Elisa Pereira Gonsalves

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  • Última atualização do currículo em 17/08/2018


Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia (1989), Especialização em Pesquisa Educacional (1991) e Mestrado em Educação (1996) pela Universidade Federal da Paraíba. É facilitadora Didata de Biodanza e especialista em Educação Biocêntrica pela International Biocentric Foundation. Coordenou o Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd e foi diretora da Associação Nacional de Administração da Educação-ANPAE-seção São Paulo. Coordena o Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da UFPB e o Grupo de Pesquisa Educação Emocional UFPB/CNPq. É autora de vários livros, dentre eles Educação e a Curva Pedagógica (2014), Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica (2012), Educação e Emoções (2014), dentre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisa Pereira Gonsalves
Nome em citações bibliográficas
GONSALVES, E. P.;GONÇALVES, E.P.;POSSEBON, E.P.G.;GONSALVES POSSEBON, E.P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação - Campus I.
Cidade Universitária
Cidade Universitária
58000000 - João Pessoa, PB - Brasil
Telefone: (83) 32167715
Fax: (83) 2167448


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Educação.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: A Difícil Arte de Olhar para Si e para o Outro: os sentidos da Educação Popular na atualidade, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Valdemar Sguissardi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Popular; Contemporaneidade; Epistemologia.
Grande área: Ciências Humanas
1991 - 1994
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Escola e Trabalhador: revisitando a questão da ascensão social,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Maria de Lourdes Barreto de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ascensão Social; Educação Popular; Educação de Adultos.
Grande área: Ciências Humanas
1988 - 1989
Especialização em Pesquisa Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
1984 - 1988
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Magnetoterapia. (Carga horária: 4h).
Holos Cursos e Terapias Ltda, HCTL, Brasil.
2017 - 2017
Formação em Reflexologia Podal.
Afya Centro Holístico da Mulher, AFYA, Brasil.
2017 - 2017
Pedagogia Sistêmica. (Carga horária: 16h).
Afya Centro Holístico da Mulher, AFYA, Brasil.
2017 - 2017
Curso Sistema Florias da Amazônia - Nível Básico I.
Amaflor- Florais da Amazônia, AMAFLOR, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Aromaterapia módulo II. (Carga horária: 8h).
Rosangela Vecchi Bittar, VECCHI, Brasil.
2016 - 2016
Formação em Constelação Familiar.
Afya Centro Holístico da Mulher, AFYA, Brasil.
2016 - 2016
Curso Básico de Aromaterapia. (Carga horária: 8h).
Rosangela Vecchi Bittar, VECCHI, Brasil.
2016 - 2016
Workshop de Litoterapia. (Carga horária: 8h).
Afya Centro Holístico da Mulher, AFYA, Brasil.
2006 - 2008
Biodança.
International Biocentric Foundation, IBF, Chile.
2006 - 2006
Educação Biocêntrica.
International Biocentric Foundation, IBF, Chile.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Campus I, .

Linhas de pesquisa
Educação Emocional
2006 - Atual
Ensino, Doutorado em Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação
Pesquisa em Educação Popular
Seminários em Educação Popular
Tópicos Especiais em Educação Popular
03/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Científico
Pesquisa Educacional
Currículo e Trabalho Pedagógico
2013 - 2015
Direção e administração, Centro de Educação - Campus I, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Habilitações Pedagógicas.
03/1993 - 10/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação - Campus I, .
03/1993 - 10/1995
Extensão universitária , Centro de Educação - Campus I, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Repensando a Educação Municipal: gestão, currículo e avaliação.
03/1993 - 10/1995
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação - Campus I, Centro de Educação - Campus I.

Atividade realizada
Coordenadora do Projeto Repensando a Educação Municipal: gestão, currículo e avaliação.

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Professora auxiliar, Enquadramento Funcional: Professora auxiliar, Carga horária: 40

Atividades

06/1991 - 07/1992
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Supervisão Escolar
Princípios e Métodos de Supervisão Escolar

Institutos Paraibanos de Educação, IPÊ, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Professora assistente, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 20

Atividades

08/1990 - 08/1992
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia Geral
Metodologia Científica


