/2014). Atualmente está realizando Estágio Pós Doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais e Educação, Transculturalismo Crítico, Racismo, Carnaval, Relações Étnico-Raciais, Educação Contemplativa e Currículo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Moisés de Melo Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universiddade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Educação.
R. Dom Manoel Medeiros, s/n
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206011
URL da Homepage: http://www.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Olodum: carnavalizandfo a educação - curricularidade em ritmo de samba-reggae, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Antonio Chizzotti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Carnaval; Educação; Racismo; Transculturalismo; Salvador; Curriculo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1991
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Subsidios para uma pratica pedagogica das Ongs - um estudo de caso: ETAPAS,Ano de Obtenção: 1991.
Orientador: João Francisco de Souza.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ONGs; Pratica Pedagogica; Movimentos Sociais; Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1981 - 1984
Graduação em Licenciatura Plena Em Filosofia.
Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2015 - 2015
Guia de Meditção. (Carga horária: 30h).
Centro Shambhala, SHAMBHALA, Brasil.
2009 - 2010
PANCHAKARMA. (Carga horária: 125h).
SCHOOL OF AYURVEDA, GREENS, Índia.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2008 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
09/2007 - Atual
Direção e administração, Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Fui redistribuido para a Universidade Federal Rural de Pernambuco

Atividades

05/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, ANPED - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Seleção e Supervisão do Programa o Negro e a Educação.
2/2004 - Atual
Extensão universitária , Comitê de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Membro do Comitê de Extensão.
8/2003 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Mestrado Em Educação.

03/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério das Educação, .

Cargo ou função
Membro da CADARA - Comissão Assessora para Assuntos Relacionados aos Afrodescendentes.
9/2000 - Atual
Ensino, Mestrado Em Educação Brasileira, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Organizativos da Sociedade
Educação Brasileira
8/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação.
4/2000 - Atual
Extensão universitária , Neab Ufal, Tfe.

Atividade de extensão realizada
Projeto Àfojùbá.
3/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Politicos e Economicos da Educação
Fundamentos Socio Antropologicos da Educação
Fundamentos Historico Filosoficos da Educação
3/1994 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
Fundamentos Historico Filosoficos da Educação I e II
Fundamentos Socio-Antropologicos da Educação
Fundamentos Politicos e Economicos da Educação
03/2001 - 04/2006
Direção e administração, Neab Ufal, .

Cargo ou função
Diretor do Nucleo de Estudos Afro Brasileiros.
3/2002 - 03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Extensão, .

Cargo ou função
Representanto do Centro de Educação do Comitê de Extensão da UFAL.
3/2004 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino e Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro de comissão temporária.
8/2003 - 12/2003
Direção e administração, Centro de Educação, Mestrado Em Educação.

Cargo ou função
Coordenador do Mestrado em Educação.
5/2003 - 9/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Coordenador.

Centro de Cultura Luiz Freire, CLF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico
Outras informações
Fui Coordenador Pedagógico de um Projeto junto a Rede Pública de Ensino.


Equipe Técnica de Pesquisa e Ação Social, ETAPAS, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Realizei pesquisa história que subsidiou a elaboração de um Livro sobre a História de organização do Morro da Conceição


Secretaria de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Propfessor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Fui Professor no Sistema Modular de Ensino - Curso de Magistério - O Sistema Modular de Ensino Funciona no interior do Estado do Para formando professores do Ensino Medio



Linhas de pesquisa


1.
MOVIMENTOS SOCIAIS, PRÁTICAS EDUCATIVO-CULTURAIS E IDENTIDADES.

Objetivo: Esta linha de pesquisa estuda, numa perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, os processos educativos e culturais a partir da nova ordem social global, dos movimentos sociais vinculados às identidades étnico-raciais, de gênero, das sexualidades e das juventudes. A linha de pesquisa tem como enfoque principal estudar a educação e os processos de formação da diversidade cultural humana na contemporaneidade. Pretende investigar as tensões e conflitos subjacentes à história da formação sociocultural brasileira, mais particularmente, do nordeste do Brasil. Analisa as conexões existentes entre os processos de construção de identidades na educação escolarizada, na educação desenvolvida pelos movimentos sociais, em espaços rurais e urbanos, considerando as relações de gênero e as relações étnico-raciais..
Palavras-chave: Movimentos Sociais; Poder; Educação.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Transculturalismo Crítico e Educação: as experiências do NEIMFA e da Naropa University e as emergências de desenhos curriculares transdisciplinares
Descrição: A pesquisa visa aprofundar os pressupostos e fundamentos de uma perspectiva formativa transcultural e crítica. A pesquisa procurará articular a reflexão entre elementos da neurociência e as necessidades de produção de diálogos interculturais necessários à convivência entre as diferentes tradições culturais e civilizatórias. Essa articulação se dará realizada por intermédio das aporias e fecundidade de desenhos curriculares que emergem e articulam pressupostos epistemológicos que tem como base cosmovisões de matrizes culturais não hegemônicas no ocidente, mas se desenvolvem em mediação com perspectivas epistemológicas ocidentais. O corpus da pesquisa será constituído pelas experiências do Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis - NEIMFA, situado no bairro periférico do Coque , em Recife, Pernambuco. E por experiências formativas da Universidade Naropa, única de inspiração budista nos EUA, na cidade de Boulder, no Estado do Colorado, nos Estados Unidos da América. Os processos de produção cultural humana expressam simultaneamente a condição una e diversa da humanidade. Essa complexa e fascinante qualidade, não é produzida a priori, mas tecida nas relações biopsicossociais historicamente situadas. Insinuamos uma perspectiva de formação assentada nos pressuposto do Transculturalismo Crítico a fim de desenvolver possibilidades inusitadas de se relacionar com a diversidade cultural e enfrentar as questões colocadas contemporaneamente à formação humana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Tensões e conflitos na constituição do campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira.
Descrição: Tensões e conflitos na constituição do campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira. RESUMO O projeto analisará o processo de constituição do campo interdisciplinar da Educação para as Relações Étnico-Raciais- ERER na educação brasileira. A análise buscará apreender os processos de configuração da ERER no Ministério da Educação, mais precisamente, a partir das ações desencadeadas pelo Programa Diversidade na Universidade e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Inclusão ? SECADI. O projeto terá com foco as configurações históricas constituídas no processo de construção da identidade nacional brasileira, nas primeiras décadas do século XX e de suas rupturas e reconfigurações no início do século XXI a partir de emergência dos movimentos sociais negros no processo de redemocratização brasileiro e do processo de modificação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN/96 pela Lei 10.639/03. As análises serão realizadas numa perspectiva pós-colonial com o intuito de subsidiar a construção de concepção formativa transcultural e crítica Palavras Chave: Educação ? Relações Étnico-Raciais - Transculturalismo Crítico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TRABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03
Descrição: Este relatório é parte integrante da pesquisa nacional intitulada: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE TRABALHO COM RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/03. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos pela Regional NE II fazem parte do que foi estabelecido para as demais coordenações: 1. Selecionar dentre as 30 (trinta) escolas indicadas pela coordenação Nacional a partir de um amplo levantamento de dados junto aos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros, às secretarias Estaduais e Municipais de Educação e a base de dados do prêmio CEERT Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, 06 (seis) escolas através da aplicação de questionário de checagem aplicado via telefones aos gestores das 30 (trinta) escolas. A escolha das escolas foi realizada rigorosamente com base nos critérios contemplar diferentes modalidades de ensino, da participação dos/as professores/as em processos de formação continuada, da participação coletiva dos professores no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, do envolvimento da escola com movimentos sociais, grupos culturais e a comunidade do entorno, de ter sido indicada pelos diferentes instituições que foram consultadas na primeira fase da pesquisa e responderam o questionário As 06 (seis) escolas selecionadas foram à base para a realização do trabalho de campo. A regional NE II escolheu as seguintes instituições: 1. Escola Professora Josefa Botelho, Natal ? Rio Grande do Norte, indicada pela Secretaria Municipal de Educação ? SEMED; 2. Creche ? Escola Meimei, Olinda ? Pernambuco, indicada pelo CEERT; 3. Escola Estadual Monsenhor Luiz Carlos de Oliveira Barbosa, Ibateguara ? Alagoas, indicada pela Secretaria de Estadual de Educação ? SEE; 4. Escola Estadual Zacarias de Góis/Liceu Piauiense, Teresina ? Piauí, indicada pelo CEERT; 5. Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros/Escola Municipal Jairo Correia, União dos Palmares - Alagoas, indicadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros ?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Moisés de Melo Santana - Coordenador / Itacir Luz - Integrante / Bruno José da Silva - Integrante / Rosineide Brazilino de Andrade - Integrante / Djalma OliveirAde Arandas - Integrante / Pallomma Melo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2008 - 2010
Concepções de Multiculturalismo e Etnicidade presentes nas dissertações e tese sobre o fenômeno educativo e a diversidade cultural brasileira
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2010
Estratégias Pedagógicas para Implementação da Lei 10.639/03 nas Redes Municipais de Ensino
Descrição: Porjeto de Extensão desenvolvido com as redes Municipais em Pernambuco.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de comitê de assessoramento


