Leticia Guimarães Rangel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0046886510217525
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui licenciatura (1988), bacharelado (1989) e mestrado (1992) em Matemática pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese sobre Formação de Professores de Matemática (2015), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua em pesquisa na área de Educação Matemática com ênfase em formação de professores que ensinam matemática e em conhecimento de Matemática para o ensino. É professora aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo atuado no ensino básico e na formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leticia Guimarães Rangel
Nome em citações bibliográficas
RANGEL, L. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação.
Rua J.J. Seabra, s/n.
Lagoa
22470-130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22946597
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br/matematica


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO ? ESTABELECENDO RELAÇÕES EM UM ESTUDO COLABORATIVO, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Nelson Maculan Filho.
Coorientador: Victor Augusto Giraldo.
Palavras-chave: Formação de Professores de Matemática; Conhecimento de Matemátca para o Ensino; Estudo Colaborativo; Concept Study.
Grande área: Ciências Humanas
1990 - 1992
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Um Modelo Matemático da Teoria Cinética dos Gases,Ano de Obtenção: 1993.
Orientador: Carlos Frederico Fragoso de Barros e Vasconcellos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Equações Diferenciais Parciais.
1988 - 1989
Graduação em Matemática (Bacharelado).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Matemática (Licencatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

2011 - 2012
Ensino, Extensão Cecierj, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Funções Reais; Tópicos em Álgebra

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Colégio de Aplicação

Atividades

01/2015 - Atual
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Setor Curricular de Matemática.
2010 - Atual
Ensino, Especialização Em Ensino de Matemática - IM/UFRJ, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tendências em Educação Matemática
Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
2009 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Matemática, Projeto Fundão.

Atividade de extensão realizada
Grupo de Álgebra.
1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
1993 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
01/2010 - 12/2012
Direção e administração, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Direção Adjunta de Licenciatura, Pesquisa e Extensão.
2008 - 2009
Extensão universitária , Reitoria UFRJ, Pró-Reitoria de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Projeto Pré-Vestibular de Nova Iguaçú, uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e a Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu - Orientadora de Matemática.
2003 - 2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Representante dos Docente de 1o e 2o graus da UFRJ no Conselho de Centro - CFCH/UFRJ.
2005 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Membro Presidente da Comissão Eleitoral para Escolha de Decano do CFCH/UFRJ - Quadriênio 2006/2010.
2005 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para a Escolha da Direção do Colégio de Aplicação da UFRJ - Quadriênio 2006/2010.
06/2003 - 09/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Membro da Comissão para Apresentação de Proposta para o Vestibular UFRJ.
03/2003 - 03/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Membro da Comissão para Análise de Projetos enviados ao PAEG - FUJB.
2001 - 2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Membro Representante dos Docentes de 1o e 2o graus da UFRJ no Conselho de Centro do CFCH/UFRJ.
2001 - 2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) - UFRJ, Conselho de Centro.

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral para Escolha de Decano do CFCH/UFRJ - Quadriênio 2002-2006.
1991 - 2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria UFRJ, Comissão Permanente de Pessoal Docente.

Cargo ou função
Representante dos docentes de 1o e 2o graus da UFRJ.
1995 - 1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Matemática e da Natureza, Comissão Setorial de Curso.

Cargo ou função
Membro Representante dos Professores dos Setores Curriculares De Matemática, Física, Química e Biologia do CAp/UFRJ.
08/1984 - 07/1987
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Monitora das Disciplinas Cálculo Diferencial e Integral I; Cálculo Diferencial e Integral II, Introdução à Geometria, Álgebra Linear II, Análise Real I
1987 - 1987
Estágios , Instituto de Matemática, .

Estágio realizado
Bolsista do Programa de Iniciação Científica - Área de atuação: Cálculo Variacional - Trabalho desenvolvido: O Problema de Chaplyngin..
1986 - 1986
Estágios , Instituto de Matemática, Projeto Fundão.

Estágio realizado
Grupo de Estudos - Tema: Razões e Proporções.
02/1985 - 07/1985
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Complementos da Matemática - Oferecida pelo IM/UFRJ
1985 - 1985
Estágios , Instituto de Matemática, .

