Maria Angela de Mello Cassunde Portella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9268026060734278
  • Última atualização do currículo em 26/04/2018


Psicóloga pela UFPE. Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE. Professora e Supervisora de Estágio da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Professora da Pós-graduação em Psicomotricidade Relacional - ÍCONE. Professora Conteudista e Formadora da UAB- IFPE. Psicóloga Clínica. Psicóloga Escolar - Colégio APOIO. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Angela de Mello Cassunde Portella
Nome em citações bibliográficas
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.
Rodovia Pe - 15 Km 3,6
Ouro Preto
53250770 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 34294100
Ramal: 206
Fax: (081) 34294100


Formação acadêmica/titulação


1993 - 1997
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O Uso de referenciais semânticos matamáticos em adultos com diferentes níveis de escolaridade,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Jorge Tarcísio da Rocha Falcão.
1986 - 1990
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Introdução a Psicofarmacologia: uma visão interdis. (Carga horária: 12h).
Aquarius - Núcleo de Atividades Científicas, AQUARIUS, Brasil.
1998 - 1998
EOCA - Diagnóstico Psicopedagógico.
I Congresso Norte/Nordeste de Psicopedagogia, CNNP, Brasil.
1997 - 1997
Bases para uma nova prática de orientação .... (Carga horária: 30h).
Trajeto Consultoria, TC, Brasil.
1997 - 1997
A Inteligencia Aprisionada na Família, na Escola e. (Carga horária: 12h).
Escola Psicopedagógica de Buenos Aires, EPBA, Argentina.
1987 - 1987
A relação entre o trabalho do corpo e o .... (Carga horária: 52h).
Instituto Pernambucano de Atividades Pedagógicas, IPAP, Brasil.


Atuação Profissional



FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: NDE - Núcleo de Desenvolvimento Estruturante

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Psicologia, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Atividades

02/2002 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM II
PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DA APRENDIZAGEM I
PROCESSOS COGNITIVOS
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS
2002 - Atual
Direção e administração, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
2007 - 2007
Ensino, Psicomotricidade Relacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
2006 - 2006
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM II
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM I
2005 - 2005
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM II
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM I
2004 - 2004
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM II
TEORIA E PROCESSO DA APRENDIZAGEM I
2002 - 2002
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA ESCOLAR

Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora - EAD - IFPE

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora da UAB - EAD - Licenciatura em Mat
Outras informações
Professora do Componente curricular: Fundamentos Psicológicos e Epistemológicos da Educação

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 10
Outras informações
Componente Curricular: Cognição e Aprendizagem da Matemática Curso na modalidade de Educação à Distância - EAD, do Sistema da Universidade Aberta do Brasil - UAB

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora - EAD - IFPE
Outras informações
Professora Formadora - Curso de Licenciatura em Geografia da disciplina de Fundamentos Psicologicos e Epistemológicos da Educação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Formadora UAB- EAD, Enquadramento Funcional: Professora Formadora - EAD - IFPE, Carga horária: 10
Outras informações
Curso Licenciatura em Matemática Psicologia da Educação I - turma suplementar

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Conteudista - IFPE, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista - EAD - IFPE
Outras informações
Professora Conteudista - Elaboração de Material didático da disciplina de Fundamentos Psicológicos e Epistemológicaos da Educação

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora Conteudista - IFPE, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista - EAD - IFPE
Outras informações
Professora Conteudista - Elaboração de Material didático da disciplina de Cognição e Aprendizagem da Matemática

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Formadora - EAD - IFPE, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina: Psicologia da Educação I Curso de Licenciatura em Matemática

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Formadora UAB- EAD, Enquadramento Funcional: Professora Formadora - EAD - IFPE, Carga horária: 10
Outras informações
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DISCIPLINA - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I,

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Formadora, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista - EAD - IFPE, Carga horária: 12
Outras informações
Professora Conteudista - Elaboração de Material didático da disciplina de Psicologia da Educação I

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professora Conteudista, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista - EAD - IFPE
Outras informações
Professora Conteudista - Elaboração de Material didático da disciplina de Psicologia da Educação II


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

02/1995 - 02/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL
PSICOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM
PSICOLOGIA APLICADA À NUTRIÇÃO
1995 - 1995
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA SOCIAL
03/1988 - 02/1990
Extensão universitária , Departamento de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Realizou atividades relativas ao Projeto de Pesquisa "Como fazer a criança associar a matemática da rua com a matemática da escola".
1986 - 1988
Extensão universitária , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Desenvolveu atividades no "Projeto Aprender Pensando" na área de psicologia escolar, desenvolvendo atividades de capacitação e acompanhamento em serviço de professoras de alfabetização 1ª e 2ª séries na escola pública estadual Prof. Barros Carvalho.

Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

1995 - 1995
Ensino, Capacitação Pedagógica de Professores, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 45

Atividades

1995 - 1995
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Associação Vilhenense de Educação e Cultura, AVEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

2001 - 2001
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2001 - 2001
Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA
2001 - 2001
Ensino, Gestão Econômica e Financeira, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
DIDÁTICA

Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

03/1994 - 09/2007
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PSICOLOGIA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA APLICADA A CONTABILIDADE

Colégio Boa Viagem, CBV, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicóloga

Atividades

02/1997 - 04/2000
Serviços técnicos especializados , Colégio Boa Viagem, .

Serviço realizado
Exerceu a função de psicóloga escolar.

Instituto Santa Clara, ISC, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Assessoria

Atividades

1993 - 1995
Serviços técnicos especializados , Instituto Santa Clara, .

Serviço realizado
Atuou na área de assessoria psicopedagógica..

Prefeitura Municipal de Olinda, P/OLINDA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

2007 - 2007
Treinamentos ministrados , Diretoria de Ensino, .

Treinamentos ministrados
Realizou oficinas promovidas pela diretoria de ensino da prefeitura de Olinda

Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Atividades

1996 - 1996
Treinamentos ministrados , Secretaria de Educação e Cultura da Cidade do Recife, .

Treinamentos ministrados
Capacitadora no curso: Reflexões Pedagógicas Numa Perspectiva Interacionista

University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

Atividades

10/1987 - 12/1987
Estágios , Department of Experimental Psychology, .

Estágio realizado
Atribuições: reunir dados de diferentes investigações utilizando metodologias psicológicas.


Projetos de pesquisa


1990 - 1992
Estudo: O desenvolvimento da compreensão da comunicatividade da multiplicação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Maria Angela de Mello Cassunde Portella - Integrante / Analucia Dias Schiliemann - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Ensino da Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Clínica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.2010CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Interdisciplinaridade no Ensino Superior: reflexões sobre o curso de Psicologia. Travessia (Olinda), v. XII, p. 123-137, 2010.

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.2007CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. O conceito de inteligência mudou? Uma visão sobre a evolução do conceito de inteligência na história da psicologia. Travessia (Olinda), v. 9, p. 183-195, 2007.

3.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.2006CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.; LIMA, R. A. . Psicopedagogia e fonoaudiologia - uma parceria necessária na prevenção e intervenção da linguagem na escola. Travessia (Olinda), v. 8, p. 261-272, 2006.

4.
SCHILIEMANN, A. D.1998SCHILIEMANN, A. D. ; ARAUJO, C. ; CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A. ; MACEDO, S. ; NICEAS, L. . Use of multiplicative commutativity by school children and stress sellers. Journal for Research in Mathematics Education, v. 29, p. 422-435, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Fundamentos Psicológicos e Epistemológicos da Educação. 1. ed. Recife: IFPE - UAB, 2010. v. 1. 107p .

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Cognição e Aprendizagem da Matemática. 1. ed. Recife - PE: IFPE - UAB, 2009. v. 1. 95p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, G. F. ; FIGUEIREDO, J. ; LIMA, M. D. A. S. ; CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A. . Stree infantil: cognição e afetividade. Com-Texto. Revista de Produção Acadêmica dos Alunos da FACHO, p. 305 - 312, 01 ago. 2005.

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Necessidades educativas especiais: entender para intervir. Construir Notícias, Recife, p. 56 - 57, 01 jan. 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Psicologia - Ciência e Espiritualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Psicologia não é só clínica: conheça além do já conhecido. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Avaliação: diversidade e inclusão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. A interdisciplinaridade na prática psicológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Novas linguagens no ensino. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Uso de referências semânticos-matemáticos em adultos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Laudos psicológicos na escola. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. O Adolescente diante da escolha profissional - a contribuição da psicologia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Value and prince estimulation based on socio-cultural cues in adults of different school level. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Estipulação de preço e referenciais semânticos-matemáticos em adultos com diferentes níveis de escolaridade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Ciclo de Palestras em Psicologia.Psicologia - Ciência e Espiritualidade - o olhar psicológico de diversas doutrinas. 2014. (Outra).

2.
XIII Ciclo de Palestras em Psicologia: A Pscologia e o Mundo Virtual.A Psicologia como Componente Curricular no Ensino à Distância. 2013. (Simpósio).

