Maurício Barreto Alvarez Parada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3496123001709391
  • Última atualização do currículo em 21/01/2019


Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor do quadro principal do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em história social da cultura e história intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: política, cultura, intelectuais e identidade nacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maurício Barreto Alvarez Parada
Nome em citações bibliográficas
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Vice-Reitoria Acadêmica, Departamento de História.
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea
24030-060 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271100
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em História Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Educando corpos e criando a nação: cerimônias cívicas e práticas disciplinares no Estado Novo., Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Marieta de Moraes Ferreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cultura cívica; Estado Novo; Educação; Rituais.
Grande área: Ciências Humanas
1991 - 1994
Mestrado em História Social da Cultura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: a elite carioca e as imagens da modernidade no Brasil dos anos 1950.,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Cesar Guimarães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; Cidade; Museus; Memória; Modernidade; Política.
Grande área: Ciências Humanas
1984 - 1988
Graduação em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1991 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Agregado, Carga horária: 12

Atividades

08/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Vice-Reitoria Acadêmica, Departamento de História.

Linhas de pesquisa
História Cultural
8/2011 - Atual
Ensino, História, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Especial em História Social
1991 - 2011
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea I
História Contemporânea III
História Contemporânea IV
História da África II
História do Mundo Contemporâneo
Tutoria IV
Tutoria V
4/2008 - 11/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.

Cargo ou função
Membro de conselho de unidade.


Linhas de pesquisa


1.
História Cultural

Objetivo: Esta linha de pesquisa, ao mesmo tempo compreende, atualiza, integra e situa em outro patamar, em termos historiográficos, a História Social das Idéias e das Mentalidades, a História Intelectual, e a Histórica das Práticas e Representações Culturais, na busca do universo mais amplo da cultura. Como não poderia deixar de ser, dialoga com a antropologia e com outras áreas das ciências do social. Ampla o suficiente para nela encontrarem seu lugar temáticas específicas, permite, por outro lado, a definição dos vários temas que circunscrevem o campo, as questões, as dimensões e os agentes do universo cultural. Do ponto de vista curricular, propõe cursos sobre história e cultura, seminários especiais temáticos e oferece uma perspectiva particular à reflexão historiográfica dos cursos obrigatórios..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Palavras-chave: Cultura; Exílio; Fascismos; Estado Novo; História Cultural; Memória.


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Homens em transito: imigrantes, exilados e viajantes no século XX
Descrição: Os estudos sobre as narrativas de exílio, de imigrações e de viajantes tem crescido nas últimas décadas. Historiadores e cientistas políticos tem apontado suas analises para diversas direções, o deslocamento como fenômeno político ou indicar as dimensões culturais das experiências de transito transnacional. As imigrações, as diásporas e os exílios deixaram marcas profundas na cultura do século XX. Essas experiências de deslocamento foram fontes de extraordinárias produções intelectuais, teceram laços importantes entre linguas e literaturas, retirando-as de seus enclausuramentos nacionais, misturando-as e lhes dando uma dimensão cosmopolita e supranacional. Uma história do pensamento crítico no século XX não pode ignorar a contribuição dos intelectuais exilados. Aqueles que viveram o que viveram o desterro foram os analistas mais agudos, por sua intabilidade e sua condição de outsiders, da violência dos tempos sombrios do último século. É sempre difícil encontrar o limite entre a imigração e o exílio, através de relatos, autobiografias ou diários é possível atestar a condição de uma viagem movida pela perseguição e pela intolerância política, religiosa ou étnica. Entre 1929 e 1945 entraram no Brasil cerca de 465.000 estrangeiros, muitos chegaram na condição de exilados, fugidos das perseguições políticas na Europa e da crise econômica do entre guerras. Os portugueses constituíram um fluxo de deslocamento constante e vigoroso desde o início do século e mais de 900.000 vieram para o Brasil entre 1904 e 1933. O pico de deslocamento de italianos se deu entre 1904 e 1913, e estima-se que, a partir de 1933, 16.000 alemães e austríacos encontraram refúgio no país. Esse projeto tem como propósito mapear e analisar narrativas de deslocados em transito no Brasil durante o século XX.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maurício Barreto Alvarez Parada - Coordenador / Bruno Garcia - Integrante / Murilo Sebe Bon Meihy - Integrante / FANTINATO, M. - Integrante / Bianca Sayuri Mikki - Integrante / Blanche Marie Evin - Integrante / Nayara Fernandes - Integrante / David Marinho - Integrante / Pablo Matos - Integrante / Desirree dos Reis Santos - Integrante.
Número de orientações: 4
2011 - Atual
?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?
Descrição: Há na história de diversos países relatos de perseguição e banimento de minorias. O exílio de indivíduos vindos da Alemanha nazista e da Áustria anexada à Alemanha é, em si, muito peculiar. Sua diferença reside que na fuga em massa a população era significativa a presença de intelectuais, artistas, cientistas e literatos. Entre os 500.000 alemães e austríacos que buscaram o caminho do exílio, na Alemanha a partir de 1933 e na Áustria após o Anchlüss de 1938, estima-se que 16.000 encontraram refúgio no Brasil. Muitos desses exilados contribuíram decisivamente para a vida cultural e artística brasileira, entre eles, Otto Maria Carpeaux. Carpeaux produziu com intensidade no território de seu exílio. Universalista convicto e humanista de formação foi atropelado pela modernização conservadora das nações européias em crise. Para ele, a história é construída por homens, e a modernidade não é uma condição atrelada ao nacional. Na contramão da tradição brasileira, preocupada com a especificidade de sua brasilidade, esse exilado pertencia à outra história, àquela que remetia, parafraseando Stefan Zweig, ?aos momentos decisivos da humanidade. Tendo como horizonte a tradição ocidental, sua concepção de cultura e história permite vislumbrar um retrato do Brasil, que não se constrói pela exacerbação da nossa singularidade, mas pela nossa inclusão no fluxo intelectual da sociedade ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Maurício Barreto Alvarez Parada - Coordenador / Bianca Sayuri Mikki - Integrante / Blanche Marie Evin - Integrante / Nayara Fernandes - Integrante.
Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7


Projetos de extensão


2012 - Atual
Programa de Ensino Tutorial
Descrição: O PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos: desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

Integrantes: Maurício Barreto Alvarez Parada - Coordenador.
2010 - 2012
História e Cultura Afrodescente
Descrição: Resposável pela coordenação do curso em conjunto com a profa, Sônia Giacomini do departamento de Sociologia e Política da PUC-RIO.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Maurício Barreto Alvarez Parada - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF)
2007 - Atual
Periódico: História Agora


Revisor de projeto de fomento


2010 - 2010
Agência de fomento: (FAPEMIG) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Políticas Culturais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Cultura e Memória.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: Relações Internacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:5
Total de citações:12
Maurício Parada  Data: 07/03/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PARADA, Mauricio2016PARADA, Mauricio. Política e imaginário social em regimes autoritários: Itália, Portugal e Alemanha 1922/1939.. Territórios e Fronteiras (Online), v. 1, p. 157-169, 2016.