Linhas de pesquisa


1.
Educação Emocional


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO CHÃO DA ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DE QUEIMADAS-PB
Descrição: O objetivo é o de sistematizar o conjunto de experiências desenvolvidas pelos professores na rede municipal de ensino na cidade de Queimadas-PB nos anos de 2017 e 2018. Compreende-se por experiência a identificação das aprendizagens críticas realizadas e os processos vivenciados no cotidiano escolar. A partir dos objetivos estabelecidos neste projeto, coloca-se em evidência a seguinte indagação: quais são os impactos da formação continuada em Educação Emocional realizada no cotidiano da escola municipal na cidade de Queimadas-PB? Este é o eixo norteador deste projeto: identificar a existência ? ou não ? de elementos inovadores e qualificadores das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas públicas a partir dos conhecimentos obtidos e das vivências realizadas na formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Marilene Salgueiro - Integrante / fabrício possebon - Integrante.
2015 - 2017
Competências Emocionais para a Educação Básica
Descrição: Um novo marco educativo se delineia mundialmente, contemplando as competências socioafetivas e as interações que se produzem no processo pedagógico. O relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO sobre a Educação para o Século XXI, destaca quatro eixos básicos que constituem os pilares da educação, que na sua constituição acenam para aspectos de ordem cognitiva e socioemocionais: aprender a conhecer e aprender a aprender para aproveitar as possibilidades que são oferecidas ao longo da vida; aprender a fazer, para capacitar a pessoa para lidar com diversas situações; aprender a ser, para viver com autonomia, com valores sólidos e responsabilidade; aprender a conviver, para trabalhar com projetos comuns e gerenciar conflitos (DELORS, 1998). O desafio posto pela instituição sobre os pilares encontrou ressonância em um outro estudo empreendido pela UNESCO, contemplando toda a América Latina, nos anos de 1995 a 2000: o ambiente emocional é o fator mais relevante no desempenho dos alunos se comparado a outros fatores como gestão, infraestrutura, corpo docente, contexto familiar, etc.(CASASSUS, 2009). A aprendizagem de aspectos socioemocionais coloca-se como fundamental para a promoção da qualidade da educação e tem, necessariamente, impactos de ordem pessoal e social. Considerando a necessidade de oferecer uma educação que contemple a integralidade do sujeito, em seus aspectos cognitivos e emocionais, este projeto pretende identificar as competências emocionais dos docentes que atuam na rede pública do Estado da Paraíba, especificamente no ensino fundamental. Compreende-se por competências emocionais um conjunto de capacidades que permitem compreender, expressar e regular de forma apropriada os fenômenos emocionais, incluindo a consciência emocional, o controle da impulsividade, trabalho em equipe, cuidar de si mesmo e dos demais, etc..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Márcia Rique Carício - Integrante / Taísa Dantas Caldas - Integrante.
2014 - 2016
O Estado da Arte em Educação Emocional
Descrição: Vários argumentos justificam a Educação Emocional como um campo de intervenção e de estudo fundamental para a prática pedagógica. Dentre eles, destacamos a própria natureza do processo educativo, que inclui no mínimo o aspecto emocional e o cognitivo; o fato da educação ser realizada mediante uma relação interpessoal e, por conseguinte, estar impregnada por fenômenos emocionais. O conhecimento sobre as próprias emoções e a sua vivência libertadora é fundamental inclusive para a superação dos índices elevados de fracasso escolar e dificuldades de aprendizagem. Já se sabe que tais situações provocam estados emocionais como apatia, depressão, chegando ao suicídio; ou a raiva, ódio, chegando ao bullying ou a outros tipos de violência. Dada sua relevância, o campo da Educação Emocional necessita de aprofundamentos. É nesses termos que o projeto em questão surge com o objetivo de compreender as possibilidades teóricas e metodológicas do campo da Educação Emocional no que se refere ao desenvolvimento integral da pessoa, além de analisar a aplicabilidade de instrumentos específicos para o desenvolvimento da emocionalidade das pessoas. A pesquisa é de natureza bibliográfica e apoia-se na observação sistemática. Este tipo de pesquisa visa observar e descrever os comportamentos dos indivíduos, como o próprio nome já sinaliza, de maneira sistemática. O procedimento envolve a seleção e o registro de comportamentos e ainda a utilização de códigos de comportamentos que facilitam a observação. Com o desafio de mapear e de discutir a produção acadêmica, o projeto busca responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados no campo da Educação Emocional. Para tanto, o recorte será a produção de dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, no período de 2000 a 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Ricardo Ferreira Guedes - Integrante.
2014 - 2015
A Vivência Emocional Libertadora em Ação
Descrição: O Projeto tem como objetivo compreender as possibilidades teóricas e metodológicas do campo da Educação Emocional no que se refere ao desenvolvimento integral do indivíduo, além de analisar a aplicabilidade de instrumentos específicos para o desenvolvimento da emocionalidade das pessoas. A metodologia do Projeto está assentada na pesquisa bibliográfica e na observação sistemática, com o desafio mapear e de discutir a produção acadêmica o Projeto busca responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados no campo da Educação Emocional. Para tanto, o recorte será a produção de dissertações e teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação, no período de 2000 a 2010. Neste sentido, a pesquisa será a busca de uma problematização a partir de referencias publicadas, analisando e discutindo as contribuições cientificas para o campo da Educação Emocional. Considera-se que a consulta a base de dados dos Programas de Pós-Graduação em Educação permitirá a identificação das fontes documentais documentos textuais), a análise das fontes e o levantamento de informações (reconhecimento das ideias que dão conteúdo semântico ao documento). Além disso, o Projeto se propõe a avaliar a aplicação da Vivência Emocional Libertadora como enquanto instrumento de Educação Emocional. Para tanto, será adotado como procedimento a observação sistemática de um grupo que está fazendo a VEL. Este tipo de pesquisa visa também observar e descrever os comportamentos de indivíduos, mas o faz de maneira sistemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Ricardo Ferreira Guedes - Integrante.
2013 - 2014
Educação e Emocionalidades
Descrição: O Projeto tem como objetivo conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre o tema da educação e emocionalidade. Para tanto, pretende: . Ampliar o grau de conhecimento no campo da educação e emocionalidade; .Identificar o conhecimento disponível e utilizá-lo como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação de hipóteses sobre a prática do professor; . Descrever ou organizar o estado da arte, daquele momento, pertinente ao tema. A pesquisa é de natureza bibliográfica, que é a busca de uma problematizacão a partir de referencias publicadas, analisando e discutindo as contribuições culturais e cientificas. A consulta de fontes consiste na identificação das fontes documentais (documentos textuais), na análise das fontes e no levantamento de informações (reconhecimento das idéias que dão conteúdo semântico ao documento)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Cinthia Jacqueline Rodrigues Bezerra Galiza - Integrante / francisca alexandre de lima - Integrante / Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2013 - 2014
Perfil Emocional dos Integrantes do Projeto de Extensão ?Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família?
Descrição: Identificar o perfil oemocional dos integrantes do Projeto de Extensão Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família.A pesquisa será de caráter exploratório, que permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda é pouco conhecido, pouco explorado. Será necessário um processo de sondagem, com vistas a aprimorar ideias, descobrir intuições e, posteriormente, construir hipóteses. Por ser uma pesquisa bastante específica, ela assume a forma de um estudo de caso, em consonância com a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionário com pessoas envolvidas no Projeto de Extensão. A natureza da pesquisa é qualitativa e quantitativa..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / francisca alexandre de lima - Integrante / Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira - Integrante.
2011 - 2013
A Curva Pedagógica em Processo
Descrição: Esta pesquisa visa investigar os limites e as possibilidades da implantação da didática denominada Curva Pedagógica, no campo da Educação de Jovens e Adultos, especificamente em cursos técnicos na área de saúde, oferecidos pelo Centro de Formação de Recursos Humanos, da Secretaria Estadual da Saúde - PB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Cinthia Jacqueline Rodrigues Bezerra Galiza - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2007 - 2009
Educação Biocêntrica na Rede Municipal de Ensino na Cidade de João Pessoa-PB
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Pesquisa em Educação Popular e Autopoiése
Descrição: O Projeto tem como objetivo compreender as práticas discursivas e os processos de identificação do campo da Educação Popular, a partir da análise de dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação na Região Nordeste..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Renata Gomes de Melo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
FORMAÇÃO CONTINUADA E EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Descrição: O objetivo do projeto é o de capacitar 150 profissionais do magistério que integram a rede pública de ensino da cidade de Queimadas-PB no campo da Educação Emocional. O projeto prevê uma efetiva contribuição para o sistema de ensino na implementação da política de formação de educadores enquanto Ser integral, pautada em uma concepção de conhecimento que integre razão/emoção na tematização de saberes e práticas pedagógicas. O Projeto prevê uma efetiva contribuição para a construção de uma política educacional que inclua a Educação Emocional como componente fundamental no currículo da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
A EDUCAÇÃO EMOCIONAL COMO FATOR DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA
Descrição: O projeto de extensão A Educação Emocional como fator de prevenção à violência na escola pública objetiva materializar a potencialidade da Educação Emocional como fator protetivo à violência no âmbito escolar, considerando a elaboração e consolidação de um diagnóstico sobre o tema, assim como a implementação de vivências de Educação Emocional para crianças e adolescentes. A violência tem se mostrado como um fenômeno mundial cada vez mais crescente no meio social. Esta situação alarmante pode ser traduzida nos seguintes números: taxa de 13 homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes, o que leva o Brasil a ocupar a 4ª posição entre 92 países do mundo analisados. De maneira visível ou não, suas causas são múltiplas e de difíceis definições, trazendo grandes consequências para quem as vivencia. Invadindo os muros da escola, a violência vem manifestando-se através de regras cada vez mais dominantes, responsáveis por gerar comportamentos destrutivos.Neste sentido, acenamos para a Educação Emocional como fator preventivo, que visa potencializar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, em seus aspectos cognitivo e emocional, considerando estes elementos como essenciais para o desenvolvimento da pessoa.Estudos recentes indicam que as práticas pedagógicasexistentes nas escolas não vêm favorecendo a expressão livre e espontânea dos alunos na sala de aula. Sendo assim, conhecer sobre as próprias emoções e aprender a vivencia-las de forma mais agradável e consciente é imprescindível para ir de encontro aos elevados índices de fracasso escolar. Neste sentido, as competências emocionais devem ser desenvolvidas com todo o alunado e não apenas com grupos que estejam inseridos em situações de risco, pois a consciência emocional pode ser um fator de proteção à violência.A opção metodológica foi a de empreender um estudo na escola municipal David Trindade, localizada no bairro de Mangabeira, cidade de João Pessoa-PB, a fim de identificar as possibilidades e limitações presentes nas ações da Educação Emocional,considerando-as como fatores de proteção que ajudem a capacitar as crianças e adolescentes que foram vítimas de violência dentro da escola a lidar melhor com os desafios que possam surgir em seu cotidiano. O trabalho envolveu alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. Para a realização do diagnóstico, os dados foramcoletados através da aplicação de um questionário,considerando a perspectiva dos participantes. A análise dos dados está sendofeita através da avaliação quantitativa e qualitativa dos resultados que foram obtidos na aplicação do questionário.A partir dos resultados obtidos serão organizadas vivências de Educação Emocional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Educação Emocional para Docentes
Descrição: - Formar profissionais de educação em Educação Emocional, considerando as emoções básicas alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa. Objetivos Específicos: - Proporcionar vivências de Educação Emocional para profissionais de educação; -Socializar práticas de intervenção sobre Educação Emocional.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Cinthia Jacqueline Rodrigues Bezerra Galiza - Integrante / francisca alexandre de lima - Integrante / Andressa Raquel de Oliveira Souza - Integrante / Anielly Laís Lima Melo - Integrante / Ricardo Targino Pereira - Integrante / Rachel Cavalcanti Fonseca Pereira - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Escola que Protege
Descrição: O projeto Escola que Protege é voltado para a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além do enfrentamento e prevenção das violências no contexto escolar. Tem como principal estratégia da ação a formação continuada de profissionais da educação da rede pública de educação básica, além da produção de materiais didáticos e paradidáticos nos temas do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Elisa Pereira Gonsalves - Coordenador / Carício, Márcia Rique - Integrante / Cinthia Jacqueline Rodrigues Bezerra Galiza - Integrante / francisca alexandre de lima - Integrante / Ricardo Ferreira Guedes - Integrante.
2013 - Atual
PROGRAMA DE MELHORIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Descrição: O PROMEB é um programa de estágio da Universidade Federal da Paraíba, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Educação Básica e Superior, por meio de convênios firmados entre a UFPB, a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e Secretarias de Educação Municipais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: Revista Educação e Cidadania


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:8
Total de citações:8
Elisa Pereira Gonsalves Da Ciência e de Outros Saberes: trilhas da investigação científica na pós-modernidade  Data: 26/06/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
GONSALVES, E. P.2015GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . Educação, Vivência Emocional e Processo Libertador. Impulso, v. 25, p. 87-100, 2015.