3.
2° Amostra Nacional de Práticas em Psicologia. O Jogo de Xadrez como Ferramenta para Avaliação e Intervenção Psicopedagógica. 2012. (Congresso).

4.
IX Seminário Temático da FACHO.A Inclusão do Deficiente Cognitivo na Escola. 2012. (Seminário).

5.
XII Ciclo de Palestras em Psicologia.Desafios e Perspectivas dos 50 anos da Psicologia no Brasil. 2012. (Seminário).

6.
I Seminário Temático de Geografia. 2011. (Seminário).

7.
I Seminário Temático de Geografia.Minicurso - Os Jogos e a Aprendizagem:uma ferramenta no ensino de Geografia. 2011. (Seminário).

8.
Seminário de Avaliação Psicológica.Avaliação Psicológica no Judiciário. 2011. (Seminário).

9.
Encontro da Psicologia Pernambucana. Trajetória de Vida: Dispositivos Teóricos da Práxis Psi. 2010. (Congresso).

10.
Encontro da Psicologia Pernambucana. O Xadrez como Ferramenta para Avaliação e Intervenção Psicopedagógica. 2010. (Congresso).

11.
II Colóquio de Psicologia da FACHO.Psicologia não é só clínica: conheça além do já conhecido. 2007. (Outra).

12.
III Congresso Nacional de Psicologia. A psicologia e os novos desafios para a inclusão social. 2007. (Congresso).

13.
Mesa Redonda - Departamento de Psicologia da UFPE - Curso de Graduação em Psicologia.A interdisciplinaridade na prática psicológica. 2007. (Outra).

14.
Seminário de Educação Especial: conversando sobre inclusão e diversidade.Avaliação: diversidade e inclusão. 2007. (Seminário).

15.
I Encontro Regional de Formação em Psicologia da ABEP/PE.Interfaces nas práticas de psicologia, estágio e formação em saúde pública. 2006. (Encontro).

16.
V Fórum de Produção Acadêmica dos Docentes da FACHO.Novas linguagens no ensino. 2006. (Outra).

17.
I Ciclo de Palestra de Psicologia da FACHO.Habilidades e competências na formação do psicólogo: novas diretrizes, novos horizontes. 2005. (Outra).

18.
I Ciclo de Palestra de Psicologia da FACHO.Remuneração, oportunidades e limites de atuação. 2005. (Outra).

19.
I Seminário Nacional sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Psicologia. 2004. (Seminário).

20.
Fórum Acadêmico dos Docentes da FACHO.Uso de referências semânticos-matemáticos em adultos. 2003. (Outra).

21.
V Espaço de Informação Profissional.Decisão Profissional. 2003. (Outra).

22.
Curso de Extensão em Laudos Psicológicos.Laudos psicológicos na escola. 2002. (Oficina).

23.
I Encontro Interdisciplinar da FACHO.Oficina de Lógica/Matemática e o Cotidiano. 1999. (Encontro).

24.
IV Seminário Pedagógico do Colégio Boa Viagem. 1999. (Seminário).

25.
Mesa Redonda - Departamento de Psicologia da UFPE - Curso de Graduação em Psicologia.O Adolescente diante da escolha profissional - a contribuição da psicologia. 1999. (Outra).

26.
I Congresso Norte/Nordeste de Psicopedagogia. 1998. (Congresso).

27.
III Seminário Pedagógico do Colégio Boa Viagem. 1998. (Seminário).

28.
Encontro Psicopedagógico com Alícia Fernández. 1997. (Encontro).

29.
III Encontro Brasileiro Relações Pais, Filhos e Escolas. 1997. (Encontro).

30.
II Seminário Pedagógico do Colégio Boa Viagem. 1997. (Seminário).

31.
I Seminário Norte/Nordeste de Educação: a teoria das inteligências múltiplas. 1997. (Seminário).

32.
III Encontro Pernambucano de Educação Matemática.Estipulação de preço e referenciais semânticos-matemáticos em adultos com diferentes níveis de escolaridade. 1995. (Encontro).

33.
XIX Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education.Value and price estimulation based on socio-cultural cues in adults of different school level. 1995. (Encontro).

34.
II Seminário Interestadual de Alfabetização. 1987. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. XIV Ciclo de Palestras em Psicologia - A terapia Cognitivo Comportamental e suas Interfaces. 2013. (Congresso).

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. XI Ciclo de Palestras em Psicologia - ENADE. 2012. (Congresso).

3.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. X Ciclo de Palestras em Psicologia - Psicologia do Esporte. 2011. (Congresso).