2008 - Atual
Agência de fomento: Ministério da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Antropologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1984
Laureamento na Graduação, UNICAP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTANA, M. M.2014SANTANA, M. M.. Frevo e Identidade Cultural. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 01, p. 18-21, 2014.

2.
SANTANA, M. M.2013SANTANA, M. M.; Luz, Itacir Marques ; SILVA, A. M. M. . Dilemas e aporias subjacentes aos processos de implementação da Lei 10.639/2003. Educar em Revista (Impresso), v. 47, p. 1, 2013.

3.
SANTANA, M. M.2010SANTANA, M. M.. Os Brasis não conhecem os brasis. Presença Pedagogica, v. 16, p. 32-37, 2010.

4.
SANTANA, M. M.2010SANTANA, M. M.. Diversidade Cultural, Educação e Transculturalismo Crítico. Cadernos de Estudos Sociais, v. 25, p. 97-106, 2010.

5.
SANTANA, M. M.2002SANTANA, M. M.. A formação de elementos racistas na discriminação contra o nordestino. Comunicação & Política, Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 71-77, 2002.

6.
SANTANA, M. M.1995SANTANA, M. M.. Educação popular e Educação de Adultos. Revista de Educação da Semed Al, Maceio/AL, v. 1, n.1, p. 38-43, 1995.

7.
SANTANA, M. M.1995SANTANA, M. M.. Determinações e especificidades da pratica pedagogica. Educação ((UFAL), Maceio, v. 1, p. 1-1, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTANA, M. M.; COELHO, W. N. B. ; CARDOSO, P. J. F. ; OLIVEIRA, R. S. . Seminário Virtual Nacional : história e cultura africana e afro-brasileira na escola / Dossiê 2014. 1. ed. Itajaí SC: Editora Aberta, 2014. v. 1. 125p .

2.
SANTANA, M. M.; COELHO, W. N. B. ; CARDOSO, P. J. F. . O Enfrentamento do racismo e preconceito no Brasil: A experiência dos NEAB's. 1. ed. Itajaí SC: Editora Casa Aberta, 2014.

3.
SANTANA, M. M.; VERÇOSA, Elcio de Gusmão . Interação Humana & Cultura - Construindo os Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2005. v. 1. 162p .

4.
SANTANA, M. M.; FREITAS, Décio (Org.) . República de Palmares - Pesquisa e Comentários em Documentos históricos do século XVII - Décio Freitas. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2004. v. 1. 291p .

5.
SANTANA, M. M.; BRITO, Ângela Maria B de (Org.) ; LSCORREIA, Rosa Lúcia (Org.) . Kulé Kulé - Educação e identidade Negra. 1. ed. Maceió: EDUFAL, 2004. v. 1. 124p .

6.
SANTANA, M. M.. Morro da Conceição - Fazendo Historia. 1. ed. Recife: ETAPAS, 1994. v. 1. 60p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTANA, M. M.; LUZ, I. M. ; MARTINS, M. A. . Dilemas e Aporias subjacentes aos processos de implementação da lei 10.639/03. In: BOTELHO, D. M.. (Org.). Educar para a Igualdade Racial nas Escolas. 1ed.Recife: MXM, 2016, v. 1, p. 37-50.

2.
SANTANA, M. M.; BOTELHO, D. . Histórico da Formação e trajetória do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O Enfrentamento do Racismo e Preconceito no Brasil: a experiência dos Neabs. 1ed.Itajaí SC: Casa Aberta, 2014, v. 1, p. 89-100.

3.
SANTANA, M. M.. Diversidade Cultural, educação e transculturalismo - uma rascunho inicial para discussão. In: NETO, José Batista, AMORIM, Roseane Maria. (Org.). Memórias e Histórias da Educação: debate sobre a diversidade cultural no Brasil. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2012, v. , p. 117-133.

4.
GOMES, N. L. ; SILVA, A. M. M. ; LUZ, I. M. ; SANTANA, M. M. . Regional Nordeste II. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasília: MEC; Unesco, 2012, v. 1, p. 123-169.

5.
SANTANA, M. M.. 3. Prática Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural em Comunidades Quilombolas: é possível repensar as cidadanias numa perspectiva democrática que contemple a sociobiodiversidade?. Agroecologia e Movimentos Sociais. 1ed.Recife: Edições Bagaço, 2011, v. , p. 223-240.

6.
SANTANA, M. M.. Um olhar histórico avaliativo sobre o Programa de Ações Afirmativas da UFAL. In: André Augusto Brandão. (Org.). Cotas Raciais no Brasil: uma primeira avaliação. Rio de Janeiro: DP& A, 2007, v. , p. 249-262.

7.
SANTANA, M. M.. Cultura escolar e racismo: como essa relaçao marca as trajetórias de vida de estudantes negros em Alagoas. In: Barros,R.R.A.; Cavalcanti, B. C.; Fernandes, C.S.;. (Org.). Kule Kule - Afroatitudes. Maceió: EDUFAL, 2007, v. , p. -.

8.
SANTANA, M. M.. População Negra: pesquisa e ações sociais no Norte e Nordeste do Brasil. In: Pizzi,L.C.V.; FUMES, N.F. (Org.). Formação do Educador em Educação: identidade, diversidade, inclusão e joventude. Maceió: EDUFAL, 2007, v. , p. -.

9.
SANTANA, M. M.. A proposta de Cotas para negros/as na Universidade Federal de Alagoas: contemplando a raça e o gênero. In: Nilma Lino Gomes. (Org.). Tempos de Lutas: Ações Afirmativas no contexto brasileiro. Brasília: Ministério da Educação, 2006, v. , p. -.

10.
SANTANA, M. M.. Tessitura do vivido:experiências racistas nas negromestiças relações familiares. In: Moisés de Melo Santana; Ângela Maria Benedita B. de Brito; Rosa Lúcia L.C. Correia. (Org.). Kulé Kulé - Educação e Identidade Negra. 1ed.Maceió: EDUFAL, 2004, v. 1, p. 30-37.

11.
SANTANA, M. M.. Carnavais: espaços formativos transculturais?. In: Jamesson Vieira da Rocha; Joaquim Gonçalves Barbosa; Sérgio da Costa Borba. (Org.). Educação & Complexidade nos espaços formativos. 1ed.Brasília: Plano, 2003, v. , p. 85-1008.