Estágio realizado
Bolsista CNPq no Programa de Iniciação Científica da UFRJ - Área de Atuação: Equações Diferenciais Ordinárias - Métodos Clássico e Numérico.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Duas Matrículas

Atividades

1988 - 1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Saberes, Recursos e Práticas Colaborativas de Matemática para o Ensino
Descrição: Descrição: Tendo como premissa que a formação docente é um processo contínuo que extrapola o período de formação acadêmica inicial e que não prescinde da prática, este projeto de pesquisa visa à investigação sobre estratégias e metodologias de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na educação básica, em especial aqueles que envolvem o trabalho em grupos colaborativos, a produção e a intervenção em materiais didáticos (Giraldo et al, 2014; Melo, Giraldo & Rangel, 2014; Rangel, Giraldo & Maculan, 2014). Tais grupos colaborativos podem incluir participantes com diversos perfis acadêmicos e profissionais tais como, professores em exercício, licenciandos, pesquisadores em matemática e em educação matemática. Objetiva-se, desta forma, o desenvolvimento e a avaliação, em contextos empíricos, de tais estratégias e metodologias, à luz da literatura de pesquisa citada. Em particular, considera-se que as iniciativas envolvendo a produção e a intervenção em materiais didáticos por grupos colaborativos são entendidas sob duas perspectivas complementares: por um lado, como modelos de formação continuada com o potencial de articular a reflexão sobre a própria prática com a (re)construção do conhecimento de matemática para o ensino, a partir das experiências emergentes da prática, trazidas pelos próprios professores; e por outro lado, como metodologias para a produção de recursos didáticos com maior potencial de articulação com a sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Leticia Guimarães Rangel - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira - Integrante / Victor Giraldo - Coordenador / Cydara Cavedon Ripoll - Integrante / Ulisses Dias - Integrante / Wellerson Quintaneiro da Silva - Integrante / Francisco Roberto Pinto Mattos - Integrante / Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Lucas Melo - Integrante / Diego Matos Pinto - Integrante / Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva - Integrante / Fellipe Gomes Coelho - Integrante / Mário Keniichi Gushima Moura - Integrante.
2009 - Atual
Saberes e Práticas em Formação de Professores de Matemática
Descrição: Esse projeto abriga-se no GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores, criado com financiamento da FAPERJ para dar apoio à instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro. No projeto, investigam-se diferentes estratégias de formação docente para o ensino de matemática e seus impactos nas concepções de professores e licenciandos de matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - Atual
UTILIZANDO O MOODLE NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Descrição: Este projeto tem como objetivo primeiro a investigação do impacto da internet no Ensino de Matemática na Educação Básica, abrangendo desde o desenvolvimento de metodologia específica até a formação de professores para atuarem sob essa perspectiva. O ambiente virtual que sustenta a investigação é o Moodle - espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem colaborativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Projeto Fundão - Matemátca
Descrição: Descrição: Desde 1980, professores do Instituto de Matemática consideram um desafio para a Universidade tentar reverter a crítica situação do ensino da Matemática. Em 1983, nasceu o Projeto Fundão, inovador por congregar os Institutos de Biologia, Física, Geociências, Matemática e Química. Posteriormente, integrou o SPEC/PADCT. É um projeto com caracteristicas de Extensão e Pesquisa. O objetivo maior do Projeto é a VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR mediante a sua atualização no uso de metodologias inovadoras e seu aprofundamento em conhecimento matemático. Caracteriza a sua metodologia o trabalho em GRUPOS TEMÁTICOS compostos por professores do IM, professores da escola básica (professores multiplicadores PM) e licenciandos (estagiários). Nestes grupos são elaboradas, testadas, reformuladas, e divulgadas idéias e atividades inovadoras. Professores-multiplicadores e estagiários constituem o público alvo cujas ações vêm beneficiando alunos e professores do ensino básico. Como resultado dessas ações, foram publicados 8 livros, 11 apostilas, e organizados 27 Encontros para Professores, atingindo cerca de 8.000 participantes. São oferecidos: curso de Atualização do Programa Pró-Ciências (260 professores atingidos), programas com as SMEs e SEE, assessoria a escolas de ensino básico, curso de Especialização (desde 1993), e curso de Aperfeiçoamento (50 professores). São resultados da atuação do Projeto: complementação da formação de 80 estagiários, 50 professores multiplicadores, reformulação do Curso de Licenciatura e orientação de 15 monografias de final de curso. O desempenho dos participantes do projeto na comunidade nacional e internacional de Educação Matemática, inclusive ocupando posições de liderança na Sociedade Brasileira de Educação Matemática, atesta a excelência do trabalho realizado.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Doutorado: (3) . Integrantes: Claudia Coelho de Segadas Vianna - Coordenador / Lilian Nasser - Integrante / Lúcia Tinoco - Integrante / Leticia Rangel - Integrante / Elizabeth Ogliari - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Leticia Guimarães Rangel - Integrante / Cláudia Segadas Vianna - Coordenador / Nasser, Lílian - Integrante / Lucia Tinoco - Integrante / Elizabeth Ogliari - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - Atual
Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: Este projeto, desenvolvido no CAp-UFRJ tem como objetivos a reflexão acerca de questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nas anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2007 - Atual
Elaboração de Material Didático de Matemática para o Ensino Básico
Descrição: Projeto de longa duração que tem como objetivo primeiro a produção de material did ático de Matemática para o Ensino Básico. Todo o material produzido é testado nas turmas do CAp-UFRJ e posteriormente avaliado para a composição de livro e apostila. O enfoque dessa investigação privilegia a análise do impacto dó uso de informática..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
2000 - Atual
Olimpíada de Matemática
Descrição: Projeto desenvolvido junto aos alunos do CAp com o bjetivo de contribuir positivamente para a melhoria do ensino da Matemática e para a integração nas escolas e entre escolas, favorecer as relações entre estudantes e entre estudantes e professores e estimular o aprendizado de Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e Aprendizagem de Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Giraldo, Victor2017Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, L. ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, L. G. ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; MOUSTAPHA, Bruna ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers Education. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