2.
PARADA, Mauricio2015PARADA, Mauricio. Reinvenções de si: o exílio como deslocamento e crítica. Projeto História (Online), v. 53, p. 88-120, 2015.

3.
PARADA, Mauricio2014PARADA, Mauricio. Fragmentos do Brasil: subjetividades e memória de viajantes no século XX. Dialogos (Maringa), v. 18, p. 1251-1303, 2014.

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2010PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; PRIORE, M. del ; SOUZA, A.C. ; Figueiredo, T. A. M. . Arte e Pensamento Estético Brasileiro de Resistência: uma revisão histórica. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 5, p. 28-35, 2010.

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2010PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; FANTINATO, M. . ?Pensar para quê?: diálogos entre Vílem Flusser e Hannah Arendt?. Revista do Mestrado de História (Universidade Severino Sombra), v. 12, p. 99-114, 2010.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2009PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Som da nação: educação musical e civismo no Estado Novo (1937-1945). Alceu (PUCRJ), v. 9, p. 174-185, 2009.

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2009PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O maestro da ordem: Villa-Lobos e a cultura cívica nos anos 1930/1940. ArtCultura (UFU), v. 10, p. 70-80, 2009.

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2009PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Cultura cívica e memória no Estado Novo brasileiro -. Diálogos (Maringá), v. 13, p. 402-412, 2009.

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2008PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; GARCIA, B. . Genocídio e limpeza étnica na Bósnia. Boletim tempo presente (UFRJ), v. 23, p. 9-15, 2008.

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2006PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A ginástica Política. Revista de História (Rio de Janeiro), v. 2, p. 54-58, 2006.

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2004PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A reinvenção do tempo :considerações sobre o calendário cívico do Estado Novo. Cadernos de Estudos e Pesquisas (Universidade Salgado Oliveira), São Gonçalo, v. 19, p. 121-129, 2004.

12.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2004PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Cultura e Poder em Estados Totalitários: considerações sobre uma história cultural do Fascismo. Mneme (Caicó. Online), Rio Grande do Norte, v. 5, n.n°10, p. 100-117, 2004.

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio2004PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Música e Civismo: considerações sobre o ensino musical no brasil, 190-1945. Paradoxa (São Gonçalo), Niterói, v. vol.1, n.n.1, p. 75-83, 2004.

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.;PARADA, Mauricio1995 PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A fundação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: a elite carioca e a s imagens da modernidade no Brasil dos anos 50. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 27, p. 113-128, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PARADA, Mauricio; RODRIGUES, H. E. (Org.) . Os Historiadores: Clássicos da história do Brasil. 1. ed. Petropólis: Editora Vozes, 2018. v. 1. 393p .

2.
PARADA, Mauricio; GONCALVES, L. P. (Org.) . Políticas Educacionais e Regimes Autoritários: intelectuais, projetos e instituições. 1. ed. Porto Alegre: EdiPucrs, 2017. v. 1. 340p .

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; GONCALVES, L. P. (Org.) ; Brito, G. (Org.) . Histórias da Política Autoritária: Integralismos, Nazismos e Fascismos. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. v. 1. 620p .

4.
PARADA, Mauricio. Os Historiadores: clássicos da História volume III. 1. ed. Petropólis: Editora Vozes, 2014. v. 1. 307p .

5.
PARADA, Mauricio; FRANCA, J. M. C. ; CIRIBELLI, T. . Descobertas do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014. v. 1. 250p .

6.
PARADA, Mauricio. Formação do Mundo Contemporâneo: o século estilhaçado. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. v. 1. 247p .

7.
PARADA, Mauricio; MEIHY, M. S. B. ; MATTOS, P. O. . História da África Contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2013. v. 1. 206p .

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Os historiadores: clássicos da história. Volume II. 1. ed. Petrópolis/ Rio de Janeiro: Vozes/ Puc-rio, 2013. v. 2. 324p .

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Os historiadores: clássicos da história Volume I. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes/ Editora Puc-rio, 2012. v. vol I. 302p .

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Pereira, L.A.M. . História Contemporânea II e III. Rio de Janeiro: Editora Puc, 2011. 130p .

11.
PARADA, Mauricio. História Contemporânea IV. 1. ed. Rio de Janeiro: Uerj/Puc-Rio, 2011. v. 1. 119p .

12.
Brito, G. (Org.) ; GONCALVES, L. P. (Org.) ; PARADA, Maurício Barreto Alvarez. (Org.) . Histórias da Política Autoritária. 1. ed. Recife: Editora da Universidade Rural de Pernambuco, 2010. v. 1. 410p .

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Educando Corpos e criando a nação. 1. ed. Rio de Janeiro: Ed. Puc e Apicuri, 2009. v. 1. 246p .

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Fascismos: conceitos e experiências. 1. ed. Rio de Janeiro: Maud X, 2008. v. 1. 267p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, A.P.G. ; PARADA, Mauricio . Nelson Werneck Sodré. In: Mauricio Parada: Henrique Estrada Rodrigues. (Org.). Os Historiadores: Clássicos da História do Brasil. 1ed.Petropolis: Vozes, 2018, v. 1, p. 345-358.

2.
PARADA, Mauricio. A criação do Ministério da Educação e Saúde e o imaginário político do Estado Novo brasileiro. In: Mauricio Parada; Leandro Pereira Gonçalves. (Org.). A criação do Ministério da Educação e Saúde e o imaginário político do Estado Novo brasileiro. 1ed.Porto Alegre: ediPucrs, 2017, v. 1, p. 191-212.

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpos infantil e nacional: políticas públicas para a criança durante o Estado Novo. In: Mary Del priore; Marcia Amantino. (Org.). História do Corpo no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Unesp, 2011, v. 1, p. 351-370.

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Tempo de exlio: Plínio Salgado, religião e política. In: Giselda Brito; Leandro Gonçalves; Mauricio Parada. (Org.). História da Política Autoritária. 1ed.Recife: Editora da UFRPE, 2010, v. 1, p. 327-337.

5.
Francisco Carlos Teixeira da Silva ; MUNHOZ, S. ; PARADA, Maurício Barreto Alvarez. . Resignificando o Império: a al-Qaeda e o Novo Califado. In: Francisco Carlos Teixeira da Silva; Sidney Munhoz; Ricardo Cabral. (Org.). Imperios Na Historia. 1ed.Rio de Janeiro: Campus, 2009, v. 1, p. 258-291.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Das cinzas ao paraíso: o fascismo austríaco e a trajetória de Otto Maria Carpeaux. In: Maurício B. A. Parada. (Org.). Fascismos: conceitos e experiências. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2008, v. 1, p. 259-269.

7.
PENNA, L. A. ; PARADA, Maurício Barreto Alvarez. . Discurso-manifesto de Getúlio Vargas à nação. In: Lincoln de Abreu Penna. (Org.). Manifestos políticos do Brasil contemporâneo. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2008, v. 1, p. 145-161.