12.
SANTANA, M. M.; BRITO, A. B. ; ARAÚJO, Zezito . Políticas de Ações Afirmativas para Afo descendentes na educação superior em Alagoas. In: Renato Emerson dos Santos, Fátima Lobato. (Org.). Ações Afirmativas - políticas públicas contra as desigualdades raciais. Rio de Janeiro: DP&A, 2003, v. , p. 205-213.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, M. M.; PEPE, C. M. . Cultura escolar e racismo: como essa relação marca as trajetórias de vida de estudantes universitários Alagoas. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire, 2005, REcife. V Colóqui Internacional Paulo Freire. Recife: Biblioteca virtual Paulo Freire, 2005.

2.
SANTANA, M. M.. Estudos Étnicos e Multiculturais. In: XVI ENCONTRO EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2003, ARACAJU. ANAIS EPENN 2003. ARACAJU: NUCLEO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 2003.

3.
SANTANA, M. M.; PACHECO, Luciano ; FREITAS, Maria Alcina ; VARELA, Maria de Lurdes de Brito . Àfojùbá pré-vestibular numa perspectiva transcultural e dialógico-crítica. In: II Seminário Internacional de Educação Intercultural, Gênero e Movimentos Sociais - identide, diferená e mediações, 2003, Florianópolis. II Seminário Internacional Educação Inrtercultual, Gênero e Movimentos Sociais: identidade, diferença e mediações. Florianópolis: UFSC, 2003. p. 01-10.

4.
SANTANA, M. M.. A formação dos elementos racistas na discriminação contra os nordestinos. In: Os Valores Culturais nordestinos no universo globalizado, 2002, Maceió. Os valores culturais nordestinos no universo globalizado brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Brasileiros de Estudos Latino Americanos, 2002. v. 9. p. 71-75.

5.
SANTANA, M. M.. Carnaval,educação e currículo em ritmo de samba-reggae. In: XV ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2001, São Luís. Educação, Desenvolvimento Humano e Cidadania. São Luís: EPENN, 2001.

6.
SANTANA, M. M.. Carnaval e educação numa perspectiva curricular transcultural, dialógica e critíca.. In: III Colóquio Internacional Paulo Freire, 2001, Recife. III Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife: Centro Paulo Freire de Estudos & Pesquisas, 2001. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, M. M.. Projeto para Implatação do Programa de Ações afirmativas na universidade Federal de Alagoas. In: III Congresso de Pesquisadores Negros, 2004, São Luis. III Cogresso de Pesquisadores Negros, 2004. v. 1.

2.
SANTANA, M. M.. Carnavalização e Produção identitária negromestiça: os carnavais do Olodum. In: XI CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO - IMAGINÁRIO E MEMÓRIA, 2000, RECIFE. XI CICLO DE ESTUDOS SOBRE O IMAGINÁRIO. RECIFE: UFPE, 2000. p. 59.

3.
SANTANA, M. M.. O Carnaval do Olodum e suas tramas educativas/provocativas. In: V Congresso Afro Brasileiro, 1997, Salvador. Anais do V Congresso Afro Brasileiro. Salvador: CEAO/UFBA, 1997. v. 1. p. 80-80.

4.
SANTANA, M. M.. Transformações nas Concepções de Educação da FASE na sua Atuação frente a Problematica Urbana. In: 19 Reunião Anual ANPEd, 1996, Caxambu/MG. A Politica de Educação no Brasil: Globalização e Exclusão Social. Sao Paulo: Anped, 1996. v. 1. p. 233-233.

5.
SANTANA, M. M.. A ação educativa das Ongs junto aos Movimentos Urbanos Brasileiros. In: I Congreso Europeo de Latinoamericanista, 1996, Salamanca. Anais do I Congreso Europeo de latinoamericanistas. Salamanca: CEISAL/CEEIB, 1996. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTANA, M. M.. Por que os brasis não conhecem os brasis?. Presença Pedagógica, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
Aguiar, M. A. ; SANTANA, M. M. . Educação, Direitos Humanos e Gestão dos Sistemas de Ensino: Desafios da Diversidade Cultural e Inclusão Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SANTANA, M. M.. Racismo Institucional e Políticas Públicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANTANA, M. M.. Ação afirmativa e afro Brasileiros: realizações, dilemas e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTANA, M. M.. Diversidade Cultural e Currículos Escolares: Por onde andam as transformações?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTANA, M. M.; COELHO, W. N. B. . Encontro Nacional do Consórcio de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTANA, M. M.. A inserção da Temática Étnico-Racial nas Universidades de Pernambuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANTANA, M. M.. Desenvolvimento Humano: Sentidos e Práticas educativas para a Formação do Ser. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SANTANA, M. M.. INSERÇÃO DOS CONTEÚDOS DA LEI 10.639/03 NAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UEL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTANA, M. M.; ÁVILA, Maria Betânia ; BURITY, Joanildo ; AMORIM, Jaime ; QUEIRÓS, Roseane . Radicalizar a Democracia Contra o Neoliberalismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SANTANA, M. M.; MOURA, Esmeralda ; CORREIA, Alba . A Construção e a Implementação do Currículo como efetivação da função pedagógica. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SANTANA, M. M.. Desigualdades Sócio Raciais e Políticas de Ações Afirmativas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SANTANA, M. M.. Educação, Gênero e Etnia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
SANTANA, M. M.. Políticas Afirmativas: em busca da Inclusão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTANA, M. M.. Experiência de Ações Afirmativas em desenvolvimento. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SANTANA, M. M.. Negros: Políticas Afirmativas no Brasil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANTANA, M. M.. De que escola necessita Alagoas na atual conjuntura?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SANTANA, M. M.. Cultura e Religião. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SANTANA, M. M.. Carnavalização e Produção identitária negromestiça. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANTANA, M. M.. Da consciencia critica a educação d e bases. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SANTANA, M. M.. Mundo Negro e Ecumenismo na perspectiva da missão. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SACRAMENTO, A. M. ; SANTANA, M. M. . Nem preto nem branco: uma vida atípica. Recife, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
FIGUEIREDO, M. A. B. ; MATTOS, J. L. S. ; FONSECA, F. D. ; SANTANA, M. M. . Agroecologia e Diálogo de Conhecimentos. Recife, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
SANTANA, M. M.; NUNES, P. . Projeto Xiquexique - memórias compartilhadas. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
SANTANA, M. M.; ARAÚJO, Zezito ; BRITO, A. B. ; AVILA, A. ; OLIVEIRA, M. A. ; SILVA, H. . Boletim Informativo Ppcor Laboratório de Políticas Públicas da UERJ. Rio de Janeiro: Labotaório de Políticas Públicas da UERJ, 2003 (Boletim Informativo Eletrônico).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTANA, M. M.. Consultoria ao Programa o Negro e a Educação. 2005.

2.
SANTANA, M. M.. Educação e cultura: Produzindo identidades. 1999.

3.
SANTANA, M. M.. Expressões Culturais e Protagonismo Juvenil. 1999.

4.
SANTANA, M. M.. Sociedade Brasileiro e Educação. 1998.

5.
SANTANA, M. M.. Elaboração da Proposta Curricular para a educação de Jovens e Adultos na area de estudos sociais. 1992.

Processos ou técnicas
1.
SANTANA, M. M.; ALMEIDA, J. N. . Processo de Concessão de Título de Doutor Honoris Causa a Naná Vasconcelos. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SANTANA, M. M.; COELHO, W. N. B. . Relatório de Gestão do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro Brasileiros. 2014.