2.
GONSALVES, E. P.2007GONSALVES, E. P.. Políticas e Poéticas da Educação Biocêntrica. Revista Poéticas da Vida - Revista Latino-americana de Educação Biocêntrica, v. 1, p. 23-26, 2007.

3.
GONSALVES, E. P.2007GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica, Educação Selvagem. Revista Poéticas da Vida - Revista Latino-americana de Educação Biocêntrica, v. 1, p. 45-48, 2007.

4.
GONSALVES, E. P.2001GONSALVES, E. P.. Pesquisar, Participar: sensibilidades pós-modernas. Contexto & Educação, Ijuí, v. 1, p. 93-106, 2001.

5.
GONSALVES, E. P.2001GONSALVES, E. P.; MARQUES, W. ; HUET, A. B. S. . Formação de Educadores e Movimento Auto-Organizativo: aspectos metodológicos. Revista de Educação (Itatiba), Pirassununga, v. 1, p. 143-156, 2001.

6.
GONSALVES, E. P.1997GONSALVES, E. P.. Agir Comunicativo e Educação: anotações para estudo. Comunicações (Piracicaba), Piracicaba, v. 1, p. 203-210, 1997.

7.
GONSALVES, E. P.1996GONSALVES, E. P.. Educação e o Processo de Mundialização da Cultura. revista Comunicações, Piracicaba, v. 3, p. 75-77, 1996.

8.
GONSALVES, E. P.1996GONSALVES, E. P.. Educação de Adultos e o Processo de Mundialização da Cultura. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 5, n.7, p. 372-382, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONSALVES, E. P.. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 6. ed. Campinas: Editora Alínea, 2018. 148p .

2.
POSSEBON, E.P.G.. Educação Emocional: aplicações. 1. ed. João Pessoa: Libellus Editorial, 2018. v. 5. 140p .

3.
GONSALVES, E. P.. O Universo das Emoções: uma introdução. 1. ed. João Pessoa: Libellus Editorial, 2017. v. 1. 83p .

4.
GONSALVES, E. P.. As Emoções Básicas: medo, tristeza e raiva. 1. ed. João Pessoa: Editora Libellus, 2017. v. 1. 90p .

5.
GONSALVES, E. P.. As Emoções Autoconscientes: culpa, vergonha, orgulho e hybris. 1. ed. , 2017.

6.
POSSEBON, E.P.G.; POSSEBON, F. (Org.) . Ensaios sobre Espiritiualidade, Emoções e Saúde. 1. ed. João Pessoa: Libellus Editorial, 2017. 128p .

7.
GONSALVES, E. P.; GUEDES, R. F. (Org.) ; PAIVA, H. F. (Org.) ; SOARES, L. J. (Org.) ; LIMA, M. A. S. (Org.) . Educação Biocêntrica: pesquisas com afeto. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2016. v. 1.

8.
GONSALVES, E. P.. Educação e Emoções. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 2015.

9.
GONSALVES, E. P.. Educação e a Curva Pedagógica. 1. ed. Campinas: Alínea, 2014. v. 1. 122p .

10.
GONSALVES, E. P.; NOBREGA, A. M. . Fazendo uma monografia em educação. 2. ed. Campinas: Editora Átomo e Alínea, 2014. 84p .

11.
GONSALVES, E. P.; FORMIGA, L. A. (Org.) . Interfaces da Gestão Escolar. 2. ed. Campinas: Alínea, 2013. v. 1. 120p .

12.
GONSALVES, E. P.. A Curva Pedagógica. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012. 132p .

13.
GONSALVES, E. P.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de (Org.) . Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes. 2. ed. Campinas: Editora Alínea, 2011. v. 1. 118p .

14.
GONSALVES, E. P.. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica - atualizado e ampliado. 5. ed. Campinas: Editora Alínea, 2011. 101p .

15.
GONSALVES, E. P.. Viver Feliz com Câncer. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2010. v. 1. 68p .

16.
GONSALVES, E. P.. Rolando Toro- história e método do poeta que baila a ciência. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2010. v. 1. 86p .

17.
GONSALVES, E. P.. Sinal Verde para a Vida. 1. ed. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010. v. 1. 130p .

18.
GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica - 1a. Edição. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2009. v. 1. 102p .

19.
GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica - 2a. edição. 2. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2009. v. 1. 122p .

20.
GONSALVES, E. P.. O que é Educação Biocêntrica?. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. v. 1. 10p .

21.
GONSALVES, E. P.. Eu sou uma Estrela. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2008. v. 1. 10p .

22.
GONSALVES, E. P.. Iniciação à Pesquisa Científica - 5a. Edição. 5. ed. Campinas: Editora Alínea, 2007. v. 1. 93p .

23.
GONSALVES, E. P.. Trajetórias Entrelaçadas. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007. v. 1. 150p .

24.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. (Org.) . Na Rede da Escola. 2. ed. Campinas: Alínea, 2006. v. 1. 105p .

25.
GONSALVES, E. P.; LIMA, S. . Educação Biocêntrica, Educação Selvagem. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2006. v. 1. 42p .

26.
GONSALVES, E. P.; NOBREGA, A. M. . Fazendo uma Monografia em Educação. 1. ed. Campinas: Alínea, 2005. v. 1. 74p .

27.
GONSALVES, E. P.. Da Ciência e de Outros Saberes. 1. ed. Campinas: Alínea, 2004. v. 1.

28.
GONSALVES, E. P.. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 3. ed. Campinas: Editora Alínea, 2003. v. 1. 80p .

29.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. (Org.) . Na Rede da Escola. 1. ed. Campinas: Alínea, 2002. v. 1. 98p .

30.
GONSALVES, E. P.. Educação e Grupos Populares: temas (re)correntes. 1. ed. Campinas: Alínea, 2002. v. 1. 129p .

31.
GONSALVES, E. P.. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 1a.. ed. Campinas: Editora Alínea, 2001. v. 1. 79p .

32.
GONSALVES, E. P.. Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica. 2. ed. Campinas: Editora Alínea, 2001. v. 1. 80p .

33.
GONSALVES, E. P.. Interfaces da Gestão Escolar. 1. ed. Campinas: Editora Alínea, 1999. v. 1. 111p .

34.
GONSALVES, E. P.. Educação e Trabalhador. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 1996. v. 1. 97p .

35.
GONSALVES, E. P.; SALES, L. ; SALGUEIRO, M. . O Desafio da Qualidade em Educação. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 1996. v. 1. 30p .

Capítulos de livros publicados
1.
POSSEBON, E.P.G.. A Produção Social da Emoção: a culpa e a vergonha em perspectiva. Estudos Feministas: Mulheres e Educação Popular. 1ed.São Paulo: LiberArs, 2018, v. 2, p. 327-340.

2.
GONSALVES, E. P.. Pedagogia Sistêmica e Cultura de Paz. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2017, v. IV, p. 127-141.

3.
POSSEBON, E.P.G.; POSSEBON, F. . Biodanza: encontros de espiritualidade e saúde. In: Fabrício Possebon; Elisa Gonsalves Possebon. (Org.). Ensaios sobre Espiritualidade, Emoções e Saúde. 1ed.João Pessoa: Libellus Editorial, 2017, v. , p. 109-125.

4.
GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica: o legado de Rolando Toro. In: Elisa Pereira Gonsalves. (Org.). Educação Biocêntrica: pesquisas com afeto. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 9-27.

5.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. . Por uma Educação Emocional. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 9-16.

6.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . Raiva: Perdi as Estribeiras. E Agora?. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 17-26.

7.
GONSALVES, E. P.; MELO, A. L. L. . Tristeza: A Emoção da Perda. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 35-40.

8.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . Sem Ter Medo da Própria Sombra. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 49-56.

9.
GONSALVES, E. P.; MELO, A. L. L. . Ansiedade: Um Estado Constante de Preocupação. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 57-64.

10.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. . Aversão: Rejeição à Diversidade. O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 85-90.

11.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; PEREIRA, R. T. . Amor: A Arte de Viver o Cotidiano. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 91-100.

