Wagner Wilson Furtado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7242809620740722
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (1979), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Partículas. A principal área de atuação, atualmente, é a do Ensino de Física nos seguintes temas: Avaliação da Aprendizagem, Divulgação Científica por meio de Histórias em Quadrinhos, Teorias e Técnicas Educacionais e Ensino a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wagner Wilson Furtado
Nome em citações bibliográficas
FURTADO, W. W.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Instituto de Física.
Campus Samambaia
CAMPUS SAMAMBAIA
74001970 - Goiânia, GO - Brasil - Caixa-postal: 131
Telefone: (62) 35211122
Ramal: 216
Fax: (62) 35211014


Formação acadêmica/titulação


1987 - 1991
Doutorado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: EFEITO DO CARBONO NA FORMACAO DE DEFEITOS EM SILICIO CZOCHRALSKI, Ano de obtenção: 1991.
Orientador: VIVIAN STOJANOFF.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SILICIO-CZ; CARBONO; OXIGENIO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.
1984 - 1986
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ANALISE DA CINETICA DE HIDROGENIO ATOMICO INTERSTICIAL EM A-SI:(H,O,N)E EM BERILO,Ano de Obtenção: 1986.
Orientador: SADAO ISOTANI.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: CINETICA; HIDROGENIO INTERSTICIAL; BERILO.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1976 - 1979
Graduação em Física.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Ensino, LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FÍSICA E MEIO AMBIENTE I
FÍSICA E MEIO AMBIENTE II
MECÂNICA I (PARTE 1)
MECÂNICA I (PARTE 2)
MECÂNICA II
03/2007 - Atual
Ensino, Educação em Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação da Aprendizagem Escolar o Ensino de Ciências e Matemática
5/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, .

Linhas de pesquisa
ENSINO
03/2000 - Atual
Direção e administração, Instituto de Física, Instituto de Física.

Cargo ou função
Outro - coordenador do Laboratório de Física I.
03/1980 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FÍSICA I
FÍSICA II
FÍSICA III
FÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
LABORATÓRIO DE FÍSICA II
LABORATÓRIO DE FÍSICA III
PRÁTICA DE ENSINO I
03/2014 - 01/2018
Direção e administração, Reitoria, Centro de Seleção.

Cargo ou função
Presidente do Centro de Seleção da UFG.
04/2013 - 02/2014
Direção e administração, Instituto de Física, .

Cargo ou função
Vice-Diretor do Instituto de Física.
10/2012 - 05/2013
Direção e administração, Instituto de Física, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Física.
04/2005 - 04/2009
Direção e administração, Instituto de Física, .

Cargo ou função
VICE-DIRETOR.
04/2005 - 04/2009
Direção e administração, Reitoria, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
04/2005 - 04/2009
Direção e administração, Instituto de Física, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física.
04/2005 - 04/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
MEMBRO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DA UFG.
12/2008 - 02/2009
Ensino, LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FÍSICA E MEIO AMBIENTE II - UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - PROFESSOR FORMADOR
07/2007 - 10/2007
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, .

Treinamentos ministrados
TREINAMENTO DE TUTORES PARA O ENSINO DE FÍSICA À DISTÂNCIA
03/1998 - 03/2005
Direção e administração, Reitoria, Centro de Seleção.

Cargo ou função
Coordenador Acadêmico e Coordenador Técnico do Centro de Seleção da UFG.
4/2002 - 4/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, Instituto de Física.

Cargo ou função
Membro de comissão - Nova grade curricular do curso de Física.
7/1997 - 1/2000
Treinamentos ministrados , Instituto de Física, Instituto de Física.

Treinamentos ministrados
Participação nos Programas PRÓ-CIÊNCIAS I, II E III, nos cursos de Atualização e Aperfeiçoamento
6/1997 - 3/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Física, Instituto de Física.

Cargo ou função
Membro de comissão temporária - CAD.
03/1980 - 3/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Instituto de Física.



Linhas de pesquisa


1.
ENSINO

Objetivo: Existem quatro vertentes nessa linha de pesquisa: a avaliação da aprendizagem escolar, os métodos e técnicas de ensino, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e concepções sobre a Educação a Distância..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Ensino de Física; Avaliação da aprendizagem; Métodos e técnicas de ensino; Aprendizagem significativa; Ensino a distância.
2.
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE CRISTAIS NATURAIS