2.
SANTANA, M. M.; ABRANCHES, A. F. P. S. ; Botelho, Denise Maria ; RODRIGUES, C. M. L. ; PERES, F. M. A. E. ; OLIVEIRA, G. F. ; FERREIRA, H. M. ; SIMOES, P. M. U. ; LYRA, P. V. ; Stadler, H.H.C. . Projeto do Mestrado em Educação, Culturas e Identidades. 2013.

3.
SANTANA, M. M.. Parecer em Artigo Científico submetido a Revista Educação da UFMG. 2005.

4.
ARAÚJO, Zezito ; SANTANA, M. M. ; BRITO, Ângela Maria B de . PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS DA UFAL. 2004.

5.
SANTANA, M. M.; MONTEIRO, Josélia de Barros ; SILVA JÚNIOR, Gérson Alves da . Produção de Material pedagógico sobre a temática afro descendente. 2003.

6.
SANTANA, M. M.. Projeto Àfojùbá. 2002.

7.
SANTANA, M. M.. Projeto FrevoEducar. 2001.

8.
SANTANA, M. M.. Festival Afro Alagoano de Arte e Cultura. 2001.

9.
SANTANA, M. M.. Projeto de Concurso de Redação. 2001.

10.
SANTANA, M. M.. Projeto Nzinga Zumbi. 2000.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTANA, M. M.. A Hora do Marabaixo. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA, M. M.. I Reunião Técnica Internacional da RIPES. 2014. (Reunião Técnica Internacional).

2.
SANTANA, M. M.; COELHO, W. N. B. . REUNIÃO NACIONAL DO CONSÓRCIO DE NEABS. 2014. (Reunião Nacional dos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros).

3.
MARTINS, A. ; Luz, Itacir ; SANTANA, M. M. . Relatório Regional NE II. 2009. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTANA, M. M.. Curso III Encontro de Organização Curricular de Escola Normal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SANTANA, M. M.. Gênero, Etnia e Educação. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SANTANA, M. M.. Carnaval, identidades e educação. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SANTANA, M. M.; SILVA JÚNIOR, Gérson Alves da . Educação e Relações Raciais. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SANTANA, M. M.. Curso III Encontro de Organização Curricular da Escola Normal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SANTANA, M. M.. OLODUM Carnavalizando a Educação. 2000 (Video).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ANDRADE, W. P.; SIMOES, P. M. U.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Beatriz Previati de Araújo. Educação Bilingue: Estudo de uma sala de estudantes surdos(as) na cidade do Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
KOHL, H. G.; BOTELHO, D.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Danilo Santos Vale. Capoeira de Angola na escola municipal nova morada: perspectivas e práticas educativas na construção das identidades culturais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
Freitas, A.S.; BOTELHO, D.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Waneska Andressa Viana de Oliveira. A perspectiva da Mulher Negra presidiária a partir das reflexões sobre o racismo e as possibilidades de construção de ações emancipatórias. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
CARVALHO, R. T.; SANTANA, M. M.; PESSOA, L. A. V.. Participação em banca de Marcus Flávio da Silva. O Currículo para o Ensino de Teatro: um estudo em escolas de educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
SANTANA, M. M.; LEWIS, L.; BOTELHO, D.. Participação em banca de Marcos Antônio Solano Duarte Silva. Pós-colonialidade e aspectos étnico-raciais para o ensino da greografia no Estado de Pernambuco. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
JESUS, P.; SANTANA, M. M.; LIMA, I. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Vieira de Melo. Educação do Campo no Agreste Pernambucano. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
LUEHNING, A.; SANTOS, J. T.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de David José Silva Santos. Uma Babilônia chamada Alagoas: cultura rastafari nas terras do sol e de Zumb. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia.

8.
SANTANA, M. M.. Participação em banca de Luciene Ferreira. Políticas Pública no Ensino Superior: ações afirmativas na UFPB. 2014. Dissertação (Mestrado em DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
SANTANA, M. M.; BARBOSA, L. F.; SILVA, W. B.. Participação em banca de Gustavo Manoel da Silva Gomes. A Cultura Afro-Brasileira como discursividade: história e poderes de um conceito. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
REBOUCAS, N. H.; AMORIN, R. M.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Williem Silva de Freitas. Educação das relações raciais: a implementação da Lei 10.639.03 no contexto das escolas públicas e privadas de Maceió. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

11.
SANTANA, M. M.; LIMA, I. S.; MACIEL, B.; ALMASSY JUNIOR, A. A.. Participação em banca de Renata de Souza Rezende. Extensão Universitária, Agricultura Familiar Desenvolvimento Local: uma análise do Projeto ERVAS da Universidade do Recôncavo da Bahia. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Extensão Rural e Dese) - Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

12.
PIZZI, Laura Vieira; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Izabella da Silva Vieira. O papel dos dispositivos de controle curricular: avaliando a Prova Brasil.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

13.
Ornellas, M.L.S.; MATTOS, W.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Roberto Carlos OliveiraSantos. Aluno Negro em Sala Branca: As representações étnico-raciais afetadas no contexto educativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

14.
Aguiar, M. A.; SANTANA, M. M.; Santtos, E. M.M.. Participação em banca de Carmem Dolores Alves. A Implementação da Lei 10.639/03 nas escolas da Rede Municipal do Recife e o Papel da Gestão Escolar entre a formulação e as práticas: impasse e perspectiva. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
Freitas, A.S.; Ferreira, A.L.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Euclides Ferreira da Costa. Por Trás dos Muros Educação, Juvenilização e Racialização nas Prisões de Pernambuco. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

16.
Souza,E.F; França, T. L.; SANTANA, M. M.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de Adriana Ribeiro de Barros. Trilhas e Partilhas na Prática Pedagógica de dança afro-brasileira. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

17.
SANTANA, M. M.; Santtos, E. M.M.; Aguiar, M. A.. Participação em banca de Carmem Dolores Alves. Políticas Públicas de Ações Afirmtivas entre as formulações e as práticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

18.
CARVALHO, R. T.; SANTANA, M. M.; Porto, S. G.. Participação em banca de EUCLIDES FERREIRA DA COSTA. A Educação Prisional e a Educação das Relaçoes Étnico Raciais: dasafios e possibilidades para as práticas pedagógicas emancipatórias. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

19.
França, T. L.; SANTANA, M. M.; SOUZA. C.M.. Participação em banca de ADRIANA RIBEIRO DE BARROS. Trilhas e partilhas na prática docente de danças afro-brasileiras. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

20.
SANTOS, M.S.T.; Callou, A.B.F; SANTANA, M. M.; CAMPOS, Z. D. P.. Participação em banca de Alfrede Sotero Alves Rodrigues. SER(TÂO) NEGRO! Reconversão Cultural e Desenvolvimento Localk na Comunidade Rural Quilombola Leitão Umbuzeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

21.
MATTOS, W.; Ornellas, M.L.S.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Roberto Carlos Oliveira dos Santos. Aluno Negro em Sala Branca: representações sociais sobre as relações étnico-raciais afetadas no contexto educativo. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia.

22.
SANTIAGO, Eliete; Souza,E.F; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Claudilene Maria da Silva. Professoras negras: construindo identidades e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

23.
SANTANA, M. M.; Souza,E.F; SIMOES, J. L.. Participação em banca de Maria de Fátima Oliveira Batista. A emergência da lei 10 639/03 e a educação das relações étnico raciais em Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

24.
JESUS, Paulo de; Freitas, A.S.; Cunha Júnior; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Flávio Valdez Martins da Silva. Extensão rural, desenvolvimento local e economia popular solidária: uma perspectiva das comunidades de Religiões de Matriz Africana. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Extensão Rural e Dese) - Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

25.
SANTANA, M. M.; Stadler, H.H.C.; Callou, A.B.F; Momesso, L.A. Participação em banca de Felipe Peres Calheiros. Extensão Rural, Identidade Quilombola e Vídeo: um estudo do caso de Conceição das Crioulas. 2009. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

26.
SANTANA, M. M.; SILVA, F. T.; FRANCA, J. N.. Participação em banca de Zezito Araújo. Carrasco: Comunidade Reamnescente de Quilombo em Alagoas. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Alagoas.