12.
GONSALVES, E. P.; FIGUEIREDO, J. P. A. ; PEREIRA, R. T. . Empatia: A Arte de se Colocar no Lugar do Outro. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 101-106.

13.
GONSALVES, E. P.; PIA, J. S. . Felicidade: o bem-estar subjetivo. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 133-138.

14.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; SOUZA, A. R. O. . Gratidão é Moeda de Troca?. In: Elisa Pereira Gonsalves; Francisca Alexandre de Lima. (Org.). O Livro das Emoções. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 113-122.

15.
GONSALVES, E. P.; BAZANTE, T. M. G. D. . VOZES E EXPRESSÕES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: narrativas reveladoras de sentimentos e ações afirmativas no mundo. In: LIMA, Iranete; Franco, M. J. N.; CUNHA, K. C. (Org.). Reflexões e ações sobre educação, estado e diversidade. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 4, p. 151-194.

16.
GONÇALVES, E.P.; SALGUEIRO, M. ; SALES, L. . Desafios da Qualidade em Educação. In: Gonsalves, E.P.; Rivero, C.M.L; Belotto, A.A.M. (Org.). Interfaces da Gestão Escolar. 2ed.Campinas: Editora Alínea, 2013, v. 1, p. 37-50.

17.
GONSALVES, E. P.. Por uma Educação de Jovens e Adultos Biocêntrica. A Aprendizagem ao Longo da Vida e a Educação de Jovens e Adultos. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2010, v. , p. 113-128.

18.
LIMA, S. ; GONSALVES, E. P. . Educação Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Rolando Toro. In: Ricardo Lucena; Swamy Soares; Erenildo João Carlos. (Org.). Temas Contemporâneos em Educação. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2009, v. 1, p. 69-83.

19.
GONSALVES, E. P.. Pesquisa, Participar: sensibilidades pós-modernas. In: Danilo Streck; Carlos Rodrigues Brandão. (Org.). Pesquisa Participante: o saber da partilha. 2ed.São Paulo: Idéias e Letras, 2008, v. 1, p. 245-258.

20.
GONSALVES, E. P.. Entrevista com Elisa Gonsalves. In: Gonsalves, Elisa P; Lima, Sinfronio; Forastieri, Roberta. (Org.). Trajetórias Entrelaçadas. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2007, v. 1, p. 71-81.

21.
GONSALVES, E. P.. Pesquisar, Participar: sensibilidades pós-modernas. In: Danilo Streck; Carlos Rodrigues Brandão. (Org.). Pesquisa Participante - o saber da partilha. 1ed.São Paulo: Idéias e Letras, 2006, v. 1, p. 245-258.

22.
GONSALVES, E. P.. A aprendizagem do Diretor de Escola. In: Elisa Pereira Gonsalves; Ana Clara Bortoleto Nery. (Org.). Na Rede da Escola. 2ed.Campinas: alínea, 2006, v. 1, p. 46-54.

23.
GONSALVES, E. P.. Desfazendo Nós: Educação e Autopoiése. In: Elisa Pereira Gonsalves. (Org.). Educação e Grupos Populares: temas (re)correntes. 1ed.Campinas: Alínea, 2002, v. 1, p. 65-78.

24.
GONSALVES, E. P.. O Exercício de Guardar o Trabalho Docente. In: Elisa Pereira Gonsalves; Ana Clara Bortoleto Nery. (Org.). Na Rede da Escola. 1ed.Campinas: Alínea, 2002, v. 1, p. 9-14.

25.
GONSALVES, E. P.. A Aprendizagem do Diretor na Escola. In: Elisa Pereira Gonsalves; Ana Clara Bortoleto Nery. (Org.). Na Rede da Escola. 1ed.Campinas: Alínea, 2002, v. 1, p. 37-45.

26.
GONSALVES, E. P.. Sobre as Competências do Diretor de Escola. In: Elisa Pereira Gonsalves; Ana Clara Bortoleto Nery. (Org.). Na Rede da Escola. 1ed.Campinas: Alínea, 2002, v. 1, p. 45-52.

27.
GONSALVES, E. P.; FORMIGA, L. A. . Globalização e Mundo do Trabalho: a emergência de novas bases para a educação escolar?. In: Rinalva Cassiano Silva; Fátima Cunha F.Pinto; Marina G. Feldmann. (Org.). Administração Escolar e Política da Educação. 1ed.Piracicaba: Editora UNIMEP, 2001, v. 1, p. 47-64.

28.
GONSALVES, E. P.. O Sentido Emancipatório da Educação Popular. In: Flávio Henrique Albert Brayner: João Francisco de Souza. (Org.). A Dúvida e a Promessa: educação popular em tempos difíceis. 1ed.Recife: Editora Bagaço/NUPEP/UFPE, 1999, v. 1, p. 165-187.

29.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: Marisa Vorraber Costa. (Org.). Educação Popular Hoje. 1ed.São Paulo: Editora Loyola, 1998, v. 1, p. 213-230.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. . Educação, Vivência Emocional e Processo Libertador. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2014, Natal. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2014.

2.
GONSALVES, E. P.; MELO, A. L. L. ; FIGUEIREDO, J. P. A. . A Educação Emocional como Fator de Prevenção à Violência. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, 2014, Salvador. Políticas de Gestão da Educação no Nordeste: desafios e perspectivas, 2014.

3.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. ; PIA, J. S. . Currículo e Educação Emocional. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, 2014, Salvador. Políticas de Gestão da Educação no Nordeste: desafios e perspectivas, 2014.

4.
GONSALVES, E. P.. Biocentric Education: a look through configuration sociology. In: XI Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2008, Buenos Aires. Anais do XI Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2008.

5.
GONSALVES, E. P.; LIMA, S. . Processo Civilizador, Emoções e Educação Biocêntrica. In: X Simpósio Internacional Processo Civilizador, 2007, Campinas. Anais do 1982-9744. Campinas: UNICAMP, 2007.

6.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular no Brasil e na América Latina: relendo conceitos. In: 28a. Reunião anual da ANPEd, 2005, Caxambu. ANPEd, 2005.

7.
GONSALVES, E. P.. Configurações Socias: espaços de ambivalência. In: VII Simpósio Internacional Processo Civilizador: história, civilização e educação, 2003, Piracicaba. 7 Simpósio Internacional Processo Civilizador História Civilização e Educação, 2003.

8.
GONSALVES, E. P.. Grupo de Trabalho Educação Popular - ANPEd. In: ANPEd, 2003, Poços de Caldas. Relatório da 26a. Reunião Anaual da ANPEd, 2003.

9.
GONSALVES, E. P.. Pesquisar em Educação, Cuidar do Popular. In: Simpósio Comemorativo dos 30 anos do PPGE/UNIMEP, 2002, Piracicaba. Anais do Simpósio Comemorativo dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIMEP. Piracicaba: UNIMEP, 2002. v. 1. p. 53-53.

10.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. . Gestão Escolar e Autopoiése: criando espaços intersticiais para pensar a escola enquanto organização. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002, Águas de Lindóia. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2002. v. 1.

11.
GONSALVES, E. P.. A Difícil Arte de Olhar para Si e para o Outro: desafios contemporâneos da pesquisa em educação. In: 24a. Reunião Anual da ANPEd, 2001, Caxambu. 24a. Reunião Anual da ANPEd, 2001.

12.
GONSALVES, E. P.. Desfazendo Nós: educação e autopoiése. In: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. 23a. Reunião anual da ANPEd, 2000. v. 1.

13.
GONSALVES, E. P.. Envolver-se e distanciar-se: a investigação no campo da educação popular. In: III Simpósio Internacional Processo Civilizador: Educação, História e Lazer, 1998, Piracicaba. Anais do III Simpósio Internacional Processo Civilizador: educação, história e lazer, 1998. v. 1.

14.
GONSALVES, E. P.. Gestão e Qualidade Educacional. In: Seminário O Desafio da Qualidade Total na Educação, 1995, Campina Grande. Anais do Seminário O Desafio da Qualidade Total na Educação. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 1995. v. 1. p. 37-39.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELO, A. L. L. ; SOUZA, A. R. O. ; GONSALVES, E. P. . A Educação Emocional como Fator de Prevenção à Violência na Escola Pública. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. Anais II CINTEDI. Campina Grande: Editora Realize, 2016. v. 1.