Projetos de pesquisa


2010 - 2014
JOGOS TEATRAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Descrição: O objetivo mais abrangente nesse trabalho é a proposta de uma abordagem histórica dos modelos atômicos em turmas do último ano do Ensino fundamental, evidenciando o aspecto coletivo da produção do conhecimento científico e promovendo maior entendimento da natureza da ciência, tendo como metodologia os jogos teatrais e suscitando debates sobre aspectos relacionados às questões sociais, éticas e humanas na produção científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / Rita de Cássia Balieiro Rodrigues - Integrante.
2010 - 2014
A MEDIAÇÃO SEMIÓTICA DOS INSTRUMENTOS CULTURAIS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Descrição: O objetivo mais abrangente deste trabalho é investigar e caracterizar o processo de mediação originado pela utilização de vídeos e textos, aqui chamados de ferramentas culturais, na discussão do conceito de radioatividade em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / Ivan Carlos Pereira Gomes - Integrante / Agustina Rosa Echeverría - Integrante.
2010 - 2012
AVALIAÇÃO EM PROCESSO NO ENSINO DE FÍSICA
Descrição: Estudo de processos avaliativos processuais no ensino de física..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Goiás: processo de implantação
Descrição: O objetivo principal desse projeto é analisar o processo de implantação da EAD por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Goiás. Além disso, iremos: investigar a estrutura física e organizacional desenvolvida no curso a distância de Licenciatura em física, a partir do levantamento de dados nos cursos ministrados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) levando em conta os Referenciais de Qualidade propostos pelo MEC; identificar e analisar as dimensões pedagógica, tecnológica e de gestão presentes na UFG; analisar a prática pedagógica resultante do processo de formação dos orientadores acadêmicos/tutores e suas formas de atuação nos cursos oferecidos na UFG; compreender e analisar as práticas de gestão, em relação às políticas nacionais de educação a distância, no contexto da Universidade Federal de Goiás, na perspectiva dos gestores; analisar a abordagem pedagógica, concepções e princípios teóricos e metodológicos dos processos de formação da equipe CIAR/UFG; refletir sobre a interface Comunicação ? Educação, suas concepções e suas práticas, presente nas políticas públicas; entender que concepções de Comunicação estão presentes em políticas públicas educacionais desenvolvidas na década de 1990;levantar e sistematizar o histórico da formação de professores a distância no Estado de Goiás..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Integrante / ABDALLA ANTONIOS KAYED ELIAS - Integrante / Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues - Coordenador / Mirza Seabra Toschi - Integrante / Alzino Furtado de Mendonça - Integrante / Gilda de Aquino de Araújo Mendonça - Integrante / Juliana Guimarães Faria - Integrante / Patrícia da Veiga Borges - Integrante / Heloise Cardoso da Silva Aguiar - Integrante.
2008 - 2012
MEDIAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Descrição: O ensino de Ciências, atualmente, ainda é centrado em aulas expositivas, com a transmissão de informações passadas pelos professores, visando assegurar a simples memorização. Porém, essa realidade vem sofrendo algumas modificações com a inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Mas para que haja mudanças significativas na qualidade do ensino por meio de novos instrumentos é necessário que o professor perceba com clareza as concepções sobre a utilização desse novo recurso e como este pode contribuir para melhorar o processo ensino aprendizagem. Uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada é a informática, que se potencializa como mais uma alternativa na busca da melhoria desse processo. Sendo assim, propõe-se, neste projeto, a inserção, nas aulas de Física, de hipertextos sobre o tema Astronomia, que proporcionem uma investigação de como os recursos da informática contribuem para o ensino e aprendizagem de Ciências. O projeto será desenvolvido em turmas da última série do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Goiânia. Será feito um levantamento, nas escolas selecionadas, de como vem ocorrendo o uso dessa ferramenta no ambiente escolar e quais as concepções relativas a ela, que o professor de Ciências possui. Serão ministradas, nessas turmas, aulas que contarão com alguns recursos da informática, nas quais os alunos terão a oportunidade de navegar entre as diversas páginas do hipertexto construído. Essa navegação será orientada pelo professor, que enfatizará os pontos principais e relevantes para a construção de conceitos a respeito do tema estudado. A partir das concepções dos alunos, e por meio das interações com esse recurso, pretendemos aproximar os conceitos científicos, a serem ensinados, às ideias pré-existentes dos alunos, possibilitando assim uma aprendizagem mais significativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / Fernando Marcos da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2007 - 2012
ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Descrição: UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2007 - 2012
Práticas avaliativas no ensino da matemática em turmas do 1º ano do ensino médio
Descrição: O tema deste trabalho é a avaliação da aprendizagem escolar na disciplina de Matemática no primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo principal é verificar e analisar as práticas avaliativas que vêm sendo desenvolvidas nestas turmas e se necessário propor, ao professor, uma nova postura ao avaliar seus alunos. A metodologia utilizada como referencial para a coleta de dados constará de questionários aplicados a professores e alunos, entrevistas semi-estruturadas, verificação dos instrumentos de avaliação aplicados pelos professores e análise de documentos das escolas. Espera-se, com esse trabalho, produzir material de apoio a professores de Matemática que se interessarem em aprimorar o seu processo ensino-aprendizagem por meio de uma avaliação mais eficaz..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / Sandramara Marias Chaves - Integrante / Maria Francisca da Cunha - Integrante.Número de orientações: 1
2005 - 2007
ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DA FÍSICA - O INÍCIO DE UM LABORATÓRIO PARA O CEPAE
Descrição: Este trabalho teve como objetivo avaliar a importância da prática experimental e de exemplos cotidianos no aprendizado de Física. A prática foi desenvolvida com kits experimentais de mecânica ministrada no Ensino Médio. Os temas foram trabalhados a partir de exemplos do dia-a-dia dos alunos e de experimentos que ilustraram a teoria abordada. Utilizou-se a seqüência de conteúdos proposta pelo Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - GREF e procurou-se verificar a eficiência dos experimentos na compreensão da teoria. Durante a pesquisa, os alunos foram levados a raciocinar a partir de exemplos práticos e de experimentos, a chegar a conclusões conceituais sobre os assunto abordados e, até mesmo, a equacionar os problemas de forma lógica. Para a realização do estudo, foram convidados alunos do terceiro ano do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE da UFG para, em horários extra-classe, participarem da pesquisa. A avaliação foi realizada com testes aplicados antes e após as atividades. No teste aplicado antes das atividades, foi avaliado o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto a ser abordado. Após a aula experimental, aplicou-se novamente o mesmo questionário. O objetivo dessas avaliações era verificar a existência de idéias pré-formadas sobre o assunto, se existiam conceitos pertencentes ao senso comum (alternativos) e se estes foram eliminados após a realização da aula experimental. Com o decorrer dos encontros, percebeu-se uma melhoria no desempenho e na motivação dos alunos. A introdução de práticas experimentais associadas aos conceitos teóricos teve o efeito esperado neste grupo de alunos e os benefícios para o aprendizado foram observados durante todo o projeto, o que nos leva a concluir que a prática experimental deve ser, sempre que possível, utilizada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Wagner Wilson Furtado - Coordenador / LUTIANO VALADÃO FREITAS - Integrante.Financiador(es): PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFG - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Membro de comitê de assessoramento


2011 - 2011
Agência de fomento: (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Teorias da Instrução.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física da Matéria Condensada/Especialidade: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part..


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, I. C. P.2013GOMES, I. C. P. ; FURTADO, W. W. ; ECHEVERRIA, A. R. . As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos. Revista Tecnologia e Sociedade (Online), v. Especial, p. 15-24, 2013.

2.
SILVA, F. M.2012 SILVA, F. M. ; FURTADO, W. W. . Mediação computacional como fator de motivação e de aprendizagem significativa no ensino de ciências do 9° ano: tópicos de astronomia. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 2, p. 1-20, 2012.

3.
CAMPOS, R. I.2012CAMPOS, R. I. ; GOMES, I. C. P. ; FURTADO, W. W. . Avaliação da aprendizagem no ensino de Física: um olhar sobre as concepções dos professores licenciados em Física da cidade de Inhumas, GO. Polyphonia: Revista de Educação Básica do Cepae (UFG), v. 23, p. 71-81, 2012.