27.
SANTANA, M. M.; LOIOLA, M. G.; SILVA, A. C.; BORBA, S. C.. Participação em banca de Ana Cristina Conceição Santos. Escola, Família e Comunidade Quilombola na Afirmnação da Identidade Étnica da criança negra. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

28.
PIZZI, Laura Vieira; SANTANA, M. M.; Allen, S.J.. Participação em banca de Gérson Alves da Silva Júnior. Política de Assimilação : Educação escolar indígena em Alagoas a partir da constituição de 1988. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

29.
SANTIAGO, Eliete; Souza,E.F; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Caludilene Maria da Silva. Identidade Negra e Práticas Curriculares de enfrentamento do racismo no espaço escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

30.
SANTANA, M. M.; Moura, T.M.M.; Stadler, H.H.C.. Participação em banca de Ana Cláudia Laurindo de Oliveira. Perfil sócio-racial negro da EJA - confirmação da seletividade camuflada da escola nas séries iniciais. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

31.
Souza,E.F; SANTANA, M. M.; Freitas, A.S.; Santos M.A. Participação em banca de Maria de Fátima Oliveira Batista. A emergência da Lei 10.639/03: Educação das Relações Étnico Raciais em Pernambuco. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

32.
Freitas, A.S.; Souza,E.F; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Elizama Perreira Messias. As Políticas de Combate à discriminação racial e a formação daq identidade racial: um estudo a partir das redes sociais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

33.
B,A; SANTANA, M. M.; ALBUQUERQUE, E.B.C. Participação em banca de Edilson Alexandre da Silva. Como são (re) construidas e utilizadas as práticas de alfabetização. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

34.
Stadler, H.H.C.; JESUS, Paulo de; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Renata Carneiro de Holanda. Protagonismo Juvenil Feminino : Experiênciasde Economia Solidáriae Agroecologiana Zona da Mata de Pernambuco. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Extensão Rural e Dese) - Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

35.
SANTANA, M. M.; JESUS, Paulo de; Stadler, H.H.C.. Participação em banca de Flávio Valdez Martins da Silva. Economia Poçular Solidária: uma perspectivadas comunidades de religião de matriz africana. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Extensão Rural e Dese) - Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

36.
SANTANA, M. M.; VERÇOSA, Elcio de Gusmão; FLEURI, R. M.. Participação em banca de Clébio Correia de Araújo. Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

37.
SANTANA, M. M.; DRUMMOND, J. A.; MELLO, P. D. A.. Participação em banca de Rosa Lúcia Lima da Silva. Mito e Territorialidzde - Zumbi dos Palmares e a Serra da Barriga. 2005. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Alagoas.

38.
SANTANA, M. M.; BORBA, S. C.; MACEDO, S.. Participação em banca de Marco Antonio Santos da Silva. A prática da Capoeira como espaço alternativo de formação. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

39.
SANTANA, M. M.; PIZZI, Laura Vieira; MAGNÓLIA. Participação em banca de Salomé Magaly Garcia Terrazas. A Inter-relação da educação, comunicação e cultura popular na escola: para a valorização e transmissão das festas populares de. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

40.
SANTANA, M. M.; VERÇOSA, Élcio de Gusmão; ALMEIDA, Luiz Sávio de. Participação em banca de Clébio Correia de Araújo. Identidades em Movimento: Ação Cultural para a autodeterminação dentre estudantes da periferia Maceioense. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

41.
SANTANA, M. M.; KULLOK, Maisa Brandão; BATISTA NETO, J.. Participação em banca de Eliane Maria Ferreira Romualdo. A emergência de perspectivas multidimensionais para educação:investigando a saúde física e emocional do professor frente aos conflitos do trabalho docente. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

42.
SANTANA, M. M.; MALUF, Sheila; KULLOK, Maisa Brandão. Participação em banca de Amelzia Maria da Soledade Dias. O desenvolvimento Pessoal do Educador através da Biodança. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

43.
SANTANA, M. M.; SANTIAGO, Eliete; VERÇOSA, Élcio de Gusmão. Participação em banca de Severina Martyr Lessa de Moura. O Projeto Alagoas Atlântica e os processos de formação continuada de professores. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

44.
SANTANA, M. M.; BOMFIM, Zulmira; KOLLOK, Maisa Brandão. Participação em banca de Amelzia Maria de Soledade Dias. O desenvolvimento Pessoal do Educador através da Biuodança. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

45.
SANTANA, M. M.; SANTIAGO, Eliete; VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Participação em banca de Severina Martyr Lessa de Moura. Alagoas Atlântica, diversidade cultural e formação continuada de professores um currículo em processo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

46.
SANTANA, M. M.; KOLLOK, Maisa Brandão; BATISTA NETO, J.. Participação em banca de Eliane Maria Ferreira. A Emergência de prespectivas multidimensionais para educação: investigando a saúde física e emocional do professor frente aos desafios e conflitos do trabalho docente. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas.

Teses de doutorado
1.
LIMA, A. C. M.; FIALHO, V. R.; MEDEIROS, B. F.; SILVA, J. B. R.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Ismael Tcham. Estar, ficar e retornar:os estudantes africanos no Brasil e os dilemas da migração. 2016. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTANA, M. M.; SILVA, J. F.; CARVALHO, R. T.; JANOTTI, J. S.; ARAUJO, C. M.; Porto, S. G.. Participação em banca de Ana Paula Abrahamian de Souza. Redes Discursivas sobre corpos infantis: a pedagogia cultural das daças midiatizadas como região de constituição de subjetividades. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
DIAS, A. A.; ANDRADE, F. C. B.; SILVA, P. V. B.; PORTO, R. C. C.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Tarcia Regina da Silva. Criança e Negra: o direito à afirmação da identidade negra na educação infantil. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
Freitas, A.S.; Röhr, Ferdinand; Ferreira, A.L.; Araújo, T.C.S.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Ana Claúdia Ribeiro Tavares. Bondade Fundamental e presença autêntica: a visão de formação humana no pensamento de Chögyam Trumgpa Rinpoche. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
CONSORTE, J. G.; ANTONACCI, M. A. M.; MUNANGA, K.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Jeferson Santos Silva. O que restou foi Folclore: o negro na historiografia alagoana. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
COELHO, W. N. B.; COELHO, M. C.; ARAUJO, R. M. L.; ROSARIO, M. J. A.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Silva. Educação Básica no Estado do Pará (1970-1985). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Pará.