2.
SOUZA, A. R. O. ; MELO, A. L. L. ; GONSALVES, E. P. . Violência doméstica e Resiliência: um estudo sobre as percepções de mulheres que sofrem violência no município de João Pessoa - PB. In: II Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016. Anais II CINTEDI. Campina Grande: Editora Realize, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. . Educação, Vivência Emocional e Processo Libertador. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2014, Natal. XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte-Nordeste, 2014. p. 202-202.

2.
GONSALVES, E. P.; MELO, A. L. L. ; FIGUEIREDO, J. P. A. . A Educação Emocional como Fator de Prevenção à Violência. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, 2014, Salvador. Políticas de Gestão da Educação no Nordeste: desafios e perspectivas, 2014. p. 54-55.

3.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. ; PIA, J. S. . Currículo e Educação Emocional. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação no Nordeste, 2014, Salvador. Políticas de Gestão da Educação no Nordeste: desafios e perspectivas, 2014. p. 75-75.

4.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. . Movimentos Instituintes na Escola e as Competências Regimentais do Diretor. In: IV Simpósio do Laobratório de Gestão Educacional, 2002, Campinas. Anais do IV Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2002. v. 1. p. 1-74.

5.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. . Gestão Escolar e Autopoiése. In: IV Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2002, Campinas. Anais do IV Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2002. v. 1. p. 1-74.

6.
GONSALVES, E. P.. A Difícil Arte de Olhar para Si e para o Outro. In: Simpósio Comemorativo 30 anos de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, 2002, Piracicaba. Trinta Anos de Pós-Graduação em Educação. Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002. v. 1.

7.
GONSALVES, E. P.. A difícil arte de olhar para si e para o outro: desafios contemporâneos da pesquisa em educação. In: 24a. Reunião Anual da ANPEd, 2001, Caxambu. Anais da 24a. Reunião da ANPEd, 2001. v. 1.

8.
GONSALVES, E. P.. A organização do projeto pedagógico na escola. In: III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001, São Carlos. Anais do III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001. v. 1.

9.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. . A prevenção do estresse na promoção da saúde do educador. In: III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001, São Carlos. Anais do III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001. v. 1.

10.
GONSALVES, E. P.; NERY, A. C. B. . Gestão escolar e o trabalho do diretor reflexivo. In: III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001, São Carlos. Anais do III Encontro de Extensão da UFSCar, 2001.

11.
GONSALVES, E. P.; MARQUES, W. ; HUET, A. B. S. . Formação de Educadores e Movimentos Auto-Organizativos. In: IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão - SEMPE, 2001, São Carlos. Anais do IV Seminário de Metodologia de Projetos de Extensão, 2001.

12.
GONSALVES, E. P.. Desfazendo Nós: educação e autopoiése. In: 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000, Caxambu. Anais da 23a. Reunião Anual da ANPEd, 2000. v. 1.

13.
GONSALVES, E. P.. Projetos de Trabalho e (Auto)Organização na Escola. In: 10o. Encontro Nacioal de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2000, Rio de Janeiro. Anais do 10o. ENDIPE, 2000. v. 1.

14.
GONSALVES, E. P.. Pesquisar, participar: sensibilidades pós-modernas. In: 22a. Reunião Anual da ANPEd, 1999, Caxambu. Anais da 22a. Reunião Anual da ANPEd, 1999.

15.
GONSALVES, E. P.. O sentido emancipatório da educação popular: uma leitura a partir da sociologia das configurações. In: 21a. Reunião Anual da ANPEd, 1998, Caxambu. Anais da 21a. Reunião Anual da ANPEd, 1998. v. 1.

16.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular: a formação pela reflexão. In: I Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 1998, Santos. Anais do I Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 1998. v. 1.

17.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular no Brasil: uma história do presente?. In: IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 1998, Santiago. IV Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana - Resumenes, 1998. v. 1. p. 182-182.

18.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular: entre a modernidade e a pós-modernidade. In: 20a. Reunião Anual da ANPEd, 1997, Caxambu. Anais da 20a. Reunião Anual da ANPEd, 1997. v. 1.

19.
GONSALVES, E. P.. Novos cenários para a gestão de práticas educativas a partir da complexidade. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 1997, Porto Alegre. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 1997. v. 1.

20.
GONSALVES, E. P.. Gestão da educação nas práticas pedagógicas populares. In: III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação, 1997, Campinas. Anais do III Congresso Latino-Americano deAdministração da Educação, 1997. v. 1.

21.
GONSALVES, E. P.. Escola e Trabalhador. In: 19a. Reunião Anual da ANPEd, 1996, Caxambu. 19a. Reunião Anual da ANPEd, 1996. v. 1.

22.
GONSALVES, E. P.; FORMIGA, L. A. . Globalização e mundo do trabalho: a emergência de novas bases para a educação escolar?. In: I Seminário da ANPAE/Sudeste-SP, 1996, Piracicaba. Anais do I Seminário da ANPAE/Sudeste-SP, 1996. v. 1.

23.
GONSALVES, E. P.; SALES, L. ; SALGUEIRO, M. . O desafio da qualidade em educação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Administração da Educação, 1995, Brasília. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Administração da Educação, 1995.

24.
GONSALVES, E. P.. A educação de adultos e o processo de mundialização da cultura. In: Seminário Educação 95: globalização e políticas públicas, 1995, Cuiabá. Anais do Seminário Educação 95, 1995.

25.
GONSALVES, E. P.; SALES, L. ; SALGUEIRO, M. . O Desafio da Qualidade em Edcuação. In: XVII Simpósio Brasileiro de Administração da Educação, 1995, Brasília. Anais do Simpósio Brasileiro de Administração da Educação: Gestão e Qualidade. Brasília: ANPAE, 1995. v. 1. p. 114-115.

26.
GONSALVES, E. P.. Escola e trabalhador: revisitando o tema da ascensão social pela educação escolar. In: IV Seminário Internacional: Universidade e Educação Popular, 1994, João Pessoa. Anais do IV Seminário Internacional: universidade e educação popular, 1994. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
POSSEBON, E.P.G.. Raiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário. EDUCACAO UNISINOS (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GONSALVES, E. P.. Psicologia Escolar, Psicopedagogia e Afetividade na Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GONSALVES, E. P.. Educação Popular e Produção do Conhecimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GONSALVES, E. P.. Vida: centralidade ética e educativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
GONSALVES, E. P.. Educación Biocéntrica. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GONSALVES, E. P.. Biocentri Educaton: a look through configuration sociology. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica: cuidar da educação, cuidar da vida. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GONSALVES, E. P.. Educação Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Norbert Elias. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
POSSEBON, E.P.G.. Prefácio da Coleção. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
POSSEBON, E.P.G.. Prefácio da Coleção. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
POSSEBON, F. ; POSSEBON, E.P.G. . Prefácio da Coleção. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
POSSEBON, E.P.G.. Prefácio da Coleção. João Pessoa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
GONSALVES, E. P.. Curriculo e Educação Popular 2005 (Artigo apresentado em palestra).

6.
GONSALVES, E. P.. Gestão da Educação: perspectivas populares 2003 (Artigo apresentado em palestra).

7.
GONSALVES, E. P.. Saberes e experiências das pessoas comuns e pesquisa em educação 2003 (Artigo apresentado em palestra).

8.
GONSALVES, E. P.. Trabalho Acadêmico: concepções, desafios e formas de organização 2002 (Artigo apresentado em palestra).

9.
GONSALVES, E. P.. Educação e Autopoiése 2002 (Artigo apresentado em palestra).

10.
GONSALVES, E. P.. Educação, Diferença e Exclusão Social 2002 (Artigo apresentado em palestra).

11.
GONSALVES, E. P.. Pesquisa Educacional e Investimento Pedagógico 2001 (Artigo apresentado em palestra).

12.
GONSALVES, E. P.. Ética e Cidadania na Escola 2001 (Artigo apresentado em palestra).

13.
GONSALVES, E. P.. Educação de Jovens e Adultos: currículo e formação do educador 2001 (Artigo apresentado em palestra).

14.
GONSALVES, E. P.. Qualidade em Educação para o século XXI 2000 (Artigo apresentado em palestra).

15.
GONSALVES, E. P.. A Pesquisa em Educação 2000 (Artigo apresentado em palestra).

16.
GONSALVES, E. P.. Escola Pública de 1o. Grau. João Pessoa: Editora UFPB, 1991 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GONSALVES POSSEBON, E.P.. Membro do Conselho Editorial da Editora Alínea. 2018.