4.
ISOTANI, S.1991ISOTANI, S. ; FUJJI, A. T. ; ANTONINI, R. ; PONTUSCHKA, W. M. ; RABBANI, S. R. ; FURTADO, W. W. . OPTICAL ABSORPTION STUDY OF RADIATION AND THERMAL EFFECTS IN BRAZILIANSAMPLES OF SPODUMENE. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 63, n.02, p. 127-139, 1991.

5.
ISOTANI, S.1990ISOTANI, S. ; FUJJI, A. T. ; ANTONINI, R. ; PONTUSCHKA, W. M. ; RABBANI, S. R. ; FURTADO, W. W. . LUMINESCENDE STUDY OF SPODUMENE. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 62, n.2, p. 107-113, 1990.

6.
ANTONINI, R.1990ANTONINI, R. ; ISOTANI, S. ; FURTADO, W. W. ; PONTUSCHKA, W. M. ; RABBANI, S. R. . STUDY OF THE DECAY KINETICS OF IRRADIATION INDUCED GREEN COLOR IN BRA-ZILIAN SPODUMENE. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 62, n.1, p. 001-005, 1990.

7.
FURTADO, W. W.1990FURTADO, W. W.. LUMINESCENCE STUDY OF SPODUMENE. Publicações da Universidade de São Paulo, USP-SP, 1990.

8.
ISOTANI, S.1990ISOTANI, S. ; FURTADO, W. W. ; ANTONINI, R. ; BLAK, A. R. ; PONTUSCHKA, W. M. ; TOME, T. ; RABBANI, S. R. . DECAY-KINETICS STUDY OF ATOMIC HYDROGEN IN A-SI:(H,O,N) AND NATURAL BERYL.. PHYSICAL REVEIW B, v. 42, n.10, p. 5966-5972, 1990.

9.
ISOTANI, S.1989ISOTANI, S. ; FURTADO, W. W. ; ANTONINI, R. ; DIAS, O. L. . LINE-SHAPE AND THERMAL KINETICS ANALYSIS OF THE FE 2+ BAND IN BRAZILI-AN GREEN BERYL. AMERICAN MINERALOGIST, v. 74, p. 432-438, 1989.

10.
FURTADO, W. W.1989FURTADO, W. W.; TOME, T. ; ISOTANI, S. ; ANTONINI, R. ; BLAK, A. R. ; PONTUSCHKA, W. M. ; RABBANI, S. R. . NUMERICAL INTEGRATION METHOD APPLIED TO THE STUDY OF ATOMIC HYDROGEN IN ALUMINOBORATE GLASS. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 61, n.4, p. 397-403, 1989.

11.
ISOTANI, S.1988ISOTANI, S. ; ALBUQUERQUE, A. R. P. L. ; DIAS, O. L. ; FURTADO, W. W. . OPTICAL ABSORPTION IN IRRADIATED NATURAL BERYL. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS, v. 60, n.4, p. 393-398, 1988.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GENOVESE, L. G. R. ; VALE, A. L. ; SANTOS, A. T. ; ANDRADE, D. X. ; PARIZOTTO, G. M. ; COLHERINHAS, G. ; VIEIRA, A. C. I. ; OLIVEIRA, L. B. A. ; RIOS, L. R. ; FRIEDRICH, M. ; RIBEIRO, T. V. ; CUNHA, J. A. R. ; GENOVESE, C. L. C. R. ; QUEIROZ, J. R. O. ; FERRARI, P. C. ; CARVALHO, S. G. C. ; FURTADO, W. W. . Diálogo entre as múltiplas perspectivas na pesquisa em Ensino de física. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. v. 1. 460p .

2.
FURTADO, W. W.; TAVARES, Gilberto Antônio . Licenciatura em Física: Mecânica. 1. ed. Goiânia: FUNAPE: UFG/CIAR, 2012. v. 1. 280p .

Capítulos de livros publicados
1.
FURTADO, W. W.; ELIAS, A. A. K. . Implantação e gestão do curso de Física a distância pela Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Goiás na visão de seus gestores. In: Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues; Juliana Guimarães de Faria; Rose Mary Almas de Carvalho. (Org.). Gestão e formação em educação a distância. 1ed.Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2015, v. , p. 79-104.

2.
RODRIGUES, R. C. B. ; FURTADO, W. W. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL NOS ADOLESCENTES: EXPLORANDO A DIALOGICIDADE POR MEIO DA METODOLOGIA DOS JOGOS TEATRAIS. In: AGUSTINA ROSA ECHEVERRÍA; KARLA FERREIRA DIAS CASSIANO; LORENNA SILVA OLIVEIRA COSTA. (Org.). ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: REPENSANDO CURRÍCULO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.IJUÍ, RS: UNIJUÍ, 2014, v. , p. 221-246.

3.
FURTADO, W. W.. Mecânica II. In: CONSÓRCIO SETENTRIONAL - LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA. GOIÂNIA: FUNAPE; UFG/CIAR, 2010. (Org.). CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. Goiânia - GO: , 2010, v. 4, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, D. D. B. ; FURTADO, W. W. ; COLHERINHAS, G. . A construção de poemas como fator de motivação no processo ensino-aprendizagem de Física. In: XXII SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, SÃO CARLOS - SP. XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017. p. 1-8.

2.
SILVA, J. A. M. ; FURTADO, W. W. ; COLHERINHAS, G. . As habilidades e competências da matemática no ensino aprendizagem de física. In: XXII SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017, SÃO CARLOS - SP. XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2017. p. 1-8.

3.
ANDRADE, K. R. ; VIEIRA JUNIOR, E. ; GENOVESE, L. G. ; FURTADO, W. W. . PRÁTICAS DOCENTES MOTIVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF, 2015, UBERLÂNDIA - MG. ANAIS DO XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2015.

4.
MONTEIRO, J. C. B. ; VIEIRA, A. C. I. ; FURTADO, W. W. . OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013, SÃO PAULO. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013.

5.
ARAUJO, C. L. ; QUEIROZ, J. R. O. ; FURTADO, W. W. . CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA, GOIÁS. In: XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013, SÃO PAULO. XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2013.

6.
RODRIGUES, R. C. B. ; FURTADO, W. W. . Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC, 2013, ÁGUAS DE LINDÓIA. ANAIS DO IX ENPEC, 2013.

7.
GOMES, I. C. P. ; FURTADO, W. W. ; ECHEVERRIA, A. R. . As imagens ficcionais no ensino de conceitos científicos. In: V SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2013, CURITIBA-PR. V TECSOC: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA: OUTRO DESENVOLVIMENTO É POSSÍVEL?, 2013. p. 198-206.