4.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Encontro da Psicologia Pernambucana. 2010. (Congresso).

5.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. V Ciclo de Palestras em Psicologia: neuropsicologia em foco. 2008. (Outro).

6.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. ACP HOJE - Vislumbrando Caminhos, construindo possibilidades.. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adna Araújo de Siqueira. A Intervenção dos Pais/cuidadores no Ambiente Escolar e a atuação do Psicopedagogo. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

2.
Celecina Barbosa de Lima. Transtornos de Aprendizagem: o papel do psicopedagogo nas ações preventivas e terapêuticas. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

3.
Jaqueline Silva de Oliveira. Libras para Todos: o poder da língua demonstrada pelas mãos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

4.
Alessandra Virgínia de Santana. A importância da interação educador/educando como instrumento na intervenção psicopedagógica. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

5.
Ana Alice Salustiano. Autonomia e Limites na Educação Infantil. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

6.
Ana Paula Cavalcanti Martins. A sexualidade na Educação Infantil, olhar da Psicopedagogia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

7.
Maria Aline Menezes de Lira. A Intervenção Psicopedagógica na Superação de Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e Escrita. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

8.
Maria dos Prazeres Damião da Silva. Déficit de Atenção/Hiperatividade: um Distúrbio de Aprendizagem no Ambiente Escolar. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

9.
Sinthia Maria Ferreira da Silva. A Dislexia na Intervenção Interdisciplinar: o papel do psicopedagogo neste contexto. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

10.
Suylle Maria Ferreira da Silva. Avaliação e Dislexia: um olhar psicopedagógico. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

11.
Ângela Maria Macêdo Costa. A Dislexia e a Avaliação Escolar: um novo desafio para a escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicopedagogia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

12.
Andreia Djenane de Souza Moreira. Influência da mídia no comportamento infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

13.
Auzaní Ribeiro de Sena. A Síndrome de Down e a inclusão escolar: uma reflexão psicopedagógica. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

14.
Cláudio Vieira Moura Júnior. Judô: uma estratégia para controlar a agressividade infantil. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

15.
Josilene Bezerra de Oliveira. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, uma reflexão psicopedagógica. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

16.
Maria das Graças de Souza. O papel do mediador nas dificuldades de crianças com TDA/H: uma contribuição da psicopedagogia. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

17.
Neusa Regina Paes Martins Costa. A educação infantil e a formação plena da criança: um encontro ente a história e a psicopedagogia. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

18.
Rosalba Karla Correia de Araújo. Inclusão de crianças especiais: uma reflexão crítica do projeto "uma pétala a mais". 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

19.
Sheyla Belém Côelho Alves. Produções de textos infantis, interpretando fantasias e conflitos nesta construção. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

20.
Thaís Maria do Amaral Goés. A gravidez na adolescência: problema para quem?. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

21.
Valéria Santos de Oliveira. Dificuldades de leitura e escrita no processo de aprendizagem em classe de alfabetização. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

22.
Áquila Cabral de Melo. A afetividade na relação educacional e familiar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

23.
Cláudia Maria de Lima. As relações afetivas no processo de ensino-aprendizagem em alunos de ensino fundamental I. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

24.
Edilma Rosângela Nunes Harten. A família e suas implicações na aprendizagem da criança. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

25.
Gliss Gleiber Ferreira Freire. Hiperatividade infantil: pais e professores convivendo com a dificuldade. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

26.
Luzimar da Luz Pereira. O processo de aquisição de leitura e escrita: um estudo de caso com jovens fora da faixa etária escolar. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

27.
Maria Auxiliadora Lavra Barbosa. Vínculo escola e familia: uma influência no processo de ensino aprendizagem dos alunos na faixa etária de 6 a 10 anos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

28.
Maria de Fátima Farias de Melo. Hiperatividade: uma dificuldade de aprendizagem mal interpretada?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

29.
Sandra Cristina Nunes Pereira. Limite familiar: uma infuência no processo de escolarização em crianças de 2 a 10 anos. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

30.
Valdete Vitorino de Araújo. O grande desafio da escola de vanguarda: intervenção psicopedagógica no trato das relações entre família e escola para superação das dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental I. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

31.
Valéria Cristina Coelho Barbosa. Dificuldades de aprendizagem na leitura e a escrita. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

32.
Valéria Cristine Peres da Silva. A contribuição da leitura no desenvolvimento cognitivo de crianças com problemas de déficit de atenção por hiperatividade - TDAH. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

33.
Emília Maria Santiago Fonseca Lima. (In)Disciplina em sala de aula: da compreensão à intervenção. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