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Estados autoritários e meios de comunicação de massa: Itália, Portugal e Espanha - 1922/1939. In: Ana Paula G. Ribeiro e Micael Herschmann. (Org.). Comunicação e História. 1ed.Rio de Janeiro: Maud X, 2008, v. 1, p. 205-219.

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A ordem da memória: a imprensa e o imaginário político do Estado Novo. In: Ana Paula G. Ribeiro; Lúcia Maria A. Ferreira. (Org.). Mídia e Memória. Rio de Janeiro: Mauad, 2007, v. , p. 35-56.

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpos Físicos como Corpos Cívicos:Práticas desportivas e Educação Física sob o Estado Novo. In: Fraqncisco Carlos Teixeira da Silva; Ricardo Pinto dos Santos. (Org.). Memória social dos Esportes. Rio de Janeiro: Mauad; Faperj, 2006, v. 2, p. 155-184.

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; VIANNA, Adriana de Resende Barreto . Infância e Nação em desfile:o Desfile da Juventude e a Hora da Independência. In: Antônio Carlos de Souza Lima. (Org.). Gestar e Gerir. 1ed.Rio de Janeiro: Ed. Ufrj, 2003, v. 1, p. 85-110.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PARADA, Mauricio. O que fazer?. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 98 - 98, 20 ago. 2014.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A era da Coerência. O Globo, Rio de Janeiro, 02 out. 2012.

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Muitas Américas. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, , v. 1, p. 3 - 1, 15 nov. 2005.

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Terror e Espetáculo. O Dia, Rio de janeiro, 09 jul. 2005.

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Europa Saqueada. História e Memória, Rio de Janeiro, , v. 6, p. 2 - 3, 21 ago. 1998.

6.
PARADA, Mauricio. O dever do exilado. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 54 - 57.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. ?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?. In: VI Congresso Nacional de História da Mídia, 2008, Niterói. 200 anos de mídia no Brasil -historiografia e tendencias, 2008. v. 1. p. 45-53.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O caminho de Lisboa: Plínio Salgado no exílio em Portugal.. In: XV CONGRESO INTERNACIONAL DE AHILA 1808-2008:Crisis y Problemas en el Mundo Atlántico, 2008, Leiden. 1808-2008: Crisis y Problemas en el Mundo Atlántico, 2008.

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Exílio e compromisso: ?O Novo Mundo? de Otto Maria Carpeaux. In: I Congresso Internacional de Estudos das Américas, 2008, Rio de Janeiro. Cultura Globalização, Cidades, Direitos sociais e Saúde. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2008. v. 1. p. 33-40.

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Viver sem pátria: Vilem Flusser no Brasil. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008. IV Simpósio Nacional de História Cultural: sensibilidades e sociabilidades. Goiania: Editora da UCG, 2008. v. 1. p. 111-116.

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Notas políticas: o jornal A Razão e o jornalismo político de Plínio Salgado. In: V Congresso Nacional de História da Mídia, 2007, São Paulo. Mídia, indústria e sociedade: deasafios historiográficos brasileiros. São Paulo: Intercom, 2007. p. 111-119.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Brasileiros emPortugal:Plínio Salgado no exílio. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: teritórios e deslocamentos. São Leopoldo: Anpuh/Unisinos, 2007. v. 1.

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Tempo de Exílio: Plínio Salgado, Religião e Política. In: I Colóquio Internacional de História da UFRPE. Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje, 2007, Rcife. Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje. Recife: UFRPE, 2007.

8.
GARCIA, B. ; PARADA, Maurício Barreto Alvarez. . The making of Collective Memory in Bosnia-Herzegovina after Srebrenica. In: SEGUNDO ENCUENTRO INTERNACIONAL ANÁLISIS DE LAS PRÁCTICAS SOCIALES GENOCIDAS, 2007, Buenos Aires. SEGUNDO ENCUENTRO INTERNACIONAL, 2007.

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O jovem e a bandeira: imagens e práticas disciplinares no Estado Novo.. In: IV Encontro Nacional de História da Mídia, 2006, São Luís. Revisão Crítica dos 300 anos de censura, 2006.

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpo e Poder:a criação do Departamento de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde (1937/1945). In: XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH: Guerra e Paz, 2005, Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História: Guerra e Paz. Londrina: Editorial Mídia, 2005. v. 1. p. 256.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PARADA, Mauricio. Cultura y história en exílio: las obras de Otto Maria Carpeaux e Villém Flusser?. In: II Jornadas de Trabajo sobre Exilios Políticos del Cono Sur en el siglo XX. Agendas, problemas y perspectivas conceptuales, 2014, Montevideu. II Jornadas de Trabajo sobre Exilios Políticos del Cono Sur en el siglo XX. Agendas, problemas y perspectivas conceptuales. Montevideu: FAHCE/Unidesidad La Republica, 2014. v. 1. p. 1-12.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpos bons em mentes sãs: políticas públicas para a juventude no Estado Novo brasileiro. In: XXV Encontro nacional de História, 2009, Fortaleza. História e Ética. Fortaleza, 2009. v. 1. p. 222-223.

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Da cinza ao purgatório: tradição e modernidade na obra de Otto Maria Carpeaux.. In: XIII Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades, 2008, Seropédica. XII Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades, 2008.

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A Madrugada do Espírito: apontamentos sobre a crise da modernidade na obra de Plínio Salgado. In: XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - Usos do Passado, 2006. p. 79.

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O corpo em progresso: a Divisão de Educação Física e a criação do homem nacional. In: XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio, 2006, Niterói. XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - Usos da História, 2006. p. 86.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Os jovens como recurso político : políticas públicas para a juventude entre 1939-1945. In: II Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidade, 2005, Goiânia. Cultura e Identidade. Goiânia: Editora da UCG, 2005. p. 199.

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpos Dóceis: a Educação Física e a Cultura Cívica do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004, Évora. IGreja, Estado, Sociedade Civil: instâncias promotoras de ensino, 2004.

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Cultura e Poder em estados Totalitários: considerações sobre uma história cultural do fascismo. In: XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2003, João Pessoa. História Acontecimento e Narrativa, 2003. p. 204.

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Entre Antropologia e História: perspectivas de análises de rituais e cerimônias políticas. In: Ix Simpósio Regional de História, 2000, Niterói. História Memória e Comemorações, 2000. p. 120.

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Corpo Cívico e corpo físico: os desfiles da juventude brasileira no Estado Novo Brasileiro. In: XXII Reunião Brasileira de Antropologia, 2000, Brasília. Instituições Políticas e Sociedade, 2000.

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Rituais seculares: o debate antropológico e suas possibilidades para a análise das cerimônias cívicas do Estado Novo. In: XX Simpósio Nacional de História - ANPUH, 1999, Florianopólis. Fronteiras, 1999. p. 201.

12.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Inventando uma nova comunidade política: o corpo juvenil e práticas disciplinares no Estado Novo brasileiro.. In: XII Congresso Internacional da AHILA, 1999, Porto. América Latina: um outro ocidente? Debates do final do Milênio, 1999.