8.
VERIDIANO, T. S. ; FURTADO, W. W. ; QUEIROZ, J. R. O. . ENSINO DE FÍSICA EM UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA. In: XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012, MARESIAS, SP. XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012.

9.
ELIAS, A. A. K. ; RODRIGUES, C. A. C. ; FURTADO, W. W. . O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA DA UAB NA UFG NA VISÃO DE SEUS ALUNOS. In: XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2012, MARESIAS, SP. XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.

10.
SILVA, F. M. ; ELIAS, A. A. K. ; FURTADO, W. W. . O uso do hipertexto e a aprendizagem significativa no ensino de tópicos de Astronomia. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA ? SNEF, 2011, Manaus ? AM. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2011.

11.
GOMES, I. C. P. ; CAMPOS, R. I. ; FURTADO, W. W. . Avaliação da aprendizagem no ensino de física: um olhar sobre as práticas escolares na cidade de Inhumas, Goiás. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA ? SNEF, 2011, Manaus ? AM. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF, 2011.

12.
ELIAS, A. A. K. ; SILVA, F. M. ; FELICIO, C. M. ; FURTADO, W. W. . Visões sobre a avaliação no ensino de Física na formação profissional: análise da fala de alunos e professores do ensino médio da região Centro-Oeste. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA ? SNEF, 2011, Manaus ? AM. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF, 2011.

13.
MARQUEZ, C. O. ; CUNHA, M. F. ; FURTADO, W. W. . Desvendando as práticas avaliativas de professores de Física em turmas do ensino médio de escolas públicas de Goiânia. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA ? SNEF, 2011, Manaus ? AM. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF, 2011.

14.
COSTA, J. J. L. ; QUEIROZ, J. R. O. ; FURTADO, W. W. . Ensino de Física para deficientes visuais: métodos e materiais utilizados na mudança de referencial observacional. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2011, CAMPINAS - SP. ANAIS DO VIII ENPEC, 2011.

15.
GOMES, I. C. P. ; ECHEVERRIA, A. R. ; FURTADO, W. W. . A mediação semiótica dos instrumentos culturais na aprendizagem de conceitos científicos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2011, CAMPINAS - SP. ANAIS DO VIII ENPEC, 2011.

16.
RODRIGUES, R. C. B. ; FURTADO, W. W. . JOGOS TEATRAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA: TRABALHANDO COM MODELOS ATÔMICOS EM TURMAS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E I CONGRESO IBEROAMERICANO DE INVESTIGACIÓN EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 2011, CAMPINAS - SP. ANAIS DO VIII ENPEC, 2011.

17.
ELIAS, A. A. K. ; FURTADO, W. W. ; FELICIO, C. M. . CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA DE ALUNOS E PROFESSORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE. In: XV ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2010, BELO HORIZONTE - MG. ANAIS DO XV ENDIPE, 2010.

18.
SILVA, F. M. ; FURTADO, W. W. . AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, 2010, Águas de Lindóia, SP. ANAIS DO XII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 2010.

19.
FURTADO, W. W.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE OS PROFESSORES E ALUNOS COMPREENDEM DESTE PROCESSO?. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia - MG. Anais do X Encontro da Anped - Centro Oeste, 2010.

20.
FURTADO, W. W.. AVALIAÇÃO EM PROCESSO NO ENSINO DE FÍSICA. In: XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF, 2010, Águas de Lindóia, SP. Anais do XII EPEF, 2010.

21.
CUNHA, M. F. ; FURTADO, W. W. . DESVENDANDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE GOIÂNIA. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento, 2010, Uberlândia, Minas Gerais. Anais do X Encontro da Anped - Centro Oeste, 2010.

22.
FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO ; FURTADO, W. W. . As fases da lua em histórias em quadrinhos no ensino fundamental. In: XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2009, VITÓRIA-ES. ANAIS DO XVII SNEF, 2009.

23.
SOUZA, R. B. ; SILVA, K. M. A. E. ; FURTADO, W. W. ; CHAVES, S. M. . Concepções das práticas avaliativas dos licenciandos do curso de pedagogia da terra: os movimentos sociais em foco. In: XXV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - XXV CONADE, 2009, Jataí - GO. Anais dos Congressos de Pedagogia, 2009.

24.
CUNHA, M. F. ; FURTADO, W. W. . PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. In: V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2008, Goiânia. V Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFG, 2008.

25.
FURTADO, W. W.; FERRARI, Paulo Celso ; FREITAS, Lutiano Valadão . ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: MECÂNICA. In: XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 2007, SÃO LUIS - MA. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007. p. 1-10.

26.
FURTADO, W. W.. OXYGEN PRECIPITATION IN HEAVILY-DOPED CZOCHRALSKI SILICON. In: DEFECTS IN SILICON II ED. W.M.BULLIS, U.G?SELE AND F. SHIMURA; THE ELECTROCH. SOC. INC.; 297, 1991, WASHINGTON, DC, USA, 1991.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, D. S. M. ; FURTADO, W. W. . AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. In: IX CONPEEX - UFG, 2012, GOIÂNIA. IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2012.

2.
MONTEIRO, J. C. B. ; VIEIRA, A. C. I. ; FURTADO, W. W. . OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. In: IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2012, GOIÂNIA. IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2012.

3.
ELIAS, A. A. K. ; RODRIGUES, C. A. C. ; FURTADO, W. W. . Criação do curso de licenciatura em Física a distância na UFG: concepções de gestores, professores e alunos. In: Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

4.
SILVA, F. M. ; ELIAS, A. A. K. ; FURTADO, W. W. . O uso de softwares computacionais no ensino de Física. In: Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, J. C. B. ; FURTADO, W. W. . OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. In: XXIX SEMANA DA FÍSICA, 2012, GOIÂNIA. XXIX SEMANA DA FÍSICA, 2012.

2.
SILVA, F. M. ; ELIAS, A. A. K. ; FURTADO, W. W. . A produção de um hipertexto para o ensino de tópicos de Astronomia: uma proposta para favorecer a aprendizagem significativa. In: 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais/Resumos da 63ª Reunião Anual da SBPC, 2011.