2.
GIRALDO, Victor2017GIRALDO, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, Lucas ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, L. G. ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; MOUSTAPHA, Bruna ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

3.
Giraldo, Victor2017Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, L. ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, L. G. ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; MOUSTAPHA, Bruna ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers Education. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

4.
GIRALDO, Victor2017GIRALDO, Victor ; SILVA, F. M. ; MATOS, Diego ; MELO, Lucas ; MANO, V. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; RANGEL, L. G. ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; MOUSTAPHA, Bruna ; ARAUJO, J. ; CAVALCANTE, A. . Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), v. 7, p. 4-23, 2017.

5.
Giraldo, Victor2016Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, L. G. ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

6.
GIRALDO, Victor2016GIRALDO, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; PINTO, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, L. G. ; MOURA, Mário Keniichi G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 49A, p. 60, 2016.

7.
Giraldo, Victor2016Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, L. G. ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

8.
GIRALDO, Victor2016GIRALDO, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; PINTO, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, Cleber Dias ; RANGEL, L. G. ; MOURA, Mário Keniichi G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo), v. 49A, p. 60, 2016.

9.
RANGEL, L. G.2015RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42, 2015.

10.
RANGEL, L. G.2015RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO: UM ESTUDO COLABORATIVO SOBRE NÚMEROS RACIONAIS. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.

11.
RANGEL, L. G.2015RANGEL, L. G.; GIRALDO, Victor ; MACULAN FILHO, Nelson . Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.

12.
RANGEL, L. G.2015RANGEL, L. G.; GIRALDO, Victor ; MACULAN FILHO, Nelson . Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 8, p. 42-70, 2015.

13.
RANGEL, L. G.2014RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO ? ESTABELECENDO RELAÇÕES. Professor de Matemática Online, v. 2, p. 1-14, 2014.

14.
RANGEL, L. G.2014RANGEL, L. G.; GIRALDO, Victor ; MACULAN FILHO, Nelson . Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações. Professor de Matemática Online, v. 2, p. 14, 2014.

15.
RANGEL, L. G.2014RANGEL, L. G.; GIRALDO, Victor ; MACULAN FILHO, Nelson . Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações. Professor de Matemática Online, v. 2, p. 14, 2014.

16.
TINOCO, L.2011TINOCO, L. ; RANGEL, L. G. ; PORTELA, G. ; SILVA, M. P. ; Outros . Curso Semipresencial Promove Reflexão Sobre a Prática no Ensino de Álgebra. Educação Matemática em Revista (EMR), v. 34, p. 21-31, 2011.