34.
Maria Cícera dos Santos Feitosa. Distúrbios da linguagem escrita e da leitura. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

35.
Tarcyana Maria Barbosa de Carvalho. A criança com Síndrome de Down e suas dificuldades na aprendizagem: uma visão teórica-prática para intervenções na clínica e na instituição escolar. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

36.
Ana Lúcia Brandão Silva. O processo de aquisição da leitura e escrita na EJA: dificuldades e conquistas (um olhar psicopedagógico). 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

37.
Claudia Rodrigues da Silva. A educação da criança deficiente auditiva no Brasil. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

38.
Djane Torers de Gusmão. Criança com TDAH: como ajudá-la a ser bem sucedida em seu processo de ensino-aprendizagem. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

39.
Jozilene Pereira de Castro. Agressividade na escola? Quando o afeto e o diálogo fazem a diferença. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

40.
Lineide Batista de Souza. Uma visão psicopedagógica da agressividade infantil em sala de aula: uma reflexão sobre a relação professor-aluno. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

41.
Nazete Almeida da Silva. As contribuições das teorias de motivação na construção da aprendizagem. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

42.
Maria de Fátima de Souza Dantas. A afetividade do processo de ensino e aprendizagem. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

43.
Maria do Carmo Pessoa Medeiros. A indisciplina no adolescente e sua relação com a aprendizagem. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

44.
Rejane Pereira da Silva. O fracasso escolar x dificuldades na aprendizagem, nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental I, em escola pública da cidade do Recife. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

45.
Maria José Hermínio de Lima Irmã. Dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jéssica Amanda Pereira Santiago. Alunos com Déficit de Atenção e a importância da família no processo de aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

2.
Caline Gomes da Silva Sousa. A importância do Psicólogo Escolar na Inclusão do aluno autista (TEA).. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

3.
Andreza Gonçalves Silva. A importância do psicólogo escolar no ensino superior a partir da análise da inclusão do aluno com TDAH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

4.
Lahisa Lica Dias. O diagnóstico precoce do Tanstorno do Espectro Autista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

5.
Amanda Jéssica P. Silva. A influência das Brincadeiras no Desenvolvimento Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

6.
Renata de Lima Silva. A escuta diferenciada no espaço terapêutico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

7.
Jouse da Silva Borges. A inclusão dos portadores de deficiência intelectual nas escolas públicas do município de Olinda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

8.
Maria da Conceição Silva Evangelista. A contribuição do estagiário na inclusão de alunos com necessidades especiais de uma escola pública na cidade do Recife. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

9.
Thaís Marques dos Santos. A importância do brincar no Desenvolvimento Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

10.
Cleonice Maria Rodrigues Alcantara. Inclusão das crianças com Dislexia na Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

11.
Bruna Kelly P. da Silva. A Escola, a Família e as atribuições do psicólogo - influências na Aprendizagem do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

12.
Thayran Amorim Brandão. O Papel do Psicólogo Escolar no Processo de Orientação Profissional do Jovem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

13.
Edjane Monteiro Barbosa da Silva. Atuação do Psicólogo Escolar nos casos de Homofobia na Escola. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

14.
Ana Paula Cabral Lima. Os aspectos socioculturais de transtornos alimentares na adolescência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

15.
Luciana da Conceição Oliveira. Família, Deficiência Mental e inclusão escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

16.
Luciene Peixoto da Silva. A importância da Família no Desempenho Escolar da criança e do adolescente com necessidades especiais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

17.
Luciana Gomes Bezerra. Educação Inclusiva: perspectivas de Aprendizagem e Desenvolvimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.

18.
Elisângela Pereira Liberato. A Criança com Deficiência Auditiva inserida na Escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Orientador: Maria Angela de Mello Cassunde Portella.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.2010CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Interdisciplinaridade no Ensino Superior: reflexões sobre o curso de Psicologia. Travessia (Olinda), v. XII, p. 123-137, 2010.


Livros e capítulos
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Fundamentos Psicológicos e Epistemológicos da Educação. 1. ed. Recife: IFPE - UAB, 2010. v. 1. 107p .

2.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Cognição e Aprendizagem da Matemática. 1. ed. Recife - PE: IFPE - UAB, 2009. v. 1. 95p .


Apresentações de Trabalho
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. Psicologia - Ciência e Espiritualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASSUNDE, M. A. M. ou CASSUNDÉ PORTELLA. M.A.. XIV Ciclo de Palestras em Psicologia - A terapia Cognitivo Comportamental e suas Interfaces. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:20:42