3.
MONTEIRO, J. C. B. ; FURTADO, W. W. . Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como fator de motivação no ensino de Física para alunos do Ensino Médio. In: II Encontro Nacional das Licenciaturas, 2011, Goiânia. Anais do II Encontro Nacional das Licenciaturas, 2011.

4.
FURTADO, W. W.. AVALIAÇÃO EM PROCESSO EM TURMAS DE FÍSICA I DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. In: I ENCONTRO DE FÍSICA DO CENTRO-OESTE, 2010, Goiânia - GO. Anais do I Encontro de Física do Centro-Oeste, 2010.

5.
CUNHA, M. F. ; FURTADO, W. W. . Desvendando as práticas avaliativas de professores de Matemática em turmas do 1º ano do ensino médio. In: XIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EBRAPEM, 2009, GOIÂNIA. CADERNO DE RESUMOS, 2009. p. 184-184.

6.
Malaspina, L. ; Lariucci, C. ; FURTADO, W. W. . Structural analysis of bioactive derivatives of thiourea. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindóia - SP. ANAIS DO XXXII ENFMC, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
ELIAS, A. A. K. ; RODRIGUES, C. A. C. ; FURTADO, W. W. . O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA DA UAB NA UFG NA VISÃO DE SEUS ALUNOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FURTADO, W. W.. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARQUEZ, C. O. ; CUNHA, M. F. ; FURTADO, W. W. . Desvendando as práticas avaliativas de professores de Física em turmas do ensino médio de escolas públicas de Goiânia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
COSTA, J. J. L. ; QUEIROZ, J. R. O. ; FURTADO, W. W. . Ensino de Física para deficientes visuais: métodos e materiais utilizados na mudança de referencial observacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, F. M. ; ELIAS, A. A. K. ; FURTADO, W. W. . O uso de softwares computacionais no ensino de Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ELIAS, A. A. K. ; RODRIGUES, C. A. C. ; FURTADO, W. W. . Criação do curso de licenciatura em Física a distância na UFG: concepções de gestores, professores e alunos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FURTADO, W. W.. Avaliação em processo no ensino de Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FURTADO, W. W.. Avaliação em processo em turmas de Física I do curso de licenciatura em Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO ; FURTADO, W. W. . AS FASES DA LUA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
SILVA, F. M. ; FURTADO, W. W. . MEDIAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUZA, R. B. ; SILVA, K. M. A. E. ; FURTADO, W. W. ; CHAVES, S. M. . Concepções das práticas avaliativas dos licenciandos do curso de pedagogia da terra: os movimentos sociais em foco.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO ; FURTADO, W. W. . AS FASES DA LUA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FREITAS, Lutiano Valadão ; FURTADO, W. W. ; FERRARI, Paulo Celso . ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: MECÂNICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SOARES NETO, F. F. ; FURTADO, W. W. . ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FURTADO, W. W.; STOJANOFF, Vivian . ESTUDO DE DEFEITOS EM SILICIO CZOCHRALSKI. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FURTADO, W. W.; STOJANOFF, Vivian . EFEITOS DO CARBONO NA FORMACAO DE DEFEITOS NO SILICIO CZOCHRALSKI. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
FURTADO, W. W.; SOARES NETO, F. F. . Mazim e sua Turma em "As fases da Lua". Goiânia-GO: Cegraf - UFG, 2008 (Revista de Divulgação Científica).


Demais tipos de produção técnica
1.
FURTADO, W. W.. Avaliação da aprendizagem. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FURTADO, W. W.. APOSTILA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO PARA USO LOCAL).

3.
FURTADO, W. W.. APOSTILA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA II. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO PARA USO LOCAL).

4.
FURTADO, W. W.; SOARES NETO, F. F. . MAZIM E SUA TURMA EM "AS FASES DA LUA". 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA).

Demais trabalhos
1.
FURTADO, W. W.. APOSTILA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA I. 2007 (TEXTOS DIDÁTICOS PARA USO LOCAL) .

2.
FURTADO, W. W.; MACHADO, Walmir Guedes . APOSTILA DE LABORATÓRIO DE FÍSICA II. 2006 (TEXTOS DIDÁTICOS PARA USO LOCAL) .

3.
GUIMARÃES, Gisele ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba ; ALMEIDA, Antonio César de . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO 2004 DA UFG. 2004 (RELATÓRIO) .

4.
TANEZINI, Carlos Alberto ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba ; ALMEIDA, Antonio César de . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO 2003 DA UFG. 2003 (RELATÓRIO) .

5.
TANEZINI, Carlos Alberto ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba ; ALMEIDA, Antonio César de . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO 2002 DA UFG. 2002 (RELATÓRIO) .

6.
TANEZINI, Carlos Alberto ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba ; ALMEIDA, Antonio César de . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO 2001. 2001 (RELATÓRIO) .

7.
FURTADO, W. W.. ESTATÍSTICAS DAS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO 2000 DA UFG. 2000 (ANÁLISE ESTATÍSTICA) .

8.
TANEZINI, Carlos Alberto ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO 2000 DA UFG. 2000 (RELATÓRIO) .

9.
TANEZINI, Carlos Alberto ; FURTADO, W. W. ; FERREIRA, Maria Saba . RELATÓRIO DO PROCESSO SELETIVO MISTO 1999 DA UFG. 1999 (RELATÓRIO) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIBEIRO, J. P. M.; MACHADO, V. L.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Renata da Silva Matos. A avaliação da aprendizagem em uma escola de pedagogia Waldorf: singularidades e semelhanças. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

2.
VERDEAUX, M. F. S.; FERRARI, Paulo Celso; FURTADO, W. W.; PEDROZA, A. C.. Participação em banca de Cleber Tavares Machado. Mapas conceituais como instrumento de avaliação em estudos de termodinâmica no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade de Brasília.

3.
PEREIRA, R. B.; SOUZA, N. C.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Gláucia Rege Campos Nakoniecni. O jornal escolar como mediador nas aulas de Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Mato Grosso.

4.
CASTRO, P. A.; SOUZA, E. S.; CUNHA, J. F. R.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Eliton Donizete de Souza. Estudo comparativo do processo de ensino-aprendizagem de Ciências utilizando Modellus. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (Regional Catalão)) - Universidade Federal de Goiás.