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Educando corpos e criando a nação: cerimônias cívicas e práticas disciplinares no Estado Novo. In: VIII Encontro Regional de História- ANPUH, 1998, Vassouras. História e religião, 1998. p. 130.

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Identidade e Cultura: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nos anos 50. In: XVII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 1995, Recife. História e identidades, 1995.

15.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A elite carioca e as representações sobre o Moderno no Brasil dos anos 50. In: 46° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progreso da Ciência, 1994, Vitória, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
PARADA, Mauricio. 100 anos depois. As motivações e consequências da 1° Geurra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PARADA, Mauricio. O D.I.P. e as políticas da memória no Estado Novo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O impacto do Pan-africanismo no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Da cinza ao purgatório: tradição e modernidade na obra de Otto Maria Carpeaux.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PARADA, Mauricio. Exilados e imigrantes:entre a repressão e a resistência. Porto alegre: PUC-Rio Grande do Sul, 2015 (Resenha).

2.
PARADA, Mauricio. O Espelho Quebrado. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2014 (Resenha).

3.
PARADA, Mauricio. O preço da destruição. Rio de Janeiro: Record, 2013 (Revisão Técnica).

4.
PARADA, Mauricio. Varsóvia 1920. Rio de Janeiro: Record, 2013 (Revisão Técnica).

5.
PARADA, Mauricio. 1812. Rio de Janeiro: Record, 2013 (Revisão Técnica).

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A febre do Panamá. Rio de Janeiro: Editora Record, 2012 (Revisão Técnica).

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O PRÍNCIPE VERMELHO As vidas secretas de Wilhelm von Habsburgo: de lider nacionalista ucraniano a espião na União Soviética. São Paulo: Editora Record, 2012 (Revisão Técnica).

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Dresden. Rio de Janeiro: Record, 2011 (Revisão Técnica).

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Os Eleitos. Rio de Janeiro: Record, 2011 (Revisão Técnica).

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A princesa vermelha. Editora Record 2011 (Revisão Técnica).

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Roma ou Morte. Rio de Janeiro: Record, 2009 (Revisão Técnica).

12.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Moscou 1941. Rio de Janeiro: Record, 2009 (Revisão Técnica).

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Europa na guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Record, 2009 (Revisão Técnica).

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Agincourt. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009 (Revisão Técnica).

15.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Fascistas. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Revisão Técnica).

16.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Como começou a Guerra Fria. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Revisão Técnica).

17.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Napoleão e seus colaboradores. Rio de Janeiro: Record, 2008 (Revisão Técnica).

18.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Pelo amor ao saber. Rio de Janeiro: Ed.Record, 2008 (Revisão Técnica).

19.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Ordens e Pacis. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008 (Revisão Técnica).

20.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A imagem da capa. Rio de Janeiro: SABIN, 2008 (Colaborador).

21.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Diploma de Brancura. Rio de Janeiro: Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional, 2007 (Resenha).

22.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O dossiê Hitler: o Fürher segundo as investigações secretas de Stalin. Rio de Janeiro: Record, 2007 (Revisão Técnica).

23.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A queda da monarquia francesa. Rio de janeiro: Record, 2007 (Revisão Técnica).

24.
GLOBO, Projeto Memória das Organizações ; PARADA, Maurício Barreto Alvarez. . Dicionário da TV Globo. Rio de Janeiro: Ed.Jorge Zahar, 2003 (Colaborador).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PARADA, Mauricio. Linha do tempo (Brasil/Mundo). 2014.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Projeto Memória das Organizações Globo. 1999.

3.
FGV . Organização do Acervo documental do Banco do Brasil. 1994.

Trabalhos técnicos
1.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Neoterrorismo. 2009.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. ?Pequenos soldados do Fascismo". 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PARADA, Mauricio. Premio Nobel da paz. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PARADA, Mauricio. Posse de Barack Obama. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições na França. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições na Grécia. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PARADA, Mauricio. Eleições americanas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
PARADA, Mauricio. Crise na Palestina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise no Egito. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise no Norte da África. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Visita do presidente Barack Obama ao Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise na Líbia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Casamento dos Príncipes da Inglaterrra. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

12.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Morte de Osama Bin Laden. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Discurso do Primeiro-Ministro de Israel no Congresso Americano. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. 10 anos dos atentados de 11 de setembro. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

15.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Políta externa americana. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise em Honduras. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

17.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Visita do presidente do Irã ao Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

18.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Visita do presidente do Irã ao Brasil. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Renuncia de Fidel. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

20.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições Americanas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

21.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A visita de Nicolas Sarkozy à Inglaterra. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

22.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições no Paraguai. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

23.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise no Líbano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

24.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições Americanas primária democrata em West Virginia. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

25.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições americanas. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

26.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A libertação de Ingrid Betancourt. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

27.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleição de Robert Mugabe. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

28.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Convenção do Pardido Democrata Americano. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

29.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições na Argentina. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

30.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O assassinato de Benazir Bhuto. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

31.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. 10 anos do governo trabalhista de Tony Blair. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

32.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições no México. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

33.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Ataque de Israel ao Líbano. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

34.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Ataque de Israel ao Hezbolah. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

35.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A inauguração do Museu do Holocausto em Jerusalem. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

36.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Visita de George W. Bush ao Brasil. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

37.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições no Chile. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

38.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise no Iraque: denúncias de torturas nas prisões americanas. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

39.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise na Palestina. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

40.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Eleições americanas 2004. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

41.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Morte de Yasser Arafat. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

42.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Demissão do Secretário de Estado americano Colin Powell. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

43.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A crise no Haiti. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

44.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Crise na Ucrânia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

45.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A trégua de Bin Laden. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

46.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A eleição na Espanha e na Rússia. 2004. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

47.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A Guerra contra o Iraque. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

48.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O fim da Guerra no Iraque. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

49.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Intervenção americana no Iraque. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. (In)toletância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. A mais longa primavera árabe. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. História Contemporânea IV. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de EAD).

4.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Pereira, L.A.M. . História Contemporânea II e III. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de EAD).

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. História e cultura de Afro-descendentes no Brasil. 2011. (Coordenação de Curso de Extensão).