17.
ASSEMANY, D2009ASSEMANY, D ; CORREA, P. D. ; RANGEL, L. G. ; SPILLER, Lílian K.P.C. ; VILLAR, F. M. ; YOKOYAMA, L. A. . O Moodle no Ensino da Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 5, p. 01-46, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIPOLL, C. C. ; RANGEL, L. G. ; Giraldo, Victor . Matemática para o Ensino - Volume II - Números Inteiros. 1. ed. Rio De Janeiro: Sociedade Barsileira de Matemática - SBM, 2016. v. 1. 120p .

2.
RIPOLL, C. C. ; RANGEL, L. G. ; Giraldo, Victor . Matemática para o Ensino - Volume I - Números Naturais. 1. ed. Rio De Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, 2015. v. 1. 166p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RANGEL, L. G.; BERNARDE, A. ; VENCESLAU, M. . Jornal de Ciências Online = SBPC. Mudança da base curricular para o ensino médio proposta pelo MEC - Algumas considerações, http://www.jornaldaciencia.org, p. 1, 15 out. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO ? ESTABELECENDO RELAÇÕES. In: VI HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013, São Carlos. Anais do VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GIRALDO, V. ; RANGEL, L. G. ; RIPOLL, C. C. ; MATTOS, F. . In-Service Teachers Education and E-Textbook Development: an Integrated Approach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RANGEL, L. G.; RIPOLL, C. C. ; GIRALDO, V. ; MATTOS, F. ; Outros . MatDigital: Coleção Didática Digital para o Segundo Segmento do Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . Números Racionais ? discutindo barreiras entre pedagogia e conteúdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . Números Racionais ? discutindo barreiras entre pedagogia e conteúdo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. . Oficina: NÚMEROS RACIONAIS ? DISCUTINDO BARREIRAS ENTRE PEDAGOGIA E CONTEÚDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
RANGEL, L. G.. MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO, ESTABELECENDO RELAÇÕES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V. ; MACULAN FILHO, N. . MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO ESTABELECENDO RELAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
RANGEL, L. G.; DIAS, P. ; DIAS, U. . Refletindo a formação do professor de Matemática a partir da prática letiva no Ensino Básico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
RANGEL, L. G.. REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PRÁTICA LETIVA NO ENSINO BÁSICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
MARINHO, F. V. ; RANGEL, L. G. ; ASSEMANY, D. ; SPILLER, L. ; DIAS, P. ; YOKOHAMA, L. A. . Práticas de Ensino-Aprendizagem de Matemática pela Internet com o Uso do Moodle no CAp-UFRJ.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
RANGEL, L. G.; MARINHO, F. V. ; SPILLER, L. ; YOKOHAMA, L. A. ; ASSEMANY, D. ; DIAS, P. . Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
RANGEL, L. G.; ASSEMANY, D. . O Uso do WINPLOT no Estudo de Funções. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
BARBOZA, C. ; RANGEL, L. G. ; MARINHO, F. V. ; SPILLER, L. ; YOKOHAMA, L. A. . Teaching Functions in High School. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
RANGEL, L. G.. O Problema de Chaplyngin. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RANGEL, L. G.. Coordenação Do Setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2007.

2.
RANGEL, L. G.. Coordenadora da 3a Série do Ensino Médio do Colégio de Aplicação/UFRJ. 2003.

3.
RANGEL, L. G.. Coordenação Do Setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2002.

4.
RANGEL, L. G.. Coordenação Do Setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RANGEL, L. G.; VENCESLAU, M. ; BERNARDE, A. . Mudança da base curricular para o ensino médio proposta pelo MEC - Algumas considerações. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
RANGEL, L. G.; DIAS, P. . Programa Metodologia SESIeduca para Educaçào Matemática com Uso de Tecnologia. 2012. (Referencial Teorico).

2.
TINOCO, L. ; RANGEL, L. G. ; PORTELA, G. ; SILVA, M. P. . Álgenra: Pensar, Calcular, Comunicar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TINOCO, L. ; RANGEL, L. G. ; PORTELA, G. ; SILVA, M. P. . Álgenra: Pensar, Calcular, Comunicar. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C. ; SPILLER, L. ; MARINHO, F. V. ; YOKOHAMA, L. A. . Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro (PROMED/RJ). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RANGEL, L. G.; Barboza, C. . Apostila de Matemática do CAp-UFRJ. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Demais trabalhos
1.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C. . Olimpíada de Matemática do CAp. 1993.