5.
FURTADO, W. W.; GUIMARAES, G. M. A.; ECHEVERRIA, A. R.. Participação em banca de SUSANA FERREIRA DE MOURA. O ensino da teoria da evolução: a construção de conceitos científicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

6.
BARRIO, J. B. M.; PIMENTA, A. C.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Welei Silva de Araújo. Das escolas técnicas federais aos institutos federais:a licenciatura em física no campus Goiânia do IFG. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

7.
PEREIRA, A. R.; ASSIS, P. E. G.; SILVA, M. T. O.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Mironaldo Batista Mota Filho. O ensino de eletromagnetismo para alunos com deficiência visual. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física (Regional Catalão)) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FURTADO, W. W.; VILLAS BOAS, B. M. F.; CHAVES, S. M.. Participação em banca de DANIELA SILVA MENDES MEDEIROS. A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS: DAS INTENÇÕES ÀS AÇÕES. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

9.
FURTADO, W. W.; OSTERMANN, F.; CEDRO, W. L.. Participação em banca de Ivan Carlos Pereira Gomes. A mediação semiótica dos instrumentos culturais na aprendizagem do conceito de radioatividade no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

10.
FURTADO, W. W.; ECHEVERRIA, A. R.; GAUCHE, R.. Participação em banca de RITA DE CÁSSIA BALIEIRO RODRIGUES. JOGOS TEATRAIS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO SOBRE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

11.
BARRIO, J. B. M.; LARANJEIRA, C. C.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Edson Vaz de Andrade. Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de Física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

12.
CHAVES, S. M.; TIBALLI, E. F. A.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Marcos Silva. Uma análise da proposta pedagógica da avaliação da aprendizagem no contexto dos ciclos de formação da rede municipal de educação de Goiânia de 1998 a 2010. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

13.
FURTADO, W. W.; PEIXOTO, J.; Lariucci, C.. Participação em banca de ABDALLA ANTONIOS KAYED ELIAS. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS NO POLO DE APOIO PRESENCIAL EM GOIANÉSIA-GO NA VISÃO DE SEUS GESTORES. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

14.
BOTTER, Wilson Jr.; FIORUCCI, Antônio Rogério; FURTADO, W. W.; SOARES, Márlon H.F.B.. Participação em banca de Adriano José de Oliveira. Clube de Ciências: desenvolvendo competências brincando. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Goiás.

15.
FURTADO, W. W.; CHAVES, S. M.; VIEIRA, Vanda Domingos. Participação em banca de Maria Francisca da Cunha. Desvendando as práticas avaliativas de professores de Matemática em turmas do 1º ano do ensino médio da cidade de Goiânia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
SOARES, Márlon H.F.B.; MELLO, I. C.; ROSA, D. E. G.; MESQUITA, N. A. S.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Rogério Daniel Pereira Ramos. A formação dos professores no curso de licenciatura em química da Universidade Estadual de Goiás: a pesquisa-ação colaborativa como eixo orientador das práticas formativas. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Goiás.

2.
SOARES, Márlon H.F.B.; RAMOS, M. G.; ARRUDA, E. P.; CHAVES, S. M.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Eduardo Luiz Dias Cavalcanti. O ludismo e a avaliação da aprendizagem: possibilidades para o ensino de Química. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Doutorado
1.
SOARES, Márlon H.F.B.; CHAVES, S. M.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Eduardo Luiz Dias Cavalcanti. Avaliação e Ludismo: possibilidade para o ensino de química. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal de Goiás.

Qualificações de Mestrado
1.
RIBEIRO, J. P. M.; MACHADO, V. L.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Renata da Silva Matos. A pedagogia Waldorf: reflexões acerca de práticas avaliativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FURTADO, W. W.; GUIMARAES, G. M. A.; ECHEVERRIA, A. R.. Participação em banca de SUSANA FERREIRA DE MOURA. A construção de conceitos científicos segundo Vigostki: o ensino da teoria da evolução por meio de jogos teatrais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FURTADO, W. W.; OSTERMANN, F.; CEDRO, W. L.. Participação em banca de Ivan Carlos Pereira Gomes. A mediação semiótica dos instrumentos culturais na aprendizagem do conceito de radioatividade no ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FURTADO, W. W.; VILLAS BOAS, B. M. F.; CHAVES, S. M.. Participação em banca de DANIELA SILVA MENDES MEDEIROS. A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS: DAS INTENÇÕES ÀS AÇÕES. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

5.
BARRIO, J. B. M.; LARANJEIRA, C. C.; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Edson Vaz de Andrade. Representação vetorial e grandezas físicas nos livros de Física adotados pelo PNLD para 2012: a necessária convergência para além da Matemática. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FURTADO, W. W.; GAUCHE, R.; ECHEVERRIA, A. R.. Participação em banca de RITA DE CÁSSIA BALIEIRO RODRIGUES. JOGOS TEATRAIS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO SOBRE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FURTADO, W. W.; PEIXOTO, J.; Lariucci, C.. Participação em banca de ABDALLA ANTONIOS KAYED ELIAS. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS NO POLO DE APOIO PRESENCIAL EM GOIANÉSIA-GO NA VISÃO DE SEUS GESTORES. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FURTADO, W. W.; VIEIRA, Vanda Domingos; CHAVES, S. M.. Participação em banca de Maria Francisca da Cunha. Desvendando as práticas avaliativas de professores de matemática em turmas do 1º ano do ensino médio da cidade de Goiânia. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de KLEBER DA SILVEIRA MOREIRA.LABORATÓRIO DIDÁTICO ADAPTATIVO DE FÍSICA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

2.
FERRARI, Paulo Celso; FURTADO, W. W.. Participação em banca de ELYEL NOGUEIRA GARCIA.O GRUPO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE DE PICHON-RIVÈRE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

3.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de JULIO FAGNER ALVES DE ALMEIDA.COLOCAR NOME. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

4.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de HUBER ALVES PINTO LIMA.RELAÇÃO EMPÁTICA ENTRE OS GRADUANDOS EM FÍSICA COM O CONHECIMENTO DO UNIVERSO FÍSICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

5.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de WELLINGTON VIEIRA FERREIRA.FORMAÇÃO INICIAL DE UM PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

6.
FURTADO, W. W.; FERRARI, Paulo Celso. Participação em banca de JHONATHA JUNIO LOPES COSTA.ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: MÉTODOS E MATERIAIS UTILIZADOS NA MUDANÇA DE REFERENCIAL OBSERVACIONAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

7.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de GABRIEL MARTINS AMARAL.INTRODUÇÃO À TEORIA DO CAOS NO ENSINO MÉDIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