7.
SANTIAGO, Eliete; SANTANA, M. M.; Souza,E.F. Participação em banca de Auxiliadora Maria Martins da Silva. Sociogênese do conceito de etnia negra na educação brasileira. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
BATISTA NETO, J.; SANTANA, M. M.; SANTIAGO, Eliete; CARVALHO, R. T.; Freire, C. Eleta. Participação em banca de Roseane Maria de Amorim. As práticas curriculares cotidianas: um estudo das relações étnico-raciais na Rede Municipal de Ensino de Recife. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
B,A; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Dayse Cabral de Moura. Leitura e Identidades Étnico-Raciais: Reflexões sobre práticas discursivas na educação de Jovens e Adultos. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
SANTANA, M. M.; Brito, Eleonora Zicari Costa de; Mello, Maria Thereza F. Negrão; Botelho, Denise Maria; Araújo, Ubiratan Castro. Participação em banca de Martha Rosa Figueira Queiroz. Onde cultura é política: movimento negro , afoxés maracatus no carnaval do Recife (1979-1995). 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
VERÇOSA, Elcio de Gusmão; SANTANA, M. M.; LIMA, W. M.; RIBEIRO, N. N. A.. Participação em banca de Clébio Correia de Araújo. Identidade Negra e Educação: uma análise à luz da lei 10.639.03 e das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
SANTANA, M. M.. Participação em banca de Tarcia Regina da Silva. Tia, existem princesas negras? O direito a afirmação da identidade negra desde a Educação Infantil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
BATISTA NETO, J.; SANTANA, M. M.; CARVALHO, R. T.. Participação em banca de Roseane Maria de Amorim. As práticas curriculares e as políticas de ações afirmativas face aos estudantes considerados diferentes no cotidiano escolar da rede municipal do Recife. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Cunha Júnior; SANTANA, M. M.; SIMOES, J. L.; Gonçalves, M. A.. Participação em banca de Auxiliadora Maria Martins da Silva. Sociogênese do conceito de etnia negra na educação brasileira. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
SANTANA, M. M.. Participação em banca de Dayse de Cabral Moura. Leitura identidade étnico-raciais: reflexões sobre as práticas discursivas na eduação de jovens e adultos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
RODRIGUES, C. M. L.; SANTANA, M. M.; ALENCAR, M. F. S.. Participação em banca de Rigoberto Fúlvio de Melo Arantes. (Entre) tecendo olhares sobre a Educação do Campo: avanços e limites do Programa Escola da Terra no Município de Igarassu PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTANA, M. M.; FERREIRA, H. M.; SOUZA, V. R. F. P. E.. Participação em banca de LILIAN SILVA SAMPAIO BARROS. "Não é toda mulher que quer ser parteira não" O Ensino da Aprendiz de Parteira como tradição e identidade da parteira parteira Pankararu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SANTANA, M. M.; Botelho, Denise Maria; NASCIMENTO, W. F.. Participação em banca de GUSTAVO JAIME FILIZOLA. DO TERREIRO À ESCOLA: OLHARES SOBRE O RQACISMORELIGIOSO COM CRIANÇAS DO CANDOMBLÉ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
SANTANA, M. M.; TAVARES, M. A.; RODRIGUES, C. M. L.. Participação em banca de MARCOS ANTONIO SOARES DA SILVA. O CURRICULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PERNAMBUCO. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
BOTELHO, D.; MOURA, D. C.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Suzana Teixeira de Queiroz. A religiosidade afro-brasileira na literatura infanto-juvenil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

6.
LEITAO, M. R. F. A.; COSTA, M. A. T. S.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Patrícia Araújo dos Reis. A participação Social para o desenvolvimento local: diálogos e Ações dos Coletivos Culturais em Goiana-PE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

7.
SANTANA, M. M.; BOTELHO, D.; KOHL, H. G.. Participação em banca de Danilo Santos Vale. Capoeira de Angola na Escola Municiapl nova Morada - perspectivas e práticas educativas na construção das identidades culturais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

8.
SANTANA, M. M.; SIMOES, P. M. U.; ANDRADE, W. P.. Participação em banca de Beatriz Previati de Araújo. Estudo Recifede uma sala bilíngue para surdos(as) na cidade do. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

9.
RODRIGUES, C. M. L.; SILVA, E. H.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de José Lopes da Cunha Júnior. O Estudo e a Educação Escolar Indígena em Pernambuco: entre o discurso e a descolonialidade do poder. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

10.
JESUS, P.; SANTANA, M. M.; LIMA, I.. Participação em banca de Maria Aparecida Vieira de melo. A Educação popular e a Educação do Campo na mesma trilha pedagógica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

11.
Freitas, A.S.; BOTELHO, D.; MIRANDA, H.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Waneska Andressa Viana de Oliveira. MULHERES NEGRAS E PRESIDIÁRIAS NA BUSCA POR DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DAS AÇÕES (PROGRAMAS, PROJETOS E POLÍTICAS) SOCIAIS DE RESSOCIALIZAÇÃO. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

12.
SANTANA, M. M.; CARVALHO, R. T.; PESSOA, L. A. V.; TAVARES, M. A.. Participação em banca de Marcus Flávio da Silva. Currículo para o Ensino de Teatro em Escolas Municipais do Recife. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

13.
BOTELHO, D.; Freitas, A.S.; MIRANDA, H. S.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Waneska Andressa Viana de Oliveira. Mulheres Negras e Presidiárias na busca por Direitos Humanos através das Ações Sociais de ressocialização. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

14.
JESUS, P.; SANTANA, M. M.; LEWIS, L.. Participação em banca de Marcos Antônio Solano Duarte Silva. Pós-Colonialidade Latino Americana, Raça e Identidade: Um Estudo sbre as Diretrizes Curriculares para o Ensino de Geografia no Brasil e em Pernambuco. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

15.
BOTELHO, D.; SILVA, A. M. M.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Anderson Pereira Ramalho. Loas, tambores e gonguês: a interculturalidade do Maracatu de Baque Virado pernambucano, na perspectiva de uma educação para a igualdade racial. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

16.
FRANCO, N. H. R.; AMORIM, R. M.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Williem Silva de Freitas. Lei 10.639/03: processo de implementação nas escolas públicas e privadas de Alagoas.. 2013.

17.
SILVA, W. B.; BARBOSA, L. F.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Gustavo Manoel da Silva Gomes. Os lugares da cultura afro-brsileira no ensino de história: a (re) produção de discursos e representações sobre identidade cultural negra nos livros didáticos de história e cultura afro-brasileira após a lei 10.639/03. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTANA, M. M.; LIMA, I.; SILVA, N. N. E. S.. Participação em banca de TALITA ROBERTA VASCONCELOS A SILVA. POLITICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONQUISTAS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERAMBUCO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTANA, M. M.; LIMA, I. S.; MOREIRA, C. N.. Participação em banca de PRISCILLA BRUNA AVELINA DOS PRAZERES. ESTUDO EXPLORATÓRIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA UFRPE. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
MACIEL, B.; LIMA, I. S.; SANTANA, M. M.. Participação em banca de Clécia Ferreira de Souza Santos. Os processos da democratização de recursos para a produção cultural através do fundo pernambucano de incentivo à cultura. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA, M. M.; PEPE, C. M.. Participação em banca de Maria Cícera Santos e Maria de Fátima Cavalcanti de Almeida.Aprendizagem e pobreza: o papel da escola nessa relação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

2.
SANTANA, M. M.; SANTOS, Kátia Regina dos; VALE, Nicolaas Gosse. Participação em banca de Eduardo Augusto de Almeida.Assertividade e capoeira. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

3.
SANTANA, M. M.; LIMA, Dilson Vicente de; BARBOSA NETO, Esperidião. Participação em banca de Gérson Alves da Silva Júnior & Sibela de Barros Mata Vascon.Questões acerca da auto estima em afrodescendentes: a partir de estudos comparativos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.

4.
SANTANA, M. M.; ARAÚJO, Zezito. Participação em banca de Elisvânia Lopes Garcia Nascimento.Comunidades remanescentes de quilombos: sistematização e situação jurídica de reconhecimento e titulação das comunidades no Brasiol e Alagoas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Alagoas.

5.
SANTANA, M. M.; MEDEIROS, Fernando Mesquita de. Participação em banca de José Raildo Vicente Ferreira.A formação do Educador social em Maceió e sua relação com prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

6.
SANTANA, M. M.; BORBA, S. C.. Participação em banca de Aline Albuquerque Torres e Fabiana Meneses da Silva.Escola & Família: um processo integrador na formação da socialização do indivíduo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas.