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Senhores do Século. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; PENNA, L. A. . Revolução e Revoluções. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Diversidade Cultural. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Carlos Alexandre de Carvalho Moreno . Germanismo e Cinema. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Os anos eufóricos:de Vargas a JK. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ESTEVES, P. L. M. L.; HERZ, M.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Renato Sabbagh Bahia. Genocide and its Political use: a Conceptual History. 2017. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
Gonçalves, M; REZNIK, Luís; PARADA, Mauricio; SIMOES, R. D.; SA, E. G.. Participação em banca de Vinicius da Silva Ramos. As folhas do jornal eram verdes ? A Ação Integralista Brasileira nas páginas de O Jornal e Correio da Manhã (1933-1938). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
Pereira, L.A.M.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; ABEU, M. C.. Participação em banca de Renata Bulcão Lassance Campos. E é assim que o samba vai vencendo": Os Unidos da Tijuca e as estratégias de ascensão das Escolas de Samba do Rio de Janeiro na década de 1930". 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
REZNIK, Luís; KOIFMAN, F.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Guilherme dos Santos Cavotti Marques. A porta de entrada do Brasil: a recepção dos refugiados no pós-guerra na Hospedaria de Imigrantes da Ilhas das Flores. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Mattos, R.A.; Fialho, S. A; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Ana Carolina Cavalcanti de Medeiros. Direito de auto-determinação nas obras de Kwame Nkhuma entre as décadas de 1940 e 1960. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
MEIHY, M. S. B.; SOUZA, M. L. E.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Aline Barbosa Pereira Mariano. A conferência de Berlim (1884/1885) e o mito da partilha da áfrica.. 2016. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
PARADA, Mauricio; MULLER, A.; VIANNA, M.. Participação em banca de Raisa Luisa de Assis Marques. Do espontâneo ao organizado: o papel da Juventude Comunista no processo de construção da União Nacional dos Estudantes (1935-1938). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

8.
PARADA, Mauricio; Mattos, R.A.; Bittencourt, M.. Participação em banca de David Marinho de Lima Junior. Descolonizando as mentes: Ousmane Sembene e a proposta de um cinema africano na década de 1960. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
PARADA, Mauricio; Nery, L.M.; REZNIK, Luís. Participação em banca de William Mathias Moreira. Entre ficção e a realidade: o testemunho trumático na narrativa sequencial de Gen-pés descalços. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
PARADA, Mauricio; RODRIGUES, A. E. M.; ARAUJO, M. P.. Participação em banca de Desiree do Reis Santos. Novos horizontes: as criações reatrais de Augusto Boal nos anos de exílio. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
JASMIN, M. G.; KRAUSE, G. B. G.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Juliana Tillmann Câmara Ribeiro. Continuemos a Jogar - Vilém Flusser sem chão. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
Pereira, L.A.M.; PARADA, Mauricio; HOLANDA, B. B.. Participação em banca de Rafael Santos da Silva. Ordem em Jogo: Jorrnalismo esportivo e nacionalismo na obra de Thomaz Mazzoni. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
RODRIGUES, Edmilson Martins; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; AZEVEDO, A. N.. Participação em banca de Wagner Jorge dos Santos Lourenço. Descentralização politica comunitária no Rio de Janeiro: a experiência dos conselhos governo -comunidade durante o governo Saturnino Braga. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; AMARAL, A. F. G.; VENANCIO, G. M.. Participação em banca de Felipe Vagner da Silva Farias. Orientalismo revisitado: a cobertura da Veja ao islamismos e ao "mundo àrabe" no pós 11 de setembro. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

15.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; MULLER, A.; VIANNA, M.. Participação em banca de Carlos Henrique Barbosa Buck. A UNE e a mobilização das massas estudantis durante o Estado Novo. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

16.
COSTA, M. T.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; VIANNA, M. A. G.. Participação em banca de Giselen de Oliveira Santos da Silva. Encontros com Ricardo Rezende Figueira: memória , igreja e escravidão no Brasil contemporâneo. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

17.
PAMPLONA, M. A. V.; MARZANO, A. B.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Cristiane Nascimento da silva. As relações entre o governo português e os muçulmanos de Moçambique. 2010. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

18.
PRIORE, M. del; SOUSA, J. P.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Frnachina D´Andrea Colombini. Cartas de Amor: suporte para iluminar s relações de gênero e a história das sensibilidades em épocas de tensões e conflitos históricos. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

19.
SOUSA, J. P.; HORTA, M. L. P.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Jorge Olmar M. Copello. Emigrantes alemães e a sua inserção na povoação-Palácio de Petropólis (1845-1866). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

20.
VIANNA, M. A. G.; PENNA, L. A.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Paulo Roberto Barcelos Vieira Bóia. PT: um partido que rompeu com sua história. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

21.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; HONORATO, C. T.; SOUSA, J. P.. Participação em banca de Cláudia Cristina da Silva Baião. Vida Social e familiar do operariado têxtil de Cataguases. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

22.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Francisco Carlos Teixeira da Silva. Participação em banca de Marcelo Scarrone. Na Encruzilhada dos poderes: o ministro italiano das relações exteriores Galeazzo Ciano, entre diplomacia e outros poderes, na véspera da Segunda Guerra Mundial. 2007. Dissertação (Mestrado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

23.
MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes; CAPELATO, Maria Helena; BOMENY, Helena; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Angélica Muller. Entre o Estado e a Sociedade: a política da juventude de Vargas e a fundação e atuação da UNE durante o Estado Novo. 2005 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PARADA, Mauricio; PORTINARI, D. B.; TANAKA, M.; OKANO, M.; MARTINS, S. B. G.. Participação em banca de Marcia Regina Casturino. Autonomia e sujeição na aporia da modernidade japonesa: representações do corpo violado como expressão política. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
Carvalho, D. M.; SOUSA, J. P.; Nascimento, D.R.; Gaze, R.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Helber Renato Feydt de Medeiros. Parteiras e médicos: a busca pelo espaço na arte de partejar no Rio de Janeiro do século XIX. 2015. Tese (Doutorado em IESC) - Instituto de Estudos de Saúde coletiva.