8.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de REGISVALDO RIBEIRO SILVA.CONCEPÇÕES EXPERIMENTAIS: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

9.
FURTADO, W. W.. Participação em banca de ALINE PEREIRA DO NASCIMENTO BARBOSA.CONTEXTUALIZAÇÃO DA FÍSICA POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE EXERCÍCIOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

10.
FURTADO, W. W.; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto; HOMAR, Leon Ítalo Brasil. Participação em banca de Kleber Teles de Almeida Silva.ANÁLISES DAS ÚLTIMAS PROVAS DE FÍSICA DOS PRINCIPAIS VESTIBULARES DO CENTRO-OESTE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

11.
FURTADO, W. W.; DANTAS, Célia Maria Alves; OSÓRIO, Francisco Aparecido Pinto. Participação em banca de Diogo de Sousa Martins.A natureza dual da matéria. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

12.
FURTADO, W. W.; MORAES, Itamar José; SABINO, José Ricardo. Participação em banca de Acácio Ferreira da Silva.Dificuldades de Aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

13.
FURTADO, W. W.; TAVARES, Gilberto Antônio; LEÃO, Salviano de Araújo. Participação em banca de Ricardo Linhares.Interdisciplinaridade e contextualização na Física do Ensino Médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

14.
FURTADO, W. W.; TAVARES, Gilberto Antônio; BASEIA, Basílio. Participação em banca de Augusto da Silva Bícego.Experimentos no ensino de Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

15.
MORAES, Itamar José; FURTADO, W. W.; FONSECA, Tertius Lima da. Participação em banca de Lucas Nonato de Oliveira.Educação uma concepção: problematizadora e libertadora. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

16.
MORAES, Itamar José; FURTADO, W. W.; FONSECA, Tertius Lima da. Participação em banca de Pedro de Aquino Morais Júnior.Re-significação física: enfase na aprendizagem. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

17.
MONTEIRO, Carlos Augusto; FURTADO, W. W.; TAVARES, Gilberto Antonio. Participação em banca de Joel Fernandes.A informática como instrumento de ensino. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

18.
MORAES, Itamar José; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Frederico Almeida dos Santos.O SAEB e suas competências. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

19.
FERRARI, Paulo Celso; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Maria de Fátima Martins Costa.Concepções alternativas e a resolução de problemas na II Olimpíada de Física do Estado de Goiás. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

20.
PAVLOVITCH, Nicolai; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Luciano Ribeiro.Estabilização de um pêndulo simples numa direção arbitrária. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.

21.
TAVARES, Gilberto Antonio; FURTADO, W. W.. Participação em banca de Silvio Machado de Almeida.Avaliação docente/discente do Instituto de Física - UFG. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FURTADO, W. W.; PELEGRINI, Fernando; CASTRO, Marcos Antônio de. BANCA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2006. Universidade Federal de Goiás.

2.
FURTADO, W. W.. BANCA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2005. Universidade Federal de Goiás.

3.
RABELO, José Nicodemos Teixeira; BASEIA, Basílio; FURTADO, W. W.. BANCA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2002. Universidade Federal de Goiás.

4.
CASTRO, Marcos Antônio de; FURTADO, W. W.; BORGES, Nilson Mendes. BANCA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2000. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.A construção de poemas como fator de motivação no processo ensino-aprendizagem de Física. 2017. (Simpósio).

2.
XXII SNEF - SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA MATEMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2017. (Simpósio).

3.
XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF.ÁRBITRO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS AO SIMPÓSIO. 2015. (Simpósio).

4.
XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA - SNEF.PRÁTICAS DOCENTES MOTIVADORAS NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. (Simpósio).

5.
30ª SEMANA DA FÍSICA. 2013. (Encontro).

6.
30ª SEMANA DA FÍSICA.A avaliação da aprendizagem no ensino. 2013. (Encontro).

7.
IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - ENPEC.Jogos teatrais no estudo da construção histórica do conhecimento sobre modelos atômicos no ensino fundamental. 2013. (Encontro).

8.
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.CONCEPÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA, GOIÁS. 2013. (Simpósio).

9.
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.Árbitro dos trabalhos apresentados no Simpósio. 2013. (Simpósio).

10.
XX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Simpósio).

11.
IV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA.Sessão de Comunicação Oral do Encontro. 2012. (Encontro).

12.
XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA DA UAB NA UFG NA VISÃO DE SEUS ALUNOS. 2012. (Encontro).

13.
XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.Árbitro dos trabalhos apresentados no Encontro. 2012. (Encontro).

14.
XIV ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA.01-Ensino/Aprendizagem/Avaliação em Física. 2012. (Encontro).

15.
XXIX SEMANA DA FÍSICA.OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2012. (Encontro).

16.
XXIX SEMANA DA FÍSICA.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2012. (Encontro).

17.
28ª SEMANA DA FÍSICA. 2011. (Encontro).

18.
Encontro de Física 2011. CRIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A DISTÂNCIA NA UFG: CONCEPÇÕES DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS. 2011. (Congresso).

19.
Fórum de Licenciatura da UFG.Matriz Curricular. 2011. (Outra).

20.
Fórum de Licenciatura da UFG.Prática de Ensino como Componente Curricular. 2011. (Outra).

21.
FÓRUM DE LICENCIATURA DA UFG.MATRIZ CURRICULAR. 2011. (Outra).

22.
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciencias. ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: MÉTODOS E MATERIAIS UTILIZADOS NA MUDANÇA DE REFERENCIAL. 2011. (Congresso).

23.
XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA ? SNEF.Desvendando as práticas avaliativas de professores de Física em turmas do ensino médio de escolas públicas de Goiânia. 2011. (Simpósio).

24.
I ENCONTRO DE FÍSICA DO CENTRO-OESTE.Avaliação em processo em turmas de Física I do curso de licenciatura em Física. 2010. (Encontro).

25.
VII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2010. (Congresso).

26.
XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - EPEF.AS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFG E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA. 2010. (Encontro).

27.
VI CONGRESSO DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UFG. MEDIAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA ASTRONOMIA. 2009. (Congresso).

28.
XVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.AS FASES DA LUA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2009. (Simpósio).

29.
XXVI SEMANA DA FÍSICA.Abordagem experimental no ensino de física: implantação do laboratório de física do colégio estadual pres. Castelo Branco na cidade de Bonfinópolis, GO. 2009. (Outra).