2.
RANGEL, L. G.; Barboza, C. . A Matemática no CAp-UFRJ. 1993 (Projeto Didático) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIANA, M.; GIRALDO, V.; RANGEL, L. G.. Participação em banca de Orlando da Silva Junior. Cálculo no Ensino Médio: Números Reais. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SEGADAS, C.; CABRAL, M. A.; RANGEL, L. G.. Participação em banca de Leilane Norberto. A informática como Ferramenta no Processo de Ensino-Aprendizagem: Uma Experiência com o Geogebra. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Matemática - IM/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
RANGEL, L. G.; Nasser, Lílian. Participação em banca de Soraya Celeman dos Santos. O Ensino da Matemática Financeira com o Auxílio de Visualização. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização m Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
RANGEL, L. G.; TINOCO, L.; RIBEIRO, M. M.. Participação em banca de Rômulo da Macena Ribeiro. Ambiente Virtual de Aprendizagem no Ensino Básico: Atividades Utilizando o Geogebra cmo Apoio ao Ensino de Geometria. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Matemática - IM/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RANGEL, L. G.; GODINHO, M. D.; GIRALDO, V.. Participação em banca de Adriano Faria do Nascimento.Conjuntos Numéricos no Ensino de Matemática. 2013.

2.
LEAL, M.; RANGEL, L. G.; FREITA, M. A. A.. Participação em banca de Alexandre de Freitas.O Número de Ouro foi para a Sala de Aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VIANNA, C. S.; RANGEL, L. G.; SANTO, N. E.. Participação em banca de Gabriel Bartolomeu Maced.Um estudo da aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental sobre Análise Combinatória. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FREITA, M. A. A.; LEAL, M.; RANGEL, L. G.. Participação em banca de Ramon de Abreu Silva.Introdução à Geometria Hiperbólica: Uma Abordagem Histórica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SANTO, N. E.; GIRALDO, V.; RANGEL, L. G.. Participação em banca de Priscila Ribeiro.Sobre o Ensino de Semelhança na Educação Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
LANDIN, F.; RANGEL, L. G.; SILVA, M. D. G.. Participação em banca de Shirlei Oliveira Francisco Ximenes.Discussão da Euação Geral do Segundo Grau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RANGEL, L. G.; SPILLER, L.. Concurso de Seleção de Alunos Para Ingresso no Colégio de Aplicação da UFRJ. 2012. Colégio De Aplicação - UFRJ.

2.
RANGEL, L. G.; DIAS, U.. Concurso de Seleção de Alunos Para Ingresso no Colégio de Aplicaçào da UFRJ. 2011. Colégio De Aplicação - UFRJ.

3.
RANGEL, L. G.; GIRALDO, V.; OLIVEIRA, A. T. C. C.. Cmissão Julgadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Provimento de Vagas de Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Classe DI. 2010. Colégio De Aplicação - UFRJ.

4.
RANGEL, L. G.; MARINHO, F. V.; YOKOHAMA, L. A.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingressos no Colégio de Aplicação da UFRJ na 1a Série do EM. 2008. Colégio De Aplicação - UFRJ.

5.
RANGEL, L. G.; ASSEMANY, D.; Dias, P.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingressono no Colégio de Aplicação da UFRJ na 2a Série/EM. 2007. Colégio De Aplicação - UFRJ.

6.
RANGEL, L. G.; MARINHO, F. V.; YOKOHAMA, L. A.; ASSEMANY, D.; DIAS, P.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2007. Colégio De Aplicação - UFRJ.

7.
ACKER, F.; CIPOLATTI, R.; RANGEL, L. G.; LANDIN, F.. Vestibular 2008. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
RANGEL, L. G.; MARINHO, F. V.; SPILLER, L.; YOKOHAMA, L. A.; ASSEMANY, D.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingresso no Colégio de Aplicação da UFRJ na 1a e 2a Séries - EM. 2006. Colégio De Aplicação - UFRJ.