3.
PARADA, Mauricio; GODINHO, J. I.; GONCALVES, L. P.; BARATA, A.; BORGES, C. A. R. M.; MARTINHO, F. C. P.. Participação em banca de Luiz Mário Ferreira Costa. Os intelectuais-heróis e as mitologias políticas contemporâneas: a história transnacional da produção intelctual de Alfredo Pimenta, Gustavo Barroso, Plínio Salgado e Rolão Preto.. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
PARADA, Mauricio; RODRIGUES, H. E.; TEIXEIRA, F. C.; TEIXEIRA, A. L. M.; LIMA FILHO, L. F. C.. Participação em banca de Isabel Cristina Fernandes Auler. Autobiografia e a tênue fronteira entre os gêneros narrativos. 2015. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
PARADA, Mauricio; SCHOLLHAMMER, K. E.; MORAES, E. J.; SOUZA, E. M.; LUCCHESI, M. A.. Participação em banca de Ana Cecília Impellizieri de Souza Marins. Paulo Rónai, um homem contra Babel. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
Francisco Carlos Teixeira da Silva; PRESTES, A.; ARAUJO, M. P.; COSER, I.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Marcello Scarrone. Nello, Libero e Guiseppe: do Rio contra Mussolini, percursos políticos do antifascismo italiano na Capital Federal (1922-1945). 2013. Tese (Doutorado em História Comparada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
NEVES, Margarida Souza; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; REZNIK, Luís; VIANNA, Adriana de Resende Barreto; CRUZ, Denise R.. Participação em banca de Tatiana Moreira Campos Paiva. Memórias de filhos de militantes e as heranças políticas de uma geração. 2011. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Bittencourt, M.; Mattos, R.A.. Participação em banca de Pablo de Oliveira Mattos. George Padmore e as linguagens políticas do Pan Africanismo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
KROPFT, S.; PARADA, Mauricio; FERREIRA, L. O.. Participação em banca de Vitor José da Rocha Monteiro. Um corpo para a nação: saúde, Educação Física e identidade nacional na era Vargas (1930-1945). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Mestrado
1.
MEIHY, M. S. B.; CASTRO, F. L. V.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Jonathan Cesar Rodrigues. DoTenno aos Kamikazes. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PARADA, Mauricio; Mattos, R.C.; CORREA, L.. Participação em banca de Fellpe Proença de Carvalho Moraes. O movimento punk paulista como sintoma e agência de uma classe operária em desagregação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
PARADA, Mauricio; SA, M. E. N.; CASTRO, F. L. V.. Participação em banca de Fabiana de Oliveira Martins. Exílio e Nação: José Marti nos Estados Unidos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
NICODEMO, T.; CARDOSO, E. W.; PARADA, Mauricio. Participação em banca de Julia Neves Toledo. A Civilização Lusotropical de Gilberto Freyre: uma síntese cultural lusófona. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
MARTINS, S. B.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; COELHO, F.. Participação em banca de Rafael santos Degenring Fernandes Nazareth. Quem é Carlos Zéfiro? Reflexões sobre autoria, ressignifcação cultural e narrativa nas revistinhas de sacanagem, 1950-1970 / 1970-2010. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; FICO, C.; Mattos, R.C.. Participação em banca de Gustavo Araujo Simi. As vitimas e os algozes da ultima ditadura civil-militar brasileira (1964-1988): memória e esquecimento nos procedimentos da justiça de transição. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; CRUZ, Denise R.; JASMIN, M. G.. Participação em banca de Blanche Marie Evin da Costa. O mundo do Exílio no secúlo XX: o caso de Hannah Arendt. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
RODRIGUES, A. E. M.; PARADA, Mauricio; Kushnir, B.. Participação em banca de Leandro Paulo da silva. O Rio de Janeiro e o meio fotográfico: a construção da visualidade carioca moderna através da imagem 1900-1930. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COTRIM, Cecília; MASSAO, João; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Alice Miceli. Little White House: o avesso de um caminho sem volta. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PARADA, Mauricio; Mattos, R.A.. Participação em banca de Letícia dos Santos Amâncio.Trabalhadores e escravidão em Angola entre 1854-1879: uma análise do diário de viagem de Alexandre Serpa Pinto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Domínio Adicional em Estudos Afro-Brasileiros) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; SALGADO, G.. Participação em banca de Diana Sandes.Estranho Estrangeiro: a escrita do "exílio interno' em Caio Fernando Abreu. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Pereira, L.A.M.. Participação em banca de Fábio Luís Coelho de Lima.Escrever em tempos de guerra: a vida, os ensaios e os romances de George Orwell. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
MEIHY, M. S. B.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; SILVA, A. C. L. F.. Participação em banca de Fernanda da Silva Vilhena Soares.Mulheres, casamento e divórcio no discurso do governo iraniano após a vitória da revolução islâmica de 1979. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Gonçalves, M; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Roberto Xavier do Carmo.Imprensa operária: jornais Echo Popular. o Despertar, a Voz do Trabalhador e o Cosmopolita. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
REZNIK, Luís; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Simone Pereira dos Santos.Transamazõnica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
SALGADO, G.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Ana Helena Gomes.A nova ocupaçao amazonia: um colonialismo verde ?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; REZNIK, Luís. Participação em banca de Marcos Roza.Século XX: o tempo do samba. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
MATTOS, I. R.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Participação em banca de Ana Cora Gonçalves de Lima.Leopoldina:uma Habsburgo no Império do Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; RODRIGUES, Edmilson Martins. Participação em banca de Thiago Saldanha Lacerda.Década de 60:anos de mudanças nas escolas de samba doRio de Janeiro. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; VIANNA, Adriana de Resende Barreto. Participação em banca de Maria Rita dos Santos Grave.Raça, consumo e cidadania. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; REZNIK, Luís. Participação em banca de Fabiene Bianquini da Penha.Educação e pensamento militar no Estado Novo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

13.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; REZNIK, Luís. Participação em banca de Cristina Azeredo Lopes Tepedino.Carlos Marighella: a chama que não se apaga. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

14.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; NEVES, Margarida Souza. Participação em banca de Isabel Tebyriça Ramos.Sertão Verde: as cores do Integralismo no Rio Grande do norte. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

15.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; MADER, Maria Elisa de Sá. Participação em banca de Beatriz Andrade M. de S. e Silva.Escola das Américas e a instittucionalização da tortura no Brasil e no Uruguai. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

16.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; VIANNA, Adriana de Resende Barreto. Participação em banca de Marta Barreto de Rezende.Or dem Urbana e Cultura Popular. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Carloni, K.; Botelho, D.; Paranhos, K.; Rodeghero, C.; PARADA, Mauricio. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos de Professor Adjunto para História do Brasil República. 2018. Universidade Federal Fluminense.

2.
Fialho, S. A; BUSTAMANTE, R. M. C.; ZAMPARONI, V. D.; Guedes, R.; PARADA, Mauricio. Comissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos de Professor Adjunto para História da África. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PARADA, Mauricio. Comissão Julgadora do Edital Fapemig 02/ 2015. 2015. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

2.
PARADA, Mauricio; QUADRAT, S. V.; GREENBERG, K.. Prêmio de melhor tese Manoel Salgado Guimarães e de dissertação Ana Lugão. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PARADA, Mauricio. Comissão julgadora do Edital Fapemig 03/2014. 2014. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

4.
PARADA, Mauricio. Comissão de Julgamento do Edital Fapemig 03/2013. 2013. (FAPEMIG) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

5.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Comissão de Julgamento do Edital 03/2011 - Programa Pesquisador Mineiro. 2011. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

6.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Membro de Comissão julgadora do Edital Fapemig 03/2010. 2010. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

7.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. IV Seminário de História Social. 2010. UNIVERSIDADE DE VASSOURAS.

8.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; PENNA, L. A.; COSTA, M. T.. Banca de Seleção do Programa de pós-Graduação em História do Brasil. 2008. Universidade Salgado de Oliveira.

9.
ZHEBIT, A.; Francisco Carlos Teixeira da Silva; ROCHA, A. M. C.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; PEREIRA, A. C. A.; MUNHOZ, S.. Banca de seleção do Programa de Pós-graduação em História Comparada. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
PENNA, L. A.; FALCON, F. C.; PARADA, Maurício Barreto Alvarez.. Banca de seleção do Programa de Pós-graduação em História do Brasil. 2007. Universidade Salgado de Oliveira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lire le Bresil.Intelectuais europeus no Brasil na década de 1940 : diversos exilios. 2017. (Seminário).

2.
XII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Novas Abordagens sobre a história Política Brasileira. 2017. (Encontro).

3.
100 anos depois. As motivações e consequências da I Guerra Mundial.As memórias da guerra na literatura. 2014. (Encontro).