2.
GONSALVES POSSEBON, E.P.. Membro do Conselho Editorial da Editora Libellus. 2018.

3.
GONSALVES, E. P.. Assessora Pedagógica. 2012.

4.
GONSALVES, E. P.. Consultora Pedagógica. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
GONSALVES, E. P.. Membro da comissão organizadora da 27a. Reunião Anual da ANPEd. 2004.

2.
GONSALVES, E. P.. Coordenação da Sessão Especial Pesquisa em Educação Face á Diversidade Epistemológica. 2003.

3.
GONSALVES, E. P.. Membro da comissão organizadora da 26. Reunião Anual da ANPEd. 2003.

4.
GONSALVES, E. P.. Coordenação de Grupo de Trabalho Educação Popular-ANPEd. 2002.

5.
GONSALVES, E. P.. Coordenação de Sessão Especial "Qualidade de vida no trabalho: mal-estar docente?". 2002.

6.
GONSALVES, E. P.. Parecerista ad hoc em processo up grade - promoção de mestrado para doutorado. 2002.

7.
GONSALVES, E. P.. Consultora ad hoc da Revista Universidade Rural/UFRRJ. 2001.

8.
GONSALVES, E. P.. Parecerista ad hoc do Grupo de Trabalho Educação Popular da ANPEd. 2001.

9.
GONSALVES, E. P.. Membro de Comissão Científica do VII Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Seção São Paulo. 2000.

10.
GONSALVES, E. P.. Membro de Comissão Científica do V Simpósio Internacional Processo Civilizador. 2000.


Demais tipos de produção técnica
1.
GONSALVES, E. P.. Fontes Históricas do Currículo. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
GONSALVES, E. P.. Currículo Formal, Real e Oculto. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
GONSALVES, E. P.. Currículo e Projeto Pedagógico. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
GONSALVES, E. P.. Por um Currículo Emocional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; Carício, Márcia Rique ; GALIZA, C. J. R. B. . Emoção: conceito e caracterização. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

6.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; Carício, Márcia Rique ; GALIZA, C. J. R. B. . O Estímulo Emocional Competente. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

7.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; Carício, Márcia Rique ; GALIZA, C. J. R. B. . As Emoções Básicas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . O Medo: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

9.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . Gratidão: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

10.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . A Raiva: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

11.
GONSALVES, E. P.; PEREIRA, R. C. F. ; MELO, A. L. L. . A Tristeza: definição, expressões corporais e vivências corporais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

12.
GONSALVES, E. P.; LIMA, F. A. ; Carício, Márcia Rique ; GALIZA, C. J. R. B. . O Ciclo das Emoções. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

13.
GONSALVES, E. P.; Carício, Márcia Rique ; GALIZA, C. J. R. B. . O Cotidiano da Curva Pedagógica. 2013. (Relatório de pesquisa).

14.
GONSALVES, E. P.; LIMA, S. . Poéticas da Vida - Revista Latino-americana de Educação Biocêntrica. 2007. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
POSSEBON, E.P.G.; POSSEBON, F.; SILVA, S. B.. Participação em banca de Andressa Raquel de Oliveira Souza. Quando a vida ensina a ser resiliente: um estudo sobre mulheres vítimas de violência no município de João Pessoa-PB. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
POSSEBON, E.P.G.; CRUZ, P.; POSSEBON, F.. Participação em banca de Anniely Lais Lima Melo. Tenho Raiva da Escola: o olhar dos adolescentes sobre as relações escolares. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
POSSEBON, F.; GNERRE, M. L.; POSSEBON, E.P.G.. Participação em banca de Amanda Vanessa Farias Aureliano. Corporeidade e Espiritualidade: estudo de caso sobre vivência do sagrado feminino através da consciência corporal. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
POSSEBON, F.; GNERRE, M. L.; POSSEBON, E.P.G.. Participação em banca de Renata Shirley da Silva Ferreira. Reiki: uma abordagem do ponto de vista das emoções. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
GONSALVES, E. P.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; DIAS, A. F.. Participação em banca de Ana Cristina Batista de Souza Rosa. Ressignificações das aprendizagens de gênero de educadores no curso de especialização em gênero e diversidade na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
GONSALVES, E. P.; PINHO NETO, J. A. S.; DUARTE, E. N.. Participação em banca de Narjara Bárbara Xavier Silva. Análise do processo de gestão do conhecimento na empresa Cerâmica Salema. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
GONSALVES, E. P.; BATISTA, M. S. X.; TAVARES, M. T. G.. Participação em banca de Daniela Gomes de Brito Carneiro. A agenda temática da educação popular para o século XXI: uma leitura crítica das produções de educação da UNESCO (2010-2015). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

8.
GONSALVES, E. P.; AVEIRO, J. F. H.; ARAGAO, W. H.; VIEIRA, M. G.. Participação em banca de Ericson Robson de Sousa Bernardo. O uso da educação à distância na capacitação continuada de servidores técnico-administrativos numa instituição federal de ensino profissional e tecnológico. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão em Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraíba.

9.
GONSALVES, E. P.; ARAGAO, W. H.; RODRIGUES, J. M. C.; SOARES, M. L.. Participação em banca de Vanessa Alessandra Cavalcanti Peixoto. Afetividade em paula: a contribuição das emoções para a formação e prática das professoras de educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
GONSALVES, E. P.; PINHO NETO, J. A. S.; DUARTE, E. N.. Participação em banca de Maria Lívia Pacheco de Oliveira. A inclusão digital nos telecentros de informação e educação de João Pessoa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

11.
GONSALVES, E. P.; SILVA, M. B.; Glória das Neves Dutra Escarião. Participação em banca de Francisca Roseane Franco Fibeiro de Sousa. Formação Continuada de Professores de Ensino Religioso: concepção do professor. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

12.
GONSALVES, E. P.; FREIRE, G. H. A.; DUARTE, E. N.. Participação em banca de Lucas Almeida Serafim. Competências em Informação na Educação Superior: um estudo com os professores do curso de Agronomia do campus da UFC no Cariri. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

13.
GONSALVES, E. P.; Freire, Isa. Participação em banca de Katherine Lages Contasti Bandeira. Produção Científica sobre o Tema Violência nos Programas de Pós-Graduação em Direito no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

14.
GONSALVES, E. P.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de. Participação em banca de Olisangele Cristine Duarte Bonifácio. Inovação Didática na Sala de Aula Regular. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

15.
GONSALVES, E. P.; Prestes, Emília Maria Trindade; Machado, Charliton José dos Santos. Participação em banca de Helen Halinne Rodrigues de Lucena. História de Mulheres Encarceradas: construções de biografias de aprendizagens. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

16.
GONSALVES, E. P.; GARCIA, A. M. C.; Swarnakar, Sudha. Participação em banca de Silvia Regina Alves Germano. Formação dos Professores da EJA no Município de Campina Grande. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade) - Universidade Estadual da Paraíba.

17.
GONSALVES, E. P.; SGUISSARDI, V.; NERY, A. C. B.. Participação em banca de Carolina Amalia Witzke Darolt. As imagens multifacetadas da palavra: a literatura na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

18.
GONSALVES, E. P.; SGUISSARDI, V.. Participação em banca de Ronaldo dos Santos Travassos. A organização do trabalho na escola e a formação do trabalhador em saúde. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

19.
GONSALVES, E. P.; MARQUES, W.; FLEURI, R. M.. Participação em banca de Osvaldo Tadeu Lopes. Casa das Mangueiras: espaço de aprendência no cotidiano de adolescentes com vivência de rua. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

20.
GONSALVES, E. P.; BORDAS, M.; COLLARES, D.; DORNELES, M. A.. Participação em banca de João Vicente Silva Souza. O Projeto Amora: assombros, resistências e potencialidades de uma alternativa interdisciplinar. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
GONSALVES, E. P.; DORNELES, M. A.; FERNANDES, C.; CECCIN, R. B.. Participação em banca de Ana Clara Bonini Rocha. De Fisioterapeuta a Professor: fisioterapeutas docentes e o ensino da ação fisioterapêutica. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
GONSALVES, E. P.; GEBARA, A.. Participação em banca de Alexandre Leonarde. A Didática da Duração. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

23.
GONSALVES, E. P.; GEBARA, A.. Participação em banca de Alexandre Leonarde. A Didática da Longa Duração. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