9.
RANGEL, L. G.; SPILLER, L.; MARINHO, F. V.; YOKOHAMA, L. A.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2006. Colégio De Aplicação - UFRJ.

10.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.; MARINHO, F. V.; YOKOHAMA, L. A.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingresso no Colégio de Aplicação da UFRJ na 1a e 2a Séries - EM. 2005. Colégio De Aplicação - UFRJ.

11.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2005.

12.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.; MARINHO, F. V.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingresso no Colégio de Aplicação da UFRJ na 1a e 2a Séries - EM. 2004. Colégio De Aplicação - UFRJ.

13.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2004. Colégio De Aplicação - UFRJ.

14.
RANGEL, L. G.; SANTOS, J.; BIAZUTTI, A.C.. Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Vaga de Professor de 1o e 2o graus - Setor Curricular de Matemática - CAp/UFRJ. 2004. Colégio De Aplicação - UFRJ.

15.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.. Concurso de Seleção de Alunos para Ingresso no Colégio de Aplicação da UFRJ na 1a e 2a Séries - EM. 2003. Colégio De Aplicação - UFRJ.

16.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; SPILLER, L.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2003. Colégio De Aplicação - UFRJ.

17.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2002. Colégio De Aplicação - UFRJ.

18.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2001. Colégio De Aplicação - UFRJ.

19.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 2000. Colégio De Aplicação - UFRJ.

20.
VIANNA, C. S.; CIPOLATTI, R.; ACKER, F.; RANGEL, L. G.. Vestibular 2001. 2000. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
BARBOZA, C.; RANGEL, L. G.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1999. Colégio De Aplicação - UFRJ.

22.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1998. Colégio De Aplicação - UFRJ.

23.
BARBOZA, C.; RANGEL, L. G.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1997. Colégio De Aplicação - UFRJ.

24.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1996.

25.
BARBOZA, C.; RANGEL, L. G.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1995. Colégio De Aplicação - UFRJ.

26.
RANGEL, L. G.; BARBOZA, C.; Outros. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1994.

27.
BARBOZA, C.; RANGEL, L. G.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática. 1993. Colégio De Aplicação - UFRJ.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de lançamento do Congresso Internacional ICM 2018. 2014. (Oficina).

2.
Panoramas da Matemática no Século XX. 2014. (Oficina).

3.
I Enconro Projeto Fundão e TV Escola. 2013. (Encontro).

4.
OFICINA SBM do Ensino Básico.Números Racionais - Comparando Grandezas. 2013. (Oficina).

5.
VI HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.Oficina: NÚMEROS RACIONAIS ? DISCUTINDO BARREIRAS ENTRE PEDAGOGIA E CONTEÚDO. 2013. (Oficina).

6.
VI HTEM - Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.MATEMÁTICA ELEMENTAR E SABER PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO ? ESTABELECENDO RELAÇÕES. 2013. (Encontro).

7.
32o Encontro do Projeto Fundão.Mesa Redonda: Ensino Médio - Preparação para a vida ou acesso à universidade?. 2011. (Encontro).

8.
I Oficina para Professores de Matemática - Projeto Klein. 2011. (Oficina).

9.
34th PME - Annual Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. 2010. (Congresso).

10.
V EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janero. 2010. (Encontro).

11.
6o Congresso de Extensão da UFRJ. Visão Espacial, Dificuldades e Estratégias. 2009. (Congresso).

12.
6o Congresso de Extensão da UFRJ. Produção de Questões Contextualizadas e Análise das Respostas Apresentadas. 2009. (Congresso).

13.
6o Congresso De Extensão da UFRJ. Matemática e Realidade. 2009. (Congresso).

14.
IV Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 2008. (Encontro).

15.
Seminário comemorativo dos 25 anos do Projeto Fundão. 2008. (Seminário).

16.
VI Seminário de Pesquisa em Educação Matemática - RJ.Utilizando o Moodle no Ensino de Matemática - Uma Experiência na Educação Básica. 2008. (Seminário).

17.
31o Encontro do Projeto Fundão.O Uso do WINPLOT no Estudo de Funções. 2007. (Encontro).

18.
VII Seminário Interno de Reflexão Pedagógica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Avaliação. 2007. (Seminário).