4.
DIP: Censura e Resistência.O DIP e as politicas da memória no Estado Novo. 2014. (Encontro).

5.
II jornadas de trabajo sobre Exilio Politicos del Cono Sur. Historia y exílio en Brasil: Otto Maria Carpeaux e Vilém Flusser. 2014. (Congresso).

6.
XVI Encontro Regional de Hitória da Anpuh: Saberes e práticas científicas.Civismo e propaganda no Estado Novo. 2014. (Simpósio).

7.
Seminário Internacional em História Social da Cultura.Debates Contemporâneos do Campo da História Cultural. 2012. (Seminário).

8.
Seminários de Ciências Sociais.Paradoxo do Conservadorismo Brasileiro. 2012. (Seminário).

9.
Simpósio Internacional de História Pública.História Pública: entre a imagem e o compromisso. 2012. (Seminário).

10.
I Encontro de Estudos Africanos.A visita de Leopold Senghor ao Brasil. 2009. (Encontro).

11.
VII Simpósio de História comparada.Análise das relações políticas da Argentina e Chile com a Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Itália durante a WWII. 2009. (Simpósio).

12.
XXV Encontro Nacional de História. Corpos bons em mentes sãs: políticas públicas para a juventude no Estado Novo brasileiro. 2009. (Congresso).

13.
XXVIII International Congress of the Latin American Studies Association. Cultura cívica e infância: políticas públicas para a criança no Estado Novo brasileiro. 2009. (Congresso).

14.
I Congresso Internacional de Estudos das Américas. Exílio e Compromisso: o "novo mundo" de Oto Maria Carpeaux. 2008. (Congresso).

15.
IV Simpósio Nacional de História Cultural.Viver sem pátria: Vilém Flusser no Brasil. 2008. (Simpósio).

16.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Narrativa jornalística, identidade e memória. 2008. (Congresso).

17.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. Jornalismo e a construção da identidade nacional. 2008. (Congresso).

18.
VI Congresso Nacional de História da Mídia. ?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?. 2008. (Congresso).

19.
XIIi Encontro de História Anpuh-Rio: Identidades.Da cinza ao purgatório: tradição e modernidade na obra de Otto Maria Carpeaux.. 2008. (Simpósio).

20.
I Colóquio Internacional de História da UFRPE. Brasil e Portugal: nossa história ontem e hoje.Tempo de Exilio: Plínio Salgado, Religião e Política. 2007. (Outra).

21.
IV Semana de Relações Internacionais.A guerra dos seis dias. 2007. (Simpósio).

22.
Seminário em História Social das Relações Políticas.Avaliação dos Projetos de Mestrado. 2007. (Simpósio).

23.
V Congresso Nacional de História da Mídia. Notas políticas: o jornal A Razão e o jornalismo político de Plínio Salgado. 2007. (Congresso).

24.
VI Simpósio de História Comparada.Avalição de projetos. 2007. (Simpósio).

25.
XXIV Simpósio Nacional de História.Brasileiros em Portugal: Plínio Salgado no exílio. 2007. (Simpósio).

26.
IV Encontro Nacional de História da Mídia. O jovem e a bandeira: imagens e práticas disciplinares no Estado Novo.. 2006. (Congresso).

27.
XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - Usos da História. O corpo em progresso: a Divisão de Educação Física e a criação do homem nacional. 2006. (Congresso).

28.
XII Encontro Regional de História Anpuh-Rio - Usos da História. A Madrugada do Espírito: apontamentos sobre a crise da modernidade na obra de Plínio Salgado. 2006. (Congresso).

29.
II Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidade. Os jovens como recurso político : políticas públicas para a juventude entre 1939-1945. 2005. (Congresso).

30.
XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH: Guerra e Paz. Corpo e Poder:a criação do Departamento de Educação Física do Ministério da Educação e Saúde (1937/1945). 2005. (Congresso).

31.
V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Corpos Dóceis: a Educação Física e a Cultura Cívica do Estado Novo Brasileiro (1937-1945). 2004. (Congresso).

32.
XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH. Cultura e Poder em estados Totalitários: considerações sobre uma história cultural do fascismo. 2003. (Congresso).

33.
IX Simpósio Regional de História. Entre Antropologia e História: perspectivas de análises de rituais e cerimônias políticas. 2000. (Congresso).

34.
XXII Reunião Brasileira de Antropologia. as. 2000. (Congresso).

35.
XII Congresso Internacional da AHILA. Inventando uma nova comunidade política: o corpo juvenil e práticas disciplinares no Estado Novo brasileiro.. 1999. (Congresso).

36.
XX Simpósio Nacional de História - ANPUH. Rituais seculares: o debate antropológico e suas possibilidades para a análise das cerimônias cívicas do Estado Novo. 1999. (Congresso).

37.
VIII Encontro Regional de História- ANPUH. Educando corpos e criando a nação: cerimônias cívicas e práticas disciplinares no Estado Novo. 1998. (Congresso).

38.
XVII Simpósio Nacional de História - ANPUH. Identidade e Cultura: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro nos anos 50. 1995. (Congresso).

39.
46° Reunião da Sociedade Brasileira para o Progreso da Ciência. A elite. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PARADA, Maurício Barreto Alvarez.; Giacomini, S. . Seminário internacional Brasil-Senegal: Sociedade, poder e cultura, desafios da contemporaneidade. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabiana de Oliveira Martins. Exílio e Nação: José Marti nos Estados Unidos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Felipe Proença de Carvalho Moraes. O movimento punk paulista como sintoma e agência de uma classe operária em desegregação. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Julia Neves Toledo. A Civilização Lusotropical de Gilberto Freyre: uma síntese cultural lusófona.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Nayara Fernandes Coelho. Trajetória e Arte: as fotografias de Alice Brill. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Gleyce Kelly Heitor. Museus, memórias e lutas por moradia no Bairro do Coque (PE) e na Vila Autódromo (RJ). Início: 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Pablo de Oliveira Mattos. George Padmore e as Linguagens Políticas do Pan-Africanismo - 1934-1959. Início: 2013. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Nayara Fernandes Coelho. A experiência do exílio nas fotografias de Alice Brill. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

2.
Blanche Marie Evin da Costa. Hannah Arendt: experiência Judaica e consciência política. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

3.
Gustavo Simi. Reformatório e polícia indígena: a experiência de fardamento e disciplina de índios durante a ditadura. 2017. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

4.
Luiz Antonio Andrade Oliveira. A insurgência indígena na Bolívia. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

5.
William Mathias Moreira. Entre ficção e realidade: o testemunho traumático na narrativa sequencial e autobiografica de Gen-pés descalços. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

6.
David Marinho de Lima Junior. Descolonizando as mentes: Ousmane Sembene e a proposta de um cinema africano na década de 1960. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

7.
Desirree dos Reis Santos. Novos horizontes: as criações de Augusto Boal nos anos de exílio. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

8.
Ragda Ahmad Salah Al assar. Hassan al Bana: um renascimento Islâmico. 2014. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