7.
SANTANA, M. M.; AZEVEDO, José Ferreira; MEDEIROS, Fernando Mesquita de. Participação em banca de Jéferson Santos da Silva.Um Movimento Negro Em Alagoas: A Associação Cultural Zumbi. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas.

8.
SANTANA, M. M.. Participação em banca de Gérson Alves da Silva Júnior.Diferenças perceptivas relacionadas à figura de negros e brancos em crianças do ensino fundamental na periferia de Maceió. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BOTELHO, D.; COELHO, W. N. B.; SANTANA, M. M.. Concurso Público para professor Assistente. 2013. Universiddade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTANA, M. M.; ABRANCHES, S.P.; B,A. Concurso Professor Adjunto. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
SANTANA, M. M.. Concurso para Professor Adjunto do Centro de Educação. 2002. Universidade Federal de Alagoas.

4.
SANTANA, M. M.. Concurso Público para Professor Adjunto - Centro de Educação UFPB. 2002. Universidade Federal da Paraíba.

Outras participações
1.
Mattos,J.L.S.; Bôa Viagem, M.C.C.B.; SANTANA, M. M.. Professor Substituto. 2008. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SANTANA, M. M.. Encontro de Iniciação Científica. 2001. Universidade Federal de Alagoas.

3.
SANTANA, M. M.. Encontro de Iniciação Científica. 2000. Universidade Federal de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semijnário Políticas Afirmativas na UNIFAP.O papel político dos \movimentos Sociais \Negros no Brasil e no Amapá. 2015. (Seminário).

2.
Seminário Comemorativo de aniversário do NEAB UFPE.O papel dos NEABs nas Universidades para o fomento de políticas e Ações Afirmativas. 2015. (Seminário).

3.
Seminário Políticas de Ações afirmtivas na UNIFAP.O papel dos NEABs nas Instituições de Ensino Superior. 2015. (Seminário).

4.
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.ural e inclusão social. 2015. (Simpósio).

5.
Guné Bissau: Do sonho à realidade, 36 anos em busca de afirmação.A Lei 10.639/03 e a Cooperação Brasil/África. 2010. (Seminário).

6.
Evento de Recepção aos Calouros dos Cursos de Comunicação e Pedagogis.A Negação do Brasil. 2008. (Encontro).

7.
Seminário Qualidade Social da Educação Básica.Política Curricular e Cultura na Eduação Básica. 2008. (Seminário).

8.
Forum Intergovernamental de Promocao da Igualdade Racial.A Face Institucional do Racismo no Nordeste. 2006. (Outra).

9.
.Seminário sobre o programa de Ações Afirmativas e projeto Afroatitude. 2005. (Seminário).

10.
Congresso Acadêmico da UFAL 2005. A Pesquisa no Programa de Pós gaduação em Educação na UFAL. 2005. (Congresso).

11.
Encontro com os Pró-reitores das Universidades Públicas do Nordeste.Avaliação e rendimento dos alunos que ingressaram pelo sistema de cotas. 2005. (Encontro).

12.
Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.Identidade Cultural no Brasil. 2005. (Encontro).

13.
Fórum Estadual Educação e Diversidade Étnico-Racial do Maranhão.Lei 10639/03 e sua aplicação. 2005. (Outra).

14.
I Ciclo de Debates da Conlutas: A escola Pública em Questão.Educação, Etnia e a Lei 10.639/03. 2005. (Outra).

15.
I Ciclo de Debates sobre Políticas de Ações Afirmativas.Sistema de Cotas no Ensino Superior: o direito a inclusão. 2005. (Outra).

16.
I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racaial.Conferência de Abertura: Desigualdade Étnico-racial no Brasil. 2005. (Outra).

17.
I Encontro Estadual de História.Conflito Resistência e afirmação da identidade afro brasileira. 2005. (Encontro).

18.
II Seminário sobre a Diversidade Cultural Brasileira.Conexões Brasil-África e Educação Afro brasileira nas redes de Ensino. 2005. (Seminário).

19.
I Seminário Alagoano Educação e Identidade Afro brasileira.Processo de Implementação das Ações Afirmativas na UFAL. 2005. (Seminário).

20.
I Seminário Alagoano Educação e Identidade Afro brasileira.Diáspora Negra e Quilombagem. 2005. (Seminário).

21.
IX Congresso Nacional de Supervisores Educacionais. IX Congresso Nacional de Supervisores Educacionais -educação no novo milênio: Diversidade e desafios. 2005. (Congresso).

22.
Semana dos Direitos Humanos.A Educação e a História do Negro no Brasil. 2005. (Outra).

23.
Seminário Internacional - Saídas da Escravidão e Políticas Públicas.Coordenação de Mesa-redonda: Acesso e permanência de Afrodescendentes no Sistema de Educação. 2005. (Seminário).

24.
V Colóquio Internacional Paulo Freire.Cultura escolar e racismo: como essa relação maraca as trajetórias de vida de estudantes universitários negros em Alagoas. 2005. (Outra).

25.
XI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação. Educação e Relações Raciais. 2005. (Congresso).

26.
XVII EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.Educação Popular e Movimentos Sociais no Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).

27.
Ciclo de Debates.Rompendo o silêncio:Faculdade, Cultura e relações raciais. 2004. (Outra).

28.
Ciclo de Debates: Abolição Hoje, Ações Afirmativas e Discriminação.Políticas de Cotas e a Universidade Brasileira. 2004. (Outra).

29.
Colóquio: Desafios de uma Educação Plural.Educação, Carnaval e Identidade Cultural. 2004. (Oficina).

30.
Dois de Políticas de Cotas: Balanço e perspectivas.Novas Experiências das políticas de cotas nas universidades brasileiras: perspectivas e desafios. 2004. (Seminário).

31.
Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana.Etnia, Gênero e Trabalho. 2004. (Encontro).

32.
Encontros de Estudos do CENAP.Oficiana: Ação Cultural e Educação. 2004. (Oficina).

33.
Fóruns Estaduais: Educação e Diversidade Étnico-racial.O papel da Escola na construção de uma Educação Pluriétnica. 2004. (Outra).

34.
III Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Coordenação de GT: Ações Afirmativas: acesso, permanência, sucesso. 2004. (Congresso).

35.
II Seminário Nacional Ações Afirmativas na UFMG.Proposta de Cotas para Negros e Negras na Universidade Federal de Alagoas - Contemplando Raça e Gênero. 2004. (Seminário).

36.
Roda aberta de Diálogo.Racismo, Ações Afirmativas e Educação. 2004. (Outra).

37.
Semana Pedagógica da UFPE.Democratização da Universidade Pública: A questão do Acesso ao Ensino Superior. 2004. (Encontro).

38.
Seminário Realidade e Perspectiva do Negro em Alagoas.A história do 13 de maio. 2004. (Seminário).

39.
III Encontro com a África - relações sociais e democracia: perspectivas de um Brasil negro.Educação e Movimentos Sociais do Negro no Brasil. 2003. (Encontro).

40.
III Encontro com a África - Relações sociais e democracia :perspectivas de um Brasil Negro.As políticas Sociais e o Negro no Brasil. 2003. (Encontro).

41.
I JORNADA ALAGOANA DE SAÚDE ESCOLAR.IDENTIDADE E DIFERENÇA. 2003. (Outra).

42.
I JORNADA ALAGOANA DE SAÚDE ESCOLAR.A ESCOLA COMO EXTENSÃO DA CIDADANIA. 2003. (Outra).

43.
Lançamento da Coleção do Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira.Ações Afirmativas: Políticas Públicas contra as desigualdades raciais. 2003. (Outra).

44.
I Semana da Cultura Afro Alagoana.Seminário da Cultura Afro Alagoana. 2002. (Seminário).

45.
Os valores nordestinos no universo globalizado brasileiro.Os valores culturais nordestinos no universo globalizado brasileiro. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA, M. M.. III Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. 2010. (Outro).