24.
GONSALVES, E. P.; DORNELES, M. A.. Participação em banca de Ana Clara Bonini Rocha. O Movimento Essencial: uma introdução à problematização do ensino e da prática da Fisioterapia. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
GONSALVES, E. P.; BARBOSA, J.; ABRAMOWITZ, A.. Participação em banca de Alex Fabiano Correia Jardim. Educação e Produção de Subjetividade: a constituição do Sujeito Pedagógico. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

26.
GONSALVES, E. P.; SGUISSARDI, V.; MAZZILLI, S.. Participação em banca de Elias Canuto Brandão. Educação e Consciência: o desenvolvimento da consciência sócio-política dos trabalhadores rurais assentados. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

27.
GONSALVES, E. P.; GARCIA, A. M. C.; LIMA, J. C.; SANTIAGO, M. E.. Participação em banca de Irailde Correia de Souza Oliveira. Relação Trabalho-Saber no Cotidiano de uma Escola Pública de 1o. Grau: uma leitura de crianças e jovens estudantes-trabalhadores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

28.
GONSALVES, E. P.; IRELAND, T. D.. Participação em banca de Fábio do Nascimento Fonseca. Fatores Deterinantes da Evasão numa Experiência de Educação de Adultos Trabalhadores. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

29.
GONSALVES, E. P.; GARCIA, A. M. C.. Participação em banca de Germana Alves de Menezes. O Lugar da Educação Escolar Rural nas Representações Camponesas. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Teses de doutorado
1.
GONSALVES, E. P.. Participação em banca de Daniel de Figueiredo de Oliveira. Sobre Humanos e Máquinas: marcos epistêmicos, ontológicos e éticos para a compreensão do ciborgue e aprendizagem humana na cultura digital. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; SILVA, S. B.; ZITKOSKI, J. J.; SILVEIRA, M. C. A. A.. Participação em banca de Elma Nunes de Melo. Olhares atentos, detalhes orientadores: o lugar da inteligência popular na alfabetização de jovens e adultos. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
GONSALVES, E. P.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; ESCARIAO, G. N. D.; GONCALVES, L. G.. Participação em banca de Cinthia Jaqueline Rodrigues Bezerra Galiza. Educação transgeracional sistêmica: uma prática educativa popular de cuidado integral em saúde. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
GONSALVES, E. P.; BATISTA, M. S. X.; GONCALVES, L. G.; BRANDAO, C. R.; MEDEIROS, M. B.. Participação em banca de Leila Rocha Sarmento Coelho. Essa vida chamada escola: o olhar para dentro e para fora na promoção da vida. 2015.

5.
GONSALVES, E. P.; Glória das Neves Dutra Escarião; PIRES, E. F.; ABILIO, F. J. P.; ARAGAO, W. H.. Participação em banca de Hérica Paiva Felismino. Educação Biossustentável: uma proposta teórico-metodológica para a formação de professores em educação ambiental. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; LUCENA, R.; Glória das Neves Dutra Escarião; SILVA, M. B.. Participação em banca de Francisca Alexandre de Lima. Autopoiese, Enacção e Emoções: Desvendando os processos de aprendizagens de professores. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
GONSALVES, E. P.; FISCHER, N. B.; CRAIDY, C. M.; FLORES, F.; DORNELES, M. A.. Participação em banca de Ana Maria Borges de Sousa. Infância e Violência: o que a escola tem a ver com isso?. 2002. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; SILVA, M. B.; SILVA, A. M. T.. Participação em banca de Edna Maria do Nascimento Silva. A Afya e as Vias da Reconstrução da Relação de Mulheres com a Saúde do Bem Viver em Territórios de Pobreza. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
POSSEBON, E.P.G.; FERREIRA, A. L.; ROHR, F.; FERREIRA, S. P. A.. Participação em banca de Mariana Marques Arantes. Conecte-se sentindo, pensando e agindo: uma compreensão da influência do desenvolvimento de habilidades socioemocionais no processo educacional em estudantes e professores do ensino médio de uma escola estadual de Pernambuco a partir da perspectiva integral de Ken Wilber. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
GONSALVES, E. P.; FREIRE, G. H. A.; Freire, Isa. Participação em banca de Fellipe Sá Brasileiro. Práticas informacionais ritualizadas: a construção da resiliência através das tecnologias de informação móveis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
GONSALVES, E. P.; ABILIO, F. J. P.; ANDRADE, M.. Participação em banca de Cristhiane da Silva Cavalcante. Alfabetização Ecológica e Inteligência Naturalista. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
GONSALVES, E. P.; POSSEBON, F.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; GONCALVES, L. G.; Glória das Neves Dutra Escarião. Participação em banca de Marcia Rique Caricio. Educação Emocional: contribuição para um ato de trabalho integral e afetuoso na saúde. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; MEDEIROS, M. B.; BRANDAO, C. R.; BATISTA, M. S. X.. Participação em banca de Leila Rocha Sarmento Coelho. Essa Vida Chamada Escola: o olhar para dentro e para fora na promoção da vida. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

7.
GONSALVES, E. P.; DORNELES, M. A.; BORDAS, M.; FARENZENA, N.. Participação em banca de Sílvio Antônio Bedin. Escola: ordem em movimento - as éticas que sustentam a escola pública. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
GONSALVES, E. P.; NORDI, N.; BASSO, I.. Participação em banca de João Batista de A. Figueiredo. Educação Ambiental Popular e Representações da Água em Cultura Sertaneja. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
GONSALVES, E. P.; NORDI, N.. Participação em banca de Christine Storey. Estudo de Caso: Representações Sociais de meio ambientede um grupo de mulheresde Manaus, Amazonas. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Recursos Naturais) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
GONSALVES, E. P.; DORNELES, M. A.. Participação em banca de Ana Maria Borges de Sousa. Entre Brados e Silenciamentos: a violência da escola como negação de uma Pedagogia do afeto. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; BAREICHA, P. S. A.. Participação em banca de Aldenildo Araújo de Moraes Fernandes Costeira. Educação popular e formação em saúde na perspeciva do palhaço cuidador: um estudo com base em um projeto de extensão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

2.
GONSALVES, E. P.; GONCALVES, L. G.; POSSEBON, F.. Participação em banca de Benedito Clarete de Vasconcelos. Contar histórias: arte popular, reencantamentos, educação e emoção. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
GONSALVES, E. P.; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; TAVARES, M. T. G.. Participação em banca de Daniela Gomes de Brito Carneiro. A agenda temática da educação popular para o século XXI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
GONSALVES, E. P.; SILVA, M. B.; Glória das Neves Dutra Escarião. Participação em banca de Narjara Lins de Araújo. O Ser Professor no Ensino Religioso: Construção de Identidades e Profissionalização Docente. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
GONSALVES, E. P.; Glória das Neves Dutra Escarião; POSSEBON, F.. Participação em banca de Maria Dalva de Oliveira Araújo. Ensino Religioso como aporte da formação humana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
GONSALVES, E. P.; SOUZA JUNIOR, L.; AVEIRO, J. F. H.. Participação em banca de Ciclene Alves da Silva. Qualidade da Educação e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB no Municío de Mossoró - RN. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Extensão para Formação emEducação Popular Hoje: desafios e alternativas.Educação Popular, Emoções e Processos Emancipatórios. 2014. (Outra).

2.
VI Encontro Estadual de Polítia e Administração da Educação da Paraíba.Gestão do Cuidar na Escola e na Vida. 2013. (Encontro).

3.
Conferência da Terra.Vida: centralidade ética e educativa. 2008. (Outra).

4.
V Seminário de Educação e Movimentos Sociais.Educação Popular. 2008. (Seminário).

5.
XII Encuentro Regional Sur de Biodanza America Latina.Educación Biocéntrica. 2008. (Encontro).

6.
XI Simpósio Internacional Processo Civilizador.Biocentric education: a look through configuration sociology. 2008. (Simpósio).

7.
30a. Reunião Anual da ANPEd.Educação Biocêntrica: cuidar da educação, cuidar da vida. 2007. (Outra).

8.
III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Educação Biocêntrica. 2007. (Simpósio).

9.
X Simpósio Internacional Processo Civilizado.Educação Biocêntrica, Educação Selvagem: a contribuição de Rolando Toro. 2007. (Simpósio).

10.
28 Reunião da ANPEd. Há Desordem na Educação: o Popular. 2005. (Congresso).

11.
II Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Educação Biocêntrica. 2005. (Outra).

12.
7o. Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Civilização e Educação.7o. Simpósio Internacional Processo Civilizador: História, Civilização e Educação. 2003. (Simpósio).