9.
Bianca Sayuri Mikki. Miguel Couto e o Antiniponismo no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

10.
Helber Renato Feydit de Medeiros. Cuidando da criança, trabalhando pela pátria: puericultura e políticas públicas na assistência à saúde infantil no Brasil (1930-1945). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

11.
Alberto Carlos de Souza. "Minas" e "Geraes": um recorte na cultura e História através de Milton Nascimento. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Salgado de Oliveira, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

Tese de doutorado
1.
Manuela Rodrigues Fantinato. Exilio como forma. 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

2.
Pablo de Oliveira Mattos. The Silent Hero: George Padmore, diáspora e pan-africanismo. 2018. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

3.
Bruno Garcia e Souza. Robert Musil entre o crepúsculo da civilização e a potência crítica do ensaio. 2017. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

4.
Marcia Regina Casturino. Autonomia e sujeição na aporia da modernidade japonesa: representações do corpo violado como expressão política. 2016. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Blanche Marie Evin da Costa. Da Áustria ao Brasil: os exílios de Stefan Zweig e Otto Maria Carpeaux.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

2.
Ana Carolina Medeiros. O USO DO CONCEITO DE DIREITOS HUMANOS NOS DISCURSOS POLÍTICOS DE JIMMY CARTER. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

3.
Gustavo Araújo Simi. Imprensa e Violência Policial Durante a Ditadura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

4.
Bianca Sayuri Miki. Seleção Social: Miguel Couto e o antiniponismo na Primeira República. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

5.
Isabela Mendes. Imagens do Cativeiro: a fotografias da familia Romanov em 1917. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

6.
Mariana Valentim Cavalcante. Seguindo os rumos do sextante: a história da primeira viagem aérea transatlântica - 1922. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

7.
Bruna Benini. O japão do pós-guerra: trad~ção e modernidade em Yukio Mishima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

8.
Ragda Ahmad Salah Al assar. A Irmandade Muçulmana: nação sob cosmo islâmico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

9.
Anderson da Silva Ramos. Análise da série Epiléptico, David B. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

10.
Maria Luiza Ghizi Assad. Bodenloss: desterro refletido. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

11.
Lucia Koranyi Ribeiro. O herói melancólico: uma observação osbre Jacques Tati. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

12.
Juliana Tillmann Camara Ribeiro. A Persépolis de Satrapi: Autobiografia e narrativa épica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

13.
Rafael de Ávila Betencourt. A Al-Qaeda e a internacionalização da Jihad. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

14.
Felipe Proença de Caravalho Moraes. Utopia como realidade: os anarquistas e a Guerra civil Espanhola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

15.
Eduardo de Barros Roels. Na "antecâmara do socialismo!: a administração de estado na Rússia entre 1917 e 1923. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

16.
Manulela Rodrigues Fantinato. Vida filmada. Narrativa autobiografica no cinema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

17.
Bruno Garcia Souza. Memória coletiva como dever: o genocídio de bósnios muçulmanos em 1995 através do testemunho de um sobrevivente.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

18.
Marcelo Gobira Gonçalves Ferreira. A Angola de Agostinho Neto: Uma nação em forma de poema. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

19.
Rodrigo de Souza Pain. Um reconhecimento tardio:a tentativa de desenvolvimento rural em Nova Lisboa (Huambo) nos últimos anos pré-independência de angola (1961-1973). 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

20.
Cecília Portela Xavier de Araújo. Liberdade e literatura:o processo de invenção da nação angolana em Pepetela. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

21.
Cristiane Nascimento da Silva. "o tempo de domínio do homem ocidental chegou ao fim: nação e civilização em Sayyid Qutb. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

22.
Joana Riquet. Propaganda e Política na China contemporânea: a Revolução Cultural. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

23.
Mariana Fernandes. Direitos Humanos: limites e possibilidades. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

24.
Anderson Almeida. Imprensa nazista no Brasil. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

25.
Carolina Pousa. Olhar imperial: paisagens na coleção Bragança. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

26.
Alexandre David. Um soldado Sem Guerra. 2004. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

27.
Nícia Dias Carvalho. O caso Cláudia Lessin Rodrigues: as construções discursivas do Jornal OGlobo. 2002. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

28.
Henrique Andrade Moraes. Comparação entre a Lei de Imprensa de 1967 e o projeto para uma lei de imprensa. 2002. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

29.
Eliana Gomory. As dimensões do discurso humorístico: uma análise da Escolinha do Professor Raimundo. 2002. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

30.
Marcos Aurélio Barboza. Ditadura Militar: o Jornal O Globo no momento das posses dos presidentes Ernesto Geisel e João Baptista. 2002. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

31.
Daniele Cordeiro. Representações da Cultura Popular na Imprensa Carioca: o Jogo do Bicho. 2002. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

32.
Jorge André Correa. Rádio Comunitária:a 'Cultural FM´ e a formação das identidades sociais. 2002. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

33.
Karina Carrasco. As representações da Indústria cultural na 'Mafalda´de Quino. 2002. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

34.
Patrícia Cerqueira Sobrinho. HQ e Cultura> considerações sobre o narrador em 'Sandman´de Neil Gailman. 2002. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

35.
Vanessa Madeira. Geração em transe: a contracultura nas entrevistas do Pasquim. 2002. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

36.
Marcus Vinicius Amâncio da Silva. O impacto do eventos promocionais nos índices de audiência das rádios populares. 2001. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

37.
Cristovão Cruz. Nunca seremos reis: a copa do mundo de 1950 e a identidade nacional brasileira. 2001. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

38.
Roberto Knosel. A história do discurso publicitário: o caso Volkswagem do Brasi. 2000. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Salgado de Oliveira. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

39.
Armando guimarães. A invenção de Angola: o literato e a questão nacional. 1998. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

40.
Sérgio Câmara. Thomas Mann e a Crise do Humanismo. 1996. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

Iniciação científica
1.
André Louzada Machado. ?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

2.
Nayara Fernandes. Observação e solidão: as fotografias na obra de Alice Brill. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

3.
Blanche Marie Evin da Costa. ?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.

4.
Bianca Sayuri Mikki. ?Outro retrato do Brasil: cultura e história na obra crítica de Otto Maria Carpeaux?. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maurício Barreto Alvarez Parada.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PARADA, Mauricio. História Contemporânea IV. 1. ed. Rio de Janeiro: Uerj/Puc-Rio, 2011. v. 1. 119p .


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PARADA, Mauricio. O que fazer?. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, p. 98 - 98, 20 ago. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
PARADA, Mauricio. 100 anos depois. As motivações e consequências da 1° Geurra Mundial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PARADA, Mauricio. O D.I.P. e as políticas da memória no Estado Novo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PARADA, Mauricio. Eleições americanas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Nomeado avaliador de curso do Banco de Avaliadores do Inep pela Portaria 1.751 publicada no dia 27 de outubro na seção do Diaário Oficial realtivo ao Ministério da Educação. Nomeação expirada em 2011.

Professor responsável pelo Programa de Ensino Tutorial do Departamento de História (PET) a partir de janeiro de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 2:47:12