2.
SANTANA, M. M.. VIII SEMINÁRIO DAS UNIVERSIDADES PARA A CAPACITAÇÃO DOCENTE DO ENSINO RELIGIOSO. 2003. (Outro).

3.
SANTANA, M. M.. Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2000. (Congresso).

4.
SANTANA, M. M.. X Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas. 2000. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Cristina Tavares. Interfaces entre educação formal e não formal: A representação social que as escolas têm sobre o maracatu almirante do forte no bairro do bongi ? recife - pe.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
ROSANE SUELLEN DE OLIVEIRA. A formação histórica brasileira nas rel ações raciais e questão agrária: A experiência do quilombo povoação de São Lourenço, em Goiana ? PE. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
Marcelo José de Araújo Batalha. Representações de gênero em chico Buarque, a partir da experiência do negra (sarau de chico). Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Coorientador).

4.
Danielle Silva da Rocha Correia. A política de formação continuada do professor e o fortalecimento da identidade negra - a rede municipal de olinda em foco. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Coorientador).

5.
Rigoberto Fúlvio de Melo Arantes. Tecendo Olhares sobre a Educação do Campo: Implicações da Escola da Terra em Pernambuco. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

6.
Lilian Silva Sampaio de Barros. A Formação da Aprendiz de Parteira como fortalecimento da identidade da parteira Pancararu na contemporaneidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

7.
Danilo Santos Vale. Capoeira de Angola na Escola Municipal Nova Morada - perspectivas e práticas educativas na construção das identidades culturais. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco. (Orientador).

8.
Beatriz Previati de Araújo. Estudo de uma sala bilíngue para surdos(as) na cidade do Recife. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

9.
15. MARCUS FLAVIO DA SILVA. A identidade do ensino do teatro em escolas da rede municipal de ensino da cidade do recife. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

10.
20. WANESKA ANDRESSA VIANA DE OLIVEIRA. Mulheres negras e presidiárias na busca por direitos humanos através dos programas sociais de ressocialização. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fernanda Alencar Lima. O Papel da Literatura Infantil na Construção da Identidade Étnico-Racial. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Maria Celeste Gama. O Papel da Literatura Infantil na Construção da Identidade Étnico-Racial. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Beatriz Previati de Araújo. Educação Bilíngue: estudo de uma sala de estudantes surdos(as) na cidade do Recife. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

2.
Danilo Santos do Vale. Capoeira Angola na Escola Municipal Nova Morada: perspectivas e práticas educativas na construção das identidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

3.
Marcus Flávio da Silva. O Currículo para o Ensino do Teatro: um estudo em escolas de educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

4.
Waneska Andressa Viana de Oliveira. A perspectiva da Mulher Negra presidiária a partir das reflexões sobre o racismo e as possibilidades de construção de ações emancipatórias. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

5.
Gérson Alves da Silva Júnior. Enfoque psicológico sobre elementos culturais de etnias marginalizadas que sobreviveram ao processo ideológico de branqueamento em Alagoas: Emprego e aproveitamento pedagógico na educação básica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Moisés de Melo Santana.

6.
Ana Cristina Conceição Santos. Escola, Família e Comunidade Quilombola na afirmação da identidade da criança negra. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

7.
Ana Claudia Laurindo de Oliveira. O Ponto de Parada: Racismo na escola, alunos negros na EJA. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

8.
Clébio Correia de Araújo. Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Moisés de Melo Santana.

9.
Amélzia Maria de Soledade Dias. O deselvolvimento pessoal do educador através das Biodança. 2003. Dissertação - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

10.
Clébio Correia de Araújo. Ação Cultural e transformação no contexto escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Moisés de Melo Santana.

11.
Salomé Magaly Garcia Terrazas. A comunicação no processo da Educação. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alagoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Moisés de Melo Santana.

12.
Severina Martyr Lessa de Moura. Alagoas Atlântica, diversidade cultural e formação continuada de professores - um currículo em processo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, . Orientador: Moisés de Melo Santana.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscilla Bruna Avelina dos Prazeres. Educação das Relações Étnico-Raciais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

2.
Taqlita Roberta Vasconcelos da Silva. Políticas Educacionais de Inclusão para pessoas com deficiência na educação superor: conquistas e desafios da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

3.
CLECIA FERREIRA DE SOUZA SANTOS. OS AVANÇOS DA DEMOCRATIZAÇÃO DE RECURSOS PARA PRODUÇÃO CULTURAL ATRAVÉS DO FUNDO PERNAMBUCANO DE INCENTIVO À CULTURA (FUNCULTURA). 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM GESTAO DE POL) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
José Raildo Vicente Ferreira. A formação do Educador social em Maceió e a relação de sua prática pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

2.
Aline Albuquerque Torres e Fabiana Meneses da Silva. Escola & Família: um processo integrador na formação da socialização do indivíduo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

3.
Jéferson Santos da Silva. Um Movimento Negro Em Alagoas: Aassociação Cultural Zumbi (1979-1992). 2003. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

4.
Gérson Alves da Silva Júnior e Cibela de Barros Malta Vascon. Questões acerca da auto-estima em afrodescendentes: a paartir de estudos comparativos. 2003. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

5.
Bruno César Moura Brandão. Constitucionalidade das Políticas de Ações Afirmativas em favor dos afrodescendentes. 2003. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

6.
Gérson Alves da Silva Júnior. Diferenças perceptivas relacionadas à figura de negros e brancos em crianaças do ensino fundamental da periferia de Maceió. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas. Orientador: Moisés de Melo Santana.

Iniciação científica
1.
Bruno José da Silva. Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei n.º 10.639/03. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

2.
Rosineide Brazilino de Andrade. Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei n.º 10.639/03. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UNESCO. Orientador: Moisés de Melo Santana.

3.
Djalma Oliveira de Arandas. Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei n.º 10.639/03. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Moisés de Melo Santana.

4.
Pallomma Melo. Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na perspectiva da Lei n.º 10.639/03. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal Rural de Pernambuco, UNESCO. Orientador: Moisés de Melo Santana.

5.
Karla de Oliveira Santos. Concepções de Etnicidade e Multiculturalismo subjacentes às teses e dissertações e os processos constitutivos da diversidade cultural brasileira. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Moisés de Melo Santana.

6.
Karla de Oliveira Santos. Concepções de Etnicidade e Multiculturalismo subjacentes às teses e dissertações de Mestrado em Educação no Nordeste e os processos constitutivos da identidade cultural brasileira. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Moisés de Melo Santana.

7.
Gérson Alves da Silva Júnior. Escolarização em Preto e Branco ou Multicolirida. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Moisés de Melo Santana.

8.
Bruno César Moura Brandão. Escolarização em Preto e branco ou multicolorida? trajetórias escolares de universitários negros em Alagoas. 2001. 34 f. Iniciação Científica. (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Moisés de Melo Santana.

9.
Gérson Alves da Silva Júnior. Escolariazação em Branco e Preto ou multicolorida? trajetória escolares de estudantes negros na Ufal. 2001. 26 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Moisés de Melo Santana.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTANA, M. M.2014SANTANA, M. M.. Frevo e Identidade Cultural. Nuevamérica (Buenos Aires), v. 01, p. 18-21, 2014.


Livros e capítulos
1.
GOMES, N. L. ; SILVA, A. M. M. ; LUZ, I. M. ; SANTANA, M. M. . Regional Nordeste II. In: GOMES, Nilma Lino. (Org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. 1ed.Brasília: MEC; Unesco, 2012, v. 1, p. 123-169.


Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, M. M.. Diversidade Cultural e Currículos Escolares: Por onde andam as transformações?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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