30.
V CONGRESSO DE PESQUISA ENSINO E EXTENSÃO DA UFG. AS FASES DA LUA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO. 2008. (Congresso).

31.
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFG. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Congresso).

32.
XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA.XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 2007. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
SAULO JOSÉ RAMOS RODRIGUES. JOGOS ESTRATÉGICOS: UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).

2.
ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA. FENÔMENOS ONDULATÓRIOS E OS INSTRUMENTOS MUSICAIS: ENSINO POR MEIO DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
SUSANA FERREIRA DE MOURA. O ensino da teoria da evolução: a construção de conceitos científicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

2.
DANIELA SILVA MENDES MEDEIROS. A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS: DAS INTENÇÕES ÀS AÇÕES. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

3.
MANUELLA HELOISA DE SOUZA CARRIJO. FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA: análise de pesquisas na perspectiva da Educação Matemática Crítica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

4.
Susana Ferreira de Moura. A construção histórica da Teoria da Evolução: o ensino por meio de jogos teatrais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

5.
IVAN CARLOS PEREIRA GOMES. A mediação semiótica dos instrumentos culturais na aprendizagem do conceito de radioatividade no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

6.
RITA DE CÁSSIA BALIEIRO RODRIGUES. JOGOS TEATRAIS NO ESTUDO DA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO SOBRE MODELOS ATÔMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

7.
ABDALLA ANTONIOS KAYED ELIAS. O processo de implantação do curso de licenciatura em Física a distância pela Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Goiás no polo de apoio presencial em Goianésia - GO na visão de seus gestores. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

8.
FERNANDO MARCOS DA SILVA. MEDIAÇÃO COMPUTACIONAL COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO E DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

9.
MARIA FRANCISCA DA CUNHA. DESVENDANDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE GOIÂNIA. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, . Orientador: Wagner Wilson Furtado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANILLO DIEGO BARTOLOMEU DE SOUZA. A CONSTRUÇÃO DE POESIAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

2.
JULIEVER ARAÚJO MARQUES DA SILVA. AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA MATEMÁTICA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

3.
CLÁUDIO LOURENÇO ARAÚJO. ANALISANDO AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE HIDROLÂNDIA, GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

4.
LUCIANO DIAS DOS SANTOS GUEDES. AVALIAÇÃO EM PROCESSO NO ENSINO DE FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE TRINDADE, GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

5.
NATHAN AUGUSTO FERREIRA. CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA POR MEIO DO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA PARA UM ALUNO DEFICIENTE INTELECTUAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

6.
SUÉLIO MARQUES DA SILVA FILHO. REPETÊNCIA E EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

7.
ALINNE PIRES DA SILVA. A PRÁTICA EXPERIMENTAL COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA MOTIVAÇÃO E DA APRENDIZAGEM EM FÍSICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

8.
JHONATHA JUNIO LOPES COSTA. ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: MÉTODOS E MATERIAIS UTILIZADOS NA MUDANÇA DE REFERENCIAL OBSERVACIONAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

9.
ALINE PEREIRA DO NASCIMENTO BARBOSA. CONTEXTUALIZAÇÃO DA FÍSICA POR MEIO DA APRESENTAÇÃO DE EXERCÍCIOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

10.
RICARDO FERREIRA DOS SANTOS. CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

11.
WENDLL GENTIL RAMALHO. O DESPERTAR PARA AS CIÊNCIAS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

12.
FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO. Histórias em Quadrinhos no ensino das fases da Lua: uma proposta para o ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

13.
GIOVANNA MORENO PARIZZOTO. O laboratório de demonstrações do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

14.
IVAN CARLOS PEREIRA GOMES. Física em cena: relacionando conceitos físicos e imagens do cinema. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

15.
CRISTIANO OLIVEIRA MARQUEZ. DESVENDANDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE FÍSICA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

16.
ACÁCIO FERREIRA DA SILVA. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2006. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

17.
RICARDO LINHARES. INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO. 2006. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

18.
AUGUSTO DA SILVA BÍCEGO. EXPERIMENTOS NO ENSINO DE FÍSICA. 2006. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

19.
WAGNER PEREIRA BATISTA. O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FÍSICA COM METODOLOGIAS APLICÁVEIS. 1997. 131 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

20.
EDUARDO CARELLI BARIANI. MÉTODO ATIVO NO ENSINO DE FÍSICA. 1997. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

21.
DENIS REZENDE DE JESUS. CRESCIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE SEMICONDUTORES. 1996. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

22.
DOMINGOS RODRIGUES DE SANTANA NETO. SILÍCIO: CRESCIMENTO (CZ E FZ), DEFEITOS E CARACTERIZAÇÃO POR RAIOS-X (EDRX). 1996. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

Iniciação científica
1.
JEANN CÁSSIO BALDOINO MONTEIRO. OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) COMO FATOR DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2011. Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFG. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

2.
DIOGO BARBOSA DA SILVA. Abordagem experimental no ensino de Física ? implantação do laboratório de Física do Colégio Estadual Pres. Castelo Branco da cidade de Bonfinópolis ? GO. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Goiás, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFG. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

3.
FRANCISCO FERNANDES SOARES NETO. ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Goiás, PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UFG. Orientador: Wagner Wilson Furtado.

4.
LUTIANO VALADÃO FREITAS. ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DA FÍSICA - O INÍCIO DE UM LABORATÓRIO PARA O CEPAE. 2005. 31 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás. Orientador: Wagner Wilson Furtado.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RODRIGUES, R. C. B. ; FURTADO, W. W. . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CONCEITUAL NOS ADOLESCENTES: EXPLORANDO A DIALOGICIDADE POR MEIO DA METODOLOGIA DOS JOGOS TEATRAIS. In: AGUSTINA ROSA ECHEVERRÍA; KARLA FERREIRA DIAS CASSIANO; LORENNA SILVA OLIVEIRA COSTA. (Org.). ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: REPENSANDO CURRÍCULO, APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.IJUÍ, RS: UNIJUÍ, 2014, v. , p. 221-246.



Outras informações relevantes


Durante 7 anos, de 1998 a 2004, foi membro do Centro de Seleção da UFG como coordenador pedagógico e coordenador técnico em vestibulares e concursos públicos de Prefeituras e do Estado. Voltou ao Centro de Seleção como presidente em 2014, ficando no órgão até fevereiro de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 14:20:38