13.
I Colóquio Internacional de Políticas Curriculares. Educaçaõ Popular: implicações curriculares. 2003. (Congresso).

14.
1a. Semana da Educação.Educação, Diferença e Exclusão Social. 2002. (Outra).

15.
Simpósio Comemorativo dos 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNIMEP.Pesquisar em Educação,Cuidar do Popular. 2002. (Simpósio).

16.
24a. Reunião Anual da ANPEd.A difícil arte de olhar para si e para o outro: desafios contemporâneos da pesquisa em educação. 2001. (Outra).

17.
III Encontro de Extensão da UFScar.A organização do projeto pedagógico na escola. 2001. (Encontro).

18.
III Encontro de Extensão da UFSCar.Gestão escolar e o trabalho do diretor reflexivo. 2001. (Encontro).

19.
III Encontro de Extensão da UFSCar.Prevenção do estresse na promoção da saúde do educador. 2001. (Encontro).

20.
IV Seminário de Metodologia em Projetos de Extensão.Formação de professores e movimento autopoiético: questões metodológicas. 2001. (Seminário).

21.
23a. Reunião Anual da ANPEd.Desfazendo nós: educação e autopoiése. 2000. (Outra).

22.
X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Projetos de trabalho e auto-organização na escola. 2000. (Encontro).

23.
12o. Congresso de Leitura no Brasil. Olhares sobre a literatura educacional: o processo de acolhimento de textos pedagógicos por instrutores do SENAI-SP. 1999. (Congresso).

24.
22a. Reunião Anual da ANPEd.Pesquisar, participar: sensibilidades pós-modernas. 1999. (Outra).

25.
21a. Reunião Anual da ANPEd.O sentido emancipatório da educação popular: uma leitura a partir da sociologia das configurações. 1998. (Outra).

26.
I Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Educação popular: a formação pela reflexão. 1998. (Congresso).

27.
III Simpósio Internacional Processo Civilizador: educação, história e lazer.Envolver-se e distanciar-se: a investigação no campo da educação popular. 1998. (Simpósio).

28.
19a. Reunião Anual da ANPEd.Escola e Trabalhador. 1997. (Outra).

29.
20a. Reunião Anual da ANPEd.Educação popular: entre a modernidade e a pós-modernidade. 1997. (Outra).

30.
III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação. Gestão da educação nas práticas pedagógicas populares. 1997. (Congresso).

31.
XIII Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste.Educação Popular. 1997. (Encontro).

32.
XVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Novos cenários para a gestão de práticas educativas a partir da complexidade. 1997. (Simpósio).

33.
I Congresso Nacional de Educação. Globalização e Mundo do Trabalho: a emergência de novas bases para a educação escolar?. 1996. (Congresso).

34.
I Seminário da ANPAE/Sudeste.Globalização e mundo do trabalho: a emergência de novas bases para a educação escolar?. 1996. (Seminário).

35.
I Encontro Norte-Nordeste de Teleinformática na Educação.Informática, educação e trabalhador. 1995. (Encontro).

36.
II Seminário de Licenciaturas: políticas da UFPB para os cursos de formação do educador.Ciclo de debates em política educacional: análise de uma experiência. 1995. (Seminário).

37.
Seminário Educação 95: globalização e políticas públicas.A educação de adultos e o processo de mundialização da cultura. 1995. (Seminário).

38.
XVII Simpósio Brasileiro de Administração da Educação.O desafio da qualidade em educação. 1995. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ricardo Targino Pereira. Empatia e Educação de Jovens e Adultos. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
João Pedro dos Anjos Figueirêdo. Para além da Liquidez Moderna: (re)criações juvenis e bem viver. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Elisabete Ferreira Delfino. As Contribuições dos Conhecimentos Populares no que tange a dimensão da Espiritualidade em um processo de Formação de Professores na perspectiva da Educação Popular. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

4.
Jefferson da Silva Pia. Educação de Jovens e Adultos e bem-estar subjetivo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Arilu da Silva Cavalcante. Os móbiles como constituintes das práticas exitosas dos docentes da EJA. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Leila Bezerra de Araújo. Quando enfrentar é bailar: a dança como expressão da busca pelo Bem Viver em corpos femininos violentados. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Michelle Aparecida Gabrielli. A dança como prática educacional libertadora: ressignificação do corpo e seus reflexos na escola. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

4.
Lupércia Jeane Soares. Pedagogia neurocientífica: compreendendo a relação entre aprendizagem e emocionalidade. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Andressa Raquel de Oliveira Souza. Quando a vida ensina a ser resiliente: um estudo sobre mulheres vítimas de violência no município de João Pessoa - PB. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

2.
Anniely Laís Lima Melo. Tenho raiva da escola: o olhar dos adolescentes sobre as relações escolares. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

3.
Islany Costa Alencar. A perspectiva pedagógica do amor em Paulo Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

4.
Benedito Clarete de Vasconcelos. A arte da contação de histórias: uma experiência de cuidado no projeto de extensão palhasus. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

5.
Aldenildo Araujo de Moraes Fernandes Costeira. Educação Popular e formação em saúde na perspectiva do palhaço cuidador: estudo com base em um projeto de extensão. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

6.
Daniela Gomes de Brito Carneiro. A Agenda Temática da Educação Popular para o Século XXI: uma leitura crítica das produções de Educação da UNESCO (2010-2015). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

7.
Lupércia Jeane Soares. Educação biocêntrica: contribuições para o processo de escolarização na educação básica. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

8.
Ricardo Ferreira Guedes. Princípio Biocêntrico: A contribuição do Pensamento de Rolando Toro para o campo da Educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

9.
Palmira Palhano. O Movimento de Ordem e Desordem na Linguagem Artística: as vivências contidas no grupo de teatro do CEFET-PB. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

10.
Carolina Amalia Witzke Darolt. As Imagens Multifacetadas da Palavra: a literatura na escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

11.
Osvaldo Tadeu Lopes. Casa das Mangueiras: espaço de aprendência no cotidiano de adolescentes com vivência de rua. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

12.
Ronaldo dos Santos Travassos. A Organização do Trabalho na Escola e a Formação do Trabalhador em Saúde. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

13.
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. Educação e Violência Doméstica: a construção da Pedagogia do e no medo. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Elisa Pereira Gonsalves.

Tese de doutorado
1.
Márcia Rique Carício. EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÃO PARA UM ATO DE TRABALHO INTEGRAL E AFETUOSO NA SAÚDE. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

2.
Cinthia Jaqueline Rodrigues Bezerra Galiza. Educação Transgeracional Sistêmica: uma prática educativa popular de cuidado integral em saúde. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

3.
Francisca Alexandre de Lima. Autopoiese, Enacção e Emoções: Desvendando os processos de aprendizagens de professores. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

4.
Herica Paiva Felismino. EDUCAÇÃO BIOSSUSTENTÁVEL: uma proposta teórico-metodológica para a formação de professores em Educação Ambiental. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

5.
Tânia Maria Goretti Donato Bazante. A aceitação como núcleo central da afirmação da pessoa com deficiência no mundo. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

6.
Amelzia Maria da Soledade Dias. "A poética do encontro humano" - suas repercussões éticas na vida dos educadores populares. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, . Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
João Pedro Figuêiredo dos Anjos. Clima emocional e qualidade da gestão escolar: apontamentos sobre a cultura organizacional da escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

2.
Jefferson da Silva Pia. Clima emocional e qualidade da gestão escolar: apontamentos sobre a cultura organizacional da escola. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andressa Raquel de Oliveira Sousa. EMOCIONALIDADES EM QUESTÃO: análise do perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da UFPB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

2.
Anniely Laís Lima Melo. EMOCIONALIDADES EM QUESTÃO: análise do perfil emocional dos pedagogos em formação do Centro de Educação da UFPB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.

3.
Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita. Reaprendendo a ser Pedagogo: análise etnográfica do cotidiano da escola pública. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Paraíba. Orientador: Elisa Pereira Gonsalves.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . O Medo: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . Gratidão: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
GONSALVES, E. P.; SOUZA, A. R. O. . A Raiva: definição, expressões corporais e vivências libertadoras. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

4.
GONSALVES, E. P.; PEREIRA, R. C. F. ; MELO, A. L. L. . A Tristeza: definição, expressões corporais e vivências corporais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Outras informações relevantes


Representante da UFPB junto à Secretaria de Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI do Ministério da Educação e Cultura/MEC no que tange ao Projeto Escola que Protege.



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