19.
XIII Semana de Arte, Ciência e Cultura do Colégio de Aplicação - UFRJ.Fazendo Arte com Sólidos Geométricos. 2007. (Outra).

20.
VII Jornada de Pesquisadores do CFCH - Sessão Projetos de Extensão.Ensino de Funções no Ensino Médio. 2006. (Encontro).

21.
III Seminário Interno de Reflexão Pedagógica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Avaliação do Processo Escolar. 2003. (Outra).

22.
I Fórum de Articulação Pedagógica - FAP/RJ. 2001. (Outra).

23.
II Seminário Interno de Reflexão Pedagógica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Uma Odisséia No CAp - Reflexões sobre Interdisciplinalidade. 2001. (Outra).

24.
I Seminário Interno de Reflexão Pedagógica do Colégio de Aplicação da UFRJ.Colégio de Aplicação - Projeto Político Pedagógico. 2000. (Outra).

25.
II Encontro Nacional de Educação Matemática. 1988. (Encontro).

26.
I Encontro Nacional de Educação Matemática. 1987. (Encontro).

27.
X Jornada Interna de Iniciação Cintífica - UFRJ.O Problema de Chaplyngin. 1987. (Outra).

28.
Seminário Interestadual de Educação Matemática. 1986. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RANGEL, L. G.; ROCHA, M. L. M. . IV Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação - UFRJ. 2013. (Outro).

2.
RANGEL, L. G.; DIAS, P. . Programa de Metodologia SESIeduca para Educação Matemática: Ensino de Matemática com Uso de Tecnologia. 2012. (Outro).

3.
RANGEL, L. G.; ROCHA, M. L. M. ; DIAS, P. ; CARVALHO, A. ; ANDRADE, T. C. . III Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação - UFRJ. 2012. (Outro).

4.
RANGEL, L. G.; ROCHA, M. L. M. ; Dias, P. ; ANDRADE, T. C. ; CARVALHO, A. ; SILVA, A. P. . II Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação - UFRJ. 2011. (Outro).

5.
RANGEL, L. G.; ROCHA, M. L. M. ; Dias, P. . I Jornada Acadêmica do Colégio de Aplicação - UFRJ. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Medeiros e Melo. Saberes e Concepções sobre Matemática Científica e Matemática Escolar. Início: 2013. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).

2.
Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva. Saberes Docentes, Matemática Elementar e Formação Inicial de Professores de Matemática. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Wagner Rohr Garcez. TÓPICOS SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: EQUIVALÊNCIA. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Coorientador: Leticia Guimarães Rangel.

2.
MICHAEL CRISTIAN SOARES DOS SANTOS. TÓPICOS SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: Divisão de Frações. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Coorientador: Leticia Guimarães Rangel.

3.
Sandro da Costa Loyola. TÓPICOS SOBRE O ENSINO DE FRAÇÕES: UNIDADE. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, . Coorientador: Leticia Guimarães Rangel.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Moreira de Paiva Correa. Proposta Didática Para o Ensino de Critérios de Divisibilidade ? Um convite ao pensar Matemática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização m Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leticia Guimarães Rangel.

2.
Luciana Souza Vieira de Menezes. Análise de Soluções: Um olhar sobre a álgebra. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Matemática - IM/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leticia Guimarães Rangel.

3.
Priscila Carrati Segadas. Análise qualitativa das Respostas: A solução como efeito de um conhecimento anterior. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ensino de Matemática - IM/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leticia Guimarães Rangel.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Priscila de Lima Rieiro. Sobre o Ensino de Semelhança na Educação Básica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leticia Guimarães Rangel.

2.
Shirlei Oliveira Francisco Ximenes. Discussão da Euação Geral do Segundo Grau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática (Licencatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Leticia Guimarães Rangel.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RIPOLL, C. C. ; RANGEL, L. G. ; Giraldo, Victor . Matemática para o Ensino - Volume II - Números Inteiros. 1. ed. Rio De Janeiro: Sociedade Barsileira de Matemática - SBM, 2016. v. 1. 120p .

2.
RIPOLL, C. C. ; RANGEL, L. G. ; Giraldo, Victor . Matemática para o Ensino - Volume I - Números Naturais. 1. ed. Rio De Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, 2015. v. 1. 166p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:28:01